Metodologia do Ensino de Ciências Aula 11. IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Metodologia do Ensino de Ciências Aula 11. IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira"

Transcrição

1 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 11 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira

2 Ambientes naturais No nosso planeta, existem diversos meios naturais, com características muito distintas entre si, onde a vida pode se desenvolver. Esses meios costumam ser classificados em dois grandes grupos: os ambientes terrestres e os ambientes aquáticos. Em ambos, a umidade e as condições de luz e calor variam ao longo do ano. Os seres vivos que sobrevivem nesses ambientes são aqueles que possuem características adaptadas a esses fatores e à quantidade de água e de alimentos disponíveis no lugar onde vivem.

3 Os ambientes terrestres Os ambientes terrestres se encontram nas terras emersas e se subdividem em tundra e regiões polares, taiga, florestas temperadas, campos, florestas tropicais e desertos. Tundra Campos Taiga Savana Floresta temperada Floresta tropical Deserto

4 A tundra e as regiões polares As regiões que circundam os pólos são cobertas de gelo. Ao redor do pólo Norte, porém, estende-se uma enorme faixa coberta por uma camada de gramíneas, pequenos arbustos, musgos e líquens, que constituem a tundra. Esse ambiente é muito parecido ao dos picos montanhosos dos climas temperados, constantemente cobertos por neve. Durante o inverno, as temperaturas sempre estão abaixo de 0º C e, no verão, não superam a média de 10º C. No inverno, o solo fica completamente coberto de neve. Somente dois ou três meses por ano, o Sol consegue derreter o gelo e a neve, permitindo o crescimento de algumas plantas. A tundra não possui árvores altas, pois, como o solo permanece coberto de gelo a maior parte do ano, as raízes não têm como se fixar. Portanto, as árvores adaptadas a esse meio possuem raízes muito superficiais, que não podem sustentar uma árvore grande.

5 A tundra e as regiões polares Os vegetais são, em geral, rasteiros, de folhas pequenas, têm a capacidade de sobreviver a temperaturas inferiores a 0º C e de se reproduzir com rapidez durante o curto período de verão. A tundra se compõe de líquens, musgos, gramíneas e outras plantas herbáceas. Assim como as plantas, os animais que vivem na tundra também são adaptados ao frio extremo. Eles apresentam uma pelagem grossa como forma de proteção, gordura abundante sob a pele, pois a gordura é um ótimo isolante; hibernação durante os meses mais frios, não gastando energia em um período em que é difícil encontrar alimento.

6 A tundra e as regiões polares Durante o inverno, alguns animais da tundra são capazes de mudar para branco a coloração da sua pele ou plumagem, passando despercebidos na neve, o que os protege contra os predadores. A fauna característica desse ambiente é constituída principalmente pela rena, urso polar, arminho, raposaártica, lemingue e coruja-das-neves. No curto verão ártico, o Sol nunca se põe e o ritmo da vida parece acelerar. Algumas aves levam metade do tempo para se desenvolver em comparação com as do sul, porque, com a luz solar sempre presente durante o verão, passam praticamente 24 horas do dia se alimentando. Dessa forma, logo estarão preparadas para emigrar para zonas mais quentes.

7 A taiga A taiga é uma vegetação do hemisfério Norte que cruza a Europa e a Ásia, desde a Escandinávia até o Japão, passando pela Rússia. No continente americano, atravessa o Canadá, do Atlântico ao Pacífico. A paisagem da taiga compreende extensas florestas de árvores de folhas perenes, como os pinheiros e os abetos, sendo também conhecidas como florestas de coníferas. Durante o inverno, a neve cobre a floresta, mas o solo não chega a congelar. O verão, que dura entre três e seis meses, ainda é muito frio, mas a neve derrete, aumentando o fluxo dos rios. As folhas dos vegetais costumam ter forma de agulha. Assim por terem uma pequena superfície exposta e, portanto, uma transpiração menor, podem resistir ao frio e à falta de água; as árvores possuem uma forma cônica que impede o acúmulo de neve; os vegetais geralmente crescem próximos uns dos outros, o que dificulta a perda de calor.

8 A taiga Nesse ambiente, são comuns animais herbívoros, como o alce, o cervo e a lebre, que se alimentam dos pastos nos meses de verão e das folhas das árvores no inverno. Outros animais que habitam a taiga são o lobo, urso, esquilo, aves migratórias e insetos.

9 As florestas temperadas Na Terra, existem amplas zonas com um clima não muito frio nem muito quente e não muito úmido nem excessivamente seco. Essas zonas são chamadas temperadas. As florestas temperadas, que se localizam nessas zonas, caracterizam-se por uma paisagem que muda em função das estações, que são mais definidas: há uma estação fria, o inverno; uma quente, que é o verão; e as estações temperadas intermediárias, ou seja, a primavera e o outono. Na primavera, as árvores se cobrem de folhas verdes; com a chegada do outono, perdem as folhas, que tornam a nascer na primavera. As florestas temperadas localizam-se na Europa e na América do Norte.

10 As florestas temperadas A variada e rica vegetação dessas florestas possibilita uma grande diversidade de animais. As aves são muito numerosas, com uma grande quantidade de espécies insetívoras e frutívoras; também existem aves de rapina, como a águia e a coruja. Entre os mamíferos, destacam-se o cervo, o javali, a raposa, o esquilo, o coelho e o camundongo e, nas margens dos rios, a lontra. Como as temperaturas nesses ambientes não são muito baixas, é possível encontrar anfíbios e répteis. Além disso, algumas dessas espécies hibernam no inverno.

11 Os campos Os campos são as zonas da Terra onde a chuva, irregular e escassa, não é suficiente para possibilitar o desenvolvimento das árvores, predominando os pastos abundantes. Esse ambiente encontra-se na América, Ásia, África e Austrália e apresenta duas estações bem marcadas: durante a estação chuvosa, a vegetação adquire uma coloração verde intensa e, na estação seca, muda para uma coloração parda. Estepes Pradarias Pampas Existem dois tipos básicos de campos. O primeiro caracteriza-se por ter estações muito marcadas devido às mudanças de temperatura. Recebe diferentes denominações, dependendo da região onde se localiza: na Ásia, é chamado de estepes; nos Estados Unidos, são as pradarias; no sul do Brasil e Argentina, são os pampas. A vegetação predominante é formada por gramíneas, como os vários tipos de capim, arbustos isolados e pequenas árvores.

12 Os campos O segundo tipo de campo possui temperaturas altas durante todo o ano, além de uma estação chuvosa e outra seca. Localiza-se principalmente na África e é chamada savana. No Brasil, esses campos recebem o nome de cerrados. Situam-se nem Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e interior de São Paulo, onde habitam animais como a capivara, o guará, o tamanduá e a anta. Savana Cerrado

13 Os campos Uma das características desse ambiente é a presença de algumas árvores pequenas, além de gramíneas e dos arbustos. Algumas espécies maiores se adaptaram a esse meio, formando grupos isolados, como o baobá, na África, e a acácia. As plantas predominantes são muito resistentes à seca, às pisadas dos animais e ao sol. Além disso, se desenvolvem com muita rapidez na estação chuvosa o que permite que a reprodução se realize em pouco tempo. Os arbustos se ramificam a partir da sua base; dessa forma, podem sobreviver, apesar de os animais comerem a sua parte superior continuamente. As sementes das diferentes espécies de arbustos são pequenas e leves, e o vento as transporta a grandes distâncias com facilidade. Há inúmeras espécies de animais nesses campos de arbustos. Esses arbustos servem de alimento para uma grande quantidade de herbívoros, como a zebra, o avestruz, o gnu, a gazela, a girafa, o hipopótamo, o rinoceronte e o elefante na África; o bisão na América do Norte; o búfalo na Ásia; o canguru na Austrália; a lhama na América do Sul; a anta, a capivara e outros roedores no Brasil.

14 Os campos Os animais carnívoros também estão presentes nos campos, onde costumam esperar as suas presas nos poucos bebedouros para surpreendê-las enquanto bebem água. No Brasil, o garaxaim, também conhecido como graxaim (cachorro-do-mato), é um predador dos pampas. Os animais necrófagos, ou seja, que se alimentam de carniça, com o os abutres e as hienas, realizam um papel muito importante ao comerem os restos de animais mortos, auxiliando o trabalho dos decompositores. Nos campos há um grande número de espécies de insetos, que se alimentam das sementes e dos arbustos e, por sua vez, servem de alimento para os répteis, anfíbios e pequenos mamíferos.

15 As florestas tropicais As florestas tropicais situam-se nas zonas da Terra próximas à linha do Equador, distribuindo-se em partes da África, Ásia, Austrália e América. A floresta amazônica brasileira é um dos exemplos mais ricos e exuberantes. Atualmente, a floresta tropical cobre cerca de 10% da superfície terrestre, porém a sua intensa destruição está diminuindo a sua extensão de forma alarmante nos últimos anos. Uma pequena área da floresta amazônica possui dez vezes mais espécies diferentes de árvores do que a mesma extensão de uma floresta temperada. A pequena zona da floresta tropical da América Central possui quatro vezes mais espécies de aves do que todas as florestas do leste norte-americano juntas.

16 As florestas tropicais As florestas tropicais são ricas em seres vivos por se situarem nas proximidades da linha do Equador. Devido a isso há uma grande quantidade de luz e calor acompanhados de chuvas constantes e abundantes durante todo o ano. Essa combinação de luz, temperaturas altas e água abundante favorece a existência e o desenvolvimento de uma vegetação densa. As estações do ano não são tão marcadas como nas zonas temperadas (do hemisfério Norte e do hemisfério Sul), mas pode-se perceber a mudança de estação pela quantidade de chuva. Durante os meses mais secos, a produção de flores e frutos tornase mais lenta. Durante todo o ano, as folhas morrem e renascem constantemente; a água, juntamente com o gás carbônico do ar e a luz solar, é de grande importância para a manutenção dos seres vivos.

17 As florestas tropicais Atualmente, estão classificadas milhares de espécies de árvores no nosso planeta, e apenas a floresta amazônica abriga cerca de Entre as de maior porte, destacam-se a seringueira, a castanheira-dopará, o ipê, o jacarandá e diversas palmeiras. A altura que podem alcançar é de cerca de 30 metros, mas há algumas árvores, chamadas emergentes, que se sobressaem das demais. Os galhos das árvores se entrelaçam, formando uma camada densa que dificulta a passagem da luz solar para o solo. Abaixo das copas mais altas, estão outras árvores mais baixas, de cerca de 20 metros de altura, que se adaptam à sombra.

18 As florestas tropicais Com a escassez de espaço e de luz solar, só sobrevivem os seres vivos que possuem determinadas adaptações. Os cipós trepam pelos galhos das árvores, conseguindo luz; algumas plantas, como as orquídeas e bromélias, se alojam nos troncos e galhos das árvores, fixando aí as suas raízes. A fauna da floresta é muito rica, tanto em mamíferos (onça, macaco, gambá, anta, ariranha) quanto em répteis (jacaré, cobra, tartaruga), aves (arara, flamingo, tucano), insetos, etc.

19 A mata atlântica Da mesma forma que a Amazônia, a Mata Atlântica é uma floresta tropical úmida e densa. É considerada um dos ambientes naturais com mais diversidade de espécies do mundo. Na época do descobrimento, se estendia praticamente ao longo de todo o litoral brasileiro; no entanto, atualmente só resta 5% de toda a mata original. Sua destruição ocorreu devido a diversos fatores: em primeiro lugar, o corte do pau-brasil para sua comercialização; posteriormente, grandes extensões foram derrubadas para o aproveitamento agrícola do solo, e nos últimos tempos sua madeira serviu de matéria-prima na produção de papel e como fonte de energia na indústria.

20 Os desertos Os desertos ocupam cerca de 15% da superfície terrestre e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem sempre são zonas onde não há vida. Apesar de serem grandes extensões secas, abrigam inúmeros animais e plantas perfeitamente adaptados às duras condições ambientais caracterizadas por uma grande escassez de água durante longos períodos de tempo. A chuva no deserto costuma surgir como uma única tempestade depois de anos de seca. A existência de vida nesse ambiente torna-se clara nesses raros momentos de chuva. Os desertos estão presentes na América, Ásia, África e Austrália. Os maiores do mundo são o do Saara, ao norte da África; o de Kalahari, ao sul da África; o de Gobi, na Ásia; e o deserto do centro da Austrália.

21 Os desertos A paisagem desértica é constituída por dunas ou por grandes planícies cobertas de pedras. As temperaturas nos desertos são extremas: durante o dia o calor é intenso e à noite a temperatura baixa de forma brusca, fazendo frio. Essas mudanças tão bruscas ocorrem devido á falta de vegetação e de umidade, que impedem que o calor do Sol possa ser retido durante a noite. As tempestades de areia são frequentes e ocorrem quando o vento é muito forte e atravessa a zona de dunas. Nos desertos, existem pequenos trechos férteis, denominados oásis, onde há água subterrânea que sai para a superfície. Nos oásis, a vegetação e os animais são abundantes. Entre os vegetais, destacam-se as tamareiras, as oliveiras e as figueiras.

22 Os desertos A vegetação dos desertos possui adaptações que evitam a perda de água. As plantas desérticas mais comuns são os cactos: durante seu desenvolvimento, as folhas se convertem em espinhos e toda a superfície da planta é espessa, dura e revestida por uma película, reduzindo a transpiração, o que evita a perda de água. Depois de uma tempestade, o solo do deserto torna-se repleto de flores, que, na sua maioria, só vivem alguns dias. Durante esse curto espaço de tempo, elas se desenvolvem, crescem e produzem sementes que irão resistir à longa seca até a próxima tempestade. Os animais também são adaptados ao deserto, com características que evitam a perde de água dos seus corpos. Geralmente, caçam e se alimentam de noite, escondendo-se durante o dia. Poucas espécies se atrevem a sair do seu refúgio nas horas mais quentes do dia.

23 Os desertos Os lagartos e as serpentes têm seus recursos para se movimentarem durante as horas mais quentes: enterram-se na areia, o que esfria seus corpos, e possuem a pele coberta de escamas, o que evita a desidratação. Animais característicos dos desertos são o camelo e o dromedário. Esses mamíferos são capazes de armazenar grandes quantidades de gordura nas corcovas e, dessa forma, podem permanecer sem água e alimento durante semanas.

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). BIOMAS Um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Caracterizado por um tipo principal de vegetação (Num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma

Leia mais

Prof.ª: Leila Fritz Ciências

Prof.ª: Leila Fritz Ciências Prof.ª: Leila Fritz Ciências 2018 Bioma: Uma comunidade de plantas e animais, com formas de vida e condições ambientais semelhantes. (Clements, 1916) Tundra Tundra A tundra é o bioma mais jovem da Terra.

Leia mais

Biomas da Terra (mundiais) 7ºano Profª Daniela

Biomas da Terra (mundiais) 7ºano Profª Daniela Biomas da Terra (mundiais) 7ºano Profª Daniela Tundra Características principais É altamente resistente a baixas temperaturas e ao gelo. Necessita de pouca quantidade de sol durante o ano. Apresenta fungos,

Leia mais

EXEMPLO DE FAUNA. Urso-polar: Lemingue:

EXEMPLO DE FAUNA. Urso-polar: Lemingue: BIOMAS TERRESTRES TUNDRA É uma vegetação típica de regiões de altas latitudes, das áreas polares, resistente a baixas temperaturas e ao gelo. Necessita de pouca quantidade de sol durante o ano. Uma característica

Leia mais

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano Biomas terrestres Gabriela Ferreira 6º ano Tundra Tundra é um tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na época do verão, este gelo

Leia mais

Geografia. Prof. Franco.

Geografia. Prof. Franco. Geografia Prof. Franco Email: ffrancogeo@bol.com.br BIOMAS Bioma Tundra Taiga (Florestas Boreais) Florestas Temperadas Precipitação e umidade umidade e chuva moderadas umidade e chuva moderadas chuva

Leia mais

Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO

Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO É uma comunidade de plantas e animais, com formas de vidas e condições ambientais semelhantes, cada bioma é representado por um tipo de vegetação. Um bioma

Leia mais

GEOGRAFIA PROFºEMERSON

GEOGRAFIA PROFºEMERSON GEOGRAFIA PROFºEMERSON BIOMAS TERRESTRES FLORESTA TROPICAL Abriga mais da metade das espécies de plantas e animais do planeta Este é o bioma de maior produtividade biológica da Terra, resultado da alta

Leia mais

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS - Aquáticos Mares e oceanos Talássicos São as regiões com a maior variedade de vida do planeta, nem as florestas tropicais igualam-se às regiões litorâneas;

Leia mais

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, 05/11/2018. 6º ano Turma: nº Nome do (a) Aluno (a): Professor(a): Diego Oliveira Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia

Leia mais

9 ANO CIÊNCIAS PROF. REJANE C. BARCELLOS

9 ANO CIÊNCIAS PROF. REJANE C. BARCELLOS 9 ANO CIÊNCIAS PROF. REJANE C. BARCELLOS TUNDRA: LOCALIZA-SE NO CÍRCULO POLAR ÁRTICO. COMPREENDE NORTE DO ALASCA E DO CANADÁ, GROELÂNDIA, NORUEGA, SUÉCIA, FINLÂNDIA, SIBÉRIA. RECEBE POUCA ENERGIA SOLAR

Leia mais

Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de agulha; Latifoliadas folhas largas e grandes; Perenes nunca perdem as folhas por completo; Caducas (decíduas) perdem as folhas antes de secas ou

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas Bioma: área do espaço geográfico, distribuída em várias partes do mundo, que apresenta uniformidade da fitofisionomia vegetal e de seus organismos associados; Principais determinantes do padrão de cada

Leia mais

DEFINIÇÃO DE BIOMA. Segundo o IBGE:

DEFINIÇÃO DE BIOMA. Segundo o IBGE: BIOMAS DA TERRA DEFINIÇÃO DE BIOMA Segundo o IBGE: Um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com

Leia mais

OS CERRADOS. Entre as plantas do cerrado, podemos citar a sucurpira, o pequi, a copaíba, o angico, a caviúna, jatobá, lobeira e cagaita.

OS CERRADOS. Entre as plantas do cerrado, podemos citar a sucurpira, o pequi, a copaíba, o angico, a caviúna, jatobá, lobeira e cagaita. Os principais biomas brasileiros (biomas terrestres) são: A floresta Amazônica, a mata Atlântica, os campos Cerrados, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal. OS CERRADOS Localizados nos estados de Goiás, Tocantins,

Leia mais

BIOMAS MUNDIAIS PROFESSORA GABRIELA

BIOMAS MUNDIAIS PROFESSORA GABRIELA BIOMAS MUNDIAIS PROFESSORA GABRIELA O que é natureza? O conjunto de seres vivos e não vivos e os fenômenos que acontecem de maneira natural, ou seja, sem interferência do ser humano. Paisagem natural.

Leia mais

Ciências do Meio Ambiente aplicadas à Medicina Veterinária. aula: AGRUPAMENTOS DE BIOMAS MUNDIAIS. Prof. M.V. M.Sc. Oberdan Coutinho Nunes

Ciências do Meio Ambiente aplicadas à Medicina Veterinária. aula: AGRUPAMENTOS DE BIOMAS MUNDIAIS. Prof. M.V. M.Sc. Oberdan Coutinho Nunes Ciências do Meio Ambiente aplicadas à Medicina Veterinária aula: AGRUPAMENTOS DE BIOMAS MUNDIAIS Prof. M.V. M.Sc. Oberdan Coutinho Nunes ECOSSISTEMA Conjunto formado pelas comunidades que vivem e interagem

Leia mais

Terminologia Vegetal

Terminologia Vegetal Efeitos da latitude e da altitude sobre os biomas. Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de ; Coriáceas folhas, e normalmente ; Decíduas antes de secas ou invernos rigorosos; Latifoliadas

Leia mais

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas Aluno(a): Série(Ano): Turma: Turno: Data: / / Professor(a): 1- Observe a figura abaixo. EXERCÍCIO ONLINE 6º ANO GEOGRAFIA

Leia mais

TIPOS DE VEGETAÇÃO 6 ANO PROFESSORA GABRIELA

TIPOS DE VEGETAÇÃO 6 ANO PROFESSORA GABRIELA TIPOS DE VEGETAÇÃO 6 ANO PROFESSORA GABRIELA O que é natureza? O conjunto de seres vivos e não vivos e os fenômenos que acontecem de maneira natural, ou seja, sem interferência do ser humano. Paisagem

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Zonas térmicas Altitude Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima, em determinado

Leia mais

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro Biomas Terrestres Prof. Bosco Ribeiro Introdução São regiões de grande extensão onde se desenvolveu, predominantemente, um determinado tipo de vida, as quais são, em grande parte, distribuídas pela superfície

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DOS ECOSSISTEMAS BIOMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES

DISTRIBUIÇÃO DOS ECOSSISTEMAS BIOMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES DISTRIBUIÇÃO DOS ECOSSISTEMAS BIOMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES BIOMAS Ecossistemas contendo combinações distintas de plantas e animais que formam comunidades clímax. Biomas Terrestres - ~30% da ecosfera,

Leia mais

Professor Diogo Nery Maciel

Professor Diogo Nery Maciel Professor Diogo Nery Maciel A grande diversidade de ecossistemas Ecossistemas naturais - bosques, florestas, desertos, rios, oceanos... Ecossistemas artificiais - construídos pelo homem: açudes, aquários,

Leia mais

É importante que você conheça os principais biomas brasileiros e compreenda as características.

É importante que você conheça os principais biomas brasileiros e compreenda as características. Plantas e Ambiente Profª Carla Aquino Como sabemos, a Ecologia é um dos temas mais cobrados no Enem. Os biomas brasileiros estão entre os assuntos com mais chances de aparecer na prova, uma vez que o Brasil

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Professor: Yuri Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

Grandes ecossistemas terrestres constituídos por comunidades que atingiram o estágio CLIMAX de sucessão ecológica. Um bioma possuí aspecto homogêneo,

Grandes ecossistemas terrestres constituídos por comunidades que atingiram o estágio CLIMAX de sucessão ecológica. Um bioma possuí aspecto homogêneo, BIOMAS Grandes ecossistemas terrestres constituídos por comunidades que atingiram o estágio CLIMAX de sucessão ecológica. Um bioma possuí aspecto homogêneo, formação vegetal e condições climáticas semelhantes

Leia mais

Biomas Frios. Disciplina: Ecologia II Docente: Profa. Dra. Maria Elisa de Castro Almeida

Biomas Frios. Disciplina: Ecologia II Docente: Profa. Dra. Maria Elisa de Castro Almeida Biomas Frios Disciplina: Ecologia II Docente: Profa. Dra. Maria Elisa de Castro Almeida BIOMAS FRIOS - mar no Pólo Norte permanece quase que constantemente congelado - no Pólo Sul, existe neve suficiente

Leia mais

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Formações Florestais: Coníferas, Florestas Temperadas, Florestas Equatoriais e Florestas Tropicais. Formações Herbáceas e Arbustivas: Tundra, Pradarias Savanas,

Leia mais

9. Formações vegetais. Páginas 02 à 23.

9. Formações vegetais. Páginas 02 à 23. 9. Formações vegetais Páginas 02 à 23. Formação e distribuição da vegetação ECOSSISTEMAS Ambientes formados pela relação entre seres vivos e não vivos que interagem entre si, dando suporte ao desenvolvimento

Leia mais

FORMAÇÕES VEGETACIONAIS AULA 7

FORMAÇÕES VEGETACIONAIS AULA 7 FORMAÇÕES VEGETACIONAIS AULA 7 Climas quentes Clima Equatorial Quente e úmido; Médias térmicas entre 24 a 28 C; Baixa amplitude térmica; Elevado índice pluviométrico, acima de 2.000 mm; Ex: Amazônia, Floresta

Leia mais

CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS

CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS Anglo Atibaia 1º ano Aulas 42 46 Professor Marcelo Gameiro CLIMAS DO MUNDO Climas do mundo Baixa latitude Média latitude Alta latitude ZONA INTERTROPICAL ZONA TEMPERADA ZONA

Leia mais

FORMAÇÕES VEGETAIS DA TERRA

FORMAÇÕES VEGETAIS DA TERRA FORMAÇÕES VEGETAIS DA TERRA A VEGETAÇÃO NOS ECOSSISTEMAS Relações entre elementos naturais Ecossistema É combinação, coexistência e interação dos elementos bióticos (seres vivos) e abióticos rochas, solos

Leia mais

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina:

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: O que são os fatores climáticos? Os fatores climáticos são responsáveis pela formação dos climas. Portanto, são eles que fazem o clima

Leia mais

Conjunto de ecossistemas caracterizados por tipos fisionômicos vegetais comuns.

Conjunto de ecossistemas caracterizados por tipos fisionômicos vegetais comuns. OS BIOMAS BIOMAS Conjunto de ecossistemas caracterizados por tipos fisionômicos vegetais comuns. ECOSSISTEMA Comunidade de organismos (biocenose) junto com o ambiente físico e químico (biótopo) no qual

Leia mais

O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL

O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL [...] Não tinha inverno e verão em Brasília, tinha o tempo da seca e tempo das chuvas. Uma vez choveu onze dias sem parar, e as pessoas andavam quase cegas debaixo do aguaceiro,

Leia mais

Grandes Ecossistemas do Brasil

Grandes Ecossistemas do Brasil Grandes Ecossistemas do Brasil Principais Ecossistemas do Brasil Floresta Amazônica Mata Atlântica Mata da Araucárias Caatinga Cerrado Pampas (Campos Sulinos) Zona dos Cocais Pantanal Manguezais Grandes

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA QUADRO NATURAL (FÍSICO) VEGETAÇÃO CLIMA Você já estudou 6º ano RELEVO HIDROGRAFIA O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) Teoria

Leia mais

A interdependência entre os elementos na BIOSFERA.

A interdependência entre os elementos na BIOSFERA. A interdependência entre os elementos na BIOSFERA. A biosfera contém inúmeros ecossistemas (conjunto formado pelos animais e vegetais em harmonia com os outros elementos naturais). Biomas: conjuntos dinâmicos

Leia mais

Professores: Alinne Carin Marcôncio

Professores: Alinne Carin Marcôncio ADAPTAÇÕES DOS SERES VIVOS Professores: Alinne Carin Marcôncio Observe os seres vivos e seu ambiente Cactus Camelo Aguapé Urso Polar Para Pensar Poderíamos trocar de ambiente o Camelo e o Urso Polar? O

Leia mais

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Natureza Sociedade: Questões ambientais. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 21.2 Conteúdo Os

Leia mais

O que você deve saber sobre BIOMAS MUNDIAIS

O que você deve saber sobre BIOMAS MUNDIAIS Biomas Terrestres O que você deve saber sobre BIOMAS MUNDIAIS Existe uma relação direta entre os chamados fatores abióticos e as formações vegetais terrestres. Elementos do clima, como temperatura e umidade,

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. forma alimento revestimento. morfológicas adaptações ambientes

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. forma alimento revestimento. morfológicas adaptações ambientes Conteúdo: Fatores Abióticos FICHA DE TRABALHO 1 forma alimento revestimento morfológicas adaptações ambientes comportamento fatores abióticos migração Os fatores dos e a temperatura, designados por determinam

Leia mais

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS Profº Gustavo Silva de Souza Os Biomas Brasileiros O Brasil possui grande diversidade climática e por isso apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P1-4º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender o conceito de bioma. Reconhecer fatores bióticos

Leia mais

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Prof ª Gustavo Silva de Souza O bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de

Leia mais

Grandes Ideias. CLIMAS QUENTES: Os. climas quentes situam-se, como o nome zona quente (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio).

Grandes Ideias. CLIMAS QUENTES: Os. climas quentes situam-se, como o nome zona quente (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio). PÁG: 1 / Os Climas do Mundo: CLIMAS QUENTES: Os climas quentes situam-se, como o nome indica, na zona quente (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio). 1. Clima Equatorial: Estação Quente e Húmida:

Leia mais

R.: R.: 03- A latitude quadro: R.: R.:

R.: R.: 03- A latitude quadro: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ==

Leia mais

Ásia: características naturais gerais. Páginas 26 à 45.

Ásia: características naturais gerais. Páginas 26 à 45. Ásia: características naturais gerais Páginas 26 à 45. Ásia: formas de relevo Extremos altitudinais do relevo mundial. PONTO MAIS ELEVADO Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia. PONTO MAIS BAIXO Depressão

Leia mais

1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças

1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças 1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças 2 Explique como o ecossistema do cerrado pode resistir às queimadas e rapidamente se recuperar 3 Qual é a principal diferença

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

Biosfera Prof: Lígia Cazarin

Biosfera Prof: Lígia Cazarin Biosfera Prof: Lígia Cazarin DU ZUPPANI / PULSAR IMAGENS HAROLDO PALO JR. / KINO.COM.BR FABIO COLOMBINI / ACERVO DO FOTÓGRAFO Biosfera: a esfera da vida Novo dicionário Aurélio um conjunto de propriedade

Leia mais

Revisão de Geografia. 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO. d) Polar e marítima CONTEÚDO AS MASSAS DE AR. a) Conceito. c) Massas de ar no Brasil

Revisão de Geografia. 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO. d) Polar e marítima CONTEÚDO AS MASSAS DE AR. a) Conceito. c) Massas de ar no Brasil Revisão de Geografia 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO a) Conceito CONTEÚDO AS MASSAS DE AR Massas de ar são porções da atmosfera que se deslocam e carregam consigo as características dos lugares

Leia mais

A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO

A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO A NATUREZA DO BRASIL (...) Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso (...) Hino Nacional Brasileiro A NATUREZA DO BRASIL: O CLIMA Os climas

Leia mais

BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos

BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos Domínio Morfoclimático É uma unidade do espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude específicos (biomas). Alguns,

Leia mais

Formações vegetais do mundo

Formações vegetais do mundo Climas do mundo Formações vegetais do mundo Fatores climáticos Latitude: Quanto mais nos afastarmos do Equador, menor a temperatura. A Terra é iluminada pelos raios solares com diferentes inclinações.

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA

ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Monte McKinley, EUA Grand Canyon, EUA. Idaho, EUA Montes Apalaches, EUA e

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Sistema de Ensino CNEC - MG A maior parte da Europa está situada entre o Trópico de Câncer e o Círculo

Leia mais

Floresta Amazônica Peixe boi Seringueira Zona de cocais Araracanga Caatinga

Floresta Amazônica Peixe boi Seringueira Zona de cocais Araracanga Caatinga Floresta Amazônica: estende-se além do território nacional, com chuvas frequentes e abundantes. Apresenta flora exuberante, com espécies como a seringueira, o guaraná, a vitória-régia, e é habitada por

Leia mais

CLIMAS DE PERNAMBUCO

CLIMAS DE PERNAMBUCO CLIMAS DE PERNAMBUCO EP quente e úmida TP quente e úmida PP Fria e úmida EC Quente e úmida EA Quente e úmida TA Quente e úmida TC Quente e SECA PA Fria e úmida FENÔMENOS DA MPA Friagem na Amazônia

Leia mais

A diversidade de vida no planeta. Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem?

A diversidade de vida no planeta. Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem? A diversidade de vida no planeta Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem? Domínios naturais terrestres São extensas áreas geográficas com

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) QUADRO NATURAL (FÍSICO) VEGETAÇÃO CLIMA Você já estudou 6º ano RELEVO HIDROGRAFIA

Leia mais

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira. Geografia Os Biomas Brasileiros Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BIOMAS DO BRASIL Amazônia Extensão aproximada: 4.196.943 quilômetros quadrados. A Amazônia

Leia mais

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES FORMAÇÕES VEGETAIS - Os elementos da natureza mantém estreita relação entre si. - A essa relação, entendida como a combinação e coexistência de seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) dá-se o nome

Leia mais

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS Tefe 3º 22 S 28 Thiruvanantha 8º 29 N 28 24 24 2 2 Temperaturas médias mensais sempre

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Degradação de Biomas. Prof. Me. Cássio Resende de Morais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Degradação de Biomas. Prof. Me. Cássio Resende de Morais FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Degradação de Biomas Prof. Me. Cássio Resende de Morais Floresta Amazônica Ocupa 1/3 da América do Sul; Maior floresta

Leia mais

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre CONTINENTE EUROPEU Prof.º Sueli Onofre TAMANHO E LOCALIZAÇÃO América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania TAMANHO

Leia mais

Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE

Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE O relevo Brasileiro O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente

Leia mais

Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação 3 26

Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação 3 26 Índice Ficha 1 A Terra um planeta muito especial 4 Ficha 2 O solo material terrestre suporte de vida 6 Ficha 3 Importância das rochas e dos minerais 8 Teste de avaliação 1 10 Ficha 4 Importância da água

Leia mais

Colégio São Paulo. Bioma. adapt ações. Biologia 9º ano Prof. Marana Vargas

Colégio São Paulo. Bioma. adapt ações. Biologia 9º ano Prof. Marana Vargas Colégio São Paulo Bioma se adapt ações Biologia 9º ano Prof. Marana Vargas Pantanal - O clima é quente e úmido, no verão, e frio e seco, no inverno; - A maior parte dos solos do Pantanal são arenosos

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Ciências 5 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Ciências NOME: ESCOLA:

Leia mais

A interdependência entre os elementos na BIOSFERA.

A interdependência entre os elementos na BIOSFERA. A interdependência entre os elementos na BIOSFERA. A biosfera contém inúmeros ecossistemas (conjunto formado pelos animais e vegetais em harmonia com os outros elementos naturais). Biomas: conjuntos dinâmicos

Leia mais

Exercitando Ciências Tema Ecossistemas Brasileiros. (Terrestres, Litorâneos e de Transição)

Exercitando Ciências Tema Ecossistemas Brasileiros. (Terrestres, Litorâneos e de Transição) Exercitando Ciências Tema Ecossistemas Brasileiros (Terrestres, Litorâneos e de Transição) Esta lista de exercícios aborda os seguintes ecossistemas: Pantanal, Mata de Araucárias Mata Atlântica, Cerrado,

Leia mais

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo AULA CLIMA MUNDO Prof. Diogo Máximo O clima de um lugar ou região é a sucessão habitual dos estados de tempo, ao longo do ano, sobre esse mesmo lugar ou região, ou seja, uma síntese anual do tempo. O estado

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE II- PRIMEIRO BIMESTRE 8º ANO

ATIVIDADES ONLINE II- PRIMEIRO BIMESTRE 8º ANO ATIVIDADES ONLINE II- PRIMEIRO BIMESTRE 8º ANO 1) (UNESP) Leia o texto: Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de Km2, hoje restam apenas 20% desse total.

Leia mais

GRANDES BIOMAS DO MUNDO

GRANDES BIOMAS DO MUNDO GRANDES BIOMAS DO MUNDO O que é bioma? É um conjunto de ecossistemas terrestres com vegetação característica e fisionomia típica, onde predomina certo tipo de clima. Regiões da Terra com latitudes coincidentes,

Leia mais

O que são factores abióticos? Factores dependentes do meio que influenciam a vida dos seres vivos

O que são factores abióticos? Factores dependentes do meio que influenciam a vida dos seres vivos Factores abióticos O que são factores abióticos? Factores dependentes do meio que influenciam a vida dos seres vivos Factores abióticos Temperatura Vamos estudar Luz Humidade Solo Temperatura Factor de

Leia mais

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 3 Biomas e Domínios Morfoclimáticos

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 3 Biomas e Domínios Morfoclimáticos Geografia Física Turmas: T/R Chicão Aula 3 Biomas e Domínios Morfoclimáticos Geografia Física Turmas TR 1 Sem Cartografia, escala, fuso horário, geologia e relevo 02/08 Dinâmica climática 16/08 Dinâmica

Leia mais

OS FATORES DO CLIMA. Equador, portanto quanto maior a latitude, menores são as médias anuais de temperatura.

OS FATORES DO CLIMA. Equador, portanto quanto maior a latitude, menores são as médias anuais de temperatura. Os climas do Brasil OS FATORES DO CLIMA LATITUDE quanto mais nos distanciamos do Equador, portanto quanto maior a latitude, menores são as médias anuais de temperatura. BRASIL 93% zona Intertropical e

Leia mais

01- Observe a figura.

01- Observe a figura. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Observe a figura. Escreva o nome de

Leia mais

O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da

O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da terra. Formas de precipitação: chuva, neve, granizo, orvalho

Leia mais

Ecossistemas Terrestres - Epinociclo. Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo

Ecossistemas Terrestres - Epinociclo. Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo Ecossistemas Terrestres - Epinociclo Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo Ecossistemas Terrestres Clima + condições do solo Latitude Temperaturas médias e extremas Relevo Regimes de chuva Tipo de solo Ecossistemas

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande UFCG

Universidade Federal de Campina Grande UFCG Universidade Federal de Campina Grande UFCG Distribuição dos Ecossistemas e Ecossistemas Humanos Professora: Dayse Luna Barbosa Período 2011.1 BIOMA - É a combinação distinta de plantas e animais, formando

Leia mais

Floresta Amazônica É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fe

Floresta Amazônica É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fe Biomas do Brasil Floresta Amazônica É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Ciências 2º Bimestre - Ensino Fundamental II ROTEIRO DE ESTUDOS Nome: Nº.: Série: 6º Professora Cristiane Carvalho / /16 INSTRUÇÕES: Leia os enunciados com atenção

Leia mais

Biomas / Ecossistemas brasileiros

Biomas / Ecossistemas brasileiros GEOGRAFIA Biomas / Ecossistemas brasileiros PROF. ROGÉRIO LUIZ 3ºEM O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna

Leia mais

TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA

TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA CURSO: GEOGRAFIA DISCIPLINA: BIOGEOGRAFIA DOCENTE: DR. MARCOS ROBERTO MARTINES DISCENTE: TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA PARQUE ESTADUAL CARLOS BOTELHO SÃO MIGUEL ARCANJO/SP 15/12/2018 ATIVIDADE 1: Coleta

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. originárias ambientes Portugal. Austrália autóctones diversidade. exóticas nativas habitat

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. originárias ambientes Portugal. Austrália autóctones diversidade. exóticas nativas habitat Conteúdo: As Plantas FICHA DE TRABALHO 1 originárias ambientes Portugal Austrália autóctones diversidade exóticas nativas habitat A natureza apresenta grande de plantas adaptadas a protege das que diferem

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: As Plantas

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: As Plantas Conteúdo: As Plantas FICHA DE TRABALHO 1 originárias ambientes Portugal Conteúdo: As Plantas FICHA DE TRABALHO 1 originárias ambientes Portugal Austrália autóctones diversidade Austrália autóctones diversidade

Leia mais

OS BIOMAS. A Geografia Levada a Sério

OS BIOMAS.  A Geografia Levada a Sério OS BIOMAS 1 A MATA DE ONDE EU VIM 2003 Guilherme Arantes 2 A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil. Nicolau Copérnico 3 Os Biomas A Paisagem é um conceito chave na ciência

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

Definição Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos

Leia mais

BIOMAS BRASILEIROS. - Biodiversidade - Principais características - Importância. Por Priscila de Souza Bezerra

BIOMAS BRASILEIROS. - Biodiversidade - Principais características - Importância. Por Priscila de Souza Bezerra BIOMAS BRASILEIROS - Biodiversidade - Principais características - Importância Por Priscila de Souza Bezerra O que são biomas? (bios=vida; omas= massa,grupo) Conjunto de ecossistemas com características

Leia mais

EUROPA ASPECTOS NATURAIS Módulo 12 Frente 03 Livro 2 (paginas 210 a 215)

EUROPA ASPECTOS NATURAIS Módulo 12 Frente 03 Livro 2 (paginas 210 a 215) EUROPA ASPECTOS NATURAIS Módulo 12 Frente 03 Livro 2 (paginas 210 a 215) Vamos conhecer melhor as características naturais da Europa Imagem:TUBS/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Imagem:

Leia mais

ECOSSISTEMA : = = UNIDADE DE ESTUDO DA ECOLOGIA SISTEMA DE RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E FATORES FÍSICOS E QUÍMICOS DO MEIO

ECOSSISTEMA : = = UNIDADE DE ESTUDO DA ECOLOGIA SISTEMA DE RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E FATORES FÍSICOS E QUÍMICOS DO MEIO ECOLOGIA INTRODUÇÃO ECOSSISTEMA : UNIDADE DE ESTUDO DA ECOLOGIA SISTEMA DE RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E FATORES FÍSICOS E QUÍMICOS DO MEIO FATORES BIÓTICOS = = FATORES ABIÓTICOS Os ecossistemas são formados

Leia mais

ECOSSISTEMAS TERRESTRES. Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo

ECOSSISTEMAS TERRESTRES. Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo ECOSSISTEMAS TERRESTRES Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo BIOSFERA Conjunto de todos os ecossistemas; Cada ecossistema é um conjunto de fatores abióticos (luz, temperatura, etc.) e comunidade (biótica). Comunidade

Leia mais

CORPO: o formato de seu bico, que é comprido e possui uma colher na extremidade, deu origem a seu nome popular.

CORPO: o formato de seu bico, que é comprido e possui uma colher na extremidade, deu origem a seu nome popular. Nome: Alice nº 2 2º ano E NOME DO ANIMAL: Colhereiro. CORPO: o formato de seu bico, que é comprido e possui uma colher na extremidade, deu origem a seu nome popular. HÁBITOS ALIMENTARES: carnívoro. GESTAÇÃO:

Leia mais

Temperatura Pressão atmosférica Umidade

Temperatura Pressão atmosférica Umidade O CLIMA Elementos do clima Temperatura Pressão atmosférica Umidade São responsáveis por caracterizar os climas. TEMPERATURA Corresponde à quantidade de calor. Pressão atmosférica Força que o peso do ar

Leia mais

A BIOSFERA E SEU EQUILÍBRIO

A BIOSFERA E SEU EQUILÍBRIO A BIOSFERA E SEU EQUILÍBRIO A BIOSFERA E SEU EQUILÍBRIO CONCEITO Parte do planeta habitada biologicamente; Entretanto, considerando-se a totalidade do globo terrestre, esta região não excede a uma fina

Leia mais