Tecnologia Farmacêutica I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologia Farmacêutica I"

Transcrição

1 Tecnologia Farmacêutica I

2 Fármaco + Adjuvantes

3 Introdução Excipientes - ou ingredientes inativos - são substâncias destituídas de poder terapêutico, usadas para assegurar a estabilidade e as propriedades físico-químicas e organolépticas dos produtos farmacêuticos. Os adjuvantes possuem várias junções como: eles mantêm os medicamentos livres de microrganismos e adequados ao consumo por mais tempo, além de tornálos palatáveis, favorecendo a adesão ao tratamento. A indústria farmacêutica usa milhares de excipientes. Levantamento feito na Inglaterra encontrou dessas substâncias numa amostra de medicamentos. Graças aos excipientes, os remédios analisados apresentavam 710 cores, 896 sabores e 140 odores diferentes.

4 A maioria dos excipientes é utilizada em baixas concentrações, por isso as reações adversas são raras. Porém eles podem desencadear efeitos indesejáveis por intolerância - mecanismo não imunológico que leva às reações anafilactóides e idiossincrasias - ou alergia - mecanismo imunológico que pode resultar em hipersensibilidade imediata ou tardia. Na prática clínica comumente essas reações são atribuídas, de forma equivocada, ao princípio ativo do medicamento. As indústrias farmacêuticas são obrigadas a discriminar os ingredientes inativos na bula dos medicamentos. Todavia muitos profissionais de saúde não leem a bula ou não têm noções sobre os excipientes ao prescrever medicamentos.

5 Adjuvantes Farmacotécnicos

6 Antioxidantes

7 Estratégias para evitar a oxidação Utilização de agentes sequestrantes-quelantes Adição de antioxidantes Controle da temperatura de armazenamento Controle do ph da formulação Proteção do produto ou matéria-prima contra a ação do oxigênio Proteção contra luz

8 Classificação Sintéticos BHT BHA Naturais Tocoferois

9

10 Antioxidante ideal

11 Exemplos 1- Para sistemas aquosos Os metabissulfitos são antioxidantes mais utilizados na preservação de medicamentos. São utilizados em concentrações na faixa de 0,1-0,2 %

12 Outros antioxidantes, tais como o ácido ascórbico e seus sais também podem ser utilizados como agentes antioxidantes em fórmulas farmacêuticas, em concentrações geralmente menores que 0,04%.

13 2- Para sistemas oleosos O butilhidroxitolueno ( BHT ) é um dos oxidantes e inibidor de atividade de metais muito utilizado na área farmacêutica. Indicado principalmente para gorduras e vitaminas, nas concentrações entre 0,01 à 0,1 %.

14

15 Quelantes Os Metais ionizados e solubilizados na fórmula farmacêutica podem catalisar as reações de oxidação. Considerando-se que nem todos os antioxidantes são capazes de inibir a atividade catalítica dos metais, em vários casos, é necessário associar ao sistema de proteção os agentes quelantes, cuja função específica é de seqüestrar o íon metálico do meio de forma que ele não possa agir como catalisador. Exemplos: EDTA, ácido cítrico e ácido tartárico

16

17

18

19 Conservantes Os conservantes são necessários Para se manter a integridade do medicamento Independente da forma ou fórmula com que se apresente. Regras básicas e fundamentais: - não interagir com o princípio ativo, - ter enérgica ação antimicrobiana, - não alterar o gosto, cor e sabor da formulação e, - não provocar reações de hipersensibilidade.

20 segundo PRISTA, são regras fundamentais - Continuidade de ação, mesmo que o produto contamine-se durante a produção, envazamento, embalagem ou uso, tendo passado por um processo de autoclavação ou outro mais drástico, assim como as condições de processamento. - Ação rápida, se a formulação for contaminada, que a mesma se re-esterilize num breve espaço de tempo, como uma hora.

21 - Atóxico, não provocando reações de hipersensibilidade. - Estabilidade, deve ser quimicamente estável, não alterando o ph e a tonicidade. - Solubilidade, deve ser de fácil solubilização nos veículos que se fizerem necessários. - Inativação, deve ser possível de neutralizar ou atenuar facilmente a sua ação antimicrobiana, quando da necessidade de um ensaio de esterilidade.

22 1- Parabenos Assim denominados, por serem ésteres derivados do ácido p-hidroxibenzóico. A sua solubilidade decresce quando aumenta-se a cadeia. Sua potencialidade germistática aumenta com o aumento da cadeia, onde o butil-parabeno é mais eficiente contra o Aspergillus fumigatus que o propilparabeno. A associação de dois ou mais parabenos, tornou-se prática comum, com isto, a ação antimicrobiana aumenta. A concentração mais comum é de 0,18% de metilparabeno e de 0,02% de propil-parabeno, fazendo parte de várias formulações.

23 Os parabenos (metilparabeno e propilparabeno, por exemplo), utilizados pela indústria farmacêutica, alimentícia e de cosméticos desde a década de Os parabenos são antimicrobianos de largo espectro, hidrossolúveis, insípidos, incolores e inodoros. Com tais características, são largamente empregados na formulação de fármacos. As concentrações de parabenos nos medicamentos são variáveis, porém dificilmente excedem 1%. Os parabenos são parcialmente metabolizados a ácido para-hidroxibenzóico, cuja estrutura química é similar à do ácido acetilsalicílico. Embora as reações anafiláticas aos parabenos sejam incomuns, eles podem desencadear urticária e angioedema em indivíduos com intolerância aos salicilatos. Os mesmos sintomas podem ocorrer pelo uso de outros conservantes, como o ácido benzóico e seus sais (benzoatos de sódio, potássio e cálcio).

24 Metil-parabeno Sinonímia: - Nipagim, nipagim M, microlase, metil parabeno, metil p-hidroxibenzoato Ponto de fusão: 131 C. Ponto de ebulição: 270 C (280 C dec. ). Cristaliza-se na forma de agulhas brancas ou, apenas um pó fino. Um grama do sal, dissolvese em 400 ml de água. É muito solúvel em acetona e éter, sua relação de solubilidade com a água é de 0,25% p/p a 20 C. e de 0,30% a 25 C. ( THE MERCK INDEX 11th.ed. )

25 Ação germicida, bacteriostático e fungistático de grande valor, ativos na faixa de ph de 3 a 8. Em presença de nipazol tem sua potência aumentada ( numa relação de 2:1 ). Em formulações para uso oral, xaropes, usa-se numa concentração de 0,5%, colírios 0,025%, cremes e loções 0,30% e em mucilagens e gomas 0,15%. Embora seja utilizado na preparação de cremes e loções, o seu poder germicida esta diminuído em 80%, quando faz-se uso de Tween 80 ou outro tensoativo e, macromoléculas, porque a quantidade de parabenos livre é inferior à desejada para os efeitos antimicrobianos ( os parabenos, encontram-se complexados com as macromoléculas ou tensoativos, diminuindo a sua eficácia. ). PRISTA ( p v.2 ) cita que Patel e Kostenbauer, estudaram quantitativamente a interação entre os parabenos com o Tween 80.

26 Propil-parabeno Sinonímia: -,Nipazol, sobrol P, propil p-hidroxibenzoato, ácido propil 4-hidroxibenzóico Ponto de fusão: 96-7 C. Obtido pela esterificação do ácido p-hidroxibenzóico. Cristais brancos, solúvel em partes de água, é mais solúvel em água quente, muito solúvel em álcool, éter sulfúrico e acetona. THE MERCK INDEX 11th.ed.. Poderoso anti-séptico contra bactérias e fungos, tem seu poder aumentado em presença de metil-parabeno ( nipagim ). Tem seu poder reduzido em presença de polissorbatos e macro-moléculas. Da SILVA, ( H. A. N. e LANNES, M. M. p.13 ).

27 Corantes Os corantes podem ser inorgânicos ou orgânicos, naturais ou artificiais. São exemplos de corantes inorgânicos: dióxido de titânio e óxidos de ferro. Os corantes naturais são derivados de plantas ou animais.

28 O vermelho carmim (vermelho no. 4) é um exemplo de corante natural. É derivado do ácido carmínico, extraído de corpos secos das fêmeas do inseto Dactylopius coccus (cochonilha). Já foram descritos alguns casos de asma ocupacional e alergia alimentar desencadeadas pelo carmim, cujo mecanismo fisiopatológico é mediado por IgE. Dentre os corantes artificiais encontramos: os corantes azo - amarelo tartrazina (amarelo FD&C no. 5), amarelo crepúsculo (amarelo FD&C no. 6), Bordeaux S (amaranto ou vermelho FD&C no. 2) e Ponceau 4R (vermelho FD&C no. 4) -, a eritrosina (vermelho FD&C no. 3) e o indigocarmim (azul FD&C no. 2).

29 O amarelo tartrazina é encontrado em inúmeros medicamentos, cosméticos e alimentos. Possui estrutura química similar à dos benzoatos, salicilatos e indometacina, daí a possibilidade de reações alérgicas cruzadas com esses fármacos. Além disso, a tartrazina pode desencadear hipercinesia em pacientes hiperativos e eosinofilia. A ocorrência de púrpura nãotrombocitopênica é rara, porém significa que a tartrazina tem capacidade de inibir a agregação plaquetária, à semelhança dos salicilatos, benzoato de sódio e metabissulfito de sódio. Betacaroteno

30 Corretivos de aroma e sabor Exemplos de Adoçantes : Sacarose Aspartame Sacarina Ciclamato Sucralose Sorbitol

31 Medicamentos líquidos e mastigáveis costumam ter sabor desagradável, e às vezes é necessário combinar vários adoçantes no mesmo produto para contornar esse inconveniente. Os edulcorantes mais usados pela indústria farmacêutica são a sacarose (açúcar), seus substitutos artificiais (sacarina sódica, ciclamato de sódio e aspartame) e o sorbitol. A sacarose tem baixo custo, não deixa gosto residual e pode agir como conservante e antioxidante, além de melhorar a viscosidade dos medicamentos líquidos. Suas desvantagens são: a cristalização durante a estocagem do medicamento - o que pode entupir a tampa do frasco - e a restrição ao uso por pacientes diabéticos.

32 Pessoas com intolerância à lactose podem apresentar flatulência e diarreia ao tomarem medicamentos que contêm este açúcar. O aspartame, o ciclamato de sódio e a sacarina sódica podem induzir reações de hipersensibilidade, manifestadas por urticária, prurido e angioedema. Há possibilidade de reação alérgica cruzada entre a sacarina, o aspartame e as sulfonamidas. Os ciclamatos podem causar fotossensibilização, eczema e dermatites. Eles não são mais utilizados como edulcorantes nos EUA desde a década de 1970, por determinação da "Food and Drug Administration", devido ao potencial carcinogênico em animais de laboratório, embora não tenha sido comprovada a relação entre o uso de ciclamatos e o aparecimento de câncer em seres humanos. O sorbitol pode causar diarreia osmótica - geralmente acompanhada de flatulência e dor abdominal -, prejudicando a absorção do princípio ativo do medicamento.

33

34

35 Aromatizantes (flavorizantes) Esses ingredientes são usados para melhorar o sabor dos medicamentos. Os flavorizantes podem ser naturais (óleos essenciais extraídos de plantas e sabores naturais de frutas) Artificiais (álcoois aromáticos, aldeídos, bálsamos, fenóis, terpenos, etc.). O acetato de benzila, por exemplo, é um dos componentes dos medicamentos com sabor artificial de cereja, abricô, pêssego e morango.

36 Excipientes Comprimidos Cápsulas

CICLO ALIMENTAÇÃO E SAÚDE. Aditivos Alimentares. Doutoranda: Thaiza Serrano

CICLO ALIMENTAÇÃO E SAÚDE. Aditivos Alimentares. Doutoranda: Thaiza Serrano CICLO ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Aditivos Alimentares Doutoranda: Thaiza Serrano 1 Definição É todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem o propósito de nutrir. Tem como objetivo

Leia mais

ADITIVOS EM ALIMENTOS

ADITIVOS EM ALIMENTOS ADITIVOS EM ALIMENTOS 1 Definição É qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas

Leia mais

Modelo de Bula PACIENTE CIFLOGEX cloridrato de benzidamina

Modelo de Bula PACIENTE CIFLOGEX cloridrato de benzidamina CIFLOGEX cloridrato de benzidamina CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. COLUTÓRIO SPRAY 1,5 MG/ML I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Ciflogex cloridrato de benzidamina 1,5 mg/ml APRESENTAÇÕES Colutório spray

Leia mais

VEÍCULO. Fosfato dicálcio, Fosfato dibásico de

VEÍCULO. Fosfato dicálcio, Fosfato dibásico de Categoria 14 Suplementos nutricionais 341ii VEÍCULO Fosfato dicálcico, fosfato dibásico de cálcio, fosfato de cálcio dibásico, hidrogênio ortofosfato de cálcio, fosfato de cálcio secundário, hidrogênio

Leia mais

Nome do medicamento: VITAXON C Forma farmacêutica: Comprimido efervescente Concentração: 1 g de ácido ascórbico

Nome do medicamento: VITAXON C Forma farmacêutica: Comprimido efervescente Concentração: 1 g de ácido ascórbico Nome do medicamento: VITAXON C Forma farmacêutica: Comprimido efervescente Concentração: 1 g de ácido ascórbico VITAXON C ácido ascórbico APRESENTAÇÕES Forma farmacêutica: comprimido efervescente Concentração:

Leia mais

Preparações líquidas: Soluções

Preparações líquidas: Soluções Preparações líquidas: Soluções Definição Preparações líquidas que contêm uma ou mais substâncias dispersas em UFVJM Departamento Farmácia Disciplina Farmacotécnica Professor Antonio Sousa Santos nível

Leia mais

APRESENTAÇÕES - FLOGORAL COMPOSIÇÕES COMPLETAS - FLOGORAL FLOGORAL. Benzidamina Cloridrato. Colutório, Pastilha, Spray e Creme Dental

APRESENTAÇÕES - FLOGORAL COMPOSIÇÕES COMPLETAS - FLOGORAL FLOGORAL. Benzidamina Cloridrato. Colutório, Pastilha, Spray e Creme Dental FLOGORAL Benzidamina Cloridrato Colutório, Pastilha, Spray e Creme Dental APRESENTAÇÕES - FLOGORAL Colutório nos sabores menta e laranja: frasco com 150 ml e copo-medida de 10 ml. Pastilhas nos sabores

Leia mais

Modelo de Bula PACIENTE CIFLOGEX cloridrato de benzidamina

Modelo de Bula PACIENTE CIFLOGEX cloridrato de benzidamina CIFLOGEX cloridrato de benzidamina CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. PASTILHA 3,0 MG/PASTILHA I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Ciflogex cloridrato de benzidamina 3,0 mg/pastilha APRESENTAÇÃO Pastilha

Leia mais

LOCATELI, G. R.²; SILVA, R. C. M. 3 ; CUNHA, R. A. F. 4 ; PANONTIN, J. F. 5

LOCATELI, G. R.²; SILVA, R. C. M. 3 ; CUNHA, R. A. F. 4 ; PANONTIN, J. F. 5 MEDICAMENTOS ANALGÉSICOS E ANTITÉRMICOS DE USO PEDIÁTRICO: FLAVORIZANTES, EDULCORANTES, CORANTES E SUAS ORIGENS COMO POSSIVEIS INDUTORES DE REAÇÕES ADVERSAS¹ LOCATELI, G. R.²; SILVA, R. C. M. 3 ; CUNHA,

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS. Apresentação da fórmula farmacêutica.

FORMAS FARMACÊUTICAS. Apresentação da fórmula farmacêutica. FORMAS FARMACÊUTICAS Apresentação da fórmula farmacêutica. Líquidas: soluções, suspensões, emulsões, etc. Sólidas: pós, cápsulas, comprimidos, drágeas, supositórios, etc. Semi-sólidas (pastosas): pomadas,

Leia mais

GLYTEOL XPE. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Xarope guaifenesina 13,33 mg/ml

GLYTEOL XPE. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Xarope guaifenesina 13,33 mg/ml GLYTEOL XPE Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Xarope guaifenesina 13,33 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Glyteol XPE guaifenesina APRESENTAÇÕES Xarope contendo 200 mg/15 ml de guaifenesina em frasco

Leia mais

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica LTDA. APRESENTAÇÕES Frasco conta-gotas (75 mg/ml) com 15 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica LTDA. APRESENTAÇÕES Frasco conta-gotas (75 mg/ml) com 15 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO APRESENTAÇÕES Frasco conta-gotas (75 mg/ml) com 15 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada 25 gotas de LUFTAL (equivalente a 1 ml) contém 75 mg de simeticona. Ingredientes inativos: propilenoglicol,

Leia mais

APRESENTAÇÃO - LUFTAL

APRESENTAÇÃO - LUFTAL LUFTAL BULA PARA O PACIENTE LUFTAL comprimidos e gotas LUFTAL simeticona ATENÇÃO: O NOME DA SUBSTÂNCIA ATIVA DE LUFTAL FOI MODIFICADO DE DIMETICONA PARA SIMETICONA. A QUALIDADE, SEGURANÇA E EFICÁCIA DO

Leia mais

Nome do Medicamento: ABCALCIUM B12 Forma farmacêutica: Suspensão Oral Concentração: ergocalciferol (Vitamina D) 12 UI/mL + cianocobalamina (Vitamina

Nome do Medicamento: ABCALCIUM B12 Forma farmacêutica: Suspensão Oral Concentração: ergocalciferol (Vitamina D) 12 UI/mL + cianocobalamina (Vitamina Nome do Medicamento: ABCALCIUM B12 Forma farmacêutica: Suspensão Oral Concentração: ergocalciferol (Vitamina D) 12 UI/mL + cianocobalamina (Vitamina B 12 ) 1,5 mcg/ml + cloreto de cálcio 7,5 mg/ml + fosfato

Leia mais

simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Emulsão Gotas 75 mg/ml

simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Emulsão Gotas 75 mg/ml simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Emulsão Gotas 75 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO simeticona Medicamento genérico Lei nº

Leia mais

TILUGEN. (fendizoato de cloperastina)

TILUGEN. (fendizoato de cloperastina) TILUGEN (fendizoato de cloperastina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 3,54mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: TILUGEN fendizoato de cloperastina APRESENTAÇÃO Xarope Embalagem

Leia mais

Mitos e verdades sobre os adoçantes

Mitos e verdades sobre os adoçantes Mitos e verdades sobre os adoçantes Thaíze de Araújo Mestranda em Alimentos e Nutrição Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN Ciclo de Palestras Alimentação e Saúde Para começar... O que

Leia mais

VITA E ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A. Cápsula gelatinosa mole 400 mg

VITA E ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A. Cápsula gelatinosa mole 400 mg VITA E ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A. Cápsula gelatinosa mole 400 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução - RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO VITA E acetato de racealfatocoferol

Leia mais

GLYTEOL XPE Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Xarope guaifenesina 13,33 mg/ml

GLYTEOL XPE Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Xarope guaifenesina 13,33 mg/ml GLYTEOL XPE Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Xarope guaifenesina 13,33 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Glyteol XPE guaifenesina APRESENTAÇÕES Xarope 200 mg/15 ml: frasco com 100 ml ou 150 ml USO

Leia mais

DEQUADIN. Farmoquímica S/A Pastilha 0,25 mg + 5 mg. Dequadin_AR050914_Bula Paciente

DEQUADIN. Farmoquímica S/A Pastilha 0,25 mg + 5 mg. Dequadin_AR050914_Bula Paciente DEQUADIN Farmoquímica S/A Pastilha 0,25 mg + 5 mg BULA PACIENTE DEQUADIN cloreto de dequalínio + benzocaína VIA ORAL USO ADULTO APRESENTAÇÕES: Pastilha cloreto de dequalínio 0,25 mg + benzocaína 5 mg -

Leia mais

Flogolab. (cloridrato de benzidamina) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Colutório. 1,5 mg/ml

Flogolab. (cloridrato de benzidamina) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Colutório. 1,5 mg/ml Flogolab (cloridrato de benzidamina) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda Colutório 1,5 mg/ml Flogolab cloridrato de benzidamina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Colutório 1,5

Leia mais

23/10/2009. Introdução. Soluções Farmacêutica. Xarope. Soluções Orais

23/10/2009. Introdução. Soluções Farmacêutica. Xarope. Soluções Orais Introdução Soluções são classificadas de modo geral como: Soluções Orais; Soluções Tópicas; Soluções Estéreis; As soluções são caracterizadas, basicamente, pela mistura homogênea de um soluto e um solvente;

Leia mais

Sintaflat. (simeticona) Laboratório Globo Ltda. Comprimido 40 mg

Sintaflat. (simeticona) Laboratório Globo Ltda. Comprimido 40 mg Sintaflat (simeticona) Laboratório Globo Ltda. Comprimido 40 mg Sintaflat simeticona FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: Comprimido de 40 mg. Embalagem contendo 20 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO:

Leia mais

CIFLOGEX cloridrato de benzidamina

CIFLOGEX cloridrato de benzidamina CIFLOGEX cloridrato de benzidamina CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. PASTILHA 3,0 MG/PASTILHA I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Ciflogex cloridrato de benzidamina 3,0 mg/pastilha APRESENTAÇÃO Pastilha

Leia mais

VITAXON C Airela Indústria Farmacêutica Ltda Comprimido efervescente 1G/comp. eferv.

VITAXON C Airela Indústria Farmacêutica Ltda Comprimido efervescente 1G/comp. eferv. VITAXON C Airela Indústria Farmacêutica Ltda Comprimido efervescente 1G/comp. eferv. VITAXON C ácido ascórbico APRESENTAÇÕES Forma farmacêutica: comprimido efervescente Concentração: 1 g de ácido ascórbico

Leia mais

Embalagens e Aditivos

Embalagens e Aditivos Universidade Estadual de Santa Cruz Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais- DCAA Disc: Tecnologia de Produção de Alimentos- TPA Prof. Leonardo Maia Embalagens e Aditivos Discentes: Bárbara de Alcântara,

Leia mais

Vita E. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Cápsula Mole. 400mg

Vita E. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Cápsula Mole. 400mg Vita E Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A Cápsula Mole 400mg Vita E_BU 06_VP 1 BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO VITA E acetato de racealfatocoferol

Leia mais

cloridrato de bromexina

cloridrato de bromexina cloridrato de bromexina Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 0,8mg/mL e 1,6mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: cloridrato de bromexina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999

Leia mais

Flextoss Solução oral/gotas 30mg/mL

Flextoss Solução oral/gotas 30mg/mL Flextoss Solução oral/gotas 30mg/mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE Flextoss dropropizina APRESENTAÇÃO Solução oral/gotas 30mg/mL Embalagem contendo 1 frasco com 10mL. USO ORAL USO ADULTO E

Leia mais

SANILIN. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Pastilhas 1,466 mg cloreto de cetilpiridínio monoidratado + 10 mg benzocaína

SANILIN. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Pastilhas 1,466 mg cloreto de cetilpiridínio monoidratado + 10 mg benzocaína SANILIN Kley Hertz Farmacêutica S.A. Pastilhas 1,466 mg cloreto de cetilpiridínio monoidratado + 10 mg benzocaína SANILIN cloreto de cetilpiridínio monoidratado benzocaína APRESENTAÇÕES Cartucho contendo

Leia mais

APRESENTAÇÃO Pastilhas de 5 mg + 1,035 mg. Embalagem contendo 20 ou 100 pastilhas nos sabores laranja, mel e limão, cereja, menta ou framboesa.

APRESENTAÇÃO Pastilhas de 5 mg + 1,035 mg. Embalagem contendo 20 ou 100 pastilhas nos sabores laranja, mel e limão, cereja, menta ou framboesa. I. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Amidalin benzocaína tirotricina APRESENTAÇÃO Pastilhas de 5 mg + 1,035 mg. Embalagem contendo 20 ou 100 pastilhas nos sabores laranja, mel e limão, cereja, menta ou framboesa.

Leia mais

TRIFEN. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 200 mg/ml paracetamol

TRIFEN. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 200 mg/ml paracetamol TRIFEN Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 200 mg/ml paracetamol TRIFEN paracetamol APRESENTAÇÕES Solução oral (gotas) contendo 200 mg/ml de paracetamol em frasco plástico com 20 ml.

Leia mais

SIMETICONA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Emulsão Gotas 75mg/mL

SIMETICONA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Emulsão Gotas 75mg/mL SIMETICONA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Emulsão Gotas 75mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: SIMETICONA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Emulsão Gotas. Embalagem

Leia mais

cloridrato de bromexina

cloridrato de bromexina cloridrato de bromexina Medley Farmacêutica Ltda. xarope 0,8 mg/ml e 1,6 mg/ml cloridrato de bromexina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xarope de 4 mg/5 ml: frasco com 120 ml +

Leia mais

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

INFORMAÇÕES AO PACIENTE INFORMAÇÕES AO PACIENTE CARDOMARIN MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Silybum marinum (L.) Gaertner Nomenclatura popular: Cardo mariano Família: Asteraceae Parte da planta utilizada:

Leia mais

PALAVRAS-CHAVES: Aditivos alimentares, conservantes, corantes, hipersensibilidade

PALAVRAS-CHAVES: Aditivos alimentares, conservantes, corantes, hipersensibilidade ADITIVOS ALIMENTARES E HIPERSENSIBILIDADES Gizele de Barros Moreira Cibele Sabino dos Santos Flávia Fabianny. Barbosa de Araújo Tâmara Kelly de Castro Gomes RESUMO Os hábitos alimentares vêm sofrendo mudanças

Leia mais

simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos 40 mg

simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos 40 mg simeticona Biosintética Farmacêutica Ltda. Comprimidos 40 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO simeticona Medicamento genérico Lei nº 9.787,

Leia mais

Pergo (dicloridrato de hidroxizina)

Pergo (dicloridrato de hidroxizina) Pergo (dicloridrato de hidroxizina) Bula para paciente Eurofarma Laboratórios S.A. Solução oral 2 mg/ml Página 1 Pergo dicloridrato de hidroxizina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

Leia mais

BULA PARA O PACIENTE CEFAMOX 250 mg/5 ml e 500 mg/5 ml pó para suspensão oral 500 mg

BULA PARA O PACIENTE CEFAMOX 250 mg/5 ml e 500 mg/5 ml pó para suspensão oral 500 mg BULA PARA O PACIENTE CEFAMOX 250 mg/5 ml e 500 mg/5 ml pó para suspensão oral 500 mg BRISTOL-MYERS SQUIBB CEFAMOX cefadroxila monoidratada USO ORAL APRESENTAÇÃO Cápsulas e pó para suspensão oral. CEFAMOX

Leia mais

Suspensões são formas farmacêuticas de sistema heterogêneo.

Suspensões são formas farmacêuticas de sistema heterogêneo. Suspensão Suspensões são formas farmacêuticas de sistema heterogêneo. São formas farmacêuticas líquidas, constituídas de uma dispersão grosseira, onde a fase dispersa, sólida e insolúvel (fase interna)

Leia mais

BONTOSS (cloridrato de bromexina)

BONTOSS (cloridrato de bromexina) BONTOSS (cloridrato de bromexina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. xarope 0,8mg/mL e 1,6mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: BONTOSS (cloridrato de bromexina) FORMAS FARMACÊUTICAS E

Leia mais

BRONQTRAT cloridrato de ambroxol. FORMA FARMACÊUTICA Xarope

BRONQTRAT cloridrato de ambroxol. FORMA FARMACÊUTICA Xarope BRONQTRAT cloridrato de ambroxol FORMA FARMACÊUTICA Xarope APRESENTAÇÕES BRONQTRAT: Xarope adulto de 30mg/5mL: Linha Farma: Frasco plástico âmbar contendo 100 ml acompanhado de copo-medida. USO ORAL USO

Leia mais

Flogoral. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Pastilha

Flogoral. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Pastilha Flogoral Pastilha MODELO DE BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 FLOGORAL cloridrato de benzidamina APRESENTAÇÕES Pastilhas nos sabores menta, limão, laranja e cereja: caixa

Leia mais

dropropizina Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1,5mg/mL e 3,0mg/mL

dropropizina Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1,5mg/mL e 3,0mg/mL dropropizina Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1,5mg/mL e 3,0mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: dropropizina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 USO PEDIÁTRICO ACIMA DE

Leia mais

GOTAS BINELLI. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução 30 mg/ml

GOTAS BINELLI. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução 30 mg/ml GOTAS BINELLI Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução 30 mg/ml GOTAS BINELLI dropropizina 30mg/mL IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO GOTAS BINELLI dropropizina APRESENTAÇÃO Solução oral (30 mg/ml). Frasco contendo

Leia mais

MODELO DE BULA. Esta bula é continuamente atualizada, favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

MODELO DE BULA. Esta bula é continuamente atualizada, favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. MODELO DE BULA SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA Esta bula é continuamente atualizada, favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. CEPACAÍNA cloreto de cetilpiridínio + benzocaína Anestésico

Leia mais

GARGOJUICE BELFAR LTDA. Pastilha. 3 mg/pastilha

GARGOJUICE BELFAR LTDA. Pastilha. 3 mg/pastilha GARGOJUICE BELFAR LTDA Pastilha 3 mg/pastilha GARGOJUICE cloridrato de benzidamina APRESENTAÇÕES Pastilhas, caixa com 12 unidades USO ORAL USO ADULTO E USO PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOS. COMPOSIÇÃO Cada pastilha

Leia mais

TILUGEN. (fendizoato de cloperastina)

TILUGEN. (fendizoato de cloperastina) TILUGEN (fendizoato de cloperastina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 3,54mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: TILUGEN fendizoato de cloperastina APRESENTAÇÃO Xarope 3,54mg/mL

Leia mais

MASFEROL sulfato ferroso. FORMA FARMACÊUTICA Solução Oral

MASFEROL sulfato ferroso. FORMA FARMACÊUTICA Solução Oral MASFEROL sulfato ferroso FORMA FARMACÊUTICA Solução Oral APRESENTAÇÕES Linha Farma: Solução Oral (68 mg/ml): Sem apresentação comercializada. Solução Oral (125 mg/ml): Sem apresentação comercializada.

Leia mais

SANILIN. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Pastilhas 1,466 mg cloreto de cetilpiridínio monoidratado + 10 mg benzocaína

SANILIN. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Pastilhas 1,466 mg cloreto de cetilpiridínio monoidratado + 10 mg benzocaína SANILIN Kley Hertz Farmacêutica S.A. Pastilhas 1,466 mg cloreto de cetilpiridínio monoidratado + 10 mg benzocaína SANILIN cloreto de cetilpiridínio monoidratado benzocaína APRESENTAÇÕES Cartucho contendo

Leia mais

FOR GAS (simeticona) União Química Farmacêutica Nacional S.A. Emulsão oral

FOR GAS (simeticona) União Química Farmacêutica Nacional S.A. Emulsão oral FOR GAS (simeticona) União Química Farmacêutica Nacional S.A Emulsão oral 75 mg/ml FOR GAS simeticona Emulsão oral IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Emulsão oral 75 mg/ml: embalagem

Leia mais

FLUCOLIC. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Emulsão oral 75 mg/ml simeticona

FLUCOLIC. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Emulsão oral 75 mg/ml simeticona FLUCOLIC Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Emulsão oral 75 mg/ml simeticona FLUCOLIC simeticona APRESENTAÇÃO Emulsão oral contendo 75 mg/ml (sabor morango) em frasco plástico gotejador com 15 ml. USO

Leia mais

FLORALYTE 45. (cloreto de sódio, citrato de potássio monoidratado,citrato de sódio di-hidratado, glicose anidra) Merck S/A

FLORALYTE 45. (cloreto de sódio, citrato de potássio monoidratado,citrato de sódio di-hidratado, glicose anidra) Merck S/A FLORALYTE 45 (cloreto de sódio, citrato de potássio monoidratado,citrato de sódio di-hidratado, glicose anidra) Merck S/A Solução hidroeletrolítica pronta para uso sódio 45 meq/l; potássio 20 meq/l; cloreto

Leia mais

TRANSPULMIN XAROPE ADULTO. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml

TRANSPULMIN XAROPE ADULTO. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml TRANSPULMIN XAROPE ADULTO Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. xarope 13,33 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Transpulmin guaifenesina

Leia mais

ABCALCIUM B12 Airela Indústria Farmacêutica Ltda Suspensão oral 12UI/mL + 1,5 mcg/ml + 7,5 mg/ml + 42 mg/ml + 0,075 mg/ml

ABCALCIUM B12 Airela Indústria Farmacêutica Ltda Suspensão oral 12UI/mL + 1,5 mcg/ml + 7,5 mg/ml + 42 mg/ml + 0,075 mg/ml ABCALCIUM B12 Airela Indústria Farmacêutica Ltda Suspensão oral 12UI/mL + 1,5 mcg/ml + 7,5 mg/ml + 42 mg/ml + 0,075 mg/ml ABCALCIUM B12 ergocalciferol + fosfato de cálcio tribásico + cloreto de cálcio

Leia mais

MODELO DE BULA DO PACIENTE. APRESENTAÇÃO Solução oral (Gotas - 30 mg/ml): frasco de 10 ml. USO ADULTO E/OU PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS

MODELO DE BULA DO PACIENTE. APRESENTAÇÃO Solução oral (Gotas - 30 mg/ml): frasco de 10 ml. USO ADULTO E/OU PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS MODELO DE BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Vibral dropropizina APRESENTAÇÃO Solução oral (Gotas - 30 mg/ml): frasco de 10 ml. VIA ORAL USO ADULTO E/OU PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS COMPOSIÇÃO

Leia mais

NOME: FERRINI FÓLICO (ferro aminoácido quelato + ácido fólico) FORMA FARMACÊUTICA: COMPRIMIDO REVESTIDO CONCENTRAÇÕES: 150MG + 5MG E 300MG + 5MG

NOME: FERRINI FÓLICO (ferro aminoácido quelato + ácido fólico) FORMA FARMACÊUTICA: COMPRIMIDO REVESTIDO CONCENTRAÇÕES: 150MG + 5MG E 300MG + 5MG NOME: FERRINI FÓLICO (ferro aminoácido quelato + ácido fólico) FORMA FARMACÊUTICA: COMPRIMIDO REVESTIDO CONCENTRAÇÕES: 150MG + 5MG E 300MG + 5MG Bula para o paciente de acordo com a RDC 47/2009 Comprimido

Leia mais

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder sua leitura antes de utilizar o medicamento. Pastilhas Cepacol cloreto de cetilpiridínio

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder sua leitura antes de utilizar o medicamento. Pastilhas Cepacol cloreto de cetilpiridínio SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder sua leitura antes de utilizar o medicamento. Pastilhas Cepacol cloreto de cetilpiridínio FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Leia mais

Dropropizina. Prati-Donaduzzi Xarope 1,5 mg/ml e 3 mg/ml. Dropropizina_bula_paciente

Dropropizina. Prati-Donaduzzi Xarope 1,5 mg/ml e 3 mg/ml. Dropropizina_bula_paciente Dropropizina Prati-Donaduzzi 1,5 mg/ml e 3 mg/ml Dropropizina_bula_paciente INFORMAÇÕES AO PACIENTE dropropizina Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES de 1,5 mg/ml ou 3 mg/ml em embalagem

Leia mais

Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha FORMA FARMACÊUTICA

Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha FORMA FARMACÊUTICA ARLIVRY Extrato seco de folhas de Hedera helix - Araliaceae - Hera MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha FORMA

Leia mais

Laboratório Janssen cilag Farmacêutica Ltda. Referência Tylenol

Laboratório Janssen cilag Farmacêutica Ltda. Referência Tylenol Laboratório Janssen cilag Farmacêutica Ltda. Referência Tylenol Apresentação de Tylenol Gotas (paracetamol) Solução oral 200 mg/ml em frasco plástico com 15 ml. USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO ORAL COMPOSIÇÃO

Leia mais

.com.br. Wikibula: Consulta de medicamentos e bulas de remédios. Biovita c bula. acetilsalicílico. BIOVITA C Ácido ascórbico 1g

.com.br. Wikibula: Consulta de medicamentos e bulas de remédios. Biovita c bula. acetilsalicílico. BIOVITA C Ácido ascórbico 1g BIOVITA C Ácido ascórbico 1g APRESENTAÇÕES Comprimidos efervescentes de 1 g. Embalagem contendo 10 comprimidos efervescentes. USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada comprimido efervescente 1g contém:

Leia mais

Flavorizantes / Aromas INTENSIFICADOR DE SABOR E AROMA

Flavorizantes / Aromas INTENSIFICADOR DE SABOR E AROMA Flavorizantes / Aromas INTENSIFICADOR DE SABOR E AROMA Propriedades A adesão ao tratamento farmacológico depende muitas vezes da administração do medicamento em formas farmacêuticas adequadas ao paciente.

Leia mais

BISOLVON cloridrato de bromexina Xarope infantil 4mg/5ml Xarope adulto 8mg/5ml

BISOLVON cloridrato de bromexina Xarope infantil 4mg/5ml Xarope adulto 8mg/5ml BISOLVON cloridrato de bromexina Xarope infantil 4mg/5ml Xarope adulto 8mg/5ml BISOLVON XAROPE PACIENTE Bisolvon cloridrato de bromexina abcd APRESENTAÇÕES Xarope infantil de 4 mg/5ml: frascos com 120

Leia mais

Luftal. Comprimidos. 40 mg

Luftal. Comprimidos. 40 mg Luftal Comprimidos 40 mg APRESENTAÇÕES Comprimidos de 40 mg em embalagem com 20 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido de LUFTAL contém 40 mg de simeticona. Ingredientes inativos:

Leia mais

Dimezin. Comprimido 40mg

Dimezin. Comprimido 40mg Dimezin Comprimido 40mg MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE Dimezin simeticona APRESENTAÇÕES Comprimido 40mg Embalagens contendo 20 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém:

Leia mais

Torante. (Hedera helix L.)

Torante. (Hedera helix L.) Torante (Hedera helix L.) Bula para paciente Xarope 15 mg/ml Página 1 Torante Hedera helix L. MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Espécie vegetal: Hedera helix Linné (Araliaceae) Parte utilizada: Folhas Nomenclatura

Leia mais

Leucogen. Aché Laboratórios Farmacêuticos. Xarope 20 mg/5 ml

Leucogen. Aché Laboratórios Farmacêuticos. Xarope 20 mg/5 ml Leucogen Aché Laboratórios Farmacêuticos Xarope 20 mg/5 ml Excipientes: ácido cítrico monoidratado, aroma de caramelo, benzoato de sódio, corante caramelo, sorbitol e água purificada. BULA PARA PACIENTE

Leia mais

Pergo cloridrato de hidroxizina. Eurofarma Laboratórios S.A. Solução oral 2 mg/ml

Pergo cloridrato de hidroxizina. Eurofarma Laboratórios S.A. Solução oral 2 mg/ml Pergo cloridrato de hidroxizina Eurofarma Laboratórios S.A. Solução oral 2 mg/ml Pergo cloridrato de hidroxizina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução oral 2mg/mL: Embalagem contendo 1 frasco com 120mL.

Leia mais

ENTEROFIGON. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina

ENTEROFIGON. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina ENTEROFIGON Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina ENTEROFIGON citrato de colina metionina APRESENTAÇÕES Solução oral contendo 50mg/mL citrato de colina

Leia mais

FRENOTOSSE guaifenesina

FRENOTOSSE guaifenesina FRENOTOSSE guaifenesina CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. XAROPE 13,33 MG/ML I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FRENOTOSSE guaifenesina APRESENTAÇÕES Xarope de 200 mg/15 ml: frasco com 120 ml + 1 copo

Leia mais

USO ORAL USO ADULTO. 3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? EPAREMA não deve ser usado nos casos de alergia aos componentes da fórmula.

USO ORAL USO ADULTO. 3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? EPAREMA não deve ser usado nos casos de alergia aos componentes da fórmula. BULA PARA PACIENTE RDC 47/2009 Peumus boldus Molina (Monimiaceae), folha (boldo). Frangula purshiana (DC.) A. Gray (Rhamnaceae), casca (cáscara sagrada). Rheum palmatum L. (Polygonaceae), raiz (ruibarbo).

Leia mais

Spectolab Balsâmico. (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml. REV A Bula Paciente Xarope Adulto 1

Spectolab Balsâmico. (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml. REV A Bula Paciente Xarope Adulto 1 Spectolab Balsâmico (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml REV A Bula Paciente Xarope Adulto 1 Spectolab Balsâmico guaifenesina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Leia mais

Nome do medicamento: FORTEVIT Forma farmacêutica: Solução Oral Concentração: 3,00 mg/ml ferro quelato + 0,05 mg/ml cloridrato de piridoxina + 0,80

Nome do medicamento: FORTEVIT Forma farmacêutica: Solução Oral Concentração: 3,00 mg/ml ferro quelato + 0,05 mg/ml cloridrato de piridoxina + 0,80 Nome do medicamento: FORTEVIT Forma farmacêutica: Solução Oral Concentração: 3,00 mg/ml ferro quelato + 0,05 mg/ml cloridrato de piridoxina + 0,80 mg/ml nicotinamida FORTEVIT ferro quelato cloridrato de

Leia mais

cloridrato de bromexina Medley Farmacêutica Ltda. Xarope 4 mg/ 5 ml e 8 mg/ 5 ml

cloridrato de bromexina Medley Farmacêutica Ltda. Xarope 4 mg/ 5 ml e 8 mg/ 5 ml cloridrato de bromexina Medley Farmacêutica Ltda. Xarope 4 mg/ 5 e 8 mg/ 5 cloridrato de bromexina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xarope de 4 mg/5 : frasco com 120 + copo-medida

Leia mais

BONTOSS (cloridrato de bromexina)

BONTOSS (cloridrato de bromexina) BONTOSS (cloridrato de bromexina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 0,8mg/mL e 1,6mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: BONTOSS cloridrato de bromexina APRESENTAÇÕES: Xarope 0,8mg/mL

Leia mais

APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa contendo 180 mg de extrato seco de Silybum marianum. Embalagem com 20 unidades.

APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa contendo 180 mg de extrato seco de Silybum marianum. Embalagem com 20 unidades. BULA PARA PACIENTE RDC 47/2009 Silybum marianum. (Compositae), fruto (silimarina) APRESENTAÇÕES Cápsula gelatinosa contendo 180 mg de extrato seco de Silybum marianum. Embalagem com 20 unidades. USO ORAL

Leia mais

Agasten Novartis Biociências S.A. comprimido 1 mg de clemastina

Agasten Novartis Biociências S.A. comprimido 1 mg de clemastina Agasten Novartis Biociências S.A. comprimido 1 mg de clemastina AGASTEN Comprimidos clemastina Embalagem com 15 comprimidos de 1 mg. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOS DE IDADE Composição

Leia mais

dropropizina Medley Farmacêutica Ltda. xarope 3 mg/ml

dropropizina Medley Farmacêutica Ltda. xarope 3 mg/ml dropropizina Medley Farmacêutica Ltda. xarope 3 mg/ml dropropizina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Xarope de 3 mg/ml: frasco com 120 ml + copo medida USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO

Leia mais

ENERGIL C ácido ascórbico EMS S/A. Comprimido Efervescente 1 g. Comprimido Mastigável 500 mg

ENERGIL C ácido ascórbico EMS S/A. Comprimido Efervescente 1 g. Comprimido Mastigável 500 mg ENERGIL C ácido ascórbico EMS S/A Comprimido Efervescente 1 g Comprimido Mastigável 500 mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Energil C ácido ascórbico APRESENTAÇÕES Energil C Comprimido efervescente: Caixa

Leia mais

FLOGORAL. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Colutório. 1,5 mg/ml

FLOGORAL. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Colutório. 1,5 mg/ml FLOGORAL Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A Colutório 1,5 mg/ml Flogoral colutório_bu 07_VP MODELO DE BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 FLOGORAL cloridrato de benzidamina

Leia mais

DROTIZIN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução oral 2mg/mL

DROTIZIN. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução oral 2mg/mL DROTIZIN Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução oral 2mg/mL MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Drotizin

Leia mais

MASFEROL sulfato ferroso. FORMA FARMACÊUTICA Xarope. APRESENTAÇÕES Linha Farma: Cartucho contendo frascos com 100 ml e 400 ml.

MASFEROL sulfato ferroso. FORMA FARMACÊUTICA Xarope. APRESENTAÇÕES Linha Farma: Cartucho contendo frascos com 100 ml e 400 ml. MASFEROL sulfato ferroso FORMA FARMACÊUTICA Xarope APRESENTAÇÕES Linha Farma: Cartucho contendo frascos com 100 ml e 400 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 1 ANO Crianças que pesam a partir

Leia mais

Nome do Medicamento: ABCALCIUM B12 Forma farmacêutica: Suspensão Oral Concentração: ergocalciferol (Vitamina D) 12 UI/mL + cianocobalamina (Vitamina

Nome do Medicamento: ABCALCIUM B12 Forma farmacêutica: Suspensão Oral Concentração: ergocalciferol (Vitamina D) 12 UI/mL + cianocobalamina (Vitamina Nome do Medicamento: ABCALCIUM B12 Forma farmacêutica: Suspensão Oral Concentração: ergocalciferol (Vitamina D) 12 UI/mL + cianocobalamina (Vitamina B 12 ) 1,5 mcg/ml + cloreto de cálcio 7,5 mg/ml + fosfato

Leia mais

Spectolab Balsâmico. (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml. REV A Bula Paciente Xarope Adulto 1

Spectolab Balsâmico. (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml. REV A Bula Paciente Xarope Adulto 1 Spectolab Balsâmico (guaifenesina) Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Xarope 13,33 mg/ml REV A Bula Paciente Xarope Adulto 1 Spectolab Balsâmico guaifenesina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Leia mais

RUA H, N 0 02, GALPÃO III - SANTO ANTONIO DE JESUS - BA CEP CNPJ: / FONE: (0XX)

RUA H, N 0 02, GALPÃO III - SANTO ANTONIO DE JESUS - BA CEP CNPJ: / FONE: (0XX) VITER C ácido ascórbico APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo frasco com 20 ml. FORMA FARMACÊUTICA Solução oral USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml da solução oral contém: Ácido Ascórbico...200

Leia mais

STARFOR C aspartato de arginina ácido ascórbico. Natulab Laboratório SA. Comprimido Efervescente 1 g + 1 g

STARFOR C aspartato de arginina ácido ascórbico. Natulab Laboratório SA. Comprimido Efervescente 1 g + 1 g STARFOR C aspartato de arginina ácido ascórbico Natulab Laboratório SA. Comprimido Efervescente 1 g + 1 g STARFOR C aspartato de arginina + ácido ascórbico APRESENTAÇÕES Cartucho contendo tubo plástico

Leia mais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais FARMACOTÉCNICA INTRODUÇÃO À FARMACOTÉCNICA Tópicos abordados: Definições em Farmacotécnica. Classificação dos Medicamentos. Legislação vigente. POSIÇÃO DA FARMACOTÉCNICA ENTRE AS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Leia mais

cloridrato de ambroxol Xarope Pediátrico 15mg/5mL Xarope Adulto 30mg/5mL

cloridrato de ambroxol Xarope Pediátrico 15mg/5mL Xarope Adulto 30mg/5mL cloridrato de ambroxol Xarope Pediátrico 15mg/5mL Xarope Adulto 30mg/5mL MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE cloridrato de ambroxol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Xarope

Leia mais

simeticona Medicamento genérico lei nº 9787, de 1999"

simeticona Medicamento genérico lei nº 9787, de 1999 simeticona Medicamento genérico lei nº 9787, de 1999" MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Emulsão oral (gotas) 75 mg/ml simeticona Medicamento genérico lei nº 9787, de 1999" emulsão oral (gotas) I-

Leia mais

Hoxidrin (cloridrato de hidroxizina) Laboratório Globo Ltda. Solução oral 2mg/mL

Hoxidrin (cloridrato de hidroxizina) Laboratório Globo Ltda. Solução oral 2mg/mL Hoxidrin (cloridrato de hidroxizina) Laboratório Globo Ltda. Solução oral 2mg/mL HOXIDRIN Cloridrato de hidroxizina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO REFERÊNCIA. FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

AGASTEN XAROPE. Novartis Biociências S.A. Xarope 0,05 mg de clemastina

AGASTEN XAROPE. Novartis Biociências S.A. Xarope 0,05 mg de clemastina AGASTEN XAROPE Novartis Biociências S.A. Xarope 0,05 mg de clemastina AGASTEN xarope clemastina Frasco com 120 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 3 ANOS DE IDADE Composição Cada ml do xarope

Leia mais

Vibral dropropizina MODELO DE BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Vibral dropropizina MODELO DE BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MODELO DE BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Vibral dropropizina APRESENTAÇÕES VIBRAL (dropropizina) Xarope Adulto (3 mg/ml): frasco de 120 ml. VIBRAL (dropropizina) Xarope Pediátrico (1,5

Leia mais

FOR GAS (simeticona) União Química Farmacêutica Nacional S.A. Emulsão oral

FOR GAS (simeticona) União Química Farmacêutica Nacional S.A. Emulsão oral FOR GAS (simeticona) União Química Farmacêutica Nacional S.A Emulsão oral 75 mg/ml FOR GAS simeticona Emulsão oral IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Emulsão oral 75 mg/ml: embalagem

Leia mais

simeticona Medley Farmacêutica Ltda. Emulsão oral 75 mg/ml

simeticona Medley Farmacêutica Ltda. Emulsão oral 75 mg/ml simeticona Medley Farmacêutica Ltda. Emulsão oral 75 mg/ml simeticona Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Emulsão oral (gotas) de 75 mg/ml: frasco com 15 ml. USO ORAL USO ADULTO E

Leia mais

PARACETAMOL Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Solução Oral 200mg/mL

PARACETAMOL Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Solução Oral 200mg/mL PARACETAMOL Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Solução Oral 200mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: paracetamol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Solução oral gotas

Leia mais

paracetamol LEGRAND Suspensão oral

paracetamol LEGRAND Suspensão oral paracetamol LEGRAND Suspensão oral 32 mg/ml I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO paracetamol Medicamento Genérico, Lei n 9.787, de 1999. USO PEDIÁTRICO USO ORAL APRESENTAÇÕES O paracetamol suspensão oral de

Leia mais