Manual de Utilizador do ZON HUB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Utilizador do ZON HUB"

Transcrição

1 Manual de Utilizador do ZON HUB Versão 4.11 ZON Multimedia. Revisão: Os nomes de produtos mencionados neste documento são marcas registadas dos seus respectivos fabricantes e serão utilizados somente para fins de identificação. Índice I. Instalar o seu ZON HUB 1. Ligar o seu ZON HUB 1.1. Conexão de Energia 1.2. Ligação da Rede de Área Alargada (WAN) 2. Ligar o Seu PC 2.1. Ligação da Rede Local (LAN) 2.2. Ligação da Rede Local Sem Fios 3. Ligar à Internet 3.1. Resolução de Problemas Iniciar o ZON HUB Conectividade por Cabo Conectividade da Internet 4. Ligar Equipamentos Periféricos 4.1. Ligar uma Impressora 4.2. Ligar um Dispositivo de Armazenamento 4.3. Ligar um Cliente Multimédia Visualização e Transmissão em Sequência de Ficheiros Multimédia II. Gerir o Seu ZON HUB 5. Aceder à Consola de Gestão 6. Início 6.1. Visão Geral do seu ZON HUB Visualizar o Estado do Sistema Visualização e Ligação à sua Rede Sem Fios Visualizar a Rede Local Visualizar Dispositivos Ligados 6.2. Visualizar a sua Rede com Mapa de Rede 7. Rede Local 7.1. Visão Geral da sua Rede Local 7.2. Configurar as Definições da sua Rede Local 7.3. Configurar a sua Ligação Sem Fios 7.4. Gerir o seu Armazenamento Partilhado 7.5. Gerir Impressoras Partilhadas Configurar o Servidor de Impressão Ligar os Anfitriões da sua Rede Local à Impressora de Rede 8. Serviços 8.1. Visão Geral dos Seus Serviços 8.2. Firewall Configurar as Definições de Segurança Básicas Controlar o Acesso aos Serviços de Internet Utilizar o Encaminhamento de Portas Designar um Anfitrião DMZ Visualizar as Ligações Abertas

2 8.3. Partilha de Ficheiros Multimédia Configurar o Serviço de Partilha de Ficheiros Multimédia Aceder aos Ficheiros Multimédia Partilhados a Partir de um Computador da Rede Local 8.4. DNS Dinâmico Abrir uma Conta de DNS Dinâmico Utilizar o DNS Dinâmico 8.5. ZON@FON 9. Sistema 9.1. Visão Geral das Informações do Sistema 9.2. Gerir os Utilizadores 9.3. Monitorizar as Suas Ligações de Rede 9.4. Realizar a Manutenção do Sistema Configurar as Suas Definições de Cabo Restaurar as Definições de Fábrica Diagnosticar a Conectividade de Rede III. Apêndice 10. Especificações do Produto 11. Configurar uma Interface de Rede do Computador 12. Confirmação de Licenciamento e Oferta de Código Fonte 13. Contactar a ZON Multimédia Parte I Instalar o Seu ZON HUB Índice 1. Ligar o seu ZON HUB 2. Ligar o seu PC 3. Ligar à Internet 4. Ligar Equipamentos Periféricos Capítulo 1 Ligar o seu ZON HUB A ligação do seu computador ou rede doméstica ao ZON HUB é um procedimento simples, variando ligeiramente, de acordo com os diferentes sistemas operativos. No final dos próximos capítulos terá o seu ZON HUB instalado e poderá navegar na Internet a partir de um computador ligado ao seu ZON HUB. Figura 1.1 A Sua Rede Doméstica As ilustrações que se seguem representam o ZON HUB.

3

4 Figura 1.2 ZON HUB O painel frontal apresenta LEDs (luzes) que fornecem comentários para as funcionalidades que representam. O painel posterior contém a entrada para o cabo coaxial e a entrada USB, além do botão "restore", que, quando pressionado durante 5 segundos, irá restaurar as definições de fábrica do ZON HUB. O fundo do ZON HUB contém várias tomadas de entrada, como descrito nos capítulos que se seguem. O quadro que se segue apresenta os LEDs (luzes) do ZON HUB disponíveis, bem como o seu comportamento e funcionalidade. Nota: Quando um LED (luz) está desligado, a funcionalidade associada ao mesmo também não está ligada, ou não está operacional. LED Comportamento Verde contínuo ˆ O ZON HUB está ligado à corrente eléctrica. Verde intermitente ˆ O ZON HUB está a ser actualizado remotamente Verde intermitente ˆ A analisar a frequência de downstream/upstream Verde contínuo ˆ Bloqueado na frequência Verde intermitente ˆ O ZON HUB está a receber o endereço IP Verde contínuo ˆ O ZON HUB recebeu o endereço IP Verde contínuo ˆ Existe um computador ligado à porta da rede local (LAN) Verde intermitente ˆ O computador está a enviar ou a receber dados (tráfego) Azul contínuo/intermitente ˆ A velocidade de ligação e de tráfego é de 1000 Mbps Verde contínuo ˆ A rede sem fios do ZON HUB está activa Verde intermitente ˆ O ZON HUB está a enviar ou a receber dados sem fios (tráfego) Verde contínuo ˆ Existe um dispositivo ligado à tomada USB Verde intermitente ˆ O dispositivo ligado não está operacional (não é compatível com o ZON HUB). Verde contínuo ˆ Existe um telefone ligado à tomada do telefone; o telefone está no descanso Verde intermitente ˆ O telefone está fora do descanso Verde de intermitência rápida ˆ O telefone está no descanso mas há actividade na linha (p. ex. o telefone está a tocar) Verde contínuo ˆ Durante 60 segundos se um dispositivo tiver sido configurado com sucesso Verde intermitente ˆ Durante 120 segundos quando a negociação WPS é iniciada Vermelho contínuo ˆ Durante 60 segundos se não tiver sido configurado um dispositivo Quadro 1.1 LEDs (luzes) do ZON HUB e o seu Comportamento 1.1 Conexão de Energia Ligue o cabo de alimentação fornecido à tomada correspondente no painel inferior do ZON HUB e a uma tomada eléctrica de parede.

5 Figura 1.3 Conexão de Energia 1.2. Ligação da Wide Area Network (WAN) Utilizando um cabo coaxial RF, ligue a extremidade do cabo ao ZON HUB, ligando a outra extremidade à tomada da ZON. Figura 1.4 Ligação do Cabo Coaxial Capítulo 2 Ligar o Seu PC 2.1. Ligação da Rede Local (LAN)

6 Utilizando um Cabo Ethernet, ligue a placa de rede do seu computador a qualquer uma das quatro portas Ethernet do seu ZON HUB. Figura 2.1 Ligação da Rede Local O endereço de IP será atribuído automaticamente a qualquer computador que se ligue às portas Ethernet do ZON HUB, tornando-o, assim, parte da sua rede local. Contudo, se o seu computador não se conseguir ligar ao ZON HUB, poderá ter de configurar a interface de rede do mesmo. Para mais informações, consulte o Capítulo Ligação da Rede Local sem Fios Figura 2.2 Rede sem Fios Se o seu PC tiver placa wireless, o Windows irá reconhecer automaticamente as redes sem fios disponíveis. Clique no ícone da ligação wireless para efectuar uma pesquisa e seleccione a rede sem fios do seu ZON HUB. Alternativamente, poderá utilizar o software fornecido com o seu hardware wireless. Em ambos os casos, será solicitada a introdução da sua palavra-passe sem fios. Esta palavra-passe é sensível a maiúsculas/minúsculas e pode ser encontrada no autocolante situado no fundo do ZON HUB (ver Figura 1.2).

7 Capítulo 3 Ligar à Internet Depois de ter o seu equipamento conectado e ligado, deixe o seu ZON HUB carregar durante 5 minutos. Teste a sua ligação abrindo uma janela do browser no seu PC e navegando para qualquer endereço Internet. Tente navegar somente após verificar a indicação presente na seguinte imagem: Figura 3.1 Informações de Ligação 3.1 Resolução de Problemas Perante problemas que o inibem de navegar na Internet, o ZON HUB irá interceptar a sua tentativa de navegação e apresentará os ecrãs que se seguem, concebidos para ajudá-lo a solucionar os problemas identificados pelo ZON HUB, de forma rápida e eficaz Iniciar o ZON HUB Se tentar navegar na Internet antes do seu ZON HUB ter sido totalmente reiniciado, aparecerá um ecrã com a indicação apresentada na imagem. Figura 3.2 O ZON HUB está a Reiniciar Aguarde por favor alguns minutos e tente navegar novamente Conectividade por Cabo O seu ZON HUB poderá não estar a conseguir estabelecer uma ligação por cabo. Este facto pode dever-se a razões como: O ZON HUB não está a conseguir sincronizar. O cabo coaxial que liga o seu ZON HUB à tomada da ZON pode estar danificado ou mal apertado. Caso seja diagnosticado um dos problemas acima descritos, aparecerá o ecrã que se segue, fornecendo linhas de orientação adicionais para solucionar o problema.

8 Figura 3.3 Um Problema de Conectividade Conectividade da Internet Após sincronização (registo) do seu ZON HUB com o serviço ZON, o mesmo, poderá não estar ainda apto para estabelecer uma ligação à Internet. Este facto pode dever-se a razões como: Não é possível obter um endereço IP. O serviço da ZON Net na sua zona, está a experienciar problemas. Nesse caso, aparecerá o ecrã que se segue, sugerindo que reinicie o ZON HUB. Figure 3.4 Não é Possível Estabelecer Ligação à Internet Capítulo 4 Ligar Equipamentos Periféricos

9 Nesta fase, está pronto para ligar os seus equipamentos periféricos ao ZON HUB, tais como: - Impressora, dispositivo de armazenamento ou um cliente multimédia Ligar uma Impressora Para configurar uma impressora de rede que será partilhada por todos os computadores da rede local, ligue uma impressora à porta USB do seu ZON HUB. Figura 4.1 Ligação de Impressora A impressora ligada é gerida pelo servidor de impressão do ZON HUB. Para estabelecer uma ligação de impressora de rede num computador com o Windows, execute o seguinte: 1. Navegue até e entre com o seu username e palavra-passe (home e zonnet, respectivamente). 2. No ecrã Vista Geral, em Home, clique no ícone impressoras para visualizar o ecrã Impressoras partilhadas. 3. Copie o URL do IPP (Internet Printing Protocol) para a área de transferência. Figura 4.2 Impressora 4. Windows: No seu computador, abra o utilitário Impressoras e Faxes, a partir de Definições, no menu Iniciar. 5. Clique na hiperligação Adicionar uma impressora para dar início ao assistente. 6. Clique em Seguinte para prosseguir com a sequência do assistente. 7. Seleccione Impressora de Rede e clique em Seguinte.

10 Figura 4.3 Impressora Local ou de Rede 8. Seleccione Ligar a uma impressora na Internet. 9. Cole o URL do IPP (Internet Printing Protocol) da impressora no campo URL. Figura 4.4 Especificar uma Impressora 10. Clique em Seguinte. É possível que lhe seja pedido para seleccionar a marca e modelo do controlador, ou a localização do mesmo. Nesse caso, forneça a localização do controlador e clique em Seguinte. 11. Clique em Concluir para sair do assistente. O link seguinte apresenta uma compilação efectuada pela comunidade mundial de Linux relativa aos modelos de impressoras que deverão ser compatíveis com o ZON HUB. Os modelos que deverão permitir usufruir da funcionalidade Print Sharing encontram-se classificados como Perfectly. [Aviso] O link seguinte apresenta uma compilação efectuada pela comunidade mundial de Linux relativa aos modelos de impressoras que deverão ser compatíveis com o ZON HUB. Os modelos que deverão permitir usufruir da funcionalidade Print Sharing encontramse classificados como Perfectly. A ZON não é responsável pela lista apresentada e consequentemente não poderá assumir qualquer responsabilidade em caso de incompatibilidade com o ZON HUB.

11 4.2. Ligar um Dispositivo de Armazenamento Para configurar um servidor de ficheiros que será partilhado por todos os computadores da rede local, ligue um dispositivo de armazenamento à porta USB do seu ZON HUB. Note que este dispositivo deve conter partições de disco pré-definidas e devidamente formatadas. Figura 4.5 Ligação a Disco de Armazenamento Por predefinição, todas as partições são partilhadas automaticamente e apresentadas como pastas. Qualquer computador da rede local pode aceder a estas pastas para carregar ou descarregar ficheiros. Para fazê-lo, execute o seguinte: 1. Navegue até \\zondrive (utilize uma janela do Explorador do Windows se estiver a utilizar um browser que não seja o Internet Explorer). Caso surja uma caixa de diálogo de início de sessão do Windows, insira o seu username e palavra-passe do ZON HUB. Aparecerá a janela que

12 se segue, apresentando as pastas disponíveis no disco. Figura 4.6 Partilha de Discos 2. Teste a funcionalidade, escolhendo uma pasta e copiando um ficheiro para a mesma Ligar um Cliente Multimédia O ZON HUB permite-lhe partilhar e transmitir ficheiros multimédia (música, fotografias, e vídeo) a partir de um dispositivo de armazenamento ligado ao ZON HUB. Por exemplo, pode ver os seus ficheiros multimédia num aparelho de televisão. Neste caso, é necessário um dispositivo cliente multimédia para ligar o aparelho de televisão à sua rede doméstica. Figura 4.7 Dispositivo Cliente Multimédia e Ligação de Televisão 1. Ligue um dispositivo de armazenamento ao ZON HUB, tal como descrito no capítulo anterior. Este dispositivo deverá conter o seu conteúdo multimédia (nesta fase, pelo menos uma pasta com um ficheiro multimédia para testar). 2. Ligue o seu aparelho de televisão ao cliente multimédia (não aplicável à ZON BOX), segundo as instruções fornecidas com o dispositivo. Certifique-se que selecciona no aparelho de televisão a entrada AV correcta. 3. Ligue o dispositivo cliente multimédia a uma porta Ethernet que esteja disponível no seu ZON HUB. Se o seu dispositivo cliente multimédia tiver a funcionalidade sem fios, poderá ligar-se ao ZON HUB sem cabos. De qualquer forma, visto que a utilização de multimédia requer a transmissão em sequência de elevados volumes de tráfego, a utilização sem fios apenas é recomendada se o dispositivo multimédia suportar o protocolo n Visualização e Transmissão em Sequência de Ficheiros Multimédia A recepção da emissão do servidor multimédia do ZON HUB pelo dispositivo cliente multimédia é automática, não sendo necessária qualquer configuração adicional. Parte II Gerir o Seu ZON HUB Índice 5. Aceder à Página Interna

13 6. Início 7. Rede Local 8. Serviços 9. Sistema Capítulo 5 Aceder à Página Interna Este capítulo descreve a forma de utilizar a consola de gestão do ZON HUB, referida como Página Interna (Web-based Management - WBM), a qual lhe permite configurar e controlar todas as funções e parâmetros de sistema do ZON HUB, utilizando uma interface gráfica de fácil utilização. Para aceder à Página Interna: 1. Inicie o Web browser num computador da rede local. 2. Na barra de endereços, digite o nome ou endereço IP do ZON HUB, tal como fornecido com o seu ZON HUB. O nome predefinido é e o endereço IP predefinido é Aparecerá o ecrã Inicio de Sessão. Figura 5.1 Início de Sessão na Página Interna 3. Seleccione o idioma para a Página Interna. O idioma predefinido é o Português, sendo o Inglês também suportado. 4. Insira o username home e a palavra-passe zonnet para entrar na Página Interna. Figura 5.2 Modo Básico A sessão da WBM será automaticamente interrompida após um período prolongado de inactividade. Se tentar colocar a Página Interna em funcionamento após a sessão ter expirado, aparecerá o ecrã Início de Sessão. Esta função ajuda a impedir o acesso à Página Interna e a alteração das definições do ZON HUB por parte de utilizadores não autorizados. Capítulo 6 Início

14 6.1. Visão Geral do Seu ZON HUB O ecrã Visão Geral apresenta o estado dos diversos módulos do ZON HUB numa cómoda localização. Poderá visualizar detalhes importantes do sistema de forma rápida e eficaz, tais como, o estado da sua ligação à Internet, rede local e sem fios, bem como equipamentos periféricos ligados ao ZON HUB. Figura 6.1 Visão Geral Visualizar o Estado do Sistema A secção Ligação à Internet exibe os seguintes detalhes: O estado, tipo e capacidade da velocidade da ligação à Internet. Esta alínea indica também se a função ZON@FON está activa (para mais informações, consulte a Alínea 8.5). Informações do sistema, as quais incluem o ID do ZON HUB, a versão de software e o tempo de actividade. Para mais detalhes, clique no título Informação de Sistema Visualização e Ligação à Sua Rede Sem Fios A secção Equipamentos em Rede exibe a rede sem fios difundida do ZON HUB. Para estabelecer uma ligação a partir de um computador sem fios com o Windows, execute o seguinte: 1. Na barra de ícones do sistema do Windows, clique no ícone da ligação sem fios. Figura 6.2 Ícone Sem Fios na barra de sistema Aparecerá o ecrã Ligação de Rede Sem Fios, exibindo todas as redes sem fios disponíveis na sua proximidade. Se o seu ZON HUB estiver ligado e activo, deverá visualizar as redes sem fios do mesmo exibidas neste ecrã. O nome (SSID) predefinido da rede sem fios é ZON-XXXX, onde XXXX são os quatro primeiros caracteres do endereço CM MAC do ZON HUB, o qual pode ser encontrado no autocolante situado no

15 fundo do ZON HUB (ver Figura 1.2). Figura 6.3 Ligações Sem Fios Disponíveis Se não vir a sua rede, actualize a lista de redes detectadas utilizando a hiperligação Actualizar lista de redes. 2. Seleccione a ligação e clique no botão Ligar (Connect), no fundo do ecrã. Aparecerá a janela que se segue, pedindo-lhe para fornecer a palavra-passe WPA (chave de rede). Figura 6.4 Autenticação da Chave de Rede WPA Insira a palavra-passe WPA. Esta palavra-passe é sensível a maiúsculas/minúsculas e pode ser encontrada no autocolante situado no fundo do ZON HUB (ver Figura 1.2), pode ser alterada na opção de menu Wireless, no separador Rede Local. Depois de estabelecida a ligação, o seu estado altera para Ligada (Connected). Figura 6.5 Rede Sem Fios Ligada Aparece um balão na área de notificação, a anunciar que o início da ligação sem fios foi bem sucedido. Figura 6.6 Informações da Ligação Sem Fios 3. Abra um browser da Internet e navegue para qualquer página. O separador Início exibirá agora o computador sem fios ligado.

16 Figura 6.7 Computador Sem fios Ligado A secção Equipamentos em Rede exibe também a rede sem fios "FON_ZON_FREE_INTERNET". Para mais informações, consulte Alínea Visualizar a Rede Local A secção Equipamentos de Rede também exibe a rede local do ZON HUB, a qual inclui, todos os computadores que se juntaram à rede do ZON HUB, os seus endereços IP e a velocidade de ligação (ver Figura 6.1) Visualizar Dispositivos Associados A secção Equipamentos associados exibe os dispositivos periféricos ligados ao seu ZON HUB. Estes incluem os dispositivos de armazenamento e as impressoras. Por exemplo, actualize o ecrã depois de ligar uma PEN USB. A secção exibirá a PEN USB ligada. Figura 6.8 PEN USB Ligada Esta secção exibe, de forma semelhante, outros dispositivos ligados ao ZON HUB. Para mais informações sobre cada tipo de dispositivo, consulte a sua respectiva secção neste manual. 6.2 Visualizar a Sua Rede com Mapa de Rede O ecrã Mapa de Rede exibe um mapa gráfico da rede. Figura 6.9 Vista Mapa de Rede O mapa de rede representa os vários elementos da rede, tais como a ligação à Internet, a firewall, o ZON HUB, os computadores e periféricos da rede local. Representa a Internet. Representa a Firewall do ZON HUB. Clique neste ícone para configurar as suas definições de segurança. Representa o seu ZON HUB. O mapa de rede representa, de uma forma dinâmica, os objectos da rede ligados ao seu ZON HUB. O ZON HUB reconhece sistemas operativos comerciais e dispositivos de jogos, os quais são representados pelos seus respectivos ícones.

17 Representa um computador com fios/sem fios ligado ao ZON HUB. Este anfitrião pode ser um cliente DHCP que recebeu um IP concedido a partir do ZON HUB, ou um anfitrião com um endereço IP estático, detectado automaticamente pelo ZON HUB. Representa um anfitrião cuja concessão de DHCP expirou e não foi renovada. A concessão de DHCP é renovada automaticamente, a menos que o anfitrião já não esteja fisicamente ligado ao ZON HUB. O ícone do anfitrião desligado desaparecerá do mapa de rede durante a próxima consulta de concessão de IP agendada. Nota: Este ícone representa também um anfitrião de IP estático que não apresente actividade de rede. Representa um anfitrião Windows ligado ao seu ZON HUB. Representa um anfitrião Windows sem fios ligado ao seu ZON HUB. Representa uma impressora ligada ao seu ZON HUB. Representa um adaptador USB (DiskOnKey) ligado ao seu ZON HUB. Representa um disco rígido USB ligado ao seu ZON HUB. O mapa de rede padrão do ZON HUB exibe dispositivos que o ZON HUB reconheceu e aos quais atribuiu uma concessão de DHCP. Capítulo 7 Rede Local 7.1 Visão Geral da Sua Rede Local O ecrã Visão Geral apresenta o resumo da rede do ZON HUB. O mesmo inclui todos os dispositivos ligados: computadores, discos, impressoras e telefones.

18 Figura 7.1 Visão Geral da Rede Local Para ver informações adicionais sobre os dispositivos periféricos anexados, tais como um disco ou impressora, clique nas respectivas hiperligações. Será redireccionado para os ecrãs designados dos mesmos, os quais estão descritos na Alínea 7.4 e Alínea 7.5, respectivamente. 7.2 Configurar as Definições da Sua Rede Local A interface de rede local do ZON HUB também funciona como um servidor de Protocolo DHCP, o qual atribui endereços IP automaticamente aos PCs da sua rede local. Utilizando a opção de menu Definições, poderá configurar as seguintes definições de distribuição de endereços IP da rede local: Figura 7.2 Definições da Rede Local [Aviso] A configuração incorrecta desta interface poderá prejudicar o desempenho da mesma e resultar num ZON HUB inoperável. Por conseguinte, recomendamos que não realize alterações nas predefinições, a menos que possua um conhecimento e compreensão profundos dos parâmetros da interface.

19 Protocolo de Internet: Permite-lhe alterar o endereço IP e a máscara de sub-rede predefinidos. Distribuição de Endereços IP: Permite-lhe alterar as seguintes definições de DHCP da sua rede local: Endereço IP Inicial ˆ O primeiro endereço IP que pode ser atribuído a um anfitrião da rede local. Uma vez que o endereço IP predefinido da interface de rede local é , recomendamos que o primeiro endereço atribuído a um anfitrião da rede local seja , ou superior. Finalizar endereço IP ˆ O último endereço IP do intervalo que pode ser automaticamente atribuído a um anfitrião da rede local. Máscara de Sub-rede ˆ Uma máscara utilizada para determinar a qual sub-rede pertence um endereço IP é um exemplo de um valor de máscara de sub-rede. Tempo de lease em Minutos ˆ O servidor DHCP atribuirá um endereço IP a cada anfitrião de rede local por esta quantidade de tempo, quando o mesmo se ligar à rede. Quando a concessão expirar, o servidor DHCP irá determinar se o anfitrião se desligou da rede. Caso o tenha feito, o servidor poderá atribuir novamente este endereço IP a um anfitrião recentemente ligado. Esta função garante que os endereços IP que não estão em utilização ficarão disponíveis para outros anfitriões da rede. 7.3 Configurar a Sua Ligação Sem Fios A opção de menu Wireless concentra as definições da rede local sem fios do seu ZON HUB. O ecrã Visão Geral apresenta as definições da ligação sem fios do ZON HUB, e permite-lhe alterá-las de acordo com as suas necessidades. Figura 7.3 Visão Geral Sem Fios [Aviso] A configuração incorrecta desta interface poderá prejudicar o desempenho da mesma e resultar num ZON HUB inoperacional. Por conseguinte, recomendamos que não realize alterações nas predefinições, a menos que possua um conhecimento e compreensão profundos dos parâmetros da interface. Activar Wireless: Seleccione ou anule a selecção desta caixa de verificação para activar ou desactivar o wireless. Rede Wireless (SSID): O nome da sua rede sem fios. Quando a interface sem fios do ZON HUB for activada, este nome aparecerá na lista de pontos de acesso sem fios disponíveis. Este nome é sensível a maiúsculas e minúsculas e não pode exceder os 32 caracteres. Poderá alterar o SSID predefinido para um nome único que possa ser mais facilmente identificado. Difusão de SSID: Por predefinição, o ZON HUB difunde o nome da sua rede sem fios (SSID). Por razões de segurança, poderá optar por ocultar a sua rede sem fios, anulando a selecção desta caixa de verificação. Os clientes wireless apenas poderão ligar-se ao digitar manualmente o SSID nas suas aplicações de cliente sem fios. Canal: Para que funcionem correctamente, todos os dispositivos da sua rede sem fios devem difundir em canais diferentes. O ideal será deixar este parâmetro em Automático. Essa acção garante que o ZON HUB procura continuamente o canal wireless mais disponível na proximidade. Modo : Seleccione o tipo de ligação wireless pretendida. Por predefinição, está definido para g/n. Note que dispositivos b não são compatíveis com os modos g/n e g. Permitir acesso à página interna via wireless: Seleccione esta caixa de verificação se pretender permitir o acesso à página interna do seu ZON HUB por parte de clientes wireless autenticados. Configuração Protegida de WiFi (WPS): WPS é um método para simplificação da configuração de segurança e da gestão das redes sem fios. Estado: Indica o estado da WPS. "Pronto" significa que o sistema está pronto para negociar com clientes sem fios de entrada. Método de Configuração Protegida: O ZON HUB suporta dois métodos de configuração, "Premir Botão" (o predefinido) e "Código Pin do Cliente". Estes são os métodos utilizados pelos clientes sem fios quando procuram um ponto de acesso. Premir Botão ˆ A inscrição é iniciada quer premindo um botão físico no cliente wireless, quer através do seu software. Depois de iniciar a

20 inscrição, clique em Go ou prima o botão WPS, na parte superior do ZON HUB (ver Figura 1.2) para que os dispositivos estabeleçam uma ligação. Código Pin do Cliente ˆ A inscrição é iniciada pelo software do cliente sem fios, o qual fornece também um código pin. Para dar cumprimento a este método, seleccione esta opção a partir do menu. O ecrã é actualizado para apresentar um campo para introdução do código pin: Figura 7.4 Método de Configuração Protegida ˆ Código Pin Insira neste campo o código pin de oito dígitos fornecido pelo software do cliente sem fios. Clique em Go para que os dispositivos estabeleçam uma ligação. Ao tentar ligar um cliente wireless ao ZON HUB, deverá ter conhecimentos sobre o seu método de configuração. A tentativa de ligação expirará ao fim de dois minutos se não for estabelecida nenhuma ligação. Se uma ligação for estabelecida, o campo Estado será alterado de forma a reflectir esse evento. Segurança: Utilize esta secção para configurar as suas definições de segurança wireless. Seleccione o tipo de protocolo de segurança a partir do menu correspondente. O ecrã é actualizado, apresentando a configuração de cada protocolo, respectivamente. WPA: Método de encriptação de dados para redes locais sem fios Método de Autenticação: O método de autenticação utilizado neste nível de segurança é o de Chave pré-partilhada. Chave pré-partilhada: Insira a sua chave de encriptação neste campo. Pode utilizar tanto um valor ASCII como um valor Hexadecimal, seleccionando para isso o tipo de valor a partir do menu fornecido. Algoritmo de Encriptação: Seleccione entre o Protocolo de Integridade Temporal de Chave (TKIP) e a Norma de Encriptação Avançada (AES), ou ambos, para o algoritmo de encriptação. Figura 7.6 Parâmetros de Segurança Sem Fios do WPA WPA2: É uma versão avançada do WPA, e define o protocolo Método de Autenticação: O método de autenticação utilizado neste nível de segurança é o de Chave pré-partilhada. Chave pré-partilhada: Insira a sua chave de encriptação neste campo. Pode utilizar tanto um valor ASCII como um valor Hexadecimal, seleccionando para isso o tipo de valor a partir do menu fornecido. Algoritmo de Encriptação: O algoritmo de encriptação utilizado com o WPA2 é somente o AES. WPA e WPA2: Método combinado de encriptação de dados, que utiliza tanto o WPA como o WPA2. Método de Autenticação: Método de autenticação utilizado neste nível de segurança é o de Chave pré-partilhada. Chave pré-partilhada: Insira a sua chave de encriptação neste campo. Pode utilizar tanto um valor ASCII como um valor Hexadecimal, seleccionando para isso o tipo de valor a partir do menu pendente fornecido. Algoritmo de Encriptação O algoritmo de encriptação utilizado para o WPA e WPA2 é ou somente o AES, ou tanto o AES como o TKIP. 7.4 Gerir o Seu Armazenamento Partilhado O ZON HUB pode funcionar como um gestor de discos para dispositivos de armazenamento ligados via USB. Os dispositivos de rede local da sua rede doméstica podem partilhar este dispositivo de armazenamento como uma unidade de rede mapeada e trocar informações sem acederem directamente uns aos outros. A opção de menu Armazenamento Partilhado dá acesso ao ecrã Gestão de Discos, o qual lhe permite visualizar e gerir os seus dispositivos de armazenamento.

21 Figura 7.9 Gestão de Discos Activado: Seleccione ou anule a selecção desta caixa de verificação para activar ou desactivar esta função. Grupo de Trabalho do NetBIOS: O nome do grupo de trabalho do ZON HUB que será exibido no mapa de rede do Windows dos anfitriões da rede local. Aparecerão neste grupo de trabalho todos os computadores ligados à rede do ZON HUB. Discos: Esta secção fornece detalhes relativos ao dispositivo de armazenamento anexado, bem como às hiperligações para as suas partições. Clicar na hiperligação de uma partição dirige para o ecrã Propriedades de Partição correspondente, o qual fornece detalhes úteis sobre a partição, tais como o seu tipo de formato e espaço total/livre. Figura 7.10 Propriedades de Partição Note que todas as partições do disco são partilhadas automaticamente, fornecendo, aos utilizadores da rede local registados, acesso de Leitura/Gravação aos dados partilhados. Se pretender ver os directórios partilhados do Windows, execute o seguinte: 1. Navegue até \\zondrive (utilize uma janela do Explorador do Windows se estiver a utilizar um browser que não seja o Internet Explorer). Caso surja uma caixa de diálogo de início de sessão do Windows, insira o seu nome de utilizador e palavra-passe da página interna. 2. Após iniciar a sessão, aparecerá uma janela do Explorador do Windows, exibindo os seus directórios partilhados. Figura 7.11 Zondrive 7.5 Gerir Impressoras Partilhadas O ZON HUB inclui um servidor de impressão que permite aos utilizadores da sua rede local partilhar as impressoras ligadas ao seu ZON HUB através da ligação USB. Esta acção elimina a necessidade de ligar fisicamente a sua impressora a um anfitrião dedicado, o qual teria que ser partilhado e estar sempre ligado.

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador Viva o momento 3 4 5 5 6 6 7 8 9 12 12 14 16 17 18 19 20 21 22 22 23 23 24 24 24 25 26 27 Ligar o Router LEDs Configuração do Router Aceder à ferramenta de configuração

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

ROUTER BANDA LARGA SEM FIOS 11N 300MBPS

ROUTER BANDA LARGA SEM FIOS 11N 300MBPS ROUTER BANDA LARGA SEM FIOS 11N 300MBPS Manual de Instalação Rápida DN-70591 INTRODUÇÃO DN-70591 é um dispositivo conjunto de rede com fios/sem fios destinado especificamente para as necessidades de pequenas

Leia mais

Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server

Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server Esta nota de aplicação explica como implementar o Cisco UC 320W num ambiente do Windows Small Business Server. Índice Este documento inclui

Leia mais

1 Ajuda da Internet M vel Clix

1 Ajuda da Internet M vel Clix 1 Ajuda da Internet M vel Clix Descrição geral Esta aplicação permite Ligar/Desligar por intermédio de uma PC Card / Modem USB. Janela principal da Internet M vel Clix Indica o estado de roaming Minimizes

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Guia de Definições de Wi-Fi

Guia de Definições de Wi-Fi Guia de Definições de Wi-Fi uu Introdução Existem dois modos de wireless LAN: modo de infra-estrutura para ligação através de um ponto de acesso e modo ad-hoc para estabelecer ligação directa com um equipamento

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

Guia de Instalação do Software

Guia de Instalação do Software Guia de Instalação do Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Ponto de acesso sem fios 802.11g DWL-G700AP. CD-ROM (que contém o Manual e a Garantia) Cabo Ethernet (CAT5 UTP) Adaptador de corrente CC 7.5V 1.

Ponto de acesso sem fios 802.11g DWL-G700AP. CD-ROM (que contém o Manual e a Garantia) Cabo Ethernet (CAT5 UTP) Adaptador de corrente CC 7.5V 1. Este produto pode ser configurado utilizando um web browser normal, p.ex., Internet Explorer 6 ou Netscape Navigator 7 e superior. DWL-G700AP Ponto de acesso sem fios 802.11g AirPlus TM da D-Link Antes

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

Introdução à rede subscrita Nokia N93i-1

Introdução à rede subscrita Nokia N93i-1 Introdução à rede subscrita Nokia N93i-1 Introdução à rede subscrita 2ª edição, PT, 9200199 Introdução Através da arquitectura UPnP e de redes locais sem fios (WLAN), pode criar uma rede subscrita de dispositivos

Leia mais

Guia de Instalação do "Google Cloud Print"

Guia de Instalação do Google Cloud Print Guia de Instalação do "Google Cloud Print" Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o estilo de nota seguinte: As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

Guia de Definições de Wi-Fi

Guia de Definições de Wi-Fi Guia de Definições de Wi-Fi Série SP 212/SP 213 Introdução Existem dois modos wireless LAN: modo de infraestrutura para estabelecer uma ligação através de um ponto de acesso e modo ad-hoc para estabelecer

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650 Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650...1 3. SELECCIONAR

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

em conjunto na Inter net, deve ter um component à Inter net.

em conjunto na Inter net, deve ter um component à Inter net. M A N U A L N I - 7 0 7 5 1 3 1 C O N T E Ú D O D A E M B A L A G E M 4 E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S 4 U T I L I Z A Ç Ã O 4 I N S TA L A Ç Ã O D E H A R D W A R E 5 C O N F I G U R A Ç

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

DNP. PartyPrint ver. 1.5 UE. Arranque Rápido. 2014 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Revisão.1.0.0

DNP. PartyPrint ver. 1.5 UE. Arranque Rápido. 2014 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Revisão.1.0.0 DNP PartyPrint ver. 1.5 UE Arranque Rápido 2014 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Revisão.1.0.0 Sobre o Party Print O sistema Party Print é composto por vários programas que são instalados no seu computador

Leia mais

Guia rápido do utilizador

Guia rápido do utilizador Guia rápido do utilizador Índice Relatório de roubo 3 Criar um novo relatório de roubo 4 Fornecer detalhes do relatório de roubo Secção 1. Especificar o computador 5 Fornecer detalhes do relatório de roubo

Leia mais

Guia Rápido de Vodafone Conferencing

Guia Rápido de Vodafone Conferencing Guia de Utilizador Vodafone Guia Rápido de Vodafone Conferencing O seu pequeno manual para criar, participar e realizar reuniões de Vodafone Conferencing. Vodafone Conferencing Visão geral O que é uma

Leia mais

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111 Manual de Instalação DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE A NOKIA MOBILE PHONES Ltd declara ser a única responsável pela conformidade dos produtos DTN-10 e DTN-11 com

Leia mais

Router Smart WiFi AC1600

Router Smart WiFi AC1600 Marcas comerciais NETGEAR, o logótipo NETGEAR e Connect with Innovation são marcas registadas e/ou marcas comerciais registadas da NETGEAR, Inc. e/ou das suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

Instalação do Aparelho Virtual Bomgar. Base 3.2

Instalação do Aparelho Virtual Bomgar. Base 3.2 Instalação do Aparelho Virtual Bomgar Base 3.2 Obrigado por utilizar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento ao cliente é prioridade máxima. Ajude-nos a oferecer um excelente serviço. Se tiver algum comentário

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Elementos necessários 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Guia de funcionamento do projector em rede

Guia de funcionamento do projector em rede Guia de funcionamento do projector em rede Tabela de conteúdos Preparação...3 Ligar o projector ao seu computador...3 Ligação sem fios (para alguns modelos)... 3 QPresenter...5 Requisitos mínimos do sistema...5

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de cópias de segurança simples para um mundo digital complexo. O Memeo Instant Backup protege os seus dados, realizando automática e continuamente uma cópia

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Onde colocar o repetidor sem fios WPS EM4590?... 3 3.0 Configurar

Leia mais

Manual de Utilização Rápida. Banda Larga Móvel Vodafone Sharing Dock R101

Manual de Utilização Rápida. Banda Larga Móvel Vodafone Sharing Dock R101 Manual de Utilização Rápida Banda Larga Móvel Vodafone Sharing Dock R101 Bem-vindo ao mundo das comunicações móveis 1 Introdução 2 Perspectiva geral do equipamento 3 Como começar 5 Ligação à Vodafone Sharing

Leia mais

Conteúdo da embalagem

Conteúdo da embalagem Marcas comerciais NETGEAR, o logótipo NETGEAR e Connect with Innovation são marcas registadas e/ou marcas comerciais registadas da NETGEAR, Inc. e/ou das suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

EW-7416APn v2 & EW-7415PDn Manual de instalação para Macintosh

EW-7416APn v2 & EW-7415PDn Manual de instalação para Macintosh EW-7416APn v2 & EW-7415PDn Manual de instalação para Macintosh 09-2012 / v2.0 0 Introdução Antes de começar a utilizar este ponto de acesso, verifique se existe algum objecto em falta na embalagem e contacte

Leia mais

Como Se Ligar à Nova Rede Sem Fios rede minedu Instruções Passo a Passo PARA O SISTEMA OPERATIVO Windows XP

Como Se Ligar à Nova Rede Sem Fios rede minedu Instruções Passo a Passo PARA O SISTEMA OPERATIVO Windows XP Como Se Ligar à Nova Rede Sem Fios rede minedu Instruções Passo a Passo PARA O SISTEMA OPERATIVO Windows XP APENAS PARA CONFIGURAÇÃO DOS PORTÁTEIS PESSOAIS DE CADA UM. OS PCS DA ESCOLA SERÃO CONFIGURADOS

Leia mais

Guia Rápido. Versão 9.0. Mover a perícia - não as pessoas

Guia Rápido. Versão 9.0. Mover a perícia - não as pessoas Guia Rápido Versão 9.0 Mover a perícia - não as pessoas Copyright 2006 Danware Data A/S. Partes utilizadas sob licença de terceiros. Todos os direitos reservados. Revisão do documento: 2006080 Por favor,

Leia mais

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A.

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. WinREST Sensor Log A Restauração do Séc. XXI WinREST Sensor Log Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. 2 WinREST Sensor Log Índice Índice Pag. 1. WinREST Sensor Log...5 1.1. Instalação (aplicação ou serviço)...6

Leia mais

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático. Índice:

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático. Índice: Nota Introdutória: Este documento irá guiá-lo(a) através dos procedimentos necessários para obtenção correcta do seu Certificado Digital. Por favor consulte o índice de modo a encontrar, de uma forma mais

Leia mais

P E U G E O T A L E R T Z ONE S I S T E M A D E N A V E G A Ç Ã O E M T A B L E T C O M E C R Ã T A C T I L G U I A D E I N S T A L A Ç Ã O

P E U G E O T A L E R T Z ONE S I S T E M A D E N A V E G A Ç Ã O E M T A B L E T C O M E C R Ã T A C T I L G U I A D E I N S T A L A Ç Ã O PEUGEOT ALERT ZONE GUIA DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO P ARA TABLET COM ECRÃ TÁCTIL O presente documento descreve o procedimento para comprar, descarregar e instalar as actualizações e bases de dados do mapa

Leia mais

Guia de Instalação do "Google Cloud Print"

Guia de Instalação do Google Cloud Print Guia de Instalação do "Google Cloud Print" Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o estilo de nota seguinte: As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

Gestor de ligações Manual do Utilizador

Gestor de ligações Manual do Utilizador Gestor de ligações Manual do Utilizador 1.0ª Edição PT 2010 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e o logótipo Nokia Original Accessories são marcas comerciais ou marcas registadas

Leia mais

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem 1 1. Introdução / 2. Conteúdo da embalagem 1. Introdução O Repetidor WiFi Multilaser é a combinação entre uma conexão com e sem fio. Foi projetado especificamente para pequenas empresas, escritórios e

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES OBRIGADO por ter adquirido a aplicação ClickFree Backup. Estas instruções foram reunidas para o ajudar a utilizar o produto, mas de um modo geral esperamos que

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA LIGAÇÃO À REDE WIRELESS minedu SISTEMA OPERATIVO WINDOWS XP

INSTRUÇÕES PARA LIGAÇÃO À REDE WIRELESS minedu SISTEMA OPERATIVO WINDOWS XP INSTRUÇÕES PARA LIGAÇÃO À REDE WIRELESS minedu SISTEMA OPERATIVO WINDOWS XP Para utilizar a rede Wireless minedu no seu computador portátil proceda da seguinte forma: Certifique-se que o módulo de rádio-frequência

Leia mais

Manual do Utilizador MAC OS

Manual do Utilizador MAC OS Manual do Utilizador MAC OS Impressoras de Rede / Sistemas Operativos MAC OS Versão 1.1, Setembro de 2012 Quaisquer duvidas podem ser esclarecidas através do email: si@esmae-ipp.pt Serviços de Informática,

Leia mais

MINI ROUTER N SEM FIOS

MINI ROUTER N SEM FIOS MINI ROUTER N SEM FIOS Manual DN-70182 Código de Fonte Aberta Este produto inclui os códigos de software desenvolvidos por terceiros. Estes códigos de software estão sujeitos ao GNU Licença Pública Geral

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO ACESSO REMOTO PARA HS-DHXX93 E HS-DHXX96

CONFIGURAÇÃO DO ACESSO REMOTO PARA HS-DHXX93 E HS-DHXX96 CONFIGURAÇÃO DO ACESSO REMOTO PARA HS-DHXX93 E HS-DHXX96 1 CONFIGURAR PARÂMETROS DE REDE DO DVR Para maior fiabilidade do acesso remoto é recomendado que o DVR esteja configurado com IP fixo (também pode

Leia mais

Manual do utilizador. Aplicação de agente

Manual do utilizador. Aplicação de agente Manual do utilizador Aplicação de agente Versão 8.0 - Otubro 2010 Aviso legal: A Alcatel, a Lucent, a Alcatel-Lucent e o logótipo Alcatel-Lucent são marcas comerciais da Alcatel-Lucent. Todas as outras

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Manual do Utilizador

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Manual do Utilizador BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Manual do Utilizador Publicado: 2014-01-09 SWD-20140109134740230 Conteúdos 1 Como começar... 7 Acerca dos planos de serviço de mensagens para o BlackBerry Internet

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes acerca da instalação do Mac OS X. Requisitos de sistema

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Capitulo 1

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Capitulo 1 Capitulo 1 Montagem de duas pequenas redes com a mesma estrutura. Uma é comandada por um servidor Windows e outra por um servidor linux, os computadores clientes têm o Windows xp Professional instalados.

Leia mais

LW056 SWEEX WIRELESS LAN PC CARD 54 MBPS. O Windows detectará automaticamente o aparelho e aparecerá a seguinte janela.

LW056 SWEEX WIRELESS LAN PC CARD 54 MBPS. O Windows detectará automaticamente o aparelho e aparecerá a seguinte janela. Instalação em Windows 2000 e XP LW056 SWEEX WIRELESS LAN PC CARD 54 MBPS O Windows detectará automaticamente o aparelho e aparecerá a seguinte janela. Seleccione a opção Não, desta vez não ( No, not this

Leia mais

USB 2.0 SERVIDOR ETHERNET DA IMPRESSORA

USB 2.0 SERVIDOR ETHERNET DA IMPRESSORA USB 2.0 SERVIDOR ETHERNET DA IMPRESSORA DN-13014-3 DN-13003-1 Manual de Instalação Rápida DN-13014-3 & DN-13003-1 Antes de iniciar, deve preparar os seguintes itens: Computador Windows 2000/XP/2003/Vista/7

Leia mais

Manual de procedimentos para ligações internet sem fios

Manual de procedimentos para ligações internet sem fios Manual de procedimentos para ligações internet sem fios Com a conclusão da implementação da nova rede de dados da Escola Secundária de Vilela, surge a necessidade de alterar o protocolo de acesso à internet

Leia mais

Configurando o DDNS Management System

Configurando o DDNS Management System Configurando o DDNS Management System Solução 1: Com o desenvolvimento de sistemas de vigilância, cada vez mais usuários querem usar a conexão ADSL para realizar vigilância de vídeo através da rede. Porém

Leia mais

TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN

TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN Rev 9.2-12/2013 TeamViewer GmbH Jahnstraße 30 D-73037 Göppingen www.teamviewer.com Sumário 1 Sobre Wake-on-LAN... 3 2 Requisitos... 4 3 Configuração do Windows... 5 3.1

Leia mais

Guia de Rede MediCap USB300

Guia de Rede MediCap USB300 Guia de Rede MediCap USB300 Aplica-se às versões de firmware 110701 e mais recentes 1 Introdução... 2 Instruções Preliminares... 2 Como Configurar o Acesso Através da Rede ao Disco Rígido do USB300...

Leia mais

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software com SnapShot Guia de Instalação Procedimento de instalação 1. Insira o CD de instalação do OneTouch Zoom Pro na unidade de CD-ROM. NOTA: Se instalar o programa

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS Se todos os computadores da sua rede doméstica estiverem executando o Windows 7, crie um grupo doméstico Definitivamente, a forma mais

Leia mais

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização Internet Update de PaintManager TM Manual de instalação e utilização do programa de actualização ÍNDICE O que é o programa Internet Update? 3 Como se instala e executa o programa? 3 Aceder ao programa

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

NOVO Panda Antivirus 2007 Manual resumido sobre a instalação, registo e serviços Importante! Leia a secção de registo on-line deste manual atentamente. As informações contidas nesta secção são essenciais

Leia mais

ETI/Domo. Português. www.bpt.it. ETI-Domo Config 24810180 PT 29-07-14

ETI/Domo. Português. www.bpt.it. ETI-Domo Config 24810180 PT 29-07-14 ETI/Domo 24810180 www.bpt.it PT Português ETI-Domo Config 24810180 PT 29-07-14 Configuração do PC Antes de realizar a configuração de todo o sistema, é necessário configurar o PC para que esteja pronto

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

Manual do utilizador Ethernet

Manual do utilizador Ethernet Manual do utilizador Ethernet Índice 1. Nome da placa de interface e impressora disponível... 2 2. Especificação... 3 3. Forma de instalação... 4 4. Configuração da placa de interface IP fixo... 5 5. Configuração

Leia mais

Servidor de Rede USB Série Multi-função

Servidor de Rede USB Série Multi-função Servidor de Rede USB Série Multi-função Manual de Instalação Rápida: Introdução Este documento descreve os passos para instalação e configuração do Servidor de Rede USB como um servidor de dispositivo

Leia mais

EDUTec Learning. José Paulo Ferreira Lousado

EDUTec Learning. José Paulo Ferreira Lousado EDUTec Learning MANUAL DO UTILIZADOR José Paulo Ferreira Lousado Índice Página Principal... ii Página de Desenvolvimento de Conteúdos... iii Página de Comunicações...iv Página de Transferência de Ficheiros...vi

Leia mais

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP)

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP) "Visão geral da configuração da rede" na página 3-2 "Escolhendo um método de conexão" na página 3-3 "Conectando via Ethernet (recomendado)" na página 3-3 "Conectando via USB" na página 3-4 "Configurando

Leia mais

Agrupamento Vertical de S. Lourenço - Ermesinde

Agrupamento Vertical de S. Lourenço - Ermesinde Agrupamento Vertical de S. Lourenço - Ermesinde 1 Configurações de acesso à Internet na Escola EB 2,3 de S. Lourenço Manual do Utilizador 2 Configuração para Windows Antes de iniciar os passos de configuração

Leia mais

CÂMARA DE VIGILÂNCIA DE REDE AVANÇADA COM ABÓBODA MANUAL DE INSTALAÇÃO

CÂMARA DE VIGILÂNCIA DE REDE AVANÇADA COM ABÓBODA MANUAL DE INSTALAÇÃO CÂMARA DE VIGILÂNCIA DE REDE AVANÇADA COM ABÓBODA MANUAL DE INSTALAÇÃO Ler estas instruções na sua totalidade antes de colocar em funcionamento e devem ser guardadas para consulta futura. 1. GENERALIDADES

Leia mais

Guia rápido de utilização da Caixa Mágica

Guia rápido de utilização da Caixa Mágica Guia rápido de utilização da Caixa Mágica Este Guia especialmente dirigido a iniciados em Linux pretende ajudá-lo no arranque da utilização do mesmo. Se deparar com problemas ao executar os passos aqui

Leia mais

Manual de procedimentos para ligação à rede sem fios minedu

Manual de procedimentos para ligação à rede sem fios minedu 1 - Configuração no Windows Vista Exemplo de configuração de 802.1x com Certificados de Servidor para o Windows Vista. Antes de iniciar os passos de configuração, verifique se tem a placa Wireless ligada,

Leia mais

Referências de tarefas de comunicação do Sametime

Referências de tarefas de comunicação do Sametime Referências de tarefas de comunicação do Sametime ii Referências de tarefas de comunicação do Sametime Índice Referências de tarefas de comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referências de tarefas

Leia mais

QNAP Surveillance Client para MAC

QNAP Surveillance Client para MAC QNAP Surveillance Client para MAC Chapter 1. Instalar o QNAP Surveillance Client 1. Clique duas vezes em "QNAP Surveillance Client V1.0.1 Build 5411.dmg". Após alguns segundos, é exibida a seguinte imagem.

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Guia rápido de recursos Wi-Fi GZ-EX210

Guia rápido de recursos Wi-Fi GZ-EX210 Guia rápido de recursos Wi-Fi GZ-EX210 Funcionalidades Wi-Fi Este aparelho está equipado com a função Wi-Fi. Pode realizar as seguintes operações com o uso de um smartphone ou computador, através de uma

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O NOKIA MODEM OPTIONS...1 3. LIGAR O NOKIA 6600

Leia mais

Manual Brother Image Viewer para Android

Manual Brother Image Viewer para Android Manual Brother Image Viewer para Android Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: NOTA As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

Sumário. 4. Clique no botão Salvar & Aplicar para confirmar as alterações realizadas no. Reiniciar o SIMET- BOX

Sumário. 4. Clique no botão Salvar & Aplicar para confirmar as alterações realizadas no. Reiniciar o SIMET- BOX Manual do usuário Sumário Introdução... 3! Instalar o SIMET-BOX... 4! Primeiro acesso ao SIMET-BOX... 5! Estado Atual... 7! Visão Geral... 7! Gráficos... 8! Rede... 9! Rede sem fio... 9! Ativar rede sem

Leia mais

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Versão 1.0 www.displr.com Índice 1- Requisitos mínimos do sistema... 3 2- Preparação da instalação... 3 3- Assistente de instalação... 4 3.1 Bem-vindo

Leia mais

Como Se Ligar À Nova Rede Sem Fios rede minedu Instruções Passo A Passo APENAS PARA CONFIGURAÇÃO DOS PORTÁTEIS PESSOAIS DE CADA UM.

Como Se Ligar À Nova Rede Sem Fios rede minedu Instruções Passo A Passo APENAS PARA CONFIGURAÇÃO DOS PORTÁTEIS PESSOAIS DE CADA UM. Como Se Ligar À Nova Rede Sem Fios rede minedu Instruções Passo A Passo APENAS PARA CONFIGURAÇÃO DOS PORTÁTEIS PESSOAIS DE CADA UM. OS PCS DA ESCOLA SERÃO CONFIGURADOS APENAS PELOS PROFESSORES DE INFORMÁTICA

Leia mais

Configuração da rede sem fios Wireless e-u (Via SECURE W2)

Configuração da rede sem fios Wireless e-u (Via SECURE W2) Configuração da rede sem fios Wireless e-u (Via SECURE W2) Antes de iniciar a configuração seguinte, certifique-se de que o seu portátil possui uma placa de rede sem fios (interna ou externa e preferencialmente

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

LIGAÇÃO à rede sem fios minedu Instruções para Window XP

LIGAÇÃO à rede sem fios minedu Instruções para Window XP LIGAÇÃO à rede sem fios minedu Instruções para Window XP (Para Windows Vista os Passos são semelhantes) Para usar a nova rede é necessário configurar uma nova ligação de rede no computador. Credenciais

Leia mais

Manual do Nero ControlCenter

Manual do Nero ControlCenter Manual do Nero ControlCenter Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero ControlCenter e todo o seu conteúdo estão protegidos pelos direitos de autor e são propriedade da Nero

Leia mais

Guia de introdução. NETGEAR Trek Router de viagem e extensor de alcance N300. Modelo PR2000 NETGEAR LAN. Power. WiFi USB USB. Reset Internet/LAN

Guia de introdução. NETGEAR Trek Router de viagem e extensor de alcance N300. Modelo PR2000 NETGEAR LAN. Power. WiFi USB USB. Reset Internet/LAN Guia de introdução NETGEAR Trek Router de viagem e extensor de alcance N300 Modelo PR2000 NETGEAR Reset Internet/LAN LAN USB WiFi Internet Power USB Introdução Obrigado por comprar o Router de viagem e

Leia mais

Guia de conexão. Sistemas operacionais suportados. Instalando a impressora. Guia de conexão

Guia de conexão. Sistemas operacionais suportados. Instalando a impressora. Guia de conexão Página 1 de 5 Guia de conexão Sistemas operacionais suportados Com o CD de Software e documentação, você pode instalar o software da impressora nos seguintes sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

Funcionalidades premium

Funcionalidades premium Funcionalidades premium Conteúdo Partilhar um dispositivo USB na rede... 3 Partilhar uma impressora USB... 5 Criar cópias de segurança do seu Mac com a Time Machine... 6 Aplicação NETGEAR genie... 8 2

Leia mais

Guia de iniciação Bomgar B400

Guia de iniciação Bomgar B400 Guia de iniciação Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio de 2010 Guia de iniciação Bomgar B400 Documento: 043010.15 Publicado: maio 2010 Obrigado por utilizar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO

MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO MANUAL DO UTILIZADOR TABLET PARA O SETOR DA RESTAURAÇÃO SDILAB Investigação e Desenvolvimento de Software, Lda. Parque Industrial de Celeirós - 1ª Fase, Lote C 4705 Celeirós Braga, Portugal +351 253 678

Leia mais

HOMEPLUG ADAPTER STARTER KIT

HOMEPLUG ADAPTER STARTER KIT HOMEPLUG ADAPTER STARTER KIT 200 MBPS MANUALE NI-707525 PORTUGUES HOMEPLUG ADAPTER STARTER KIT 200 MBPS Primeiramente, obrigado por adquirir o adaptador Homeplug ICIDU. Com este adaptador Homeplug de 200

Leia mais

EM8037 Kit de Iniciação de Adaptador Powerline Wi-Fi

EM8037 Kit de Iniciação de Adaptador Powerline Wi-Fi EM8037 Kit de Iniciação de Adaptador Powerline Wi-Fi 2 PORTUGUÊS EM8037 - Kit de Iniciação de Adaptador Powerline Wi-Fi Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Ligar os Adaptadores

Leia mais

604 wifi. Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual.

604 wifi. Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual. 604 wifi FUNÇÕES WIFI e Internet Suplemento ao Manual do Utilizador ARCHOS 504/604 Versão 1.2 Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual. Este manual contém informações

Leia mais

Guia de instalação e Activação

Guia de instalação e Activação Guia de instalação e Activação Obrigado por ter escolhido o memoq 5, o melhor ambiente de tradução para tradutores freelancer, companhias de tradução e empresas. Este guia encaminha-o através do processo

Leia mais

PT MANUAL UTILIZADOR. Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote 3.0 para dispositivos. Passion.Technology.Design.

PT MANUAL UTILIZADOR. Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote 3.0 para dispositivos. Passion.Technology.Design. PT MANUAL UTILIZADOR Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote.0 para dispositivos Passion.Technology.Design. Índice Instalação... Configuração automática da administração de apartamento... 4

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO Descrição do Produto... 3 Características... 3 Configuração USB... 4 Configuração... 5 Página

Leia mais

Esta fase só se configura uma única vez.

Esta fase só se configura uma única vez. Fase 0 Esta fase só se configura uma única vez. É necessário iniciar o serviço de configuração automática com fios para tal devem ser realizados os seguintes passos: No VISTA Começar por carregar em Painel

Leia mais