COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO PARANAPANEMA REALIZA 1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO PARANAPANEMA REALIZA 1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2010"

Transcrição

1 COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO PARANAPANEMA REALIZA 1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2010 FEDERALIZAÇÃO DA FEMA pág. 03 CBH-MP REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE No mês de fevereiro o Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema-CBH/MP se reuniu no Centro Comunitário, no município de Platina para deliberação de importantes pautas. pág. 06 CIVAP APRESENTA PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS O CIVAP representado por sua diretora executiva Ida Franzoso de Souza, apresentou aos vereadores durante Sessão da Câmara Municipal de Assis e demais presentes o Plano de Saneamento Básico de Resíduos Sólidos. O motivo da apresentação do Plano foi dar início a discussão e planejamento da transformação de lixo em energia. O Plano teve como referência um modelo importado da Europa e deverá atender os 19 municípios do Consórcio. FARMÁCIA VERDE É REALIDADE NA REGIÃO DE ASSIS pág. 07 pág. 08 O Projeto Farmácia Verde, uma parceria de sucesso entre a Unesp, a Unip, o Civap e a Secretaria do Meio Ambiente de Assis, está se consolidando como uma iniciativa que contempla o equilibrio entre o social e a sustentabilidade. AUTORIDADES REGIONAIS ASSINAM ABAIXO ASSINADO EM FAVOR DA FEDERALIZAÇÃO DA FEMA Durante a visita do Dr. Arnaldo Augusto Ciquielo Borges - reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e responsável pela Coordenadoria de Projetos Institucionais do Ministério da Educação e Cultura, dia 19 de março, os prefeitos do CIVAP, vereadores e demais autoridades assinaram um abaixo assinado promovido em prol a federalização da FEMA. ECO.VALEVERDE PONTO DE RECEBIMENTO E DESTINAÇÃO ENCAMINHA CERCA DE 55 TON DE PNEUS INSERVÍVEIS pág. 05

2 02 AGENDA VALE: 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO PARANAPANEMA CBH-MP Dia:26/05/2010 Horário: 9h Local: Clube Saci - Quatá/SP 10 A 13 DE JUNHO - FESTA DO PEÃO BOIADEIRO DE QUATÁ. Montarias em touros, prova dos três tambores, cavalgada, grande praça de alimentação, parque, locução de Roberval Martins, Claudiney Mathias e Marco Brasil. Shows todas as noites com: Cesar e Paulinho, Jads e Jadson, as sensações do momento: Ana Elisa e Mariana e João Carreiro e Capataz; e ainda: João Marcio e Lafaiety, Kako e Neto e Thiago e Welton. Entrada Franca Realização - Prefeitura Municipal de Quatá e Câmara Municipal de Quatá. I FÓRUM REGIONAL DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA 18 de junho de 2010 sexta-feira Horário: das 8h00 às 17h00 Local: Anfiteatro Antonio Merisse UNESP/Assis (Avenida Dom Antonio, Assis/ SP) Programação: 8h - Credenciamento 8h30 - Mesa 1: Violência na contemporaneidade Mediador - Dr. Genésio Corrêa de Moraes Filho Palestrantes: Luis Fernando Rocha e Antonio Carlos Roseli 10h30 - Cofee-break 10h45 - Mesa 2: Violência nas cidades Mediador - José Roberto Oliveira Santos Palestrantes: Jair Izaías Kappann e Jorge Samahá 12h30 - Almoço no local 13h30 - Palestra preparatória para os Grupos de Trabalho: Professor Dr. Luis Antonio 14h30 - Grupos de Trabalho 16h - Apresentação das discussões dos GTs e propostas para a elaboração da Carta de Intenções e Plano de Ação 17h - Encerramento Inscrições no site: / Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, PARAPAZ - Paraguaçu Paulista em Paz, Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo/Núcleo Assis/Ourinhos-SP; OAB SP Ordem dos Advogados de São Paulo; CREA SP Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo, NEVIRG - Núcleo de Pós Graduação em Psicologia da UNESP de Assis/SP; Instituto Social - Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa, Associação dos Profissionais de Engenharia e Arquitetura de Paraguaçu Paulista e a Associação Comercial e Industrial de Paraguaçu Paulista.

3 03 AUTORIDADES REGIONAIS ASSINAM DOCUMENTO EM FAVOR DA FEDERALIZAÇÃO DA FEMA Durante a visita do Dr. Arnaldo Augusto Ciquielo Borges - reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e responsável pela Coordenadoria de Projetos Institucionais do Ministério da Educação e Cultura, à Assis no dia 19, os prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema CIVAP, vereadores e demais autoridades assinaram um abaixo assinado promovido em prol a federalização da Fundação de Ensino do Município de Assis. A visita do Reitor e responsável pela Coordenação de Projetos Institucionais do Ministério da Educação e Cultura teve cunho técnico com o objetivo de dar mais um passo no objetivo de federalizar a FEMA. Toda campanha ganhou apoio das autoridades regionais e comunidade em geral, visto o desenvolvimento que tal fato, se concretizado, irá proporcionar a Assis e região. Marcelo Pecchio, presidente do CIVAP e prefeito de Quatá, esteve presente e afirmou que o CIVAP, através de sua diretoria e prefeitos consorciados, está junto com Assis e com a FEMA na campanha pela federalização. Segundo ele se a concretização depender de vontade e força política as expectativas são boas, visto o empenho das lideranças regionais e da força que o Vale tem através de seu Consórcio. Durante a visita do Dr. Arnaldo, o prefeito de Assis Ézio Spera foi incisivo ao dizer que se a federalização da FEMA depender da vontade política, a população poderá ficar tranquila, pois isso não faltará. Segundo ele existe uma sintonia com todas as lideranças locais e regionais através do CIVAP, para que tudo se torne realidade. O deputado federal Jorginho Maluly, que integrou a comitiva dos reitores, também demonstrou seu apoio a federalização. Ele afirmou total apoio ao prefeito de Assis, Ézio, na batalha pela conquista que segundo ele será uma conquista regional. Estarei em Brasília, trabalhando por isso, declarou Maluly. Dr. Arnaldo veio acompanhado do pró-reitor de extensão universitária Garabed Kenchian. Juntos, eles analisaram as condições físicas e estruturais do prédio e o potencial da cidade e região, para avaliar a possível instalação destes cursos federais na Fema, o que transformaria a fundação em um instituto federal de educação superior. No final da visita a Fema, todas as autoridades, prefeitos, vereadores, inclusive os reitores, assinaram um documento em apoio federalização da FEMA endereçado ao Ministério da Educação. Autoridades receberam no auditório da Fema o Reitor e assinaram o abaixo assinado em prol da federilazação da Fundação de Ensino.

4 04 ECO ValeVerde Recolhimento de Pneumáticos e resíduos eletro-eletrônicos inservíveis Baterias Carregador Carburador veícular Cabos CPU Notebook Celular Fontes HD Placas PABX Monitor Pneu Modens Nobreak Teclado e Mouse não nasceu para ficar parado. Devolva para Informática em geral reciclar! Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja. Chico Xavier Ponto de recebimento: Rua São Paulo, 1036 Vila Xavier - Assis/SP (atrás do campo da Ferroviária) Realização: Via Chico Mendes, 65 - CEP: Assis/SP - Tel.: (18)

5 05 ECO.VALEVERDE: PONTO DE RECEBIMENTO E DESTINAÇÃO ENCAMINHA CERCA DE 55 TON DE PNEUS INSERVÍVEIS O Eco.ValeVerde, projeto de iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema CIVAP, recebeu e destinou de maneira ecologicamente correta kg de pneus inservíveis, cerca de 55 toneladas. Colaboraram com a preservação do meio ambiente os municípios de Assis, Cândido Mota, Tarumã e Quatá. Todos os pneus foram recolhidos pelas Prefeituras destes municípios e encaminhados a sede do Eco.ValeVerde, eco ponto do Vale Paranapanema para destinação de pneus inservíveis e também de material tecnológico(computadores sem uso, celulares, baterias, cabos, e todo material de origem tecnológica). Inaugurado em setembro de 2009 o Eco.ValeVerde é coordenado pela diretoria de Prefeitos e prefeitos dos 19 municípios consorciados ao CIVAP: Assis, Borá, Campos Novos Pta, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Iepê, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Pta, Platina, Quatá, Rancharia e Tarumã. Durante os meses de janeiro a março foram encaminhados ao Eco pneus, entre eles pneus de veículos de passeio, 552 de motocicletas, 742 de bicicletas, 457 de caminhão de carga e 293 de pneus de caminhão 3/4'. O município que mais destinou pneus foi Cândido Mota com uma participação de 52,6% do total de pneus destinados ao Eco no período. O Civap tem mantido contato permanente com os municípios consorciados no objetivo de informar e conscientizar da importância de recolher no município, pneus e lixo tecnológico, destinando este material ao Eco.ValeVerde para o encaminhamento ecologicamente correto. Para isso o engenheiro ambiental Bruno Mota do Civap, tem mantido contato por telefone, visitas e encaminhamento de material de informação aos responsáveis pela organização e coleta nos municípios. Para aqueles que destinarem materiais ao Eco o Civap emitirá um certificado de responsabilidade ambiental e destinação correta de resíduos. Até março de 2010 o Eco.ValeVerde encaminhou cerca de 55 toneladas de pneus inservíveis Os materiais entregues no Eco.ValeVerde foram encaminhados na última semana para a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos, criada em março de 2007 pelos fabricantes de pneus Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, a Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no País, em especial o de latas de alumínio, garrafas PET e embalagens de defensivos agrícolas. Reciclar - Números que comprovam o crescimento do consumo de artigos de tecnologia, trazem à tona uma grande preocupação - o destino do lixo tecnológico. A equação é simples: quanto maior o consumo, maior a produção de lixo. O que poucos sabem é que o lixo tecnológico também pode ser reaproveitado, gerando oportunidades de emprego e renda. Segundo o estudo 'Recycling From E-Waste to Resouces' publicado em 22 de fevereiro deste ano pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente PNUMA foram levantados dados de produção dos seguintes resíduos nos países em desenvolvimento, Informática, Televisão, Celular, Impressora e Geladeira. No tocante ao Brasil este estudo mostra que cada habitante gera aproximadamente por ano com informática 0,5 Kg; Impressoras 0,09 Kg; Celulares 0,012 Kg, Geladeira 0,4 Kg e Televisão 0,7 Kg. Com esses dados a região do Vale Paranapanema com cerca de habitantes gera por ano cerca de 525 toneladas, estes dados incluem contribuições dos 19 municípios que compõem o Consórcio. Somente o município de Assis, maior em números de habitantes na região, registrou no estudo 49 toneladas em resíduos de informática. Em celulares o número de resíduos chega a 1 toneladas. Mesmo Borá, o menor município em habitantes, segundo o estudo, registra 418,5 kg resíduos de informática e cerca de 11kg de celulares. A sede do ECO.VALEVERDE fica localizada na rua São Paulo, 1.036, Vila Xavier Assis/SP.

6 06 COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO MÉDIO PARANAPANEMA REALIZA 1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2010 Na manhã de terça-feira, dia 23, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema-CBH/MP se reuniu no Centro Comunitário, no município de Platina para deliberação de importantes pautas. A reunião foi presidida pelo prefeito de Fernão e Presidente do Comitê, Adélcio Ap. Martins, contando com a presença de vários Prefeitos do Comitê e Diretoria do Civap-Presidente Marcelo de Souza Pecchio-Quatá, Vice-Presidente: Jairo da Costa e Silva- Tarumã, Tesoureiro: Reinaldo Custódio da Silva-Palmital e do Secretário: Manoel Possidônio-Platina. A reunião teve início ás 10h com a leitura e aprovação da ata da última reunião, em seguida foi aplicado o questionário de levantamento do perfil e mapeamento das principais dificuldades encontradas pelos membros do Comitê. Também fizeram parte da pauta dos trabalhos desta reunião à deliberação da alteração da CBH/MP/072/2005 de 14 de junho de 2005, que aprovava a criação da Câmara Técnica de Educação Ambiental. Capacitação, Mobilização Social e Informações em Recursos Hídricos CTEM do CBH/MP. E deliberação da CBH/MP/119/2010, que estabelece procedimentos para acompanhamento pela CTEM, das ações de Educação Ambiental vinculadas a projetos indicados pelo CBH/MP ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Durante a reunião, o Comitê também deliberou a CBH/MP/120/2010 que aprova diretrizes e critérios para distribuição dos recursos do FEHIDRO, destinados à área do CBH/MP e a CBH/MP/121/2010 que aprova critérios para fins de pontuação e hierarquização dos investimentos a serem indicados ao FEHIDRO. A reunião terminou por volta das 12h com a entrega oficial, feita pelo Presidente do Civap Prefeito Marcelo Pecchio ao Presidente do Comitê, do material gráfico(cartilha e Folder) do Projeto Regional Estudo de Avaliação do Aqüífero Bauru na Região do Médio Paranapanema. Prefeitos do CIVAP, na foto o presidente do CIVAP e prefeito de Quatá Marcelo Pecchio, prefeito de Platina Manoel Possidônio.

7 07 CIVAP REALIZA PREGÃO COM ECONOMIA DE 15,52% O Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema-CIVAP, por intermédio de seu Presidente, Prefeito do município de Quatá/SP, Marcelo de Souza Pecchio, realizou na manhã do dia 12 de abril um 'Pregão Presencial do tipo menor preço global objetivando a contratação de empresa jurídica para prestação de serviços de recuperação de créditos junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social INSS e ao Programa de Apoio à Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP exigidos indevidamente dos municípios de Assis, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Iepê, Lutécia, Nantes, Oscar Bressane, Paraguaçu Paulista, Quatá e Rancharia. Ficando a cargo da empresa vencedora o estudo completo para levantamento de dados, preparação, encaminhamento e acompanhamento da recuperação financeira dos valores exigidos indevidamente pelo INSS aos Agentes Políticos, conforme discriminado: do Prefeito, do Vice-Prefeito, dos Vereadores, compreendendo o período de fevereiro de 1998 a setembro de 2004, por ocasião da contribuição criada pela lei nº. 9506/97, que acresceu o inciso H do Artigo 12 da lei 8.212/91 instituindo a cobrança em face desubsídios pagos aos titulares de cargos eletivos e sobre 1/3 das férias do funcionalismo municipal. O Pregão foi aberto à participação de empresas interessadas de todo o país, as quais puderam retirar o edital completo e seus anexos nos sites do CIVAP e da Prefeitura Municipal de Tarumã, ou ainda através de solicitação por . Somente não puderam participar empresas não aptas as exigências, inclusive quanto à documentação constante no Edital e seus Anexos, empresas que se encontram em regime de concordata ou em processo de falência, sob concurso de credores, dissolução ou liquidação, ou reunidas em consórcio, ou que tiveram o direito de licitar e contratar com a Administração Pública suspenso, ou que por esta tenham sido declaradas inidôneas. Na manhã do dia 12 participaram do Pregão Presencial 01/2010 as empresas: Urbis Instituto de Gestão Pública, sediada no município de Vitória/ES que inicialmente propôs percentual de 20%; e o Instituto Brasil Cultural de Desenvolvimento Institucional, sediada na cidade de São José do Rio Preto, com proposta de 18,98%. Na disputa venceu o Pregão a empresa Urbis, pelo percentual de 4,48% a ser aplicado sobre os valores. O resultado do Pregão proporcionou uma economia de aproximadamente 15,52% visto o percentual inicial sinalizado de 20%, tendo assim o Consórcio cumprido o seu objetivo: atender anseios comuns a todos os Municípios. O Pregão foi homologado e todos os documentos pertinentes a esta licitação encontram-se disponíveis no site no item 'documentos oficiais'. CIVAP APRESENTA PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Na primeira sessão da Câmara do mês de abril o CIVAP, representado por sua diretora executiva Ida Franzoso de Souza, apresentou aos vereadores assisense e demais presentes o Plano de Saneamento Básico de Resíduos Sólidos. O motivo da apresentação do Plano foi dar início a discussão e planejamento da transformação de lixo em energia. O Plano apresentado pela Diretora teve como referencia um modelo importado da Europa e deverá atender os 19 municípios que participam do Consórcio. Na oportunidade Ida falou sobre o trabalho já desenvolvido pelo Consórcio em prol ao meio ambiente e solicitou o apoio da Câmara Municipal de Assis para a implantação de uma usina de transformação de lixo num prazo de três anos. Para Ida com a concretização deste projeto Assis será a cidade pólo, atendendo os demais municípios. Um dos objetivos da proposta é a desativação dos conhecidos aterros sanitários, a exemplo de outros países que já utilizam o lixo como geração de energia. Outra possibilidade seria a prensagem deste lixo para futura geração de energia. O presidente da Câmara, José Fernandes, elogiou a proposta e disse que a exemplo das usinas de cana de açucar e álcool que já produzem energia, o mesmo deverá acontecer futuramente com o lixo. Para ler na integra o Plano de Saneamento Básico de Resíduos Sólidos acesse o site do Consórcio na seção documentos oficiais.

8 08 Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema É um Consórcio organizado e constituído na forma de Associação Pública, com personalidade jurídica de Direito Público sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, em consonância com as disposições emanadas da Lei Federal nº /05, Decreto Federal nº 6.017/07, Código Civil Brasileiro e demais legislações pertinentes e aplicáveis à espécie, pelo seu Estatuto, além de normas e regulamentos que vier a adotar através de seus órgãos, cujo trabalho é fundamentalmente regional e desvinculado de ações político-partidárias. Os municípios, conjuntamente, atuam com mais eficácia e para que isto ocorra a atuação do CIVAP é pautada em:?enfoque regional sustentável; integração dos municípios; busca de soluções globalizadas; participação de forças vivas da sociedade regional, estadual e federal. Farmácia Verde é realidade na região de Assis O Projeto Farmácia Verde, uma parceria de sucesso entre a Unesp, a Unip, o Civap e a Secretaria do Meio Ambiente de Assis, está se consolidando como uma iniciativa que contempla o equilibrio entre o social e a sustentabilidade. Uma horta de matrizes de plantas medicinais foi implantada na Usina de Compostagem de Assis, e irá fornecer mudas para hortas nos vários municípios da região. No planejamento, ainda constam capacitação das pessoas envolvidas, produção de matéria prima vegetal, além da implantação da farmácia fitoterápica para atendimento da população. A produção do Programa Rural mostrou o Laboratório de Fitoterápicos da Unesp no primeiro programa da série no início do ano. A matéria está a disposição no site do CIVAP, na seção de notícias ou na página do Programa Rural na internet - ral.html Presidente CIVAP e Prefeito de Quatá Marcelo Pecchio Compõem o CIVAP atualmente 19 municípios do Vale, são eles: Assis, Borá, Campos Novos Pta, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Iepê, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Pta, Platina, Quatá, Rancharia e Tarumã. Direitos de reprodução exclusivos: Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema - CIVAP CIVAP/ Saúde - Via. Chico Mendes, 65 - Pq de Exposições - Assis-SP - Fone: (18) Diretora Executiva CIVAP/Saúde: Ida Franzoso de Souza Relações Públicas Resp. Analu Braz. A horta de matrizes de plantas medicinais foi implantada na Usina de Compostagem de Assis, e irá fornecer mudas para hortas nos vários municípios da região.

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÃO DIAS Gabinete do Prefeito

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÃO DIAS Gabinete do Prefeito LEI Nº. 632 /2014 03 de dezembro de 2.014 Dispõe sobre a criação do Programa de Coleta Seletiva com inclusão Social e Econômica dos Catadores de Material Reciclável e o Sistema de Logística Reversa e seu

Leia mais

Política Estadual de Resíduos Sólidos: Panorama Geral e Desafios da Logística Reversa -As ações do governo do Estado de São Paulo-

Política Estadual de Resíduos Sólidos: Panorama Geral e Desafios da Logística Reversa -As ações do governo do Estado de São Paulo- Apresentação para a ABES Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental 26 de abril de 2013 Política Estadual de Resíduos Sólidos: Panorama Geral e Desafios da Logística Reversa -As ações do

Leia mais

III-006 PROPOSTA DE GESTÃO INTEGRADA E COMPARTILHADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, PARA DOIS MUNICÍPIOS DE SERGIPE

III-006 PROPOSTA DE GESTÃO INTEGRADA E COMPARTILHADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, PARA DOIS MUNICÍPIOS DE SERGIPE III-006 PROPOSTA DE GESTÃO INTEGRADA E COMPARTILHADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, PARA DOIS MUNICÍPIOS DE SERGIPE José Daltro Filho (1) Engenheiro Civil (UFBA,1975); Doutor em Engenharia (Hidráulica/Saneamento-EESC-USP,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS

REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS REGIMENTO INTERNO COMISSÃO DE RESÍDUOS EMBRAPA SEMI-ÁRIDO DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS Art. 1º - A Comissão de Resíduos da EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, instituída pela Portaria n o 558 de 12 de agosto de 2003,

Leia mais

Incorporando sustentabilidade em compras públicas o papel dos padrões de sustentabilidade, certificação e selos verdes: Uma Oficina Regional

Incorporando sustentabilidade em compras públicas o papel dos padrões de sustentabilidade, certificação e selos verdes: Uma Oficina Regional Incorporando sustentabilidade em compras públicas o papel dos padrões de sustentabilidade, certificação e selos verdes: Uma Oficina Regional 09h00min 17h00min Terça-feira, 23 de outubro de 2012 Local:

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA

CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA 4 11N1 CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA www.camaraindaiatuba.sp.gov.br PROJETO DE LEI N /2012 "Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais CMPDA, e dá outras providências."

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

AÇÃO INTERSECRETARIAL

AÇÃO INTERSECRETARIAL AÇÃO INTERSECRETARIAL Programas Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) Fortalecimento da ação integrada entre os setores de meio ambiente, saúde e desenvolvimento social, com enfoque multidisciplinar em saúde

Leia mais

O CORSAP - Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos e de Águas Pluviais

O CORSAP - Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos e de Águas Pluviais O CORSAP - Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos e de Águas Pluviais Eng. Marcos Montenegro Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção DF CLÁUSULA 7ª. (Dos

Leia mais

Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí O que é? O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado, sem

Leia mais

MARCO LEGAL. I) Elaboração do Plano Estadual de ResíduosSólidos. III) Melhoria de Gestão dosresíduossólidos. IV) Educação Ambiental

MARCO LEGAL. I) Elaboração do Plano Estadual de ResíduosSólidos. III) Melhoria de Gestão dosresíduossólidos. IV) Educação Ambiental MARCO LEGAL Decreto Estadual nº 57.817/ 2012 Institui o Programa Estadual de Implementação de Projetos de Resíduos Sólidos. Composto pelos projetos: I) Elaboração do Plano Estadual de ResíduosSólidos II)

Leia mais

MINAS GERAIS 12/04/2008. Diário do Judiciário. Portaria 2.176/2008

MINAS GERAIS 12/04/2008. Diário do Judiciário. Portaria 2.176/2008 MINAS GERAIS 12/04/2008 Diário do Judiciário Chefe de Gabinete: Dalmar Morais Duarte 11/04/2008 PRESIDÊNCIA Portaria 2.176/2008 Institucionaliza o Programa Conhecendo o Judiciário do Tribunal de Justiça.

Leia mais

PLANEJAMENTO DA GESTÃO DE RSU

PLANEJAMENTO DA GESTÃO DE RSU PLANEJAMENTO DA GESTÃO DE RSU copyright A criatividade com visão de longo prazo Planejamento da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos 27/08/2015 1 SUMÁRIO 1 ENQUADRAMENTO LEGAL 2 PLANO DE GESTÃO INTEGRADA

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Mensagem nº 3, de 2013. Canoas, 25 de janeiro de 2013. A Sua Excelência o Senhor Vereador Juares Carlos Hoy Presidente da Câmara Municipal de Canoas Canoas RS Senhor Presidente, Na forma da legislação

Leia mais

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 A Novelis, líder global em laminados e reciclagem de alumínio, está presente em 11 países com 26 instalações operacionais e conta

Leia mais

POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS MARCO LEGAL Diálogo do Governo Federal com Sociedade Civil (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis MNCR). Código Brasileiro de Ocupações - 2002 Reconhecimento a Categoria profissional

Leia mais

Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos

Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos Curso sobre a Gestão de resíduos sólidos urbanos Consideram-se resíduos sólidos como sendo rejeitos resultantes das diversas atividades humanas. Podem ser de diversas origens: industrial, doméstica, hospitalar,

Leia mais

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS AUTO E MOTOESCOLAS E CFCs DIRETORIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO EDITAL DE CONCURSO II PRÊMIO FENEAUTO DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS AUTO E MOTOESCOLAS E CFCs DIRETORIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO EDITAL DE CONCURSO II PRÊMIO FENEAUTO DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO FEDERAÇÃO NACIONAL DAS AUTO E MOTOESCOLAS E CFCs DIRETORIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO EDITAL DE CONCURSO II PRÊMIO FENEAUTO DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO O presidente da Federação Nacional das Auto e Motoescolas

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA Política Nacional de Resíduos Sólidos Instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, após 21 anos de tramitação no Congresso nacional Tem interação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. IDENTIFICAÇÃO Coordenação: Profª. Ingrid Eleonora Schreiber Jansch Pôrto Centro de Empreendimentos em Informática da

Leia mais

LEI Nº 3207/09 DE 14 DE OUTUBRO DE 2009.

LEI Nº 3207/09 DE 14 DE OUTUBRO DE 2009. LEI Nº 3207/09 DE 14 DE OUTUBRO DE 2009. CRIA O PROGRAMA DE VOLUNTARIADO NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE TANGARÁ DA SERRA, MATO GROSSO. A Câmara Municipal de Tangará da Serra, Estado

Leia mais

GESTÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ASPECTOS LEGAIS, ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS

GESTÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ASPECTOS LEGAIS, ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS GESTÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ASPECTOS LEGAIS, ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS ILUMEXPO 2014 3ª Exposição e Fórum de Gestão de Iluminação Pública Luciana Hamada Junho 2014 IBAM, MUNICÍPIO E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

DECRETO Nº 27.343 DE 06 DE SETEMBRO DE 2013

DECRETO Nº 27.343 DE 06 DE SETEMBRO DE 2013 DECRETO Nº 27.343 DE 06 DE SETEMBRO DE 2013 Ementa: Institui o Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas do Recife - COMCLIMA e o Grupo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas - GECLIMA e dá outras

Leia mais

Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental

Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental Programa Agenda 21 A Agenda 21 Global, Global assinada

Leia mais

Edital nº 05 / 2015. ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania

Edital nº 05 / 2015. ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania Edital nº 05 / 2015 ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania O Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG faz saber que até 16 de junho de 2015 receberá inscrições

Leia mais

PROGRAMA COLETA SELETIVA DE LIXO

PROGRAMA COLETA SELETIVA DE LIXO PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUMBATAÍ PROGRAMA COLETA SELETIVA DE LIXO Lixo tem Endereço, Recicle um Mundo Melhor! LUCILENE DE AQUINO Bióloga, Especialista na área de Coleta Seletiva UNESP/Rio Claro. Mestranda

Leia mais

TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Educação para Sustentabilidade

TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Educação para Sustentabilidade TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Oficina Educação para Sustentabilidade Auditório da Secretaria de Educação e Cultura Cabedelo, Paraíba (PB) Educador Ambiental: William Monteiro Rocha Cidade: Cabedelo (Paraíba)

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Dois temas centrais foram selecionados para o debate na conferência de 2012:

APRESENTAÇÃO. Dois temas centrais foram selecionados para o debate na conferência de 2012: Comércio + Sustentável APRESENTAÇÃO A Rio+20, como é chamada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, vai ser realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012. Exatos vinte anos

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

20o. Prêmio Expressão de Ecologia

20o. Prêmio Expressão de Ecologia 20o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 Fotos: Projeto: Horta Vertical Organização: APAE de Foz do Iguaçu Página: 1/1 1. Título do projeto ambiental participante: Projeto Horta Vertical 2. Categoria

Leia mais

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011

FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2007-2011 Apucarana, dezembro de 2006 FACULDADE DO NORTE NOVO DE APUCARANA FACNOPAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PRORAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PEA PLANO DE AÇÃO Montanha ES 2014 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 02 2. JUSTIFICATIVA... 03 3. OBJETIVO GERAL...

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO TIAGO-MG CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTO DE SAÚDE: 6627803

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO TIAGO-MG CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTO DE SAÚDE: 6627803 REGULAMENTO VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO TIAGO CAPITULO I DA REALIZAÇÃO Art. 1º A VI Conferência Municipal de Saúde de São Tiago é convocada e presidida pelo Prefeito Municipal e, na sua ausência

Leia mais

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente convida os Órgãos Públicos

Leia mais

Regulamento de Estágio

Regulamento de Estágio Regulamento de Estágio Capitulo I - Do Estágio e suas Finalidades Capitulo II - Da Forma de Realização Capitulo III - Da Inscrição, Duração e Encerramento do Estágio Capitulo IV - Do Acompanhamento e Avaliação

Leia mais

Secretaria Municipal de meio Ambiente

Secretaria Municipal de meio Ambiente PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O presente Programa é um instrumento que visa à minimização de resíduos sólidos, tendo como escopo para tanto a educação ambiental voltada

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE INDAIATUBA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE INDAIATUBA LEI N 2 6.047 DE 06 DE SETEMBRO DE 2012. "Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais COMPDA, e dá outras providências." REINALDO NOGUEIRA LOPEZ CRUZ, Prefeito do Município

Leia mais

Governo do Estado do Ceará Secretaria das Cidades

Governo do Estado do Ceará Secretaria das Cidades NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 01 TOMADA DE PREÇOS Nº 20130004 - CIDADES OBJETO: LICITAÇÃO DO TIPO TÉCNICA E PREÇO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DO ATERRO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007 RESOLUÇÃO Nº 21/2007 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 25.154/2007-18 CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE); CONSIDERANDO

Leia mais

POLÍTICA DE DESCARTE DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA ENSINO DO SAS

POLÍTICA DE DESCARTE DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA ENSINO DO SAS POLÍTICA DE DESCARTE DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA ENSINO DO SAS CABRAL, Mayara da Nóbrega CHAVES, Antônio Marcos Maia CHAVES, Maria Emília Tiburtino JALES, Silvana Teresa Lacerda MEDEIROS, Leanio Eudes

Leia mais

PLANO DIRETOR MUNICIPAL

PLANO DIRETOR MUNICIPAL PLANO DIRETOR MUNICIPAL Todos os municípios têm por atribuição constitucional a responsabilidade de exercer o controle sobre o uso e ocupação do solo, e criar condições para o desenvolvimento sustentável

Leia mais

EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.338/2015 PE 0652/2015

EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.338/2015 PE 0652/2015 EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.338/2015 PE 0652/2015 1 - Para a realização da vistoria técnica do processo acima citado se

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos Departamento de Relações Comunitárias PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos Departamento de Relações Comunitárias PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos Departamento de Relações Comunitárias PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA AUTOR: Tatiana Rodrigues Moura. Chefe de Seção de Expediente

Leia mais

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA SANTA CASA: SAÚDE PÚBLICA COMPROMETIDA COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL Responsável pelo trabalho: Bruna Vallandro Trolli Vieira - Analista

Leia mais

A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS*

A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS* A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS* Marcos Bragatto O sucesso da gestão de qualquer instituição se fundamenta na eficiência do desempenho do tripé métodos, meios e

Leia mais

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. Coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos. Desafio para os Municípios

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. Coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos. Desafio para os Municípios Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS Coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos Desafio para os Municípios Cerca de 20% do que se joga no lixo é fruto do desperdício de resíduos orgânicos

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BAURU - SP

IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BAURU - SP IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BAURU - SP Carlos Alberto Ferreira Rino (1) Mestre em Engenharia Química (UNICAMP, 1996). Engenheiro de Segurança do Trabalho (UNESP, 1994).

Leia mais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS Departamento de Logística e Serviços Gerais ÍNDICE PREPARAÇÃO... 3 A) IDENTIFICAÇÃO DA COMISSÃO GESTORA... 4 B) INSTITUIR POR

Leia mais

Do lixo ao valor. O caminho da Logística Reversa

Do lixo ao valor. O caminho da Logística Reversa Do lixo ao valor O caminho da Logística Reversa O problema do lixo A sociedade, hoje, vive com um grande desafio: o lixo. Calcula-se que, por dia, no Brasil, são gerados 1 Kg de resíduos por habitante.

Leia mais

III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM

III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM Faça parte desse abraço A Fundação Solidariedade ponto focal do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento,braço social do Sistema Correio de Comunicação, é uma Associação

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 001/2015 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS ESTADO DA BAHIA _ LEI Nº 429/07 Cria a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Teixeira de Freitas, Estado da Bahia. Faço saber que a Câmara Municipal

Leia mais

O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições

O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social em Guarulhos-SP: desenvolvimento e contribuições Autora: Vânia Maria Nunes dos Santos Outros autores: Marcos Tsutomu Tamai, Erotides Lacerda Choueri

Leia mais

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP A Secretaria Municipal da Habitação de Limeira realizou entre os dias 29/04 e 10/05/2014 uma série de encontros com

Leia mais

Consórcio Intermunicipal do Contestado COINCO QUANDO RECICLAMOS COISAS E IDÉIAS, BUSCAMOS A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR PARA SE VIVER

Consórcio Intermunicipal do Contestado COINCO QUANDO RECICLAMOS COISAS E IDÉIAS, BUSCAMOS A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR PARA SE VIVER Consórcio Intermunicipal do Contestado COINCO QUANDO RECICLAMOS COISAS E IDÉIAS, BUSCAMOS A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR PARA SE VIVER CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO CONTESTADO - COINCO CNPJ: 04.695.617/0001-20

Leia mais

Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável CEDRS-PB. Câmara Técnica de Ação Fundiária CTAF

Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável CEDRS-PB. Câmara Técnica de Ação Fundiária CTAF Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável CEDRS-PB Câmara Técnica de Ação Fundiária CTAF Edital de Convocação para Credenciamento de Entidades Prestadoras de Serviços de Medição de Área Perimetral

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 20/2012, DE 14 DE AGOSTO DE 2012

RESOLUÇÃO Nº 20/2012, DE 14 DE AGOSTO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 20/2012, DE 14 DE AGOSTO DE 2012 Aprova a regulamentação do Programa de Incentivo à Pesquisa,

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 016, DE 14 DE MAIO DE 2013. Gabinete da Câmara

RESOLUÇÃO N.º 016, DE 14 DE MAIO DE 2013. Gabinete da Câmara RESOLUÇÃO N.º 016, DE 14 DE MAIO DE 2013. Gabinete da Câmara Cria a FRENTE PARLAMENTAR DE APOIO AO COOPERATIVISMO FRENCOOP na Câmara de Vereadores de Victor Graeff. LAIRTON ANDRÉ KOECHE, Presidente da

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCV Nº. 003

INSTRUÇÃO NORMATIVA SCV Nº. 003 INSTRUÇÃO NORMATIVA SCV Nº. 003 UCCI - Unidade Central de Controle Interno SCV Sistema de Convênios e Consórcios Versão: 1.0 Aprovada em: 30/11/2011 Unidade Responsável: Secretaria de Administração I -

Leia mais

Conselho Municipal de Assistencia Social. Lei Municipal 3848/2011 EDITAL 01/2015

Conselho Municipal de Assistencia Social. Lei Municipal 3848/2011 EDITAL 01/2015 EDITAL 01/2015 Abre inscrições de projetos para captação de recursos através do Fundo Municipal de Assistência Social CMAS para entidades da sociedade civil e programas governamentais que desenvolvam Programas

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015/PRODIN de 01 de Julho de 2015.

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015/PRODIN de 01 de Julho de 2015. PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015/PRODIN de 01 de Julho de 2015. Assunto: Dispõe sobre a elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano de Desenvolvimento

Leia mais

CEPA - Centro de Esterilização de Pequenos Animais

CEPA - Centro de Esterilização de Pequenos Animais Voluntários Amigos dos Bichos Chapecó (SC) CEPA - Centro de Esterilização de Pequenos Animais Categoria Bem-Estar Animal 1. Sobre a organização participante: Razão social: - Voluntários Amigos dos Bichos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROPOSTAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROPOSTAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROPOSTAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS A AGEVAP torna público aos interessados que se encontram abertas às inscrições para apresentação de propostas de Prestação de Serviços

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: CENECT Centro Integrado de Educação, Ciência e UF: PR Tecnologia S/C Ltda. ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade

Leia mais

Sistema Integrado de Municipalização do Licenciamento Ambiental

Sistema Integrado de Municipalização do Licenciamento Ambiental Sistema Integrado de Municipalização do Licenciamento Ambiental Documento Interno Texto base: Leoni Fuerst Preocupações referentes às questões relativas ao meio ambiente e a ecologia vêm se tornando crescentes

Leia mais

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Preservação e Conservação A preservação é o esforço para proteger um ecossistema e evitar que ele seja modificado. Depende também da presença e ação do homem sobre

Leia mais

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014

PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA EDITAL N 002/2014 Abertura de prazo para solicitação de serviços pelas entidades cadastradas no Projeto Serviços e Cidadania e sediadas em Curitiba e Região Metropolitana O

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

PORTARIA Nº 057 REITOR/2006

PORTARIA Nº 057 REITOR/2006 PORTARIA Nº 057 REITOR/2006 APROVA INSTRUÇÃO NORMATIVA RELATIVA AOS PRAZOS E PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS REFERENTES AO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E DE PLANEJAMENTO (SIGPLAN) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Entenda quais são os Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana que serão revistos Revisão Participativa

Leia mais

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO TÍTULO I DAS

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

PhD Samuel Joseph, especialista da Guyana em mobilidade segura visita a Fema

PhD Samuel Joseph, especialista da Guyana em mobilidade segura visita a Fema PhD Samuel Joseph, especialista da Guyana em mobilidade segura visita a Fema Visitou a Fundação Educacional do Município de Assis Fema o especialista em mobilidade segura PhD Prof. Samuel Joseph. O Professor

Leia mais

REGULAMENTO. 1) Indústria 2) Comércio 3) Serviços 4) Agronegócio DO OBJETIVO

REGULAMENTO. 1) Indústria 2) Comércio 3) Serviços 4) Agronegócio DO OBJETIVO REGULAMENTO DO OBJETIVO Art. 1º. O PRÊMIO JOVEM TALENTO EMPREENDEDOR é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego,

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (Módulo: Resíduos Sólidos) Rio Claro SP

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (Módulo: Resíduos Sólidos) Rio Claro SP PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (Módulo: Resíduos Sólidos) Rio Claro SP LEI Nº 11.445/2007 LEI Nº 12.305/2010 1. OBJETIVOS - Realizar diagnósticos; - Elaborar propostas de intervenções; - Definir

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV

RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV 1. O QUE É A RADIODIFUSÃO EDUCATIVA? É o serviço de radiodifusão, tanto em frequência modulada (FM) quanto de sons e imagens (TV), que

Leia mais

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS Gestão de Administração e Finanças Gerência de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social Junho/2014 Desenvolvimento Sustentável Social Econômico

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 13/2011-PROGRAD/UFC III ENCONTRO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DA UFC ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2011

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 13/2011-PROGRAD/UFC III ENCONTRO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DA UFC ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2011 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 13/2011-PROGRAD/UFC III ENCONTRO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DA UFC ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2011 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD-

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Brasileira de Educação Familiar e Social UF: BA ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade Social da Bahia

Leia mais

ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 4, DE 2013.

ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 4, DE 2013. ATO DA COMISSÃO DIRETORA Nº 4, DE 2013. Institui a Política de Responsabilidade Socioambiental do Senado Federal. A COMISSÃO DIRETORA DO SENADO FEDERAL, no uso da competência que lhe foi conferida pelo

Leia mais

- Deliberar sobre a Política Municipal do Meio Ambiente;

- Deliberar sobre a Política Municipal do Meio Ambiente; CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE MEIO AMBIENTE O que é a Conferência Municipal sobre Meio Ambiente? A Conferência Municipal sobre Meio Ambiente é um fórum de discussões e deliberações, na qual a população tem

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON)

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON) EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON) EDITAL Nº 21/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo

Leia mais

Oficina Preparatória para Captação FEHIDRO. Cronograma e Anexos

Oficina Preparatória para Captação FEHIDRO. Cronograma e Anexos Oficina Preparatória para Captação de Recursos das Cobranças PCJ e FEHIDRO Cronograma e Anexos Comitês PCJ 14/12/2012 Itapeva -MG Deliberação dos Comitês PCJ nº 164/12 Cronograma Relação das Ações Financiáveis

Leia mais

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências. RESOLUÇÃO CoCEx nº 6667, de 19 de dezembro de 2013. (D.O.E. 21.12.13) (Protocolado 11.5.2443.1.5). Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 1º 1. O Departamento de Educação, adiante

Leia mais

14/05/2010. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Niro Afonso Pieper. Diretor Geral - SEMA

14/05/2010. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Sistema Integrado de Gestão Ambiental SIGA-RS. Niro Afonso Pieper. Diretor Geral - SEMA 14/05/2010 Niro Afonso Pieper Diretor Geral - SEMA 1 O Sistema Integrado de Gestão Ambiental no Rio Grande do Sul Concepção e Histórico Requisitos para a Habilitação Princípio da Melhoria Contínua Enfoque

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL N 20/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo Convênio nº 05/2015, como parte integrante

Leia mais

Regimento do Comitê de Tecnologia da Informação

Regimento do Comitê de Tecnologia da Informação Regimento do Comitê de Tecnologia da Informação Capítulo 1 Da Natureza e das Competências Art. 1º - O Comitê de Tecnologia da Informação (CTI) instituído pela portaria Nº 1319/GR, de 15 de Setembro de

Leia mais

COORDENAÇÃO. ABES-SP, Instituto PÓLIS, CAIXA, ANAMMA, UNICAMP, Projeto Pares(Poli-USP), OAF, Sindicato dos Engenheiros, Fórum Recicla São Paulo, CRUMA

COORDENAÇÃO. ABES-SP, Instituto PÓLIS, CAIXA, ANAMMA, UNICAMP, Projeto Pares(Poli-USP), OAF, Sindicato dos Engenheiros, Fórum Recicla São Paulo, CRUMA COORDENAÇÃO ABES-SP, Instituto PÓLIS, CAIXA, ANAMMA, UNICAMP, Projeto Pares(Poli-USP), OAF, Sindicato dos Engenheiros, Fórum Recicla São Paulo, CRUMA Ministério Público - Procuradoria Regional dos Direitos

Leia mais