2015 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2015 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no"

Transcrição

1

2

3

4 2015 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei nº 9.610/1998). Informações e contatos Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae SGAS Quadra Conjunto A - Brasília - DF Fone: (61) Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Robson Braga de Andrade DIRETORIA EXECUTIVA DO SEBRAE Diretor-Presidente Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho Diretora-Técnica Heloísa Regina Guimarães de Menezes Diretor de Administração e Finanças José Claudio dos Santos Gerente da Unidade de Gestão de Pessoas Carla Regina Nedel Rech Equipe Técnica: Amanda Moura Walter Taís Gomide Lima Tessari Renata Cândida de Souza Ligia Silva Pereira Gerente da Universidade Corporativa Sebrae: Alzira de Fátima Vieira Equipe Técnica: Soraya Souza dos Santos Shelbia Cristina Oliveira da Mata Revisão Ortográfica: Discovery - Formação Profissional Ltda - ME. Diagramação: Diego Soares

5 APRESENTAÇÃO A certificação vem sendo utilizada no Brasil e no mundo como forma de reconhecimento e legitimação de competências possuídas pelos trabalhadores, independentemente da forma como as tenham adquirido, seja no ambiente de trabalho ou por meio de ações alheias à educação formal ou corporativa. A certificação de conhecimentos foi inserida no Sebrae como um mecanismo indutor da formação continuada dos seus colaboradores, com foco nos conhecimentos estritamente relacionados com o negócio da instituição e orientador das ações de educação corporativa. De um ponto de vista mais amplo, a certificação visa manter a atuação do Sebrae compatível com a evolução do conhecimento e com as exigências da complexidade da sociedade contemporânea. A certificação será para você, colaborador, uma forma de obter a validação e o reconhecimento formal dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua vida profissional e, a partir desse resultado, direcionar suas ações de desenvolvimento, na medida das suas necessidades. Nesse processo, ganha o CLIENTE do Sebrae, que recebe um atendimento mais qualificado; ganha VOCÊ, colaborador, que se desenvolve na direção das expectativas do Sebrae; e ganha o Sebrae, que será percebido como uma instituição que valoriza os saberes das pessoas aplicados à realidade dos seus clientes.

6 FORMAÇÃO CONTINUADA O mundo do trabalho, em permanente mudança, exige dos profissionais conhecimentos que vão muito além do saber específico de sua área de formação e atuação. Esse dinamismo requer das organizações e dos trabalhadores um esforço integrado na busca de mecanismos eficazes que atendam em tempo real as lacunas que se apresentam. Uma vez que os saberes do mundo do trabalho extrapolam os conhecimentos do mundo acadêmico, a certificação surge como uma ferramenta que permite o reconhecimento, a valorização e o aproveitamento desses saberes. Ela tem sido utilizada e reconhecida como um recurso eficaz para organizar o mercado de trabalho e aumentar a produtividade. A estratégia de criar uma certificação específica para uma instituição, como a certificação de conhecimentos do Sebrae, visa orientar e estimular a formação continuada dos colaboradores e, consequentemente, aprimorar os resultados do negócio. Ao se preparar para uma certificação, o colaborador aprimora seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, adquire novos igualmente importantes. A forma como cada um utilizará para essa preparação é livre, de maneira que melhor se adeque ao perfil de estudos de cada um.

7 DIFERENÇA ENTRE CERTIFICADO DE APRENDIZAGEM E CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS É importante que você, colaborador, saiba diferenciar um certificado de aprendizagem da certificação de conhecimentos. O Certificado de aprendizagem é decorrente da sua participação em um programa de capacitação específico, organizado a partir de um levantamento de necessidade de treinamento (LNT). São aqueles certificados que recebemos ao participar de um curso, seminário, workshop etc. A Certificação de conhecimentos é um tipo de certificação profissional que pode ser obtida independentemente da realização prévia de conteúdo programático estruturado.a certificação, nesse caso, atesta conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo da sua trajetória profissional, independentemente da forma. As certificações de conhecimentos são bastante utilizadas, por exemplo, no mercado de Tecnologia da Informação (TI). O dinamismo, característico dessa realidade, exige dos seus profissionais conhecimentos técnicos que os tornem aptos a dar retorno imediato aos seus clientes. Para isso foram instituídas certificações que orientam e promovem o desenvolvimento e atualização dos profissionais de TI.

8 Outro tipo de certificação conhecida são as certificações de idiomas, como o Toefl,Cambridge, DELE (diploma de espanhol como língua estrangeira) etc. Instituições de renome disponibilizam as avaliações para que os interessados se inscrevam e possam ter suas habilidades na língua avaliadas e certificadas.

9 CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS SEBRAE O Sebrae considera que o conhecimento é o sustentáculo para a qualidade dos serviços prestados ao seu público-alvo. Reconhece, ainda, que há conhecimentos adquiridos por você que são frutos de experiência individual e do autodesenvolvimento. A partir dessa nova modelagem adotada pelo Sebrae, os conhecimentos possuídos pelos seus colaboradores serão reconhecidos independente da forma como tenham sido adquiridos, e por eles utilizáveis na viabilização dos objetivos estratégicos da organização. Principais funções da certificação: Aprimorar o diagnóstico acerca dos conhecimentos dos profissionais da instituição; Orientar a construção de programas de qualificação de acordo com as necessidades apresentadas no diagnóstico; Estimular a formação continuada, dando credibilidade aos serviços prestados pelo Sebrae aos pequenos negócios brasileiros.

10 ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS DO SEBRAE

11 A partir da identificação dos conhecimentos requeridos aos profissionais que atuam no Sistema Sebrae são selecionadas as áreas temáticas a serem certificadas. O mapeamento dos conhecimentos realizados envolve necessariamente amostras representativas de todo o Sistema Sebrae, a fim de contemplar toda a diversidade de realidades, concomitantemente com os objetivos e metas institucionais. As avaliações de conhecimentos são elaboradas por uma instituição externa seguindo as definições e orientações estabelecidas pela Universidade Corporativa Sebrae. Esse é um procedimento essencial para que se garanta a aderência das avaliações à realidade da instituição. Vencidas essas etapas, inicia- se a divulgação do processo; o lançamento do edital explicitando as regras; e, por último, a convocação para as inscrições. Os colaboradores interessados podem se inscrever, voluntariamente, para participar do processo de avaliação de conhecimento. Aqueles que atingem a nota mínima estabelecida são certificados no tema em que o conhecimento foi avaliado.

12 VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO PARA O COLABORADOR Para o colaborador que busca a certificação de conhecimentos, a maior vantagem é a possibilidade de se desenvolver de acordo com os objetivos estratégicos da organização, obtendo clareza acerca dos aspectos que interferem na qualidade de seu desempenho profissional. A certificação irá, também, reconhecer formalmente os conhecimentos já possuídos por você, que ao longo de sua carreira buscou inúmeras formas de desenvolvimento para aprofundar e aprimorar sua atuação. Além dessas vantagens individuais, o resultado da certificação permite a criação de programas de qualificação na medida das principais demandas identificadas.

13 CERTIFICAÇÃO INTERNA CONDUZIDA POR ENTIDADE EXTERNA As certificações internas serão endossadas pelo Sebrae em conjunto com uma entidade certificadora externa. Os processos de inscrição, de aplicação dos instrumentos de avaliação, de correção e de divulgação de resultados serão conduzidos pela entidade externa, a fim de garantir a credibilidade do processo. É IMPORTANTE QUE VOCÊ SAIBA! Não haverá divulgação da lista de inscritos, nem mesmo publicação de resultados. Os candidatos terão conhecimento apenas acerca de seus resultados individuais, por acesso à página da certificadora, mediante uso de login e senha.

14 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS A chamada para a certificação será feita por edital e será anunciada para todo o Sistema Sebrae, com antecedência mínima de três meses. A cada edital serão divulgados: Quais serão as certificações disponíveis; Os conhecimentos que serão avaliados em cada certificação; Os critérios de avaliação; As condições em que o colaborador demonstrará ou comprovará a aptidão exigida; As questões logísticas das provas. Até a data da avaliação, o colaborador tem total liberdade para escolher a forma como se atualizará nos aspectos nos quais ainda não se sente confiante.

15 CARACTERÍSTICAS DE APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO Os instrumentos de avaliação podem ser provas, testes, estudos de casos, dentre outros. Eles serão construídos a partir do conteúdo programático de cada grupo temático e orientados pelos objetivos da avaliação definidos pelo Sebrae. Os instrumentos avaliarão, por meio de questões contextualizadas e diretamente relacionadas à sua atividade, os conhecimentos adquiridos e a capacidade de aplicação deles no dia a dia. No 3º certame do processo de certificação de conhecimentos serão oferecidas sete certificações internas de nível básico, cujos temas são: Sistema Sebrae Pequenos Negócios e Empreendedorismo Mercados Finanças Inovação Gestão de Projetos - GEOR Atendimento Essas temáticas foram escolhidas por se tratarem de conteúdos essenciais para a atuação no Sebrae. A participação é voluntária, e o candidato poderá escolher quais provas desejará realizar, respeitando o limite estabelecido no edital e, ainda, poderá refazê-las em outros certames, até que se obtenha o resultado pretendido. Agora que você já tem conhecimento sobre essa importante ferramenta, já pode começar a se preparar para o certame.

16 EM SÍNTESE Certificação de conhecimentos é o reconhecimento formal dos conhecimentos possuídos pelos colaboradores, independente da forma de aquisição, e que viabilizam os objetivos estratégicos da organização. A certificação de conhecimentos pode ser interna ou externa. Essa última deve ser reconhecida pela UCSebrae, atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo sistema de gestão de pessoas e estar condicionada ao exercício de determinada função. Tanto a certificação interna como a externa são classificadas como voluntárias. O Sebrae tem como propósito para esse processo de certificação interna de conhecimentos a promoção do autodesenvolvimento das pessoas, numa perspectiva de incentivo à educação continuada. A certificação de conhecimentos é voluntária, válida por tempo determinado, não compara indivíduos e é concedida mediante obtenção de nota mínima. A chamada para a certificação será feita por edital, por área temática e por nível, com no mínimo 3 (três) meses de antecedência à data das provas. O candidato poderá escolher quais provas desejará realizar e, ainda, poderá refazê-las em outros certames, até que se obtenha o resultado pretendido. Os candidatos terão conhecimento apenas de seus resultados individuais, por acesso à página da certificadora, mediante uso de login e senha. As certificações internas serão endossadas pelo Sebrae em conjunto com uma entidade certificadora externa. Todo o processo de certificação (diretrizes, procedimento, entre outros) é de responsabilidade do Sebrae Nacional. Cada Sebrae UF definirá como as certificações serão incorporadas em suas estratégias e sistema de gestão de pessoas.

17 PALAVRAS-CHAVE Certificado de aprendizagem: É decorrente da sua participação em um programa de capacitação específico, organizado a partir de um levantamento de necessidade de treinamento (LNT). São aqueles certificados que recebemos ao participar de um curso, seminário, workshop etc. Certificação de conhecimentos: É um tipo de certificação profissional que pode ser obtida independentemente da realização prévia de conteúdo programático estruturado. A certificação, nesse caso, atesta conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo da sua trajetória profissional, independentemente da forma.

2015 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no

2015 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no 2015 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais

Leia mais

Unir Forças para Melhorar Manual do Participante

Unir Forças para Melhorar Manual do Participante Unir Forças para Melhorar Manual do Participante MP_oficina_sei_unir_forcas_para_melhorar.indd 1 13/03/15 12:28 MP_oficina_sei_unir_forcas_para_melhorar.indd 2 13/03/15 12:28 Serviço Brasileiro de Apoio

Leia mais

Empreender Manual do Participante

Empreender Manual do Participante Empreender Manual do Participante MP_oficina_sei_empreender.indd 1 13/03/15 12:16 MP_oficina_sei_empreender.indd 2 13/03/15 12:16 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade

Leia mais

Formar Preço. Manual do Participante

Formar Preço. Manual do Participante Formar Preço Manual do Participante Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação Empresarial OFICINA Manual do Participante Brasília DF 2015 2015. Serviço Brasileiro

Leia mais

Comprar Manual do Participante

Comprar Manual do Participante Comprar Manual do Participante MP_oficina_sei_comprar.indd 1 26/02/15 15:01 MP_oficina_sei_comprar.indd 2 26/02/15 15:01 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação

Leia mais

Sustentabilidade na Gestão do Sistema Sebrae

Sustentabilidade na Gestão do Sistema Sebrae 1 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Sustentabilidade na Gestão do Sistema Sebrae Brasília DF 2 2017 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE Todos

Leia mais

SEBRAE MAIS GESTÃO ESTRATÉGICA

SEBRAE MAIS GESTÃO ESTRATÉGICA MÓDULO II SEBRAE MAIS GESTÃO ESTRATÉGICA REVISÃO E PREPARAÇÃO DE NOVO PLANO EMPRESARIAL MANUAL DO PARTICIPANTE MP_mpdulo_II_sebrae_mais_gestao_estrategias.indd 1 22/03/16 15:59 MP_mpdulo_II_sebrae_mais_gestao_estrategias.indd

Leia mais

Ser Sustentável. Manual do Participante

Ser Sustentável. Manual do Participante Ser Sustentável Manual do Participante Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae OFICINA Ser Sustentável Manual do Participante Brasília DF 2016 2016. Serviço Brasileiro de Apoio

Leia mais

Finalista Estadual Pequenos Negócios No Campo COMO MUDAR A PERSPECTIVA DE SUA CIDADE. Mar Vermelho AL

Finalista Estadual Pequenos Negócios No Campo COMO MUDAR A PERSPECTIVA DE SUA CIDADE. Mar Vermelho AL COMO MUDAR A PERSPECTIVA DE SUA CIDADE O desenvolvimento acontece com a força dos Pequenos Negócios Vencedores do 8º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2013-2014) Finalista Estadual Pequenos Negócios

Leia mais

Crescer Manual do Participante

Crescer Manual do Participante Crescer Manual do Participante MP_oficina_sei_crescer.indd 1 17/03/15 17:51 MP_oficina_sei_crescer.indd 2 17/03/15 17:51 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação

Leia mais

Estrutura Remuneratória, Composição dos Funcionários e Critérios de Ascensão em Carreira do Sebrae/SC

Estrutura Remuneratória, Composição dos Funcionários e Critérios de Ascensão em Carreira do Sebrae/SC Estrutura Remuneratória, Composição dos Funcionários e Critérios de Ascensão em Carreira do Sebrae/SC ESTRUTURA SALARIAL DO SEBRAE SANTA CATARINA FUNÇÃO SALÁRIO INGRESSO SALÁRIO TETO ASSISTENTE I R$ 1.926,87

Leia mais

Certificar o domínio, por parte de nossa equipe de atendimento, de conhecimentos técnicos essenciais para um atendimento de Excelência.

Certificar o domínio, por parte de nossa equipe de atendimento, de conhecimentos técnicos essenciais para um atendimento de Excelência. EIXO ATENDIMENTO Programa Para Excelência no Atendimento Na Trilha da Excelência Data: 31/05/2017 Responsáveis pela Elaboração desse Documento: Educação Corporativa UGP 1.1. Certificação de Conhecimentos

Leia mais

Política de Gestão de Pessoas

Política de Gestão de Pessoas Política de Gestão de Pessoas Versão 1.00 FOLHA DE CONTROLE Título Política de Gestão de Pessoas Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Superintendência de Recursos Humanos - SURH Instrumento de

Leia mais

PERFIL DOS brechós P E S Q U I S A

PERFIL DOS brechós P E S Q U I S A PERFIL DOS brechós P E S Q U I S A Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae PESQUISA PERFIL DOS BRECHÓS Sebrae Brasília-DF 2016 2016. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas

Leia mais

Plano de Negócios para Começar Bem

Plano de Negócios para Começar Bem Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação Empresarial Plano de Negócios para Começar Bem Como elaborar seu plano de negócio Manual do Participante Brasília

Leia mais

Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2016

Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2016 Universidade Federal do ABC Superintendência de Gestão de Pessoas Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2016 Santo André 2016 "Desenvolver pessoas não é apenas

Leia mais

Participação. Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira REGIÃO SUDESTE

Participação. Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira REGIÃO SUDESTE Elaboração de Estudo sobre a Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Nacional e nas Unidades da Federação Sebrae Nacional Participação Dezembro de 2014 das Micro e Pequenas Empresas na Economia

Leia mais

ORIENTAÇÃO SOBRE ACESSO A FINANCIAMENTO

ORIENTAÇÃO SOBRE ACESSO A FINANCIAMENTO ORIENTAÇÃO SOBRE ACESSO A FINANCIAMENTO Como avaliar as possibilidades de crédito para o seu negócio MANUAL DO PARTICIPANTE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação

Leia mais

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Última atualização: 18/03/2014 Versão A EXCLUSIVO PARA USO INTERNO Produzido pela área de RH Aprovado e revisado pela Gerência de RH A reprodução e a distribuição

Leia mais

DESAFIO EMPREENDA UNESP ARARAQUARA

DESAFIO EMPREENDA UNESP ARARAQUARA 1. Introdução. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no Desafio Empreenda 2017 UNESP ARARAQUARA. 2. Apresentação.

Leia mais

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução.

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no HUB Sebrae-SP UNIFEB. 2. Apresentação. O HUB Sebrae-SP

Leia mais

PROJETO HUB SEBRAE-SP UNESP / FATEC

PROJETO HUB SEBRAE-SP UNESP / FATEC 1. Introdução. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no Projeto HUB SEBRAE-SP UNESP / FATEC. 2. Apresentação.

Leia mais

Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2015

Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2015 Universidade Federal do ABC Superintendência de Gestão de Pessoas Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2015 Santo André 2015 "Desenvolver pessoas não é apenas

Leia mais

DESAFIO #ENIACEMPREENDA+ REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS 1. Introdução.

DESAFIO #ENIACEMPREENDA+ REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS 1. Introdução. DESAFIO #ENIACEMPREENDA+ REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de inscrição de projetos para participação no Desafio #EmpreendaEniac+

Leia mais

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP UNI-FACEF 2018

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP UNI-FACEF 2018 REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP UNI-FACEF 2018 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no HUB Sebrae-SP

Leia mais

Atlas DataSebrae DISTRITO FEDERAL. Maio / 2016

Atlas DataSebrae DISTRITO FEDERAL. Maio / 2016 DISTRITO FEDERAL Atlas DataSebrae DISTRITO FEDERAL Maio / 2016 2016 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados -A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

N O 01 DE 03 DE MAIO DE 2018

N O 01 DE 03 DE MAIO DE 2018 EDITAL INOVABUSINESS N O 01 DE 03 DE MAIO DE 2018 PROGRAMA INOVABUSINESS SS A Pró-reitora reitora Acadêmica da Universidade Vila Velha, no uso de suas atribuições legais e estatutárias resolve implementar

Leia mais

DESAFIO #ENIACEMPREENDA+ REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução.

DESAFIO #ENIACEMPREENDA+ REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. DESAFIO #ENIACEMPREENDA+ REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no Desafio #EniacEmpreenda+

Leia mais

Atlas DataSebrae CEARÁ. Maio / 2016

Atlas DataSebrae CEARÁ. Maio / 2016 CEARÁ Atlas DataSebrae CEARÁ Maio / 2016 2016 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados -A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em

Leia mais

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP INOVA JAÚ 2018

REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP INOVA JAÚ 2018 REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DO HUB SEBRAE-SP INOVA JAÚ 2018 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no HUB Sebrae-SP

Leia mais

Seleção de projetos Fundação Telefônica Vivo

Seleção de projetos Fundação Telefônica Vivo Seleção de projetos Fundação Telefônica Vivo Edital 2018 São Paulo, 4 de junho de 2018 fundacaotelefonica.org.br/apoio-aos-fundos/ Sumário 1. Objetivo... 04 2. Quem pode participar... 04 3. Pré-requisitos

Leia mais

Pesquisa. O Impacto do SIMPLES nas Micro e Pequenas Empresas

Pesquisa. O Impacto do SIMPLES nas Micro e Pequenas Empresas Pesquisa O Impacto do SIMPLES nas Micro e Pequenas Empresas MARÇO DE 2015 2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. A reprodução não autorizada

Leia mais

Nilva Celestina do Carmo Coordenadora Geral de Recursos Humanos

Nilva Celestina do Carmo Coordenadora Geral de Recursos Humanos Programa de Capacitação Coordenação Geral de Recursos Humanos Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba - MG 1. Introdução Tendo em vista o PDI Plano de Desenvolvimento Institucional e o PDICTAE

Leia mais

Série Executiva. Pessoas e Liderança

Série Executiva. Pessoas e Liderança Série Executiva Pessoas e Liderança SÉRIE EXECUTIVA PESSOAS E LIDERANÇA Avenida Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. - Fone:13-2127 0000 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Profa. ANA LIGIA NUNES FINAMOR Doutora

Leia mais

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Fevereiro/2015 2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação aos

Leia mais

EMPREENDA BOTUCATU. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução.

EMPREENDA BOTUCATU. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE PROJETOS 1. Introdução. Este material tem como objetivo apresentar o regulamento de submissão de projetos para participação no Desafio Empreenda Botucatu. 2. Apresentação. O

Leia mais

Edital 01/2013 Edital de Seleção Pública de Experiências e Estudos em Gestão Estratégica e Participativa em Saúde

Edital 01/2013 Edital de Seleção Pública de Experiências e Estudos em Gestão Estratégica e Participativa em Saúde Edital 01/2013 Edital de Seleção Pública de Experiências e Estudos em Gestão Estratégica e Participativa em Saúde A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde (MS) torna

Leia mais

AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS: BRASIL

AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS: BRASIL AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS: 2009-2017 BRASIL SEBRAE Presidente do Conselho Deliberativo Nacional ROBSON BRAGA DE ANDRADE Diretor-Presidente GUILHERME AFIF DOMINGOS Diretora

Leia mais

CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNAPE RESOLUÇÃO Nº 04, DE 13 DE JUNHO DE 2002.

CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNAPE RESOLUÇÃO Nº 04, DE 13 DE JUNHO DE 2002. CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNAPE RESOLUÇÃO Nº 04, DE 13 DE JUNHO DE 2002. CONSOLIDAÇÃO ALTERA A RESOLUÇÃO Nº 02 E TRAZ NOVAS DIRETRIZES PARA AS CONTRATAÇÕES DE PESSOAL PELA FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná PROPOSTA DE POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Julho /2017 PREÂMBULO 1º - A Administração Federal, atenta à necessidade de capacitação e qualificação do

Leia mais

Participação. Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira REGIÃO NORDESTE

Participação. Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira REGIÃO NORDESTE Elaboração de Estudo sobre a Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Nacional e nas Unidades da Federação Sebrae Nacional Participação Dezembro de 2014 das Micro e Pequenas Empresas na Economia

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica Interação Academia - Mercado

EDITAL Nº 001/2016 Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica Interação Academia - Mercado EDITAL Nº 001/2016 Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica Interação Academia - Mercado Art. 1º O Centro de Inovação de Maringá CIM torna pública a primeira convocação dos acadêmicos selecionados

Leia mais

EDITAL n o 001/17 PROJETO IDEIAS DE NEGÓCIO

EDITAL n o 001/17 PROJETO IDEIAS DE NEGÓCIO EDITAL n o 001/17 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO PUC-CAMPINAS EMPREENDE - 2017 PROJETO IDEIAS DE NEGÓCIO A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS torna

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Dir_grad. 001/2017 O Diretor Acadêmico do Centro Universitário Padre Anchieta torna pública a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Monitoria UniAnchieta

Leia mais

EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) EDITAL Nº 004/2018 CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) CRONOGRAMA 17/09/2018 Publicação do Edital de Abertura das Inscrições. 17/09 a 24/09/2018 (até

Leia mais

Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência

Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência Brasília DF OBJETIVO Promover a cultura da excelência, a melhoria da gestão e o compartilhamento

Leia mais

EDITAL o PRÊMIO PADRE FRANCISCO XAVIER ROSER S.J. DE EMPREENDEDORISMO DE INOVAÇÃO

EDITAL o PRÊMIO PADRE FRANCISCO XAVIER ROSER S.J. DE EMPREENDEDORISMO DE INOVAÇÃO EDITAL 2016 5 o PRÊMIO PADRE FRANCISCO XAVIER ROSER S.J. DE EMPREENDEDORISMO DE INOVAÇÃO Objetivando fomentar a relação entre pesquisa, inovação e empreendedorismo no cenário regional, nacional e internacional,

Leia mais

Certificação Profissional

Certificação Profissional Certificação Profissional Marise Theodoro da Silva Gasparini 24 de maio de 2010 SOBRE O ICSS O ICSS, agora, INSTITUTO DE CERTIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SEGURIDADE SOCIAL, promoveu alteração em seu Estatuto

Leia mais

Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2014

Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2014 Universidade Federal do ABC Superintendência de Gestão de Pessoas Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2014 Santo André 2014 APRESENTAÇÃO A Superintendência

Leia mais

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Janeiro/2015 2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação aos

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PEC REGULAMENTO

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PEC REGULAMENTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PEC REGULAMENTO 2017 1. Este Regulamento define as regras adotadas pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social () para o Programa

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD).

EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). CRONOGRAMA 14/10/16 Publicação do Edital de Abertura das Inscrições.

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PROJETO DA PASTA - CEEJA 2018

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PROJETO DA PASTA - CEEJA 2018 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PROJETO DA PASTA - CEEJA 2018 A Dirigente Regional de Ensino - Região de Miracatu, nos termos da Resolução SE nº 77, de 6-12-2011, alterada pelas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 066/2017 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº 066/2017 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 RESOLUÇÃO Nº 066/2017 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 Aprova Regulamento do Processo de Reconhecimento e Certificação de Saberes Profissionais no âmbito da Rede Certific do IF Goiano O DO INSTITUTO FEDERAL DE

Leia mais

EDITAL DO PRÊMIO CANDANGO UNIVERSITÁRIO 2017

EDITAL DO PRÊMIO CANDANGO UNIVERSITÁRIO 2017 Brasília - 2017 1 DA NATUREZA DO PRÊMIO 3 1.1 Objetivo e Finalidades 3 1.2 Justificativa 3 1.3 Cenário Atual 4 2 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 5 2.1 Quem pode participar 5 2.2 Inscrição 5 2.3 Requisitos 5 3 DO

Leia mais

Pré-requisitos Para integrar o Programa MACAL de Estágio Supervisionado, o candidato precisa atender os seguintes requisitos:

Pré-requisitos Para integrar o Programa MACAL de Estágio Supervisionado, o candidato precisa atender os seguintes requisitos: Prezados Senhores: A MACAL - Soluções em Nutrição, desde 2003 desenvolve o programa de Estágio Supervisionado que consiste em um intensivo programa para a preparação de novos profissionais, tendo como

Leia mais

2018. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae

2018. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Janeiro/2018 2018. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação aos

Leia mais

Artigo 1 - Poderá inscrever-se para as vagas deste Edital o(a) aluno(a) que atenda aos seguintes requisitos:

Artigo 1 - Poderá inscrever-se para as vagas deste Edital o(a) aluno(a) que atenda aos seguintes requisitos: Faculdade de Tecnologia de Itaquera Professor Miguel Reale EDITAL 2 SEMESTRE DE 2017 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS À MONITORIA A senhora diretora da Faculdade de Tecnologia de Itaquera Professor Miguel

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR PREÂMBULO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR PREÂMBULO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR PREÂMBULO 1ª - A Administração Federal, atenta à necessidade de capacitação e qualificação

Leia mais

Mais informações: (31)

Mais informações: (31) Segundo a definição do GRI (Global Reporting Initiative), um dos principais desafios do desenvolvimento sustentável é a exigência de escolhas inovadoras e novas formas de pensar. Hoje o Brasil corporativo

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação Reitor Gilberto Gonçalves Garcia Pró-Reitor Acadêmico

Leia mais

1) Avaliação da Qualidade dos Alimentos 2) Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos 3) Química e Bioquímica de Alimentos

1) Avaliação da Qualidade dos Alimentos 2) Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos 3) Química e Bioquímica de Alimentos EDITAL N o 001/2019 PNPD/PPGCAL A Coordenação do da Universidade Federal de Santa Catarina torna público que, no período de 04/04/2019 a 25/04/2019 estarão abertas as inscrições para o processo de seleção

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA FATEC PIRACICABA

CENTRO PAULA SOUZA FATEC PIRACICABA CENTRO PAULA SOUZA FATEC PIRACICABA Regulamento do Programa de Iniciação Científica da Unidade Fatec Piracicaba Sumário Lista de Anexos... 3 1. Introdução... 4 2. Sobre o Projeto de Iniciação Científica...

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2020 CAMPUS IBIRUBÁ

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2020 CAMPUS IBIRUBÁ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS Coordenadoria de Gestão de Pessoas CGP Campus Ibirubá PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2020 CAMPUS IBIRUBÁ Ibirubá, Junho de 2019.

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROJETO DE ADEMAR GUERRA EDIÇÃO

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROJETO DE ADEMAR GUERRA EDIÇÃO CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROJETO DE ADEMAR GUERRA EDIÇÃO 2016 Obedecendo aos termos do Contrato de Gestão firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e a POIESIS

Leia mais

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Agosto/2015 2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação aos

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO CASTANHAL. Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica da Faculdade Estácio - Castanhal Nº. 01/2018

FACULDADE ESTÁCIO CASTANHAL. Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica da Faculdade Estácio - Castanhal Nº. 01/2018 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica da Faculdade Estácio - Castanhal Nº. 01/2018 A Direção Geral da Faculdade Estácio de Castanhal, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

EDITAL Nº 02/PPGOCEANO/2018, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2018

EDITAL Nº 02/PPGOCEANO/2018, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88.040-900

Leia mais

COMO FORMALIZAR SEU NEGÓCIO E OS BENEFÍCIOS DE SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

COMO FORMALIZAR SEU NEGÓCIO E OS BENEFÍCIOS DE SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL EMPREENDER EM ALIMENTOS E BEBIDAS VOLUME 2 COMO FORMALIZAR SEU NEGÓCIO E OS BENEFÍCIOS DE SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA COM ATUAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/ CAS

RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/ CAS RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/2013 - CAS Estabelece as normas do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior,

Leia mais

MESTRADO EM GOVERNANÇA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO * REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Escola de Humanidades, Negócios e Direito

MESTRADO EM GOVERNANÇA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO * REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Escola de Humanidades, Negócios e Direito REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM GOVERNANÇA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO * Escola de Humanidades, Negócios e Direito Regulamento atualizado nos termos da Resolução nº 121/2018-Consepe.

Leia mais

PRÊMIO. PMO do Ano 2015

PRÊMIO. PMO do Ano 2015 PRÊMIO PMO do Ano 2015 1. Objetivo da Premiação O prêmio PMO do Ano tem como objetivo reconhecer a excelência e a inovação no desenvolvimento e amadurecimento de PMOs (Project Management Offices), em seu

Leia mais

III DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 4º. A carga horária total a ser cumprida pelo aluno está determinada na tabela abaixo: Total de horas

III DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 4º. A carga horária total a ser cumprida pelo aluno está determinada na tabela abaixo: Total de horas O Conselho de Diretores, na forma do Artigo 12º do Regimento da Faculdade de Ciências Humanas e Aplicadas do Belo Jardim, CONSIDERANDO a necessidade de normatizar o regime de complementares da AEB, RESOLVE:

Leia mais

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Março/2015 2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação aos direitos

Leia mais

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Maio/2015 2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação aos direitos

Leia mais

2015. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná SEBRAE/PR

2015. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná SEBRAE/PR 2015. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná SEBRAE/PR Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos

Leia mais

Diretoria de Ensino da Estância Turística de Tupã Edital GDRE nº 004/ Centro de Estudo de Línguas da EE Índia Vanuíre

Diretoria de Ensino da Estância Turística de Tupã Edital GDRE nº 004/ Centro de Estudo de Línguas da EE Índia Vanuíre Diretoria de Ensino da Estância Turística de Tupã Edital GDRE nº 004/ Centro de Estudo de Línguas da EE Índia Vanuíre A Diretoria de Ensino da Estância Turística de Tupã, em atendimento às disposições

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES TEATRO (PROJETO ADEMAR GUERRA) EDIÇÃO 2017

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES TEATRO (PROJETO ADEMAR GUERRA) EDIÇÃO 2017 CHAMAMENTO PÚBLICO POIESIS Nº 06/2016 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES TEATRO (PROJETO ADEMAR GUERRA) EDIÇÃO 2017 Obedecendo aos termos

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF EDITAL DE CHAMADA 04/2015 SELEÇÃO ORIENTADOR DA EMPRESA JUNIOR CURSOS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, GESTÃO COMERCIAL, GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, MARKETING E ANÁLISE

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 Capítulo

Leia mais

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 PROCEDIMENTO PR 6.01 Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 CÓPIA CONTROLADA 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 29/07/2014 01 03/12/2015 02 Adequações

Leia mais

CONCURSO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE FRANCA

CONCURSO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE FRANCA REGULAMENTO DO CONCURSO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE FRANCA 2017 CAPÍTULO I DO CONCURSO Art. 1º - O Concurso de Práticas Pedagógicas dos Professores da Diretoria

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PEC REGULAMENTO

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PEC REGULAMENTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PEC REGULAMENTO Abril de 2016 CERTIFICAÇÃO POR EXPERIÊNCIA: REGULAMENTO DO PEC 1. Este Regulamento define as regras adotadas pelo Instituto de Certificação dos Profissionais

Leia mais

DIRETRIZES PARA OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CEFET-PR

DIRETRIZES PARA OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CEFET-PR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES PARA OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CEFET-PR Resolução nº 64/03 COENS,

Leia mais

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Dezembro/2014 2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação aos

Leia mais

A Contribuição da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia à Capacitação e Formação Profissional para Implantação do Sistema da Qualidade

A Contribuição da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia à Capacitação e Formação Profissional para Implantação do Sistema da Qualidade A Contribuição da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia à Capacitação e Formação Profissional para Implantação do Sistema da Qualidade Frazão, Heloísa da Silva 1 ; Pires de Castro, Clarissa Silva

Leia mais

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae

2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Abril/2015 2015. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação aos direitos

Leia mais

DESAFIOS. PARA 2016 Como os negócios de alimentação fora do lar podem superar a crise

DESAFIOS. PARA 2016 Como os negócios de alimentação fora do lar podem superar a crise 4< DESAFIOS PARA 2016 Como os negócios de alimentação fora do lar podem superar a crise 2016. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Setor de Formação Permanente. Programa Multiplicadores do Saber

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Setor de Formação Permanente. Programa Multiplicadores do Saber Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Setor de Formação Permanente Programa Multiplicadores do Saber Março/2017 REITOR Luiz Pedro San Gil Jutuca Vice-Reitor

Leia mais

DESAFIOS. PARA 2016 Como os negócios de alimentação fora do lar podem superar a crise

DESAFIOS. PARA 2016 Como os negócios de alimentação fora do lar podem superar a crise < DESAFIOS PARA 2016 Como os negócios de alimentação fora do lar podem superar a crise 2016. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Todos os direitos reservados A reprodução

Leia mais

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO - NUPE

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO - NUPE EDITAL Nº01/2019 DE LANÇAMENTO E SELEÇÃO DE ALUNOS PESQUISADORES PARA O NÚCLEO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO 2019.1 A Coordenação do curso de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, juntamente

Leia mais

PRÊMIO. PMO do Ano 2014

PRÊMIO. PMO do Ano 2014 PRÊMIO PMO do Ano 2014 1. Objetivo da Premiação O prêmio PMO do Ano tem como objetivo reconhecer a excelência e a inovação no desenvolvimento e amadurecimento de PMOs (Project Management Offices), em seu

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES TEATRO - EDIÇÃO 2018

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES TEATRO - EDIÇÃO 2018 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES TEATRO - EDIÇÃO 2018 A POIESIS Organização Social de Cultura, por meio da Secretaria de Estado da Cultura,

Leia mais

EDITAL. Processo Seletivo EMAS Jr. Consultoria 2017/2

EDITAL. Processo Seletivo EMAS Jr. Consultoria 2017/2 EDITAL Processo Seletivo EMAS Jr. Consultoria 2017/2 EDITAL Processo Seletivo EMAS Jr. Consultoria 2017/2 A EMAS Jr. Empresa Júnior de Meio Ambiente e Saneamento / UFMG faz saber aos interessados que,

Leia mais

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 001/2019 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Iniciação Científica da UMESP. I. Introdução A Universidade

Leia mais

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo.

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNILAGO Q1 A UNILAGO define com clareza sua missão 4,19 Q2 A UNILAGO define com clareza

Leia mais

PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA nº 341 de 07 de julho de 2008

PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA nº 341 de 07 de julho de 2008 PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA nº 341 de 07 de julho de 2008 Dispõe sobre regulamentação de estágios para Médicos na Faculdade de Medicina de Botucatu O Diretor da Faculdade de Medicina de

Leia mais