Sistemas e produtos de HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) Bill Tolliver Gerente de Suporte Técnico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas e produtos de HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) Bill Tolliver Gerente de Suporte Técnico"

Transcrição

1 Sistemas e produtos de HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) Bill Tolliver Gerente de Suporte Técnico

2 Razões para isolar sistemas de HVAC Redução da perda ou aumento de temperatura. Redução do consumo de energia. Redução do tamanho necessário para o equipamento de HVAC. Proteção pessoal em sistemas que operam em temperaturas acima de 60 C. Controle de condensação para sistemas que operam abaixo da temperatura ambiente. Duct Wrap & Liner 2

3 Isolamento de dutos Isolamento externo DuctWrap Isolamentos rígidos da Série 700. Isolamento interno DuctLiner Dutos completamente isolados DuctBoard FácilFlex Duct Wrap & Liner 3

4 DuctWrap RF3000

5 Apresentação do DuctWrap Revestimento externo de dutos

6 Produto: DuctWrap Consiste de uma manta de fibra de vidro combinada a um revestimento FSK (folha de alumínio + reforço + Kraft), que funciona como uma barreira de vapor. O DuctWrap possui uma sobreposição de 50 mm para que funcione como um revestimento durante a instalação.

7 Produto: DuctWrap Utilização Para isolar tubulações de metal para sistemas de ar condicionado central com temperaturas de operação entre 4 C e 121 C.

8 Benefícios do DuctWrap Os custos de operação são reduzidos com a utilização do produto. Os equipamentos operam com maior rendimento. Ajuda o ar a chegar ao destino na temperatura planejada. Prevenção da condensação na superfície do duto. Flexibilidade O produto é facilmente cortado (até com tesoura). Acomoda-se a superfícies irregulares. Custo reduzido quando comparado à instalação de produtos rígidos. Minimização do ruído.

9 Instalação do DuctWrap Procedimento de instalação do DuctWrap: Os dutos devem estar limpos, secos e vedados (para prevenir perda de pressão). Medir o perímetro do duto. Utilizar a informação da tabela stretch-out (manta estendida) para determinar o comprimento; cortar o DuctWrap com uma faca ou tesoura. Retirar 51 mm de fibra de vidro como mostrado na imagem para formar uma sobreposição. Envolver o duto com o DuctWrap.

10 Instalação do DuctWrap Procedimento de instalação do DuctWrap (continuação): É desejável que haja um pouco de compressão durante a instalação do DuctWrap para evitar rugas e produzir uma aparência melhor. Porém, é necessário que haja cuidado para não se comprimir em demasia. Isso reduziria o valor R e aumentaria o risco de condensação em dutos frios nas áreas de espessura reduzida. As gotas de água da condensação podem causar danos na superfície dos dutos e fungos. A sobreposição deve ser fixada com grampos a cada 150 mm. No caso de dutos frios, a sobreposição deve ser vedada com fita adesiva. Duct Wrap & Liner 10

11 Instalação do DuctWrap Procedimento de instalação do DuctWrap (continuação): Repetir a instalação para a peça seguinte do DuctWrap. É importante lembrar-se da sobreposição de 51 mm em cima da primeira peça de DuctWrap, como mostrado na imagem. No caso de dutos retangulares com largura maior que 600 mm, é importante utilizar fixações mecânicas a cada 425 mm para que o DuctWrap não forme saliências. No caso de dutos frios, nos quais a barreira de vapor é importante, vedar todas as perfurações, rasgos e outros defeitos do revestimento com fita adesiva e/ou massa de vedação.

12 STRETCH-OUT do DuctWrap Duct Wrap & Liner 12

13 Instalação do DuctWrap - Fixação mecânica Duct Wrap & Liner 13

14 Fixação mecânica Isolamentos/dutos

15 Comentários gerais sobre o DuctWrap Mantas isolantes em rolos com barreira de vapor integral. Durante a instalação, recomenda-se manter a mesma espessura por todo o perímetro. Vedar perfeitamente as junções com massa de vedação. Impróprio para uso sob intempéries. Único material prático para dutos redondos. Dutos com DuctWrap usualmente não estão instalados em lugares visíveis. Menor resistência à compressão que isolamentos rígidos (Série 700). Instalação mais rápida em comparação aos isolamentos rígidos. Deve-se considerar 75% de espessura no projeto dos dutos frios; é importante vedar a barreira de vapor. nduct Wrap & Liner 15

16 Série 700

17 Apresentação da Série 700 Revestimento externo de dutos

18 Produto: Série 700 em dutos Consiste de uma placa de fibra de vidro combinada a um revestimento FSK (folha de alumínio + reforço + Kraft), que funciona como uma barreira de vapor.

19 Benefícios da Série 700 em dutos Os custos de operação são reduzidos com a utilização do produto. Os equipamentos operam com maior rendimento. Ajuda o ar a chegar ao destino na temperatura planejada. Prevenção da condensação na superfície do duto. O produto é facilmente cortado. Possui melhor aparência para lugares visíveis que o DuctWrap. Pode ser pintado. Maior resistência a choques mecânicos. Minimização do ruído.

20 Instalação da Série 700 em dutos Procedimento de instalação da Série 700 em dutos: Os dutos devem estar limpos, secos e vedados (para prevenir perda de pressão). Medir o perímetro do duto. Cortar o produto da Série 700 com uma faca. Tomar cuidado para não danificar o revestimento. Instalar os pregos ou a fixação mecânica. Alinhar o isolamento no duto e empurrar suavemente o isolamento sobre os pregos.

21 Instalação da Série 700 em dutos Procedimento de instalação da Série 700 em dutos (continuação) Instalar o produto da Série 700 em toda a superfície do duto. Quando necessário, retirar pedaços de fibra de vidro para evitar áreas sem revestimento. Utilizar fita adesiva para cobrir as sobreposições do revestimento e massa de vedação para reparar, conforme necessário, todas as penetrações.

22 Instalação da Série 700 em dutos Duct Wrap & Liner 22

23 Fixação mecânica Isolamentos/dutos

24 Comentários gerais sobre a Série 700 Isolamentos rígidos com barreira de vapor integral. Vedar perfeitamente as junções com fita adesiva e/ou massa de vedação. Impróprio para uso sob intempéries. Pode ser utilizado em dutos expostos a intempéries se for integrado a um revestimento adicional impermeável ao clima. Utilizado em áreas onde haja possibilidade de danos/ tráfego. Somente para dutos ou equipamentos retangulares. A aparência do acabamento final é melhor do que a do DuctWrap. Duct Wrap & Liner 24

25 QuietR AcousticR Ductliner

26 Apresentação do QuietR Duct Liner Revestimento interno de dutos

27 Produto: QuietR DuctLiner Consiste de uma manta de fibra de vidro negra com acabamento de manta fina de vidro negro que torna a superfície resistente ao movimento do ar. O produto está disponível em rolos de 13 mm, 25 mm, 38 mm e 51 mm..

28 Produto: QuietR DuctLiner Utilização O isolamento QuietR AcousticR DuctLiner foi projetado para ser instalado no interior de dutos de ar condicionado e calefação com velocidades de até 30,5 m/s para diminuir as trocas de calor. Além disso, melhora a qualidade do ambiente interno ao absorver o ruído proveniente dos dutos.

29 Benefícios do QuietR DuctLiner O DuctLiner é um ótimo produto para atenuar o ruído criado pelo equipamento de HVAC, a velocidade do ar, etc. Excelentes propriedades de conservação de energia. É possível fabricar todos os dutos em um centro de fabricação, para uma instalação em campo mais rápida. Dutos com DuctLiner são mais fáceis de instalar em edifícios cuja altura possa causar problemas para o isolamento com produtos como DuctWrap, Série 700, etc. Resistente a danos em dutos de aço exposto. Flexível e fácil de instalar. Resistente ao fogo segundo a norma ASTM E84 UL723 FS:25/50 Resistente ao mofo/fungos.

30 Instalação do QuietR DuctLiner Instalação do QuietR Duct Liner (simplificada): Para informações mais completas, consultar os documentos de: NAIMA Fibrous Glass DuctLiner Standard AH124 (Norma AH124 para revestimento de dutos de fibra de vidro da NAIMA) Owens Corning Duct Insulation Guide Specification (Especificações para a instalação de dutos) Aderido totalmente ao interior do duto. Juntas transversais bem fixadas. Borda da manta contra o fluxo de ar completamente tratado. Revestimento metálico necessário em juntas para sistemas com velocidades > 20 m/s. Duct Wrap & Liner 30

31 Instalação do QuietR Duct Liner Instalação do QuietR Duct Liner (continuação): Conforme os requisitos da norma ASTM C916, o DuctLiner deve ser fixado com um mínimo de 90% da superfície com adesivo. Além do adesivo, fixar o DuctLiner com fixações mecânicas (tipo solda ou de pressão). Não é permitido utilizar fixação mecânica com adesivo nos pregos (pinos). Utilizar fixação mecânica de acordo com a imagem.

32 Instalação do QuietR DuctLiner Instalação do QuietR Duct Liner (continuação): Quando a velocidade do ar exceder pés/min (20,3 m/s), aplicar nosing móvel de metal laminado nas bordas do DuctLiner onde o ar puder levantar o produto. Tipos de fixação mecânica para o DuctLiner

33 Instalação da fixação mecânica Duct Wrap & Liner 33

34 Tratamento de cantos e nosing (see Pete) Duct Wrap & Liner 34

35 Comentários gerais sobre o QR DuctLiner O DuctLiner é um ótimo produto para atenuar o ruído criado pelo equipamento de HVAC, a velocidade do ar, etc. Excelentes propriedades de conservação de energia. É possível fabricar todos os dutos em um centro de fabricação, para uma instalação em campo mais rápida. Dutos com DuctLiner são mais fáceis de instalar em edifícios cuja altura possa causar problemas para o isolamento com produtos como DuctWrap, Série 700, etc. Resistente a danos em dutos de aço exposto. É possível limpar dutos que tenham DuctLiner. A NAIMA (Associação Norte-americana de Fabricantes de Isolamentos) possui um documento sobre o processo. A instalação requer pessoal experiente e especializado. nduct Wrap & Liner 35

36 QuietR AcousticR DuctBoard

37 Apresentação do DuctBoard Sistema completo para dutos

38 Produto: DuctBoard O QuietR DuctBoard é uma placa rígida de fibra de vidro com um revestimento de FSK por fora do duto e uma manta fina no interior. O FSK é resistente ao fogo e a esforços mecânicos. A manta fina de revestimento do QuietR DuctBoard representa uma superfície durável e resistente ao fluxo de ar; essa manta também protege a fibra de vidro do pó, sujeira e outras partículas que se encontrem na corrente de ar.

39 Produto: DuctBoard Utilização Isolamento completo de dutos. As placas de QuietR DuctBoard podem ser utilizadas para a fabricação de componentes para sistemas comerciais e residenciais de calefação, ventilação e ar condicionado que operem a pressões estáticas de 500 Pa com temperaturas internas do ar de 4 C até 121 C e velocidades de até 30,5 m/s.

40 Benefícios do Duct Board Sistema que oferece tudo Solução integral. Térmico e Acústico. O sistema é instalado em uma única etapa. Reduz o risco de um isolamento mal instalado ou não instalado. Sem o custo do duto de aço. Controle da espessura do produto na fábrica. Elimina o problema de inconsistências e vazios que podem ocorrer com sistemas de metal. Acústico mesmas características do DuctLiner. Obedece às especificações mais exigentes dos Estados Unidos. Possui UL 181 para sistema de dutos.

41 Benefícios do DuctBoard (continuação) O fechamento do material é rápido e eficiente. Não é um produto novo. A primeira instalação de um duto de fibra de vidro ocorreu em Todas as conexões (curvas, transições, desvios) podem ser fabricadas diretamente a partir dos dutos armados retangulares. Produtividade altíssima Fabricação rápida: as peças são manipuladas facilmente, pois o produto é leve. Sistema leve. Transporte e manejo em projetos. Reduz o peso exposto da estrutura.

42 Instalação do QuietR DuctBoard Instalação do QuietR DuctBoard: A fabricação e instalação de dutos DuctBoard deve estar de acordo com os requisitos da UL e com os métodos publicados pela SMACNA, NAIMA e Owens Corning. Referências para mais informações. NAIMA Fibrous Glass Duct Construction Standard (Norma para revestimentos de dutos de fibra de vidro) North American Insulation Manufacturers Association (Associação Norte-Americana doa Fabricantes de Isolamentos). SMACNA Fibrous Glass Duct Construction Standards (Normas para a construção de dutos de fibra de vidro), 6ª Ed., 1992 Sheet Metal and Air Conditioning Contractors National Association (Associação Nacional de Empreiteiros de Chapas e Sistemas de Ar Condicionado). Underwriters Laboratories UL181 Owens Corning DuctBoard Specification Guide (Especificações para DuctBoard).

43 Comentários gerais sobre o QR DuctLiner O DuctLiner é um ótimo produto para atenuar o ruído criado pelo equipamento de HVAC, pela velocidade do ar, etc. Excelentes propriedades de conservação de energia. Não se deve pisar no duto à base de DuctBoard ou caminhar sobre ele. É possível limpar dutos que tenham DuctBoard. A NAIMA possui um documento sobre o processo. A instalação requer pessoas experientes e especializadas, além de cortadores especiais (Fast Groove). Não devem ser utilizados nas seguintes aplicações: Dutos de exaustão de cozinhas, expostos a intempéries, subterrâneos, com pressão estática acima do limite e com temperaturas fora do limite. nduct Wrap & Liner 43

44 Fácil Flex Dutos Flexíveis

45 Apresentação do FácilFlex Sistema completo para dutos

46 Produto: FácilFlex O FácilFlex é um duto flexível isolado com fibra de vidro para sistemas de ar condicionado. É formado por um núcleo de fio helicoidal de aço encapsulado entre duas películas de poliéster, através do qual flui o ar do sistema. O produto está disponível em diâmetros de 10,16 cm até 50,8 cm e comprimento de 7,62 m.

47 Produto: FácilFlex Utilização Isolamento completo de dutos. O FácilFlex foi projetado para suportar pressões de operação médias e baixas em sistemas de ar condicionado comerciais e residenciais..

48 Benefícios do FácilFlex Sistema que oferece tudo Solução integral. Térmico e Acústico O sistema é instalado em uma única etapa. Sem o custo do duto de aço. O FácilFlex é de fácil instalação. Baixo custo. Flexível, pode chegar a lugares que exijam muitas curvas em dutos de aço. A superfície interna do núcleo é lisa, o que resulta em baixas perdas por atrito e baixos custos de operação quando instalado corretamente.

49 Instalaçaõ do FácilFlex Instalação do FácilFlex Determinar o comprimento desejado. Cortar completamente em volta e através do duto com faca ou navalha. Corte o fio com pinça ou faca para arame. Puxar a cobertura metálica e o isolamento, deixando o núcleo descoberto. Deslizar pelo menos 25 mm de núcleo sobre o colar. Cobrir o núcleo com pelo menos duas voltas de fita adesiva para dutos. Também pode ser utilizada uma braçadeira.

50 Instalação do FácilFlex Instalação do FácilFlex (continuação): Colocar novamente o isolamento e a cobertura metálica. Envolver a cobertura metálica com pelo menos duas voltas de fita adesiva para dutos. Também pode ser utilizada uma braçadeira.

51 Instalação do FácilFlex Detalhes

52 Instalação do FácilFlex Detalhes

53 Instalação do FácilFlex Detalhes

54 Instalação do FácilFlex Detalhes

55 Instalação do FácilFlex Detalhes

56 Comentários gerais sobre o FácilFlex O FácilFlex é um ótimo produto para atenuar o ruído, além de possuir excelentes propriedades de conservação de energia. Fácil de instalar e de baixo custo. Ótima solução para fazer conexões entre a caixa de insuflamento e os difusores. Não deve ser utilizado nas seguintes aplicações: Dutos de exaustão de cozinhas ou para ventilar eletrodomésticos, chaminés, aquecedores ou secadoras de roupa. Em exteriores. Em concreto ou subterrâneo. Com pressão estática ou temperaturas acima dos limites. Verticalmente, se o edifício possuir mais de dois andares. nduct Wrap & Liner 56

57 OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO

Soluções Inteligentes para o dia a dia

Soluções Inteligentes para o dia a dia Soluções Inteligentes para o dia a dia TELHAS TRANSLÚCIDAS 70 % transmissão de luz =$ Alta durabilidade; Não solta fibras; Melhor custo/benefício; Leveza e flexibilidade; Proteção contra raios UV (economia

Leia mais

Conceito AULA 4. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil

Conceito AULA 4. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 4 Gesso Acartonado Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção Civil Construção

Leia mais

Manual de instalação DuPont TM Tyvek Home Wrap e acessórios.

Manual de instalação DuPont TM Tyvek Home Wrap e acessórios. Manual de instalação DuPont TM Tyvek Home Wrap e acessórios. 2 O que é Tyvek? -Não tecido de polietileno de alta densidade. -Diferentemente de um tecido não possui trama e urdume. -Essa configuração dá

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

Componentes para telhas Brasilit

Componentes para telhas Brasilit Componentes para telhas Brasilit Selamax Selante Selante elástico para elástico colagem para e vedação colagem e vedação SolarMaxxi Manta impermeável, térmica e acústica LitFoil e LitFoil Plus Mantas térmicas

Leia mais

Acessórios para Drywall

Acessórios para Drywall Acessórios para Drywall 1 Painéis de Gesso Sheetrock UltraLight Inovação Até 30% mais leve que as chapas disponíveis no mercado; Combina formulações existentes e processos com novas tecnologias patenteadas.

Leia mais

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Knauf Folheto Técnico 2008 Paredes Knauf Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Estabilidade, resistência a impactos, proteção termoacústica e outras características inovadoras que não dividem

Leia mais

Os efeitos de um incêndio em uma unidade petroquímica podem gerar perdas de produção e lesões aos trabalhadores.

Os efeitos de um incêndio em uma unidade petroquímica podem gerar perdas de produção e lesões aos trabalhadores. 3M Proteção Passiva Contra Fogo Aplicações para Oil & Gas Permitir a Continuidade Operacional e Ajudar a Proteger Vidas Os efeitos de um incêndio em uma unidade petroquímica podem gerar perdas de produção

Leia mais

Painel pré-isolado Uma nova maneira de fabricar dutos

Painel pré-isolado Uma nova maneira de fabricar dutos Painel pré-isolado Uma nova maneira de fabricar dutos Catálogo de materiais, ferramentas e acessórios AluPir: o painel pré-isolado AluPir representa uma maneira inovadora de fabricar dutos de ar. O sistema

Leia mais

Construção de Edícula

Construção de Edícula Guia para Construção de Edícula Guia do montador Mais resistência e conforto para sua vida. As paredes com Placas Cimentícias Impermeabilizadas e Perfis Estruturais de Aço Galvanizado para steel framing

Leia mais

Knauf Folheto Técnico. Knauf Flexboard Porque a mente criativa gera mais que linhas retas.

Knauf Folheto Técnico. Knauf Flexboard Porque a mente criativa gera mais que linhas retas. Knauf Folheto Técnico 01 / 2015 Knauf Flexboard Porque a mente criativa gera mais que linhas retas. Knauf Flexboard Flexboard é a mais delgada chapa Knauf Drywall, desenvolvida especialmente para permitir

Leia mais

Construção Civil Linha PVC

Construção Civil Linha PVC Construção Civil Linha PVC Correr Abertura de 2 a 6 folhas que se movimentam mediante deslizamento horizontal. De fácil manuseio, podendo ser utilizada com persiana e tela mosquiteira. Permite ventilação

Leia mais

Descritivo Portas (Kit)

Descritivo Portas (Kit) Descritivo Portas (Kit) Portas hospitalares com aplicação de chapa possuem em termos de estrutura: duas lâminas de HDF densidade 800 kg/m3 e espessura de 6mm (espessura de folha 35mm) ou 9mm MDF Ultra

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

Condensação. Ciclo de refrigeração

Condensação. Ciclo de refrigeração Condensação Ciclo de refrigeração Condensação Três fases: Fase 1 Dessuperaquecimento Redução da temperatura até a temp. de condensação Fase 2 Condensação Mudança de fase Fase 3 - Subresfriamento Redução

Leia mais

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto.

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Telhas e Tijolos www.telhado.com Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As Telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com

Leia mais

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos Paredes internas Estrutura leve GESSO ACARTONADO Fixado em perfis de chapa de aço galvanizado (esqueleto de guias e montantes) Parede: chapas de gesso em uma ou mais camadas Superfície pronta para o acabamento

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE INSTALAÇÃO PARA TELHAS SHINGLE

ORIENTAÇÕES DE INSTALAÇÃO PARA TELHAS SHINGLE ORIENTAÇÕES DE INSTALAÇÃO PARA TELHAS SHINGLE 1 ÍNDICE 1 ESTRUTURA DE SUPORTE... 3 2 INSTALAÇÃO DOS PAINÉIS (CHAPAS)... 4 3 VENTILAÇÃO DO TELHADO... 5 4 INSTALAÇÃO DA SUBCOBERTURA... 7 5 INSTALAÇÃO DOS

Leia mais

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Energia Solar Térmica Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Componentes de Sistemas Solares Térmicos Energia Solar Térmica - 2014

Leia mais

1/6 1 2 "SUPORTE RETRÁTIL PARA INSTALAÇÃO DE TELA FACHADEIRA". Apresentação Refere-se a presente invenção ao campo técnico de suportes para telas fachadeiras de edifícios em construção ou em reformas,

Leia mais

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas A cobertura conhecida como shingle é uma manta asfáltica composta por elementos descontínuos. A telha possui, na composição, camadas à base

Leia mais

Telhas Térmicas Dânica

Telhas Térmicas Dânica Telhas Térmicas Dânica Sem dúvida, o melhor produto Dânica: sem dúvida, a melhor solução A telha térmica TermoRoof Dânica é o resultado da união entre resistência, versatilidade e conforto térmico. Leve

Leia mais

Manual de Reservatório de PRFV Vetro

Manual de Reservatório de PRFV Vetro Índice: 1. Introdução...2 2. Características dos reservatórios Vetro...2 a) Liner...2 b) Estrutura...2 c) Flanges...2 d) Etiqueta...2 3. Modelos de reservatórios...3 4. Testes de Qualidade...4 5. Recomendações

Leia mais

Simples, resistente e fácil de montar.

Simples, resistente e fácil de montar. Simples, resistente e fácil de montar. Economia e resistência são as principais qualidades da telha Vogatex. Possui peso reduzido e simplicidade estrutural, exigindo o mínimo de mão-de-obra e madeiramento

Leia mais

ESCADAS DESMONTÁVEIS

ESCADAS DESMONTÁVEIS ESCADAS DESMONTÁVEIS ESCADAS DESMONTÁVEIS anos de GARANTIA nas escadas Fakro dispőe de uma ampla gama de escadas fabricadas em diferentes materiais. As escadas de madeira estăo disponíveis em dois, três

Leia mais

ISOLANTES TÉRMICOS. Isolantes Térmicos e Refratários LTDA. catalogofinal25.05.indd 1 25/5/2010 12:56:00

ISOLANTES TÉRMICOS. Isolantes Térmicos e Refratários LTDA. catalogofinal25.05.indd 1 25/5/2010 12:56:00 ISOLANTES TÉRMICOS Isolantes Térmicos e Refratários LTDA. catalogofinal25.05.indd 1 25/5/2010 12:56:00 catalogofinal25.05.indd 2 25/5/2010 12:56:01 ÍNDICE Apresentação 5 Tecido de fibra de vidro 6 Fio

Leia mais

Exercícios Terceira Prova de FTR

Exercícios Terceira Prova de FTR Exercícios Terceira Prova de FTR 1) Existe uma diferença de 85 o C através de uma manta de vidro de 13cm de espessura. A condutividade térmica da fibra de vidro é 0,035W/m. o C. Calcule o calor transferido

Leia mais

Existe uma maneira melhor de você reduzir os ruídos.

Existe uma maneira melhor de você reduzir os ruídos. Existe uma maneira melhor de você reduzir os ruídos. um produto que une efi ciência técnica com preocupação ambiental EcoSilenzio é um produto que traz ao mercado um novo conceito para a absorção das vibrações

Leia mais

soluções do futuro para o seu presente

soluções do futuro para o seu presente soluções do futuro para o seu presente PORTFÓLIO conheça a solução com excelência para seu lar EMPRESA A JR ALUMINIUM é uma empresa especializada na criação, fabricação e instalação de Esquadrias de Alumínio

Leia mais

Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB

Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB Manual de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos em Telhados - PHB Índice Capítulo Título Página 1 Informações Gerais 3 2 Segurança 4 3 Especificações Técnicas 5 4 Ferramentas, Instrumentos e Materiais 6

Leia mais

7 fornos solares ÍNDICE

7 fornos solares ÍNDICE ÍNDICE constituição e tipologias -2 materiais -3 orientação do forno -4 concentração da radiação e armazenamento de calor -5 avaliação de desempenho -6 experiência 1 - experiência 2-8 experiência 3-9 para

Leia mais

SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO

SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO MAIOR RAPIDEZ MAIS PRATICIDADE MAIOR RESISTÊNCIA MUITO MAIS ECONOMIA acabamento SUPER LISo SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL Aircrete PAINéIS INTERNOS AIRCRETE PAInéis divisórios A SOLUÇÃO INTELIGENTE

Leia mais

As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica.

As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica. GUILHOTINAS As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica. Com um sistema de ferragens de elevado desempenho, a solução de janelas de guilhotina

Leia mais

NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA ISOLAMENTO DE ÁREAS INTERNAS - LINHA RP

NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA ISOLAMENTO DE ÁREAS INTERNAS - LINHA RP NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA ISOLAMENTO DE ÁREAS INTERNAS - LINHA RP PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA QUE SUPERAM SUAS EXPECTATIVAS A RAYFLEX é líder nacional em tecnologia para portas industriais.

Leia mais

Z Series /Série RZ - Guia de referência rápida

Z Series /Série RZ - Guia de referência rápida Z Series /Série RZ - Guia de referência rápida Utilize este guia para operar a impressora diariamente. Para obter informações mais detalhadas, consulte o Guia do usuário. Conteúdo Vista externa...........................................................

Leia mais

MATERIAIS BÁSICOS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

MATERIAIS BÁSICOS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS IFSC- JOINVILLE SANTA CATARINA DISCIPLINA DESENHO TÉCNICO CURSO ELETRO-ELETRÔNICA MATERIAIS BÁSICOS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 2011.2 Prof. Roberto Sales. MATERIAIS BÁSICOS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS A

Leia mais

A c r. i l. o s. TRANSFORMAMOS AS SUAS IDEIAS Tel: 244.618.700 Fax:244.618.709 Email:geral@vidrariadujoca.com Site: www.vidrariadujoca.

A c r. i l. o s. TRANSFORMAMOS AS SUAS IDEIAS Tel: 244.618.700 Fax:244.618.709 Email:geral@vidrariadujoca.com Site: www.vidrariadujoca. A c r i l i c o s ACRILICO VAZADO Frost É um acrílico parecido com o vidro fosco, com ambas as faces foscas fácil de transformar com o calor. Frost Anti-reflexo Funciona como no vidro anti-reflexo, pretende

Leia mais

SISTEMA DRY WALL E STEEL FRAME

SISTEMA DRY WALL E STEEL FRAME GESSO SISTEMA DRY WALL E STEEL FRAME Gesso O gesso é uma substância, normalmente vendida na forma de um pó branco, produzida a partir do mineral gipsita, composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado.

Leia mais

ISOVER 2015 Isolamentos e Complementos

ISOVER 2015 Isolamentos e Complementos 205 Isolamentos e Complementos Refrigeração e Climatização A ISOVER é a marca líder em produtos e soluções de isolamento sustentáveis. A Isover faz parte do Grupo Saint-Gobain, líder mundial em soluções

Leia mais

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção.

ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3. Manual de instalação, uso e manutenção. ECOFOGÃO MODELO CAMPESTRE 3 Manual de instalação, uso e manutenção. Parabéns, ao adquirir o Ecofogão, você tem em mãos uma das tecnologias mais simples, eficiente e limpa atualmente disponível, para o

Leia mais

IFSC - Campus São José Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson Desenvolvimento de Chapas

IFSC - Campus São José Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson Desenvolvimento de Chapas DESENVOLVIMENTO DE CHAPAS É o processo empregado para transformar em superfície plana, peças, reservatórios, uniões de tubulações e de dutos, normalmente feitos em chapas, razão pela qual este processo

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME

SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME Sistema de ds A SOLUÇÃO INTELIGENTE PARA A SUA OBRA SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME www.placlux.com.br VOCÊ CONHECE O SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAME? VANTAGENS LIGHT STEEL FRAME MENOR CARGA

Leia mais

Chapas de gesso acartonado

Chapas de gesso acartonado VERDE INOVAÇÃO CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL Chapas de gesso acartonado Ideal para paredes, forros, revestimentos e mobiliário fixo. Panel Rey é um Sistema com mais de 25 Anos de Experiência As chapas de gesso

Leia mais

Sobreposição das telhas: Verifique se as sobreposições laterais e longitudinais estão seguindo as especificações do Manual de Instalação.

Sobreposição das telhas: Verifique se as sobreposições laterais e longitudinais estão seguindo as especificações do Manual de Instalação. RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO Madeiramento: Verifique se os ripões ou sarrafos foram bem fixados e distribuídos sobre os caibros com o espaçamento correto para o assentamento e fixação das telhas

Leia mais

Caderno de projetos para blindagens de ressonância magnética

Caderno de projetos para blindagens de ressonância magnética Caderno de projetos para blindagens de ressonância magnética A blindagem de ressonância magnética é um componente fundamental para o bom funcionamento do complexo sistema de ressonância magnética (MRI).

Leia mais

EXAUSTORES LOCALIZADOS Vantagens puras. Extrator ideal para ambientes industriais

EXAUSTORES LOCALIZADOS Vantagens puras. Extrator ideal para ambientes industriais Extrator ideal para ambientes industriais Nova tecnologia em combinação com novos materiais e foco no design fornecem ao Fumex PR muitas vantagens novas e importantes: - Facilidade de manobrabilidade única.

Leia mais

Catálogo de Produtos Informações Técnicas

Catálogo de Produtos Informações Técnicas Catálogo de Produtos Informações Técnicas Telhas de concreto Vantagens: Impermeabilidade Devido ao moderno processo de fabricação das telhas de concreto, as telhas pouco absorvem água de chuva, com isso

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES TL-350

MANUAL DE INSTRUÇÕES TL-350 MANUAL DE INSTRUÇÕES TL-350 1. COMO COLOCAR BOBINA No tirante rosqueado, coloque as seguintes peças na ordem: Suporte de alumínio, arruela cônica e arruela rosqueada. Coloca-se a bobina de BOPP. Na outra

Leia mais

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO Madeiramento: Verifique se os ripões ou sarrafos foram bem fixados e distribuídos sobre os caibros com o espaçamento correto para o assentamento e fixação das telhas

Leia mais

ANCORAS METALICAS. Projetos / Aplicações / Importância / Análise de danos

ANCORAS METALICAS. Projetos / Aplicações / Importância / Análise de danos ANCORAS METALICAS Projetos / Aplicações / Importância / Análise de danos Conceito Âncoras / Clipes / Chumbadores Grapas Rabo de andorinha / Grampo Conceito Âncoras / Clipes / Chumbadores Grapas Rabo de

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Módulo IV Aula 04 Isolamento térmico AQUECIMENTO DE TUBULAÇÕES Motivos Manter em condições de escoamento líquidos de alta viscosidade ou materiais que sejam sólidos

Leia mais

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação A U A UL LA Acoplamento Introdução Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, percebeu um estranho ruído na roda. Preocupada, procurou um mecânico. Ao analisar o problema, o mecânico concluiu que

Leia mais

As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras

As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras APRESENTAÇÃO As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras em unidades móveis de máquinas e equipamentos. Protegem cabos e mangueiras contra abrasão,

Leia mais

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão Intensiv-Filter do Brasil Ltda. Av. Água Fria, 648 - Sala 01 CEP 02332.000 - Santana - São Paulo - Brasil Fone: +55 11 6973-2041 / Fax: +55 11 6283 6262 e-mail: intensiv@intensiv-filter.com.br Instruções

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO Item Código comprasnet Qtde Mínima Qtde Máxima Unidade Descrição do Item Valor Unitário Valor mínimo Valor Máximo 01 295318 450,00 860,00 m² Paredes em gesso acartonado

Leia mais

Chapas Drywall Panel Rey. 0800-644 4645 www.tecpanel.com. Ideal para paredes, forros, revestimentos e mobiliários integrados. Resistente à umidade

Chapas Drywall Panel Rey. 0800-644 4645 www.tecpanel.com. Ideal para paredes, forros, revestimentos e mobiliários integrados. Resistente à umidade Chapas Drywall Panel Rey Ideal para paredes, forros, revestimentos e mobiliários integrados. As chapas de gesso acartonado Panel Rey apresentam a face com uma superfície lisa, adequada para todos os tipo

Leia mais

O impacto da difusão de ar na QAI

O impacto da difusão de ar na QAI www.decflex.com 2 Dec. Lei 79/2006 - Artigo 4º Requisitos exigenciais Enquadramento legal 1 Os requisitos exigenciais de conforto térmico de referência para cálculo das necessidades energéticas, no âmbito

Leia mais

Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio

Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio Quais são os principais problemas encontrados em redes de Ar Comprimido? Quais são os principais problemas encontrados em redes de Ar Comprimido? ❶ Vazamentos

Leia mais

Baixa densidade Produto económico

Baixa densidade Produto económico R PN 0 PK 0 PA 0 EFINIÇÃO: Paineis semi-rígidos (0 kg/m ) de espessura uniforme, constituídos de fibras de lã de rocha aglutinadas com resina sintética termo-endurecida, - PN 0 sem revestimento. - PK 0

Leia mais

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL:

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL: 1.0 - OBJETIVO: Estabelecer procedimentos seguros para montagem, desmontagem e utilização de andaimes, em serviços de manutenção nas áreas da fábrica. 2.0 - APLICAÇÃO: Este procedimento se aplica à montagem,

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Painel Solar Compacto FCC-2S. www.vulcano.pt. Janeiro 2013

FICHA TÉCNICA. Painel Solar Compacto FCC-2S. www.vulcano.pt. Janeiro 2013 Departamento Comercial e Assistência Técnica: Av. Infante D. Henrique, lotes 2E-3E - 1800-220 LISBOA * Tel.: +351. 218 500 300 Janeiro 2013 FICHA TÉCNICA Painel Solar Compacto FCC-2S www.vulcano.pt FICHA

Leia mais

GABINETES DE VENTILAÇÃO

GABINETES DE VENTILAÇÃO GABINETES DE VENTILAÇÃO espirovent UMA MARCA DO GRUPO DUTOS E Descricao e Nomenclatura GABINETES DE VENTILACAO GABINETES DE VENTILAÇÃO PERSPECTIVA GERAL As caixas de ventilação da linha ESDG e ELDG são

Leia mais

Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso.

Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso. Obrigado por adquirir os produtos Formare. Você escolheu qualidade e a Formare Metais preza por isso. TERMOS UTILIZADOS VÃOS 1- VÃOS TRANSPORTE, RECEBIMENTO E ARMAZENAGEM 1.1 - TRANSPORTE 1 - TRANSPORTE,

Leia mais

PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT FICHA TÉCNICA DO PRODUTO PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT FICHA TÉCNICA DO PRODUTO PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT É uma tinta isolante térmica, composta de polímeros acrílicos elastoméricos, microesferas de cerâmicas, e aditivos especiais

Leia mais

JULHO 2012. www.tectubo.com.br

JULHO 2012. www.tectubo.com.br JULHO 2012 www.tectubo.com.br Coberturas que respeitam você e o meio ambiente. Telhas de PVC Coberturas com durabilidade, segurança e beleza. Dê mais modernidade a sua casa com o mais novo sistema de coberturas

Leia mais

Filtro fino Vortex da WISY (WFF 300) Para coletar a água de chuva em edifícios industriais e comerciais

Filtro fino Vortex da WISY (WFF 300) Para coletar a água de chuva em edifícios industriais e comerciais Filtro fino Vortex da WISY (WFF 300) Para coletar a água de chuva em edifícios industriais e comerciais Instruções para a instalação e o uso O filtro fino do Vortex da WISY (WFF), é projetado para a instalação

Leia mais

vidro de proteção contra incêndios

vidro de proteção contra incêndios vidro de proteção contra incêndios CONHEÇA-NOS Cada vez mais os edifícios requerem melhores prestações, tanto em serviços como em proteção, e tudo isto da mão da estética e do design. Na arquitetura contemporânea

Leia mais

GVS GABINETES DE VENTILAÇÃO TIPO SIROCCO

GVS GABINETES DE VENTILAÇÃO TIPO SIROCCO GABINETES DE VENTILAÇÃO TIPO SIROCCO CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS INTRODUÇÃO Os gabinetes de ventilação da linha são equipados com ventiladores de pás curvadas para frente (tipo "sirocco"), de dupla aspiração

Leia mais

O conceito para portas Sauerland

O conceito para portas Sauerland O conceito para portas Sauerland O conceito para portas Sauerland Oferecemos mais do que somente um painel de enchimento para portas. Oferecemos um conceito: O conceito para portas Sauerland Ao utilizar

Leia mais

Green Glue: Composto para Isolamento Acústico

Green Glue: Composto para Isolamento Acústico Green Glue: Composto para Isolamento Acústico Composto Green Glue é rápido, fácil de aplicar, altamente efetivo no isolamento acústico e bastante eficiente quanto aos custos. Testes de laboratório provam

Leia mais

Essas duas questões serão estudadas nesta aula. Além delas, você vai ver quais erros podem ser cometidos na rebitagem e como poderá corrigi-los.

Essas duas questões serão estudadas nesta aula. Além delas, você vai ver quais erros podem ser cometidos na rebitagem e como poderá corrigi-los. A UU L AL A Rebites III Para rebitar peças, não basta você conhecer rebites e os processos de rebitagem. Se, por exemplo, você vai rebitar chapas é preciso saber que tipo de rebitagem vai ser usado - de

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II ÁGUA QUENTE 1 UTILIZAÇÃO Banho Especiais Cozinha Lavanderia INSTALAÇÕES

Leia mais

Gesso Acartonado CONCEITO

Gesso Acartonado CONCEITO CONCEITO As paredes de gesso acartonado ou Drywall, são destinados a dividir espaços internos de uma mesma unidade. O painel é composto por um miolo de gesso revestido por um cartão especial, usado na

Leia mais

Mantas de Isolamento termoacústico

Mantas de Isolamento termoacústico Espessura Manta 5 mm (400gr/m²) Manta 10 mm (500gr/m²) Manta Duto Manta 20 mm (700gr/m²) Capacidade de isolamento térmica elevada. Maior rendimento do ar condicionado. Cinta Duto metálico MANTA DUTO 03

Leia mais

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo.

Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Aquecedor Solar Tubos de Vácuo. Manual de instalação Ultrasolar Tel: (11) 3361 3328 Fax: (11) 3361 5810 www.ultrasolar.com.br Aquecedor Solar de Agua. Os aquecedores solares de água a vácuo Ultrasolar,

Leia mais

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR www.rehau.com.br Construção Automotiva Indústria DESIGN PARA MÓVEIS DA REHAU: SOLUÇÕES INOVADORAS DE SISTEMAS NO MESMO LOCAL A REHAU se estabeleceu como a principal

Leia mais

CLEARPOINT. A Qualidade do Ar Comprimido

CLEARPOINT. A Qualidade do Ar Comprimido CLEARPOINT CLEARPOINT A Qualidade do Ar Comprimido CARACTERÍSTICAS Meio A filtração efetiva para ar e gases comprimidos e essencial para quase todas as aplicações industriais. A linha CLEARPOINT da BEKO

Leia mais

Introdução ao Projeto de Placas de Circuito Impresso

Introdução ao Projeto de Placas de Circuito Impresso Objetivo: Introdução ao Projeto de Placas de Circuito Impresso Prof. Stefano Apresentar algumas considerações iniciais para permitir ao estudante se familiarizar com a placa de circuito impresso (PCI),

Leia mais

NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA SALAS LIMPAS

NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA SALAS LIMPAS NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA SALAS LIMPAS PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA, QUE SUPERAM AS SUAS EXPECTATIVAS DYNACO é líder mundial em tecnologia para portas rápidas. Fundada em 1987, a DYNACO

Leia mais

STOL CH 701. 7R3-1 Rear Skin. Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal.

STOL CH 701. 7R3-1 Rear Skin. Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal. 7R3-1 Rear Skin Note: Tanto o lado superior como o lado inferior do revestimento estão perpendiculares a dobra longitudinal. Manuseia o revestimento Com muita atenção e delicadeza. desta forma você evitará

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO CHAPAS DE POLICARBONATO ALVEOLARES

MANUAL DE INSTALAÇÃO CHAPAS DE POLICARBONATO ALVEOLARES MANUAL DE INSTALAÇÃO CHAPAS DE POLICARBONATO ALVEOLARES CHAPAS DE POLICARBONATO ALVEOLARES As chapas de policarbonato alveolares, possuem em um dos lados, tratamento contra o ataque dos raios ultravioletas,

Leia mais

Sistema de tubulação multicamada para instalação de gases combustíveis PExb X AL X PExb.

Sistema de tubulação multicamada para instalação de gases combustíveis PExb X AL X PExb. Sistema de tubulação multicamada para instalação de gases combustíveis PExb AL PExb. MEMBRO Sistema de tubulações multicamadas para instalações de gases combustíveis Conforme com as Normas 1. Após cortar

Leia mais

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido A instalação dos pára-brisas, só deve ser feita por profissionais experientes, em caso de dúvida durante a instalação, favor contatar a assistência disponível

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo IV Aula 01 1. Introdução Vamos estudar as torres de refrigeração que são muito utilizadas nas instalações de ar condicionado nos edifícios, na

Leia mais

Manual de Instalação Onducober

Manual de Instalação Onducober Manual de Instalação Onducober Para instalar correctamente as placas de cobertura Onducober Onduline, siga as instruções deste manual. (Este manual não é valido para Subtelha Onduline!!). A placa Onducober

Leia mais

Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral.

Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral. Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral. SETEMBRO/2011 Bitolas: 20, 25, 32, 40,50,60, 75, 85, 110 milímetros; Pressão

Leia mais

MCMV-E CASA SUSTENTÁVEL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICA EM GRANDE ESCALA

MCMV-E CASA SUSTENTÁVEL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICA EM GRANDE ESCALA MCMV-E CASA SUSTENTÁVEL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICA EM GRANDE ESCALA Arq. Mario Fundaro Seminário internacional arquitetura sustentável São Paulo 2014 A CASA SUSTENTÁVEL Conceitos

Leia mais

Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor

Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor 1. Junta de expansão de fole com purga de vapor d água Em juntas de expansão com purga da camisa interna, para

Leia mais

POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS. Estilo com Tecnologia. Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação

POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS. Estilo com Tecnologia. Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação POLICARBONATO CHAPAS COMPACTAS Estilo com Tecnologia Alveolar - Compacto - Telhas - Acessórios de Instalação CHAPAS COMPACTAS Chapa em policarbonato compacto, com tratamento em um dos lados contra o ataque

Leia mais

ZJ20U93 Montagem e Operacional

ZJ20U93 Montagem e Operacional www.zoje.com.br ZJ20U93 Montagem e Operacional ÍNDICE 1. Aplicação...2 2. Operação segura...2 3. Cuidados antes da operação...2 4. Lubrificação...2 5. Seleção da agulha e do fio...3 6. A Inserção da agulha...3

Leia mais

Sistema de condução para redes de ar comprimido, com união por termofusão. A revolução em sistema de condução para redes de ar comprimido

Sistema de condução para redes de ar comprimido, com união por termofusão. A revolução em sistema de condução para redes de ar comprimido Sistema de condução para redes de ar comprimido, com união por termofusão. A revolução em sistema de condução para redes de ar comprimido MEMBRO A tecnologia e segurança do PP-R, agora também para redes

Leia mais

Linha para Piso Elevado

Linha para Piso Elevado Linha para Piso Elevado Linha para Piso Elevado Linha para Piso Elevado Calha para piso elevado... 53 Derivações... Caixa para piso elevado... 54 Metálico... 54 Nylon... 56 Latão... 58 54 Sistemas para

Leia mais

Características de Isolamento

Características de Isolamento CONSTRUÇÃO CIVIL - COBERTURAS E FECHAMENTOS Características de Isolamento EPS (poliestireno expandido) O EPS é um plástico celular rígido, resultante da expansão do estireno com o auxílio de vapor d água.

Leia mais

Soluções REHAU PARA A REABILITAÇÃO. www.rehau.pt. Construção Automóvel Indústria

Soluções REHAU PARA A REABILITAÇÃO. www.rehau.pt. Construção Automóvel Indústria Soluções REHAU PARA A REABILITAÇÃO Uma APLICAÇÃO PARA CADA NECESSIDADE www.rehau.pt Construção Automóvel Indústria A REABILITAÇÃO, UMA SOLUÇÃO COM SISTEMAS PARA O AQUECIMENTO E O ARREFECIMENTO POR SUPERFÍCIES

Leia mais

Perfilados e acessórios

Perfilados e acessórios Perfilados e acessórios 936563 936511 frente e verso 936501 frente e verso 936551 Perfi l de aço perfi lado. Produzido em chapa de aço pré-galvanizado, por imersão a quente, ou galvanizado à fogo com excelente

Leia mais

PISOS ELEVADOS. Pisos Elevados

PISOS ELEVADOS. Pisos Elevados 1 Sistema de Piso Elevado DataFloor Durabilidade e flexibilidade Branco Mesclado O sistema de piso elevado DataFloor foi desenvolvido para proporcionar máxima flexibilidade no uso do espaço em ambientes

Leia mais

COBRE: TUBOS E OBRAS ARTESANAIS

COBRE: TUBOS E OBRAS ARTESANAIS COBRE: TUBOS E OBRAS ARTESANAIS EMPRESA PARANAPANEMA JULHO - 2013 COBRE INTRODUÇÃO - Fundamental no desenvolvimento das primeiras civilizações, o cobre mantém-se como o melhor e mais indicado material

Leia mais

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II. Impermeabilização. Prof. André L.

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II. Impermeabilização. Prof. André L. Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Construção Civil II Impermeabilização Prof. André L. Gamino Normalização ABNT: Termos Gerais NBR 9575 (2010): Impermeabilização

Leia mais

O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO

O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO Porque Impermeabilizar? O que leva construtoras, construtores, proprietários de imóveis, etc... a procura de impermeabilizantes? De cada 10 pessoas que procuram produtos

Leia mais

Guia Prático de Instalação SONEX illtec Skin e Pb / Bloc. Revisão: 1

Guia Prático de Instalação SONEX illtec Skin e Pb / Bloc. Revisão: 1 Revisão: 1 Cuidados iniciais: Atenção às bocas de saída de ar condicionado instaladas no teto, pois são grandes dispersores de ar. Assim como as luminárias, as grelhas de ar condicionado devem ser rebaixadas

Leia mais