8. Como sei qual é meu ambiente organizacional?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "8. Como sei qual é meu ambiente organizacional?"

Transcrição

1 1. O que é o Programa de Capacitação para os servidores da UNIPAMPA? É um programa que possibilita a atualização dos conhecimentos, a melhoria da competência técnica para a execução das atividades profissionais, a potencialização do desempenho individual e coletivo bem como à promoção do desenvolvimento humano, profissional e institucional. 2. Qual é a validade do Programa de Capacitação para os servidores da UNIPAMPA? O Programa de Capacitação é válido por tempo indeterminado, podendo ser revisto sempre que a Instituição considerar necessário, por iniciativa institucional ou dos servidores, por meio da Comissão Institucional de Política de Pessoal. 3. Como foi elaborado o Programa de Capacitação para os servidores da UNIPAMPA? O programa de capacitação foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Política de Pessoal, com base no Projeto Institucional e no Plano de Desenvolvimento de Pessoal, e nas contribuições de outras IFE. 4. Quais os objetivos do Programa de Capacitação para os servidores da UNIPAMPA? Implementar na UNIPAMPA um programa de capacitação continuada que atenda às necessidades Institucionais no sentido de proporcionar aos servidores as condições e requisitos necessários ao cumprimento de seu papel profissional e o pleno desenvolvimento na carreira. 5. A quem se destina o Programa de Capacitação para os servidores da UNIPAMPA? O programa de capacitação se destina a todos os servidores docentes e técnicoadministrativos da UNIPAMPA. 6. O programa de capacitação atende a que linhas de capacitação? Atendendo às exigências do Decreto 5.825/2006 o programa de capacitação, atende às seguintes linhas: iniciação ao serviço público; formação geral; educação formal; preparação para gestão; inter-relação entre ambientes organizacionais; formação pedagógica e, específica às demandas das unidades gestoras da UNIPAMPA. 7. O que são os Ambientes Organizacionais? Os ambientes organizacionais são definidos pela Lei /2005, como sendo a: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoas. Cada ambiente organizacional encontra-se definido por suas atividades e áreas de conhecimento correlatas pelo Decreto 5.824/2006 e Portaria 09/2006- MEC. 8. Como sei qual é meu ambiente organizacional? A UNIPAMPA estará efetuando o enquadramento de todos os servidores docentes e técnico-administrativos nos ambientes organizacionais, para isso você deverá acessar o sistema de avaliação on line, onde realizará seu cadastramento conforme ANEXO I desta cartilha. 9. O que são as ações de capacitação?

2 Ação de capacitação é todo tipo de evento com objetivo de disseminar conhecimento, e pode acontecer de forma modular ou não, podendo compreender: conferência; congresso; curso; debate; fórum; mesa redonda; oficina; painel; seminário; simpósio; 10. Quais as ações de capacitação podem ser utilizadas para progressão dos servidores? Para utilizar o resultado das ações de capacitação o servidor deverá apresentar o certificado em consonância com o Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006, não sendo válidos atestados, históricos ou declarações. As exigências do Decreto são as que seguem: I. A carga horária prevista para a classe e para o nível de capacitação; II. A forma de organização da ação de capacitação que poderá ser única ou modular; III. O seu conteúdo, que deverá estar relacionado ao cargo, às atividades e/ou ao ambiente organizacional; e IV. A certificação de ações de capacitação que acontecerem fora da Instituição, que deverão ser reconhecidas pelo NUDEPE/UNIPAMPA. 11. Quais as ações de capacitação o NUDEPE oferece? Para o programa de capacitação o NUDEPE oferecerá uma série de ações de capacitação nas modalidades de cursos fechados e específicos para algumas unidades gestoras e, também, uma série de módulos que compõem o programa de capacitação por ambiente organizacional O programa de capacitação por ambiente organizacional encontra-se detalhado no ANEXO II desta cartilha. 12. Como me inscrever em uma ação de capacitação? Para se inscrever nas ações de capacitação o servidor deve apresentar a ficha de inscrição, ANEXO III, devidamente preenchida e assinada por sua chefia imediata. A assinatura da chefia atesta o interesse institucional pela participação do servidor na ação de capacitação, e poderá implicar em afastamento total ou parcial, de acordo com o projeto institucional. 13. Qual o número de vaga para cada ação e capacitação? Cada ação de capacitação tem seu número de vagas definido segundo o programa da ação de capacitação. Estas vagas serão preenchidas segundo os critérios aprovados no programa de capacitação dos servidores da UNIPAMPA. Em todas as ações de capacitação constantes do programa de capacitação, coordenadas pelo NUDEPE, a seleção dos participantes observará: o interesse da Unidade;

3 a adequação do perfil do servidor aos pré-requisitos constantes no projeto da ação de capacitação; o interesse do servidor 14. Como são avaliados os participantes nas ações de capacitação? Todo participante, em qualquer ação de capacitação, será avaliado de forma a comprovar o aproveitamento do conteúdo. A forma de avaliação é definida em cada projeto. O participante, para ser certificado, deverá obter aproveitamento de, no mínimo, 70% (setenta por cento) do conteúdo programático. 15. Falta reprova? Sim, todo participante terá sua presença registrada em pauta própria, emitida pelo NUDEPE/UNIPAMPA. O participante deverá apresentar freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento). Quando a ação de capacitação for oferecida através de módulos, o participante deverá apresentar 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência em cada módulo e 85% (oitenta e cinco por cento) no total da ação. 16. O que acontece com quem fica reprovado por falta? A reprovação por faltas vedará o direito a participação gratuita em quaisquer ações do Programa de Capacitação da UNIPAMPA por 18 (dezoito) meses, e implicará em perda de bolsa de estudos no Centro de Línguas para a Comunidade ou em cursos de pósgraduação lato sensu. No caso de falta, a justificativa deverá ser apresentada nos termos previstos na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de Como é feita a avaliação da ação de capacitação Toda ação de capacitação constante no Programa deverá ser avaliada em seu conteúdo programático, metodologia (ficha de avaliação), material didático e estrutura de funcionamento. Também deverão ser avaliados todos os instrutores, monitores e/ou facilitadores que atuarem na ação. Cabe ao NUDEPE/UNIPAMPA a responsabilidade de proceder à avaliação dos seus cursos. A avaliação deverá privilegiar a participação de todos os presentes. No caso de ações de capacitação modulares, a avaliação deverá acontecer em cada um dos módulos. O instrutor e/ou facilitador que não obtiver média 7 (sete) em uma ação de capacitação está impedido de continuar atuando como instrutor no programa de capacitação. 18. Avaliação do Programa de Capacitação Ao final de cada exercício o NUDEPE/UNIPAMPA, envia a cada unidade gestora a listagem de todos os servidores lotados naquela unidade, que participaram das ações de capacitação, se foram aprovados ou se ficaram reprovados por nota ou faltas. Assim, a chefia de cada unidade poderá acompanhar a participação, a capacitação de seus servidores, avaliando a aplicabilidade do programa de capacitação de modo a encaminhar sua avaliação sobre o mesmo ao NUDEPE/UNIPAMPA.

4 19. Posso fazer cursos fora do programa do NUDEPE? Sim. Além das ações constantes na programação do núcleo, os servidores poderão apresentar ao NUDEPE/UNIPAMPA os certificados de participação em cursos realizados por outras Instituições, para validação. 20. Como fazer para pedir a validação de um certificado de curso feito fora do programa de capacitação? A validação de cursos para efeito de registro e progressão por capacitação estará condicionada ao previsto na Lei nº , de 12 de janeiro de 2005, e nos Decretos nos e 5.825, de 29 de junho de O certificado encaminhado ao NUDEPE/UNIPAMPA para validação deverá conter o nome da Instituição promotora, a carga horária, o conteúdo programático e o período. O certificado deverá ser protocolado no setor de lotação do servidor juntamente com a justificativa de participação assinada pela chefia imediata, cópia do cartão de CNPJ e do Alvará de Funcionamento da instituição que emitiu o certificado.

5 ANEXO I LEVANTAMENTO DOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS NA UNIPAMPA 1 Levantamento dos ambientes organizacionais dos servidores 1.1 Todos os servidores: docentes e técnico-administrativos em educação deve identificar seus respectivos ambientes organizacionais (justifica-se, pois se temos um só programa, e os ambientes são balizadores da política de desenvolvimento de pessoal, melhor será termos todos os servidores lotados em um ambiente organizacional). 1.2 Classificação dos ambientes: é balizada na descrição estabelecida pelo Decreto 5.824/06 (lembrando que todos ambientes foram descritos a partir das áreas de conhecimento estabelecidas pela CAPES, exceto o ambiente administrativo e o de infra-estrutura. No caso desses últimos é interessante mantê-los para o caso de docentes em cargos de chefia). 1.3 Procedimentos para inserção de dados por parte do servidor: docentes no exercício exclusivo de atividades de ensino, pesquisa e extensão classificam-se pela área de conhecimento conforme descrição dos ambientes; docentes em cargos de chefia deverão, adicionalmente, informar essa situação; técnico-administrativos em educação se enquadrarão, a partir das opções de atividades marcadas no formulário eletrônico. 1.4 Lotação do servidor no ambiente organizacional: os docentes serão enquadrados conforme os ambientes identificados em função de suas atuações e os técnico-administrativos em educação serão enquadrados nos ambientes onde exerçam suas atividades na maior parte do tempo.

6 ANEXO II AÇÕES DE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO 2009 (Esta programação inicial sofrerá ajustes e será acrescida de novas ações de capacitação, consulte sempre a página do NUDEPE/PROPLAN) Curso Elaboração, Gestão e Análise de Projetos Excelência no Atendimento ao Cidadão Vagas por Turma Carga Horária Gestão da Informação Informática para Docência Introdução a Segurança Computacional Planilha Eletrônica Período Horário Turmas 07/12 a 18/12 14/12 a 18/12 16/11 a 27/11 23/11 a 27/11 30/11 a 09/12 16/11 a 20/ h30 às 22h 1 18h30 às 22h 1 18h30 às 22h 1 16:30h - 19:30h 1 14h30 às 19h 1 Cursos Turmas Vagas por Turma Carga Horária Ementas Programa Mínimo Elaboração, Análise e Gestão de Projetos As principais técnicas e metodologias de elaboração, os elementos e instrumentos de gestão de processos, no contexto das instituições públicas Relacionamento projeto x planejamento; gerência de projetos; aspectos comportamentais na gestão de projetos; estrutura de projetos; alocação de recursos; controle de projetos; avaliação e auditoria de projetos; encerramento de projetos. Excelência no atendimento ao Cidadão Gestão da Informação Atender bem ao cidadão das instituições no contexto da qualidade de atendimento e na construção da satisfação do usuário do serviço público. A informação com elemento de gestão nas organizações públicas, de forma organizada e analisada para propiciar melhores práticas na solução de Contextualização; Princípios da qualidade; Gestão participativa; Gerência de Processos; O grupo e a tática da excelência; O atendimento da qualidade. Conceitos e objetivos da gestão de documentos, código de classificação, tabela de temporalidade, acondicionamento, guarda e conservação de documentos, materiais e

7 problemas e na tomada de decisão. equipamentos. Informática para Docência Introdução a Segurança Computacional Planilha Eletrônica Os elementos de Comunicação Visual comunicação visual aplicada, Power Point, aplicados as Flash, Utilização de ferramentas de recursos internet informática, tais como power point e flash, e a utilização dos recursos da internet como instrumentos metodológicos. O trabalho em ambiente de redes dentro das normas de segurança estabelecidas pela unidade de tecnologia da informação da instituição e dos padrões internacionais existentes para segurança computacional. Os conceitos de planilha eletrônica, seus elementos constituidores, como trabalhar com dados e formulas e sua edição e personalização, criação e formatação de gráficos. Controle de vírus, arquitetura de Redes segura, análise qualitativa de aplicações e sistemas operacionais Conceitos de planilhas, seleção de células, entrada de dados, criar formulas e pastas de trabalho, editar planilha, criar e formatar gráficos, personalizar e imprimir planilha.

8 ANEXO III FICHA DE INSCRIÇÃO (Está ficha encontra-se disponível na página do NUDEPE/PROPLAN) ( ) POR AMBIENTE ORGANIZACIONAL (especificar em qual ambiente organizacional) ( ) POR CURSO Nome: Telefone / Ramal Inscrição SIAPE Local de Trabalho Cargo Horário de expediente Curso/ Módulo: Período: Horário: Autorização da chefia (carimbo e assinatura) Data: / / Assinatura do(a) Treinando(a) Obs.: A inscrição será efetivada com a entrega desta ficha devidamente preenchida e com as assinaturas do(a) aluno(a) e da chefia.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE TUTORIA ON-LINE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos Coordenação de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos Coordenação de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos Coordenação de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas 2ª CHAMADA - EDITAL CGDP/SRH Nº 12/2011 ABERTURA E DISPOSIÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 10/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 10/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 10/2017 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DE CURSO DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 0 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA DA BAHIA FATEC/BA ATIVIDADES COMPLEMENTARES Alagoinhas/BA 2014 1 SUMÁRIO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 2 II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 2 III - CRITÉRIOS PARA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 11/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 11/2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 11/2010 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO

Leia mais

ANEXO C NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

ANEXO C NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I ANEXO C NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE E DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (ACG) Art. 1 o As Atividades Complementares de Graduação

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Página 1 de 11 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE ENSINO (DIREN) DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR (DEPES) DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA (DEPIN) BACHARELADO

Leia mais

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD.

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Manual para Estágio Supervisionado dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Instruções Gerais 1- Neste manual o aluno dos cursos de Bacharelado na modalidade EAD da FIAP, Sistemas de Informação

Leia mais

1. INFORMAÇÕES GERAIS

1. INFORMAÇÕES GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS Av. Amazonas, nº 5253, Bairro

Leia mais

EDITAL 04/2018 CDCP/IFAL

EDITAL 04/2018 CDCP/IFAL EDITAL 04/2018 CDCP/IFAL A Coordenação de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas IFAL torna pública a abertura das inscrições em Curso

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Página 1 de 13 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE ENSINO (DIREN) DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR (DEPES) DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA (DEPIN) BACHARELADO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS PROGRESSÃO / PROMOÇÃO NA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR POR AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS PROGRESSÃO / PROMOÇÃO NA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR POR AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PCD 023.03 PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS PROGRESSÃO / PROMOÇÃO NA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR POR AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO RH 550 Progressão: relatório de atividades do interstício de 24 meses desde

Leia mais

EDITAL 04/2018 CDCP/IFAL

EDITAL 04/2018 CDCP/IFAL EDITAL 04/2018 CDCP/IFAL A Coordenação de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas IFAL torna pública a abertura das inscrições em Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 15/2018 Cria e regulamenta o Programa de Qualificação CAPACIT da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe

Leia mais

EDITAL Nº 04, DE 25 de outubro de 2016 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

EDITAL Nº 04, DE 25 de outubro de 2016 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA EDITAL Nº 04, DE 25 de outubro de 2016 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA 2016.2 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus

Leia mais

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO 1. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS EDITAL DE BOLSA-AUXÍLIO Nº 01, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2017 A DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de processo seletivo para

Leia mais

PROJETO CESURG 1 IDENTIFICAÇÃO: 1.1 Título do Projeto: Curso de extensão em Informática. 1.2 Tipo de Atividade: 1.3 Proponente:

PROJETO CESURG 1 IDENTIFICAÇÃO: 1.1 Título do Projeto: Curso de extensão em Informática. 1.2 Tipo de Atividade: 1.3 Proponente: CENTRO DE ENSINO SUPERIOR RIOGRANDENSE CESURG Sociedade Educacional Sarandi Ltda CNPJ 17.000.211/0001-27 Rodovia Governador Leonel de Moura Brizola BR 386 KM 138 Sarandi/RS CEP 99560-000 www.cesurg.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Edital FLUEX/PROPEX/UFCG 05/2018 Cadastro das ações de extensão de fluxo contínuo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Edital FLUEX/PROPEX/UFCG 05/2018 Cadastro das ações de extensão de fluxo contínuo UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Edital FLUEX/PROPEX/UFCG 05/2018 Cadastro das ações de extensão de fluxo contínuo - 2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão - PROPEX, por meio da Coordenação Geral

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 17/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 17/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 17/2013 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS.

INSTRUÇÕES GERAIS. INSTRUÇÕES GERAIS 1- Neste manual o aluno dos cursos de Bacharelado em Administração, Sistemas de Informação e Engenharia irão encontrar todas as regras e instruções para validação e aproveitamento de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Edital FLUEX/PROPEX/UFCG 01/2017 Cadastro das ações de extensão de fluxo contínuo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Edital FLUEX/PROPEX/UFCG 01/2017 Cadastro das ações de extensão de fluxo contínuo UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Edital FLUEX/PROPEX/UFCG 01/2017 Cadastro das ações de extensão de fluxo contínuo - 2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão - PROPEX, por meio da Coordenação Geral

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO OBRIGATORIEDADE E DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (ACG) Art. 1 o As Atividades Complementares de Graduação (ACG) constituem

Leia mais

EDITAL CGDP/SRH Nº 05/2010

EDITAL CGDP/SRH Nº 05/2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 05/2010 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE LEITURAS ESTRATÉGICAS

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Página 1 de 10 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE ENSINO (DIREN) DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR (DEPES) DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA (DEPIN) NORMAS DE

Leia mais

EDITAL Nº06/2019 TRANSFERÊNCIA EXTERNA

EDITAL Nº06/2019 TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL Nº06/2019 TRANSFERÊNCIA EXTERNA O Diretor-Presidente da Faculdade Santo Ângelo FASA, de acordo o que estabelece o presente edital, a chamada para a seleção na modalidade de Transferência Externa,

Leia mais

EDITAL Nº 12/2018/PROPESQ/IFAP - PPGE - IFAP/UFPA

EDITAL Nº 12/2018/PROPESQ/IFAP - PPGE - IFAP/UFPA PROCESSO SELETIVO INTERNO DE DOCENTES APTOS A CANDIDATAREM-SE À VAGA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TERRITÓRIO E MEIO AMBIENTE (PPGE), EM NÍVEL DE DOUTORADO,

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Página 1 de 12 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE ENSINO (DIREN) DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR (DEPES) DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA (DEPIN) NORMAS DE

Leia mais

Evolução Funcional para o Quadro de Apoio à Educação

Evolução Funcional para o Quadro de Apoio à Educação Evolução Funcional para o Quadro de Apoio à Educação O enquadramento será feito automaticamente na data em que ocorrer o direito ao mesmo. Veja como cadastrar seus títulos em: Títulos: cadastre-os Evolução

Leia mais

Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2016

Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2016 Universidade Federal do ABC Superintendência de Gestão de Pessoas Plano Anual de Capacitação - PAC dos servidores técnico-administrativos da UFABC 2016 Santo André 2016 "Desenvolver pessoas não é apenas

Leia mais

PROGRAMAS E PLANOS DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

PROGRAMAS E PLANOS DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS U F M S PROGRAMAS E PLANOS DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS PRINCIPIOS E DIRETRIZES LEI 11.091/05 - PCCTAE PDI UFMS Dec. 5.825/06 Res. CD 055/05 PRH/UFMS Res CD 056/06 PDI/PCCTAE

Leia mais

RESOLUÇÃO CD Nº 14/2007, DE 18 DE JUNHO DE 2007.

RESOLUÇÃO CD Nº 14/2007, DE 18 DE JUNHO DE 2007. M E C / S E T E C CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO C o n s e l h o D i r e t o r RESOLUÇÃO CD Nº 14/2007, DE 18 DE JUNHO DE 2007. Fixa condições de afastamento do servidor técnicoadministrativo

Leia mais

EDITAL DE APOIO À PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES DA UFMT EM EVENTOS DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA E DEMAIS EVENTOS Nº 01/2018

EDITAL DE APOIO À PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES DA UFMT EM EVENTOS DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA E DEMAIS EVENTOS Nº 01/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE CAPACITÇÃO E QUALIFICAÇÃO EDITAL DE APOIO À PARTICIPAÇÃO DE

Leia mais

PORTARIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS Nº 11, DE 11 DE ABRIL DE 2014

PORTARIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS Nº 11, DE 11 DE ABRIL DE 2014 PORTARIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS Nº 11, DE 11 DE ABRIL DE 2014 Dispõe sobre o Regulamento das Atividades Complementares do curso de Licenciatura em Filosofia. O DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PORTARIA Nº 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PORTARIA Nº 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. PORTARIA Nº 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Espírito Santo, usando de suas atribuições legais, RESOLVE: Art. 1 Disciplinar o custeio de inscrição,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DOS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA - CAMPUS BOA VISTA.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DOS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA - CAMPUS BOA VISTA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA DEPARTAMENTO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CAMPUS BOA VISTA REGULAMENTO

Leia mais

MANUAL DE POLÍTICAS ACADÊMICAS

MANUAL DE POLÍTICAS ACADÊMICAS 1 de 6 1. OBJETIVO Definir os critérios para realização das Atividades Complementares para os Cursos da UniFAJ Centro Universitário de Jaguariúna, UniJÁ EAD da UniFAJ, Faculdade de Agronegócios de Holambra

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO NO ANO DE 2016

EDITAL Nº 001/2016 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO NO ANO DE 2016 EDITAL Nº 001/2016 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO NO ANO DE 2016 A Reitora Pro Tempore Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 As Atividades Complementares são componentes da

Leia mais

Campus Bagé EDITAL Nº 001/2018

Campus Bagé EDITAL Nº 001/2018 EDITAL Nº 001/2018 AFASTAMENTO PARCIAL PARA QUALIFICAÇÃO DE SERVIDOR TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS BAGÉ DA FUNDAÇÂO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA 2018/I A COMISSÃO LOCAL DE CAPACITAÇÃO CLC,

Leia mais

Evolução Funcional para o Quadro de Apoio à Educação

Evolução Funcional para o Quadro de Apoio à Educação Evolução Funcional para o Quadro de Apoio à Educação O enquadramento será feito automaticamente na data em que ocorrer o direito ao mesmo. Veja como cadastrar seus títulos em: Títulos: cadastre-os Evolução

Leia mais

Edital nº 02/2018, de 12 de abril de 2018

Edital nº 02/2018, de 12 de abril de 2018 Edital nº 02/2018, de 12 de abril de 2018 Chamada Pública para Seleção de Instrutores para Ações de Capacitação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) A Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP/PROGEPE/UFF),

Leia mais

EDITAL DE APOIO À PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES DA UFMT EM EVENTOS DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA E DEMAIS EVENTOS Nº 01/2017

EDITAL DE APOIO À PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES DA UFMT EM EVENTOS DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA E DEMAIS EVENTOS Nº 01/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE CAPACITÇÃO E QUALIFICAÇÃO EDITAL DE APOIO À PARTICIPAÇÃO DE

Leia mais

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância 1 Programa de Estágio Docência em Educação a Distância CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O Programa de Estágio Docência em Educação a Distância é destinado ao aprimoramento da formação de discentes

Leia mais

EDITAL GEP/NEP Nº001/2018, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2018.

EDITAL GEP/NEP Nº001/2018, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2018. EDITAL GEP/NEP Nº001/2018, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2018. CADASTRAMENTO INTERNO DE PROJETOS DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO, PARA COMPOR O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PLANO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE 2019 DO HUPAA/UFAL/EBSERH.

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS PROGRESSÃO / PROMOÇÃO DE DOCENTE DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR POR AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS PROGRESSÃO / PROMOÇÃO DE DOCENTE DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR POR AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PCD 023.03 PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS PROGRESSÃO / PROMOÇÃO DE DOCENTE DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR POR AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO RH 550 ATENÇÃO: Anexar documentação comprobatória nos termos

Leia mais

Edital PAE/EEFERP 2º Semestre de 2017

Edital PAE/EEFERP 2º Semestre de 2017 Edital PAE/EEFERP 2º Semestre de 2017 A Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, de acordo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO EDITAL Nº. 036/2014 PROGRAD/UFSM ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS

Leia mais

EDITAL 05/2019 PPGLC SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL CAPES PARA O MESTRADO EM LITERATURA COMPARADA - PPGLC/UNILA

EDITAL 05/2019 PPGLC SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL CAPES PARA O MESTRADO EM LITERATURA COMPARADA - PPGLC/UNILA EDITAL 05/2019 PPGLC SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MESTRADO DO PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL CAPES PARA O MESTRADO EM LITERATURA COMPARADA - PPGLC/UNILA O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Literatura

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça PORTARIA N. 402 DE 7 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre a participação de servidores do em ações de educação corporativa e dá outras providências. O DIRETOR-GERAL DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, usando da

Leia mais

EDITAL Nº 053, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017

EDITAL Nº 053, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017 EDITAL Nº 053, DE 03 DE OUTUBRO DE PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE DO IFRS O Diretor Geral do do Instituto

Leia mais

EDITAL Nº 015/2017-DG/IFC/CSFS

EDITAL Nº 015/2017-DG/IFC/CSFS EDITAL Nº 015/2017-DG/IFC/CSFS Torna pública a abertura de manifestação de interesse para classificação de servidores candidatos ao afastamento integral para pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Art. 1º Com base no disposto no Art. 79 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO- ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO- ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO- ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 As Atividades Complementares constituem parte da Carga Horária do Curso de Relações Internacionais da UNIFESP Osasco, em um total

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. EDITAL Nº 004/2016, DE 22 de Julho de 2016

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. EDITAL Nº 004/2016, DE 22 de Julho de 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS Rua José Antônio da Silva, 300, Jardim Oásis CEP: 58.900-000 Cajazeiras-PB Fone: (83) 3532-4100 E-mail:

Leia mais

EDITAL IFRS Nº 069/2017

EDITAL IFRS Nº 069/2017 EDITAL IFRS Nº 069/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR O Reitor Substituto do Instituto

Leia mais

Atividades Complementares

Atividades Complementares Atividades Complementares As Atividades Complementares constituem parte obrigatória e essencial da estrutura curricular dos cursos de Graduação. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE POUSO ALEGRE CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 13 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2018

ESCOLA SUPERIOR DE POUSO ALEGRE CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 13 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2018 ESCOLA SUPERIOR DE POUSO ALEGRE CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 13 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2018 O Presidente da Escola Superior de Pouso Alegre de Divinópolis, Profº. Wilfred Sacramento Costa Júnior, no exercício

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 002/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 002/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 002/2013 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE OPERAÇÃO DO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO EDITAL Nº 01/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO EDITAL Nº 01/2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO EDITAL Nº 01/2019 EDITAL DE APOIO À PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de História. Parágrafo único As Atividades Complementares

Leia mais

NORMAS DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS FAGAMMON

NORMAS DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS FAGAMMON NORMAS DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS FAGAMMON Lavras/MG 2014 Praça Dr. Augusto Silva, 616 Centro CEP 37200-000 Tel: (35) 3694 2150 LAVRAS MG e-mail: unigammon@gammon.br SUMÁRIO 1. Disposições

Leia mais

REGISTRO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DE CUNHO CIENTÍFICO CULTURAL - AACC PARACATU - MG. PDF created with pdffactory Pro trial version

REGISTRO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DE CUNHO CIENTÍFICO CULTURAL - AACC PARACATU - MG. PDF created with pdffactory Pro trial version REGISTRO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DE CUNHO CIENTÍFICO CULTURAL - AACC PARACATU - MG 1 Acadêmico Filiação / / Data de Nascimento Naturalidade Endereço É acadêmico matriculado no curso de Graduação na Faculdade

Leia mais

Edital de Seleção Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2013

Edital de Seleção Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAU Edital de Seleção Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2013 O

Leia mais

EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD).

EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). EDITAL Nº 003/2016 ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) E TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD). CRONOGRAMA 14/10/16 Publicação do Edital de Abertura das Inscrições.

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CAMPUS SANTA TERESA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CAMPUS SANTA TERESA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SANTA TERESA Rodovia ES-080, Km 93 São João de Petrópolis 29660-000 Santa Teresa ES 27 3259-7878 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Parecer Orientativo 001/2009/SUFP/SEDUC/MT de 08 de janeiro de 2009 A DE MATO GROSSO, tem como Política Educacional a composição do quadro de Diretores, Professores Formadores e Coordenadores de Formação

Leia mais

EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE PREAE/UAB/UFMS

EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE PREAE/UAB/UFMS EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012. PREAE/UAB/UFMS O Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS NUCLEO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA E GESTÃO REGULAMENTO

Leia mais

MANUAL DO SERVIDOR E DA GESTÃO DE PESSOAL DO IFTO PROGRESSÃO POR MÉRITO PROFISSIONAL - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - TAE

MANUAL DO SERVIDOR E DA GESTÃO DE PESSOAL DO IFTO PROGRESSÃO POR MÉRITO PROFISSIONAL - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - TAE MANUAL DO SERVIDOR E DA GESTÃO DE PESSOAL DO IFTO Atualização em 7/4/2017. PROGRESSÃO POR MÉRITO PROFISSIONAL - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - TAE Definição A Progressão por Mérito Profissional (progressão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Edital PROENS/IFPR nº 12/2012 A PROENS - Pró-Reitoria de Ensino e PROGEPE - Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do IFPR - Instituto Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, tornam públicas as normas

Leia mais

Chamada Interna n 01/2017/DGP. ENAP em REDE

Chamada Interna n 01/2017/DGP. ENAP em REDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CHAMADA INTERNA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO III FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CHAMADA INTERNA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO III FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7542 CHAMADA INTERNA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO III FÓRUM MUNDIAL

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES RESOLUÇÃO Nº 5/2014 CONSUNI/CA Institui o regulamento para os programas de desenvolvimento de pessoas para os ocupantes de cargos na carreira técnicoadministrativa em educação, na modalidade de licença

Leia mais

Regulamento das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais da Graduação em Letras

Regulamento das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais da Graduação em Letras Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Letras Regulamento das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais da Graduação em

Leia mais

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Divulgação dos selecionados na 1a Fase: 21/09/2018

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Divulgação dos selecionados na 1a Fase: 21/09/2018 EDITAL SUPLEMENTAR N.º 715/2018 DE 13/08/2018 AO DE N.º 699/2018 PUBLICADO NO BUFRJ Nº 32 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL MODALIDADE MESTRADO PROFISSIONAL,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Aprovado pelo CONSUNI Nº15 em 24/05/2016 ÍNDICE CAPITULO I Da Constituição,

Leia mais

COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regulamento CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regulamento CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regulamento CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação lato sensu da FACULDADE REFIDIM são regidos pela Resolução n. º 01, de

Leia mais

F A E S T / U N I S E R R A REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

F A E S T / U N I S E R R A REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES F A E S T / U N I S E R R A REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES Tangará da Serra - MT 2017 SUMÁRIO REGULAMENTO... 2 ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES... 2 REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro PROCESSO DE SELEÇÃO PARA

Leia mais

Disciplinas & Atividades. Práticas. Ensino Superior

Disciplinas & Atividades. Práticas. Ensino Superior Disciplinas & Atividades Práticas do Ensino Superior São Paulo Junho 2016 Sumário PRÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR... 2 1. DISCIPLINAS... 2 1.1 Teoria e Prática da Educação de Nível Superior... 2 1.2 Estágio

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS Art. 1º - O presente Regimento normatiza o oferecimento, pela Universidade Federal de Viçosa, do curso de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2009

RESOLUÇÃO Nº 01/2009 RESOLUÇÃO Nº 01/2009 Estabelece critérios para aprovação de solicitação de capacitação, treinamento e qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação, Menores do convênio da Cruz Vermelha

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES, DE APOIO E DISCIPLINAS OPTATIVAS (ACA)

NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES, DE APOIO E DISCIPLINAS OPTATIVAS (ACA) NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES, DE APOIO E DISCIPLINAS OPTATIVAS (ACA) Elaborado pela Coordenação do Eixo de Atividades Acadêmicas Complementares, de Apoio e Disciplinas Optativas

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MANUAL DE ORIENTAÇÕES O presente manual tem por objetivo orientar os servidores quanto à alguns procedimentos adotados no âmbito do IFSP na área de Gestão de Pessoas. Demais informações você encontrará

Leia mais

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO- ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO- ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO- ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares constituem parte da Carga Horária do Curso de Relações Internacionais da UNIFESP Osasco, em um total

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - VIGILANTE SEGURO E MAIS ATUANTE - EDITAL EGP Nº 016/2016 A Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano, por

Leia mais

EDITAL Nº 032 DE 26 DE ABRIL DE 2018.

EDITAL Nº 032 DE 26 DE ABRIL DE 2018. EDITAL Nº 032 DE 26 DE ABRIL DE 2018. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR O Reitor Substituto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 03/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 03/2011 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PORTARIA N 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PORTARIA N 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. PORTARIA N 2.349, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018. O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Espírito Santo, usando de suas atribuições legais, RESOLVE: Art. 1 Disciplinar o custeio de inscrição,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFES CAMPUS SANTA TERESA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFES CAMPUS SANTA TERESA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFES CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - As atividades complementares são parte integrante do Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia

Leia mais

REGULAMENTO PARA SELEÇÃO DAS VAGAS PARA OS CURSOS DA ESR CAPÍTULO I DA FINALIDADE

REGULAMENTO PARA SELEÇÃO DAS VAGAS PARA OS CURSOS DA ESR CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO PARA SELEÇÃO DAS VAGAS PARA OS CURSOS DA ESR Dispõe sobre a autorização para capacitação da Escola Superior de Redes para os servidores Técnicos Administrativos envolvidos com Tecnologia da

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento FNB Faculdade Nazarena do Brasil REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES As ACs compõem a parte interdisciplinar do curso e são realizadas por meio de atividades das

Leia mais

REQUERIMENTO DE LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO-RLC Processo nº (artigo 87 da lei 8.112/90-NS nº 570 de 22/05/2006)

REQUERIMENTO DE LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO-RLC Processo nº (artigo 87 da lei 8.112/90-NS nº 570 de 22/05/2006) REQUERIMENTO DE LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO-RLC Processo nº (artigo 87 da lei 8.112/90-NS nº 570 de 22/05/2006) Nome: Cargo: Lotação: Setor de Exercício: Função de confiança: ( ) CD ( ) FG Qual: Endereço:

Leia mais

Universidade Severino Sombra

Universidade Severino Sombra Fundação Educacional Severino Sombra Universidade Severino Sombra Pró-Reitoria de Extensão Universitária Formulário para Proposta de Ação de Extensão Universitária Nº:. I. As propostas de Ação de Extensão,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DA FACULDADE DE COLIDER - FACIDER CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, bacharelado. Aos 20 dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze, Coordenação do Curso de Administração, bacharelado da Faculdade

Leia mais

Secretaria de Gestão Pública

Secretaria de Gestão Pública Edital para concessão de bolsa de estudos para cursos: pósgraduação stricto sensu e pós-graduação lato sensu Lei 6.957, de 2 de setembro de 2014, alterada parcialmente pela Lei 6.972, de 2 de outubro de

Leia mais