UC SYSTEM (PATENTEADO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UC SYSTEM (PATENTEADO)"

Transcrição

1 UC SYSTEM (PATENTEADO) Solução única para a rápida e eficaz limpeza interna, a seco e em segundos de tubos e mangueiras, atendendo aos elevados padrões de limpeza ISO 15/13/10 - NAS 4. Desenvolvido para utilização em circuitos hidráulicos, pneumáticos e de refrigeração, o UC System dispensa a utilização de produtos químicos para o processo de limpeza e assepsia, independente da existência de curvas, cotovelos, juntas em T ou Y. Com eficiência, o UC System remove resíduos que ficam impregnados nas partes da mangueira ou tubo hidráulico, que os atuais métodos de limpeza (flushing) não conseguem tirar. É válido ressaltar que os benefícios propiciados pelo UC System são expressivos e obtidos imediatamente, e o retorno do investimento pode ser constatado em poucas semanas. As principais vantagens notadas pelos usuários são: diminuição do tempo gasto com o processo de limpeza, que passa a ser realizado em segundos e com muita facilidade, sem precisar desmontar partes da tubulação, por exemplo; a redução de paradas não programadas dos equipamentos, por entupimento ou quebra, decorrente de limpezas anteriores de má qualidade; eliminação de contaminantes internos, melhorando o desempenho dos componentes (válvulas, comando, bombas, filtros, selos mecânicos etc.), e na redução do consumo de energia e água, tornando-se um produto ecologicamente correto e uma solução extremamente adequada para a proteção do meio ambiente. O UC System é composto por 3 componentes básicos: lançador, bicos e projéteis. Conheça os detalhes de cada um deles.

2 Bicos É disponibilizado um conjunto de bicos, que permite ao UC System ser utilizado em diferentes tamanhos e tipos de mangueiras, tubos ou tubulações, bem como várias configurações de acoplamento, inclusive flangeadas (Tri-Clamp, SMS, RJT etc). Também é possível o desenvolvimento de bicos personalizados pela Ultra Clean Technologies de acordo com a necessidade do equipamento, após análise de nossos técnicos. Os quatro tipos padrão são: Mangueira (H): O bico é inserido dentro da mangueira, portanto seu diâmetro externo deve ser menor que o diâmetro interno da mangueira. JIC: O bico macho encaixa-se na abertura do conector JIC fêmea. Tubo (T): O bico é inserido sobre o tubo e portanto o diâmetro externo do tubo deve ser menor que o diâmetro interno do bico. TC, SMS, RT: acessórios auxiliares.

3 Lançador Manual O corpo da Unidade UC contém as seguintes partes móveis: A entrada por onde a fonte de ar comprimido é acoplada. (Um adaptador de engate rápido de 8mm é fornecido para facilitar a conexão entre a entrada de ar e a mangueira de ar comprimido); A barra de segurança e mecanismo de abertura que se desloca no topo da unidade e trava a placa frontal na posição; Um anel "O ring" que se encaixa no anel adaptador e completa a vedação com o bico; Um anel "O ring" que se encaixa no corpo da unidade e completa a vedação na saída da placa frontal; Um mecanismo de gatilho que libera o ar comprimido e descarrega o projétil na mangueira, tubo ou tubulação.

4 Projéteis O tipo e o tamanho (mínimo de 7mm e máximo de 120mm) dos projéteis de limpeza são definidos de acordo com o contaminante a ser removido, seguindo uma proporção de 20% a mais que o diâmetro interno da mangueira, tubo ou tubulação a serem limpos. Atualmente estão disponíveis quatro tipos de projéteis: UC: Para mangueiras com conexões, tubos e tubulações. UC-TUBE: Para mangueiras sem conexões, tubos ou tubulações. ABRASIVO (A): Para mangueiras sem conexões, tubos ou tubulações com incrustação ou oxidação leves. SUPER ABRASIVO (GR): Para tubos ou tubulações com incrustação ou oxidação médias. (no caso do super abrasivo, apenas retirar mangueiras,) Também é possível o desenvolvimento de projéteis personalizados pela Ultra Clean Technologies de acordo com a necessidade do equipamento, após análise de nossos técnicos.

5 Verificador de Projéteis Verificador de Projéteis, mais um lançamento da Ultra Clean para as Indústrias. O UC-PVS, Verificador de Projéteis Ultra Clean, foi desenvolvido para ser utilizado em produções de alta escala, em indústrias de fabricação e/ou montagem de mangueiras e tubos. Ele é composto por dois componentes: uma estação de controle e um reservatório que se conecta facilmente aos nossos Lançadores, de Bancada e Manual e o funcionamento ocorre de maneira muito simples, sem aumentar o tempo do processo de limpeza: o UC-PVS lança um projétil Ultra Clean através da mangueira ou do tubo para a realização do tradicional processo de limpeza, a seco e em segundos, utilizando tanto o Lançador de Bancada como o Lançador Manual. A estação de controle, irá automaticamente confirmar a saída deste projétil da tubulação ou mangueira, de acordo com o número de disparos. Ou seja, um disparo, um projétil. 200 disparos, 200 projéteis. Representa muito mais agilidade e garantia de que nada irá obstruir os tubos e mangueiras produzidos. No caso do projétil disparado pelos Lançadores não ser detectado pelo Verificador de Projéteis, o equipamento trava e a operação é imediatamente interrompida, não permitindo a sua continuidade até que seja identificada a ocorrência e corrigida. Após, o equipamento poderá ser reiniciado e continuar operando normalmente. O Verificador de Projéteis, permite assim um expressivo aumento de produtividade com total segurança da operação.

6 Funcionamento Primeiramente é necessário escolher o bico e projétil equivalente com o diâmetro do equipamento a ser limpo, bem como o tipo de sujeira. Após a escolha é preciso conectar o lançador pneumático a uma fonte de ar comprimido com pressão mínima de 600 kpa (80 psi ou 5,5 kg). Após a preparação dos componentes o usuário deve cuidadosamente encaixar o bico da Unidade UC firmemente na entrada da mangueira, tubo ou tubulação que será limpa. Em seguida basta apertar o gatilho até que o projétil saia na outra extremidade da mangueira, tubo ou tubulação. Este simples e rápido processo é o suficiente para garantir o processo de limpeza e descontaminação interna dos tubos, tubulações e mangueiras de equipamentos. Priorizando o meio ambiente, este processo é totalmente "limpo" e eficaz, garantindo a remoção completa de contaminantes.

7 Benefícios Os benefícios proporcionados pelo uso do UC System vão desde a REDUÇÃO de tempo despendido com limpeza de tubulações e mangueiras até a ELIMINAÇÃO da utilização de produtos químicos. Veja abaixo sistema utilizado em sua empresa, e conheça seus benefícios específicos: SISTEMAS HIDRÁULICOS BENEFÍCIOS REDUÇÃO de tempo despendido com limpeza de tubulações e mangueiras; ELIMINAÇÃO da utilização de produtos químicos; ELEVADOS padrões de limpeza (ISO 15/13/10); REDUÇÃO no tempo de flushing nos sistemas hidráulicos; REDUÇÃO de reposição de filtros, bombas,válvulas, comandos e outros componentes hidráulicos; REDUÇÃO de problemas com assistência técnica; REDUÇÃO de custos com paradas não programadas. EFEITOS DA CONTAMINAÇÃO Grandes pesquisas industriais patrocinadas pelo Departamento de Comércio e Indústria do Reino Unido, descobriram que entre 75% e 80% de erros no sistema hidráulico eram causados por contaminação de fluído. A contaminação no fluído hidráulico pode causar a perda total até mesmo dos mais avançados sistemas hidráulicos. A maioria das perdas dos componentes e sistemas são causadas pela contaminação de partículas sólidas que variam de 5 à 20 micra, que podem levar valiosos equipamentos à destruição. O maior problema com a contaminação de fluido é que isso interfere na transmissão de energia e causa: - Alto risco de dano dos componentes e baixa produção das máquinas; - A colagem das bobinas das válvulas de controle direcional provocando erro nas operações das máquinas ou queima do solenóide; - Bloqueio das passagens de pressão e dos orifícios da válvula de controle, resultando num controle imprevisível de pressão nas máquinas; - Obstrução do mecanismo de transferência de energia, dificultando o esfriamento do fluido e aumentando o custo de manutenção das máquinas. Até mesmo tendo cuidado, usando uma serra de cortar metal e descarregando ar

8 comprimido, foi constatado que algumas mangueiras, tubos e tubulações hidráulicas com um metro de comprimento contém de 800 a 1200 micro partículas, pesando entre 30 a 50 miligramas, devido às técnicas de produção e procedimentos de montagem. Estas partículas contaminantes podem ser resíduos de óleo e graxa ou até mesmo de partículas de metal e borracha, com tamanhos variados, podendo chegar até centenas de micra. Atualmente não há aditivo químico que impeça a entrada de sujeira ou que remova a sujeira do fluido hidráulico. Não permitir a entrada de sujeira em um sistema é a função de boas práticas de manutenção. O fluido limpo é a única maneira de atingir a performance ótima de uma máquina hidráulica. ATUAIS MÉTODOS DE LIMPEZA Os métodos utilizados são impostos por Associações como "The British Fuid Power Association". Esses métodos são apenas parcialmente eficientes, geralmente consomem bastante tempo, são caros e dependem de produtos químicos e solventes. Por causa das despesas e tempo envolvidos, a manutenção preventiva é evitada na maioria das vezes ou usada de forma reduzida, levando à quebra irreversível de equipamentos e exigindo a reposição dos componentes do sistema hidráulico. APLICAÇÃO DO UC SYSTEM A unidade de pesquisa da Ultra Clean Technologies definiu quatro condutores básicos de procedimentos de limpeza para indústrias hidráulicas. Para obter o nível de limpeza desejado quando fabricam e montam sistemas hidráulicos, recomenda-se os seguintes procedimentos: EXEMPLO USO DO PROJÉTIL 1 Linhas comuns conectadas entre válvulas de controle. Conduz linhas do reservatório para o filtro. 1 projétil UC Tube pela mangueira, 1 projétil UC pela mangueira 2 e 3 Conduz linhas para as bombas da engrenagem e da hélice. Linhas da engrenagem e dos motores das hélices para a válvula de controle e dos cilindros para a válvula de controle. 2 projéteis UC Tube pela mangueira (um de cada lado), 1 projétil UC pela montagem 4 Transmissão hidrostática direcionando as linhas (ou sistema contendo pistões ou motores), linhas de servo controle e linhas de aviões. 2 projéteis UC Tube pela mangueira (um de cada lado), 2 projéteis UC pela montagem (um de cada lado). Os projéteis UC Tube devem ser lançados de uma das extremidades da mangueira ou tubo, depois destes cortados. Então, depois de colocar as conexões os outros projéteis UC devem ser lançados após a montagem para verificar que qualquer contaminação introduzida durante a fabricação (borracha, aço, lubrificantes etc) foi removida. Testes independentes demonstraram que os projéteis UC Tube removem contaminantes de

9 grande tamanho e absorvem fluidos, enquanto os projéteis UC removem os pequenos. OUC System é o mais rápido e o mais eficaz método para limpeza interna de sistemas hidráulicos conhecido atualmente. Reduz drasticamente as horas de paradas de equipamentos e consequentemente aumenta a produtividade das empresas. TROCADORES DE CALOR (CONDENSADORES E EVAPORADORES) BENEFÍCIOS REDUÇÃO de tempo despendido com limpeza dos tubos; ELIMINAÇÃO da utilização de produtos químicos; REDUÇÃO no consumo de energia elétrica; REMOÇÃO de lama, bactérias, microorganismos etc; REDUÇÃO de custos com paradas não programadas. EFEITOS DA CONTAMINAÇÃO A contaminação de equipamentos para transferência de calor pode ser definida como depósito de material nas superfícies dos trocadores de calor causando degradação na sua performance. É um dos fatores mais importantes, tratando-se do design do trocador de calor e ainda é um dos fatores menos compreendidos. Ele tem sido chamado de "o maior problema não resolvido nos transferidores de calor". As penalidades e os custos associados à operação de um trocador de calor poluído são significativas. Elas incluem um aumento do consumo de energia elétrica, um aumento no consumo de combustível, redução de produção, custos de limpeza frequente e baixa disponibilidade. Todos os tipos de contaminantes reduzem a eficiência dos trocadores de calor com melhor design, induzem à corrosão localizada de tubos condensadores. Enfim forçam o fechamento de uma seção para limpeza. São necessárias quatro categorias para descrever a poluição das interfaces dos fluidos sólidos: 1. Poluição precipitada: O depósito de materiais numa superfície do transferidor de calor através da cristalização de uma solução líquida, por exemplo: sal na água do mar que é geralmente chamada escala marinha; 2. Poluição de partículas: O depósito de sólidos suspensos nas superfícies dos transferidores de calor, como lama que fica depositada em forma de lodo no fundo; 3. Poluição de reação química: Depósito que ocorre em virtude da recombinação química que envolve o meio transferidor de calor e a superfície do tubo. Ex.: ferrugem e corrosão; 4. Poluição biológica: A fixação e o consequente crescimento de microorganismos (mariscos, bactérias etc.).

10 ATUAIS MÉTODOS DE LIMPEZA Diversos métodos de sistema de limpeza estão disponíveis e são utilizados por muitas empresas. O tratamento químico como o uso de não-oxidantes e agentes dispersantes também são utilizados. Os sistemas de limpeza "off line" geralmente incluem o uso de técnicas pela qual a água, através de grande força, empurra a sujeira ou ainda através de esponjas, ferramentas cortantes, vibradores, produtos químicos para limpeza ou escovas de nylon ou metal. Como o trocador de calor opera por um longo período de tempo entre cada ciclo manual de limpeza, a poluição começa de imediato e os tubos permanecem nessas condições até serem limpos. Dentre os vários sistemas de limpeza mecânica "on line" disponíveis, os tipos de escova e cesta e de esponja de borracha (PIG) são os mais comuns. APLICAÇÃO DO UC System A aplicação do UC System está sendo pesquisada no momento. Constantemente, devido às dificuldades, custos e gastos, a limpeza de tubos é sempre prorrogada, então, o usuário do "UC System" encontra tubos bastante contaminados. Portanto, para a primeira limpeza é necessário que se utilizem produtos químicos para amolecerem as incrustações antes de limpá-los com o "UC System". Mantendo um programa de limpeza regularmente, isso não será necessário. Geralmente a limpeza de trocadores de calor requer uma combinação do uso de vários tipos de projéteis. ACompri Technic está pesquisando um projétil específico para forte desgaste com ponta de aço e escovas de ferro para retirar contaminações mais pesadas desse tipo. SISTEMAS PNEUMÁTICOS BENEFÍCIOS REDUÇÃO de tempo despendido com limpeza de tubulações e mangueiras; ELIMINAÇÃO da utilização de produtos químicos; ELIMINAÇÃO de contaminantes embutidos, gerados ou adquiridos; ELEVADOS padrões de limpeza (ISO 15/13/10); REDUÇÃO no tempo de flushing nos sistemas pneumáticos; REDUÇÃO de reposição de filtros, solenóides, válvulas, comandos e outros componentes pneumáticos; REDUÇÃO de problemas com assistência técnica; REDUÇÃO de custos com paradas não programadas.

11 EFEITOS DA CONTAMINAÇÃO Independentemente do design do sistema, do preço ou da sofisticação de um componente, o ar contaminado irá interferir nos componentes e sistemas de operação. Em geral, quanto mais contaminado o ar, menos dependente será o sistema pneumático. Até mesmo o ar que respiramos pode não ser apropriado para um sistema pneumático específico. O ar deve ser descontaminado antes de ser usado no sistema pneumático. Os contaminantes em um sistema pneumático provêm de: "Contaminantes Embutidos": ocorrem num novo sistema fabricado, no qual os componentes ou tubulações estão sujas ou onde instalações são mal feitas. Quando um sistema é montado, tubos, válvulas e tanques de armazenamento tornam-se coletores de ferrugem, partículas de tinta, poeira, pequenas pedras etc. Muitos danos causados por partículas contaminantes são invisíveis a olho nu e não podem ser removidos com panos nem com pressão de ar. "Gerados": É a fonte de contaminação que é gerada pelo próprio sistema de trabalho. Enquanto um sistema funciona, as partes que entram em contato com outras superfícies começam a ficar bastante gastas, gerando partículas. O uso do tipo incorreto de condutores de fluido pode produzir fuligem ou formação de partículas. Estas são levadas pelas linhas para as estações de ferramenta. "Adquiridos": É a fonte dos contaminantes que são adicionados ao sistema. Se a válvula quebra, o componente deve ser reposto ou consertado na hora. De qualquer modo ela provavelmente será levada para um ambiente sujo que permitirá que haja contaminação no sistema logo que uma linha for desmontada. TIPOS DE CONTAMINAÇÃO Os contaminantes encontrados num sistema podem ser divididos em três grupos: abrasivos, leves e líquidos. - Abrasiva, é a contaminação mais intensa, na forma de poeira pesada, areia (vinda de derretedor de metal) ou componentes que prejudicam o funcionamento dos equipamentos provém tanto de dentro como de fora da fábrica. Essa sujeira é abrasiva, o que afeta a operação correta dos componentes forçando as limpezas entre as partes do equipamento e causando erro na operação ou falha dos componentes. - A contaminação leve, como poeira, tinta seca ou tipos de resíduos que ficam nas juntas dos tubos, pode causar o entupimento de orifícios ou aglutinar sujeira nestes, o que pode causar erro na operação de componentes.

12 - Líquidos, geralmente entram num sistema levados pelo ar. Umidade em grande quantidade pode retirar lubrificação e em pequena quantidade pode provocar a formação de ferrugem. A lubrificação do compressor pode causar a deterioração do selo que tem como característica retornar à antiga forma quando retirar-se a pressão, e isso acontece principalmente se os lubrificantes sintéticos são usados com selos básicos. Sem selos efetivos, um sistema pneumático perde toda a sua energia guardada. Problemas de operação também podem ocorrer porque os selos ficam inchados, tornando os movimentos da válvula incorretos. O ar contaminado vai interferir no sistema e na operação de componentes principalmente pela deterioração do selo. Sem que haja bons selos, a energia gerada é perdida e o sistema torna-se vulnerável ao dano do componente. Os principais contaminantes são poeira e água. As indústrias de alimentação, bebida e tinta, exigem um alto nível de limpeza já que frequentemente as mesmas linhas são utilizadas com diferentes produtos. ATUAIS MÉTODOS DE LIMPEZA As linhas pneumáticas contaminadas podem ser repostas ou limpas com produtos químicos ou descarga de água. APLICAÇÃO DO UC SYSTEM O UC System é o mais rápido e o mais eficaz método para limpeza interna de sistemas pneumáticos conhecido atualmente. Reduz drasticamente as horas de paradas de equipamentos e consequentemente aumenta a produtividade das empresas. Nas instalações pneumáticas novas, o UC System elimina os contaminantes embutidos, tais como: partículas de ferrugem, tinta, poeira, cavacos, umidade, solda etc., melhorando a performance dos equipamentos. Na manutenção de sistemas pneumáticos, o UC System elimina os contaminantes gerados e adquiridos com o funcionamento do sistema. GASES INDUSTRIAIS BENEFÍCIOS REDUÇÃO de tempo despendido com limpeza de tubulações; ELIMINAÇÃO de líquidos como a água e o T.C.E. de dentro de tubos e tubulações; ELEVADOS padrões de limpeza (ISO 15/13/10); REDUÇÃO de reposição de filtros, válvulas, capilares e outros componentes do sistema; REDUÇÃO de problemas com assistência técnica; REDUÇÃO de custos com paradas não programadas.

13 ATUAIS MÉTODOS DE LIMPEZA Os métodos atuais de limpeza para oxigênio envolvem o uso dos inibidores Tricloretileno ou Tricloretano. Problemas em procura, armazenamento, manutenção segura, reciclagem e descarte desses produtos são muitos. A única previsão que se pode fazer para um futuro próximo é que o uso desses produtos serão mais difícil do que o esperado, com estreitas regras e regulamentos na procura, manutenção e descarte destas substâncias. A operação de limpeza é normalmente realizada com o uso de um vapor que desengordura, onde o Tricloretileno é aquecido até uma temperatura pouco abaixo de 88ºC. O aquecimento acima desta temperatura ou qualquer influência de uma chama que ocorra nas paredes dos vasos que carregam Tricloretileno, resultarão na produção de um gás fósgeno, o qual é altamente tóxico. A operação de limpeza é completa quando todos os traços de sujeira são removidos ou expelidos. Também deve ser notificado que o Tricloretileno não é uma substância inflamável quando presente na atmosfera, mas que em contato com o oxigênio numa concentração acima de 22,9% torna-se altamente volátil, inflamável e tóxico. Desta forma poderá ocorrer uma condição de incêndio ou explosão. Existem várias maneiras empregadas na remoção de sujeiras: a. Passando Nitrogênio seco isento de óleo. b. Passando ar quente (seco) isento de óleo. c. Colocando em um forno até que todos os traços de T.C.E. sejam removidos. APLICAÇÃO DO UC SYSTEM O cuidado do UC System é realizar operações de limpeza de tubos não lavados ou sem emenda, manufaturados à partir de materiais como cobre, aço inoxidável, aço carbono e PVC sem o uso de T.C.E. O UC System pode facilmente garantir que o resíduo remanescente após a limpeza não ultrapasse 0,038 g/m2, o que dá uma boa vantagem sobre os métodos atuais de limpeza. A tubulação desejada para o serviço de refrigeração pode ser limpa com o uso deste método. O UC System também pode alcançar um nível de contaminação por óleo de 0,050 g/m2, tornando assim um método vantajoso de limpeza para tubos e tubulação no serviço de oxigênio (a permissão segura para contaminação por óleo é de 250ppm suspensa em T.C.E ). Além da operação de limpeza, o UC System pode ser usado para outras operações em indústrias de gás e refrigeração: a. Removendo líquidos como a água, e o T.C.E. de dentro de tubos e tubulações;

14 b. Secando tubos internamente; c. Expelindo ou secando líquidos de instalações de tubos sem a necessidade da remoção do sistema de válvulas; d. Expelindo gases de tubos, de várias medidas sem a necessidade de remover o sistema de válvulas. É praticamente impossível mencionarmos todos os processos onde o uso do UC System é empregado nas indústrias de gases, mas aqui estão alguns deles: a. A limpeza de tubulações para serviços de oxigenação devem ser feitas em instalações industriais de alimentos; b. A limpeza de contaminações de grandes instalações em indústrias alimentícias; c. A expulsão de líquidos como acetona em uma instalação de acetilenos ou resíduos de L.P.G. de uma instalação de L.P.G.; d. A secagem das tubulações após um teste hidrostático; e. A limpeza de tubulações antes da instalação de vasos criogênicos. TUBOS, TUBULAÇÕES E MANGUEIRAS BENEFÍCIOS: REDUÇÃO de tempo despendido com limpeza; ELIMINAÇÃO da utilização de produtos químicos; ELEVADOS padrões de limpeza (ISO 15/13/10); REDUÇÃO de problemas com assistência técnica; REDUÇÃO de custos com paradas não programadas. "...Trata-se de um sistema eficaz, de simples instalação e utilização, com baixíssimo custo de manutenção e principalmente por permitir a obtenção de resultados de índices de contaminação padronizados internacionalmente, como ISO ou NAS..." Nilso de Toni - Engenharia e Produto - OhP Brasil Ltda. EFEITOS DA CONTAMINAÇÃO Mesmo com a utilização de modernos equipamentos e ferramentas, o corte de tubos, tubulações e mangueiras sempre resultam em contaminação interna destas. Essa contaminação pode comprometer o desempenho final do equipamento e de sistemas, os quais estão ficando cada vez mais sofisticados para atendimento das exigências do mercado e principalmente do consumidor final. ATUAIS MÉTODOS DE LIMPEZA São utilizados ar comprimido, soluções químicas, água ou simplesmente não são limpos.

15 APLICAÇÃO DO UC SYSTEM O UC System remove as partículas sólidas dos tubos, tubulações e mangueiras a seco e em segundos, mesmo que estas tenham cotovelos, curvas ou conexões, atingindo e superando os padrões de limpeza internos mais rígidos existentes no mercado. O UC System excede as especificações de limpeza emanadas pela S.A.E., Oxygen e ISO Prestação de Serviços Além da comercialização da tecnologia UC System, atuamos também na prestação de serviços. Empresas com planos de manutenção preditiva, preventiva, e até em emergências corretivas, podem usufruir da tecnologia UC System, reduzindo o investimento inicial, mas aproveitando todos os benefícios propiciados por ela. Os serviços poderão ser cobrados por hora trabalhada e o consumo dos projéteis utilizados na limpeza ou até mesmo por um valor pré fixado, conforme o caso. Ainda existe a possibilidade de cobrança, através de contratos anuais ou semestrais etc. Serviços praticados: Condensadores; Chillers; Trocadores de Calor; Mangueiras Hidráulicas; Tubulações Hidráulicas; Tubulações de Instalações Frigoríficas; Tubulações de Ar Comprimido; Tubulações de Sistemas de Água Desmineralizada; Consultórios Dentários; Guias de Onda de Rádio, etc.

16 Dúvidas Frequentes 1. Qual a distância máxima que o UC System pode alcançar? Não existe distância máxima, desde que haja alimentação constante do gás, o projétil vencerá a distância da linha que atenda os requisitos básicos de aplicação. 2. Quais são os requisitos básicos para definição da utilização ou não do UC System? Diâmetro constante, duas aberturas para a atmosfera e passagem plena pelo trecho escolhido, sendo tubos, tubulações ou mangueiras. 3. O UC System faz curvas? Sim, faz curvas de 90 graus, cotovelos, juntas em "T" e juntas em "Y", também. 4. E se o projétil parar no meio da tubulação? Partindo do principio que você já avaliou através dos "requisitos básicos", os passos para remover o projétil caso ele pare são: Verifique se houve algum problema com a fonte de gás (queda de pressão); Faça uma inspeção visual na linha, para checar possíveis acidentes posteriores; Conecte o Lançador Pneumático no final da linha e dispare somente o gás no sentido inverso; Se persistir é porque há algum ponto de solda ou junta mal alinhada nas flanges. Coloque então um pouco de solvente (acetona/ água rás) ou álcool e depois dispare somente gás, o projétil perderá resistência física e se desprenderá. 5. Quais os tipos de gases que podem ser utilizados e qual pressão de trabalho? O UC System opera com um gás inerte, pode ser Ar Comprimido, Nitrogênio Seco ou Gás Carbônico, com uma pressão de trabalho de mínima 6 e máxima 10 bar (85 a 150 psi). 6. O UC System pode ser utilizado em tubos de PVC? Sim o UC System pode ser utilizado em tubulações rígidas e flexíveis como, aço inox, aço carbono, alumínio, cobre, pvc, polipropileno, mangueiras plásticas, borracha, etc., desde que atendam os "requisitos básicos de aplicação". 7. O UC System pode ser utilizado em instalações domésticas? Não o UC System é utilizado somente em instalações industriais.

17 8. O UC System remove resíduos sólidos? Não, o conceito de limpeza do UC System é de prevenção e não de correção, ou seja, remover os resíduos rapidamente, porém, freqüentemente para que não haja solidificação/cristalização do mesmo. Produtos em pó, líquidos e pastosos são facilmente removidos.

UC SYSTEM (PATENTEADO)

UC SYSTEM (PATENTEADO) UC SYSTEM (PATENTEADO) Solução única para a rápida e eficaz limpeza interna, a seco e em segundos de tubulações industriais. Desenvolvido para utilização em tubulações de indústrias farmacêuticas, químicas,

Leia mais

ECONOMIA DE ENERGIA ELETRICA COM USO RACIONAL DE AR COMPRIMIDO

ECONOMIA DE ENERGIA ELETRICA COM USO RACIONAL DE AR COMPRIMIDO ECONOMIA DE ENERGIA ELETRICA COM USO RACIONAL DE AR COMPRIMIDO CONSUMO DE ENERGIA E AR COMPRIMIDO NA INDÚSTRIA Consumo de Energia 20% 50% 30% Fornec.de ar Refrigeração Outros Consumo de Ar Comprimido 10%

Leia mais

Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização

Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização A qualidade do ar em um sistema de ar comprimido tem variações e todas elas estão contempladas no leque de opções de produtos que a hb ar comprimido oferece.

Leia mais

Power Pipe Line. Redes de Ar Comprimido

Power Pipe Line. Redes de Ar Comprimido Power Pipe Line Redes de Ar Comprimido Power Pipe Line - PPL - é um novo sistema de tubulação de encaixe rápido projetado para todo tipo de planta de ar comprimido, bem como para outros fluidos, gases

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: A água nunca está em estado puro, livre de

Leia mais

Rua Leopoldo de Passos Lima, 238 Jardim Santa Fé. CEP.: 05271-000 São Paulo SP. Telefones: (11) 3911-4665 / 4682 E-mail: vendas@unicompbrasil.com.

Rua Leopoldo de Passos Lima, 238 Jardim Santa Fé. CEP.: 05271-000 São Paulo SP. Telefones: (11) 3911-4665 / 4682 E-mail: vendas@unicompbrasil.com. UNICOMP COM. DE EQUIPAMENTOS PNEUMÁTICOS LTDA. Rua Leopoldo de Passos Lima, 238 Jardim Santa Fé. CEP.: 05271-000 São Paulo SP. Telefones: (11) 3911-4665 / 4682 E-mail: vendas@unicompbrasil.com.br Site:

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO BRASAGEM DOS PASSADORES DE COMPRESSORES 1 - INTRODUÇÃO 2 - BRASAGEM OXIACETILÊNICA

INFORMATIVO TÉCNICO BRASAGEM DOS PASSADORES DE COMPRESSORES 1 - INTRODUÇÃO 2 - BRASAGEM OXIACETILÊNICA 1 - INTRODUÇÃO A brasagem de tubos é uma etapa que faz parte do procedimento de instalação de compressores em novos produtos ou do procedimento de troca de compressores quando da manutenção de um sistema

Leia mais

Manual de Instruções. Poços de Proteção. Exemplos

Manual de Instruções. Poços de Proteção. Exemplos Manual de Instruções oços de roteção Exemplos Manual de Instruções de oços de roteção ágina 3-11 2 Índice Índice 1. Instruções de segurança 4 2. Descrição 4 3. Condições de instalação e instalação 5 4.

Leia mais

Secador e filtros para ar e gases. Garantia de ar comprimido puro e seco, aumento de produtividade e melhora na qualidade do ar na linha de produção.

Secador e filtros para ar e gases. Garantia de ar comprimido puro e seco, aumento de produtividade e melhora na qualidade do ar na linha de produção. Secador e filtros para ar e gases Garantia de ar comprimido puro e seco, aumento de produtividade e melhora na qualidade do ar na linha de produção. Secador e filtros para ar e gases Garantia de ar comprimido

Leia mais

Condensação. Ciclo de refrigeração

Condensação. Ciclo de refrigeração Condensação Ciclo de refrigeração Condensação Três fases: Fase 1 Dessuperaquecimento Redução da temperatura até a temp. de condensação Fase 2 Condensação Mudança de fase Fase 3 - Subresfriamento Redução

Leia mais

CLEARPOINT. A Qualidade do Ar Comprimido

CLEARPOINT. A Qualidade do Ar Comprimido CLEARPOINT CLEARPOINT A Qualidade do Ar Comprimido CARACTERÍSTICAS Meio A filtração efetiva para ar e gases comprimidos e essencial para quase todas as aplicações industriais. A linha CLEARPOINT da BEKO

Leia mais

27 Sistemas de vedação II

27 Sistemas de vedação II A U A UL LA Sistemas de vedação II Ao examinar uma válvula de retenção, um mecânico de manutenção percebeu que ela apresentava vazamento. Qual a causa desse vazamento? Ao verificar um selo mecânico de

Leia mais

Dreno Eletrônico 1321823

Dreno Eletrônico 1321823 1321823 Dreno Eletrônico Sua empresa utiliza ar comprimido? Ar comprimido Um produto importante em todas as indústrias. Seja qual for a finalidade com que utiliza o ar comprimido, a qualidade tem de ser

Leia mais

Fundamentos de Automação. Hidráulica 01/06/2015. Hidráulica. Hidráulica. Hidráulica. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Fundamentos de Automação. Hidráulica 01/06/2015. Hidráulica. Hidráulica. Hidráulica. Considerações Iniciais CURSO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação CURSO

Leia mais

Jáder Bezerra Xavier (1) Pedro Paulo Leite Alvarez (2) Alex Murteira Célem (3)

Jáder Bezerra Xavier (1) Pedro Paulo Leite Alvarez (2) Alex Murteira Célem (3) DISPOSITIVO QUE PERMITE SOLDAGEM EM TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS CONTAMINADAS COM FLUIDOS INFLAMÁVEIS, SEM O PROCESSO DE INERTIZAÇÃO CONVENCIONAL INERT INFLA Pedro Paulo Leite Alvarez (2) Alex Murteira Célem

Leia mais

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO Aparelho Bivolt 110v 220v ATENÇÃO: INSTALAR EXTERNAMENTE * Capacidade total em 220v. Em 110v, redução de 50% a 60% na capacidade de evaporação. *Não testar com água

Leia mais

3 Manual de Instruções

3 Manual de Instruções 3 Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a seguir. Recomenda-se

Leia mais

Secador de Ar por Refrigeração CPX. Produtos de Alta Performance. Desenvolvidos para você!

Secador de Ar por Refrigeração CPX. Produtos de Alta Performance. Desenvolvidos para você! Secador de Ar por Refrigeração CPX 2011 Produtos de Alta Performance. Desenvolvidos para você! Secador de Ar CPX 2. Condensados O ar comprimido produzido pelos compressores contém vapor de água que poderá

Leia mais

www.cubos.com.br 2 1) INTRODUÇÃO 3 2) PEÇAS 3 3) INSTRUÇÕES DE USO 3 4) MANUTENÇÃO 5 5) ESPECIFICAÇÕES 6 6) GARANTIA 6 7) CONTATO 6

www.cubos.com.br 2 1) INTRODUÇÃO 3 2) PEÇAS 3 3) INSTRUÇÕES DE USO 3 4) MANUTENÇÃO 5 5) ESPECIFICAÇÕES 6 6) GARANTIA 6 7) CONTATO 6 MANUAL DO USUÁRIO CUBOS UV LIGHT 8W PRO 15W 30W 15W CRISTAL DE QUARTZO 30W CRISTAL DE QUARTZO 55W HO CRISTAL DE QUARTZO 75W HO CRISTAL DE QUARTZO 36W COMPACTO CRISTAL DE QUARTZO 60W COMPACTO CRISTAL DE

Leia mais

VISOR DE PASSAGEM PARA COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS

VISOR DE PASSAGEM PARA COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS PORTUGUÊS VISOR DE PASSAGEM PARA COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS MANUAL DE INSTRUÇÕES Visor de Passagem para Combustíveis Líquidos ÍNDICE PREFÁCIO... 5 ABREVIATURAS UTILIZADAS... 5 SÍMBOLOS UTILIZADOS... 6 INTRODUÇÃO...

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O COMPRESSOR NOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

UM OLHAR SOBRE O COMPRESSOR NOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS UM OLHAR SOBRE O COMPRESSOR NOS CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS NAS INSPEÇÕES DE CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS ATÉ RECENTEMENTE NÃO ERA DADA A DEVIDA ATENÇÃO AO COMPRESSOR - TIPO - LOCAL

Leia mais

Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio

Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio Solução em Ar Comprimido: Tubulações em Alumínio Quais são os principais problemas encontrados em redes de Ar Comprimido? Quais são os principais problemas encontrados em redes de Ar Comprimido? ❶ Vazamentos

Leia mais

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis.

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis. 1. Normas de segurança: Aviso! Quando utilizar ferramentas leia atentamente as instruções de segurança. 2. Instruções de segurança: 2.1. Aterramento: Aviso! Verifique se a tomada de força à ser utilizada

Leia mais

4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido

4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido 4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido 3ª Aula - complemento - Como especificar um compressor corretamente Ao se estabelecer o tamanho e nº de compressores, deve se

Leia mais

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido

Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido Adaptação do para-brisa inteiriço por bipartido A instalação dos pára-brisas, só deve ser feita por profissionais experientes, em caso de dúvida durante a instalação, favor contatar a assistência disponível

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS EMISSÕES DE HCFC-22 DOS SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO COMERCIAL EM SUPERMERCADOS

AVALIAÇÃO DAS EMISSÕES DE HCFC-22 DOS SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO COMERCIAL EM SUPERMERCADOS AVALIAÇÃO DAS EMISSÕES DE HCFC-22 DOS SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO COMERCIAL EM SUPERMERCADOS Eng. Eduardo Linzmayer RESUMO Avaliação e levantamento das emissões de fluidos nos sistemas de refrigeração; Importância

Leia mais

ASPIRADOR TURBO RED 1850

ASPIRADOR TURBO RED 1850 06/08 350-04/00 072579 REV.0 Manual de Instruções SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO ASPIRADOR TURBO RED 1850 ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 0800-6458300 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROBLEMA CAUSA POSSÍVEL SOLUÇÃO POSSÍVEL

Leia mais

Sistema de Proporcionamento Bomba dosadora de LGE Fire Dos

Sistema de Proporcionamento Bomba dosadora de LGE Fire Dos Sistema de Proporcionamento Bomba dosadora de LGE Fire Dos Descrição A bomba dosadora de LGE FIRE DOS é o mais versátil sistema de proporcionamento existente no mercado. Este revolucionário sistema de

Leia mais

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo.

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo. BOLETIM DE GARANTIA (N o 05 / 2013) Código de erro do Cassete e Piso-Teto No. TIPO DESCRIÇÃO Flash Blink Código Nota 1 Falha 2 Falha 3 Falha 4 Falha 5 Falha 6 Falha Placa acusa erro no sensor de temperatura

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo EXTINTORES Fogo É uma reação química em cadeia que desprende luz e calor devido à combustão de materiais diversos. Elementos que compõe o fogo Calor Combustível Comburente

Leia mais

Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas

Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas Somos especializados em trocadores de calor e importamos desde 2009. Eles são fabricados sob a supervisão de um técnico nosso e foram adaptados

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO DESTILADOR DE ÁGUA

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO DESTILADOR DE ÁGUA PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO DESTILADOR DE ÁGUA Daniele de Almeida Miranda, Gilvan Takeshi Yogui Para fins de referência, este documento pode ser citado como: Miranda, D.A.; Yogui, G.T.

Leia mais

MANUAL DE FUNCIONAMENTO FILTROS INDUSTRIAIS. G:Manuais/Manuais atualizados/ta

MANUAL DE FUNCIONAMENTO FILTROS INDUSTRIAIS. G:Manuais/Manuais atualizados/ta MANUAL DE FUNCIONAMENTO FILTROS INDUSTRIAIS TA G:Manuais/Manuais atualizados/ta Rev.01 ESQUEMA HIDRÁULICO 1 - INTRODUÇÃO 1.1. - FINALIDADE DESTE MANUAL Este manual proporciona informações teóricas e de

Leia mais

NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA ISOLAMENTO DE ÁREAS INTERNAS - LINHA RP

NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA ISOLAMENTO DE ÁREAS INTERNAS - LINHA RP NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA ISOLAMENTO DE ÁREAS INTERNAS - LINHA RP PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA QUE SUPERAM SUAS EXPECTATIVAS A RAYFLEX é líder nacional em tecnologia para portas industriais.

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM AQUECIMENTO SOLAR ABRAVA/DASOL 2011

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM AQUECIMENTO SOLAR ABRAVA/DASOL 2011 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM AQUECIMENTO SOLAR ABRAVA/DASOL 2011 MÓDULO 2 Projetista SAS Pequeno Porte Passo a Passo de Instalação ABRAVA -São Paulo,Maio de 2011 Luciano Torres Pereira Leonardo Chamone Cardoso

Leia mais

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER 1. INTRODUÇÃO Este Manual de Aplicação do GS-Super demonstra passo a passo o procedimento correto para aplicação do material bem como os cuidados necessários

Leia mais

Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor

Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor 1. Junta de expansão de fole com purga de vapor d água Em juntas de expansão com purga da camisa interna, para

Leia mais

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão Intensiv-Filter do Brasil Ltda. Av. Água Fria, 648 - Sala 01 CEP 02332.000 - Santana - São Paulo - Brasil Fone: +55 11 6973-2041 / Fax: +55 11 6283 6262 e-mail: intensiv@intensiv-filter.com.br Instruções

Leia mais

Oil & Gas Service Center. Soluções integradas para o mercado de óleo e gás

Oil & Gas Service Center. Soluções integradas para o mercado de óleo e gás Oil & Gas Service Center Soluções integradas para o mercado de óleo e gás Alta produtivida ParkerStore Macaé Loja dedicada à oferecer suporte técnico, serviços profissionais, produtos inovadores e soluções

Leia mais

Torradeira Tosta Pane Inox

Torradeira Tosta Pane Inox Torradeira Tosta Pane Inox Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha da Torradeira Britânia. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções a

Leia mais

Informação do Produto Filtros da Linha RCS

Informação do Produto Filtros da Linha RCS Rev-00 Plug: ½ NPT Os filtros da Linha RCS são projetados para separação de água e sólidos de hidrocarbonetos em aplicação no abastecimento industrial, aeronaves e postos de gasolina. Objetivamente, os

Leia mais

Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral.

Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral. Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral. SETEMBRO/2011 Bitolas: 20, 25, 32, 40,50,60, 75, 85, 110 milímetros; Pressão

Leia mais

Manual de Instrucoes. Pass-Through Refrigerado. o futuro chegou a cozinha. refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio

Manual de Instrucoes. Pass-Through Refrigerado. o futuro chegou a cozinha. refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio Manual de Instrucoes Pass-Through Refrigerado o futuro chegou a cozinha refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio Obrigado por ter adquirido Equipamentos ELVI É com satisfação que

Leia mais

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK INSTALAÇÃO: Figura 1 Para instalação e montagem das conexões, siga os seguintes passos: 1) Os tubos que descem das calhas são conectados nas entradas

Leia mais

DRENO ECOLÓGICO. Dreno Ecológico de Condensado

DRENO ECOLÓGICO. Dreno Ecológico de Condensado DRENO ECOLÓGICO Dreno Ecológico de Condensado O problema O ar comprimido é uma fonte de energia essencial, amplamente utilizada em toda a indústria. Por ser uma ferramenta que oferece segurança, potência

Leia mais

Hardware Básico. Refrigeração. Professor: Wanderson Dantas

Hardware Básico. Refrigeração. Professor: Wanderson Dantas Hardware Básico Refrigeração Professor: Wanderson Dantas Ventoinhas Ventoinhas são pequenos ventiladores que melhoram o fluxo de ar dentro do computador, trazendo ar frio para dentro do computador e removendo

Leia mais

Acumuladores hidráulicos

Acumuladores hidráulicos Tipos de acumuladores Compressão isotérmica e adiabática Aplicações de acumuladores no circuito Volume útil Pré-carga em acumuladores Instalação Segurança Manutenção Acumuladores Hidráulicos de sistemas

Leia mais

Válvulas para Controle Automático de Consumo de Água

Válvulas para Controle Automático de Consumo de Água Válvulas para Controle Automático de Consumo de Água Visão geral Os produtos com a tecnologia Vigorfluss são de alta qualidade, seguros e eficazes. Produtos duráveis que não sofrem com os problemas mais

Leia mais

Bancada de Testes Hidrostáticos e Pneumáticos

Bancada de Testes Hidrostáticos e Pneumáticos Bancada de Testes Hidrostáticos e Pneumáticos 1 Concepção O que é a bancada de testes da Valeq? Esta bancada foi desenvolvia com a intenção de agilizar os testes de campo e de bancada que envolvem pressão.

Leia mais

M A N U A L D E I N S T R U Ç Ã O. UC SYSTEM A (Alimentos/Bebidas/Cosmética/Farmacêutica/Química/Etc)

M A N U A L D E I N S T R U Ç Ã O. UC SYSTEM A (Alimentos/Bebidas/Cosmética/Farmacêutica/Química/Etc) M A N U A L D E I N S T R U Ç Ã O UC SYSTEM A (Alimentos/Bebidas/Cosmética/Farmacêutica/Química/Etc) 1 ÍNDICE 1. Introdução pág. 03 2. Benefícios pág. 04 3. Descrição dos Produtos pág. 05 3.1 Lançador

Leia mais

A fórmula que faz esta correção é o Nm³/h ou SCFM, que é dada pelos seguintes fatores:

A fórmula que faz esta correção é o Nm³/h ou SCFM, que é dada pelos seguintes fatores: Ar comprimido. O ar comprimido em muitas empresas é a energia que move a maioria dos equipamentos, pois o consumo de energia elétrica necessária para mover individualmente cada um dos equipamentos, se

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Compressor de Ar Portátil de Alta Pressão

Compressor de Ar Portátil de Alta Pressão Compressor de Ar Portátil de Alta Pressão (200BAR/3000PSI/20MPa) 0 Atenção Importante! Este COMPRESSOR DE AR PORTÁTIL DE ALTA PRESSÃO deve ser utilizado exclusivamente para a recarga do ar comprimido diretamente

Leia mais

07/07 276-05/00 072446 REV.2. www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES

07/07 276-05/00 072446 REV.2. www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES 07/07 276-05/00 072446 REV.2 www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Problema Luz que indica o funcionamento está apagada Odores estranhos

Leia mais

Manual do Usuário. Serra Sagital Ortopédica

Manual do Usuário. Serra Sagital Ortopédica Manual do Usuário Serra Sagital Ortopédica Prezado Dr(a). Parabéns por ter adquirido um equipamento Dentscler A Serra Sagital Ortopédica foi desenvolvida para proporcionar maior conforto e segurança durante

Leia mais

Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado

Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado Pedro Miranda Soares Manutenção de Equipamentos de Ar Condicionado Tal como todos os equipamentos mecânicos, o Ar Condicionado necessita da sua manutenção

Leia mais

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação A U A UL LA Lubrificação III Introdução Após a visita de um vendedor de lubrificante ao setor de manutenção de uma indústria, o pessoal da empresa constatou que ainda não conhecia todos os dispositivos

Leia mais

Soluções para produção de Oxigênio Medicinal

Soluções para produção de Oxigênio Medicinal Soluções para produção de Oxigênio Medicinal Page1 O propósito da BHP é de fornecer ao hospital uma usina de oxigênio dúplex e enchimento de cilindros para tornar o hospital totalmente independente do

Leia mais

Manual de Instruções TORVEL. Unidade de Potência Hidráulica S10014L3-45. Manual Técnico. Unidade de Potência Hidráulica S10014L3-45

Manual de Instruções TORVEL. Unidade de Potência Hidráulica S10014L3-45. Manual Técnico. Unidade de Potência Hidráulica S10014L3-45 Manual Técnico 1 Índice 1. Precauções de segurança...3 2. Diagrama hidropneumático...4 3. Principais componentes e suas funções...5 4. Características técnicas...6 e 7 5. Instalação...8 e 9 6. Componentes

Leia mais

Truck Tyre Saver GERADOR DE NITROGÊNIO PARA CALIBRAR PNEUS DE CAMINHÕES

Truck Tyre Saver GERADOR DE NITROGÊNIO PARA CALIBRAR PNEUS DE CAMINHÕES Truck Tyre Saver GERADOR DE NITROGÊNIO PARA CALIBRAR PNEUS DE CAMINHÕES Pneu é como uma membrana Ar comprimido O tradicional meio de encher pneus de caminhões e carros, contém 21% de oxigênio e 78% de

Leia mais

Controlador de Garra Pneumática MTS Fundamental

Controlador de Garra Pneumática MTS Fundamental Controlador de Garra Pneumática MTS Fundamental Manual Title Manual Additional do Information Produto be certain. 100-238-337 A Informações sobre Direitos Autorais Informações sobre Marca Registrada 2011

Leia mais

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos INTRODUÇÃO A importância da manutenção em máquinas e equipamentos A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade

Leia mais

ANALISADORES DE GASES

ANALISADORES DE GASES BGM BOMBA DE SUCÇÃO SÉRIE COMPACTA ANALISADORES DE GASES Descrição: Gera uma depressão no processo, succionando a amostra e criando a vazão exata para atender o tempo necessário de condicionamento do gás

Leia mais

Inovação e qualidade em sistemas de filtração

Inovação e qualidade em sistemas de filtração Inovação e qualidade em sistemas de filtração A Vemag é uma empresa que atua com filtração e bombeamento de fluidos, em diversas áreas de aplicações. Através de uma equipe de técnicos capacitados, oferece

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA ESTAÇÃO DE SOLDA SMD MODELO DK-960D

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA ESTAÇÃO DE SOLDA SMD MODELO DK-960D DEKEL MANUAL DE INSTRUÇÕES DA ESTAÇÃO DE SOLDA SMD MODELO DK-960D Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS Com a criação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, em 2004, e a aprovação da Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005,

Leia mais

Manual de Instrucoes. Balcao Distribicao Refrigerado. o futuro chegou a cozinha. refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio

Manual de Instrucoes. Balcao Distribicao Refrigerado. o futuro chegou a cozinha. refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio Manual de Instrucoes Balcao Distribicao Refrigerado o futuro chegou a cozinha refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio Obrigado por ter adquirido Equipamentos ELVI É com satisfação

Leia mais

5 Montagem Circuítos

5 Montagem Circuítos Montagem 5 Circuítos Ambiente de trabalho: Para trabalhar com montagem eletrônica e reparação de equipamentos o técnico precisa de algumas ferramentas, são elas: 1 - Ferro de solda: O ferro de solda consiste

Leia mais

Boletim da Engenharia 14

Boletim da Engenharia 14 Boletim da Engenharia 14 Como trocar o óleo dos compressores parafuso abertos e semi-herméticos 10/03 No boletim da engenharia nº13 comentamos sobre os procedimentos para troca de óleo dos compressores

Leia mais

Orientações e Procedimentos para o Manuseio e Armazenagem de Óleo Diesel B

Orientações e Procedimentos para o Manuseio e Armazenagem de Óleo Diesel B Setembro, 2010. Orientações e Procedimentos para o Manuseio e Armazenagem de Óleo Diesel B Com a criação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, em 2004, e a aprovação da Lei 11.097, de 13

Leia mais

rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388f-0 Printed in U.S.A.

rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388f-0 Printed in U.S.A. rainbowsystem.com Rexair LLC Troy, Michigan 2011 Rexair LLC R14388f-0 Printed in U.S.A. número de cuidado do cliente Como parte do programa de Cuidado do Cliente Rexair, cada Rainbow AquaMate recebe um

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO FÍSICO

MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO FÍSICO MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO FÍSICO Ao abordar o tratamento físico, discutiremos assuntos relacionados à limpeza com acessórios (aspiração, remoção de sujeiras com peneiras, limpeza das bordas, entre outros),

Leia mais

Guia de Soluções EcoWin Soluções Ecológicas

Guia de Soluções EcoWin Soluções Ecológicas Guia de Soluções Problemas & Soluções Este manual técnico traz exemplos de situações que surgiram durante a instalação e operação dos sistemas URIMAT no país ou no exterior nos últimos anos. A seguir,

Leia mais

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril.

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril. A UU L AL A Mandrilamento Nesta aula, você vai tomar contato com o processo de mandrilamento. Conhecerá os tipos de mandrilamento, as ferramentas de mandrilar e as características e funções das mandriladoras.

Leia mais

Atlas Copco. Secadores de ar comprimido por refrigeração. FX1-16 60 Hz

Atlas Copco. Secadores de ar comprimido por refrigeração. FX1-16 60 Hz Atlas Copco Secadores de ar comprimido por refrigeração FX1-16 60 Hz Capacidade total, responsabilidade total A Atlas Copco fornece ar comprimido de qualidade para garantir uma excelente produtividade.

Leia mais

Respire fundo. E drible a Fibrose Cística.

Respire fundo. E drible a Fibrose Cística. MANUAL DO NEBULIZADOR Respire fundo. E drible a Fibrose Cística. Veja como utilizar e cuidar corretamente do seu Compressor e Nebulizador. Eu sou o compressor. Eu sou o Nebulizador, sou o grande goleador.

Leia mais

CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA

CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA *Imagens meramente ilustrativas CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS CHAVE DE IMPACTO PARAFUSADEIRA PNEUMÁTICA Modelo V8 Chave de impacto

Leia mais

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS

PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 INFORMATIVO TÉCNICO PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS EM CIRCUITOS HIDRÁULICOS QUE OCASIONAM FALHAS EM BOMBAS HIDRÁULICAS 1/21 INFORMATIVO TÉCNICO N 019/09 O PRINCIPAL COMPONENTE DE

Leia mais

Manômetros, modelo 7 conforme a diretiva 94/9/CE (ATEX)

Manômetros, modelo 7 conforme a diretiva 94/9/CE (ATEX) Manual de instruções Manômetros, modelo 7 conforme a diretiva 94/9/CE (ATEX) II 2 GD c TX Modelo 732.51.100 conforme ATEX Modelo 732.14.100 conforme ATEX Manual de instruções, modelo 7 conforme ATEX ágina

Leia mais

FORMATO DA REDE. Basicamente existem dois formatos de rede: aberto ou em circuito fechado (anel). Formato Aberto: Formato Fechado:

FORMATO DA REDE. Basicamente existem dois formatos de rede: aberto ou em circuito fechado (anel). Formato Aberto: Formato Fechado: FORMATO DA REDE Basicamente existem dois formatos de rede: aberto ou em circuito fechado (anel). Formato Aberto: Quando não justifica fazer um anel, pode-se levar uma rede única que alimente os pontos

Leia mais

Disciplina Higiene do Trabalho. Ventilação Industrial

Disciplina Higiene do Trabalho. Ventilação Industrial Tópicos da Aula Complementar - Ventiladores; - Ventiladores Axiais; - Ventiladores Centrífugos; - Dados necessários para a seleção correta de um ventilador; - Modelos e Aspectos Gerais de Ventiladores.

Leia mais

DESOBSTRUIDOR MIDES MODELO 4TES

DESOBSTRUIDOR MIDES MODELO 4TES DESOBSTRUIDOR MIDES MODELO 4TES MANUAL DE INSTALAÇÃO OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO 1 INDICE 01- INTRODUÇÃO 02- DADOS TÉCNICOS 03- INSTALAÇÃO 04- COMANDOS ELETRICOS E PNEUMÁTICOS 05- OPERAÇÃO 06- MANUTENÇÃO NOTA:

Leia mais

MANUSEIO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS

MANUSEIO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE ÓLEO DIESEL B ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS Com a criação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, em 2004, e a aprovação da Lei 11.097, de 13 de janeiro de 2005,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Calibrador Eletrônico de Pneus Arfox Júnior. Rev.0

MANUAL DO USUÁRIO. Calibrador Eletrônico de Pneus Arfox Júnior. Rev.0 MANUAL DO USUÁRIO RUA DO POMAR, 95/97 - VILA DAS MERCÊS 04162-080 SÃO PAULO - SP FONE/FAX: (011) 2165-1221 Site: www.control-liq.com.br - e-mail: atendimento@control-liq.com.br Calibrador Eletrônico de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES WWW.ELGIN.COM.BR UMIDIFICADOR DE AR FGUA-03AZ-0 SAC: 0800 7035446 GDE. SÃO PAULO (11) 3383-5555

MANUAL DE INSTRUÇÕES WWW.ELGIN.COM.BR UMIDIFICADOR DE AR FGUA-03AZ-0 SAC: 0800 7035446 GDE. SÃO PAULO (11) 3383-5555 WWW.ELGIN.COM.BR MANUAL DE INSTRUÇÕES UMIDIFICADOR DE AR FGUA-03AZ-0 Atenção: antes de usar o produto leia cuidadosamente as instruções deste manual. SAC: 0800 7035446 GDE. SÃO PAULO (11) 3383-5555 VANTAGENS

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR. Airgenic Unidades para Dutos de Arcondicionados. Linha DX. Índice. Modo de Usar Paginas 3 4

MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR. Airgenic Unidades para Dutos de Arcondicionados. Linha DX. Índice. Modo de Usar Paginas 3 4 MANUAL DO USUÁRIO EQUIPAMENTOS DE IONIZAÇÃO DE AR Airgenic Unidades para Dutos de Ar-condicionados Linha DX Airgenic Unidades para Dutos de Arcondicionados centrais - Linha DX Índice Modo de Usar Paginas

Leia mais

Desumidificador. Desidrat Plus IV Desidrat Plus V

Desumidificador. Desidrat Plus IV Desidrat Plus V Desumidificador Desidrat Plus IV Desidrat Plus V Lista de instrução de uso. Painel de controle. Introdução à estrutura. Instrução de Uso. Proteção e Manutenção. Solução de problemas. Referência. Obrigado

Leia mais

Manual de Instrucoes. Vitrine Expositora Refrigerada Euro. o futuro chegou a cozinha. refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio

Manual de Instrucoes. Vitrine Expositora Refrigerada Euro. o futuro chegou a cozinha. refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio Manual de Instrucoes Vitrine Expositora Refrigerada Euro o futuro chegou a cozinha refrigeracao coccao linha modular exposicao distribuicao apoio Obrigado por ter adquirido Equipamentos ELVI É com satisfação

Leia mais

CATÁLOGO CANHÃO DE AR MIDES

CATÁLOGO CANHÃO DE AR MIDES CATÁLOGO CANHÃO DE AR MIDES VANTAGENS EM COMPARAÇÃO A OUTRAS MARCAS SEM MANUTENÇÃO 85 CLIENTES SATISFEITOS NO BRASIL, PORTUGAL, ESPANHA, COLOMBIA, MOÇAMBIQUE, JORDANIA, USA MELHOR PREÇO DE MERCADO CERTIFICAÇÃO

Leia mais

Filtros T e ROTOFILTERS

Filtros T e ROTOFILTERS Introdução O entupimento de emissores (gotejadores, microaspersores e tubo gotejadores) é a mais importante limitação dos sistemas de irrigação localizada. A dimensão da passagem de água destes componentes

Leia mais

A foto mostra o Climatizador Vesper com o deslocamento de ar em banda larga espalhando a névoa evaporativa com ampla dispersão.

A foto mostra o Climatizador Vesper com o deslocamento de ar em banda larga espalhando a névoa evaporativa com ampla dispersão. Climatização Ambiental Apresentação Os climatizadores Vesper utilizam os Ventiladores Vesper que são fabricados há mais de 50 anos e dispoem dos mais variados modelos e tipos que vão de 46 cm a 1 (um)

Leia mais

Servoacionamento série CuiDADoS E PrECAuÇÕES

Servoacionamento série CuiDADoS E PrECAuÇÕES A U T O M A Ç Ã O Servoacionamento série CuiDADoS E PrECAuÇÕES Recomendamos a completa leitura deste manual antes da colocação em funcionamento dos equipamentos. 1 Sumário Garantia Estendida Akiyama 3

Leia mais

NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA SALAS LIMPAS

NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA SALAS LIMPAS NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA SALAS LIMPAS PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA, QUE SUPERAM AS SUAS EXPECTATIVAS DYNACO é líder mundial em tecnologia para portas rápidas. Fundada em 1987, a DYNACO

Leia mais

SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE FULIGEM

SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE FULIGEM SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE FULIGEM Para atender às regulamentações ambientais de hoje, os gases emitidos por caldeiras que utilizam bagaço de cana e outros tipos de biomassa similares devem, obrigatoriamente,

Leia mais

REFERÊNCIA RÁPIDA PARA MANUTENÇÃO

REFERÊNCIA RÁPIDA PARA MANUTENÇÃO REFERÊNCIA RÁPIDA PARA MANUTENÇÃO AERONAVE EMB-202A IPANEMA Principais Cuidados com a Aeronave ASSISTÊNCIA TÉCNICA 2009 EMBRAER / NEIVA ATENÇÃO ESTE GUIA NÃO É UMA PUBLICAÇÃO TÉCNICA E, PORTANTO, NÃO CONSTITUI

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 Obrigado por adquirir a Pipoqueira Cadence POP201, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Steam Power

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Steam Power MANUALDE DE INSTRUÇÕES MANUAL INSTRUÇÕES Steam Power INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um produto da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho do produto, ler atentamente as instruções a seguir.

Leia mais

QUALITY FIX DO BRASIL INDÚSTRIA, COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX

QUALITY FIX DO BRASIL INDÚSTRIA, COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX MANUAL DO USUÁRIO CONECTORES QUALITY FIX 1 Sumário Treinamento específico e essencial.... 3 Manutenção, serviço e armazenamento.... 3 Inspeção... 3 Uso... 4 Tempo de vida do Produto.... 4 Garantia... 4

Leia mais