Venho pedir-lhes o Deferimento desta multa imposta, pelos motivos a seguirem:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Venho pedir-lhes o Deferimento desta multa imposta, pelos motivos a seguirem:"

Transcrição

1 Modelo 01 Através deste Requerimento, venho até a esta Junta Administrativa de Recursos de Infrações, pedir o deferimento desta multa, baseado no CTB e nas alegações a seguir: Este equipamento, além de ser homologado pelo CONTRAN, dependendo do tipo, deverá ser auferido como é o caso dos equipamentos de controle de velocidade. O Código de Trânsito Brasileiro CTB especifica a proibição de estacionar veículo próximo a esquinas Art Estacionar o veículo: I nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal. Infração: média; Penalidade: multa; Medida administrativa: remoção do veículo. Para caracterizar esta infração se faz necessário que o condutor estacione o veículo nas esquinas, devendo ainda estar a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal. Para facilitar alguns órgãos executivos municipais de trânsito demarcam o local destacando, normalmente, com uma pintura de cor amarela no meio-fio ficando demarcado, tanto para os agentes de trânsito como para os usuários tomarem conhecimento das restrições no estacionamento naquele local. O artigo estipula que, entre outros requisitos, a infração será caracterizada quando o veículo estiver estacionado a menos de cinco de metros do bordo do alinhamento da via transversal. Este tipo de infração necessita de instrumentos para a sua comprovação, sendo, portanto, necessário a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito de tais instrumentos, conforme pode extrair do 2º do art. 280 do CTB o qual estipula: A infração deverá ser comprovada por declaração da autoridade ou do agente da autoridade de trânsito, por aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual, reações químicas ou qualquer outro meio tecnologicamente disponível, previamente regulamentado pelo CONTRAN. Este equipamento, além de ser homologado pelo CONTRAN, dependendo do tipo, deverá ser auferido como é o caso dos equipamentos de controle de velocidade. No caso da infração que necessite ser medida uma distância, como é a prevista no artigo 181, inciso I, deve o CONTRAN credenciar o instrumento para realizar esta medição, o qual poderá ser uma trena comum ou eletrônica que tenha sido aferido pelo órgão competente. Obviamente entende-se que ao realizar a autuação por ter o veículo estacionado a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal, cabe ao órgão autuador especificar o instrumento que realizou a medição devidamente homologada pelo Contran, não podendo ser utilizado o olhometro do agente de trânsito, sob pena de tornar o auto de infração nulo, por ser inconsistente ou irregular, conforme inciso I do artigo 281 do CTB. Diante destas considerações com respaldo do Código de Trânsito Brasileiro, peço, por favor, o deferimento desta multa imposta e o cancelamento dos pontos que pode ter gerado.

2 Atenciosamente

3 Modelo 02 Venho pedir-lhes o Deferimento desta multa imposta, pelos motivos a seguirem: Srs., eu realmente parei por um momento em fila dupla neste local, devido ao motivo de que estava com uma passageira e ela reside exatamente neste número residencial. Ao chegar ao local para desembarcá-la, não havia local para parar o taxi e desembarcá-la. Quero dizer com isso, que pelo motivo de ser altas horas da noite, e com isso não é proibido o estacionamento de veículos neste horário, a rua estava totalmente tomada por veículos estacionados. Acreditem, sugeri que parasse mais a frente, porém, reitero, por ser madrugada, ela estava temerosa para desembarcar longe da sua residência. Então não tive alternativa a não ser parar o carro bem em frente à residência onde mora para que desembarcasse. Não me lembro de ter visto nenhum Agente de Trânsito por ali, senão com certeza eu teria pedido permissão para isso. Acredito que no momento do desembarque, pode ter passado uma viatura e sem saber o real motivo de ter parado desta maneira, o Ilustre Agente cumpriu com as determinações legais. Não quero dizer com isso que estou certo e que não deveria ser multado e sim foi uma atitude involuntária, pois não foi por minha vontade e nem aleatóriamente que parei por ali e sim por causa de um pedido de uma passageira que estava temerosa em andar até a sua casa naquele horário.(02:36 hs). Como eu também tenho uma filha e ás vezes ela chega tarde, eu sempre a recomendo para não ficar andando por ruas escuras à noite e de madrugada. Pelo relato apresentado aos Srs., que expressam a verdadeira situação, peço a compreensão para o Deferimento e expresso os meus mais sinceros agradecimentos. Cordialmente

4 Modelo 03 m primeiro lugar venho pedir aos Srs,desculpas e ao mesmo tempo a consideração pelo Recurso um pouco atrasado e também o deferimento desta multa; porque somente agora; após pouco tempo é que tomei conhecimento. Estou enviando aos Srs.,xerox de Resumo Clínico da, onde estive internada entre as datas de 22/01/ até 30/01/, por motivo de que fui atacada inesperadamente por cachorro da raça Pit Bull,de grande porte que quase me matou. Quero dizer com isso que até hoje estou com seqüelas do acontecimento e após todo esse tempo, agora que estou começando a colocar as coisas em ordem, pois sou viúva e resido sozinha. Mas o que realmente eu quero informar aos Srs. Jurados é que chegou esta multa em meu nome e indignada que fiquei por causa da Data da Infração; pois estou sem dirigir até hoje; e ao pedir a Microfilmagem do Auto de Infração, qual não foi a minha surpresa ao verificar que o veículo multado não é de minha propriedade. O veículo de minha propriedade é uma Zafira e não um Vectra como consta na Notificação e também a cor da Zafira é Prata e o Vectra é Preto.(Documento anexo). Diante desta cristalina diferença e equívoco é que venho pedir aos Srs. o deferimento desta multa e ao mesmo tempo pedir para que seja verificado se não existe a possibilidade de haver um veículo clonado ou doublé ou até mesmo um equívoco operacional. Para terminar, quero informar que se houver necessidade, poderei estar enviando os Laudos Médicos, Receitas etc... originais para poder comprovar a minha inocência e a verdade do meu relato e da minha idoneidade. Aguardo ansiosa uma resposta e registro meus sinceros agradecimentos. Sem mais, para o momento, assino o presente recurso.

5 Modelo 4 O requerente, acima qualificado como condutor e proprietário abaixo assinado, tem a alegar que NÃO pode concordar com a imposição da penalidade acima tendo em vista que: a) O estacionamento do meu veículo (aliás, uma breve parada) no passeio daquela via somente ocorreu por motivo de força maior e plenamente justificável. b) Acontece que naquele local, data e horário, eu estava chegando a minha casa na Av. Cantareira, 6190 e nesta mesma Avenida no nº 6190 é onde eu guardo meu veículo e existe guia rebaixada para entrada e saída de veículos. (Garagem). c) Todas as noites quando chego do trabalho e sempre por volta deste horário, eu embico o carro pela guia rebaixada, desço e vou abrir o portão para que eu adentre com o veículo. Eu não deixo o carro estacionado no passeio. d)para guardar o veículo tenho que colocar o carro no passeio, porque neste local a Avenida Cantareira é muito estreita e aí então para não atrapalhar o trafego no local e com isso seria perigoso. e) O policial que fez a autuação não gostou de minha atitude, talvez por não se aperceber que eu estava abrindo portão para entrar e guardar o carro, pois o local é pouco iluminado e sem qualquer justificativa acabou aplicando a multa ora recorrida. E, por achar que fui vítima de uma injustiça e incompreensão do Agente Fiscalizador, é que apresento o presente Recurso. 5. Posto isso, requer seja encaminhado o presente Recurso com seus documentos anexos, ao ÓRGÃO JULGADOR COMPETENTE para que aprecie os fundamentos de fato e de direito articulados, solicitando: DEFERIMENTO. Desde já lhes fico eternamente agradecido. Atenciosamente

6 Modelo 05 Através deste documento, venho pedir o deferimento desta multa, pelo motivo de que não corresponde com a verdade sobre estacionar o veículo sobre o passeio. Peço até desculpas por ser inquisitivo nesta questão, porque realmente não cometi esta infração. Acontece que neste endereço citado na Notificação, encontra-se a Empresa Expresso Arghi, sendo que é uma Cia de Transportes ou Transportadora e que envia encomendas para todo o País. Srs. estou enviando impresso, a respeito desta empresa para que os Ilmos Srs., peçam uma diligência a este local para comprovarem que nesta empresa, situada a Rua, existe um recuo permitido para embarque e desembarque de cargas, com as devidas sinalizações no local e inclusive com permissão para tal. Neste local e numeração existem recuos para três veículos e eu estacionei realmente o veículo neste local, como os Srs. podem verificar eu parei no nº 664 e no recuo permitido. Quero dizer com isso que se eu tivesse estacionado irregularmente, isto é; na guia rebaixada ou então na rua e atrapalhando outros veículos, eu seria multado por estacionamento proibido. Eu estacionei o veículo na calçada, porém no recuo que está sinalizado e é permitido. Basta pedirem para verificar o local e constatarão o fato. Por isso acho esta multa injusta e injustificável, uma vez que até acredito que não houve má fé do agente e sim pode ter havido um equívoco. Só não estou enviando o comprovante de entrega da Empresa, pois não sabia que iria receber esta multa senão eu teria guardado uma Xerox para poder comprovar melhor ainda. Mas estou enviando um comprovante do local onde fui multado e com a numeração que consta que estive neste local, mas permitido. Peço o deferimento desta multa e também que não seja computada a pontuação em meu prontuário. Desde já agradeço a atenção.

7 Modelo 06 A requerente, acima qualificada como condutor e proprietária abaixo assinado, tem a alegar que NÃO pode concordar com a imposição da penalidade acima tendo em vista que: a) O estacionamento do meu veículo (aliás, uma breve parada) no passeio daquela via somente ocorreu por motivo de força maior e plenamente justificável. b) Acontece que naquele local, data e horário, eu estava chegando a minha casa na Av. Cantareira, 6190 e nesta mesma Avenida no nº 6123 é onde eu guardo meu veículo e existe guia rebaixada para entrada e saída de veículos. (Garagem). c) Todas as noites quando chego do trabalho e sempre por volta deste horário, eu embico o carro pela guia rebaixada, desço e vou abrir o portão para que eu adentre com o veículo. Eu não deixo o carro estacionado no passeio. d)para guardar o veículo tenho que colocar o carro no passeio, porque neste local a Avenida Nova Cantareira é muito estreita e aí então para não atrapalhar o trafego no local e com isso seria perigoso, mesmo porque o local é muito mal iluminado. e) O policial que fez a autuação não gostou de minha atitude, talvez por não se aperceber que eu estava abrindo portão para entrar e guardar o carro, pois o local é pouco iluminado e sem qualquer justificativa acabou aplicando a multa ora recorrida. E, por achar que fui vítima de uma injustiça e incompreensão do Agente Fiscalizador, é que apresento o presente Recurso. 5. Posto isso, requer seja encaminhado o presente Recurso com seus documentos anexos, ao ÓRGÃO JULGADOR COMPETENTE para que aprecie os fundamentos de fato e de direito articulados, solicitando: DEFERIMENTO. Desde já lhes fico eternamente agradecido. Atenciosamente

8 Modelo 07 DA ALEGAÇÃO I - O recorrente recebeu pelo correio, no dia Data: dia/mês/ano notificação de multa da autuação acima descrita (cópia anexa), na qual consta como data da referida infração o dia Data: dia/mês/ano; II - Ocorre que justificar - ex.: relatar que o recorrente nunca esteve na cidade aludida no dia mencionado; ou que o recorrente encontrava-se trabalhando, apresentando cartão de ponto; ou que o veículo no momento da autuação estava em estacionamento; etc.. II - Com certeza houve engano por parte do agente de trânsito que fez a autuação em tela, ou algum outro veículo teve a sua placa adulterada de alguma forma, acabando por recair essa autuação sobre a placa do veículo (dados acima) do recorrente. DO FUNDAMENTO LEGAL E DO PEDIDO Assim, diante dos motivos alegados que comprovam que essa infração não foi praticada pelo veículo do recorrente, requer a Vossa Senhoria que encaminhado o presente recurso ao Presidente da JARI, ao ser este apreciado, seja essa penalidade de multa cancelada e tornada sem efeito, bem como seu registro julgado insubsistente. Desde já o requerente permanece no aguardo da notificação das providências tomadas por Vossa Senhoria, bem como do provimento deste, no endereço acima descrito. Nesses Termos, Pede Deferimento.

9 Modelo 08 Declaro para os seguintes fins e efeitos que acredito ter havido um equivoco nesta multa imposta. Venho alegar e comprovar aos Ilmos Srs. que na referida guia rebaixada onde lê se entrada e saída de veículos não existe guia rebaixada e sim uma porta de comércio de Lanchonete e Restaurante denominada onde é permitido estacionamento. Ademais é necessário esclarecer que ao colocar na Notificação que o veículo estava a mais de 12 metros do nº 475, foi uma atitude de presunção do Agente, pois não foi utilizado nenhum equipamento de medição aprovado pelo CTB ou Resolução do Contran, o que se resume que a multa foi aplicada por presunção o que contraria o CTB. Portanto diante do exposto peço o deferimento desta multa imposta pela sua insubsistência, inconsistência e irregularidade. De antemão meus mais sinceros agradecimentos. Atenciosamente

10 Modelo 09 Declaro para os seguintes fins e efeitos que acredito ter havido um equivoco nesta multa imposta. Venho alegar e comprovar aos Ilmos Srs. que na referida guia rebaixada onde lê se entrada e saída de veículos não existe guia rebaixada e sim uma porta de comércio de Lanchonete e Restaurante denominada São Gonçalo onde é permitido estacionamento. Peço por favor aos Ilmos Srs. fazerem uma diligência ao local para a verificação dos fatos. Portanto diante do exposto peço o deferimento desta multa imposta pela sua insubsistência, inconsistência e irregularidade. De antemão meus mais sinceros agradecimentos. Atenciosamente

Recebi uma multa por Estacionar Afastado da Guia de 50 cm a 1 metro. Realmente eu estive

Recebi uma multa por Estacionar Afastado da Guia de 50 cm a 1 metro. Realmente eu estive MODELO 01 Argumento de Defesa: Recebi uma multa por Estacionar Afastado da Guia de 50 cm a 1 metro. Realmente eu estive neste local citado para desembarcar um passageiro que necessitava desembarcar neste

Leia mais

Tive que avançar, um pouco, sobre a faixa para evitar a colisão. Foi uma atitude inevitável e involuntária, devido a uma situação inusitada.

Tive que avançar, um pouco, sobre a faixa para evitar a colisão. Foi uma atitude inevitável e involuntária, devido a uma situação inusitada. MODELO 1 Requerimento para Recurso de Multa Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Transportes Depto de Operação do Sistema Viário São Paulo, de de Alego em minha defesa que tive que

Leia mais

Diante de todo exposto, que retrata com fidelidade os reais acontecimentos, peço, por favor, o deferimento desta multa! Muitíssimo obrigado a todos!

Diante de todo exposto, que retrata com fidelidade os reais acontecimentos, peço, por favor, o deferimento desta multa! Muitíssimo obrigado a todos! Modelo 1 Peço desculpas a esta Ilma Jarí por aborrece-los com este Recurso, mas não poderia deixar de fazê-lo, uma vez que me sinto injustiçado no que diz respeito. Peço aos Ilmos Srs. a reconsideração

Leia mais

Que em data de, às horas, na, meu veículo foi

Que em data de, às horas, na, meu veículo foi Modelo 1 Que em data de, às horas, na, meu veículo foi autuado por ter infringido o que dispõe o Artigo 181VII Ido CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. (Estacionar sobre a faixa de pedestres) Que, entretanto

Leia mais

Peço desculpas a esta Ilma Jarí por aborrece-los com este Recurso, mas não poderia

Peço desculpas a esta Ilma Jarí por aborrece-los com este Recurso, mas não poderia Modelo 1 Peço desculpas a esta Ilma Jarí por aborrece-los com este Recurso, mas não poderia deixar de fazê-lo, uma vez que me sinto injustiçado no que diz respeito. Peço aos Ilmos Srs. a reconsideração

Leia mais

Descrição da Infração: Artigo 181 XVIII do CTB ESTACIONAR EM LOCAL/HORÀRIO

Descrição da Infração: Artigo 181 XVIII do CTB ESTACIONAR EM LOCAL/HORÀRIO Modelo 1 Código de Processamento da infração: 5541 Descrição da Infração: Artigo 181 XVIII do CTB ESTACIONAR EM LOCAL/HORÀRIO PROIBIDO PELA SINALIZAÇÃO O requerente, acima qualificado como CONDUTOR abaixo

Leia mais

Recebi uma multa por transitar pela contra mão em via de duplo sentido de direção.

Recebi uma multa por transitar pela contra mão em via de duplo sentido de direção. Modelo 01 Argumento de Defesa: Recebi uma multa por transitar pela contra mão em via de duplo sentido de direção. Entretanto, entendo e afirmo que esta multa é injusta, pois não infringi o dispositivo

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Médias Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 171. Usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos: Art. 172. Atirar do veículo ou abandonar

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Processo Administrativo Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 280. Ocorrendo infração prevista na legislação de trânsito, lavrar-se-á auto de infração, do qual constará: I - tipificação

Leia mais

Descrição da Infração: Art. 230 VI Conduzir o veículo com qualquer uma das placas sem condições de legibilidade e visibilidade.

Descrição da Infração: Art. 230 VI Conduzir o veículo com qualquer uma das placas sem condições de legibilidade e visibilidade. MODELO 1 Prefeitura do Município de Departamento Municipal de Trânsito Recurso Administrativo de Multa de Trânsito Junta Administrativa de Recursos de Infrações São Paulo, de de Placa do veículo: Município

Leia mais

TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017

TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017 TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017 Se você já tirou sua carteira de habilitação, aqui vai um teste: quantos pontos o condutor que dirige embriagado leva na carteira?

Leia mais

Art Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Infração - média; Penalidade - multa.

Art Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Infração - média; Penalidade - multa. Art. 172. Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Penalidade - multa. Art. 173. Disputar corrida por espírito de emulação: Infração - gravíssima; Penalidade - multa (três vezes),

Leia mais

Zona Azul Pode ou não pode? Aspectos legais

Zona Azul Pode ou não pode? Aspectos legais Zona Azul Pode ou não pode? Aspectos legais Aspectos legais do estacionamento pago em via pública Zona Azul ou Faixa Azul. Devido ao grande número de veículos que circulam nas cidades, o simples ato de

Leia mais

HABILITAÇÃO COM PRAZO DE VALIDADE EXPIRADO (CARTEIRA VENCIDA)

HABILITAÇÃO COM PRAZO DE VALIDADE EXPIRADO (CARTEIRA VENCIDA) Modelo 1 HABILITAÇÃO COM PRAZO DE VALIDADE EXPIRADO (CARTEIRA VENCIDA) HÁ MENOS DE TRINTA DIAS EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JARI DO (órgão que aplicou a penalidade, exemplos: DETRAN, DAER, DNER),

Leia mais

O requerente, acima qualificada como CONDUTORA abaixo assinado, teve seu

O requerente, acima qualificada como CONDUTORA abaixo assinado, teve seu MODELO 01 O requerente, acima qualificada como CONDUTORA abaixo assinado, teve seu veículo autuado e tem a alegar em sua defesa que: Trata-se no mínimo de uma autuação atípica. Não que as condições do

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO OBJETIVO Ser aprovado no Concurso do DETRAN-RS 2013 Das Infrações (art. 161 a 255) CASO PRÁTICO: João Infrator da Silva dirige seu automóvel Chevette, ano 1982, com películas muito

Leia mais

ATENÇÃO: PARA EVITAR PLÁGIOS, O PRESENTE RECURSO FOI CODIFICADO/ALTERADO INTENCIONALMENTE!!!!

ATENÇÃO: PARA EVITAR PLÁGIOS, O PRESENTE RECURSO FOI CODIFICADO/ALTERADO INTENCIONALMENTE!!!! ILMO DIRETOR PRESIDENTE DA Autos de infração de números de séries: Fulano de Tal, brasileiro, portador do RG n.º X e do CPF n.º X, residente e domiciliado (a) na X, ap X, Bairro de X, X X, vem, mui respeitosamente

Leia mais

ILMO. SR. PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO PAULO SP

ILMO. SR. PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO PAULO SP ILMO. SR. PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO PAULO SP Requerente: Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do ABC SETRANS CNPJ nº 67.180.224/0001-01 Endereço: Rua José Lobo, nº 78 Jd. Maria Adelaide CEP: 09725-450,

Leia mais

O requerente, acima qualificado como CONDUTOR e ATUAL PROPRIETÁRIO abaixo assinado, tem a alegar que:

O requerente, acima qualificado como CONDUTOR e ATUAL PROPRIETÁRIO abaixo assinado, tem a alegar que: MODELO 1. O requerente, acima qualificado como CONDUTOR e ATUAL PROPRIETÁRIO abaixo assinado, tem a alegar que: Em sua defesa apela pela IRREGULARIDADE E NULIDADE DA MULTA onde consta a referida autuação,

Leia mais

Confirmo que, conforme indica o auto de infração, eu realmente estava transitando

Confirmo que, conforme indica o auto de infração, eu realmente estava transitando MODELO 01 meu veículo, meu filhinho de apenas 02 anos, que naquele dia sofria de graves dores localizada nos ouvidos. Para chegar o mais rápido possível ao Pronto Socorro Infantil do Sabará, me vi forçada

Leia mais

2016 Rosan Coimbra. Todos os direitos reservados.

2016 Rosan Coimbra. Todos os direitos reservados. 2016 Rosan Coimbra. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste case pode ser reproduzida, armazenada ou transmitida de qualquer forma ou por qualquer meio, seja eletrônico, mecânico, fotocópia,

Leia mais

Uso de Câmeras de Videomonitoramento para Autuação de Infrações de Trânsito: Aspectos Tecnológicos e Legais

Uso de Câmeras de Videomonitoramento para Autuação de Infrações de Trânsito: Aspectos Tecnológicos e Legais Uso de Câmeras de Videomonitoramento para Autuação de Infrações de Trânsito: Aspectos Tecnológicos e Legais RICARDO ALVES DA SILVA Tenente Coronel - PMSC Conceito de Auto de Infração Trata-se de um ato

Leia mais

Modelo 1. Registro de antemão os mais sinceros agradecimentos e fico no aguardo ansioso de uma resposta favorável! Atenciosamente

Modelo 1. Registro de antemão os mais sinceros agradecimentos e fico no aguardo ansioso de uma resposta favorável! Atenciosamente Modelo 1 Requerimento para Recurso de Multa de Trânsito Venho pedir o deferimento desta multa imposta, pelo motivo de que não está em conforme com o Código de Trânsito Brasileiro. A multa em questão refere-se

Leia mais

Terça-feira, 22 de janeiro de 2019 Ano VI Edição nº 1167 Página 1 de 5

Terça-feira, 22 de janeiro de 2019 Ano VI Edição nº 1167 Página 1 de 5 Terça-feira, 22 de janeiro de 2019 Ano VI Edição nº 1167 Página 1 de 5 SUMÁRIO PODER EXECUTIVO DE PEREIRA BARRETO 2 Outros Atos 2 EXPEDIENTE O Diário Oficial da Estância Turística de Pereira Barreto, veiculado

Leia mais

CRITÉRIOS DE SINALIZAÇÃO DIVERSOS SPP Superintendência de Planejamento e Projetos 33G-1 Revisão A

CRITÉRIOS DE SINALIZAÇÃO DIVERSOS SPP Superintendência de Planejamento e Projetos 33G-1 Revisão A SPP Superintendência de Planejamento e Projetos 33G-1 Esta norma contém os Critérios de Projeto para a implantação e sinalização de área destinada ao estacionamento de bicicleta compartilhada sem estação

Leia mais

Modelo Recurso Suspensão do Direito de Dirigir

Modelo Recurso Suspensão do Direito de Dirigir Modelo Recurso Suspensão do Direito de Dirigir Categoria: Detrac! Publicado em Sexta, 03 Outubro 2014 21:38 Escrito por Detrac Recursos de Multas Trânsito Acessos: 91543 ILMO. Sr Diretor da Divisão de

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Graves Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65: Penalidade - multa; Medida administrativa

Leia mais

Regulamentação de Estacionamento e Parada

Regulamentação de Estacionamento e Parada Companhia de Engenharia de Tráfego MANUAL DE SINALIZAÇÃO URBANA Regulamentação de Estacionamento e Parada Hidrante Critérios de Projeto Revisão 0 Volume 10 Parte 10 GPL/Normas Maio - 2012 Introdução Esta

Leia mais

MULTAS DE TRÂNSITO RECURSOS ORIENTAÇÕES

MULTAS DE TRÂNSITO RECURSOS ORIENTAÇÕES MULTAS DE TRÂNSITO RECURSOS ORIENTAÇÕES RESOLUÇÃO 299/08 DO CONTRAN Como funciona o procedimento: Após a autuação efetuada pelo agente público ( fiscal de rua/marronzinho ) na via pública, inicia-se um

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Normas Gerais de Circulação e Conduta Parte 4 Prof. Denis Brasileiro Art. 46. Sempre que for necessária a imobilização temporária de um veículo no leito viário, em situação de emergência,

Leia mais

ANÁLISE DE EMPREENDIMENTO PÓLO GERADOR DE TRÁFEGO (PGT) A análise pela SETTRANS dos PGT utiliza-se da seguinte metodologia:

ANÁLISE DE EMPREENDIMENTO PÓLO GERADOR DE TRÁFEGO (PGT) A análise pela SETTRANS dos PGT utiliza-se da seguinte metodologia: ANÁLISE DE EMPREENDIMENTO PÓLO GERADOR DE TRÁFEGO (PGT) A análise pela SETTRANS dos PGT utiliza-se da seguinte metodologia: Projeto arquitetônico da edificação: além de observar, no que cabe, as leis de

Leia mais

Aula nº. 28. Processo Administrativo de Multa. Conforme visto na aula anterior o processo administrativo de multa pode-se resumir: 4 - recursos

Aula nº. 28. Processo Administrativo de Multa. Conforme visto na aula anterior o processo administrativo de multa pode-se resumir: 4 - recursos Página1 Curso/Disciplina: Legislação de Trânsito Aula: 28 - Processo Administrativo de Multa e Advertência por Escrito Professor(a): Carlos Máximo Monitor(a): Leonardo Lima Aula nº. 28 Processo Administrativo

Leia mais

Aula 10 - Exercício. c) nesse trecho (200 m) deverão ser propostas duas lombadas, seguindo o exposto no item (a);

Aula 10 - Exercício. c) nesse trecho (200 m) deverão ser propostas duas lombadas, seguindo o exposto no item (a); Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Dpto. de Engenharia Civil Engenharia de Tráfego Urbano Profs. João Cucci Neto e Paulo Bacaltchuck http://meusite.mackenzie.br/professor_cucci Aula

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MOTORISTA PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MOTORISTA PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1) O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Considere para as vias

Leia mais

Portaria 99, de 1º de junho de Considerando o que consta do processo administrativo nº / , resolve:

Portaria 99, de 1º de junho de Considerando o que consta do processo administrativo nº / , resolve: Portaria 99, de 1º de junho de 2017 Estabelece os requisitos técnicos, especificações e condições para homologação de sistema informatizado (software) do Talão Eletrônico, e regulamenta o procedimento

Leia mais

RESOLUÇÃO N 248 DE 27 DE AGOSTO DE 2007

RESOLUÇÃO N 248 DE 27 DE AGOSTO DE 2007 RESOLUÇÃO N 248 DE 27 DE AGOSTO DE 2007 Dispõe sobre a autuação, notificação e aplicação de penalidades nos casos de infrações cometidas por pessoas físicas ou jurídicas sem a utilização de veículos, expressamente

Leia mais

2) O condutor que levar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, terá como punição:

2) O condutor que levar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, terá como punição: 1) A figura abaixo ilustra as manobras efetuadas pelos veículos A e B, em um cruzamento. O veículo A realiza as manobras 1 e 2 e o veículo B realiza as manobras 3 e 4, sendo assim, podemos considerar infrações

Leia mais

Parágrafo Único Para a desconstituição do auto de infração ou notificação, com a sanção imposição de multa, compete exclusivamente

Parágrafo Único Para a desconstituição do auto de infração ou notificação, com a sanção imposição de multa, compete exclusivamente PROJETO DE LEI Nº 80 / 2017 Dispõe sobre a isenção de multas aos condutores de veículos, nas funções que especifica A CÂMARA MUNICIPAL DE RIO VERDE APROVA: Art. 1º - Fica isentos na circunscrição do Município

Leia mais

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa.

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa. IX - na contramão de direção: Penalidade - multa; X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Art. 183. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança

Leia mais

Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições

Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições meteorológicas e a intensidade do trânsito, obedecendo aos limites

Leia mais

RECURSO DE MULTA - AUTUAÇÃO FEITA PELA POLICIA MILITAR RODOVIÁRIA ESTADUAL OU FEDERAL (ultrapassagem faixa dupla)

RECURSO DE MULTA - AUTUAÇÃO FEITA PELA POLICIA MILITAR RODOVIÁRIA ESTADUAL OU FEDERAL (ultrapassagem faixa dupla) MODELO 1 RECURSO DE MULTA - AUTUAÇÃO FEITA PELA POLICIA MILITAR RODOVIÁRIA ESTADUAL OU FEDERAL (ultrapassagem faixa dupla) Motivos: 1- Ultrapassagem em faixa dupla - fiscalização à longa distância. 2-

Leia mais

LIZ - LEI Nº 4702 DE 1º DE SETEMBRO DE 2010

LIZ -  LEI Nº 4702 DE 1º DE SETEMBRO DE 2010 LIZ - www.leismunicipais.com.br LEI Nº 4702 DE 1º DE SETEMBRO DE 2010 INSTITUI O SISTEMA DO ESTACIONAMENTO ROTATIVO PAGO NAS VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS DE PASSO FUNDO E AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A OUTORGAR

Leia mais

4º Aplica-se aos animais recolhidos na forma do inciso X o disposto nos arts. 271 e 328, no que couber. Art O veículo poderá ser retido nos

4º Aplica-se aos animais recolhidos na forma do inciso X o disposto nos arts. 271 e 328, no que couber. Art O veículo poderá ser retido nos 4º Aplica-se aos animais recolhidos na forma do inciso X o disposto nos arts. 271 e 328, no que couber. Art. 270. O veículo poderá ser retido nos casos expressos neste Código. 1º Quando a irregularidade

Leia mais

Biometria não coletada do Aluno

Biometria não coletada do Aluno ANEXO II TABELAS Tabela de Tipo de Eventos Cód Descrição 01 Dados Biométricos Aluno 02 Dados Biométricos Instrutor 10 Percurso 50 Comportamento Aluno 60 Avaliação do Aluno - Cuidados e Ajustes Iniciais

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2011 Assunto: Utilização de veículos oficiais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2011 Assunto: Utilização de veículos oficiais SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Caxias do Sul INSTRUÇÃO

Leia mais

COMPLEMENTAÇÃO DETRAN/RS

COMPLEMENTAÇÃO DETRAN/RS COMPLEMENTAÇÃO DETRAN/RS Complementação do material de legislação de trânsito do concurso do DETRAN/RS conforme nova retificação publicada em 02/07/2013. 1 Excluir do material o seguinte: a) Resolução

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº..., DE 2012. (Do Deputado REGUFFE)

PROJETO DE LEI Nº..., DE 2012. (Do Deputado REGUFFE) PROJETO DE LEI Nº..., DE 2012. (Do Deputado REGUFFE) Acrescenta o inciso XX ao caput do art. 181 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, para proibir o

Leia mais

Transitar em canteiro central, ilhas, refúgios, marcas de canalização, acostamento. Executar retorno R$ em 191,53 local proibido pela sinalização

Transitar em canteiro central, ilhas, refúgios, marcas de canalização, acostamento. Executar retorno R$ em 191,53 local proibido pela sinalização Infrações gravíssima / 7 pontos: Avançar o sinal vermelho R$ 191,54 do semáforo Transitar em sentido R$ 191,54 oposto ao estabelecido Transitar em calçadas, R$ 574,54 passeios 3 X Multa e passarelas Transitar

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito Dos Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados Professor: leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Trânsito DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO

Leia mais

EDSON CARAM, DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO - DSV, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei e,

EDSON CARAM, DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO - DSV, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei e, PORTARIA N.º 66/17- DSV.GAB. EDSON CARAM, DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO - DSV, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei e, CONSIDERANDO a Lei nº 13.146, de 6 de julho

Leia mais

"USE SEMPRE A PREVENÇÃO EM TRÂNSITO E EVITE SURPRESAS DESAGRADAVEIS"

USE SEMPRE A PREVENÇÃO EM TRÂNSITO E EVITE SURPRESAS DESAGRADAVEIS "USE SEMPRE A PREVENÇÃO EM TRÂNSITO E EVITE SURPRESAS DESAGRADAVEIS" RECURSO DE MULTA Todo cidadão ao ser multado, tem por direito fazer um recurso e assim tentar junto ao órgão que lhe impôs a penalidade

Leia mais

Resolve: Resolução CONTRAN Nº 432 DE 23/01/2013

Resolve: Resolução CONTRAN Nº 432 DE 23/01/2013 1 Resolução CONTRAN Nº 432 DE 23/01/2013 Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados pelas autoridades de trânsito e seus agentes na fiscalização do consumo de álcool ou de outra substância psicoativa

Leia mais

Legislação de Trânsito 1

Legislação de Trânsito 1 Legislação de Trânsito 1 Conhecer as premissas que regem o CTB, bem como seus órgãos e sistemas. Conhecer os direitos e deveres de um cidadão no trânsito. Introdução Regulamentação. Fundamentação do CTB.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 738, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 738, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 738, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018 Estabelece os padrões e critérios para a instalação de travessia elevada para pedestres em vias públicas. O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN), no uso da

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º047/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º047/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º047/2017 O Serviço Municipal de Tráfego e Transportes - SMTT da Prefeitura Municipal de JACOBINA e Autoridade

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º036/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º036/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º036/2018 A Serviço Municipal de Tráfego e Transportes - SMTT da Prefeitura Municipal de JACOBINA e Autoridade

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA Celular e adolescentes: uma relação perigosa Uma pesquisa feita em Flandres, na Bélgica, com estudantes de 13 a 17 anos, revel

LÍNGUA PORTUGUESA Celular e adolescentes: uma relação perigosa Uma pesquisa feita em Flandres, na Bélgica, com estudantes de 13 a 17 anos, revel LÍNGUA PORTUGUESA Celular e adolescentes: uma relação perigosa Uma pesquisa feita em Flandres, na Bélgica, com 1.656 estudantes de 13 a 17 anos, revelou que o uso do celular à noite é prática recorrente

Leia mais

RELATÓRIO DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO DADOS REFERENTES A TODOS OS ÓRGÃOS AUTUADORES DE MULTAS DO ESTADO DE ALAGOAS

RELATÓRIO DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO DADOS REFERENTES A TODOS OS ÓRGÃOS AUTUADORES DE MULTAS DO ESTADO DE ALAGOAS RELATÓRIO DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO DADOS REFERENTES A TODOS OS ÓRGÃOS AUTUADORES DE MULTAS DO ESTADO DE ALAGOAS Os dados aqui apresentados são referentes às infrações registradas por todos os órgãos autuadores

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA Celular e adolescentes: uma relação perigosa Uma pesquisa feita em Flandres, na Bélgica, com estudantes de 13 a 17 anos, revel

LÍNGUA PORTUGUESA Celular e adolescentes: uma relação perigosa Uma pesquisa feita em Flandres, na Bélgica, com estudantes de 13 a 17 anos, revel LÍNGUA PORTUGUESA Celular e adolescentes: uma relação perigosa Uma pesquisa feita em Flandres, na Bélgica, com 1.656 estudantes de 13 a 17 anos, revelou que o uso do celular à noite é prática recorrente

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Gravíssimas- Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 162. Dirigir veículo: V - com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias: Penalidade -

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º062/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º062/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º062/2018 A Serviço Municipal de Tráfego e Transportes - SMTT da Prefeitura Municipal de JACOBINA e Autoridade

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jacobina publica:

Prefeitura Municipal de Jacobina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2654 Prefeitura Municipal de publica: Edital de Notificações de Penalidade N 122/2018 - SMTT Bahia. Gestor - Luciano Antonio Pinheiro / Secretário - Governo / Editor -

Leia mais

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010.

DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DECRETO Nº 452, DE 27 DE MAIO DE 2010. DISPÕE SOBRE O USO DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO NAS VIAS E LOGRADOUROS DO MUNICÍPIO DE CANOAS DESTINADAS AOS IDOSOS E ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUE TENHAM DIFICULDADE

Leia mais

Modelo 1. Atenciosamente

Modelo 1. Atenciosamente Modelo 1 Peço a compreensão e a analise dos Srs. Julgadores no caso em questão. Gostaria de informar aos Srs. que devido ao complicado fluxo de trânsito no citado local, por uma infelicidade muito grande

Leia mais

DEFESA EM PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO INSTAURADO PARA SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR

DEFESA EM PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO INSTAURADO PARA SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR Modelo 1 DEFESA EM PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO INSTAURADO PARA SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR Exemplo de motivo: somatória de vinte pontos em virtude de diversas infrações de trânsito de responsabilidade

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO CTB

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO CTB COMISSÃO DE TRÂNSITO PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO CTB PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO CTB COMPETÊNCIAS ACRESCENTAR: CONTRAN (ART. 10) um representante da entidade máxima representativa dos órgãos e entidades executivos

Leia mais

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21 7 PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21 Todas as questões são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posteriores). QUESTÃO 16: Segundo

Leia mais

CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO Preencher devidamente o impresso de requerimento. Providenciar e apresentar todos os documentos exigidos, os quais serão encaminhados a Comissão para análise

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Penalidades Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 256. A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar,

Leia mais

Legislação de Trânsito 1

Legislação de Trânsito 1 Legislação de Trânsito 1 Conhecer as premissas que regem o CTB, bem como seus órgãos e sistemas. Conhecer os direitos e deveres de um cidadão no trânsito. Introdução Regulamentação. Fundamentação do CTB.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º052/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º052/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º052/2018 A Serviço Municipal de Tráfego e Transportes - SMTT da Prefeitura Municipal de JACOBINA e Autoridade

Leia mais

Dicas de Trânsito. 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro.

Dicas de Trânsito. 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro. Dicas de Trânsito 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro. 002 P. Qual o dever do condutor antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas? R. Verificar as condições

Leia mais

PROJETO DE LEI 131/2012-1) Comparativo entre texto Original e Substitutivo -

PROJETO DE LEI 131/2012-1) Comparativo entre texto Original e Substitutivo - PROJETO DE LEI 131/2012-1) Comparativo entre texto Original e Substitutivo - Legenda: - Texto em preto: permanece inalterado - Texto em vermelho: excluído no substitutivo - Texto em azul: incluído no substitutivo

Leia mais

trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.

trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Direção Defensiva. Em 23 de setembro de 1997 é promulgada pelo Congresso Nacional a Lei no 9.503 que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, sancionada pela Presidência da República, entrando em vigor

Leia mais

ESTACIONAMENTOS Prof. Dr. Evaldo Ferreira. Coordenador PMUC

ESTACIONAMENTOS Prof. Dr. Evaldo Ferreira. Coordenador PMUC Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres 3 CONTEXTUALIZANDO A questão dos estacionamentos está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº

Leia mais

c Publicada no DOU de

c Publicada no DOU de RESOLUÇÃO DO CONTRAN N o 363, DE 28 DE OUTUBRO DE 2010 Dispõe sobre padronização dos procedimentos administrativos na lavratura de auto de infração, na expedição de notificação de autuação e de notificação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º044/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º044/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º044/2017 O Serviço Municipal de Tráfego e Transportes - SMTT da Prefeitura Municipal de JACOBINA e Autoridade

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 6. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 6. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 6 Professor: Rodrigo J. Capobianco CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO Devemos considerar que o (Lei 9.503/97) é muito mais que uma lei penal, trazendo

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ASPECTOS CRIMINAIS. Prof. Rodrigo Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ASPECTOS CRIMINAIS. Prof. Rodrigo Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ASPECTOS CRIMINAIS Prof. Rodrigo Capobianco CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO Devemos considerar que o Código de Trânsito Brasileiro (Lei

Leia mais

Procedimentos para Solicitação do Desbloqueio de Cancelamento de Gravame Detran/AC

Procedimentos para Solicitação do Desbloqueio de Cancelamento de Gravame Detran/AC Procedimentos para Solicitação do Desbloqueio de Cancelamento de Gravame Detran/AC De acordo com a portaria 579 de 17 de Junho de 2016, o DETRAN/AC passou a efetuar o bloqueio de cancelamento de gravame

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8 Professor: Rodrigo J. Capobianco LEI DE EXECUÇÃO PENAL 1. LEP - Estrutura A LEP Lei das Execuções Penais é estruturada da seguinte forma:

Leia mais

MANUAL REGULAMENTANDO O USO DOS VEÍCULOS OFICIAIS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS FRAIBURGO

MANUAL REGULAMENTANDO O USO DOS VEÍCULOS OFICIAIS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS FRAIBURGO MANUAL REGULAMENTANDO O USO DOS VEÍCULOS OFICIAIS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS FRAIBURGO Responsável pela elaboração: Douglas Carlesso FRAIBURGO/SC 2015 APRESENTAÇÃO O Instituto Federal Catarinense

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Benedito publica:

Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Prefeitura Municipal de Sao Benedito 1 Segunda-feira Ano V Nº 409 Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Decreto Nº 05 de 17 de Março de 2017 - As áreas especiais de estacionamento mediante remuneração

Leia mais

Decreto de Balneário Camboriú nº 4464 de 03 de agosto de 2006

Decreto de Balneário Camboriú nº 4464 de 03 de agosto de 2006 "DISPÕE SOBRE O ESTACIONAMENTO REGULAMENTADO DE VEÍCULO - ESTAR BALNEÁRIO CAMBORIÚ, NO ÂMBITO DESTE MUNICÍPIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". O Prefeito Municipal de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina,

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 45/2011

RESOLUÇÃO nº 45/2011 RESOLUÇÃO nº 45/2011 Dispõe sobre o Estacionamento Rotativo pago nas vias municipais e dá outras providências. O Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul CETRAN RS, no uso das atribuições que

Leia mais

31/08/2014. Curso de Engenharia Civil

31/08/2014. Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Período: 6º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Atuação da : Lida com problemas relacionados ao trânsito de veículos e pedestres:

Leia mais

Eunápolis DECRETO Nº DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014.

Eunápolis DECRETO Nº DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014. DECRETO Nº 5.149 DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014. Dispõe sobre o Regimento Interno do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes DMTTRAN, criado pela Lei Municipal nº 948, de 26 de Maio de 2014. O PREFEITO

Leia mais

Procedimento para a Implantação de Sinalização de Regulamentação de Velocidades nas Rodovias Estaduais

Procedimento para a Implantação de Sinalização de Regulamentação de Velocidades nas Rodovias Estaduais Procedimento para a Implantação de Sinalização de Regulamentação de Velocidades nas Rodovias Estaduais 1. Objetivo: O presente Procedimento, visa estabelecer critérios e diretrizes para a implantação de

Leia mais

- A)- A presente Notificação está em frontal violação com o que determina e estabelece o Art. 167, do Código de Trânsito Brasileiro;

- A)- A presente Notificação está em frontal violação com o que determina e estabelece o Art. 167, do Código de Trânsito Brasileiro; Modelo 01 Ilmos Srs., desta Digníssima Jarí, Dirijo-me aos Srs., devido estar inconformado e sentirme injustiçado com esta imposição de penalidade e a eventual cobrança dessa multa de trânsito, venho com

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Medidas Administrativas Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 269. A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição,

Leia mais

INFRAÇÕES. Art Dirigir veículo. Infração Penalidade Medida administrativa

INFRAÇÕES. Art Dirigir veículo. Infração Penalidade Medida administrativa INFRAÇÕES Art. 162. Dirigir veículo Infração Penalidade Medida administrativa sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir: com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para

Leia mais

Prefeitura Municipal de Taubaté Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal de Taubaté Estado de São Paulo DECRETO Nº 13255, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2014 Regulamenta a Lei Complementar nº 122, de 14 de março de 2005 e dá outras providências. JOSÉ BERNARDO ORTIZ MONTEIRO JUNIOR, PREFEITO MUNICIPAL DE TAUBATÉ,

Leia mais

Tema: CRIMES DE TRÂNSITO. Gabarito Comentado

Tema: CRIMES DE TRÂNSITO. Gabarito Comentado 30/04/19 Tema: CRIMES DE TRÂNSITO Gabarito Comentado 1 - RESPOSTA: ERRADA. Entrega de direção de veículo automotor a pessoa não habilitada é crime de perigo abstrato. Súmula 575-STJ : Constitui crime a

Leia mais

ILMO. SR. DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES COLETIVOS XXXXX XXXXXX/XXXX

ILMO. SR. DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES COLETIVOS XXXXX XXXXXX/XXXX ILMO. SR. DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES COLETIVOS XXXXX XXXXXX/XXXX Ref. Notificação de infração nºxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx, pessoa jurídica de direito privado, devidamente registrada nessa Autarquia

Leia mais

Seja bem vindo(a) à PodShare.

Seja bem vindo(a) à PodShare. guia do usuário Seja bem vindo(a) à PodShare. Este é o nosso guia do usuário. Nele serão apresentadas todas as explicações necessárias para que você e todos os nossos clientes tenham sempre uma ótima experiência

Leia mais

Regulamentação de Estacionamento e Parada

Regulamentação de Estacionamento e Parada Companhia de Engenharia de Tráfego MANUAL DE SINALIZAÇÃO URBANA Regulamentação de Estacionamento e Parada Estabelecimentos - Sinalização de Vagas Reservadas Critérios de Projeto Revisão 0 Volume 10 Parte

Leia mais

SP 15/02/80 NT 052/80. Novo Sistema de Recursos de Multa de Trânsito. Eng.º Jackson Lee. Introdução

SP 15/02/80 NT 052/80. Novo Sistema de Recursos de Multa de Trânsito. Eng.º Jackson Lee. Introdução SP 15/02/80 NT 052/80 Novo Sistema de Recursos de Multa de Trânsito Eng.º Jackson Lee Introdução A quantidade de recursos de multas de trânsito tem aumentado a cada ano: Ano Multas Recursos 1977 2.100

Leia mais

DECRETO Nº _071 /2012 de 15 de maio de Diminuir a incidência de veículos estacionados de forma irregular; DECRETA:

DECRETO Nº _071 /2012 de 15 de maio de Diminuir a incidência de veículos estacionados de forma irregular; DECRETA: DECRETO Nº _071 /2012 de 15 de maio de 2012 Regulamenta a Lei Municipal nº 1.249/2012 de 19 de abril de 2012, que dispõe sobre a criação de áreas de estacionamento rotativo regulamentado para veículos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º035/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º035/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO N.º035/2018 A Serviço Municipal de Tráfego e Transportes - SMTT da Prefeitura Municipal de JACOBINA e Autoridade

Leia mais