MAGNETISMO e ESPIRITISMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MAGNETISMO e ESPIRITISMO"

Transcrição

1 Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO AULA 34

2 SONAMBULISMO TÉCNICAS ACESSÓRIAS Teórica e prática ISM - Indução ao Sonambulismo no Médium ISP Indução ao Sonambulismo no Paciente -QUANDO UTILIZAR -COMO UTILIZAR

3 O LIVRO DOS ESPÍRITOS - CAPÍTULO VIII Da emancipação da alma SONAMBULISMO 425. O sonambulismo natural tem alguma relação com os sonhos? Como explicá-lo? É um estado de independência do Espírito, mais completo do que no sonho, estado em que maior amplitude adquirem suas faculdades.

4 A alma tem então percepções de que não dispõe no sonho, que é um estado de sonambulismo imperfeito. No sonambulismo, o Espírito está na posse plena de si mesmo. Os órgãos materiais, achando-se de certa forma em estado de catalepsia, deixam de receber as impressões exteriores. Esse estado se apresenta principalmente durante o sono, ocasião em que o Espírito pode abandonar provisoriamente o corpo, por se encontrar este gozando do repouso indispensável à matéria.

5 Quando se produzem os fatos do sonambulismo, é que o Espírito, preocupado com uma coisa ou outra, se aplica a uma ação qualquer, para cuja prática necessita de utilizarse do corpo. Serve-se então deste, como se serve de uma mesa ou de outro objeto material no fenômeno das manifestações físicas, ou mesmo como se utiliza da mão do médium nas comunicações escritas. Nos sonhos de que se tem consciência, os órgãos, inclusive os da memória, começam a despertar.

6 Recebem imperfeitamente as impressões produzidas por objetos ou causas externas e as comunicam ao Espírito, que, então, também em repouso, só experimenta, do que lhe é transmitido, sensações confusas e, amiúde, desordenadas, sem nenhuma aparente razão de ser, mescladas que se apresentam de vagas recordações, quer da existência atual, quer de anteriores.

7 Facilmente, portanto, se compreende por que os sonâmbulos nenhuma lembrança guardam do que se passou enquanto estiveram no estado sonambúlico e por que os sonhos, de que se conserva memória, as mais das vezes não têm sentido. Digo as mais das vezes, porque também sucede serem a consequência de lembrança exata de acontecimentos de uma vida anterior e até, não raro, uma espécie de intuição do futuro. Vídeo 1e 2

8 Vídeo 1

9

10 Vídeo 2

11

12 ISM - Indução ao Sonambulismo no Médium ISP Indução ao Sonambulismo no Paciente -QUANDO UTILIZAR? -COMO UTILIZAR?

13 Algumas considerações iniciais são necessárias para entendermos a utilização do sonambulismo junto aos pacientes na SEMP. Pacientes que relatam problemas emocionais graves, tais como síndrome de pânico, fobias, vícios, etc. Sugestão: sonambulismo parcial (hipnótico)

14 Algumas considerações iniciais são necessárias para entendermos a utilização do sonambulismo junto aos pacientes na SEMP. Pacientes que relatam problemas emocionais graves, tais como síndrome de pânico, fobias, vícios, etc. Sugestão: sonambulismo parcial (hipnótico)

15 AS VIDAS SUCESSIVAS Albert de Rochas Segunda Parte - Experiências magnéticas Capítulo I O sono magnético e o corpo fluídico 1. Os estados da hipnose Antes de expor minhas experiências sobre a regressão da memória e a precognição, farei um rápido resumo de como o magnetismo age habitualmente sobre os sensitivos que estudei.

16 Sob a influência de passes longitudinais exercidos de cima para baixo e combinados com a imposição da mão direita sobre a cabeça do sujet sentado diante de mim, produz-se uma série de estados semelhantes à vigília, mas apresentando cada uma das características específicas que servem para denominá-los, e que se sucedem sempre na mesma ordem. Esses estados são separados por fases de letargia com a aparência do sono habitual que permitem distingui-los nitidamente uns dos outros quando o sujet bastante envolvido não queima as etapas.

17 Eis, sumariamente, a enumeração dessas características específicas e sua sucessão: 1 Estado: vigília. 2 Estado: sonambulismo. O sujet parece uma pessoa desperta gozando de todas as suas faculdades, no entanto é bastante sugestionável e apresenta o fenômeno da insensibilidade cutânea, que persiste em todos os estados seguintes. A memória é normal.

18 3 Estado: rapport. O sujet não percebe ninguém além do magnetizador e das pessoas que este coloca em relação com aquele, seja por um contato ou mesmo por um simples olhar. Apresenta sensação de bem-estar bastante pronunciada, diminuição da memória normal e da sugestibilidade. A sensibilidade começa a exteriorizar-se em uma camada paralela ao corpo e situada a cerca de trinta e cinco milímetros da pele. O sujet vê os eflúvios exteriores dos corpos organizados e dos cristais.

19 4 Estado: simpatia ao contato. A sensibilidade continua a exteriorizar-se e pode-se constatar uma segunda camada sensível a seis ou sete centímetros da primeira e de menor sensibilidade. O sujet experimenta as sensações do magnetizador quando este se coloca em contato com ele. A sensibilidade cutânea desaparece, assim como a memória dos fatos; elas não reaparecem nos estados seguintes, mas a memória da linguagem subsiste nesses estados, já que o sujet pode conversar com o magnetizador.

20 5 Estado: simpatia à distância. O sujet percebe todas as sensações do magnetizador, mesmo sem contato, desde que a distância não seja muito grande. Ele não mais vê os eflúvios exteriores dos corpos, mas vê os órgãos internos dos seres vivos. Não é mais sugestionável e perde totalmente a memória de sua vida; não conhece mais do que duas pessoas, o magnetizador e ele próprio, no entanto não sabe seus nomes. Passes transversais reconduzem o sujet ao estado de vigília, fazendo-o passar, em ordem inversa, por todos os estados e todas as letargias pelos quais passou ao adormecer.

21 Iniciando a Indução ao sonambulismo paciente (ISP) Comece com harmonizações normais; em seguida, faça IV (Induções Verbais), sugestionando o paciente a ir para o um jardim ou sala de tratamento, etc. Pergunte ao paciente; se ele responder que consegue ver e sentir-se nestes locais, é um bom indicio de que você pode continuar com as induções mais profundas. Não tenha pressa; faça com que o paciente confie em você.

22 ISP Indução ao Sonambulismo no Paciente. Induza o paciente a ver um amigo espiritual em baixo de uma árvore ou banco no jardim... sugestione para ele ir até este amigo, que o envolverá em uma capa ou roupa de proteção magnética. Sugestione-o a seguir este amigo para uma passeio em uma trilha, pergunte o que vê e o que sente. No início, é comum alguns se sentirem envoltos em escuridão ou névoas. Continue magnetizando e sugestione-o a sair desta situação.

23 Observação: se o paciente ficar muito agitado na primeira vez, não insista. Sugestione-o a voltar para o jardim e finalize com harmonizações. Tente novamente na próxima semana.

24 Regressões ao passado atual: Passando da primeira fase, alguns pacientes relatam estar vendo uma casa ou um local e se surpreendem dizendo que conhecem este local, onde viveram nesta vida. Pergunte o que vê, quantos anos ele tinha, sugestione-o a ir para uma data anterior ou mais recente até identificar situações conflitantes.

25 Regressões a vidas passadas: Outros relatam estar vendo locais ou cidades antigas. Conduza-o perguntando o que vê, sugestionando a ir mais para frente ou para trás até identificar o ponto conflitante que precisa ser trabalhado. Nas primeiras experiências, não insista muito. A qualquer indício de desequilíbrio, traga-o de volta e continue na próxima sessão.

26 Observações: Lembre-se, estamos falando de sonambulismo parcial, que pode e deve ser realizado durante o passe, com duração máxima de 30 minutos. Percebendo que o paciente tem predisposição para o sonambulismo profundo, consulte os dirigentes quanto à possibilidade de realizar sessões especiais em dias e horários que possibilitem utilizar mais tempo. Normalmente, estas sessões duram em torno de 1h30min.

27 Vejamos o que Jorge Andréa dos Santos, médico e expositor do Instituto de Cultura Espírita do Brasil comenta sobre terapia regressiva em sua obra Psicologia Espírita volume II, capítulo QUEM TEM RAZÃO? Pág. 32 e 33: O tratamento dispensado a esses casos, de modo geral, encontram grandes esperança nas terapias regressivas já utilizadas com relativo sucesso por psicólogos adestrados.

28 (...) Nas vidas pretéritas, encontraremos os motivos de tanta dissonância e tantas inexplicáveis neuropsicoses. Sem recorrermos aos fatos das vidas pretéritas, em equilibrados métodos, pouco conseguiremos.(...) (...) Se o bloco de energias do doentes for bem canalizado, compreendido e equacionado diante de uma terapia regressiva, muito pode fazer aos sofredores desta faixa.(...)

29 Não conseguiremos visualizar, na atualidade, melhor método, a fim de entender as distonias psíquicas principalmente os componentes neuróticos. (...) Jorge Andrea Psiquiatra espírita *Salvador, BA 10 de agosto de 1916

30 O método da terapia regressiva exige que, ao ser demarcada uma ilha doente no psiquismo de profundidade, sejam colocadas, em seu foco de emanação, construções positivas (laborterapia, conduta sadia, pensamentos construtivos, técnicas de ioga e de meditação, vivências de propostas espíritas ou espiritualista, etc.), a fim de tentarmos neutralizar as fontes desarmônicas e construir núcleos-dalma que possam responder por impulso harmônico nas células nobres da organização humana.

31 Conclusão: O magnetizador que deseja utilizar, além da TEOM, a regressão de memória para tratar estes casos emocionais complexos, deverá ter conhecimento profundo da Doutrina Espírita e de diálogo, para preencher estes núcleos dalma com essas noções positivas.

32 ISM - Indução ao Sonambulismo no Médium. Naqueles pacientes que têm dificuldade de emancipação da alma, você pode solicitar a presença de um médium ( sensitivo ou sujet) que tenha esta predisposição, com o objetivo de diagnóstico de doenças, presenças espirituais, etc. Neste caso, ele não dirá nada na frente do paciente, passará estas informações apenas para o magnetizador, o qual fará a análise, podendo ou não utilizar estas informações repassadas.

33 Vamos seguir as orientações de Kardec: 426. O chamado sonambulismo magnético tem alguma relação com o sonambulismo natural? É a mesma coisa, com a só diferença de ser provocado Qual a origem das ideias inatas do sonâmbulo e como pode falar com exatidão de coisas que ignora quando desperto, de coisas que estão mesmo acima de sua capacidade intelectual?

34 É que o sonâmbulo possui mais conhecimentos do que os que lhe supões. Apenas, tais conhecimentos dormitam, porque, por demasiado imperfeito, seu invólucro corporal não lhe consente rememorá-lo. Que é, afinal, um sonâmbulo? Espírito, como nós, e que se encontra encarnado na matéria para cumprir a sua missão, despertando dessa letargia quando cai em estado sonambúlico. Já te temos dito, repetidamente, que vivemos muitas vezes.

35 Esta mudança é que, ao sonâmbulo, como a qualquer Espírito, ocasiona a perda material do que haja aprendido em precedente existência. Entrando no estado, a que chamas crise, lembra-se do que sabe, mas sempre de modo incompleto. Sabe, mas não poderia dizer donde lhe vem o que sabe, nem como possui os conhecimentos que revela. Passada a crise, toda recordação se apaga e ele volve à obscuridade.

36 Mostra a experiência que os sonâmbulos também recebem comunicações de outros Espíritos, que lhes transmitem o que devam dizer e suprem à incapacidade que denotam. Isto se verifica principalmente nas prescrições médicas. O Espírito do sonâmbulo vê o mal, outro lhe indica o remédio. Essa dupla ação é às vezes patente e se revela, além disso, por estas expressões muito frequentes: dizem-me que diga, ou proíbem-me que diga tal coisa.

37 Neste último caso, há sempre perigo em insistir-se por uma revelação negada, porque se dá azo a que intervenham Espíritos levianos, que falam de tudo sem escrúpulo e sem se importarem com a verdade.

38

39 Vale mais empregar o magnetismo a grandes correntes, que não carrega a cabeça com preferência às demais partes. (...) Pode-se então, sem nenhum inconveniente, passar cinco ou seis vezes, a muito pouca distância, a ponta dos dedos por diante dos olhos, com o fim de dar maior intensidade ao sono. Instruções Práticas sobre o Magnetismo François Deleuze VÍDEO 3 e 4

40

41 Vídeo 4

42

43 Prática

A emancipação da alma

A emancipação da alma F E D E R A Ç Ã O E S P Í R I T A B R A S I L E I R A M E D I U N I D A D E : E S T U D O E P R Á T I C A P R O G R A M A 1 M Ó D U L O I F U N D A M E N T O S A O E S T U D O D A M E D I U N I D A D E

Leia mais

MAGNETISMO e ESPIRITISMO

MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO 3 2016 AULA 33 Manifestações Mediúnicas TÉCNICAS ACESSÓRIAS Teórica e pratica TEOM Tratamento

Leia mais

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14 EMANCIPAÇÃO da ALMA O Livro dos Espíritos Cap. 8 Da emancipação da alma 400. O Espírito encarnado permanece de bom grado no seu envoltório

Leia mais

MODULO 2 Manifestações Mediúnicas TÉCNICAS ACESSÓRIAS Teórica e pratica TEOM Tratamento de distúrbios Emocionais e/ou Obsessão pelo Magnetismo DEIM

MODULO 2 Manifestações Mediúnicas TÉCNICAS ACESSÓRIAS Teórica e pratica TEOM Tratamento de distúrbios Emocionais e/ou Obsessão pelo Magnetismo DEIM MODULO 2 Manifestações Mediúnicas TÉCNICAS ACESSÓRIAS Teórica e pratica TEOM Tratamento de distúrbios Emocionais e/ou Obsessão pelo Magnetismo DEIM Diálogo com Entidade Incorporada no Médium DEIP Diálogo

Leia mais

SONAMBULISMO FACULDADE INTRIGANTE E POUCO DEBATIDA

SONAMBULISMO FACULDADE INTRIGANTE E POUCO DEBATIDA inshar e SONAMBULISMO FACULDADE INTRIGANTE E POUCO DEBATIDA Sep 5th, 2013 By Jorge Hessen Category: Artigos Uma neozelandesa conseguiu dirigir e enviar mensagens (1) pelo celular (enquanto dormia ao volante)

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO. Como nossos guias incorporam. Como se comunicam. Pergunta: Todos somos médiuns?

DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO. Como nossos guias incorporam. Como se comunicam. Pergunta: Todos somos médiuns? DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO Como nossos guias incorporam. Como se comunicam. Pergunta: Todos somos médiuns? Resposta: Todos os seres humanos são médiuns, sem exceção! A palavra médium tem origem no Latim

Leia mais

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15 CURSO PASSE EDITORA EDITORA 1 / 15 Conceito de Pensamento É força eletromagnética. Emmanuel Vida Pensamento, eletricidade e magnetismo conjugamse em todas as manifestações do Universo. Emmanuel Vida É

Leia mais

MAGNETISMO e ESPIRITISMO

MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO 3 2016 AULA 5 O Livro dos Espíritos Questão 27 (...) Deus, espírito e matéria constituem o

Leia mais

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe.

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. 1 Psiquismo Humano CONCEITO Psiqu(e)-+ismo O conjunto dos fenômenos ou dos processos mentais conscientes ou inconscientes dum

Leia mais

Grupo de estudo A Gênese

Grupo de estudo A Gênese Grupo de estudo A Gênese Os milagres segundo o Espiritismo Sessão 13 Capítulo 14: Os fluidos 25 de maio de 2018 I. NATUREZA E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS Elementos fluídicos (01) De que forma a Ciência resolveu

Leia mais

MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA

MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA UNIDADE 1 MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA AULA 6 Desenvolvimento mediúnico 1 2 A eclosão da mediunidade não deve ser forçada 3 A eclosão da mediunidade não depende de lugar, idade, sexo, renda, moral ou religião

Leia mais

Animismo na prática mediúnica

Animismo na prática mediúnica FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Animismo na prática mediúnica Tema 7 Como distinguir o que é de origem mediúnica ou

Leia mais

EMANCIPAÇÃO DA ALMA. Rosaldy Marques

EMANCIPAÇÃO DA ALMA. Rosaldy Marques OBJETIVO: EMANCIPAÇÃO DA ALMA Conhecer os fenômenos da alma, suas características e implicações morais. 19 e 20 de junho/2011 Rosaldy Marques Rosaldy Marques Emancipação Libertação, alforria Espírito encarnado

Leia mais

Seminário: Médiuns e Mediunidade

Seminário: Médiuns e Mediunidade 1 Atividade Integrativa Deus me encarregou de uma missão junto aos crentes a quem Ele favorece com o mediumato. Quanto mais graça recebem eles do Altíssimo, mais perigos correm e tanto maiores são esses

Leia mais

Pensamento e Sentimento

Pensamento e Sentimento Pensamento e Sentimento Pensar - Sentir - Fazer Espiritualidade e Evolução Amor-sabedoria Verdade -- Justiça A Conexão com a Consciência Superior Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Pensamento e Sentimento

Leia mais

Ansiedade Sob Controle: entendendo e gerenciando. Rafael Kraisch Níquel Núcleo de Autoconhecimento

Ansiedade Sob Controle: entendendo e gerenciando. Rafael Kraisch Níquel Núcleo de Autoconhecimento Ansiedade Sob Controle: entendendo e gerenciando Rafael Kraisch Níquel Núcleo de Autoconhecimento Sumário 1. A VERDADE ESCONDIDA... 2 2. O CICLO DO PENSAMENTO ANSIOSO... 4 3. QUEBRANDO O CICLO DA ANSIEDADE...

Leia mais

ESPIRITISMO E VISÃO DE FUTURO

ESPIRITISMO E VISÃO DE FUTURO Casa Espírita Francisco de Paula Vítor ESPIRITISMO E VISÃO DE FUTURO OLHANDO O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO COMO ESPÍRITA Lambari, MG fevereiro de 2018 Por Antônio Carlos Guimarães Espiritismo uma doutrina

Leia mais

Seminário: Qualidade na Prática Mediúnica

Seminário: Qualidade na Prática Mediúnica 1 Atividade Integrativa A VISÃO DE QUALIDADE DE ALLAN KARDEC QUALIDADE DE OBJETIVOS A primeira de todas as condições das reuniões instrutivas é que sejam sérias. (...) Uma reunião só é verdadeiramente

Leia mais

Seminário: Médiuns e Mediunidade

Seminário: Médiuns e Mediunidade 1 Atividade Integrativa Deus me encarregou de uma missão junto dos crentes a quem Ele favoreceu com o dom da mediunidade. Quanto mais graça recebem do Altíssimo, mais perigos correm (...). Elogios, adulações,

Leia mais

O Sono e os Sonhos. Centro Espírita Celeiro de Luz

O Sono e os Sonhos. Centro Espírita Celeiro de Luz O Sono e os Sonhos Centro Espírita Celeiro de Luz http://www.espirito.org.br/portal/artigos/celuz/textos/sono-e-sonhos.html Introdução Chama-se emancipação da alma o desprendimento do Espírito encarnado,

Leia mais

PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017

PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017 PROGRAMA BÁSICO DA DOUTRINA ESPÍRITA SEMP -2017 COORDENADORES Carlos Massucci Fernanda Chueire Luiz Arthur Chagas Nicole Ventura FICHAS DE INSCRIÇÃO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Fundada em

Leia mais

FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES

FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES UNIDADE 4 FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES AULA 21-a Psicofonia 1 2 Psicofonia é a comunicação mediúnica por meio da fala 3 Vantagens e desvantagens 4 Vantagens 5 Permite o diálogo direto, vivo e dinâmico

Leia mais

Desenvolvimento Mediúnico

Desenvolvimento Mediúnico Desenvolvimento Mediúnico AULA 5 O Despertar da Visão - Mediunidade da Vidência Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 30-Junho-2012 1 Parte I - Teórica 1.Recapitulando... 2.Reflexões

Leia mais

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA AULA 8 Os fluidos 1 2 FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL - FCU 3 Tudo que existe no universo, criado por Deus, não sendo Espírito, é fluido cósmico universal Therezinha Oliveira 4 DEUS ESPÍRITO

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL Elaborado por: Maria da Paz Corrêa de Santana Patrícia Santana FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA AV. JOÂO DE BARROS, 1629 ENCRUZILHADA

Leia mais

Estrutura psíquica 5 Estudo 13

Estrutura psíquica 5 Estudo 13 Desvendando a Mediunidade Estrutura psíquica 5 Estudo 13 www3.tvnovaluz.tv Claudio C. Conti www.ccconti.com Conteúdos do inconsciente Consciente (ego) Inconsciente pessoal (complexos) Inconsciente coletivo

Leia mais

MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES

MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES 04/09/2013 MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES FACILITADORAS: CLÁUDIA SALES, DENISE LUIZA E SORAIA CRISTINA MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES OBJETIVOS: Citar as principais

Leia mais

CONCEITOS DE AUTO-HIPNOSE

CONCEITOS DE AUTO-HIPNOSE CONCEITOS DE AUTO-HIPNOSE Toda hipnose é Auto-hipnose, pois é necessário o foco de atenção do sujeito-paciente para que a indução tenha seu efeito. O conceito de auto-hipnose, no entanto é o de entrar

Leia mais

Auto-Hipnose A transformação Interior

Auto-Hipnose A transformação Interior Auto-Hipnose A transformação Interior Auto-hipnose A auto-hipnose é uma antiga técnica usada para acessar os níveis mais profundos da nossa mente. No estado hipnótico, a mente se torna especialmente aberta

Leia mais

FILOSOFIA ESPÍRITA E MEDIUNIDADE. AutorIa: Projeto Estudos Filosóficos Espíritas

FILOSOFIA ESPÍRITA E MEDIUNIDADE. AutorIa: Projeto Estudos Filosóficos Espíritas FILOSOFIA ESPÍRITA E MEDIUNIDADE AutorIa: Projeto Estudos Filosóficos Espíritas A INDEPENDÊNCIA DA ALMA É PROVADA PELO ESPIRITISMO A SUA INDEPENDÊNCIA É DEMONSTRADA DE MODO PATENTE PELOS FENÔMENOS ESPÍRITAS,

Leia mais

CAE COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL CEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

CAE COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL CEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA CAE COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL CEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 14/10/2017 Mensagem Estudemos, mas apliquemos as lições com amor. Amemos, mas realizemos o amor com sabedoria, estudando.

Leia mais

AULA 28 Vivência Mediúnica

AULA 28 Vivência Mediúnica AULA 28 Vivência Mediúnica 1 7. Vivência 2 Ser médium não significa ser moralizado e vice-versa. Pág.58 3 Estado mediúnico, conquanto anômalo, não é patológico. O Livro dos Médiuns, cap. 17, item 221 4

Leia mais

Literatura. Prof.ª Yani Rebouças

Literatura. Prof.ª Yani Rebouças Literatura Prof.ª Yani Rebouças Perguntas Poderosas Quem é você (como você se define)? Qual (quais) o (s) seu (s) principal (is) sonho (s)? Você se acha capaz de realizá-los? Por quê? O que te impede de

Leia mais

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO 1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 CURSO REDIGIDO SOB A RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES DE CATANDUVA DIRIGENTE NAZIK BAUAB DE ALMEIDA SILVA SUMÁRIO

Leia mais

GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 05

GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 05 GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 05 O Livro dos Espíritos Questão 27 27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas.

Leia mais

Ansiedade de Separação: O que é isso???

Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de separação: o que é? A ansiedade de separação é um estado emocional desagradável e negativo que ocorre quando a criança se separa das figuras cuja vinculação

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade Conceito espírita de passe Tipos de energias transmitidas no passe Mecanismos do passe

Leia mais

Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico.

Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico. Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico. Nos mostra que essa ação nada tem de sobrenatural, tornando conhecidas a natureza dos espíritos,

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA SEGUNDO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA SEGUNDO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA SEGUNDO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: RETORNO A VIDA CORPORAL - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Da infância

Leia mais

Superando traumas, medos e fobias

Superando traumas, medos e fobias 15/06/2013 Superando traumas, medos e fobias Métodos eficazes, como o EMDR, terapia cognitivo-comportamental e hipnose, podem ajudar a resolver, de forma célere, problemas como traumas e transtornos de

Leia mais

Percepção, Sintonia e Concentração Mental

Percepção, Sintonia e Concentração Mental FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo II Mecanismos da mediunidade Percepção, Sintonia e Concentração Mental Tema 3 Qual o seu entendimento sobre percepção, sintonia

Leia mais

AUTA DE SOUZA CURSO S N OÇÕES

AUTA DE SOUZA CURSO S N OÇÕES CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA EDITORA 1 / 10 2 / 10 A Melhor Escola Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na terra? A MELHOR ESCOLA AINDA É O LAR, ON A CRIATURA VE RECEBER

Leia mais

Os Eus que nos acompanham

Os Eus que nos acompanham Os Eus que nos acompanham Dentro de nós existem vários Eus. A existência dos múltiplos "eus" (chamados por nós aqui que trabalhamos com Apometria de Personalidades Múltiplas ou Personalidades Psíquicas)

Leia mais

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE (Cap. XV-XX)

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE (Cap. XV-XX) MECANISMOS DA MEDIUNIDADE (Cap. XV-XX) Fenômeno Magnético da Vida Humana hipnotizador hipnotizado indução À maneira de alguém que recebe esse ou aquele tipo de educação em estado de sonolência, o espírito

Leia mais

Normas de Funcionamento do Tratamento Terapêutico pelo Magnetismo

Normas de Funcionamento do Tratamento Terapêutico pelo Magnetismo DEPAFEL Normas de Funcionamento do Tratamento Terapêutico pelo Magnetismo Grupo Espírita Leôncio de Albuquerque Página 1 de 9 APRESENTAÇÃO O Departamento de Passes, Fluidoterapia e Evangelho no Lar (DEPAFEL)

Leia mais

EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6. Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria

EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6. Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6 Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria Objetivo: Conceituar fenômeno de emancipação da alma e diferenciar o fenômeno anímico do mediúnico. FENÔMENO ESPÍRITA: Os fenômenos espíritas

Leia mais

falar em público FALAR EM PÚBLICO -1-

falar em público FALAR EM PÚBLICO -1- falar em público FALAR EM PÚBLICO -1- falar em público ÍNDICE CAPÍTULO 1 COMO CONVERSAR...7 BRINCAR OU NÃO BRINCAR? EIS A QUESTÃO...10 CAPÍTULO 2 A EXPRESSÃO CORPORAL...13 A EXPRESSÃO FACIAL...19 O OLHAR...21

Leia mais

Allan Kardec - O Livro dos Médiuns» Segunda parte - Das manifestações espíritas» Capítulo XV

Allan Kardec - O Livro dos Médiuns» Segunda parte - Das manifestações espíritas» Capítulo XV O pressentimento é uma intuição vaga das coisas futuras. Algumas pessoas têm essa faculdade mais ou menos desenvolvida. Pode ser devida a uma espécie de dupla vista, que lhes permite entrever as consequências

Leia mais

OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO

OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ:16.242.620/ 0001-77 Educação Infantil: Jardim I II Unidade Sequência nº 01 Período: 19 a 23/05/2014 Tema Transversal Norteador:

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos O Livro dos Espíritos Livro Segundo Cap. VIII Emancipação da alma O sono e os sonhos q. 400 a 402 [ ] Todavia mencionarei as visões [ ] um homem em Cristo [ ] foi arrebatado ao terceiro céu se em seu corpo,

Leia mais

Estrutura psíquica 8 Estudo 16

Estrutura psíquica 8 Estudo 16 Desvendando a Mediunidade Estrutura psíquica 8 Estudo 16 www3.tvnovaluz.tv Claudio C. Conti www.ccconti.com Conteúdos do inconsciente Consciente (ego) Inconsciente pessoal (complexos) Inconsciente coletivo

Leia mais

Formação Completa em Hipnose Conteúdo Programático

Formação Completa em Hipnose Conteúdo Programático www.academiadahipnose.com Formação Completa em Hipnose Conteúdo Programático PRIMEIRO DIA Dia 1 - Aula 01 (manhã) Apresentação da turma e do curso História da Hipnose: dos Templos do Sono (Egito e Grécia

Leia mais

MAGNETISMO e ESPIRITISMO

MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO 3 2016 AULA 6 O Livro dos Espíritos DUPLA VISTA 447. O fenômeno a que se dá a designação de

Leia mais

1 www.autoresespiritasclassicos.com Barão Du Potet O grande magnetizador francês Contemporâneo de Allan Kardec (1796-1881) Um grande expoente do estudo do magnetismo animal, no século XIX, na França. Du

Leia mais

Formação Espiritual na Infância. Eduardo Haddad 4 de Fevereiro de 2018

Formação Espiritual na Infância. Eduardo Haddad 4 de Fevereiro de 2018 Formação Espiritual na Infância Eduardo Haddad 4 de Fevereiro de 2018 Livro dos Espíritos A Infância Questões 379-385 379. É tão desenvolvido, quanto o de um adulto, o Espírito que anima o corpo de uma

Leia mais

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE ESPÍRITO As concepções materialistas não aceitam a alma, ou entendem que o que se atribui a ela não passa de propriedades

Leia mais

A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM

A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM UNIDADE 3 A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM AULA 19-a A natureza dos Espíritos 1 2 COMO AVALIAR A NATUREZA DE UM ESPÍRITO? 3 Se a identidade absoluta dos Espíritos é, em muitos casos, uma questão acessória e sem

Leia mais

ELO DO TEMPO PASSADO E FUTURO

ELO DO TEMPO PASSADO E FUTURO Cristal ELO DO TEMPO A vida que estamos vivendo agora é apenas uma faceta de quem somos de fato. No entanto, tendo nascido num corpo físico regido pelos cinco sentidos, fomos condicionados a ver o tempo

Leia mais

Eu acho que eles têm uma dificuldade de falar de si mesmo e isso é nítido (Paloma). As mulheres ficam mais dispostas a falar, mais dispostas a voltar (...) O homem vai vir menos vezes. Ele vai abandonar

Leia mais

Posso ser ajudado com a Apometria?

Posso ser ajudado com a Apometria? Posso ser ajudado com a Apometria? Posso ser ajudado com a Apometria? Antes de respondermos sobre o tema é necessário compreender, o que é a APOMETRIA? Conceitualmente, dizemos que a apometria é uma técnica

Leia mais

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal

Idéia norteadora. Temas. Preferência. Busca principal Psicologia da Inteligência Epistemologia geral Epistemologia genética Qual é a gênese das estruturas lógicas do pensamento da criança? Como elas funcionam? Epistemologia fundada no desenvolvimento mental

Leia mais

E se eu MORRER amanhã?

E se eu MORRER amanhã? E se eu MORRER amanhã? Apresentação disponível em www.searadomestre.com.br Adriana Pizzutti dos Santos Para morrer basta estar vivo! Morrer é descansar. Quem morre se liberta! Quem morre vai para o céu

Leia mais

MAGNETISMO e ESPIRITISMO

MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO 3 2016 AULA 7 Que sentido se deve dar ao qualificativo de feiticeiro? Aqueles a quem chamais

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE EXPOSITORES (FACILITADORES DE AULA)

CURSO PARA FORMAÇÃO DE EXPOSITORES (FACILITADORES DE AULA) CURSO PARA FORMAÇÃO DE EXPOSITORES (FACILITADORES DE AULA) ALIANÇA ESPÍRITA EVANGÉLICA 2008 CONCEITOS DO EXPOSITOR INDICE PARA VOCÊ QUAIS OS OBJETIVOS DO EXPOSITOR ESPÍRITA?...3 QUAIS OS ASPECTOS PRINCIPAIS

Leia mais

CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade. Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2

CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade. Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2 CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2 Tipos de Espíritos comunicantes 1 Facilitadores Paulo

Leia mais

"... indispensável se faz o estudo prévio da teoria, para todo aquele que queira evitar os inconvenientes peculiares à experiência".

... indispensável se faz o estudo prévio da teoria, para todo aquele que queira evitar os inconvenientes peculiares à experiência. "... indispensável se faz o estudo prévio da teoria, para todo aquele que queira evitar os inconvenientes peculiares à experiência". A mesma matéria elementar é suscetível de experimentar todas as

Leia mais

Grupo Espírita Guillon Ribeiro. Escola de Evangelização de Pacientes

Grupo Espírita Guillon Ribeiro. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes A morte existe? Oferecei-vos a Deus, como vivos, salvos da morte, para que os vossos membros sejam instrumentos do bem ao seu serviço.

Leia mais

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 A matéria Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 Atanásio Rocha 14/09/2014 Considerações básicas da Matéria Origem

Leia mais

Clique no video abaixo para assistir Caso o link acima não funcione copie e cole o seguinte endereço em seu navegador: http://goo.gl/i5tzqi Como hipnotizar de maneira segura Relaxamento rápido e eficaz

Leia mais

AUTA DE SOUZA CURS R O S O N O N Ç O ÕE Õ S E

AUTA DE SOUZA CURS R O S O N O N Ç O ÕE Õ S E CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA EDITORA 1 / 8 Conceito Desencarnar é mudar de plano, como alguém que se transferisse de uma cidade para outra, aí no mundo, sem que o fato lhe altere as enfermidades

Leia mais

Hipnose Clínica e Prática

Hipnose Clínica e Prática Curso de Hipnose Clínica e Prática Sem Impostos: R$890,00 Adquira um Novo Conhecimento, aprenda a utilizar as mais eficazes ferramentas de Desenvolvimento Humano existentes. Hipnose Clínica e Prática Faça

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Quando desenhamos objetos em perspectiva, eles passam a sofrer uma série de deformações e alterações. Desta maneira, ainda que um objeto possa se apresentar com deformações, ele precisa estar de acordo

Leia mais

LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO

LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO Revisando Alguns Conceitos - MESAS GIRANTES: OFICIALIZAM A ORIGEM DA DECODIFICAÇÃO DE KARDEK ILUMINAR/CHAMAR

Leia mais

Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança

Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança O conhecimento e cumprimento do Plano de Emergência são fundamentais para a tua segurança enquanto estás na escola. Assim, torna-se necessário realizar,

Leia mais

Orgulho e egoísmo. As Dores da Alma. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

Orgulho e egoísmo. As Dores da Alma. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Orgulho e egoísmo As Dores da Alma Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Sobre a obra Em nossos apontamentos, denominamos os sete pecados capitais como as dores da alma. São

Leia mais

DIMENSÃO ESPIRITUAL DO CUIDADO

DIMENSÃO ESPIRITUAL DO CUIDADO PROGRAMA DE MESTRADO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO 2008 As Várias Dimensões do Cuidado e Suas Implicações Para a Saúde do Adulto DIMENSÃO ESPIRITUAL DO CUIDADO Claudio C. Conti

Leia mais

Deve-se notar, ainda, que essa faculdade não se revela em todos da mesma maneira. Os médiuns têm, geralmente, aptidão especial para esta ou aquela

Deve-se notar, ainda, que essa faculdade não se revela em todos da mesma maneira. Os médiuns têm, geralmente, aptidão especial para esta ou aquela Mediunidade, Animismo e Charlatanismo: Eclosão mediúnica, desenvolvimento mediúnico, mandato mediúnico, mediunidade nas crianças, perda e/ou suspensão da mediunidade (causas e consequências), os participantes

Leia mais

Você pode mudar sua vida.

Você pode mudar sua vida. 1 Você pode mudar sua vida Por Hoje é o seu dia de sorte e pode ser o primeiro dos seus novos e belos dias. Comece pensando assim. Pensamentos têm forças e fazem milagres! Basta você querer de coração,

Leia mais

Nome: Sexo: Idade: Data: / /

Nome: Sexo: Idade: Data: / / pág 1 de 5 Nome: Sexo: Idade: Data: / / Este questionário é constituído por 28 questões sobre experiências que pode ter na sua vida diária. Nós pretendemos saber com que frequência é confrontado com essas

Leia mais

Hippolyte Léon Denizard Rivail

Hippolyte Léon Denizard Rivail Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 A mediunidade não é sinal de santificação, nem representa característica divinatória. Constitui, apenas, um meio de entrar em contato com as almas

Leia mais

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Filosofia da Ciência Realidade Axioma Empirismo Realismo cientifico Instrumentalismo I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Definição Filosofia da ciência é a área que estuda os fundamentos e

Leia mais

Espaço de Cura e Renovação Ciranda Doa Amor. Cristais PARA GESTANTE E CRIANÇAS DA NOVA ERA.

Espaço de Cura e Renovação Ciranda Doa Amor. Cristais PARA GESTANTE E CRIANÇAS DA NOVA ERA. Cristais PARA GESTANTE E CRIANÇAS DA NOVA ERA. 1 Cristais para Gestantes e crianças Da nova era Uma consciência nova precisa de espaço e entendimento para nascer. Os cristais são aliados da evolução! O

Leia mais

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE Curso Online MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE com Maísa Intelisano Aula 02 - O que é Mediunidade Bloco 02 Maísa Intelisano AULA 2 O QUE É MEDIUNIDADE BLOCO 2 Definição de mediunidade Conceitos de mediunidade

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 7 O PROCESSO DA DESENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS MORTE E DESENCARNAÇÃO: DUAS FACES DE UM PROCESSO 1º. ENCONTRO MORTE E

Leia mais

Etapas de realização da reunião mediúnica

Etapas de realização da reunião mediúnica FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Etapas de realização da reunião mediúnica Tema 2 O que define o êxito de uma atividade

Leia mais

Evangelização Infantil- ACEAK. O que é revelação? As três revelações Moisés. Relembrar: as três revelações

Evangelização Infantil- ACEAK. O que é revelação? As três revelações Moisés. Relembrar: as três revelações Evangelização Infantil- ACEAK DIA LIVRO CAP. ASSUNTO EVANGELIZADOR 08/08 ESE 1 O que é revelação? As três revelações Moisés 15/08 ESE 1 Relembrar: as três revelações Jesus 22/08 ESE 1 Relembrar: as três

Leia mais

Entendendo o Tratamento Espiritual. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

Entendendo o Tratamento Espiritual. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Entendendo o Tratamento Espiritual 1 Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Definição de Espírito Que definição se pode dar dos Espíritos? Pode dizer-se que os Espíritos são

Leia mais

Mediunidade. Do Aprisionamento à Libertação

Mediunidade. Do Aprisionamento à Libertação Mediunidade Do Aprisionamento à Libertação Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Materialismo A crença excessiva no que vemos

Leia mais

Por. Eliana Haddad. Foi isso que o levou a criar o Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec e o Clube

Por. Eliana Haddad. Foi isso que o levou a criar o Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec e o Clube Por Eliana Haddad Doutor e mestre em lógica e filosofia da ciência pela Unicamp, graduado em física pela UFRJ, Cosme Massi é hoje reconhecido no meio espírita por ser um grande estudioso da ciência e da

Leia mais

Orientação Mediúnica. 3ª edição Revista e Ampliada

Orientação Mediúnica. 3ª edição Revista e Ampliada T eddy Ne ilson T herezinha O liveira Orientação Mediúnica C oleção: Estudos ec 3ª edição Revista e Ampliada ursos CAMPINAS SP 2012 SUMÁRIO Apresentação...13 Introdução...15 1. A natureza tríplice do desenvolvimento

Leia mais

Título: NOSSO GOZO ESTA NO CEU Autor: J. N. DARBY. Literaturas em formato digital:

Título: NOSSO GOZO ESTA NO CEU Autor: J. N. DARBY. Literaturas em formato digital: Título: NOSSO GOZO ESTA NO CEU Autor: J. N. DARBY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre - 2017 Aula 0 Explanação do Livro Missionários da Luz Apresentação em PPS sobre a obra Missionária da Luz ; Aula 1 Dos Espíritos Levar o aluno

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Árvore da Vida. Ideação e Manifestação Cósmica. Trabalhar, Amar e Perdoar. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

A Consciência do III Milênio. Árvore da Vida. Ideação e Manifestação Cósmica. Trabalhar, Amar e Perdoar. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa A Consciência do III Milênio Árvore da Vida Ideação e Manifestação Cósmica Trabalhar, Amar e Perdoar. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Acesso: www.portaldeaquario.com.br A grande Árvore da Vida trás

Leia mais

TIPOS PSICOLÓGICOS ATITUDES E FUNÇÕES

TIPOS PSICOLÓGICOS ATITUDES E FUNÇÕES TIPOS PSICOLÓGICOS ATITUDES E FUNÇÕES QUAL SERÁ A SUA ATITUDE PREDOMINANTE? QUAL SERÁ A SUA FUNÇÃO PSICOLÓGICA PRINCIPAL? No ano de 1921, Jung publica o resultado de um de seus estudos mais importantes

Leia mais

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações.

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações. 5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas Objetivo Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações Fernanda Alencar Mediunidade Faculdade de se comunicar com os espíritos.

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: O CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Objetivos,

Leia mais

MÓDULO 2 COMO SE DOA?

MÓDULO 2 COMO SE DOA? CURSO : O PASSE COMO CURA MAGNÉTICA MÓDULO 2 COMO SE DOA? Capítulo 9 do livro OPCCM 25.05.2017 Perispírito: Corpo Causal e Aura 25 de maio de 2017 Corpo Causal...Imagine que cada um de nós, renascendo

Leia mais