36º Encontro Anual da Anpocs GT 22. Migrações Internacionais: interações entre estados, poderes e agentes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "36º Encontro Anual da Anpocs GT 22. Migrações Internacionais: interações entre estados, poderes e agentes"

Transcrição

1 36º Encontro Anual da Anpocs GT 22 Migrações Internacionais: interações entre estados, poderes e agentes : Conexão Brasil China: primeiras reflexões sobre um fluxo migratório multifacetado 1. Roberta Guimarães Peres Rosana Baeninger Palavras chave: migração internacional; chineses. 1 Trabalho apresentado no 36º Encontro Anual da Anpocs, realizado em Águas de Lindóia/SP Brasil, de 21 a 25 de outubro de Pesquisadora em pós-doutoramento em Demografia. NEPO Núcleo de Estudos de População. Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Demografia da Universidade Estadual de Campinas.

2 Conexão Brasil China: três eixos de análise. Primeiras reflexões sobre um fluxo migratório multifacetado 2. Roberta Guimarães Peres Rosana Baeninger A história dos chineses no Brasil tem seu início no século 19, num contexto de substituição de mão de obra escrava e afirmação de uma identidade nacional (Leite, 2000). A herança deste fluxo migratório, composto principalmente por agricultores cantoneses nas plantações de chá do Sul e Sudeste brasileiros ainda se faz presente constituindo a hipótese das conexões entre os dois paísese compõem um dos eixos de análise deste trabalho. Segundo Oliveira e Masiero (2005), Registra-se durante o século XIX a entrada oficial no território brasileiro de aproximadamente chineses. Por outro lado, as novas relações estabelecidas entre os dois países, envolvendo também outros países da América Latina, sobretudo o Paraguai, a partir dos anos 1950, revelam uma outra face deste fluxo migratório, num contexto de abertura econômica, crescimento acelerado e a nova diáspora chinesa (Pinheiro-Machado, 2009). Segundo a autora, No Brasil, a partir dos anos de 1980, com mais força na década seguinte, passamos a perceber a presença cada vez mais contundente de produtos made in China nos mercados populares, porém não somente neles. O boom da economia chinesa teve efeitos imediatos e vultosos sobre os antigos comércios de rua brasileiros, os quais, antes da década de 1980, 2 Trabalho apresentado no 36º Encontro Anual da Anpocs, realizado em Águas de Lindóia/SP Brasil, de 21 a 25 de outubro de Pesquisadora em pós-doutoramento em Demografia. NEPO Núcleo de Estudos de População. Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Demografia da Universidade Estadual de Campinas.

3 vendiam mercadorias inocentes, tais como artesanato e alimentos. A fabricação em massa do Delta e a mediação dos chineses do Paraguai fizeram com que camelôs do Brasil inteiro passassem a se caracterizar pela muamba paraguaia feita na China, especialmente após a inauguração da Ponte Amizade, que une Foz do Iguaçu a Ciudaddel Este.(Pinheiro-Machado, 2008). Neste sentido, este trabalho busca traçar um panorama atualizado dos chineses na Região Metropolitana de São Paulo, através do censo demográfico Busca-se, desta forma, dar início a um estudo sobre este fluxo migratório, começando de dados mais recentes para posteriormente reconstruir sua história em três momentos diferentes, traçando suas trajetórias e reconstruindo as relações entre os dois países, com o objetivo de compreender de que forma duas realidades tão distantes se fizeram tão próximas e presentes em diferentes momentos ao longo da história. Para tanto, foram selecionadas algumas variáveis do censo demográfico 2010 que permitem que seja traçado um perfil dos componentes deste fluxo migratório, sempre com a preocupação de construir a análise a partir dos dados separados por sexo, para que se possa captar diferentes configurações dos fluxos de homens, mulheres e suas famílias. Chineses no Brasil: um panorama recente de um fluxo migratório multifacetado De acordo com o censo demográfico 2010, foram captados na Região Metropolitana de São Paulo chineses, segundo que são homens e 5.000, mulheres. O grupo dos chineses na RMSP apresenta a seguinte estrutura etária:

4 Gráfico 1: Estrutura Etária da População Chinesa na Região Metropolitana de São Paulo, anos e mais 60 a 64 anos 50 a 54 anos 40 a 44 anos 30 a 34 anos Mulheres Homens 20 a 24 anos 10 a 14 anos 0 a 4 anos Fonte: FIBGE, Censo Demográfico Os dados do Gráfico 1 apontam para um fluxo migratório bastante envelhecido, se comparados a outros fluxos recentes para a Região Metropolitana de São Paulo, como é o caso dos latino-americanos, especialmente bolivianos e peruanos (Peres, 2009). No entanto, é importante observar que a presença chinesa nesta região é relativamente recente, em comparação com este outro fluxo migratório, que já conta com quase um século de história (Silva, 1999). A trajetória migratória dos chineses para a Região Metropolitana de São Paulo não pode ser considerada a trajetória dominante (Brito, xxxx) deste fluxo, uma vez que a maior parte dos registros de chineses no Brasil foram realizados na cidade do Rio de Janeiro, em meados do século 19 (Lima, 2009). O contexto socioeconômico paulista, no entanto, atraiu um número maior de chineses para as plantações de café e chá e, no final do século 19, pode-se observar um aumento importante da presença chinesa no interior do Estado. No entanto, foi em meados do século 20 que a Região Metropolitana de São Paulo passou a ser considerada um pólo de atração dos chineses não somente do interior, mas também do Rio de Janeiro. É claro que este papel da metrópole é comum em diversos outros fluxos

5 migratórios, como o de nordestinos principalmente nos anos 1960 e 1970 e até mesmo outros migrantes internacionais como bolivianos e peruanos. No entanto, a especificidade do fluxo migratório de chineses na Região Metropolitana de São Paulo é que a maior parte já havia experimentado outra etapa migratória em diferentes lugares do Brasil. Tabela 1: Chineses na Região Metropolitana de São Paulo, segundo ano em que fixaram residência no Brasil. Ano em que fixou residência no Brasil Homens Mulheres Até De 1970 a De 1990 a De 2001 a Total Fonte: FIBGE, Censo Demográfico A Tabela 1 apresenta o ano em que fixaram residência no Brasil os chineses captados pelo Censo Demográfico É claro que é preciso analisar os dados à luz dos efeitos de idade e mortalidade, não podendo ser possível afirmar que em um determinado período houve uma maior concentração da chegada desses imigrantes. No entanto, é possível fazer algumas observações acerca do grupo: não há diferenças nos volumes de registros de chegada entre homens e mulheres, o que indica que esta é uma migração familiar, não caracterizada pela vinda de um membro da família, para posterior reunificação. A exemplo de outros fluxos migratórios do final do século 19 para o Brasil, os chineses migram com suas famílias, seja por uma estratégia migratória, seja em função da grande distância percorrida. Outra variável que pode indicar a configuração familiar desses imigrantes é apresentada na Tabela 2, a seguir.

6 Tabela 2: Chineses na Região Metropolitana de São Paulo, segundo relação com o responsável pelo domicílio, Relação com o responsável pelo domicílio Homens Mulheres Total Responsável pelo domicílio Cônjuge ou companheiro(a) de sexo diferente Filho(a) do responsável e do cônjuge Filho(a) somente do responsável Enteado(a) Genro ou Nora Pai, mãe, padrasto ou madrasta Sogro(a) Irmão ou irmã Avô ou avó Outro parente Agregado(a) Convivente Individual em domicílio coletivo Total Fonte: FIBGE, Censo Demográfico, De acordo com a Tabela 2, dos responsáveis pelo domicílio, 70% são homens, enquanto que 30% são mulheres. Em relação aos cônjuges, 80% são mulheres. Essas relações dentro dos domicílios reforçam as hipóteses anteriormente apresentadas, de que a migração chinesa para o Brasil é familiar, e não individual. Tomando como referência a Região Metropolitana de São Paulo, pode-se afirmar que esse padrão se mantem ao longo das etapas migratórias, tendo em vista as relações no domicílio e também que a maioria desses migrantes não teve como primeiro destino um município da RMSP.

7 Tabela 3: Chineses na Região Metropolitana de São Paulo, segundo estado civil, 2010 Estado Civil Homens Mulheres Total Casado(a) Desquitado(a) ou separado(a) judicialmente Divorciado(a) Viúvo(a) Solteiro(a) Total Fonte: FIBGE, Censo Demográfico 2010 A Tabela 3, acima, indica o estado civil dos chineses residentes na Região Metropolitana de São Paulo em De acordo com os dados, reforça-se a hipótese de uma migração familiar, dado que 61% dos homens e 54% das mulheres são casados. Ainda que o censo demográfico 2010 não indique a responsabilidade pela família, é importante afirmar que o fluxo de chineses para o Brasil é carregado de significados culturais e estruturas socialmente construídas nas relações de gênero, em que homens e mulheres assumem papéis determinados nos domicílios e na família. Neste sentido, uniões exogâmicas ou divórcios são considerados tabus nas famílias chinesas. Essa parece ser uma tendência que se confirma através dos dados da Tabela 3 acima. Entre os chineses captados pelo censo demográfico 2010 residentes na Região Metropolitana de São Paulo, 23% declararam ter o curso superior de graduação como o curso mais elevado concluído. Mestres e Doutores representam 1,7% do total. Frente aos dados de outros fluxos migratórios para a Região Metropolitana de São Paulo, estão entre os que apresentam maior escolaridade, junto com japoneses e franceses. No que se refere ao status ocupacional, a maioria dos chineses na Região Metropolitana de São Paulo se dedica ao comércio, especialmente de tecidos, artigos de vestuário (sapatos, roupas e outros produtos) e eletrodomésticos. Outro destaque entre as atividades exercidas por esses migrantes é o comércio de alimentos e bebidas, atividade bastante tradicional entre os chineses desde meados do século 20.

8 É preciso salientar que o censo demográfico, embora seja a principal fonte sobre migração internacional no Brasil, oferecendo um panorama de todo o país, não capta migrantes indocumentados ou em situação irregular, o que pode ser motivo de subenumeração entre os chineses. O objetivo deste trabalho foi traçar um panorama geral dos chineses na Região Metropolitana de São Paulo, a partir dos dados censitários de Trata-se de um estudo exploratório, que dá início a uma linha de pesquisa mais ampla, que visa estudar novos migrantes brasileiros para o Estado de São Paulo. Neste sentido, foram selecionadas algumas variáveis coletadas pelo censo demográfico 2010, que possam dar início a uma reflexão mais aprofundada acerca deste fluxo migratório tão complexo e cheio de especificidades como o dos chineses. Referências Bibliográficas LEITE, José Roberto Teixeira. Chineses entrados no Brasil In:. A China no Brasil: influências, marcas, ecos e sobrevivências chinesas na sociedade e na arte brasileiras. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, p OLIVEIRA, Henrique Altemani de; MASIERO, Gilmar. Estudos Asiáticos no Brasil: contexto e desafios. Rev. bras. polít. int., Brasília, v. 48, n. 2, Dec PINHEIRO-MACHADO, Rosana. China Paraguai Brasil: uma rota para pensar a economia informal. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 23, n. 67, Junho de 2008.

O problema dos casos raros nas análises migratórias: qual a solução?

O problema dos casos raros nas análises migratórias: qual a solução? O problema dos casos raros nas análises migratórias: qual a solução? Alberto Augusto Eichman Jakob Raquel de Oliveira Santos Eichman Jakob Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (Nepo)/ Unicamp Palavras-chave:

Leia mais

OS DETERMINANTES DA PENDULARIDADE E SUA RELAÇÃO COM A MIGRAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA ENTRE 2000 E 2010.

OS DETERMINANTES DA PENDULARIDADE E SUA RELAÇÃO COM A MIGRAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA ENTRE 2000 E 2010. OS DETERMINANTES DA PENDULARIDADE E SUA RELAÇÃO COM A MIGRAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA ENTRE 2000 E 2010. Resumo: O objetivo do trabalho é identificar os principais determinantes da pendularidade

Leia mais

TRANSIÇÃO NA ESTRUTURA ETÁRIA- EDUCACIONAL E MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL

TRANSIÇÃO NA ESTRUTURA ETÁRIA- EDUCACIONAL E MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL TRANSIÇÃO NA ESTRUTURA ETÁRIA- EDUCACIONAL E MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL Ernesto F. Amaral, Viviana Salinas, Eunice Vargas, Joseph E. Potter, Eduardo Rios-Neto, Daniel S. Hamermesh PRC - Universidade

Leia mais

Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010

Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010 Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010 Apresentação do trabalho final, como requisito do Curso: Análise Espacial de Dados Geográficos Professor:

Leia mais

28/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida MIGRAÇÕES E O BRASIL

28/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida MIGRAÇÕES E O BRASIL GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida MIGRAÇÕES E O BRASIL MIGRAÇÕES E O BRASIL 1. MIGRAÇÃO INTERNACIONAL ENVOLVENDO O BRASIL PRINCIPAIS FLUXOS IMIGRATÓRIOS PRINCIPAIS FLUXOS EMIGRATÓRIOS 2. MIGRAÇÕES INTERNAS

Leia mais

Migração. João Vechio Laurent Alphonse Rafael Silva

Migração. João Vechio Laurent Alphonse Rafael Silva Migração João Vechio 076761 Laurent Alphonse - 094876 Rafael Silva 095831 Agenda Histórico Incongruência Comparativa Reflexão Econômica Fluxos Migratórios no Mundo: 2006 Fluxos Migratórios para o Brasil

Leia mais

VI Congreso ALAP. Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad

VI Congreso ALAP. Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad A interiorização das migrações internacionais: o caso dos bolivianos no Estado de São Paulo Gabriela C. de Oliveira; Rosana Baeninger

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A origem dos brasileiros A população brasileira é heterogênea e foi constituída por três principais grupos étnicos Indígena Cafuzo Negro africano Caboclo ou mameluco Branco europeu Mulato A miscigenação,

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A POPULAÇÃO BRASILEIRA Brasil: país populoso População Absoluta: é quantidade total de habitantes de uma cidade, estado ou país. País populoso país não populoso 5ª maior população do mundo IBGE Quantos

Leia mais

PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO DO PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL IFAM Nome: Curso: Nº de Matrícula:

PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO DO PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL IFAM Nome: Curso: Nº de Matrícula: PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO DO PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL IFAM 2017 1- IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE: Nome: Curso: Nº de Matrícula: Série/ Turma CPF: Turno: Sala RG:

Leia mais

Atenção: É obrigatório o preenchimento de todos os itens deste formulário e assinatura do mesmo, sob pena de não ser avaliado o processo.

Atenção: É obrigatório o preenchimento de todos os itens deste formulário e assinatura do mesmo, sob pena de não ser avaliado o processo. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ASSISTENCIA ESTUDANTIL PRAE FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE BOLSAS PÓS-GRADUAÇÃO Atenção: É obrigatório o preenchimento de todos os itens deste formulário

Leia mais

Fontes de Dados de Indicadores Sociais

Fontes de Dados de Indicadores Sociais 1 Fontes de Dados de Indicadores Sociais Ernesto F. L. Amaral 05 de novembro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Jannuzzi, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes

Leia mais

Pesquisa de Intenção de Compras para o dia das Mães. Ano CDL Goiânia - Pesquisa Intenção de Compras para o dia das Mães - Ano 2018.

Pesquisa de Intenção de Compras para o dia das Mães. Ano CDL Goiânia - Pesquisa Intenção de Compras para o dia das Mães - Ano 2018. CDL Goiânia - Pesquisa Intenção de Compras para o dia das Mães - Ano Pesquisa de Intenção de Compras para o dia das Mães Ano PSQ In "" - 634 Observações Página 1 CDL Goiânia - Pesquisa Intenção de Compras

Leia mais

DECLARAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS

DECLARAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS PARTICIPANTE DADOS PESSOAIS Matr. SPP: DADOS BANCÁRIOS (para crédito de reembolso) Banco: Agência: Conta Corrente: 1º DEPENDENTE PRIORITÁRIO E/OU BENEFICIÁRIO ESPECIAL F.ASC.01.03 R00 Página 1 de 5 2º

Leia mais

Efeitos Diretos e Indiretos das Migrações Internacionais no Brasil: uma análise a partir do Censo Demográfico 2010

Efeitos Diretos e Indiretos das Migrações Internacionais no Brasil: uma análise a partir do Censo Demográfico 2010 Efeitos Diretos e Indiretos das Migrações Internacionais no Brasil: uma análise a partir do Censo Demográfico 2010 José Alberto Magno de Carvalho 1 Járvis Campos 2 Breno Aloísio T. D. Pinho 3 José Irineu

Leia mais

Arranjos domiciliares e o espaço da metrópole: uma análise da RMSP na década de 2000

Arranjos domiciliares e o espaço da metrópole: uma análise da RMSP na década de 2000 Arranjos domiciliares e o espaço da metrópole: uma análise da RMSP na década de 2000 Resumo: As componentes demográficas, juntamente com a nupcialidade, estão diretamente ligadas às transformações da estrutura

Leia mais

VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad

VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad Dinâmica migratória da Região Nordeste do Brasil: considerações a partir do Censo de 2010 Vivian Alves da Costa Rangel Gomes Etapa

Leia mais

CDL Goiânia - Pesquisa Intenção de Compras para o Dia dos Pais - Ano Pesquisa de Intenção de Compras para o dia dos Pais. Ano 2018.

CDL Goiânia - Pesquisa Intenção de Compras para o Dia dos Pais - Ano Pesquisa de Intenção de Compras para o dia dos Pais. Ano 2018. Pesquisa de Intenção de Compras para o dia dos Pais Ano 2018 Página 1 Público alvo Método de Coleta Tamanho Amostral Data de Coleta Consumidores residentes em Goiânia, homens e mulheres, com idade igual

Leia mais

GEOGRAFIA. População - População Brasileira. Prof. Carlos Magno

GEOGRAFIA. População - População Brasileira. Prof. Carlos Magno GEOGRAFIA População - População Brasileira Prof. Carlos Magno - Durante os primeiros séculos de colonização do Brasil, a população era constituída por indígenas, africanos e portugueses, com pequena participação

Leia mais

Perfil dos estudantes ingressantes 2015

Perfil dos estudantes ingressantes 2015 Perfil dos estudantes ingressantes 2015 Relatório em elaboração por: Carine Savalli Redigolo Fabrício Leonardi Joel Machado Jr Renato Akira Membros da CEPEG - Comissão para Estudo do Perfil dos Estudantes

Leia mais

Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador)

Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador) Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador) Palavras-chave: Migração; Intrametropolitana; Região Metropolitana de Fortaleza;

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA SOB A PERCEPÇÃO DE IDOSOS INTEGRANTES DE GRUPOS DE CONVIVÊNCIA NA CIDADE DE SANTA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE.

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA SOB A PERCEPÇÃO DE IDOSOS INTEGRANTES DE GRUPOS DE CONVIVÊNCIA NA CIDADE DE SANTA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE. ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA SOB A PERCEPÇÃO DE IDOSOS INTEGRANTES DE GRUPOS DE CONVIVÊNCIA NA CIDADE DE SANTA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE. Hercilla Nara Confessor Ferreira de Farias. Universidade Federal

Leia mais

ITALIANOS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO SOBRE O SÉCULO XXI A PARTIR DOS DADOS DE REGISTRO DE ESTRANGEIROS (SINCRE)

ITALIANOS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO SOBRE O SÉCULO XXI A PARTIR DOS DADOS DE REGISTRO DE ESTRANGEIROS (SINCRE) ITALIANOS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO SOBRE O SÉCULO XXI A PARTIR DOS DADOS DE REGISTRO DE ESTRANGEIROS (SINCRE) PIER FRANCESCO DE MARIA (IFCH/UNICAMP) CASA D ITALIA CAMPINAS (SP) 26 DE NOVEMBRO DE 2016

Leia mais

Organização do Território e Industrialização Brasileira

Organização do Território e Industrialização Brasileira Organização do Território e Industrialização Brasileira 1. (UEPA) A organização do espaço está intimamente ligada ao tempo histórico e ao tipo de sociedade que a constitui. Analisando a relação entre os

Leia mais

UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE Breno A. T. D. de Pinho Fausto Brito Alane Siqueira Rocha RESUMO O objetivo deste artigo é analisar os fluxos migratórios

Leia mais

4. Estado Civil do Estudante: ( ) Viúvo(a) ( ) Divorciado(a) ( ) Companheiro(a) ( ) Outros. Qual?

4. Estado Civil do Estudante: ( ) Viúvo(a) ( ) Divorciado(a) ( ) Companheiro(a) ( ) Outros. Qual? QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO IFAM 2017 IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE: Nome: Curso: Série/ Módulo: Turno: CPF: RG: Endereço: Rua/Av./Estrada ou Comunidade: Nº Bairro: Cidade: Ponto de referência: Telefones:

Leia mais

Palavras-chave: Arranjos domiciliares; Benefício de Prestação Continuada; Idoso; PNAD

Palavras-chave: Arranjos domiciliares; Benefício de Prestação Continuada; Idoso; PNAD Idosos atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) que vivem em domicílios com outros rendimentos: perfil sociodemográfico e comparação com os idosos que vivem em domicílios com presença de

Leia mais

VI Congreso ALAP. Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad

VI Congreso ALAP. Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad Indígenas residentes nas áreas urbanas do Brasil: uma análise das etnias oriundas de outros paises Nilza de oliveira Martins Pereira

Leia mais

Indicadores Demográficos

Indicadores Demográficos Indicadores Demográficos Prof a. Zilda Pereira da Silva Faculdade de Saúde Pública Ao caracterizar uma população humana, pensa-se inicialmente no seu tamanho: quantas pessoas existem numa localidade, num

Leia mais

PROREDES IPEA Projeto de Pesquisa Migrações Internas. A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMB ENTRE 1991 e 2010

PROREDES IPEA Projeto de Pesquisa Migrações Internas. A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMB ENTRE 1991 e 2010 PROREDES IPEA Projeto de Pesquisa Migrações Internas A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMB ENTRE 1991 e 2010 Lucilene Dias Cordeiro Mônica Oliveira Marques França CODEPLAN/DIEPS/NEP

Leia mais

Exercícios Movimentos Populacionais

Exercícios Movimentos Populacionais Exercícios Movimentos Populacionais 1. O Brasil, especialmente a partir da década de 1950, passou a apresentar uma forte mobilidade populacional interna, em função do seu desenvolvimento econômico. Assinale

Leia mais

ANEXO I EDITAL ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Nº 007/2016 QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

ANEXO I EDITAL ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Nº 007/2016 QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CÂMPUS POSSE NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Leia mais

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 A Monoparentalidade em Portugal Breve caracterização através dos Censos Graça Magalhães núcleos familiares monoparentais Evolução

Leia mais

FREQÜÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO NO BRASIL, NAS MACRO- REGIÕES, ÁREAS URBANAS E RURAIS E INDICADORES SOCIOECONÔMICOS.

FREQÜÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO NO BRASIL, NAS MACRO- REGIÕES, ÁREAS URBANAS E RURAIS E INDICADORES SOCIOECONÔMICOS. FREQÜÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO NO BRASIL, NAS MACRO- REGIÕES, ÁREAS URBANAS E RURAIS E INDICADORES SOCIOECONÔMICOS. Daniela Wenzel Introdução Estudos da prática da amamentação no Brasil: Estudo Nacional

Leia mais

Censo Demográfico 2010. Resultados gerais da amostra

Censo Demográfico 2010. Resultados gerais da amostra Censo Demográfico 2010 Resultados gerais da amostra Rio de Janeiro, 27 de abril de 2012 População e distribuição relativa População e distribuição relativa (%) para o Brasil e as Grandes Regiões 2000/2010

Leia mais

APÊNDICE A. - Equação de rendimentos: logaritmo da renda do trabalho por hora dos indivíduos.

APÊNDICE A. - Equação de rendimentos: logaritmo da renda do trabalho por hora dos indivíduos. APÊNDICE A Descrição das variáveis presentes na equação de rendimento dos pais São apresentadas abaixo as variáveis (dependentes e explicativas) utilizadas na estimação da equação de rendimentos de pais

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA. Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I PROVA 2 DEMOGRAFIA. Conhecimentos Específicos

PADRÃO DE RESPOSTA. Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I PROVA 2 DEMOGRAFIA. Conhecimentos Específicos Questão n o 1 Conhecimentos Específicos O candidato deverá apresentar em seu texto os aspectos abaixo: - Censo Demográfico Coleta e fornece dados referentes a todas as pessoas de um país num determinado

Leia mais

ANEXO I. A que se refere o inciso II do artigo 3º desta Resolução

ANEXO I. A que se refere o inciso II do artigo 3º desta Resolução ANEXO I A que se refere o inciso II do artigo 3º desta Resolução FICHA CADASTRAL I - DADOS PESSOAIS De Para 01) Nome (completo sem abreviação):* 02) Sexo: Sexo:* Feminino Masculino 03) Data de Nascimento:

Leia mais

Projeto ABIN 2014 Geografia Prof. Thiago Rocha Aula 1

Projeto ABIN 2014 Geografia Prof. Thiago Rocha Aula 1 Projeto ABIN 2014 Geografia Prof. Thiago Rocha Aula 1 Questão 1 Em todos os países da América Latina, a partir de meados da década de 70 do século passado, retoma-se a tendência de queda da mortalidade,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

ANEXO II SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO

ANEXO II SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO ANEXO II SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - 2015/2 É OBRIGATÓRIO

Leia mais

Projeções Populacionais e Primeiros Resultados do Censo de 2010

Projeções Populacionais e Primeiros Resultados do Censo de 2010 Resenha de Estatísticas Vitais do Estado de São Paulo Ano 11 nº 1 Janeiro 2011 Projeções Populacionais e Primeiros Resultados do Censo de 2010 Os resultados do Censo Demográfico, realizado pelo IBGE em

Leia mais

Migrações e mercado de trabalho nas regiões metropolitanas na década de 2000 em panoramas distintos

Migrações e mercado de trabalho nas regiões metropolitanas na década de 2000 em panoramas distintos Migrações e mercado de trabalho nas regiões metropolitanas na década de 2000 em panoramas distintos Resumo Lilia Montali 1, Maria de Fátima Guedes Chaves 2, Marcelo Tavares de Lima 3 O objetivo deste trabalho

Leia mais

As tendências recentes das migrações na Região Metropolitana de Belo Horizonte: uma abordagem inter e intramunicipal

As tendências recentes das migrações na Região Metropolitana de Belo Horizonte: uma abordagem inter e intramunicipal As tendências recentes das migrações na Região Metropolitana de Belo Horizonte: uma abordagem inter e intramunicipal Aluno: Járvis Campos Apresentação de trabalho final, como requisito do Curso Introdução

Leia mais

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO Nome: Curso: Turno:

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO Nome: Curso: Turno: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA [Digite E TECNOLOGIA texto] DO AMAZONAS FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO - 2013 1- IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE: Nome: Curso: Turno: CPF: RG: Endereço: Bairro: Ponto de referência:

Leia mais

Instruções para o preenchimento:

Instruções para o preenchimento: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PARA AVALIAÇÃO DA RENDA PER CAPITA PROCESSO SELETIVO 2/2014 UFSM - Campus Cachoeira do Sul - SiSU ANEXO I Instruções

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE/PAAE FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO 2017 ESTUDANTE COM CADASTRO

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE/PAAE FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO 2017 ESTUDANTE COM CADASTRO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE/PAAE FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO 2017 ESTUDANTE COM CADASTRO Este formulário tem como objetivo de coletar dados do(a)s estudantes do IFBA campus Barreiras que

Leia mais

EDITAL N.º 35/2018/GUR/REI/IFTO, DE 02 DE JULHO DE 2018

EDITAL N.º 35/2018/GUR/REI/IFTO, DE 02 DE JULHO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS GURUPI EDITAL N.º 35/2018/GUR/REI/IFTO, DE 02 DE JULHO DE

Leia mais

Relatório sobre a realidade juvenil no município de Campinas. 18 outubro 2013

Relatório sobre a realidade juvenil no município de Campinas. 18 outubro 2013 Relatório sobre a realidade juvenil no município de Campinas 18 outubro 2013 22/11/2013 1 A juventude em Campinas Fatos relevantes 170 mil jovens (15% da população) 20% são chefes de família (de 18 a 24

Leia mais

Questionário Socioeconômico - Solicitação de Assistência Estudantil

Questionário Socioeconômico - Solicitação de Assistência Estudantil UFCSPA Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Questionário Socioeconômico

Leia mais

VÍNCULOS / MOTIVOS DECLARAÇÕES E DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DE DEPENDÊNCIA ESPOSO(A)

VÍNCULOS / MOTIVOS DECLARAÇÕES E DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DE DEPENDÊNCIA ESPOSO(A) CONCESSÃO ANEXO B TABELA DE VÍNCULOS, MOTIVOS, DECLARAÇÕES E DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS VÍNCULOS / MOTIVOS DECLARAÇÕES E DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DE DEPENDÊNCIA ESPOSO(A) DD, DBA, Certidão de Casamento.

Leia mais

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS EM MINAS GERAIS:

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS EM MINAS GERAIS: MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS EM MINAS GERAIS: EFEITOS DIRETOS E INDIRETOS DA MIGRAÇÃO DE RETORNO 1970/1980, 1981/1991 E 1990/2000 RESUMO Ricardo Alexandrino Garcia 1 Adriana de Miranda Ribeiro 2 É notório o

Leia mais

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 População brasileira cresce quase 20 vezes desde 1872 A população do Brasil alcançou a marca de 190.755.799 habitantes na data de referência do

Leia mais

ELABORAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS

ELABORAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS 1 ELABORAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS Ernesto Friedrich de Lima Amaral 18 de março de 2009 Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de Sociologia e Antropologia

Leia mais

ANEXO IV QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO É OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO DE TODOS OS ITENS DESTE QUESTIONÁRIO

ANEXO IV QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO É OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO DE TODOS OS ITENS DESTE QUESTIONÁRIO ANEXO IV QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO É OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO DE TODOS OS ITENS DESTE QUESTIONÁRIO 1. IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO: Nome: Sexo: M ( ) F( ) Data de nascimento: / / RG: SSP/ CPF: Curso:

Leia mais

Website:

Website: Website: http://obmigra.mte.gov.br/ Email: obmigra@gmail.com Modernidade NORTE NORTE SUL ENTRE 1815 1914 (22 E 26 EUR AMÉRICAS) (KING, 2010) ARGENTINA: 5 M BRASIL: 2,5 M; CUBA, MEXICO : 1,5 M Abertura-controle-seletividade

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS (AULA 2)

INDICADORES SOCIAIS (AULA 2) 1 INDICADORES SOCIAIS (AULA 2) Ernesto Friedrich de Lima Amaral Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia ESTRUTURA DO CURSO 2 1. Conceitos básicos relacionados a indicadores

Leia mais

01- Dê um exemplo de cada modal de transporte abaixo: a) Aquaviário: b) Ferroviário: c) Rodoviário: d) Aéreo: R.:

01- Dê um exemplo de cada modal de transporte abaixo: a) Aquaviário: b) Ferroviário: c) Rodoviário: d) Aéreo: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Dê um exemplo de cada modal

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2014 COVEST CONCURSO VESTIBULAR 2014/2

EDITAL Nº. 001/2014 COVEST CONCURSO VESTIBULAR 2014/2 EDITAL Nº. 001/2014 COVEST CONCURSO VESTIBULAR 2014/2 (...) 24. DA MATRÍCULA 24.1 Após a divulgação do resultado do Concurso Vestibular terão início as convocações para matrículas que serão realizadas

Leia mais

TRANSIÇÃO NA ESTRUTURA ETÁRIA- EDUCACIONAL E MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL

TRANSIÇÃO NA ESTRUTURA ETÁRIA- EDUCACIONAL E MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL TRANSIÇÃO NA ESTRUTURA ETÁRIA- EDUCACIONAL E MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL Ernesto F. L. Amaral, Daniel S. Hamermesh, Joseph E. Potter e Eduardo L. G. Rios-Neto Population Research Center - Universidade

Leia mais

Migrações internacionais e remessas monetárias enviadas por brasileiros nas Guianas.

Migrações internacionais e remessas monetárias enviadas por brasileiros nas Guianas. Migrações internacionais e remessas monetárias enviadas por brasileiros nas Guianas. Orientador: Prof. Dr. Hisakhana Pahoona Corbin Bolsista: Diego Andrews Hayden PROBLEMATICA E JUSTIFICATIVAS A alta migração

Leia mais

ANEXO II PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO É OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO DE TODOS OS ITENS DESTE QUESTIONÁRIO

ANEXO II PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO É OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO DE TODOS OS ITENS DESTE QUESTIONÁRIO EDITAL Nº 22/2018//IFTO, DE 15 DE MAIO DE 2018. SELEÇÃO PARA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS 2018.2 ANEXO II PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA Lista de Exercícios / 2º ano. Professor: Hudson de Paula Data: 09/fevereiro/2017 Um novo com a tradição de sempre! Aluno(a): Questão 01 - (Fac. Direito de Sorocaba SP/2015)

Leia mais

ANEXO I EDITAL ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Nº 001/2017 QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

ANEXO I EDITAL ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Nº 001/2017 QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS POSSE UNIDADE DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO

Leia mais

ANEXO XII PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

ANEXO XII PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS ARAGUAÍNA EDITAL N.º 7/2018/ARN/REI/IFTO, DE 11 DE MAIO

Leia mais

CD QUESTIONÁRIO DA AMOSTRA

CD QUESTIONÁRIO DA AMOSTRA CD 2010 - QUESTIONÁRIO DA AMOSTRA 1 XXXXXXXX para setor em terras indígenas 1 2 IDENTIFICAÇÃO - CNEFE PARA DOMICÍLIOS PARTICULARES PERMANENTES OCUPADOS - CARACTERÍSTICAS DO DOMICÍLIO 2.01 ESTE DOMICÍLIO

Leia mais

EDITAL N.º 36/2018/GUR/REI/IFTO, DE 2 DE JULHO DE 2018

EDITAL N.º 36/2018/GUR/REI/IFTO, DE 2 DE JULHO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS EDITAL N.º 36/2018/GUR/REI/IFTO, DE 2 DE JULHO DE 2018 PROCESSO

Leia mais

Transição urbana e demográfica no Brasil: inter-relações e trajetórias

Transição urbana e demográfica no Brasil: inter-relações e trajetórias RESUMO Transição urbana e demográfica no Brasil: inter-relações e trajetórias As transformações demográficas se intensificaram na segunda metade do século XX em todo o país e se encontram em curso nas

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 47 O ESTADO INTERVENTOR E NACIONALISTA: VARGAS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 47 O ESTADO INTERVENTOR E NACIONALISTA: VARGAS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 47 O ESTADO INTERVENTOR E NACIONALISTA: VARGAS Como pode cair no enem? (UNICAMP) O Brasil experimentou, na segunda metade do século XX, uma das mais rápidas transições urbanas

Leia mais

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão;

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão; PROCESSO MIGRATÓRIO BRASILEIRO E URBANIZAÇÃO 1 Processo Migratório Brasileiro Processo migratório no Brasil O processo migratório no Brasil teve início em 1530; A migração forçada dos negros; Com a abertura

Leia mais

5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA. Páginas 04 à 33.

5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA. Páginas 04 à 33. 5. A POPULAÇÃO BRASILEIRA Páginas 04 à 33. Diversidade... Demografia Estudo da população de uma localidade, em um país ou conjunto de países a partir de seus indicadores estatísticos relativos à nascimentos,

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Migrações Brasileiras II

Paulo Tumasz Junior. Migrações Brasileiras II Paulo Tumasz Junior Migrações Brasileiras II APRESENTAÇÕES Slides - Efeitos das migrações: - Econômicas, demográficas e sociais; - Chega e saída; - Consequências populacionais: - Chegada: Aumento da população,

Leia mais

(6034) Movimentos Migratórios No Brasil. Aula 7

(6034) Movimentos Migratórios No Brasil. Aula 7 (6034) Movimentos Migratórios No Brasil Aula 7 Migrações As migrações são responsáveis pela distribuição da população. Assim como os fatores favorecedores e limitativos (clima, relevo, oportunidades, migrações

Leia mais

APÊNDICE 1 FORMULÁRIO DE COMPROVAÇÃO DE RENDA E COMPOSIÇÃO FAMILIAR

APÊNDICE 1 FORMULÁRIO DE COMPROVAÇÃO DE RENDA E COMPOSIÇÃO FAMILIAR APÊNDICE 1 FORMULÁRIO DE COMPROVAÇÃO DE RENDA E COMPOSIÇÃO FAMILIAR _, identidade nº, CPF _, candidato do Processo Seletivo para os Cursos de Educação Profissional 2015/1 aprovado no curso de do Câmpus

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

1.1 - Se o Candidato optar pela Bolsa Estudante Colaborador, deverá escolher a opção de turno para exercer a atividade:

1.1 - Se o Candidato optar pela Bolsa Estudante Colaborador, deverá escolher a opção de turno para exercer a atividade: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PRO REITORIA DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO FICHA SOCIAL DE ESTUDANTE É OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO DE TODOS

Leia mais

A População e o. Território. Território. Parte 1. Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais

A População e o. Território. Território. Parte 1. Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais A População e o Território 1 A População e o Território Parte 1 2 Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais 1 Uma ocupação progressivamente mais intensa do território nacional: 3 A ocupação do solo em

Leia mais

ANEXO 3 QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO PARA RESERVA DE VAGAS E/OU SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO ESTUDANTIL

ANEXO 3 QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO PARA RESERVA DE VAGAS E/OU SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO ESTUDANTIL ANEXO 3 QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO PARA RESERVA DE VAGAS E/OU SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO ESTUDANTIL Eu (nome completo do estudante/candidato),, identidade nº, CPF nº, declaro que os dados fornecidos abaixo

Leia mais

AMAZÔNIA BRASILEIRA: ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DE RETORNO DE BRASILEIROS

AMAZÔNIA BRASILEIRA: ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DE RETORNO DE BRASILEIROS AMAZÔNIA BRASILEIRA: ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DE RETORNO DE BRASILEIROS 1. INTRODUÇÃO Jonatha Rodrigo de Oliveira Lira Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFPa rodrrigao@hotmail.com Quando pensamos em

Leia mais

A demografia ou Geografia da População

A demografia ou Geografia da População Material de Estudos Estudos de população Nome: Nº 7º ano Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist A demografia ou Geografia da População É a área da ciência

Leia mais

Nº 24 Março Comportamento das Taxas de Migração, Fecundidade e Nupcialidade no Ceará na Última Década

Nº 24 Março Comportamento das Taxas de Migração, Fecundidade e Nupcialidade no Ceará na Última Década Nº 24 Março 2012 Comportamento das Taxas de Migração, Fecundidade e Nupcialidade no Ceará na Última Década Análise a partir dos dados Preliminares da Amostra do Censo Demográfico 2010 GOVERNO DO ESTADO

Leia mais

Aula Ao Vivo [ ] GEOGRAFIA Tema: Migrações Prof. Mauricio Martins

Aula Ao Vivo [ ] GEOGRAFIA Tema: Migrações Prof. Mauricio Martins 1. (Unicamp 2013) A foto A mostra famílias de colonos imigrantes alemães que participaram do povoamento do Paraná e a foto B mostra colonos italianos na cidade de Caxias do Sul (RS). A primeira grande

Leia mais

CONHECIMENTO MELANOMA

CONHECIMENTO MELANOMA CONHECIMENTO MELANOMA ABRIL 2018 01. Objetivo ESTE ESTUDO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO MEDIR O CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE MELANOMA 2 02. METODOLOGIA TECNICA UNIVERSO E AMOSTRA DATA DO CAMPO

Leia mais

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2018. LISTA DE GEOGRAFIA I Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

ÁREAS DE EMIGRAÇÃO NO SÉCULO XXI: CONTINUIDADE DO ÊXODO RURAL?

ÁREAS DE EMIGRAÇÃO NO SÉCULO XXI: CONTINUIDADE DO ÊXODO RURAL? ÁREAS DE EMIGRAÇÃO NO SÉCULO XXI: CONTINUIDADE DO ÊXODO RURAL? Resumo A dinâmica migratória, apesar das mudanças quantitativas e qualitativas verificadas nas últimas décadas em que destacam as áreas de

Leia mais

ANEXO B FORMULÁRIO SOCIOECONOMICO DO ESTUDANTE. Auxílios: ( ) Permanência ( ) Transporte ( ) Alimentação ( ) Moradia.

ANEXO B FORMULÁRIO SOCIOECONOMICO DO ESTUDANTE. Auxílios: ( ) Permanência ( ) Transporte ( ) Alimentação ( ) Moradia. ANEXO B FORMULÁRIO SOCIOECONOMICO DO ESTUDANTE Auxílios: ( ) Permanência ( ) Transporte ( ) Alimentação ( ) Moradia 1 Identificação Nome completo: Turma: Matrícula: Ingresso: ( ) Acesso Universal ( )Escola

Leia mais

Causas dos movimentos migratórios

Causas dos movimentos migratórios Causas dos movimentos migratórios As migrações iniciadas na Pré-História, visavam suprir uma necessidade de sobrevivência de homens e mulheres (alimento, abrigo). A expansão marítima provocou a ocupação

Leia mais

CADASTRO DO TRABALHADOR

CADASTRO DO TRABALHADOR Caro (a) Senhor (a), Em virtude da implantação do sistema esocial, solicita-se que sejam preenchidos, corretamente, todos os campos do presente formulário e que sejam anexadas cópias dos documentos informados.

Leia mais

A ATENÇÃO À SAÚDE DAS CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

A ATENÇÃO À SAÚDE DAS CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO A ATENÇÃO À SAÚDE DAS CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO A Pesquisa da Primeira Infância, realizada pela Fundação Seade em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Os assuntos trabalhados nestes Estudos Autônomos estão relacionados aos seguintes conteúdos tratados em sala

Leia mais

Vínculos entre a Migração Internacional e a Migração Interna : o caso dos bolivianos no Brasil

Vínculos entre a Migração Internacional e a Migração Interna : o caso dos bolivianos no Brasil Taller Nacional sobre Migración Interna y Desarrollo en Brasil: diagnóstico, perspectivas y políticas Sessión 3 : Migración y Desarrollo en Brasil : investigaciones recientes Vínculos entre a Migração

Leia mais

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL MUNDIAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5

Leia mais

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS 112 Eixo Temático ET-01-012 - Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS Danillo Felix de Santana, Charles Roberto Santos de Abreu, Dangela Maria Fernandes Universidade Tecnológica

Leia mais

Expectativa de Consumo. Dia das Mães 2015

Expectativa de Consumo. Dia das Mães 2015 Expectativa de Consumo Dia das Mães 2015 EXPEDIENTE DE PESQUISA Corpo Docente UFT Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Contábeis Campus de Palmas Delson Henrique Gomes Coordenador Geral Aires Paulo

Leia mais

FORMULÁRIO DE INVESTIGAÇÃO SOCIAL

FORMULÁRIO DE INVESTIGAÇÃO SOCIAL FORMULÁRIO DE INVESTIGAÇÃO SOCIAL O presente formulário possui caráter confidencial e se destina exclusivamente ao uso da Comissão de Investigação Social e de Vida Pregressa. Em seu próprio interesse,

Leia mais

A interiorização das migrações internacionais: o caso dos bolivianos no Estado de São Paulo. 1

A interiorização das migrações internacionais: o caso dos bolivianos no Estado de São Paulo. 1 A interiorização das migrações internacionais: o caso dos bolivianos no Estado de São Paulo. 1 Gabriela C. de Oliveira 2 Rosana Baeninger Resumo: O fluxo imigratório latino-americano para o Brasil data

Leia mais