AS CINCO PRINCIPAIS LAGARTAS DA CULTURA DO MILHO NO BRASIL.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS CINCO PRINCIPAIS LAGARTAS DA CULTURA DO MILHO NO BRASIL."

Transcrição

1 INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO 2 NÚMERO 1 ABRIL 2013 AS CINCO PRINCIPAIS LAGARTAS DA CULTURA DO MILHO NO BRASIL. A cultura do milho é uma das mais importantes na agricultura brasileira, presente em mais de 14 milhões de hectares e representa uma das principais fontes de renda e desenvolvimento para muitas regiões produtoras (IBGE 2012). Entre as principais pragas que atacam a planta de milho, podemos destacar as espécies da ordem Lepidoptera, que são insetos mastigadores que se alimentam de partes da planta de milho em todas as fases de desenvolvimento. As espécies que causam significativos impactos econômicos na cultura do milho são a Spodoptera frugiperda, Helicoverpa zea, Diatraea saccharalis, Elasmopalpus lignosellus e Agrotis ipsilon. Os danos econômicos ocasionados pelas lagartas se tornam um grande problema quando temos uma ocorrência elevada de lagartas em maiores ínstares. As mariposas distribuem centenas de ovos que vão eclodir e dar início a todo o processo de infestação da lavoura. Se este número de indivíduos for elevado, as lagartas se alimentarão de colmos, folhas, estigmas, grãos, pedúnculos e outras partes da planta, que deixarão de exercer suas funções fisiológicas e passarão a consumir energia para se recuperar do ataque da praga. Os danos causados variam conforme a espécie da praga e podem ocasionar reduções drásticas de produtividade e impacto econômico. Por isso, é importante fazer um diagnóstico correto das espécies e do grau de infestação na área cultivada, para que se tomem as decisões corretas, como a intervenção com inseticida, tanto na lavoura Bt quanto na convencional. Spodoptera frugiperda A Spodoptera frugiperda, popularmente conhecida como Lagarta-do-Cartucho, foi identificada em 1797 no EUA, e tem na cultura do milho, seu hospedeiro preferencial (Cruz et al. 2008). Fig. 1: Lagarta da Spodoptera frugiperda entre 4 e 5 ínstar, com detalhe do Y invertido na cabeça.

2 A Lagarta-do-Cartucho recebeu este nome devido ao hábito de se alojar no cartucho da planta de milho. No entanto, ela também ataca outras partes da planta, como a base, na fase inicial, podendo causar sua morte, muitas vezes confundida com o sintoma do ataque de Agrotis ipsilon. Já na planta mais desenvolvida, do estágio V2 a V4, penetra em seu interior e se alimentando do ponto de crescimento, causando um sintoma conhecido como coração morto, semelhante ao ataque de Elasmopalpus lignosellus. Normalmente a fêmea da mariposa da Spodoptera frugiperda oviposita uma massa de 100 a 300 ovos na folha do milho (Figura 2), após 3 a 5 dias ocorre a eclosão das lagartas (Figura 3) que se alimentam da folha, conferindo o sintoma característico de raspagem (Figura 4), com o passar dos dias estas larvas migram para o interior do cartucho onde ficarão mais protegidas (Figura 5). Quando o ataque ocorre na espiga, o dano pode ser muito severo ao ponto da espiga ser destacada da planta. Danos na parte central ou na ponta da espiga, diretamente nos grãos ou na palha que protege, pode aumentar o índice de grãos ardidos e micotoxinas (Figura 6). Fig. 2: Mariposa fazendo oviposição. Fig. 3: Massa de ovos com aparecimento de lagartas recémnascidas de Spodoptera frugiperda. Fig. 4: Raspagem de folha de milho ocasionada por Spodoptera frugiperda em estágio inicial. Fig. 5: Evolução do dano da Spodoptera frugiperda e migração da lagarta em estágios maiores para o cartucho. Oliveira Jr., J.A. Oliveira Jr., J.A. Oliveira Jr., J.A. Oliveira Jr., J.A.

3 Fig. 6: Dano na ponta da espiga, na palha e nos grãos causados pela Spodoptera frugiperda. Helicoverpa zea Tocch etto, S A R G ; O ciclo de vida da Spodoptera frugiperda varia de acordo com a temperatura, mas de uma forma geral, as fases ovo, lagarta, pupa e adulto, se completam em aproximadamente 3, 10, 8 e 10 dias, respectivamente. As lagartas passam por 6 ou 7 estágios, a fase de pupa ocorre no solo ou sob restos culturais numa câmara pupal. Controlar a Spodoptera frugiperda não tem se mostrado uma tarefa fácil. O mercado Brasileiro conta hoje com diversas opções de plantas Bt. As plantas Bt são uma nova e importante ferramenta de manejo da Spodoptera frugiperda, que tem se mostrado bastante eficiente. No entanto, algumas características bioecológicas da praga, como o alto potencial reprodutivo, ciclo biológico relativamente curto e a polifagia, associadas a um cenário de sobreposição ou sucessão de cultivos de plantas hospedeiras, ponte verde e o baixo índice de adoção de refúgio em algumas regiões expõem a Spodoptera frugiperda a uma elevada pressão de seleção por proteínas Bt. O uso inadequado da tecnologia Bt associado à biologia deste inseto podem colocar em risco a durabilidade desta ferramenta ao longo do tempo. A praga Helicoverpa zea é conhecida como Lagarta-da-Espiga (Figura 9) devido ao seu hábito de atacar a espiga do milho. A mariposa deposita os ovos separadamente no estilo estigma do milho, na fase de R1 a R3 (Figura 8). A larva se desenvolve e migra para a ponta da espiga, consumindo o estigma no primeiro momento e, após alguns dias, passa a se alimentar dos grãos em formação. Este consumo traz um dano direto em produtividade pela redução do número viável de grãos na espiga. Além disso, ao abrir buracos na espiga, ela ocasiona a entrada de fungos e outros patógenos responsáveis pelo aumento dos grãos ardidos e micotoxina (Figura 10). J r., J.A. Fig. 7: Dano na ponta da espiga, na palha e nos grãos causados por S. frugiperda. Fig. 8: Oviposição de Helicoverpa zea no estilo estigma do milho. O liv e ir a F o to : Fig. 9: Helicoverpa zea Lagarta-da-Espiga.

4 Fig. 10: Danos de Helicoverpa na espiga de milho e orifício de saída do adulto. Foto: Boer, C; E.E UDI Foto: Gasparin, R.C.; Foto: Batistela, M.J. Foto: Denez, M; E.E. RON Fig. 11: Variações de cor das Helicoverpas. Foto: Denez,t Foto: Oliveira Jr., J.A. Quando está completamente desenvolvida, a Lagarta-da-Espiga mede cerca de 35mm e possui uma coloração que pode variar de verde-claro, rosa a marrom ou quase preta, com algumas partes mais claras (Figura 11). O dano, que pode causar perda de produtividade de cerca de 8%, pode ser confundido com um ataque da espécie Spodoptera frugiperda. O controle convencional por meio da pulverização de inseticida, tem baixa eficiência devido à localização da praga e época de ocorrência. Um controle efetivo pode ser alcançado com a liberação de vespas do gênero Trichogramma e com a utilização de tecnologias Bt em milho, que tem sido uma das melhores opções de manejo no momento. Diatraea saccharalis Também conhecida como Broca-da-Cana ou Broca-do-Colmo (Figura 12). Os danos mais comuns ocorrem em plantas mais desenvolvidas, mas a praga também pode infestar plantas recém-emergidas. Neste caso, as plantas atacadas tornam-se totalmente improdutivas e os prejuízos são proporcionais à redução da população de plantas.

5 Cavalli, M. Fig. 12: Diatraea saccharalis danificando o colmo e a espiga com galeria e finalizando estágio de pupa. Durante os últimos anos, a praga Broca-do-Colmo tem se mostrado um grande problema para a cultura do milho no Brasil. A mariposa da Diatraea saccharalis deposita ovos nas folhas mais novas, nos estádios entre V8 e VT, cuja larvas nos primeiros dias se alimentam apenas das folhas. Após iniciar seu desenvolvimento, passa a penetrar o colmo, causando uma galeria muito característica desta praga. Os danos são variados, podendo ocorrer nas raízes, no colmo e nas espigas (Figura 13). O tratamento de sementes é uma alternativa de controlar esta praga quando o ataque ocorre nos primeiros estágios. Foto: Oliveira Jr., J.A. Na fase vegetativa, o controle químico é menos eficiente e após a entrada da lagarta no colmo, é ineficiente. Não existem inseticidas registrados no MAPA para o controle dessa praga no milho. Na cultura da cana-de-açúcar, o controle desse inseto tem sido realizado com sucesso por meio de inimigos naturais. Os principais parasitoides são o Metagonistylu minense e o Trichogramma spp., atingindo até 20% de parasitismo. Para o milho, o uso de tecnologia Bt, é altamente eficaz no controle dessa praga. Figura 13: Galerias em colmos e espigas atacadas por Diatraea saccharalis. Foto: Oliveira Jr., J.A. Elasmopalpus lignosellus Também conhecida como Lagarta Elasmo (Figura 14), a mariposa deposita ovos preferencialmente no colo das plantas o no solo. É uma praga esporádica, porém polífaga, alimentando-se de diversas culturas com grande capacidade de destruição num curto intervalo de tempo, principalmente nos estágios VE a V3. Seus danos estão associados à estiagem depois da emergência das plantas e os maiores danos são observados em áreas sob plantio convencional em solos leves e bem drenados, com incidência menor sob plantio direto.

6 Figura 14: Lagarta Elasmo e formação de teia para proteção da lagarta no solo. Figura 15: Sintoma de coração morto em plantas de milho, após ataque de Elasmo. Foto: Oliveira Jr., J.A. Logo após a eclosão, a lagarta raspa as folhas da planta e inicia sua penetração no colmo. Normalmente, o meristema é danificado, causando a diminuição do crescimento e/ou a morte das folhas mais jovens, sintoma conhecido como coração morto (Figura 15). As tecnologias Bt tem demonstrado boa eficácia contra essa praga, porém, a eficácia é variável e depende da proteína. Agrotis ipsilon Agrotis ipsilon também é conhecida como Lagarta Rosca, devido ao hábito de se enrolar quando é tocada (Figura 17). A espécie pode facilmente ser confundida com a Spodoptera frugiperda. Foto: Oliveira Jr., J.A. Foto: Boer, C.A. Cavalli, M. Fig. 18: Agrotis ipsilon. Fig. 17: Agrotis ipsilon enrolada após ser tocada.

7 Fig. 16: Agrotis ipsilon se alimentando da plântula de milho. À direita, a pupa no solo ao lado da plântula. Figura 19: Da esquerda para a direita, 2 plantas normais e 4 plantas atacadas por Agrotis ipsilon, mostrando a diferença de tamanho das plantas. A mariposa deposita seus ovos em plantas daninhas ou em restos culturais. A lagarta vive no solo e sai durante a noite para cortar as plantas, causando redução no estande inicial. Também pode causar o sintoma de coração morto, principalmente quando ataca plantas maiores. É comum encontrarmos lagartas grandes logo no início da instalação da cultura, por isso, recomenda-se dessecação antecipada das plantas daninhas e o uso de inseticida, caso houver a existência de lagartas residentes na cobertura vegetal. A utilização de plantas Bts para o manejo desta praga pode ser eficaz, dependendo do tipo de proteína e do tamanho das lagartas.

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: AGROFIT. Sistema de Agrotóxicos Fitossanitário. Disponível em: Acessado em: 16 de março de COMISSÃO TÉCNICA NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA. Resumo geral de plantas geneticamente modificadas aprovadas para comercialização. Disponível em: Acessado em 18 de março de CRUZ, I. Cultivar grandes culturas,. n 109, p junho FERNANDES, O. A., VILARINHO, E. C. Dispersão de Spodoptera frugiperda (J. E. SMITH) (Lepidoptera: Noctuidae) em campos de milho. Comitê brasileiro de ação à resistência a inseticidas. Disponível em: Acessado em: 16 de março de INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Levantamento Sistemático de Produção Agrícola. Disponível em: Acessado em 18 de março de IRAC. Comitê brasileiro de ação à resistência a inseticidas. Disponível em: Acessado em: 17 de março de MARÇON, P.G. ET AL. Caderno técnico cultivar, n 44. P3-10. outubro NAKANO, O. ET AL. Cultivar grandes culturas, n 102. P novembro UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Insetário Virtual. Disponível em: Acessado em: 16 de março de Autor: Altair Schneider (TDR Estação Morrinhos) Co- autor: Marcelo Batistela (TDR - Estação Rondonópolis) Editoração: Alícia I. Munoz e Thais H. Bechir Revisão: Fernando T. Koshima e João A. Oliveira Jr. Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações sobre o assunto, procure o TD mais próximo.

Tecnologias de Manejo As cinco principais lagartas da cultura do milho no Brasil

Tecnologias de Manejo As cinco principais lagartas da cultura do milho no Brasil A cultura do milho é uma das mais importantes na agricultura brasileira. Presente em mais de 14 milhões de hectares, representa uma importante fonte de renda e desenvolvimento para muitas regiões produtoras

Leia mais

Tecnologias de Manejo Manejo Integrado de Milho Bt

Tecnologias de Manejo Manejo Integrado de Milho Bt O milho Bt é obtido por meio da transformação genética de plantas de milho com genes da bactéria Bacillus thuringiensis, os quais resultam em proteínas com ação inseticida. Uma inovação que exige muita

Leia mais

COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS.

COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS. INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO 2 NÚMERO 2 MAIO 2013 COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS. 1 - O COMPLEXO SPODOPTERA Spodoptera frugiperda

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto 01 Ocorrência 02 Abrangência nacional 03 Características 05 Curiosidades 09 Alerta

Leia mais

Cultivo do Milheto. Os principais insetos que atacam a cultura do milheto podem ser divididos em:

Cultivo do Milheto. Os principais insetos que atacam a cultura do milheto podem ser divididos em: Sumário Apresentação Importância econômica Clima Ecofisiologia Fertilidade de solos Cultivares Plantio Plantas daninhas Doenças Pragas Colheita e pós-colheita Referências Glossário Autores Expediente Pragas

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL:

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DO-CARTUCHO BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Ocorrência Abrangência nacional Características Curiosidades Alerta 01 02 03 05

Leia mais

A Cultura do Algodoeiro

A Cultura do Algodoeiro A Cultura do Algodoeiro Saul Carvalho Complexo significativo de pragas Raízes, folhas, caule, botões florais, flores, maçãs e capulhos Principais pragas bicudo, lagarta-das-maçãs, curuquerê, pulgão, lagarta

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO Boas Práticas Agronômicas Aplicadas a Plantas Geneticamente Modificadas Resistentes a Insetos MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS

INFORMATIVO TÉCNICO Boas Práticas Agronômicas Aplicadas a Plantas Geneticamente Modificadas Resistentes a Insetos MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DESSECAÇÃO ANTECIPADA TRATAMENTO DE SEMENTES INFORMATIVO TÉCNICO ROTAÇÃO DE CULTURAS MANEJO CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS E VOLUNTÁRIAS MONITORAMENTO ÁREAS DE REFÚGIO A integração de culturas já faz parte

Leia mais

USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO

USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO 3 NÚMERO 4 ABRIL 2014 USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO Introdução A fase de implantação da lavoura, partindo da escolha de

Leia mais

MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1

MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1 MONITORAMENTO DE ADULTOS DE Spodoptera frugiperda e Diatraea saccharalis EM ÁREAS DE MILHO E SORGO 1 Guilherme Souza de Avellar 2 e Ivan Cruz 3 1 Trabalho financiado pelo CNPq/Fapemig 2 Estudante do Curso

Leia mais

BPA COM FOCO NO MANEJO DAS PRAGAS-ALVO NAS CULTURAS Bt E DA CIGARRINHA-DO-MILHO

BPA COM FOCO NO MANEJO DAS PRAGAS-ALVO NAS CULTURAS Bt E DA CIGARRINHA-DO-MILHO BPA COM FOCO NO MANEJO DAS PRAGAS-ALVO NAS CULTURAS Bt E DA CIGARRINHA-DO-MILHO José Magid Waquil Professor Visitante jmwaquil@ufsj.edu.br Universidade Federal de São João del-rei UFSJ-Campus de Sete Lagoas

Leia mais

Hyponeuma taltula BROCA PELUDA

Hyponeuma taltula BROCA PELUDA Hyponeuma taltula BROCA PELUDA Rafael Divino Alves da Silva Entomologia/Biotecnologia/Melhoramento Genético Entomotestes materiais Bt / Manejo de pragas CTC Email: rafael.silva@ctc.com.br Telefone: (19)98171

Leia mais

INFORMATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE RESISTÊNCIA A INSETOS SEMEANDO O FUTURO

INFORMATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE RESISTÊNCIA A INSETOS SEMEANDO O FUTURO INFORMATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE RESISTÊNCIA A INSETOS É IMPORTANTE A utilização de milho geneticamente modificado resistente a insetos, conhecido como milho Bt (Bacillus thuringiensis), tem crescido signficativamente

Leia mais

Tecnologias de Manejo Complexo Spodoptera Identificação das espécies e avaliação de danos na escala Davis

Tecnologias de Manejo Complexo Spodoptera Identificação das espécies e avaliação de danos na escala Davis Complexo Spodoptera Identificação das espécies O Complexo Spodoptera Spodoptera frugiperda (Lagarta-do-cartucho) Esta praga ocorre em todas as fases da cultura do milho e pode atacar outras culturas, como

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL:

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: INSETOS-PRAGA NO BRASIL: BROCA-DA-CANA-DE-AÇÚCAR BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Ocorrência Abrangência nacional Características Curiosidades Alerta 01 02

Leia mais

Documentos. ISSN Dezembro, Lepidoptera como Pragas de Milho

Documentos. ISSN Dezembro, Lepidoptera como Pragas de Milho Documentos ISSN 1518-4277 Dezembro, 2010 111 Lepidoptera como Pragas de Milho Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

Circular. Técnica INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE INTRODUÇÃO. Autores ISSN

Circular. Técnica INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE INTRODUÇÃO. Autores ISSN ISSN 1678-1945 INSETOS-PRAGA ASSOCIADOS À CULTURA DO MILHO EM SERGIPE 56 Circular Técnica Aracaju, SE Março, 2009 INTRODUÇÃO No Nordeste brasileiro, a cultura do milho é de grande importância na economia

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Dinâmica Populacional de Lepidópteros Pragas em Milho (Zea mays L.) Cultivado em Sistema de Produção Orgânica Luana

Leia mais

SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA

SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA Programa baseado no Manejo Integrado de Pragas MIP 1. Controle Cultural Delimitação do vazio sanitário, calendário de plantio definido e monitoramento

Leia mais

FICOU AINDA MELHOR O QUE ERA BOM

FICOU AINDA MELHOR O QUE ERA BOM BulaTécnica 06/2019 1 O QUE ERA BOM FICOU AINDA MELHOR A CTC9001BT é a evolução da CTC9001, que agora alia alta tecnologia para obter máxima eficácia no combate a broca da cana, Diatraea saccharalis. Variedade

Leia mais

SEEDCORP HO UMA PLATAFORMA INTEGRADA DE SEMENTES

SEEDCORP HO UMA PLATAFORMA INTEGRADA DE SEMENTES Folder de Milho SEEDCORP HO UMA PLATAFORMA INTEGRADA DE SEMENTES A SEEDCORP HO nasceu da fusão da SeedCorp e HO Sementes. Criada em 2013 com a estratégia de ser uma plataforma integrada de acesso ao mercado

Leia mais

Módulo 1. Ameaças Fitossanitárias

Módulo 1. Ameaças Fitossanitárias Módulo 1 Ameaças Fitossanitárias Paisagem do Agroecossistema A ocupação das lavouras no espaço e no tempo. + alimento para as pragas + tempo para multiplicação Somos uma única fazenda É preciso pensar

Leia mais

SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA

SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA Revisão de 16/06/2014 Programa baseado no Manejo Integrado de Pragas MIP 1. Controle Cultural Delimitação do vazio sanitário, calendário de

Leia mais

USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO SEMEANDO O FUTURO

USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO SEMEANDO O FUTURO USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO INTRODUÇÃO A fase de implantação da lavoura, partindo da escolha de sementes de qualidade até o manejo fitossanitário inicial, é fundamental

Leia mais

Resistência e tolerância. Plantas daninhas de difícil controle com glifosato

Resistência e tolerância. Plantas daninhas de difícil controle com glifosato Resistência e tolerância Plantas daninhas de difícil controle com glifosato Evolução das tecnologias TH (tolerância a herbicidas) Sistema convencional Sistema Roundup Ready PRODUTOS TÉCNICOS ALS/ACCase/PROTOX

Leia mais

Aspectos Bioecológicos de Diatraea saccharalis Fabr. (Lepidoptera: Crambidae) em Plantas de Milho (Zea mays L.)

Aspectos Bioecológicos de Diatraea saccharalis Fabr. (Lepidoptera: Crambidae) em Plantas de Milho (Zea mays L.) Aspectos Bioecológicos de Diatraea saccharalis Fabr. (Lepidoptera: Crambidae) em Plantas de Milho (Zea mays L.) Maria de Lourdes C. Figueiredo 1, Ivan Cruz 1 e Rafael B. Silva 1. 1 Embrapa Milho e Sorgo,

Leia mais

BROCA DA CANA DE AÇÚCAR DIATRAEA SACCHARALIS

BROCA DA CANA DE AÇÚCAR DIATRAEA SACCHARALIS BROCA DA CANA DE AÇÚCAR DIATRAEA SACCHARALIS 1. DESCRIÇÃO DA PRAGA A broca-da-cana é uma mariposa em que a fêmea coloca os ovos nas folhas da cana, de preferência na parte debaixo da folha. O número de

Leia mais

Ocorrência de lepidópteros-praga em lavouras de milho, sorgo e algodão no Norte e Noroeste de Minas Gerais 1

Ocorrência de lepidópteros-praga em lavouras de milho, sorgo e algodão no Norte e Noroeste de Minas Gerais 1 Ocorrência de lepidópteros-praga em lavouras de milho, sorgo e algodão no Norte e Noroeste de Minas Gerais 1 Lueni Silva 2, Simone M. Mendes 3, Michelle Vilella 4, Eduardo Alexandre Rezende de Carvalho

Leia mais

Ocorrência e Danos de Diatraea saccharalis Fabr. (Lepidoptera: Crambidae) em Diferentes Cultivares de Milho (Zea mays L.)

Ocorrência e Danos de Diatraea saccharalis Fabr. (Lepidoptera: Crambidae) em Diferentes Cultivares de Milho (Zea mays L.) Ocorrência e Danos de Diatraea saccharalis Fabr. (Lepidoptera: Crambidae) em Diferentes Cultivares de Milho (Zea mays L.) Ivan Cruz 1, Maria de Lourdes C. Figueiredo 1, Rafael B. da Silva 1, Ana Carolina

Leia mais

Posicionamento de Cultivares Convencionais

Posicionamento de Cultivares Convencionais DIA DE CAMPO SOBRE MILHO CATI -MANDURI - 15/03/2017 Posicionamento de Cultivares Convencionais e Diferenças de Manejo em Relação às Transgênicas Aildson Pereira Duarte Programa Milho IAC/APTA Milho Safrinha

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DAS-VAGENS

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DAS-VAGENS INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DAS-VAGENS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto 01 Ocorrência 02 Abrangência nacional 03 Características 05 Curiosidades 09 Alerta

Leia mais

Milho Doce SV0006SN Seminis. Milho Doce SV9298SN Seminis. Biotecnologia e qualidade que unem o campo, indústria e mercado.

Milho Doce SV0006SN Seminis. Milho Doce SV9298SN Seminis. Biotecnologia e qualidade que unem o campo, indústria e mercado. Milho Doce Seminis Biotecnologia e qualidade que unem o campo, indústria e mercado. Milho Doce SV0006SN Seminis Qualidade que une campo, indústria e mercado. Milho doce Performance series single pro sc

Leia mais

Espécies de Tricogramatídeos em Posturas de Spodoptera frugiperda (Lep.: Noctuidae) e Flutuação Populacional em Cultivo de Milho

Espécies de Tricogramatídeos em Posturas de Spodoptera frugiperda (Lep.: Noctuidae) e Flutuação Populacional em Cultivo de Milho Espécies de Tricogramatídeos em Posturas de Spodoptera frugiperda (Lep.: Noctuidae) e Flutuação Populacional em Cultivo de Milho Vinícius S. Sturza 1, Cátia Câmera 1, Leandro P. Ribeiro 2 e Sônia T. B.

Leia mais

ADOÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS

ADOÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS ADOÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS O QUE SÃO AS MELHORES PRÁTICAS AGRONÔMICAS? POSICIONAMENTO TÉCNICO COERENTE E CONSISTENTE Dessecação antecipada e uso de inseticidas para manejo de pragas residentes

Leia mais

OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS DO CONSÓRCIO DE MILHO (Zea mays) E FEIJÃO (Vigna unguiculata L. Walp)

OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS DO CONSÓRCIO DE MILHO (Zea mays) E FEIJÃO (Vigna unguiculata L. Walp) OCORRÊNCIA DE PRAGAS E DOENÇAS DO CONSÓRCIO DE MILHO (Zea mays) E FEIJÃO (Vigna unguiculata L. Walp) Éley Rute Oliveira da Costa 1 ; Edivânia de Oliveira Santana 2 ; Ricardo Aparecido Bento 3 ; Evandro

Leia mais

Concentração de Conídios, Forma e Época de Aplicação de Metarhizium anisopliae no Controle de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) em Milho

Concentração de Conídios, Forma e Época de Aplicação de Metarhizium anisopliae no Controle de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) em Milho Concentração de Conídios, Forma e Época de Aplicação de Metarhizium anisopliae no Controle de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) em Milho ALEXANDRE de S. PINTO, RAFAEL M. ANNIBAL e JEFERSON

Leia mais

Levantamento de adultos de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) utilizando armadilha de feromônio em área comercial de milho Bt

Levantamento de adultos de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) utilizando armadilha de feromônio em área comercial de milho Bt Levantamento de adultos de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) utilizando armadilha de feromônio em área comercial de milho Bt Rosangela C. Marucci 1, Simone M. Mendes 2, José M.

Leia mais

Resistência de Insetos a Inseticidas

Resistência de Insetos a Inseticidas Resistência de Insetos a Inseticidas Celso Omoto Universidade de São Paulo / ESALQ celso.omoto@usp.br ROTEIRO Magnitude do problema de resistência de pragas a inseticidas e tecnologias Bt Principais estratégias

Leia mais

ocorre em plantas recém-emergidas ele ~ fatal e o sintoma de "raspagem" não é típico. A medida que as lagartas desenvolvem, começam a

ocorre em plantas recém-emergidas ele ~ fatal e o sintoma de raspagem não é típico. A medida que as lagartas desenvolvem, começam a Milho Cerco compl Popularmente conhecida como lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda tem poder de ataque maior que o próprio nome comum sugere. Na cultura do milho, além do alvo principal, a lagarta

Leia mais

Uso do Milho Bt no Manejo Integrado de Lepidópteros-praga: Recomendações de Uso

Uso do Milho Bt no Manejo Integrado de Lepidópteros-praga: Recomendações de Uso Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento 170 ISSN 0102-0099 Dezembro, 2009 Sete Lagoas, MG Uso do Milho Bt no Manejo Integrado de Lepidópteros-praga: Recomendações de Uso ¹ Simone Martins Mendes

Leia mais

Ordem Lepidoptera. Ordem Lepidoptera. Ordem Lepidoptera. Borboletas e mariposas

Ordem Lepidoptera. Ordem Lepidoptera. Ordem Lepidoptera. Borboletas e mariposas Borboletas e mariposas Asas membranosas cobertas por escamas que se destacam facilmente Aparelho bucal sugador maxilar que fica enrolado em repouso (espirotromba) As formas jovens (larvas) são denominadas

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Impacto da Lagarta-do-Cartucho no Milho-Bt e na Área de Refúgio José Magid Waquil 1, Matheus Soares Waquil 2, Antônio

Leia mais

MANEJO INTEGRADO DA LAGARTA-Da-CARTUCHO DO MILHO

MANEJO INTEGRADO DA LAGARTA-Da-CARTUCHO DO MILHO \...J IV SEMINÁRIO S08RE A CULTURA DO MILHO "SAFRINHA" MANEJO INTEGRADO DA LAGARTA-Da-CARTUCHO DO MILHO Ivan Cruz (1) A cultura do milho, nos países em desenvolvimento, tem vivenciado nos últimos anos

Leia mais

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Origem Abrangência nacional Alerta nas lavouras Características e hábitos Ciclo biológico Curiosidade 01 02 03 04 05 06 10

Leia mais

As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia do algodão-bt no Brasil

As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia do algodão-bt no Brasil Presidência/213 Brasília, 04 de dezembro de 2013. Excelentíssimo Sr. Sérgio De Marco Presidente da Câmara Setorial do Algodão As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia

Leia mais

As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia do algodão-bt no Brasil

As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia do algodão-bt no Brasil Presidência/213 Brasília, 04 de dezembro de 2013. Excelentíssimo Sr. Sérgio De Marco Presidente da Câmara Setorial do Algodão As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia

Leia mais

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia INSETICIDAS CONTROLE BIOLÓGICO FEROMÔNIOS MANIPULAÇÃO GENÉTICA DE PRAGAS VARIEDADES RESISTENTES A INSETOS (plantas modificadas geneticamente)

Leia mais

Recomendações técnicas para controle das principais pragas da cultura do milho em Roraima

Recomendações técnicas para controle das principais pragas da cultura do milho em Roraima Nº. 007Nov./98 P.1-5 Recomendações técnicas para controle das principais pragas da cultura do milho em Roraima Marcos Antônio Barbosa Moreira 1 O cultivo do milho é bastante explorado em Roraima em diversos

Leia mais

Viabilidade do Biocontrole de Pragas em Sistemas Integrados. Sergio Abud Biólogo Embrapa Cerrados

Viabilidade do Biocontrole de Pragas em Sistemas Integrados. Sergio Abud Biólogo Embrapa Cerrados Viabilidade do Biocontrole de Pragas em Sistemas Integrados Sergio Abud Biólogo Embrapa Cerrados Ameaças Fitossanitárias Segundo a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), 150 Pragas Quarentenárias

Leia mais

O presente estudo foi instalado no município de Alfenas-MG, a 900 m de altitude. Rodolfo Carvalho Cesar de San Juan 1

O presente estudo foi instalado no município de Alfenas-MG, a 900 m de altitude. Rodolfo Carvalho Cesar de San Juan 1 ESTUDO DO EFEITO DO INSETICIDA CROPSTAR SOBRE PLANTAS DE MILHO CONVENCIONAL E Bt YIELDGARD E HERCULEX SUBMETIDAS À ALTA PRESSÃO DE ATAQUE DE Spodoptera frugiperda Rodolfo Carvalho Cesar de San Juan 1 1.

Leia mais

ESTUDOS QUE COMPROVAM A EFICIÊNCIA DOS REFÚGIOS PARA A PRESERVAÇÃO DE TECNOLOGIAS TRANSGÊNICAS. Dr. Alexandre Specht. Pesquisador da Embrapa Cerrados

ESTUDOS QUE COMPROVAM A EFICIÊNCIA DOS REFÚGIOS PARA A PRESERVAÇÃO DE TECNOLOGIAS TRANSGÊNICAS. Dr. Alexandre Specht. Pesquisador da Embrapa Cerrados ESTUDOS QUE COMPROVAM A EFICIÊNCIA DOS REFÚGIOS PARA A PRESERVAÇÃO DE TECNOLOGIAS TRANSGÊNICAS Dr. Alexandre Specht Pesquisador da Embrapa Cerrados TECNOLOGIA TRANSGÊNICA Bt Origem: Cristais piramidais

Leia mais

TRATAMENTO DAS SEMENTES COM INSETICIDAS VISANDO O CONIROLE DE PRAGAS INICIAIS

TRATAMENTO DAS SEMENTES COM INSETICIDAS VISANDO O CONIROLE DE PRAGAS INICIAIS TRATAMENTO DAS SEMENTES COM INSETICIDAS VISANDO O CONIROLE DE PRAGAS INICIAIS Ivan Cruz! As opções para o controle de insetos subterrâneos em milho, antes do final da década de 1950, eram limitadas a técnicas

Leia mais

Manejo integrado de Stenoma catenifer Walsingham (Lepidoptera: Elachistidae) Thaís Carolina Silva Cirino (1) ; Aloísio Costa Sampaio (2)

Manejo integrado de Stenoma catenifer Walsingham (Lepidoptera: Elachistidae) Thaís Carolina Silva Cirino (1) ; Aloísio Costa Sampaio (2) Manejo integrado de Stenoma catenifer Walsingham (Lepidoptera: Elachistidae) Thaís Carolina Silva Cirino (1) ; Aloísio Costa Sampaio (2) (1) Bióloga, Mestre em Horticultura pela FCA-Unesp/Botucatu e doutoranda

Leia mais

Spodoptera spp. NAS TECNOLOGIAS TRANSGÊNICAS DE ALGODÃO NO CERRADO. Walter Jorge dos Santos YEHOSHUA HAMASHIACH

Spodoptera spp. NAS TECNOLOGIAS TRANSGÊNICAS DE ALGODÃO NO CERRADO. Walter Jorge dos Santos YEHOSHUA HAMASHIACH AVALIAÇÃO DOS ESCAPES E CUSTOS DE CONTROLE DE Spodoptera spp. NAS TECNOLOGIAS TRANSGÊNICAS DE ALGODÃO NO CERRADO. Walter Jorge dos Santos AGRICULTURA BRASILEIRA & CENÁRIOS > oportunidades e desafios! HOSPEDEIROS

Leia mais

Palavras-chaves: Milho, controle químico e biológico, Spodoptera frugiperda.

Palavras-chaves: Milho, controle químico e biológico, Spodoptera frugiperda. CONTROLE DA LAGARTA-DO-CARTUCHO DO MILHO COM INSETICIDAS BIOLÓGICOS E QUÍMICOS. Wagner Cruvinel Ribeiro 1,3 ; Nilton Cezar Bellizzi 2,3 ; Diego do Amaral 1,3 ; Faber de Souza Pereira 1,3 ; Fabio Ferreira

Leia mais

Workshop FAPESP Controle Biológico Cana-de-açúcar Enrico De Beni Arrigoni

Workshop FAPESP Controle Biológico Cana-de-açúcar Enrico De Beni Arrigoni Workshop FAPESP Controle Biológico Cana-de-açúcar Enrico De Beni Arrigoni Controle Biológico das pragas da cana SITUAÇÃO PROBLEMAS OPORTUNIDADES NOVOS DESAFIOS Pragas da cana no Brasil Diatraea saccharalis

Leia mais

Manejo Integrado de Pragas de Milho

Manejo Integrado de Pragas de Milho Memorias de IaXVIIIReunión latinoamericana dei Maiz I 51 Manejo Integrado de Pragas de Milho Ivan Cruz A cultura do milho sofre ataque de pragas desde a semente por ocasião do plantio até próximo a colheita.

Leia mais

Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ISSN Sete Lagoas, MG Dezembro, 2009 AUTORES

Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ISSN Sete Lagoas, MG Dezembro, 2009 AUTORES Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento 134 Sete Lagoas, MG Dezembro, 2009 AUTORES Rosangela C. Marucci, Professora do Centro Universitário de Sete Lagoas, Av. Marechal Castelo Branco, 2765,

Leia mais

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento Manejo Integrado integrado de Pragas ÍNDICE Contexto Quais são as estratégias para o Manejo da Resistência de Insetos? Boas Práticas Agrícolas

Leia mais

Sistema Embrapa de Produção Agroindustrial de Sorgo Sacarino para Bioetanol Sistema BRS1G Tecnologia Qualidade Embrapa

Sistema Embrapa de Produção Agroindustrial de Sorgo Sacarino para Bioetanol Sistema BRS1G Tecnologia Qualidade Embrapa 57 Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e cadastrados na secretaria de Agricultura de cada estado. Normas gerais para o uso de defensivos agrícolas Antes da aquisição de qualquer herbicida,

Leia mais

Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas. Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo

Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas. Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo CNPMS/EMBRAPA Sete Lagoas, MG Transgênico Organismo que recebeu gene exógeno por engenharia genética Organismo

Leia mais

Abra e descubra a mais nova tecnologia contra a broca de cana.

Abra e descubra a mais nova tecnologia contra a broca de cana. Abra e descubra a mais nova tecnologia contra a broca de cana. 10/2017 Bula Técnica CTC 20 BT Índice Variedade CTC 20 BT OGM e Tecnologia BT Benefícios da CTC 20 BT Posicionamento da Tecnologia Refúgio

Leia mais

Efeito do Inseticida Match no Controle de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na Cultura do Milho.

Efeito do Inseticida Match no Controle de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na Cultura do Milho. Efeito do Inseticida Match no Controle de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na Cultura do Milho. Previous Top Next 1MARIA DE L. C. FIGUEIREDO, 2 ANGÉLICA M. PENTEADO-DIAS e 3

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Efeito de Diferentes Proteínas Bt Expressas em Milho Geneticamente Modificado na Sobrevivência e Biomassa de Helicoverpa

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: mandarová, Erinnyis ello, monitoramento do mandarová, controle do mandarová, baculovirus, Baculovirus erinnyis.

PALAVRAS CHAVE: mandarová, Erinnyis ello, monitoramento do mandarová, controle do mandarová, baculovirus, Baculovirus erinnyis. METODOLOGIA DE MONITORAMENTO DO MANDAROVÁ (Erinnyis ello L.), PARA O CONTROLE COM BACULOVIRUS (Baculovirus erinnyis) Eduardo Barreto Aguiar 1 ; Silvio José Bicudo 2 1- Aluno do Curso de Doutorado em Agricultura

Leia mais

Agricultura de precisão no monitoramento de pragas Helicoverpa Armigera

Agricultura de precisão no monitoramento de pragas Helicoverpa Armigera Agricultura de precisão no monitoramento de pragas Helicoverpa Armigera Identificação, monitoramento e controle Histórico da Helicoverpa no Brasil A Helicoverpa armigera é uma praga detectada recentemente

Leia mais

AVANÇOS NO CONTROLE BIOLÓGICO INTEGRANDO INOVAÇÕES AO PLANTIO DIRETO

AVANÇOS NO CONTROLE BIOLÓGICO INTEGRANDO INOVAÇÕES AO PLANTIO DIRETO AVANÇOS NO CONTROLE BIOLÓGICO INTEGRANDO INOVAÇÕES AO PLANTIO DIRETO Efeito do sistema de cultivo nas características químicas de um latossolo roxo cultivado sob plantio direto por 8 anos. Profund.

Leia mais

Efeito do inseticida Lorsban na supressão de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na cultura do milho.

Efeito do inseticida Lorsban na supressão de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na cultura do milho. Efeito do inseticida Lorsban na supressão de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na cultura do milho. Previous Top Next 1MARIA DE L. C. FIGUEIREDO, 2 ANGÉLICA M. PENTEADO-DIAS

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO Propostas de ações de manejo da Helicoverpa armigera

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO Propostas de ações de manejo da Helicoverpa armigera PROGRAMA FITOSSANITÁRIO Propostas de ações de manejo da Helicoverpa armigera Grupo Gestor Grupos Técnicos PROPOSTAS 1. Calendário de Plantio e Vazio Sanitário Safra 2013/2014 Cultura / Sistema 2013 agosto

Leia mais

PRINCIPAIS PRAGAS DA CULTURA DO MILHO

PRINCIPAIS PRAGAS DA CULTURA DO MILHO PRINCIPAIS PRAGAS DA CULTURA DO MILHO Ivan Cruz Jamilton Pereira dos Santos José Magid Waquil 1. INTRODUÇÃO o número de insetos encontrados na cultura do milho no campo é bastante elevado. Entretanto,

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-PRETA

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-PRETA INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-PRETA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Ocorrência Abrangência nacional Características Curiosidades Alerta 01 02 03 05 09 10

Leia mais

MANEJO BIOLÓGICO DE PRAGAS DE SOLO

MANEJO BIOLÓGICO DE PRAGAS DE SOLO 4º TECNOBIO PRAGAS MANEJO BIOLÓGICO DE PRAGAS DE SOLO Enrico De Beni Arrigoni ENRICO ARRIGONI SOLUÇÕES EM MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS LTDA. (019) 97128-6262 17 DE AGOSTO DE 2016 Importância econômica das

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES BIOLÓGICAS EM SPODOPTERA FRUGIPERDA EM MILHO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA (MG)

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES BIOLÓGICAS EM SPODOPTERA FRUGIPERDA EM MILHO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA (MG) ALGUMAS CONSIDERAÇÕES BIOLÓGICAS EM SPODOPTERA FRUGIPERDA EM MILHO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA (MG) VILARINHO, E.C.1; ASSIS, J.M.F.1; CRUZ, I.2 1Dep. Ciências Agrárias. ISEPI/UEMG, Caixa Postal 431-38.300-000.

Leia mais

Tamarixia radiata INIMIGO NATURAL DO PSILÍDEO ASIÁTICO DOS CITROS

Tamarixia radiata INIMIGO NATURAL DO PSILÍDEO ASIÁTICO DOS CITROS Tamarixia radiata INIMIGO NATURAL DO PSILÍDEO ASIÁTICO DOS CITROS A DOENÇA HLB O HLB (Huanglongbing) ou greening é a doença mais importante para a citricultura e ocorre em todas as espécies de citros,

Leia mais

CONTROLE BIOLÓGICO DE Spodoptera frugiperda NO MILHO COM Trichogramma

CONTROLE BIOLÓGICO DE Spodoptera frugiperda NO MILHO COM Trichogramma INFORMATIVO TÉCNICO REGIONAL ESREG Santa Maria RESPONSÁVEIS: EngºAgrº Luiz Antônio Rocha Barcellos Biól a Sônia Thereza Bastos Dequech - Profª Adjª Depto Defesa Fitossanitária CCR - UFSM ASSUNTO: Milho:

Leia mais

Prospecção de Fenótipos de Sorgo Contrastantes quanto à Incidência da Cigarrinha-do-Milho

Prospecção de Fenótipos de Sorgo Contrastantes quanto à Incidência da Cigarrinha-do-Milho Prospecção de Fenótipos de Sorgo Contrastantes quanto à Incidência da Cigarrinha-do-Milho Previous Top Next JOSÉ M. WAQUIL 1, HÉLIO T. PRATES 1, ANTÔNIO A. C. PURCINO 1 1Embrapa Milho e Sorgo, E-mail:

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Manejo Integrado da Lagarta-do-Cartucho (Spodoptera frugiperda) do Milho em Sistema de Integração Lavoura-Pecuária

Leia mais

Os desafios do milho transgênico. Bernardo Tisot Agronomo de Campo -RS

Os desafios do milho transgênico. Bernardo Tisot Agronomo de Campo -RS Os desafios do milho transgênico Bernardo Tisot Agronomo de Campo -RS Agenda Histórico de adoção Biotecnologias disponíveis A resistência de insetos praga O desenvolvimento de um novo trait Manejo de Resistência

Leia mais

Monitoramento e controle do bicudo da cana-de-açúcar, Sphenophorus levis Luiz Carlos de Almeida Erich Stingel Enrico De Beni Arrigoni

Monitoramento e controle do bicudo da cana-de-açúcar, Sphenophorus levis Luiz Carlos de Almeida Erich Stingel Enrico De Beni Arrigoni Monitoramento e controle do bicudo da cana-de-açúcar, Sphenophorus levis Luiz Carlos de Almeida Erich Stingel Enrico De Beni Arrigoni Introdução - Sphenophorus levis, conhecido como bicudo da cana, é uma

Leia mais

Ivan Cruz 1, Maria de Lourdes C. Figueiredo 1 e Rafael B. Silva 1.

Ivan Cruz 1, Maria de Lourdes C. Figueiredo 1 e Rafael B. Silva 1. Monitoramento de Adultos de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) em Algumas Regiões Produtoras de Milho (Zea mays L.) no Brasil Ivan Cruz 1, Maria de Lourdes C. Figueiredo 1 e Rafael

Leia mais

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015. dekalb.com.

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015. dekalb.com. LANÇAMENTO DKB 290 O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES + MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015 dekalb.com.br ASAS PARA O SEU POTENCIAL. DKB 290 O novo híbrido para altas

Leia mais

Níveis de infestação e controle de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) no município de Cassilândia/MS

Níveis de infestação e controle de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) no município de Cassilândia/MS Níveis de infestação e controle de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) no município de Cassilândia/MS Stefanie Amaral Moreira¹, Alexandre Moraes Cardoso² e Gustavo Haralampidou da Costa Vieira².

Leia mais

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015. dekalb.com.

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015. dekalb.com. LANÇAMENTO DKB 290 O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES + MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015 dekalb.com.br ASAS PARA O SEU POTENCIAL. DKB 310 Alto potencial produtivo

Leia mais

BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR Diatraea saccharalis MONITORAMENTO E CONTROLE

BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR Diatraea saccharalis MONITORAMENTO E CONTROLE BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR Diatraea saccharalis MONITORAMENTO E CONTROLE Rafael Divino Alves da Silva Entomologia/Biotecnologia/Melhoramento Genético Entomotestes materiais Bt / Manejo de pragas CTC Email:

Leia mais

passos para a produtividade

passos para a produtividade MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO 5 passos para a produtividade Campanha Nacional para o Aumento da Produtividade de Milho Sumário 1. Época de plantio... 5 2. Sementes... 7 3. Densidade

Leia mais

1 Medidas possíveis de serem utilizadas visando minimizar a incidência dos

1 Medidas possíveis de serem utilizadas visando minimizar a incidência dos 1 Medidas possíveis de serem utilizadas visando minimizar a incidência dos enfezamentos em campos de produção de sementes de milho, discutidas entre os participantes da reunião da APPS realizada em Uberlândia,

Leia mais

Esqueceu a senha? Quero me cadastrar 01/10/2012. Palavra-chave. Busca Avançada

Esqueceu a senha? Quero me cadastrar 01/10/2012. Palavra-chave. Busca Avançada 1 de 8 01/10/2012 09:29 a Esqueceu a senha? Quero me cadastrar 01/10/2012 Palavra-chave Busca Avançada 01/10/2012 Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu Botucatu - SP 01/10/2012 Encontro

Leia mais

Manejo Integrado de Pragas: Cultura da Soja Glycine max (Aula 09)

Manejo Integrado de Pragas: Cultura da Soja Glycine max (Aula 09) Manejo Integrado de Pragas: Cultura da Soja Glycine max (Aula 09) Eng. Agr. Igor Forigo Beloti FUCAMP 2016 Introdução Reino: Plantae Divisão: Magnoliophyta Classe: Magnoliopsida Ordem: Fabales Família:

Leia mais

Monitoramento de Adultos de Diatraea saccharalis Fabr. (Lepidoptera: Crambidae) em Algumas Regiões Produtoras de Milho (Zea mays L.

Monitoramento de Adultos de Diatraea saccharalis Fabr. (Lepidoptera: Crambidae) em Algumas Regiões Produtoras de Milho (Zea mays L. Monitoramento de Adultos de Diatraea saccharalis Fabr. (Lepidoptera: Crambidae) em Algumas Regiões Produtoras de Milho (Zea mays L.) no Brasil Ivan Cruz 1, Maria de Lourdes C. Figueiredo 1 e Rafael B.

Leia mais

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 14 A 28 DE ABRIL DE 2014

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 14 A 28 DE ABRIL DE 2014 ANO III / Nº 83 PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DE MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO SEMANAL DE 14 A 28 DE ABRIL DE 2014 A situação de pragas, no momento, nos três núcleos estaduais do Programa Fitossanitário, demonstra

Leia mais

Comunicado Técnico. Novas formas de manejo integrado da Traça-do-Tomateiro. Geni Litvin Villas Bôas Marina Castelo Branco Maria Alice de Medeiros

Comunicado Técnico. Novas formas de manejo integrado da Traça-do-Tomateiro. Geni Litvin Villas Bôas Marina Castelo Branco Maria Alice de Medeiros Comunicado Técnico 29 ISSN 1414-9850 Dezembro, 2005 Brasília, DF Novas formas de manejo integrado da Traça-do-Tomateiro Geni Litvin Villas Bôas Marina Castelo Branco Maria Alice de Medeiros A traça-do-tomateiro

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Levantamento da Biodiversidade Entomológica em Plantas de Cobertura e no Milho Aline Silvia Dias 1, Julliana Borges

Leia mais

A Cultura da Cana-de-Açúcar

A Cultura da Cana-de-Açúcar A Cultura da Cana-de-Açúcar Saul Carvalho 85 espécies no Brasil pragas importantes (nacional/regional) Variável com fenologia e região Manejo ecológico: Controle biológico Controle cultural Cultivares

Leia mais

DOENÇAS DE PLANTAS CULTIVADAS

DOENÇAS DE PLANTAS CULTIVADAS DOENÇAS DE PLANTAS CULTIVADAS Principais doenças da Melancia CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXÍLIO COORDENADORIA DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DOENÇAS FÚNGICAS QUE ATINGEM A MELANCIA INTRODUÇÃO Condições

Leia mais

Controle biológico com uso do baculovirus: segurança e futuro dos bioinseticidas. Dr. Fernando Hercos Valicente

Controle biológico com uso do baculovirus: segurança e futuro dos bioinseticidas. Dr. Fernando Hercos Valicente Controle biológico com uso do baculovirus: segurança e futuro dos bioinseticidas Dr. Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo Controle Biológico com Baculovirus Segurança De acordo com OECD (2002)

Leia mais

7. Manejo de pragas. compreende as principais causadoras de danos na citricultura do Rio Grande do Sul. Mosca-das-frutas sul-americana

7. Manejo de pragas. compreende as principais causadoras de danos na citricultura do Rio Grande do Sul. Mosca-das-frutas sul-americana Tecnologias para Produção de Citros na Propriedade de Base Familiar 63 7. Manejo de pragas Dori Edson Nava A cultura dos citros possui no Brasil mais de 50 espécies de artrópodes-praga, das quais pelo

Leia mais

Documentos. Seminário Temático Agroindustrial de Produção de Sorgo Sacarino para Bioetanol - Anais. ISSN Dezembro, 2012

Documentos. Seminário Temático Agroindustrial de Produção de Sorgo Sacarino para Bioetanol - Anais. ISSN Dezembro, 2012 Documentos ISSN 1518-4277 Dezembro, 2012 145 Seminário Temático Agroindustrial de Produção de Sorgo Sacarino para Bioetanol - Anais PERÍODO 20 a 21 de setembro de 2012 LOCAL Hotel Stream Palace Rua General

Leia mais