SUA ÁGUA COM MAIS QUALIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUA ÁGUA COM MAIS QUALIDADE"

Transcrição

1 Guia de informações

2 APRESENTAÇÃO Compromisso com a saúde, bem-estar e meio ambiente; são com estas premissas que orientamos e administramos as nossas atividades. Com a concessão de 30 anos no município, somos responsáveis pelos serviços de tratamento e distribuição de água e esgotamento sanitário em Itapoá desde outubro de Somos formados por dois acionistas com larga experiência na área, a CAB Ambiental e a Serrana Engenharia, que asseguram todo o nosso comprometimento com o município. Com a nossa atuação, o município contará com uma nova estação de tratamento de água e de esgotamento sanitário. E assim, com água tratada e coleta de tratamento de esgoto em todas as regiões da cidade, quem ganha são os itapoaenses: a população ganha mais saúde e qualidade de vida, as empresas têm a segurança de contar com um insumo insdispensável para o crescimento, e o meio ambiente e os atrativos turísticos de Itapoá são preservados. E é com esta preocupação e compromisso com todos os itapoaenses que disponibilizamos aqui informações sobre os serviços oferecidos pela empresa, orientações sobre as melhores práticas para o uso racional da água, além de seus direitos e deveres como usuário deste serviço.

3 SUA ÁGUA COM MAIS QUALIDADE A água é recurso natural de valor inestimável. É indispensável para a vida de todas as espécies e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos. Isso não seria um problema se consideramos que ¾ do nosso planeta são cobertos por ela. Porém, desse grande volume, a maioria está concentrada nos mares e oceanos, como água salgada. Apenas menos de 3% deste volume é de água doce, e a maior parte está concentrada nas geleiras. Ao final, resta uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas, por isso é importante utilizá-la de forma consciente. Também, a água é um solvente universal, ou seja, tudo que entra em contato com ela acaba deixando algum tipo de resíduo, é necessário ficar sempre atento. Por isso, a Itapoá Saneamento trabalha com todos os padrões de qualidade.

4 SUA ÁGUA COM MAIS QUALIDADE Desde que assumiu a operação do abastecimento de água no município, a Itapoá Saneamento melhorou consideravelmente a qualidade da água: ampliou de 77 para 96% o número de análises de potabilidade da água em seu laboratório e não registrou nenhum caso positivo de coliforme. Confira como é realizado o processo de tratamento da água que chega até a sua casa: 1. CAPTAÇÃO É a chegada da água na Itapoá Saneamento. O município recebe água do Rio Saí Mirim e a água é captada através de bombeamento. 2. COAGULAÇÃO A água bruta contém impurezas, como microorganismos e partículas muito finas e difíceis de remover. Por isso são adicionados à água alguns produtos químicos, que têm a propriedade de formar flocos, aos quais as partículas e os microorganismos aderem. Juntas, essas impurezas têm condições de serem retiradas. 3. FLOCULAÇÃO Na floculação a água é submetida à agitação mecânica, forçando as impurezas a se juntarem aos flocos. 4. DECANTAÇÃO Nesta etapa a água passa lentamente pelos decantadores, onde os flocos de impurezas finalmente se separam da água, depositando-se no fundo do decantador.

5 5. FILTRAÇÃO Após passar pelos decantadores, a água vai para os filtros, onde são retiradas as impurezas que permanecem na água durante o processo de decantação. Estes filtros são construídos por camadas de carvão ativado (retira o odor e sabor de substâncias químicas utilizadas), areia (filtra as impurezas restantes) e cascalho (que tem a função de sustentação da areia e do carvão). 6. DESINFECÇÃO Depois da filtração, aplica-se cloro na água para eliminar todo tipo de microorganismos (bactérias e vírus) que ainda possam estar presentes e proteger a água contra possíveis contaminações. 7. FLUERETAÇÃO Consiste na adição de compostos de flúor na água, melhorando a saúde dentária da população. As dosagens de cloro e flúor utilizados para o tratamento da água seguem os padrões internacionais regidos pela Organização Mundial de Saúde e estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 8. DISTRIBUIÇÃO Junto a todo esse processo, a água é analisada de hora em hora, para garantir a qualidade. Depois, finalmente segue para a rede de distribuição do município.

6 LIGAÇÃO DE ÁGUA A Itapoá Saneamento é responsável pela manutenção da ligação de água até o cavalete/hidrômetro. As instalações internas (encanamentos) são de responsabilidade do usuário. Também, é de responsabilidade do usuário a integridade do hidrômetro a partir da adesão ao serviço. O usuário está sujeio a sanções administrativas e custos de regularização nos casos de violação, furto, perda, quebra ou adulteração do padrão da ligação. Além disso, o usuário deve assegurar o livre acesso ao cavalete e respectivo medidor aos funcionários credenciados. A solicitação de ligação de água só pode ser realizada pelo proprietário do imóvel, apresentando a seguinte documentação: Contrato de compra e venda ou escritura (reconhecido no cartório); Guia de Informação (documento disponibilizado pela Prefeitura); Documentos pessoais (RG e CPF). Após o recebimento do pedido, a empresa tem cinco dias úteis para analisar a viabilidade da ligação. Caso o local já conte com a rede de água, o prazo de ligação é de dez dias úteis. Se não houver rede, em 30 dias é realizado um estudo de viabilidade da ampliação (estudo da área e orçamento) e, após a adesão do usuário, a empresa tem o prazo de 45 dias para ampliar a rede. Neste caso de ampliação, a empresa é responsável por até 12 metros da rede, o restante, se necessário, deve ser custeado pelo proprietário. A ligação de água pode ser parcelada em até 4 vezes. É muito importante sempre manter o seu cadastro atualizado: endereço, nome, titularidade e atividade do imóvel.

7 Para a transferência de titularidade é necessária a seguinte documentação: Se for proprietário do imóvel: Contrato de compra e venda ou escritura (reconhecido no cartório) Documentos pessoais Se o imóvel for locado: Contrato de locação (reconhecido no cartório) Documentos pessoais Entenda como funciona o hidrômetro A verificação do consumo é realizada mensalmente e o usuário pode fazer o acompanhamento/controle de seu consumo. Para isso, deve-se observar a numeração em preto no mostrador do hidrômetro, que indica o volume de água utilizado. O consumo mensal é a diferença entre a leitura atual do hidrômetro e a leitura do mês anterior, indicada na última fatura de água. Uma dica é controlar o seu consumo e conferir sua conta realizando periodicamente a leitura do hidrômetro. Com isso, pode-se descobrir vazamentos e consertá-los a tempo, evitando o desperdício e o acréscimo no valo da conta. Metros cúbicos de água consumidos Centena de litros Dezena de litros Unidade de medida (metros cúbicos) Litros Selo do INMETRO Décimos de litros 1m³ = 1000 litros

8 COBRANÇA DO SERVIÇO Esta é a conta recebida todos os meses em sua casa. Em caso de dúvida, entre em contato com o nosso O ou no escritório comercial da Itapoá Saneamento. A conta contém alguns campos importantes que todo usuário deve ser atento. Confira as principais informações:

9 DESCRIÇÃO DOS CAMPOS: 1. MATRÍCULA: É o número que identifica a sua ligação de água. 2. MÊS / ANO: Mês e ano de referência da conta. 3. NOME / ENDEREÇO: Informações do usuário. 4. LOCALIZAÇÃO: É a sequência da rota de leitura. 5. GRUPO: É a região de leitura. O sistema da Itapoá Saneamento divide o município em cinco regiões diferentes para realizar a leitura. 6. NÚMERO DE HIDRÔMETRO: O número que consta na sua conta deve ser o mesmo do hidrômetro instalado na sua casa. 7. HISTÓRICO DE CONSUMO: Mostra o consumo medido dos últimos 6 meses. 8. ECONOMIAS / CATEGORIA: A economia apresenta o número de imóveis abastecidos. A categoria é a identificação do tipo de ocupação imóvel (por exemplo: residencial ou comercial). 9. ANTERIOR/ATUAL: É o demonstrativo da leitura atual com a do mês anterior. 10. CONSUMO MÊS / MÉDIA DIÁRIA / MÉDIA 6 MESES: Apresenta o consumo do mês, a média diária e a média dos últimos seis meses. 11. TABELA DE TARIFAS: É a estrutura tarifária por faixa de consumo. 12. DESCRIÇÃO: Mostra a descrição dos serviços que estão sendo cobrados. 13. VENCIMENTO: Identifica o dia, mês e ano do vencimento da conta. 14. TOTAL: É a somatória do valor de serviços faturados. 15. IRREGULARIDADES / ANORMALIDADES: Campo destinado a mensagens de alerta. 16. MENSAGEM: Campo destinado a mensagens informativas aos usuários. 17. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DA ÁGUA DISTRIBUÍDA: Apresenta as características físicas e químicas da água distribuída, como ph, turbidez, cloro, cor e fluoretos. 18. CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS DA ÁGUA DISTRIBUÍDA: Apresenta as características microbiológicas da água distribuída, como bactérias, coliformes totais e esoherichia. 19. DATA E HORA DE EMISSÃO DA FATURA: Apresenta a data e hora de emissão da fatura. 20. CÓDIGO DE BARRAS: Código utilizado para o pagamento da conta em agentes arrecadadores, como bancos, lotéricas, farmácias, supermercados, ou ainda, através da internet.

10 É muito importante que a sua conta seja paga dentro do vencimento. Caso haja atraso, a Itapoá Saneamento envia um aviso de débito ao proprietário. A partir do recebimento desse aviso, o usuário tem 30 dias para efetuar o pagamento. Caso não seja realizado dentro do período, é realizado o corte de abastecimento de água. Religação do abastecimento Para realizar a religação do abastecimento, você deve fazer o pagamento das faturas em atraso. Depois de reconhecido o pagamento, o prazo para o serviço de religação é de 48h. DÉBITO AUTOMÁTICO Para sua comodiadade, agora sua conta de água pode ser paga através do Débito Automático. Uma alternativa para você ter mais tempo para aproveitar as coisas boas da vida! Sem filas Sem atrasos Sem multas Procure um dos bancos credenciados e faça a adesão!

11 FAÇA UMA RESERVA PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA Instalar uma caixa d água é um dos melhores investimentos que você pode fazer para a saúde e o conforto de sua família. É ela que garante o abastecimento quando a Itapoá Saneamento é obrigada a interromper o fornecimento para fazer manutenções nos sistemas de tratamento ou distribuição. Porém, além da instalação, toda a caixa d água necessita de manutenção periódica. DICAS PARA LIMPAR A SUA CAIXA D ÁGUA Depois do tratamento realizado pela Itapoá Saneamento é importante que você mantenha a água com a qualidade necessária, tomando alguns cuidados na instalação, manutenção e limpeza da caixa d água. É importante verificar as condições de higiene e vedação, limpando a caixa de água a cada seis meses. Para a limpeza de sua caixa d água, separe: 1 balde 2 panos limpos 1 esponja ou escova 1 pá de plástico água sanitária Não utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa d água. Use apenas água sanitária.

12 Passo 1 No dia anterior à limpeza, feche o registro de entrada ou prenda a boia da caixa. Desse modo, toda a água da caixa será consumida até chegar à quantidade suficiente para a limpeza, sem desperdícios. Passo 2 No dia da limpeza, verifique se sobrou água na caixa (um palmo de água é suficiente). Se não sobrou, abra o registro ou desamarre a boia, deixando entrar esta quantidade de água. Feito isso, feche novamente o registro ou amarre a boia. Passo 3 Bloqueie todas as saídas da caixa com uma tampa ou pano, para que a sujeira não desça pelo ralo. Passo 4 Lave as paredes e o fundo com um pano úmido. Se a caixa for de fibrocimento, substitua o pano por uma escova de fibra vegetal ou fio de plástico macio. Aproveite para limpar também a tampa da caixa. Passo 5 Desbloqueie a saída (utilize a saída no fundo, se houver), deixando escorrer toda a água. Com a ajuda de um balde e uma pá de plástico, remova todos os resíduos que restarem. Se necessário, deixe entrar água limpa para retirar a sujeira restante. Passo 6 Bloqueie novamente a saída de água e abra o registro (ou desamarre a boia), deixando a caixa encher até a altura de um palmo (20 cm). Em seguida, feche a entrada de água. Adicione água sanitária, conforme a tabela:

13 CAPACIDADE DA CAIXA QUANTIDADE DE ÁGUA SANITÁRIA litros 1 L 500 litros 1,5 L litros 2 L Passo 7 Com a saída de água fechada, lave novamente as paredes e o fundo com a esponja ou escova. Deixe a água sanitária agir por duas horas. A cada 30 minutos, verifique se as paredes internas da caixa secaram. Caso isso ocorra, faça novas aplicações até completar as duas horas. Passo 8 Após duas horas, abra todas as saídas de água, para que a água da lavagem escorra e desinfete as tubulações. Por fim, feche as torneiras e deixe a caixa encher, abrindo o registro ou desamarrando a boia. Para evitar acúmulo de ar no encanamento, abra as toneiras novamente até que escorra água sem ar. Passo 9 A limpeza está quase concluída. Tampe a caixa para que não entrem impurezas, insetos ou quaisquer substâncias, evitando a contaminação e transmissão de doenças. Não se esqueça de lavar também a tampa. Passo 10 Anote em uma etiqueta adesiva a data da limpeza e cole no lado externo da caixa. Repita o procedimento a cada seis meses. A água utilizada em todos os procedimentos deve ser descartada, para evitar ingestão acidental.

14 CONSUMO CONSCIENTE Confira algumas dicas para economizar água e dinheiro sem prejudicar a saúde, a higienie ou atividades que contem com este recurso. Diminua o fluxo de água do chuveiro e ensaboe-se com o chuveiro desligado. Assim, em um banho de ducha de 15 minutos, o consumo que era de 135 litros de água pode cair para 45 litros. Um minuto com a torneira meio aberta equivale a um gasto de 2,5 litros de água. Por isso, ao lavar as mãos, o rosto ou escovar os dentes, feche a torneira enquanto não estiver utilizando a água diretamente. Nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Por isso, diminua as descargas, regule periodicamente a válvula hidra ou a caixa de água e nunca jogue papel ou lixo dentro do vaso, que pode entupir o encanamento. Ao lavar a louça, primeiro jogue todo o resto de comida no lixo. Depois, molhe a louça, feche a torneira, ensaboe tudo que tem que ser lavado e só abra a torneira novamente para o enxague. Em caso de máquina de lavar, ligue apenas quando estiver cheia, poupando energia e água. Para as calçadas, além da água da máquina, outra dica é preferir a vassoura ou um pano umedecido. Com a torneira de uma mangueira meio aberta por 15 minutos são perdidos mais de 270 litros de água.

15 A mangueira também deve ser deixada de lado para regar o jardim, preferindo o regador. Uma dica de economia é regar as plantas no início da manhã ou à noite, principalmente no verão, pois reduz a perda de água por evaporação. Lavar o carro com balde e pano também é uma boa dica. Para esta atividade, o consumo com mangueira normalmente é superior a 200 litros. Para lavar a roupa, a regra contra o despedício também deve ser seguida. Sempre que possível, reutilize a água da máquina de lavar para limpar o quintal ou calçada. Mesmo quando você não estiver em casa, o desperdício também pode ser evitado. Quando for viajar, desligue o registro do cavalete de entrada de água, garantindo mais segurança e economia. Utilize a água com responsabilidade O seu bolso e o meio ambiente agradecem! Em um mês, uma torneira gotejando acarreta o desperdício milhares de litros de água: Gotejando Abertura 2mm Abertura 4mm DESPERDÍCIO de litros por mês DESPERDÍCIO de litros por mês DESPERDÍCIO de litros por mês

16 EM CASO DE VAZAMENTOS Consertar vazamentos na rua é de responsabilidade da Itapoá Saneamento. Assim, sempre que você testemunhar um vazamento na rede de distribuição de água, avise imediatamente a empresa. Os vazamentos internos, dentro das residências, estabelecimentos comerciais ou indústrias, são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. Assim, quanto mais rápido for o conserto, menor será o prejuízo, é sempre bom estar em alerta. Muitas vezes os vazamentos não são visíveis, mas podem ser descobertos com alguns testes: TESTE DO CAFÉ Objetivo: detectar vazamentos na válvula e caixa de descarga. Despeje borra de café (uma xícara pequena, aproximadamente) no vazo sanitário. A borra deve acumular no fundo do vaso. Se a borra espalhar, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Providencie os reparos necessários. Observações: Em válvulas embutidas é necessário inspecionar o reparo interno e a sua regulagem. Caixas de descarga externas exigem a verificação da boia. TESTE DA CISTERNA Objetivo: detectar vazamentos em cisternas de edifícios. Feche o registro de saída de água da cisterna. Suspenda a boia da cisterna, evitando que a água entre. Com um lápis, marque o nível da água no reservatório. Após uma hora, verifique se o nível baixou. Se houver mudança no nível, há vazamento na cisterna. Providencie os reparos necessários. SEM VAZAMENTO COM VAZAMENTO

17 TESTE DO HIDRÔMETRO Objetivo: detectar vazamentos no ramal interno da residência. Mantenha o registro do cavalete aberto Feche todas as torneiras e não acione as descargas dos banheiros Feche totalmente as torneiras que alimentam as caixas d água, interrompendo a entrada de água Anote o número ou a posição do ponteiro do hidrômetro Depois de uma hora, verifique se o número se alterou ou se houve movimento no ponteiro Se houver qualquer mudança, existe vazamento no ramal interno Providencie os reparos necessários TESTE DA CAIXA D ÁGUA Objetivo: detectar vazamentos nas ligações servidas pela caixa d água. Feche todas as torneiras e não acione as descargas dos banheiros. Suspenda a boia da caixa, interrompendo a entrada de água. Com um lápis, marque o nível da água na caixa. Após uma hora, verifique se o nível baixou. Se houver mudança no nível, há vazamento nas ligações, torneiras ou banheiros servidos pela caixa. Providencie os reparos necessários. SEM VAZAMENTO COM VAZAMENTO TESTE DO COPO Objetivo: detectar vazamentos no ramal interno da residência. Localize o cavalete e feche o registro de água Abra uma torneira servida diretamente pela rede externa, que normalmente fica no quintal ou no tanque Aguarde a água parar de escorrer pela torneira Sempre com a torneira aberta, coloque um copo cheio de água na saída, de forma que ela fique dentro do copo Se a água for sugada, diminuindo de volume, existe vazamento no ramal interno, localizado a partir do hidrômetro Providencie os reparos necessários.

18 Veja como solicitar os serviços da Itapoá Saneamento: Atendimento 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados Atendimento Comercial Horário de funcionamento: das 8h às 17h Rua Lindóia, nº 328 Baln. Itapema do Norte CEP: / Itapoá SC (47) Acesse:

19 24 horas por dia em ação

20

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

Modelos de Mostradores de Hidrômetros

Modelos de Mostradores de Hidrômetros O hidrômetro é um aparelho utilizado para medir o consumo de água. Assim toda vez que você abrir a torneira, o chuveiro ou der descarga, o hidrômetro entra em ação. É ele que indica a quantidade de água

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

O que você pode fazer...

O que você pode fazer... O que você pode fazer... Colaborar é muito simples Não é preciso sacrificar o organismo ou o conforto individual e familiar com medidas drásticas de economia de água. O equilíbrio das condições ambientais

Leia mais

OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS DESTE DOCUMENTO

OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS DESTE DOCUMENTO Página 1 de 12 DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 00 14/05/09 19/12/09 Emissão inicial Estruturação geral Emissão Aprovada N/A OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS

Leia mais

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb Materiais necessários Separe todo o material que será utilizado para a limpeza do seu reservatório. Anotações Papai, precisamos separar o material de limpeza. Claro, filha! Caixa d Água SAIBA COMO LIMPAR

Leia mais

Orientação ao Usuário dos Serviços de Água e Esgoto:

Orientação ao Usuário dos Serviços de Água e Esgoto: Orientação ao Usuário dos Serviços de Água e Esgoto: Todo cidadão tem direitos e deveres para com a sociedade e se cada um fizer sua parte, todos irão ganhar. São direitos de todos os cidadãos, referentes

Leia mais

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09 Sumário Zeca. O amigo da água. 04 A importância da água. 05 Por que preservar 06 Como a água chega à sua casa 07 Dicas para preservar a água 09 Diga não ao desperdício 10 Água de beber em casa 11 Olá!

Leia mais

CAÇA-VAZAMENTOS. Teste de inspeção visual e tátil-auditivo

CAÇA-VAZAMENTOS. Teste de inspeção visual e tátil-auditivo CAÇA-VAZAMENTOS Teste de inspeção visual e tátil-auditivo Captação Fumal Estação Ecológica de Águas Emendadas - IBRAM Introdução Este manual visa orientar os consumidores de água para a realização de testes

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DA CIDADE DE NORTELÂNDIA NDIA PREFEITURA MUNICIPAL DE NORTELÂNDIA. Versão para Aprovação. Setembro de 2.

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DA CIDADE DE NORTELÂNDIA NDIA PREFEITURA MUNICIPAL DE NORTELÂNDIA. Versão para Aprovação. Setembro de 2. PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DA CIDADE DE NORTELÂNDIA NDIA Versão para Aprovação Setembro de 2.013 ANEXO II MANUAL DO USUÁRIO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE NORTELÂNDIA MT. 1 A Água está

Leia mais

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar A Crise da Água ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar ÁGUA A água é um recurso natural que depende da maneira como o Homem a utiliza para ser renovável ou não. Quando se pensa que

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO Água Esgoto

SANEAMENTO BÁSICO Água Esgoto SANEAMENTO BÁSICO Água Esgoto Direitos e Deveres do Usuário Publicado e distribuído pela: Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro - RJ 2014 MENSAGEM

Leia mais

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU DIA A DIA

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO SEU DIA A DIA ÁGUA Economizar água é uma necessidade urgente em todo o mundo. Se não houver mudanças de hábitos no curto prazo, em poucos anos, teremos grandes problemas de abastecimento, sem contar com os 768 milhões

Leia mais

Gerência de Responsabilidade e Interação Social Geris

Gerência de Responsabilidade e Interação Social Geris Gerência de Responsabilidade e Interação Social Geris Objetivos da Geris Melhorar o relacionamento e a imagem da Cagece com os clientes; Garantir a adesão aos novos empreendimentos; Disseminar informações

Leia mais

Economia de água. Ao usar o vaso sanitário

Economia de água. Ao usar o vaso sanitário Economia de água Economizar água não é mais só um hábito saudável. Atualmente, é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo vai nos afetar

Leia mais

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS CONSUMO CONSCIENTE REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS ÁGUA ENERGIA INSUMOS Desenvolvimento Sustentável A ÁGUA NOSSO BEM MAIS PRECIOSO Distribuição de toda água doce 1,8 % 0,96 % 0,02 % 0,001 %

Leia mais

Encanador. 4) Número de Aulas: O trabalho será realizado em cinco etapas, divididas em aulas a critério do professor.

Encanador. 4) Número de Aulas: O trabalho será realizado em cinco etapas, divididas em aulas a critério do professor. Encanador 1) Objetivos Gerais Aprofundar os conhecimentos sobre o profissional que tem como um dos focos de trabalho a água e o saneamento básico, assim como problemas que podem ocorrer quando houver sinistros

Leia mais

Consumo Consciente. Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta

Consumo Consciente. Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta Consumo Consciente Faz bem para você, para a sociedade e para o planeta Uma mudança do bem Para nós da Rossi, o consumo consciente é algo vital para a sustentabilidade da sociedade e para o futuro do nosso

Leia mais

Profa. Ana Luiza Veltri

Profa. Ana Luiza Veltri Profa. Ana Luiza Veltri EJA Educação de Jovens e Adultos Água de beber Como está distribuída a água no mundo? A Terra, assim como o corpo humano, é constituída por dois terços de água; Apenas 1% da quantidade

Leia mais

A Importância da reciclagem

A Importância da reciclagem Texto 1 A Importância da reciclagem Vanessa Minuzzi Bidinoto Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. Para compreendermos a reciclagem

Leia mais

Saneamento no Distrito Federal

Saneamento no Distrito Federal Saneamento no Distrito Federal assunto Eng. Stefan Mühlhofer Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental Superintendente de Projetos Distribuição da Água no Planeta 2,10% 97% 0,90% 0,87% 0,03% Água

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO DESTILADOR DE ÁGUA

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO DESTILADOR DE ÁGUA PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO DESTILADOR DE ÁGUA Daniele de Almeida Miranda, Gilvan Takeshi Yogui Para fins de referência, este documento pode ser citado como: Miranda, D.A.; Yogui, G.T.

Leia mais

Esplanada sem desperdício: preservando o meio ambiente.

Esplanada sem desperdício: preservando o meio ambiente. Implementar ações voltadas ao uso racional de recursos sustentabilidade naturais para promover a ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal. A Esplanada terá metas de racionalização do

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 10.462

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 10.462 Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 10.462 Regulamenta critérios para operação e manutenção de reservatórios de água potável superiores e inferiores (cisternas), de estabelecimentos

Leia mais

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008 USO RACIONAL DA ÁGUA Tipos de Água: Água potável - é a que se pode beber. É fundamental para a vida humana, e é obtida através de tratamentos que eliminam qualquer impureza. Água poluída - É a água suja

Leia mais

Guia de Soluções EcoWin Soluções Ecológicas

Guia de Soluções EcoWin Soluções Ecológicas Guia de Soluções Problemas & Soluções Este manual técnico traz exemplos de situações que surgiram durante a instalação e operação dos sistemas URIMAT no país ou no exterior nos últimos anos. A seguir,

Leia mais

Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal CAESB Superintendência de Atendimento Comercial CAC

Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal CAESB Superintendência de Atendimento Comercial CAC Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal CAESB Superintendência de Atendimento Comercial CAC A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal CAESB é uma empresa pública de direito

Leia mais

Em prédios Públicos. MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ECONOMIA DE ÁGUA Guia voltado para síndicos e administradores públicos

Em prédios Públicos. MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ECONOMIA DE ÁGUA Guia voltado para síndicos e administradores públicos MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ECONOMIA DE ÁGUA Guia voltado para síndicos e administradores públicos A Copasa desenvolve em todo o estado de Minas Gerais uma série de ações para prover água de qualidade

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

LOUÇAS E INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

LOUÇAS E INSTALAÇÕES SANITÁRIAS Antes de executar qualquer furação nas paredes, consulte a planta de instalações hidráulicas em anexo, para evitar perfurações e danos à rede hidráulica, bem como na impermeabilização. Não jogue quaisquer

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIDADE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO S E F A Z SECRETARIA DA FAZENDA

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIDADE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO S E F A Z SECRETARIA DA FAZENDA S E F A Z SECRETARIA DA FAZENDA GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA DA FAZENDA UNIDADE ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO Apresentação Este manual pretende dar dicas simples aos

Leia mais

Sustentabilidade Bartholomeu Consultoria de Imóveis

Sustentabilidade Bartholomeu Consultoria de Imóveis Sustentabilidade Bartholomeu Consultoria de Imóveis Com o intuito de melhorarmos a qualidade do ambiente de trabalho em 2015, a Bartholomeu Consultoria de Imóveis irá desenvolver ações de sustentabilidade

Leia mais

Sociedade e Tecnologia

Sociedade e Tecnologia Sociedade e Tecnologia Tema: Tratamento de água Problematização Inicial Conta de água e esgoto (consumo total e per capita; unidades; consumo mês/ano). Desafio Calcule seu consumo doméstico de água e veja

Leia mais

Luigi - 1º ano A. A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como:

Luigi - 1º ano A. A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como: Luigi - 1º ano A A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como: Coleta seletiva, economia de água (banhos mais curtos, fechar a torneira

Leia mais

DICAS PARA OPERAÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS.

DICAS PARA OPERAÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS. DICAS PARA OPERAÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS. Nosso dia a dia é feito de escolhas e o resultado delas é o que vai definir o quanto somos bem-sucedidos nas nossas ações. Como você sabe, a venda de combustíveis

Leia mais

CONHEÇA O SISTEMA HIDRÁULICO DE UMA PISCINA

CONHEÇA O SISTEMA HIDRÁULICO DE UMA PISCINA TRATAMENTO FÍSICO Consiste na remoção de todas impurezas físicas visíveis na água ou depositadas nas superfícies internas das piscinas, como por exemplo, as folhas, os insetos, poeiras, argila, minerais

Leia mais

Aprenda a controlar seu consumo de água

Aprenda a controlar seu consumo de água Aprenda a controlar seu consumo de água A água é essencial para a vida e seu valor é inestimável O hidrômetro instalado em sua casa é o aparelho que mede o consumo de água. Faça a leitura periódica dele.

Leia mais

Termo de Entrega & Garantia das Piscinas NADO LIVRE

Termo de Entrega & Garantia das Piscinas NADO LIVRE Termo de Entrega & Garantia das Piscinas NADO LIVRE Agradecimento A NADO LIVRE ARTE EM PISCINAS agradece a você a preferência e deseja momentos repetidos de alegrias. Para nós foi muito importante ajudá-lo

Leia mais

VAMOS CUIDAR DA ÁGUA!

VAMOS CUIDAR DA ÁGUA! VAMOS CUIDAR DA ÁGUA! OLÁ! TUDO BEM? Prepare-se! Nas próximas páginas você vai aprender ainda mais sobre a água e entender porque economizar cada gotinha dela é tão importante. Veja a seguir algumas dicas

Leia mais

Índice de 11,6% é maior do que 11,4% registrado no último dia de fevereiro. Outros 5 sistemas também subiram,mas São Paulo ainda vive crise hídrica.

Índice de 11,6% é maior do que 11,4% registrado no último dia de fevereiro. Outros 5 sistemas também subiram,mas São Paulo ainda vive crise hídrica. PROJETO ATUALIZAR 2015 TEMA SISTEMA CANTAREIRA DATA DE APLICAÇÃO 09 a 13/03/2015 PROFESSORES RESPONSÁVEIS Cristiane e Felipe 1. SUGESTÕES DE PONTOS QUE PODEM SER ABORDADOS 1.1. A importância da água 1.2.

Leia mais

Água... fonte da vida!

Água... fonte da vida! Água... fonte da vida! O Projeto Saúde e Prevenção na 20ª Regional de Saúde promovido pelo CISCOPAR, CRESEMS (Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde) e pela 20ª Regional de Saúde visa orientar

Leia mais

É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER.

É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER. É O COMBATE DO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA. É OBTER O MELHOR RESULTADO, DIMINUINDO O CONSUMO, SEM PREJUÍZO DE SEU CONFORTO E LAZER. Na verdade você corre o risco de molhar o medidor e causar Curto-circuito.

Leia mais

O que é saneamento básico?

O que é saneamento básico? O que é saneamento básico? Primeiramente, começaremos entendendo o real significado de saneamento. A palavra saneamento deriva do verbo sanear, que significa higienizar, limpar e tornar habitável. Portanto,

Leia mais

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano Água Água é vida A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável

Leia mais

Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março

Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março Seu comportamento faz a diferença! Dia Mundial da Água 22 de março Como economizar água? 1. Fique somente o tempo necessário no banho. Enquanto usa shampoo no cabelo, desligue o chuveiro. Além da água,

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO FÍSICO

MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO FÍSICO MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO FÍSICO Ao abordar o tratamento físico, discutiremos assuntos relacionados à limpeza com acessórios (aspiração, remoção de sujeiras com peneiras, limpeza das bordas, entre outros),

Leia mais

ÁGUA. Reciclagem das águas residuais

ÁGUA. Reciclagem das águas residuais Reciclagem das águas residuais ÁGUA A da água in situ (no local) oferece muitas oportunidades para racionalizar o consumo de água em nossas casas. Infelizmente, toda a água que utilizamos em casa e jardins

Leia mais

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO

EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO EVAPORADOR ELIMINADOR DE GOTEJAMENTO Aparelho Bivolt 110v 220v ATENÇÃO: INSTALAR EXTERNAMENTE * Capacidade total em 220v. Em 110v, redução de 50% a 60% na capacidade de evaporação. *Não testar com água

Leia mais

Tratamento de Água Clorador de pastilhas

Tratamento de Água Clorador de pastilhas Tratamento de Água Clorador de pastilhas Tratamento de Água Clorador de pastilhas BELO HORIZONTE EMATER MG maio de 2014 FICHA TÉCNICA Autora: Pedagoga Maria Edinice Soares Souza Rodrigues Coordenadora

Leia mais

Dicas de Ecoeficiência. santander.com.br/sustentabilidade

Dicas de Ecoeficiência. santander.com.br/sustentabilidade Dicas de Ecoeficiência santander.com.br/sustentabilidade água Torneira aberta Cada minuto utilizado para escovar os dentes com a torneira aberta, é gasto de 12 a 20 litros de água. Por isso, recomenda-se

Leia mais

Tratamento de Água Meio Ambiente

Tratamento de Água Meio Ambiente Tratamento de Água Meio Ambiente Puc Campinas Engenharia de Computação César Kallas RA: 02099224 Introdução Conhecida como solvente universal, a água sempre retém algum resíduo dos materiais com os quais

Leia mais

3 - Quadro de Comando - Sistema de Irrigação

3 - Quadro de Comando - Sistema de Irrigação 3 - Quadro de Comando - Sistema de Irrigação PAINEL E SEUS COMPONENTES O sistema de irrigação necessita de alguns dispositivos que servem para filtrar a água, controlar a frequência das irrigações, controlar

Leia mais

Conheça o seu Pureit. 14. Reservatório de Repouso 15. Bomba de Retrolavagem. 1. Visor Transparente

Conheça o seu Pureit. 14. Reservatório de Repouso 15. Bomba de Retrolavagem. 1. Visor Transparente Conheça o seu Pureit Veja na ilustração os diferentes componentes do purificador Pureit. Isso vai ajudá-lo a entender melhor a descrição do produto e este manual. 1. Visor Transparente 2. Tampa do Filtro

Leia mais

TRC 095 UMIDIFICADOR ULTRASONICO MANUAL DE INSTRUÇÕES

TRC 095 UMIDIFICADOR ULTRASONICO MANUAL DE INSTRUÇÕES TRC 095 UMIDIFICADOR ULTRASONICO MANUAL DE INSTRUÇÕES LEIA ESTE MANUAL CUIDADOSAMENTE ANTES DE INSTALAR, GUARDE O PARA FUTURAS REFERENCIAS DADOS TÉCNICOS Modelo: TRC 095 Saída Padrão: 280mllh Volume de

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio TRATAMENTO DA ÁGUA Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio Água poluída: água inadequada para beber ou para fazer nossa higiene. Diversas substâncias naturalmente presentes na água são

Leia mais

Dicas para você e sua família

Dicas para você e sua família Dicas para você e sua família Dicas de Segurança O gás natural Você já sabe que o gás natural é mais leve que o ar e se dissipa rapidamente na atmosfera e que as tubulações de gás possuem dispositivos

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

Guia para desfrutar o conforto do gás natural

Guia para desfrutar o conforto do gás natural Guia para desfrutar o conforto do gás natural Índice Canais de atendimento... 3 Leitura e faturamento... 4 Informações sobre Serviços... 6 Serviços de pós-venda... 7 Outros tipos de serviços... 8 Urgência...

Leia mais

Localização Estoques Hídricos

Localização Estoques Hídricos ÁGUA USO RACIONAL FUNDAÇÃO RELICTOS Ciclo da Água Estado Físico da Água. Localização Estoques Hídricos Água no Mundo Água no Nosso Corpo 74% do nosso corpo também é constituído de água. Assim como a água

Leia mais

ORÇAMENTO DOMÉSTICO PLANEJAMENTO DE COMPRAS FORMAS DE PAGAMENTO ECONOMIA DOMÉSTICA

ORÇAMENTO DOMÉSTICO PLANEJAMENTO DE COMPRAS FORMAS DE PAGAMENTO ECONOMIA DOMÉSTICA 2009 ORÇAMENTO DOMÉSTICO PLANEJAMENTO DE COMPRAS FORMAS DE PAGAMENTO ECONOMIA DOMÉSTICA A elaboração do orçamento doméstico nem sempre é uma tarefa fácil. Definir quais são as suas necessidades e planejar

Leia mais

ULITEC-1000 LIMPA TANQUE

ULITEC-1000 LIMPA TANQUE MANUAL DE INSTRUÇÕES ULITEC-1000 LIMPA TANQUE MOTOR ELÉTRICO / MOTOR A GASOLINA APRESENTAÇÃO A DOCTOR DIESEL parabeniza-o(s) pela aquisição do(s) produto(s) de nossa fabricação, pois ao investir em tecnologia

Leia mais

Livro: Agua: pague menos Engenheiro Plinio Tomaz 12 de dezembro de 2010

Livro: Agua: pague menos Engenheiro Plinio Tomaz 12 de dezembro de 2010 Capitulo 01- Peças que economizam água 1.1 Objetivo A primeira atitude de autoridade que quer economizar água é a instalação de peças que economizem água, sem criar problemas com a segurança da qualidade

Leia mais

Qualidade da Água. A disponibilidade da Água

Qualidade da Água. A disponibilidade da Água Qualidade da Água A disponibilidade da Água A água pode ter as mais variadas origens e características mas a sua disponibilidade para consumo humano revela-se cada vez mais diminuta. % H2O Doce Vs Salgada

Leia mais

TEXTO DE APOIO II PERCURSO ÁGUA

TEXTO DE APOIO II PERCURSO ÁGUA TEXTO DE APOIO II PERCURSO ÁGUA Economia no dia a dia Segundo pesquisa do Akatu 1, 67% dos consumidores brasileiros declaram fechar a torneira quando escovam os dentes. Você é um deles? E no banho, você

Leia mais

Curso: Panorama dos Recursos Hídricos no Mundo e no Brasil

Curso: Panorama dos Recursos Hídricos no Mundo e no Brasil Curso: Panorama dos Recursos Hídricos no Mundo e no Brasil Aula: A água em números Alexandre Resende Tofeti Brasília - DF 23 de Agosto de 2013 CFI Dados sobre a Água no Mundo e na América do Sul Reservas

Leia mais

MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS

MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS Rua: Victor Sopelsa, nº 3000 Bairro Salete E-mail: sac-lableite@uncnet.br Fone: (49) 3441-1086 Fax: (49) 3441-1084 Cep: 89.700-000 Concórdia Santa Catarina Responsável /Gerente

Leia mais

CAFETEIRA INOX 30 TEMP

CAFETEIRA INOX 30 TEMP CAFETEIRA INOX 30 TEMP Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto, o usuário deve ler atentamente as instruções

Leia mais

Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br

Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Tema: O Uso consciente da água Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br O que é Meio Ambiente? Podemos definir o meio ambiente da seguinte forma: É o conjunto de todos os fatores que afetam diretamente

Leia mais

APOSTILA : TRATAMENTO DE PISCINA

APOSTILA : TRATAMENTO DE PISCINA APOSTILA : TRATAMENTO DE PISCINA Trat Bem Piscinas sempre pensando em você! TRATAMENTO DE PISCINA Introdução Para manter a água da piscina limpa e saudável é necessário que seja feito dois tipos de tratamento

Leia mais

ESTAÇÃO TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA

ESTAÇÃO TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA ESTAÇÃO TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA Americana conta com duas unidades de captação e recalque que retiram do Rio Piracicaba cerca de 1000l/s de água e encaminham para o processo de tratamento no bairro Cordenonsi,

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO NINHO VERDE I

REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO NINHO VERDE I REGULAMENTO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DA DISPOSIÇÃO DOS EFLUENTES SANITÁRIOS DO LOTEAMENTO NINHO VERDE I 1. O presente Regulamento objetiva estabelecer regras gerais de uso do sistema de abastecimento

Leia mais

Práticas Verdes Para Condomínios

Práticas Verdes Para Condomínios Guia de Práticas Verdes Para Condomínios A economia que faz bem para o seu bolso e para o meio ambiente Com o objetivo de incentivar e disseminar práticas sustentáveis em condomínios, o Secovi Rio criou

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO Os equipamentos do Kit Chuva atendem as exigências da norma NBR 15527: Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis Requisitos. KIT CHUVA Filtro

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SUS BINGO DA ÁGUA

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SUS BINGO DA ÁGUA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SUS Desenvolver ações educativas e de mobilização social é disseminar informações visando o controle de doenças e agravos à saúde e fomentar nas pessoas o senso de responsabilidade

Leia mais

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Cartilha de Dengue Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Conhecendo o ciclo biológico do mosquito O Aedes aegypti

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA C A T Á L O G O T É C N I C O SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA FILTRO PARA CAIXA D ÁGUA MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

MEU VEÍCULO. Veículo segurado. ... Seguradoras. ... Contatos da Seguradora(s) Contratadas. ... Dados da Corretora Durango Corretora de Seguros

MEU VEÍCULO. Veículo segurado. ... Seguradoras. ... Contatos da Seguradora(s) Contratadas. ... Dados da Corretora Durango Corretora de Seguros PARABÉNS, Você acaba de adquirir um seguro personalizado com a garantia da Durango. Obrigado por contratar nossos serviços. Aqui você irá encontrar uma equipe preparada para te atender com a credibilidade,

Leia mais

Qualidade da água para consumo humano

Qualidade da água para consumo humano Qualidade da água para consumo humano Segurança microbiológica O tratamento da água deve garantir a inativação dos organismos causadores de doenças. Para verificar a eficiência do tratamento, são utilizados:

Leia mais

Destacando a importância do uso adequado dos recursos hídricos.

Destacando a importância do uso adequado dos recursos hídricos. Destacando a importância do uso adequado dos recursos hídricos. Leomir Silvestre e Rui Junior Captação, uso e reuso da água Vocês sabem como é feito o processo de captação de água? Captação, uso e reuso

Leia mais

Conselhos Úteis de Poupança. Vamos poupar

Conselhos Úteis de Poupança. Vamos poupar Conselhos Úteis de Poupança Vamos poupar Vamos poupar água Sabias que a Terra está 70% coberta de água e 97% dessa água está nos mares e oceanos e é salgada? Os outros 3% de água doce existem nos lagos,

Leia mais

por doenças relacionadas por doenças à água?

por doenças relacionadas por doenças à água? Hoje o Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo e é também um grande desperdiçador de água potável. E diante da escassez das fontes mundiais de água é preciso pensar em como podemos contribuir

Leia mais

Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água

Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água www.tsga.ufsc.br O QUE É E COMO FUNCIONA? Trata-se de um sistema desenvolvido para captar e armazenar

Leia mais

Manual de Instruções Bebedouro Stilo Eletrônico. Imagem meramente ilustrativa.

Manual de Instruções Bebedouro Stilo Eletrônico. Imagem meramente ilustrativa. Manual de Instruções Bebedouro Stilo Eletrônico Imagem meramente ilustrativa. Bebedouro Stilo LIBELL Eletrônico 1- MANUAL DE USUÁRIO Parabéns por ter escolhido a Libell Eletrodomésticos Ltda. para fazer

Leia mais

AR-CONDICIONADO 8 H / DIA = 35,3% / MÊS

AR-CONDICIONADO 8 H / DIA = 35,3% / MÊS O Brasil vive uma crise hídrica e energética que está afetando a distribuição de ambos os recursos no país todo, em maior ou menor intensidade. O Estado de São Paulo, em especial a capital, vem sofrendo

Leia mais

Host Empresa não venderá, distribuirá, revelará ou de qualquer forma tornará disponível qualquer informação do cliente.

Host Empresa não venderá, distribuirá, revelará ou de qualquer forma tornará disponível qualquer informação do cliente. TERMO DE UTILIZAÇÃO Modificações deste termo A Host Empresa se reserva ao direito de adicionar, excluir ou modificar qualquer cláusula deste termo a qualquer momento. Você concorda que se comprometerá

Leia mais

Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA

Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA Olá, caros Alunos, Na aula de hoje, vamos aprender mais sobre o Saneamento Básico, Um novo projeto desenvolvido aqui em nosso Município, chamado COMPLEXO ARAUCÁRIA

Leia mais

02/08/2015. Padrões de potabilidade TRATAMENTO DA ÁGUA. Tratamento da água. Tratamento da água. Tratamento da água

02/08/2015. Padrões de potabilidade TRATAMENTO DA ÁGUA. Tratamento da água. Tratamento da água. Tratamento da água Padrões de potabilidade A água própria para o consumo deve obedecer certos requisitos: TRATAMENTO DA ÁGUA Professor: André Luiz Montanheiro Rocha Disciplina: Gestão de Recursos Naturais 2ª COLÉGIO ESTADUAL

Leia mais

ESTUFAS E PASS THRUS AQUECIDOS

ESTUFAS E PASS THRUS AQUECIDOS MANUAL DE INSTRUÇÕES ESTUFAS E PASS THRUS AQUECIDOS Leia atentamente este manual antes de utilizar o produto ALFATEC EQUIPAMENTO E SERVIÇOS LTDA Rua Gerson Ferreira, 31-A - Ramos - CEP: 21030-151 - RJ

Leia mais

REGIMENTO INTERNO HOME234

REGIMENTO INTERNO HOME234 REGIMENTO INTERNO HOME234 REGRAS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA E SEGURANÇA 01. Porta Principal: Os hóspedes não podem abrir a porta principal a pessoas que não conhecem, e a ninguém após as 22h00min e deverá

Leia mais

GUIA DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS

GUIA DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS GUIA DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS VEJA COMO UTILIZAR O DE FORMA PRÁTICA E SEGURA. DESBLOQUEIO DO CARTÃO Sua senha foi enviada anteriormente para seu endereço. Caso não a tenha recebido, ligue para a Central

Leia mais

Válvulas para Controle Automático de Consumo de Água

Válvulas para Controle Automático de Consumo de Água Válvulas para Controle Automático de Consumo de Água Visão geral Os produtos com a tecnologia Vigorfluss são de alta qualidade, seguros e eficazes. Produtos duráveis que não sofrem com os problemas mais

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira) PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira) Institui o Programa Nacional de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º A presente lei tem por

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK INSTALAÇÃO: Figura 1 Para instalação e montagem das conexões, siga os seguintes passos: 1) Os tubos que descem das calhas são conectados nas entradas

Leia mais

Sustentabilidade do Planeta. Todo mundo deve colaborar!

Sustentabilidade do Planeta. Todo mundo deve colaborar! Sustentabilidade do Planeta Todo mundo deve colaborar! Situação no mundo atual O Planeta pede socorro!!!! A atividade humana tem impactado negativamente o meio ambiente. Os padrões atuais de consumo exploram

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1. OBJETO Contratação de empresa especializada em limpeza e higienização para lavagem e desinfecção dos reservatórios de água que abastecem as áreas de alimentação, saúde e pontos

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO GABARITO DA UNIDADE 3 (PDF) Página 8 Como diferenciar essas três formas de abastecimento de água para consumo humano? Vamos exercitar?

Leia mais