ONU em Vancouver reconhece profissionalismo das Forças Armadas do Brasil em Operações de Paz. Por Adriana Fortes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ONU em Vancouver reconhece profissionalismo das Forças Armadas do Brasil em Operações de Paz. Por Adriana Fortes"

Transcrição

1 ONU em Vancouver reconhece profissionalismo das Forças Armadas do Brasil em Operações de Paz Por Adriana Fortes

2 Brasília, 17/11/ A última agenda do ministro da Defesa, Raul Jungmann, em Vancouver (Canadá), na quarta-feira (15), foi uma reunião com o subsecretário-geral das Nações Unidas (ONU) para Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix. Jungmann explicou ao representante da ONU que a próxima missão de paz das tropas brasileiras deverá ser definida pela Presidência da República e pelo Congresso Nacional. Lacroix reconheceu o sucesso do Brasil na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) e disse que a organização precisa de países que tenham uma capacidade mais robusta para enfrentar os desafios da manutenção da paz. Nós acreditamos que o Brasil tem potencial e experiência, afirmou ele. O subsecretário também disse que o nível de profissionalismo das tropas brasileiras é muito elevado e espera poder contar com este apoio para as próximas operações, já que para a ONU ficou bem claro que o Brasil fez a diferença nos 13 anos em que passou no Haiti. Nós temos vários casos, em particular na República Centro Africana, em que precisamos de um grau de efetividade muito alto. Contamos muito com o apoio do Brasil, conclui Lacroix. O ministro da Defesa brasileiro participou da Reunião Ministerial de Defesa das Nações Unidas para a Manutenção da Paz, que ocorreu também no dia 15. O encontro reuniu cerca de 80 países, dos quais pelo menos 30 foram representados por ministros da Defesa. Durante o evento, foram discutidas estratégias que tornassem as operações de manutenção da paz mais ágeis, mais eficazes e mais focadas no campo. Fonte: Ministério da Defesa Data da publicação: 17 de novembro Link:

3 Marinha do Brasil promoverá Seminário Internacional sobre os 13 anos do Brasil na MINUSTAH* Brasília, 16/11/2017 A Marinha do Brasil promoverá, nos dias 28 e 29 deste mês, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional "13 Anos do Brasil na MINUSTAH: Lições aprendidas e novas perspectivas". O evento tem a parceria da Organização das Nações Unidas (ONU), da Academia Brasileira de Letras (ABL) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Os interessados podem consultar o site: No primeiro dia (28) do Seminário está prevista palestra com o secretário-geral adjunto das Operações de Manutenção da Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), Jean Pierre Lacroix. O comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira realizará a abertura do Seminário, às 9h. O evento marca o término da participação brasileira na missão de paz no Haiti, ocorrida em outubro último, e contará com a análise da atuação dos contingentes, identificará as lições aprendidas e irá apresentar as perspectivas futuras para as Operações de Paz do Brasil. Fazem parte da programação, os painéis: Os primeiros desafios: o planejamento e o início da missão ; A MINUSTAH e a questão do uso da força ; A logística do Brasil na MINUSTAH ; O preparo das operações de paz contemporâneas ; entre outros. O seminário é organizado pelo Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), Escola de Operações de Paz de Caráter Naval (EsOpPazNav) e Global South Unit for Mediation (GSUM), e conta ainda com o apoio do Exército Brasileiro (EB), Força Aéra Brasileira (FAB), Escola Superior de

4 Guerra (ESG), Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), Escola de Guerra Naval (EGN) e Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM). Serviço: Seminário Internacional "13 Anos do Brasil na MINUSTAH: Lições aprendidas e novas perspectivas" Data: 28 e 29/11 Local: Ilha do Governador (Rio de Janeiro) Informações: / contato@semhaiti13.com.br Fonte: Ministério da Defesa Data da publicação: 16 de novembro Link: Moscou quer vender MiG-35 para mais de 30 países* A Rússia está visando vendas de exportação de pelo menos US$ 10 bilhões para o novo caça MiG-35, o jato mais avançado do país, já que se prepara para oferecer a aeronave comercialmente no próximo ano. As negociações estão em andamento com mais de 30 países que voam o MiG-29 mais velho sobre a atualização de suas frotas existentes ou a adição de aviões extras, disse Ilya Tarasenko, diretor-geral da Russian Aircraft Corp. MiG, colocando um valor para as ambições de vendas para o avião pela primeira vez. O alvo de exportação para a aeronave, que está sendo submetido a testes, não inclui fluxo de caixa antecipado de contratos de manutenção relacionados e suporte pósgarantia, disse Tarasenko em uma entrevista no Dubai Airshow.

5 Falando através de um intérprete, ele acrescentou que o alcance do MiG-35, maior carga de armas e assinatura de radar reduzida o tornam ideal para países do Oriente Médio. A aeronave é um desenvolvimento do MiG-29 e, fora da Rússia, até agora ganhou encomendas do Egito. Uma iteração anterior do modelo perdeu uma grande encomenda da Índia, embora os planos de comercializar o avião por lá para atender a requisitos adicionais tenham sido revividos. Fonte: Poder Aéreo Data da publicação: 16 de novembro Link: 30-paises/ Brasil enviará mil soldados a missão da ONU na República Centro-Africana Por Ligia Hougland O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse, nesta quinta-feira, durante visita a Washington, que o Brasil deverá enviar um batalhão de homens e mulheres para a missão de paz na República Centro-Africana. "O Brasil gostaria de assumir o comando, mas a palavra final é da ONU. Mesmo sem o comando o Brasil vai participar, pois temos responsabilidades globais com a estabilidade e a paz no mundo", declarou o ministro.

6 Nesta quarta, Jungmann foi a Vancouver, no Canadá, para participar da conferencia das missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). O ministro também disse que, mesmo tendo passado 36 mil homens e mulheres pela missão de paz brasileira, nunca houve uma acusação de abuso sexual. "Isso me dá muito orgulho como brasileiro", declarou. No início da semana, ele se reuniu com Thomas Shannon, subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos EUA e ex-embaixador americano em Brasília. Jungmann informou o americano sobre a intenção do Brasil de criar uma autoridade sulamericana de segurança para combater o crime organizado nas regiões de fronteira. O foco do encontro, porém, foi a base espacial de Alcântara, no Maranhão. Segundo o ministro, a participação dos EUA no projeto "faz sentido", mas disse que a base não será exclusiva de país algum. "Estamos trabalhando no sentindo de ampliar a área para que outras plataformas possam existir. Participarão os países que tenham interesse e que sejam do interesse do Brasil." HUCK Membro do PPS, Jungmann disse apoiar uma hipotética candidatura do apresentador Luciano Huck por seu partido. "Tenho felicidade quando vejo qualquer pessoa entrar na vida política, sobretudo jovem. Ele tem potencial". O ministro lembrou que a popularidade do apresentador é alta, o que poderia ajudar sua possível eleição, apesar do preconceito de algumas pessoas por ele ser um apresentador. "Mas eleição ou é previsível ou é democrática", disse.

7 Nesta sexta, o ministro fará uma palestra no Fórum de Líderes Globais, evento organizado pelo Center for Strategic and International Studies (CSIS), uma think tank sediada em Washington, onde ele apresentará a estratégia de defesa do país e discutirá os desafios da indústria em âmbitos regional e global, além do atual relacionamento entre Estados Unidos e Brasil nesse setor. Fonte: Folha de São Paulo Data da publicação: 17 de novembro Link: Ministro da Defesa diz que Brasil pretende fazer acordo para explorar Alcântara Israel, França, China e Rússia já manifestaram interesse no centro de lançamento de satélites no Maranhão; negociação mais importante ocorre com os Estados Unidos Por Cláudia Trevisan Washington - O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse nesta quinta-feira, 16, em Washington que o Brasil pretende fazer acordo com vários países para a exploração do centro de lançamento de satélites de Alcântara, no Maranhão. Ninguém terá o monopólio de Alcântara, afirmou, depois de destacar que Israel, França, China e Rússia manifestaram interesse no projeto.

8 A negociação mais importante ocorre com os Estados Unidos, que detêm a tecnologia de cerca de 80% dos componentes usados na fabricação de satélites em todo o mundo. Em meados do ano, Jungmann encaminhou ao governo americano uma proposta de acordo de salvaguardas para proteção dessa tecnologia. Na segunda-feira, o ministro discutiu o assunto com Thomas Shannon, subsecretário de Assuntos Políticos do Departamento de Estado, órgão que analisa o texto apresentado pelo Brasil. Perguntado sobre a posição de Shannon, Jungmann evitou uma resposta direta. Eles sabem que essa é a nossa perspectiva. A grande dúvida é saber se os americanos concordarão em participar de Alcântara ao lado de outros países, em especial China e Rússia. O ministro disse que o setor privado dos EUA tem interesse no projeto e pressiona o governo a participar. Entregar a um só país é criar dependência. De acordo com ele, a brasileira Embraer indicou que gostaria de explorar o centro em parceria. No desenho brasileiro, cada país poderia ter sua própria plataforma de lançamento dentro da base de Alcântara. O ministro reconheceu que a falta de acordo com os Estados Unidos dificultará a exploração do centro, mas não inviabilizará a participação de outros países. Antes de embarcar para os Estados Unidos, o ministro disse que se encontrou com o embaixador da China no Brasil para discutir uma eventual parceria em Alcântara. Fonte: O Estado de São Paulo Data da publicação: 17 de novembro Link: * Não mencionado o autor no texto.

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG*

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Brasília, 18/05/2016 A nova geração da aeronave de combate Gripen E/NG foi apresentada nesta quarta-feira, em Linköping, na Suécia, em cerimônia

Leia mais

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 FOTO BRABAT 26 Por major Sylvia Martins Porto Príncipe (Haiti), 01/09/2017 A cerimônia na noite desta quinta-feira (31),

Leia mais

Ministro da Defesa visita Comando-em-Chefe da Esquadra*

Ministro da Defesa visita Comando-em-Chefe da Esquadra* Ministro da Defesa visita Comando-em-Chefe da Esquadra* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, visitou, nesta quarta-feira (1), o Comando-em- Chefe da Esquadra, organização militar que coordena quase a totalidade

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, prepara nacionais e estrangeiros para as missões da

Leia mais

Público participará, gratuitamente, da RIDEX*

Público participará, gratuitamente, da RIDEX* Público participará, gratuitamente, da RIDEX* Feira de Defesa, Segurança e Offshore A primeira edição da RIDEX acontecerá no Rio de Janeiro e as inscrições começaram nesta segunda-feira (16). Vivendo uma

Leia mais

Brazil Cyber Defence discute segurança e defesa cibernética no mundo

Brazil Cyber Defence discute segurança e defesa cibernética no mundo Brazil Cyber Defence discute segurança e defesa cibernética no mundo Por Roberto Caiafa Em Brasília, evento inédito reúne grandes nomes nacionais e internacionais para debater a questão da segurança cibernética.

Leia mais

Jungmann recebe grupo de empresários norte-americanos do setor aeroespacial

Jungmann recebe grupo de empresários norte-americanos do setor aeroespacial Jungmann recebe grupo de empresários norte-americanos do setor aeroespacial Por Alexandre Gonzaga Brasília, 15/12/2017 - Uma delegação de empresários do setor aeroespacial norteamericano, liderados pela

Leia mais

Ágata: Mais de 11 mil militares e 33 agências governamentais atuam no combate ao crime nas fronteiras

Ágata: Mais de 11 mil militares e 33 agências governamentais atuam no combate ao crime nas fronteiras Ágata: Mais de 11 mil militares e 33 agências governamentais atuam no combate ao crime nas fronteiras Po Alexandre Gonzaga - Ascom A 11ª edição da Operação Ágata, de combate ao crime transfronteiriço,

Leia mais

Ministro Jungmann recebe embaixadora norte-americana*

Ministro Jungmann recebe embaixadora norte-americana* Ministro Jungmann recebe embaixadora norte-americana* Ascom O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu nesta quarta-feira (15) a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde. Na oportunidade,

Leia mais

Brasil e Argentina discutem estratégias de combate ao crime organizado transnacional. Por Adriana Fortes

Brasil e Argentina discutem estratégias de combate ao crime organizado transnacional. Por Adriana Fortes Brasil e Argentina discutem estratégias de combate ao crime organizado transnacional Por Adriana Fortes Vancouver (Canadá), 15/11/2017 - Na manhã desta quarta-feira (15), em Vancouver, no Canadá, o ministro

Leia mais

Militares da Marinha e do Exército participam de ação de presença no Haiti*

Militares da Marinha e do Exército participam de ação de presença no Haiti* Militares da Marinha e do Exército participam de ação de presença no Haiti* Militares do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (Brabat), do Exército Brasileiro e do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais

Leia mais

Ministro Jungmann diz que negocia orçamento plurianual para as Forças Armadas. Por Roberto Cordeiro

Ministro Jungmann diz que negocia orçamento plurianual para as Forças Armadas. Por Roberto Cordeiro Ministro Jungmann diz que negocia orçamento plurianual para as Forças Armadas Por Roberto Cordeiro Para uma plateia de investidores e empresários nacionais e estrangeiros, o ministro da Defesa, Raul Jungmann,

Leia mais

Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar

Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar Por Adriana Fortes Doha (Catar), 05/12/17 - Na manhã da segunda-feira (4), o ministro Raul Jungmann foi recebido pelo emir do Catar, o xeque Tamim

Leia mais

China adverte 2 navios de guerra americanos no mar da China Meridional 1

China adverte 2 navios de guerra americanos no mar da China Meridional 1 China adverte 2 navios de guerra americanos no mar da China Meridional 1 Marinheiros da Marinha dos EUA a bordo do Antietam, um cruzador de mísseis guiados no Mar das Filipinas, em março. Foto Sarah Myers/Marinha

Leia mais

Oficiais generais recém-promovidos são recebidos pelo presidente Temer*

Oficiais generais recém-promovidos são recebidos pelo presidente Temer* Oficiais generais recém-promovidos são recebidos pelo presidente Temer* O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Defesa, Raul Jungmann, receberam, na tarde desta quinta-feira, no Palácio

Leia mais

Jungmann apresenta ao presidente Temer a revisão dos documentos da Defesa

Jungmann apresenta ao presidente Temer a revisão dos documentos da Defesa Jungmann apresenta ao presidente Temer a revisão dos documentos da Defesa Por Alexandre Gonzaga O ministro da Defesa, Raul Jungmann, apresentou nesta quinta-feira (29) ao presidente da República Michel

Leia mais

Abertas inscrições para XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN)*

Abertas inscrições para XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN)* Abertas inscrições para XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN)* Estão abertas as inscrições para o XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN). O objetivo do evento é promover a

Leia mais

Israel recebe dois primeiros caças F-35*

Israel recebe dois primeiros caças F-35* Israel recebe dois primeiros caças F-35* Israel recebeu no dia 12.12.16 seus dois primeiros aviões F-35 Lightning II, tornando-se o único país do Oriente Médio a possuir um caça de quinta geração. A Força

Leia mais

Aviso de Pauta: Ministro da Defesa recebe ministro da Integração para lançamento de Sistema capaz de prever enchentes na Amazônia Legal*

Aviso de Pauta: Ministro da Defesa recebe ministro da Integração para lançamento de Sistema capaz de prever enchentes na Amazônia Legal* Aviso de Pauta: Ministro da Defesa recebe ministro da Integração para lançamento de Sistema capaz de prever enchentes na Amazônia Legal* Nesta terça-feira (29), às 11h, o ministro da Defesa, Raul Jungmann,

Leia mais

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas A última quarta-feira foi de intensa movimentação no Palácio do Planalto para a definição dos novos comandantes das Forças Armadas. Ministério da Defesa

Leia mais

Ministro Jungmann participa de seminário sobre a retomada do crescimento realizado no BNDES*

Ministro Jungmann participa de seminário sobre a retomada do crescimento realizado no BNDES* Ministro Jungmann participa de seminário sobre a retomada do crescimento realizado no BNDES* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou nesta quarta-feira (14) da abertura do fórum nacional "Investindo

Leia mais

Introdução ao Centro de Estudos Estratégicos de África

Introdução ao Centro de Estudos Estratégicos de África Introdução ao Centro de Estudos Estratégicos de África Impacto pelo Conhecimento Mandato Iniciativa dos Centros Regionais Centro Europeu de Estudos de Segurança Centro de Estudos Estratégicos do Médio

Leia mais

Raul Jungmann participa de Cerimônia de Sanção do PLC 147

Raul Jungmann participa de Cerimônia de Sanção do PLC 147 Raul Jungmann participa de Cerimônia de Sanção do PLC 147 Por Major Sylvia Martins Brasília, 18/12/2017 O ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou de cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília,

Leia mais

Presidente Temer assina decretos de promoção e movimentação de oficiais generais*

Presidente Temer assina decretos de promoção e movimentação de oficiais generais* Presidente Temer assina decretos de promoção e movimentação de oficiais generais* O ministro Raul Jungmann reuniu-se, nesta quarta-feira (27), com o presidente em exercício, Michel Temer, para assinatura

Leia mais

Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021*

Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021* Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021* Por Ascom Os ministros da Defesa e das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai se reuniram em Assunção, nesta segunda-feira (4), para prorrogar, por

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE APRESENTAÇÃO DO SEMINDE Histórico: Em busca da ampliação e descentralização da Base Industrial de Defesa do Brasil, de acordo com a Estratégia Nacional de Defesa, lideranças civis e militares estão trabalhando

Leia mais

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas AFP GETTY IMAGES- Acordo entre os EUA e a Arábia Saudita prevê um pacote de defesa de US$ 110 bilhões Não foi à toa que o presidente americano, Donald

Leia mais

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Os aviões-radares E-99, que são estratégicos para as atividades de defesa do espaço aéreo, ganham novos sistemas que chegam a duplicar a capacidade

Leia mais

Corveta Barroso parte pela segunda vez para o Líbano*

Corveta Barroso parte pela segunda vez para o Líbano* Corveta Barroso parte pela segunda vez para o Líbano* Familiares e amigos dos militares que compõem a tripulação da "Barroso" estiveram neste domingo (06), na Base Naval, em Niterói, para acompanhar o

Leia mais

Ministro debate prioridades da Defesa com Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado* Ascom

Ministro debate prioridades da Defesa com Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado* Ascom Ministro debate prioridades da Defesa com Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado* Ascom Brasília, 17/05/2016 O ministro da Defesa, Raul Jungmann, se reuniu nesta terça-feira com os presidentes

Leia mais

Governo Federal contingencia R$ 5,9 bilhões*

Governo Federal contingencia R$ 5,9 bilhões* Governo Federal contingencia R$ 5,9 bilhões* O Governo Federal anunciou ontem contingenciamento de R$ 5,9 bilhões e remanejamento de R$ 2,2 bilhões do orçamento deste ano. Com isso, chega a R$ 44,9 bilhões

Leia mais

Bruna Furlan discute prioridades da Aeronáutica com o Alto Comando da Força Aérea

Bruna Furlan discute prioridades da Aeronáutica com o Alto Comando da Força Aérea Bruna Furlan discute prioridades da Aeronáutica com o Alto Comando da Força Aérea Por Marcelo Rech O Alto Comando da Aeronáutica discutiu as prioridades da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta terça-feira,

Leia mais

Departamento da Indústria de Defesa - COMDEFESA. Balanço das Atividades COMDEFESA 2015

Departamento da Indústria de Defesa - COMDEFESA. Balanço das Atividades COMDEFESA 2015 Departamento da Indústria de Defesa - COMDEFESA Balanço das Atividades COMDEFESA 2015 FEVEREIRO Pauta 1: Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias Palestrante: Renato Gerundio de Azevedo,

Leia mais

Introdução ao Centro de Estudos Estratégicos de África

Introdução ao Centro de Estudos Estratégicos de África Introdução ao Centro de Estudos Estratégicos de África Impacto por meio de conhecimento Mandato Iniciativa dos Centros Regionais Centro Europeu de Estudos de Segurança Centro de Estudos Estratégicos do

Leia mais

Congresso reúne-se hoje para votar oito vetos presidenciais*

Congresso reúne-se hoje para votar oito vetos presidenciais* Congresso reúne-se hoje para votar oito vetos presidenciais* Parlamentares reúnem-se em sessão conjunta do Congresso Nacional na terça-feira (23) para votar oito vetos presidenciais. Depois de destrancar

Leia mais

Público participará, gratuitamente, da RIDEX*

Público participará, gratuitamente, da RIDEX* Público participará, gratuitamente, da RIDEX* Feira de Defesa, Segurança e Offshore A primeira edição da RIDEX acontecerá no Rio de Janeiro e as inscrições começaram nesta segunda-feira (16). Vivendo uma

Leia mais

CATÁLOGO COMERCIAL JUN 2017 BRASÍLIA BRASIL REALIZAÇÃO. uma divisão da Prospectare Brasil

CATÁLOGO COMERCIAL JUN 2017 BRASÍLIA BRASIL  REALIZAÇÃO. uma divisão da Prospectare Brasil CATÁLOGO COMERCIAL 20-22 JUN 2017 BRASÍLIA BRASIL WWW.CSTMEXPO.COM REALIZAÇÃO uma divisão da Prospectare Brasil 20-22 DE JUNHO DE 2017 BRASÍLIA BRASIL Em sua sexta edição, a Conferência de Simulação e

Leia mais

PROGRAMAÇÃO: 09:00 às 13:00 SEMINDE Acadêmico - Apresentação de Artigos. 09:30 às 12:00 III Rodada de Negócios do APL Polo de Defesa e Segurança

PROGRAMAÇÃO: 09:00 às 13:00 SEMINDE Acadêmico - Apresentação de Artigos. 09:30 às 12:00 III Rodada de Negócios do APL Polo de Defesa e Segurança PROGRAMAÇÃO: 08/11 - QUARTA-FEIRA 09:00 às 13:00 SEMINDE Acadêmico - Apresentação de Artigos 09:30 às 12:00 III Rodada de Negócios do APL Polo de Defesa e Segurança 13:00 CREDENCIAMENTO 14:00 - MESA DE

Leia mais

Ministro Jungmann inspeciona atividades da Operação Carro- Pipa e obras de transposição do São Francisco*

Ministro Jungmann inspeciona atividades da Operação Carro- Pipa e obras de transposição do São Francisco* Ministro Jungmann inspeciona atividades da Operação Carro- Pipa e obras de transposição do São Francisco* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, verificará nesta quarta-feira (08) as atividades da Operação

Leia mais

IV Conferência Internacional do Forte de Copacabana. Segurança Internacional Um Diálogo Europa América do Sul

IV Conferência Internacional do Forte de Copacabana. Segurança Internacional Um Diálogo Europa América do Sul IV Conferência Internacional do Forte de Copacabana Segurança Internacional Um Diálogo Europa América do Sul Rio de Janeiro, 15 e 16 de novembro de 2007 Programa Quinta-feira, 15 de novembro de 2007 12:00h

Leia mais

Ministro da Defesa participa de debate na FIESP sobre o fortalecimento da indústria de defesa*

Ministro da Defesa participa de debate na FIESP sobre o fortalecimento da indústria de defesa* Ministro da Defesa participa de debate na FIESP sobre o fortalecimento da indústria de defesa* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve nesta segunda-feira (7), na Federação das Indústrias do Estado

Leia mais

Militares da Marinha se preparam para participar de missão no Líbano*

Militares da Marinha se preparam para participar de missão no Líbano* Militares da Marinha se preparam para participar de missão no Líbano* Durante uma semana, 20 militares do futuro Estado-Maior da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM-UNIFIL) participaram de palestras preparatórias

Leia mais

Secretaria de Produtos de Defesa tem novo titular*

Secretaria de Produtos de Defesa tem novo titular* Secretaria de Produtos de Defesa tem novo titular* Tomou posse nesta terça-feira (28) o novo secretário de Produtos de Defesa (Seprod), o economista Flávio Augusto Corrêa Basílio, sucedendo o brigadeiro

Leia mais

Após a eleição presidencial nos EUA: o futuro da segurança hemisférica e internacional Hotel JW Marriott Rio de Janeiro, 20 e 21 de Novembro de 2008

Após a eleição presidencial nos EUA: o futuro da segurança hemisférica e internacional Hotel JW Marriott Rio de Janeiro, 20 e 21 de Novembro de 2008 V Conferência do Forte de Copacabana Segurança Internacional Um Diálogo Europa-América do Sul Após a eleição presidencial nos EUA: o futuro da segurança hemisférica e internacional Hotel JW Marriott Rio

Leia mais

Defesa e Relações Exteriores discutem agenda internacional

Defesa e Relações Exteriores discutem agenda internacional Defesa e Relações Exteriores discutem agenda internacional Por Alexandre Gonzaga Os ministros Raul Jungmann (Defesa) e Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) presidiram, ontem (29), a 3ª Reunião

Leia mais

Chile quer aprofundar intercâmbio na área de defesa*

Chile quer aprofundar intercâmbio na área de defesa* Chile quer aprofundar intercâmbio na área de defesa* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu nesta quinta-feira (06) o embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica. Na audiência, o embaixador

Leia mais

Brasil avança na parceria com a Suécia

Brasil avança na parceria com a Suécia Brasil avança na parceria com a Suécia Por Rossini Barreira Estocolmo, 13/06/2017 - Os ministros da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, e da Suécia, Peter Hultqvist, reuniram-se hoje, em Estocolmo, para discutir

Leia mais

30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL apresenta CONFERÊNCIA MAGNA 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL REALIZAÇÃO APOIO FUTURO TENDÊNCIA INOVAÇÃO A Unità Faculdade nasceu em 2017 já trazendo consigo a experiência de mais de 20 anos no mercado das

Leia mais

VII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana - Um diálogo Europa - América do Sul

VII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana - Um diálogo Europa - América do Sul RELATÓRIO VII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana - Um diálogo Europa - América do Sul Desafios Atuais para o Desarmamento e as Missões de Paz na Agenda Política Em 2010, a Conferência

Leia mais

Defesa e Relações Exteriores buscam agenda comum e ampliação de parcerias*

Defesa e Relações Exteriores buscam agenda comum e ampliação de parcerias* Defesa e Relações Exteriores buscam agenda comum e ampliação de parcerias* Os ministros Raul Jungmann, da Defesa, e José Serra, das Relações Exteriores, deram início à definição de uma agenda comum entre

Leia mais

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos*

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* 12 de julho de 2016. Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* Brasil exportará urânio enriquecido pela primeira vez* Farnborough Air Show 2016: Embraer

Leia mais

Agenda do Papa nos EUA inclui desafios políticos e religiosos

Agenda do Papa nos EUA inclui desafios políticos e religiosos Durante os seis dias de visita aos Estados Unidos, o papa Francisco terá uma agenda política e religiosa diversificada. Ele deve tentar avançar no tema das relações com Cuba, intercedendo pelo fim do embargo

Leia mais

Missão Empresarial. Brasil - Moçambique. Realização:

Missão Empresarial. Brasil - Moçambique. Realização: Missão Empresarial Brasil - Moçambique Realização: Apoio: Objetivo Apresentar oportunidades de negócios; Auxiliar a entrada de empresas Brasileiras no mercado Africano; Favorecer o Intercâmbio cultural;

Leia mais

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS)

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) O TUIUTI 1 ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) - ACADEMIA GENERAL RINALDO PEREIRA DA CÂMARA - E DO INSTITUTO DE HISTÓRIA

Leia mais

Ministro da Defesa participa de transmissão de cargo da Chefia de Operações Conjuntas*

Ministro da Defesa participa de transmissão de cargo da Chefia de Operações Conjuntas* Ministro da Defesa participa de transmissão de cargo da Chefia de Operações Conjuntas* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou hoje (22) da solenidade de transmissão de cargo do Chefe de Operações

Leia mais

Ministério da Defesa comemora seu 18º aniversário*

Ministério da Defesa comemora seu 18º aniversário* Ministério da Defesa comemora seu 18º aniversário* O ministro da Defesa Raul Jungmann, participou na terça-feira (06), da cerimônia em comemoração aos 18 anos do Ministério da Defesa (MD). A solenidade

Leia mais

Bolívia tem interesse em adquirir aviões Super Tucano

Bolívia tem interesse em adquirir aviões Super Tucano Bolívia tem interesse em adquirir aviões Super Tucano Por Alexandre Gonzaga O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu nesta quinta-feira (17) o seu homólogo da Bolívia, ministro Reymi Luis Ferreira

Leia mais

Essa Assembléia não tem como objetivo discutir as questões relacionadas à Negociação Coletiva que está em andamento.

Essa Assembléia não tem como objetivo discutir as questões relacionadas à Negociação Coletiva que está em andamento. Essa Assembléia não tem como objetivo discutir as questões relacionadas à Negociação Coletiva que está em andamento. Na próxima terça-feira (19), o Sindicato dos Farmacêuticos de Mato Grosso, realizará

Leia mais

EMBRAER ENTREGA 28 JATOS COMERCIAIS E 18 EXECUTIVOS NO 3º TRI Carteira de pedidos firmes a entregar registra aumento de USD 200 milhões no período

EMBRAER ENTREGA 28 JATOS COMERCIAIS E 18 EXECUTIVOS NO 3º TRI Carteira de pedidos firmes a entregar registra aumento de USD 200 milhões no período EMBRAER ENTREGA 28 JATOS COMERCIAIS E 18 EXECUTIVOS NO 3º TRI de pedidos firmes a entregar registra aumento de USD 200 milhões no período São José dos Campos SP, Brasil, 17 de outubro de 2011 A Embraer

Leia mais

Regras Especiais de Procedimento para o Gabinete de Crises da Presidência da República Federativa do Brasil (Gabcrises)

Regras Especiais de Procedimento para o Gabinete de Crises da Presidência da República Federativa do Brasil (Gabcrises) Regras Especiais de Procedimento para o Gabinete de Crises da Presidência da República Federativa do Brasil (Gabcrises) 1. Representações As representações do Gabinete serão em duplas. 2. Data de início

Leia mais

Brasil e Reino Unido:

Brasil e Reino Unido: Relatório Setembro 2016 Brasil e Reino Unido: Perspectivas atuais e futuras sobre a manutenção da paz BHR Luke Brasil e Reino Unido: Perspectivas atuais e futuras sobre a manutenção da paz Rio de Janeiro,

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia Prof. Marcelo Saraiva Ásia Afeganistão A invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos ocorreu após os ataques de 11 de setembro no final

Leia mais

Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1

Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1 Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1 Equipamento ExpeditionDI para simulação e treinamento da infantaria A busca pelo incremento das atividades de adestramento, aprimoramento

Leia mais

Companhia de Engenharia de Força de Paz - Haiti

Companhia de Engenharia de Força de Paz - Haiti Companhia Engenharia Força Paz - Haiti A Engenharia da Paz Informativo quinzenal da Cia E F Paz - Haiti 10º Contingente Porto Príncipe - Haiti, 1º Junho 10 - Ano V - Nr 70 Contingente recebe a medalha

Leia mais

Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH

Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH Há mais de 10 anos, 5.900 membros das Forças Armadas do Chile se esforçam para devolver segurança, autonomia e paz

Leia mais

Nota complementar da Marinha sobre a avaria no NDD Ceará (G 30)

Nota complementar da Marinha sobre a avaria no NDD Ceará (G 30) Nota complementar da Marinha sobre a avaria no NDD Ceará (G 30) MARINHA DO BRASIL CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA NOTA À IMPRENSA Brasília-DF, 2 de maio de 2015. Avaria no Navio de Desembarque-Doca

Leia mais

Rio 2016: Ministro da Defesa garante ambiente seguro e pacífico em encontro com imprensa internacional*

Rio 2016: Ministro da Defesa garante ambiente seguro e pacífico em encontro com imprensa internacional* Rio 2016: Ministro da Defesa garante ambiente seguro e pacífico em encontro com imprensa internacional* O Brasil está pronto para oferecer um ambiente seguro e pacífico, tal qual como foi demandado pelo

Leia mais

Aviso de Pauta: Cerimônia pela posse do ministro da Defesa Raul Jungmann*

Aviso de Pauta: Cerimônia pela posse do ministro da Defesa Raul Jungmann* Aviso de Pauta: Cerimônia pela posse do ministro da Defesa Raul Jungmann* Ascom Brasília, 16/05/2016 - Nesta segunda-feira (16), às 15h30, será realizada, no Clube da Aeronáutica de Brasília, a cerimônia

Leia mais

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação Memorando de Entendimento sobre a Promoção da Cooperação da Capacidade Produtiva do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) Os Ministérios

Leia mais

Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária

Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária Líderes de alto escalão das forças armadas de 10 países reuniram-se no Chile para discutir a melhor forma de prestar assistência pan-regional em caso de

Leia mais

Luciano Coutinho Presidente

Luciano Coutinho Presidente Panorama e Oportunidades da Indústria de Defesa no Brasil Seminário: As oportunidades da indústria de defesa e a segurança para o Brasil e a região do ABC São Bernardo do Campo, 20 de outubro de 2011 Luciano

Leia mais

BtlCtaetatDAAe realiza lançamento do míssil Mistral*

BtlCtaetatDAAe realiza lançamento do míssil Mistral* BtlCtaetatDAAe realiza lançamento do míssil Mistral* O Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea (BtlCtaetatDAAe) realizou, no dia 29 de maio, na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro (RJ),

Leia mais

F-X2: MD reafirma expectativa de assinar contrato até o fim do ano

F-X2: MD reafirma expectativa de assinar contrato até o fim do ano F-X2: MD reafirma expectativa de assinar contrato até o fim do ano Amorin disse que receberá nos próximos dias representante do governo da Suécia para discutir detalhes da parceria entre brasileiros e

Leia mais

LAAD 2017: BNDES garantirá linha de crédito internacional para produtos de defesa*

LAAD 2017: BNDES garantirá linha de crédito internacional para produtos de defesa* LAAD 2017: BNDES garantirá linha de crédito internacional para produtos de defesa* A presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Sílvia Bastos Marques, anunciou nesta

Leia mais

Ministro Jungmann entrega Medalha do Mérito Desportivo Militar*

Ministro Jungmann entrega Medalha do Mérito Desportivo Militar* Ministro Jungmann entrega Medalha do Mérito Desportivo Militar* Em cerimônia no III Comando Aéreo Regional (COMAR), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, entregou nesta sexta-feira (17), a Medalha do Mérito

Leia mais

Satélite brasileiro SGDC será lançado pelo foguete Ariane 5 no próximo mês de março*

Satélite brasileiro SGDC será lançado pelo foguete Ariane 5 no próximo mês de março* Satélite brasileiro SGDC será lançado pelo foguete Ariane 5 no próximo mês de março* São Paulo, 3 de fevereiro de 2016 O Satélite Geoestacionário para Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de duplo

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA

MINISTÉRIO DA DEFESA MINISTÉRIO DA DEFESA OBJETIVO Apresentar à audiência a situação da Indústria de Defesa brasileira, bem como as ações desenvolvidas pela Secretaria (SELOM). de Logística e Mobilização SUMÁRIO INTRODUÇÃO

Leia mais

EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa

EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa São José dos Campos, 9 de abril de 2010 A Embraer encerrou

Leia mais

Jungmann discute a agenda de Defesa na Câmara dos Deputados*

Jungmann discute a agenda de Defesa na Câmara dos Deputados* Jungmann discute a agenda de Defesa na Câmara dos Deputados* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve na manhã desta terça-feira (22) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDEN) da

Leia mais

Satélite de alta resolução irá reforçar segurança dos Jogos Rio Por Lane Barreto

Satélite de alta resolução irá reforçar segurança dos Jogos Rio Por Lane Barreto Satélite de alta resolução irá reforçar segurança dos Jogos Rio 2016 Por Lane Barreto O ministro da Defesa, Raul Jungmann, reforçou, em entrevista coletiva à impressa nessa segunda-feira (20), que o País

Leia mais

EMBRAER FECHA 2010 COM 246 JATOS ENTREGUES Valor da carteira de pedidos firmes a entregar voltar a crescer e atinge US$ 15,6 bilhões

EMBRAER FECHA 2010 COM 246 JATOS ENTREGUES Valor da carteira de pedidos firmes a entregar voltar a crescer e atinge US$ 15,6 bilhões EMBRAER FECHA 2010 COM 246 JATOS ENTREGUES Valor da carteira de pedidos firmes a entregar voltar a crescer e atinge US$ 15,6 bilhões São José dos Campos, 17 de janeiro de 2011 A Embraer entregou 92 jatos

Leia mais

Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015

Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015 Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015 08 de janeiro Cerimônia de transmissão do cargo de Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo A solenidade realizada

Leia mais

CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS. Profissão: Militar da Aeronáutica atualmente reformado no Posto de Maj. Brig. do Ar 2.

CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS. Profissão: Militar da Aeronáutica atualmente reformado no Posto de Maj. Brig. do Ar 2. CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Nome: Umberto de Campos Carvalho Netto Filiação: Serafim Nunes Netto e Iria Carvalho Netto Naturalidade: Jaguari Rio Grande do Sul Profissão: Militar da Aeronáutica atualmente

Leia mais

GERAL (/NOTICIAS/GERAL) 29/09/16-07:58

GERAL (/NOTICIAS/GERAL) 29/09/16-07:58 GERAL (/NOTICIAS/GERAL) 29/09/16-07:58 Brasil vai questionar EUA na OMC por sobretaxas a importação de aço laminado (/noticias/geral/35916- brasil-vai-questionareua-na-omc-porsobretaxas-aimportacao-de-acolaminado)

Leia mais

EUA: consolidação da base industrial de defesa*

EUA: consolidação da base industrial de defesa* EUA: consolidação da base industrial de defesa* O desenvolvimento tecnológico nos Estados Unidos da América tem sido historicamente relacionado com as políticas industriais de defesa. Às vezes, as novas

Leia mais

Governo federal libera R$ 100 milhões para Defesa utilizar nas GLOs e varreduras em presídios*

Governo federal libera R$ 100 milhões para Defesa utilizar nas GLOs e varreduras em presídios* Governo federal libera R$ 100 milhões para Defesa utilizar nas GLOs e varreduras em presídios* O governo federal editou Medida Provisória nº 769 em que abre crédito extraordinário de R$ 100 milhões para

Leia mais

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35*

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* De acordo com fontes da imprensa de Israel, a Força Aérea daquele país planeja alcançar o status operacional pleno de seus aviões de combate Lockheed Martin

Leia mais

C O N V I T E. Anápolis Goiás, julho de ANASTACIOS APOSTOLOS DAGIOS Presidente

C O N V I T E. Anápolis Goiás, julho de ANASTACIOS APOSTOLOS DAGIOS Presidente C O N V I T E O Comitê da Indústria de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Estado de Goiás COMDEFESA-GOIÁS e a Associação Comercial e Industrial de Anápolis ACIA têm a honra de convidar para

Leia mais

Ministro Jungmann visita Censipam*

Ministro Jungmann visita Censipam* Ministro Jungmann visita Censipam* Na manhã desta quarta-feira (19), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve na sede do Centro Gestor e Operacional de Proteção da Amazônia (Censipam) e conheceu seus

Leia mais

MECANISMOS E INSTITUIÇÕES DE FISCALIZAÇÃO

MECANISMOS E INSTITUIÇÕES DE FISCALIZAÇÃO CENTRO ÁFRICA DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS WORKSHOP DE ESTRATÉGIA DE SEGURANÇA NACIONAL DE 2019 GABORONE, BOTSWANA MECANISMOS E INSTITUIÇÕES DE FISCALIZAÇÃO FRITZ BAFFOUR Ex-presidente do Comité Parlamentar

Leia mais

Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos*

Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos* Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu nesta terça-feira (05) uma delegação de parlamentares italianos, com o objetivo de aprofundar

Leia mais

A Pressão de Michel Martelly para a Restauração do Exército Haitiano Levanta Questionamentos

A Pressão de Michel Martelly para a Restauração do Exército Haitiano Levanta Questionamentos A Pressão de Michel Martelly para a Restauração do Exército Haitiano Levanta Questionamentos Quase dois anos após o terremoto de magnitude 7.0 devastar Porto Príncipe, o presidente haitiano Michel Martelly

Leia mais

Embraer entrega 20 jatos comerciais e 12 executivos no 1º trimestre de 2015

Embraer entrega 20 jatos comerciais e 12 executivos no 1º trimestre de 2015 Embraer entrega 20 jatos comerciais e 12 executivos no 1º trimestre de 2015 São José dos Campos - SP, 16 de abril de 2015 Durante o primeiro trimestre de 2015 (1T15), a Embraer (NYSE: ERJ; BM&FBOVESPA:

Leia mais

DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE. Carlos Pio

DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE. Carlos Pio DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE DISCIPLINA: Economia da Globalização e Comércio Internacional Carlos Pio Carlos Pio é acadêmico e consultor com mais de 20 anos de experiência no Brasil e no exterior.

Leia mais

A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte:

A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte: A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte: 1 - Presidente da República 2 - Vice-Presidente da República (*1) Governador

Leia mais

Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros

Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros Em entrevista ao JB, representante da Defesa explica benefícios da parceria com a Suécia Por Ana Siqueira Além de reforçar a frota

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE APRESENTAÇÃO DO SEMINDE Histórico: Em busca da ampliação e descentralização da Base Industrial de Defesa do Brasil, de acordo com a Estratégia Nacional de Defesa, lideranças civis e militares estão trabalhando

Leia mais

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO MARÇO - MÊS DA MULHER NA MARINHA

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO MARÇO - MÊS DA MULHER NA MARINHA DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO MARÇO - MÊS DA MULHER NA MARINHA Alfeite, Escola de Tecnologias Navais, 21 de março de 2019 Senhora Secretária

Leia mais

Aviso de pauta: Ministro da Defesa apresenta balanço das ações das Forças Armadas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016*

Aviso de pauta: Ministro da Defesa apresenta balanço das ações das Forças Armadas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016* Aviso de pauta: Ministro da Defesa apresenta balanço das ações das Forças Armadas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016* Rio de Janeiro, 14/09/2016 O ministro da Defesa, Raul Jungmann, concede entrevista coletiva,

Leia mais