Análise CA de Amplificadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise CA de Amplificadores"

Transcrição

1 I Anexo Análise CA de Amplificadores Meta deste capítulo Entender como realizar a análise de pequenos sinais (CA) de amplificadores. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um amplificador Analisar amplificadores em corrente contínua Analise amplificadores em corrente alternada Realizar a simulação de amplificadores Implementar amplificadores. Pré-requisitos Ter estudado o capítulo sobre revisão de circuitos de polarização de transistores. Continuidade A continuidade no estudo destes temas é de livre escolha do estudante. Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis, abril de 2012.

2 2 1 Introdução Amplificadores são circuitos muito utilizados nas mais diversas aplicações, seja para áudio, instrumentação, transmissão de sinais, dentre outras. Do mesmo modo, os circuitos osciladores, objetivo deste material de estudo, são circuitos comuns nas aplicações eletroeletrônicas. Em ambos os casos, faz-se necessária a análise em corrente contínua, para se determinar o ponto de operação do circuito e a correta polarização dos componentes, além da análise em corrente alternada, para se determinar o ganho em pequenos sinais, a defasagem e respostam em frequência do circuito, quando excitado com sinais na entrada. Circuitos amplificadores e osciladores podem operar com diversos tipos de formas de onda, mas é padrão para testes e obtenção de características técnicas se utilizarem sinais senoidais puros, ou seja, sem a presença de harmônicas. Deste modo, aplicando na entrada de um circuito amplificador um sinal senoidal com frequência e amplitude conhecidas, pode-se medir ou calcular a frequência, fase e amplitude na saída, podendo-se então prever seu funcionamento quando estas grandezas (frequência e amplitude) forem modificadas dentre uma faixa de valores especificados. Assim, o objetivo deste capítulo (anexo) é apresentar uma metodologia simples para o cálculo do ganho de circuitos amplificadores transistorizados. 2 Amplificador com Polarização Simples Seja o circuito amplificador com um transistor e polarização simples mostrado na Figura 1. Este circuito apresenta dois capacitores de acoplamento (C 1 e C 2 ), um transistor bipolar de junção e os resistores de polarização de base e de coletor (R 1 e R 2 ). Figura 1 Amplificador com polarização simples. Inicialmente será realizada a análise em corrente contínua, para se determinar o ponto de operação e polarização do transistor, seguida então da análise de pequenos sinais para se determinar o ganho de pequenos sinais do circuito.

3 3 As análises que serão feitas a seguir consideram o princípio da superposição, ou seja, podemos separar a análise em corrente contínua da análise em corrente alternada, obter as respostas desejadas, e no final somar a contribuição de cada uma delas. Assim será feito, inicialmente considerando apenas o circuito operando com tensão contínua, a seguir, ignorando completamente as tensões e correntes contínuas e considerando apenas a presença de sinais senoidais. Deste modo é possível através de configurações mais simples de circuitos estudar o comportamento dos mesmos e, eventualmente, juntar as análises para se obterem respostas completas. 2.1 Análise em Corrente Contínua - CC Para a análise em corrente contínua fazem-se as seguintes considerações: X L ω 0 ω L 0Ω X C ω 0 1 ω C Ω. No circuito da Figura 1, os capacitores C 1 e C 2 serão considerados circuito aberto para baixas frequências (CC), deste modo, o circuito pode ser redesenhado conforme a Figura 2 Figura 2 Circuito equivalente para análise em corrente contínua (CC). Na malha da base do transistor se tem: I B V CC V BE R 1. Já na malha do conector se tem: I C β I B V CE V CC R 2 I C I E I B + I C.

4 4 2.2 Análise de Pequenos Sinais - CA considerações: Para a análise de pequenos sinais (em corrente alternada) fazem-se as seguintes X L ω ω L Ω X C ω 1 ω C 0Ω. Assim, considera-se que as reatâncias capacitas dos capacitores C 1 e C 2 sejam muito pequenas na faixa de frequências de áudio (de 20 Hz até 20 khz). Assim, pode-se redesenhar o circuito da Figura 1 conforme a Figura 3. Neste circuito a fonte de tensão de alimentação (V CC ) foi curto-circuitada, pois a mesma apenas contribui polarizando o circuito e fornecendo energia para o funcionamento do mesmo. Na análise de pequenos sinais considera-se que esta fonte não interfira no funcionamento do circuito. Ainda, para se realizar a análise de pequenos sinais, precisa-se de um modelo equivalente para o transistor (T 1 ). Na análise de corrente contínua foi considerado o modelo linear do transistor, ou seja, que a corrente de coletor será proporcional à corrente de base pelo ganho beta (β). De outro modo: I C β I B. É importante ressaltar que o ganho de corrente do transistor (β) é diferente em corrente contínua e em corrente alternada, ou seja, o transistor possui um beta cc (βcc) e um beta ca (βca). O modelo do transistor para pequenos sinais adotado aqui será de Ebers-Moll 1, que considera uma resistência de emissor em corrente alternada proporcional à corrente de emissor e tensão base-emissor de corrente contínua. Figura 3 - Circuito equivalente para análise de pequenos sinais (a) e modelo equivalente do transistor conforme Ebers-Moll (b). Assim, o circuito equivalente para análise de pequenos sinais será aquele mostrado na 1 James Kilton Clapp Engenheiro Americano que viveu de 1897 até 1965, publicou este oscilador em Note que esta análise concorda com aquela realizada no capítulo de revisão de circuitos de polarização de transistors.

5 5 Figura 4. A resistência de emissor ( ) é determinada por: I E. Figura 4 - Circuito equivalente para análise de pequenos sinais empregando o modelo de Ebers-Moll. A partir do circuito da Figura 4 pode-se escrever que: v E i E i E i B + i C i C β + i C i C 1+ β β i C v o R 2 v o β R 2 1+ β G v o R 2 β 1+ β. Note que o ganho em corrente alternada (G v o / ) depende da resistência de coletor (R 2 ) e da resistência de emissor ( ) e do ganho de corrente em corrente alternada do transistor (beta ca). Como normalmente este ganho é elevado (β>>1), então pode-se obter: β 1+ β G v o R 2. Daí conclui-se que o ganho em corrente alternada do amplificador mostrado na Figura 1 é uma relação de resistências (resistência de coletor por resistência de emissor). Ainda é importante destacar que a resistência de emissor foi obtida considerando-se a corrente de emissor (I E ) em corrente contínua, ou seja, o ponto de operação em corrente contínua afeta diretamente no ganho do circuito em corrente alternada. Esta características é inconveniente, pois se ocorrerem variações nos componentes, o ganho (fator de amplificação) será modificado,

6 6 alterando o sinal de saída, por exemplo o som, em um amplificador de áudio. Há formas de evitar isso, sendo que uma delas é utilizar um circuito com polarização mais estável, como será visto na sequência. 2.3 Simulação do Amplificador em Estudo Com a finalidade de verificar os resultados obtidos nas análises em corrente contínua e em corrente alternada, será simulado o circuito da Figura 5. Figura 5 - Circuito simulado para verificar-se o estudo realizado. corrente contínua: Para este circuito, considerando as expressões determinadas anteriormente, se tem em I B V CC V BE 9 0,7 17,6 µa R 1 470k I C β I B ,6µ 3,5 ma V CE V CC R 2 I C 9 1,5k 3,5m 5,3V I E I B + I C 17,6µ + 3,5m 3,5276 ma. Já em corrente alternada: I E ,5276m 7Ω G v o R ,3V /V 7 Com este ganho, pode-se determinar a máxima tensão em corrente alternada possível na saída sem distorção: v o_ pico V CC V CE 9 5,3 3,7V v o_ pico V CE 0 5,3 0 5,3V.

7 7 Assim, nota-se que a possibilidade de saturação é maior no semiciclo positivo do que no semiciclo negativo do sinal de saída. Então, a máxima tensão na entrada será: _ pico v o_ pico G 3,7 214,3 17,3mV _ pico 2 17,3m 12,2 mv. 2 O resultado do funcionamento do circuito em corrente contínua, está mostrado na Figura 6. Pode-se verificar que a corrente na base está semelhante aquela anteriormente calculada. Por outro lado, a corrente de coletor está superior (3,5 ma calculado, 4,91 ma simulado), o que diminuirá a faixa de excursão da tensão de saída, visto que a tensão coletor-emissor (V CE ) diminuiu (5,3 V calculado para 1,63 V simulado). Isto ocorre porque o transistor está operando com um ganho superior ao estimado (β>200). Para comprovar que a saída irá saturar, simulou-se o circuito com a tensão de entrada inicialmente calculada de 12,2 mv eficazes. A forma de onda da tensão de saída está mostrada na Figura 7. A distorção ocorre no semiciclo negativo da tensão de saída, já que a tensão coletoremissor está em 1,63 V, este semiciclo se torna o crítico do ponto de vista da distorção. Assim, para que não ocorra distorção, a tensão máxima de entrada deverá ser: v o_ pico V CE 0 1,63 0 1,63V _ pico v o_ pico G 1,63 7,6 mv 214,3 _ pico 2 7,6m 5,4 mv. 2 O resultado da simulação após se diminuir a tensão de entrada é mostrado na Figura 8. Note que a tensão de entrada está abaixo daquela calculada acima, pois mesmo com uma tensão de 5,4 mv eficazes na entrada, a saída continuada distorcida. Isso ocorre porque o ganho do transistor está maior tanto em corrente contínua como em corrente alternada (pequenos sinais). Figura 6 - Simulação em corrente contínua do amplificador simples.

8 8 Figura 7 - Resultado da simulação do amplificador em estudo. Figura 8 - Tensão de saída do amplificador após ajustes na amplitude da tensão de entrada. Para se diminuir o ganho em corrente alternada (de pequenos sinais) do amplificador em estudo pode-se inserir um resistor de emissor, aumentando então a resistência de emissor ( ). Este será o circuito estudo no próximo item deste capítulo, onde também se utilizará polarização por divisor de tensão na base, visando aumentar a estabilidade do circuito. 3 Amplificador com Polarização por Divisor de Tensão e Resistor de Emissor Seja o amplificador com polarização por divisor de tensão na base e resistor de emissor mostrado na Figura 9. Do mesmo modo que foi feito para o amplificador anterior, também aqui será realizada a análise em corrente contínua e posteriormente a análise de pequenos sinais empregando o modelo

9 9 equivalente para o transistor de Ebers-Moll. Figura 9 - Amplificador com polarização por divisor de tensão e resistor de emissor. 3.1 Análise em Corrente Contínua - CC O circuito equivalente para análise em corrente contínua está mostrado na Figura 10 (a). Neste caso é conveniente se utilizar o equivalente de Thévenin 2 para o circuito da base, resultando no circuito (b) da Figura 10. V TH V CC R 2 R 1 + R 2 R 1 R 2 R 1 + R 2. Figura 10 - Circuito equivalente do amplificador para análise em corrente contínua. Assim, para a malha da base se tem: V E R 4 I E 2 Note que esta análise concorda com aquela realizada no capítulo de revisão de circuitos de polarização de transistors.

10 10 I B V TH V BE V E I C β I B I E I B + I C I B + β I B I B ( 1+ β ) V E R 4 ( 1+ β ) I B I B V TH V BE V E V TH V BE R ( 1+ β ) I 4 B I B V TH V BE I B V TH V BE + R 4 ( 1+ β ) I C β I B 1 1+ R 4 ( 1+ β ) V CE V CC R 3 I C R 4 I E I E I B + I C. 3.2 Análise de Pequenos Sinais - CA O circuito equivalente do amplificador para análise de pequenos sinais está mostrado na Figura 11, onde também se mostra o circuito equivalente empregando o modelo de Ebers-Moll. Figura 11 - Circuito equivalente de pequenos sinais do amplificador em estudo. Assim: v E i E v E v i + R 4 + R 4 i E i B + i C i C β + i C i C 1+ β β

11 11 i C v o R 3 ( ) v o 1+ β + R 4 R 3 β G v o R 3 β + R 4 1+ β. Se o banho for muito maior que a unidade: G v o R 3. + R 4 Note que o ganho deste amplificador é semelhante aquele encontrado para o amplificador simples, com a diferença que no denominador da relação entre a tensão de saída e de entrada aparece a resistência do resistor R 4. Assim, o ganho deste circuito será menor do que aquele do amplificador anterior. 3.3 Simulação do Amplificador em Estudo Com a finalidade de verificar os resultados obtidos nas análises em corrente contínua e em corrente alternada, será simulado o circuito da Figura 12. Figura 12 - Circuito simulado para verificar-se o estudo realizado. corrente contínua: Para este circuito, considerando as expressões determinadas anteriormente, se tem em V TH V R CC k R 1 + R 2 220k +100k 2,8V R R k 100k 68,75 kω R 1 + R 2 220k +100k I B V TH V BE + R4 1+ β ( ) 2,8 0,7 68,75k +1k ( ) 7,8 µa

12 12 I C β I B 200 7,8µ 1,56 ma I E I B + I C 7,8µ +1,56m 1,56 ma V CE V CC R 3 I C R 4 I E 9 1,5k 1,56m 1k 1,56 5,1V. Já em corrente alternada: G v o I E ,56m 16Ω R ,48V /V + R Com este ganho, pode-se determinar a máxima tensão em corrente alternada possível na saída sem distorção: v o_ pico V CC V CE 9 5,1 3,9V v o_ pico V CE 0 5,1 0 5,1V. Assim, nota-se que a possibilidade de saturação é maior no semiciclo positivo do que no semiciclo negativo do sinal de saída. Então, a máxima tensão na entrada será: _ pico v o_ pico G 3,9 1,48 2,63V _ pico 2 2,63 2 1,86V. O resultado do funcionamento do circuito em corrente contínua, está mostrado na Figura 14. Nota-se que a tensão de saída está completamente distorcida. Ajustando-se a tensão de entrada para que o circuito não apresente distorção tem-se o resultado apresentado na Figura 15. Figura 13 - Simulação em corrente contínua do amplificador simples.

13 13 Figura 14 - Resultado da simulação do amplificador em estudo. Figura 15 - Tensão de saída do amplificador após ajustes na amplitude da tensão de entrada. O ganho que o circuito efetivamente está aplicando ao sinal de entrada é dado pela relação entre a tensão de entrada e a tensão de saída, como está mostrado na Figura 16. Assim, o ganho será: G sim v o 5,2803 / 2 1,44V /V. 3,6766 / 2 Note que este ganho está coerente com aquele calculado anteriormente de 1,48 V/V. Mas então qual é a razão para a distorção na tensão de saída quando a tensão de entrada foi de 1,86 V? A explicação é simples, basta observar-se a tensão de coletor-emissor da Figura 13, onde se nota que o valor está acima do calculado, que foi de 5,1 V, enquanto na simulação obteve-se 6,39 V. Assim, conclui-se que o ganho em corrente do transistor é maior do que 200, valor adotado nos

14 14 cálculos anteriores. Para se aumentar o ganho em corrente alternada, mas não interferir no circuito em corrente contínua, pode ser inserido um capacitor de emissor no circuito do amplificador em estudo, resultando em novo circuito, que será estudado a seguir. Figura 16 - Tensões de entrada e saída do amplificador. 4 Amplificador com Polarização por Divisor de Tensão e Capacitor de Emissor O amplificador estudado anteriormente pode ser modificado, inserindo-se um capacitor no emissor, que terá como função aumentar o ganho em corrente alternada do circuito. O circuito resultante desta modificação está mostrado na Figura 17. O capacitor C 3 que aparece na Figura 17 não irá influenciar no funcionamento do circuito em corrente contínua, então todas as grandezas serão determinadas como o foram no item anterior. Figura 17 - Amplificador com capacitor de emissor.

15 15 Por sua vez, em corrente alternada, o resistor R 4 será curto-circuitado pelo capacitor C 3, resultando no circuito equivalente mostrado na Figura 18. Figura 18 - Circuito equivalente para pequenos sinais. Deste modo, o ganho em corrente alternada será: G v o R Simulação do Amplificador em Estudo dado a seguir. Modificando o circuito do item anterior, conforme mostrado na Figura 19, tem-se o ganho G v o R ,4V /V. 16 Conforme mostra-se na Figura 20, a relação entre as tensões de entrada e de saída condiz com o valor calculado anteriormente. A tensão de entrada eficaz foi de 10 mv, enquanto a saída foi de 0,88 V, o que corresponde a um ganho da ordem de 88 V/V. Figura 19 - Amplificador com capacitor de emissor.

16 16 Figura 20 - Tensão de saída com circuito usando capacitor de emissor. 5 Referências [1] BOYLESTAD, R. L. e NASHELSKY, L. Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos. 8 a ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, [2] A. P. MALVINO. Eletrônica. Volumes 1 e 2. Editora McGraw Hill do Brasil, São Paulo, [3] LALOND, David E. Ross, John A. Princípios de Dispositivos e Circuitos Eletrônicos volumes 1 e 2. Makron Books. São Paulo, [4] BOGART JR, Theodore F. Dispositivos e Circuitos Eletrônicos volumes 1 e 2. Makron Books. 3 a ed, São Paulo, [5] SEDRA, A. S. Microeletrônica. Volume 2. São Paulo: Makron Books, 1995.

III. Análise de Pequenos Sinais do BJT. Anexo

III. Análise de Pequenos Sinais do BJT. Anexo III Anexo Análise de Pequenos Sinais do BJT Meta deste capítulo Relembrar os principais conceitos e técnicas envolvidos na análise de pequenos sinais de transistores bipolares objetivos Apresentar a importância

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores com ponte de Wien.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores com ponte de Wien. 6 Oscilador Capítulo com Ponte de Wien Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores com ponte de Wien. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador com ponte

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de deslocamento de fase.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de deslocamento de fase. 5 Oscilador Capítulo de Deslocamento de Fase RC Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de deslocamento de fase. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Colppits.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Colppits. 8 Oscilador Capítulo Colppits Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Colppits. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador Colppits Analisar osciladores

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores em duplo-t.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores em duplo-t. 4 Oscilador Capítulo em Duplo-T Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores em duplo-t. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador em duplo-t; Analisar

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Relembrar os principais circuitos de polarização de transistores bipolares.

Capítulo. Meta deste capítulo Relembrar os principais circuitos de polarização de transistores bipolares. 2 Polarização Capítulo de Transistores Meta deste capítulo Relembrar os principais circuitos de polarização de transistores bipolares objetivos Apresentar a importância dos circuitos de polarização; Analisar

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Hartley.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Hartley. 0 Oscilador Capítulo Hartley Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Hartley. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador Hartley Analisar osciladores

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Armstrong.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Armstrong. 11 Oscilador Capítulo Armstrong Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores Armstrong objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador Armstrong; Analisar osciladores

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores com controle automático de ganho.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores com controle automático de ganho. 1 Osciladores Capítulo com Controle de Ganho Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores com controle automático de ganho. objetivos Entender o princípio de funcionamento de

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Aula 05 Transistores BJT: Polarização Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino 2016 BJT POLARIZAÇÃO CC Transistor saturado: chave fechada (curto)

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Relembrar os principais conceitos e circuitos envolvendo amplificadores operacionais.

Capítulo. Meta deste capítulo Relembrar os principais conceitos e circuitos envolvendo amplificadores operacionais. 3 Amplificadores Capítulo Operacionais Meta deste capítulo Relembrar os principais conceitos e circuitos envolvendo amplificadores operacionais objetivos Identificar as principais características dos amplificadores

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. Osciladores Capítulo de Relaxação Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador de relaxação; Analisar

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. 14 Oscilador Capítulo de Relaxação Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores de relaxação. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador de relaxação; Analisar

Leia mais

Geral de Osciladores. Capítulo. Meta deste capítulo Entender os principais conceitos para que um circuito eletrônico opere como oscilador.

Geral de Osciladores. Capítulo. Meta deste capítulo Entender os principais conceitos para que um circuito eletrônico opere como oscilador. 1 Teoria Capítulo Geral de Osciladores Meta deste capítulo Entender os principais conceitos para que um circuito eletrônico opere como oscilador. objetivos Entender o princípio de funcionamento de um oscilador;

Leia mais

A seguir, uma demonstração do livro. Para adquirir a versão completa em papel, acesse:

A seguir, uma demonstração do livro. Para adquirir a versão completa em papel, acesse: A seguir, uma demonstração do livro. Para adquirir a versão completa em papel, acesse: www.pagina10.com.br ELETRÔNICA, princípios e aplicações 2 Capítulo 8 Amplificador de Sinais Sumário do capítulo: 8.1

Leia mais

Revisão de Amplificadores Operacionais e Polarização de

Revisão de Amplificadores Operacionais e Polarização de nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Osciladores e Multivibradores Revisão de Amplificadores Operacionais e Polarização de Transistores

Leia mais

Análise CA para o TBJ. Prof. Dr. Ulisses Chemin Netto ET74C Eletrônica 1

Análise CA para o TBJ. Prof. Dr. Ulisses Chemin Netto ET74C Eletrônica 1 Análise CA para o TBJ Prof. Dr. Ulisses Chemin Netto (ucnetto@utfpr.edu.br) 09 de Novembro de 2015 Objetivo da Aula Conhecer o modelo r e aplicado na representação do TBJ à análise CA. 2 Conteúdo Programático

Leia mais

Transistor. Este dispositivo de controle de corrente recebeu o nome de transistor.

Transistor. Este dispositivo de controle de corrente recebeu o nome de transistor. Transistor Em 1947, John Bardeen e Walter Brattain, sob a supervisão de William Shockley no AT&T Bell Labs, demonstraram que uma corrente fluindo no sentido de polaridade direta sobre uma junção semicondutora

Leia mais

ENCONTRO 1 TESTE DA ONDA QUADRADA E RESPOSTA EM FREQUÊNCIA

ENCONTRO 1 TESTE DA ONDA QUADRADA E RESPOSTA EM FREQUÊNCIA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA II PROFESSOR: VLADEMIR DE J. S. OLIVEIRA ENCONTRO 1 TESTE DA ONDA QUADRADA E RESPOSTA EM FREQUÊNCIA 1. COMPONENTES DA EQUIPE Alunos Nota: Data: 2. OBJETIVOS

Leia mais

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais.

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais. Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 6 1 Título Prática 11 Características dos Amplificadores Operacionais 2 Objetivos Verificação e análise das diversas características

Leia mais

Transistores Bipolares de Junção (TBJ) Parte II

Transistores Bipolares de Junção (TBJ) Parte II AULA 08 Transistores Bipolares de Junção (TBJ) Parte Prof. Rodrigo Reina Muñoz Rodrigo.munoz@ufabc.edu.br T1 2018 Conteúdo Aplicações do Transistor Polarização Ponto de Operação Análise por Reta de Carga

Leia mais

CIRCUITO AUTOPOLARIZAÇÃO Análise do modelo equivalente para o circuito amplificador em autopolarização a JFET.

CIRCUITO AUTOPOLARIZAÇÃO Análise do modelo equivalente para o circuito amplificador em autopolarização a JFET. MÓDULO 6: RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA DO AMPLIFICADOR DE PEQUENOS SINAIS A JFET. 1. Introdução: O circuito amplificador de sinal a JFET possui ganho alto, uma impedância alta de entrada e ampla faixa de resposta

Leia mais

MÓDULO 8: INTRODUÇÃO AO AMPLIFICADOR DIFERENCIAL

MÓDULO 8: INTRODUÇÃO AO AMPLIFICADOR DIFERENCIAL DISCIPLINA: CIRCUITOS ELETRÔNICOS Amplificadores Diferenciais MÓDULO 8: INTRODUÇÃO AO AMPLIFICADOR DIFERENCIAL Introdução: O amplificador diferencial é um bloco pertencente aos circuitos analógicos ou

Leia mais

AMPLIFICADOR DE PEQUENOS

AMPLIFICADOR DE PEQUENOS P U C E N G E N H A R I A LABORATÓRIO DE DCE 2 EXPERIÊNCIA 6: AMPLIFICADOR DE PEQUENOS SINAIS COM TBJ Identificação dos alunos: Data: 1. Turma: 2. 3. Professor: 4. Conceito: I. Objetivos Familiarização

Leia mais

AMPLIFICADOR EMISSOR COMUM

AMPLIFICADOR EMISSOR COMUM AMPLIFICADOR EMISSOR COMUM OBJETIVOS: a) analisar o funcionamento de um amplificador na configuração emissor comum; b) analisar a relação de fase entre a entrada e a saída de um sinal. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Leia mais

Segunda Lista-Aula - Disciplina : Eletrônica - PSI 2306

Segunda Lista-Aula - Disciplina : Eletrônica - PSI 2306 Segunda Lista-Aula - Disciplina : Eletrônica - PSI 2306 Assunto : Transcondutância e modelos -híbrido e T aplicados ao cálculo do ganho de tensão em amplificadores simples com TBJ s. Exercício 1 Sabendo-se

Leia mais

Terceira Lista-Aula - Disciplina : Eletrônica - PSI 2306

Terceira Lista-Aula - Disciplina : Eletrônica - PSI 2306 Terceira Lista-Aula - Disciplina : Eletrônica - PSI 2306 Assunto : Amplificadores com configuração emissor comum sem e com a resistência no emissor. Determinação dos parâmetros destes circuitos. Obs: embora

Leia mais

Amplificadores de pequenos sinais ( emissor comum )

Amplificadores de pequenos sinais ( emissor comum ) Amplificadores de pequenos sinais ( emissor comum ) Agora que sabemos polarizar um transistor para operar na região linear podemos aplicar um pequeno sinal AC na entrada. Para darmos inicio a nosso analise

Leia mais

ELETRÔNICA II CAPÍTULO 3

ELETRÔNICA II CAPÍTULO 3 ELETRÔNICA II CAPÍTULO 3 SUPERPOSIÇÃO DE AMPLIFICADORES O fato do sinal de áudio apresentar-se em corrente alternada (c.a.), a qual difere daquela que polariza o transistor (que é c.c., neste caso), nos

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Aula 08 Classes de amplificadores Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino 2016 CIRCUITO AMPLIFICADOR 1 I B I C 169,80µA 27,49mA V CE 0,16V CIRCUITO

Leia mais

Análise de TJB para pequenos sinais Prof. Getulio Teruo Tateoki

Análise de TJB para pequenos sinais Prof. Getulio Teruo Tateoki Prof. Getulio Teruo Tateoki Constituição: -Um transístor bipolar (com polaridade NPN ou PNP) é constituído por duas junções PN (junção base-emissor e junção base-colector) de material semicondutor (silício

Leia mais

NBESTA00713SA Eletrônica Analógica Aplicada AULA 18. Osciladores. Prof. Rodrigo Reina Muñoz T2 de 2018

NBESTA00713SA Eletrônica Analógica Aplicada AULA 18. Osciladores. Prof. Rodrigo Reina Muñoz T2 de 2018 AULA 8 Osciladores Prof. odrigo eina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br T2 de 208 Conteúdo Estabilidade Critério de Barkhausen Diferentes tipos de oscildores 2 Osciladores São circuitos que produzem um sinal

Leia mais

Aula 23. Transistor de Junção Bipolar I

Aula 23. Transistor de Junção Bipolar I Aula 23 Transistor de Junção Bipolar I Transistores Transistor é um dispositivo semicondutor de 3 regiões semicondutoras, duas do tipo P e uma do tipo N ou duas do tipo N e uma do tipo P. O termo transistor

Leia mais

Eletrônica Aula 06 CIN-UPPE

Eletrônica Aula 06 CIN-UPPE Eletrônica Aula 06 CIN-UPPE Amplificador básico Amplificador com transistor Exemplo: Análise Modelo CC Modelo CA V CC C 2 R L R G C 1 C E Análise CA Para se fazer a análise CA é necessário: Eliminar as

Leia mais

GUIA DE LABORATÓRIO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA II

GUIA DE LABORATÓRIO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA II GUIA DE LABORATÓRIO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA II DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE COMPUTAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Guia de Laboratório - Eletrônica

Leia mais

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais.

2 Objetivos Verificação e análise das diversas características de amplificadores operacionais reais. Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 6 1 Título Prática 6 Características dos Amplificadores Operacionais 2 Objetivos Verificação e análise das diversas características

Leia mais

Teoria Geral de Osciladores

Teoria Geral de Osciladores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Osciladores e Multivibradores Teoria Geral de Osciladores Florianópolis, março de 2012. Prof.

Leia mais

EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO B1i EXERCÍCIO REFERENTE À AULA DE AMPLIFICADORES DIFERENCIAIS.

EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO B1i EXERCÍCIO REFERENTE À AULA DE AMPLIFICADORES DIFERENCIAIS. EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO B1i Exercícios Preparação B1i EXERCÍCIO REFERENTE À AULA DE AMPLIFICADORES DIFERENCIAIS. Exercício Resolvido : Projetar a polarização de um amplificador diferencial, segundo os

Leia mais

AMPLIFICADOR BASE COMUM

AMPLIFICADOR BASE COMUM AMPLIFICADOR BASE COMUM OBJETIVOS: Analisar as características e o funcionamento de um amplificador na configuração base comum. INTRODUÇÃO TEÓRICA O amplificador base comum (B.C.) caracteriza-se por possuir

Leia mais

Teoria: Veja [BOYLESTAD & NASHELSKY ], seção 4.3. Circuito:

Teoria: Veja [BOYLESTAD & NASHELSKY ], seção 4.3. Circuito: Experiência : Amplificador inversor. Veja [BOYLESTAD & NASHELSKY - 996], seção.. ve Osciloscópio duplo feixe Gerador de áudio x Fonte DC ajustável Multímetro AO 7 xk5ω - / W KΩ - / W. 5 Aplique um sinal

Leia mais

Eletrônica Aula 06 CIN-UPPE

Eletrônica Aula 06 CIN-UPPE Eletrônica Aula 06 CIN-UPPE Amplificador básico (classe A)! Amplificador básico É um circuito eletrônico, baseado em um componente ativo, como o transistor ou a válvula, que tem como função amplificar

Leia mais

AMPLIFICADOR COLETOR COMUM OU SEGUIDOR DE EMISSOR

AMPLIFICADOR COLETOR COMUM OU SEGUIDOR DE EMISSOR AMPLIFICADOR COLETOR COMUM OU SEGUIDOR DE EMISSOR OBJETIVOS: Estudar o funcionamento de um transistor na configuração coletor comum ou seguidor de emissor; analisar a defasagem entre os sinais de entrada

Leia mais

CAPÍTULO 5 TRANSISTORES BIPOLARES

CAPÍTULO 5 TRANSISTORES BIPOLARES CAPÍTULO 5 TRANSSTORES BPOLARES O transistor é um dispositivo semicondutor de três terminais, formado por três camadas consistindo de duas camadas de material tipo "n", de negativo, e uma de tipo "p",

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 02. Revisão: transistores BJT. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 02. Revisão: transistores BJT. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Aula 02 Revisão: transistores BJT Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora - Laboratório de Eletrônica 22

Universidade Federal de Juiz de Fora - Laboratório de Eletrônica 22 Universidade Federal de Juiz de Fora - Laboratório de Eletrônica 22 1 Título Prática 1 - Fonte de Alimentação Regulável 2 Objetivos Desenvolvimento de uma fonte de alimentação regulável. 3 Fundamentos

Leia mais

3 e I x = 0,2I E (considere inicialmente = ). (b) Recalcule I E (somente) para o caso do transistor apresentar = 100.

3 e I x = 0,2I E (considere inicialmente = ). (b) Recalcule I E (somente) para o caso do transistor apresentar = 100. 1) (271099) Para o circuito mostrado na figura abaixo, encontre as tensões indicadas no circuito para (a) = + (b) = 100 (c) = 10. 2) (271099) (a) Projete R C e R B para o circuito mostrado na figura abaixo

Leia mais

Aula Prática 01. O Amplificador Diferencial e Aplicações

Aula Prática 01. O Amplificador Diferencial e Aplicações Aula Prática 01 I - Objetivos O objetivo desta aula prática é estudar o amplificador diferencial, suas propriedades e aplicações. A técnica adotada é reforçar a noção de associação de amplificadores em

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL037

Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL037 Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL037 1 Título Prática 1 Fonte de Alimentação Regulável 2 Objetivos Estudo de algumas topologias e desenvolvimento de uma fonte de alimentação

Leia mais

Eletrônica Aula 04 - transistor CIN-UPPE

Eletrônica Aula 04 - transistor CIN-UPPE Eletrônica Aula 04 - transistor CIN-UPPE Transistor O transistor é um dispositivo semicondutor que tem como função principal amplificar um sinal elétrico, principalmente pequenos sinais, tais como: Sinal

Leia mais

AMPLIFICADOR DIFERENCIAL

AMPLIFICADOR DIFERENCIAL AMPLIFICADOR DIFERENCIAL Introdução : O amplificador diferencial é um bloco pertencente aos circuitos analógicos ou lineares com o qual é construído o amplificador operacional. Sendo o seu estágio de entrada

Leia mais

1 a AULA PRÁTICA - ESTUDO DE BJT (NPN)

1 a AULA PRÁTICA - ESTUDO DE BJT (NPN) a AULA PÁTICA - ESTUDO DE BJT (NPN) ) Objetio: * Obter características de CC de um transistor bipolar de junção NPN. * Fazer um projeto de polarização. ) Trabalho Preparatório: A) Descrea sucintamente

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Par diferencial e características elétricas

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Par diferencial e características elétricas Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 11 Amplificadores Operacionais Par diferencial e características elétricas Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino CONFIGURAÇÕES COMPOSTAS COM

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 13 Amplificadores Operacionais Configurações Lineares: Integradores, diferenciadores

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Aula 13 Amplificadores Operacionais Configurações Lineares: Integradores, diferenciadores Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Aula 13 Amplificadores Operacionais Configurações Lineares: Integradores, diferenciadores Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com

Leia mais

Aula 2 Amplificadores de Pequenos Sinais Capacitores de Acoplamento e de Desvio

Aula 2 Amplificadores de Pequenos Sinais Capacitores de Acoplamento e de Desvio Aula 2 Amplificadores de Pequenos Sinais Capacitores de Acoplamento e de Desvio Prof. Dr. Hugo Valadares Siqueira Princípio da Superposição O Princípio da Superposição para circuitos elétricos contendo

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 5

Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 5 Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 5 1 Título Prática 4 Circuitos retificadores 2 Objetivos Estudo e montagem de diferentes circuitos retificadores. 3 Fundamentos

Leia mais

Polarização universal

Polarização universal Polarização universal Polarizar um circuito significa fixar o ponto de operação em corrente continua (ponto quiescente) na região onde desejamos que o amplificador opere. A fixação do ponto quiescente

Leia mais

LABORATÓRIO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS Guia de Experimentos

LABORATÓRIO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS Guia de Experimentos UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS Experimento 4 Transistor Bipolar Amplificador

Leia mais

Décima Lista-Aula - Disciplina : Eletrônica I - PSI 3321

Décima Lista-Aula - Disciplina : Eletrônica I - PSI 3321 Décima Lista-Aula - Disciplina : Eletrônica I - PSI 3321 Assunto : Transcondutância e modelos π-híbrido e T aplicados ao cálculo do ganho de tensão em amplificadores simples com TBJ s Exercício 1 Sabendo-se

Leia mais

ELETRÔNICA I. Apostila de Laboratório. Prof. Francisco Rubens M. Ribeiro

ELETRÔNICA I. Apostila de Laboratório. Prof. Francisco Rubens M. Ribeiro ELETRÔNICA I Apostila de Laboratório Prof. Francisco Rubens M. Ribeiro L E E UERJ 1996 Prática 01 - Diodo de Silício 1 - Objetivo: Levantamento da característica estática VxI do diodo de Si, com o auxílio

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Professor: Renato Medeiros ENG Eletrônica Geral.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Professor: Renato Medeiros ENG Eletrônica Geral. PONTFÍA UNVRSDAD ATÓLA D GOÁS DPARTAMNTO D MATMÁTA FÍSA Professor: Renato Medeiros NG 1550 letrônica Geral ap 04 Goiânia 2019 1 A análise ou projeto de um amplificador com transistor exige o conhecimento

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora - Laboratório de Eletrônica - CEL037

Universidade Federal de Juiz de Fora - Laboratório de Eletrônica - CEL037 Página 1 de 5 1 Título 2 Objetivos Prática 5 Aplicações não lineares do amplificador operacional. Estudo e execução de dois circuitos não lineares que empregam o amplificador operacional: comparador sem

Leia mais

Introdução 5. Amplificador em base comum 6. Princípio de funcionamento 8 Com sinal de entrada positivo 8 Com sinal de entrada negativo 10

Introdução 5. Amplificador em base comum 6. Princípio de funcionamento 8 Com sinal de entrada positivo 8 Com sinal de entrada negativo 10 Sumário Introdução 5 Amplificador em base comum 6 Princípio de funcionamento 8 Com sinal de entrada positivo 8 Com sinal de entrada negativo 10 Parâmetros do estágio amplificador em base comum 12 Ganho

Leia mais

ELETRÔNICA II CAPÍTULO 2

ELETRÔNICA II CAPÍTULO 2 ELETRÔNCA CAPÍTULO CRCUTOS DE POLARZAÇÃO DO TRANSSTOR O objetivo deste capítulo é fazer uma (breve) revisão sobre conceitos envolvendo a reta de carga (c.c.) do transistor e algumas das polarizações nas

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Plano de Aula. 1 Diodos. 2 Transistores Bipolares de Junção - TBJ. 3 Transistores de Efeito de campo - FETs. 4 Resposta em Frequência

Plano de Aula. 1 Diodos. 2 Transistores Bipolares de Junção - TBJ. 3 Transistores de Efeito de campo - FETs. 4 Resposta em Frequência Plano de Aula 1 Diodos 2 Transistores Bipolares de Junção - TBJ 3 Transistores de Efeito de campo - FETs 4 Resposta em Frequência 5 Projeto - Fonte automática de tensão regulável Prof. Dr. Baldo Luque

Leia mais

DISCIPLINA CIRCUITOS ELETRÔNICOS. Módulo um: Estudo dos reguladores de tensões.

DISCIPLINA CIRCUITOS ELETRÔNICOS. Módulo um: Estudo dos reguladores de tensões. DISCIPLINA CIRCUITOS ELETRÔNICOS Circuitos Eletrônicos Módulo um: Estudo dos reguladores de tensões. Objetivo: Este módulo introduz conceitos de regulação de entrada e de saída e projeto de reguladores

Leia mais

O TRANSISTOR COMO CHAVE ELETRÔNICA E FONTE DE CORRENTE

O TRANSISTOR COMO CHAVE ELETRÔNICA E FONTE DE CORRENTE O TRANSISTOR COMO CHAVE ELETRÔNICA E FONTE DE CORRENTE OBJETIVOS: Analisar o comportamento de um transistor no corte e na saturação e sua utilização como chave eletrônica. I - Transistor como chave eletrônica:

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA COLECTÂNEA DE EXERCÍCIOS DE ELECTRÓNICA II (Para apoio às Aulas Práticas Exercícios retirados do livro Microelectronics Circuits Sedra/Smith)

Leia mais

GUIA DE LABORATÓRIO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA II

GUIA DE LABORATÓRIO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA II GUIA DE LABORATÓRIO PARA AS AULAS PRÁTICAS DE ELETRÔNICA II DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE COMPUTAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Guia de Laboratório - Eletrônica

Leia mais

Retificadores Monofásicos de Onda Completa com Carga Resistiva

Retificadores Monofásicos de Onda Completa com Carga Resistiva 7 Retificadores Monofásicos de Onda Completa com Carga Resistiva Meta deste capítulo Capítulo Estudar os conversores cacc monofásicos de onda completa operando com carga resistiva objetivos Entender o

Leia mais

O Transistor Bipolar de Junção

O Transistor Bipolar de Junção Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS Departamento de Engenharia Elétrica - DEE O Transistor Bipolar de Junção Ilha Solteira 2018 O amplificador de sinais:

Leia mais

1. Objetivos. Analisar a resposta harmônica do amplificador e compará-la com os resultados esperados.

1. Objetivos. Analisar a resposta harmônica do amplificador e compará-la com os resultados esperados. 1. Objetivos Estudar o emprego de transistores bipolares em circuitos amplificadores através de projeto e implementação de um circuito amplificador em emissor comum. Analisar a resposta harmônica do amplificador

Leia mais

Introdução Teórica aula 9: Transistores

Introdução Teórica aula 9: Transistores Introdução Teórica aula 9: Transistores Definição de Transistores de Junção Bipolar Os Transistores de Junção Bipolar (TJB) são dispositivos não- lineares de 3 terminais construídos com base em duas junções

Leia mais

Tutorial Projeto de amplificadores Classe- A

Tutorial Projeto de amplificadores Classe- A Tutorial Projeto de amplificadores Classe- A Considere amplificador hipotético, classe- A, com as seguintes características: Z In Z Fonte Z Out Z Carga V in = V Fonte V Out = V Carga F Min Freq.Trab F

Leia mais

Retificadores Monofásicos de Meia Onda com Carga Resistiva

Retificadores Monofásicos de Meia Onda com Carga Resistiva 5 Retificadores Monofásicos de Meia Onda com Carga Resistiva Meta deste capítulo Capítulo Introduzir ao estudo dos conversores ca-cc, iniciando com o retificador de meia onda com carga resistiva objetivos

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 2307 Laboratório de Eletrônica Exp. 5 Amplificadores de Pequenos Sinais e Exp. 6 Amplificadores de

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Aula 04 Transistores BJT: configurações básicas Curvas características Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino 2016 BJT CONFIGURAÇÕES BÁSICAS npn

Leia mais

Projeto Semestral e Instrumentação

Projeto Semestral e Instrumentação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica I Projeto Semestral e Instrumentação Florianópolis, março de 2013. Prof. Clóvis Antônio

Leia mais

Amplificadores de Potência Classe A

Amplificadores de Potência Classe A Universidade do Estado de Santa Catarina CCT Centro de Ciências Tecnológicas Amplificadores de Potência Classe A Professor: Disciplina: Celso José Faria de Araújo Eletrônica Analógica I Joinville SC Introdução

Leia mais

Escola Politécnica - USP

Escola Politécnica - USP Escola Politécnica - USP PSI 2325 Laboratório de Eletrônica I Exp 8: Amplificadores para Pequenos Sinais Equipe: - Turma: - - Profs: - - Data de Realização do Experimento: Nota: Bancada: 2002 1. Objetivos

Leia mais

Polarização do BJT FABRÍCIO RONALDO - DORIVAL

Polarização do BJT FABRÍCIO RONALDO - DORIVAL FABRÍCIO RONALDO - DORIVAL Basicamente precisaremos lembrar que: v BE = 0.7 V (fornecido) i E = (β + 1) i B i C i C = β i B Iniciamos as análises determinado i B e posteriormente usamos as relações acima

Leia mais

Transistores Bipolares de Junção (BJT) TE214 Fundamentos da Eletrônica Engenharia Elétrica

Transistores Bipolares de Junção (BJT) TE214 Fundamentos da Eletrônica Engenharia Elétrica Transistores Bipolares de Junção (BJT) TE214 Fundamentos da Eletrônica Engenharia Elétrica O nome transistor vem da frase transferring an electrical signal across a resistor Plano de Aula Contextualização

Leia mais

Transistores Bipolares de Junção (TBJ) Parte I

Transistores Bipolares de Junção (TBJ) Parte I AULA 06 Transistores Bipolares de Junção (TBJ) Parte I Prof. Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br T1 2018 Conteúdo Transistores Bipolares Operação do Transistor Correntes no Transistor Curvas

Leia mais

EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO DE EL - III B2

EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO DE EL - III B2 EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO DE EL - III B2 Exercício Resolvido : Determinar a resposta em freqüência do amplificador de pequeno sinal a JFET e a impedância de entrada e de saída, sabendo-se que : V DD 5V,

Leia mais

Aula 21: Análise CC (Polarização) em circuitos com TBJs (p.246, p )

Aula 21: Análise CC (Polarização) em circuitos com TBJs (p.246, p ) Aula 21: Análise CC (Polarização) em circuitos com TBJs (p.246, p.264-269) 48 48 19ª 17/05 20ª 20/05 21ª 31/05 22ª 03/06 23ª 07/06 24ª 14/06 25ª 17/06 PSI 3321 Eletrônica Programação para a Terceira Prova

Leia mais

Introdução aos multivibradores e circuito integrado 555

Introdução aos multivibradores e circuito integrado 555 15 Capítulo Introdução aos multivibradores e circuito integrado 555 Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento dos diversos tipos de multivibradores e estudo do circuito integrado 555. objetivos

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores a cristal.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores a cristal. 9 Osciladores Capítulo a Cristal Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores a cristal. objetivos Entender o princípio de funcionamento de osciladores a cristal; Analisar osciladores

Leia mais

Lista de Exercícios n o.3 +V CC = 5 V I C I E

Lista de Exercícios n o.3 +V CC = 5 V I C I E Universidade Federal da Bahia - DEE Dispositivos Semicondutores ENG C41 Lista de Exercícios n o.3 1) Dimensione o resistor para que a porta inversora da Fig.1 funcione satisfatoriamente: + V I - I B =

Leia mais

Folha 5 Transístores bipolares.

Folha 5 Transístores bipolares. Folha 5 Transístores bipolares. 1. Considere um transístor npn que possui uma queda de potencial base emissor de 0.76 V quando a corrente de colector é de 10 ma. Que corrente conduzirá com v BE = 0.70

Leia mais

Outras configurações com amplificadores Operacionais

Outras configurações com amplificadores Operacionais Outras configurações com amplificadores Operacionais O ganho ajustável Em muitas situações práticas, o projetista pode necessitar não de um ganho fixo, mas de um ganho variável de um valor mínimo a um

Leia mais

Caso o projetista deseje um conjunto de valores compreendido dentro de um limite inferior e superior, a seguir um circuito típico.

Caso o projetista deseje um conjunto de valores compreendido dentro de um limite inferior e superior, a seguir um circuito típico. Outras configurações com amplificadores Operacionais O ganho ajustável Em muitas situações práticas, o projetista pode necessitar, não de um ganho fixo, mas de um ganho variável de um valor mínimo a um

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 15 Amplificadores Operacionais Configurações não-lineares: comparadores Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com

Leia mais

CAPÍTULO 8 AMPLIFICADORES TRANSISTORIZADOS

CAPÍTULO 8 AMPLIFICADORES TRANSISTORIZADOS CAPÍTULO 8 AMPLIFICADORES TRANSISTORIZADOS CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS AMPLIFI- CADORES Os amplificadores podem ser classificados de acordo com: A frequência de operação: Amplificadores de áudiofrequência(af)

Leia mais

PSI2306 ELETRÔNICA 1 o. Semestre 2013 Gabarito da 3ª. Lista de Exercícios

PSI2306 ELETRÔNICA 1 o. Semestre 2013 Gabarito da 3ª. Lista de Exercícios PSI2306 ELETRÔNICA 1 o. Semestre 2013 Gabarito da 3ª. Lista de Exercícios 1 o Exercício (Prova de 2003): Dado o circuito equivalente de pequenos sinais de um amplificador realimentado conforme mostrado

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora - Laboratório de Eletrônica - CEL037

Universidade Federal de Juiz de Fora - Laboratório de Eletrônica - CEL037 Página 1 de 5 1 Título 2 Objetivos Prática 10 Aplicações não lineares do amplificador operacional. Estudo e execução de dois circuitos não lineares que empregam o amplificador operacional: comparador sem

Leia mais

AMPLIFICADOR OPERACIONAL DIDÁTICO

AMPLIFICADOR OPERACIONAL DIDÁTICO AMPLIFICADOR OPERACIONAL DIDÁTICO Paulo Sérgio Corrêa Molina Universidade de Passo Fundo - RS RESUMO Os amplificadores operacionais estão entre os componentes mais utilizados em eletrônica. Nos cursos

Leia mais

Proposta de Trabalho. Amplificador de Áudio. Especificações:

Proposta de Trabalho. Amplificador de Áudio. Especificações: Proposta de Trabalho mplificador de Áudio Especificações: Potência média máxima de saída igual a 10W Eficiência melhor que 55% utofalante de 8Ω Ganho em malha aberta igual a 00 nálise do Circuito Figura

Leia mais

ROTEIRO 09 e 10 Circuito Amplificador de Pequenos Sinais

ROTEIRO 09 e 10 Circuito Amplificador de Pequenos Sinais - UTFPR DAELT Engenharia Elétrica e/ou Controle e Automação Disciplina: Laboratório de Eletrônica ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes ROTEIRO 09 e 10 Circuito Amplificador de Pequenos Sinais Visto

Leia mais