Câmara Municipal de Cubatão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Câmara Municipal de Cubatão"

Transcrição

1 2 ATA DA 32ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 4º ANO LEGISLATIVO DA 15ª LEGISLATURA REALIZADA EM 16 DE OUTUBRO DE 2012 PRESIDÊNCIA - Sr. Donizete Tavares do Nascimento e Sr. José Roberto Azzoline Soares. SECRETARIAS - Sr. Aguinaldo Alves de Araújo, SECRETA Sr. José Aparecido dos Santos e Sr. Francisco Leite da Silva. - Às 16h11, sob a Presidência do Sr. Donizete Tavares do Nascimento, é procedida a verificação de presença dos Srs. Vereadores. FOLHA DE PRESENÇA ADEILDO HELIODORO DOS SANTOS AGUINALDO ALVES DE ARAÚJO DONIZETE TAVARES DO NASCIMENTO FRANCISCO LEITE DA SILVA GERALDO CARDOSO GUEDES JOSÉ APARECIDO DOS SANTOS JOSÉ ROBERTO AZZOLINE SOARES MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA PAULO TITO FARDER SEVERINO DE OLIVEIRA MELO SEVERINO TARCÍCIO DA SILVA SIM SIM SIM SIM JUSTIFICADA SIM SIM SIM SIM SIM SIM (a) Donizete Tavares do Nascimento (a) Aguinaldo Alves de Araújo

2 3 O SR. PRESIDENTE - Havendo número legal, em nome de Deus e da Lei, declaro abertos os trabalhos da presente Sessão Ordinária. Convoco o Vereador Aguinaldo Alves de Araújo, para assumir a 1ª Secretaria e convido o Vereador José Aparecido dos Santos, para assumir a 2ª Secretaria. - Os Vereadores Aguinaldo Alves de Araújo e José Aparecido dos Santos, assumem respectivamente, as 1ª e 2ª Secretarias. A SRA. MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - Peço a palavra, Sr. Presidente, para requerer à V Exa. que submeta ao Plenário, que se faça 01 minuto de silêncio, em homenagem póstuma a três pessoas queridas da nossa cidade. Dona Rosa Aparecida Pedulo Cervates, que durante toda a sua vida enfeitou as nossas noivas com seus buquês e suas grinaldas, além das nossas crianças que fizeram a primeira comunhão. Ela era a florista da nossa cidade. Dona Neusa Raimundo dos Reis e também o irmão do Carlili, que há 01 mês fizemos uma homenagem, Edson Louzada de Campos. Todos os três subiram ontem para a glória do Senhor. - Posto a votos, é aprovado o requerimento verbal da Vereadora Maria Aparecida Pieruzi de Souza. O SR. PRESIDENTE - Está portanto, aprovado o requerimento verbal e a Casa observará 01 minuto de silêncio. - A Casa, respeitosamente, observa 01 minuto de silêncio. O SR. PRESIDENTE - Esta Presidência registra e agradece pela presença ao Vereador eleito Fábio, o famoso Roxinho, que está acompanhando a nossa Sessão. É um prazer.

3 4 A SRA. MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - Peço a palavra, Sr. Presidente, para justificar a ausência do Vereador Geraldo Cardoso Guedes, por motivo de saúde. Vereadora. O SR. PRESIDENTE - Ausência justificada, - É colocado à disposição dos Srs. Vereadores, para conhecimento e eventual exame, o seguinte: DO EXECUTIVO EXPEDIENTE DA MESA CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA SEJUR Of. 155/ Comunica Veto Integral ao Projeto de Lei n 019/2011, que PROÍBE A UTILIZAÇÃO DE TELEFONE CELULAR E OUTROS EM SALA DE AULA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. GABINETE DA PREFEITA Of. 407/ Em atenção ao Requerimento n 144/12, de autoria do Vereador Severino Tarcício da Silva. DIVERSOS RECEBIDOS Divisão de Contabilidade e Finanças da Memorando. 148/2012 Encaminha Balancete do mês de SETEMBRO de 2012.

4 5 Da SABESP Of. 096/ Em atenção ao Requerimento n 142/12, de autoria do Vereador Severino Tarcício da Silva. Da Assembleia Legislativa do Of. 060/ Encaminha cópia da Indicação n 1190/12, de autoria do Deputado José Bitencourt, que trata da liberação de recursos financeiros para a construção de um Ambulatório Médico de Especialidades, no Município. Do Ministério da Saúde (Telegramas) Nº Ref.: 00191/FNS - Informa a liberação de recursos financeiros destinados ao Programa: PAGAMENTO DE FÓRMULA INFANTIL ÀS CRIANÇAS VERTICALMENTE EXPOSTAS AO HIV - COMP 09/2012 MUNICIPAL UF SP. Nº Ref.: 00259/FNS - Informa a liberação de recursos financeiros destinados ao Programa: PAGAMENTO DE PAB FIXO - COMP 09/2012 MUNICIPAL UF SP. Nº Ref.: 00682/FNS - Informa a liberação de recursos financeiros destinados ao Programa: PAGAMENTO DE TETO MUNICIPAL REDE PSICOSOCIAL (RSM CRAC) - COMP 09/2012. Da Câmara Municipal de Santos Of. 6440/ Encaminha cópia do Requerimento, de autoria do Vereador Senhor Roberto Oliveira Teixeira, que trata da aprovação do Projeto de Lei nº 1.631/2011.

5 6 O SR. PRESIDENTE - Comunico que se encontra à disposição dos Srs. Vereadores na Divisão Legislativa da Casa, a Ata da 31ª Sessão Ordinária, realizada no dia 09 de outubro do corrente ano, bem como, o Balancete Analítico do Poder Legislativo, relativo ao mês de setembro de Não havendo objeções, são consideradas aprovadas as Atas das 29ª e 30ª Sessões Ordinárias, realizadas respectivamente, nos dias 25 de setembro e 02 de outubro de indicação: - Lida, é devidamente encaminhada pela Presidência, a seguinte INDICAÇÃO Nº 289/2012 Senhor Presidente, Senhora Vereadora, Senhores Vereadores: Com a finalidade de solucionar a problemática que acompanha o bairro da Cota 200: Água e Saneamento Básico. O reclamo dos munícipes é sobre a falta de água que ocorre na região deste, próximo ao campo de futebol, que segundo estes, todos os dias tem ocorrido a falta de abastecimento e que não existe nenhuma ação do Governo para eliminação do ocorrido, INDICO à Mesa da Câmara, observadas as formalidades regimentais, expedir ofício a Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal, Marcia Rosa de Mendonça Silva, solicitando juntamente ao setor competente, a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Obras e Sabesp, que busquem estudos visando a solução da falta de água deste bairro. Se necessário pedimos o encaminhamento de um Caminhão Pipa diariamente até a solução do problema.

6 Sala Dona Helena Meletti Cunha, 16 de outubro de (a) - José Aparecido dos Santos 7 O SR. PRESIDENTE - Esgotado o expediente da Mesa, passaremos ao expediente dos Srs. Vereadores. Concedo a palavra à Vereadora Maria Aparecida Pieruzi de Souza, primeira oradora inscrita, para a apresentação dos seus trabalhos. SOUZA - (Lê). A SRA MARIA APARECIDA PIERUZI DE Senhor Presidente, Nobres Pares: REQUERIMENTO Nº 151/2012 O mês de outubro traz para nossa sociedade muitas comemorações às quais, em nossa vivência, aumentam nossas experiências, ampliam nossos conhecimentos, enriquecem nosso caráter, ampliam nossas amizades, curam nossos males, e afagam nossa alma. Este ano, iniciamos o mês escolhendo nossos governantes municipais que, durante quatro anos, demonstrarão suas habilidades em defesa dos cidadãos e desejamos que todos os eleitos possam exercer seus mandatos com sabedoria, com bondade, com gentileza e respeito. No dia 12, duas comemorações trazem ternura aos nossos corações: DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA A MÃES DOS BRASILEIROS CATÓLICOS E O DIA DAS CRIANÇAS. A Mãe dos brasileiros, colhida durante uma pescaria, nos envolve com seu manto protetor, sobretudo àqueles que têm fé, tornando nossa caminhada sem espinhos, nos preparando, para suportar, as tempestades sociais.

7 8 Maria, com o nome de Nossa Senhora Aparecida, acolhe-nos no seu imenso coração materno e seu filho Jesus, que se comprometeu a permanecer conosco até o fim, confirma esse propósito e presenteia-nos com o dom da paz. As crianças representam a ternura de nossos dias, a continuidade de nossa existência, por isso, devemos protegê-las. Evidentemente que muitas sofrem crueldades nas esquinas do nosso país, sendo violentadas por quem deveria protegê-las. Temos que mudar essa realidade protegendo-as para que possam ser felizes e sorriem sempre. Que não falte a elas, a fortaleza e apoio dos pais, a necessária creche e a escola acolhedora. No dia 13 de outubro comemoramos o dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, aqueles que trabalham com as mãos são artesãos, aqueles que trabalham com a inspiração são artistas, aqueles que trabalham com a técnica são profissionais, aqueles que trabalham com a intuição são místicos, aqueles trabalham com o coração são espiritualistas agora, aqueles que trabalham com as mãos, com a inspiração, com a técnica, com a intuição, com o coração são Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. No dia 15 comemoramos o Dia dos Professores. Os mestres não procuram o seu próprio brilho, mas, tornam seus alunos seus filhos, tornando-se pequenos, para engrandecer seus educandos. Eles não apontam erros, mas os previne, não corrigem mais ensinam a refletir, não desistem, ao contrário, estimulam o começar de novo. Os mestres são os transformadores fazendo seus alunos a usarem o que passaram sendo transformados em cidadãos de bens, criando jovens com respeito, com formação, formando uma massa critica de jovens que, lidarão com desafios e saberão resolve-los.

8 9 Desta forma nossos mestres devem ser respeitados, trabalharem com segurança e com remuneração digna. No dia 18, homenageamos os Médicos. Em suas missões recebem seus doentes que, com suas almas ansiosas pedem s ocorro e soluções para seus males. Dão-lhes as mãos para que se levantem, renovando-lhes as forças gerais, pois, como almas aflitas pela dor revelam ansiedade, fraqueza e desesperança e em suas atividades se propõem na pratica incessante do bem: A eles, entregamos nossas vidas. No dia 25 de outubro comemoramos o dia dos Dentistas que conservam nossa saúde, tratando das nossas bocas, pois o ditado é bem antigo e acertado quando diz que a saúde das pessoas começa pela boca. Eles também seguem a recomendação do Mestre amando ao próximo como a nós mesmos. Renovam nossa beleza mantendo o sorriso de muitas pessoas que não tinham condição pela falta dos dentes. Levam, portanto novos rumos na direção do bem. diário. Nosso reconhecimento e gratidão ao responsável pelo nosso sorriso No dia 28, nossas homenagens são para os funcionários públicos que são a luz de uma administração. Como missão de Luz, clareiam caminhos, varrem sombras, missão esta feita através de trabalhos honestos, dignos à custa do conhecimento que adquirem em seus cargos, sempre disponíveis a doarem suas forças na atividade incessante do bem para que uma administração brilhe trazendo redenção e bons frutos para a comunidade e todos que dela participem Vós sois a luz do mundo ensinou-nos o Mestre visto que a luz não argumenta mas esclarece e socorre ajuda e ilumina. Assim são nossos funcionários. De forma singela oferecemos aos homenageados estes versos de autor anônimo;

9 10 Você é Chamado: A ser agricultor e plantar a paz, A se tornar um médico e revitalizar o coração do mundo, Você é chamado a ser pedreiro e lançar as bases de uma nova sociedade, A ser padeiro e fazer crescer o pão da solidariedade e da vida, Você é chamado a ser artista e pintar a esperança nos olhos dos pobres e oprimidos, E, à semelhança do Criador, esculpir o rosto terno da nova humanidade. Pelo exposto, REQUEIRO, após ouvir o Douto Plenário, que cópia do presente trabalho seja encaminhada à Associação dos Professores Municipais de Cubatão, à Associação dos Médicos de Cubatão, à Associação dos Dentistas de Cubatão, ao Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Cubatão, à Associação Casa da Esperança de Cubatão e à Pro Saúde, dando-lhes ciência do requerimento apresentado no Legislativo Cubatense. Sala Dona Helena Meletti Cunha, 16 de Outubro de (a) - Maria Aparecida Pieruzi de Souza - Posto a votos, é sem debate, aprovado o requerimento. - Durante a votação, verificam-se as seguintes declarações de voto: A SRA. MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - Sr. Presidente, nobres Vereadores, realmente, este mês é um mês de muitas comemorações. Como bem mencionei no meu requerimento, nós tivemos início no dia 07, com a eleição. Vou apresentar outro trabalho para cumprimentar ao Juiz Eleitoral Sérgio Ludovico Martins. Ele realmente demonstrou a sua capacidade, pois tivemos uma eleição serena. Nem parecia

10 11 que estávamos tendo uma eleição. Tudo ocorreu de forma normal - não é? - a não ser em alguns locais, que vou elencar aqui. O grande número de papeis ocasionou alguns transtornos, pois as pessoas não viam os buracos, passavam por cima dos papeis e sofriam acidentes. No dia 12 comemoramos o Dia das Crianças e as crianças representam a continuidade da nossa sociedade. No dia 12 também comemoramos o dia da Mãe dos brasileiros católicos, o Dia da Nossa Senhora Aparecida. No dia 13 homenageamos os nossos Fisioterapeutas e os nossos Terapeutas Ocupacionais, aqueles que trabalham com as mãos, com a intuição, com o carinho e com a generosidade. No dia 18 homenagearemos os nossos Médicos, aqueles que tratam dos nossos males e fazem com que a nossa saúde possa ser recuperada. Muitos Médicos não têm hora para dormir. Muitas vezes eles são acordados até durante a noite e por isso, eles também têm o nosso respeito. Os nossos Dentistas, que fazem o sorriso das pessoas, também foram homenageados. Eles, de forma carinhosa, recuperam a saúde bucal das pessoas. Enfim, Sr. Presidente, como eu já disse, presto minha homenagem a todos os eleitos. Espero que eles realmente possam trabalhar com respeito e trazer à nossa sociedade tudo que for de direito, tudo que for possível e tudo que for concreto. Voto favoravelmente. É só, Sr. Presidente. O SR. PAULO TITO FARDER - Sr. Presidente, nobres Pares, nobre Vereadora, não iria fazer uso da palavra neste momento, mas quando a Vereadora citou os Vereadores eleitos, chamou-me a atenção. Ontem, eu estava assistindo, se não me falha a memória, a TV Câmara, onde estava passando uma Sessão Solene para homenagear, em minha opinião, um dos maiores políticos contemporâneos deste país. O Brasil deve muito a ele, pois hoje nós temos a democracia. Digo isto para que nós, que estamos no final dos

11 12 nossos mandatos e aqueles que iniciarão os seus, possamos usar o exemplo desses que marcaram a história deste país pela democracia. Eu estou falando do Sr. Ulysses Guimarães. Estou dizendo isto para que nós possamos refletir sobre os valores do respeito e da ética. Temos que saber divergir. Temos que saber que a política é o ato de juntar os opostos. Então, eu não poderia, de forma nenhuma, deixar de fazer uso da palavra, deixar de falar de uma pessoa que faz falta no Congresso Nacional, que é o Dr. Ulysses Guimarães. Eu não poderia deixar de falar sobre isso e dizer que sou favorável ao requerimento da Vereadora, porque ele realmente presta uma justa homenagem aos profissionais, cada um na sua função para prestar serviço à nossa sociedade, desde aqueles que têm mais condições até aqueles que têm menos condições. Eu acho que é bom sempre nos lembrarmos daqueles que não têm mandatos, mas que contribuem muito, melhorando as condições de vida da população, não só da nossa cidade, mas também do nosso Estado e do nosso país. Parabéns, Vereadora. É só, Sr. Presidente. O SR. PRESIDENTE - Está portanto, aprovado o requerimento. Continua com a palavra a Vereadora Maria Aparecida Pieruzi de Souza, para prosseguir a apresentação dos seus trabalhos. SOUZA - (Lê). A SRA. MARIA APARECIDA PIERUZI DE REQUERIMENTO Nº 152/2012 Senhor Presidente, Nobres Vereadores: A Vigilância Sanitária possui legislação própria, baseada em Lei Federal que a permite agir acima, até mesmo da Secretaria de Saúde e nesse

12 13 sentido, apelamos à chefia da Vigilância Sanitária que determine a imediata análise da água do Rio Perequê em virtude da proximidade com o lixo contaminado da Rhodia e com os comentários de que caminhões pipas estão retirando água deste local. Dessa forma estaremos zelando pela Saúde de nossa população. Pelo exposto REQUEIRO, após ouvir o Doutor Plenário o envio do presente trabalho à Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal de Cubatão, Professora Marcia Rosa de Mendonça Silva, para que determine à Vigilância Sanitária no Sentido de atender nossa Solicitação. Sala Dona Helena Meletti Cunha, 16 de Outubro de (a) - Maria Aparecida Pieruzi de Souza - O Vereador Paulo Tito Farder solicita e o Sr. Presidente determina ao Sr. 1º Secretário, que procede nova leitura do requerimento. O SR. SEVERINO TARCÍCIO DA SILVA - Peço a palavra, Sr. Presidente, para propor uma adenda ao requerimento da Vereadora, solicitando que a Administração Municipal também informe para onde estão sendo encaminhados esses caminhões e essa água, ou seja, para que local. O SR. PRESIDENTE - Esta Presidência consulta a autora do requerimento, se aceita a adenda proposta pelo Vereador Severino Tarcício da Silva. A SRA. MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - Sr. Presidente, eu acho que ele poderia redigir: Se estão retirando a água, não é? Porque eu estou falando que nós ouvimos comentários. Então: Se

13 14 estão retirando, para onde são levadas, não é? Para não afirmarmos que elas estão sendo retiradas de lá. requerimento, com a adenda apresentada. O SR. PRESIDENTE - Está em discussão o A SRA. MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - Peço a palavra. Sr. Presidente, Srs. Vereadores, ainda no início da Sessão, quem estava atento ouviu e eu acredito que foi o Vereador Dédinho que pediu os caminhões pipa, devido à falta de água no Vale Verde. (Pausa). Ah, foi nas Cotas? Eu confundi porque V Exa. é do Vale Verde. Então, ele pediu que os caminhões pipa levassem água até a Cota 200. Nós temos ouvido que caminhões pipa retiram água lá do Rio Perequê. Imaginem os senhores que o Edson, que faleceu ontem, estava com câncer e ele trabalhou na Rhodia por volta da década de 80. Nós esperamos algo e o meu pedido se faz necessário, pois imagine Vereador, pegar água lá do Rio Perequê, sem saber se ela é potável, se ela pode ser usada ou se ela é levada para as piscinas! Não é? Isso porque as pessoas compram caminhões de água para abastecer suas piscinas, pois fica mais em conta comprar esses caminhões do que abrir a torneira e pagar a água que vai para a piscina, além da taxa de esgoto, que não é usado. Não é? Nós pagamos concomitantemente água e esgoto. Então, fica menos oneroso adquirirmos água de caminhões pipa, do que abrirmos a torneira da Sabesp. Imaginem os senhores, se essa água realmente é boa para ser usada! Imaginem se ela é potável ou se ela não está contaminada! Dizem que há barra de contenção. Será que essa barra de contenção não permite que durante os períodos de chuva o veneno escorra para dentro do rio? Nós temos que pensar seriamente em verificar onde os caminhões pipa vão abastecer, com o que eles

14 15 abastecem, se essa água realmente foi examinada e se aquela areia, onde as pessoas andam, também não é contaminada pelo HCB. As pessoas que participam da nossa Comissão Especial de Inquérito têm ouvido, com a profundidade dos Professores, Doutores e Mestres que vêm falar na nossa Comissão, sobre o grave perigo que é o HCB, transmissível até para os filhos daqueles que estão envenenados, através do DNA. Muitos pais têm filhos com problemas e nunca se atingiu, ou melhor, nunca se examinou as suas esposas e os seus filhos, para que nós soubéssemos se eles estão ou não com o mesmo veneno. Esse veneno é cumulativo no organismo. Ele não sai mais. Ele transforma-se em vários venenos dentro do corpo, atingindo os rins, os pâncreas, o fígado, sobretudo, o sangue, o cérebro. Nós temos que ter cuidado, Vereador. Eu me preocupei quando vi o seu trabalho e tinha este aqui, que eu deveria ter apresentado na Sessão passada. Infelizmente, pelo acidente que sofri, eu não pude apresentá-lo. No entanto, nós esperamos resposta, pois esse é um trabalho que a Vigilância Sanitária tem obrigação de fazer. Se ela não tem quem faça o controle da água, que pague! Que traga Professores, profissionais que tenham habilidades, que tenham conhecimento, para analisar a água, que nós não sabemos se vai para as nossas escolas, se vai para as casas das famílias, que também não sabem que ali é um local onde o veneno HCB prolifera. Voltarei a falar. Era só, Sr. Presidente. O SR. PAULO TITO FARDER - Peço a palavra. Sr. Presidente, nobres Pares, nobre Vereadora, eu quero antecipar que o meu voto será favorável à aprovação do requerimento e também quero falar da minha preocupação com relação a essa questão tão importante, que é o saneamento básico, que é a questão do tratamento da água. Eu acho que este requerimento é

15 16 importante, inclusive também estou preparando um requerimento, cuja leitura eu pretendo fazer, que se dá exatamente em função de eu ter assistido uma discussão sobre resíduos sólidos e principalmente sobre tratamento de água. O palestrante veio com um dado que me assustou. A Sabesp serve, no Estado de São Paulo, aproximadamente trezentas e cinquenta cidades e dos quinze piores índices de tratamento de água, ou seja, das quinze piores cidades, onde os tratamentos de água estão inadequados ou são os piores, algumas delas são exatamente da nossa região da Baixada Santista, ou seja, das quinze piores análises das águas, os nove municípios da região da Baixada Santista encontram-se nesses padrões. Por que isso me preocupa e acredito que preocupa todos nós? Porque a nossa região, infelizmente, está dentre aquelas que têm os piores padrões, principalmente de desenvolvimento humano, no Estado de São Paulo. Existe a tuberculose e algumas epidemias, cujos nomes eu não vou citar agora, mas elas nos preocupam. Isso é inadmissível, quando nós estamos numa região com o maior porto da América Latina e o maior polo petroquímico da América do Sul. Nós temos uma região que é turística, ou seja, uma região rica, mas que infelizmente tem sérios problemas estruturais. A SRA. MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - (Assentimento do orador) - Infelizmente, o que nós ouvimos a respeito da Sabesp, é extremamente preocupante, porque eles invertem o tratamento da água, em virtude da quantidade de resíduos e de esgotos, Vereador. Então, eles invertem o tratamento da água. Eles também não fazem um exame acurado para ver. Lá também é um lugar onde a Rhodia lançou o veneno. Eles não fazem um exame acurado, até da água que passa por toda a Baixada Santista. Portanto, V Exa. tem razão e quanto a esse trabalho de

16 17 verificação, fica uma sugestão para os novos: ele deveria ser um trabalho metropolitano, pois toda a Baixada Santista usa a nossa água. Não é? Isso quando nós poderíamos pegar a água que serve o Guarujá, que também vem do nosso lado e que é uma água mais potável, mais saudável. Obrigado, Vereador. O SR. PAULO TITO FARDER - Não há do quê me agradecer, Vereadora. Esta é a preocupação que nós temos. Independentemente de nós termos mandato ou não termos mandato, nos próximos 04 anos nós devemos trabalhar juntamente com os Vereadores que foram eleitos, até no sentido de subsidiar e passar um pouco da experiência que adquirirmos ao longo desses 04 anos. V Exa. tem muito mais, pois já é o seu quarto mandato. Então, acho que é isso que é importante, porque nós temos que trabalhar. Talvez esteja aí uma das justificativas de que em Cubatão há sérios problemas de tumores, o que tem ocasionado muitas mortes no nosso Município. Temos que analisar friamente. Eu moro num bairro que também apresenta alguns problemas desse tipo e provavelmente esse possa ser um dos fatores que contribui para que tal situação aconteça. Por isso fiz questão de falar, porque essa é uma preocupação que temos e devemos trabalhar com bastante afinco. Eu tenho certeza absoluta que o nobre Vereador Donizete, como Vice-Prefeito, estará no Executivo se atendo também a esse problema, que é de suma importância, para que tenhamos melhor qualidade de vida no nosso Município. Era só, Sr. Presidente. O SR. SEVERINO TARCÍCIO DA SILVA - Peço a palavra. Sr. Presidente, Srs. Vereadores, já quero aqui antecipar que meu voto será favorável e quero parabenizar à nobre Vereadora pelo brilhante requerimento, deixando registrado, Sr. Presidente, que eu também já havia apresentado um requerimento nessa direção, cobrando uma análise realmente

17 18 melhor com relação à questão da água. Hoje a Vereadora apresenta um requerimento mais amplo e isso só mostra que cada Vereador desta Casa está, estará e permanecerá atento. Tenha certeza, Vereadora, que continuando no mandato, terá uma voz aqui dando sequência a essa cobrança. É inadmissível que tenhamos um local onde por longos e longos anos tínhamos orgulho de chamar de nosso Parque Perequê e hoje esteja assim. Até o nome dele é igual ao de uma praia famosa do Guarujá, chamada Perequê. Centenas e milhares de pessoas da nossa cidade, da região e até da grande São Paulo frequentavam aquele local, até ele ficar da forma como está. O que me chamou a atenção na apresentação do requerimento foi o fato do restante do material da obra da Avenida 09 de Abril estar sendo jogado naquele local. Isso chamou minha atenção na apresentação do requerimento, o porquê estar-se jogando entulhos naquela localidade, ou seja, será que ali já se deu realmente por esquecido, por isolado, por abandonado? Foi quando a Vereadora apresentou uma adenda e eu também, naquele requerimento, ampliei o pedido para uma análise da água, que também nos preocupa muito. Não obtivemos resposta até a presente data, mas com este requerimento, assim como com o meu, apresentado anteriormente, tenha certeza, Vereadora, que com resposta ou sem resposta, estaremos aqui atentos, na continuidade da execução do nosso papel, no atendimento à nossa comunidade, para cobrarmos realmente respostas a determinadas questões que colocamos como fundamentais. Nós tivemos uma audiência pública aqui não é Vereador Paulo Tito? da qual fizemos parte e naquela oportunidade, única e exclusivamente, pois depois houve a participação do Vereador Bigode e nós cobramos justamente essa questão da Secretária de Saúde, quanto à necessidade de uma ala para oncologia na nossa cidade. Eu lutei os 04 anos pela implantação dessa ala na cidade e isso, Vereadora, vinha e vem ao encontro justamente do

18 19 caso de vários óbitos que temos acompanhado na cidade em função do câncer, assim como várias pessoas que vêm se tratando dessa doença. Nós não temos um respaldo direto e objetivo, para saber a proveniência do problema, de tantas situações semelhantes, de tanta incidência da doença, de tantas pessoas que são levadas ao óbito ou a um tratamento. Com isso, chama-nos a atenção cada vez que tocamos no assunto, no que se refere à água, a produtos despejados no solo, a locais que podem causar esse problema, porque nós sabemos que a nossa cidade carrega essa mácula. É importante que tenhamos essa resposta, até para que possamos nos precaver de uma situação futura, como é o caso deste requerimento apresentado hoje, pedindo apoio à Vigilância Sanitária, para que ela analise a água que está sendo retirada daquele local e qual o seu uso, para onde está sendo transportada e sob a autorização de quem. É importante que tenhamos estas respostas também, porque não sabemos para onde vai essa água, qual o seu uso, a sua finalidade. Portanto, chamou-me muito a atenção o pedido e eu não poderia deixar de registrar minha fala, de forma alguma, referente a ele, até porque, na semana passada, nos meus últimos requerimentos, eu também apresentei um pedido semelhante, referente à areia que foi jogada no campinho da Vila dos Pescadores. Eu mostrei as fotos das pernas das crianças, com feridas. Aquilo nos chamou a atenção, porque nós não sabemos qual a proveniência daquelas feridas, se é da areia ou não, por isso é importante uma análise. Tudo isso nos chama a atenção, para que possamos transmitir a resposta para a nossa população. É isso que estamos tentando fazer aqui. Esperamos que as repostas possam ser realmente encaminhadas, para que possamos obter as informações de forma definitiva e assim, repassá-las à nossa população, que as esperam não é, Vereadora? que as aguardam e que fica nos cobrando. Eu antecipo que meu voto será favorável e voltarei a falar. Era só, Sr. Presidente.

19 - As Galerias se manifestam: palmas Ninguém mais desejando fazer uso da palavra, é encerrada a discussão. Posto a votos, é aprovado o requerimento. - Durante a votação, verificam-se as seguintes declarações de voto: O SR. PAULO TITO FARDER - Sr. Presidente, nobres Pares, nobre Vereadora, passou batido e somente depois que eu falei, eu lembrei, que poderia ter sido apresentada uma adenda ao requerimento da Vereadora, pois nós sabemos que a Vigilância Sanitária simplesmente colhe as amostras da água, mas não faz as análises, portanto, geralmente essas amostras são remetidas ao Instituto Adolfo Lutz, para que se façam as análises. Eu acho importante que essas amostras não fiquem apenas num laboratório, mas que elas sejam remetidas também a outros laboratórios, como o da USP e outro, que se não me falha a memória, fica na cidade de Barretos. Aí, três Institutos fariam as medições, para ver a contaminação ou não da água e aí, sim, tirar-se-ia uma média, para em cima desses dados, fazer o tratamento e buscar a solução adequada para um problema tão grave, que afeta algo que é a razão de ser da nossa vida, ou seja, a água. Eu costumo dizer que quando o homem vai ao espaço, ele já tenta identificar se há água no planeta visitado, para saber se lá tem vida. Como sabemos que num futuro não muito distante teremos problemas com a água, todos podem ter certeza absoluta, que se tiver um planeta com água, será feita uma tubulação nesse planeta, trazendo água para a Terra. Portanto, essa é, nada mais, nada menos, uma das questões que se vislumbra quando se busca vida no espaço, através da presença do H2O no planeta visitado, que seria a água. Voto favoravelmente ao requerimento. É só, Sr. Presidente.

20 21 O SR. FRANCISCO LEITE DA SILVA - Sr. Presidente, nobres Vereadores, parabenizo à nobre Vereadora pelo requerimento, mas já antecipando uma resposta ao pedido do Vereador Dédinho, quero dizer que a Prefeitura já está abastecendo os bairros Cota com caminhões pipa, dizendo que pega a água diretamente da Sabesp. Preocupou-nos quando disseram que os carros pipa estavam pegando água lá no Parque Perequê, mas a água que está sendo levada para as Cotas, devido à falta d água no local, está sendo retirada ali de perto da Câmara e levada para lá, da Sabesp. Portanto, já estou avisando ao Vereador, porque o requerimento é importante, mas basta mandar o pessoal ligar diretamente na Garagem, que os meninos mandam os caminhões pipa abastecerem os bairros Cota. É só, Sr. Presidente. O SR. JOSÉ APARECIDO DOS SANTOS - Sr. Presidente, Srs. Vereadores, nobre Vereadora, confesso que eu não pretendia fazer uso da palavra e muitos já sabem o meu posicionamento aqui com relação à força do Vereador, à força do Poder Legislativo e às coisas que não acontecem em Cubatão e que deveriam acontecer, mas o Vereador Bigode, na sua boa vontade de explicar o que está acontecendo na Cota 200, trouxe-me um questionamento próprio. Por que faltou água? Por que uma região tão grande como aquela, com tanta gente necessitada, não tinha água nas vésperas da eleição, quando passei lá? Não tinha água, Vereador! As pessoas desesperadas, sem agua para beber, sem água para tomar banho, sem água para cuidar dos seus pertences. Uma cidade tão rica como Cubatão! Aí, eu vejo a Vereadora Nega Pieruzi, com toda a sua luta, com toda a sua determinação, falar de assuntos tão sérios, tão importantes, que existem desde a década de 80, 90. O problema da Rhodia é seríssimo e a mídia bateu em cima. Eu era Vereador lá em São

21 22 Vicente, fiz parte do movimento que trabalhou para eliminar a Rhodia da Baixada Santista em função dos graves problemas que ela ocasionou à nossa região, inclusive no Samaritá e Parque das Bandeiras. Passou um tempo e a mídia não falou mais nada, ninguém falou mais nada. Esse assunto renasceu agora, através da Vereadora Nega Pieruzi. Pela nossa experiência, também achamos que não vai resolver nada. Eu não queria falar, mas estou aqui falando algumas coisas, que às vezes, não é nem bom falar. É lamentável. Voto favoravelmente. É só, Sr. Presidente. O SR. SEVERINO DE OLIVEIRA MELO - Sr. Presidente, Srs. Vereadores, Sra. Vereadora, quero parabenizar à Vereadora Nega por este requerimento, que é de suma importância, Colega. Também quero pegar um gancho no que falou o Colega Doda, sobre a ala para oncologia. No começo eu bati tanto nessa tecla, porque tem uma ala para o tratamento das mulheres, mas também deveria ter para os homens. Fiz um requerimento, mas acho que ele não chegará a acontecer, porque já está terminando o ano e o nosso mandato. Espero que os novos Vereadores eleitos continuem batendo nessa tecla. Nós dependemos das mulheres, mas elas também dependem dos homens, então, se tem uma ala para o tratamento de câncer nas mulheres, por que os homens também não têm essa oportunidade? Como a Colega Nega falou, Cubatão é uma cidade muito poluída, cujo mal atinge muito os homens que trabalham nas nossas indústrias. Espero que os novos Colegas continuem trabalhando, lutando, levantando essa bandeira, porque quem sabe um dia isso não aconteça, para que todos tenham mais saúde. Se existisse essa ala para o tratamento dos homens, nós seríamos atendidos melhor. Os homens também têm que ter saúde, para poder trabalhar. A Colega

22 23 Nega falou que há pouco morreu um homem que trabalhou vários anos nas nossas indústrias. Fiz um requerimento, mas acho que não dará tempo para ele ser executado, porque está terminando o ano e o nosso mandato. Peço que os novos Vereadores eleitos continuem batendo nessa tecla. Nós dependemos das mulheres, mas elas também dependem dos homens. Se há uma ala para tratar o câncer nas mulheres, por que os homens não têm essa oportunidade? Como a Colega Nega falou, Cubatão é uma cidade bem poluída, cujo mal atinge tanto os homens que trabalham nas indústrias. Espero que os novos Colegas continuem trabalhando, lutando, levantando essa bandeira, porque quem sabe um dia esse benefício aconteça e todos nós vamos aproveitar. Se um dia existir essa ala para o tratamento dos homens, eu acho que nós vamos ser bem atendidos. Os homens também têm que ter saúde, se os homens não tiverem saúde, como é que eles vão trabalhar? A Colega Nega falou que há pouco morreu um homem, que trabalhou vários anos nas indústrias e pode ter sido por causa desse problema. Nas indústrias há uma química muito forte. O meu voto é favorável. É só, Sr. Presidente. A SRA. MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - Sr. Presidente, Srs. Vereadores, realmente, nós esperamos que o governo aja com a seriedade que tem agido até agora e que determine à Secretária de Saúde ou até mesmo à Vigilância, que tenha uma Legislação própria, para que ela mesma se responsabilize. Nós já demos várias ideias aqui para o tratamento de água, para o tratamento que é feito com a cebola. Nós fizemos trabalhos importantes através da USP, pena que os nossos trabalhos não chegaram aos munícipes, que desconhecem os trabalhos apresentados nesta Casa de Leis. Por isso, Presidente, é necessário até que mudemos o horário das nossas

23 24 Sessões, para que o trabalhador possa vir aqui à noite, para assistir e ver aquele que trabalha. É necessário que o povo conheça o que está sendo tratado nesta Casa, porque me passaram que um dos Vereadores eleitos disse que é uma vergonha vir à Câmara, tamanha é a briga. Talvez não tenha chegado ao seu conhecimento, que aqui nós trabalhamos de acordo com as ideias, defendendo a nossa comunidade. Muitas vezes, os debates são acalorados. Quero usar as palavras do Vereador Paulo Tito, quando ele enalteceu o grande Legislador Ulysses Guimarães. Ulysses nunca baixou a crista para ninguém. Um homem que lutou em defesa da cidadania brasileira. Um homem que lutou em defesa da pátria, que morreu e ninguém sabe onde ele foi parar. Então, é difícil. Nós não podemos falar que aqui há brigas, nós temos que falar que aqui há debates. Os Vereadores Paulo Tito e Dédinho falam que os debates são através das ideias. Quando nós saímos da Sessão, os embates ficam aqui no Plenário. Então, não é vergonhoso. Vergonhoso é se calar, é se omitir e não defender a cidadania. Isto sim! Sr. Presidente, eu agradeço e voto favoravelmente ao requerimento. É só, Sr. Presidente. O SR. JOSÉ ROBERTO AZZOLINE SOARES - Sr. Presidente, nobres Pares, quero endossar as palavras bem ditas pela Vereadora Nega Pieruzi, com referência à mudança do horário da Sessão. Lembro-me que no passado, eu fui o autor do projeto que mudou o horário da Sessão, em virtude da insegurança que passava o país. Naquela época, eu deixei consignado que se algum Vereador apresentasse uma proposta depois do período de insegurança, eu aceitaria que a Sessão retornasse para o período da noite. Vereadora, eu estava aqui pensando, que tão importante quanto passar a Sessão para a noite, seria bom que as audiências públicas de Finanças e de Saúde

24 25 também fossem realizadas à noite, porque teria a presença maciça da população que não pode vir de manhã ou à tarde. Apenas os aposentados podem vir, mas mesmo assim, eles recebem tão pouco. Portanto, ficamos sem representação popular. Por isso, tão importante quanto à mudança de horário das Sessões, o que a nova Câmara terá a tarefa de resolver, que as audiências públicas também sejam realizadas à noite, para que a população possa apresentar sugestões. Com isso, a cidade terá muito a ganhar. Voto favoravelmente. É só, Sr. Presidente. O SR. PRESIDENTE - Esta Presidência esclarece aos nobres Edis, que caso algum Vereador apresente o projeto de lei, assim que ele estiver concluso, eu o pautarei ainda nesta Legislatura. O SR. AGUINALDO ALVES DE ARAÚJO - Sr. Presidente, nobres Vereadores, nobre Vereadora, senhoras e senhores que nos assistem através da TV Câmara e todos que estão presentes às Galerias, eu quero parabenizar à Vereadora Nega Pieruzi, quanto à questão da preocupação com a água. Água é vida. Parabéns, Vereadora. Gostaria de sugerir, que além da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde, nós também colocássemos a própria CMT no caso do Perequê, para controlar os carros que de repente vão buscar água clandestinamente naquele local. Não é uma denúncia, mas é uma previsão do que pode estar acontecendo, porque este Vereador, quando esteve lá visitando o Perequê, observou carros diferentes, até de outras cidades, até porque, o chafariz fica lá, à disposição, naquele local. Então, eu gostaria de sugerir, que a própria CMT controlasse a entrada de carros pipa, principalmente na questão do Perequê. Muito bem, como o Regimento Interno me permite, quero falar que este Vereador, também preocupado com o horário da Sessão, já está preparando o projeto de lei, para que tenhamos as Sessões às 18h00, a partir

25 26 do ano de A justificativa é que queremos a presença de toda a comunidade, a partir das 18h00. As pessoas sairão dos seus trabalhos e poderão vir aqui para assistir e prestigiar a Sessão, tantos os funcionários públicos, quanto os comerciantes, quanto às pessoas que trabalham nas indústrias, enfim, todos aqueles que queiram prestigiar a Sessão. Este Vereador já está dando encaminhamento a este projeto de lei e caso ele seja aprovado, nós teremos as Sessões às 18h00, a partir do ano de Muito obrigado. É só, Sr. Presidente. O SR. PRESIDENTE - Está portanto, aprovado o requerimento. Continua com a palavra a Vereadora Maria Aparecida Pieruzi de Souza, para prosseguir a apresentação dos seus trabalhos. SOUZA - (Lê). A SRA. MARIA APARECIDA PIERUZI DE REQUERIMENTO Nº 153/2012 Senhor Presidente, Nobres Vereadores: No dia 07 de outubro participamos do processo eleitoral. Queremos destacar a ordem, a organização e a boa receptividade dos representantes da Justiça Eleitoral. Merece parabéns o Juiz Eleitoral e toda a equipe de funcionários que permitiram uma eleição tranquila e se incidentes houveram não interferiram no bom andamento dos trabalhos. Contudo, lamentamos o ocorrido na E.E. Ary de Oliveira Garcia com as pessoas portadoras de deficiência, quando por volta das treze horas recebi um telefonema de um especial e querido amigo que estava desolado, pois, com sua saúde abalada, em virtude de uma distrofia muscular

26 27 progressiva foi até o local de sua votação e disseram-lhe: Você tem duas opções; ou sobe carregado ou justifica seu voto. Saiu desolado, pois, com fortes dores não suportaria ser carregado. O Diretor da escola, preocupado com as pessoas deficientes pediu ao cartório que elencasse as seções onde deveriam votar as pessoas com deficiência e indicaram a seção 180 que ficou no andar térreo, contudo nas seções 027, 028, 125 e 249 também haviam, deficientes que de acordo com sua vontade, foram carregados para a parte superior, causando constrangimentos ao eleitor que vencendo o medo deixou-se carregar. Somente uma pessoa deficiente sente essa dificuldade e a humilhação de não exercer o seu direito de votar, portanto há necessidade de um olhar com mais amor e respeito àqueles que não votaram e aos que foram carregados. Também nós, portadores de deficiência, bem como os idosos sentiram grande dificuldade em andar pelas calçadas sendo que, ao não verem os buracos, em virtude, do grande número de papéis sofreram vários tombos. Há necessidades da modificação da Lei Eleitoral, proibindo, assim como foi proibida a boca de urna, a jogada de papéis nos locais de votação, fica aqui a sugestão de que, se a lei não for mudada possa o Juiz Eleitoral proibir esses abusos, penalizando quem o fizer, assim como foi penalizado um candidato que, antes de acabar o pleito, recebeu uma vassoura para varrer a sujeira que havia jogado. Pelo exposto REQUEIRO que, após ouvir o Douto Plenário seja encaminhado o presente trabalho com as solicitações elencadas à Justiça Eleitoral.

27 28 REQUEIRO, também, que seja encaminhado o envio do presente requerimento ao M.M. Juiz Eleitoral Dr. Sergio Ludovico Martins cumprimentando-o pelo excelente trabalho realizado no pleito de sete de outubro, extensivo a todos os representantes da Justiça Eleitoral. Sala Dona Helena Meletti Cunha, 16 de Outubro de (a) - Maria Aparecida Pieruzi de Souza - Posto a votos, é sem debate, aprovado o requerimento. - Durante a votação, verificam-se as seguintes declarações de voto: A SRA. MARIA APARECIDA PIERUZI DE SOUZA - Sr. Presidente, Srs. Vereadores, eu não coloquei o nome do funcionário que me ligou apreensivo. Não só ele, como a irmã do nosso Delegado e muitos outros foram carregados e de cadeira de rodas. Vejam os senhores, qual a estabilidade de um cidadão, sendo carregado, escada à cima, sentado numa cadeira de rodas! Aqueles que sentiam uma vontade imensa de votar se deixaram carregar. Esse amigo que me ligou, infelizmente tem fortes dores no corpo inteiro e por isso não poderia jamais ser carregado, nem no colo, tal é a sua debilidade, tal é a sua fragilidade. Portanto, nós estamos reivindicando que das próximas vezes isso não ocorra. Nós lamentamos pelo que ocorreu com a Escola Lincoln Feliciano, pois todas as salas são no térreo e as pessoas, infelizmente, tiveram que ser locadas para a Escola Ary. Agora, houve a preocupação do Diretor em exercício. Ele mostrou-me o ofício, quando perguntava à Justiça Eleitoral: Elenque as urnas, as seções que têm que ser no andar térreo, para oferecer comodidade às pessoas deficientes. Mandaram apenas uma seção. Isso quando em todas as outras também havia pessoas

28 29 deficientes. Quem conhece o Colégio Ary, sabe como é grande aquela escada para se chegar ao piso superior. Então, trata-se da angústia e da intranquilidade de uma pessoa que já não anda, sendo carregada em sua cadeira de rodas. Nós esperamos que isso realmente não aconteça mais e que os nossos amigos, portadores de deficiência, possam votar com serenidade, com paz no coração, exercendo assim o seu direito de votar e não de ouvir: Você tem duas opções: ou é carregado, ou justifica. Eu voto favoravelmente à aprovação do requerimento. É só, Sr. Presidente. O SR. SEVERINO DE OLIVEIRA MELO - Sr. Presidente, Sra. e Srs. Vereadores, eu quero lhe parabenizar mais uma vez, Colega Nega, por este requerimento de suma importância. Eu quero dizer que o nosso país é considerado um dos países de primeiro mundo em matéria de eleição, porque os Estados Unidos inventaram a urna eletrônica e não funcionou. Portanto, o nosso país, nessa questão, é considerado um país de primeiro mundo, mas aí acontece uma tragédia dessas e o deficiente físico tem que procurar outro setor para poder votar. Por que em todas as seções de votação, não tem um setor para deficiente físico, já que em matéria de eleição o nosso país é considerado um país de primeiro mundo e usa urna eletrônica em quase 100% de todos os municípios? Eu acho que nesta Câmara, que está se renovando, tem gente muito competente, que vai lutar por este Município, que é um bom Município para se morar. Não é? Todo mundo que vem pra cá, é bem acolhido, é considerado filho da cidade. Eu acho que essa peteca não vai cair, porque esta Câmara está bem representada, por gente de capacidade. Eu acho que os seus representantes vão lutar para que não aconteça mais esse tipo de episódio na cidade. Não é? Eu também quero falar, Colega Doda, que não tem só esse negócio de mudar a

29 30 Sessão para às 18h00. Eu acho que várias pessoas têm seu trabalho e representam a cidade, assim como eu representei nos 04 anos e levantei a bandeira dos funcionários públicos, mas acho que não fui reconhecido. Eu também defendi muito os bairros, com essas comportas não é? e acho que se tivesse essa chance de ser ouvido, de ser assistido, talvez tivesse obtido uma votação mais expressiva. Agora os Colegas estão querendo que isso aconteça a partir de 2013 e caso tivesse sido reeleito, eu iria entrar com um projeto de lei, para que os munícipes tivessem o direito de usar a palavra por 01 minuto, como é feito em São Paulo, para dar a sua opinião, reclamar e fazer o que fosse possível para defender a cidade. Como também são munícipes, eles têm o direito de reclamar e de ter o direito de usar a palavra. Isso já é usado em São Paulo. Eu espero que esta Câmara aqui, com os onze Vereadores que irão iniciar a partir de 2013, tenha consciência e veja que os munícipes têm os seus direitos de responder, reclamar e cobrar do Legislativo e do Executivo. Eu espero que um dos onze Vereadores levante essa bandeira. Vai ser uma grande honra para mim, estar lá fora e poder entrar aqui e usar a palavra por 01 minuto, mesmo não sendo Vereador, mas pelo menos como munícipe. O meu voto é favorável à aprovação do requerimento. É só, Sr. Presidente. O SR. PAULO TITO FARDER - Sr. Presidente, nobres Pares, nobre Vereadora, com relação à questão do horário da Sessão da Câmara, eu acho que a grande questão da participação, na minha modesta opinião, não está no horário. É lógico que a Sessão sendo um pouquinho mais tarde, facilitará a participação da comunidade aqui presente, para poder assistir in loco as Sessões da Câmara. Acho que o mais importante é a questão da comunicação, que tem que melhorar, com relação à Câmara com a comunidade,

30 31 através da TV Câmara, do canal aberto, para que todos possam ter acesso. Acho que muitas vezes, o não conhecer qual a atribuição do Vereador, faz com que ele seja cobrado de maneira indevida. Todo mundo sabe e nós cansamos de falar aqui neste Plenário, que Vereador não tem Orçamento, que Vereador não tem equipe para pôr para trabalhar, para executar as obras. Muitas vezes, acabamos sendo sacrificados nos nossos mandatos em função das pessoas não conhecerem realmente a atribuição de um Vereador. Isso é lamentável, sob todos os aspectos, não é? Então, acho importante que haja uma interação maior entre a Câmara e as comunidades, para que todos possam entender realmente qual é o trabalho do Vereador, o que pode ser cobrado do Vereador, o que é pertinente a ele executar aqui dentro do Plenário, que é o processo de fiscalizar, de elaborar projetos de lei. Infelizmente, não se pode criar nenhum projeto que gere despeja para o Executivo. É importante que se tenha também, para o Vereador, uma emenda parlamentar, para que ele possa executar também algumas obras pequenas, principalmente voltadas para o lazer e para o entretenimento, nas comunidades mais carentes da cidade. Acho importante que salientemos essas questões, porque infelizmente o Vereador tem muitas limitações e essas limitações ficam exatamente onde há a cobrança e há a compreensão de que ele não tem limites. As pessoas pensam que ele pode muito. Embora sejamos autoridades e tenhamos um papel muito importante dentro deste Plenário e dentro da nossa sociedade. É importante salientar também, que no futuro poderíamos ter uma Câmara Metropolitana, porque os problemas da região se confundem entre si. São problemas de Habitação, de Saúde, de Transporte e mais uma série de fatores. Então, eu quero dizer que acho importante que a próxima Câmara Municipal tenha esse cuidado, principalmente de preservar os Vereadores que aqui estarão defendendo projetos para que

31 32 tenhamos uma cidade melhor e mais justa. O meu voto é favorável ao requerimento da nobre Vereadora. É só, Sr. Presidente. O SR. PRESIDENTE - Apenas para esclarecimento, na quinta feira teremos uma reunião na Assembleia Legislativa, para tratar do canal aberto, que deverá ser disponibilizado e se não for possível nesta Legislatura, com certeza será no início da próxima, caso a nova Câmara assim o queira. No dia 18 teremos uma reunião na Assembleia Legislativa. O SR. JOSÉ APARECIDO DOS SANTOS - Sr. Presidente, Srs. Vereadores, nobre Vereadora, ouvindo atentamente as palavras do nobre Vereador Billa, quando ele disse que se o povo tivesse observado mais o seu trabalho pedindo para resolver o problema das comportas, talvez a votação dele tivesse sido melhor na Vila São José, veio-me à memória que as comportas realmente lhe derrubaram, Vereador, mas, injustamente. Injustamente. Nesse sentido, eu estava até comentando com o nobre Presidente, que eu penso que o sistema presidencialista está falido, tem vida curta. Normalmente os governos executam e a maioria no Poder Legislativo, geralmente, acaba se aliando ao governo em função desse sistema, para tentar mostrar serviço. Quando o governo resolve atender o Vereador, ele consegue se destacar, mas quando o governo não o atende ou não consegue mostrar serviço, quem paga o pato primeiro é o Vereador. Foi assim com o Vereador Paulo Tito, com o Vereador Billa, eu também paguei um preço, assim como o Vereador Bigode pagou um preço também e ainda a Vereadora Nega. O trabalho da Vereadora Nega na Câmara de Cubatão é um trabalho parlamentar excelente, mas isso não chega aos olhos do eleitor. Quando foi votado para mudar o horário da Sessão, eu fui o único Vereador que votou contra. Por que eu

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Câmara Municipal de Cubatão

Câmara Municipal de Cubatão 2 ATA DA 29ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 4º ANO LEGISLATIVO DA 15ª LEGISLATURA REALIZADA EM 25 DE SETEMBRO DE 2012 PRESIDÊNCIA - Donizete Tavares do Nascimento SECRETARIAS - Sr. Geraldo Cardoso Guedes e Sr. Aguinaldo

Leia mais

Câmara Municipal de Cubatão

Câmara Municipal de Cubatão 2 ATA DA 1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO 2º ANO LEGISLATIVO DA 16ª LEGISLATURA REALIZADA EM 27 DE MAIO DE 2014 PRESIDÊNCIA - Sr. César da Silva Nascimento. SECRETARIAS - Sr. Fábio Alves Moreira e Sr. Ricardo

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se em Sessão Ordinária a totalidade dos Vereadores, sob

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL CÂMARA DOS DEPUTADOS DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO TRANSCRIÇÃO IPSIS VERBIS CPI - SIVAM EVENTO: Reunião Ordinária N : 0454/02 DATA: 21/05/02

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 13 Discurso na solenidade de abertura

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

Ata n. 25 da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Medeiros Neto BA.

Ata n. 25 da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Medeiros Neto BA. Ata n. 25 da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Medeiros Neto BA. Aos quatro (04) dias do Mês de Março (03) do ano de Dois Mil e Treze (2013), às 17:35 horas, com a presença de nove (09) vereadores,

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

Relatório de Atividades Maio e Junho

Relatório de Atividades Maio e Junho Relatório de Atividades Maio e Junho ANA LISE MENSAL MAIO/JUNHO Devido a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 o horário do Projeto Construindo o Saber Pré Vestibular durante a semana foi modificado (16h50min

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 25 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Solenidade de Regulamentação do

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

1) TAMANHO DO CONTENCIOSO GERAL:

1) TAMANHO DO CONTENCIOSO GERAL: Sessão 5/12: 1) AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ADVOCACIA PRIVADA: O objeto do requerimento não é uma tomada de posição, e sim abrir para o debate. Tentamos redigir o requerimento da forma mais neutra possível, sem

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Professor Titular de Biologia /FATEA/Lorena/SP Monitor de Educação Profissional/SENAC/Guaratinguetá/SP leclima@hotmail.com. RESUMO 48 Nos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Visita às Obras da Vila Brejal Minha

Leia mais

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, após encerramento do seminário empresarial Brasil-Chile

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 100 Discurso na cerimónia do dia

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

AMAJUM. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

AMAJUM. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Produção: Ação conjunta: Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso Parceiro:

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

internetsegura.fde.sp.gov.br

internetsegura.fde.sp.gov.br PROJETO: HISTORIA: PÁGINA: ANO:! internetsegura.fde.sp.gov.br Internet Segura. Bom para você! Olá! A campanha Internet Segura. Bom para você! apresenta duas histórias em quadrinhos em que seus personagens

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo]

[Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] [Visionamento das fotos] [Comentários sobre isso. Não transcrito, mas explicado em diário de campo] E- Então o que é que achaste das fotos? E7- Boas. Tá fixe. E- Faz-te lembrar coisas boas ou más? E7-

Leia mais

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #25 Nã Po o s s o c s on c o ig lo o c á cuidar dos m - l os e m u m a e u cl s ín p ic ais a?. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior C omo este é o mês das crianças, decidi propor para aqueles que estão em busca de autoconhecimento, alguns exercícios que ajudam a entrar

Leia mais

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação.

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação. T.B.C. Tirar a BUNDA da Cadeira em 2015 Na verdade fiquei por um tempo pensando qual seria o melhor título para este artigo, pois estava entre: as pessoas/empresas não querem ser felizes nem ter sucesso,

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO

CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO HQ se lga! i CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA DO SISTEMA POLITICO Defender a CONSTITUINTE é um erro! Erro, por que? A direita vai aproveitar uma Constituinte

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 17 Discurso após a cerimónia de assinatura

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

Olá! Superforça de vontade: para ajudar o varejista a crescer com trabalho sério, força e determinação;

Olá! Superforça de vontade: para ajudar o varejista a crescer com trabalho sério, força e determinação; $ banco Olá! Eu sou o Capitão Varejo, o super-herói do Sistema Integrado Martins - SIM, e tenho ótimas ideias para melhorar o seu negócio. Minha missão é trabalhar lado a lado com o cliente do SIM, porque

Leia mais

UNVERSDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE GABINETE DO REITOR COMISSÃO DA VERDADE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA

UNVERSDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE GABINETE DO REITOR COMISSÃO DA VERDADE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA UNVERSDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE GABINETE DO REITOR COMISSÃO DA VERDADE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA Entrevista realizada em: 5.6.2013 Hora: 16h30min. Local: Sala do prof. Almir Bueno CERES Caicó/RN

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Complementares de Língua Portuguesa Nome: SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Complementares de Língua Portuguesa Nome: SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades Extraclasse Complementares de Língua Portuguesa Nome: Leia este texto com atenção: SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO 1 Psssiu, psssiu. Eu? virou-se Juvenal

Leia mais

O grande lance. leilão santander em: O Sr. Joel está à procura de um carro novo...

O grande lance. leilão santander em: O Sr. Joel está à procura de um carro novo... leilão santander em: O grande lance O Sr. Joel está à procura de um carro novo... Onde mais eu poderia encontrar carros bons e baratos? Eu não vou comprar carro em leilão! Só deve ter carro batido ou velho...

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA EM COOPERATIVAS

SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA EM COOPERATIVAS SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA EM COOPERATIVAS ABERTURA Pessoa da cooperativa que não fará parte da mesa verifica o número de associados presentes certificando o quorum

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN: O MAIOR LIMITE É O. Senhor Presidente,

SÍNDROME DE DOWN: O MAIOR LIMITE É O. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 22/03/2011. SÍNDROME DE DOWN: O MAIOR LIMITE É O PRECONCEITO Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Assistimos ontem

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 40 Discurso na solenidade de sanção

Leia mais

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos.

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos. LOS ANGELES Grupo de Trabalho do GAC de processo da transição da custódia das funções da (IANA) e o fortalecimento da responsabilidade e a governança da (ICANN) Sábado, 11 de outubro de 2014 17:30 às 18:00

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais