Conceitos Básicos de Computação e Computadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conceitos Básicos de Computação e Computadores"

Transcrição

1 Conceitos Básicos de Computação e Computadores Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação DCA Algoritmos e Lógica de Programação Natal, 23 de agosto de 2011

2 Sumário 1 Objetivos 2 As origens da computação 3 Evolução dos computadores Geração zero Primeira geração Segunda geração Terceira geração Quarta geração Quinta geração 4 Representação da informação 5 A arquitetura de um computador

3 Sumário 1 Objetivos 2 As origens da computação 3 Evolução dos computadores Geração zero Primeira geração Segunda geração Terceira geração Quarta geração Quinta geração 4 Representação da informação 5 A arquitetura de um computador

4 Objetivos 1 Discutir os conceitos básicos de computação e computadores assim como sua evolução. 2 Descrever a organização de um computador. Como os dados e as instruções são armazenadas? Como as instruções são executadas?

5 Objetivos 1 Discutir os conceitos básicos de computação e computadores assim como sua evolução. 2 Descrever a organização de um computador. Como os dados e as instruções são armazenadas? Como as instruções são executadas?

6 Sumário 1 Objetivos 2 As origens da computação 3 Evolução dos computadores Geração zero Primeira geração Segunda geração Terceira geração Quarta geração Quinta geração 4 Representação da informação 5 A arquitetura de um computador

7 As origens da computação

8 As origens da computação A necessidade de calcular A capacidade do ser humano em realizar cálculos surgiu com sua habilidade de se comunicar com mais precisão. Evolução da comunicação (desde as pinturas rupestres ao aparecimento da escrita). Surgimento do alfabeto (não era mais necessário decorar uma infinidade de símbolos). Com o desenvolvimento do raciocínio, o ser humano passou a ter necessidade de controlar e proteger suas atividades primárias. Contar rebanhos, troca de moedas, elaboração de calendários, etc...

9 As origens da computação O desenvolvimento de sistemas de numeração Para representar as quantidades envolvidas em computações, foi necessário o desenvolvimento de sistemas de numeração. Decimal - o sistema mais evidente devido o uso dos dedos das mãos. Sexagesimal (base 60) - usado pelos babilônicos. Vigesimal (base 20) - usado pelos maias. Romanos, egípcios,...

10 As origens da computação O primeiro computador? Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim o ÁBACO. Os primeiros Ábacos que se tem notícia datam de aproximadamente anos a.c.

11 Sumário 1 Objetivos 2 As origens da computação 3 Evolução dos computadores Geração zero Primeira geração Segunda geração Terceira geração Quarta geração Quinta geração 4 Representação da informação 5 A arquitetura de um computador

12 Evolução dos computadores Gerações Geração zero. Primeira geração. Segunda geração. Terceira geração. Quarta geração. Quinta geração.

13 Geração zero Geração zero Computadores puramente mecânicos Elementos puramente mecânicos e dedicados. A primeira calculadora portátil, com auxílio à multiplicação e divisão, foi desenvolvida por John Napier em 1612 e chamava-se bastões de Napier.

14 Geração zero Geração zero Calculadora de Pascal Em 1642, o filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal criou uma máquina de somar, a Pascaline, inicialmente para ajudar os negócios do pai. A adição era realizada com o auxílio de engrenagens. O resultado era apresentado em um visor mecânico, acima dos seletores.

15 Geração zero Geração zero Calculadora de Leibnitz O filósofo e matemático alemão Von Leibnitz introduziu em 1673 o conceito de realizar multiplicações e divisões através de adições e subtrações sucessivas Sua máquina era capaz de realizar as 4 operações básicas, todavia era muito suscetível a erros.

16 Geração zero Geração zero Máquina de tear automática Outro fator histórico para contribuir no desenvolvimento de dispositivos automáticos de cálculo foi a Revolução Industrial. Em 1801, na França, Joseph-Marie Jacquard inventou uma máquina de tear automática, cujos padrões eram fornecidos por cartões perfurados.

17 Geração zero Geração zero A máquina de diferenças Charles Babbage, em 1822, na Inglaterra, começou a projetar uma máquina a vapor programável, a máquina de diferenças, para realizar os cálculos de tabelas de navegação. A máquina era capaz de realizar somente as adições, porém realizava um largo número de funções úteis pela técnica de diferenças finitas.

18 Geração zero Geração zero A máquina analítica 10 anos depois, Babbage pensou em generalizar o conceito de sua máquina de diferenças para suportar a realização de qualquer tipo de cálculo. Essa nova invenção ficou conhecida como a máquina analítica. Princípio básico: Constituída de unidade de controle de memória, aritmética, de entrada e de saída. Sua operação era comandada por um conjunto de cartões perfurados (formas básicas de um computador). Através desse projeto Babbage ficou conhecido como o pai da computação.

19 Geração zero Geração zero A máquina de Hollerith Herman Hellerith, funcionário do Departamento de Recenseamento dos E.U.A, cria sua máquina de perfurar cartões e máquina de tabular e ordenar, que revoluciona o processamento de dados. O censo de 1880 (sem a máquina) levou 8 anos para ser tabulado. Por outro lado, o censo de 1990 (já com a máquina) foi tabulado em 1 ano. Com o sucesso, Hollerith funda a companhia CTR (Computing-Tabulating-Recording), que, em 1924, passa a se chamar International Business Machine (IBM).

20 Primeira geração Introdução Um grande número de projetos foram implementados, baseados na utilização de relés e válvulas eletrônicas. Em relação às máquinas mecânicas, apresentavam maior velocidade e capacidade de processamento contínuo, com poucos erros de cálculo e pequeno tempo de manutenção. No entanto, quebravam após não muitas horas de uso, tinham o custo elevado, pouca confiabilidade e usavam quilômetros de fios.

21 Primeira geração Introdução Relé - é um dispositivo que, se excitado por uma corrente elétrica, é capaz de fechar um contato, servindo assim como uma chave liga-desliga. Válvula - é um dispositivo puramente eletrônico que, como o relé, funciona como uma chave, porém com velocidade dez mil vezes mais rápida.

22 Primeira geração Os primeiros computadores da primeira geração Entre 1935 e 1938, Konrad Zuse, em Berlim, projetou e construiu uma série de máquinas eletromecânicas baseadas em relés. Essas máquinas utilizavam aritmética binária e já apresentavam uma organização interna similar à dos computadores modernos. Em paralelo, entre 1936 e 1939, nos Estados Unidos, John Vicent Atanasoff e John Berry desenvolveram uma máquina baseada em válvulas com o propósito de resolver conjuntos de equações lineares da Física.

23 Primeira geração Primeira geração Influência da Segunda Guerra Mundial No período da Segunda Guerra Mundial, o computador torna-se uma ferramenta necessária para auxiliar no cálculo de tabelas de balística para canhões navais e artilharia antiaérea. Nos Estados Unidos, destaca-se nesse período o computador eletromecânico Harvard Mark-1 (implementado pela IBM). A máquina ocupava 120m 2. Continha milhares de relés. Conseguia multiplicar números de 10 dígitos em três segundos. Na Inglaterra, um projeto secreto (Colossus) para quebrar os código alemães (Enigma) foi desenvolvido.

24 Primeira geração Primeira geração Influência da Segunda Guerra Mundial Em 1946 (Segunda Guerra acabou em 1945) é apresentado o computador Eniac (Electronic Numeric Integrator and Calculator), cujo desenvolvimento iniciou-se em O Eniac continha válvulas. Pesava 30 toneladas. Realizava 5 mil adições e subtrações e 300 multiplicações por segundo. Seus programas eram configurados por cabos (complexo).

25 Primeira geração Primeira geração Arquitetura de Von Neumann Em 1945, nos Estados Unidos, John von Neumann (consultor do projeto Eniac) propôs uma arquitetura que seria seguida por todas as gerações de computadores A ideia: programa armazenado A memória do computador armazenaria tanto as instruções a ser executadas quando os dados a ser processados. Vantagem: as instruções poderiam ser facilmente modificadas sem a necessidade de alterar as ligações com os cabos ou outros dispositivos. O computador é dividido: unidade central de processamento, memória principal e dispositivos de entrada e saída.

26 Segunda geração Segunda geração Computadores transistorados Os computadores substituíram os relés e válvulas eletrônicas por transistores e os fios de ligação por circuitos impressos. Em comparação com a válvula e o relé, o transistor é mais confiável, menor e mais rápido. O transistor foi inventado em 1947 porém o primeiro computador baseado em transistor foi o TX-0 (MIT) em 1957.

27 Segunda geração Segunda geração IBM 1401 A IBM cria em 1959, o IBM Um computador totalmente transistorizado destinado às aplicações comerciais (1k a 32k) Em meados de 1960, metade de todos os sistemas computacionais do mundo usavam o IBM 1401.

28 Terceira geração Terceira geração Computadores com circuitos integrados A evolução do transistor foi o surgimento do circuito integrado em Um circuito integrado pode conter dezenas de transistores, executando desde funções lógicas simples até as funções mais complexas. As vantagens estão relacionadas com o menor espaço ocupado, robustez, velocidade e baixo consumo.

29 Terceira geração Terceira geração Série 360 A pioneira no uso de circuitos integrados em computadores foi a IBM. Em 1965, a IBM cria a linha de computadores 360. O projeto é considerado por muitos como sendo um dos mais bem-sucedidos da história dos computadores. Permitia que os consumidores comprassem um sistema menor sabendo que sempre poderiam migrar para um modelo mais avançado em caso de necessidade.

30 Terceira geração Terceira geração Série 360

31 Quarta geração Quarta geração Computadores com chips VLSI A quarta geração é marcada pelos microprocessadores. Um microprocessador é um dispositivo eletrônico encapsulado em um chip formado por: Unidade de controle Unidade lógico-aritmética Memória interna O primeiro microprocessador foi o Intel 4004 em A tecnologia VLSI (Very Large Scale Integration) Permitiu que milhões de transistores pudessem ser encapsulados em um único ship.

32 Quarta geração Quarta geração Microprocessador Intel Ano de 1971 Encapsulado com 2300 transistores

33 Quinta geração Quinta geração Qual o futuro da computação? Lei de moore A cada 18 meses a capacidade de processamento por unidade de custo dobra É previsto que em 2020 já teremos alcançado o limite de miniaturização dos transistores. Lembrando que eles não podem ser menores do que um átomo. Computação quântica

34 Quinta geração Quinta geração Qual o futuro da computação? moores-law-embedded-technology.html

35 Sumário 1 Objetivos 2 As origens da computação 3 Evolução dos computadores Geração zero Primeira geração Segunda geração Terceira geração Quarta geração Quinta geração 4 Representação da informação 5 A arquitetura de um computador

36 A representação da informação em um computador O sistema de numeração binário (base 2) é usado nos dispositivos eletrônicos digitais de um computador. Dígitos: 0 ou 1. E porque não usar o sistema de numeração decimal? A palavra bit é usada para representar um dígito binário. Por exemplo, o número possui 6 bits. O conjunto de 8 bits forma 1 byte.

37 A representação da informação em um computador O sistema de numeração binário (base 2) é usado nos dispositivos eletrônicos digitais de um computador. Dígitos: 0 ou 1. E porque não usar o sistema de numeração decimal? A palavra bit é usada para representar um dígito binário. Por exemplo, o número possui 6 bits. O conjunto de 8 bits forma 1 byte.

38 A representação da informação em um computador O sistema de numeração binário (base 2) é usado nos dispositivos eletrônicos digitais de um computador. Dígitos: 0 ou 1. E porque não usar o sistema de numeração decimal? A palavra bit é usada para representar um dígito binário. Por exemplo, o número possui 6 bits. O conjunto de 8 bits forma 1 byte.

39 A representação da informação em um computador O sistema de numeração binário (base 2) é usado nos dispositivos eletrônicos digitais de um computador. Dígitos: 0 ou 1. E porque não usar o sistema de numeração decimal? A palavra bit é usada para representar um dígito binário. Por exemplo, o número possui 6 bits. O conjunto de 8 bits forma 1 byte.

40 A representação da informação em um computador O sistema de numeração binário (base 2) é usado nos dispositivos eletrônicos digitais de um computador. Dígitos: 0 ou 1. E porque não usar o sistema de numeração decimal? A palavra bit é usada para representar um dígito binário. Por exemplo, o número possui 6 bits. O conjunto de 8 bits forma 1 byte.

41 A representação da informação em um computador Os múltiplos do byte Nome Escala decimal Valor (bytes) Kilobyte (1024) Megabyte ( ) Gigabyte ( ) Terabyte ( ) Petabyte Exabyte

42 A representação da informação em um computador Conversão Decimal-Binário Para converter um número decimal para binário pode-se usar duas técnicas Método das divisões sucessivas (número decimal inteiro) Método das multiplicações sucessivas (número com ponto flutuante)

43 A representação da informação em um computador Conversão Decimal-Binário Para converter um número decimal para binário pode-se usar duas técnicas Método das divisões sucessivas (número decimal inteiro) Método das multiplicações sucessivas (número com ponto flutuante)

44 A representação da informação em um computador Conversão Decimal-Binário Para converter um número decimal para binário pode-se usar duas técnicas Método das divisões sucessivas (número decimal inteiro) Método das multiplicações sucessivas (número com ponto flutuante)

45 A representação da informação em um computador Conversão Decimal-Binário - Método das divisões sucessivas O método se encerra quando é alcançado um quociente igual a 1.

46 A representação da informação em um computador Conversão Decimal-Binário - Método das divisões sucessivas

47 A representação da informação em um computador Conversão Decimal-Binário - Método das multiplicações sucessivas O método se encerra quando a parte fracionária for igual a zero.

48 A representação da informação em um computador Conversão Decimal-Binário - Método das multiplicações sucessivas 1 0, , ,

49 A representação da informação em um computador Os tipos de informação Os tipos de informação manipulados pelo computador durante a execução de um programa são os dados e as instruções. Os tipos de dados mais comuns: caracteres, cadeias de caracteres, imagens, sons, etc. Algumas instruções: adicione, mova, multiplique, deslocamento, etc. Na memória são sempre representados por bits.

50 A representação da informação em um computador Caracteres e cadeias de caracteres Os caracteres são símbolos digitados pelo usúario Letras maiúsculas e minúsculas (A, B, C,, a, b, c, ) Números decimais (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) Símbolos especiais e de operação (+, -, x, /, #,, etc) O caractere 1 é diferente do número 1

51 A representação da informação em um computador Caracteres e cadeias de caracteres Como representar um caractere no computador? A tabela de códigos ASCII Um caractere é representado por 1 byte Decimal Caractere Decimal Caractere Decimal Caractere 32 SP 96 33! 65 A 97 a B 98 b 35 # 67 C 99 c As cadeias de caracteres representam uma sequência de caracteres que em um programa podem representar mensagens e textos.

52 A representação da informação em um computador Caracteres e cadeias de caracteres Como representar no computador a frase A arte de programar.? Caractere A SP a r t Decimal Binário Caractere e SP d e SP Decimal Binário Caractere p r o g r Decimal Binário Caractere a m a r. Decimal Binário

53 A representação da informação em um computador Como representar uma imagem no computador? Cones são as células do olho humano que tem a capacidade de reconhecer as cores Existem três tipos de células-cones: aquelas que são sensíveis as cores vermelha, verde e azul. O modelo RGB (Red-Green-Blue) - pode modelar qualquer cor. No computador ele também é chamado de 24 bit color. No computador uma imagem é representada em uma matriz, onde cada elemento é chamado de pixel. O número total de cores que se pode representar no computador depende de um parâmetro da placa de video conhecido como profundidade de cor.

54 A representação da informação em um computador Como representar uma imagem no computador? Cones são as células do olho humano que tem a capacidade de reconhecer as cores Existem três tipos de células-cones: aquelas que são sensíveis as cores vermelha, verde e azul. O modelo RGB (Red-Green-Blue) - pode modelar qualquer cor. No computador ele também é chamado de 24 bit color. No computador uma imagem é representada em uma matriz, onde cada elemento é chamado de pixel. O número total de cores que se pode representar no computador depende de um parâmetro da placa de video conhecido como profundidade de cor.

55 A representação da informação em um computador Como representar uma imagem no computador? Cones são as células do olho humano que tem a capacidade de reconhecer as cores Existem três tipos de células-cones: aquelas que são sensíveis as cores vermelha, verde e azul. O modelo RGB (Red-Green-Blue) - pode modelar qualquer cor. No computador ele também é chamado de 24 bit color. No computador uma imagem é representada em uma matriz, onde cada elemento é chamado de pixel. O número total de cores que se pode representar no computador depende de um parâmetro da placa de video conhecido como profundidade de cor.

56 A representação da informação em um computador Como representar uma imagem no computador? Cones são as células do olho humano que tem a capacidade de reconhecer as cores Existem três tipos de células-cones: aquelas que são sensíveis as cores vermelha, verde e azul. O modelo RGB (Red-Green-Blue) - pode modelar qualquer cor. No computador ele também é chamado de 24 bit color. No computador uma imagem é representada em uma matriz, onde cada elemento é chamado de pixel. O número total de cores que se pode representar no computador depende de um parâmetro da placa de video conhecido como profundidade de cor.

57 A representação da informação em um computador Como representar uma imagem no computador? Cones são as células do olho humano que tem a capacidade de reconhecer as cores Existem três tipos de células-cones: aquelas que são sensíveis as cores vermelha, verde e azul. O modelo RGB (Red-Green-Blue) - pode modelar qualquer cor. No computador ele também é chamado de 24 bit color. No computador uma imagem é representada em uma matriz, onde cada elemento é chamado de pixel. O número total de cores que se pode representar no computador depende de um parâmetro da placa de video conhecido como profundidade de cor.

58 A representação da informação em um computador Como representar uma imagem no computador? Assumindo uma profundidade de cor de 32bits Tamanho da imagem = = bytes ou 0.5 MBytes

59 A representação da informação em um computador Como representar uma imagem no computador? 32 bits de profundidade Preto : Branco : Pixel Código (1,1) (1,2) (1,3) (1,4) (2,1) (2,2) (2,3) (2,4) Pixel Código (3,1) (3,2) (3,3) (3,4) (4,1) (4,2) (4,3) (4,4)

60 Sumário 1 Objetivos 2 As origens da computação 3 Evolução dos computadores Geração zero Primeira geração Segunda geração Terceira geração Quarta geração Quinta geração 4 Representação da informação 5 A arquitetura de um computador

61 A arquitetura de um computador Introdução A arquitetura de um computador representa a maneira na qual seus componentes estão organizados. O modelo de arquitetura de Von Neumann. Os dados e as instruções estão presentes na memória.

62 A arquitetura de um computador Componentes Unidade de Entrada - traduz informação de um dispositivo de entrada em um código que o computador entende(binário). Memória - armazena os dados e o próprio programa. Número finito de localizações que são identificadas por meio de um único endereço. Unidade Lógica e Aritmética (ULA) - capaz de realizar operações matemática e lógicas. Executa as instruções provindas da memória principal. Unidade de Controle - responsável pelo tráfego de dados. Também é responsável pela busca de instruções na memória principal. Registradores - representa uma pequena memória usada para armazenar resultados temporários e algumas informações de controle. Funcionam como uma memória, porém muito mais rápido que a memória principal. Barramento (bus) - conjunto de linhas de comunicação que permite a ligação entre a CPU, memória e outros dispositivos. Unidade de Saída - converte os dados processados, de impulsos elétricos em palavras ou números que podem ser escritos em dispositivos de saída.

63 A arquitetura de um computador Exemplo Contador de Programa (CP) : aponta para a instrução atual. Registrador de instrução (RI): contem a instrução atual. 1 CP enderecoinicial; 2 Enquanto tipo instrucao PARE 3 RI transferirmemoria(cp); 4 CP CP + 1; 5 tipo instrucao DecodificarInstrucao(RI); 6 enderecodado pegarenderecodado(ri,tipo instrucao); 7 Se enderecodado 0 Entao 8 dado transferirmemoria(enderecodado); 9 executar(tipo instrucao,dado);

Manutenção de Computadores e Redes

Manutenção de Computadores e Redes Manutenção de Computadores e Redes Cleidson Souza Fundação Educacional Montes Claros FEMC Técnico em Informática para Internet Geração zero Computadores Mecânicos (1642 1945) Época de surgimento dos primeiros

Leia mais

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMÁTICA E CONTABILIDADE Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMAÇÃO Informação significa fatos. Expressada verbalmente, visualmente, por ondas, etc. Primórdios do processamento da informação:

Leia mais

Máquinas Multiníveis Aula 04. Prof. Jadir Eduardo Souza Lucas Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Informática

Máquinas Multiníveis Aula 04. Prof. Jadir Eduardo Souza Lucas Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Informática Máquinas Multiníveis Aula 04 Evolução... Computadores Mecânicos Geração Zero Mecânicos (1642-1945) Blaise Pascal (1623-1662) - máquina de calcular, adições e subtrações Leibniz (1646-1716) - mesmo estilo,

Leia mais

Histórico da evolução dos. Ermeson Andrade

Histórico da evolução dos. Ermeson Andrade Histórico da evolução dos computadores Ermeson Andrade Histórico A evolução dos computadores tem sido caracterizada pelo: Aumento da velocidade dos Processadores Diminuição do Tamanho dos Componentes Aumento

Leia mais

Fat-Uerj: Introdução à computação

Fat-Uerj: Introdução à computação Fat-Uerj: Introdução à computação Profa Pryscilla Pires Aula 1: Apresentação da disciplina Uma breve história da computação Apresentação da disciplina UNIDADE: Faculdade de Tecnologia DEPARTAMENTO: Matemática,

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Organização de Computadores I Primeira Aula Material: Diego Passos http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp/pdf/parte1.pdf Organização de Computadores I Primeira Aula 1/57 Conteúdo Básicas. Básicos... Organização

Leia mais

CES-10 Introdução à Computação. Prof. Paulo André IEC - ITA

CES-10 Introdução à Computação. Prof. Paulo André IEC - ITA CES-10 Prof. Paulo André Estrutura do Curso Conceitos Básicos de Programação Algoritmos Estruturas de Controle Comandos de Entrada e Saída e Manipulação de Arquivos Rotinas, Variáveis Estruturadas e Ponteiros

Leia mais

História do Computador. Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola

História do Computador. Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola História do Computador Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola Invenção dos números Necessidades de contar E contar números cada vez maiores... Surgimento do Ábaco Ábaco muito antigo Ábaco moderno

Leia mais

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Prof. Marcos A. Guerine mguerine@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~mguerine 1 Introdução Capítulo 1 Livro do Mário Monteiro Conceitos Básicos Processamento de

Leia mais

Unidade I ORGANIZAÇÃO DE. Prof. Antônio Palmeira

Unidade I ORGANIZAÇÃO DE. Prof. Antônio Palmeira Unidade I ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Antônio Palmeira Apresentação da disciplina Conhecer as estruturas de hardware de um sistema computacional. Entender o funcionamento dos vários módulos que compõem

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 03 Informática Básica Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 03 Informática Básica Softwares, Aplicativos

Leia mais

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos

Fundamentos em Informática Introdução e Conceitos Fundamentos em Informática 01 - Introdução e Conceitos Subsequente / 2011 - Disciplina: Fundamentos ago/2011 em Informática - 1 Introdução Informática: ciência do tratamento automático das informações

Leia mais

Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini

Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com MATÉRIA: APRESENTAÇÃO / CONCEITOS Aula N : 01 Tema: Apresentação da

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAMPUS SANTO ANDRÉ CELSO CANDIDO SEMESTRE 2014-1 1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA 2 Ábaco: Aproximadamente 4.000 a.c. Palavra que vem do Latim, que significa Quadro. No início o Ábaco era

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry FEVEREIRO/2016 O QUE É INFORMÁTICA? INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA 2 Ábaco 3 Ábaco Criado em 5500 a.c.; Seu nome original era Calculus

Leia mais

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01

Hardware. Computador. Computador. Computador. Evolução dos Computadores. Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Aula 01 Laboratório de Utilização de Microcomputadores (DCA0302) Diogo Pedrosa Hardware Aula 01 Computador Combinação de diversos dispositivos e circuitos digitais que podem executar uma seqüência de operações

Leia mais

HISTÓRIA DO COMPUTADOR

HISTÓRIA DO COMPUTADOR HISTÓRIA DO COMPUTADOR Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Já há muito tempo o homem vem tentando livrar-se dos trabalhos manuais e repetitivos, entre os quais estão

Leia mais

INFORMÁTICA ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE AULA I. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE AULA I. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA ELETROTÉCNICA SUBSEQUENTE - 2014.1 AULA I de Albuquerque A história da evolução dos computadores Objetivo: entender como foi a invenção computador e sua evolução no decorrer do tempo. Definição

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. Disciplina: Informática Básica (História da Informática)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. Disciplina: Informática Básica (História da Informática) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (História da Informática) 1 Necessidade de realizar cálculos matemáticos Ábaco criado por volta de 2000 A.C., foi a primeira calculadora

Leia mais

Aula 1: Introdução à Organização de Computadores

Aula 1: Introdução à Organização de Computadores BC1503: Arquitetura de Computadores 1o Trimestre / 2009 Aula 1: Introdução à Organização de Computadores Prof. Raphael Y. de Camargo raphael.camargo@ufabc.edu.br Roteiro da Aula Introdução História da

Leia mais

IAC001 - Arquitetura e Organização de Computadores.

IAC001 - Arquitetura e Organização de Computadores. IAC001 - Arquitetura e Organização de Computadores. Professor: Milton Rocha Auxiliares Docentes: Milene Conceição e Júlio Francisco Horário de aulas: Quarta-feira 7:20 Sexta-feira: 11:00 Histórico e evolução

Leia mais

Histórico e Conceitos

Histórico e Conceitos Histórico e Conceitos Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Julho, 2016 1 / 30 Sumário 1 Computadores e máquinas de computar 2 Algoritmos 2 / 30 Computadores

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary Informática, ou ainda, automação da informação. Sem dúvida, se não a maior, uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Presente em todos

Leia mais

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de:

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: 1 Introdução 1.1 Objetivos: Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: Definir o modelo de Turing de um computador; Definir o modelo de von Neumann do computador; Descreve os três

Leia mais

SSC304 Introdução à Programação Para Engenharias

SSC304 Introdução à Programação Para Engenharias Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Introdução à Para Engenharias Estrutura de um Computador GE4 Bio GE4Bio Grupo de Estudos

Leia mais

William A. Zacariotto

William A. Zacariotto Computação e Sociedade www.zacariotto.com.br zacariotto@hotmail.com www.colunaregional.com.br William A. Zacariotto O que é a Informação? Fatos ou dados susceptíveis de transportar conhecimento. Automatizaveis

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 C / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo SIMÃO

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon

Conceitos Básicos de Informática. Profª Patricia Schiavon Conceitos Básicos de Informática Profª Patricia Schiavon O QUE É INFORMÁTICA? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento

Leia mais

Micr c o r co c ntr t o r lad a or o es

Micr c o r co c ntr t o r lad a or o es Microcontroladores O que é um computador? O computador é basicamente uma máquina, eletrônica automática. tica. Lê dados,, efetua cálculos e fornece resultados. Máquina que recebe dados, compara valores,

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Dar noções iniciais dos componentes básicos de um sistema de computador, assim também como conceitos fundamentais necessários para a manipulação de informação dentro

Leia mais

Máquinas de Calcular Mecânicas

Máquinas de Calcular Mecânicas Máquinas de Calcular Mecânicas Seu surgimento e sua evolução Alunos : Érico, Gladson, Marcela Ábaco Chinês Introdução John Napier-Bastões ou Ossos de Napier Willian Oughtred-Réguas de Cáculo Blaise Pascal

Leia mais

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Departamento de Ciência da Computação - UFF Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br http://www.midiacom.uff.br/debora/ Objetivos ü Dar

Leia mais

I n f o r m á t i c a

I n f o r m á t i c a Prof. Dr. Rogério R. de Vargas I n f o r m á t i c a História e evolução da informática Itaqui - RS, 2º Semestre de 2014. Aula 1 História da computação e dos computadores 2 Histórico da Computação Conceituação

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores. Prof. Leonardo Araújo

Organização e Arquitetura de Computadores. Prof. Leonardo Araújo Organização e Arquitetura de Computadores Prof. Leonardo Araújo leonardoaraujo.fase@gmail.com Agenda aula 2 História e evolução dos computadores Os primórdios Primeira geração: válvulas Segunda geração:

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary A era da computação; Informática, ou ainda, automação da informação. Uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Uso para trabalho e pessoal;

Leia mais

Ábaco. Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO. Tecnologias de Informação e Comunicação

Ábaco. Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO. Tecnologias de Informação e Comunicação PC Ábaco Ipad HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E SUA EVOLUÇÃO Tecnologias de Informação e Comunicação Professor: Email: Marconitorquato@catolicadocariri.edu.br PRINCIPAIS MARCOS 2 CONSTANTES DA EVOLUÇÃO 3 ÁBACO

Leia mais

Evolução e Desempenho. Alberto Felipe Friderichs Barros

Evolução e Desempenho. Alberto Felipe Friderichs Barros Evolução e Desempenho Alberto Felipe Friderichs Barros Anterior a 1946 dispositivos mecânicos e manuais para contas. Ábaco Existiu em diversas versões/civilizações: Criado na Mesopotâmia por volta de 2400

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Componentes do Computador Prof. Aquiles Burlamaqui ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso quando estiver em sala de aula;

Leia mais

Disciplina de Informática. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Disciplina de Informática. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Disciplina de Informática Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 O que é Informática? Informática A Informática nasceu da ideia

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Computação

1. Conceitos Básicos de Computação Introdução à Computação I IBM1006 1. Conceitos Básicos de Computação Prof. Renato Tinós Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 1.Conceitos Básicos de Computação 1.1.

Leia mais

História da Computação

História da Computação História da Computação Aula #2.1 EBS 111 ICC Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã História da Computação A computação surgiu da necessidade do homem de contar e realizar

Leia mais

Evolução da Informática: a Origem da Computação

Evolução da Informática: a Origem da Computação Evolução da Informática: a Origem da Computação INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 2 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Introdução Origem da Informática Preocupação

Leia mais

Arquitetura de Microprocessadores

Arquitetura de Microprocessadores Arquitetura de Computadores UNIDADE 4 Arquitetura de Microprocessadores Aula nº 3 e 4 1º Período Ano letivo 2017/2018 Lição nº 5 e 6 09-10-2017 Sumário Resumo histórico Evolução dos microprocessadores

Leia mais

GRANDES MARCOS NA HISTÓRIA DAS TIC

GRANDES MARCOS NA HISTÓRIA DAS TIC fantastic 7 8 GRANDES MARCOS NA HISTÓRIA DAS TIC São vários os marcos históricos que contribuíram para evolução da tecnologia e da comunicação como hoje a conhecemos. O ábaco é considerado o primeiro instrumento

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Histórico da Computação

Princípios de Sistemas de Informação. Histórico da Computação Princípios de Sistemas de Informação Histórico da Computação redes de computador Pastores - Antigos pastores gregos e egípcios utilizavam pedrinhas para controlar a quantidade de ovelhas de seus rebanhos.

Leia mais

1. Introdução à informática: histórico e evolução

1. Introdução à informática: histórico e evolução 1. Introdução à informática: histórico e evolução Fabiano Cavalcanti Fernandes 1.1 Histórico O monumento pré-histórico de Stonehenge, localizado na Inglaterra e construído por volta de 3.500 a.c., ou seja,

Leia mais

Máquinas de Calculo Mecânicas

Máquinas de Calculo Mecânicas IFSP Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnlogia de São Paulo Akio Tanaka - 1580302 Leonardo Matheus - 1580221 William de Paula 1580256 Sabrina Tavera - 1580248 Máquinas de Calculo Mecânicas Como

Leia mais

Introdução a Arquitetura e Organização de Computadores. Stallings: Cap.1 e 2, Monteiro: Cap. 1, Tanenbaum: Cap. 1. Prof. Alexandre Beletti Ferreira

Introdução a Arquitetura e Organização de Computadores. Stallings: Cap.1 e 2, Monteiro: Cap. 1, Tanenbaum: Cap. 1. Prof. Alexandre Beletti Ferreira Introdução a Arquitetura e Organização de Computadores Stallings: Cap.1 e 2, Monteiro: Cap. 1, Tanenbaum: Cap. 1 Prof. Alexandre Beletti Ferreira Tópicos Visão Geral de um Computador Lei de Moore Gerações

Leia mais

Universidade de Brasília Histórico e Introdução

Universidade de Brasília Histórico e Introdução Universidade de Brasília Histórico e Introdução Organização e Arquitetura de Computadores Objetivo Apresentar a evolução dos computadores, sua estrutura em termos de componentes básicos e funções principais.

Leia mais

Histórico e Introdução

Histórico e Introdução Universidade de Brasília Histórico e Introdução Organização e Arquitetura de Computadores Objetivo Apresentar a evolução dos computadores, sua estrutura em termos de componentes básicos e funções principais.

Leia mais

GFM015 Introdução à Computação. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva UFU/FACOM

GFM015 Introdução à Computação. Plano de Curso e Introdução. Ilmério Reis da Silva  UFU/FACOM GFM015 Introdução à Computação Plano de Curso e Introdução Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM Plano de Curso Ementa Noções básicas sobre os componentes de

Leia mais

Introdução histórica. José Delgado. Arquitetura de Computadores Introdução histórica 1

Introdução histórica. José Delgado. Arquitetura de Computadores Introdução histórica 1 Introdução histórica Arquitetura de Computadores Introdução histórica 1 Primeiro objeto de cálculo Ábaco - desde 3000 A.C. Usado ainda hoje (China, por exemplo) Arquitetura de Computadores Introdução histórica

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO. Cristina Boeres

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO. Cristina Boeres FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO Cristina Boeres Informações sobre o curso Página do curso: http://www.ic.uff.br/~boeres Avisos Datas de provas Material do curso Informações interessantes

Leia mais

O que é um computador. Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador.

O que é um computador. Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador. O que é um computador Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador. Primeiras Máquinas de Calcular O ábaco foi criado há aproximadamente 4.000 a.c., um aparelho

Leia mais

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA. UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA. UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição I Formador: Nélia Calisto José Serrano Fevereiro 2012 Índice

Leia mais

Aula Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware. Introdução à Engenharia da Computação

Aula Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware. Introdução à Engenharia da Computação Aula 02 - Breve História dos Computadores - Informatiquês - O Computador - Software vs. Hardware Slide 1 de - Qual é a origem etimológica da palavra COMPUTADOR? Computador procede do latim computatore.

Leia mais

Geração de computadores Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Geração de computadores Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Geração de computadores Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Computadores Componentes mecânicos dos (Geração computadores 0) - 1642 a 1945 Características

Leia mais

Engenharia Civil. Representação da Informação. Introdução à Computação

Engenharia Civil. Representação da Informação. Introdução à Computação Engenharia Civil Representação da Informação Introdução à Computação Sumário Retomada... Representação de informação Bit, byte Conversão numérica Exercício Referência link na página 2.2.1 O bit, o byte,

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática

Conceitos Básicos de Informática Conceitos Básicos de Informática Introdução Informática Ciência do tratamento automático das informações Engloba toda atividade relacionada ao desenvolvimento e uso dos computadores Computador que permitam

Leia mais

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua INTRODUÇÃO Introdução a Informática Introdução Para que serve o computador? Word, Filme, Facebook,... Resolver problemas do usuário Coletar, manipular e fornecer os resultados Processamento eletrônico

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-1 Objetivos Apresentar o funcionamento do computador Apresentar a função da memória e dos dispositivos

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO PARA ENGENHARIA DE COMPUTADORES. Prof. Dr. Daniel Caetano

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO PARA ENGENHARIA DE COMPUTADORES. Prof. Dr. Daniel Caetano LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Daniel Caetano 2018-1 Objetivos Apresentar o funcionamento do computador Apresentar a função da memória e dispositivos

Leia mais

Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador

Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador Tópicos de Ambiente Web Tópico: História do Computador Professora: Sheila Cáceres 2 3 História do Computador Fonte: http://www.estv.ipv.pt/paginaspessoais/caldeira/paginas%2007-08/tic/material/acetatos/01%20-%20historia%20computadores.pdf

Leia mais

Conceitos. Computação e Computador

Conceitos. Computação e Computador Computação e Computador A capacidade do ser humano em realizar cálculos surgiu com sua habilidade de se comunicar com mais precisão. A evolução do homem permitiu que houvesse um aprimoramento das suas

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 10 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 10-05/10/2007 1 Ementa Conceitos Básicos de Computação (Hardware, Software e Internet) Softwares Aplicativos Tutorial: Word

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Prof. Rafael Robson Negrão rafael@uel.br Março/2008 1 Conteúdo 1. O que é computação 2. O que é informática 3. Componentes de um sistema de computação 4. Histórico e evolução 5.

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Prof.º Me. James Clauton

Arquitetura de Computadores. Prof.º Me. James Clauton Arquitetura de Computadores Prof.º Me. James Clauton Plano de Aula Apresentação da Turma Apresentação da Disciplina Apresentação geral Ementa Bibliografia Critério de avaliação Motivação Apresentação da

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Histórico

Algoritmos e Lógica de Programação Histórico Algoritmos e Lógica de Programação Histórico Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 20 de julho de 2017 Objetivos Fornecer noções

Leia mais

Sistema numérico decimal

Sistema numérico decimal Sistema numérico decimal No sistema numérico decimal, há dez dígitos, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Cada dígito representa um múltiplo de uma potência de dez de acordo com a posicão ocupada pelo dígito

Leia mais

Histórico - Evolução INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto

Histórico - Evolução INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definição 2. Primeiras máquinas de calcular 3. Cartões-perfurados 4. Máquina Diferencial 5. Primeiros computadores

Leia mais

Ementa. Adriano J. Holanda 15/2/2017. [Introdução à Computação I] ...

Ementa. Adriano J. Holanda 15/2/2017. [Introdução à Computação I] ... Ementa [Introdução à Computação I] Adriano J. Holanda 15/2/2017 Ementa 1. Conceitos e definições de computação e informática; 2. Tecnologias e aplicações de computadores; 3. Histórico da evolução dos computadores;

Leia mais

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA PROCESSAMENTO DE TEXTO PROCESSAMENTO E EDIÇÃO

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA PROCESSAMENTO DE TEXTO PROCESSAMENTO E EDIÇÃO CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA PROCESSAMENTO DE TEXTO PROCESSAMENTO E EDIÇÃO TRABALHO TEÓRICO l FERNANDO MAGALHÃES E RAUL PAIS FEVEREIRO 2012 INDICE

Leia mais

Arquitetura de Computadores Aula 1 - Introdução

Arquitetura de Computadores Aula 1 - Introdução Arquitetura de Computadores Aula 1 - Introdução Prof. Othon M. N. Batista Mestre em Informática Roteiro Introdução Uma Visão em Camadas do Hardware Componentes Básicos de um Computador Descrição de Bit,

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Introdução à Computação EXERCÍCIOS

Leia mais

Curso de Montagem e Manutenção de Computadores. Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

Curso de Montagem e Manutenção de Computadores. Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Curso de Montagem e Manutenção de Computadores FORM A ÇÃ O P R O F IS S I O N A L Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues História da Informática O que é computador? Pode se dizer que o "Computador é

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação Créditos Introdução à Ciência da Computação Contextualização Histórica e Noções de Computadores Exceto por algumas adaptações, este material é composto de slides gentilmente cedidos por: Prof. André de

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

FACULDADE LEÃO SAMPAIO FACULDADE LEÃO SAMPAIO Primeiros computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Relógios mecânicos Século VIII: 2 Computadores mecânicos (Geração 0) 1642 a 1945 Características principais

Leia mais

Uma visão geral sobre computadores e Internet

Uma visão geral sobre computadores e Internet Uma visão geral sobre computadores e Internet O que é um computador? Breve histórico do computador Como um computador funciona? Por dentro das tecnologias A rede mundial (Internet) Sistemas operacionais:

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES. Vávulas e Transistores

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES. Vávulas e Transistores Bom dia EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES Vávulas e Transistores Introdução Final do século XIX: computadores mecânicos surgiu o relê - dispositivo eletromecânico Os relês podem ser considerados uma espécie de

Leia mais

História e Evolução dos computadores DISCIPLINA: BIOINFORMÁTICA PROF. RAPHAEL DE MELO GALVÃO

História e Evolução dos computadores DISCIPLINA: BIOINFORMÁTICA PROF. RAPHAEL DE MELO GALVÃO 1 História e Evolução dos computadores DISCIPLINA: BIOINFORMÁTICA PROF. RAPHAEL DE MELO GALVÃO Definição do Termo Informática 2 - Informática pode ser definida como sendo a ciência que estuda o tratamento

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

ENIAC Primeiro computador de Propósito Geral. William Stallings Computer Organization and Architecture 6 th Edition (2003)

ENIAC Primeiro computador de Propósito Geral. William Stallings Computer Organization and Architecture 6 th Edition (2003) William Stallings Computer Organization and Architecture 6 th Edition (2003) ENIAC Primeiro computador de Propósito Geral Electronic Numerical Integrator And Computer Chapter 2 Computer Evolution and Performance

Leia mais

CP Programação de Computadores Prof. M.Sc. Carlos de Salles

CP Programação de Computadores Prof. M.Sc. Carlos de Salles CP 5003.3 - Programação de Computadores Prof. M.Sc. Carlos de Salles Ementa Introdução e histórico Sistemas de numeração binária e hexadecimal Sistema operacional Linguagem de programação Algoritmos Introdução

Leia mais

Objetivos. Relacionar as gerações da tecnologia da computação. Identificar as principais inovações que caracterizam cada uma delas.

Objetivos. Relacionar as gerações da tecnologia da computação. Identificar as principais inovações que caracterizam cada uma delas. Fundamentos da Computação: História da Computação Alfio Martini Facin - PUCRS Charles Babbage Objetivos Relacionar as gerações da tecnologia da computação. Identificar as principais inovações que caracterizam

Leia mais

História dos Computadores. Aílson

História dos Computadores. Aílson História dos Computadores Aílson A idéia de se criar um dispositivo que auxiliasse nos cálculos cada vez mais extensos e complicados com os quais o homem se deparava a cada vez que tentava progredir, data

Leia mais

Evolução dos computadores

Evolução dos computadores A máquina de Von Neumann AOC: Arquitetura e Organização de Computadores Evolução dos computadores Caracterizado: Aumento da velocidade dos processadores Diminuição do tamanho dos componentes Aumento da

Leia mais

Introdução: Histórico dos Computadores

Introdução: Histórico dos Computadores Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação - EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Introdução: Histórico dos Computadores Aula 1 responsável: Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Leia mais

1. História dos Computadores 17/02/2011. Unidade I. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO Prof.Matheus Foureaux. 2. Hardware 2.1. Periféricos 3.

1. História dos Computadores 17/02/2011. Unidade I. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO Prof.Matheus Foureaux. 2. Hardware 2.1. Periféricos 3. Unidade I TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO Prof.Matheus Foureaux 1. História dos Computadores 2. Hardware 2.1. Periféricos 3. Software 1. História dos Computadores Informática: ciência do tratamento

Leia mais

Primórdios da computação e histórico dos Computadores

Primórdios da computação e histórico dos Computadores Infra-Estrutura de Hardware Primórdios da computação e histórico dos Computadores Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Conceituação Histórico Computadores Mecânicos Computadores

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Informática Aplicada Bacharelado em Engenharia de Pesca Flávia Coelho flaviacoelho@ufersa.edu.br 1 Elaborado por Yáskara Menescal e atualizado por Flávia Coelho, em março de 2009

Leia mais

Introdução ao Processamento de Dados (I P D)

Introdução ao Processamento de Dados (I P D) Introdução ao Processamento de Dados (I P D) O ponto mais significativo da evolução dos computadores, começou na década de 40, durante a 2ª guerra mundial, onde vários equipamentos foram desenvolvidos.

Leia mais

Divisão da disciplina nos seguintes módulos:

Divisão da disciplina nos seguintes módulos: Divisão da disciplina nos seguintes módulos: Introdução à informática Segurança da informação Sistemas operacionais Sistema de numeração Internet Software de edição de texto Software de planilha eletrônica

Leia mais

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis Unidade I Organização de Computadores Prof. Renato Lellis O que é um computador? Computador Datação 1789 cf. MS1 Acepções substantivo masculino 1 o que computa; calculador, calculista 2 Rubrica: informática.

Leia mais

História dos Computadores

História dos Computadores História dos Computadores Tudo começou com o Sr. Charles Babbage no início do século XIX. Charles Babbage dedicou sua vida a construção de duas máquinas calculadoras. Ambas as tentativas foram fracassadas.

Leia mais

INTRODUÇÃO A COMPUTADORES

INTRODUÇÃO A COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTADORES FUNDAMENTOS DE INFORMÁTICA PROF. CRISTIVON S.CRUZ INTRODUÇÃO Definição Breve história Arquitetura de Von Neumann Representação de dados DEFINIÇÃO Computador É uma máquina capaz

Leia mais

Arquitetura de Computadores e Redes de Dados

Arquitetura de Computadores e Redes de Dados Arquitetura de Computadores e Redes de Dados Curso Técnico de Informática de Sistemas Ano Letivo 2017/2018 Ciclo de Formação 2017/2020 Professora Ana Reis Prof. Ana Reis - ASRD 1 UFCD o769 Arquitetura

Leia mais

Informática I. Aula 1. Aula 1-30/08/2006 1

Informática I. Aula 1.  Aula 1-30/08/2006 1 Informática I Aula 1 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 1-30/08/2006 1 Ementa O objetivo da disciplina é dar ao aluno uma visão geral sobre a área de ciência da computação: Histórico dos Computadores

Leia mais

O Computador - Introdução

O Computador - Introdução Arquitectura de Computadores II Engenharia Informática (11545) Tecnologias e Sistemas de Informação (6621) O Computador - Introdução Fonte: Arquitectura de Computadores, José Delgado, IST, 2004 Nuno Pombo

Leia mais

Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais

Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais Aula 1: A Evolução dos Sistemas Computacionais O primeiro computador digital foi projetado pelo matemático Charles Babbage (1792-1871). Embora Babbage tenha dispendido muito de sua vida e de sua fortuna

Leia mais