1. (Uerj) União Europeia duplica recursos de ajuda emergencial para refugiados na Grécia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. (Uerj) União Europeia duplica recursos de ajuda emergencial para refugiados na Grécia"

Transcrição

1 1. (Uerj) União Europeia duplica recursos de ajuda emergencial para refugiados na Grécia A União Europeia anunciou que duplicará a ajuda de emergência para os refugiados na Grécia. O objetivo é melhorar as condições de vida das pessoas que estão paradas no país há meses enquanto tentam chegar aos países mais ricos da Europa, na fuga de seus países de origem. Cerca de 115 milhões de euros em ajuda de emergência estão sendo enviados pelo bloco, além dos 83 milhões de euros do início deste ano. O dinheiro será canalizado através de organizações humanitárias para melhorar os abrigos de moradia e o acesso das crianças refugiadas à educação. Adaptado de oglobo.globo.com, 11/09/2016. O conceito de refugiado foi elaborado em 1951 em uma convenção da ONU. São consideradas refugiadas todas as pessoas que se encontram fora de seu país de origem e que não podem ou não querem regressar a ele por causa de fundados temores de perseguição. Aponte dois motivos de perseguição às pessoas que se tornam refugiadas. Indique, ainda, duas consequências demográficas para as áreas de origem desses refugiados. 2. (Puccamp) Em decisão histórica tomada em junho de 2016, 52% dos britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia. O Brexit tem potencial para mudar o rumo da geopolítica mundial pelas próximas décadas. Sobre esse fato são feitas as seguintes afirmações: I. Um dos primeiros reflexos do Brexit foi sentido pelos países exportadores de commodities, fortemente prejudicados com a desativação da Bolsa de Mercadorias localizada em Londres. II. Grandes questões como a segurança, a defesa das fronteiras e o elevado número de refugiados no espaço europeu permanecem preocupando os 27 países do bloco. III. Muitos membros do bloco enfrentam problemas econômicos, forte endividamento e desemprego; há grupos que discutem a sobrevivência da moeda única (euro) pós-brexit. Está correto o que se afirma APENAS em a) II. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III. 3. (Ufjf-pism 3) Em junho de 2016, um referendo aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia, episódio este que ficou conhecido como Brexit em alusão à união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e Exit (saída, em inglês). Sobre a aprovação em referendo da saída do Reino Unido da União Europeia, assinale a alternativa CORRETA:

2 a) Implicará a saída do Reino Unido da Zona do Euro e a readoção da libra esterlina como moeda oficial. b) Foi decorrente de sentimentos xenofobistas aprofundados pelo desmonte do estado de bemestar social. c) Foi motivada por aspirações nacionalistas separatistas de segmentos conservadores londrinos. d) O Brexit se estabelecerá como uma união aduaneira, estreitando relações comerciais com a China. e) O Brexit se estabelecerá como zona de livre comércio, estreitando relações comerciais com os EUA. 4. (G1 - cftrj) Analise o mapa: Uma característica que confere elevada produtividade às atividades econômicas expressas no mapa consiste em: a) Utilização de pequenas propriedades. b) Emprego abundante de mão de obra. c) Práticas sustentáveis de produção. d) Intenso uso de tecnologia. 5. (Fgvrj)

3 A imagem acima retrata manifestantes na cidade de Nova York (janeiro de 2016) caminhando em direção à Trump Tower, em protesto contra a plataforma de campanha do candidato à presidência dos EUA, Donald Trump. Com relação ao slogan Não ao racismo, não a Trump, não ao fascismo, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa. ( ) É um protesto contra as posições anti-imigração do Partido Democrata, sustentadas por Trump e pela ala mais conservadora que ele representa. ( ) É um ato de repúdio às propostas de campanha de Trump em relação à presença de latinos e muçulmanos nos Estados Unidos, vistas como xenófobas e racistas. ( ) É uma ação contra os posicionamentos políticos de Trump, identificados como estratégia fascista ao responsabilizar elementos externos pelos problemas internos. As afirmações são, respectivamente, a) F V F. b) V F F. c) V V F. d) F F V. e) F V V. 6. (Fuvest) As origens da oposição dos britânicos à União Europeia (UE), que estão na justificativa do Brexit, remontam ao fato de que, historicamente, eles nunca abraçaram uma identidade europeia. O Brexit representa um duro golpe ao projeto de integração europeu cujas origens datam do pós Segunda Guerra Mundial. BBC Brasil, junho de Adaptado. a) Aponte e explique o contexto geopolítico relacionado à origem do projeto de integração europeia. b) Aponte um motivo de ordem econômica e outro de ordem social relacionados ao interesse dos britânicos na saída da UE. 7. (Ufjf-pism 3) O desempenho do mercado de trabalho americano em setembro (2015) foi decepcionante, levantando dúvidas sobre o ritmo de expansão da economia dos EUA. A criação de empregos ficou muito abaixo do esperado, os salários ficaram estagnados em relação a agosto e há uma fatia muito expressiva da população fora do mercado de trabalho. Dois dos problemas são o dólar forte e o fraco crescimento global (...). Valor Econômico, 3, 4 e 5 de outubro Sergio Lamuci, A9. a) Como o fraco crescimento global interfere na criação de empregos nos Estados Unidos?

4 b) Como a alta do dólar interfere positivamente no turismo no Brasil? 8. (Uerj) Os casos de mortes de imigrantes ilegais que tentam chegar à Europa por via marítima têm ocupado os noticiários. Na figura abaixo, os pontos indicam os locais onde ocorreram essas mortes, de janeiro de 2000 a julho de Identifique os dois continentes de procedência da maior parte desses imigrantes. Em seguida, apresente duas justificativas socioeconômicas que têm levado essas pessoas a deixar os continentes de origem em direção à Europa. 9. (Pucrs) Os tecnopolos estão para o capitalismo da Terceira Revolução Industrial assim como as regiões carboníferas estavam para a Primeira, ou as jazidas petrolíferas para a Segunda. O tecnopolo representado na figura abaixo é o a) de Boston. b) de Seattle. c) Vale do Silício.

5 d) Orange County. e) Los Angeles County. 10. (Fatec) O escritor uruguaio Eduardo Galeano afirmou que As treze colônias do norte tiveram, pode-se bem dizer, a dita da desgraça. Sua experiência histórica mostrou a tremenda importância de não nascer importante. Porque no norte da América não tinha ouro nem prata, nem civilizações indígenas com densas concentrações de população já organizada para o trabalho.... GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. 20ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985, pág Além dos fatores mencionados pelo escritor uruguaio como não atrativos para a colonização inglesa das Treze Colônias Britânicas na América mostradas no mapa, podemos acrescentar a a) ausência de solos tropicais férteis que permitissem a produção em larga escala de gêneros agrícolas. b) constante instabilidade geológica, em uma área onde predominam os choques de placas tectônicas. c) existência do clima semiárido que inibe o desenvolvimento da pecuária leiteira e da pecuária de corte. d) inexistência de rios com drenagem exorréica, que permitissem o escoamento da produção pelo oceano Atlântico. e) presença de uma floresta latifoliada, densa e higrófita, que dificultava a ocupação e a posterior exploração da terra. 11. (Uerj)

6 No mapa, o conjunto das áreas em laranja e o conjunto em azul representam, cada um, metade do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano distribuído por todo o território do país. Justifique a grande concentração espacial da riqueza norte-americana nas áreas em laranja. Cite, ainda, duas atividades econômicas relevantes, realizadas nessas áreas, que favorecem a concentração espacial do PIB. 12. (Fgvrj) Os governos dos Estados Unidos da América (EUA) e de Cuba tornaram públicas, em 17 de dezembro de 2014, suas intenções de reaproximação diplomática. Desde então, algumas medidas foram tomadas para concretizar essa reaproximação. Assinale a alternativa que indica uma dessas medidas. a) A retirada de Cuba da lista americana de países patrocinadores do terrorismo. b) A libertação de todos os presos políticos em Cuba. c) O fim do embargo econômico norte-americano a Cuba. d) A repatriação das propriedades norte-americanas confiscadas pelo governo cubano na revolução de e) O fechamento da prisão da Baía de Guantánamo, na ilha de Cuba. 13. (Puccamp) A Grécia é a principal porta de entrada para os milhares de refugiados que tentam chegar à Europa desafiando o Mediterrâneo em embarcações lotadas e inseguras. Fala-se em crise humanitária no continente europeu. Sobre o assunto, considere as afirmações abaixo. I. Países europeus têm adotado posturas rígidas em relação à entrada de refugiados, como o caso da Hungria e da Áustria. Outros são liberais no acolhimento, como o caso da Alemanha. II. O aumento do número de imigrantes tem forçado a ampliação do Acordo de Schengen para facilitar a livre circulação de pessoas entre os países que compõem a União Europeia. III. A situação criada pela entrada maciça de migrantes aumenta a xenofobia e o crescimento de partidos de extrema direita, que defendem políticas anti-imigração. Está correto o que se afirma APENAS em a) I e III. b) I. c) I e II. d) II e III. e) III. 14. (Fgvrj)

7 Com relação aos recentes fluxos migratórios para a Europa, analise as afirmações a seguir. I. Os imigrantes que atravessam o Mediterrâneo clandestinamente provêm, principalmente, de regiões em conflito na África, como, por exemplo a Nigéria, campo de atuação da guerrilha de Boko Haram. II. As motivações que mobilizam os imigrantes são a fuga das áreas de conflito, a obtenção de refúgio político e a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho da União Europeia. III. Os fluxos migratórios estão associados às dinâmicas geopolíticas dos países e regiões de origem dos imigrantes, como no caso dos refugiados da guerra na Síria, agravada pela atuação do grupo Estado Islâmico na região. Está correto o que se afirma em a) III, apenas. b) I e II, apenas. c) I, apenas. d) II, apenas. e) I, II e III. 15. (Pucrj)

8 Observe a charge e marque a opção correta, levando-se em conta a emigração em massa do Oriente Médio em direção à Europa. a) Os estados europeus se utilizam de artifícios diversos para conquistar países em outros continentes. b) Os países árabes conseguiram definir uma brecha no protecionismo europeu, criando conflitos civis fictícios. c) Os terroristas podem se aproveitar do enorme fluxo de refugiados das guerras civis dos países árabes para entrarem na Europa. d) Os países do Leste europeu são os mais prejudicados com o fluxo de refugiados das guerras civis por estarem na fronteira continental. e) Os signatários dos Acordos de Schengen são os que mais criam problemas para a entrada dos refugiados sírios no continente europeu por via terrestre e marítima.

9

em inglês). 2. (G1 - ifpe 2017) REINO UNIDO DECIDE DEIXAR A UNIÃO EUROPEIA EM REFERENDO

em inglês). 2. (G1 - ifpe 2017) REINO UNIDO DECIDE DEIXAR A UNIÃO EUROPEIA EM REFERENDO 1. (Upf 2017) Em decisão de grande repercussão mundial, o Reino Unido opta pela saída da União Europeia. Sobre esse fato, é correto afirmar: a) A saída do Reino Unido da União Europeia foi uma resposta

Leia mais

Disponível em: <http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra1/descricaopanoramica2.htm>. Acesso em: 8 nov

Disponível em: <http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra1/descricaopanoramica2.htm>. Acesso em: 8 nov Questão 1: THAVES, Bob. Frank e Ernest. São Paulo: Devir, 2009. (...) a Guerra Fria foi muito mais do que apenas uma disputa armamentista ou geopolítica. Ela teve uma importante dimensão cultural, que

Leia mais

O continente europeu

O continente europeu EUROPA: CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente europeu Continente pequeno, ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,3 milhões de Km², é uma península da Ásia Estende-se do oceano Atlântico aos montes

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Biologia - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Biologia - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Biologia - Inglês 1 Fazer os exercícios no caderno, indicando as páginas dos mesmos. Leitura do texto: Brasil é

Leia mais

HISTÓRIA. Demandas Políticas e Sociais no Mundo Atual Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Demandas Políticas e Sociais no Mundo Atual Parte 3. Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Questão dos Migrantes e dos Refugiados Os migrantes escolhem se deslocar não por causa de uma ameaça direta de perseguição ou morte, mas principalmente para melhorar

Leia mais

RECUPERAÇÃO 8 ANO. 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da globalização.

RECUPERAÇÃO 8 ANO. 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da globalização. Nome: Série: 8º ano Nota: Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 8 ANO REr Capítulos 5 e 6 1. O que é globalização? 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

PROVA DE GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO 2013-2015 PROVA DE GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Será excluído do concurso o candidato que for flagrado portando ou mantendo

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais Bloco mais antigo; Está no mais adiantado estágio de integração; Estágios de Integração Objetivos Zona de Livre Comércio União Aduaneira Mercado Comum União Monetária União Política

Leia mais

Módulo 11 Setor 171. Blocos econômicos I Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Módulo 11 Setor 171. Blocos econômicos I Prof. Lucas Guide 3º ano EM Módulo 11 Setor 171 Blocos econômicos I Prof. Lucas Guide 3º ano EM O que são Blocos Econômicos? Os blocos econômicos são grupos de países que se unem com interesses mútuos e com objetivo de garantir o

Leia mais

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação final 35 pts 9º INSTRUÇÔES Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

UNIDADE DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

UNIDADE DATA: 05 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 05 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Geografia Prof. Franco A FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA E SEUS DESDOBRAMENTOS Email: ffrancogeo@bol.com.br UNIÃO EUROPEIA INTRODUÇÃO UNIÃO EUROPEIA: EVOLUÇÃO PLANO MARSHALL = (EUA) PLANO SCHUMAN = (FRA x

Leia mais

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab. EUROPA Módulo 4 Aspectos Gerais Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) Possui 7% das terras emersas (49 países) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.)

Leia mais

(ALMEIDA, Lúcia Marina de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: geografia geral e do Brasil. São Paulo, Ática, 2004, p. 228).

(ALMEIDA, Lúcia Marina de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: geografia geral e do Brasil. São Paulo, Ática, 2004, p. 228). Migrações Mundiais 1. (FUVEST 2009) Com base no mapa e nos seus conhecimentos sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA: a) Alguns países europeus e os EUA apresentam um significativo

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS.

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS. A A A globalização é um fenômeno pelo qual ocorre uma influência estrangeira nos hábitos de consumo, na vida social, econômica, serviços e informações. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. Instruções ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 8º Ano 3º/4º Bimestre 2017 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Giselly Data: / /2017 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 9º Ensino Fundamental Professores: Pedro Henrique e Bento Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a):

Leia mais

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia)

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia) Continente pequeno (50 países), ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,5 milhões de Km², é uma península da Ásia. O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA Unidade III O Continente Europeu e CEI 2 Aula 13.2 Conteúdo União Europeia 3 Habilidade Analisar a importância que a União Europeia possui para

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 9º ANO Professores: LO e Matheus Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

GEOGRAFIA GERAL PROFESSOR JHONNY

GEOGRAFIA GERAL PROFESSOR JHONNY GEOGRAFIA GERAL PROFESSOR JHONNY AULA 6: EUA DADOS Área: 9.372.614 km² Capital: Washington D.C População: 320 milhões (2016) Moeda: dólar norte-americano ( USD ) Divisão Administrativa: 50 estados MAPA

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Ufjf-pism 3 2017) Em junho de 2016, um referendo aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia, episódio este que ficou conhecido como Brexit em alusão à união das palavras Britain (Grã-Bretanha)

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- O continente europeu se situa

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

ATUALIDADES. Top Atualidades Semanal DESTAQUE PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 11 A 17 DE AGOSTO SEMANA 11 A 17 DE AGOSTO. Material: Raquel Basilone

ATUALIDADES. Top Atualidades Semanal DESTAQUE PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 11 A 17 DE AGOSTO SEMANA 11 A 17 DE AGOSTO. Material: Raquel Basilone Moody s corta nota do Brasil, mas vê perspectiva estável ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Material: Raquel Basilone Sindicatos e indígenas fazem greve contra presidente no Equador No Itamaraty, Dilma

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Professor: Yuri Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 49 NAFTA, ALCA E CAFTA- DR

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 49 NAFTA, ALCA E CAFTA- DR GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 49 NAFTA, ALCA E CAFTA- DR Como pode cair no enem (UERJ) O comércio externo constitui um dos aspectos mais importantes da economia nacional em tempos de globalização. Observe,

Leia mais

Módulo 20 Setor 171. Estados Unidos I (físico e população) Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Módulo 20 Setor 171. Estados Unidos I (físico e população) Prof. Lucas Guide 3º ano EM Módulo 20 Setor 171 Estados Unidos I (físico e população) Prof. Lucas Guide 3º ano EM Formação territorial As Treze Colônias A Independência dos Estados Unidos, foi declarada pelos colonos em 4 de julho

Leia mais

RESUMO TEÓRICO - UNIÃO EUROPEIA

RESUMO TEÓRICO - UNIÃO EUROPEIA MATERIAL DE GEOPOLÍTICA - TERCEIRO ANO E CURSO EIXO TEMÁTICO BLOCOS ECONÔMICOS UNIÃO EUROPEIA PROFESSOR DJALMA ROMES RESUMO TEÓRICO - UNIÃO EUROPEIA Conhecido inicialmente como Comunidade Econômica Européia

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres.

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres. UNIÃO EUROPEIA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia(UE) é uma união econômica e política entre 28 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia,

Leia mais

Conhecer o panorama urbano industrial dos Estados Unidos. Questão 1 Sobre a atual organização industrial dos Estados Unidos, é correto afirmar que:

Conhecer o panorama urbano industrial dos Estados Unidos. Questão 1 Sobre a atual organização industrial dos Estados Unidos, é correto afirmar que: 4º BIM P2 HABILIDADES COMPETÊNCIAS E Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( ) Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas ( ) Vicente

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO DIVISÃO REGIONAL (REGIONALIZAÇÃO) *Europa Ocidental *Europa Centro Oriental *Europa Setentrional *Europa Mediterrânea

Leia mais

1º ano. Cultura, Diversidade e o Ser Humano

1º ano. Cultura, Diversidade e o Ser Humano Culturas, Etnias e modernidade no mundo e no Brasil A diversidade cultural Capítulo 11 - Item 11.4 O choque entre culturas e etnocentrismo Capítulo 11 Relativismo cultural e tolerância Capítulo 11 Civilização

Leia mais

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr.

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. EUROPA o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/04/30/1124394/profissionais-iberoamericanos-preferem-trabalhareuropa-aponta-pesquisa.html Ocupação

Leia mais

A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III. Referências ( Livros): BibliEx e PNLD

A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III. Referências ( Livros): BibliEx e PNLD A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Parte III Referências ( Livros): BibliEx e PNLD DIFERENTES MODOS DE VER O MUNDO Regionalização do Mundo (outro critério) Critério utilizado Econômico A regionalização

Leia mais

Menos frequentes no norte. Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Heranças do colonialismo/fronteiras

Menos frequentes no norte. Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Heranças do colonialismo/fronteiras Aula 13 - África África Principais temas e relações Menos frequentes no norte Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Problemas Economia Meio ambiente Perseguição religiosa

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Fazer os exercícios no livro. Leitura do texto da página 122, conto de ficção científica.

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 18 MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 18 MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 18 MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS Como pode cair no enem (ENEM) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 9º ANO Geografia Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 8 o - Ensino Fundamental Professora: Joyce de Lima

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 8 o - Ensino Fundamental Professora: Joyce de Lima Assunto: População Mundial. Suporte teórico: Unidade 1. Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 8 o - Ensino Fundamental Professora: Joyce de Lima VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO DO GABARITO

Leia mais

Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. 2ª FASE EXAME DISCURSIVO 11/12/2016 GEOGRAFIA CADERNO DE PROVA Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

Colégio Salesiano São José América Central e do Sul

Colégio Salesiano São José América Central e do Sul Colégio Salesiano São José América Central e do Sul Disciplina: Geografia Professor: Juliano América Central Caracterização A América Central é um istmo (estreita faixa de terra que liga duas áreas de

Leia mais

Tratados de Roma. Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros

Tratados de Roma. Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros Tratados de Roma Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros Aprofundamento e Alargamentos sucessivos: Quatro liberdades: bens, serviços, capitais e pessoas (reconhecimento

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 30/08/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Analisar a evolução política da Colômbia e da Venezuela, concluindo sobre os seus reflexos nas questões de

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação final

Roteiro de estudos para recuperação final Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): GEOGRAFIA GILSON C. BOY JUNIOR Conteúdo: Caderno 2: - Capítulo 3: Europa: O velho continente em busca de equilíbrio Caderno 3: - Capitulo

Leia mais

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Resultado da 2ª Revolução Industrial CONTEXTO: 2ª Revolução Industrial; Necessidade de novos mercados; Nacionalismo; Produção de armas; O CAPITALISMO MONOPOLISTA Setor industrial

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Causas da Hegemonia atual dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentações, vestuários e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem paralelo Os EUA representam

Leia mais

Atualidades. Os anos 2000, a Globalização Informacional e Instantânea. Professor Thomás Teixeira.

Atualidades. Os anos 2000, a Globalização Informacional e Instantânea. Professor Thomás Teixeira. Atualidades Os anos 2000, a Globalização Informacional e Instantânea Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Atualidades OS ANOS 2000, A GLOBALIZAÇÃO INFORMACIONAL E INSTANTÂNEA A nova

Leia mais

Arthur Nº4 Brenno Nº5 Guilherme Nº12 Gustavo Martins Nº14 Gustavo Parra Nº 15 Mariana Cézar Nº22. Um latino na América do Norte.

Arthur Nº4 Brenno Nº5 Guilherme Nº12 Gustavo Martins Nº14 Gustavo Parra Nº 15 Mariana Cézar Nº22. Um latino na América do Norte. Arthur Nº4 Brenno Nº5 Guilherme Nº12 Gustavo Martins Nº14 Gustavo Parra Nº 15 Mariana Cézar Nº22 Um latino na América do Norte. México Características Gerais do México Local de diversas civilizações ameríndias

Leia mais

Geografia. Material de divulgação. Comparativos curriculares. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais

Geografia. Material de divulgação. Comparativos curriculares. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais Comparativos curriculares SM Geografia Ensino médio A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais Material de divulgação de Edições SM Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

Atualidades. Fatos da Atualidade do Brasil. Professor Artur Klassmann.

Atualidades. Fatos da Atualidade do Brasil. Professor Artur Klassmann. Atualidades Fatos da Atualidade do Brasil Professor Artur Klassmann www.acasadoconcurseiro.com.br Atualidades FATOS DA ATUALIDADE DO BRASIL Crise Migratória? Aqui?! A IMIGRAÇÃO DE VENEZUELANOS NO BRASIL!

Leia mais

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA Profºs. Marcelo e Fernando Aluno (a):... Rua São Leopoldo 326-356 - Belenzinho - São Paulo-SP - CEP 03055-000 Telefones: (11) 2692 1196 - (11)

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA Unidade I Os Estados Unidos da América 2 Aula 1.2 Conteúdo Os Estados Unidos da América 3 Habilidade Compreender os fatores que fazem dos Estados

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

1.2- Novas tecnologias: motor a combustão; aço; energia elétrica; indústria química(petróleo);indústria de máquinas;

1.2- Novas tecnologias: motor a combustão; aço; energia elétrica; indústria química(petróleo);indústria de máquinas; IMPERIALISMO 1- SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: 1.1- Segunda metade do século XIX; 1.2- Novas tecnologias: motor a combustão; aço; energia elétrica; indústria química(petróleo);indústria de máquinas; 1.3-

Leia mais

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). HISTÓRICO Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo. 1952: CECA

Leia mais

Migrações Internacionais

Migrações Internacionais MIGRAÇÕES Migrações Internacionais O que é????? Movimento migratório ou migração é o deslocamento da população de um lugar para outro podendo ser definitivos ou temporários Diversos motivos levam as pessoas

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre Geografia Sumários Sumário 1 Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico 10 16 22 24 32 33 34 2 Localização dos espaços na superfície terrestre 4 A importância da localização para a Geografia 5 Como

Leia mais

Geografia FUVEST. Geografia 001/001 FUVEST 2008 FUVEST 2008 Q.01. Leia atentamente as instruções abaixo Q.02

Geografia FUVEST. Geografia 001/001 FUVEST 2008 FUVEST 2008 Q.01. Leia atentamente as instruções abaixo Q.02 / FUVEST 8 ª Fase Geografia ou Biologia (8//8) Geografia LOTE SEQ. BOX / Geografia FUVEST FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR Leia atentamente as instruções abaixo. Aguarde a autorização do fiscal

Leia mais

DINÂMICA POPULACIONAL

DINÂMICA POPULACIONAL DINÂMICA POPULACIONAL 1. (UFRGS 2016) Observe o gráfico abaixo, sobre a fecundidade no Brasil. Considerando as informações contidas no gráfico, é correto afirmar que a) o Brasil é um país onde os casais

Leia mais

GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma:

GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma: GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma: REVISANDO CONHECIMENTOS PARA O EXAME FINAL SOBRE A NOVA ORDEM MUNDIAL: (caderno + capítulo 12) 1. Explique o que devemos entender

Leia mais

Sistema Financeiro Internacional: de Bre3on Woods ao Não- Sistema. Prof. Dr. Diego Araujo Azzi

Sistema Financeiro Internacional: de Bre3on Woods ao Não- Sistema. Prof. Dr. Diego Araujo Azzi Sistema Financeiro Internacional: de Bre3on Woods ao Não- Sistema Prof. Dr. Diego Araujo Azzi 2017.2 Bre3on Woods II Contestação e crise. Fim do padrão ouro-dólar. Eurodólares e petrodólares Bre5on Woods:

Leia mais

Ocupação das escolas no Brasil

Ocupação das escolas no Brasil Projeto UERJ MAPITOBA Expansão da fronteira agrícola Centro-Oeste Produtos em MAPITOBA Conflitos/ Encarecimento de terras Municípios de destaque Migração de retorno Ocupação das escolas no Brasil Mobilização

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA

LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO GEOGRAFIA LISTA DE CONTEÚDOS 8º ANO 2018 - GEOGRAFIA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E DEMOGRAFIA Conceitos inerentes ao estudo demográfico e palavras que os alunos ainda não estão familiarizados; Distribuição

Leia mais

Isolacionismo vs Globalização

Isolacionismo vs Globalização E DEPOIS DO BREXIT? Paulo Moita de Macedo Administrador da Ocidental Vida Professor Catedrático Convidado do: Instituto Superior de Economia e Gestão Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 3

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 3 ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 3 1) Considerando todo o histórico da União Europeia, Em que ano houve a maior ampliação do bloco, com a entrada de 10 novos membros? a) 2001 b) 2006 c) 2004 d) 2007 2) Folha de

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

"Ensinar e aprender é o nosso OBJETIVO" C O L É G I O I N T E G R A D O D E O S A S C O Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Ensinar e aprender é o nosso OBJETIVO C O L É G I O I N T E G R A D O D E O S A S C O Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio VALOR DEZ NOTA Aluno(a): N.º R.M.: Data: 09/04/2015 Série: 2ªC Período: Tarde Ensino: Médio Bim.: Disciplina: 1 o Geografia Professor (a): Humberto Tarefa de Casa Nº. 03 1. Observe o gráfico a seguir.

Leia mais

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2018. LISTA DE GEOGRAFIA I Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 05/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Prof. Alan Carlos Ghedini. Cuba e EUA. Os últimos suspiros da Guerra Fria

Prof. Alan Carlos Ghedini. Cuba e EUA. Os últimos suspiros da Guerra Fria Prof. Alan Carlos Ghedini Cuba e EUA Os últimos suspiros da Guerra Fria Breve histórico Século XIX As relações Cuba-EUA são bastante antigas e remontam, ainda, à Guerra Hispano Ameriana. A independência

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Joyce de Lima e Carlos Afonso Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2017 VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva A Globalização não é um fenômeno novo. É só lembramos das Grande Navegações realizadas por portugueses e espanhóis e veremos que até mesmo a descoberta do Brasil já faz

Leia mais

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio)

Geografia. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio) 1. Em sete anos, União Europeia terá mais mortes do que nascimentos Enquanto endurece as restrições à entrada de imigrantes, a Europa vê o crescimento de sua população caminhar rumo à estagnação. De acordo

Leia mais

UFSC. Resposta: 34. Comentário

UFSC. Resposta: 34. Comentário Resposta: 34 01. Incorreta. A União Soviética foi membro fundador da ONU, sendo substituída pela Rússia com o fim da URSS. 04. Incorreta. O FMI tem função financeira. Os investimentos em infraestrutura

Leia mais

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina Respostas das sugestões de avaliação Unidade 4 1. a) A população americana se distribui de maneira irregular pelo seu território; ou seja, algumas regiões são mais povoadas que outras. b) Essa distribuição

Leia mais

(Folha de S.Paulo, Disponível em: <https://goo.gl/uuyp62>. Adaptado)

(Folha de S.Paulo, Disponível em: <https://goo.gl/uuyp62>. Adaptado) 65. Leia a notícia a seguir. Marine Le Pen e Emmanuel Macron venceram o primeiro turno das eleições francesas neste domingo [23 de abril], classificando-se para o embate final em 7 de maio. O resultado

Leia mais

ENTREGAR ESTE ROTEIRO JUNTO COM A PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA: 14/12/2018

ENTREGAR ESTE ROTEIRO JUNTO COM A PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA: 14/12/2018 GEOGRAFIA : Ensino Fundamental Ano: 8º Turma: CA.CL. Valor: 20 Pts Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL / 2018 Aluno(a): Nº: Nota: Professora: Andréa de Macedo Matos e Márcia Barbosa Querido

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7 ºANO 7 ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Das Sociedades Recoletoras às Primeiras Civilizações A Herança do Mediterrâneo Antigo 1. Conhecer o processo de hominização;

Leia mais

Causas dos movimentos migratórios

Causas dos movimentos migratórios Causas dos movimentos migratórios As migrações iniciadas na Pré-História, visavam suprir uma necessidade de sobrevivência de homens e mulheres (alimento, abrigo). A expansão marítima provocou a ocupação

Leia mais

Questões Geopolíticas Contemporâneas

Questões Geopolíticas Contemporâneas Questões Geopolíticas Contemporâneas Questões Geopolíticas Contemporâneas 1. no século XXI como grande foco de tensão mundial: lá se desenvolvem intrincados e importantes conflitos desta nossa época. Suas

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica

Leia mais

GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL. Prof: Judson Lima

GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL. Prof: Judson Lima GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL Prof: Judson Lima OBJETIVO DA AULA Traçar um panorama do mundo contemporâneo pós-atentado de 11 de setembro; Analisar as consequências econômicas Crise econômica de 2008 e seus

Leia mais

CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA

CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA Portugal é por tradição um país de migrações, dado que apesar do incremento da imigração, os portugueses continuam a emigrar... CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA A motivação económica, que se traduz pela

Leia mais

União Européia completa cinqüenta anos

União Européia completa cinqüenta anos União Européia completa cinqüenta anos Resenha Integração Regional Celeste Cristina Machado Badaró 4 de maio de 2007 União Européia completa cinqüenta anos Resenha Integração Regional Celeste Cristina

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

Fonte: BBC News Brasil

Fonte: BBC News Brasil Fonte: BBC News Brasil. 2015. DE ACORDO COM DADOS DA ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), CERCA DE 2,5 MIL IMIGRANTES SE AFOGARAM NO MAR MEDITERRÂNEO NESTE ANO VÍTIMAS DOS MUITOS BARCOS SUPERLOTADOS QUE

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO Os principais interesses econômicos e estratégicos norte-americanos na região do Caribe se referem: ao combate à guerrilha e a produção de coca-cocaína na Colômbia; ao controle do suprimento de petróleo

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento

Leia mais

Nota: Nome: Série:9º ano. Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 9º ANO. CAPÍTULOS 5 e 6

Nota: Nome: Série:9º ano. Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 9º ANO. CAPÍTULOS 5 e 6 Nome: Série:9º ano Nota: Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal CAPÍTULOS 5 e 6 RECUPERAÇÃO 9º ANO 1. Explique como funciona as Monções na Ásia. 2. Em que parte da Ásia as Monções ocorrem?

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Migração no Mundo Obs 1 : conflitos armados, étnicos, intolerância, religiosos ou políticos, e a fome formam os principais fatores repulsivos;

Leia mais

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro HISTÓRIA Professores: André, Guga, Pedro Questão esperada sobre Mundo Islâmico (Idade Média). A resposta correta, letra A, fala sobre o expansionismo da cultura islâmica. A obra de Avicena, muito famosa,

Leia mais

BLOCOS ECONÔMICOS PRÉ-INTENSIVO

BLOCOS ECONÔMICOS PRÉ-INTENSIVO BLOCOS ECONÔMICOS PRÉ-INTENSIVO Prof. Israel Frois CONTEXTO MUNDIAL Década de 1989 Queda do muro de Berlim; 1991 desmantelamento da URSS. Do mundo Bipolar para a Nova Ordem Mundial - multipolaridade NÍVEIS

Leia mais

Professor Yuri Xavier

Professor Yuri Xavier Professor Yuri Xavier A Europa é um continente pequeno (7% das terras do planeta), maior apenas que a Oceania. Totalmente no hemisfério norte; Cortado pelo Círculo Polar no extremo norte; Localizado na

Leia mais