Projeto de Apoio aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto de Apoio aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas"

Transcrição

1 Cartografia dos Fatores Intervenientes na Mortalidade Materna, Fetal e Infantil no Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Solimões e Afluentes. Produto 1: Texto Mapa Provisório Etapa 1 1 Caracterização do DSEI O apresenta uma área de extensão territorial de ,3 Km², situados na abrangência dos municípios de Maraã, Tefé, Uarini, Japurá, Juruá, Jutaí, Eirunepé, Envira, Carauari, Itamarati, Ipixuna, Alvarães, Fonte Boa e Coari, situados no estado do Amazonas, como mostra o mapa abaixo. Figura 01: Mapa do DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes. Fonte: DSEI-MRSA A sede do DSEI está localizada no município de Tefé, onde são centralizadas e processadas todas as informações das aldeias e definidas as estratégias de intervenção e suprimento de insumos necessários para a prestação de assistência. Dividida em dezessete etnias, Katukina, Tikuna, Kokama, Kanamari, Mayoruna, Miranha, Maku-Nadeb, Kulina, Deni, Kambeba, Tukano, Baré, Baniwa, katawixi, Arara, Mura, kaixana a população total do DSEI soma indígenas (após atualização do SIASI) distribuídos em cento e cinquenta e oito aldeias em 15 ( quinze ) Pólos Base. Existem atuando no DSEI médio rio Solimões e afluentes 34 equipes compostas por, odontólogos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, farmacêutico, auxiliares de saúde bucal, agentes indígenas de saúde, agente indígena de saneamento dentre outros.

2 Os programas de saúde realizados pelas equipes multidisciplinares baseiam-se nos programas preconizados pelo Ministério da Saúde, que são Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde Bucal, SISVAN indígena, DST/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose, Hanseníase, Saúde Mental, Imunização, Controle da Malária e Leishmaniose, Assistência farmacêutica, DANTs e Síndromes Gripais. O DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes possui duas Casas de Saúde Indígena (CASAI) localizadas nos municípios de Tefé e Eirunepé, para onde os indígenas são referenciados de acordo com a área de abrangência dos Pólos base e a complexidade do caso clínico. 2 Dados Demográficos A população atualizada do DSEI é de indígenas distribuídos em 158 aldeias e 15 Pólos Base, conforme mostra a Tabela 01. Tabela 01: População indígena e número de aldeias do DSEI-MRSA, por Pólo Base. N Pólo Base Município Número de Aldeias População 01 Biá Jutaí Bugaio Jutaí Eirunepé Eirunepé Envira Envira Ipixuna Ipixuna Carauari Carauari Morada Nova Itamarati Barreira da Missão Tefé Marajaí Alvarães Uarini Uarini Buá-Buá Japurá Kumaru Juruá Coari Coari Cuiu-Cuiu Maraa Mucura Fonte Boa TOTAL GERAL Fonte: Consolidado Populacional Imunização, DSEI-MRSA, Janeiro 2013.

3 3 Sistema de Informação, Notificação e Investigação de Óbitos no DSEI Os óbitos que ocorrem no interior das aldeias são previamente identificados pelas equipes multidisciplinares de saúde, em seguida as EMSI notificam e encaminham as informações para os municípios e DSEI. A efetiva investigação geralmente começa a partir do momento em que essas informações chegam ao setor de Vigilância Epidemiológica do DSEI. A responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica entra em contato com os profissionais da DSEI e orienta os mesmos para que iniciem o processo de investigação. Existem dificuldades na identificação de alguns óbitos. Primeiro podemos citar que, na abrangência de nosso DSEI algumas aldeias são de difícil acesso, umas durante todo o ano, outras por 6 meses. Devido essa dificuldade de acesso as equipes não conseguem ser permanentes nessas localidades, não tendo em algumas aldeias a cobertura de AIS e acabam muitas vezes não identificando alguns óbitos, ocasionando a subnotificação. Outra dificuldade é a falta de conhecimento por parte de alguns profissionais em relação a importância e de como funciona o processo de investigação de óbitos. Ainda podemos citar como entrave na informação, notificação e investigação de óbitos a distância entre as equipes multidisciplinares de saúde com a secretaria municipal de saúde de seu respectivo município de referência, ocasionando assim em uma falta de articulação entre ambos. O tempo de notificação e investigação a partir da data do óbito é difícil se ter uma noção nesse primeiro momento, pois, no ano de 2012 dos 40 óbitos em menores de 01 ano, apenas 04 foram investigados, ou seja, 10%. As informações começaram surgir após a contratação de 01 profissional exclusivamente para a Vigilância Epidemiológica do DSEI, ou seja, a partir de março deste ano. Antes dessa data se quer tínhamos uma vigilância ativa no distrito. Os dados desse ano são um pouco melhores e fidedignos, tivemos 10 óbitos em menores de ano, dos quais 04 foram investigados, totalizando 40 %. A responsável técnica dos programas saúde da criança e mulher não possui uma rotina sistemática de discussão com as equipes multidisciplinares de saúde acerca dos óbitos. Esses arranjos devem ser estabelecidos, tendo em vista que a sistematização desses encontros facilitaria no mapeamento e diagnóstico situacional da mortalidade do DSEI em geral, e até mesmo estratificado por área. A discussão acerca da mortalidade infantil e materna com o controle social está iniciando, através de arranjos de encontros com a Presidente do CONDISI e demais conselheiros distritais. O último encontro com a presidente do CONDISI, teve como um dos itens da pauta a inserção efetiva do tema mortalidade infantil e materna nas reuniões do conselho distrital e conselhos locais. A ideia é inserir essa temática nas discussões do controle social.

4 O acesso à rede de referência pelos usuários indígenas é muito relativo, uma vez que a logística utilizada difere muito entre os municípios e aldeias. Na abrangência de nosso DSEI possuímos aldeias que ficam no máximo a 01 hora das unidades de referência do município, mas ao mesmo tempo, temos algumas localidades indígenas que ficam até 03 dias de sua referência. Devido a essas peculiaridades alguns usuários possuem dificuldades em ter acesso a rede de média e alta complexidade do SUS. A qualidade da atenção oferecida aos usuários por parte das unidades de referência que recebem o Incentivo de Atenção Especializada aos Povos Indígenas IAE-PI é baixa, uma vez que a maioria delas não oferecem serviços efetivos, como médicos especialistas, exames laboratoriais e de imagem. 4 Mortalidade Infantil Mortalidade infantil consiste nas mortes de crianças no primeiro ano de vida e é a base para calcular a taxa de mortalidade infantil, que consiste na mortalidade infantil observada durante um ano, referida ao número de nascidos vivos do mesmo período. No ano de 2012 tivemos 40 óbitos infantis em toda abrangência do DSEI-Médio Rio Solimões e Afluentes, destacando-se os municípios de Eirunepé e Itamarati que quando somados chegam a atingir 50% do total de óbitos em menor de ano de todo o DSEI, agrava-se mais a situação é que dos 20 óbitos ocorridos nos municípios supramencionados, nenhum foi investigado. Do total de óbitos no ano de 2012, apenas 04 foram investigados, ou seja, um percentual de 10%, conforme mostra a tabela 02. Tabela 02: Número de óbitos infantis, óbitos investigados 2012 e 2013 no âmbito do DSEI- MRSA. Município de residência Nº de Óbitos Óbito Infantil - Indígena Óbitos Nº de Óbitos % Investigados Óbitos Investigados % TEFÉ % JUTAÍ % % JAPURA % CARAUARI % - - COARI % MARAÃ % EIRUNEPÉ % 04-0% ENVIRA % - -

5 IPIXUNA JURUA % 01-0% ALVARÃES ITAMARATI % FONTE BOA % UARINI TOTAL DSEI % % Fonte: Vigilância Epidemiológica DSEI MRSA, No ano de 2013, de janeiro a março tivemos 10 óbitos infantis em toda abrangência do DSEI-Médio Rio Solimões e Afluentes, destacando-se os municípios de Eirunepé e Jutaí que quando somados chegam a atingir 80% do total de óbitos em menor de ano de todo o DSEI. Do total de óbitos no ano de 2013, apenas 04 foram investigados, ou seja, um percentual de 40%, conforme mostra a tabela Taxa de Mortalidade Infantil A taxa de mortalidade infantil é definida através do número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. A taxa de mortalidade infantil é utilizada para analisar variações populacionais, geográficas e temporais da mortalidade infantil, identificando situações de desigualdade e tendências que demandem ações e estudos específicos. Contribuir na avaliação dos níveis de saúde e de desenvolvimento socioeconômico da população, prestando-se para comparações nacionais e internacionais. Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas e ações de saúde voltadas para a atenção pré-natal e ao parto, bem como para a proteção da saúde infantil. No Brasil a taxa de mortalidade infantil no ano de 2011 foi de 15,6 X 1000 nascidos vivos. No estado do amazonas no mesmo ano supracitado a taxa de mortalidade infantil foi de 16,1 X 1000 nascidos vivos. A taxa de mortalidade infantil no DSEI-Médio Rio Solimões e Afluentes mesmo que com dados subnotificados está muito alta quando comparada aos números do estado do amazonas e do Brasil em geral. No ano de 2012 a taxa de mortalidade infantil no DSEI ficou em torno de 53 X 1000 nascidos vivos, conforme gráfico 01.

6 Gráfico 01: Taxa de mortalidade infantil x 1000 nascidos, do Brasil e Amazonas 2011 e DSEI- MRSA Fonte: Vigilância Epidemiológica DSEI MRSA POLO BASE 6 Óbito Fetal Óbito fetal é o óbito ocorrido a partir da 22ª semana completa de gestação, ou 154 dias ou feto com peso igual ou superior a 500g ou estatura a partir de 25cm. No DSEI-MRSA no ano de 2012 tivemos 05 óbitos fetais, sendo que 02 óbitos foram registrados no SIM e 03 não informados. No ano de 2013 até o momento não tivemos nenhum registro de óbitos fetais. Tabela 03: Número de óbitos fetais 2012 e 2013 no âmbito do DSEI-MRSA. Nº. de Óbitos registrados no SIM Nº de Investigações ÓBITO FETAL Nº. de Nº de Óbitos não Nº de Óbitos Investigaç informados Investigações registrados ões no SIM Óbitos subregistrado s BIÁ BUÁ-BUÁ CUIU-CUIU ITAMARATI TOTAL DSEI Nº de Investiga ções 7 Mortalidade Materna

7 Morte Materna é a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. É causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela. Não é considerada Morte Materna a que é provocada por fatores acidentais ou incidentais. No ano de 2012 e 2013 não obtivemos nenhum registro referente a Mortalidade Materna na abrangência de todo o DSEI. A responsável técnica dos programas saúde da criança e mulher não possui uma rotina sistemática de discussão com as equipes multidisciplinares de saúde acerca dos óbitos. Esses arranjos devem ser estabelecidos, tendo em vista que a sistematização desses encontros facilitaria no mapeamento e diagnóstico situacional da mortalidade do DSEI em geral, e até mesmo estratificado por área. A discussão acerca da mortalidade infantil e materna com o controle social está iniciando, através de arranjos de encontros com a Presidente do CONDISI e demais conselheiros distritais. O último encontro com a presidente do CONDISI, teve como um dos itens da pauta a inserção efetiva do tema mortalidade infantil e materna nas reuniões do conselho distrital e conselhos locais. A ideia é inserir essa temática nas discussões do controle social. O acesso dos usuários indígenas a rede de referência para o DSEI é muito relativo, uma vez que a logística utilizada difere muito entre os municípios e aldeias. Na abrangência de nosso DSEI possuímos aldeias que ficam no máximo a 01 hora das unidades de referência do município, mas ao mesmo tempo, temos algumas localidades indígenas que ficam até 03 dias de sua referência. 8 Fatores Relevantes para a Mortalidade Materna e Infantil no DSEI-MRSA 8.1 Alcoolismo O alcoolismo tem sido objeto de grande preocupação por parte deste DSEI. O aumento do número de casos de indígenas alcoolizados, nas cidades e nas aldeias está ficando cada vez mais expressiva. A introdução de bebidas alcoólicas fora do contexto sociocultural de consumo das bebidas de uso tradicional, como a caiçuma, também tem sido registrada. O processo de alcoolização entre os povos indígenas do Município de Envira, Eirunepé e Ipixuna vem crescendo nos últimos anos, principalmente em decorrência da intensificação do contato com a sociedade urbana, com um grande movimento de saída dos indígenas de suas terras para os centros urbanos vizinhos. Há alguns anos já vem sendo discutida esta questão nas reuniões do CONDISI, no

8 núcleo da SESAI, Associações Indígenas e em reuniões com as autoridades competentes (FUNAI, Polícia Federal, Prefeituras municipais, ONGs, Ministério Publico Federal, dentre outros), quando analisam e consideram que o aumento do consumo de álcool tem se tornado um sério problema de saúde nas comunidades indígenas. O desenvolve ações em saúde mental fundamentadas em intervenções objetivas que tem por finalidade a diminuição do alcoolismo e consequências. As equipes multidisciplinares de saúde que atuam em área, trabalham realizando palestras, rodas de conversa, educação permanente, aconselhamento, intervenções individuais e coletivos, além de outras ações voltadas para prevenção da saúde mental e física dos indígenas em geral. Por outro lado, a perspectiva maior, deste DSEI, é criar estratégias que amplie os trabalhos já desenvolvidos como: elaboração de projetos voltados para o resgate cultural, produção de artesanato, criação de roças dentre outros recursos que poderão fazer com que os indígenas retornem a praticar hábitos e costumes originais de sua cultura. O alcoolismo na etnia Kulina é bastante forte e devastador, mulheres, idosos e até criança são vítima do álcool, vendido de forma livre e acessível para todos na cidade de Envira, Ipixuna e Eirunepé. Em todas as aldeias é notório o uso indiscriminado do álcool, é notória também a violência como consequência do alcoolismo. É preciso lembrar também, que só as ações de saúde desenvolvidas por este DSEI não estão sendo suficientes para amenizar ou eliminar a problemática do alcoolismo, que se encontra nos Polos Base de Envira, bem como em outros municípios. Para tanto, seria necessário realização de parcerias, um trabalho em conjunto com a rede SUS; SESAI; FUNAI, Polícia Federal e Estadual; Governo Municipal, Ministério Público Federal e sociedade envolvente, para o enfretamento do problema do consumo exacerbado de álcool entre os indígenas da região citada. 8.2 Tuberculose No ano de 2012, o DSEI Médio Solimões e Afluentes apresentou 29 novos casos confirmados de tuberculose, os quais 27 obtiveram alta por cura, 02 altas por abandono de tratamento. Seguem abaixo informações sobre casos novos de TB no ano de 2012.

9 Gráfico 02: Número de casos novos de TB, pacientes que obtiveram alta por cura e alta por abandono e óbitos no ano de 2012 no âmbito do DSEI-Médio Rio Solimões e Afluentes. Fonte: DIASI DSEI MRSA THIAGO FÉLIX PRATES Apoiador MS/SESAI/DSEIMRSA

CARTA ABERTA DO POVO MADIJA KULINA

CARTA ABERTA DO POVO MADIJA KULINA CARTA ABERTA DO POVO MADIJA KULINA Ao Ministério da Saúde, Ao Ministério do Desenvolvimento Social, Ao Ministério da Educação, À Fundação Nacional do Índio, À Secretaria Especial de Saúde Indígena, Ao

Leia mais

Etapa 1 da Cartografia: Terceiro Movimento: Registro de Mapa Provisório: 1. Caracterização do DSEI / MA:

Etapa 1 da Cartografia: Terceiro Movimento: Registro de Mapa Provisório: 1. Caracterização do DSEI / MA: Cartografia dos Fatores Intervenientes na Mortalidade Materna, Fetal e Inf antil nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e dos Itinerários de Produção de Saúde nas Áreas Indígenas. Etapa 1 da Cartografia:

Leia mais

Subsistema de Atenção à Saúde Indígena

Subsistema de Atenção à Saúde Indígena Subsistema de Atenção à Saúde Indígena Zaira Zambelli Taveira Maio de 2017 Quem é o índio brasileiro? Qual o ponto de partida da saúde indígena? Por que um subsistema? 1. Criação do SUS com enfoque em

Leia mais

Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI. Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus DSEI- ARP

Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI. Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus DSEI- ARP Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus DSEI- ARP Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI Principais atribuições da SESAI: Desenvolver ações

Leia mais

Contextualização. Figura 1: Acesso aos pólos-base do DSEI Yanomami. Fonte: Setor Epidemiologia DSEI Yanomami, 2008.

Contextualização. Figura 1: Acesso aos pólos-base do DSEI Yanomami. Fonte: Setor Epidemiologia DSEI Yanomami, 2008. Cartografia dos Fatores Intervenientes na Mortalidade Materna, Fetal e Infantil nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e dos Itinerários de Produção de Saúde nas Áreas Indígenas Contextualização

Leia mais

Projeto de Apoio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Distrito Sanitário Especial Indigena Kayapo-MT

Projeto de Apoio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Distrito Sanitário Especial Indigena Kayapo-MT Projeto de Apoio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Distrito Sanitário Especial Indigena Kayapo-MT Cronograma de Encontro Março e Abril de 2012 ARRANJOS DE ENCONTRO Coordenador do Dsei DEFINIR

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS Ministério da Saúde Fundação Nacional de Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS Ministério da Saúde Fundação Nacional de Saúde Diretrizes

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria Especial de Saúde Indígena Departamento de Atenção à SaúdeIndígena Projeto de Apoio aos Distritos Especiais Indígenas

Ministério da Saúde Secretaria Especial de Saúde Indígena Departamento de Atenção à SaúdeIndígena Projeto de Apoio aos Distritos Especiais Indígenas Ministério da Saúde Secretaria Especial de Saúde Indígena Departamento de Atenção à SaúdeIndígena Projeto de Apoio aos Distritos Especiais Indígenas DSEI: PORTO VELHO Apoiador: LEIDE MACÊDO Data de Admissão

Leia mais

Saúde dos Povos Tradicionais

Saúde dos Povos Tradicionais Saúde dos Povos Tradicionais Um panorama sobre a Saúde Indígena no Brasil Manaus-AM, 15 de setembro de 2016 POVOS INDÍGENAS NO MUNDO O conhecimento e a identificação da população indígena de um país são

Leia mais

Modelo de atenção diferenciada à Saúde Indígena

Modelo de atenção diferenciada à Saúde Indígena Modelo de atenção diferenciada à Saúde Indígena Constituição Federal Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre

Leia mais

População Indígena na Prevenção das DST Aids

População Indígena na Prevenção das DST Aids População Indígena na Prevenção das DST Aids Desde o final da década de, o Programa Nacional de DST Aids tem apoiado diversas iniciativas dirigidas à população indígena no campo da prevenção, portanto,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO:

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO: PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO: 2018 Gestão Eixo/Diretriz: PROGRAMAR MODELO DE GESTÃO COM CENTRALIDADE NA GARANTIA DE ACESSO, GESTÃO PARTICIPATIVA COM FOCO EM RESULTADOS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E FINANCIAMENTO.

Leia mais

Cadastro metas para Indicadores de Monitoramento e Avaliação do Pacto pela Saúde - Prioridades e Objetivos Estado: GOIAS

Cadastro metas para Indicadores de Monitoramento e Avaliação do Pacto pela Saúde - Prioridades e Objetivos Estado: GOIAS Cadastro metas para Indicadores de Monitoramento e Avaliação do Pacto pela Saúde - Prioridades e Objetivos Estado: GOIAS PACTO PELA VIDA PRIORIDADE: I - ATENCAO A SAUDE DO IDOSO. OBJETIVO: PROMOVER A FORMACAO

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002 / 2014 DSEI Tapajós A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

PORTARIA No , DE 3 DE AGOSTO DE 2017

PORTARIA No , DE 3 DE AGOSTO DE 2017 PORTARIA No- 1.317, DE 3 DE AGOSTO DE 2017 Adequa o registro das informações relativas a estabelecimentos que realizam ações de Atenção à Saúde para populações Indígenas no CNES. O Secretário de Atenção

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 052 / 2012 DSEI Araguaia.

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 052 / 2012 DSEI Araguaia. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 052 / 2012 DSEI Araguaia. A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 087/ 2013 DSEI Tapajós

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 087/ 2013 DSEI Tapajós PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 087/ 2013 DSEI Tapajós A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

Vigilância = vigiar= olhar= observar= conhecer.

Vigilância = vigiar= olhar= observar= conhecer. Vigilância Epidemiológica Histórico: Antes da primeira metade da década de 60. Observação sistemática e ativa de casos suspeitos ou confirmados de Doenças Transmissíveis. Tratava-se da vigilância de pessoas,

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 008 / 2014 DSEI Altamira A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

ENFERMAGEM EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Aula 7. Profª. Tatianeda Silva Campos

ENFERMAGEM EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Aula 7. Profª. Tatianeda Silva Campos ENFERMAGEM EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Aula 7 Profª. Tatianeda Silva Campos Coeficientes de Mortalidade Coeficiente de Mortalidade Geral (CMG) Um dos indicadores mais utilizados em saúde

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAUDE INDIGENA DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA DSEI VILHENA/RO

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAUDE INDIGENA DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA DSEI VILHENA/RO Mapa Provisório DSEI VILHENA dos Fatores Intervenientes na Mortalidade Materna, Fetal e Infantil nos DSEI e dos itinerários de Produção de Saúde nas Áreas Indígenas. Mariana Kely Diniz Gomes de Lima Apoiadora

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 38/ 2012 DSEI Alto Rio Purus A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

Atenção Básica em áreas rurais e Ribeirinhas, a experiência de Porto Velho

Atenção Básica em áreas rurais e Ribeirinhas, a experiência de Porto Velho Prefeitura do Município de Porto Velho Secretaria Municipal de Saúde Atenção Básica em áreas rurais e Ribeirinhas, a experiência de Porto Velho Williames Pimentel de Oliveira Secretário Municipal de Saúde

Leia mais

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Campo Temático Saúde da População LGBT Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde Diretoria de Atenção à Saúde Secretaria Municipal da Saúde de Salvador CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 066 / 2013 DSEI Kayapó Pará

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 066 / 2013 DSEI Kayapó Pará PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 066 / 2013 DSEI Kayapó Pará A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 006 / 2014 DSEI Cuiabá A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal

A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal Halei Cruz Coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança e do Comitê Estadual de Prevenção dos Óbitos Maternos, Infantis e Fetais INTRODUÇÃO

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 18 Profª. Tatianeda Silva Campos PORTARIA Nº 373, DE

Leia mais

DEMOGRAFIA DOS POVOS INDÍGENAS

DEMOGRAFIA DOS POVOS INDÍGENAS População: 817.963 população geral (IBGE, 2010) 614. 182 população aldeada (SIASI/MS, 2012) São cerca de 305 povos que falam mais de 274 línguas. Presentes em todos os estados e Distrito Federal 438 municípios:

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 121 / 2013 DSEI Litoral Sul

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 121 / 2013 DSEI Litoral Sul PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 121 / 2013 DSEI Litoral Sul A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 008/ 2013 DSEI Alto Rio Juruá

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 008/ 2013 DSEI Alto Rio Juruá PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 008/ 2013 DSEI Alto Rio Juruá A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 041/ 2014 DSEI CUIABÁ

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 041/ 2014 DSEI CUIABÁ PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 041/ 2014 DSEI CUIABÁ A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92 com

Leia mais

Documento Orientador Em, de julho de Assunto: Estruturação e Implementação da Vigilância de Óbitos nos DSEI

Documento Orientador Em, de julho de Assunto: Estruturação e Implementação da Vigilância de Óbitos nos DSEI MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA Departamento de Atenção à Saúde Indígena Documento Orientador Em, de julho de 2013. Aos Coordenadores de DSEI e chefes de DIASI Assunto: Estruturação

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2015 DSEI KAYAPÓ MATO GROSSO CADASTRO DE RESERVA A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro

Leia mais

Projeto de Apoio Integrado aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas

Projeto de Apoio Integrado aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE Projeto de Apoio Integrado aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas BRASÍLIA 2013 I - Introdução O presente projeto

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 065 / 2013 DSEI Tapajós

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 065 / 2013 DSEI Tapajós PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 065 / 2013 DSEI Tapajós A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 132 / 2013 DSEI Kayapó Pará A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 024/2015 DSEI XAVANTE CADASTRO DE RESERVA A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 20 / 2013 DSEI Litoral Sul.

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 20 / 2013 DSEI Litoral Sul. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 20 / 2013 DSEI Litoral Sul. A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 094 / 2013 DSEI Cuiabá A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 117 / 2013 DSEI Litoral Sul

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 117 / 2013 DSEI Litoral Sul PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 117 / 2013 DSEI Litoral Sul A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 054 / 2012 DSEI Altamira

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 054 / 2012 DSEI Altamira PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 054 / 2012 DSEI Altamira A SPDM, entidade,sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

METAS PACTUADAS DOS INDICADORES DE PACTUAÇÃO TRIPARTITE E BIPARTITE PARA O ANO DE 2017

METAS PACTUADAS DOS INDICADORES DE PACTUAÇÃO TRIPARTITE E BIPARTITE PARA O ANO DE 2017 METAS PACTUADAS DOS INDICADORES DE PACTUAÇÃO TRIPARTITE E BIPARTITE PARA O ANO DE 2017 MARÇO/2017 Resolução CIT nº 8 de 24 de Novembro de 2016 Dispõe sobre o processo de pactuação interfederativa de indicadores

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO DAS CRIANÇAS AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO DAS CRIANÇAS AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO DAS CRIANÇAS AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Lívia de Almeida Faller Vice-Presidente IMESF Especialista em Saúde da Família e Comunidade Cel- (51) 81726506

Leia mais

Prestação de Contas 1º trimestre Indicadores de Saúde

Prestação de Contas 1º trimestre Indicadores de Saúde Prestação de Contas 1º trimestre 2012 es de Saúde Cenário atual Transição... Publicação do Decreto nº 7.508, de 28/06/, regulamentando a Lei nº 8.080. Novas regras para os processos operacionais do SUS

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 084 /2013 DSEI Alto Rio Purus A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

SERVIÇOS DE SAÚDE NA FRONTEIRA: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS VISÃO DA MARINHA DO BRASIL

SERVIÇOS DE SAÚDE NA FRONTEIRA: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS VISÃO DA MARINHA DO BRASIL SERVIÇOS DE SAÚDE NA FRONTEIRA: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS VISÃO DA MARINHA DO BRASIL SÉRGIO PEREIRA Vice-Almirante (Md) Diretor de Saúde da Marinha I FÓRUM DE MÉDICOS DE FRONTEIRA DO CFM 21 de junho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA RENATA BARBOSA DA SILVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA RENATA BARBOSA DA SILVA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA RENATA BARBOSA DA SILVA ESTRUTURAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA VIGILÂNCIA DE ÓBITOS NO DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA DA REGIÃO DO ALTO RIO JURUÁ CRUZEIRO DO SUL 2014

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 135/ 2013 DSEI Tapajós

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 135/ 2013 DSEI Tapajós PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 135/ 2013 DSEI Tapajós A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

ESTRATÉGIAS SINGULARES DE IMPLANTAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL - RS

ESTRATÉGIAS SINGULARES DE IMPLANTAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL - RS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE ESTRATÉGIAS SINGULARES DE IMPLANTAÇÃO DA CADERNETA DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL - RS Nadia Peresin Perottoni Enfermeira Atenção

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 006/2016 DSEI XINGU

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 006/2016 DSEI XINGU PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 006/2016 DSEI XINGU A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério

Leia mais

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE. Etapas. Delimitação 11/4/2012. Diagnóstico de Saúde da Comunidade. Informações Gerais sobre a Área

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE. Etapas. Delimitação 11/4/2012. Diagnóstico de Saúde da Comunidade. Informações Gerais sobre a Área ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE Diagnóstico de da Comunidade Faculdade de Pública Zilda Pereira da Silva 2012 Delimitação São muitos os aspectos e alternativas a considerar na elaboração de

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel

EPIDEMIOLOGIA. Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel EPIDEMIOLOGIA Profª Ms. Karla Prado de Souza Cruvinel O QUE É EPIDEMIOLOGIA? Compreende: Estudo dos determinantes de saúdedoença: contribuindo para o avanço no conhecimento etiológico-clínico Análise das

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 046 / 2012 DSEI Interior Sul

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 046 / 2012 DSEI Interior Sul PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 046 / 2012 DSEI Interior Sul A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 126 / 2013 DSEI Interior Sul A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 131 / 2013 DSEI Xavante A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 078 / 2013 DSEI Xavante

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 078 / 2013 DSEI Xavante PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 078 / 2013 DSEI Xavante A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 049/ 2015 DSEI KAIAPÓ-PA A - SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92,

Leia mais

É Possível avaliar se a Saúde de Assis vem melhorando, a partir da análise do Orçamento e do Planejamento?

É Possível avaliar se a Saúde de Assis vem melhorando, a partir da análise do Orçamento e do Planejamento? É Possível avaliar se a Saúde de Assis vem melhorando, a partir da análise do Orçamento e do Planejamento? COLEGIADO TÉCNICO DE GESTÃO RELATÓRIO DE GESTÃO RESULTADOS PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE 1 2 3 COBERTURA

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 105 / 2013 DSEI Guamá- Tocantins A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

ANEXO I (art. 4º da Lei Complementar n. 880, de 01 de abril de 2013) Município de Blumenau QUADRO DE FUNÇÕES GRATIFICADAS DE CONFIANÇA ANEXO XX

ANEXO I (art. 4º da Lei Complementar n. 880, de 01 de abril de 2013) Município de Blumenau QUADRO DE FUNÇÕES GRATIFICADAS DE CONFIANÇA ANEXO XX SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ANEXO XX LEI COMPLEMENTAR N. 870, DE 01 DE JANEIRO DE 2013 Qtd Denominação da Função Símbolo Descrição Função 1 Chefe do Setor de Compras e Licitações 100% responder pela

Leia mais

Secretaria Especial de Saúde Indígena - SESAI

Secretaria Especial de Saúde Indígena - SESAI EDITAL SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 03/2016 DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA ALTO RIO PURUS - ARP PROCESSO SELETIVO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA SAÚDE INDÍGENA. PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 19/08/2016

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 113 / 2013 DSEI Litoral Sul

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 113 / 2013 DSEI Litoral Sul PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 113 / 2013 DSEI Litoral Sul A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

Pactuação de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores

Pactuação de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores Pactuação de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores - 24 Estado: SANTA CATARINA Status: Pactuação Homologada Ano de Referência: 24 Município: SAO JOSE DO CEDRO Data: /6/27 Hora: 6:52 Região de Saúde:

Leia mais

Educação à Distância na Amazônia indígena: estratégias de interação entre tutores e alunos

Educação à Distância na Amazônia indígena: estratégias de interação entre tutores e alunos II Mostra de experiências exitosas do Sistema UNA-SUS Educação à Distância na Amazônia indígena: estratégias de interação entre tutores e alunos Monroe PR 1, Pinto TP 1, Ferron MM 1, Oliveira LSS 1, Rodrigues

Leia mais

Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013. Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde

Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013. Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013 Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde Cidade de São Paulo 2004 - Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde 03 Sumário Apresentação Quadro 1 - Relação de

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE DE VIDEIRA PACTUAÇÃO DE INDICADORES

SECRETARIA DE SAÚDE DE VIDEIRA PACTUAÇÃO DE INDICADORES SECRETARIA DE SAÚDE DE VIDEIRA PACTUAÇÃO DE INDICADORES REUNIÃO CONSELHO DE SAÚDE 28/08/2018 INDICADORES APROVADOS. INDICADOR 1 : Número de óbitos prematuros (30 a 69 anos) pelo conjunto das 4 principais

Leia mais

Alta Mortalidade Perinatal

Alta Mortalidade Perinatal Alta Mortalidade Perinatal SMS de Piripiri CONASEMS Conselho Consultivo EVIPNet Brasil OFICINA Produzindo, avaliando e disseminando sínteses de evidências para a tomada de decisão em saúde no Brasil -

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 008/2016 DSEI TAPAJÓS

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 008/2016 DSEI TAPAJÓS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 008/2016 DSEI TAPAJÓS A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do

Leia mais

Circular 586/2014 São Paulo, 10 de Novembro de 2014.

Circular 586/2014 São Paulo, 10 de Novembro de 2014. Circular 586/2014 São Paulo, 10 de Novembro de 2014. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) FORMULÁRIOS DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO E DECLARAÇÃO DE NASCIDO VIVO NO ÂMBITO DO ESTADO DE SÃO PAULO Diário Oficial do Estado

Leia mais

ALTERA O CADASTRAMENTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO SCNES

ALTERA O CADASTRAMENTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO SCNES Circular 489/2013 São Paulo, 29 de Outubro de 2013. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) ALTERA O CADASTRAMENTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO SCNES Diário Oficial da União Nº 208, Seção

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL POR PRAZO DETERMINADO Nº 020/2018 DSEI RIO TAPAJÓS POLO BASE JACAREACANGA A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM, entidade

Leia mais

ANEXO I - Situação da circulação do vírus Ebola.

ANEXO I - Situação da circulação do vírus Ebola. ANEXO I - Situação da circulação do vírus Ebola. ANEXO II Credenciamento/ Descredenciamento/Teto Financeiro. ANEXO III - Pactuação das metas para 2014 das diretrizes, objetivos e indicadores

Leia mais

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 027 / 2013 DSEI Tocantins

Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 027 / 2013 DSEI Tocantins PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 027 / 2013 DSEI Tocantins A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

Panorama da Atenção Básica no Estado da Bahia. Salvador, Julho de 2018

Panorama da Atenção Básica no Estado da Bahia. Salvador, Julho de 2018 Panorama da Atenção Básica no Estado da Bahia Salvador, Julho de 2018 Bahia População: 15.344.447 hab. % da população SUS dependente: 89,66 (Setembro/ 2017) Equipes de Saúde da Família: 3.626 (Maio/2018)

Leia mais

O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no

O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no País. O PSF Surge como uma proposta ousada para a reestruturação

Leia mais

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS RESULTADO FINAL DA OFICINA DE SELEÇÃO DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE PARA A EDIÇÃO 2015/2016 DO PROGRAMA PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE (PPSUS) DO ESTADO DE ALAGOAS (AL) A Fundação

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 050/ 2015 DSEI ALTAMIRA A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

A taxa ou coeficiente de mortalidade representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem em dada população.

A taxa ou coeficiente de mortalidade representa a intensidade com que os óbitos por uma determinada doença ocorrem em dada população. Mortalidade Mortalidade é uma propriedade natural das comunidades dos seres vivos. Refere-se ao conjunto dos indivíduos que morrem em um dado intervalo de tempo e em certo espaço. A taxa ou coeficiente

Leia mais

DISTRITOS SANITÁRIOS

DISTRITOS SANITÁRIOS DISTRITOS SANITÁRIOS CONCEITO: É unidade mais periférica de administração sanitária, que detém responsabilidades e poder decisório ante a política local de saúde, tendo como objetivo chegar a uma integração

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO EMERGENCIAL Nº 039/2018 DSEI ARAGUAIA POLO BASE CONFRESA/MT A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 133/ 2013 DSEI Kayapó Mato Grosso A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 047/ 2015 DSEI GUAMÁ-TOCANTINS A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92,

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA ORIENTAÇÕES PARA O ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DE SAÚDE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DE FAMÍLIAS INDÍGENAS

Leia mais

Orientações para Agendamento de Pacientes Oriundos do Interior para a Capital Manaus, Encaminhados para Consultas e Exames Especializados.

Orientações para Agendamento de Pacientes Oriundos do Interior para a Capital Manaus, Encaminhados para Consultas e Exames Especializados. Orientações para Agendamento de Pacientes Oriundos do Interior para a Capital Manaus, Encaminhados para Consultas e Exames Especializados. MANAUS - AMAZONAS 2009 Índice 1. Apresentação... 3 2. Solicitação

Leia mais

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE Rio de Janeiro/RJ Maio de 2018 Uso e Conservação da Biodiversidade, Patrimônio Genético e Repartição de Benefícios O Novo Marco Legal do

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER 1 OBJETIVOS Conceitos de epidemiologia e Indicadores epidemiológicos; Entender o senário em saúde da mulher; Conhecer e identificar os principais indicadores; Identificar medidas

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO EMERGENCIAL Nº 048/2018 DSEI GUAMÁ TOCANTINS POLO BASE MARABÁ A SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria Especial de Saúde Indígena

Ministério da Saúde Secretaria Especial de Saúde Indígena Ministério da Saúde Secretaria Especial de Saúde Indígena TERMO DE REFERÊNCIA Orientações para construção de Plano de Trabalho para execução dos convênios no âmbito da Saúde Indígena 1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Saúde Indígena Convênios SPDM-MS/SESAI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 078/2016 DSEI KAYAPÓ/MT A SPDM, entidade sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o número 61.699.567/0001-92

Leia mais

I Fórum de Saúde Indígena do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia. ASSISTENCIA A SAUDE INDIGENA DIFERENCIADA

I Fórum de Saúde Indígena do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia. ASSISTENCIA A SAUDE INDIGENA DIFERENCIADA ASSISTENCIA A SAUDE INDIGENA DIFERENCIADA 01 -Formação e capacitação dos AIS -Ter conhecimento acerca do trabalho a ser realizado e para poderem desenvolver mais ações que necessitam de capacitação. -Precisa-se

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS Fevereiro, Março e Abril de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, fevereiro de 2016 ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS Fevereiro, Março e Abril de François

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS Dezembro de e Janeiro e Fevereiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS Dezembro de e Janeiro e Fevereiro

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS Novembro e Dezembro de e Janeiro de 2018 François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, novembro de 2016 ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS Novembro e Dezembro de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS Dezembro de 2018 e Janeiro e Fevereiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de 2018 ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM AMAZONAS Dezembro de 2018 e Janeiro

Leia mais

TRT 3ª REGIÃO Especialidade Enfermagem. Profª.: Fernanda Barboza

TRT 3ª REGIÃO Especialidade Enfermagem. Profª.: Fernanda Barboza TRT 3ª REGIÃO Especialidade Enfermagem Profª.: Fernanda Barboza 21. De acordo com a Lei Orgânica da Saúde Lei no8.080/1990 do Ministério da Saúde, está incluída no campo de atuação do Sistema Único de

Leia mais