MAGNETISMO e ESPIRITISMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MAGNETISMO e ESPIRITISMO"

Transcrição

1 Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO AULA 7

2 Que sentido se deve dar ao qualificativo de feiticeiro?

3 Aqueles a quem chamais feiticeiros são pessoas que, quando de boa-fé, gozam de certas faculdades, como sejam a força magnética ou a dupla vista. Então, como fazem coisas geralmente incompreensíveis, são tidas por dotadas de um poder sobrenatural. Os vossos sábios não têm passado muitas vezes por feiticeiros aos olhos dos ignorantes?

4 O Espiritismo e o magnetismo nos dão a chave de uma imensidade de fenômenos sobre os quais a ignorância teceu um sem-número de fábulas, em que os fatos se apresentam exagerados pela imaginação... (continua)

5 ...O conhecimento lúcido dessas duas ciências que, a bem dizer, formam uma única, mostrando a realidade das coisas e suas verdadeiras causas, constitui o melhor preservativo contra as idéias supersticiosas, porque revela o que é possível e o que é impossível, o que está nas leis da Natureza e o que não passa de ridícula crendice.

6 A Gênese Cap. XIV Os Fluidos II. Explicação de alguns fenômenos considerados sobrenaturais: VISTA ESPIRITUAL OU PSÍQUICA. DUPLA VISTA. SONAMBULISMO. SONHOS 22. O perispírito é o traço de união entre a vida corpórea e a vida espiritual. É por seu intermédio que o Espírito encarnado se acha em relação contínua com os desencarnados; é, em suma, por seu intermédio, que se operam no homem fenômenos especiais, cuja causa fundamental não se encontra na matéria tangível e que, por essa razão, parecem sobrenaturais.

7 É nas propriedades e nas irradiações do fluido perispirítico que se tem de procurar a causa da dupla vista, ou vista espiritual, a que também se pode chamar vista psíquica, da qual muitas pessoas são dotadas, freqüentemente a seu mau grado, assim como da vista sonambúlica. O perispírito é o órgão sensitivo do Espírito, por meio do qual este percebe coisas espirituais que escapam aos sentidos corpóreos.

8 Pelos órgãos do corpo, a visão, a audição e as diversas sensações são localizadas e limitadas à percepção das coisas materiais; pelo sentido espiritual, ou psíquico, elas se generalizam: o Espírito vê, ouve e sente, por todo o seu ser, tudo o que se encontra na esfera de irradiação do seu fluido perispirítico. No homem, tais fenômenos constituem a manifestação da vida espiritual; é a alma a atuar fora do organismo.

9 Na dupla vista ou percepção pelo sentido psíquico, ele não vê com os olhos do corpo, embora, muitas vezes, por hábito, dirija o olhar para o ponto que lhe chama a atenção. Vê com os olhos da alma e a prova está em que vê perfeitamente bem com os olhos fechados e vê o que está muito além do alcance do raio visual. Lê o pensamento figurado no raio fluídico.

10 25. Assim, envolta no seu perispírito, a alma tem consigo o seu princípio luminoso. Penetrando a matéria por virtude da sua essência etérea, não há, para a sua visão, corpos opacos. Entretanto, a vista espiritual não é idêntica, quer em extensão, quer em penetração, para todos os Espíritos. Somente os Espíritos puros a possuem em todo o seu poder. Nos inferiores ela se acha enfraquecida pela relativa grosseria do perispírito, que se lhe interpõe qual nevoeiro.

11 Manifesta-se em diferentes graus, nos Espíritos encarnados, pelo fenômeno da segunda vista, tanto no sonambulismo natural ou magnético, quanto no estado de vigília. Conforme o grau de poder da faculdade, diz-se que a lucidez é maior ou menor. Com o auxílio dessa faculdade é que certas pessoas veem o interior do organismo humano e descrevem as causas das enfermidades.

12 TATO MAGNÉTICO Manual do Passista Jacob Melo...Possuem-na (a mediunidade curadora) todos os verdadeiros crentes, sejam médiuns ou não. As mais das vezes, é apenas uma exaltação do poder magnético, fortalecido, se necessário, pelo concurso de bons Espíritos. Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns Cap. XVI item 189 médiuns curadores.

13 É comum que tenhamos alguma dificuldade em avaliar os alcances de certos benefícios, ao menos até que sintamos, na própria pele, sua pujança. O tato magnético é um desses benefícios que, injustificadamente, encontra certa resistência em ser aceito. Para muitos, é uma novidade dispensável, para outros, trata-se de querer adivinhar o diagnóstico dos pacientes; outros ainda, afirmam que com ele descartamos a intuição ou a ajuda espiritual...

14 O tato magnético é uma capacidade natural que a grande maioria dos seres humanos possui, podendo ser desenvolvida, ampliada e apurada pelo exercício. Não é novidade e nem antidoutrinária, pois por ser natural, vem sendo estudado e praticado há milênios, embora com nomes diferentes e sob técnicas as mais diversas. Não é dispensável, pois é muito seguro para detectar desarmonias. Não é adivinhação, pois indica os locais da desarmonia e se foi sanada.

15 Assim como a intuição, a vidência, a audiência ou mesmo o sonambulismo, o tato magnético também é um meio diagnóstico. Sua vantagem é não ser mediúnico e por isso estar, na maioria das vezes, sujeito à vontade e à atenção do seu portador, o que não ocorre com os fenômenos mediúnicos. O tato magnético não se contrapõe a nenhum outro método de diagnose fluídica e sim, adiciona novas informações, perfeitamente verificáveis.

16 Tato magnético natural Na sua forma mais comum, o passista, ao entrar em relação fluídica com o paciente, sente em si próprio as dores e desarmonias que o paciente sofre. Pode se tornar facultativo, isto é, tornar a percepção localizada apenas às mãos ou a um centro vital secundário do passista, pelo exercício. Tato magnético facultativo Ao entrar em relação fluídica com o paciente, verificar qual é esta distância do corpo do paciente.

17 - Nesta mesma distância, deslize a(s) mão(s) lentamente por todo o corpo do paciente, desde a cabeça até os pés -Contenha o impulso de doar ou usinar fluidos -Atice a atenção, percepção e acuidade para encontrar os locais com diferenças nessa camada fluídica. As mais comuns são: calor, frio, choque, tremor, pontada, sucção, atração, repulsão, ondulação no nível da camada, vento, ardor, superfície mais lisa ou mais áspera...

18 A percepção é individual, sem significado específico: o que um passista percebe como frio, outro pode perceber como calor, não se podendo com isto avaliar o diagnóstico. Cabe a cada passista observar o que sente e verificar, pelo estudo, pela atenção e prática, o que cada sensação sua representa. - Localizado o ponto, inicia-se o tratamento, sempre repetindo o tato magnético, para saber como está reagindo.

19 Se a desarmonia for generalizada ou se a percepção for difícil, aplicar uma série de dispersivos gerais (longitudinal) e repetir o tato magnético. Geralmente, após a dispersão, o(s) ponto(s) se sobressai(em), pois os dispersivos apagam as desarmonias secundárias, aquelas que foram apenas consequência do foco primário.

20 Se após os dispersivos, nada mais for encontrado, repetir os dispersivos e tentar mais um tato magnético. Se nada aparecer, significa que havia apenas uma desarmonia sem causas mais consistentes e que os dispersivos já trataram. Mesmo assim, finalizar com mais dispersivos gerais (longitudinais e perpendiculares), para alocar a psissensibilidade do paciente para o ponto de equilíbrio geral.

21 O treinamento anterior, também serve para quem ainda não tenha o tato magnético desenvolvido. À medida em que o tato magnético for se refinando, o passista passa a sentir, já ao realizar a relação fluídica (sem precisar passar a mão ao longo do campo), quais os pontos de desarmonia do paciente, dizendo alto e confundindo-se com uma intuição aprimorada.

22 O fato de o paciente acusar um problema (dor, inflamação, etc.) deve-se mais aos sintomas percebidos do que às causas reais. Como o tato magnético, via de regra, prende-se mais aos focos do que às suas consequências, pode haver discrepância aparente, sem que isso signifique erros.

23 A vidência, além de ser fugidia, pode ser influenciada por diversos fatores: o psiquismo do paciente pode tornar os pontos dolorosos mais visíveis ; alguma entidade espiritual pode projetar suas desarmonias no psiquismo do paciente; a vidência pode sintonizar apenas certas faixas de frequência. A intuição pode ouvir os apelos mentais do paciente ou de entidades espirituais ligados a ele.

24 Diferenças no tato magnético entre os passistas: -Variações na afinidade psicotátil com problemas de certa natureza; -Variação na sensibilidade a certas emanações; -Pela lei de afinidade fluídica, o passista percebe as alterações que estejam dentro da sua especificidade de tratamento, de acordo com a qualidade dos fluidos que possui para a cura de doenças, desarmonias e influências.

25 *Quanto ainda temos que estudar, observar, comparar, analisar, permutar experiências, pesquisar, testar... para adquirirmos segurança na doação de fluidos...!?

26 Jornal Vórtice junho de Entrevista João Francisco de Melo Filho, de 62 anos de idade é trabalhador do Lar Espírita Alvorada Nova, em Parnamirim, Rio Grande do Norte, metalúrgico. Jornal Vórtice - Como começou o seu interesse pelo Magnetismo? João Numa palestra pública, o palestrante falou que quando a esposa dele ficava brava e

27 aborrecida, ele esperava ela dormir e fazia uma imposição de mãos e preces. Ela acordava calma e tranquila. Eu fiz isso com minha esposa e ela amanheceu com muita dor no local onde eu fiz a imposição de mãos. Como ela não conseguia se levantar e andar, fomos ao pronto socorro. Lá ela fez exames, radiografia e não constatou nenhum problema orgânico. As dores só desapareceram após três dias. Na hora eu não disse nada. Não falei da imposição.

28 Mas depois falei que tinha feito a imposição e rezado muito enquanto fazia. Comentando o ocorrido com um amigo (que fez posteriormente um tratamento no LEAN, de câncer cerebral) ele me apresentou a Jacob Melo, que estava fazendo um seminário de passe magnético. Daí surgiu o interesse. J. V. - Fica patente o bom desenvolvimento que você alcançou quanto ao tato magnético. A que se deve isso?

29 Ao término de um seminário com Jacob Melo, montamos um grupo experimental, onde Jacob coordenou os trabalhos e passamos três meses exercitando o tato magnético. Depois desse tempo foi que senti, pela primeira vez, uma sensação diferente em minhas mãos ao fazer um tato magnético. Como eu não sabia onde estava localizada a desarmonia, fui estudar fisiologia e anatomia humanas. Uma amiga, da equipe de passistas, passou seis meses dando-nos

30 aula sobre o assunto. Quando eu sentia pelo tato magnético a desarmonia, procurava mentalizar os órgãos que estavam localizados naquela região, pensando neles enquanto passava as mãos pela mesma. Com o tempo, a sensibilidade do tato ficou mais refinada, e depois já conseguia, nalgumas vezes, ver através da dupla vista o órgão que estava em desarmonia. Esse desenvolvimento é um claro trabalho de exercício.

31 Complementando, devo dizer que também fiz exercícios em animais e plantas, com ótimos resultados. J. V. - Qualquer pessoa pode desenvolver o tato magnético? João Sim. Basta ter vontade e perseverança. Na nossa equipe, os que exercitam conseguem desenvolvê-lo. J. V. - E quanto àqueles que não têm nenhuma sensibilidade, também podem desenvolvê-lo?

32 João Temos em nossa equipe alguns passistas que inicialmente não registravam nenhuma sensibilidade nas mãos, e com o tempo, exercitando várias vezes, ao iniciar o passe, conseguiram perceber alguma sensibilidade nas mãos ou nos dedos, com isso sempre progredindo, o que comprova que todos podem desenvolvê-lo.

33 João participa de todos os EMMEs, onde apresenta seus estudos de caso. Coordena a equipe de passistas do LEAN, um grupo de ESDE e outro de estudo da mediunidade. Pesquisador consciencioso do magnetismo no Sistema Nervoso Humano e do tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica pelo Magnetismo.

34

35 Exercícios Repetir os dispersivos da semana anterior - Buscando desenvolver o tato magnético.

36

37

38 Centro Lombar ou Meng mein ou Umbilical posterior 38

CAE COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL CEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

CAE COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL CEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA CAE COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL CEM COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 14/10/2017 Mensagem Estudemos, mas apliquemos as lições com amor. Amemos, mas realizemos o amor com sabedoria, estudando.

Leia mais

"... indispensável se faz o estudo prévio da teoria, para todo aquele que queira evitar os inconvenientes peculiares à experiência".

... indispensável se faz o estudo prévio da teoria, para todo aquele que queira evitar os inconvenientes peculiares à experiência. "... indispensável se faz o estudo prévio da teoria, para todo aquele que queira evitar os inconvenientes peculiares à experiência". A mesma matéria elementar é suscetível de experimentar todas as

Leia mais

Grupo de estudo A Gênese

Grupo de estudo A Gênese Grupo de estudo A Gênese Os milagres segundo o Espiritismo Sessão 13 Capítulo 14: Os fluidos 25 de maio de 2018 I. NATUREZA E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS Elementos fluídicos (01) De que forma a Ciência resolveu

Leia mais

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15 CURSO PASSE EDITORA EDITORA 1 / 15 Conceito de Pensamento É força eletromagnética. Emmanuel Vida Pensamento, eletricidade e magnetismo conjugamse em todas as manifestações do Universo. Emmanuel Vida É

Leia mais

PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS

PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 1 ENCONTRO 03/08/14 PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS ... Indispensável se faz o estudo prévio da teoria para todo aquele que queira evitar os

Leia mais

MAGNETISMO e ESPIRITISMO

MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO 3 2016 AULA 6 O Livro dos Espíritos DUPLA VISTA 447. O fenômeno a que se dá a designação de

Leia mais

A emancipação da alma

A emancipação da alma F E D E R A Ç Ã O E S P Í R I T A B R A S I L E I R A M E D I U N I D A D E : E S T U D O E P R Á T I C A P R O G R A M A 1 M Ó D U L O I F U N D A M E N T O S A O E S T U D O D A M E D I U N I D A D E

Leia mais

MAGNETISMO e ESPIRITISMO

MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO 3 2016 AULA 5 O Livro dos Espíritos Questão 27 (...) Deus, espírito e matéria constituem o

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade Conceito espírita de passe Tipos de energias transmitidas no passe Mecanismos do passe

Leia mais

Hippolyte Léon Denizard Rivail

Hippolyte Léon Denizard Rivail Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 A mediunidade não é sinal de santificação, nem representa característica divinatória. Constitui, apenas, um meio de entrar em contato com as almas

Leia mais

Eclosão da mediunidade

Eclosão da mediunidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo II As Bases da Comunicação Mediúnica Eclosão da mediunidade Tema 1 Qual a importância das ocorrências mediúnicas? Ocorrências

Leia mais

O poder da fluidoterapia: o passe

O poder da fluidoterapia: o passe Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de pacientes O poder da fluidoterapia: o passe Entendendo o Tratamento Espiritual As curas de Jesus Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões

Leia mais

Animismo na prática mediúnica

Animismo na prática mediúnica FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Animismo na prática mediúnica Tema 7 Como distinguir o que é de origem mediúnica ou

Leia mais

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14 EMANCIPAÇÃO da ALMA O Livro dos Espíritos Cap. 8 Da emancipação da alma 400. O Espírito encarnado permanece de bom grado no seu envoltório

Leia mais

AUTA DE SOUZA CURSO P CURS

AUTA DE SOUZA CURSO P CURS CURSO PASSE 6 EDITORA EDITORA 1 / 12 - Conceito é uma transfusão de energias, alterando o campo celular. André Luiz Nos Domínios da Mediunidade poderá obedecer à fórmula que forneça maior porcentagem de

Leia mais

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações.

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações. 5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas Objetivo Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações Fernanda Alencar Mediunidade Faculdade de se comunicar com os espíritos.

Leia mais

GRUPO ESPÍRITA CASA DE GUARÁ ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE

GRUPO ESPÍRITA CASA DE GUARÁ ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE GRUPO ESPÍRITA CASA DE GUARÁ ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE Programa I Módulo 1 FEB Roteiro 3 O PASSE ESPÍRITA Ary Quadros Teixeira - Organizador Seminário: Terapia pelos Passes 4 A respeito das técnicas

Leia mais

é útil em casos complicados, mas não indispensável

é útil em casos complicados, mas não indispensável Aula - 03 Se a mediunidade curadora pura é privilégio das almas de escol, a possibilidade de suavizar certos sofrimentos, mesmo de os curar, ainda que não instantaneamente, umas tantas moléstias, a todos

Leia mais

Normas de Funcionamento do Tratamento Terapêutico pelo Magnetismo

Normas de Funcionamento do Tratamento Terapêutico pelo Magnetismo DEPAFEL Normas de Funcionamento do Tratamento Terapêutico pelo Magnetismo Grupo Espírita Leôncio de Albuquerque Página 1 de 9 APRESENTAÇÃO O Departamento de Passes, Fluidoterapia e Evangelho no Lar (DEPAFEL)

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: O CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Objetivos,

Leia mais

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 A matéria Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 Atanásio Rocha 14/09/2014 Considerações básicas da Matéria Origem

Leia mais

Desvendando a Mediunidade. Animismo. Estudo 7. Claudio C. Conti www3.tvnovaluz.tv

Desvendando a Mediunidade. Animismo. Estudo 7. Claudio C. Conti  www3.tvnovaluz.tv Desvendando a Mediunidade Animismo Estudo 7 Claudio C. Conti www.ccconti.com www3.tvnovaluz.tv Animismo "Os fenômenos devidos à exteriorização ou ação extracorpórea da alma humana foram estudados com atenção

Leia mais

Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico.

Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico. Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico. Nos mostra que essa ação nada tem de sobrenatural, tornando conhecidas a natureza dos espíritos,

Leia mais

MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA

MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA UNIDADE 1 MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA AULA 6 Desenvolvimento mediúnico 1 2 A eclosão da mediunidade não deve ser forçada 3 A eclosão da mediunidade não depende de lugar, idade, sexo, renda, moral ou religião

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL Elaborado por: Maria da Paz Corrêa de Santana Patrícia Santana FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA AV. JOÂO DE BARROS, 1629 ENCRUZILHADA

Leia mais

Centro Espírita Operários da Verdade CGC(MF) / Reg. Ser. Social do Est Reg. Util. Publ. Mun

Centro Espírita Operários da Verdade CGC(MF) / Reg. Ser. Social do Est Reg. Util. Publ. Mun Aula 5 Dos Médiuns 1. Breve resumo histórico da Mediunidade (Livro Mediunidade Edgard Armond, Cap 3, pg 19) 2. Métodos das 5 Fases a. Percepção de Fluidos b. Aproximação c. Contato d. Envolvimento e. Manifestação

Leia mais

MAGNETISMO e ESPIRITISMO

MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO 3 2016 AULA 33 Manifestações Mediúnicas TÉCNICAS ACESSÓRIAS Teórica e pratica TEOM Tratamento

Leia mais

GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 05

GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 05 GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 05 O Livro dos Espíritos Questão 27 27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito? Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas.

Leia mais

Desobsessão: recursos espíritas

Desobsessão: recursos espíritas Desobsessão: recursos espíritas Tema 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo III Mediunidade. Obsessão. Desobsessão Recursos desobsessivos espíritas A prece Aprimoramento

Leia mais

VENCER A MATÉRIA. Debate em 08/05/2010.

VENCER A MATÉRIA. Debate em 08/05/2010. VENCER A MATÉRIA Debate em 08/05/2010 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Analisar a ação do espírito sobre a matéria física. PROCEDIMENTO a) Estudo da relação entre nível evolutivo e fenômenos de

Leia mais

Fenômenos Físicos 3 Estudo 19

Fenômenos Físicos 3 Estudo 19 Desvendando a Mediunidade Fenômenos Físicos 3 Estudo 19 www3.tvnovaluz.tv Claudio C. Conti www.ccconti.com Revisão As forças e as leis são inerentes ao fluido; Os espíritos atuam no fluido utilizando o

Leia mais

MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA

MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA UNIDADE 1 MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA AULA 3 Classificação da mediunidade 1 22 A mediunidade é classificada de acordo com os seus efeitos e o tipo de fenômeno que produz 3 MEDIUNIDADE DE EFEITOS FÍSICOS

Leia mais

IRRADIAÇÃO E VIBRAÇÃO OBJETIVO

IRRADIAÇÃO E VIBRAÇÃO OBJETIVO IRRADIAÇÃO E VIBRAÇÃO Monitores: Alice Akemi, Franciene Briand e Marlene Barros 02 e 03/11/2014 OBJETIVO Compreender o processo da irradiação e a sua importância nas diversas atividades na Casa Espírita.

Leia mais

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo V Aprendendo com Fatos Cotidianos Objetivo Analisar os ensinamentos

Leia mais

Grupos Mediúnicos de Desobsessão da SEMP

Grupos Mediúnicos de Desobsessão da SEMP Grupos Mediúnicos de Desobsessão da SEMP 1 - Obreiros da Luz 4ª feira 20h: desde janeiro de 2009 2 - Obreiros da Paz 2ª feira 20h: desde agosto de 2011 3 - Obreiros do Evangelho 6ª feira 20h: desde julho

Leia mais

15ª edição Revista e atualizada

15ª edição Revista e atualizada 15ª edição Revista e atualizada CAMPINAS SP 2013 SUMÁRIO Apresentação...9 PRIMEIRA UNIDADE MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA 1. Mediunidade: que é e como praticá-la...13 2. Mediunidade na Bíblia e no Espiritismo...19

Leia mais

UNIDADE 3. A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM AULA 15 Perda e suspensão da mediunidade

UNIDADE 3. A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM AULA 15 Perda e suspensão da mediunidade UNIDADE 3 A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM AULA 15 Perda e suspensão da mediunidade 1 2 A faculdade mediúnica está sujeita a intermitências e a suspensões temporárias ou mesmo a deixar de se manifestar Therezinha

Leia mais

TEMPLO DE UMBANDA CABOCLO TUPINAMBÁ PAI DAMIÃO MEDIUNIDADE JULHO TUCATUPADA - Templo de Umbanda Caboclo Tupinambá e Pai Damião

TEMPLO DE UMBANDA CABOCLO TUPINAMBÁ PAI DAMIÃO MEDIUNIDADE JULHO TUCATUPADA - Templo de Umbanda Caboclo Tupinambá e Pai Damião 1 TEMPLO DE UMBANDA CABOCLO TUPINAMBÁ E PAI DAMIÃO MEDIUNIDADE JULHO 2014 2 MEDIUNIDADE CONCEITO A mediunidade é a capacidade que todos nós temos, em maior ou menor grau e diferentes tipos de servirmos

Leia mais

A PRÁTICA DO PASSE. Edgard Armond passes e Radiações

A PRÁTICA DO PASSE. Edgard Armond passes e Radiações A PRÁTICA DO PASSE O Espiritismo, para atendimento do povo sofredor, age aplicando processos que lhe são próprios, por meio de médiuns dotados de faculdades curadoras: capacidade espontânea de doação de

Leia mais

Orientação Mediúnica. 3ª edição Revista e Ampliada

Orientação Mediúnica. 3ª edição Revista e Ampliada T eddy Ne ilson T herezinha O liveira Orientação Mediúnica C oleção: Estudos ec 3ª edição Revista e Ampliada ursos CAMPINAS SP 2012 SUMÁRIO Apresentação...13 Introdução...15 1. A natureza tríplice do desenvolvimento

Leia mais

MODULO 2 Manifestações Mediúnicas TÉCNICAS ACESSÓRIAS Teórica e pratica TEOM Tratamento de distúrbios Emocionais e/ou Obsessão pelo Magnetismo DEIM

MODULO 2 Manifestações Mediúnicas TÉCNICAS ACESSÓRIAS Teórica e pratica TEOM Tratamento de distúrbios Emocionais e/ou Obsessão pelo Magnetismo DEIM MODULO 2 Manifestações Mediúnicas TÉCNICAS ACESSÓRIAS Teórica e pratica TEOM Tratamento de distúrbios Emocionais e/ou Obsessão pelo Magnetismo DEIM Diálogo com Entidade Incorporada no Médium DEIP Diálogo

Leia mais

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito Perispírito Perispírito - Objetivos da aula a) Listar as finalidades do perispírito b) Apontar as propriedades do perispírito c) Enunciar as funções do perispírito Trindade Universal Elementos gerais (LE

Leia mais

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA O PASSE COMO INSTRUMENTO DE CURA COMO ACONTECEM AS CURAS COMO ACONTECEM AS CURAS A Gênese capítulo XIV itens 31 a 33 (As Curas) [...] O fluido

Leia mais

CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade. Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2

CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade. Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2 CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2 Tipos de Espíritos comunicantes 1 Facilitadores Paulo

Leia mais

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE (Cap. XV-XX)

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE (Cap. XV-XX) MECANISMOS DA MEDIUNIDADE (Cap. XV-XX) Fenômeno Magnético da Vida Humana hipnotizador hipnotizado indução À maneira de alguém que recebe esse ou aquele tipo de educação em estado de sonolência, o espírito

Leia mais

Desenvolvimento Mediúnico

Desenvolvimento Mediúnico Desenvolvimento Mediúnico AULA 8 Processo Reencarnatório e Engenheiros do Karma Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 29-Setembro-2012 Parte I - Teórica 1.Recapitulando 2.Processo Reencarnatório

Leia mais

EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6. Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria

EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6. Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6 Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria Objetivo: Conceituar fenômeno de emancipação da alma e diferenciar o fenômeno anímico do mediúnico. FENÔMENO ESPÍRITA: Os fenômenos espíritas

Leia mais

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA AULA 8 Os fluidos 1 2 FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL - FCU 3 Tudo que existe no universo, criado por Deus, não sendo Espírito, é fluido cósmico universal Therezinha Oliveira 4 DEUS ESPÍRITO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO. Como nossos guias incorporam. Como se comunicam. Pergunta: Todos somos médiuns?

DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO. Como nossos guias incorporam. Como se comunicam. Pergunta: Todos somos médiuns? DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO Como nossos guias incorporam. Como se comunicam. Pergunta: Todos somos médiuns? Resposta: Todos os seres humanos são médiuns, sem exceção! A palavra médium tem origem no Latim

Leia mais

Corpos Espirituais e Nossa Evolução

Corpos Espirituais e Nossa Evolução Corpos Espirituais e Nossa Evolução São vários os corpos que nos acompanham em uma vida, que efetivamente é uma jornada de aprendizado. Cada corpo esta sintonizado em uma faixa vibratória possuindo assim

Leia mais

MAGNETISMO e ESPIRITISMO

MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO 3 2016 AULA 9 FADIGA FLUÍDICA (A mediunidade natural) Só poderia acarretar inconveniente,

Leia mais

MEDIUNIDADE: CONCEITUAÇÃO BÁSICA

MEDIUNIDADE: CONCEITUAÇÃO BÁSICA MEDIUNIDADE: CONCEITUAÇÃO BÁSICA 1º. ENCONTRO MEDIUNIDADE OBJETIVO Informar aos participantes de cada módulo da disciplina sobre o que existe relatado e estudado sobre mediunidade; Possibilitar a contextualização

Leia mais

Fenômenos Físicos 6 Estudo 22

Fenômenos Físicos 6 Estudo 22 Desvendando a Mediunidade Fenômenos Físicos 6 Estudo 22 www3.tvnovaluz.tv Claudio C. Conti www.ccconti.com Efeitos físicos na prática Nos Domínio da Mediunidade Passes Passes - É uma icterícia complicada.

Leia mais

Passe magnético HISTORICO DO PASSE

Passe magnético HISTORICO DO PASSE O PASSE MAGNÉTICO Passe magnético HISTORICO DO PASSE O CONCEITO DO PASSE SEMPRE ESTEVE RELACIONADO AO CONCEITO DE CURA POR TRANSMISSÃO DE ENERGIAS MAGNÉTICAS AO DOENTE OU NECESSITADO DE AUXILIO OMS SAUDE

Leia mais

Reunião mediúnica: participantes encarnados

Reunião mediúnica: participantes encarnados FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Reunião mediúnica: participantes encarnados Tema 4 No plano físico, quem são os participantes

Leia mais

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe.

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. 1 Psiquismo Humano CONCEITO Psiqu(e)-+ismo O conjunto dos fenômenos ou dos processos mentais conscientes ou inconscientes dum

Leia mais

Etapas de realização da reunião mediúnica

Etapas de realização da reunião mediúnica FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Etapas de realização da reunião mediúnica Tema 2 O que define o êxito de uma atividade

Leia mais

Trabalho Mediúnico e Assistência Espiritual nos Centros Espíritas

Trabalho Mediúnico e Assistência Espiritual nos Centros Espíritas Trabalho Mediúnico e Assistência Espiritual nos Centros Espíritas CEI Simpósio / Outubro/2017 Conteúdo do Programa: 1. Esclarecimentos sobre o Tema; 2. Reflexão sobre a definição e as ações dos Passes;

Leia mais

MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES

MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES 04/09/2013 MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES FACILITADORAS: CLÁUDIA SALES, DENISE LUIZA E SORAIA CRISTINA MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES OBJETIVOS: Citar as principais

Leia mais

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA A MANIPULAÇÃO DE FLUIDOS A MANIPULAÇÃO DE FLUIDOS Para entender melhor como acontece a manipulação de fluidos e a sua relação com a fluidoterapia

Leia mais

Os espíritos errantes

Os espíritos errantes FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo IV A vida no Plano Espiritual Os espíritos errantes Tema 2 Qual o significado de errante? Allan Kardec cunhou a expressão Espíritos

Leia mais

Estudando a Fluidoterapia. Elaboração:

Estudando a Fluidoterapia. Elaboração: Estudando a Fluidoterapia Elaboração: www.searadomestre.com.br Fluido Fase não sólida da matéria; o que corre ou se expande à maneira de um líquido ou gás. Dicionário Aurélio Corpos cujas moléculas cedem

Leia mais

AULA 28 Vivência Mediúnica

AULA 28 Vivência Mediúnica AULA 28 Vivência Mediúnica 1 7. Vivência 2 Ser médium não significa ser moralizado e vice-versa. Pág.58 3 Estado mediúnico, conquanto anômalo, não é patológico. O Livro dos Médiuns, cap. 17, item 221 4

Leia mais

LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO

LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO LIVRO DOS MÉDIUNS Cap. 6 MANIFESTAÇÕES VISUAIS Cap. 7 BICORPOREIDADE Cap. 8 LABORATÓRIO DO MUNDO Revisando Alguns Conceitos - MESAS GIRANTES: OFICIALIZAM A ORIGEM DA DECODIFICAÇÃO DE KARDEK ILUMINAR/CHAMAR

Leia mais

Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade?

Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade? PERISPÍRITO Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade? Compreensão dual da realidade - espírito - matéria Qual o equívoco da compreensão dual da realidade? Qual o equívoco da

Leia mais

AULA CONCENTRAÇÃO E PRECE. Conceito do dicionário

AULA CONCENTRAÇÃO E PRECE. Conceito do dicionário AULA CONCENTRAÇÃO E PRECE Conceito do dicionário Prece (s.f.) pedido que se dirige a uma divindade;oração, reza. Reza (s.f.) Prece Rezar (v) Dizer em voz baixa ou para si (oração ou suplica religiosa);

Leia mais

DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE

DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE 1 2 3 4 DEFININDO PERISPÍRITO É O ENVOLTORIO SUTIL E PERENE DA ALMA, QUE POSSIBILITA SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS ESPIRITUAL E FÍSICO. OBSERVAÇÕES: 1- A MENTE ESTÁ NO ESPÍRITO 2- A BASE DOS FENÔMENOS MEDIUNICOS

Leia mais

AUTA DE SOUZA CURSO PASSE CURSO P

AUTA DE SOUZA CURSO PASSE CURSO P CURSO PASSE 9 EDITORA 1 1 / 12 Quadro Geral dos Tipos de 2 2 / 12 Tipo de Transversal (Simples) Transversal Cruzado Rotatório Perpendicular Longitudinal Lento Longitudinal Rápido Imposição de Mãos Auto-

Leia mais

GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 04

GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 04 GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 04 Introdução ao estudo da fotografia e da telegrafia do pensamento - Obras Póstumas Allan Kardec É fato incontestável a ação fisiológica de indivíduo a indivíduo, com

Leia mais

Monitores: Roberto Camilo, Claudia Bezerra e Carlos Feijó

Monitores: Roberto Camilo, Claudia Bezerra e Carlos Feijó MEDIUNIDADE DE EFEITO FÍSICO E MEDIUNIDADE DE EFEITO INTELIGENTE PSICOFONIA PSICOGRAFIA VIDÊNCIA AUDIÊNCIA Monitores: Roberto Camilo, Claudia Bezerra e Carlos Feijó OBJETIVO: Compreender o conceito de

Leia mais

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18 CONHEÇA O ESPIRITISMO O QUE É? É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos,

Leia mais

A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM

A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM UNIDADE 3 A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM AULA 17 Influência do médium na comunicação 1 2 O médium sempre influi no fenômeno mediúnico: tipo dos seus fluidos, vibrações positivas ou negativas, simpatia ou antipatia

Leia mais

Quando oramos ao Cristo, ou oramos a Deus, recebemos imediatamente a compensação do bem-estar que decorre de estarmos sintonizados com o Alto.

Quando oramos ao Cristo, ou oramos a Deus, recebemos imediatamente a compensação do bem-estar que decorre de estarmos sintonizados com o Alto. Quando oramos ao Cristo, ou oramos a Deus, recebemos imediatamente a compensação do bem-estar que decorre de estarmos sintonizados com o Alto. Livro: Diretrizes de Segurança Divaldo P. Franco / Raul Teixeira

Leia mais

AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS ROTEIRO DE AULA

AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS ROTEIRO DE AULA DIRETORIA DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITA COORDENAÇÃO - ESME 1 ROTEIRO DE AULA AULA 09 O PAPEL DA MENTE E DO PERÍSPIRITO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS Objetivos: Identificar

Leia mais

AS TÉCNICAS CURSO DE PASSE ª PARTE LISANDRO / FRANCIENE IRANI / ALEX

AS TÉCNICAS CURSO DE PASSE ª PARTE LISANDRO / FRANCIENE IRANI / ALEX AS TÉCNICAS CURSO DE PASSE 2012 3ª PARTE LISANDRO / FRANCIENE IRANI / ALEX Abençoa Também Reunião pública de 18/11/60 Questão nº 175 Diante das vozes e dos braços que te amparam na enfermidade, coopera

Leia mais

Desenvolvimento Mediúnico

Desenvolvimento Mediúnico Desenvolvimento Mediúnico AULA 5 O Despertar da Visão - Mediunidade da Vidência Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 30-Junho-2012 1 Parte I - Teórica 1.Recapitulando... 2.Reflexões

Leia mais

CAPÍTULO VIII DA EMANCIPAÇÃO DA ALMA Dupla vista. Questões 447 a 454

CAPÍTULO VIII DA EMANCIPAÇÃO DA ALMA Dupla vista. Questões 447 a 454 CAPÍTULO VIII DA EMANCIPAÇÃO DA ALMA Dupla vista Questões 447 a 454 Emancipação da alma estado particular da vida humana durante o qual a alma, desprendendo-se de seus laços materiais, recupera algumas

Leia mais

MEDIUNIDADE SONAMBÚLICA

MEDIUNIDADE SONAMBÚLICA ANO XI, Nº 08 - Aracaju Sergipe Brasil janeiro 2019 MEDIUNIDADE SONAMBÚLICA LEIA NESTA EDIÇÃO: 05. Entrevista com Raíssa Encinas 07. Eventos 18. Palavras do Codificador - visão psíquica ou espiritual 19.

Leia mais

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE ESPÍRITO As concepções materialistas não aceitam a alma, ou entendem que o que se atribui a ela não passa de propriedades

Leia mais

Literatura. Prof.ª Yani Rebouças

Literatura. Prof.ª Yani Rebouças Literatura Prof.ª Yani Rebouças Perguntas Poderosas Quem é você (como você se define)? Qual (quais) o (s) seu (s) principal (is) sonho (s)? Você se acha capaz de realizá-los? Por quê? O que te impede de

Leia mais

Pensamentos viciados implicam em desarmonias nos centros de força e conseqüentemente no corpo físico;

Pensamentos viciados implicam em desarmonias nos centros de força e conseqüentemente no corpo físico; Módulo II - Aula 06 Centro de Força - 2 semestre Objetivos: Localizar os centros e suas respectivas funções de captarem e metabolizarem as energias cósmicas, destacando a importância da ligação dos plexos

Leia mais

FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES

FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES UNIDADE 4 FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES AULA 21-a Psicofonia 1 2 Psicofonia é a comunicação mediúnica por meio da fala 3 Vantagens e desvantagens 4 Vantagens 5 Permite o diálogo direto, vivo e dinâmico

Leia mais

UNIDADE 3 A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM

UNIDADE 3 A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM UNIDADE 3 A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM AULA 20 Obsessão 1 2 Obsessão é a ação prejudicial, insistente, dominadora, de um Espírito sobre outro Therezinha Oliveira 3 Exercida por conta própria ou a mando de

Leia mais

ESTUDANDO A MEDIUNIDADE

ESTUDANDO A MEDIUNIDADE ESTUDANDO A MEDIUNIDADE NEUROFISIOLOGIA DA MEDIUNIDADE Prof. Dr. Décio Iandoli Jr. DEFINIÇÕES Mediunidade: Faculdade inerente a todos os seres e que lhes da a capacidade de perceber, em um grau qualquer,

Leia mais

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE Em nossa vídeo-aula anterior vimos que o passe se fundamenta nas qualidades do fluido

Leia mais

ENEGRIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA. GRATIDÃO

ENEGRIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA.  GRATIDÃO ENEGRIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA GRATIDÃO ENERGIA DOS CHAKRAS E O PODER TERAPÊUTICO DA GRATIDÃO CAPÍTULOS 1. EXISTEM CHAKRAS? 2. OS CHAKRAS E AS SUAS FUNÇÕES PSÍQUICAS E ESPIRITUAIS 3. A GRATIDÃO

Leia mais

MEDIUNIDADE E OBSESSÃO NA INFÂNCIA

MEDIUNIDADE E OBSESSÃO NA INFÂNCIA MEDIUNIDADE E OBSESSÃO NA INFÂNCIA Vossos filhos e vossas filhas profetizarão. (-Atos dos Apóstolos, 2:17) [...] todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos, é, por este fato,

Leia mais

O Livro dos Espíritos A vida e a morte Questões 68 a 70

O Livro dos Espíritos A vida e a morte Questões 68 a 70 O Livro dos Espíritos A vida e a morte Questões 68 a 70 Debaixo do céu há momento para tudo, e tempo certo para cada coisa: tempo para nascer e tempo para morrer. [ ]. (Eclesiastes 3,1-2) Gênese 2,16-17:

Leia mais

OS MÉDIUNS E SUAS APTIDÕES. Quanto ao Consciente Médium Semi consciente Comunicações Orais Escritas Inconsciente

OS MÉDIUNS E SUAS APTIDÕES. Quanto ao Consciente Médium Semi consciente Comunicações Orais Escritas Inconsciente OS MÉDIUNS E SUAS APTIDÕES Quanto à natural - conquista indivíduo Natureza de prova - tarefa para reajuste Quanto ao Consciente Médium Semi consciente Comunicações Orais Escritas Inconsciente Categoria

Leia mais

24 INSTITUTO DA MEDIUNIDADE

24 INSTITUTO DA MEDIUNIDADE 24 INSTITUTO DA MEDIUNIDADE Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; mas, terá a luz da vida. (João, 8:12). Jovem amigo, o Instituto da Mediunidade é o departamento da Casa Espírita

Leia mais

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre - 2017 Aula 0 Explanação do Livro Missionários da Luz Apresentação em PPS sobre a obra Missionária da Luz ; Aula 1 Dos Espíritos Levar o aluno

Leia mais

Seminário: Médiuns e Mediunidade

Seminário: Médiuns e Mediunidade 1 Atividade Integrativa Deus me encarregou de uma missão junto aos crentes a quem Ele favorece com o mediumato. Quanto mais graça recebem eles do Altíssimo, mais perigos correm e tanto maiores são esses

Leia mais

Mediunidade, metapsíquica e parapsicologia

Mediunidade, metapsíquica e parapsicologia FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade Mediunidade, metapsíquica e parapsicologia Tema 2 Fenômenos psíquicos Mediunidade Metapsíquica

Leia mais

Exercícios elaborados com base nos capítulos tratados na Apostila I do curso de educação mediúnica do Centro Espírita Casemiro Cunha

Exercícios elaborados com base nos capítulos tratados na Apostila I do curso de educação mediúnica do Centro Espírita Casemiro Cunha Exercícios elaborados com base nos capítulos tratados na Apostila I do curso de educação mediúnica do Centro Espírita Casemiro Cunha Capítulo 1 1) Quem eram os chamados iniciados por algumas religiões

Leia mais

Seminário: Médiuns e Mediunidade

Seminário: Médiuns e Mediunidade 1 Atividade Integrativa Deus me encarregou de uma missão junto dos crentes a quem Ele favoreceu com o dom da mediunidade. Quanto mais graça recebem do Altíssimo, mais perigos correm (...). Elogios, adulações,

Leia mais

ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO AEE PROJETO PARA ESTUDO SISTEMATIZADO DAS OBRAS BÁSICAS

ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO AEE PROJETO PARA ESTUDO SISTEMATIZADO DAS OBRAS BÁSICAS ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO AEE PROJETO PARA ESTUDO SISTEMATIZADO DAS OBRAS BÁSICAS POR QUE ESTUDAR AS OBRAS FUNDAMENTAIS DE ALLAN KARDEC? POR QUE ESTUDAR AS OBRAS FUNDAMENTAIS DE ALLAN KARDEC? Sem a

Leia mais

Hierarquização dos Processos Mentais

Hierarquização dos Processos Mentais Hierarquização dos Processos Mentais Processos Mentais e Pensamento www.gede.net.br Objetivo: Aprimorar o entendimento dos processos mediúnicos e a participação do médium. Pontos a debater: 1) Distinção

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 7 O PROCESSO DA DESENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS MORTE E DESENCARNAÇÃO: DUAS FACES DE UM PROCESSO 1º. ENCONTRO MORTE E

Leia mais

Deve-se notar, ainda, que essa faculdade não se revela em todos da mesma maneira. Os médiuns têm, geralmente, aptidão especial para esta ou aquela

Deve-se notar, ainda, que essa faculdade não se revela em todos da mesma maneira. Os médiuns têm, geralmente, aptidão especial para esta ou aquela Mediunidade, Animismo e Charlatanismo: Eclosão mediúnica, desenvolvimento mediúnico, mandato mediúnico, mediunidade nas crianças, perda e/ou suspensão da mediunidade (causas e consequências), os participantes

Leia mais

ROTEIRO DE AULA AULA 02

ROTEIRO DE AULA AULA 02 DIRETORIA DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITA COORDENAÇÃO - ESME 1 ROTEIRO DE AULA AULA 02 PERÍSPIRITO E PRINCÍPIO VITAL Objetivos: Relacionar as principais características,

Leia mais