SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL"

Transcrição

1 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL D. E. S. Ferreira 1, J. E. S. Santos 2 RESUMO: Com evolução tecnológica e a popularização de sistemas microprocessados tornase atrativo o uso de tecnologias relacionadas ao controle automático de processos na automação residencial, objetivando um maior conforto e segurança bem como aumentando a comunicação e personalização de ambientes. Para atingir estes propósitos utilizou-se de um sistema de controle e supervisão a fim de monitorar sistemas de alarmes, iluminação, climatização de ambientes e também proporcionar o uso eficiente da energia. Este projeto tem por objetivo investigar estas tecnologias, bem como produzir material didático relativo às mesmas, através da sua aplicação em uma maquete de unidade residencial onde foram simuladas as condições de utilização de uma casa real, em escala reduzida. A maquete em funcionamento pode ser empregada no auxílio aos alunos de educação básica no entendimento das tecnologias relacionadas à automação residencial e a eficiência energética. PALAVRAS-CHAVE: automação residencial, controle, supervisão. INTRODUÇÃO A crescente possibilidade de interação entre os mais variados tipos de equipamentos eletrônicos tornou-se um atrativo quando o assunto é automação residencial. A forma como uma determinada informação pode ser acessada é cada vez mais ampla, possibilitando ao usuário o uso de inúmeros dispositivos. Partindo disso, o conceito de uma casa onde todos os diversos equipamentos interajam entre si, de modo a facilitar a vida do usuário, já é uma realidade. Uma tarefa simples como fazer uma lista de compras para o supermercado pode se tornar automática quando houver, por exemplo, a falta de qualquer item na dispensa. Sistemas 1 Estudante, Curso Técnico em Automação Industrial, Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica no Ensino Técnico IFRS Campus Rio Grande. Alfredo Huch, 475, CEP davisferreira@hotmail.com 2 Eng. Mecânico, Prof. Doutor, IFRS Campus Rio Grande. Alfredo Huch, 475, CEP jose.eli@riogrande.ifrs.edu.br

2 onde o controle da iluminação é feito através de persianas e luzes automatizadas, mantendo sempre o nível de iluminação pré-estabelecido (SOUZA e CLARO, 2006). Há também a possibilidade de controle e supervisão de sistemas de alarmes contra invasão, fumaça, e gás. Além da facilidade e comodidade que a automação proporciona, existem também esses benefícios citados ligados à eficiência energética e à segurança (NUNES, 2004). Atualmente mais de um milhão de moradias no Brasil possuem potencial para automação, representando mais de 3% das residências do país (FREITAS, 2011) o que torna necessário um incremento de pesquisas aplicadas nesta área visando o desenvolvimento de tecnologia nacional. Considerando as possibilidades de pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias que o tema automação residencial possibilita, este trabalho tem por objetivo o estudo, implementação e proposição de estratégias de supervisão e controle automático aplicados à automação residencial (SILVA et al, 2008). Através do uso de um modelo de uma unidade residencial em escala reduzida é possível testar e apresentar os diversos conceitos técnicos aqui propostos (BEGA, 2006; SANTOS e COELHO, 1998; SOUZA et al, 2006). Para garantir esses objetivos, além da realização de estudos comparativos entre as diversas técnicas de supervisão e controle estão previstos também: A implementação prática das estratégias de supervisão e controle em estudo possibilitando a validação dos resultados obtidos em ambiente de simulação avaliando seu desempenho na presença de dificuldades encontradas na prática; Difusão de conceitos associados à eficiência energética; Difusão do conceito de casa inteligente com as respectivas funções associadas; A proposição de modificações e/ou novas estratégias de supervisão e controle visando superar as dificuldades observadas; Desenvolvimento de técnicas de comunicação permitindo a supervisão e controle via WEB e/ou dispositivos móveis;

3 Apresentam-se, ainda, como objetivos secundários: Estudo de viabilidade de aplicação de controladores programáveis na automação residencial; Desenvolvimento de aplicações baseadas em microcontroladores visando à realização das funções de controle automático residencial; MATERIAL E MÉTODOS A estrutura utilizada como base para o projeto é constituída de um modelo em escala reduzida de uma residência (Fig. 1), que integra dois quartos, sala, cozinha banheiro e lavanderia. Nos cômodos da maquete, os diversos equipamentos têm o seu funcionamento simulado através do acendimento de LEDs (Light Emissor Diode). Essa simulação pode ser feita tanto de forma manual, através de interruptores na frente da maquete, como através do software de controle supervisório. O sistema que controla o acionamento dos equipamentos nos cômodos é feito através de um CLP (controlador lógico programável), que ao receber um comando em uma de suas entradas ativa a saída correspondente, previamente definida via programação. Além da simulação do acionamento através dos LEDs indicadores, há um circuito responsável pela simulação da potência demandada por cada equipamento, indicando ao usuário via supervisório o consumo de energia em tempo real.

4 Figura 1. Representação do modelo em escala reduzida Existem dois programas utilizados até o momento no desenvolvimento do projeto e que possuem uma importância fundamental para a aplicação. São eles: O software Mastertool responsável pela programação do CLP através da linguagem Ladder (Fig. 2), tornando o CLP capaz de funcionar, independente de comunicação com o sistema supervisório. O software Elipse SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition). Através desse programa foi possível a montagem de um sistema supervisório que possibilita a comunicação e o monitoramento em tempo real do status de cada equipamento comandado pelo CLP.

5 Figura 2. Programa em linguagem Ladder RESULTADOS E DISCUSSÃO Até o momento, o desenvolvimento do projeto encontra-se de acordo com o cronograma proposto, onde toda a estrutura da unidade residencial esta concluída (Fig. 3) e em fase de testes. Para fins de demonstração em mostras e feiras cientificas e tecnológicas uma versão ainda inacabada do sistema de controle e supervisão foi criada, sendo futuramente atualizada para uma versão final.

6 Figura 3. Modelo residencial pronto em exposição CONCLUSÕES Baseando-se nos objetivos iniciais do projeto, e levando-se em conta tudo o que foi produzido e apresentado até o momento, o resultado esta de acordo e condizente com o que foi inicialmente proposto. Objetivos como os da viabilidade do uso de CLPs para o controle de uma unidade residencial, e a simulação do efeito que os equipamentos eletroeletrônicos têm sobre o consumo de energia de uma residência, são bons exemplos de objetivos que foram alcançados. Mas ainda existem alguns objetivos a serem cumpridos. Alguns destes novos objetivos estão diretamente ligados aos objetivos já cumpridos, sendo vistos apenas como um acréscimo ao que já está feito. Mas alguns como, o desenvolvimento de hardware e software específicos para a comunicação via WEB e dispositivos móveis, ainda serão um novo desafio para a conclusão do projeto.

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BEGA, E. A. Instrumentação Industrial, 5ª Edição, Ed. Interciência, São Paulo, COELHO, A. A. R., ALMEIDA, O. M., SANTOS, J. E. S. e SUMAR, R. R. Da Teoria à Prática: Projeto Motor Taco-Gerador, XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2001, Porto Alegre RS. FREITAS, L. Automatizar para Economizar. Revista Lumière. Edição 147, agosto de 2010, p FREITAS, L. O Futuro está na Automação. Revista Lumière. Edição 157, junho de 2011, p NATALE, F. Automação Industrial, Ed. Érica, São Paulo, NUNES R. Modelo de Especificação e Programação de um Sistema Domótico. Conferência Ibero-Americana WWW / Internet, Madrid-Espanha, p , Out SANTOS, J. E. S. e COELHO, A. A. R. Avaliação de estratégias de controle preditivo adaptativo em um processo prático, XII Congresso Brasileiro de Automática, vol. 2, p , Uberlândia - MG, SILVA, P. E. R., SANTOS, J. E. S., MARTINELLI, N. R. B. S. Sistemas de Controle Supervisório na Automação Residencial, II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul, Pelotas-RS, SOUZA, M. B.; PEREIRA, F. O. R. e CLARO, A. Comparação entre os sistemas automáticos de controle em resposta a luz natural em ambientes com iluminação através de janelas em paredes adjacentes, XI ENTAC, Florianópolis SC, 2006.

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA

MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Página: 1 MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - IFES - CAMPUS SERRA Carga Horária Total = 3645 h (Teórica = 2640 h, Laboratório = 1005 h). Núcleos: Básico, Profissionalizante, Específico.

Leia mais

(43) CATÁLOGO FLEX 35

(43) CATÁLOGO FLEX 35 CATÁLOGO FLEX 35 APRESENTAÇÃO O Flex35 é um gerenciador de automação que possui 35 entradas e 35 saídas que permitem o acionamento direto de até 35 cenas de iluminação e o controle de até 35 pontos automatizados.

Leia mais

Controle e Automação de Processos

Controle e Automação de Processos Controle e Automação de Processos Carta de Serviços Salvador BA 2016 A OPTIMUS Jr. oferece serviços na área de controle e automação, industrial, predial ou residencial, atendendo demandas de famílias e

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA DISCIPLINA: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

Leia mais

ENGENHARIA E TREINAMENTO

ENGENHARIA E TREINAMENTO SISTEMAS EDUCACIONAIS INTELIGENTES LABORATÓRIOS POLIVALENTES ENGENHARIA E TREINAMENTO www.dk8.com.br DK8 TECNOLOGIA EDUCACIONAL A DK8 Tecnologia Educacional é uma empresa que fabrica e desenvolve soluções

Leia mais

PORTFÓLIO ROBÓTICA JR.

PORTFÓLIO ROBÓTICA JR. PORTFÓLIO ROBÓTICA JR. SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO! ROBÓTICA JR. - Universidade Federal de Lavras, Departamento de Engenharia - Campus Universitário, Caixa Postal 3037 CEP 37200-000 - Lavras MG negocios@roboticajr.ufla.br

Leia mais

Professor: Cleyton Ap. dos Santos. E mail:

Professor: Cleyton Ap. dos Santos. E mail: Professor: Cleyton Ap. dos Santos E mail: santos.cleyton@yahoo.com.br Apresentação pessoal Nome. Experiência Acadêmica. Experiência Profissional. Hobby / Lazer. Time de Futebol. Inst./Automação Objetivos

Leia mais

TÍTULO: AUTOMAÇÃO COM ELETRÔNICA EMBARCA APLICADA A ACESSIBILIDADE PARA CADEIRANTES

TÍTULO: AUTOMAÇÃO COM ELETRÔNICA EMBARCA APLICADA A ACESSIBILIDADE PARA CADEIRANTES 16 TÍTULO: AUTOMAÇÃO COM ELETRÔNICA EMBARCA APLICADA A ACESSIBILIDADE PARA CADEIRANTES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES):

Leia mais

COMUNICADO Nº 051 QUADRO DE VAGAS Nº 07

COMUNICADO Nº 051 QUADRO DE VAGAS Nº 07 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS REITORIA GABINETE DO REITOR Avenida Professor Mário Werneck,

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA RESULTADOS PRÁTICOS

SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA RESULTADOS PRÁTICOS SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA RESULTADOS PRÁTICOS Jung, Felipe 1 ; Padilha, Marina 1 ; Souza, Otávio Rafael de 1 ; Balan, Renan Jr. 1 ; Fiorin, Marcos 2 ; Dequigiovani, Tiago 2 1,2 Instituto Federal

Leia mais

Entendendo a automação residencial

Entendendo a automação residencial Entendendo a automação residencial Tendências na construção civil; Definição de automação residencial; Classificação dos sistemas de automação; Principais sistemas da residência; Automação centralizada

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS ITAJAÍ PLANO DE ENSINO Unidade Curricular:

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4018 09/10/13 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 324 de 21/11/2006, Decreto 4.945 Publicado D.O 18.018 de 04/12/2006.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 089 aprovado pela portaria Cetec nº 49 de 17/11/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município:

Leia mais

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: ACESSIBILIDADE NO CONTROLE DOMÉSTICO JASON SCALCO PILOTI

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: ACESSIBILIDADE NO CONTROLE DOMÉSTICO JASON SCALCO PILOTI SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: ACESSIBILIDADE NO CONTROLE DOMÉSTICO JASON SCALCO PILOTI Abordagem Introdução Proposta de Solução Solução Aplicativo Controlador Comunicação Módulos Testes Conclusão Dúvidas

Leia mais

CAPÍTULO 1. 1) A "Domótica" é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral.

CAPÍTULO 1. 1) A Domótica é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral. 1) Qual é a definição de domótica? INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INTELIGENTES CAPÍTULO 1 1) A "Domótica" é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE SANTA RITA - FASAR CENTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CEPIC PROJETOS DE PESQUISA RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA Ano: 2015 Semestre: 1º P R O J E T O D

Leia mais

RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO

RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO ANEXO 12 RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURSO A12.1. Considerações Iniciais Inicialmente, é importante destacar que a Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

AGGAR Soluções em Engenharia - Portfólio Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais

AGGAR Soluções em Engenharia - Portfólio Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais - Portfólio www.aggar.com.br Rua Imbé 770, Jardim das Rosas Ibirité - Minas Gerais E-mail: solucoes@aggar.com.br Telefone: +55 (31) 3099-3677 Soluções em engenharia oferece ao mercado nacional, construção

Leia mais

Curso Técnico Concomitante em Eletroeletrônica Nome do Curso MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 300h

Curso Técnico Concomitante em Eletroeletrônica Nome do Curso MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 300h Curso Técnico Concomitante em Eletroeletrônica Nome do Curso CÂMPUS JOINVILLE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 300h Desenho Medidas Elétricas Eletrônica Digital I Fundamentos Tecnológicos

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo;

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo; O que são? CLP - CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL ü O CLP é um computador industrial, capaz de implementar funções de controle (sequência lógica, contagem e temporização), operações lógicas e aritméticas,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS JOSÉ EDUARDO LIMA DOS SANTOS SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos QUEM SOMOS A MEGAPRESS é fabricante de sistemas de pressurização inteligentes e também painéis de comandos voltados para área de aquecimento, possuímos profissionais capazes de desenvolver

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE CONTROLE - MECATRÔNICA Motivação O setor industrial experimentou nas últimas duas décadas um extraordinário avanço devido ao aumento

Leia mais

ANEXO 9 EQUIVALÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ANEXO 9 EQUIVALÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ANEXO 9 EQUIVALÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA SISTEMAS DE ENERGIA EQUIVALÊNCIAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Currículo Novo

Leia mais

Quadro de Organização Curricular

Quadro de Organização Curricular Lei Federal n o 9394/96 Resoluções CNE/CEB nº 6/12 e 3/08, alterada pela Resolução CNE/CEB nº4/12 LEGISLAÇÃO Quadro de Organização Curricular UNIDADES CURRICULARES SEMESTRES CARGA HORÁRIA TOTAL 1 º 2 º

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Profª Danielle Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Profª Danielle Casillo Eu: Professora da UFERSA desde 2009.2 Antes disso: Estava terminando meu doutorado (UFRN Engenharia Elétrica

Leia mais

TÍTULO: RELIGAMENTO AUTOMATIZADO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

TÍTULO: RELIGAMENTO AUTOMATIZADO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: RELIGAMENTO AUTOMATIZADO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos MATRIZ CURRICULAR. Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos MATRIZ CURRICULAR. Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Módulo I /Semestre 1 Carga horária total: 400h Circuitos Elétricos 1 80 Lógica Combinacional 80 Física Geral 80 Comunicação

Leia mais

Pré-Requisitos do Curso

Pré-Requisitos do Curso Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Curso de Engenharia de Controle e Automação Pré-Requisitos do Curso 2º Semestre MTM 1020 - Cálculo B Pré-requisito: MTM 1019

Leia mais

Programa SENAI de Capacitação Docente 2017

Programa SENAI de Capacitação Docente 2017 Programa SENAI de Capacitação Docente 2017 Cursos da Dimensão Pedagógica Eixo Introdutório do Itinerário Nacional de Capacitação Docente Introdução à Docência no SENAI 100% EaD OBJETIVO Apropriar-se dos

Leia mais

O O Centro de Medição da AES Eletropaulo

O O Centro de Medição da AES Eletropaulo O O Centro de Medição da AES Eletropaulo 19 a 21 de outubro de 2009 Hotel Transamérica São Paulo BRASIL Grupo AES no mundo 29 Países 132 Unidades Geradoras 15 Companhias de Distribuição 11 milhões de clientes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Profª Danielle Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Profª Danielle Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Automação e controle Aula 01 Apresentação do curso e Introdução à Automação Profª Danielle Casillo PLANO DE ENSINO Nome: Automação

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I DISCIPLINA: FÍSICA I Estudo do centro de Massa e Momento Linear. Estudo da Rotação. Estudo de Rolamento, Torque

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h. Módulo/Semestre 2 Carga horária total: 320h

Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h. Módulo/Semestre 2 Carga horária total: 320h Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica CÂMPUS CRICIÚMA MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 320h Matemática Básica 64h - Eletricidade 64h - Medidas Elétricas I 32h - Desenho Técnico

Leia mais

CONTROLE DE NÍVEL ATRAVÉS DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA

CONTROLE DE NÍVEL ATRAVÉS DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA CONTROLE DE NÍVEL ATRAVÉS DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA Marco Aurélio Lage Duarte 1 Brenda Mendes Lopes 2 Accacio Ferreira dos Santos 3 PALAVRAS-CHAVE: válvula esférica; controle de nível; sintonia PI; Arduino.

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO

RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO 1. CATEGORIA ENGENHARIA 1.2 - CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA MODALIDADE ELÉTRICA 1.2.1 Eletricidade Aplicada e Equipamentos Eletroeletrônicos

Leia mais

Etec Rubens de Faria e Souza

Etec Rubens de Faria e Souza ETEC RUBENS DE FARIA E SOUZA SOROCABA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. AVISO N 017/07/2015 DE 18/09/2015. PROCESSO Nº 5923/2015 AVISO DE DEFERIMENTO

Leia mais

INTELLYSMART SOLUTIONS, LDA

INTELLYSMART SOLUTIONS, LDA QUEM SOMOS? A Intellysmart Solutions foi fundada com o objetivo de se posicionar na área térmica Industrial. TEMOS UMA SÓLIDA PARCERIA COM: Eletricidade Geral / Média e Alta Tensão, Telecomunicações, Geradores,

Leia mais

PROPOSTA DE INTERFACE GRÁFICA PARA CONTROLAR REMOTAMENTE A PLATAFORMA DE TESTE DE BATERIAS 1

PROPOSTA DE INTERFACE GRÁFICA PARA CONTROLAR REMOTAMENTE A PLATAFORMA DE TESTE DE BATERIAS 1 PROPOSTA DE INTERFACE GRÁFICA PARA CONTROLAR REMOTAMENTE A PLATAFORMA DE TESTE DE BATERIAS 1 Sandy Tondolo De Miranda 2, Paulo Sérgio Sausen 3, Luis Fernando Sauthier 4, Guilherme Fabrin Franco 5. 1 Pesquisa

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA UM SISTEMA DIDÁTICO EM CONTROLE DE PROCESSOS

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA UM SISTEMA DIDÁTICO EM CONTROLE DE PROCESSOS DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA UM SISTEMA DIDÁTICO EM CONTROLE DE PROCESSOS Ronaldo da Costa Freitas 1 Ágio Gonçalves de Moraes Felipe 2 1 Introdução/ Desenvolvimento O uso da automação nos

Leia mais

EDUCAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CONSTRUINDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL 1

EDUCAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CONSTRUINDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL 1 EDUCAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CONSTRUINDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL 1 Saul Vione Winik 2, Sandy Tonolo 3, Guilherme F. Franco 4, Julio C. Bolacell 5, Paulo S. Sausen 6, Mauricio de Campos 7. 1 Trabalho

Leia mais

N1040. Controlador de Temperatura

N1040. Controlador de Temperatura Controlador de Temperatura N1040 O controlador de temperatura N1040 reúne baixo custo e alta precisão com ação PID. Tem profundidade de somente 80 mm, sistema de conexão elétrica removível, duas saídas

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ELETRÔNICA USANDO PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL COM ACESSO VIA WEB

DESENVOLVIMENTO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ELETRÔNICA USANDO PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL COM ACESSO VIA WEB DESENVOLVIMENTO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ELETRÔNICA USANDO PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL COM ACESSO VIA WEB OBJETIVOS Jéssica Mariella de Carvalho Oliveira (Bolsista) Ricardo Brandão Sampaio/IFAM

Leia mais

1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão

1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão 1 1.ª Prática Componentes Físicos de um sistema de Supervisão OBJETIVO: 1. Conhecer os componentes físicos do sistema de supervisão da bancada de bombas do laboratório de Eficiência Energética. DATA: /

Leia mais

Índice. APRESENTAÇÃO A Empresa 3. SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7

Índice. APRESENTAÇÃO A Empresa 3. SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7 Janeiro/2016 Índice APRESENTAÇÃO A Empresa 3 SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7 2 Janeiro/2016 A Empresa A Prime In-Tech, empresa

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA POLITÉCNICA ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA POLITÉCNICA ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA POLITÉCNICA ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PROJETO TOMADA INTELIGENTE LUCAS MELLO NAMORATO LEONARDO BONFANTI CURITIBA 2013 2 TOMADA INTELIGENTE ENG. COMPUTAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Priscilla Araújo Juá Stecanella Técnico Integrado em Automação

Leia mais

ROBÓTICA, DOMÓTICA & CASAS INTELIGENTES

ROBÓTICA, DOMÓTICA & CASAS INTELIGENTES ROBÓTICA, DOMÓTICA & CASAS INTELIGENTES CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA SISTEMAS GRUPO 4 TECNOLOGIAS DO FUTURO - PROJECTO INTEGRADOR 1 A ideia de robô é bastante antiga e sua origem divide pesquisadores de

Leia mais

Automação Industrial PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

Automação Industrial PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL PEA-2211: INTRODUÇÃO À ELETROMECÂNICA E À AUTOMAÇÃO AUTOMAÇÃO: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL Histórico Fim da década de 1960: os circuitos integrados permitiram o desenvolvimento de minicomputadores,

Leia mais

MÓDULO DIDÁTICO PARA ENSINO DE DOMÓTICA COM ÊNFASE EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

MÓDULO DIDÁTICO PARA ENSINO DE DOMÓTICA COM ÊNFASE EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA MÓDULO DIDÁTICO PARA ENSINO DE DOMÓTICA COM ÊNFASE EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Carmela M. P. Braga (1); Laura C. Braga (2); Vitor A. Braga (3); Anísio R. Braga (4); Karluce S. Resende (1) Departamento de

Leia mais

Conectado você a um mundo de possibilidades

Conectado você a um mundo de possibilidades Conectado você a um mundo de possibilidades Desevolvemos soluções de IoT (Internet das coisas) para a Indústria 4.0 visando a GESTÃO DE ENERGIA, CONTROLE DE PRODUÇÃO e GERENCIAMENTO DE UTILIDADES. As

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR PREVISTO... 3 INSTRUÇÕES... 4

CALENDÁRIO ESCOLAR PREVISTO... 3 INSTRUÇÕES... 4 Sumário CALENDÁRIO ESCOLAR PREVISTO... 3 INSTRUÇÕES... 4 Eletricista Instalador... 5 Automação Predial Instalação de Sistemas Automatizados e de Segurança Eletrônica... 6 Máquinas Elétricas... 7 Comandos

Leia mais

Por Francisco Gonçalves Jr Engenheiro Eletricista

Por Francisco Gonçalves Jr Engenheiro Eletricista Por Francisco Gonçalves Jr Engenheiro Eletricista Introdução Uma casa inteligente traz sistemas integrados de automação para o controle de diversas funcionalidades, como iluminação, rega de jardim e sistemas

Leia mais

PROTÓTIPO DE ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL UTILIZANDO DISPOSITIVOS MÓVEIS E ARDUINO

PROTÓTIPO DE ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL UTILIZANDO DISPOSITIVOS MÓVEIS E ARDUINO PROTÓTIPO DE ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL UTILIZANDO DISPOSITIVOS MÓVEIS E ARDUINO Reginaldo Apolinario de Almeida 1, Ricardo Rall 2 1 Tecnólogo graduado do curso de Informática para Negócios da Faculdade de

Leia mais

Palavras-chave: Microcontrolador, Conversor de Frequência, Sistema de Resfriamento Evaporativo, Temperatura, Controle.

Palavras-chave: Microcontrolador, Conversor de Frequência, Sistema de Resfriamento Evaporativo, Temperatura, Controle. AVALIAÇÃO DE APLICABILIDADE E CONSTRUÇÃO DE CONTROLADORES AUTOMÁTICOS DE VELOCIDADE PARA CLIMATIZADORES EVAPORATIVOS Luiz Felipe Albuquerque Ota Aluno do IFMT, Campus Cuiabá, bolsista PIBIT/Cnpq André

Leia mais

Automação. 4 de fevereiro de Prof. Ramon Moreira Lemos

Automação. 4 de fevereiro de Prof. Ramon Moreira Lemos Automação 4 de fevereiro de 2016 O que é automação? Engenharia de automação é o estudo das técnicas que visam otimizar um processo de negócio, aumentando sua produtividade, promovendo a valorização da

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Campus: SANTA CRUZ Missão O Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial da Universidade Estácio de Sá tem

Leia mais

PROTÓTIPO DE AUTOMAÇÃO DE UMA ESTEIRA TRANSPORTADORA COM UM SISTEMA DE PICKING UTILIZANDO TECNOLOGIA DE RFID

PROTÓTIPO DE AUTOMAÇÃO DE UMA ESTEIRA TRANSPORTADORA COM UM SISTEMA DE PICKING UTILIZANDO TECNOLOGIA DE RFID PROTÓTIPO DE AUTOMAÇÃO DE UMA ESTEIRA TRANSPORTADORA COM UM SISTEMA DE PICKING UTILIZANDO TECNOLOGIA DE RFID Vicente Marcio Cornago Junior¹, Ricardo Rall², Rafael de Moraes³, Lennon Policastro 4 e Resiere

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM SISTEMA DE PRÉ- AUTOMAÇÃO PREDIAL PARA SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO UTILIZANDO RELÉS DE IMPULSO

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM SISTEMA DE PRÉ- AUTOMAÇÃO PREDIAL PARA SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO UTILIZANDO RELÉS DE IMPULSO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ÊNFASE ELETROTÉCNICA HENRIQUE DARIVA NASCIMENTO COSTA RÉGIS KELLER

Leia mais

Simulação do Reticulado da Lógica Paraconsistente Anotada com Anotação de dois Valores LPA2v aplicado em VB.net

Simulação do Reticulado da Lógica Paraconsistente Anotada com Anotação de dois Valores LPA2v aplicado em VB.net Simulação do Reticulado da Lógica Paraconsistente Anotada com Anotação de dois Valores LPA2v aplicado em VB.net Rodrigo Silvério da Silveira 1,2, Leonardo do Espirito Santo 1,2, João Inácio da Silva Filho

Leia mais

Faculdade SENAI Rio. Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial

Faculdade SENAI Rio. Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial Faculdade SENAI Rio Infraestrutura Graduação Tecnológica em Automação Industrial Laboratório de Eletrônica Possui kits didáticos de Eletrônica Analógica e Digital e diversos equipamentos tais como: osciloscópios

Leia mais

AUTOMAÇÃO DE PLANTA INDUSTRIAL DIDÁTICA UTILIZANDO MATLAB Paulo Afonso Ferreira Junior [Voluntário PIBIC], Bruno Augusto Angélico [Orientador]

AUTOMAÇÃO DE PLANTA INDUSTRIAL DIDÁTICA UTILIZANDO MATLAB Paulo Afonso Ferreira Junior [Voluntário PIBIC], Bruno Augusto Angélico [Orientador] AUTOMAÇÃO DE PLANTA INDUSTRIAL DIDÁTICA UTILIZANDO MATLAB Paulo Afonso Ferreira Junior [Voluntário PIBIC], Bruno Augusto Angélico [Orientador] Coordenação de Engenharia Elétrica (COELT) Campus Cornélio

Leia mais

Elaborado por: Nicolas Finger Scheuer

Elaborado por: Nicolas Finger Scheuer Elaborado por: Nicolas Finger Scheuer O que é Automação Industrial? É a integração entre hardware (controlador eletrônico), software (programação) e elementos de campo (motores, atuadores, sensores) com

Leia mais

Quadro de comando TKE-MRL. Benefícios

Quadro de comando TKE-MRL. Benefícios A solução de modernização da ThyssenKrupp Elevadores para elevadores sem casa de máquinas é caracterizada pela rapidez e eficiência e com baixo impacto para o edifício. Quadro de comando TKE-MRL O comando

Leia mais

Conceitos Aplicados em Eletrônica Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Conceitos Aplicados em Eletrônica Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6457 - Conceitos Aplicados em Eletrônica Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. O Que é Eletrônica... 24 1.1.1. Para que Serve o Técnico Eletrônico... 24 1.1.2.

Leia mais

USO DE AMBIENTE VIRTUAL PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS

USO DE AMBIENTE VIRTUAL PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS USO DE AMBIENTE VIRTUAL PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS Amanda Cristina Carneiro 1 Joice Kamila Alves 2 Matheus de Souza Silva 3 Luis Paulo Fagundes 4 PALAVRAS-CHAVE: software

Leia mais

Etec Rubens de Faria e Souza

Etec Rubens de Faria e Souza ETEC Rubens de Faria e Souza Sorocaba PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. AVISO N 017/03/2017 DE 27/03/2017. PROCESSO Nº 2133/2017 AVISO DE RESULTADO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 239 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

SIMULADOR DO ROBÔ ARM

SIMULADOR DO ROBÔ ARM SIMULADOR DO ROBÔ ARM-7220-4 Vinicius Ferreira da Silva Bianchi Grilo 1 Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior 2 PALAVRAS-CHAVE: robótica; simulação; acesso remoto 1. INTRODUÇÃO O estudo da robótica está

Leia mais

AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS

AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS Prof. Fabricia Neres São sistemas digitais de monitoração e operação da planta que gerencia as variáveis do processo. Estas informações são atualizadas continuamente e armazenadas

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Departamento de Engenharias e Exatas Engenharia de Energias Renováveis

Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Departamento de Engenharias e Exatas Engenharia de Energias Renováveis Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Departamento de Engenharias e Exatas Engenharia de Energias Renováveis Disciplina: Automação Docente: Maurício Romani Acadêmico: Exercícios. 1) A figura a

Leia mais

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Objetivo geral da disciplina. Objetivos específicos: Aulas de laboratório

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Objetivo geral da disciplina. Objetivos específicos: Aulas de laboratório SISTEMA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Objetivo geral da disciplina Entender os princípios básicos da automação a nível industrial e residencial, no contexto da utilização dos microprocessadores como elemento

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização

Leia mais

Automatização de um dispositivo de deslocamento de tocha de soldagem TIG

Automatização de um dispositivo de deslocamento de tocha de soldagem TIG Automatização de um dispositivo de deslocamento de tocha de soldagem TIG Proponentes: Prof. Me. Lucas Silva de Oliveira Orientador Prof. Dr. Wagner Custódio de Oliveira Coorientador Nos últimos anos, os

Leia mais

PROJETO DE SISTEMAS CRÍTICOS. Empresa integradora de sistemas.

PROJETO DE SISTEMAS CRÍTICOS. Empresa integradora de sistemas. Empresa integradora de sistemas. PROJETO DE SISTEMAS CRÍTICOS Especializada em projeto de sistemas críticos: Engenharia de Sistemas Projeto e desenvolvimento de sistemas embarcados Projeto de sistemas

Leia mais

ALTUS NEXTO XPRESS 1

ALTUS NEXTO XPRESS 1 1 INTRODUÇÃO SÉRIE NEXTO A Altus possui uma longa história no mercado de médias e grandes aplicações. Os controladores, conhecidos como Série Nexto, possuem uma série de vantagens como: Troca a quente

Leia mais

Válvula direcional vias posições acionamento e retorno normalmente.

Válvula direcional vias posições acionamento e retorno normalmente. 1) Os elementos constituintes de um sistema pneumático ou hidráulico são divididos em três grupos conhecidos por (1) Sistemas de Comando, (2) Comandos de Potência e (3) Atuadores. Classifique de acordo

Leia mais

Leonardo do Espirito Santo, João Inácio da Silva Filho, Cláudio Luís M. Fernandes

Leonardo do Espirito Santo, João Inácio da Silva Filho, Cláudio Luís M. Fernandes Controle adaptativo utilizando algoritmo da Lógica Paraconsistente aplicado à uma unidade experimental no controle de vazão Leonardo do Espirito Santo, João Inácio da Silva Filho, Cláudio Luís M. Fernandes

Leia mais

Introdução a Disciplina de Controle Supervisório. Prof. Leandro Castilho Brolin

Introdução a Disciplina de Controle Supervisório. Prof. Leandro Castilho Brolin AULA 01 - LTC36B Introdução a Disciplina de Controle Supervisório Prof. Leandro Castilho Brolin UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná DAELN Departamento de Eletrônica RESUMO (1) Informações

Leia mais

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA EDUCACIONAL CONJUNTO PARA ESTUDO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS E IHM Características Gerais Composto por hardware, software e sistema de aprendizagem tecnológica de sistemas automatizados

Leia mais

Parte I Introdução. professorferlin.blogspot.com. professorferlin.blogspot.com. Sociedade Paranaense de Ensino e Informática

Parte I Introdução.  professorferlin.blogspot.com. professorferlin.blogspot.com. Sociedade Paranaense de Ensino e Informática www.spei.br Sociedade Paranaense de Ensino e Informática Parte I Introdução 2 1 Uma máquina pode fazer o trabalho de cinquenta pessoas comuns. Máquina alguma pode fazer o trabalho de um homem incomum.

Leia mais

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW "Este artigo tem como proposta apresentar uma plataforma para monitoramento

Leia mais

Relação de Pré-Requisitos

Relação de Pré-Requisitos Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional - CGCO Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA CDARA - COORDENADORIA DE ASSUNTOS E REGISTROS ACADÊMICOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE UM ROBÔ AUTÔNOMO PARA FINS SOCIAIS, TECNOLÓGICOS E COMPETITIVOS

RESUMO EXPANDIDO DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE UM ROBÔ AUTÔNOMO PARA FINS SOCIAIS, TECNOLÓGICOS E COMPETITIVOS RESUMO EXPANDIDO DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE UM ROBÔ AUTÔNOMO PARA FINS SOCIAIS, TECNOLÓGICOS E COMPETITIVOS Autores : Lucas Eduardo Koch ERNZEN, Jessé de PELEGRIN Identificação autores:

Leia mais

LABORATÓRIO DE CLP, REDES INDUSTRIAIS E AUTOMAÇÃO. 1. Descrição Física

LABORATÓRIO DE CLP, REDES INDUSTRIAIS E AUTOMAÇÃO. 1. Descrição Física LABORATÓRIO DE CLP, REDES INDUSTRIAIS E AUTOMAÇÃO 1. Descrição Física O laboratório deve dispor de estrutura mínima de uma área igual ou superior a 50m 2 ; com sala de apoio uma área igual ou superior

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnica de

Leia mais

LUMINÁRIAS LEDS, CARACTERÍSTICAS ECONOMICAS PARA IMPLANTAÇÃO EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS 1

LUMINÁRIAS LEDS, CARACTERÍSTICAS ECONOMICAS PARA IMPLANTAÇÃO EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS 1 LUMINÁRIAS LEDS, CARACTERÍSTICAS ECONOMICAS PARA IMPLANTAÇÃO EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS 1 Naira Marques Oliveira 2, Vanessa Conrad 3, Gabriel Silva De Chagas 4, Fábio Bernardo Oliveira 5. 1 Artigo de pesquisa

Leia mais

Projetos turn-key de elétrica e automação; Programação e comissionamento de PLC`s, IHM`s, SCADA`s, inversores de frequência e relés multifunção; Projeto conceitual, básico e detalhado de instrumentação,

Leia mais

TRI TRILHAS. Telecomunicações. Eletrônica. Sistemas de Potência e Energia 100% COMPARTILHADO. Engenharia. Engenharia. de Produção.

TRI TRILHAS. Telecomunicações. Eletrônica. Sistemas de Potência e Energia 100% COMPARTILHADO. Engenharia. Engenharia. de Produção. Biomédica da Computação Elétrica de Produção Ambiental De 45 a 85% de compartilhamento de disciplinas Módulo Fundamentos 100% COMPARTILHADO Módulo Básico Comum à todas as s Civil Química de Alimentos TRI

Leia mais

REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS VOITH HYDRO

REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS VOITH HYDRO GGH / 05 17 a 22 de Outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO I GRUPO DE ESTUDO DE GERAÇÃO HIDRÁULICA (GGH) REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS José Cláudio Mazzoleni* Jorge Izukawa

Leia mais

SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA SALAS DE AULA

SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA SALAS DE AULA SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA SALAS DE AULA Arthur MAYER (Bolsista), Carolina ADAM, Wesley LOPES, Felipe SERPA. Raul Fernandez Sales, Pablo Reyes Meyer, Tiago Possato (Orientadores IFC Campus Videira) Introdução

Leia mais

Escola SENAI Morvan Figueiredo. Matrículas Abertas Confira a nossa programação, realize sua matrícula e invista na sua formação profissional

Escola SENAI Morvan Figueiredo. Matrículas Abertas Confira a nossa programação, realize sua matrícula e invista na sua formação profissional Matrículas Abertas Confira a nossa programação, realize sua matrícula e invista na sua formação profissional Mooca São Paulo SP Tel. 2076-3200 Análise de modo e efeito de falha - FMEA FMEA é uma importante

Leia mais

CONTEÚDOS CURRICULARES

CONTEÚDOS CURRICULARES CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADES CURRICULARES PROCESSOS DE FABRICAÇÃO RESUMO DE CONTEÚDOS Processos de Usinagem em Máquinas Operatrizes, Usinagem a CNC, Ferramentas e Técnicas para Usinagem com Precisão,

Leia mais