INTERFACES DO TERRORISMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTERFACES DO TERRORISMO"

Transcrição

1 INTERFACES DO TERRORISMO Amilton Neri da Silva Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar a origem da palavra terrorismo, como também fazer um breve relato de seus principais grupos atuantes na sociedade hodierna. No entanto, dentro dessa problemática de análise, será abordado aquele que foi considerado o maior ato terrorista da história, o World Trade Center, simplesmente conhecido como 11 de Setembro. Palavras-chave: Terrorismo. Grupos terroristas. 11 de setembro. Mal. Liberdade. Introdução A problemática a ser desenvolvida neste artigo busca nas interfaces do terrorismo sua origem semântica, derivada da língua latina, terrere que significa imposição do medo. A palavra começou a ser empregada na Revolução Francesa ( ) aonde milhares de pessoas foram mortas na guilhotina, o período passou então a ser conhecido como reino do terror. Contudo, as formas de se espalhar o medo e o terror se tornaram largamente diversificadas, dando origem a diversos grupos terroristas. Portanto, serão apontados os mais conhecidos dentre eles: o de estado, comunal, seletivo, nacionalista, virtual e o internacional. Dentro dessa problemática, também será abordado aquele que foi considerado o maior ataque terrorista da história, o atentado às Torres Gêmeas do World Trade Center tidas como símbolo do capitalismo ocidental, ocorridas em 11 de setembro de 2001 em Nova York, vitimando cerca de pessoas. Bacharelando em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza, trabalho desenvolvido na disciplina de ética II, I, orientado pelo Prof Dr. Pe. Marcos Mendes de Oliveira.

2 1 Origem da palavra terrorismo e seus principais grupos atuantes A origem semântica da palavra terrorismo origina-se de terror, que provém do verbo em latim terrere, cujo significado é: fazer alguém tremer por meio de grande medo. 1 Segundo a revista Veja compreendemos que: O uso sistemático de violência para criar um clima de medo generalizado numa população e dessa forma atingir um determinado objetivo politicodefinição genérica e competente da Britannica Consice Encyclopedia já era uma arma política empregada na antiguidade, segundo o mesmo verbete. A palavra, porém, nasceu com a Revolução Francesa, no período que ficou conhecido como Reino do Terror ( ) comandado por Maximilien de Robespierre, líder dos Jacobinos, quando milhares de pessoas foram mortas na guilhotina. 2 A conotação advinda da palavra terrorismo pode ser empregada em tempos hodiernos com uma ampla abordagem, visto que, essa violência absoluta que permeia toda nossa civilização é o reflexo da violência presente no pensamento e na ação. 3 As formas de se espalhar o terror tornaram-se vastamente múltiplas visto que, o terrorismo se apresenta com faces variadas, porém sempre com o mesmo objetivo, a proliferação do mal. Dentre os diversos grupos terroristas operantes na sociedade atual, seis deles se destacam, o terrorismo de Estado, terrorismo comunal, terrorismo seletivo, terrorismo nacionalista, terrorismo virtual e o terrorismo internacional. O terrorismo de Estado compreende-se a partir de atos generalizados de violência sistemática, por parte do governo contra a sua própria população, tendo como intuito quebrar possíveis resistências à sua autoridade, ou até mesmo se utiliza do terrorismo para impor algum projeto. O terrorismo comunal versa-se sobre conflitos desordenados em que a própria população civil intervém contra grupos da mesma sociedade. O terrorismo seletivo visa um alvo limitado reduzido e específico, geralmente conhecido antes da realização do ato, ambiciona chantagem, vingança ou até mesmo a eliminação de um obstáculo, é considerado terrorismo, pois possui efeitos camuflados e até mesmo políticos. O 1 DROZDEK, Priscila. Terrorismo uma abordagem conceitual. Disponível em: 20/04/2012. Acesso em: 26/04/ RODRIGUES, Sérgio. Sobre palavras. Disponível em: 20/04/2013. Acesso em 26 /04/ SOARES, Marly Carvalho. O discurso e a violência absoluta. Eric Weil Lógica, Moral e Política. Revista de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará, p 120.

3 nacionalista é o tipo de terrorismo que consiste em atos violentos por grupos separatistas ou por povos que requerem seus territórios para formar seus próprios países. O terrorismo virtual, consiste na apropriação do espaço cibernético, para a consagração de alguns elementos, primeiro a disseminação de uma ansiedade global através de imagens ou vídeos de atos muito violentos para difundir o medo, ou até mesmo fazer propaganda para algum grupo terrorista de modo específico, ou então a criação de um grupo terrorista por meio das redes cibernéticas não sendo mais necessário agir através de um sistema centralizado sua organização não é apenas internacional, mas transnacional, atingindo níveis subnacionais em diversos países, em função de objetos de sua influência. 4 Por fim o terrorismo internacional incide em atos violentos ou atentados contra alvos fora das fronteiras nacionais, essas ações têm objetivos políticos visando uma atenção da opinião pública para certos conflitos, ou até mesmo criar uma situação insustentável para o inimigo. Nos dias de hoje esse é o tipo de terrorismo mais comum e muitas vezes são motivadas por questões religiosas. 2 Onze de setembro Um dos atentados mais famosos realizados por grupos terroristas aconteceu em Nova York no dia 11 de setembro de 2001, aonde o World Trade Center, as Torres Gêmeas estadunidenses foram destruídas. As torres comerciais eram vistas como símbolos do capitalismo e do poder militar exercido pelos Estados Unidos. A justificação apontada para os atentados trata-se de cunho político visto que, os Estados Unidos da América por anos ocuparam terras mulçumanas, controlando seus governos através de bases militares e explorando petróleo. Os atentados terroristas foram assumidos pelo grupo extremista Al Qaeda, comandada por Osama Bin Laden, cerca de dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros, sendo que apenas dois deles colidiram contra as Torres Gêmeas, o terceiro avião colidiu contra o Pentágono a sede de departamento de defesa dos Estados Unidos nos arredores de Washington, o quarto avião caiu na Pensilvânia e pouco se sabe sobre o que provocou a queda, mas o que se sabe é que: 4 ZHEBIT, Alexander. O terrorismo e suas manifestações contemporâneas. Disponível em: /02/2008. Acesso em 08/05/2017.

4 Informados pelo celular de que outros aviões sequestrados haviam colidido com as torres, algumas pessoas decidiram lutar. Não conseguiram derrotar os terroristas, mas conseguiram garantir que o avião caísse em um descampado. Morreram como morrem os heróis. Ao contrário do personagem hipotético no exemplo de Kant, que prefere morrer a prestar falso testemunho, sua recusa de se tornarem instrumentos do mal foi mais do que um gesto. Jamais saberemos quanta destruição eles evitaram, mas sabemos que evitaram alguma. Eles provaram que os humanos tem liberdade; provaram que podemos usa-la para afetar um mundo que temos medo de não controlar. 5 O mais chocante é saber que o 11 de setembro foi assombrosamente intencional, O planejamento envolvido foi intenso como podemos perceber nos escritos de Susan Neiman: A premeditação envolvida foi intensa. Os assassinos concentraram-se precisamente em seu objetivo e realizaram todos os esforços possíveis para atingi-lo do exato planejamento exigido para anos de coordenação à preparação de suas próprias mortes certas. O uso mais claro da racionalidade instrumental foi equivalente ao mais claro desafio ao raciocínio moral. A natureza ignora distinções entre todo tipo de culpa e todo tipo de inocência; os terroristas desprezam-nas de forma ativa. Sem sequer uma demanda que pudesse ser negociada, não havia a mais ínfima desculpa para a destruição de vidas comuns. 6 As consequências deixadas pelo 11 de setembro foram inúmeras, medidas drásticas de segurança foram adotadas pelos Estados Unidos com programas antiterrorismo, medidas que prevê espionagem e buscas nas casas de suspeitos sem mandado judicial e Consequentemente, houve forte apoio a medidas contrárias à imigração ilegal no país. Por consequência duas guerras foram iniciadas contra o terror, à procura dos responsáveis pelos atentados, no Afeganistão e no Iraque, atentados terroristas ocorreram em outros países e o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, foi capturado e morto em 1 de maio de Segundo o filósofo norte americano Noam Chomsky, Osama Bin Laden teve a intenção de atrair os Estados Unidos para as terras mulçumanas. Tendo em vista que: [...] alguns analistas observaram que, embora Bin Laden estivesse finalmente morto, ele conseguiu algumas grandes vitórias na guerra contra os EUA: ele reiteradamente sustentava que o único modo de tirar os Estados Unido do mundo islâmico e de derrotar seus tiranos era envolver os estadunidenses numa série de pequenas, porém caras guerras que iriam leva-los, enfim, à bancarrota. Os Estados Unidos primeiro sob o comando de George W. Bush e depois sob Barack Obama, caíram direto na armadilha de Bin Laden, 5 NEIMAN, Susan. O Mal No Pensamento Moderno. Rio de Janeiro: Difel p Ibidem, p.311.

5 grotescamente, orçamentos militares e débitos viciados exagerados, devem ser o legado mais pernicioso do homem que pensou que poderia derrotar os EUA. 7 Os atentados ocorridos em 11 de setembro foram considerados o pior da história vitimando cerca de pessoas de aproximadamente 70 países. Portanto, os atentados que foram centralizados em Nova Iorque também não deixaram de ser um ataque a todo Ocidente. Considerações Finais A contemporaneidade vive em torno de ameaças de grupos extremistas que buscam a todo custo impor suas tradições em especial religiosas. Para atingir seus objetivos esforços não são medidos e vidas não são poupadas, muitos dos possíveis extremistas, são pessoas comuns que passam por uma espécie de lavagem cerebral, e que se submetem ao terrorismo na esperança de um dia ser recompensados por seus atos extremistas no paraíso. Apesar da ampla abordagem que pode ser realizada, quando se fala de terrorismo umas das principais questões a serem levantadas trata-se das condutas éticas humanas. Até que ponto chega à maldade do ser humano, é chocante perceber a inclinação que o homem tem para a realização do mal, especialmente a capacidade de planejar atos em nome de entidades religiosas e políticas, que irão contra os princípios da vida. Portanto é necessário fazer uma autorreflexão sobre as formas de mal existente na sociedade, e assim como as vítimas do quarto avião sequestrados nos Estados Unidos, usar o nosso princípio de liberdade e dizer que não somos cumplices de atos desumanos provocados pelo terror. Referências Bibliográficas NEIMAN, Susan. O mal no pensamento moderno. Rio de Janeiro: Difel, SOARES, Marly Carvalho. O discurso e a violência absoluta. Eric Weil Lógica, Moral e Política. Revista de pós-graduação em filosofia da Universidade Federal do Ceará, N 6, p 297. DROZDEK, Priscila. Terrorismo: uma abordagem conceitual. Disponível em: Acesso em: 26/04/ 2017 às 20h. 7 NOAM. Chomsky. Dez anos do 11 de setembro. Disponível em: 12/09/2011. Acesso em 10/05/2017.

6 NOAM, Chomsky. Dez anos do 11 de Setembro. Disponível em: /artigos/12/09/2011. Acesso em 10/05/2017 às 20h. RODRIGUES, Sérgio. Sobre palavras. Disponível em: Acesso em 26 /04/2017 às 19h. ZHEBIT, Alexander. O terrorismo e suas manifestações contemporâneas. Disponível em: Acesso em 04/05/2017 às 15h.

AS CONSEQUÊNCIAS DO 11 DE SETEMBRO O MAIOR ATENTADO DA HISTÓRIA

AS CONSEQUÊNCIAS DO 11 DE SETEMBRO O MAIOR ATENTADO DA HISTÓRIA AS CONSEQUÊNCIAS DO 11 DE SETEMBRO O MAIOR ATENTADO DA HISTÓRIA Renan Rodrigues O QUE FOI O 11 DE SETEMBRO? O maior atentado da História Mais de 3000 mortos e mais de 6000 feridos Mais de U$ 5 milhões

Leia mais

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA GEOGRAFIA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Geopolítica e Poder 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 12.2 Conteúdo Americanos no Iraque e Afeganistão

Leia mais

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL?

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? 02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? O que foi a Guerra Fria Disputa pelo poder em escala global Estados Unidos (capitalista) x União Soviética (socialista) Sem conflito armado direto guerra econômica, diplomática

Leia mais

5 Conclusão A intenção da pesquisa realizada nessa dissertação foi encontrar algumas respostas para a pergunta sobre como dois dos principais jornais

5 Conclusão A intenção da pesquisa realizada nessa dissertação foi encontrar algumas respostas para a pergunta sobre como dois dos principais jornais 5 Conclusão A intenção da pesquisa realizada nessa dissertação foi encontrar algumas respostas para a pergunta sobre como dois dos principais jornais americanos usaram o conceito de terrorismo, nas semanas

Leia mais

O TERRORISMO E SUAS IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E RELIGIOSAS NO MUNDO HODIERNO

O TERRORISMO E SUAS IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E RELIGIOSAS NO MUNDO HODIERNO O TERRORISMO E SUAS IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E RELIGIOSAS NO MUNDO HODIERNO Carlos Magno Macedo de Araújo* Resumo: Esse artigo reflete sobre o terrorismo e suas implicações políticas e religiosas no mundo

Leia mais

ATIVIDADES 9º ANO. Do texto, depreende-se que a Rússia

ATIVIDADES 9º ANO. Do texto, depreende-se que a Rússia ATIVIDADES 9º ANO 1) (FUVEST-2008) Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Na fotografia abaixo, vemos

Leia mais

AÇÕES E REAÇÕES, ATÉ ONDE SERIA TERRORISMO?

AÇÕES E REAÇÕES, ATÉ ONDE SERIA TERRORISMO? XVI EGAL - Encontro Nacional dos Geógrafos da América Latina La Paz - Bolívia 26 a 29 de abril de 2017 AÇÕES E REAÇÕES, ATÉ ONDE SERIA TERRORISMO? Bernardo Cunha de Godoy - UFMG Belo Horizonte - MG - Brasil

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. MÓDULO 28 CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO O Oriente Médio, mais especificamente a área do GOLFO PÉRSICO, é uma região estratégica no cenário mundial. Encontram-se no seu subsolo as

Leia mais

Século XXI. Sobre a cultura islâmica após os atentados de 11 de setembro. Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito.

Século XXI. Sobre a cultura islâmica após os atentados de 11 de setembro. Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito. Século XXI Oficialmente, o século XXI, inicia-se cronologicamente no final do ano 2000. Historicamente podemos destacar que os eventos que aconteceram um ano após a entrada do novo milênio marcam a chegada

Leia mais

Guia do CFTV Sistemas de CFTV, IP, Seguranà a Eletrà nica, Conectividade, Informaà ões, Fórum e Tecnologia.

Guia do CFTV Sistemas de CFTV, IP, Seguranà a Eletrà nica, Conectividade, Informaà ões, Fórum e Tecnologia. Impactos do 11 de Setembro na Seguranà a Mundial Categoria : Tecnologias em Geral Publicado por Marcelo Peres em 11-Sep-2015 08:00 Apesar de passar das 22 horas e estarmos quase chegando ao dia 12, hoje

Leia mais

A COMPREENSÃO ETIMOLÓGICA SOBRE O TERRORISMO

A COMPREENSÃO ETIMOLÓGICA SOBRE O TERRORISMO A COMPREENSÃO ETIMOLÓGICA SOBRE O TERRORISMO Francisco Marcos Amorim* RESUMO: O presente artigo oferece ao leitor um breve conhecimento sistemático sobre o terrorismo em seu âmbito etimológico. Proporciona

Leia mais

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo.

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. 01/03/2016 8º Ano B CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 32 a 36 Item 01. Estrutura Temática Organizações Terroristas e Radicalismo Islâmico. Al Qaeda ORGANIZACÕES RELIGIOSAS

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia Prof. Marcelo Saraiva Ásia Afeganistão A invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos ocorreu após os ataques de 11 de setembro no final

Leia mais

Por que novamente em Paris? Hugo Bachega - Da BBC Brasil em Londres 14 novembro 2015

Por que novamente em Paris? Hugo Bachega - Da BBC Brasil em Londres 14 novembro 2015 Instituto de Educação Infantil e Juvenil Primavera, 2015. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 20 MMXV Fase 1 Grupo Alfa POR QUE PARIS? Por que novamente em Paris? Hugo Bachega

Leia mais

TERRORISMO E TERRORISMO DE ESTADO: O CASO BRASILERO. Prof. Antonio Celso Baeta Minhoto Legale março 2019

TERRORISMO E TERRORISMO DE ESTADO: O CASO BRASILERO. Prof. Antonio Celso Baeta Minhoto Legale março 2019 TERRORISMO E TERRORISMO DE ESTADO: O CASO BRASILERO Prof. Antonio Celso Baeta Minhoto Legale março 2019 O terrorismo contemporâneo se apresenta não somente como uma ruptura do Estado de Direito, mas também

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. a) O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente;

Leia mais

Pânico, bombas e sequestros: O que é terrorismo?

Pânico, bombas e sequestros: O que é terrorismo? Pânico, bombas e sequestros: O que é terrorismo? COMENTE O que vem à sua cabeça quando a palavra terrorismo é citada? Possivelmente imagens de horror como explosões a bomba, sequestros, aviões se chocando

Leia mais

A farsa de 11 de setembro

A farsa de 11 de setembro A farsa de 11 de setembro Alunos: Vanessa Martins e Vinícius Brenner Professor Adolfo neto curso; eletrônica disciplina: informática números: 1013360 e 1013378 Durante muito tempo a humanidade acreditava

Leia mais

Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015

Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015 Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015 Ipea mostra desigualdade entre os estados, com o Rio Grande do Norte apresentando alta de mais de 200% no mesmo período e São Paulo, queda

Leia mais

BULLYING: UM COTIDIANO DE TERROR

BULLYING: UM COTIDIANO DE TERROR BULLYING: UM COTIDIANO DE TERROR Andrew Breno Silva Marcolino * Resumo: O terrorismo psicológico, também denominado de bullying ou assédio psicológico, é o tema central deste artigo e será problematizado

Leia mais

Barack Obama é reeleito Presidente dos Estados Unidos Qua, 07 de Novembro de :36 - Última atualização Qua, 07 de Novembro de :03

Barack Obama é reeleito Presidente dos Estados Unidos Qua, 07 de Novembro de :36 - Última atualização Qua, 07 de Novembro de :03 O presidente dos EUA, Barack Obama, reeleito após vencer o republicano Mitt Romney na eleição da véspera, disse nesta quarta-feira, 7, que, para os Estados Unidos, "o melhor ainda está por vir" e que ele

Leia mais

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Síria - quadro geral Ditador: Bashar Al Assad (islâmico alauíta). Governo laico. Diversidade étnica e religiosa torna a crise complexa. Etnias principais:

Leia mais

O Irã como financiador do Terrorismo: Uma Introdução

O Irã como financiador do Terrorismo: Uma Introdução - SEPesq O Irã como financiador do Terrorismo: Uma Introdução Carolina Monza da Silva Graduanda / Uniritter carolinamonza@hotmail.com Resumo: A presente investigação é um esboço de um Trabalho de Conclusão

Leia mais

Exercícios Geopolítica e os Conflitos Mundiais

Exercícios Geopolítica e os Conflitos Mundiais Exercícios Geopolítica e os Conflitos Mundiais 1. Adaptado de www.estadao.com.br, 18/09/2007. O Conselho de Segurança da ONU pode aprovar deliberações obrigatórias para todos os países membros, inclusive

Leia mais

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS GUERRA DA COREIA 1950/53 ANTECEDENTES DO CONFLITO Coreia do Norte Novo sócio do clube atômico Em 2002, o presidente do Estados Unidos, George W Bush, afirmou que a Coreia

Leia mais

SUMÁRIO 1. O CRIME DE TERRORISMO: UM OLHAR SOBRE A PUNIBILIDADE DOS ATOS PREPARATÓRIOS... 19

SUMÁRIO 1. O CRIME DE TERRORISMO: UM OLHAR SOBRE A PUNIBILIDADE DOS ATOS PREPARATÓRIOS... 19 SUMÁRIO 1. O CRIME DE TERRORISMO: UM OLHAR SOBRE A PUNIBILIDADE DOS ATOS PREPARATÓRIOS... 19 1. CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS... 19 2. FUNDAMENTOS PUNITIVOS DOS DELITOS DE TERRORISMO: O BEM JURÍDICO TUTELADO...

Leia mais

Terrorismo e Internet

Terrorismo e Internet Terrorismo e Internet DINIZ, Eugenio. Compreendendo o fenômeno do terrorismo RUDNER, Martin. Electronic Jihad : The Internet as Al-Qaeda s Catalyst for Global Terror O que é terrorismo? DINIZ, Eugenio.

Leia mais

EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLITICA E ECONOMICA PROF. NENO

EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLITICA E ECONOMICA PROF. NENO EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLITICA E ECONOMICA PROF. NENO - 2011 Os primeiros colonizadores chegaram à costa atlântica da América do Norte no século XVI. No nordeste, foi introduzida a policultura

Leia mais

Revisão ENEM. Geografia Professor: Cláudio Hansen 15/10/ Noite. Material de apoio para Aula ao Vivo

Revisão ENEM. Geografia Professor: Cláudio Hansen 15/10/ Noite. Material de apoio para Aula ao Vivo Revisão ENEM 1. Na figura a seguir, há duas representações cartográficas do mundo, uma atual e outra do século XV, às quais foi acrescentado o percurso da 1ª viagem de Colombo. Existe um contraste entre

Leia mais

Fronteiras políticas e soberania Parte II

Fronteiras políticas e soberania Parte II Fronteiras políticas e soberania Parte II CANADÁ Quebec 80% da população do Quebec é descendente de franceses e católica Em 1969 ocorreu a oficialização da língua francesa no Quebec. Onze anos depois ocorreu

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO HERÓI AMERICANO PÓS 11 DE SETEMBRO: UM OLHAR SOBRE O (NOVO) HERÓI AMERICANO APRESENTADO POR HOLLYWOOD Doi: /8cih.pphuem.

A CONSTRUÇÃO DO HERÓI AMERICANO PÓS 11 DE SETEMBRO: UM OLHAR SOBRE O (NOVO) HERÓI AMERICANO APRESENTADO POR HOLLYWOOD Doi: /8cih.pphuem. A CONSTRUÇÃO DO HERÓI AMERICANO PÓS 11 DE SETEMBRO: UM OLHAR SOBRE O (NOVO) HERÓI AMERICANO APRESENTADO POR HOLLYWOOD Doi: 10.4025/8cih.pphuem.3919 Douglas Alves Moreira, UNIMONTES Resumo Palavras Chave:

Leia mais

Intervenção. Sessão de Abertura do Seminário. Ameaças Assimétricas e Planeamento Estratégico. Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino

Intervenção. Sessão de Abertura do Seminário. Ameaças Assimétricas e Planeamento Estratégico. Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Intervenção Sessão de Abertura do Seminário Ameaças Assimétricas e Planeamento Estratégico Reitoria da NOVA, 12 de dezembro de 2017 Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior, Excelência,

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior

Leia mais

Professora Erlani. Capítulo 3 Apostila 4

Professora Erlani. Capítulo 3 Apostila 4 Capítulo 3 Apostila 4 Aspectos cruciais para a compreensão do Oriente Médio e de suas relações internacionais petróleo e terrorismo. Petróleo indispensável como fonte de energia. Terrorismo desencadeia

Leia mais

Prof. Marcos Col. Santa Clara

Prof. Marcos Col. Santa Clara Prof. Marcos Col. Santa Clara Terrorismo: de modo geral, é um tipo de ação que emprega métodos violentos para criar uma situação de pânico, medo e terror, visando algum objetivo político. Terrorismo no

Leia mais

Irã e Estados Unidos Competição geopolítica no Oriente Médio, por João Fábio Bertonha

Irã e Estados Unidos Competição geopolítica no Oriente Médio, por João Fábio Bertonha Irã e Estados Unidos Competição geopolítica no Oriente Médio, por João Fábio Bertonha Neste último mês, os Estados Unidos anunciaram o envio, para o Oriente Médio, de um novo grupo de batalha de porta-aviões,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO NOVO CURSO 2014/2

PROCESSO SELETIVO NOVO CURSO 2014/2 ª Questão Analise o mapa a seguir. Escreva um texto dissertativo-argumentativo, produzido de forma coerente e coesa, no qual sejam destacados os seguintes aspectos: o nome do período histórico retratado

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

AMARAL, Arthur Bernardes do. A Tríplice Fronteira e a Guerra ao Terror. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010, 312 p.

AMARAL, Arthur Bernardes do. A Tríplice Fronteira e a Guerra ao Terror. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010, 312 p. AMARAL, Arthur Bernardes do. A Tríplice Fronteira e a Guerra ao Terror. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010, 312 p. Carlos Alexandre Barros TRUBILIANO 11 de setembro de 2001, a partir dessa data o mundo não

Leia mais

Recuperação - 3ª Etapa Ensino Médio

Recuperação - 3ª Etapa Ensino Médio 1 CULTURA RELIGIOSA 2º ANO ENS. MÉDIO PROFESSOR(A): RICARTE NOME: Nº PARTE I DOS CONCEITOS ATUAIS NA CULTURA RELIGIOSA QUESTÃO 01: EXPLIQUE OS SEGUINTES CONCEITOS: 1. O RELATIVISMO A) Relativismo filosófico

Leia mais

TRANSATLANTIC TRENDS PORTUGAL

TRANSATLANTIC TRENDS PORTUGAL TRANSATLANTIC TRENDS PORTUGAL Q1. Pensa que será melhor para Portugal participarmos activamente nas questões mundiais ou afastarmo-nos das questões mundiais? - Participarmos activamente nas questões mundiais

Leia mais

Prof. Esp. Franciane Borges

Prof. Esp. Franciane Borges Prof. Esp. Franciane Borges ... religiosos, políticos e econômicos. Autoridade passada por descendência. Seguem o alcorão e a sharia. Fiéis são independentes. Hoje: São os mais radicais, guiados por

Leia mais

RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana.

RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana. 1 SAMUEL BARBOSA DE SOUZA RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana. Euclides da Cunha - Bahia 2016 2 Aspectos da estrutura politico-militar romana Trabalho apresentado no segundo semestre

Leia mais

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE Hoje existem cerca de 30 regiões no mundo onde ocorrem conflitos armados. - Os principais motivos dos conflitos são: Étnicos ETNIA grupo de identidade unido por fatores

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2015

PROJETO DE LEI N o, DE 2015 PROJETO DE LEI N o, DE 2015 (Do Sr. Arthur Virgílio Bisneto) Insere dispositivos no Código Penal e no Código Penal Militar, para tipificar o crime de terrorismo. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º O

Leia mais

Vamos pensar com a mente de um terrorista?!

Vamos pensar com a mente de um terrorista?! Vamos pensar com a mente de um terrorista?! NOTA PRELIMINAR: NAO HA QUALQUER APOLOGIA OU INCITACAO AO TERRORISMO NESTE CONTEUDO. SAO ACOES CONDENAVEIS QUE DEVEM SER REPRIMIDAS SEMPRE. Caros leitores, Primeiramente

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele PRINCIPAIS MOTIVOS DOS CONFLITOS Étnicos Políticos Ideológicos Territoriais Econômicos Recursos

Leia mais

1. Agradeço o convite que me fizeram para vir aqui, a esta. Ordem dos Advogados, tão prestigiada e a esta sala tão minha conhecida,

1. Agradeço o convite que me fizeram para vir aqui, a esta. Ordem dos Advogados, tão prestigiada e a esta sala tão minha conhecida, Senhor Bastonário Caros Colegas Senhoras e Senhores 1. Agradeço o convite que me fizeram para vir aqui, a esta Ordem dos Advogados, tão prestigiada e a esta sala tão minha conhecida, falar-vos dum tema

Leia mais

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo COMENTE PONTOS-CHAVE 1. Resultados do Atlas da Violência 2016 mostram que o Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo.

Leia mais

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro HISTÓRIA Professores: André, Guga, Pedro Questão esperada sobre Mundo Islâmico (Idade Média). A resposta correta, letra A, fala sobre o expansionismo da cultura islâmica. A obra de Avicena, muito famosa,

Leia mais

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs.

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs. CURDOS O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado

Leia mais

A CAPTURA E MORTE DE OSAMA BIN LADEN E A PERSPECTIVA DE RETROCESSO DO TERRORISMO E VIOLÊNCIA SOBRE O MUNDO CIVILIZADO

A CAPTURA E MORTE DE OSAMA BIN LADEN E A PERSPECTIVA DE RETROCESSO DO TERRORISMO E VIOLÊNCIA SOBRE O MUNDO CIVILIZADO A CAPTURA E MORTE DE OSAMA BIN LADEN E A PERSPECTIVA DE RETROCESSO DO TERRORISMO E VIOLÊNCIA SOBRE O MUNDO CIVILIZADO NADIR DE CAMPOS JÚNIOR Promotor de Justiça Assessor Nascido em 1.957, na capital da

Leia mais

Noções de Inteligência e Contra-Inteligência. Prof. Heron Duarte ESPECIALISTA EM INTELIGÊNCIA

Noções de Inteligência e Contra-Inteligência. Prof. Heron Duarte ESPECIALISTA EM INTELIGÊNCIA Noções de Inteligência e Contra-Inteligência Prof. Heron Duarte ESPECIALISTA EM INTELIGÊNCIA temas globais Narcotráfico, as questões ambientais direitos humanos movimentos ecológicos organizações criminosas

Leia mais

A NOVA ORDEM INTERNACIONAL DE NOVA IORQUE

A NOVA ORDEM INTERNACIONAL DE NOVA IORQUE 2004/03/16 A NOVA ORDEM INTERNACIONAL DE NOVA IORQUE João Vieira Borges O terrorismo vivido pelos europeus durante décadas, em especial por italianos, espanhóis, alemães e ingleses, foi rapidamente apagado

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS GEOPOLÍTICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS GEOPOLÍTICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS GEOPOLÍTICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO Colapso do Socialismo O socialismo caiu? Por quê? Houve um vencedor? A Nova Ordem Internacional

Leia mais

1896 Surgimento do movimento sionista Em 1896, o jornalista judeu Theodor Herzl, autor do livro "O Estado Judeu", criou o movimento sionista.

1896 Surgimento do movimento sionista Em 1896, o jornalista judeu Theodor Herzl, autor do livro O Estado Judeu, criou o movimento sionista. 1896 Surgimento do movimento sionista Em 1896, o jornalista judeu Theodor Herzl, autor do livro "O Estado Judeu", criou o movimento sionista. O objetivo era estabelecer um lar nacional para os judeus na

Leia mais

TENTATIVAS DE CONCEITUAÇÃO DO TERRORISMO

TENTATIVAS DE CONCEITUAÇÃO DO TERRORISMO TENTATIVAS DE CONCEITUAÇÃO DO TERRORISMO Rafael Nascimento Rocha Resumo: A definição do que é terrorismo por si é complexa, pois não se consegue com precisão chegar a um consenso sobre o significado do

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública

Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública Texto que estabelece diretrizes nacionais para o setor foi entregue ao presidente Temer 5.fev.2018 às 20h20 Rubens Valente BRASÍLIA

Leia mais

forçadas a regredir de centros industriais secundários a meros fornecedores de matériaprima.

forçadas a regredir de centros industriais secundários a meros fornecedores de matériaprima. 1) A Segunda Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XIX, marca a fase do capitalismo financeiro em que: a) ocorreram intensa integração entre o capital bancário e o capital industrial,

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Causas da Hegemonia atual dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentações, vestuários e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem paralelo Os EUA representam

Leia mais

ATENTADOS TERRORISTAS DE QUEM É A CULPA?

ATENTADOS TERRORISTAS DE QUEM É A CULPA? ATENTADOS TERRORISTAS DE QUEM É A CULPA? Paulo Victor Rodrigues da Silva Resumo: A busca pelo monopólio mundial tem sido marcada de forma negativa pelo terrorismo que vem deixando várias marcas preocupantes

Leia mais

"A comunidade política Internacional: caminho para a Paz"

A comunidade política Internacional: caminho para a Paz "A comunidade política Internacional: caminho para a Paz" Francisco Bártolo 2018 ASPECTOS BÍBLICOS A unidade da família humana Jesus Cristo protótipo e fundamento da nova humanidade A vocação universal

Leia mais

As Revoluções Francesas ( )

As Revoluções Francesas ( ) As Revoluções Francesas (1789 1815) 1. Observe a obra do pintor Delacroix, intitulada A Liberdade guiando o povo (1830), e assinale a alternativa correta. a) Os sujeitos envolvidos na ação política representada

Leia mais

Mohammed Atta Do Outro Lado da Sombra 1

Mohammed Atta Do Outro Lado da Sombra 1 Mohammed Atta Do Outro Lado da Sombra 1 Douglas M. ADELANTADO 2 David D. DELGADO 3 Wiliam M. NUNES 4 Leonardo S. DAVALLE 5 Felipe PRADO 6 Marcelo A. NUNES 7 Carlos Alberto KERR 8 Universidade Municipal

Leia mais

B8-0136/2015 } B8-0137/2015 } B8-0138/2015 } B8-0139/2015 } B8-0140/2015 } B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1

B8-0136/2015 } B8-0137/2015 } B8-0138/2015 } B8-0139/2015 } B8-0140/2015 } B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1 B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1 1 N. 3-A (novo) 3-A. Alerta para o risco de desencadeamento de uma guerra religiosa; salienta, no entanto, que autoridades muçulmanas rejeitam o EI, por não o considerarem nem

Leia mais

Informativo Mensal. Julho/2014

Informativo Mensal. Julho/2014 Informativo Mensal Julho/2014 AMÉRICA/ EUROPA OCIDENTAL EUA ACUSAM RÚSSIA DE DISPARAR ARTILHARIA CONTRA BASES MILITARES UCRANIANAS Dentro do mês de julho, os Estados Unidos e seus aliados europeus acusaram

Leia mais

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de crimes hediondos. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Art. 2º Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis

Leia mais

Rio 2016: a ameaça do terrorismo

Rio 2016: a ameaça do terrorismo Rio 2016: a ameaça do terrorismo Terrorista em Munique Por Coronel Frederico Caldas A menos de um ano da realização das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, o infame atentado que fez 129 mortos e 352 feridos

Leia mais

Comparative Line-up. Time 12:55:00 12:56:00 12:57:00 12:58:00 12:59:00

Comparative Line-up. Time 12:55:00 12:56:00 12:57:00 12:58:00 12:59:00 Comparative Line-up Time TVI Jornal - Almoço Primeiro Jornal Jornal da Tarde Euronews 12:55:00 12:56:00 12:57:00 12:58:00 12:59:00 13:00:00 O INCENDIO QUE LAVRA DESDE DOMINGO NA SERRA DA Cov #=778.0, Rch

Leia mais

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Apesar da grande manifestação em São Paulo, no ano de 1984, com a presença de políticos como Ulisses Guimarães, a emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições presidenciais diretas,

Leia mais

Correio Braziliense - DF 26/01/2011 Opinião 17

Correio Braziliense - DF 26/01/2011 Opinião 17 Correio Braziliense - DF 26/01/2011 Opinião 17 Intelog - RS 26/01/2011 Artigos / Entrevistas Online O grande jogo de Barack Obama (José Luís Fiori) Nos últimos dois meses de 2010, o presidente Barack

Leia mais

Diferentes conceitos de Utopia

Diferentes conceitos de Utopia Diferentes conceitos de Utopia Baseado no documentário Utopia e Barbárie, esta hipermídia tem o objetivo de ampliar as diferenças entre utopias e suas consequências Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=cn9li_nepro

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Estatuto de Roma e o Tribunal Penal Internacional Parte 1. Profª. Liz Rodrigues

DIREITOS HUMANOS. Estatuto de Roma e o Tribunal Penal Internacional Parte 1. Profª. Liz Rodrigues DIREITOS HUMANOS Estatuto de Roma e o Tribunal Penal Internacional Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - A Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio (1948) já previa a criação de um tribunal

Leia mais

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 19 A 25 DE JANEIRO SEMANA 19 A 25 DE JANEIRO SEMANA 19 A 25 DE JANEIRO

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 19 A 25 DE JANEIRO SEMANA 19 A 25 DE JANEIRO SEMANA 19 A 25 DE JANEIRO ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Justiça revê plano de Obama para migrantes Chico não aceita desculpas e agora vai processar dois O cantor Chico Buarque não aceitou o pedido de desculpas feito pelo jornalista

Leia mais

Imigração x Emigração

Imigração x Emigração Imigração x Emigração A emigração é Motivada por inúmeros fatores, entre estes: - Desemprego; - Baixos Salários; - Violência em todos os âmbitos Inclusive terrorismo; OLIMPÍADAS!!! - Intolerância religiosa;

Leia mais

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas AFP GETTY IMAGES- Acordo entre os EUA e a Arábia Saudita prevê um pacote de defesa de US$ 110 bilhões Não foi à toa que o presidente americano, Donald

Leia mais

Associação dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos

Associação dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos Associação dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos 14 DE MARÇO Seminário on line sobre Terrorismo e Crime Organizado Transnacional A 09 DE MAIO DE 2018 Organização 1. Apresentação O terrorismo não é um

Leia mais

A Modernidade e o Direito

A Modernidade e o Direito A Modernidade e o Direito A Modernidade e o Direito 1. que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de Fonte: Habermas, J. Consciência moral e agir comunicativo.

Leia mais

O conflito entre Israel e Palestina

O conflito entre Israel e Palestina O conflito entre Israel e Palestina Importância estratégica do Oriente Médio Localizado no sudeste da Ásia, entre três continentes: Europa, Ásia e África Pontos importantes Canal de Suez: ligação artificial

Leia mais

RESENHA. Por Francisco de Assis Silva 1

RESENHA. Por Francisco de Assis Silva 1 RESENHA NAPOLEONI, LORETTA. A FÊNIX ISLAMITA: O ESTADO ISLÂMICO E A RECONFIGURAÇÃO DO ORIENTE MÉDIO (Tradução: Milton Chaves de Almeida). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. Por Francisco de Assis Silva

Leia mais

BIANCA RIBEIRO DE LUCENA CARDOSO

BIANCA RIBEIRO DE LUCENA CARDOSO BIANCA RIBEIRO DE LUCENA CARDOSO QUAL O NÍVEL DE MUDANÇA NA POLÍTICA EXTERNA DO PRIMEIRO GOVERNO OBAMA CONTRA O TERRORISMO PARA O PAQUISTÃO E O AFEGANISTÃO? João Pessoa 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Leia mais

Depois do 11 de setembro: a (in)conveniência da guerra ao terror *

Depois do 11 de setembro: a (in)conveniência da guerra ao terror * Depois do 11 de setembro: a (in)conveniência da guerra ao terror * Felipe Mellini * Resumo Depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, a retórica oficial dos EUA de guerra ao terror legitimou a sua política

Leia mais

Brasil ignora os desastres naturais

Brasil ignora os desastres naturais Brasil ignora os desastres naturais Categories : Reportagens No país em que o presidente é um retirante da seca nordestina, os desastres naturais continuam sendo tratados de forma imprevidente e desorganizada.

Leia mais

O grupo autodenominado \"Estado Islâmico\" assumiu a autoria dos ataques na capital

O grupo autodenominado \Estado Islâmico\ assumiu a autoria dos ataques na capital Por que novamente em Paris? Foi o segundo grande ataque a atingir Paris em menos de um ano, e uma das tantas perguntas que surgem é: por que a França novamente? Matéria publicada em 14 de Novembro de 2015

Leia mais

TÍTULO: REGULAMENTAÇÃO INTERNACIONAL DOS DRONES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS

TÍTULO: REGULAMENTAÇÃO INTERNACIONAL DOS DRONES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS TÍTULO: REGULAMENTAÇÃO INTERNACIONAL DOS DRONES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI AUTOR(ES): ANA BEATRIZ ALVES

Leia mais

Vence a indiferença e conquista a paz

Vence a indiferença e conquista a paz Vence a indiferença e conquista a paz 49º Dia Mundial da Paz (1 de Janeiro de 2016) Mar Mediterrâneo um cemitério de refugiados* De acordo com a Organização Mundial para a Migrações, até 18 de Dezembro

Leia mais

A CPLP: PERSPETIVA INTERNACIONAL E A ABORDAGEM DA POLÍTICA DE INFLUÊNCIA

A CPLP: PERSPETIVA INTERNACIONAL E A ABORDAGEM DA POLÍTICA DE INFLUÊNCIA ESTRATÉGIAS NACIONAIS PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO TERRORISMO VIOLENTO EM ÁFRICA A CPLP: PERSPETIVA INTERNACIONAL E A ABORDAGEM DA POLÍTICA DE INFLUÊNCIA ACSS/STELLENBO SCH UNIVERSITY 10 DE MAIO A CPLP:

Leia mais

Al-Qaeda: Análise Estratégica da Maior Organização Terrorista do Século XXI. Carla Nóbrega. Agradecimentos

Al-Qaeda: Análise Estratégica da Maior Organização Terrorista do Século XXI. Carla Nóbrega. Agradecimentos Agradecimentos Os meus mais sinceros agradecimentos a minha orientadora a Professora Doutora Teresa de Almeida e Silva pelo tempo dispensado e pelo apoio, ajuda e elucidação que me forneceu ao longo de

Leia mais

As 7 unidades de forças especiais mais mortais no mundo

As 7 unidades de forças especiais mais mortais no mundo As 7 unidades de forças especiais mais mortais no mundo Eles intervêm onde os soldados comuns têm medo de se envolver. Cada país tem estas tropas de elite, que só recebem o melhor. Brasil GERR O Grupo

Leia mais

Raízes Históricas do Terrorismo

Raízes Históricas do Terrorismo Raízes Históricas do Terrorismo Denilson Benedito dos Santos Brilhante Resumo: O presente artigo pretende mostrar de forma sucinta as raízes históricas do terrorismo através da abordagem de ações de caráter

Leia mais

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES Conflitos entre Judeus e Árabes 2 Início dos conflitos Os conflitos ocorrem desde tempos bíblicos; A Diáspora quando os judeus foram expulsos de seu território no ano de

Leia mais

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila Os Impérios e o Poder Terrestre Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A opção terrestre do poder militar Ao estudarmos a história dos impérios, percebe-se

Leia mais

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Marco inicial: tomada da Bastilha Assembleia Nacional Consituinte 1789-1792 Nova Constituição (liberal) para a França; Alta burguesia assume o comando

Leia mais

Pré-prova do Zambeli. Consulplan 2017

Pré-prova do Zambeli. Consulplan 2017 Pré-prova do Zambeli Consulplan 2017 1) A sequência de vocábulos: Islâmico, vitória, até, público pode ser empregada para demonstrar exemplos de três regras de acentuação gráfica diferentes. Indique a

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Joyce de Lima e Carlos Afonso Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2017 VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO

Leia mais

4 O terrorismo nos textos de dois jornais americanos The New York Times e The Washington Post nos dias seguintes ao 11 de setembro de 2001

4 O terrorismo nos textos de dois jornais americanos The New York Times e The Washington Post nos dias seguintes ao 11 de setembro de 2001 4 O terrorismo nos textos de dois jornais americanos The New York Times e The Washington Post nos dias seguintes ao 11 de setembro de 2001 Uma vez estabelecidos parâmetros para a análise de textos jornalísticos,

Leia mais