PROJETO: EFNOB/BAURU-KM 0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO: EFNOB/BAURU-KM 0"

Transcrição

1 VI COLÓQUIO LATINOAMERICANO SOBRE RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL IV Encontro Internacional sobre Patrimônio Ferroviário PROGRAMAÇÃO PROJETO: EFNOB/BAURU-KM 0

2 PROJETO: EFNOB/BAURU-KM 0 PESQUISADOR RESPONSÁVEL: NILSON GHIRARDELLO FAAC-UNESP-BAURU

3 EQUIPE UNESP: Prof. Dr. Claudio Silveira Amaral, Prof. Dr. Paulo Roberto Masseran, Profª Drª Rosio Fernández Baca Salcedo, Prof. Dr. Samir Hernandes Tenório Gomes, Prof. Dr. Eduardo Romero de Oliveira. Prof. Dr. Julian Sobrino Simal (Universidade de Sevilha) FOCO DE ESTUDO: A EFNOB em Bauru e seu patrimônio ferroviário industrial. PERÍODO DE VIGÊNCIA: 2012 A 2014

4 APOIO: FAPESP Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

5 Caracterização do objeto de estudo: Percurso da EFNOB na época de sua inauguração.

6 Trem inaugural do primeiro trecho da EFNOB, em 1906.

7 A CEFNOB e as estações-povoados formadas por ela durante sua construção.

8 Construção de estação da EFNOB em plena mata. (Foto sem data)

9 Estações e chaves existentes no trecho compreendido entre Bauru e Araçatuba até o ano de Estações Cidades Instalação Bauru Bauru 29/09/1906 Val de Palmas 01/09/1909 Pres. Tibiriça 27/09/1906 Chave Chave Jacutinga Avaí 16/10/1906 Chave Chave Presidente Alves Pres. Alves 27/10/1906 Toledo Piza 01/07/1909 Lauro Muller 16/02/1908 Presidente Penna Cafelândia 16/02/1908 Chave Albuquerque Lins Lins 16/02/1908 Hector Legru Promissão 16/02/1908 Miguel Calmon Avanhandava 16/02/1908 Pennápolis Penápolis 01/10/1908 General Glycério Glicério 01/10/1908 Chave Birigüi 12/04/1917 Araçatuba Araçatuba 02/12/1908

10 Perspectiva esquemática de uma formação urbana junto aos trilhos da EFNOB

11 Mapa da cidade, década de 1930, mostrando a proporção entre área urbana e pátio ferroviário

12 Estação da NOB, em Bauru, construída em 1906 (demolida nos anos 1930).

13

14 NÚCLEOS TEMÁTICOS DA PESQUISA NÚCLEO TEMÁTICO PRINCIPAL PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DEMAIS NÚCLEOS TEMÁTICOS ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO TRABALHO EFNOB RECREAÇÃO E CULTURA CENTRO DE MEMÓRIA E INFORMAÇÃO VIRTUAL DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL

15 PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO: O complexo arquitetônico da EFNOB é um dos maiores e melhores exemplares de conjuntos ferroviários existentes no Brasil. Sua preservação é de fundamental importância para Bauru, para o estado e também para Mato Grosso do Sul. A preservação transcende ao relevo local, para atingirem o interesse da memória nacional. Construções em estudo de tombamento pelo CONDEPHAAT. Já foram parcialmente tombadas pelo CODEPAC, órgão de preservação local.

16

17 Vista aérea da cidade, década de 1960, notar o conjunto ferroviário e a área ocupada na cidade.

18

19

20 Estação Central, Gare e Plataformas: Uma das maiores estações ferroviárias do país/ mais de 10 mil m / três andares. Erguida a partir de projeto elaborado em 1935/ inaugurada em É de linguagem art déco, precedendo, inclusive na tipologia, a Central do Brasil, que seria inaugurada alguns anos depois. Possui imensa gare em concreto armado, a primeira erguida com essa nova tecnologia, que viria a substituir o uso de estruturas metálicas.

21

22 Construção da estação, ainda sem a gare, mostrando ao mesmo tempo o funcionamento da antiga estação. (Foto do final dos anos 1930).

23

24 Atual estação da NOB, inaugurada no ano de Notar o uso do prédio para as três ferrovias com estação na cidade. (Foto da década de 1940)

25

26 Gare da atual estação da NOB, inaugurada no ano de Notar o uso do concreto armado substituindo as estruturas metálicas. (foto internet)

27

28

29 Conjunto das Oficinas: Edificadas nos anos 1920, as grandes oficinas eram formadas: Rotunda semicircular, e diversos galpões (metalurgia, calderaria, solda, usinagem, tornearia, serraria, carpintaria, estofamento, montagem, pintura, etc.) Complexo, com quase 80 mil m : tinha a função de manter os vagões e locomotivas em funcionamento, mas especialmente, montá-los. A base dos vagões, os chamados Truck s, era comprada dos EUA e na Europa, e sobre ela, eram construídos vagões em madeira para as diversas finalidades: restaurantes, passageiros de primeira e segunda classe, de cargas, correios, administrativos, etc. Conjunto era uma grande montadora fabril de vagões para uso exclusivo da EFNOB, que chegou a ter uma escola técnica para formação da mão de obra de suas oficinas.

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43 Prédios de Escritórios: Os antigos escritórios foram edificados no ano de 1905, projetados por engenheiros franceses enviados ao Brasil pela Compagnie Génerale de Chemins de Fer et de Travaux Publics, contratada na Europa para executar a infra-estrutura da ferrovia. São construções ecléticas, ornamentação discreta, de cunho funcional. Setorização dos diversos espaços interligados por passagens cobertas em meio a áreas livres. Características ligadas a noções de racionalidade do trabalho, higienismo e salubridade. Atualmente os Escritórios são utilizados pelo Departamento de Assistência ao Ferroviário, Museu Ferroviário Regional, Centro de Memória Regional e Inventariança da Extinta RFFSA).

44 Antigas oficinas da CEFNOB localizadas na cidade de Bauru. (Foto de 1906)

45 Antigos escritórios da NOB, início de construção em 1905, com ampliações sucessivas. (Foto atual)

46 Planta dos antigos escritórios da NOB. (Fonte:

47 Conjunto da Vila dos Funcionários: Ocupa uma quadra ao lado da estação, abrigava originalmente as residências do superintendente, engenheiros e funcionários da EFNOB. Casas geminadas dos funcionários: Localizadas na Rua Nóbile Di Piero/ Construídas no inicio das obras da ferrovia/ Estão descaracterizadas/ Preservam a volumetria original. As residências para os engenheiros: Localizadas na Rua Nóbile Di Piero/ Edificadas nos anos 1920/ Linguagem eclética/ Ocupam lotes generosos. A casa do superintendente da ferrovia: Localizada na Rua 1 de Agosto/ Erguida nos anos 1920/ Linguagem eclética/ Nela viveram todos Diretores da EFNOB/ Situa-se em grande lote/ Possuía originalmente mobiliário e utensílios domésticos.

48

49

50

51 DEMAIS NÚCLEOS TEMÁTICOS ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO TRABALHO: Examinar o tipo de organização de trabalho que existiu na EFNOB, tanto em relação ao seu inicio, onde o trabalho burocrático era executado nos antigos Escritórios, assim como a partir da inauguração da estação central, quando a administração foi transferida para os andares superiores do novo edifício. As tipologias existentes e os períodos de sua construção (1905 e 1939) mostram claramente alterações na forma e no espaço, o que indica que ocorreu o mesmo na maneira em que o trabalho era conduzido, nosso principal questionamento nessa pesquisa.

52

53

54 EFNOB RECREAÇÃO E CULTURA São objetos deste estudo as edificações destinadas às práticas de recreação e cultura na cidade de Bauru, vinculadas, ou não, diretamente a EFNOB, como: os clubes, estádios, cassinos, cinemas e teatros; e são objetivos a preservação do acervo remanescente e o registro do acervo iconográfico, a partir da investigação precisa do montante do conjunto de edificações, das fontes documentais e iconográficas.

55 Estádio Alfredo de Castilho Maquete - Inaugurado em 1960

56 CENTRO DE MEMÓRIA E INFORMAÇÃO VIRTUAL DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E FERROVIARIO DA EFNOB Visa divulgar o patrimônio industrial e ferroviário da cidade de Bauru, a partir da estruturação de um plano estratégico de disseminação da informação, por meio da criação de um Centro de Memória e Informação Virtual. A pesquisa abrange desde a geração do conhecimento na área do patrimônio ferroviário, identificação, captação, seleção, análise, organização (física e conceitual), armazenamento virtual (bases de dados), recuperação e disseminação da informação do patrimônio industrial ferroviário

57 JUSTIFICATIVAS: Devido ao mau estado de conservação dos edifícios que podem perder-se com o tempo; A inexistência de bases documentais e estudos que evidenciem a importância do patrimônio cultural da EFNOB localizado em Bauru; A necessidade de bases documentais para a elaboração de futuros projetos de restauração; Poder inventariar os bens considerados importantes para a Memória Ferroviária, visando parcerias no uso, manutenção e preservação, a serem firmadas entre o Governo Municipal e o IPHAN.

58 OBJETIVO GERAL: Inventariar, identificar, selecionar, localizar, analisar e propor diretrizes para a salvaguarda do patrimônio cultural representativo da EFNOB, em Bauru, evidenciando sua importância para o país.

59 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Coletar, tratar, selecionar e disseminar o patrimônio documental da EFNOB, através da criação do Centro de Memória e Informação Virtual do Patrimônio Industrial Ferroviário da EFNOB; Através de um evento cultural informar a população bauruense sobre a importância da salvaguarda do patrimônio da EFNOB; Através de um Seminário sobre Patrimônio Industrial Ferroviário dar uma formação complementar aos profissionais e técnicos interessados na salvaguarda e gestão do patrimônio; Produzir material que possa auxiliar no processo de tombamento do patrimônio da EFNOB, pelo órgão estadual, CONDEPHAAT (processo de tombamento já aberto), e pelo IPHAN;

60 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Produzir um livro em comemoração aos 100 anos da EFNOB. Incentivar o processo de salvaguarda, nas demais cidades servidas pela EFNOB, no estado; Dar bases conceituais e documentais para propostas de projetos para restauração e re-uso dos edifícios; Descobrir e trazer a luz, material iconográfico (fotografias, mapas, projetos, etc.) e documental sobre os edifícios da EFNOB; Contribuir junto ao CONDEPHAAT, para a salvaguarda do patrimônio material e imaterial da EFNOB e do patrimônio cultural do Estado.

61 METODOLOGIA: A pesquisa consta de 7 etapas: Abordagem teórica. Pesquisa documental a partir de fontes primárias. Pesquisa de campo. Processamento dos registros coletados e eventual redesenho dos projetos no AutoCAD. Análise dos resultados. Proposta de diretrizes para a para a salvaguarda do patrimônio cultural da EFNOB em Bauru. Digitalização de documentos no Centro de Memória e Informação Virtual.

62 OBRIGADO PELO CONVITE... E GRATO A TODOS!!!!!!

VILAS FERROVIARIAS DA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL (EFNOB), BAURU KM. 0

VILAS FERROVIARIAS DA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL (EFNOB), BAURU KM. 0 VILAS FERROVIARIAS DA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL (EFNOB), BAURU KM. 0 Rosio Fernández Baca Salcedo rosiofbs@faac.unesp.br Nilson Ghirardello nghir@faac.unesp.br Claudio Silveira Amaral nghir@faac.unesp.br

Leia mais

O ACERVO DA EFNOB/BAURU: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS NA GESTÃO DOS DOCUMENTOS

O ACERVO DA EFNOB/BAURU: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS NA GESTÃO DOS DOCUMENTOS O ACERVO DA EFNOB/BAURU: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS NA GESTÃO DOS DOCUMENTOS GOMES, SAMIR HERNANDES TENÓRIO Universidade Estadual Paulista. Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PROJETOS DE PESQUISA DOS DOCENTES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PROJETOS DE PESQUISA DOS DOCENTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PROJETOS DE PESQUISA DOS DOCENTES Linha de Pesquisa: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO Docente: Prof. Dr. João Roberto Gomes de Faria

Leia mais

Rua Frederico Wagner, Olarias Ponta Grossa/PR Telefone (42)

Rua Frederico Wagner, Olarias Ponta Grossa/PR Telefone (42) Apresentação A locomotiva 250 foi construída em Ponta Grossa e entrou em atividade em 1940, tendo linhas regulares de passageiros e cargas. Utilizada na construção da Estrada de Ferro Central do Paraná,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Técnicas Retrospectivas

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Técnicas Retrospectivas Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0006092A - Técnicas Retrospectivas Docente(s) Rosio Fernandez Baca Salcedo Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 13 / CONPRESP / 2015

RESOLUÇÃO Nº 13 / CONPRESP / 2015 RESOLUÇÃO Nº 13 / CONPRESP / 2015 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da

Leia mais

DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA FERROVIÁRIA - DIF COORDENAÇÃO GERAL DE PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO - CGPF PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO

DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA FERROVIÁRIA - DIF COORDENAÇÃO GERAL DE PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO - CGPF PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO - DIF COORDENAÇÃO GERAL DE PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO - CGPF PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO Brasília, 4 de setembro de 2012 LEI Nº. 11.483/2007 Art. 8º Ficam transferidos ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura

Leia mais

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura 1916 Acervo IHGRGS Reconversão Econômica do 4º Distrito Bairros Floresta,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EFNOB NA URBANIZAÇÃO DE BAURU Prof. Dr. Nilson Ghirardello FAAC-UNESP Brasil

A IMPORTÂNCIA DA EFNOB NA URBANIZAÇÃO DE BAURU Prof. Dr. Nilson Ghirardello FAAC-UNESP Brasil A IMPORTÂNCIA DA EFNOB NA URBANIZAÇÃO DE BAURU Prof. Dr. Nilson Ghirardello FAAC-UNESP Brasil Giovanna Ghirardello UNIP ARQUISUR - CÓRDOBA - 2013 PESQUISA FINANCIADA PELA FAPESP Objetivos: -Mostrar o início

Leia mais

FCA - Trens Turísticos

FCA - Trens Turísticos Trens Turísticos FCA Histórico FCA 1992 RFFSA é incluída no Programa Nacional de Desestatização 1996 FCA assume a operação do trecho correspondente à antiga Malha Centro-Leste Brasileira: SR2 (Belo Horizonte),

Leia mais

ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL FOTO 01 Palacete em ruínas, conhecida como Vila Charquetti. UTM: 675.284 me X 7.252.158 mn. FOTO 02 Detalhe da ornamentação na fachada principal. UTM:

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Nos trilhos da memória: o caso da companhia brasileira de trens urbanos no Rio Grande do Norte Waldemir Machado Leão Neto Danielle Alves de Oliveira Eixo temático: Memória Institucional Palavras-chave:

Leia mais

o patrimônio urbano e o desenvolvimento da cidade

o patrimônio urbano e o desenvolvimento da cidade 121 o patrimônio urbano e o desenvolvimento da cidade estudo de caso: subprefeitura da lapa maria lucia bressan pinheiro agnes helena chiuratto objetivo 122 Tentar conciliar a preservação do patrimônio

Leia mais

EDIFICAÇÕES DE VALOR HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO E MEIO AMBIENTE

EDIFICAÇÕES DE VALOR HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO E MEIO AMBIENTE CAPÍTULO 3 Comentários EDIFICAÇÕES DE VALOR HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO E MEIO AMBIENTE Existem vários prédios de valor histórico. Os de natureza institucional ou pública têm maiores chances de serem preservados.

Leia mais

AS AÇÕES DO PODER PÚBLICO E O CENTRO HISTÓRICO FERROVIÁRIO DE PONTA GROSSA (PR)

AS AÇÕES DO PODER PÚBLICO E O CENTRO HISTÓRICO FERROVIÁRIO DE PONTA GROSSA (PR) AS AÇÕES DO PODER PÚBLICO E O CENTRO HISTÓRICO FERROVIÁRIO DE PONTA GROSSA (PR) 146 ONOFRE, Layane de Souza MONASTIRSKY, Leonel Brizolla Introdução A ferrovia se caracterizou enquanto um importante elemento

Leia mais

PATRIMÔNIO: A GESTÃO DO ESPÓLIO DA RFFSA

PATRIMÔNIO: A GESTÃO DO ESPÓLIO DA RFFSA PATRIMÔNIO: A GESTÃO DO ESPÓLIO DA RFFSA Bens imóveis não operacionais Paulo César Rodrigues Simões Diretor de Incorporação de Imóveis/SPU Brasília, setembro de 2012 Missão SPU Conhecer, zelar e garantir

Leia mais

RUÍNAS DA MEMÓRIA Gustavo Neiva Coelho 1

RUÍNAS DA MEMÓRIA Gustavo Neiva Coelho 1 ensaio visual RUÍNAS DA MEMÓRIA Gustavo Neiva Coelho 1 Um momento de considerável desenvolvimento econômico no Estado de Goiás aconteceu no início do século XX quando, respondendo a um projeto que teve

Leia mais

TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG.

TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG. TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA:

Leia mais

ROCHAS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CONSTRUÍDO DE PONTA GROSSA, PR. Antonio Liccardo Samara Moleta Alessi Mariane Louro de Lima

ROCHAS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CONSTRUÍDO DE PONTA GROSSA, PR. Antonio Liccardo Samara Moleta Alessi Mariane Louro de Lima ROCHAS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CONSTRUÍDO DE PONTA GROSSA, PR Antonio Liccardo Samara Moleta Alessi Mariane Louro de Lima Ponta Grossa (PR) foi fundada em 1862, em função do tropeirismo transporte de mulas

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA E INFORMAÇÃO VIRTUAL: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS NO ACERVO DA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL

CENTRO DE MEMÓRIA E INFORMAÇÃO VIRTUAL: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS NO ACERVO DA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL CENTRO DE MEMÓRIA E INFORMAÇÃO VIRTUAL: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS NO ACERVO DA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL S.H. T. Gomes. (1) Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação- FAAC

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação- FAAC UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação- FAAC Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo- DAUP INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO CARTOGRÁFICO

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL FERROVIÁRIO E A IMPORTÂNCIA DE SUA PROTEÇÃO

PATRIMÔNIO CULTURAL FERROVIÁRIO E A IMPORTÂNCIA DE SUA PROTEÇÃO Titulo do Trabalho PATRIMÔNIO CULTURAL FERROVIÁRIO E A IMPORTÂNCIA DE SUA PROTEÇÃO Nome do Autor (a) Principal Luis Gustavo Bonora Vidrih Ferreira Nome (s) do Coautor (a) (s) Gabriel Luis Bonora Vidrih

Leia mais

SEMINÁRIO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IAU_USP Prefeitura Municipal de Araraquara Secretaria da Cultura Coordenadoria Executiva de Acervos e

SEMINÁRIO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IAU_USP Prefeitura Municipal de Araraquara Secretaria da Cultura Coordenadoria Executiva de Acervos e SEMINÁRIO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IAU_USP Prefeitura Municipal de Araraquara Secretaria da Cultura Coordenadoria Executiva de Acervos e Patrimônio Histórico Juliana Oliveira_8503221 Levantamento

Leia mais

As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação Ciência por meio da Internet

As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação Ciência por meio da Internet As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação Ciência por meio da Internet Marcos Matsukuma Francisco Bryan Estação Ciência Universidade de São Paulo Brasil Exposições na Estação Ciência A Estação

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DESCRIÇÃO 02/11/ :53

CARACTERIZAÇÃO DESCRIÇÃO 02/11/ :53 1 Registro 401667 Revisão 10/12/2014 Status Ativo Título CENTRO DE MEMÓRIA DA FARMÁCIA DA UFMG Data de início 15/01/2007 Previsão de término 31/12/2015 Data da última aprovação pelo Órgão Competente 12/01/2007

Leia mais

Introdução. Nilson Ghirardello

Introdução. Nilson Ghirardello Introdução Nilson Ghirardello SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros GHIRARDELLO, N. À beira da linha: formações urbanas da Noroeste Paulista [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2002. 235 p. ISBN

Leia mais

Onde ir em Juiz de Fora

Onde ir em Juiz de Fora Onde ir em Juiz de Fora Castelinho da CEMIG: O edifício da Cia. Mineira de Eletricidade, denominado "Castelinho", foi construído em 1890, quando ocorreu a inauguração do motor elétrico, que iria ser colocado

Leia mais

SILVA, Vanessa Regina Freitas da 1 VIEIRA, Sidney Gonçalves 2

SILVA, Vanessa Regina Freitas da 1 VIEIRA, Sidney Gonçalves 2 AS INFLUÊNCIAS MERCANTILISTAS E SOCIAIS NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO: OS CASOS DA PRAÇA TIRADENTES EM OURO PRETO/MG E DA PRAÇA DA LIBERDADE EM BELO HORIZONTE/MG SILVA, Vanessa Regina Freitas

Leia mais

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA (2010-2012) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA, Campina Grande-PB (2010-2012) 1. A cidade de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, possui um Centro Histórico com características

Leia mais

APRESENTAÇÃO REGISTRO DE ARQUITETURA MODERNA EDIFÍCIO SEDE DO IPASE APRESENTAÇÃO OBJETIVOS JUSTIFICATIVA METODOLOGIA OBJETO DE ESTUDO CONSID.

APRESENTAÇÃO REGISTRO DE ARQUITETURA MODERNA EDIFÍCIO SEDE DO IPASE APRESENTAÇÃO OBJETIVOS JUSTIFICATIVA METODOLOGIA OBJETO DE ESTUDO CONSID. O trabalho apresentado a seguir visa o cumprimento de um exercício de pesquisa proposto pela disciplina optativa Arquitetura em João Pessoa (Tópico IV), que faz parte do currículo do curso de Arquitetura

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: nos bens oriundos da extinta RFFSA nos municípios do Agreste Pernambucano

PLANEJAMENTO PARA PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: nos bens oriundos da extinta RFFSA nos municípios do Agreste Pernambucano PLANEJAMENTO PARA PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: nos bens oriundos da extinta RFFSA nos municípios do Agreste Pernambucano TENÓRIO, LUCIENE LVF EMPREENDIMENTOS; Departamento de Projetos Av Agamenon Magalhães,

Leia mais

cinemateca brasileira Entre para a história de um dos lugares com mais história da cidade: faça seu evento na Cinemateca

cinemateca brasileira Entre para a história de um dos lugares com mais história da cidade: faça seu evento na Cinemateca cinemateca brasileira Entre para a história de um dos lugares com mais história da cidade: faça seu evento na Cinemateca A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação e difusão da

Leia mais

Casa da Memória. Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950

Casa da Memória. Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950 Casa da Memória Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Rua São Francisco, 319 Curitiba (41)3321-3236 Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950 Casa da

Leia mais

CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil

CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil Ecléticos, raros A origem do município de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, remonta ao século 17. Elevado à categoria de vila em 1790 e à de

Leia mais

Serviços de consultoria e engenharia para o setor de logística de transportes:

Serviços de consultoria e engenharia para o setor de logística de transportes: PERFIL EMPRESARIAL Fundada em 1995 por um grupo de especialistas com ampla experiência no setor de transportes, a SYSFER iniciou suas atividades realizando projetos de consultoria de engenharia e de desenvolvimento

Leia mais

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno 3.4 O Largo da Matriz e seu entorno O Largo da Matriz é o primeiro espaço público da cidade, onde foi fundada a povoação no início do século XVII em torno da capela de Sant ana, de acordo com Grinberg

Leia mais

Igreja Matriz de Santo André (2004) INTRODUÇÃO

Igreja Matriz de Santo André (2004) INTRODUÇÃO Igreja Matriz de Santo André (2004) INTRODUÇÃO 2 INTRODUÇÃO /.../ A cidade não é feita disso, mas das relações entre as medidas de seu espaço e os acontecimentos do passado /.../ A cidade se embebe como

Leia mais

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso.

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/2018 - SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. Língua Portuguesa - Conhecimentos Básicos (para todos os cargos)

Leia mais

VILAS FERROVIÁRIAS NO OESTE PAULISTA UM PATRIMÔNIO INDUSTRIAL EM ÁLVARES MACHADO E SANTO ANASTÁCIO

VILAS FERROVIÁRIAS NO OESTE PAULISTA UM PATRIMÔNIO INDUSTRIAL EM ÁLVARES MACHADO E SANTO ANASTÁCIO 1 VILAS FERROVIÁRIAS NO OESTE PAULISTA UM PATRIMÔNIO INDUSTRIAL EM ÁLVARES MACHADO E SANTO ANASTÁCIO Mariana Souza Branco, Cristina Maria Perissinotto Baron Universidade Estadual Paulista UNESP, Curso

Leia mais

Governo do Estado do Rio Grande do Norte Sistema Integrado para Administração Financeira Ano Base: 2016 Demonstrativo da Proposta da Despesa

Governo do Estado do Rio Grande do Norte Sistema Integrado para Administração Financeira Ano Base: 2016 Demonstrativo da Proposta da Despesa 0100 - PROGRAMA DE GESTÃO, MANUTENÇÃO E SERVIÇOS AO ESTADO 20780 - Preservação do Patrimônio Público Assegurar os recursos orçamentários necessários à cobertura de despesas com a conservação do patrimônio

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRA4003 EDITAL Nº 006/2010 1. Perfil: AL CORUMBÁ II 2010 3. Qualificação educacional: Profissional com nível superior em Arquitetura e Urbanismo 4. Experiência

Leia mais

Centro de Memória: Ciência e cultura no discurso da Odontologia Nº SIEX: Grande área do conhecimento: Ciências da Saúde Principal área

Centro de Memória: Ciência e cultura no discurso da Odontologia Nº SIEX: Grande área do conhecimento: Ciências da Saúde Principal área Centro de Memória: Ciência e cultura no discurso da Odontologia Nº SIEX: 400072 Grande área do conhecimento: Ciências da Saúde Principal área temática de extensão: Saúde Laura Fraga Nunes Graduanda em

Leia mais

GESTÃO DA MEMÓRIA E POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação

GESTÃO DA MEMÓRIA E POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação GESTÃO DA MEMÓRIA E POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO Série de princípios e estratégias que orientam o curso

Leia mais

Proposta de Atribuições da Comissão Permanente de Pesquisa (CPP)

Proposta de Atribuições da Comissão Permanente de Pesquisa (CPP) Proposta de Atribuições da Comissão Permanente de Pesquisa (CPP) 1. Apoiar e ser o ponto de contato entre a comunidade local e a PROPe na condução de políticas relativas a pesquisas institucionais de natureza

Leia mais

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) INTRODUÇÃO A VILA ITORORÓ é um conjunto de casas construídas na década de 1920 pelo mestre de obras português Francisco de Castro no miolo de uma quadra da região central

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ4012 EDITAL Nº 005/2010 1. Perfil: TR 007/2010-CGS - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICÁVEIS 3. Qualificação educacional: Graduação na área de CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

SP - Patrimônio ferroviário demanda diálogo entre arquitetura e urbanismo

SP - Patrimônio ferroviário demanda diálogo entre arquitetura e urbanismo SP - Patrimônio ferroviário demanda diálogo entre arquitetura e urbanismo Pesquisador da USP apresenta em livro as atuais condições de vilas, oficinas, estações, armazéns e pátios da antiga São Paulo Railway,

Leia mais

ANEXO V Memorial descritivo do Espaço Inovação

ANEXO V Memorial descritivo do Espaço Inovação I) PROJETO BÁSICO DO CONJUNTO ARQUITETÔNICO O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), iniciativa da Universidade Federal do Pará em parceria com o Governo do Estado do Pará, tem como objetivo

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. Parágrafo único - A sede do museu está localizada na Praça Candido Portinari, Brodowski, São Paulo.

REGIMENTO INTERNO. Parágrafo único - A sede do museu está localizada na Praça Candido Portinari, Brodowski, São Paulo. REGIMENTO INTERNO PREÂMBULO Este Regimento Interno tem como objetivo estabelecer a estrutura e elementos operacionais para a administração do Museu Casa de Portinari, instituição que compreende a casa

Leia mais

Arquitetura moderna residencial

Arquitetura moderna residencial UFPB Arquitetura e Urbanismo Estágio Supervisionado V Arquitetura moderna residencial Felipe Mazzaro Thaisa Oashi Orientadora: Roberta Xavier Julho/2009 * Acervo moderno em João Pessoa: descaso e destruição

Leia mais

DECRETO Nº DE 27 DE JULHO DE 2001

DECRETO Nº DE 27 DE JULHO DE 2001 DECRETO Nº 20300 DE 27 DE JULHO DE 2001 Cria a Área de Proteção do Ambiente Cultural do bairro do Leblon VI R.A. e estabelece critérios para sua proteção. Determina o tombamento dos bens que menciona,

Leia mais

Inventário de Bens Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá

Inventário de Bens Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá Inventário de Bens Imóveis do Centro OBJETIVO Inventariar 400 Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá. MAPA CENTRO HISTÓRICO CENTRO HISTÓRICO ENTORNO BARÃO DE MELGAÇO ENTORNO BOA MORTE ENTORNO IPIRANGA ENTORNO

Leia mais

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Vânia Mara Alves Lima Artur Simões Rozestraten Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Eliana de Azevedo Marques Letícia de

Leia mais

ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA ISSN

ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA ISSN ANAIS da XV SEMANA DE HISTÓRIA: HISTORIA REGIONAL COMO RECORTE DE ENSINO E PESQUISA - 2011 ISSN - 21773157 ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO Camila Vanessa Ferlin de SOUZA Mayara da

Leia mais

Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - CONDEPHAAT Sessão Ordinária 1896ª 23/10/2017

Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - CONDEPHAAT Sessão Ordinária 1896ª 23/10/2017 Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - CONDEPHAAT Sessão Ordinária 1896ª 23/10/2017 Horário 09h00min. Local Sede da Secretaria de Estado da Cultura

Leia mais

Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana.

Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Sítio Arqueológico Zona Rural: Distrito É aberto à São Lourenço Mártir de São Lourenço Antiga Fabrica de Óleos Della Giustina X 724252 Y - 6849497 X 701245 Y - 6855750 Remanescentes da Redução Jesuítico-

Leia mais

PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO

PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO Alline Lemos Lira ¹; Rosane Balsan² ¹Aluna do Curso de Geografia Bacharelado; Campus de Porto Nacional-TO; alline.l@hotmail.com; ²Orientadora

Leia mais

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS NO ACERVO DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL FERROVIÁRIO: o caso da estrada de ferro noroeste do Brasil de Bauru

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS NO ACERVO DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL FERROVIÁRIO: o caso da estrada de ferro noroeste do Brasil de Bauru O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS NO ACERVO DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL FERROVIÁRIO: o caso da estrada de ferro noroeste do Brasil de Bauru Prof. Dr. Samir Hernandes Tenório GOMES Departamento de

Leia mais

O Tombamento do Núcleo Urbano do Município de. Jaguarão/Rio Grande do Sul e suas repercussões

O Tombamento do Núcleo Urbano do Município de. Jaguarão/Rio Grande do Sul e suas repercussões VI ENCONTRO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Painel V: Patrimônio Cultural como Alternativa Econômica O Tombamento do Núcleo Urbano do Município de { Jaguarão/Rio Grande do Sul e suas repercussões Arq. Ana

Leia mais

Panorama das Ações. Abril 2017

Panorama das Ações. Abril 2017 PAC Cidades Históricas Panorama das Ações Abril 2017 São Luís-MA O PAC Cidades Históricas como Programa de Governo Investimento total de R$ 1,6 bi em 424 Ações contempladas Abrange 44 cidades de 20 estados

Leia mais

ESTUDO DE CASO DE PATOLOGIAS OBSERVADAS NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IJUÍ-RS 1

ESTUDO DE CASO DE PATOLOGIAS OBSERVADAS NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IJUÍ-RS 1 ESTUDO DE CASO DE PATOLOGIAS OBSERVADAS NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IJUÍ-RS 1 CECCHETTO, Carise Taciane 2 ; RODRIGUES, Paulo Cesar 3. Palavras- Chave: Edificação Histórica. Estrada de Ferro. Manifestações

Leia mais

Novo Terminal Multimodal de Passageiros de Campinas

Novo Terminal Multimodal de Passageiros de Campinas Novo Terminal Multimodal de Passageiros de Campinas Autores: Instituição: Deslandi Torres; Sérgio Marasco Torrecillas; André Aranha Ribeiro. EMDEC Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A R.

Leia mais

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Secretaria-Executiva Inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA. A Inventariança da extinta RFFSA

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Secretaria-Executiva Inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA. A Inventariança da extinta RFFSA MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Secretaria-Executiva Inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA A Inventariança da extinta RFFSA setembro / 2012 1 - A REDE FERROVIÁRIA FEDERAL S.A. MALHA

Leia mais

URI:http://hdl.handle.net/ / DOI:http://dx.doi.org/ / _112

URI:http://hdl.handle.net/ / DOI:http://dx.doi.org/ / _112 Diagnóstico de risco dos imóveis tombados em Bauru/ SP/ Brasil Autor(es): Publicado por: URL persistente: DOI: Losnak, Sérgio Ricardo; Lopes, Camila Santos Doubek Imprensa da Universidade de Coimbra; RISCOS

Leia mais

EXPERIÊNCIA EM RESTAURAÇÃO: ANTIGO CASTELINHO DE PANAMBI RS.

EXPERIÊNCIA EM RESTAURAÇÃO: ANTIGO CASTELINHO DE PANAMBI RS. EXPERIÊNCIA EM RESTAURAÇÃO: ANTIGO CASTELINHO DE PANAMBI RS. Uma parceria entre autores do projeto, Prefeitura de Panambi e comunidade interessada. PLANEJAMENTO, URBANISMO E APROPRIAÇÃO SOCIAL NA PRESERVAÇÃO

Leia mais

ARAÇATUBA. 4 Eletricista de instalações (edifícios) C.L.T. Andradina Ensino Médio 6

ARAÇATUBA. 4 Eletricista de instalações (edifícios) C.L.T. Andradina Ensino Médio 6 Setor da Economia Qtde Vagas Ocupação Regime de Contratação Local de Trabalho Serviços 1 Cobrador externo Andradina Escolaridade Experiência (Em Meses) 4 Eletricista de instalações (edifícios) Andradina

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003734A - História da Arquitetura II - Do Brasil Colonial ao Moderno Docente(s) Ludmilla Sandim Tidei de Lima Pauleto Unidade Faculdade

Leia mais

Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso. Rafael José Barbi - Coordenador

Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso. Rafael José Barbi - Coordenador Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso Rafael José Barbi - Coordenador BREVE HISTÓRICO Criado em 1991, pela Prefeitura Municipal de Salto. Concebido pelo projeto elaborado pelo escritório Julio Abe

Leia mais

Edifício São Marcos REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA

Edifício São Marcos REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA A cidade de João Pessoa, na Paraíba, possui bastantes obras modernas importantes e interessantes, mas que não foram levantadas devidamente, para fins acadêmicos.

Leia mais

PLANO DIRETOR DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS NOV 2004

PLANO DIRETOR DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS NOV 2004 PLANO DIRETOR DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS NOV 2004 Prioridades definidas pela Unidade: - - Recuperação das fachadas dos edifícios Ernest Marcus e André Dreyfus (curto prazo); -- Ampliação da área disponível

Leia mais

Open spaces of CEFNOB in Bauru: urban configuration and identity of the place

Open spaces of CEFNOB in Bauru: urban configuration and identity of the place . ESPAÇOS LIVRES DA CEFNOB EM BAURU: CONFIGURAÇÃO URBANA E IDENTIDADE DO LUGAR Karla Garcia Biernath Mestranda, UNESP Bauru, Brasil karlabiernath@hotmail.com Norma Regina Truppel Constantino Professora

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE INTERVENÇÕES NO IPHAN

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE INTERVENÇÕES NO IPHAN PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE INTERVENÇÕES NO IPHAN ANTES DE REALIZAR OBRAS (RESTAURAR, REFORMAR, AMPLIAR, MANTER E CONSTRUIR), É IMPORTANTE SABER... O cidadão interessado em realizar obras em

Leia mais

Palavras-chave: PIBID, Centro Comercial, História, Ferrovia, Bauru.

Palavras-chave: PIBID, Centro Comercial, História, Ferrovia, Bauru. PIBID- O APRENDIZADO DOS ALUNOS DA E.E STELLA MACHADO SOBRE A HISTORIA LOCAL, FERROVIA E CENTRO COMERCIAL DE BAURU Ricardo De Siqueira Sturion 1, Felipe Phoizer Fernandes De Paula 1, Prof. Dr. Roger Marcelo

Leia mais

Planejamento da mudança do acervo bibliográfico da Biblioteca de História da Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz

Planejamento da mudança do acervo bibliográfico da Biblioteca de História da Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz Planejamento da mudança do acervo bibliográfico da Biblioteca de História da Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz Eliane Dias Chefe da BHCS da COC/Fiocruz Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Preservação

Leia mais

CARTA CONVITE Nº 016/2013

CARTA CONVITE Nº 016/2013 São Paulo, 25 de julho de 2013. CARTA CONVITE Nº 016/2013 Contratação de empresa especializada em produção de exposições para itinerância integral da exposição Viagem, sonho e destino pelas estações Tatuapé,

Leia mais

LOCALIZAÇÃO Rua Idalina Senra, esquina com Rua Mello Sousa, São Cristóvão, Rio de Janeiro.

LOCALIZAÇÃO Rua Idalina Senra, esquina com Rua Mello Sousa, São Cristóvão, Rio de Janeiro. LOCALIZAÇÃO Rua Idalina Senra, esquina com Rua Mello Sousa, São Cristóvão, Rio de Janeiro. DATA DE INAUGURAÇÃO O projeto encontra-se em aprovação e, portanto não tem data prevista para inauguração. TIPOLOGIA

Leia mais

Fotografia e memória: um olhar sobre a história da ferrovia em Bauru 1

Fotografia e memória: um olhar sobre a história da ferrovia em Bauru 1 Fotografia e memória: um olhar sobre a história da ferrovia em Bauru 1 Thaís de Souza Farias 2 Erica Cristina de Souza Franzon 3 Universidade Sagrado Coração, Bauru, SP RESUMO Mostrar a realidade por meio

Leia mais

ANÁLISE DO POTENCIAL DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA REGIÃO DE BAURU

ANÁLISE DO POTENCIAL DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA REGIÃO DE BAURU ANÁLISE DO POTENCIAL DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA REGIÃO DE BAURU Eng. Thiago Teixeira de Castro Piovan Prof. Dr. Gustavo Garcia Manzato 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária AUTORES

Leia mais

RESOLUÇÃO N O 05/CONPRESP/2013

RESOLUÇÃO N O 05/CONPRESP/2013 RESOLUÇÃO N O 05/CONPRESP/2013 O Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei n 10.032, de 27 de dezembro de 1985, e alterações posteriores,

Leia mais

Estâncias do Rosário Fazenda Harmonia

Estâncias do Rosário Fazenda Harmonia BOSSOROCA 2 BOSSOROCA Bossoroca era conhecido antigamente como 4 distrito de São Borja, foi chamado também de Igrejinha, Capão da União, Vila dos Cata-Ventos e Vila Boçoroca que se originou em 30 ha de

Leia mais

O ARQUIVO HISTÓRICO DE JARAGUÁ DO SUL: ORGANIZAÇÃO, PESQUISA E DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA

O ARQUIVO HISTÓRICO DE JARAGUÁ DO SUL: ORGANIZAÇÃO, PESQUISA E DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA O ARQUIVO HISTÓRICO DE JARAGUÁ DO SUL: ORGANIZAÇÃO, PESQUISA E DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA Silvia Regina Toassi Kita 1 MISSÃO: Preservar a memória histórico-documental do município, promovendo a organização

Leia mais

P 3 - Plano urbanístico de uso e ocupação da Esplanada Ferroviária

P 3 - Plano urbanístico de uso e ocupação da Esplanada Ferroviária P 3 - Plano urbanístico de uso e ocupação da Esplanada Ferroviária 2ªOficina de Consulta Popular APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA Objetivo geral Elevar os níveis da qualidade de vida social, cultural, urbanística

Leia mais

ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017

ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017 ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017 Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Titulo da Atividade: Viagem de Estudos a Belo Horizonte e Ano: 1º semestre 2017

Leia mais

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Esta proposta considera a utilização de três imóveis localizados no coração do Centro Histórico

Leia mais

ARAÇATUBA. Regime de Contratação Serviços 1 Cobrador externo C.L.T. Andradina Ensino Médio 0

ARAÇATUBA. Regime de Contratação Serviços 1 Cobrador externo C.L.T. Andradina Ensino Médio 0 Setor da Economia Qtde Vagas Ocupação Regime de Contratação Local de Trabalho Escolaridade 1 Cobrador externo C.L.T. Andradina Médio Construção Civil 1 Vendedor de comércio varejista C.L.T. Andradina Alfabetizado

Leia mais

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 1. CONSIDERANDO que a ciência exerce grande influência no desenvolvimento da sociedade, possibilitando transformações no nosso

Leia mais

PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO E AMBIENTAL SEÇÃO 9: ZONEAMENTO AMBIENTAL URBANO

PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO E AMBIENTAL SEÇÃO 9: ZONEAMENTO AMBIENTAL URBANO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO E AMBIENTAL SEÇÃO 9: ZONEAMENTO AMBIENTAL URBANO SÃO CARLOS, 03 de Julho de 2013 O Plano Diretor de Desenvolvimento Físico e Ambiental, como peça constituinte do

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Represa do Camorim Localização: Parque Estadual da Pedra

Leia mais

Análise de impacto de edifícios em altura, através de uso de Heliodon, no balneário Cassino, Rio Grande, RS.

Análise de impacto de edifícios em altura, através de uso de Heliodon, no balneário Cassino, Rio Grande, RS. Análise de impacto de edifícios em altura, através de uso de Heliodon, no balneário Cassino, Rio Grande, RS. IFRS Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Tecnologia em Construção de Edifícios. Autores:

Leia mais

ESTUDO PARA PLANO DE INTERVENÇÃO EM MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS: o caso do Mercado de Farinha de Caruaru

ESTUDO PARA PLANO DE INTERVENÇÃO EM MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS: o caso do Mercado de Farinha de Caruaru ESTUDO PARA PLANO DE INTERVENÇÃO EM MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS: o caso do Mercado de Farinha de Caruaru TENÓRIO, LUCIENE LVF EMPREENDIMENTOS; Departamento de Projetos Av Agamenon Magalhães, 444, Mauricio

Leia mais

REGIMENTO DO MUSEU DE ARTE MURILO MENDES. TÍTULO I Da Natureza e da Missão Institucional

REGIMENTO DO MUSEU DE ARTE MURILO MENDES. TÍTULO I Da Natureza e da Missão Institucional REGIMENTO DO MUSEU DE ARTE MURILO MENDES TÍTULO I Da Natureza e da Missão Institucional Art.1º. O Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) é órgão suplementar vinculado à Reitoria da Universidade Federal de

Leia mais

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (DAUP) A COMPANHIA ESTRADA DE FERRO NOROESTE

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. 28 e 29 de Março. Anfiteatro Antônio Manoel dos Santos (Sala 1) UNESP/Bauru

PROGRAMAÇÃO. 28 e 29 de Março. Anfiteatro Antônio Manoel dos Santos (Sala 1) UNESP/Bauru PROGRAMAÇÃO 28 e 29 de Março Anfiteatro Antônio Manoel dos Santos (Sala 1) UNESP/Bauru 28 de Março (quinta-feira) 08:00 08:30 RECEPÇÃO E CADASTRAMENTO Abertura da IIIJJP Prof. Dr. Eduardo Romero de Oliveira

Leia mais

Acesse também os vídeos das palestras do dia 05/07 no canal Youtube do Sistema Labgis

Acesse também os vídeos das palestras do dia 05/07 no canal Youtube do Sistema Labgis . Acesse também os vídeos das palestras do dia 05/07 no canal Youtube do Sistema Labgis. O Sistema GeoMacaé Como Ferramenta de Apoio à Gestão Municipal Secretaria Adjunta de Planejamento Alfredo Luiz Pessanha

Leia mais

CONSERVAÇÃO E REABILITAÇÃO URBANA: O PROJETO LAGOINHA

CONSERVAÇÃO E REABILITAÇÃO URBANA: O PROJETO LAGOINHA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA F A C U L D A D E D E E N G E N H A R I A DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Tecnicas Retrospectivas I Profª. Raquel

Leia mais

MUSEU ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO REGENTE FEIJÓ EM PONTA GROSSA-PR

MUSEU ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO REGENTE FEIJÓ EM PONTA GROSSA-PR 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO MUSEU ESCOLAR: UMA

Leia mais

PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A

PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A O QUE É MEMÓRIA? O QUE É MEMÓRIA? É a imagem viva de tempos passados

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA ETEC ALCÍDIO Última atualização Sex, 31 de Agosto de :44

CENTRO DE MEMÓRIA ETEC ALCÍDIO Última atualização Sex, 31 de Agosto de :44 Dentre as metas do Centro de Paula Souza, que demandam em projetos diversos como capacitações a docentes e de formação pedagógica, cursos EADs, pós-graduação, laboratório de currículo, intercâmbios, inovação

Leia mais

Turismo Ferroviário Desenvolvendo toda uma cadeia de serviços!

Turismo Ferroviário Desenvolvendo toda uma cadeia de serviços! Turismo Ferroviário Desenvolvendo toda uma cadeia de serviços! Adonai Arruda Filho Vice-presidente ABOTTC Associação Brasileira de Trens Turísticos e culturais Dir. Brasileiro ALAF (Asociación Latinoamericana

Leia mais