Contextualização. Figura 1: Acesso aos pólos-base do DSEI Yanomami. Fonte: Setor Epidemiologia DSEI Yanomami, 2008.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Contextualização. Figura 1: Acesso aos pólos-base do DSEI Yanomami. Fonte: Setor Epidemiologia DSEI Yanomami, 2008."

Transcrição

1 Cartografia dos Fatores Intervenientes na Mortalidade Materna, Fetal e Infantil nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e dos Itinerários de Produção de Saúde nas Áreas Indígenas Contextualização Como já mencionado no relato do primeiro movimento desta cartografia, o DSEI Yanomami está estruturado em 37 pólos-base e 275 comunidades. O acesso aos pólos se dá predominantemente via aérea e para chegar às comunidades utiliza-se os mais variados meios de transporte entre eles caminhadas, barcos e helicóptero. Figura 1: Acesso aos pólos-base do DSEI Yanomami. Fonte: Setor Epidemiologia DSEI Yanomami, Cada pólo-base conta com uma EMSI composta basicamente por um enfermeiro, técnicos de enfermagem e AIS/AISAN, sendo que o número de profissionais varia de acordo com as especificidades de cada região. A equipe do DSEI conta ainda com dentistas, técnicos de laboratório, guardas de endemias e médicos, embora a quantidade desses profissionais seja insuficiente para atender a atual demanda do DSEI, em especial o profissional médico. Até o momento o DSEI não conta com antropólogos que é um profissional fundamental para compor a EMSI, em especial quando se trata de um assunto de tão sensível abordagem entre o povo Yanomami a morte.

2 A equipe cumpre uma escala de trabalho de 30 dias de trabalho (dentro da reserva) e 15 dias de arejamento. A entrada em área indígena ocorre de acordo com uma escala de voos e carros que se da quinzenalmente, ou seja, cada pólo-base tem uma rotina de 2 voos mensais (troca de equipe) além desses, ocorrem voos de abastecimento e de remoção de pacientes (este último sempre que necessário). Sendo assim, toda informação referente aos Yanomami, identificada pela EMSI é registrada e os respectivos formulários chegam mensalmente à sede do DSEI Yanomami (voo da primeira quinzena saem os relatórios das equipes e voo da segunda quinzena entram os formulários para preenchimento). Essa segunda e terceira etapa da cartografia tem como objetivo identificar informantes privilegiados para que seja possível mapear as condições de identificação/notificação de óbitos; qualidade/consistência/confiabilidade da informação de óbito; condições concretas dos processos de investigação de óbitos; qualidade/consistência/confiabilidade da investigação de óbito indígena. E em seguida descrever esse processo nos distritos. Todas as informações contidas neste relato foram discutidas com os RTs das áreas temáticas Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Vigilância do Óbito e Epidemiologia. Utilizou-se como referência os óbitos dos anos de 2012 e 2013 fornecidos pelo setor de epidemiologia do DSEI Yanomami, que constam na base de dados do Sistema de Informação de Atenção à Saúde Indígena (SIASI). Informação, notificação e investigação de óbitos no DSEI Yanomami O DSEI Yanomami ainda vem sofrendo o reflexo do processo de transição FUNASA/SESAI, hoje conta com uma EMSI praticamente nova e contratou recentemente um grande número de profissionais enfermeiros que estão em processo de capacitação. Com relação aos dados de mortalidade o cenário atual do DSEI Yanomami é marcado por uma grande demanda de óbitos para serem investigados e deliberados pelo Comitê de Investigação de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, com datas retroativas ( ). No entanto, para esse relato serão utilizados somente como referências os anos de 2012 e Abaixo será relatado o fluxo das informações referente ao óbito dentro do DSEI Yanomami, bem como os pontos limitantes, pontos fortes e medidas implantadas para qualificação da informação. 1. Identificação do óbito pela EMSI: a EMSI ao identificar um óbito preenche um relatório de óbito e uma cópia da Declaração de Óbito (sem numeração) e encaminha esses

3 documentos para sede do DSEI Yanomami, aos cuidados da RT da Vigilância do Óbito. Pontos frágeis identificados nesta etapa: i) atraso no envio das informações pela EMSI à sede do DSEI; ii) falha no preenchimento dos relatórios de óbito (inconsistência nas informações entre diferentes formulários, excessivo número de campos em branco ou preenchidos como sem informação/sem registro); iii) dificuldade das EMSI sobre as definições de aborto/óbito fetal/natimorto/óbito neonatal. Isso se deve em parte ao grande quantitativo de profissionais recém-contratados para atuarem nas EMSI, alta rotatividade de profissionais e, falta de reuniões técnicas entre EMSI e equipe do DIASI. Medidas implantadas no intuito de qualificar essa informação: i) para minimizar o tempo entre a identificação do óbito e o envio dos formulários à sede do DSEI a EMSI deve comunicar a ocorrência do óbito, via radiofonia, mediante formulário próprio para esse fim, que contem o mínimo de informações necessárias para desencadear a investigação e manter a discrição da informação, tendo em vista as particularidades da cultura Yanomami; ii) capacitação das EMSI sobre preenchimento dos formulários e definições e conceitos das diferentes classificações dos óbitos; iii) instituído no cronograma de reuniões do DIASI uma reunião quinzenal com a EMSI e equipe do DIASI. 2. Investigação dos óbitos: a RT responsável pela Vigilância do Óbito ao receber as informações encaminhadas pela EMSI as envia para o setor de epidemiologia para inserção no SIASI e entra em área ou viabiliza a entrada de um profissional para realizar a investigação deste óbito. Pontos frágeis identificados: i) a rotina dos voos para os pólos-base é quinzenal, com isso, muitas vezes o profissional vai a um pólo-base para investigar apenas um óbito e precisa permanecer quinze dias no local; ii) falta de informações no prontuários dos pacientes a cerca do estado de saúde, doenças existentes, tratamentos realizados, entre outras informações que levaram ao óbito; iii) falta de um antropólogo com experiência de trabalho com populações indígenas para acompanhar as equipes de investigação, em especial em áreas de conflitos e em locais onde o tema morte é muito sensível. Medidas implantadas: i) incluir os demais RTs nas investigações dos óbitos, assim quando os mesmos forem realizar atividades referente a sua área temática poderão também investigar os óbitos no mesmo pólo-base, otimizando o tempo e o recurso. Acertado com a Coordenação do DSEI voos fora da rotina para as áreas com grande número de óbitos à investigar, em especial neste primeiro momento onde a demanda está reprimida; ii) capacitar e sensibilizar as EMSI quanto a importância do registro nos prontuários dos pacientes; iii) discutir com a Coordenação do DSEI e conveniada a contratação de um antropólogo.

4 3. Comitê de Investigação do Óbito Materno, Infantil e Fetal: o DSEI conta com um comitê, no entanto, o mesmo está inativo desde 2010, com isso foi realizado sua reestruturação elegendo novos membros para reinício das atividades. O comitê conta com representantes da rede de referência do SUS para os Yanomami em Boa Vista (Hospital Infantil e Hospital Materno-infantil), CASAI e Referência Técnica do DSEI Yanomami (Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Vigilância do Óbito e Epidemiologia). Os nomes dos membros já saíram em portaria e as primeiras reuniões devem começar em breve. O cronograma conta com uma reunião mensal, no entanto, no reinício das atividades serão realizadas reuniões extraordinárias para atendimento da demanda reprimida, atendendo a seguinte ordem 2013, 2012, 2011, O óbito depois de analisado pelo comitê é encaminhado para os respectivos municípios de ocorrência para inserção no SIM. O DSEI tem participação também no Comitê de Mortalidade do estado de Roraima. 4. Sistemas de Informação (SIM/SIASI/FormSUS): - SIASI: todos os óbitos encaminhados pelas EMSI são inseridos neste sistema, no entanto pode-se observar atraso tanto no envio da informação pela EMSI como também na inserção do óbito no sistema após o envio pela EMSI; - SIM: existe 2 fluxos de informação para este sistema: 1) óbitos que ocorrem em área: as DOs assinadas pelo médico são enviadas aos municípios de ocorrência para inserção no SIM, no entanto observa-se fragilidade no fluxo destas informações. O grande problema enfrentado pelo DSEI é a falta do médico para assinar as DOs, atrasando o envio das mesmas para os municípios; 2) óbitos que ocorrem nas referências: são enviados pela própria instituição para inserção no SIM, no entanto, o fluxo de envio deste óbito para o DSEI é deficiente. Vale ressaltar que o setor de epidemiologia do DSEI já conta com uma versão do SIM instalada para consulta e em breve o SIM será alimentado via DSEI, no entanto ainda fica pendente a questão dos médicos para assinaras DOs. O fluxo da informação dos óbitos ocorridos na CASAI é precário, necessitando de um esforço enorme da equipe do DIASI para obter essa informação; - FormSUS: o DSEI preenche o FormSUS, no entanto algumas informações solicitadas não constam nos formulários preenchidos pela EMSI (DO, relatório de óbito, ficha de investigação), inviabilizando seu completo preenchimento. Para melhoria da informação os formulários do DSEI serão revistos e os campos correspondentes serão incluídos. Conclui-se que devido a fragilidade no fluxo de informação para os diferentes sistemas acarrete em prejuízo dessas informações, podendo gerar subnotificações e se formos comparar o SIASI, SIM e o FormSUS certamente haverá diferença no quantitativo de óbitos informados.

5 5. Aspectos etno-culturais sobre a morte entre os Yanomami: a morte é assunto delicado para este povo, quando alguém morre seus pertences são queimados e seu nome não deve ser mais pronunciado. Com isso, a investigação do óbito se torna tarefa difícil e necessita de conhecimento, por parte da EMSI, sobre como os Yanomami veem a morte. O vínculo entre a comunidade e os profissionais de saúde é fundamental para que a população sinta segurança em dar as informações. O DSEI Yanomami já contou com a presença de antropólogos nas EMSI que trabalhavam juntos nas questões relacionadas as investigações de óbitos, como também nas áreas de conflito (locais onde ocorre muita subnotificação) pela dificuldade de entrada das equipes para desenvolvimento das ações de saúde, além disso o antropólogo realizava capacitações antropológicas constantes para as EMSI. Hoje o DSEI não conta com esse profissional e é visível as dificuldades encontradas que poderiam ser minimizadas com sua presença. 6. Conselhos Locais, Distrital e Associações Indígenas: a mortalidade indígena, em especial a infantil neonatal precoce, foi pauta de algumas reuniões dos conselhos de saúde e também já foi discutida com a Associação Indígena Yanomami, no entanto, esse assunto precisa ser tratado mais vezes inserindo as lideranças indígenas e os AIS no processo de investigação dos óbitos. Para que eles percebam a importância dessas investigações e ver que elas estão sendo usadas como ferramenta para redução da mortalidade. Esse tema é delicado entre os Yanomami e deve ser pauta de todas as reuniões e discutida também entre as EMSI e as lideranças na própria comunidade. Raquel Voges Caldart Apoiadora Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami

Etapa 1 da Cartografia: Terceiro Movimento: Registro de Mapa Provisório: 1. Caracterização do DSEI / MA:

Etapa 1 da Cartografia: Terceiro Movimento: Registro de Mapa Provisório: 1. Caracterização do DSEI / MA: Cartografia dos Fatores Intervenientes na Mortalidade Materna, Fetal e Inf antil nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e dos Itinerários de Produção de Saúde nas Áreas Indígenas. Etapa 1 da Cartografia:

Leia mais

Projeto de Apoio aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas

Projeto de Apoio aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Cartografia dos Fatores Intervenientes na Mortalidade Materna, Fetal e Infantil nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e dos Itinerários de Produção de Saúde nas Áreas Indígenas Distrito Sanitário

Leia mais

Projeto de Apoio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Distrito Sanitário Especial Indigena Kayapo-MT

Projeto de Apoio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Distrito Sanitário Especial Indigena Kayapo-MT Projeto de Apoio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Distrito Sanitário Especial Indigena Kayapo-MT Cronograma de Encontro Março e Abril de 2012 ARRANJOS DE ENCONTRO Coordenador do Dsei DEFINIR

Leia mais

Documento Orientador Em, de julho de Assunto: Estruturação e Implementação da Vigilância de Óbitos nos DSEI

Documento Orientador Em, de julho de Assunto: Estruturação e Implementação da Vigilância de Óbitos nos DSEI MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA Departamento de Atenção à Saúde Indígena Documento Orientador Em, de julho de 2013. Aos Coordenadores de DSEI e chefes de DIASI Assunto: Estruturação

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria Especial de Saúde Indígena Departamento de Atenção à SaúdeIndígena Projeto de Apoio aos Distritos Especiais Indígenas

Ministério da Saúde Secretaria Especial de Saúde Indígena Departamento de Atenção à SaúdeIndígena Projeto de Apoio aos Distritos Especiais Indígenas Ministério da Saúde Secretaria Especial de Saúde Indígena Departamento de Atenção à SaúdeIndígena Projeto de Apoio aos Distritos Especiais Indígenas DSEI: PORTO VELHO Apoiador: LEIDE MACÊDO Data de Admissão

Leia mais

Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI. Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus DSEI- ARP

Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI. Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus DSEI- ARP Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus DSEI- ARP Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI Principais atribuições da SESAI: Desenvolver ações

Leia mais

Subsistema de Atenção à Saúde Indígena

Subsistema de Atenção à Saúde Indígena Subsistema de Atenção à Saúde Indígena Zaira Zambelli Taveira Maio de 2017 Quem é o índio brasileiro? Qual o ponto de partida da saúde indígena? Por que um subsistema? 1. Criação do SUS com enfoque em

Leia mais

Sistemas de Informação em Saúde

Sistemas de Informação em Saúde Sistemas de Informação em Saúde Profa. Larissa Praça de Oliveira Doutora em Saúde Coletiva/ UFRN Conceituando a Epidemiologia O que é epidemiologia? 1 Estudos epidemiológicos Indicadores de Saúde Indicadores

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL POR PRAZO DETERMINADO Nº 020/2018 DSEI RIO TAPAJÓS POLO BASE JACAREACANGA A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM, entidade

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL POR PRAZO DETERMINADO Nº 059/2017 DSEI KAYAPÓ-PA A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM, entidade sem fins lucrativos,

Leia mais

Projeto de Apoio Integrado aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas

Projeto de Apoio Integrado aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE Projeto de Apoio Integrado aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas BRASÍLIA 2013 I - Introdução O presente projeto

Leia mais

Modelo de atenção diferenciada à Saúde Indígena

Modelo de atenção diferenciada à Saúde Indígena Modelo de atenção diferenciada à Saúde Indígena Constituição Federal Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre

Leia mais

ANEXO I FICHA DE INVESTIGAÇÃO DO ÓBITO INFANTIL E FETAL - SÍNTESE, CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

ANEXO I FICHA DE INVESTIGAÇÃO DO ÓBITO INFANTIL E FETAL - SÍNTESE, CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES ANEXO I FICHA DE INVESTIGAÇÃO DO ÓBITO INFANTIL E FETAL - SÍNTESE, CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Formulário padrão com a síntese da investigação de óbito infantil e fetal a ser adotado obrigatoriamente como

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA ORIENTAÇÕES PARA O ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DE SAÚDE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DE FAMÍLIAS INDÍGENAS

Leia mais

Projeto de Apoio aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas

Projeto de Apoio aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Mapa Provisório DSEI Alto Rio Purus dos Fatores Intervenientes na Mortalidade Materna, Fetal e Infantil nos DSEI e dos Itinerários de Produção de Saúde nas Áreas Indígenas Mário Lúcio F. da S. Júnior Apoiador

Leia mais

Projeto de Apoio aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas

Projeto de Apoio aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Cartografia dos Fatores Intervenientes na Mortalidade Materna, Fetal e Infantil no Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Solimões e Afluentes. Produto 1: Texto Mapa Provisório Etapa 1 1 Caracterização

Leia mais

A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal

A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal Halei Cruz Coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança e do Comitê Estadual de Prevenção dos Óbitos Maternos, Infantis e Fetais INTRODUÇÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Gestão e Governo. Prezado Senhor,

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Gestão e Governo. Prezado Senhor, MENSAGEM Nº 054/2015 REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO Prezado Senhor, Pelo presente, encaminha-se Projeto de Lei que Institui o Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO EMERGENCIAL Nº 006/2018 DSEI XAVANTE A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

SEMINÁRIO INTEGRADO DO PARANÁ 20 ANOS DO COMITÊ DE PREVENÇÃO DE MORTALIDADE MATERNA 10 ANOS DE MORTALIDADE INFANTIL. 24, 25 e 26 de novembro de 2.

SEMINÁRIO INTEGRADO DO PARANÁ 20 ANOS DO COMITÊ DE PREVENÇÃO DE MORTALIDADE MATERNA 10 ANOS DE MORTALIDADE INFANTIL. 24, 25 e 26 de novembro de 2. SEMINÁRIO INTEGRADO DO PARANÁ 20 ANOS DO COMITÊ DE PREVENÇÃO DE MORTALIDADE MATERNA 10 ANOS DE MORTALIDADE INFANTIL 24, 25 e 26 de novembro de 2.009 Superintendência de Vigilância em Saúde SVS Departamento

Leia mais

Circular 586/2014 São Paulo, 10 de Novembro de 2014.

Circular 586/2014 São Paulo, 10 de Novembro de 2014. Circular 586/2014 São Paulo, 10 de Novembro de 2014. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) FORMULÁRIOS DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO E DECLARAÇÃO DE NASCIDO VIVO NO ÂMBITO DO ESTADO DE SÃO PAULO Diário Oficial do Estado

Leia mais

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROFESSOR FERNANDO FIGUEIRA IMIP DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA - DSEI CONVÊNIO:

INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROFESSOR FERNANDO FIGUEIRA IMIP DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA - DSEI CONVÊNIO: INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROFESSOR FERNANDO FIGUEIRA IMIP DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA - DSEI CONVÊNIO: 797442 / 2013 DSEI-PE EDITAL Nº 07/2017 Processo Seletivo Externo Simplificado para

Leia mais

COMITÊ DE PREVENÇÃO DA MORTALIDADE FETAL TARDIA E INFANTIL DE PORTO ALEGRE REGIMENTO INTERNO

COMITÊ DE PREVENÇÃO DA MORTALIDADE FETAL TARDIA E INFANTIL DE PORTO ALEGRE REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE PREVENÇÃO DA MORTALIDADE FETAL TARDIA E INFANTIL DE PORTO ALEGRE REGIMENTO INTERNO Título I - Da Caracterização e dos Objetivos Art.1º-A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre constituiu

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS Ministério da Saúde Fundação Nacional de Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS Ministério da Saúde Fundação Nacional de Saúde Diretrizes

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATOS DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SMS Nº 1257 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2007

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATOS DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SMS Nº 1257 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2007 DIÁRIO OFICIAL DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATOS DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SMS Nº 1257 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2007 Institui o Sistema Municipal de Vigilância Epidemiológica

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO EMERGENCIAL PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL POR PRAZO DETERMINADO Nº 072/2018 DSEI XINGU A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita

Leia mais

Regras de Publicação dos Subestudos do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia

Regras de Publicação dos Subestudos do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia 1 Regras de Publicação dos Subestudos do Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia Para submissão de propostas para redação e publicação de subestudos do programa de Boas Práticas Clínicas em Cardiologia

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAUDE INDIGENA DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA DSEI VILHENA/RO

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAUDE INDIGENA DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA DSEI VILHENA/RO Mapa Provisório DSEI VILHENA dos Fatores Intervenientes na Mortalidade Materna, Fetal e Infantil nos DSEI e dos itinerários de Produção de Saúde nas Áreas Indígenas. Mariana Kely Diniz Gomes de Lima Apoiadora

Leia mais

16/4/2010 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

16/4/2010 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE EPIDEMIOLOGIA Parte - 03 PROFa. MSc. MARISE RAMOS DE SOUZA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Os cinco maiores sistemas : SINAN, SIM, SINASC, SIH, SIA. Sistema de Informação de Mortalidade - SIM Criado pelo

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 008/ 2013 DSEI Alto Rio Juruá

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 008/ 2013 DSEI Alto Rio Juruá PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 008/ 2013 DSEI Alto Rio Juruá A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PORTARIA No- 293, DE 7 DE ABRIL DE 2008 Estabelecer critérios para celebração de convênios com entidades governamentais e não governamentais para a execução

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 078/2016 DSEI KAYAPÓ/MT A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 065 / 2013 DSEI Tapajós

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 065 / 2013 DSEI Tapajós PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 065 / 2013 DSEI Tapajós A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

MAPA PROVISÓRIO DISTRITO SANITARIO ESPECIAL INDIGENA DO LESTE DE RORAIMA BREVE DIAGNOSTICO

MAPA PROVISÓRIO DISTRITO SANITARIO ESPECIAL INDIGENA DO LESTE DE RORAIMA BREVE DIAGNOSTICO Projeto de Apoio da SESAI aos DSEI e Cartografia dos Fatores Intervenientes na Mortalidade Materna, Fetal e Infantil nos DSEI e dos Itinerários de Produção de Saúde nas Áreas Indígenas. Tabela 1 1. LOCALIZAÇÃO

Leia mais

EVIDÊNCIAS OBTIDAS A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES DE ÓBITOS PARTE 1. Brasília, 25 de maio de 2010

EVIDÊNCIAS OBTIDAS A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES DE ÓBITOS PARTE 1. Brasília, 25 de maio de 2010 Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância Epidemiológica Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue EVIDÊNCIAS OBTIDAS A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002 / 2014 DSEI Tapajós A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

Dúvidas freqüentes sobre o cadastramento dos estabelecimentos do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no CNES

Dúvidas freqüentes sobre o cadastramento dos estabelecimentos do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no CNES Dúvidas freqüentes sobre o cadastramento dos estabelecimentos do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no CNES 1. No sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde existe a Ficha de Cadastro

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EMERGENCIAL Nº 007/2017 DSEI ARAGUAIA A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 20 / 2013 DSEI Litoral Sul.

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 20 / 2013 DSEI Litoral Sul. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 20 / 2013 DSEI Litoral Sul. A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 094 / 2013 DSEI Cuiabá A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério

Leia mais

AGENTE DE PORTARIA. - Controlar e orientar a entrada e saída de pessoas, veículos e materiais, exigindo a necessária identificação de credenciais;

AGENTE DE PORTARIA. - Controlar e orientar a entrada e saída de pessoas, veículos e materiais, exigindo a necessária identificação de credenciais; AGENTE DE PORTARIA - Receber, orientar, encaminhar o público, informando sobre localização de pessoas em dependências e setores da unidade hospitalar; - Controlar e orientar a entrada e saída de pessoas,

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 054 / 2012 DSEI Altamira

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 054 / 2012 DSEI Altamira PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 054 / 2012 DSEI Altamira A SPDM, entidade,sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 052 / 2012 DSEI Araguaia.

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 052 / 2012 DSEI Araguaia. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 052 / 2012 DSEI Araguaia. A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 03/2015 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO 11 - Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar. Na aba da esquerda aparecerá o item Projetos que o compõem, e o primeiro projeto incluído aparecerá logo abaixo (fig. 16). Para incluir novos projetos

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 087/ 2013 DSEI Tapajós

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 087/ 2013 DSEI Tapajós PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 087/ 2013 DSEI Tapajós A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 084 /2013 DSEI Alto Rio Purus A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 066 / 2013 DSEI Kayapó Pará

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 066 / 2013 DSEI Kayapó Pará PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 066 / 2013 DSEI Kayapó Pará A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 050/ 2015 DSEI ALTAMIRA A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel EPIDEMIOLOGIA Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel O QUE É EPIDEMIOLOGIA? Compreende: Estudo dos determinantes de saúdedoença: contribuindo para o avanço no conhecimento etiológico-clínico Análise das

Leia mais

Manual de Sinistro. BB Seguro Agrícola

Manual de Sinistro. BB Seguro Agrícola Manual de Sinistro BB Seguro Agrícola Julho 2016 1 Sumário INTRUÇÕES PARA AVISO E ACOMPANHAMENTO DE SINISTRO... 3 ANEXO I - LISTA DE DOCUMENTOS QUE DEVEM SER ENTREGUES PARA ANÁLISE DO SINISTRO. 5 ANEXO

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO DAS CRIANÇAS AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO DAS CRIANÇAS AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO DAS CRIANÇAS AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Lívia de Almeida Faller Vice-Presidente IMESF Especialista em Saúde da Família e Comunidade Cel- (51) 81726506

Leia mais

Saúde dos Povos Tradicionais

Saúde dos Povos Tradicionais Saúde dos Povos Tradicionais Um panorama sobre a Saúde Indígena no Brasil Manaus-AM, 15 de setembro de 2016 POVOS INDÍGENAS NO MUNDO O conhecimento e a identificação da população indígena de um país são

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 008 / 2014 DSEI Altamira A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

Instruções de Preenchimento do Memorando de Solicitação de Pessoal

Instruções de Preenchimento do Memorando de Solicitação de Pessoal 1 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Superintendência de Recursos Humanos Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal Serviço de Dimensionamento de Pessoal Instruções de Preenchimento do

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 006 / 2014 DSEI Cuiabá A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG

APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG BETIM Localização: 30 Km de Belo Horizonte. É um dos principais polos de concentração Industrial

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 006/2016 DSEI XINGU

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 006/2016 DSEI XINGU PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 006/2016 DSEI XINGU A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério

Leia mais

PORTARIA No , DE 3 DE AGOSTO DE 2017

PORTARIA No , DE 3 DE AGOSTO DE 2017 PORTARIA No- 1.317, DE 3 DE AGOSTO DE 2017 Adequa o registro das informações relativas a estabelecimentos que realizam ações de Atenção à Saúde para populações Indígenas no CNES. O Secretário de Atenção

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 047/ 2015 DSEI GUAMÁ-TOCANTINS A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92,

Leia mais

1. Caracterização do Pólo-Base:

1. Caracterização do Pólo-Base: PÓLO- BASE APIAÚ Até julho de 2003 esta região era assistida diretamente pela FUNASA e as suas especificidades operacionais serão melhor descritas no relatório anual de atividades de 2003 da URIHI. É alta

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 049/ 2015 DSEI KAIAPÓ-PA A - SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92,

Leia mais

Instruções de Preenchimento da Correspondência Interna de Solicitação de Pessoal

Instruções de Preenchimento da Correspondência Interna de Solicitação de Pessoal Instruções de Preenchimento da Correspondência Interna de Solicitação de Pessoal Departamento de Seleção e DESEN Desenvolvimento de Pessoal 1 1. Objetivo O documento deve ser utilizado nas situações de

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP PROCESSO SELETIVO DE SUPERVISOR DE CAMPO PARA APOIO DOCENTE DOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO DE AGENTES INDÍGENAS DE SAÚDE (AIS) E AGENTES INDÍGENAS DE SANEAMENTO

Leia mais

ENVIO DE DADOS DE ARQUIVOS DE TRANSFERÊNCIA - AT Diário Oficial do Estado Nº 228, Seção 1 quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ENVIO DE DADOS DE ARQUIVOS DE TRANSFERÊNCIA - AT Diário Oficial do Estado Nº 228, Seção 1 quarta-feira, 3 de dezembro de 2014 Circular 627/2014 São Paulo, 8 de Dezembro de 2014. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) ENVIO DE DADOS DE ARQUIVOS DE TRANSFERÊNCIA - AT Diário Oficial do Estado Nº 228, Seção 1 quarta-feira, 3 de dezembro de

Leia mais

MISSÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CICLO COLÔMBIA 2019 PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

MISSÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CICLO COLÔMBIA 2019 PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO MISSÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CICLO COLÔMBIA 2019 PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO 1 MISSÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CICLO COLÔMBIA 2019 A Apex-Brasil apresenta a Missão de Internacionalização de empresas,

Leia mais

Experiência do Cosems AL na Implantação dos Apoiadores Regionais. Normanda Santiago Secretária SMS Santana do Ipanema Presidente do Cosems/AL

Experiência do Cosems AL na Implantação dos Apoiadores Regionais. Normanda Santiago Secretária SMS Santana do Ipanema Presidente do Cosems/AL Experiência do Cosems AL na Implantação dos Apoiadores Regionais Normanda Santiago Secretária SMS Santana do Ipanema Presidente do Cosems/AL Porto Seguro/BA 2017 Divisão das Regiões de Saúde Resgate Histórico

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 105 / 2013 DSEI Guamá- Tocantins A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 131 / 2013 DSEI Xavante A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

Faculdade São Miguel Curso de Nutrição MANUAL DE ESTAGIO CURRICULAR DO CURSO DE NUTRIÇÃO

Faculdade São Miguel Curso de Nutrição MANUAL DE ESTAGIO CURRICULAR DO CURSO DE NUTRIÇÃO MANUAL DE ESTAGIO CURRICULAR DO CURSO DE NUTRIÇÃO 1. APRESENTAÇÃO A formação do Nutricionista deve garantir o desenvolvimento de estágios curriculares, sob supervisão docente, contando com a participação

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 018/ 2016 DSEI KAYAPÓ-PA A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO EMERGENCIAL Nº 039/2018 DSEI ARAGUAIA POLO BASE CONFRESA/MT A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Epidemiologia Geral HEP 143 Cassia Maria Buchalla 2017 Sistemas de Informação Sistema: conjunto de partes que se articulam para uma finalidade comum Sistema de informações: conjunto

Leia mais

1- Scanear (formato PDF em boa resolução) e enviar toda a documentação solicitada para o

1- Scanear (formato PDF em boa resolução) e enviar toda a documentação solicitada para o Prezado (a) cliente, Caso o(a) senhor(a) tenha tido algum gasto durante sua viagem que seja passível de reembolso, seguem abaixo as instruções de como proceder para a solicitação do reembolso. 1- Scanear

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 121 / 2013 DSEI Litoral Sul

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 121 / 2013 DSEI Litoral Sul PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 121 / 2013 DSEI Litoral Sul A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 078 / 2013 DSEI Xavante

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 078 / 2013 DSEI Xavante PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 078 / 2013 DSEI Xavante A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 024/2015 DSEI XAVANTE CADASTRO DE RESERVA A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 041/ 2014 DSEI CUIABÁ

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 041/ 2014 DSEI CUIABÁ PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 041/ 2014 DSEI CUIABÁ A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92 com

Leia mais

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2007 REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 027 / 2013 DSEI Tocantins

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 027 / 2013 DSEI Tocantins PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 027 / 2013 DSEI Tocantins A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 102 /2013 DSEI Alto Rio Purus

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 102 /2013 DSEI Alto Rio Purus PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 102 /2013 DSEI Alto Rio Purus A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA

MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA Gisele Cristina Tertuliano RESUMO Este artigo é um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem de aprendizagem para

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Unidade

Leia mais

RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE GESTÃO

RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE GESTÃO RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE GESTÃO 3º QUADRIMESTRE - EXERCÍCIO 2015 DADOS DO CONVÊNIO INSTITUIÇÃO Associação Pais Amigos dos Surdos de Campinas /APASCAMP PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 13/10/15717 TERMO DE

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - Nº 13/2015 APOIADOR EM INTEGRAÇÃO DA SAÚDE INDÍGENA ANTROPOLOGIA.

TERMO DE REFERÊNCIA - Nº 13/2015 APOIADOR EM INTEGRAÇÃO DA SAÚDE INDÍGENA ANTROPOLOGIA. TERMO DE REFERÊNCIA - Nº 13/2015 APOIADOR EM INTEGRAÇÃO DA SAÚDE INDÍGENA ANTROPOLOGIA. I. CONTEXTO O Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Saúde QualiSUS- Rede caracteriza-se como uma

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO EMERGENCIAL Nº 040/2018 DSEI CUIABÁ

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO EMERGENCIAL Nº 040/2018 DSEI CUIABÁ PROCESSO SELETIVO EMERGENCIAL Nº 040/2018 DSEI CUIABÁ A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 117 / 2013 DSEI Litoral Sul

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 117 / 2013 DSEI Litoral Sul PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 117 / 2013 DSEI Litoral Sul A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 135/ 2013 DSEI Tapajós

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 135/ 2013 DSEI Tapajós PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 135/ 2013 DSEI Tapajós A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

ORIENTAÇÕES REFERENTES A INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS)

ORIENTAÇÕES REFERENTES A INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS) ORIENTAÇÕES REFERENTES A INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS) MÉDICO VETERINÁRIO Todo médico veterinário (MV) que prescrever ou adquirir produtos sujeitos

Leia mais

INFORME TUBERCULOSE Nº 09/ CCD/TB

INFORME TUBERCULOSE Nº 09/ CCD/TB INFORME TUBERCULOSE Nº 09/ 2014 - CCD/TB 07/05/2014 Assunto: Investigação de óbitos O CCD recebe mensalmente do PROAIM todas as declarações de óbito (DO) ocorridas no MSP que contenham o diagnóstico de

Leia mais

REGULAMENTO Nº 001/2015 IFEPMMIFRR ISEMMIFRR/CEPMMIFRR/SESAU-RR

REGULAMENTO Nº 001/2015 IFEPMMIFRR ISEMMIFRR/CEPMMIFRR/SESAU-RR 16, 17 e 18 DE SETEMBRO DE 2015 UFRR/Auditório do Centro de Ciências da Saúde REGULAMENTO Nº 001/2015 IFEPMMIFRR ISEMMIFRR/CEPMMIFRR/SESAU-RR O Comitê Executivo do I FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO DA MORTALIDADE

Leia mais