Rebelo visita Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rebelo visita Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo"

Transcrição

1 Rebelo visita Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo Por Ascom O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, visitou, na manhã desta segunda-feira (14), o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), localizado na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Rebelo conheceu os laboratórios e unidades de desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro e do submarino nuclear.

2 Acompanhado pelo diretor do CTMSP, almirante André Luis Ferreira Marques, e pelo comandante do 8º Distrito Naval, almirante Glauco Castilho, o ministro esteve na Planta Piloto de Produção de Fibra de Carbono, inaugurado em outubro do ano passado. Esta unidade produz fibra de carbono em pequena escala (até uma tonelada por ano). O ministro também conheceu o Laboratório de Desenvolvimento de Separativo com Gás, que realiza ensaios de sistemas de separação isotópica. Em seguida, visitou o Escritório Técnico de Projetos, onde 170 engenheiros e 30 técnicos de engenharia desenvolvem o programa do submarino nuclear. O escritório é vinculado à Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear. O Laboratório de Hidrodinâmica (LABHIDRO) também foi visitado por Rebelo. A instalação tem o objetivo de apoiar experiências contínuas na área de hidrodinâmica tanto para a Marinha quanto para outras instituições de ensino, pesquisa ou industriais. Fonte: Ministério da Defesa Data da publicação: 14 de março Link: Embraer conclui o segundo protótipo do cargueiro militar KC-390* A Embraer, empresa de São José dos Campos, informou nesta segunda-feira (14), que foi concluída recentemente a montagem do segundo protótipo do KC-390. A informação foi divulgada pela página da empresa em uma rede social.

3 A aeronave é a maior já produzida no país e irá substituir os aviões Hercules C130 usados atualmente pela FAB (Força Aérea Brasileira). De acordo com a publicação da empresa, o segundo protótipo está realizando testes em solo e deve juntar-se à campanha de ensaios em voo nas próximas semanas. O primeiro protótipo do KC-390 já sobrevoou São José dos Campos neste ano. Em uma das oportunidades, o cargueiro apareceu no céu da cidade durante a apresentação do primeiro jato da segunda geração de E-Jets da Embraer. KC-390 Produzido pela Embraer com investimentos da FAB (Força Aérea Brasileira), o KC-390 é fruto de um acordo de US$ 2 bilhões fechado em Em maio de 2014, com o projeto já concluído, a FAB selou a parceria e encomendou 28 aeronaves, em um contrato de US$ 7,2 bilhões. O KC-390 é uma aeronave de transporte militar desenvolvida para estabelecer novos padrões de capacidade e desempenho na sua categoria, ao mesmo tempo em que apresenta o menor custo de ciclo de vida do mercado. Genuíno multimissão, é capaz de transportar e lançar cargas e tropas, realizar evacuação aeromédica e busca e resgate, bem como combater incêndio florestal, entre outras missões. O KC-390 também pode ser utilizado como reabastecedor aéreo e possui grande flexibilidade, reabastecendo desde helicópteros a caças de alto desempenho. Equipado com um moderno sistema de manuseio de cargas, o KC-390 acomoda cargas de grandes dimensões, como pallets, veículos, helicópteros, além de tropas, paraquedistas, macas para evacuação aeromédica ou configurações mistas. A pilotagem da aeronave é facilitada por um moderno sistema aviônico integrado e por um sistema de comando de voo do tipo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a eficiência da missão. O KC-390 também pode ser equipado com um avançado sistema de autodefesa e possui proteção balística de áreas críticas, que aumenta a capacidade de sobrevivência em ambientes hostis.

4 Outros quatros países já fecharam acordos para intenções de compra dos aviões Argentina, Chile, Portugal e República Tcheca. Para a elaboração do projeto, 50 empresas brasileiras foram contratadas para a montagem do cargueiro, empregos diretos foram gerados e 7 mil indiretos. A partir da distribuição em 2016, a empresa joseense projeta a geração de empregos diretos e cinco mil indiretos. Fonte: Defesanet Data da publicação: 15 de março Link: Putin ordena início da retirada das forças russas da Síria Por Denis Dyomkin e Jack Stubbs MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira que vai começar a retirar as suas Forças Armadas da Síria, cinco meses depois de ter ordenado uma intervenção militar que mudou o curso da guerra e favoreceu o presidente sírio, Bashar al-assad. "Eu acredito que a tarefa que eu coloquei para o Ministério da Defesa e para as Forças Armadas russas foi cumprida por inteiro, disse Putin numa reunião no Kremlin com os seus ministros do Exterior e da Defesa, na qual ele anunciou a retirada, começando na terça-feira. Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, afirmou que Putin havia telefonado para Assad para informá-lo da decisão russa, mas Peskov disse que os dois líderes não discutiram o futuro de Assad, o maior obstáculo para um acordo de paz. A decisão foi anunciada no dia em que as negociações mediadas pelas Nações Unidas entre os lados em guerra na Síria foram retomadas em Genebra.

5 Putin ordenou uma intensificação dos esforços diplomáticos russos para terminar com a guerra civil na Síria, que já dura cinco anos, matou milhares de pessoas e expulsou milhões de suas casas, muitos dos quais procuraram refúgio na Europa. Contudo, o líder russo sinalizou que Moscou manteria uma presença militar: ele não deu um prazo para o final da retirada e disse que forças russas ficariam no porto de Tartous e na base aérea de Hmeymim na província síria de Latakia, de onde a Rússia lançou a maior parte dos seus ataques aéreos. Ainda pairam dúvidas sobre as consequências na prática do anúncio de Putin. Não estava claro se os ataques aéreos russos iriam parar. A Rússia vai manter a capacidade de executá-los a partir da base em Latakia. Com a intervenção na Síria, Putin restaurou o status russo como um importante ator internacional, capaz de exercer influência para além das suas fronteiras, e forçou os Estados Unidos a reconhecerem os interesses de Moscou. A ação russa interrompeu um avanço rebelde em Latakia, reduto de Assad, quando o colapso das forças sírias parecia iminente. Elas ganharam tempo para se reagrupar e retomar território da oposição. No entanto, concluiu-se em Moscou que seguir adiante com a operação militar levaria a benefícios cada vez menores. Autoridades russas têm dito que não é realista tentar restabelecer o controle de Assad em toda a Síria e que era tempo de negociar a paz. A campanha na Síria foi a maior missão de combate russa fora da antiga União Soviética desde a ocupação do Afeganistão. Ela resultou em pressões sobre a já frágil economia russa e azedou as relações com a Turquia, um importante parceiro comercial, depois que Ancara derrubou um caça russo que fazia parte da missão na Síria. "O trabalho efetivo dos nossos militares criaram as condições para o início do processo de paz, declarou Putin na reunião no Kremlin. "Com a participação dos militares russos as Forças Armadas da Síria e as forças patrióticas sírias foram capazes de conseguir uma virada fundamental na luta contra o terrorismo internacional e tomaram a iniciativa em respeito a quase tudo, afirmou Putin. "Eu assim estou ordenando o ministro da Defesa para, a partir de amanhã, começar a retirada da principal parte do nosso contingente militar da Síria. Ao sinalizar o início da retirada, a Rússia vai provavelmente acalmar as relações com os EUA, que tem acusado o Kremlin de inflamar o conflito sírio e buscar os seus próprios interesses. Fonte: SwissInfo Data da publicação: 14 de março

6 Link: Cerimônia de batismo do NDM Bahia é realizada na França Por Ivan Plavetz Aconteceu em Toulon, na França, cerimônia de batismo, mostra de armamento e transferência para o setor operativo do Navio Doca Multi propósito (NDM) Bahia (ex- Siroco da classe Foudre construído para a Marinha da França) recentemente adquirido pela Marinha do Brasil. Presidida pelo chefe do Estado-Maior da Armada, almirante-deesquadra Airton Teixeira Pinho Filho, o evento contou com presença do embaixador do Brasil na França, Paulo Cesar de Oliveira Campos, dentre outras autoridades. Na ocasião, o NDM Bahia foi batizado pela senhora Silvia Helena Mandelli Manso Pinho, esposa do almirante Airton Teixeira Pinho Filho. O navio é tripulado por 32 oficiais e 265 praças. Seu comprimento total é de 168 metros, boca (largura) máxima de 23,5 metros e deslocamento carregado de toneladas. O primeiro navio multipropósito da Marinha do Brasil tem raio de ação de milhas náuticas e autonomia de 46 dias. Sua velocidade máxima é de 21 nós. Após incorporação na frota da Marinha, o NDM Bahia está realizando experiências de máquinas com término previsto para esta segunda-feira (14). O navio deverá seguir para o porto de Salvador (BA), com previsão de chegada no dia 03 de abril. O emprego operacional da nova unidade envolve uma ampla gama de tarefas que vão desde apoiar operações anfíbias e prover facilidades de comando, controle, comunicações e inteligência para Força Naval até realizar operações de assistência humanitária e em casos de desastres naturais, contribuindo para o cumprimento das tarefas básicas do Poder Naval.

7 Fonte: Tecnodefesa Data da publicação: 14 de março Link: * Não mencionado o autor

Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021*

Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021* Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021* Por Ascom Os ministros da Defesa e das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai se reuniram em Assunção, nesta segunda-feira (4), para prorrogar, por

Leia mais

Ágata: Mais de 11 mil militares e 33 agências governamentais atuam no combate ao crime nas fronteiras

Ágata: Mais de 11 mil militares e 33 agências governamentais atuam no combate ao crime nas fronteiras Ágata: Mais de 11 mil militares e 33 agências governamentais atuam no combate ao crime nas fronteiras Po Alexandre Gonzaga - Ascom A 11ª edição da Operação Ágata, de combate ao crime transfronteiriço,

Leia mais

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG*

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Brasília, 18/05/2016 A nova geração da aeronave de combate Gripen E/NG foi apresentada nesta quarta-feira, em Linköping, na Suécia, em cerimônia

Leia mais

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos*

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* 12 de julho de 2016. Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* Brasil exportará urânio enriquecido pela primeira vez* Farnborough Air Show 2016: Embraer

Leia mais

NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1

NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1 NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1 Embarcação comprada da França completou viagem entre Rio e Santos. Navio doca multipropósito Bahia abriga 359 homens de tropa e é capaz de operar três helicópteros.

Leia mais

Ministro da Defesa participa da Operação Amazônia*

Ministro da Defesa participa da Operação Amazônia* Ministro da Defesa participa da Operação Amazônia* Brasília, 14/10/2016 O ministro da Defesa, Raul Jungmann, participa, nos dias 15 e 16 de outubro, da Operação Amazônia, em Iranduba (AM), a 40 Km de distância

Leia mais

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e Embraer KC-390 atinge a Capacidade Inicial de Operação São José dos Campos, SP, 20 de dezembro de 2017 O novo jato de transporte militar e reabastecimento Embraer KC-390 completou um marco fundamental

Leia mais

Ministro da Defesa visita Comando-em-Chefe da Esquadra*

Ministro da Defesa visita Comando-em-Chefe da Esquadra* Ministro da Defesa visita Comando-em-Chefe da Esquadra* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, visitou, nesta quarta-feira (1), o Comando-em- Chefe da Esquadra, organização militar que coordena quase a totalidade

Leia mais

Brasil realiza diálogo político-estratégico com o Paraguai*

Brasil realiza diálogo político-estratégico com o Paraguai* Brasil realiza diálogo político-estratégico com o Paraguai* Por Ascom Os ministros da Defesa e das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai estarão reunidos na próxima segunda-feira, dia 4 de abril,

Leia mais

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome.

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome. A evolução dos porta aviões da PLA Navy faz a diferença 1 No ritmo atual da construção naval chinesa, a China está em vias de possuir a maior capacidade de projeção de poder com porta aviões, além dos

Leia mais

Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar

Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar Por Adriana Fortes Doha (Catar), 05/12/17 - Na manhã da segunda-feira (4), o ministro Raul Jungmann foi recebido pelo emir do Catar, o xeque Tamim

Leia mais

Ministros da Defesa e do GSI participam de reunião sobre segurança no Centro de Inteligência dos Jogos Rio 2016*

Ministros da Defesa e do GSI participam de reunião sobre segurança no Centro de Inteligência dos Jogos Rio 2016* Ministros da Defesa e do GSI participam de reunião sobre segurança no Centro de Inteligência dos Jogos Rio 2016* Os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e do Gabinete da Segurança Institucional (GSI) da

Leia mais

Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26

Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26 Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26 Por Guilherme Wiltgen Em uma cerimônia ocorrida hoje (20) de manhã em Clyde, o Secretário de Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, anunciou que a primeira

Leia mais

Revista de Imprensa NACIONAL

Revista de Imprensa NACIONAL Revista de Imprensa NACIONAL Quinta-feira, 07 de Julho de 2016 ÍNDICE Título Fonte Data Pág/Hora Imagens VIAGEM DE MARCELO PARA VER O EURO CUSTA 14 MIL Correio Manhã 7/7/2016 56 EUROS Viagem de Marcelo

Leia mais

Governo Federal contingencia R$ 5,9 bilhões*

Governo Federal contingencia R$ 5,9 bilhões* Governo Federal contingencia R$ 5,9 bilhões* O Governo Federal anunciou ontem contingenciamento de R$ 5,9 bilhões e remanejamento de R$ 2,2 bilhões do orçamento deste ano. Com isso, chega a R$ 44,9 bilhões

Leia mais

a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança.

a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança. Defesa e Segurança Cenário Em 2011, as operações da área de defesa e segurança passaram a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança. Tendo como seu maior cliente a Força

Leia mais

EMBRAER FECHA 2010 COM 246 JATOS ENTREGUES Valor da carteira de pedidos firmes a entregar voltar a crescer e atinge US$ 15,6 bilhões

EMBRAER FECHA 2010 COM 246 JATOS ENTREGUES Valor da carteira de pedidos firmes a entregar voltar a crescer e atinge US$ 15,6 bilhões EMBRAER FECHA 2010 COM 246 JATOS ENTREGUES Valor da carteira de pedidos firmes a entregar voltar a crescer e atinge US$ 15,6 bilhões São José dos Campos, 17 de janeiro de 2011 A Embraer entregou 92 jatos

Leia mais

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 11 de março, a Cerimônia de Entrega de duas Lanchas-Patrulha

Leia mais

Chile quer aprofundar intercâmbio na área de defesa*

Chile quer aprofundar intercâmbio na área de defesa* Chile quer aprofundar intercâmbio na área de defesa* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu nesta quinta-feira (06) o embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica. Na audiência, o embaixador

Leia mais

1º Workshop sobre Capacitação de Aeronavegantes e Mantenedores da Aeronave KC-390

1º Workshop sobre Capacitação de Aeronavegantes e Mantenedores da Aeronave KC-390 1º Workshop sobre Capacitação de Aeronavegantes e Mantenedores da Aeronave KC-390 Por Tenente Felipe Bueno A Ala 11, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada no Rio de Janeiro (RJ), sediou o

Leia mais

Boeing vai produzir bombas de pequeno diâmetro*

Boeing vai produzir bombas de pequeno diâmetro* Boeing vai produzir 6.000 bombas de pequeno diâmetro* O contrato de US$ 193 milhões da USAF com a Boeing fornecerá as SDB para a Arábia Saudita, Japão, Israel, Holanda, Coreia do Sul e Singapura A Boeing

Leia mais

Militares da Marinha se preparam para participar de missão no Líbano*

Militares da Marinha se preparam para participar de missão no Líbano* Militares da Marinha se preparam para participar de missão no Líbano* Durante uma semana, 20 militares do futuro Estado-Maior da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM-UNIFIL) participaram de palestras preparatórias

Leia mais

Entregas por Segmento 3T Aviação Executiva Phenom Phenom Legacy Lineage Defesa - 1 Legacy 600-1

Entregas por Segmento 3T Aviação Executiva Phenom Phenom Legacy Lineage Defesa - 1 Legacy 600-1 EMBRAER ENTREGA 44 JATOS NO 3º TRIMESTRE DE 2010 Resultado inclui 20 aeronaves comerciais e 24 executivas São José dos Campos, 13 de outubro de 2010 A Embraer entregou 44 jatos no terceiro trimestre de

Leia mais

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas AFP GETTY IMAGES- Acordo entre os EUA e a Arábia Saudita prevê um pacote de defesa de US$ 110 bilhões Não foi à toa que o presidente americano, Donald

Leia mais

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Os aviões-radares E-99, que são estratégicos para as atividades de defesa do espaço aéreo, ganham novos sistemas que chegam a duplicar a capacidade

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 As aeronaves da Esquadrilha da Fumaça mal chegaram à Santiago, no Chile, e já contabilizaram uma marca histórica. Em voo sobre a capital chilena

Leia mais

ONU em Vancouver reconhece profissionalismo das Forças Armadas do Brasil em Operações de Paz. Por Adriana Fortes

ONU em Vancouver reconhece profissionalismo das Forças Armadas do Brasil em Operações de Paz. Por Adriana Fortes ONU em Vancouver reconhece profissionalismo das Forças Armadas do Brasil em Operações de Paz Por Adriana Fortes Brasília, 17/11/2017 - A última agenda do ministro da Defesa, Raul Jungmann, em Vancouver

Leia mais

3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo

3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo 3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo De 21 a 25 de outubro, o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea participou da Escola de Fogo da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, na região da Marambaia, Rio

Leia mais

Estado-Maior da Força Marítima no Líbano se reúne na Defesa*

Estado-Maior da Força Marítima no Líbano se reúne na Defesa* Estado-Maior da Força Marítima no Líbano se reúne na Defesa* Ascom O Estado-Maior do próximo 12º contingente da Força-Tarefa Marítima da Força-Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-Unifil) se reúne

Leia mais

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira ATUALIDADES AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1 Profª Eulália Ferreira Al Assad, Putin e a Guerra na Síria De como uma guerra civil se torna uma questão internacional Parte 1 Distribuição de

Leia mais

KC-390: Governo português

KC-390: Governo português KC-390: Governo português cancela programa de modernizaçao do C-130 Hércules O projeto inicial de modernização da aeronave de transporte C-130 Hércules, da Força Aérea Portuguesa, foi cancelado e a frota

Leia mais

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros Não importa se eles foram construídos para transportar grandes peças (como o Beluga) ou foram, simplesmente, produto de mentes megalomaníacas (como

Leia mais

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 11 de março, a Cerimônia de Entrega de duas Lanchas-Patrulha

Leia mais

Quais são as poderosas armas de que dispõem os atores-chave do conflito na Síria 1

Quais são as poderosas armas de que dispõem os atores-chave do conflito na Síria 1 Quais são as poderosas armas de que dispõem os atores-chave do conflito na Síria 1 USS Donald Cook Photo 1st Class Michael W. Pendergrass. O bombardeio por parte dos Estados Unidos e de seus aliados, França

Leia mais

Oficiais generais recém-promovidos são recebidos pelo presidente Temer*

Oficiais generais recém-promovidos são recebidos pelo presidente Temer* Oficiais generais recém-promovidos são recebidos pelo presidente Temer* O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Defesa, Raul Jungmann, receberam, na tarde desta quinta-feira, no Palácio

Leia mais

Análise A quarta Batalha do Atlântico 1. Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz

Análise A quarta Batalha do Atlântico 1. Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz Análise A quarta Batalha do Atlântico 1 Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz Com mais atividade de submarinos russos do que vimos desde os dias da Guerra Fria, uma melhor postura da força europeia,

Leia mais

Destruição de quase 4 mil armas marca sucesso de acordo de cooperação entre o Exército e o CNJ*

Destruição de quase 4 mil armas marca sucesso de acordo de cooperação entre o Exército e o CNJ* Destruição de quase 4 mil armas marca sucesso de acordo de cooperação entre o Exército e o CNJ* Brasília, 12/12/2017 Entre os anos de 2011 e 2016, o Exército Brasileiro destruiu cerca de 320 mil armas

Leia mais

Ministério da Defesa e FAB celebram o Dia do Especialista de Aeronáutica*

Ministério da Defesa e FAB celebram o Dia do Especialista de Aeronáutica* Ministério da Defesa e FAB celebram o Dia do Especialista de Aeronáutica* Por Ascom Comemora-se nesta sexta-feira (25) o Dia do Especialista de Aeronáutica, profissional que tem a nobre missão de fornecer

Leia mais

Helibras inaugura seu novo. Simuladores no Rio de Janeiro

Helibras inaugura seu novo. Simuladores no Rio de Janeiro Helibras inaugura seu novo Centro de Treinamento e Simuladores no Rio de Janeiro Por Luiz Padilha A Helibras inaugurou nesta sexta feira, as instalações de seu moderno Centro de Treinamento e Simuladores

Leia mais

Ministro debate prioridades da Defesa com Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado* Ascom

Ministro debate prioridades da Defesa com Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado* Ascom Ministro debate prioridades da Defesa com Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado* Ascom Brasília, 17/05/2016 O ministro da Defesa, Raul Jungmann, se reuniu nesta terça-feira com os presidentes

Leia mais

Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1

Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1 Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1 Estaleiro Saab Kockums em Karlskrona-SE Por Luiz Padilha Durante a viagem do DAN à Karlskrona-SE, quando ocorreu o embarque no

Leia mais

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35*

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* De acordo com fontes da imprensa de Israel, a Força Aérea daquele país planeja alcançar o status operacional pleno de seus aviões de combate Lockheed Martin

Leia mais

China adverte 2 navios de guerra americanos no mar da China Meridional 1

China adverte 2 navios de guerra americanos no mar da China Meridional 1 China adverte 2 navios de guerra americanos no mar da China Meridional 1 Marinheiros da Marinha dos EUA a bordo do Antietam, um cruzador de mísseis guiados no Mar das Filipinas, em março. Foto Sarah Myers/Marinha

Leia mais

Marinha do Brasil realiza Operação Fraterno XXX

Marinha do Brasil realiza Operação Fraterno XXX Marinha do Brasil realiza Operação Fraterno XXX A Marinha do Brasil realizou, em conjunto com a Armada Argentina, a Operação Fraterno XXX, entre os dias 29 de agosto e 11 de setembro, na área marítima

Leia mais

Brasil avança na parceria com a Suécia

Brasil avança na parceria com a Suécia Brasil avança na parceria com a Suécia Por Rossini Barreira Estocolmo, 13/06/2017 - Os ministros da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, e da Suécia, Peter Hultqvist, reuniram-se hoje, em Estocolmo, para discutir

Leia mais

Pentágono pode manter Carrier Strike Group no teatro europeu

Pentágono pode manter Carrier Strike Group no teatro europeu Pentágono pode manter Carrier Strike Group no teatro europeu O Harry S. Truman Carrier Strike Group pode permanecer no Mar Mediterrâneo por mais tempo ao invés de ser enviado para o Oriente Médio. O Pentágono

Leia mais

EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa

EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa São José dos Campos, 9 de abril de 2010 A Embraer encerrou

Leia mais

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19 DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL À FFZ LTU19 Alfeite, Corpo de Fuzileiros, 3 de junho de 2019 Senhores Embaixadores e representantes

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL

COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL LAAD 2017, RIO DE JANEIRO 4 de abril Mikael Franzén, Diretor Geral Gripen Brasil Saab Aeronáutica This document and the information contained herein is the property

Leia mais

Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos*

Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos* Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu nesta terça-feira (05) uma delegação de parlamentares italianos, com o objetivo de aprofundar

Leia mais

O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia

O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia Os engenheiros espanhóis da Navantia projetaram o submarino não nuclear mais avançado do mundo, o S-80. O submarino está em construção

Leia mais

Defesa assina acordo de entendimento com ministério da Defesa do México*

Defesa assina acordo de entendimento com ministério da Defesa do México* Defesa assina acordo de entendimento com ministério da Defesa do México* O ministério da Defesa, representado pelo chefe de Assuntos Estratégicos (CAE), brigadeiro Alvani Adão da Silva, firmou memorando

Leia mais

Embraer investe na produção e alavanca aviação comercial

Embraer investe na produção e alavanca aviação comercial Embraer investe na produção e alavanca aviação comercial Para 2015, a previsão de investimentos é de US$ 650 milhões, sendo US$ 350 milhões em pesquisa e desenvolvimento A terceira maior fabricante de

Leia mais

Revista de Imprensa. Comemorações do 10 de Junho na Guarda

Revista de Imprensa. Comemorações do 10 de Junho na Guarda Revista de Imprensa Comemorações do 10 de Junho na Guarda Quinta-feira, 05 de Junho de 2014 ÍNDICE Título Fonte Data Pág/Hora Avião caça F-16 no 10 de Junho Notícias 5/6/2014 11 6 equipamentos militares

Leia mais

Jungmann discute a agenda de Defesa na Câmara dos Deputados*

Jungmann discute a agenda de Defesa na Câmara dos Deputados* Jungmann discute a agenda de Defesa na Câmara dos Deputados* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve na manhã desta terça-feira (22) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDEN) da

Leia mais

LAAD 2017: BNDES garantirá linha de crédito internacional para produtos de defesa*

LAAD 2017: BNDES garantirá linha de crédito internacional para produtos de defesa* LAAD 2017: BNDES garantirá linha de crédito internacional para produtos de defesa* A presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Sílvia Bastos Marques, anunciou nesta

Leia mais

Tipo de Documento: Presentado por: Tipo de Sesión: Punto de Agenda: RESGATE DA AERONAVE C-130H 2470 DA ANTÁRTICA

Tipo de Documento: Presentado por: Tipo de Sesión: Punto de Agenda: RESGATE DA AERONAVE C-130H 2470 DA ANTÁRTICA Tipo de Documento: Presentado por: Tipo de Sesión: Punto de Agenda: DI Brasil CAL 12 b RESGATE DA AERONAVE C-130H 2470 DA ANTÁRTICA RESGATE DA AERONAVE C-130H 2470 DA ANTÁRTICA Histórico Em 27 de novembro

Leia mais

Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo*

Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo* Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo* Ascom Militares que integram as tropas de operações especiais das Forças Armadas e de diversos órgãos de segurança pública que atuarão

Leia mais

Ministro Jungmann inspeciona atividades da Operação Carro- Pipa e obras de transposição do São Francisco*

Ministro Jungmann inspeciona atividades da Operação Carro- Pipa e obras de transposição do São Francisco* Ministro Jungmann inspeciona atividades da Operação Carro- Pipa e obras de transposição do São Francisco* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, verificará nesta quarta-feira (08) as atividades da Operação

Leia mais

O presidente do Perú preside cerimônia de batimento de quilha de navio multipropósito

O presidente do Perú preside cerimônia de batimento de quilha de navio multipropósito O presidente do Perú preside cerimônia de batimento de quilha de navio multipropósito Nas instalações do Serviço Industrial da Marinha SIMA SA na Base Naval de Callao, foi realizada no dia 12 de julho,

Leia mais

Público participará, gratuitamente, da RIDEX*

Público participará, gratuitamente, da RIDEX* Público participará, gratuitamente, da RIDEX* Feira de Defesa, Segurança e Offshore A primeira edição da RIDEX acontecerá no Rio de Janeiro e as inscrições começaram nesta segunda-feira (16). Vivendo uma

Leia mais

As 7 unidades de forças especiais mais mortais no mundo

As 7 unidades de forças especiais mais mortais no mundo As 7 unidades de forças especiais mais mortais no mundo Eles intervêm onde os soldados comuns têm medo de se envolver. Cada país tem estas tropas de elite, que só recebem o melhor. Brasil GERR O Grupo

Leia mais

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França 06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França Embora o termo Dia D seja rotineiramente usado em um contexto militar para o dia de uma operação ou um evento planejado, para muitas pessoas esta expressão

Leia mais

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE XII MONTAGEM DE NAVIOS

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE XII MONTAGEM DE NAVIOS MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE XII MONTAGEM DE NAVIOS Modelo Vista geral do navio Modelo do navio em corte Características e Capacidades Dimensões Principais Deslocamento: 41.700 toneladas Comprimento Global:

Leia mais

Sikorsky recebe helicóptero S-70i para o TUHP turco

Sikorsky recebe helicóptero S-70i para o TUHP turco Sikorsky recebe helicóptero S-70i para o TUHP turco Por Alexandre Galante MIELEC, a Polônia, 23 de junho de 2016 / PRNewswire / Apenas duas semanas depois de o Governo turco anunciar o início do Turkish

Leia mais

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 FOTO BRABAT 26 Por major Sylvia Martins Porto Príncipe (Haiti), 01/09/2017 A cerimônia na noite desta quinta-feira (31),

Leia mais

Objetivos. Dispor de recursos humanos civis e militares capazes de cumprir as ações necessárias à Defesa Nacional.

Objetivos. Dispor de recursos humanos civis e militares capazes de cumprir as ações necessárias à Defesa Nacional. Plano Plurianual 2016-2019 para as Forças Armadas 1 Objetivos Promover a multilateralidade na área de defesa com países e organismos internacionais. Cooperação e intercâmbio na área de defesa, com países

Leia mais

Um caça F-22 Raptor numa bela apresentação aérea. Por que os EUA querem voltar a fabricar o F-22?

Um caça F-22 Raptor numa bela apresentação aérea. Por que os EUA querem voltar a fabricar o F-22? Um caça F-22 Raptor numa bela apresentação aérea Toda tecnologia faz do F-22 Raptor um caça de dominação aérea, temido por qualquer um que possa enfrentá-lo. Algumas imagens feitas durante apresentações

Leia mais

Ministro da Defesa participa de debate na FIESP sobre o fortalecimento da indústria de defesa*

Ministro da Defesa participa de debate na FIESP sobre o fortalecimento da indústria de defesa* Ministro da Defesa participa de debate na FIESP sobre o fortalecimento da indústria de defesa* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve nesta segunda-feira (7), na Federação das Indústrias do Estado

Leia mais

Caminhos para o Crescimento

Caminhos para o Crescimento Caminhos para o Crescimento Luiz Carlos Aguiar 16/junho/2011 Resultado do Negócio de Defesa 2 Embraer Defesa e Segurança Embraer Defesa e Segurança: nova unidade empresarial estabelecida em janeiro de

Leia mais

Vídeo chinês comparativo entre o KC-390 e o C-130J. KC-390 vai brigar com cargueiro da Lockheed Martin

Vídeo chinês comparativo entre o KC-390 e o C-130J. KC-390 vai brigar com cargueiro da Lockheed Martin Vídeo chinês comparativo entre o KC-390 e o C-130J Infelizmente, não temos tradução para o áudio deste vídeo, mas fica claro pelas imagens, que se trata de uma comparação entre os dois modelos, com algumas

Leia mais

Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo

Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo A Marinha do Exército de Libertação Popular da China, agora tem um porta-aviões, caças novos para voar, novos submarinos e destróieres

Leia mais

Nova Doutrina Naval russa: toda a atenção no Atlântico e no Ártico

Nova Doutrina Naval russa: toda a atenção no Atlântico e no Ártico Nova Doutrina Naval russa: toda a atenção no Atlântico e no Ártico Foto: Igor Zarembo No Dia da Marinha, que se assinala hoje na Rússia, o presidente Putin aprovou a nova versão da Doutrina Naval da Federação.

Leia mais

Conteúdo Nacional na Indústria de Defesa

Conteúdo Nacional na Indústria de Defesa DEPARTAMENTO DA INDÚSTRIA DE DEFESA COMDEFESA FIESP Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Conteúdo Nacional na Indústria de Defesa Jairo Candido Diretor Titular do COMDEFESA Universidade Metodista

Leia mais

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO. Ritmo da China desacelera

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO. Ritmo da China desacelera ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Israel prende alto dirigente do Hamas Câmara aprova regras de direitos de respostas nos meios de comunicação Pizzolato poderá deixar regime fechado em 8 meses A desaceleração

Leia mais

Ministro Jungmann diz que negocia orçamento plurianual para as Forças Armadas. Por Roberto Cordeiro

Ministro Jungmann diz que negocia orçamento plurianual para as Forças Armadas. Por Roberto Cordeiro Ministro Jungmann diz que negocia orçamento plurianual para as Forças Armadas Por Roberto Cordeiro Para uma plateia de investidores e empresários nacionais e estrangeiros, o ministro da Defesa, Raul Jungmann,

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 769/XIII/2.ª

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 769/XIII/2.ª Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 769/XIII/2.ª Recomenda ao Governo que aprofunde a colaboração entre a Força Aérea Portuguesa (FAP) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) nas missões

Leia mais

Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército

Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército Por Ivan Plavetz O Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) da Aviação do Exército (AvEx), unidade sediada em Taubaté (SP), ministrou instruções de voo correspondentes

Leia mais

Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária

Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária Líderes de alto escalão das forças armadas de 10 países reuniram-se no Chile para discutir a melhor forma de prestar assistência pan-regional em caso de

Leia mais

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1 Por Emídio Neto Para ocupar o cockpit de uma aeronave de caça da Marinha do Brasil, o piloto passa por um longo processo de seleção, estudos e treinamento,

Leia mais

Bolívia tem interesse em adquirir aviões Super Tucano

Bolívia tem interesse em adquirir aviões Super Tucano Bolívia tem interesse em adquirir aviões Super Tucano Por Alexandre Gonzaga O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu nesta quinta-feira (17) o seu homólogo da Bolívia, ministro Reymi Luis Ferreira

Leia mais

SISTEMA DE PLANEJAMENTO DO EXÉRCITO

SISTEMA DE PLANEJAMENTO DO EXÉRCITO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO SISTEMA DE PLANEJAMENTO DO EXÉRCITO MISSÃO DO EXÉRCITO - SIPLEx 1 2008 SUMÁRIO DA MISSÃO DO EXÉRCITO - SIPLEx 1 1. GENERALIDADES 12 2.

Leia mais

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos LAAHS. robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

Ministério da Defesa comemora seu 18º aniversário*

Ministério da Defesa comemora seu 18º aniversário* Ministério da Defesa comemora seu 18º aniversário* O ministro da Defesa Raul Jungmann, participou na terça-feira (06), da cerimônia em comemoração aos 18 anos do Ministério da Defesa (MD). A solenidade

Leia mais

Corveta Barroso parte pela segunda vez para o Líbano*

Corveta Barroso parte pela segunda vez para o Líbano* Corveta Barroso parte pela segunda vez para o Líbano* Familiares e amigos dos militares que compõem a tripulação da "Barroso" estiveram neste domingo (06), na Base Naval, em Niterói, para acompanhar o

Leia mais

Nota complementar da Marinha sobre a avaria no NDD Ceará (G 30)

Nota complementar da Marinha sobre a avaria no NDD Ceará (G 30) Nota complementar da Marinha sobre a avaria no NDD Ceará (G 30) MARINHA DO BRASIL CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA NOTA À IMPRENSA Brasília-DF, 2 de maio de 2015. Avaria no Navio de Desembarque-Doca

Leia mais

Satélite brasileiro SGDC será lançado pelo foguete Ariane 5 no próximo mês de março*

Satélite brasileiro SGDC será lançado pelo foguete Ariane 5 no próximo mês de março* Satélite brasileiro SGDC será lançado pelo foguete Ariane 5 no próximo mês de março* São Paulo, 3 de fevereiro de 2016 O Satélite Geoestacionário para Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de duplo

Leia mais

Mercado de Trabalho para Engenheiro Nuclear : AMAZUL

Mercado de Trabalho para Engenheiro Nuclear : AMAZUL MOTIVAÇÃO para criação OBJETO SOCIAL ESCOPO DE ATUAÇÃO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MODOS DE ATUAÇÃO Mercado de Trabalho para Engenheiro Nuclear : AMAZUL EXPECTATIVAS novos negócios AMAZÔNIA AZUL TECNOLOGIAS

Leia mais

EMBRAER ENTREGA 28 JATOS COMERCIAIS E 18 EXECUTIVOS NO 3º TRI Carteira de pedidos firmes a entregar registra aumento de USD 200 milhões no período

EMBRAER ENTREGA 28 JATOS COMERCIAIS E 18 EXECUTIVOS NO 3º TRI Carteira de pedidos firmes a entregar registra aumento de USD 200 milhões no período EMBRAER ENTREGA 28 JATOS COMERCIAIS E 18 EXECUTIVOS NO 3º TRI de pedidos firmes a entregar registra aumento de USD 200 milhões no período São José dos Campos SP, Brasil, 17 de outubro de 2011 A Embraer

Leia mais

AS MISSÕES DA MARINHA O DUPLO USO

AS MISSÕES DA MARINHA O DUPLO USO AS MISSÕES DA MARINHA O DUPLO USO Fernando Melo Gomes Almirante Assembleia da República, 30 de maio de 2018 A génese do duplo uso Os marcos temporais Possuindo o paiz, infelizmente, uma marinha pequena,

Leia mais

EMBRAER ENTREGA 25 JATOS COMERCIAIS E 23 JATOS EXECUTIVOS NO 2º TRI DE 2011 Vendas para o segmento de aviação comercial em 2011 chegam a 62 E-Jets

EMBRAER ENTREGA 25 JATOS COMERCIAIS E 23 JATOS EXECUTIVOS NO 2º TRI DE 2011 Vendas para o segmento de aviação comercial em 2011 chegam a 62 E-Jets EMBRAER ENTREGA 25 JATOS COMERCIAIS E 23 JATOS EXECUTIVOS NO 2º TRI DE 2011 Vendas para o segmento de aviação comercial em 2011 chegam a 62 E-Jets São José dos Campos, 11 de julho de 2011 A Embraer entregou

Leia mais

Satélite de alta resolução irá reforçar segurança dos Jogos Rio Por Lane Barreto

Satélite de alta resolução irá reforçar segurança dos Jogos Rio Por Lane Barreto Satélite de alta resolução irá reforçar segurança dos Jogos Rio 2016 Por Lane Barreto O ministro da Defesa, Raul Jungmann, reforçou, em entrevista coletiva à impressa nessa segunda-feira (20), que o País

Leia mais

OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico

OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico Caças franceses estão engajados em um jogo de gato e rato com os russos nos céus acima dos países bálticos, enquanto a OTAN mantém um olhar

Leia mais

TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE

TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE MOTIVAÇÃO para criação OBJETO SOCIAL ESCOPO DE ATUAÇÃO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MODOS DE ATUAÇÃO EXPECTATIVAS novos negócios TECNOLOGIAS DE DEFESA SA TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE Workshop

Leia mais

EQUADOR COMPRARÁ SUPER TUCANO

EQUADOR COMPRARÁ SUPER TUCANO EQUADOR COMPRARÁ SUPER TUCANO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

História da Telebras. Decreto nº 8.135/13 Mudança de cenário na prestação de serviços. Holding Monopólio das Telecomunicações

História da Telebras. Decreto nº 8.135/13 Mudança de cenário na prestação de serviços. Holding Monopólio das Telecomunicações História Telebras História da Telebras Decreto Nº 7.175, 12 de Maio de 2010 1967 1972 1998 2010 2013 Ministério das Comunicações Holding Monopólio das Telecomunicações Desativação em 1998 após o processo

Leia mais

Luciano Coutinho Presidente

Luciano Coutinho Presidente Panorama e Oportunidades da Indústria de Defesa no Brasil Seminário: As oportunidades da indústria de defesa e a segurança para o Brasil e a região do ABC São Bernardo do Campo, 20 de outubro de 2011 Luciano

Leia mais

NE 'Brasil' chega a Lisboa

NE 'Brasil' chega a Lisboa NE 'Brasil' chega a Lisboa Por Guilherme Wiltgen O Navio-Escola Brasil (U 27) chegou ontem pela manhã ao porto de Lisboa, em Portugal. A chegada foi registrada pelo nosso leitor Mário Costa, que nos enviou

Leia mais

Desenvolvimento de Armamentos Inteligentes no Brasil

Desenvolvimento de Armamentos Inteligentes no Brasil Desenvolvimento de Armamentos Inteligentes no Brasil A partir de 2011, com a aquisição do controle acionário da Mectron, empresa protagonista do desenvolvimento e integração de sistemas complexos para

Leia mais

Dragão chinês e Urso russo cortam garras da Águia dos EUA

Dragão chinês e Urso russo cortam garras da Águia dos EUA Dragão chinês e Urso russo cortam garras da Águia dos EUA Os EUA colocaram no Japão 35.000 militares do Comando do Pacífico dos Estados Unidos (USPACOM, sigla inglesa) dois porta-aviões, cinco destroyres

Leia mais