REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL"

Transcrição

1 REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 As Atividades Complementares são componentes da matriz curricular e têm carga horária mínima a ser desempenhada pelo aluno. Devem ser desenvolvidas no decorrer da graduação e servem como complemento do aprendizado. Podem ser cursadas de acordo com o interesse ou afinidade do estudante, nas áreas de ensino, extensão, iniciação científica, prática profissional e atividades de cunho social. Art. 2º As Atividades Complementares têm como principal objetivo enriquecer os currículos dos cursos de graduação e estimular a participação dos alunos em experiências diversificadas que possam contribuir para desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a sua formação profissional, permitindo que o aluno, de maneira independente, realize atividades interdisciplinares e transdisciplinares. Art. 3º As Atividades Complementares são um requisito indispensável à colação de grau, atendendo às Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação. As atividades serão planejadas de forma a propiciar que os alunos de graduação dos cursos da Faculdade da Indústria IEL as realizem no decorrer de todos os semestres letivos e sua realização depende exclusivamente da iniciativa dos alunos. 1º As atividades são regidas por este regulamento e pelo que dispõe a legislação do ensino superior vigente que trata sobre este assunto. 2º As cargas horárias obtidas pelos alunos devem ter relação direta com os princípios fundamentais dos cursos e ainda estarem relacionadas a conteúdos que estejam de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso. As horas de atividades realizadas serão lançadas no Histórico Escolar do aluno, desde que devidamente comprovadas e observando-se as diretrizes regulamentadas. 3º As disciplinas curriculares, os estágios obrigatórios e os trabalhos de curso não podem ser considerados como Atividades Complementares.

2 4º É de responsabilidade dos Coordenadores dos cursos validarem as Atividades Complementares desenvolvidas pelos discentes indicadas no Artigo 6º. sendo elas: I, II, III, IV e V. 5º. É de responsabilidade do Núcleo de Relacionamento com Alunos, Egressos e Comunidade validar as Atividades Complementares indicadas no Artigo 6º. sendo ela: VI. CAPÍTULO II DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SEUS APROVEITAMENTOS Art. 4º As Atividades Complementares desdobram-se entre atividades de iniciação científica e extensão, monitorias, estágios extracurriculares, eventos, disciplinas, cursos, atividades de complementação da formação social, humana e cultural. Art. 5 Para validação das Atividades Complementares, o aluno deverá apresentar os documentos originais que serão digitalizados no ato da abertura do protocolo. Nos documentos originais, com papel timbrado da instituição promotora deverão constar data, nome/cnpj/endereço da mesma, nome e assinatura do responsável pela instituição, carga horária, e os mesmos serão devolvidos ao aluno. 1º. Estas atividades devem ser realizadas na Faculdade da Indústria IEL ou em outras instituições, desde que seja no período do ingresso na IES. Ou seja, não serão aceitas atividades anteriores à matrícula. 2º. Os eventos realizados internamente, com inscrições através de links disponibilizados no webaluno serão registrados pelo Núcleo de Relacionamento com Alunos, Egressos e Comunidade com a devida informação da modalidade de Atividade Complementar. Após a realização do evento e assinaturas dos alunos nas listas de presença, o Professor/Coordenador do evento deve entregar a lista de presença no Núcleo de Relacionamento com Alunos, Egressos e Comunidade, no prazo de até 5 dias úteis, que validará a presença dos participantes. Art. 6º São consideradas Atividades Complementares: I) Exercício Profissional: estágios extracurriculares e trabalho na área.

3 Comprovação: Estágio: contrato, termo aditivo, relatórios de estágio do supervisor e do estagiário. Trabalho na área: contrato social, carteira de trabalho e declaração da empresa que comprove o exercício da função e sua descrição. II) Desenvolvimento Acadêmico e Profissional: participação em palestras, conferências, congressos, seminários, simpósios, visitas técnicas, observação de aulas, participação em audiências. Presencial ou EaD. Comprovação: Artigo 5º. do Capítulo II. III) Produção Científica: iniciação científica, publicação de trabalhos e artigos. Comprovação: Relatório de iniciação cientifica contendo assinatura do professor orientador. Comprovação: Artigo 5º. do Capítulo II e cópia do trabalho. IV) Trabalho de monitoria/ Instrução na área do curso: considera-se trabalho de monitoria as atividades de apoio, acompanhamento e supervisão de alunos devidamente aptos, à turmas de alunos conforme deliberação do Coordenador do curso e, devidamente aprovada pela Direção. Os Coordenadores de cursos devem entregar a declaração no mesmo semestre da conclusão da atividade de monitoria ao Núcleo de Relacionamento de Alunos, Egressos e Comunidade. Comprovação: Declaração emitida pelo Coordenador do curso em papel timbrado da Faculdade da Indústria contendo assinatura e carimbo do Coordenador, carga horária, com informações das funções desenvolvidas. V) Aproveitamento por transferência: as atividades complementares declaradas no histórico escolar da IES de origem poderão ser validadas na Faculdade da Indústria, em seu total assim como, disciplinas não aproveitadas na IES de origem quando da análise curricular indicadas pelo Coordenador do Curso. Comprovação: Histórico Escolar e Grade curricular devidamente analisada e assinada pelo Coordenador do curso. VI) Responsabilidade Social: considera-se atividade de responsabilidade social, toda aquela que leve os acadêmicos da Faculdade da Indústria ao envolvimento com a vida social de sua região, propiciando a integração universidade/comunidade, inclusive o Programa Formação Cidadã que promove campanhas e ações de voluntariado.

4 A carga horária relativa às atividades poderá ser cumpridas pelos acadêmicos através de participação em projetos, campanhas e atividades de cunho comunitário em associações comunitárias, instituições sociais e instituições do setor público. Comprovação: Artigo 5º. do Capítulo II. Art. 7º As cargas horárias registradas por modalidade das Atividades Complementares são calculadas de acordo com a grade horária de cada curso e atualizada semestralmente conforme necessidade. Parágrafo único: A tabela abaixo refere-se as grades dos cursos de 2017/2, sendo o limite de atividades validadas em cada modalidade de 30% do total de horas Atividades Complementares exigido em cada curso. Grades e Cargas Horárias Curso Grade Carga horária total Horas máximas por modalidade Administração 2017/ Direito 2017/ Ciências Contábeis 2017/ Sistemas de Informação 2017/ Pedagogia 2017/ Comércio Exterior 2017/ Tecnologia em Recursos Humanos 2017/ Tecnologia em Logística 2017/ Tecnologia em Processos Gerenciais 2017/

5 Art.8º. A carga horária das atividades complementares estará disponível no webaluno, em Atividades Complementares. O aluno poderá acompanhar suas horas complementares, por modalidade e os lançamentos das mesmas. CAPÍTULO III DA COMPETÊNCIA DO ALUNO Art. 9º. Cabe ao aluno protocolar no Núcleo de Relacionamento com Alunos, Egressos e Comunidade a documentação comprobatória de sua participação em atividades, obedecendo os prazos limites. Art.10º. As Atividades Complementares deverão ser protocoladas no mesmo semestre da realização das mesmas não sendo aproveitadas as que excederem o prazo limite ou seja, as atividades realizadas no 1º. semestre devem ser protocoladas no 1º. semestre e assim, sucessivamente. Art. 11º. As Atividades Complementares que excederem ao total da carga horária estabelecida na estrutura curricular do curso, não serão computadas no histórico escolar do aluno porém serão registradas. CAPÍTULO IV DOS PRAZOS SEÇÃO I DOS PRAZOS DE ENTREGAS, VALIDAÇÃO E DEVOLUÇÃO DE DOCUMENTOS Art.12º. As entregas, validações, assinaturas e devolução de documentos seguem os prazos estipulados pela Faculdade da Indústria e as solicitações são realizadas através de protocolos no Núcleo de Relacionamento. Art.13º. O Núcleo de Relacionamento tem o prazo de 10 dias úteis para o lançamento de horas complementares, da data do protocolo. Art. 14º. Os Coordenadores dos cursos tem o prazo de 5 dias úteis para validarem ou não os documentos anexos ao protocolo online, encaminhados pelo Núcleo de Relacionamento com Alunos, Egressos e Comunidade.

6 Art. 15º. Em caso de realização de eventos e assinaturas dos alunos nas listas de presença, o Professor/Coordenador do evento deve entregar a lista de presença no Núcleo de Relacionamento com Alunos, Egressos e Comunidade, no prazo de até 5 dias úteis, que validará a presença dos participantes. SEÇÃO II DOS PRAZOS DE GUARDA DOS DOCUMENTOS Art.16º. A guarda dos documentos pela Faculdade da Indústria seguem as orientações do SIGA (Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo) do Ministério da Educação, Portaria no.1224 de 18 de dezembro de º. Não há guarda de documentos físicos de atividades complementares pois os mesmos são digitalizados, arquivados no sistema da Faculdade da Indústria, e devolvidos ao aluno no momento do protocolo. CAPÍTULO V DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 17º. Competem a Direção, ao Núcleo de Relacionamento com Alunos, Egressos e Comunidade e às Coordenações dos cursos dirimirem eventuais dúvidas referentes à interpretação das presentes normas, bem como suprir suas lacunas. Art. 18º. As Atividades Complementares não poderão ser aproveitadas para fins de dispensa de disciplinas que integram o currículo do curso. Art. 19º. A emissão e fiscalização dos certificados dos eventos realizados na Faculdade da Indústria IEL são de responsabilidade dos Professores Organizadores do evento. Art.20º. A validação e a indicação de horas de atividades complementares de disciplinas que não são aproveitadas para o curso, em caso de transferências é de responsabilidade dos Coordenadores do curso e o Núcleo de Relacionamento com Alunos, Egressos e Comunidade fará os lançamentos mediante solicitação do aluno.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA BACHARELADO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA BACHARELADO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA BACHARELADO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA BACHARELADO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º As Atividades Complementares são componentes curriculares

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO O Diretor Acadêmico da Faculdade Dom Alberto, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, R

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO Osório 2017 REGULAMENTO CAPÍTULO I OBJETO E NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por

Leia mais

Macapá-2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Macapá-2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Macapá-2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º As Atividades Complementares

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2010 Página1 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA CARACTERIZAÇÃO... 3 Artigo 1... 3 Artigo 2... 3 Artigo 3... 3 Artigo 4... 3 Artigo 5... 3 CAPÍTULO II... 4 DOS OBJETIVOS...

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º O Diretor da Faculdade Evangélica de Jaraguá - FEJA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, estabelece que os Cursos de Graduação, no que concerne

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES.

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Ceres, 05 de fevereiro de 2018. Página 1 de 14 REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES BACHARELADO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS Regulamento das

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR. O CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições regimentais; RESOLVE:

CONSELHO SUPERIOR. O CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições regimentais; RESOLVE: CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº. 36, de 15 de fevereiro de 2013. Aprova o Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre. O CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE DE TECNOLOGIA

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS

Leia mais

MILLENIUM EDUCACIONAL LTDA FACULDADE EDUCACIONAL MILLENIUM (FAMIL) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MILLENIUM EDUCACIONAL LTDA FACULDADE EDUCACIONAL MILLENIUM (FAMIL) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES MILLENIUM EDUCACIONAL LTDA FACULDADE EDUCACIONAL MILLENIUM (FAMIL) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2017 1 Art. 1º - Estas normas disciplinam o planejamento, a oferta, o funcionamento e o registro

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES BARRETOS 2018 CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares Art 1º. O presente Regulamento disciplina o funcionamento das Atividades Complementares dos Cursos

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO Osório 2018 REGULAMENTO CAPÍTULO I OBJETO E NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO Art. 1º. O presente conjunto de normas tem por

Leia mais

MINUTA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

MINUTA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS MINUTA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Art. 2 O presente Regulamento estabelece as normas

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (400 horas) Elaborado por: Profa. Me. Andréia Ayres Gabardo da Rosa Profa. Me. Karine Alves Gonçalves Mota PALMAS 2015 As atividades complementares

Leia mais

NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UFSM CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UFSM CAMPUS CACHOEIRA DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS CACHOEIRA DO SUL PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO- ACG NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Curso de Pedagogia. Atividades Teórico-Práticas - NORMAS

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Curso de Pedagogia. Atividades Teórico-Práticas - NORMAS Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco Curso de Pedagogia Atividades Teórico-Práticas - NORMAS 2017 Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco / AEDB. Prof. Ms. Antonio

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ATIVIDADES COMPLEMENTARES Introdução As finalidades de uma universidade ensino, pesquisa

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Belo Horizonte 2017 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estabelece normas e procedimentos para realização de Atividades Complementares pelos

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares (AC) do Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Centro Universitário Central

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA Belo Horizonte 2016 Presidente do Grupo Splice Antônio Roberto Beldi Reitor João Paulo Barros Beldi Secretária-Geral Jacqueline Guimarães Ribeiro

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO TÍTULO I. Da Natureza das Atividades Complementares

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO TÍTULO I. Da Natureza das Atividades Complementares REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO TÍTULO I Da Natureza das Atividades Complementares Art. 1º - As Atividades Complementares são componentes curriculares

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I Regulamenta as atividades complementares

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE. do Câmpus Passo Fundo. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE. do Câmpus Passo Fundo. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE Câmpus Passo Fundo Curso de Bacharelado em Ciência da Computação REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Dispõe sobre o regramento operacional

Leia mais

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAMA 1 CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O presente Regulamento disciplina as Atividades Complementares que compõem o currículo

Leia mais

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES FAMA 1 CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O presente Regulamento disciplina as Atividades Complementares

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2017 1 Este documento visa apresentar o regulamento das atividades complementares curriculares que envolvem vivências relacionadas à extensão, à iniciação científica,

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES PORTO ALEGRE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES TEÓRICO PRÁTICAS E COMPLEMENTARES Art. 1 - Consideram-se Atividades Teórico-Práticas

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estabelece normas e procedimentos para realização de Atividades Complementares pelos alunos do Curso de Arquitetura

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 104, DE 23 DE JUNHO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 104, DE 23 DE JUNHO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 4, DE 23 DE JUNHO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 53/2016

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS 2018 Página 1 de 9 1. Apresentação Este documento apresenta as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos cursos

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO. Regulamento das Atividades Complementares

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO. Regulamento das Atividades Complementares FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO Regulamento das Atividades Complementares CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Faculdade de Administração de Governador Valadares Reconhecida pelo Decreto Federal 83.099 de 29 de janeiro de 1979 ATIVIDADES COMPLEMENTARES GOVERNADOR VALADARES MG NA-0/2014 DISPÕE SOBRE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fabieli Spessatto Coordenadora do Curso Caçador, 2016 RESOLUÇÃO CONSUN Nº 043, DE 07 DE DEZEMBRO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são prática acadêmicas obrigatórias

Leia mais

FACULDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE - FAMA. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES- ACCs

FACULDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE - FAMA. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES- ACCs FACULDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE - FAMA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES- ACCs CLEVELÂNDIA PR 2016 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES- ACCs CURSO

Leia mais

Escola de Ciências do Trabalho. Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho. Atividades Complementares. Regulamento

Escola de Ciências do Trabalho. Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho. Atividades Complementares. Regulamento Escola de Ciências do Trabalho Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho Atividades Complementares Regulamento Dezembro de 2013 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO 03 CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares. do CURSO DE PEDAGOGIA

Regulamento das Atividades Complementares. do CURSO DE PEDAGOGIA 1 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR SETI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR CAMPUS APUCARANA Regulamento das Atividades Complementares do CURSO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DE COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1 Esse regulamento rege as atividades complementares dispostas nos projetos de cursos de graduação da Faculdade Católica

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PREVISTAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES FAMA CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PREVISTAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES FAMA CAPÍTULO I DAS FINALIDADES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PREVISTAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE ALDETE MARIA ALVES FAMA CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O presente Regulamento disciplina as Atividades

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO JANEIRO DE 2011. Anexo à Resolução nº 003, de 18 de maio de 2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Belo Horizonte 2015 1 Presidente do Grupo Splice Antônio Roberto Beldi Reitor João Paulo Barros Beldi Vice reitora Juliana Salvador Ferreira

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE IDEAL PAULISTA

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE IDEAL PAULISTA REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE IDEAL PAULISTA 1 APRESENTAÇÃO Este Regulamento visa esclarecer ao acadêmico, a estrutura, o funcionamento e o modo de

Leia mais

Escola de Sociologia e Política de São Paulo Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política Regulamento de Atividades Complementares

Escola de Sociologia e Política de São Paulo Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política Regulamento de Atividades Complementares Escola de Sociologia e Política de São Paulo Conselho Acadêmico do Curso de Sociologia e Política Regulamento de Atividades Complementares São Paulo Abril de 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO... 3 CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES Artigo 1 o : As Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (AACC) do Curso de Graduação em Ciências Econômicas do Câmpus de Ciências

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS-FUPAC FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS-FUPAC FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS-FUPAC FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Capítulo I Das Disposições Gerais ARTIGO 1º O presente Regulamento tem

Leia mais

Art.1º Fica aprovado o Regulamento das Atividades Complementares, como anexo da presente Resolução.

Art.1º Fica aprovado o Regulamento das Atividades Complementares, como anexo da presente Resolução. RESOLUÇÃO Nº 12/2019 FAS. Aprova a atualização do regulamento de Atividades Complementares dos cursos de graduação presencial da Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde. Considerando a necessidade de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre as Atividades Complementares na Faculdade do Futuro. CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

Regulamento de atividades complementares

Regulamento de atividades complementares Regulamento de atividades complementares Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Bacharelado em Administração e, para os cursos de Tecnologia na Área de Gestão

Leia mais

APÊNDICE 2 - ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICO-CULTURAIS

APÊNDICE 2 - ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICO-CULTURAIS APÊNDICE 2 - ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICO-CULTURAIS 113 114 REGULAMENTO 02/DACC/UNIR/2014 O colegiado do curso, no uso de suas atribuições, Regulamenta as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Belo Horizonte 2015 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EAD I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EAD I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EAD I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar o oferecimento, a matrícula,

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Bacharelado em Administração da FAPPES Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino

Leia mais

RESOLUÇÃO N 010 /2018 CONSAD/FG

RESOLUÇÃO N 010 /2018 CONSAD/FG RESOLUÇÃO N 010 /2018 CONSAD/FG Dispõe sobre as Atividades Complementares dos cursos de graduação da Faculdade Guarapuava. O Diretor Administrativo da Faculdade Guarapuava, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Manual sobre as Atividades Complementares Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Manual sobre as Atividades Complementares Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Manual sobre as Atividades Complementares Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Sabará, 2018 1 Orientações de entrega das Atividades Complementares 1. Leia com atenção este Manual de Atividades Complementares

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB. Capítulo I Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB. Capítulo I Das Disposições Gerais REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB Capítulo I Das Disposições Gerais Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre as Atividades Complementares nos Cursos de Graduação do

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS COMO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES AAC CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS COMO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES AAC CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS COMO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES AAC CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO DE ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS COMO ATIVIDADES

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA (Ato de Aprovação: Resolução do Reitor nº 22/2012

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santo Ângelo, RS, 16 de dezembro de 2014.

RESOLUÇÃO. Santo Ângelo, RS, 16 de dezembro de 2014. RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº16/2014 DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BIOMEDICINA DA CNEC/IESA. O CONSELHO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo 7º do Regimento Interno

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - NAC 001/2007 REGULAMENTO DE CÔMPUTO DE HORAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

INSTRUÇÃO NORMATIVA - NAC 001/2007 REGULAMENTO DE CÔMPUTO DE HORAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES INSTRUÇÃO NORMATIVA - NAC 001/2007 REGULAMENTO DE CÔMPUTO DE HORAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES O coordenador do Núcleo de Atividades Complementares NAC, nos termos da Resolução CONSUP 004/2005, estabelece

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS FINALIDADES ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º As atividades complementares têm por função aprimorar a formação acadêmica, tendo em vista o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, enriquecendo a

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA. Regulamento de Atividades Complementares (AC) (Grade curricular com duração de 5 anos)

CURSO DE FISIOTERAPIA. Regulamento de Atividades Complementares (AC) (Grade curricular com duração de 5 anos) CURSO DE FISIOTERAPIA Regulamento de Atividades Complementares (AC) (Grade curricular com duração de 5 anos) 1. Fundamentação Constitui-se atividade complementar, toda atividade que proporcione formação

Leia mais

FACULDADE FRUTAL - FAF

FACULDADE FRUTAL - FAF FACULDADE FRUTAL - FAF REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PREVISTAS PARA OS CURSOS DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO, NUTRIÇÃO, SERVIÇO SOCIAL E PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Frutal/MG

Leia mais

Reeditado pela Resolução 28/2014 de 16/05/2014. Aprovado pelo Conselho Universitário do Unis/MG em 16/05/2014. Resolução nº. 28/2014.

Reeditado pela Resolução 28/2014 de 16/05/2014. Aprovado pelo Conselho Universitário do Unis/MG em 16/05/2014. Resolução nº. 28/2014. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E DAS ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS Aprovado pela Resolução41/2009, alterado sob a Resolução 38/2010) Reeditado pela Resolução 20/2012 de 13/07/2012;

Leia mais

Regulamento de atividades complementares

Regulamento de atividades complementares Regulamento de atividades complementares Licenciatura em Pedagogia Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia da FAPPES Faculdade Paulista

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Instituto de Psicologia

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Instituto de Psicologia Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Instituto de Psicologia END: Estrada de São Lázaro, 197 Federação Salvador BA CEP: 40210.730 Tel: 3283-6437 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento das Atividades Complementares

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento das Atividades Complementares FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de 2014 CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO Cacoal - RO 2016 2 ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA REGULAMENTO DAS ATIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA REGULAMENTO DAS ATIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DA CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Este regulamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS / CAMPUS BLUMENAU

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS / CAMPUS BLUMENAU UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS / CAMPUS BLUMENAU REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS Regulamento aprovado pelo Colegiado de Curso em

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE POUSO ALEGRE CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 13 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2018

ESCOLA SUPERIOR DE POUSO ALEGRE CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 13 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2018 ESCOLA SUPERIOR DE POUSO ALEGRE CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 13 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2018 O Presidente da Escola Superior de Pouso Alegre de Divinópolis, Profº. Wilfred Sacramento Costa Júnior, no exercício

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA DEFINIÇÃO Art. 1º. Entende-se por Atividades Complementares modalidades específicas de atuação acadêmica, não integrantes da base curricular mínima obrigatória

Leia mais

Recredenciamento Portaria MEC 347, de D.O.U

Recredenciamento Portaria MEC 347, de D.O.U REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art 1º. Das Disposições Preliminares O presente instrumento tem por finalidade regulamentar as Atividades Complementares dos cursos de graduação da Faculdade Inedi

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO MARÇO 2012 (Substitui o regulamento

Leia mais

CURSO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fortaleza, 2016 SUMÁRIO Pág. 1 DEFINIÇÕES DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 3 2 CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES...

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA:

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: REGULAMENTO DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: O Regulamento: Artigo 1º As Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento do Curso de Licenciatura em

Leia mais

TÍTULO I Das Disposições Preliminares

TÍTULO I Das Disposições Preliminares TÍTULO I Das Disposições Preliminares As Atividades Complementares permeiam todos os Currículos dos Cursos, dando-lhes maior flexibilidade no trato dos mais diversos temas e assuntos, voltados para a promoção

Leia mais

ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da caracterização

ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da caracterização ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento aprovado pela Comissão de Curso em 25 de maio de 2012 Este anexo regulamenta as Atividades Acadêmica- Científico-Culturais do Curso de Engenharia

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Atividade complementar é um componente curricular obrigatório do processo de formação, cuja normatização está contida nas Diretrizes Curriculares

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE TECNÓLOGO EM SISTEMAS PARA INTERNET REGULAMENTO 2 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

FACULDADE FRUTAL - FAF

FACULDADE FRUTAL - FAF FACULDADE FRUTAL - FAF REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PREVISTAS PARA OS CURSOS DE BACHARELADOS EM ADMINISTRAÇÃO, NUTRIÇÃO, SERVIÇO SOCIAL E PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA /MG 2016

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - As atividades complementares, componente curricular obrigatório dos Cursos de Graduação, caracterizam-se por

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA RESOLUÇÃO CCP Nº 003/2017 de 06 de junho de 2017. Aprova Regulamento para os Conteúdos Complementares Flexíveis

Leia mais

Manuais e Cadernos Diversos. Manual de Atividades Complementares. Manual de Atividades Complementares Curso de Licenciatura em Física 115/127

Manuais e Cadernos Diversos. Manual de Atividades Complementares. Manual de Atividades Complementares Curso de Licenciatura em Física 115/127 115 Manual de Atividades Complementares. Manual de Atividades Complementares Curso de Licenciatura em Física 115/127 ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são atividades extracurriculares

Leia mais

REGULAMENTO DOS PROCEDIMENTOS RELATIVOS ÀS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DOS PROCEDIMENTOS RELATIVOS ÀS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DOS PROCEDIMENTOS RELATIVOS ÀS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º O Presente regulamento tem como finalidade normatizar as Atividades Complementares, previstas no

Leia mais

Atividades Complementares

Atividades Complementares Atividades Complementares REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAMPUS DE ALEGRE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - O presente

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO. Regulamento de Atividades Complementares

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO. Regulamento de Atividades Complementares CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares O presente Regulamento disciplina o funcionamento e o registro acadêmico das Atividades Complementares

Leia mais

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 Disposições preliminares... 3 CAPÍTULO II... 3 Das atividades complementares... 3 Seção I... 4 Atividades de iniciação científica...

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Institui as regras para realização de atividades complementares na Faculdade Imaculada Conceição do Recife - FICR. CAPÍTULO I - DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º A presente Resolução tem como finalidade

Leia mais

Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Conselho Acadêmico do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Conselho Acadêmico do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação Conselho Acadêmico do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação Regulamento de Atividades Complementares São Paulo Março/2012 SUMÁRIO CAPÍTULO

Leia mais

Normas para a Integralização da Carga Horária Exigida de Atividades Complementares Curso de Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura

Normas para a Integralização da Carga Horária Exigida de Atividades Complementares Curso de Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura Normas para a Integralização da Carga Horária Exigida de Atividades Complementares Curso de Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura Art. 1º. Definição. Compreende atividades acadêmicas, de livre escolha

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares O presente Regulamento disciplina o funcionamento e o registro acadêmico das Atividades Complementares

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DA FACULDADE DE COLIDER - FACIDER CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, bacharelado. Aos 20 dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze, Coordenação do Curso de Administração, bacharelado da Faculdade

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este regulamento é próprio das Atividades Complementares do Curso de Direito do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC e será regido por essas

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES COORDENADORA Susana Elena Delgado ELABORAÇÃO Conselho do Curso 20 2 INTRODUÇÃO A Lei de Diretrizes e Bases

Leia mais