FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: ECONOMIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: ECONOMIA"

Transcrição

1 FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: ECONOMIA

2 CONTINUAÇÃO:

3 VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: CENA URBANA

4 VEÍCULO: PORTAL NATAL RN NOTÍCIAS DATA: PROJETO DE CENTRO COMERCIAL DO ALECRIM É DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA Projeto De Centro Comercial Do Alecrim É Debatido Em Audiência Pública O prefeito Carlos Eduardo participou na tarde desta sexta-feira, 2 de junho, de audiência pública na Câmara Municipal sobre o tema Desenvolvimento Econômico do Alecrim, proposto pelo vereador Ney Lopes Júnior. A audiência foi uma oportunidade para se explanar o projeto de construção de um centro comercial no bairro, tendo como uma das áreas destinadas o antigo Teatro Municipal Sandoval Wanderley. Ainda de acordo com projeto proposto pela Prefeitura, ficaria assegurada a construção de um novo Teatro Municipal no bairro da Ribeira. A audiência pública contou com a participação ainda do vice-prefeito, Álvaro Dias, de secretários municipais, representantes da classe econômica, como entidades ligadas ao comércio, como o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, presidente da CDL Natal, Augusto Vaz, presidente da Associação dos Empresários do Alecrim, Francisco Derneval, e da classe artística da cidade, representada pelo ator César Ferrario, da Rede Potiguar de Teatro, além da representante do Sindicato dos Arquitetos, Flávia Laranjeira. De acordo com o vereador Ney Lopes Júnior, que propôs a discussão sobre o tema, uma das grandes preocupações atualmente é o desemprego e dentro deste cenário as buscas de alternativas para enfrentar o problema. No caso do projeto para a construção do centro comercial, ampliaria a oferta de empregos

5 CONTINUAÇÃO: na área com investimento de R$ 55 milhões de um outlet com capacidade de 280 lojas em área de 35 mil m2, com capacidade de mil vagas de estacionamento. Inicialmente seria uma oferta imediata de cerca de dois mil novos postos de trabalho somente no bairro, podendo chegar a seis mil. O Alecrim, há cem anos tem vocação comercial e vem se deteriorando. E vi nessa oportunidade da iniciativa privada de renovar o bairro e oferecer trabalho, afirmou o prefeito, elencando melhorias que poderão vir à Cidade. O projeto, no entanto, ainda vai ser encaminhado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para ser apreciado e posteriormente seguir processo licitatório. Venho pedir a esta Casa que o poder legislativo contribua para que não deixe acontecer com o Alecrim o que aconteceu com a Ribeira e centro histórico, disse o prefeito. A importância comercial do bairro e seu resgate, foi destacada pelo presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz. O presidente da Associação dos Empresários do Alecrim, Francisco Derneval, falou da necessidade da revitalização do bairro que segundo ele ainda tem força comercial, mostrando alguns números, como a população circulante no comércio: anteriormente chegou-se a ter 100 mil pessoas por dia, durante a semana e no fim de semana, metade disto. Atualmente, este público é estimado em 50 mil pessoas. O projeto proposto também contempla a urbanização do Alecrim, como as áreas da tradicional Praça Gentil Ferreira, e do entorno do Relógio. O ator César Ferrario, que defende a permanência do Teatro no bairro do Alecrim, pediu que o assunto seja discutido amplamente. No caso do Teatro Municipal Sandoval Wanderley, de acordo com o projeto, seria transferido do bairro do Alecrim para a Ribeira, este considerado de grande importância para a área cultural com cerca de 22 equipamentos, entre públicos e privados. Além da garantia da construção do Teatro nos mesmos moldes do antigo, com prazo de um ano, será criado ainda um fundo para manutenção da nova casa de Cultura. O prefeito Carlos Eduardo destacou ainda na audiência investimentos da atual gestão na área cultural pela lei Municipal Djalma Maranhão, de R$ 5 milhões em mais de cem projetos. Nós não temos condições financeiras na prefeitura de Natal no sentido de resgatar o Teatro, disse o chefe do executivo municipal referindo-se à crise que atinge o país e que traz reflexos para setores essenciais das administrações municipais, como a Educação e a Saúde. O secretário Municipal de Cultura, Dácio Galvão, explicou que o projeto do Teatro Municipal na Ribeira seguirá o formato do antigo Sandoval Wanderley, de arena, tendo ainda sala para a Banda Sinfônica, sala para a Escola de Teatral e sala de memória com mostra audiovisual permanente sobre o Teatro fundado nos anos 60. Uma nova audiência pública para tratar sobre o Teatro Municipal será realizada no próximo dia 9, a partir das 14h.

6 VEÍCULO: BLOG JORNAL A NOTÍCIA DATA: Currais Novos tem maior índice de participação popular no Dia do Desafio no RN Currais Novos conquistou na última quarta-feira (31) o tetracampeonato do Dia do Desafio, evento realizado em todo o mundo que consiste na disputa entre cidades na mobilização das pessoas para a prática de atividades físicas, esporte, e assim, promover a melhoria na saúde da população. Entre as quatro cidades potiguares participantes do Dia D deste ano, Currais Novos teve o maior índice de participação com 85,32%, sendo bem superior à Grossos (66,27%), Mossoró (31,42%) e Caicó (27,62%). Para a Prefeitura Municipal de Currais Novos, uma das organizadoras do Dia D junto ao SESC RN, Fecomércio, Sindicato do Comércio Varejista e CDL, o sucesso do Dia do Desafio no município é resultado da mobilização realizado nas escolas (municipais, estaduais e privadas), órgãos públicos e privados, comércio, além do apoio dos profissionais de educação física, professores, sociedade, servidores públicos, secretarias municipais e imprensa. Este é mais um resultado positivo que mostra a grandeza da nossa cidade e a importância do evento para a população, que participa ativamente das atividades do Dia D, disse o Prefeito Odon Jr, que agradeceu o empenho e participação de todos no evento deste ano.

7 SESC VEÍCULO: BLOG MARCOS DANTAS DATA:

8 VEÍCULO: BLOG SNERI DATA:

9 VEÍCULO: BLOG SIDNEY SILVA DATA:

10 VEÍCULO: O MOSSOROENSE DATA:

11 CONTINUAÇÃO:

12 SENAC VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: Semana do meio ambiente mobilizará alunos em todo o estado Destaque da Semana será o lançamento de um Calendário Escolar Ecológico, que reforça datas que devem ser trabalhas no âmbito da educação ambiental Divulgação Atividades envolverão cerca de 450 alunos do Programa de Aprendizagem Comercial Profissional Fecomércio Até o dia 08 de junho, o Senac RN realiza mais uma edição da Semana do Meio Ambiente. O evento mobilizará alunos em todos os Centros de Educação Profissional do estado e trabalhará como foco principal as boas práticas na gestão dos resíduos sólidos. Em Natal, a Instituição ainda promoverá ações em parceria com o Parque Estadual Dunas de Natal Jornalista Luiz Maria Alves, mais conhecido como Parque das Dunas ou Bosque dos Namorados.

13 CONTINUAÇÃO: As atividades envolverão cerca de 450 alunos do Programa de Aprendizagem Comercial Profissional, que atuarão como multiplicadores. A programação será monitorada pelos instrutores do Programa. Outro destaque da Semana será o lançamento de um Calendário Escolar Ecológico, que reforça datas que devem ser trabalhas no âmbito da educação ambiental. Saiba Mais O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, quando foi aprovado também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Nesta data, ocorrem diversos eventos no mundo todo, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial.

14 VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: Semana do meio ambiente mobilizará alunos em todo estado Senac RN realiza mais uma edição da Semana do Meio Ambiente Por Redação Até o dia 08 de junho, o Senac RN realiza mais uma edição da Semana do Meio Ambiente. O evento mobilizará alunos em todos os Centros de Educação Profissional do estado e trabalhará como foco principal as boas práticas na gestão dos resíduos sólidos. Em Natal, a Instituição ainda promoverá ações em parceria com o Parque Estadual Dunas de Natal Jornalista Luiz Maria Alves, mais conhecido como Parque das Dunas ou Bosque dos Namorados. As atividades envolverão cerca de 450 alunos do Programa de Aprendizagem Comercial Profissional, que atuarão como multiplicadores. A programação será monitorada pelos instrutores do Programa.

15 CONTINUAÇÃO: Outro destaque da Semana será o lançamento de um Calendário Escolar Ecológico, que reforça datas que devem ser trabalhas no âmbito da educação ambiental. Saiba Mais O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, quando foi aprovado também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Nesta data, ocorrem diversos eventos no mundo todo, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial.

16 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: GERAL

17 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: GERAL

18 CONTINUAÇÃO:

19 NOTÍCIAS DE INTERESSE: VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: POLÍTICA

20 CONTINUAÇÃO:

21 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: POLÍTICA

22 CONTINUAÇÃO:

23 CONTINUAÇÃO:

24 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA

25 CONTINUAÇÃO:

26 VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA

27 VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: POLÍTICA

28 CONTINUAÇÃO:

29 CONTINUAÇÃO:

30 VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: POLÍTICA

31 CONTINUAÇÃO:

32 VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: ECONOMIA

33 VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: ECONOMIA

34 VEÍCULO: DE FATO DATA: EDITORIA: POLÍTICA

35 VEÍCULO: DE FATO DATA: EDITORIA: POLÍTICA

36 VEÍCULO: DE FATO DATA: EDITORIA: POLÍTICA

37 CONTINUAÇÃO:

38 CONTINUAÇÃO:

39 VEÍCULO: DE FATO DATA: EDITORIA: OPINIÃO

40 CONTINUAÇÃO:

41 VEÍCULO: O GLOBO DATA: EDITORIA: PRIMEIRA PÁGINA A CRISE TEMER Mesmo se TSE não cassar chapa com Dilma, presidente deve ser denunciado Peemedebista terá de responder a 84 questões da PF sobre delação da JBS O Tribunal Superior Eleitoral retoma hoje julgamento histórico, do pedido de cassação da chapa Dilma-Temer, mas os problemas do presidente vão além do que será decidido pela Corte. Sob o impacto da delação da JBS e da prisão do ex-deputado Rocha Loures, ministros do TSE deverão pedir vista para adiar o desfecho do caso. Mas, na semana que vem, a Procuradoria-Geral da República deve apresentar denúncia contra Temer ao STF ontem, a PF enviou 84 perguntas ao presidente sobre a delação dos donos da JBS. - BRASÍLIA- O julgamento da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer será retomado hoje no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não deverá ser concluído. Com o peso da delação da JBS e a prisão do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ligado ao presidente, ministros da Corte articulam um pedido de vista hoje mesmo, o que pode adiar a decisão para o próximo semestre. A ideia é tirar do tribunal a responsabilidade de resolver os rumos do país no auge da crise e retomar a discussão quando a situação política de Temer já estiver definida. Há ministros empenhados em encerrar o processo hoje mesmo, antes de examinar as acusações contra a chapa. Duas questões preliminares apresentadas pela defesa do PT e do PMDB têm a atenção dos ministros: a primeira é o fato de Dilma já ter sido alvo de impeachment e, por isso, não ter mais possibilidade de sofrer cassação. Assim, não haveria por que realizar o julgamento no TSE. A segunda diz que o processo foi aberto em 2014 e, depois, foram acrescentadas novas acusações, o que não seria juridicamente aceitável. Se alguma dessas teses da defesa receber votos suficientes no TSE, o processo poderá ser arquivado antes mesmo de ser julgado. O relator, ministro Herman Benjamin, deve ser contundente pela condenação da chapa. Mesmo que alguns ministros se empenhem para resolver a questão ainda nas discussões preliminares, o relator preparou um denso voto e pretende apresentá-lo. Um dos objetivos dos interessados em encerrar o debate nas preliminares é justamente impedir que a leitura do voto do relator deixe o clima mais propício para a cassação da chapa no tribunal. As questões preliminares estão longe de ser unanimidade na Corte. A primeira delas, sobre o impeachment, pode ser rebatida com o fato de que não é apenas a cassação que será discutida, mas também a inelegibilidade dos integrantes da chapa. A segunda questão, sobre as novas acusações, também pode ser derrubada. Isso porque, em abril, quando o TSE tentou julgar o processo, os próprios ministros aprovaram a inclusão de mais depoimentos, que representaram o acréscimo de novas provas depois da abertura da ação. Antes de divulgada a delação da JBS, a tendência do TSE era pela absolvição de Temer. Impressionados com o poder de destruição dos áudios divulgados, alguns ministros balançaram. Apesar de os depoimentos e os áudios não integrarem o processo de cassação, os magistrados avaliavam que não cairia bem o tribunal absolver o presidente Temer diante de acusações tão graves. A situação do peemedebista piorou depois da prisão de Rocha Loures, no sábado. PRELIMINARES X PEDIDO DE VISTA Ainda assim, há ministros que levam em consideração dados positivos da economia divulgados na semana passada. Para esse grupo, tirar Temer da cadeira nesse momento poderia ser mais

42 CONTINUAÇÃO: prejudicial para o país do que mantê-lo. Para não serem criticados por absolver o presidente, os ministros conversam nos bastidores sobre uma saída alternativa, que seria encerrar o caso sem julgar o mérito, nem examinar as provas no plenário. Se as questões preliminares não vingarem, o pedido de vista depois do voto de Herman seria outra saída. É um desconforto horrível julgar no meio da crise disse um ministro do TSE. Para rebater a avaliação de que um pedido de vista se trataria de uma manobra a favor do governo, integrantes do TSE lembram que os pedidos ocorreram desde o debate inicial sobre a admissibilidade do processo. A questão é a duração deles. Como não precisam respeitar nenhum prazo, os ministros podem tanto pedir vista por apenas um dia, como por semanas. Em seu voto, Herman deve destrinchar em plenário todas as provas colhidas ao longo das investigações. São documentos e depoimentos que incriminam tanto Dilma quanto Temer. Entre eles estão os depoimentos de executivos da Odebrecht e dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura, revelando a existência de pagamentos de caixa dois no exterior, e a perícia das gráficas que supostamente prestaram serviços à campanha petista, mostrando que não tinham estrutura para produzir o material contratado. O FUTURO PÓS-CASSAÇÃO Em caso de uma condenação, no entanto, há questões em aberto. Alguns integrantes do tribunal querem aplicar a regra de eleição direta. Outros defendem eleição indireta. Se Temer for cassado, essa polêmica deverá ser posta em discussão no plenário do TSE. Outra dúvida seria a possibilidade de Temer recorrer da sentença no cargo, ou se o afastamento seria imediato. Se Temer for cassado e a opção for pela eleição indireta, saída mais provável nesse cenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ficaria interinamente no cargo por mais de um mês. A Constituição prevê que, no caso de vacância da Presidência da República, o presidente da Câmara assume o posto provisoriamente e convoca eleição indireta em até 30 dias. No entanto esse prazo só começa a contar depois que o recurso de Temer for julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) o que pode levar semanas. A regra da eleição indireta está prevista na Constituição em caso de vacância do cargo de presidente da República. Embora ela esteja prevista para renúncia, impeachment ou morte, ministros do TSE defendem que a regra seja aplicada também para a cassação. A possibilidade de eleição direta está em um artigo que foi incluído no Código Eleitoral pelo Congresso em 2015, mas a avaliação predominante entre os especialistas é que o dispositivo constitucional se sobrepõe a ela.

43 VEÍCULO: O GLOBO DATA: EDITORIA: PRIMEIRA PÁGINA MP investiga repasse para Lula e Dilma Delator disse que ex-presidente recebeu dinheiro ilegal em conta no exterior Procuradoria da República no Distrito Federal abriu investigação sobre o suposto repasse para contas na Suíça, via caixa dois, de US$ 80 milhões da JBS para as campanhas dos ex-presidentes Lula e Dilma. Em delação, Joesley Batista, dono da JBS, afirmou que o repasse para as contas dos petistas foi de pelo menos US$ 150 milhões. - BRASÍLIA- O procurador da República Ivan Claúdio Marx, do Ministério Público do Distrito Federal, abriu inquérito ontem para investigar suposta doação de US$ 80 milhões para abastecer campanhas dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Em delação premiada, o empresário Joesley Batista, da JBS, disse que Lula e Dilma sabiam das contas no exterior. ANDRÉ COELHO/ Ofensiva. Lula criticou investigadores da Lava-Jato, durante Congresso do PT Segundo a assessoria do MP, o ministro relator da Lava-Jato, Edson Fachin, desmembrou o processo porque entendeu que o caso está relacionado com a Operação Bullish, que investiga irregularidades em empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a JBS. Lula e Dilma não possuem prerrogativa de foro privilegiado. Na delação, Batista disse que passaram pela conta valores maiores do que o MPF informou investigar. Teriam sido pelo menos US$ 150 milhões. Seriam US$ 70 milhões a Dilma e US$ 80 milhões a Lula, ainda durante o governo, e mais valores em 2014, quando Dilma se reelegeu presidente.

44 CONTINUAÇÃO: O empresário disse que a conta era usada para fazer repasses de acordo com indicações do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que aparece em outras delações como um dos principais arrecadadores do PT. Todo o dinheiro supostamente movimentado por indicação de Mantega, em troca de benefícios à JBS, teria ficado em contas de JoesDe ley no exterior, de 2009 a Quando terminou o governo Lula, no primeiro negócio que nós fizemos no governo Dilma, eu fui depositar na conta, e ele (Mantega) disse: Não, não, não. Agora tem que abrir outra conta. Eu falei: Por que abrir outra conta?. Ele disse: Não, não, não. Esta conta aqui é a conta do Lula. Esta aqui tem que abrir uma para a Dilma. Aí eu falei: Ué, Lula e Dilma? Eles (Lula e Dilma) sabem disso? Curioso, né?. Aí ele falou: Não, sabem sim. Eu falo tudo para eles declarou Joesley Batista em colaboração premiada, sobre as duas contas que somariam cerca de US$ 150 milhões de propina. Acordo com Batista, no governo Lula, quando Mantega presidia o BNDES, ele pagava propina por um intermediário, chamado de Victor, que seria amigo de Mantega. Victor recebia 4% de propina sobre os aportes do BNDES à JBS, como empréstimos. Até 2009, esses 4% seriam em torno de US$ 70 milhões, afirma o delator. PAGAMENTO POR MEIO DE INTERMEDIÁRIO Na delação, Joesley contou como supostamente teria avisado Dilma das contas. Eu contei meio que tudo. Disse: "Ô presidenta, ó, tem duas contas. Tem uma que o Guido falou que era sua, outra era do Lula. Já acabou o dinheiro seu e o dinheiro do Lula. Para ela saber que, né, amanhã, se o Lula fosse me cobrar, né. Eu pensava: vai que esse dinheiro é do Lula mesmo, e eu gasto esse dinheiro do Lula, e depois o Lula vem me cobrar e diz: Ué, o dinheiro era meu, você gastou na campanha. Por isso que eu fiz questão de ir em todo mundo afirmou, dizendo ter certeza de que Dilma sabia perfeitamente das duas contas e dos acordos com o BNDES, ao que ela teria respondido: Não, é importante fazer, tem que fazer (o repasse de R$ 30 milhões de propina à campanha de Pimentel). Se você puder encontrar o Pimentel... disse a petista, segundo narrou Joesley Batista. Lula e Dilma negam conhecer qualquer conta que o dono da JBS diz ter mantido no exterior e afirmam que jamais receberam dinheiro ilícito da empresa em bancos fora do Brasil.

45 VEÍCULO: O GLOBO DATA: EDITORIA: PAÍS Ações já tratavam de temas que defesa quer desqualificar Em decisão anterior, TSE concordou com ampliação das investigações -BRASÍLIA- A tese das defesas de Dilma Rousseff e Michel Temer de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) extrapolou sua competência ao avançar em detalhes sobre o esquema de corrupção investigado na Lava-Jato contrasta com o fato de que três das quatro ações do PSDB, que deram início ao processo, tratam de desvio de recursos para financiar a campanha justamente decorrentes do esquema identificado pela Lava-Jato. Na principal delas, o tema é mencionado diretamente: Financiamento de campanha mediante doações oficiais de empreiteiras contratadas pela Petrobras como parte da distribuição de propinas. A base dessa acusação é um depoimento dado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa ao juiz Sergio Moro, ainda em 2014, no qual ele fala que o cartel das empreiteiras que atuava na Petrobras pagava propinas a PT, PMDB e PP, partidos que indicaram os executivos para a estatal. Nas ações levadas à Justiça Eleitoral, o PSDB anexou planilhas mostrando repasses feitos a esses três partidos nos anos de 2012 e Resta evidente, portanto, que o dinheiro desviado da Petrobras financiou direta e indiretamente a campanha dos requeridos, não se podendo olvidar que os dois partidos que mais receberam recursos das empreiteiras envolvidas com o escândalo da Petrobras foram o da candidata a presidente da República, o PT, e o do candidato a vice-presidente da República, o PMDB, afirma o PSDB na peça inicial. O presidente do TSE, Gilmar Mendes, enfrentou o tema quando deu seu voto pela continuidade das ações, em 2015, deixando clara a necessidade de avançar com a tomada de depoimentos para comprovar a veracidade ou não dessa acusação. Ele deu o voto condutor que derrubou a decisão da então ministra Maria Thereza de Assis Moura, que rejeitava a ação. DOAÇÃO COMO LAVAGEM Imaginem, senhores ministros, que se possa demonstrar, a partir do depoimento do senhor Ricardo Pessoa, que os R$ 7 milhões que sua empresa (UTC) doou foram claramente fruto de propina, doação eleitoral, portanto, como lavagem de dinheiro. Certamente, ministra Maria Thereza, vossa excelência, como penalista de escol, daria brilhante contribuição ao Brasil esclarecendo este fenômeno sob o ponto de vista jurídico: lavagem de dinheiro na Justiça Eleitoral, corrupção na Petrobras resulta em lavagem de dinheiro na doação. Isso precisa ser esclarecido, com efeito prático para a História do país. E a oportunidade que se tem é nesta ação, declarou Mendes em seu voto. Ele afirmou ainda que o TSE teria papel apenas cartorário caso se negasse a avançar no processo.

46 CONTINUAÇÃO: Além do caso de corrupção na Petrobras, pelo menos outros 22 temas foram apresentados pelas ações do PSDB. As acusações abrangem uso de órgãos públicos na campanha, como Correios, Caixa e Petrobras, manipulação de indicadores econômicos pelo Ipea, uso indevido de canais de comunicação do governo, gasto acima do informado inicialmente como teto à Justiça Eleitoral e apresentação de comprovantes inidôneos de despesa, entre outros.

47 VEÍCULO: O GLOBO DATA: EDITORIA: PAÍS Ameaças a mandato de Temer vão além do TSE Denúncia contra presidente e Rocha Loures deve ser enviada ao Supremo na semana que vem Procuradoria-Geral da República deve incluir na denúncia resultado de perícia da Polícia Federal em áudio de conversa gravada por Joesley Batista e eventuais respostas -BRASÍLIA- Não importa o resultado do julgamento que o presidente Michel Temer enfrentará a partir de hoje no Tribunal Superior Eleitoral, os problemas que põem em risco o seu mandato estão longe de acabar. Na próxima semana, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deverá apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra Temer e o ex-assessor Rocha Loures. Na trilha da denúncia, a Polícia Federal entregou ontem a Temer uma lista com 84 perguntas sobre ele, Loures e a entrega de dinheiro ordenada pelo empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS o advogado do presidente, no entanto, já o orientou a não respondê-las. GIVALDO BARBOSAOutra agenda. Temer participa, com presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de ato em Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto

48 CONTINUAÇÃO: Ao contrário do que vêm dizendo auxiliares de Temer, a Procuradoria-Geral da República deverá incluir na denúncia as repostas do presidente, se ele resolver responder às perguntas, e a perícia sobre a conversa que ele teve com Joesley na noite de 7 de março, no porão do Palácio do Jaburu. Segundo disse ao GLOBO uma fonte ligada ao caso, o Instituto Nacional de Criminalística (INC) deverá concluir a perícia antes do prazo de 30 dias estabelecido inicialmente. Com isso, Janot terá tempo suficiente para incluir as informações dos peritos na acusação formal contra Temer e Loures, embora não considere o documento essencial para sustentar a denúncia junto ao STF. A tendência da perícia, conforme uma segunda fonte ouvida pelo jornal, seria demonstrar que não houve adulteração no diálogo entre Temer e Joesley. Ruídos e trechos incompreensíveis da conversa seriam resultado das características técnicas do gravador e das circunstâncias da gravação. O próprio Temer, quando tratou do assunto publicamente, confirmou o encontro com Joesley fora da agenda oficial e ratificou o conteúdo básico da conversa. Para Janot, o presidente fez uma confissão extrajudicial dos crimes identificados na conversa com o empresário e nas investigações posteriores sobre o caso. SUPOSTO INTERMEDIÁRIO A pressão sobre Temer vem crescendo também desde a prisão de Loures, no sábado, por ordem do ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no STF. O exassessor deve prestar depoimento amanhã e, logo depois, será transferido de uma cela da Superintendência da PF para a ala federal da Papuda. Ontem, o advogado Cezar Bitencourt, responsável pela defesa de Loures, ingressou no STF com um pedido de habeas corpus para o ex-assessor. Temer e Loures são investigados por corrupção, obstrução de Justiça e organização criminosa. Loures é acusado de receber R$ 500 mil em propina da JBS em nome do presidente. O suposto suborno seria a primeira parcela de uma propina de R$ 480 milhões a ser paga ao longo de 20 anos, conforme o sucesso das transações da empresa. Para o procurador-geral, Loures era o longa manus do presidente, um faz-tudo. As investigações sobre Temer e Loures começaram a partir da delação premiada do executivos da JBS, entre eles Joesley Batista. Na conversa gravada com Temer no porão do Palácio do Jaburu, Batista disse que, como o ex-ministro Geddel Vieira Lima investigado e fora de circulação, precisaria de um outro interlocutor que falasse em nome do presidente. O empresário fez a pergunta depois de discorrer sobre vários crimes e interesses da JBS em cargos e decisões estratégicas governo. Temer indicou Loures. O empresário, então, perguntou se poderia tratar de tudo com Loures. Tudo, respondeu Temer. Dias depois, Loures foi gravado acertando com Joesley cargos e decisões do governo federal mediante pagamento de propina. Na cena seguinte, o exassessor foi flagrado recebendo uma mala de R$ 500 mil entregue a ele por Ricardo Saud a mando de Joesley. Um dos executivos da JBS a fazer delação, Saud era um dos operadores da propina da empresa. SINAL DÚBIO DE DELAÇÃO No sábado, Loures foi preso em Brasília por ordem de Fachin. Para o ministro, os crimes atribuídos ao exassessor de Temer são gravíssimos. Ele deve ser mantido preso para evitar que continue em atividade criminosa. Ele só não foi preso dia 18 de março, quando teve início a fase pública da Operação Patmos, porque ocupava a vaga de deputado de Osmar Serraglio, que estava no Ministério da Justiça. Com o retorno de Serraglio à Câmara, e a perda de foro de Rocha Loures, Fachin entendeu que não haveria mais obstáculos a prisão do ex-assessor. Há duas semanas, um emissário do ex-deputado se reuniu com procuradores da Lava-Jato em Curitiba e, durante o encontro, quis saber sobre a possibilidade de Loures fazer um acordo de delação. Em resposta ouviu que, para obter benefícios, teria que delatar toda organização criminosa. Na semana seguinte, o advogado Cezar Bitencourt foi chamado para defesa do ex-assessor e adotou um discurso ambíguo. INFOGRÁFICO: O QUE PODE ACONTECER COM TEMER Presidente é alvo de pedidos de impeachment e ação no Tribunal Superior Eleitoral glo.bo/2rjtrd1

49 VEÍCULO: O GLOBO DATA: EDITORIA: PAÍS Emílio: petista pedia dinheiro, mas não negociava valor Dono da Odebrecht afirma que a negociação sobre o montante era feita por Palocci -SÃO PAULO- Em depoimento ao juiz Sergio Moro, o empresário Emílio Odebrecht afirmou ontem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez pedidos de contribuições eleitorais da Odebrecht ao PT nos encontros que os dois tinham no Palácio do Planalto durante o mandato do petista. No entanto disse que nunca tratou com Lula sobre valores, que eram definidos por representantes do PT e da Odebrecht. Segundo Emílio, todos os presidentes do Brasil e do exterior faziam esse tipo de pedido. Houve (pedido de ajuda financeira de Lula), como todos os presidentes daqui do Brasil e do exterior sempre pediam ajuda disse. Segundo o dirigente, ao contrário da maioria dos outros políticos, que entravam em detalhes (sobre pagamentos), sua relação com Lula era mais cerimoniosa e de amizade. Emílio Odebrecht poderá voltar a ser ouvido nesta semana. Isso porque o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) acatou parcialmente pedido da defesa de Lula, que reclamou de não ter tido acesso a documentos incluídos no processo na véspera do depoimento. Nos próximos dias os advogados de Lula informarão à Justiça se desejam ou não a nova oitiva. De acordo com Emílio, a partir do pedido de apoio de Lula, Odebrecht e PT então negociavam os valores da doação. Segundo o dirigente, o acordo era firmado entre um representante do partido, indicado por Lula, e outro da empreiteira, indicado por ele. Em geral, disse o empresário, o interlocutor escolhido por Lula era o ex-ministro Antonio Palocci. Do lado da empreiteira, a negociação era feita inicialmente por Pedro Novis e, posteriormente, por Marcelo Odebrecht. Ainda a Sergio Moro, Emílio contou que Marcelo levou a ele o resultado final das negociações com o PT, no valor de R$ 300 milhões. E por que o senhor precisava dar esse sinal verde? perguntou Moro. Porque a solicitação de apoio veio do presidente Lula para mim. Eu não queria que ele (Marcelo) entrasse na discussão com o interlocutor achando que não era para atender. Ele não tinha esse direito. Ele tinha o direito de negociar e negociar da melhor forma possível respondeu Emílio. INTENÇÃO ERA DEIXAR GOVERNO AMARRADO Questionado por Moro sobre o motivo para que os pagamentos fossem feitos para além do período eleitoral, Emílio disse que a intenção era deixar o governo ligado à empreiteira.

50 CONTINUAÇÃO: Era para que, amanhã ou depois, (o governo) não diga: Olhe, eu já estou livre dele, já me ajudou, vou fazer o que quiser. Por isso que eu dizia (na empresa): espiche o possível. Quanto mais estender os pagamentos, melhor disse. Em depoimento, também ontem, o ex-diretor de Relações Institucionais do Grupo Odebrecht Alexandrino Alencar negou ter participado da compra de um prédio para sediar o Instituto Lula. O imóvel adquirido pela Odebrecht foi recusado pelo ex-presidente Lula. Entrei no processo diante da negativa. O próprio Okamotto comentou comigo, e Marcelo me disse para procurar uma alternativa de imóvel disse Alencar. O executivo disse também que Marcelo Odebrecht tinha uma conta-corrente com Palocci, administrada pelo empresário. Alencar afirmou acreditar que Palocci sabia da existência da conta, mas que não tinha certeza disso. A defesa do ex-presidente Lula afirmou, em nota, que os depoimentos deixaram claro o caráter irreal das denúncias descritas nesta ação e que o Instituto Lula não recebeu a posse ou a propriedade do imóvel comprado pela Odebrecht. Os advogados de Lula afirmaram ainda que Emílio Odebrecht esclareceu que sempre teve uma relação cerimoniosa com Lula e que jamais tratou de valores com o expresidente. Confirmou que sua atuação em relação ao Instituto Lula seguiu o mesmo padrão praticado em relação a outros ex-presidentes, como Fernando Henrique Cardoso, para divulgação dos êxitos dos respectivos governos, disseram os advogados. (*Estagiário, sob supervisão de Flávio Freire)

51 VEÍCULO: O GLOBO DATA: EDITORIA: PAÍS Joesley será proibido de ocupar cargo de direção por cinco anos Assinado, acordo de leniência da JBS prevê multa de R$ 10,3 bi -BRASÍLIA- O Ministério Público Federal (MPF) e o Grupo J&F, controlador do frigorífico JBS, assinaram ontem o acordo de leniência que vinham negociando desde fevereiro. Além da multa de R$ 10,3 bilhões, há outras exigências a serem cumpridas pela J&F. Joesley Batista, um dos donos do grupo empresarial, está proibido de ocupar qualquer cargo de direção por cinco anos. AFPLeniência. Joesley, que conseguiu acordo

52 CONTINUAÇÃO: O acordo foi fechado na semana passada, mas ainda faltava ser assinado, o que ocorreu ontem. A J&F terá 25 anos para pagar o valor, período no qual será aplicada correção monetária. Em troca, o grupo fica livre de punições previstas na Lei Anticorrupção, como proibição de fazer negócios com o poder público, e multa que poderia chegar a 20% do faturamento (o que daria quase R$ 40 bilhões). Dos R$ 10,3 bilhões a serem pagos, R$ 8 bilhões irão para os cofres públicos, de forma a ressarcir os prejuízos causados pelos crimes praticados pelo grupo. Os outros R$ 2,3 bilhões serão usados no financiamento de projetos sociais indicados pelo MPF. Segundo o Ministério Público, é a primeira vez que isso ocorre num acordo de leniência. Entre os projetos estão iniciativas voltadas para questões de direitos humanos, cidadania e prevenção à corrupção. DA CURA DO CÂNCER À SEMENTE CRIOULA A lista de medidas em que poderão ser gastos os R$ 2,3 bilhões inclui 49 itens entre os quais, por exemplo, programas de reinserção de ex-presidiários, projetos de preservação da cultura e arte indígena, ações ambientais, pesquisas para cura do câncer, campanhas educativas contra compra de voto, construção de creches, ajuda a centros de apoio religioso, espiritual ou psicológico na prisão, e incentivo ao uso de sementes crioulas, que são aquelas variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares. Os projetos sociais estão entre os principais legados deste documento para o povo brasileiro. Eles representam uma reparação dos danos sofridos por toda a sociedade em decorrência da corrupção sistêmica que assolou o país, afirmou um dos coordenadores da Força-Tarefa das Operações Greenfield, Sépsis e Cui Bono, Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, em texto publicado no site do MPF. As operações das quais Anselmo faz parte investigam irregularidades nos fundos de pensão, no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os termos do acordo ainda precisam ser homologados pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF e pela 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília. A leniência não tem impacto nas delações premiadas firmadas pelos executivos da J&F com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e homologadas pelo ministro Edson Fachin, relator dos processos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). SEM DÍVIDAS Dos R$ 8 bilhões de multa, o BNDES, a União, e os fundos pensão Funcef (dos funcionários da Caixa) e Petros (da Petrobras) receberão R$ 1,750 bilhão cada. A Caixa e o FGTS serão restituídos com R$ 500 milhões cada. Se houver inadimplência, o MPF poderá cobrar a multa das empresas controladas pelo grupo, como é o caso da JBS. O pagamento da multa não desobriga a J&F de ressarcir os órgãos públicos de eventuais prejuízos. Mas permite que o grupo peça um abatimento de até 80% nesses novos valores que poderão vir a ser pagos. Outra exigência do acordo é que a J&F mantenha o regular pagamento de dívidas e obrigações com a administração pública, ou seja, não poderá dever a órgãos como a Receita Federal, INSS, e Procuradoria da Fazenda Nacional. O grupo também terá de cessar completamente a prática de crimes e melhorar seu programa interno de combate a irregularidades.

53 VEÍCULO: O GLOBO DATA: EDITORIA: ECONOMIA Andamento das reformas preocupa mais investidores que destino de Temer Em teleconferência, perguntas a Meirelles focam em chances de mudança da Previdência passar Avaliação é que, para o mercado, agenda econômica permanece inalterada O governo Michel Temer pode estar vivendo seu pior momento político, mas parece já ter conseguido blindar a economia. Passada a turbulência inicial provocada pela delação premiada do dono da JBS, o empresário Joesley Batista, que colocou Temer no centro da crise, o mercado financeiro foi convencido de que a atual política econômica será preservada por quem quer que seja o comandante do Planalto. Um sinal disso foi dado, ontem, durante teleconferência organizada pelo banco Bradesco com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Durante a conversa, investidores brasileiros e estrangeiros perguntaram sobre o desempenho da economia e a agenda de reformas, mas em nenhum momento questionaram Meirelles sobre o impacto da saída de Temer. O ministro reconheceu que a situação política pode afetar o cronograma de votação da reforma da Previdência. Mas, ao ser perguntado se teria os 308 votos necessários para a aprovação da proposta no plenário da Câmara, acenou positivamente. Meirelles também aproveitou para ressaltar a retomada do crescimento da economia no primeiro trimestre de 2017 e reforçou que o PIB subirá 0,5% este ano. Não houve chuva de perguntas sobre a saída de Temer. O mercado entendeu que a agenda continua a mesma disse um interlocutor da equipe econômica. Desde que O GLOBO divulgou o conteúdo da delação da JBS, Meirelles e o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, têm conversado com investidores e outros agentes do mercado. A mensagem é uma só: não importa o que aconteça, a política econômica não muda. Logo no dia seguinte à divulgação da delação, Meirelles participou de uma teleconferência promovida pelo banco de investimento JPMorgan, com ouvintes. E a diretriz da equipe econômica é não alterar a rotina de trabalho, nem mesmo esta semana, em que o presidente pode ser cassado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A

54 CONTINUAÇÃO: chance de haver uma leve reação no mercado ao longo da semana é considerada, mas dada como pouco provável. Hoje, quando o TSE promete começar a julgar a ação que pede a cassação da chapa DilmaTemer, Meirelles estará em Paris para uma reunião da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Já o presidente do BC participa, em Brasília, de um encontro sobre inclusão financeira. Ilan deve reforçar os termos da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a ser divulgada hoje. Na quarta-feira, o BC cortou a Selic em um ponto percentual, a 10,25% ao ano. O BC vai monitorar o mercado hoje, para evitar oscilações. A avaliação é que não haverá tumulto, como ocorreu após delação da JBS. Vai ser normal, sem grandes movimentos, já que não existe proposta de ruptura na mesa: não será um louco que vai assumir se a chapa for cassada disse um técnico da área econômica. Se houvesse algo do tipo chapa cai, volta a nova matriz (política do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega), aí poderia haver bastante ruído. Mas não é este o cenário.

55 VEÍCULO: O GLOBO DATA: EDITORIA: ECONOMIA Governo e aliados tentam apressar reforma trabalhista Empresários pressionam Senado. Previdenciária não deve avançar Aliados do presidente Temer tentam apressar a votação da reforma trabalhista. O objetivo é votar o relatório nas comissões até semana que vem e aprovar em plenário este mês. -BRASÍLIA- O Palácio do Planalto já admite que não conseguirá aprovar a reforma da Previdência na Câmara neste semestre e passou a investir todas as fichas na reforma trabalhista, que começa a ser apreciada hoje na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Ontem, o líder do governo na Casa, senador Romero Jucá (PMDB/RR), entrou em campo para que o cronograma de votações para apreciar o projeto que muda as relações de trabalho em plenário não passe de duas semanas. Sob pressão dos empresários, os senadores da base aliada não devem oferecer resistência, mesmo aqueles que defendem a saída do presidente Michel Temer do governo. A oposição promete fazer barulho, mas reconhece que será derrotada. GERDAN WESLEY/AGÊNCIA SENADO/ Emprego. Ricardo Ferraço, relator da reforma trabalhista, que já pediu saída de Temer, diz que projeto vai gerar vagas Em meio às batalhas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que inicia, também hoje, o julgamento do processo de cassação da chapa presidencial, e no Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga Michel Temer por corrupção passiva, organização criminosa e

56 CONTINUAÇÃO: obstrução de Justiça, ministros e assessores que estiveram reunidos com o presidente ontem chegaram à conclusão de que dificilmente esse quadro mudaria, no caso da Previdência. SEM DATA PARA PREVIDÊNCIA Há dias, líderes aliados vêm mandando recados de que o clima para a votação da reforma previdenciária é ruim no Congresso e, além disso, o próprio governo se vê diante de várias frentes urgentes para tratar, como o processo no TSE e a investigação no Supremo. Com isso, auxiliares de Temer e líderes governistas passaram a focar na aprovação da reforma trabalhista no Senado, para reiniciar o mapeamento de votos para a reforma previdenciária na Câmara. Eles admitem que o cronograma inicial do governo de votar as duas matérias até o fim deste mês ficou prejudicado. O foco do governo é a reforma trabalhista no Senado. Não sabemos quando será aprovada, mas esperamos que o mais rápido possível. Quando concluirmos, vamos voltar a cuidar da reforma da Previdência na Câmara, retomando as conversas com os partidos, o que não significa votar logo depois disso, para ver o que é possível fazer. Então, não tem cronograma definido. Quando avaliarmos que está pronto, vamos votar, seja neste semestre ou no próximo disse o líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE). RECESSO EM 17 DE JULHO Segundo um assessor de Temer, o governo tentará aprovar esta semana a reforma trabalhista na CAE, fazer a leitura na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na quarta-feira, para, na próxima semana, votá-la na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e levá-la ao plenário na semana seguinte. Somente depois disso, ou seja, daqui a duas semanas, na melhor das hipóteses, o governo planeja retomar as negociações pela reforma da Previdência. Até o dia 29 de junho, a reforma trabalhista será aprovada afirmou Jucá. Para os parlamentares, a aprovação se tornou urgente mais como forma de angariar o apoio de empresários do que para sustentar Temer na presidência. Os aliados do governo no Senado, sobretudo do PSDB que tem a relatoria do projeto, têm insistido que a reforma não é mais um projeto de governo e abraçaram a proposta sob o argumento de que a reforma é essencial para a geração de empregos. Muitos deles inclusive o relator, Ricardo Ferraço (PSDB-ES) já defenderam publicamente a renúncia de Temer do cargo. Em 17 de julho, o Congresso entra em recesso, o que deixa um espaço de apenas quatro semanas para o governo dar novamente início às articulações pela reforma da Previdência e levá-la ao plenário das duas Casas, em votação em dois turnos. Algo que é visto como pouco provável de se conseguir no Palácio do Planalto.

57 VEÍCULO: O GLOBO DATA: EDITORIA: ECONOMIA CVM vai dar prioridade aos processos da JBS Comissão apura compra de dólares e vendas de ações antes de delação vir à tona -SÃO PAULO- A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) vai dar prioridade aos processos abertos recentemente envolvendo a JBS e sua controladora J&F, afirmou ontem o presidente da autarquia, Leonardo Pereira. Abrimos os processos em tempo recorde e queremos julgar tão rápido quanto possível disse Pereira a jornalistas, após evento na Bolsa. A CVM instaurou dois inquéritos administrativos contra a JBS na semana passada. O objetivo do processo é investigar a atuação da empresa no mercado de dólar futuro e negociações do acionista controlador com ações da JBS. No total, a CVM já abriu oito processos envolvendo a JBS, após as notícias atreladas à delação de acionistas controladores da companhia, de que teria comprado dólares e vendido ações um dia antes da divulgação da delação do principal executivo do grupo, Joesley Batista, implicando o presidente Michel Temer. Segundo Pereira, o prazo estimado entre a abertura de processo e o julgamento é, atualmente, de cerca de 18 meses. O executivo afirmou também que a CVM deve julgar, ainda neste ano, processos abertos envolvendo a Petrobras no âmbito da Operação Lava- Jato, que vem desde PROCESSOS DA LAVA-JATO A CVM tem cinco processos administrativo envolvendo a estatal, abertos a partir de denúncias, além de cinco inquéritos em fase adiantada, e nove procedimentos de análise sobre questões contábeis e de auditoria, abertos desde o início das investigações que revelaram um esquema gigantesco de corrupção envolvendo a Petrobras, políticos e grandes empreiteiras. Pereira termina seu mandato no próximo dia 14 de julho. Ainda não foi indicado um substituto para o cargo.

Investigação da Lava Jato aponta propina de R$ 26 milhões para Collor. Escrito por Toni Feitosa Qua, 05 de Agosto de :23 -

Investigação da Lava Jato aponta propina de R$ 26 milhões para Collor. Escrito por Toni Feitosa Qua, 05 de Agosto de :23 - As investigações da Operação Lava Jato apontam que o senador Fernando Collor de Mello (P TB-AL ) recebeu, entre 2010 e 2014, R$ 26 milhões como pagamento de propina por contratos firmados pela BR Distribuidora.

Leia mais

Senado pode votar nesta terça-feira decisão do STF que afastou Aécio Neves

Senado pode votar nesta terça-feira decisão do STF que afastou Aécio Neves O Senado poderá colocar em votação, nesta terça-feira (3), a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato parlamentar e impôs a ele recolhimento

Leia mais

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Modelo foi aprovado após votação do texto-base da reforma. Distritão divide estados e municípios em distritos e põe

Leia mais

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 Elaborado em 09 de julho de 2013 REFORMA POLÍTICA DEPUTADOS DESCARTAM REFORMA POLÍTICA VÁLIDA PARA 2014 O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 07.12.16 EDITORIA: ECONOMIA CONTINUAÇÃO VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 06.12.16 VEÍCULO: BLOG ROBSON PIRES DATA: 06.12.16 VEÍCULO: BLOG ROBSON CARVALHO DATA: 06.12.16

Leia mais

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) cedeu aos pedidos de Delcídio Amaral (sem partido-ms), e vai dar nova chance para que ele se defenda

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) cedeu aos pedidos de Delcídio Amaral (sem partido-ms), e vai dar nova chance para que ele se defenda 46ª PARTE Waldir Maranhão (PP-MA) assumiu a presidência da Câmara dos Deputados interinamente. Com ele vão continuar os constrangimentos de ter um presidente da Câmara investigado. Assim como o peemedebista,

Leia mais

Por unanimidade, Supremo rejeita suspeição de Janot para atuar contra Temer

Por unanimidade, Supremo rejeita suspeição de Janot para atuar contra Temer Por 9 votos a 0, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou hoje (13) pedido feito pela defesa do presidente Michel Temer para que seja declarada a suspeição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot,

Leia mais

PF vê indícios de que Rodrigo Maia recebia dinheiro de caixa 3

PF vê indícios de que Rodrigo Maia recebia dinheiro de caixa 3 Em relatório de um dos inquéritos que investigam o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Polícia Federal apontou indícios de que suas campanhas receberam dinheiro de empresas a mando da Odebrecht,

Leia mais

Ministro Eliseu Padilha pede licença do governo para cirurgia

Ministro Eliseu Padilha pede licença do governo para cirurgia O advogado José Yunes, amigo do presidente Michel Temer, disse em depoimento ao Ministério Público que recebeu um envelope em 2014 a pedido de Eliseu Padilha, hoje ministro da Casa Civil. Em entrevista

Leia mais

Radar #48 Fevereiro/2017

Radar #48 Fevereiro/2017 Radar #48 Fevereiro/2017 Após uma breve pausa em Janeiro, retomamos com o primeiro Radar de 2017, que traz o resultado do monitoramento de notícias realizado durante todo o mês de Fevereiro, de segunda

Leia mais

Lava Jato prende o governador Luiz Fernando Pezão e outras oito pessoas

Lava Jato prende o governador Luiz Fernando Pezão e outras oito pessoas Lava Jato prende o governador Luiz Fernando Pezão e outras oito pessoas Operação Boca de Lobo cumpre mandados expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça. Delator afirma que Pezão recebia mesada de R$

Leia mais

Cinco governadores fazem parte de lista entregue por Rodrigo Janot

Cinco governadores fazem parte de lista entregue por Rodrigo Janot Cinco governadores fazem parte de lista entregue por Rodrigo Janot Surgiram mais nomes na longa lista de pedidos de inquérito entregue ao Supremo pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Entre

Leia mais

PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL

PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL PAUTA LEGISLATIVA SEMANAL CONGRESSO NACIONAL Plenário da Câmara 16/06 19h Sessão conjunta O Congresso Nacional se reúne amanhã, às 19 horas, para analisar seis vetos presidenciais a projetos de lei. SENADO

Leia mais

Lula presta depoimento a Sérgio Moro em Curitiba PR

Lula presta depoimento a Sérgio Moro em Curitiba PR Lula presta depoimento a Sérgio Moro em Curitiba PR Ex-presidente é interrogado como réu pela 1ª vez em processo da Lava Jato sobre triplex. Lula chega ao prédio Justiça Federal em Curitiba para depoimento

Leia mais

Análise de Conjuntura Política Cenário Nacional - Semana

Análise de Conjuntura Política Cenário Nacional - Semana Análise de Conjuntura Política Cenário Nacional - Semana 08.05 12.05 Poder Executivo: o Michel Temer e bancada do PMDB do Senado: O presidente Michel Temer reuniu-se com a bancada do PMDB no Senado com

Leia mais

Radar #50 - Abril/2017

Radar #50 - Abril/2017 Radar #50 - Abril/2017 A edição #50 do Radar traz o resultado do monitoramento de notícias realizado durante todo o mês de Abril de 2017, de segunda a sexta-feira, em oito sites, listados entre os mais

Leia mais

Fundação da Ordem Social - SHIS QL 26, CONJUNTO 1 CASA 17 CEP Brasília DF (61)

Fundação da Ordem Social - SHIS QL 26, CONJUNTO 1 CASA 17 CEP Brasília DF (61) Análise de Conjuntura Política Cenário Nacional - Semana 18.09 22.09 Poder Executivo: o Pronunciamento de Temer na ONU: O presidente Michel Temer cumpriu, nesta terça-feira (19), a tradição que reserva

Leia mais

Investigados x investigadora: Os senadores que farão a sabatina da nova PGR

Investigados x investigadora: Os senadores que farão a sabatina da nova PGR Investigados x investigadora: Os senadores que farão a sabatina da nova PGR Dos 27 titulares da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, responsável pela sabatina de Raquel Dodge, indicada para

Leia mais

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A fase da redemocratização teve como característica o resgate da democracia e de seu pleno funcionamento e da cidadania para os brasileiros. Presidentes

Leia mais

Radar #51 - Maio/2017

Radar #51 - Maio/2017 Radar #51 - Maio/2017 A edição #51 do Radar traz o resultado do monitoramento de notícias realizado durante todo o mês de Maio de 2017, de segunda a sexta-feira, em oito sites, listados entre os mais acessados

Leia mais

Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência

Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência Bolsonaro vai ao Congresso e entrega proposta de reforma da Previdência Bolsonaro entrega proposta de reforma da Previdência a Rodrigo Maia Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados Governo já havia adiantado

Leia mais

Veja Nomes- Sérgio Machado diz ter repassado propina a mais de 20 políticos

Veja Nomes- Sérgio Machado diz ter repassado propina a mais de 20 políticos Veja Nomes- Sérgio Machado diz ter repassado propina a mais de 20 políticos O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado afirmou a investigadores da Operação Lava Jato, em depoimentos de delação premiada,

Leia mais

Seg, 18 de Setembro de :07

Seg, 18 de Setembro de :07 Na semana política e jurídica em Brasília, dois importantes temas podem ser decisivos: um para as eleições de 2018 e o outro para os rumos da segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra

Leia mais

(https://www.facebook.com/rdnews)(https://twitter.com/_rdnews)(/rss.php) PORTAL(/) BLOG DO ROMILSON RDTV ÚLTIMAS NOTÍCIAS(/ULTIMAS-NOTICIAS)

(https://www.facebook.com/rdnews)(https://twitter.com/_rdnews)(/rss.php) PORTAL(/) BLOG DO ROMILSON RDTV ÚLTIMAS NOTÍCIAS(/ULTIMAS-NOTICIAS) CUIABÁ, 13 DE JUNHO DE 2017 (https://www.facebook.com/rdnews)(https://twitter.com/_rdnews)(/rss.php) PORTAL(/) BLOG DO ROMILSON RDTV ÚLTIMAS NOTÍCIAS(/ULTIMAS-NOTICIAS) Buscar no Portal ANUNCIE(HTTP://WWW.RDNEWS.COM.BR/ANUNCIE/)

Leia mais

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega Atualidades Projeto de Reforma Política A Comissão Especial da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (15/08/2017) a votação das emendas da parte da reforma política que necessita de alterações

Leia mais

Como funcionam as eleições indiretas? Quem pode disputá-las? Há chances de eleições diretas? Confira no Carta Explica

Como funcionam as eleições indiretas? Quem pode disputá-las? Há chances de eleições diretas? Confira no Carta Explica Fonte: Dr. Carlos Roberto Siqueira Castro Seção: Carta Educação Versão: Online Entenda as eleições indiretas Como funcionam as eleições indiretas? Quem pode disputá-las? Há chances de eleições diretas?

Leia mais

CONJUNTURA ECONÔMICA. Futuro incerto 02 Luz amarela 02 Verba liberada 03 CENÁRIO POLÍTICO. Sem saída 04 O pós-temer 04 Diretas Já 05 Vitória 05

CONJUNTURA ECONÔMICA. Futuro incerto 02 Luz amarela 02 Verba liberada 03 CENÁRIO POLÍTICO. Sem saída 04 O pós-temer 04 Diretas Já 05 Vitória 05 CONJUNTURA ECONÔMICA Futuro incerto 02 Luz amarela 02 Verba liberada 03 CENÁRIO POLÍTICO Sem saída 04 O pós-temer 04 Diretas Já 05 Vitória 05 DESTAQUES INTERNACIONAIS Protestos em Brasília terminaram com

Leia mais

Fundação da Ordem Social - SHIS QL 26, CONJUNTO 1 CASA 17 CEP Brasília DF (61)

Fundação da Ordem Social - SHIS QL 26, CONJUNTO 1 CASA 17 CEP Brasília DF (61) Análise de Conjuntura Política Cenário Nacional - Semana 14.08 18.08 Poder Executivo: o Alteração da Meta Fiscal: Os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, anunciaram

Leia mais

FIESC. Clipping. Indústria comemora desoneração do ICMS. 13 de abril de 2018 Assessoria da Imprensa da FIESC

FIESC. Clipping. Indústria comemora desoneração do ICMS. 13 de abril de 2018 Assessoria da Imprensa da FIESC FIESC Clipping Indústria comemora desoneração do ICMS 13 de abril de 2018 Assessoria da Imprensa da FIESC Título: Fiesc e Fecomércio-SC comemoram redução da alíquota do ICMS - Data: 12/04/2018 - Veículo:

Leia mais

Petrobras corre risco de ser alvo da nova Lei Anticorrupção

Petrobras corre risco de ser alvo da nova Lei Anticorrupção Petrobras corre risco de ser alvo da nova Lei Anticorrupção Para advogados, a estatal poderia ser enquadrada pela lei, que pune empresas por corrupção, após investigação da Operação Lava Jato. Multa pode

Leia mais

DESTAQUES. Convenções coletivas

DESTAQUES. Convenções coletivas Boletim 1203/2017 Ano IX 08/05/2017 DESTAQUES Convenções coletivas O Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou válidas convenções coletivas que estabeleceram índices diferentes de aumento salarial

Leia mais

'Gravações mostram que houve conspiração criminosa contra a ordem democrática'

'Gravações mostram que houve conspiração criminosa contra a ordem democrática' Para o professor Aldo Fornazieri, integrantes do PSDB, PMDB e do Judiciário são cúmplices no golpe. Ele propõe a formação de um tribunal popular para julgar os envolvidos São Paulo Para o professor da

Leia mais

STF condena Paulo Maluf por lavagem de dinheiro e determina perda do mandato

STF condena Paulo Maluf por lavagem de dinheiro e determina perda do mandato STF condena Paulo Maluf por lavagem de dinheiro e determina perda do mandato A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira (23) o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) pelo

Leia mais

Juiz da Lava Jato condena à prisão ex-executivos da Camargo Corrêa

Juiz da Lava Jato condena à prisão ex-executivos da Camargo Corrêa Titular das ações penais da Operação Lava Jato, o juiz Sergio Moro condenou ex-executivos da construtora Camargo Corrêa por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e atuação em organização criminosa referentes

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS SETEMBRO DE 2017 JOB0111 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Trata-se de uma pesquisa de acompanhamento da opinião pública

Leia mais

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam).

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam). Indiretas Já! Como assim? Indiretas Já? O texto está errado? Não, infelizmente não. Com as recentes descobertas da operação Lava Jato que apontam a realização de crime comum pelo Presidente da República,

Leia mais

DataPoder360 pesquisa nacional de opinião pública

DataPoder360 pesquisa nacional de opinião pública DataPoder360 pesquisa nacional de opinião pública junho 2017 ficha técnica pesquisa telefônica IVR Período de campo 17 a 19 de junho de 2017 Universo Amostra Brasileiros e brasileiras com 16 anos de idade

Leia mais

25/11/2015 Estado economiza R$ 3,4 bilhões

25/11/2015 Estado economiza R$ 3,4 bilhões Giro 25/11/2015 06:00 Jarbas Rodrigues Jr. Estado economiza R$ 3,4 bilhões com o ajuste fiscal deste ano, diz Marconi O governador Marconi Perillo (PSDB) afirma que as medidas de ajuste fiscal promovidas

Leia mais

30/04/2015 As suspeitas de tráfico de influência internacional sobre o ex-presidente Lula - ÉPOCA Tempo

30/04/2015 As suspeitas de tráfico de influência internacional sobre o ex-presidente Lula - ÉPOCA Tempo >> Trecho da reportagem de capa de ÉPOCA desta semana Quando entregou a faixa presidencial a sua pupila, Dilma Rousseff, em janeiro de 2011, o petista Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Palácio do Planalto,

Leia mais

Para onde vai a crise no Brasil?

Para onde vai a crise no Brasil? Para onde vai a crise no Brasil? Wagner Pralon Mancuso - EACH-USP pralon@usp.br Universidade Federal de Rondônia 27/11/2015 1. A crise estoura. Logo após as eleições de 2014... Aspecto 1: a crise econômica...contrariando

Leia mais

Brasil: Conjuntura política. Cristiano Noronha. 1 Arko Advice Abril 2016

Brasil: Conjuntura política. Cristiano Noronha. 1 Arko Advice Abril 2016 Brasil: Conjuntura política Cristiano Noronha 1 Arko Advice Abril 2016 Contexto Político Contexto Econômico Baixa popularidade (aprovação de 9%-11%) Dúvidas sobre conclusão do mandato Denúncias de corrupção

Leia mais

Prof. Raul de Mello Franco Jr. - UNIARA PODER EXECUTIVO. 3ª aula. Prof. Raul de Mello Franco Jr.

Prof. Raul de Mello Franco Jr. - UNIARA PODER EXECUTIVO. 3ª aula. Prof. Raul de Mello Franco Jr. PODER EXECUTIVO 3ª aula Prof. Raul de Mello Franco Jr. SUBSÍDIOS do PRESIDENTE, do VICE e dos MINISTROS São fixados pelo CN, por decreto-legislativo (art. 49, VIII, CF). Devem ser fixados em parcela única.

Leia mais

Ministros da 1ª turma do STF receberam denúncia contra o senador.

Ministros da 1ª turma do STF receberam denúncia contra o senador. Ministros da 1ª turma do STF receberam denúncia contra o senador. Nesta terça-feira, 17, a 1ª turma do STF recebeu denúncia oferecida pela PGR contra o senador Aécio Neves por corrupção passiva e obstrução

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ALESSANDRO LUCCIOLA MOLON, brasileiro, casado, Deputado Federal, portador da Cédula de Identidade nº 075.754.143

Leia mais

A LISTA DE FACHIN RELATÓRIO DE ANÁLISE ESTRATÉGICA DE REDES SOCIAIS

A LISTA DE FACHIN RELATÓRIO DE ANÁLISE ESTRATÉGICA DE REDES SOCIAIS A LISTA DE FACHIN RELATÓRIO DE ANÁLISE ESTRATÉGICA DE REDES SOCIAIS 12/04/17 A LISTA DE FACHIN Nas 24 primeiras horas, a polarização tradicional entre governo e oposição deu lugar à crítica geral ao sistema

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO HERMAN BENJAMIN DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO HERMAN BENJAMIN DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO HERMAN BENJAMIN DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL Urgente AIJE n. Ementa: Juntada de documentos e pedido de expedição de oficio ao Ministério Público por crime de falso testemunho

Leia mais

DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) Brasília, 04 de outubro de 2007 Índice 1. Apresentação 2. Metodologia 3. Número de políticos cassados

Leia mais

COMUNICADO AO MERCADO

COMUNICADO AO MERCADO COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SABESP COMPANHIA ABERTA CNPJ 43.776.517/0001-80 NIRE 35300016831 COMUNICADO AO MERCADO Esclarecimentos sobre o Ofício nº 235/2016- CVM/SEP/GEA-2

Leia mais

Fundação da Ordem Social - SHIS QL 26, CONJUNTO 1 CASA 17 CEP Brasília DF (61)

Fundação da Ordem Social - SHIS QL 26, CONJUNTO 1 CASA 17 CEP Brasília DF (61) Análise de Conjuntura Política Cenário Nacional - Semana 25.09 29.09 Poder Executivo: o Revogação do decreto sobre RENCA: O presidente Michel Temer revogou, nesta terça-feira (26), por meio do Decreto

Leia mais

BUZZFEED. Era o auge da delação da Odebrecht: horas antes, o Supremo Tribunal Federal havia divulgado a íntegra das acusações da empreiteira.

BUZZFEED. Era o auge da delação da Odebrecht: horas antes, o Supremo Tribunal Federal havia divulgado a íntegra das acusações da empreiteira. BUZZFEED Passava da meia-noite de quarta para a quinta-feira, 13 de abril. De um lado da linha, está Andrea Neves, irmã do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e presa pela Lava Jato. Naquele momento, os irmãos

Leia mais

Eleições 2018 e o Movimento Sindical Brasileiro

Eleições 2018 e o Movimento Sindical Brasileiro Eleições 2018 e o Movimento Sindical Brasileiro Calendário 2018 Janeiro VOTO Fevereiro Março Abril Junho 24/01 - Julgamento do Lula Eleições dos Presidentes das Comissões na CD; Início da discussão e votação

Leia mais

Não à Reforma da Previdência!

Não à Reforma da Previdência! Não à Reforma da Previdência! O anúncio da Reforma da Previdência foi feito pelo presidente Michel Temer e pelos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Fazenda, Henrique Meirelles, a líderes do

Leia mais

CVM vai julgar casos de corrupção sob prisma dos deveres dos administradores

CVM vai julgar casos de corrupção sob prisma dos deveres dos administradores TRIBUTOS & EMPRESAS LAVA JATO CVM vai julgar casos de corrupção sob prisma dos deveres dos administradores Diligência, lealdade e responsabilidade fiduciária dos executivos serão analisadas em casos Petrobras

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE Rodada 128 12 a 16 de julho de 2015 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 04 3 EXPECTATIVA... 09 4 CONJUNTURAIS... 12 4.1 ELEIÇÕES 2018... 12 4.2 LAVA

Leia mais

Comissão do Senado aprova PEC da Eleição Direta para Presidente

Comissão do Senado aprova PEC da Eleição Direta para Presidente BOLETIM 362 Brasília, 1º de junho de 2017 Comissão do Senado aprova PEC da Eleição Direta para Presidente A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quartafeira (31),

Leia mais

Lei de estatais pode gerar problemas na Justiça e travar contratações

Lei de estatais pode gerar problemas na Justiça e travar contratações Fonte: Dr. Renato Kloss Seção: Poder Versão: Online Data: 28/06/16 Lei de estatais pode gerar problemas na Justiça e travar contratações Alan Marques/Folhapress O presidente interino, Michel Temer, em

Leia mais

COMENTÁRIOS EQUIPE INSTITUTO ANÁLISE NOTÍCIAS ELEITORAIS

COMENTÁRIOS EQUIPE INSTITUTO ANÁLISE NOTÍCIAS ELEITORAIS COMENTÁRIOS EQUIPE INSTITUTO ANÁLISE NOTÍCIAS ELEITORAIS Eleições 2012: Partidos e Disputa pelas Prefeituras Como será o 2º Turno - Haverá 2º turno nas eleições de 2012 em 50 cidades do país, o que representa

Leia mais

Temer é gravado mandando pagar propina pelo silêncio de Eduardo Cunha

Temer é gravado mandando pagar propina pelo silêncio de Eduardo Cunha Filiado à Divinópolis/MG, 18 de maio de 2017 Temer é gravado mandando pagar propina pelo silêncio de Eduardo Cunha Em delação premiada, Joesley e Wesley Batista entregam ao ministro Fachin, relator da

Leia mais

TRECHO FAZ PARTE DAS DUAS SITUAÇÕES: R$ / R$

TRECHO FAZ PARTE DAS DUAS SITUAÇÕES: R$ / R$ TRECHO FAZ PARTE DAS DUAS SITUAÇÕES: R$ 2milhões de propina para regulação, exportação de despojos que exclui empresas pequenas (concentrar mercado) / R$ 5 milhões proibição ivermectina (vermífugo) - ato

Leia mais

O chefe do setor de infraestrutura da Odebrecht Benedicto Barbosa da Silva Junior confessou à Operação Lava Jato que a empresa pagou 40 milhões de eur

O chefe do setor de infraestrutura da Odebrecht Benedicto Barbosa da Silva Junior confessou à Operação Lava Jato que a empresa pagou 40 milhões de eur O chefe do setor de infraestrutura da Odebrecht Benedicto Barbosa da Silva Junior confessou à Operação Lava Jato que a empresa pagou 40 milhões de euros para o lobista José Amaro Pinto Ramos para fechar

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

COMUNICADO AO MERCADO

COMUNICADO AO MERCADO Empresa Banco do Brasil S.A. Destinatário: DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES AO MERCADO Responsável: Vice-presidência de Gestão Financeira e Relações com Investidores Comissão de Valores Mobiliários e Bolsas de

Leia mais

NOTÍCIAS DE INTERESSE (FECOMÉRCIO / SESC / SENAC): VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: NEGÓCIOS & FINANÇAS

NOTÍCIAS DE INTERESSE (FECOMÉRCIO / SESC / SENAC): VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: NEGÓCIOS & FINANÇAS NOTÍCIAS DE INTERESSE (FECOMÉRCIO / SESC / SENAC): VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 06.09.18 EDITORIA: NEGÓCIOS & FINANÇAS VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 06.09.18 EDITORIA: GERAL VEÍCULO: DE FATO DATA:

Leia mais

BRASÍLIA URGENTE Informativo nº 05 5 de maio de 2010

BRASÍLIA URGENTE Informativo nº 05 5 de maio de 2010 BRASÍLIA URGENTE Informativo nº 05 5 de maio de 2010 Projetos de interesse do Ministério Público são discutidos em reunião do grupo de entidades representativas da instituição. Entre os assuntos debatidos,

Leia mais

Confira 30 nomes cogitados para ministros no governo Dilma Rousseff

Confira 30 nomes cogitados para ministros no governo Dilma Rousseff G1 - Portal de Notícias da Globo - SP 13/11/2010-14:28 Confira 30 nomes cogitados para ministros no governo Dilma Rousseff Governo Lula tem 34 ministérios e secretarias com status ministerial. Diante da

Leia mais

Câmara dos Deputados Partido dos Trabalhadores Gabinete da Liderança

Câmara dos Deputados Partido dos Trabalhadores Gabinete da Liderança EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA JOSÉ EDUARDO MARTINS CARDOSO SIBÁ MACHADO, Deputado Federal, Líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, com endereço funcional na Praça

Leia mais

REQUERIMENTO DE CONVOCAÇÃO Nº /2015

REQUERIMENTO DE CONVOCAÇÃO Nº /2015 CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO DESTINADA A INVESTIGAR A PRÁTICA DE ATOS ILÍCITOS E IRREGULARES NO ÂMBITO DA EMPRESA PETRÓLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), ENTRE OS ANOS DE 2005 E

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: DANIELA FREIRE 17/DEZ./2015

FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: EDITORIA: DANIELA FREIRE 17/DEZ./2015 FECOMÉRCIO VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 18.12.15 EDITORIA: DANIELA FREIRE 17/DEZ./2015 VEÍCULO: O MOSSOROENSE DATA: 18.12.15 EDITORIA: NOTAS DA REDAÇÃO VEÍCULO: BLOG DO ROBSON PIRES DATA: 18.12.15 ás 12:16

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA:

FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN DATA: 17.01.19 Turismo na alta temporada tem expectativa de crescer 5% este ano no RN Para coordenador do Câmara Empresarial de Turismo da Fecomercio, George Costa,

Leia mais

Governo articula reação contra grupo JBS

Governo articula reação contra grupo JBS Fonte: Fernando Villela de Andrade Vianna Seção: Brasil Versão: Online Governo articula reação contra grupo JBS Planalto atua em frentes como punição mais rígida da CVM e cobrança de dívidas do INSS 09/06/2017-07h58

Leia mais

Radar #49 - Março/2017

Radar #49 - Março/2017 Radar #49 - Março/2017 A edição #49 do Radar traz o resultado do monitoramento de notícias 1 realizado durante todo o mês de Março de 2017, de segunda a sexta-feira, em sete sites, listados entre os mais

Leia mais

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes Cartilha Política para Crianças e Adolescentes A política é fundamental para todos nós, porque é através dela que as decisões que podem melhorar ou piorar nossas vidas são tomadas. Isto porque vivemos

Leia mais

Expositor: Antonio Rodrigo Machado

Expositor: Antonio Rodrigo Machado Expositor: Antonio Rodrigo Machado a) Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950, e Decreto-lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, definem os chamados crimes de responsabilidade; b) Lei nº 4.717, de 29 de

Leia mais

R E S U L T A D O da Sessão:

R E S U L T A D O da Sessão: R E S U L T A D O da Sessão: Sessão do Congresso Nacional (Deliberativa) QUARTA-FEIRA - 18/11/2015 Iniciada 11h30min - Encerrada 22h44min. Aprovado quatro projetos de lei com créditos orçamentários. Entre

Leia mais

Em diálogos gravados, Jucá fala em pacto para deter avanço da Lava Jato

Em diálogos gravados, Jucá fala em pacto para deter avanço da Lava Jato Em diálogos gravados, Jucá fala em pacto para deter avanço da Lava Jato Em conversas ocorridas em março passado, o ministro do Planejamento, senador licenciado Romero Jucá (PMDB-RR), sugeriu ao ex-presidente

Leia mais

CONEXÃO CURITIBA. Sérgio Moro. Delatn Dallagnol. Gebran Neto. Carlos Fernando dos Santos Lima. Felix Fischer. Del. PF Igor Romário de Paula

CONEXÃO CURITIBA. Sérgio Moro. Delatn Dallagnol. Gebran Neto. Carlos Fernando dos Santos Lima. Felix Fischer. Del. PF Igor Romário de Paula Sérgio Moro Delatn Dallagnol Gebran Neto Carlos Fernando dos Santos Lima CONEXÃO CURITIBA Felix Fischer Del. PF Igor Romário de Paula Del. PF Márcio Anselmo Edson Fachin Sérgio Moro Juiz do caso Banestado,

Leia mais

EXMO. SR. MINISTROHERMAN BENJAMIN DO E. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº

EXMO. SR. MINISTROHERMAN BENJAMIN DO E. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº EXMO. SR. MINISTROHERMAN BENJAMIN DO E. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 1943-58.2014.600.0000 DILMA VANA ROUSSEFF e COLIGACAO COM A FORÇA DO POVO,nos autos do processo

Leia mais

Calendário da reforma trabalhista será definido nesta terça no Senado

Calendário da reforma trabalhista será definido nesta terça no Senado BOLETIM 382 Brasília, 4 de julho de 2017 Calendário da reforma trabalhista será definido nesta terça no Senado O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), deve definir nesta terça-feira (4) o calendário

Leia mais

1 2017 Cenário Econômico maio 2017 Europa A União Europeia celebrou a vitória do novo presidente francês, Emmanuel Macron. O ex-ministro da Economia é o Presidente mais jovem já eleito na França. Paralelo

Leia mais

Marcelo Odebrecht foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Com o acordo de delação, pagou multa de mais de R$ 73

Marcelo Odebrecht foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Com o acordo de delação, pagou multa de mais de R$ 73 Marcelo Odebrecht foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Com o acordo de delação, pagou multa de mais de R$ 73 milhões e a pena dele caiu de 31 anos de prisão em regime

Leia mais

DataPoder360 pesquisa nacional de opinião pública

DataPoder360 pesquisa nacional de opinião pública DataPoder360 pesquisa nacional de opinião pública julho 2017 ficha técnica pesquisa telefônica IVR período de campo 9 e 10 de julho de 2017 universo amostra brasileiros e brasileiras com 16 anos de idade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Deputados e dos Senadores Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES Seção V DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES

Leia mais

Todo e qualquer movimento de natureza corporativa que possa tisnar [manchar, macular] a PEC do Teto não pode ser admitido.

Todo e qualquer movimento de natureza corporativa que possa tisnar [manchar, macular] a PEC do Teto não pode ser admitido. Em jantar promovido ontem com deputados da base aliada do governo, no Palácio da Alvorada, o presidente Michel Temer criticou a manifestação da Procuradoria-Geral da República, que na sexta-feira (7) considerou

Leia mais

O financiamento das eleições em 2018

O financiamento das eleições em 2018 O financiamento das eleições em 2018 07/06/2018 1 O financiamento das eleições em 2018 Nas eleições de 2018 os candidatos poderão utilizar recursos das seguintes fontes: Fundo Partidário; Doações de pessoas

Leia mais

Avaliação do governo Desempenho pessoal do presidente

Avaliação do governo Desempenho pessoal do presidente RESULTADOS DA 131ª PESQUISA CNT/MDA A 131ª Pesquisa CNT/MDA, realizada de 2 a 5 de junho de 2016 e divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra a avaliação dos índices de popularidade

Leia mais

mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015

mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015 mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015 DIAGNÓSTICO Comissão Especial de fevereiro a maio de 2015 Relator: Marcelo Castro (PMDB-PI) -Foram realizados Seminários em assembleias

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA Dr. RODRIGO JANOT

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA Dr. RODRIGO JANOT EXCELENTÍSSIMO SENHOR PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA Dr. RODRIGO JANOT ALESSANDRO LUCCIOLA MOLON, brasileiro, casado, Deputado Federal, portador da Cédula de Identidade nº 075.754.143 IFP/RJ e do CPF nº

Leia mais

Nº /2015 ASJCRIM/SAJ/PGR Petição nº Relator : Ministro Teori Zavascki Nominado : ALEXANDRE JOSÉ DOS SANTOS

Nº /2015 ASJCRIM/SAJ/PGR Petição nº Relator : Ministro Teori Zavascki Nominado : ALEXANDRE JOSÉ DOS SANTOS Nº /2015 ASJCRIM/SAJ/PGR Petição nº 5.271 Relator : Ministro Teori Zavascki Nominado : ALEXANDRE JOSÉ DOS SANTOS PEDIDO DE ARQUIVAMENTO PROCESSO PENAL. COLABORAÇÃO PREMIADA. DES- CRIÇÃO FÁTICA INCAPAZ

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: BLOG TRIBUNA DE NOTÍCIAS DATA:

FECOMÉRCIO VEÍCULO: BLOG TRIBUNA DE NOTÍCIAS DATA: FECOMÉRCIO VEÍCULO: BLOG TRIBUNA DE NOTÍCIAS DATA: 23.01.19 É UM PASSO IMPORTANTÍSSIMO PARA, EFETIVAMENTE, CRIARMOS SEGURANÇA JURÍDICA E UM AMBIENTE FAVORÁVEL AOS NEGÓCIOS, DIZ MARCELO QUEIROZ SOBRE NOVA

Leia mais

Câmara dos Deputados Partido dos Trabalhadores Gabinete da Liderança

Câmara dos Deputados Partido dos Trabalhadores Gabinete da Liderança Ilustrissimo Senhor Diretor Geral do Departamento de Policia Federal DR. Leandro Daiello Prezado Senhor, Tendo em vista a gravidade dos fatos a seguir relatados, os Deputados Federais abaixo assinados,

Leia mais

Sinttel-PR em defesa dos trabalhadores da GVT

Sinttel-PR em defesa dos trabalhadores da GVT Sinttel-PR em defesa dos trabalhadores da GVT O Sinttel-PR está se mobilizando pela manutenção dos cerca de 10 mil empregos gerados pela GVT, no Paraná. O Sinttel-PR começou uma grande campanha estadual

Leia mais

Cotas para mulheres?

Cotas para mulheres? Cotas para mulheres? Direito: PEC propõe alterar a Constituição Federal para que, nas eleições para Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas dos Estados, Câmara Legislativa do Distrito Federal e

Leia mais

Passo importantíssimo, classifica Marcelo Queiroz sobre nova Lei Geral das MPEs de Natal

Passo importantíssimo, classifica Marcelo Queiroz sobre nova Lei Geral das MPEs de Natal FECOMÉRCIO VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 26.01.19 Passo importantíssimo, classifica Marcelo Queiroz sobre nova Lei Geral das MPEs de Natal Câmara dos Vereadores aprovou Projeto, em primeira discussão, nessa

Leia mais

ESTA PESQUISA ESTÁ REGISTRADA NA JUSTIÇA ELEITORAL COM OS CÓDIGOS: BR /2018 E RN-01096/2018. Informações Técnicas da Pesquisa Dados

ESTA PESQUISA ESTÁ REGISTRADA NA JUSTIÇA ELEITORAL COM OS CÓDIGOS: BR /2018 E RN-01096/2018. Informações Técnicas da Pesquisa Dados ESTA PESQUISA ESTÁ REGISTRADA NA JUSTIÇA ELEITORAL COM OS CÓDIGOS: BR- 08786/2018 E RN-01096/2018 Informações Técnicas da Pesquisa Dados Gerais Público investigado: eleitores maiores de 16 anos do estado

Leia mais

Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa

Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa Em fala em seminário, o ex-presidente agradeceu à imprensa internacional pela cobertura que está fazendo da crise política Postado por Agência PT,

Leia mais

Toda a verdade sobre Temer, Odebrecht e o Porto de Santos

Toda a verdade sobre Temer, Odebrecht e o Porto de Santos Toda a verdade sobre Temer, Odebrecht e o Porto de Santos Claudio Tognolli Yahoo Notícias 1 de julho de 2017 26/06/2017- Brasília- DF, Brasil- Presidente Temer durante entregas de credencias dos novos

Leia mais

CCJ da Câmara aprova a PEC da Reforma da Previdência

CCJ da Câmara aprova a PEC da Reforma da Previdência CCJ da Câmara aprova a PEC da Reforma da Previdência CCJ da Câmara aprovou a admissibilidade da PEC da Reforma da Previdência por 31 votos a favor e 20 contra Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Leia mais

Candidato - Partido (por ordem de exibição) Começa hoje a propaganda eleitoral no rádio e na TV

Candidato - Partido (por ordem de exibição) Começa hoje a propaganda eleitoral no rádio e na TV Começa nesta terça-feira (19) e segue até 2 de outubro a propaganda eleitoral na televisão e no rádio de candidatos às eleições. O PSB de Eduardo Campos, morto na última quarta-feira (18) em acidente aéreo,

Leia mais

Reforma da Previdência do Governo Jair Bolsonaro

Reforma da Previdência do Governo Jair Bolsonaro Reforma da Previdência do Governo Jair Bolsonaro Análise Geral da Tramitação no Congresso Nacional O governo Jair Bolsonaro deve encaminhar nesta quarta-feira (20/02) a reforma da previdência do seu governo,

Leia mais

Veja o que a PEC do teto significa para o Brasil

Veja o que a PEC do teto significa para o Brasil BRASIL Veja o que a PEC do teto significa para o Brasil O texto-base foi aprovado em primeiro turno de votação, mas para começar a valer precisará ser aprovada em segundo turno e depois ser submetida ao

Leia mais