EIXO TEMÁTICO 6: Relações entre Educação, Ciências, Biologias e Culturas. MODALIDADE: PÔSTER PO.13

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EIXO TEMÁTICO 6: Relações entre Educação, Ciências, Biologias e Culturas. MODALIDADE: PÔSTER PO.13"

Transcrição

1 EIXO TEMÁTICO 6: Relações entre Educação, Ciências, Biologias e Culturas. MODALIDADE: PÔSTER PO.13 QUAL É A IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS NA COMPOSIÇÃO DOS PERSONAGENS DA CULTURA POP? REFLEXÕES A PARTIR DA PREFERÊNCIA DOS ALUNOS DA DISCIPLINA ZOOLOGIA DE ARTRÓPODOS. Elidiomar Ribeiro Da-Silva, Instituto de Biociências-UNIRIO, elidiomar@gmail.com Thiago Rodas Müller de Campos, Instituto de Biociências-UNIRIO, thiago.rodas.muller@gmail.com Lucas Nogueira da Fonseca, Instituto de Biociências-UNIRIO, lucas.da.mv@gmail.com Luci Boa Nova Coelho, Instituto de Biologia-UFRJ, lucibncoelho@gmail.com RESUMO O ser humano costuma transferir o fascínio que tem pelos elementos naturais às criações de suas manifestações culturais. Na cultura pop é comum a existência de personagens originários a partir de animais, caso de ícones como o Batman e o Homem-Aranha. Objetivando contribuir para a avaliação da importância dos animais como fontes de inspiração para personagens da cultura pop, são analisadas as preferências de alunos de Ciências Biológicas em comparação com leigos. No total, foram listados 111 personagens, dos quais 26 (23,42%) com inspiração em algum animal. Há indícios de que os alunos podem tender a ter predileção por personagens baseados em animais, em comparação com os leigos. Palavras-chave: ciência, biologia, ensino superior ABSTRACT Humans usually transfer their fascination in natural elements to the creations of cultural manifestations. Pop culture commonly has characters originating from animals, such as icons as Batman and Spider-Man. To contribute to the assessment of the importance of animals as sources of inspiration for characters of pop culture, we analyze the preferences of Biological Sciences students versus laymen. In total, 111 characters were listed, of which 26 (23.42%) with inspiration from some animal. There is evidence that students can tend to have a predilection for characters based on animals, compared with the laity. Key words: science, biology, higher education INTRODUÇÃO A admiração do homem para com os outros animais transcende a História Natural. Com o advento da civilização, o ser humano praticamente se excluiu das cadeias e teias

2 naturais. Passamos de parte integrante a admiradores da natureza, de modo que, hoje em dia, nosso principal contato com a vida selvagem se resume aos programas e documentários de TV. O fascínio pelos elementos naturais eventualmente é transpassado às criações de nossas manifestações culturais (DA-SILVA et al., 2014a). Temas relacionando a Zoologia às manifestações culturais vêm ganhando destaque recentemente. Coelho (2000, 2004) estudou as referências a insetos nas letras e na arte das capas de discos de rock, respectivamente. Cherry (2002, 2005) estudou a função dos insetos na mitologia e na magia, respectivamente. Mariño Pérez e Mendoza Almeralla (2006) fizeram uma análise crítica da presença de insetos e outros artrópodes em filmes do cinema, de 1938 a Costa Neto (2006) pesquisou a utilização de insetos em manifestações populares no nordeste brasileiro. Mendonça (2008) estudou as manifestações folclóricas que poderiam ser utilizadas para facilitar o aprendizado da Zoologia na escola. Monserrat (2010) fez um estudo sobre tatuagens contendo referências a artrópodos. Nemésio et al. (2013) abordaram a utilização dos diferentes grupos taxonômicos animais em selos postais. Da-Silva et al. (2014b, c, d) inventariaram os personagens da Marvel e da DC baseados em insetos, aracnídeos e crustáceos, respectivamente. Castanheira et al. (2015) estudaram a presença de artrópodos em filmes e séries de TV. O fato é que nas diferentes mídias reprodutoras da cultura popular, como a TV, o cinema e as revistas, é comum a existência de personagens originários a partir de animais. Por sinal, esse é o caso de alguns dos mais significativos ícones da cultura pop, como o Batman e o Homem-Aranha. De modo interessante, muitas vezes não nos damos conta disso e sequer pensamos em utilizar tal realidade em sala de aula. Assim, o estudo da associação da pesquisa acadêmica formal com as manifestações culturais pode render dividendos às atividades de ensino. OBJETIVOS O objetivo geral é contribuir para a avaliação da importância dos animais como fontes de inspiração para personagens da cultura pop. E o objetivo específico é pesquisar se os alunos da disciplina Zoologia de Artrópodos (cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) têm mais afinidades com tais personagens em relação a pessoas leigas em Zoologia.

3 MATERIAL E MÉTODOS A cada aluno da disciplina Zoologia de Artrópodos (n=30) foi solicitado que listasse, em ordem de preferência, seus cinco personagens favoritos da cultura pop (exceto aqueles originários de mangás e animes). O mesmo procedimento foi feito em relação aos usuários do grupo da revista Mundo dos Super-Heróis (Editora Europa) no Facebook. Desse último grupo amostral (n=30), foram apenas consideradas as respostas de pessoas com idade entre 18 e 30 anos, e que não fossem nem biólogos, nem estudantes de Biologia, ou seja, que fossem leigos em Zoologia. Os resultados foram tabulados e os grupos amostrais (chamados doravante de ALUNOS e LEITORES) foram estatisticamente comparados por meio do teste Qui-Quadrado de Pearson (SIEGEL, 1981). As análises foram feitas considerando-se três cenários distintos: qualitativo (não se levando em conta a quantidade de presenças nas listas), quantitativo (levando-se em conta a quantidade de vezes em que cada personagem foi citado nas listas) e ponderado (à presença do personagem na posição 1 de cada lista individual foi conferido peso 5; na posição 2, peso 4; na posição 3, peso 3; na posição 4, peso 2; na posição 5, peso 1). RESULTADOS E DISCUSSÃO No cenário qualitativo, os ALUNOS listaram 63 personagens, dos quais 20 (31,75%) têm algum tipo de inspiração animal, e os LEITORES, 75, dos quais 13 (17,33%) com alguma inspiração animal (Tabela I). Somando-se os dois grupos, nas 60 listas foram citados 111 personagens, dos quais 26 (23,42%) com inspiração em algum animal (tais personagens estão ilustrados nas Figuras 1-26). Em comum, os dois grupos listaram 25 personagens, dos quais oito (32,00%) foram inspirados em animais. Na análise qualitativa, os dois grupos (ALUNOS e LEITORES) diferiram estatisticamente (X 2 = 3,9013, p < 0,05). Na análise estatística dos cenários quantitativo e ponderado, não houve diferença significativa entre os dois grupos (Tabela II). Isso provavelmente é devido ao peso de personagens como Homem-Aranha, Batman e Wolverine, presentes em muitas listas de ambos os grupos, e que incrementaram os valores das criações baseadas em animais.

4 Tabela I. Personagens da cultura pop citados por alunos da disciplina Zoologia de Artrópodos, curso de Ciências Biológicas, UNIRIO (ALUNOS) e por membros do grupo da revista Mundo dos Super-Heróis, no Facebook (LEITORES). Personagens presentes em ambas as listas em negrito, personagens com inspiração animal seguidos de asterisco. ALUNOS Ajax, Amazo, Aquaman*, Arlequina, Asa Noturna*, Bane, Batman*, Capitão América, Capitão Caverna, Capitão Planeta, Charada, Ciclope, Coringa, Darth Vader, Deadpool, Delírio, Demolidor, Estelar, Fanático, Fera*, Flash, Gambit, Gata Negra*, Gavião Arqueiro*, Groot, Hades, Heimdall, Hércules, Homem- Aranha*, Homem de Ferro, Hulk, Justiceiro, Lanterna Verde, Lince Negra*, Lobo*, Loki, Magia, Magneto, Mancha Solar, Mística, Mulher-Gato*, Mulher-Gavião*, Mulher- Maravilha, Mushu*, Mutano*, Noturno, Optimus Prime, Professor X, Ravena*, Robin Hood*, Rocket Raccoon*, Senhor das Estrelas, Sr. Fantástico, Superman, Tempestade, Thor, Tocha Humana, Úrsula*, Vampira, Viúva Negra*, Venom*, Wolverine*, Ziggs* LEITORES Aquaman*, Aragorn, Arlequina, Arqueiro Verde, Asa Noturna*, Asterix, Batman*, Blade, Cade Skywalker, Capitão América, Capitão Planeta, Chapolin Colorado*, Colossus, Conan, Constantine, Coringa, Darth Maul, Darth Vader, Deadpool, Demolidor, Donna Troy, Dreadstar, Dr. Estranho, Estigma, Exterminador, Fantasma, Flash, Gambit, Garfield*, Groo, Guy Gardner, Hellboy, Homem-Aranha*, Homem de Ferro, Hulk Vermelho, Invencível, Jonah Hex, Jon Snow, Juiz Dredd, Justiceiro, Kid Ômega, Lanterna Branco, Lanterna Verde, Lobo*, Lúcifer, Magneto, Monstro do Pântano, Motoqueiro Fantasma, Mulher-Gato*, Mulher- Maravilha, Questão, R2D2, RanXerox, Raphael*, Rick Grimes, Robin*, Rocket Raccoon*, Rorschach, Sandman, Senhor das Estrelas, Shazam, Soldado Invernal, Space Ghost, Superboy, Superman, Tempestade, Tex, Thanos, Theoden, Thor, Treinador, Vampira, Wolverine*, Zagor, Zorro* Tabela II. Valores numéricos dos personagens da cultura pop baseados ou não em animais, de acordo com a preferência de alunos da disciplina Zoologia de Artrópodos (ALUNOS) e de leigos frequentadores do grupo da revista Mundo dos Super-Heróis (LEITORES) nos três cenários analisados (qualitativo, quantitativo e ponderado), bem como valores do cálculo do qui-quadrado e respectivos níveis de significância. Qualitativa Quantitativa Ponderada Personagens ALUNOS LEITORES ALUNOS LEITORES ALUNOS LEITORES ANIMAIS NÃO ANIMAIS TOTAL Qui-quadrado X 2 = 3,9013 X 2 = 0,0152 X 2 = 0,4836 Significância p < 0,05 n.s. n.s.

5 Um ótimo indicador da relevância dos animais para a cultura pop é que, das 60 listas individuais, apenas sete (11,67%) são completamente desprovidas desse tipo de personagem. Dentre os ALUNOS foram quatro (13,33%) e dentre os LEITORES, três (10,00%). Considerando apenas as citações listadas na posição 1, 24 delas (40,00%) são relativas a personagens com inspiração animal, sendo 10 (33,33%) dentre os ALUNOS e 14 (46,67%) dentre os LEITORES. Para 24 dos personagens com inspiração animal citados na pesquisa, foi possível se fazer alguma inferência quanto à classificação taxonômica do organismo inspirador. Desses, são 11 mamíferos (quase todos da ordem Carnivora), seis aves, quatro artrópodos, dois répteis e um molusco. A supremacia destacada de vertebrados está dentro do esperado. De acordo com Descola (1998), é comum a valorização dos mamíferos na escala de interesses do ser humano. Dentro do escopo da disciplina Zoologia de Artrópodos, os personagens mais interessantes são o Homem-Aranha, o Venom, a Viúva Negra (os três inspirados em aranhas - classe Arachnida, ordem Araneae) e o Chapolin Colorado (inspirado em um gafanhoto - classe Hexapoda, ordem Orthoptera). CONCLUSÕES Com base nos resultados apresentados, há indício de que, de fato, alunos de Biologia podem tender a ter predileção por personagens baseados em animais. Isso faz sentido, levando-se em conta que a afinidade com os conteúdos da Zoologia está entre os pendores normalmente encontrados naqueles que procuram os cursos da área de Ciências Biológicas. Entretanto, novos levantamentos e estudos estatísticos mais aprofundados devem ser feitos no sentido de se ratificar essa hipótese. De qualquer forma, fica claro que os personagens inspirados em animais têm importância efetiva no universo da cultura pop, podendo se constituir em interessante ferramenta para cativar a atenção e o interesse dos alunos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CASTANHEIRA, P.S.; PRADO, A.W.; DA-SILVA, E.R.; BRAGA, R.B. Analyzing the 7th Art Arthropods in movies and series. Vignettes of Research, v.3, n.1, CHERRY, R. The functions of insects in mythology. American Entomologist, v.48, n.3, CHERRY, R. Magical insects. American Entomologist, v.51, n.1, 2005.

6 COELHO, J.R. Insects in Rock and Roll cover art. American Entomologist, v.50, n.3, COELHO, J.R. Insects in Rock & Roll music. American Entomologist, v.46, n.3, COSTA NETO, E.M. Cricket singing means rain : semiotic meaning of insects in the district of Pedra Branca, Bahia State, northeastern Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v.78, n.1, DA-SILVA, E.R.; COELHO, L.B.N.; RIBEIRO SILVA, T.B.N. A Zoologia de Sete Soldados da Vitória : análise dos animais presentes na obra e sua possível utilização para fins didáticos. Enciclopédia Biosfera, v.10, n.18, 2014a. DA-SILVA, E.R; COELHO, L.B.N.; SANTOS, E.L.S.; CAMPOS, T.R.M.; MIRANDA, G.S.; ARAÚJO, T.C.; CARELLI, A. Marvel and DC characters inspired by insects. Research Expo International Multidisciplinary Research Journal, v.4, n.3, 2014b. DA-SILVA, E.R; COELHO, L.B.N.; CAMPOS, T.R.M.; CARELLI, A.; MIRANDA, G.S.; SANTOS, E.L.S.; RIBEIRO-SILVA, T.B.N.; PASSOS, M.I.S. Marvel and DC characters inspired by arachnids. The Comics Grid: Journal of Comics Scholarship, v.4, n.1, 2014c. DA-SILVA, E.R; COELHO, L.B.N.; CAMPOS, T.R.M.; MIRANDA, G.S.; BAFFA, A.F.; SILVEIRA, T.C. Marvel and DC characters inspired by crustaceans. Acme International Journal of Multidisciplinary Research, v.2, n.12, 2014b. DESCOLA, P. Estrutura ou sentimento: a relação com o animal na Amazônia. Mana, v.4, MARIÑO PÉREZ, R.; MENDOZA ALMERALLA, C. Los insectos en el cine. Un estúdio preliminar. Boletín de la Sociedad Entomológica Aragonesa, v.38, MENDONÇA, V.L. O folclore como ferramenta de motivação para o ensino de Zoologia na escola proposta de um livro paradidático. Dissertação (Mestado), USP, MONSERRAT, V.J. Sobre los artrópodos en el tatuaje. Boletín de la Sociedad Entomológica Aragonesa, v.47, NEMÉSIO, A.; SEIXAS, D.P.; VASCONCELOS, H.L. The public perception of animal diversity: what do postage stamps tell us? Frontiers in Ecology and the Environment, v.11, SIEGEL, S. Estatística não paramétrica para as ciências do comportamento. McGraw Hill do Brasil, 1981.

7 Figuras Alguns personagens da cultura pop inspirados em animais. 1, Aquaman. 2, Asa Noturna. 3, Batman. 4, Chapolim Colorado. 5, Fera. 6. Garfield. 7, Gata Negra. 8, Mulher- Gato. 9, Lince-Negra. 10, Homem-Aranha. 11, Lobo. 12, Gavião-Arqueiro. 13, Úrsula.

8 Figuras Alguns personagens da cultura pop inspirados em animais. 14, Mulher-Gavião. 15, Robin Hood. 16, Rocket Raccoon. 17, Raphael. 18, Viúva Negra. 19. Venom. 20, Ravena. 21, Moshu. 22, Mutano. 23, Robin. 24, Ziggs. 25, Wolverine. 26, Zorro.

9 DA-SILVA, E.R.; FONSECA, L.N.; DE CAMPOS, T.R.M. & COELHO, L.B.N Qual é a importância dos animais na composição dos personagens da cultura pop? Reflexões a partir da preferência dos alunos da disciplina Zoologia de Artrópodos. 8 pp. In: Cassab, M.; Andrade, G.T.B.; Oliveira, H.R. & Vilardi, L.G.A. (orgs.) - Anais do Encontro Regional de Ensino de Biologia Regional 4. Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, 28 a 30 de abril de 2015 Juiz de Fora, MG ISSN X Disponível em:

PERSONAGENS DA CULTURA POP INSPIRADOS EM ARTRÓPODOS E SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE ZOOLOGIA.

PERSONAGENS DA CULTURA POP INSPIRADOS EM ARTRÓPODOS E SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE ZOOLOGIA. EIXO TEMÁTICO 6: Relações entre Educação, Ciências, Biologias e Culturas. MODALIDADE: COMUNICAÇÃO ORAL CO.04 PERSONAGENS DA CULTURA POP INSPIRADOS EM ARTRÓPODOS E SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE ZOOLOGIA.

Leia mais

Conheça a Religião dos Super Heróis de quadrinhos. Conheça a Religião. dos Super Heróis de Quadrinhos

Conheça a Religião dos Super Heróis de quadrinhos. Conheça a Religião. dos Super Heróis de Quadrinhos Conheça a Religião dos Super Heróis de quadrinhos Conheça a Religião dos Super Heróis de Quadrinhos É possível sugerir a religião dos super heróis de quadrinhos por meio de suas histórias. Conheça os grupos

Leia mais

FICHA CATALOGRÁFICA FEITA PELOS ORGANIZADORES. Editoração: Luci Boa Nova Coelho

FICHA CATALOGRÁFICA FEITA PELOS ORGANIZADORES. Editoração: Luci Boa Nova Coelho FICHA CATALOGRÁFICA FEITA PELOS ORGANIZADORES C67i Coelho, Luci Boa Nova, 960- I Colóquio de Zoologia Cultural Livro do Evento / Luci Boa Nova Coelho, Elidiomar Ribeiro Da-Silva. Rio de Janeiro: Perse,

Leia mais

a batalha DO XADREZ com os super HEROiS 2015 MARVEL

a batalha DO XADREZ com os super HEROiS 2015 MARVEL a batalha DO XADREZ com os super HEROiS 2015 UM CURSO O MUNDO DÁ UM Para jogar xadrez necessário raciocínio e nervos de aço, mas o que acontece A BATALHA DO éxadrez COM OS SUPER HERoIS se as peças são

Leia mais

HUGO JESUS

HUGO JESUS HUGO JESUS contacto@hugojesus.com Lettering for Devir Ultimate Marvel #7 Ultimate Marvel #9 Ultimate Marvel #15 Ultimate Marvel #16 Ultimate Marvel #17 Wolveri5e #34 Wolverine #35 Wolverine #37 Wolverine

Leia mais

057 - Reinado Sombrio - Elektra Reinado Sombrio - Elektra Reinado Sombrio - Elektra Reinado Sombrio - Elektra Rein

057 - Reinado Sombrio - Elektra Reinado Sombrio - Elektra Reinado Sombrio - Elektra Reinado Sombrio - Elektra Rein PARTE I - PRÓLOGO 001 - (INGLÊS) Marvel Spotlight - Dark Reign (Dark Reign) 002 - Novos.Vingadores.48.HQ.BR.28DEZ08.Os.Impossiveis.Br.GibiHQ 003 - Thunderbolts#126 004 - Thunderbolts#127 005- Invasão Secreta.Reinado

Leia mais

OS PERSONAGENS DE HQS COMO ESTRATÉGIA PARA POPULARIZAR A ENTOMOLOGIA AQUÁTICA

OS PERSONAGENS DE HQS COMO ESTRATÉGIA PARA POPULARIZAR A ENTOMOLOGIA AQUÁTICA OS PERSONAGENS DE HQS COMO ESTRATÉGIA PARA POPULARIZAR A ENTOMOLOGIA AQUÁTICA Elidiomar Ribeiro Da-Silva* Luci Boa Nova Coelho** RESUMO As histórias em quadrinhos (HQs) podem possuir detalhes, alusões

Leia mais

RELEVÂNCIA DOS INSETOS PARA O AMBIENTE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA COM ALUNOS DA ESCOLA PADRE NÉRCIO RODRIGUES

RELEVÂNCIA DOS INSETOS PARA O AMBIENTE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA COM ALUNOS DA ESCOLA PADRE NÉRCIO RODRIGUES RELEVÂNCIA DOS INSETOS PARA O AMBIENTE: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA COM ALUNOS DA ESCOLA PADRE NÉRCIO RODRIGUES Rickson William de Lima Silva; Wedja Rosalina Soares dos Santos; Rodolfo Lucas Bezerra de Almeida;

Leia mais

Registro de Obras Literárias e Artísticas Desde 1973, como definido na Lei 5.988, a Biblioteca Nacional é a instituição responsável pelo registro de

Registro de Obras Literárias e Artísticas Desde 1973, como definido na Lei 5.988, a Biblioteca Nacional é a instituição responsável pelo registro de Registro de Obras Literárias e Artísticas Desde 1973, como definido na Lei 5.988, a Biblioteca Nacional é a instituição responsável pelo registro de obras literárias e artísticas, aceitando o registro

Leia mais

ZOOLOGIA CULTURAL, COM ÊNFASE NA PRESENÇA DE PERSONAGENS INSPIRADOS EM ARTRÓPODES NA CULTURA POP

ZOOLOGIA CULTURAL, COM ÊNFASE NA PRESENÇA DE PERSONAGENS INSPIRADOS EM ARTRÓPODES NA CULTURA POP DA-SILVA, E.R. & COELHO, L.B.N. 2016. Zoologia Cultural, com ênfase na presença de personagens inspirados em artrópodes na cultura pop. In: Da-Silva, E.R.; Passos, M.I.S.; Aguiar, V.M.; Lessa, C.S.S. &

Leia mais

CONSELHO DE SEGURANÇA

CONSELHO DE SEGURANÇA CONSELHO DE SEGURANÇA GUERRA CIVIL SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. O QUE É UMA GUERRA CIVIL? 3. COMO COMEÇA? 4. CONSEQUÊNCIAS 5. PROJETO RELÂMPAGO 6. REPRESENTAÇÕES 6.1. DEFENSORES 6.2. OPOSITORES 6.3. NEUTROS

Leia mais

TABELA UNIVERSE MÁSCARAS / CHAPÉUS E OUTROS

TABELA UNIVERSE MÁSCARAS / CHAPÉUS E OUTROS TABELA UNIVERSE MÁSCARAS / CHAPÉUS E OUTROS LINHA HERÓIS 100944 MASCARA LA CASA DE PAPEL R$ 8,00 100367 MÁSCARA ROBIN R$ 4,00 100368 TIARA MULHER MARAVILHA R$ 3,15 100369 MÁSCARA FLASH R$ 4,85 100370 MÁSCARA

Leia mais

41440 CANECA PORCELANA MOULD WB JL CORE BATMAN LOGO PRETA/ AMARELA 14.4X10.3X9.9CM 320ML INNER: 1 MASTER: 18

41440 CANECA PORCELANA MOULD WB JL CORE BATMAN LOGO PRETA/ AMARELA 14.4X10.3X9.9CM 320ML INNER: 1 MASTER: 18 A Liga da Justiça é um grupo de super-heróis ficcionais que aparecem em quadrinhos americanos publicados pela DC Comics. A liga da justiça foi concebida pelo escritor Gardner Fox e apareceu pela primeira

Leia mais

A ciência dos Super-heróis

A ciência dos Super-heróis A ciência dos Super-heróis Cristhian Pinheiro Ponce Diego Reis do Lago Guilherme Soares Rodrigues João Carlos Martini de Vargas Lucas Gabriel do Nacimento de Oliveira Rafael Dutra Ferrugem Orientador:

Leia mais

CONCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE O PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM

CONCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE O PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM CONCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE O PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM Thamires Keila Silva Ferrari¹; Thais Adrianne Silva Reinaldo² ¹Programa de Pós-Graduação

Leia mais

TABELA UNIVERSE MÁSCARAS / CHAPÉUS E OUTROS

TABELA UNIVERSE MÁSCARAS / CHAPÉUS E OUTROS TABELA UNIVERSE MÁSCARAS / CHAPÉUS E OUTROS LINHA HERÓIS 100367 MÁSCARA ROBIN R$ 3,78 12 x 01 100368 TIARA MULHER MARAVILHA R$ 2,25 12 x 01 100369 MÁSCARA FLASH R$ 4,85 12 x 01 100370 MÁSCARA SUPERMAN

Leia mais

Projeto de Ensino de Graduação

Projeto de Ensino de Graduação Projeto de Ensino de Graduação Treinamento em Técnicas de Manejo e Gerenciamento de Coleções Zoológicas 2019-2020 Histórico Fundação 1991; Levantamento Preliminar da Fauna da Região do Passo do Lontra,

Leia mais

MÉTODOS FACILITADORES DE APRENDIZAGEM: USO DE ANIMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

MÉTODOS FACILITADORES DE APRENDIZAGEM: USO DE ANIMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA MÉTODOS FACILITADORES DE APRENDIZAGEM: USO DE ANIMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ZANERATTO, G. M. G.; MOYA, P. T. Resumo Na metodologia tradicional, considera-se o aluno como recebedor de conhecimento

Leia mais

ENSINANDO BIOLOGIA ATRAVÉS DO "BOB ESPONJA"

ENSINANDO BIOLOGIA ATRAVÉS DO BOB ESPONJA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BAN201 Zoologia dos Invertebrados II

Programa Analítico de Disciplina BAN201 Zoologia dos Invertebrados II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Biologia Animal - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2

Leia mais

USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS PARA O ENSINO DE FÍSICA

USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS PARA O ENSINO DE FÍSICA VIII Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte 26/10/2018 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Matemática está em tudo 2018 USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Leia mais

41440 CANECA PORCELANA MOULD WB JL CORE BATMAN LOGO PRETA/ AMARELA 14.4X10.3X9.9CM 320ML INNER: 1 MASTER: 18

41440 CANECA PORCELANA MOULD WB JL CORE BATMAN LOGO PRETA/ AMARELA 14.4X10.3X9.9CM 320ML INNER: 1 MASTER: 18 A Liga da Justiça é um grupo de super-heróis ficcionais que aparecem em quadrinhos americanos publicados pela DC Comics. A liga da justiça foi concebida pelo escritor Gardner Fox e apareceu pela primeira

Leia mais

Os Morcegos. (Carimbo: Bat Cave)

Os Morcegos. (Carimbo: Bat Cave) Os Morcegos 1) Mamífero Alado: Os morcegos são pequenos mamíferos voadores que possuem os membros anteriores transformados em asas. Como todos os mamíferos, esses animais possuem o corpo coberto por pelos

Leia mais

Taylor Swift. Selena Gomez REVIVAL TOUR. Guerra Civil RE- INVENÇÃO DE. Crossover TEAM CAP X TEAM IRON ARROW THE FLASH SUPERGIRL SOBRE CULTURA POP

Taylor Swift. Selena Gomez REVIVAL TOUR. Guerra Civil RE- INVENÇÃO DE. Crossover TEAM CAP X TEAM IRON ARROW THE FLASH SUPERGIRL SOBRE CULTURA POP TUDO SOBRE CULTURA POP + Selena Gomez REVIVAL TOUR A Guerra Civil TEAM CAP X TEAM IRON RE- INVENÇÃO DE Taylor Swift Crossover ARROW THE FLASH SUPERGIRL 13ª edição ano 2016 /cultiverevista música 3. Taylor

Leia mais

Imagem Nome do Produto Modelo. Camiseta - A Culpa é das Estrelas - Mod.01

Imagem Nome do Produto Modelo. Camiseta - A Culpa é das Estrelas - Mod.01 MangaStore http://mangastore.com.br/ Categoria: Camisetas» Av.Liberade,363-Loja119 contato@mangastore.com.br (11)2506-7199 Imagem Nome do Produto Modelo Camiseta - 30 seconds to mars - Mod.01 Camiseta

Leia mais

3º Trimestre / Critérios de Avaliação 7 Ano

3º Trimestre / Critérios de Avaliação 7 Ano Caro educando, Segue a agenda do 3 trimestre. Nela, você encontra informações importantes a respeito dos conteúdos programáticos que serão desenvolvidos e as datas das avaliações. Leia com atenção e recorra

Leia mais

CAROLINA FIGUEIRA PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA: EM DIA COM A MARVEL

CAROLINA FIGUEIRA PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA: EM DIA COM A MARVEL CAROLINA FIGUEIRA PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA: EM DIA COM A MARVEL Florianópolis, 2017 CAROLINA FIGUEIRA PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA: EM DIA COM A MARVEL Projeto de Revista Científica apresentada na

Leia mais

RIO VERDE 19 DE DEZEMBRO DE 2016

RIO VERDE 19 DE DEZEMBRO DE 2016 TABELAS DE EQUIVALÊNCIAS DE DISCIPLINAS PARA O BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CONFORME EMENTAS E MATRIZES DISPONÍVEIS NA PÁGINA DO IF GOIANO CAMPUS RIO VERDE RIO VERDE 19 DE DEZEMBRO DE 2016 1º PERÍODO

Leia mais

ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES DOS ALUNOS E PRÁTICAS DOCENTES

ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES DOS ALUNOS E PRÁTICAS DOCENTES ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES DOS ALUNOS E PRÁTICAS DOCENTES *Ruth Mireles Rodrigues de Moura¹; Francisca Tayná da Silva Gomes¹; Anairam de Medeiros e Silva²; Dijenaide Chaves de

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA:

ISSN ÁREA TEMÁTICA: 13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( X ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA Exposições

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BAN100 Zoologia Geral

Programa Analítico de Disciplina BAN100 Zoologia Geral Catálogo de Graduação 06 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina BAN00 Zoologia Geral Departamento de Biologia Animal - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA Cronograma da disciplina Metazoa III (BZ048) A disciplina será ministrada no modelo teóricoprático, com 3 créditos,

Leia mais

BILHETERIA MUNDIAL U$2.5 Billion

BILHETERIA MUNDIAL U$2.5 Billion BILHETERIA MUNDIAL U$2.5 Billion RELANÇANDO UMA NOVA FRANQUIA: Bilheteria Mundial: U$750 MM Filme abriu em 1º lugar em 46 paises (inclusive o Brasil) Top 3 de todos os tempos em 20 países Uma Franquia

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Professor: Airton José Müller Ano: 7º. Componente Curricular: Educação Religiosa

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Professor: Airton José Müller Ano: 7º. Componente Curricular: Educação Religiosa Professor: Airton José Müller Ano: 7º Componente Curricular: Educação Religiosa Turma: 17 E Lista dos conteúdos/saberes Conceituais: Os símbolos como expressão material da fé. Da liturgia à vida: implicações

Leia mais

Surgidas ao final do século XIX, as Histórias em Quadrinhos (HQs) se consolidaram como uma das expressões artísticas, culturais e midiáticas

Surgidas ao final do século XIX, as Histórias em Quadrinhos (HQs) se consolidaram como uma das expressões artísticas, culturais e midiáticas Surgidas ao final do século XIX, as Histórias em Quadrinhos (HQs) se consolidaram como uma das expressões artísticas, culturais e midiáticas mais marcantes da metade final do século XX e assim continuam

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA PLANO DE ENSINO SEMESTRE 2018/2 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA N O DE HORAS-AULA

Leia mais

BILHETERIA MUNDIAL U$2.5 Billion

BILHETERIA MUNDIAL U$2.5 Billion BILHETERIA MUNDIAL U$2.5 Billion RELANÇANDO UMA NOVA FRANQUIA: Bilheteria Mundial: U$750 MM Filme abriu em 1º lugar em 46 paises (inclusive o Brasil) Top 3 de todos os tempos em 20 países Uma Franquia

Leia mais

Iniciando a Sequência Didática

Iniciando a Sequência Didática Sequência Didática Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda da Biologia Vanessa de Cássia Corrêa Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada: A sequência didática é destinada a alunos que

Leia mais

REDAÇÃO LITERATURA CIÊNCIAS HISTÓRIA DA ARTE

REDAÇÃO LITERATURA CIÊNCIAS HISTÓRIA DA ARTE DA Pronomes demonstrativo, indefinidos e interrogativos/ verbos/ PARADIDÁTICO Amazônia. O Diário / Produção de um cartaz / As características do cartaz / PARADIDÁTICO: AMAZÔNIA Humanismo módulo três /

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA

UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA - 2016 7º ANO - EF II Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente Dom Bosco. 0 1) Divisão da etapa e datas das avaliações AVALIAÇÕES 1ª ETAPA 02/02 à 13/05 2ª

Leia mais

Ações afirmativas e o acesso à UFRGS: subsídios para uma avaliação

Ações afirmativas e o acesso à UFRGS: subsídios para uma avaliação Ações afirmativas e o acesso à UFRGS: subsídios para uma avaliação João Vicente Silva Souza * Problema de Pesquisa Trata-se do projeto de pesquisa Perfis Socioeconômicos dos Vestibulandos da UFRGS: análises

Leia mais

Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento.

Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento. Palavras-chave Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento. Um bom critério para selecionar as palavras-chaves são os Vocabulários Controlados Termos organizados, segundo um método,

Leia mais

Marília Antunes. Dept. Estatística e Investigação Operacional Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa

Marília Antunes. Dept. Estatística e Investigação Operacional Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa Que Estatística na Investigação em Biologia na FCUL? Marília Antunes Dept. Estatística e Investigação Operacional Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa Responsável pela disciplina

Leia mais

Departamento de Investigação do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Departamento de Investigação do Instituto de Educação da Universidade do Minho Departamento de Investigação do Instituto de Educação da Universidade do Minho Seminários de Pós-Doutoramento CIEd 2016 Ensino de Ciências e Materiais Didáticos Penha Souza Silva Departamento de Métodos

Leia mais

Almofada A viagem de Chihiro Mod.02. Almofada Akira Mod.02. Almofada Alice Chapeleiro louco

Almofada A viagem de Chihiro Mod.02. Almofada Akira Mod.02. Almofada Alice Chapeleiro louco Av.Liberade,363-Loja119 contato@mangastore.com.br (11)2506-7199 MangaStore http://mangastore.com.br/ Categoria: s A viagem de Chihiro mod.01 A viagem de Chihiro Mod.02 Akira Mod.01 Akira Mod.02 Alice Chapeleiro

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Módulo: 20 semanas Dias letivos: 100 Integralização: Tempo mínimo: 3 anos

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Módulo: 20 semanas Dias letivos: 100 Integralização: Tempo mínimo: 3 anos EIXOS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Módulo: 20 anas Dias letivos: 100 Integralização: Tempo mínimo: 3 anos DISCIPLINAS 1º Avaliação Educacional Didática Gestão Escolar História da Educação Língua Brasileira

Leia mais

ANDRÉ NOVAES DE REZENDE DA LAPA PARA A CAPA: ESTUDO INTERSEMIÓTICO DAS CAPAS DE DISCOS DE SAMBA VINCULADAS À IMAGEM DO MALANDRO.

ANDRÉ NOVAES DE REZENDE DA LAPA PARA A CAPA: ESTUDO INTERSEMIÓTICO DAS CAPAS DE DISCOS DE SAMBA VINCULADAS À IMAGEM DO MALANDRO. 3 ANDRÉ NOVAES DE REZENDE DA LAPA PARA A CAPA: ESTUDO INTERSEMIÓTICO DAS CAPAS DE DISCOS DE SAMBA VINCULADAS À IMAGEM DO MALANDRO. Dissertação apresentada à Universidade Presbiteriana Mackenzie, como requisito

Leia mais

Vamos Tornar Sua Festa Inesquecível? Aniversários Casamentos Batizados - Confraternizações

Vamos Tornar Sua Festa Inesquecível? Aniversários Casamentos Batizados - Confraternizações Vamos Tornar Sua Festa Inesquecível? Aniversários Casamentos Batizados - Confraternizações Sobre a Brotoeja Atriz profissional (DRT 20.366/2003), e Palhaça formada pelos Doutores da Alegria (onde hoje

Leia mais

O que é o Enade? Quais os objetivos do Enade? Quem participa do Enade? Ciclo Avaliativo do Enade

O que é o Enade? Quais os objetivos do Enade? Quem participa do Enade? Ciclo Avaliativo do Enade CONCEITO ENADE (CE) E CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO () DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INBIO - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Professor: Airton José Müller Ano: 7º. Componente Curricular: Filosofia

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre Professor: Airton José Müller Ano: 7º. Componente Curricular: Filosofia Professor: Airton José Müller Ano: 7º Componente Curricular: Filosofia Turma: 17 C Lista dos conteúdos O pensamento O que é o pensamento. A inteligência. A inteligência e a linguagem. Pensamento mítico

Leia mais

TRÊS PONTAS/ MG - AOCC 2016/17 Oficial Fibra de TRINCA-FERRO

TRÊS PONTAS/ MG - AOCC 2016/17 Oficial Fibra de TRINCA-FERRO 18 / 12 / 2016 11 / 12 / 2016 1º 1º YACUZA 177040 GIVANILDO TRÊS PONTAS 128 192 2º 2º GLADIADOR 149447 CRIATÓRIO DUARTE TRÊS PONTAS 102 161 3º 3º MCLAREN 275845 ROGERIO LAVRAS 100 150 4º 4º GODIZILLA 555336

Leia mais

O USO DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS A PARTIR DA ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS

O USO DE COLEÇÕES ZOOLÓGICAS A PARTIR DA ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) SUBPROJETO - BIOLOGIA SID- Seminário de Iniciação a Docência O USO DE

Leia mais

Construção de itens de avaliação

Construção de itens de avaliação Construção de itens de avaliação Ponto de partido Matriz de Referência SAEB SARESP Documento de 2009 Estabelece a Matriz de Referência para Avaliação do SARESP em : Língua Portuguesa Matemática Ciências

Leia mais

Ecossistemas e Saúde Ambiental :: Prof.ª MSC. Dulce Amélia Santos

Ecossistemas e Saúde Ambiental :: Prof.ª MSC. Dulce Amélia Santos 11/8/2011 ECOLOGIA Disciplina Ecossistemas E Saúde Ambiental Ecologia é uma área da Biologia que estuda os organismos e suas relações com o meio ambiente em que vivem. Aula 1A: Revendo Conceitos Básicos

Leia mais

Especial: Marvel Comics

Especial: Marvel Comics Especial: Marvel Comics A Marvel Comics é a linha editorial de banda desenhada (português europeu) ou história em quadrinhos (português brasileiro) da Marvel Entertainment, pertencente à Walt Disney Company

Leia mais

USO DA ANÁLISE FAUNÍSTICA DE INSETOS NA AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

USO DA ANÁLISE FAUNÍSTICA DE INSETOS NA AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL USO DA ANÁLISE FAUNÍSTICA DE INSETOS NA AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL S. SILVEIRA NETO 1,2 ; R.C. MONTEIRO 2 ; R.A. ZUCCHI 1,2 ; R.C.B. de MORAES 2 2 Departamento de Entomologia, ESALQ/USP, C.P. 9, CEP

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas dezembro/2018

A participação da PUC-Rio em avaliações externas dezembro/2018 A participação da PUC-Rio em avaliações externas dezembro/2018 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

Tarefa 13 Professor Rogger

Tarefa 13 Professor Rogger 6º ano Português Tarefa 13 Professor Rogger Justifique o porquê das alternativas estarem incorretas, ou seja, qual é o erro que existe em cada item. A lista deverá ser impressa. Faça a justificativa na

Leia mais

Educação Ambiental: Conhecer o entorno e o outro.

Educação Ambiental: Conhecer o entorno e o outro. Educação Ambiental: Conhecer o entorno e o outro. Profa Dra Vera Lucia Bahl Oliveira* Profa Dra Nilza Maria Diniz* Jheimilson Rosa** João Vitor de Oliveira** * Departamento de Biologia Geral UEL. **Graduandos

Leia mais

Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão Universidade Federal do Maranhão Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva DISCIPLINA: BIOESTATÍSTICA Carga horária: 60h Créditos: 04 Horário: Segunda e Terça-feira,

Leia mais

OBSERVA AS PÁGINAS DO LIVRO USANDO A LENTE.

OBSERVA AS PÁGINAS DO LIVRO USANDO A LENTE. OBSERVA AS PÁGINAS DO LIVRO USANDO A LENTE. CADA COR (AZUL, VERMELHO E VERDE) VAI MOSTRAR-TE UM MUNDO INVISÍVEL E AJUDAR-TE A APRENDER TUDO SOBRE O REINO ANIMAL. LENTE MÁGICA! ANIMAIS INVERTEBRADOS...

Leia mais

The YOUR TOPIC. Handbook A STEP BY STEP GUIDE TO ADD YOUR TOPIC HERE. Author Name. Website or Company Name. A Publication of YOUR LOGO

The YOUR TOPIC. Handbook A STEP BY STEP GUIDE TO ADD YOUR TOPIC HERE. Author Name. Website or Company Name. A Publication of YOUR LOGO The YOUR TOPIC Handbook A STEP BY STEP GUIDE TO ADD YOUR TOPIC HERE Author Name Website or Company Name A Publication of YOUR LOGO TÁ CURIOSO? Por que resolvemos editar este E-book? Chegamos ao 8º Volume

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: SOLOS IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) S0L 1006 BIOLOGIA DO SOLO (1-2) OBJETIVOS - ao término da disciplina o

Leia mais

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: Música popular no ensino de história e estudos amazônicos. COORDENADOR: Edilson Mateus Costa da Silva

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: Música popular no ensino de história e estudos amazônicos. COORDENADOR: Edilson Mateus Costa da Silva HISTÓRIA 71 PLANO DE TRABALHO: A música folclórica no ensino de Estudos Amazônicos. ALUNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: Wellinton Barreto Barreto Na Amazônia há uma série de ritmos folclóricos identificados

Leia mais

Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21. Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23

Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21. Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23 SUMÁRIO Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21 Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23 Natureza da pesquisa 23 Métodos não científicos e científicos de solução de problemas 30 Modelos

Leia mais

Sua Loja Virtual GeeK MS-GeeK

Sua Loja Virtual GeeK MS-GeeK Sua Loja Virtual GeeK MS-GeeK Catalogo Virtual Sua Loja Virtual GeeK MS-GeeK (http://msgeek.com.br/loja) - Pagina: 1 Departamentos da Loja -> Pagina Inicial -> Acessórios -> Almofadas -> Bottons -> Camisas

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ENF389 Manejo de Fauna Silvestre

Programa Analítico de Disciplina ENF389 Manejo de Fauna Silvestre 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Florestal - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 Períodos

Leia mais

MARIA RITA MENDONÇA VIEIRA MORCEGOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES DE ENSINO DIALÓGICO/PROBLEMATIZADOR E A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PERCEPÇÃO

MARIA RITA MENDONÇA VIEIRA MORCEGOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES DE ENSINO DIALÓGICO/PROBLEMATIZADOR E A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PERCEPÇÃO Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Mestrado em Ensino de Ciências MARIA

Leia mais

DOUTORAMENTO EM DIREITO E SEGURANÇA DS 101 METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (MIC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR

DOUTORAMENTO EM DIREITO E SEGURANÇA DS 101 METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (MIC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR DOUTORAMENTO EM DIREITO E SEGURANÇA DS 101 METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (MIC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 1 INFORMAÇÕES GERAIS Coordenador: Professor Doutor Jorge Bacelar Gouveia Regente: Professora

Leia mais

- artigos sobre distribuição geográfica, registro de ocorrências, faunísticos, zoneamento ecológico;

- artigos sobre distribuição geográfica, registro de ocorrências, faunísticos, zoneamento ecológico; Dentro das atividades da disciplina de Entomologia Sistemática do Programa de Pós- Graduação em Biologia Animal (PPG-BAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo como motivação os artigos

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO E ENSINO DO MZFAP NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NÃO-FORMAL

PROJETO DE EXTENSÃO E ENSINO DO MZFAP NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NÃO-FORMAL PROJETO DE EXTENSÃO E ENSINO DO MZFAP NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NÃO-FORMAL TEODORO, J. A.; VILELA, V. L. D.; CARDOSO, C. F.; SILVA, C. V. da. RESUMO Muitas mudanças vêm sendo propostas acerca da finalidade

Leia mais

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE ARTIGO E RESUMO EXPANDIDO

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE ARTIGO E RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA A FORMATAÇÃO DE ARTIGO E RESUMO EXPANDIDO RESUMO Este manual apresenta a formatação que deve ser utilizada nos artigos e resumos expandidos a serem submetidos ao IV Encontro de Pesquisa e VIII

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CLASSE ARACHNIDA: TRABALHANDO A PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA MOSTRA DE BIOLOGIA 2016

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CLASSE ARACHNIDA: TRABALHANDO A PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA MOSTRA DE BIOLOGIA 2016 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CLASSE ARACHNIDA: TRABALHANDO A PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA MOSTRA DE BIOLOGIA 2016 Inaldo dos Santos Casado Cândido (1); Michelle Gomes Santos (2). (1) Discente. Licenciatura em Ciências

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

Descrição anatômica dos músculos da perna de Procyon cancrivorus (Cuvier 1798)

Descrição anatômica dos músculos da perna de Procyon cancrivorus (Cuvier 1798) Biotemas, 23 (3): 159-165, setembro de 2010 ISSN 0103 1643 159 Descrição anatômica dos músculos da perna de Procyon cancrivorus (Cuvier 1798) Firmino Cardoso Pereira* Vanessa Morais Lima Kleber Fernando

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: GEOGRAFIA I Curso: Técnico Integrado

Leia mais

A importância das aulas laboratoriais como uma ferramenta didática para os professores de Biologia. Apresentação: Pôster

A importância das aulas laboratoriais como uma ferramenta didática para os professores de Biologia. Apresentação: Pôster 1 A importância das aulas laboratoriais como uma ferramenta didática para os professores de Biologia Apresentação: Pôster Maicon Gonçalves BALBINO 1 ; Alisson Abreu RODRIGUES 2 ; Wendell Kennedy Azevedo

Leia mais

AS ANALOGIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIALIZAÇÃO E ENTENDIMENTO DE CONTEÚDOS

AS ANALOGIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIALIZAÇÃO E ENTENDIMENTO DE CONTEÚDOS AS ANALOGIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIALIZAÇÃO E ENTENDIMENTO DE CONTEÚDOS Quênia Batista de Oliveira¹; Magno Clery da Palma Santos² ¹Discente da Licenciatura em Ciências

Leia mais

Consulta por Classificação / Área Avaliação

Consulta por Classificação / Área Avaliação Consulta por Classificação / Área Avaliação 0301-2123 Acta Biológica Paranaense B3 BIODIVERSIDADE Atualizado 0102-6712 Acta Limnológica Brasiliensia B3 BIODIVERSIDADE Atualizado 2179-975X Acta Limnologica

Leia mais

RAD PESQUISA DE MARKETING

RAD PESQUISA DE MARKETING Prof. Dr. Dirceu Tornavoi de Carvalho RAD-1404 - PESQUISA DE MARKETING Caso de aplicação de Segmentação de mercado Fonte: Relatório Final de Pesquisa de Marketing sobre Academias e seus Usuários em Ribeirão

Leia mais

PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS E PORTUGUESAS SOBRE EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS E PORTUGUESAS SOBRE EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS E PORTUGUESAS SOBRE EDUCAÇÃO CIÊNCIA,

Leia mais

No Dia dos Pais, Intel Security apresenta dicas para se proteger contra malwares online

No Dia dos Pais, Intel Security apresenta dicas para se proteger contra malwares online No Dia dos Pais, Intel Security apresenta dicas para se proteger contra malwares online Enviado por DA REDAÇÃO 04-Ago-2015 PQN - O Portal da Comunicação O Dia dos Pais é uma data comemorativa que aproxima

Leia mais

MAPA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II TURMA: 6º A BIMESTRE: 3º/2016

MAPA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II TURMA: 6º A BIMESTRE: 3º/2016 MAPA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II TURMA: 6º A BIMESTRE: 3º/2016 ARTES 29/08 Criar uma pequena história para ser ilustrada. A ser realizada em sala. 05/08 Confecção de brinquedos:

Leia mais

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM Vaneska Aparecida Borges 1 Layanne Barbosa Pazzinatto 2 Seixas Oliveira Rezende 3 Regisnei Aparecido de Oliveira

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 3º Ano 2ª Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Naturais Disciplina:

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON NOVA ANDRADINA-MS

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON NOVA ANDRADINA-MS R E.E. MARECHAL RONDON - NOVA ANDRADINA - ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON NOVA ANDRADINA-MS O Folclore Brasileiro representado pelos alunos

Leia mais

Indicadores de Paisagem:

Indicadores de Paisagem: : abordagens e perspectivas de desenvolvimento Isabel Loupa Ramos CESUR, Instituto Superior Técnico Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem a paisagem Cornelius Decker a paisagem Thomas Cole a paisagem

Leia mais

B.A in Social Sciences, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte Brazil.

B.A in Social Sciences, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte Brazil. Victor Araújo Departamento de Ciência Política Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 2º andar, sala 2047 Cid. Universitária São Paulo SP CEP 05508-900 Education (2009-2013) B.A in Social Sciences, Universidade

Leia mais

Fenômenos como a industrialização, a urbanização, o LEVANTAMENTO CIENCIOMÉTRICO DA SERPENTE B. MOOJENI PARA A ÁREA DA SAÚDE HUMANA

Fenômenos como a industrialização, a urbanização, o LEVANTAMENTO CIENCIOMÉTRICO DA SERPENTE B. MOOJENI PARA A ÁREA DA SAÚDE HUMANA LEVANTAMENTO CIENCIOMÉTRICO DA SERPENTE B. MOOJENI PARA A ÁREA DA SAÚDE HUMANA NICOLE CRISTINA LOPES DUTRA MARIANA PIRES DE CAMPOS TELLES Resumo: entre as espécies do Cerrado, a Bothrops moojeni é uma

Leia mais

PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO- PEDAGÓGICO SOBRE OS INSETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO- PEDAGÓGICO SOBRE OS INSETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO- PEDAGÓGICO SOBRE OS INSETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Resumo Débora Leal* Elisa Pires de Oliveira* Jacqueline Karling da Silva* Meire Keterine Bosso* Willian dos

Leia mais

Ensino de Física para Professores de Ciências

Ensino de Física para Professores de Ciências Ensino de Física para Professores de Ciências Prof. Dr. Alberto Tufaile, Profa. Dra. Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile Unidade: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) Curso: Licenciatura em Ciências

Leia mais

TABELA UNIVERSE MÁSCARAS / CHAPÉUS E OUTROS

TABELA UNIVERSE MÁSCARAS / CHAPÉUS E OUTROS TABELA UNIVERSE MÁSCARAS / CHAPÉUS E OUTROS LINHA HERÓIS 100367 MÁSCARA ROBIN R$ 3,78 12 x 01 100368 TIARA MULHER MARAVILHA R$ 2,25 12 x 01 100369 MÁSCARA FLASH R$ 4,85 12 x 01 100370 MÁSCARA SUPERMAN

Leia mais

AMBIENTE WEB PARA APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TÓPICOS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

AMBIENTE WEB PARA APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TÓPICOS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO AMBIENTE WEB PARA APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TÓPICOS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO Lucas Freitas SILVA 1 ; Matheus Eloy FRANCO 2 RESUMO A compreensão de determinados conteúdo ministrados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FICHA DE DISCIPLINA CH TOTAL TEÓRICA: OBJETIVOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FICHA DE DISCIPLINA CH TOTAL TEÓRICA: OBJETIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Vertebrados 2 CÓDIGO: UNIDADE ACADÊMICA: Instituto de Biologia PERÍODO: 5º OBRIGATÓRIA:

Leia mais