Dia 03/10 das 9h às 11h. Palestra Limite: o céu de Santo André

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dia 03/10 das 9h às 11h. Palestra Limite: o céu de Santo André"

Transcrição

1 Daniele Benício

2 Dia 03/10 das 9h às 11h. Palestra Limite: o céu de Santo André Transporte sai da Universidade às 8h30 (chegar antes) Preencher o formulário até HOJE às 23h59.

3 Relembrando Vida no Espaço I... Astrobiologia é uma ciência interdisciplinar que estuda a origem, distribuição e futuro da vida no Universo. Preocupada com algumas questões... Como a vida começa e evolui? Existe vida em outros lugares do Universo? Como detectar a vida? Qual é o futuro da vida na Terra e além dela?

4 Relembrando Vida no Espaço I... Requisitos para uma definição de vida Universalidade deve abranger todas as formas possíveis de vida e não apenas a vida baseada em carbono, DNA e proteínas; Coerente com o conhecimento atual sobre os sistemas vivos; Proporcionar um perfil claro ao objeto do estudo da biologia de maneira unificada e coerente; Especificidade: diferenciar o que e vivo do que não e vivo.

5 Relembrando Vida no Espaço I... Hipóteses de como surgiu a vida na Terra Abiogênese ou Geração Espontânea: surgimento de seres vivos com base em substâncias inanimadas. Um ser nascia de um germe da vida, sem que um outro precisasse gerá-lo (exceto humanos). Biogênese: Origem dos seres vivos através de outros preexistentes. Panspermia: vida que veio de fora da Terra, veio de qualquer parte do Universo. O planeta foi povoado por seres vivos ou elementos precursores da vida oriundos de outros planetas; que se propagaram por meteoritos e poeira cósmica até a Terra. Neopanspermia: Ao invés de vida mais complexa, o que veio do espaço foram macromoléculas que deram origem a vida. Em vez da vida o que teria chegado seriam as moléculas da vida.

6 Relembrando Vida no Espaço I... Charles Darwin ( ) imaginava que uma poça de caldo nutritivo, contendo amônia, sais de fosforo, luz, calor e eletricidade, pudesse ter dado origem a proteínas, que se transformaram em compostos mais complexos, até originarem os seres vivos. Hipótese de Oparin-Haldane Através de reações químicas entre moléculas simples, tais como CH4, CO, CO2, H2, H2S, HCN, NH3, H2O, etc., se formariam moléculas mais complexas (aminoácidos, açúcares, ácidos nucleicos, lipídeos, etc.)

7 Relembrando Vida no Espaço I...

8 Relembrando Vida no Espaço I... Possíveis químicas alternativas para a vida O carbono parece ser o único elemento capaz de formar polímeros que rapidamente sofrem alterações químicas sob as condições físicas prevalecentes na Terra. Devido a suas propriedades químicas, o elemento carbono pode formar um número quase ilimitado de moléculas, sendo que algumas delas são comuns no meio interestelar. Outras alternativas: silício, metano, amônia, fósforo.

9 Em 2004 a sonda espacial Stardust uma série de moléculas no cometa Wild 2 que podem ser os blocos básico do qual a vida se desenvolveu.

10 Em 2004 a sonda espacial Deep Impact descobriu uma mistura de argila e partículas orgânicas no interior do cometa Tempel 1.

11 Possíveis Planetas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Dentro do Sistema Solar há tantos planetas, como luas de planetas que possam ter algum tipo de vida, não da maneira como vemos, pode ser composto de outras moléculas diferentes das nossas.

12 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Estes são: Marte Vênus Europa, Calisto e Ganimedes (Luas de Júpiter) Encélado e Titã (Luas de Saturno)

13 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Marte Acredita-se que há uma possibilidade de ter havido ou haver vida em Marte. Desta forma foram mandadas sondas ao longo do anos para verificar se havia indícios de água, metano, microfósseis e moléculas orgânicas.

14 O grande número de camadas indica uma rica historia geológica...

15 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Sonda espacial Spirit Lançada em 10 de junho de 2003, pousou em Marte em 4 de janeiro de A NASA escolheu a Cratera de Gusev como o local de pouso do Spirit, baseado em dados obtidos por satélites anteriormente enviados a Marte, pois lá havia indícios que há muito tempo atrás a cratera abrigava um grande lago. Teve duração de 6 anos. Em 26 de dezembro de 2009 ficou atolado em uma armadilha de areias moles e não conseguiram desenterrálo.

16 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) O que a Sonda Spirit encontrou? Em 25 de junho de 2004 detectou a presença de hematita (mineral), o que sugere um passado aquoso em Marte. E detectou redemoinhos. Vídeo de um redemoinho de poeira em Marte:

17 Fotografia do pôr-do-sol marciano tirada pela Spirit na cratera Gusev em 19 de maio de 2005.

18 A NASA baseado em fotos coloridas das vizinhanças do local de pouso do Spirit, nomeia três colinas com os nomes dos tripulantes da missão Apollo 1, que morreram em um incêndio, quando estavam dentro da cápsula, em testes de pré-lançamento.

19 A imagem foi a última coisa que a nave robô Spirit viu em Marte.

20 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Sonda espacial Opportunity Foi lançada em 7 de julho 2003 e aterrissou em Marte em 24 de janeiro de Veículo idêntico ao Spirit, a diferença estava apenas em onde ambos aterrissaram, ou seja em lados opostos.

21 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Sonda espacial Opportunity Primeiro panorama de 360 graus é o primeiro enviado à Terra pela Opportunity logo após aterrissar no Meridiani Planum, em Marte. A imagem foi capturada por uma câmera de navegação da sonda.

22 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) O que a sonda espacial Opportunity encontrou? A sonda percorreu diversas crateras ao longo do tempo que estava em operação. Também encontrou hematita ao longo das crateras além de alguns afloramentos rochosos com que demonstraram ter sofrido ação da água.

23 Segundo a NASA, em julho de 2014, o Opportunity tornou-se o veículo com rodas a percorrer a maior distância fora da superfície terrestre, totalizando 40 km desde sua chegada em 2005 a Marte, superando a sonda soviética Lunokhod 2 com 39 km.e

24 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Sonda espacial Curiosity Foi lançado em 26 de novembro de 2011 e aterrissou em 6 de agosto de Sua massa era de 900kg. Essa massa era devido a quantidade de equipamentos de análise afim de descobrir se o planeta poderia ser habitável.

25 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Sonda espacial Curiosity Tinha como objetivo investigar a possibilidade de vida em Marte, além de tentar descobrir alguns elementos químicos que podem originar a vida. Primeiramente descobriu vestígios de um riacho.

26 20/08/2015

27 Curiosity registra dunas petrificadas em Marte (11/09) vida/noticia/2015/09/11/curiosity-registra-dunas-petrificadas-em-marte php Nas condições atuais água líquida é instável (gelo que descongelasse evaporaria rapidamente). Por isto, a existência de vida atualmente é bem improvável, pode no máximo ter tido no passado.

28 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Vênus Acredita-se que pode existir vida microbiana em Vênus, em sua densa e nebulosa atmosfera protegida por uma fina camada composta de enxofre.

29 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Até agora, não há registros de vida em Vênus. A superfície do planeta pode chegar a uma temperatura de 464 graus celsius, o que elimina boa parte das chances de isso acontecer. Apesar de sua similaridade com a Terra em tamanho e estrutura, o planeta conta com uma atmosfera tóxica que retém o calor em um efeito estufa constante. Os cientistas não descartam a possibilidade de existir vida em Vênus, mas a maioria das pesquisas sobre o planeta se concentra nessa hipótese de existência apenas em um passado distante, antes do efeito estufa criado pelas altas temperaturas que existem hoje. Há a suposição de que Vênus e a Terra teriam se originado da mesma forma onde havia água em Vênus e muito gás carbônico na Terra.

30 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Em 2012, um cientista russo afirma ter encontrado vida em Vênus. Leonid Ksanfomaliti, do Instituto de Pesquisas Espaciais da Academia de Ciências da Rússia, reanalisou fotos tiradas em 1982 pela sonda Venus-13 para fazer essa constatação. As informações foram publicadas no jornal russo Solar System Research e reportadas pela versão online do jornal britânico Daily Mail.

31 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Alegação do Leonid Ksanfomaliti Entretanto, a análise sugere que ele está "dando vida" a um tipo de capa de lente de câmera e borrões na imagem.

32 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Júpiter Devido ter várias Luas em sua órbita, cientistas acreditam que em alguma delas possam haver algum tipo de vida, estas podem não ser como conhecemos aqui na Terra.

33 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Lua Europa: há suposições de que a gravidade de Júpiter influencie atividade tectônica e vulcânica para aquecimento. Os riscos que vemos são fissuras de gelo. Não há atmosfera. Condições semelhantes a fontes hidrotermais nos oceanos da Terra.

34 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Lua Calisto: Uma provável existência de um oceano abaixo de sua camada de gelo, deixa aberta a possibilidade de haver vida microbiana nesse oceano.

35 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Lua Ganimedes: Por ser composto por rocha, silicatos e gelo sobre uma camada de água lamacenta, além de ter uma fina atmosfera.

36 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Saturno Lua Encélado: É considerado uma Lua de gelo, possui calor gerado por forças de Maré, água líquida e matéria orgânica.

37 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) Lua Titã: Possui atmosfera densa, temperaturas baixas, mas possui líquidos, lagos, rios, marés chuva, abundância de matéria orgânica e há a hipótese de química pré-biótica similar ou mesma da Terra. Os lagos, rios, nuvens e chuva são de metano, não de água.

38 Oceanos de água líquida abaixo do gelo em Europa, Encelado e Titã.

39 Possíveis Planetas e luas que possam conter vida (dentro do Sistema Solar) O importante para a vida como conhecemos é ter água liquida. Para isso devemos ter temperaturas adequadas, e portanto o planeta precisa estar numa zona habitável. Esta zona habitável se encontra numa faixa a uma distância determinada de sua estrela. Essa região não deve ser quente demais nem fria demais para manter a água em estado líquido. Quanto mais fria estrela mais perto tem de ficar e quanto mais quente mais longe.

40

41 Zona Habitável Galáctica Primeiramente é importante a galáxia ter um formato diferentes das elípticas, pois estas não possuem uma zona habitável.

42 Zona Habitável Galáctica Para a formação de planetas telúricos e assim desenvolver vida complexa, é necessário que o sistema estelar esteja suficientemente próximo ao centro da galáxia assim tendo um nível de metalicidade maior.

43 Zona Habitável Galáctica Além de permitir a formação de planetas rochosos, os elementos mais pesados são a base para as complexas moléculas da vida como conhecemos. Ao mesmo tempo que é importante ter uma proximidade do centro da galáxia, também é importante manter uma distância para não sofrer com os efeitos gravitacionais perturbadores e a radiação nociva vinda de nebulosas com gás ionizados.

44 Possíveis Planetas que possam conter vida (ao longo da Via Láctea) O número de candidatos e de exoplanetas vem crescendo rapidamente. Um dos primeiros sistemas a ser descoberto e que merece destaque é o Sistema Gliese 581 a 20,3 anos-luz da Terra na constelação de Libra. O exoplaneta Gliese 581 b foi descoberto em Novembro de 2005, mas o exoplaneta que recebeu maior atenção da comunidade científica foi o Gliese 581 c, descoberto em 2007 e apontado como o provável primeiro exoplaneta potencialmente habitável. Atualmente esse sistema conta com 6 exoplanetas.

45 Earth Similarity Index - Índice de Similaridade com a Terra O ESI é um índice para medir a habitabilidade de um exoplaneta. Os valores são realizados em escalas numéricas que levam em conta a forma como o planeta é feito e sua composição geoquímica.

46

47 Possíveis Planetas que possam conter vida (ao longo da Via Láctea) Gliese 581 c: Está na órbita da anã vermelha Gliese 581 na constelação de Libra, aparenta orbitar em uma zona habitável, pode possuir água em estado líquido e é o primeiro planeta extrassolar descoberto possivelmente habitável. 20,5 anos Luz da terra 5x a massas da terra Concepção Artística

48 Possíveis Planetas que possam conter vida (ao longo da Via Láctea) Pode estar sempre com a mesma face voltada para sua estrela, causando variação de temperatura considerável. Mas a parte entre as faces pode conter vida. Cientistas da NASA disseram que o novo planeta, caso fosse possível, poderia ser alvo de pesquisas tripuladas, já que existe a tendência de que os seres humanos possam sobreviver às condições do novo planeta. (ficção científica?)

49 Possíveis Planetas que possam conter vida (ao longo da Via Láctea) Gliese 581 d: está dentro da zona habitável da estrela Gliese 581, sua atmosfera de CO2 é densa o bastante para ter um clima estável abrigando oceanos, nuvens e chuvas.

50

51 Possíveis Planetas que possam conter vida (ao longo da Via Láctea) HD69830 d: Acredita-se que esteja na zona habitável de sua estrela (anã HD 69830), assim podendo manter a água em estado líquido. Porém é um planeta que há a possibilidade de não ser rochoso e sim gasoso. Concepção Artística

52 Concepção Artística A estrela Kepler-10 encontra-se a 564 anos-luz de distância da Terra. Anunciado em 2011 o Exoplaneta Kepler-10b: menor planeta rochoso até Janeiro de 2011 com 1.4 raio da Terra.

53 Kepler-20e foi descoberto em Dezembro de 2011, orbitando uma estrela como o Sol, mas ligeiramente mais fria e menor. Porém, ele é muito quente e incapaz de manter uma atmosfera ou um oceano de água em estado líquido. Junto do Kepler-20f são os menores exoplanetas confirmados até 21 de Dezembro de 2011 ao redor de uma estrela como o Sol. Concepção Artística

54 Concepção Artística O Kepler-186f foi descoberto em Abril de 2014 e é o primeiro exoplaneta de tamanho similar ao da Terra encontrado na zona habitável de uma pequena e fria estrela do tipo M, com cerca de metade do tamanho e massa solares.

55 Kepler-452b é o primeiro exoplaneta próximo à Terra em tamanho na zona habitável de uma estrela muito parecida com o Sol.

56 Possíveis Planetas que possam conter vida (ao longo da Via Láctea) No verão de 1977 duas sondas Voyager partiram de Cabo Canaveral com a missão de explorar o espaço exterior ao sistema solar. Em 1977, as Voyager levaram várias imagens, sons, música e mensagens em 55 línguas incluindo do Presidente norteamericano Jimmy Carter na época, e o austríaco Kurt Waldheim secretário geral da ONU na época. A seleção foi feita por um comitê encabeçado por Carl Sagan.

57 Discos de Ouro da Voyager São discos fonográficos que estão a bordo de ambas as naves Voyager. Eles contêm sons e imagens selecionados como amostra da diversidade de vida e culturas da Terra e são dirigidos a qualquer forma de vida extraterrestre que os encontrem.

58

59 Equação de Drake A equação mostra que é bastante difícil achar vida inteligente, já que a sobrevida da civilização depende não só da consciência dos membros dela sobre os limites do ambiente, mas também em organização e liderança pelo governos que realizam esta consciência na base da ética dessa civilização.

60

61 SETI SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence, Busca por Inteligência Extraterrestre) é um projeto que tem por objetivo a constante busca por vida inteligente no espaço. Uma das abordagens, denominada radio SETI, visa analisar sinais de rádio de baixa frequência captados por radiotelescópios terrestres (principalmente pelo Radiotelescópio de Arecibo), uma vez que este tipo de sinal não ocorre naturalmente, podendo ser interpretada como evidência de vida extraterrestre.

62 SETI Hoje se trabalham com arrays de antenas Com dedicação exclusiva ao projeto.

63 SETI é um projeto feito com base nas pesquisas do projeto SETI que utiliza os dados coletados por ele, dividindo-os em pequenos trechos que possam ser analisados por computadores pessoais comuns. Para isso, o projeto conta com a participação voluntária dos internautas, que "emprestam" o tempo de processamento de seus computadores para a análise desses sinais de rádio. Assim, ao se conectar à Internet, o usuário cadastrado do SETI carrega dados coletados por um radiotelescópio no seu computador que serão analisados durante o tempo livre do processador. Após essa análise, os resultados são retransmitidos ao controle do projeto. Essa versão do projeto SETI@home migrou para a plataforma BOINC.

64 SERENDIP aproveita observações do telescópio de rádio em curso, ao invés de ter seu próprio programa de observação, SERENDIP analisa dados do telescópio de rádio no espaço profundo que ela obtém enquanto outros astronomos estão usando o telescópio.

65 Mensagem de Arecibo O Aglomerado M13 foi escolhido como alvo para uma das primeiras mensagens de rádio enviadas ao espaço, com o objetivo de transmitir a uma possível civilização extraterrestre informações sobre a Terra e a civilização humana. A mensagem foi enviada em 1974 pelo projeto SETI com o uso do radiotelescópio porto-riquenho Arecibo. A razão principal era devido ao fato de que a região, tendo uma alta densidade de estrelas, tem uma maior chance de existência de vida inteligente habitando um exoplaneta. M13 está a 25 mil anos-luz da Terra e possui mais de 300 mil estrelas. A mensagem foi transmitida exatamente em 16 de Novembro de 1974, e consistia-se em 1679 impulsos de código binário que levaram três minutos para serem transmitidos na frequência de 2380 Mhz. M13 tem metalicidade tão baixa, que a existência de planetas rochoso é improvável. Além disso, uma resposta de lá chegaria em nós só em 50'000 anos.

66

67 Esfera de Dyson É uma megaestrutura hipotética originalmente descrita por Freeman Dyson, a qual orbitaria uma estrela de modo a rodeá-la completamente, capturando toda ou maior parte de sua energia emitida. Dyson especulou que tal estrutura seria a consequência lógica da sobrevivência e da escalar necessidade de energia de uma civilização avançada tecnologicamente e propôs que a busca de evidências de tal estrutura poderia levar a detecção de vida extraterrestre com inteligência avançada.

68 Impossibilidade de as buscas por vida inteligente e as tentativas de mandar recado derem em algo, devido as distâncias enormes, pelo tempo que até a luz leva, pela improbabilidade de alguém olhar na direção certa no momento certo e na faixa espectral certa, além do fato de alguma inteligência extraterrestre não saber interpretar os nossos recados (e vice-versa).

69 PRÓXIMAS AULAS DO CURSO 26/09: Exploração do Espaço I 03/10: Manhã Visita ao Planetário Johannes Kepler (Parque Sabina) Tarde Exploração do Espaço II + Discussão de Aproveitamento e distribuição de certificados

Apresentado por Joice Maciel. Universidade Federal do ABC Setembro de 2013

Apresentado por Joice Maciel. Universidade Federal do ABC Setembro de 2013 Apresentado por Joice Maciel Universidade Federal do ABC Setembro de 2013 Hipóteses de como surgiu a vida na Terra Possíveis planetas que possam conter vida (dentro do sistema solar) Zona habitável galáctica

Leia mais

Requisitos para uma definição de vida; Hipóteses de como surgiu a vida na Terra; Possíveis planetas que possam conter vida (dentro do sistema solar);

Requisitos para uma definição de vida; Hipóteses de como surgiu a vida na Terra; Possíveis planetas que possam conter vida (dentro do sistema solar); Daniele Benício Requisitos para uma definição de vida; Hipóteses de como surgiu a vida na Terra; Possíveis planetas que possam conter vida (dentro do sistema solar); Zona habitável galáctica; Possíveis

Leia mais

Componente Curricular: Astronomia Prof. Sérgio Mittmann dos Santos Turma: LCN 1 Nomes: Daniele Homem dos Santos Gabriela Dipicoli Brasil Jhonny B.

Componente Curricular: Astronomia Prof. Sérgio Mittmann dos Santos Turma: LCN 1 Nomes: Daniele Homem dos Santos Gabriela Dipicoli Brasil Jhonny B. Componente Curricular: Astronomia Prof. Sérgio Mittmann dos Santos Turma: LCN 1 Nomes: Daniele Homem dos Santos Gabriela Dipicoli Brasil Jhonny B. Silveira Livania dos Santos da Silva Introdução...3 O

Leia mais

O que são exoplanetas?

O que são exoplanetas? Exoplanetas O que são exoplanetas? α Um exoplaneta (ou planeta extra-solar) é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, portanto, pertence a um sistema planetário diferente do nosso. α Até

Leia mais

VIDA NO ESPAÇO. Victoria Arantes Aula 20

VIDA NO ESPAÇO. Victoria Arantes Aula 20 VIDA NO ESPAÇO Victoria Arantes Aula 20 A ciência que estuda a vida no espaço é chamada de Astrobiologia. Mas afinal, o que significa astrobiologia? Origem da palavra: στρον ( ἄ astron), "constelação,

Leia mais

PLANETAS GIGANTES. Semana dos Planetas Gigantes 2015

PLANETAS GIGANTES. Semana dos Planetas Gigantes 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Observatório do Valongo Semana dos Planetas Gigantes 2015 PLANETAS GIGANTES Gustavo F. Porto de Mello NOSSO SISTEMA SOLAR:

Leia mais

Planetas fora do Sistema Solar

Planetas fora do Sistema Solar Planetas fora do Sistema Solar Dep. Astronomia Instituto de Física UFRGS (2018-1) O Sistema Solar Massa do Sol = 2 x 1030 Kg (333 000x a massa da Terra; 1 000 x a massa de Júpiter) Diâmetro do Sol = 1

Leia mais

Condições da Terra que permitem a existência da vida

Condições da Terra que permitem a existência da vida Condições da Terra que permitem a existência da vida Sol Estrela do Sistema Solar, fonte de luz e de energia Mercúrio Atmosfera: ausente Temperatura: 180 C (noite) a +330 C (dia) Sem água no estado líquido

Leia mais

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo.

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo. Prof. Me. Eduardo de Freitas Sousa # GEO = terra; LOGOS = estudo. # Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do

Leia mais

ASTROBIOLOGIA Habitabilidade Planetária

ASTROBIOLOGIA Habitabilidade Planetária ASTROBIOLOGIA Habitabilidade Planetária Centro de Extensão Universitária - SP C. A. Wuensche 19 de junho de 2006 Habitabilidade planetária O que torna um planeta habitável? Por que a Terra é habitável

Leia mais

Planetas fora do Sistema Solar

Planetas fora do Sistema Solar Planetas fora do Sistema Solar Dep. Astronomia Instituto de Física UFRGS (2018-2) O Sistema Solar Massa do Sol = 2 x 1030 Kg (333 000 x a massa da Terra; 1 000 x a massa de Júpiter) Diâmetro do Sol = 1

Leia mais

CAPÍTULO 03 O Universo..

CAPÍTULO 03 O Universo.. CAPÍTULO 03 O Universo.. 03/03/2016 6º Ano B Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 34 a 40 Itens 01 a 03. Estrutura Temática Astros do universo. Planetas Satélites Estrelas Distâncias no Espaço. Sistemas,

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 07: O Sistema Solar, parte 1

Astrofísica Geral. Tema 07: O Sistema Solar, parte 1 stema Solar, parte 1 Índice 1 Sistema Solar 2 Planetas do Sistema Solar 3 Planetas-anões 4 Bibliografia 2 / 39 Índice 1 Sistema Solar 2 Planetas do Sistema Solar 3 Planetas-anões 4 Bibliografia 3 / 39

Leia mais

Introdução à Astrofísica. Origem da Vida e Vida Extraterrestre. Rogemar A. Riffel

Introdução à Astrofísica. Origem da Vida e Vida Extraterrestre. Rogemar A. Riffel Introdução à Astrofísica Origem da Vida e Vida Extraterrestre Rogemar A. Riffel Procura de vida fora da Terra O que possibilita que um planeta e sua estrela central abriguem a vida? - Água líquida; - Fonte

Leia mais

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL Sol Planetas principais (giram diretamente à volta do Sol) Planetas secundários ou satélites (giram à volta de outros planetas) Planetas anões (Plutão, Ceres, Xena)

Leia mais

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Ensino de Astronomia Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC São planetas encontrados fora do sistema solar que orbitam outras estrelas Rochosos Gasosos Muito maiores que Júpiter Tão quentes que

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia. Vida Fora da Terra. Rogério Riffel

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia. Vida Fora da Terra. Rogério Riffel Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia Vida Fora da Terra Rogério Riffel Inúmeros sóis existem; inúmeras Terras giram ao redor destes sóis de maneira similar a que os sete

Leia mais

ASTROBIOLOGIA: BUSCA DE VIDA NO UNIVERSO

ASTROBIOLOGIA: BUSCA DE VIDA NO UNIVERSO ASTROBIOLOGIA: BUSCA DE VIDA NO UNIVERSO Gustavo Porto de Mello gustavo@astro.ufrj.br Projeto Vida no Universo - ViU www.ov.ufrj.br/projetoviu APOIO: CNPq CCMN UFRJ Uma história cronológica da evolução

Leia mais

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar Introdução à Astronomia Fundamental Lua Distância média da Terra: 384 400 km Diâmetro equatorial: 3480 km Massa: 0,012 massa terrestre Gravidade: 1,62 m/s 2 Densidade: 3340 kg/m 3 Rotação: 27,32 dias Período

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 27: Detecção de vida

Astrofísica Geral. Tema 27: Detecção de vida cção de vida Índice 1 Perguntas fundamentais 2 Bioassinaturas 3 Bioassinaturas sondas 4 Bioassinaturas luz 5 Bibliografia 2 / 32 Índice 1 Perguntas fundamentais 2 Bioassinaturas 3 Bioassinaturas sondas

Leia mais

Meta da Nasa é dar autonomia a robôs Para cientista, soluções da UPE tem aplicação pela agencia dos EUA

Meta da Nasa é dar autonomia a robôs Para cientista, soluções da UPE tem aplicação pela agencia dos EUA Meta da Nasa é dar autonomia a robôs Para cientista, soluções da UPE tem aplicação pela agencia dos EUA A próxima geração de robôs astronautas será autônoma, inteligentes e auto-suficientes. A avaliação

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia. Vida Fora da Terra. Rogério Riffel

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia. Vida Fora da Terra. Rogério Riffel Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia Vida Fora da Terra Rogério Riffel Inúmeros sóis existem; inúmeras Terras giram ao redor destes sóis de maneira similar a que os sete

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA O Sistema Solar O sistema solar é formado pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas, com suas luas e anéis, pelos planetas anões,

Leia mais

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Ensino de Astronomia Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC São planetas encontrados fora do sistema solar que orbitam outras estrelas Rochosos Gasosos Muito maiores que Júpiter Tão quentes que

Leia mais

Planetas fora do Sistema Solar

Planetas fora do Sistema Solar Planetas fora do Sistema Solar José Eduardo Costa Dep. Astronomia Instituto de Física UFRGS (2016-2) O Sistema Solar Massa do Sol = 2 x 1030 Kg (333 000x a massa da Terra; 1 000x a massa de Júpiter) Diâmetro

Leia mais

Quais são os planetas do Sistema Solar? O que são asteroides, cometas e meteoritos? Quais as diferenças entre estrelas e planetas?

Quais são os planetas do Sistema Solar? O que são asteroides, cometas e meteoritos? Quais as diferenças entre estrelas e planetas? Jerry Schad/Photo Researchers, Inc./Latinstock O Sistema Solar é formado pelo Sol e pelos planetas que giram ao redor dele, além de outros corpos celestes menores, como planetas-anões, Luas e asteroides.

Leia mais

Sistema Solar: a sua origem e os seus astros

Sistema Solar: a sua origem e os seus astros Sistema Solar: a sua origem e os seus astros Origem do Sistema Solar A Terra é um dos planetas do Sistema Solar em cujo o centro se encontra o Sol. Teoria da Nebulosa Solar Os astrónomos acreditam que

Leia mais

Astronomia. O nosso Universo

Astronomia. O nosso Universo Astronomia O nosso Universo O sistema solar Distância entre a Lua e a Terra: 384.000 Km (aprox. 1 seg-luz Velocidade da luz (c) : 300.000 Km/s Distância média entre a Terra e o Sol: 146 milhões Km (aprox.

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos de Física e Química do 7ºAno Data: outubro 2012 Professora: Paula Melo Silva

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos de Física e Química do 7ºAno Data: outubro 2012 Professora: Paula Melo Silva Página1 1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos de Física e Química do 7ºAno Ano Letivo: 2012/2013 Data: outubro 2012 Professora: Paula Melo Silva Critérios de Correção 1. 11 pontos 1.1. Opção A 1.2. Opção

Leia mais

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57)

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Astros do Sistema Solar: a sua origem e os seus astros (Pp. 64 a 70) Objetos celestes do Sistema Solar Teoria da Nebulosa Solar Sistema Solar Sol Planetas

Leia mais

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol.

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol. Leandro e João O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O Sistema Solar é composto por 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano

Leia mais

Planetas: algumas características

Planetas: algumas características Planetas: algumas características Planetas e planetas anões Planetas são objetos celestes que orbitam em torno do Sol, ou de uma estrela, com gravidade suficiente para terem uma forma quase esférica e

Leia mais

CORPOS CELESTES. Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã

CORPOS CELESTES. Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã CORPOS CELESTES Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã Corpo celeste é todo e qualquer astro que se encontra no espaço sideral; Existem inúmeros corpos celestes, porém os principais

Leia mais

O movimento dos planetas, visto da Terra

O movimento dos planetas, visto da Terra O movimento dos planetas, visto da Terra Quando são visíveis da Terra, os planetas não acompanham as estrelas (a palavra planeta vem da palavra grega vagabundo ). Em relação às estrelas, os planetas não

Leia mais

Sistema Solar e nossa Galáxia

Sistema Solar e nossa Galáxia Sistema Solar e nossa Galáxia Galáxia Uma galáxia é um enorme aglomerado de estrelas, planetas, gás e poeiras ligados pela força da gravidade, assim como pela ainda pela pouco conhecida matéria escura.

Leia mais

Novas Descobertas sobre o Sistema Solar

Novas Descobertas sobre o Sistema Solar FIS 2009 Explorando o Universo: dos Quarks aos Quasares Novas Descobertas sobre o Sistema Solar Jorge Ricardo Ducati Departamento de Astronomia Universidade Federal do Rio Grande do Sul Planeta Terra:

Leia mais

Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B

Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B O Sistema Solar são os planetas que giram em torno do Sol. Os planetas do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. As estrelas

Leia mais

Céu estrelado na cidade de Cunha, no interior de São Paulo, Fábio Colombini/Pulsar Imagens

Céu estrelado na cidade de Cunha, no interior de São Paulo, Fábio Colombini/Pulsar Imagens Fábio Colombini/Pulsar Imagens Em uma noite de céu limpo, em lugares escuros e pouco poluídos, você pode ver no céu uma faixa mais clara com grande concentração de estrelas: é uma pequena parte da Via

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Prof. Tibério B. Vale

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Prof. Tibério B. Vale Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Tibério B. Vale Busca de vida em Marte O que possibilita

Leia mais

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M.

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Físico-Química - 7º ano que os distinguem M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Novo Dimensões dos planetas Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em

Leia mais

Planetas são:

Planetas são: Características dos planetas (Pp. 71 a 78) Planetas do Sistema Solar Planeta Planeta anão Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano Neptuno Atenção às Páginas do MANUAL Manual Espaço Manual Pg.

Leia mais

A Terra no Sistema Solar

A Terra no Sistema Solar A Terra no Sistema Solar Sistema Solar Via Láctea A Via Láctea é uma galáxia constituída por milhões de estrelas, planetas, gases, poeiras e uma infinidade de outros corpos celestes. Terra A Terra é o

Leia mais

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos.

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos. Sumário 3 - Como se formou o Sistema Solar? Constituição do Sistema Solar. - Os planetas do Sistema Solar. - Outros astros do Sistema Solar. Formação do Sistema Solar Considera-se que o Sistema Solar teve

Leia mais

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete)

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) EIXO PRINCIPAL TEXTO GERAL DA MAQUETE Os planetas e planetas anões do Sistema Solar são de longe o mais bem estudado sistema planetário,

Leia mais

Astrônomos descobrem sistema com 7 exoplanetas, e eles podem ter água

Astrônomos descobrem sistema com 7 exoplanetas, e eles podem ter água Astrônomos descobrem sistema com 7 exoplanetas, e eles podem ter água Maria Júlia Marques Do UOL, em São Paulo 22/02/2017 15h00 m n H { Ouvir texto J Imprimir F Comunicar erro "Não, nós não encontramos

Leia mais

Astrobiologia Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia

Astrobiologia Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia Astrobiologia Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia Prof. Dr. Sergio Pilling Aluno: Alexandre Bergantini de Souza Evelyn Cristine. F. M. Martins Víctor de Souza Bonfim Aula 8 - Zona de Habitabilidade:

Leia mais

ASTROBIOLOGIA A busca de vida extraterrestre

ASTROBIOLOGIA A busca de vida extraterrestre ASTROBIOLOGIA A busca de vida extraterrestre Centro de Extensão Universitária - SP C. A. Wuensche 19 de junho de 2006 Procurando vida... Não inteligente... Busca de bio-traçadores no Sistema Solar. Busca

Leia mais

Pg. 1 TÍTULO: EM JÚPITER DURAÇÃO: 60 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: GEOGRAFIA, CIÉNCIAS SOCIAIS E FÍSICA DESCRIÇÃO;

Pg. 1 TÍTULO: EM JÚPITER DURAÇÃO: 60 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: GEOGRAFIA, CIÉNCIAS SOCIAIS E FÍSICA DESCRIÇÃO; TÍTULO: EM JÚPITER DURAÇÃO: 60 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: GEOGRAFIA, CIÉNCIAS SOCIAIS E FÍSICA DESCRIÇÃO; Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar, é suficientemente grande para conter todos os outros

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 2

Ficha de Avaliação Sumativa 2 Ficha de Avaliação Sumativa 2 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

MATERIAL DE ESTUDO OBA. 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita

MATERIAL DE ESTUDO OBA. 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita MATERIAL DE ESTUDO OBA 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita Bruno e Ana Clara Sistema Solar O sistema solar é formado por 8 planetas e uma estrela. O Sol é uma estrela que tem luz e calor. Cada planeta

Leia mais

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA O MODERNO SISTEMA SOLAR. Rui J. Agostinho.

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA O MODERNO SISTEMA SOLAR. Rui J. Agostinho. CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA NO OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA O MODERNO SISTEMA SOLAR MÓDULO: CAOAL SS Rui J. Agostinho Setembro de 2014 Conteúdo Objectivos e Estrutura do Curso..............................

Leia mais

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea NÓS E O UNIVERSO 1 O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia A Via Láctea VIA LÁCTEA OUTRAS GALÁXIAS Andrómeda Grande Nuvem de Magalhães Pequena Nuvem de Magalhães SISTEMA SOLAR S M V T M J S U N

Leia mais

Pg. 1 TÍTULO: EM JÚPITER DURAÇÃO: 60 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: GEOGRAFIA, CIÉNCIAS SOCIAIS E FÍSICA DESCRIÇÃO;

Pg. 1 TÍTULO: EM JÚPITER DURAÇÃO: 60 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: GEOGRAFIA, CIÉNCIAS SOCIAIS E FÍSICA DESCRIÇÃO; TÍTULO: EM JÚPITER DURAÇÃO: 60 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: GEOGRAFIA, CIÉNCIAS SOCIAIS E FÍSICA DESCRIÇÃO; Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar, é suficientemente grande para conter todos os outros

Leia mais

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu.

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. SISTEMA SOLAR Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. Permaneceu até o século XV. Modelo heliocêntrico: Sol no

Leia mais

Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil

Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil 2º ano G Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil Sistema Solar É um conjunto de planetas, cometas, planetas anões, asteroides e outros corpos celestes que orbitam em torno Sol, que é uma estrela. Além da Terra,

Leia mais

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA SISTEMAS PLANETÁRIOS: O NOSSO E OS OUTROS. Rui J.

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA SISTEMAS PLANETÁRIOS: O NOSSO E OS OUTROS. Rui J. CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA NO OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA SISTEMAS PLANETÁRIOS: O NOSSO E OS OUTROS MÓDULO: CAOAL SS Rui J. Agostinho Setembro de 2014 Conteúdo Objectivos e Estrutura

Leia mais

MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia.

MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia. MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia. 2º ANO HARMONIA - 2018 SISTEMA SOLAR Gael e Alice 2º ano Harmonia SISTEMA SOLAR O Sistema Solar é formado por

Leia mais

A Via LácteaMassa da Galáxia

A Via LácteaMassa da Galáxia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica A Via LácteaMassa da Galáxia Rogério Riffel http://astro.if.ufrgs.br Meio Interestelar O meio entre as estrelas não é completamente vazio. - Tem gás: principalmente

Leia mais

DESCOBRINDO O UNIVERSO

DESCOBRINDO O UNIVERSO DESCOBRINDO O UNIVERSO OS ALUNOS DO 4 A TÊM UMA MISSÃO DE FAZER VOCÊ DESCOBRIR OS SEGREDOS DO UNIVERSO. NESSE LIVRO VOCÊ PODE ENCONTRAR ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA SOLAR, AS ESTRELAS, OS PLANETAS

Leia mais

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS RELEMBRANDO O SISTEMA SOLAR O Sistema solar é constituído do sol que possui 99,85% da massa do sistema. Dos Planetas Interiores: Mercúrio, Venus, Terra e Marte. Dos Planetas

Leia mais

das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje

das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje O planeta Terra é, entre os planetas do Sistema Solar, o único em que há todas as condições para haver seres vivos. Um dos motivos é que o nosso planeta não possui temperaturas tão extremas, a média é

Leia mais

Espaço. 1. Universo. Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes

Espaço. 1. Universo. Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes Espaço 1. Universo Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes Corpos celestes 1.1 Distinguir vários corpos celestes. Estrela Astro

Leia mais

Depois de visita do Papa aos EUA, Nasa prepara o caminho para a vinda de Salvador extraterresre

Depois de visita do Papa aos EUA, Nasa prepara o caminho para a vinda de Salvador extraterresre Depois de visita do Papa aos EUA, Nasa prepara o caminho para a vinda de Salvador extraterresre Deu em O Globo: Marcas no solo provam que existe água em Marte, diz Nasa Achado alimenta especulações sobre

Leia mais

Unidade 1.1. Condições da Terra favoráveis à existência...

Unidade 1.1. Condições da Terra favoráveis à existência... Unidade 1.1. ondições da Terra favoráveis à existência... 1. O Sistema Solar é constituído por... Via Láctea, planetas principais, planetas anões e Sol Planetas principais, planetas secundários, corpos

Leia mais

Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4

Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4 Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4 Trabalho realizado por : Rodrigo Sambento Miguel Ângelo O que é a Teoria do Big Bang? O Big Bang é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo.

Leia mais

O que são exoplanetas?

O que são exoplanetas? EXOPLANETAS O que são exoplanetas? Um exoplaneta (ou planeta extra-solar) é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, portanto, pertence a um sistema planetário diferente do nosso. Hipotetizados

Leia mais

ASTROBIOLOGIA A vida no contexto cósmico

ASTROBIOLOGIA A vida no contexto cósmico ASTROBIOLOGIA A vida no contexto cósmico Centro de Extensão Universitária - SP C. A. Wuensche 19 de junho de 2006 Sumário Astrobiologia: do que se trata? De que hipóteses e fatos partimos? Considerações

Leia mais

Alguns Equipamentos de Exploração Espacial

Alguns Equipamentos de Exploração Espacial Geologia 10.ºAno Alguns Equipamentos de Exploração Espacial Telescópios Radiotelescópio Satélites Estação espacial Vaivém espacial Foguetões Sonda espacial SISTEMA SOLAR Formado por SOL PLANETAS PRINCIPAIS

Leia mais

Júpiter. Rotação: 9h55m30s (Terra=23h56m) Rotação + rápida do sistema solar Translação: 11,87 anos Inclinação: 3,13 graus

Júpiter. Rotação: 9h55m30s (Terra=23h56m) Rotação + rápida do sistema solar Translação: 11,87 anos Inclinação: 3,13 graus PLANETAS EXTERNOS Rotação: 9h55m30s (Terra=23h56m) Rotação + rápida do sistema solar Translação: 11,87 anos Inclinação: 3,13 graus Júpiter Devido a rotação rápida, o planeta não é totalmente esférico:

Leia mais

Como Surgiu o Primeiro Ser Vivo

Como Surgiu o Primeiro Ser Vivo Como Surgiu o Primeiro Ser Vivo Dentre as muitas hipóteses formuladas, uma delas admitia que microrganismos, que possivelmente existissem flutuando no espaço cósmico, teriam caído sobre o solo fértil da

Leia mais

I. RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕES PARA ATIVAR O CONHECIMENTO PRÉVIO.

I. RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕES PARA ATIVAR O CONHECIMENTO PRÉVIO. DURAÇÃO DO VÍDEO: 60 min. GRAU: 6-8, 9-11 MATÉRIAS: GEOGRAFIA, FÍSICA, BIOLOGIA, MATEMÁTICA E PORTUGUÊS TUDO SOBRE: EXTRATERRESTRES DESCRIÇÃO Existem mais estrelas no Universo vistas a olho nu, que grãos

Leia mais

ASTROBIOLOGIA A vida no contexto cósmico

ASTROBIOLOGIA A vida no contexto cósmico ASTROBIOLOGIA A vida no contexto cósmico CIAA 2009 1 Sumário Por onde começar? Por que o interesse? O que é vida? Considerações cosmológicas e astronômicas Habitabilidade planetária e extremófilos A busca

Leia mais

Decima Terceira Aula

Decima Terceira Aula Decima Terceira Aula Introdução à Astrofísica Reinaldo R. de Carvalho (rrdecarvalho2008@gmail.com) pdf das aulas estará em http://cosmobook.com.br/?page_id=440 !! Capítulo 13!! O Sistema Solar! - Descrição

Leia mais

A Terra, um planeta muito especial

A Terra, um planeta muito especial Biologia e Geologia 10º ano Tema 2 A Terra, um planeta muito especial 2015 Provável Origem do Sol e dos Planetas Teorias Catastrofistas Colisão entre duas estrelas (Buffon 1749) Aproximação entre duas

Leia mais

A Via LácteaMassa da Galáxia

A Via LácteaMassa da Galáxia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica A Via LácteaMassa da Galáxia Tibério B. Vale http://astro.if.ufrgs.br Meio Interestelar O meio entre as estrelas não é completamente vazio. Tem gás: principalmente

Leia mais

Os planetas Extrassolares

Os planetas Extrassolares Os planetas Extrassolares Daniel R. C. Mello Observatório do Valongo - UFRJ I Curso de extensão Introdução à Astronomia - 2017 Planetas Extrassolares Como esta aventura começou? Há um infinito número de

Leia mais

Sistema Solar 2º ano Foco

Sistema Solar 2º ano Foco Sistema Solar 2º ano Foco Teresa Victor Victoria 2º ano Foco ASTRONAUTA BRASILEIRO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO SOL Astronauta Brasileiro O primeiro astronauta brasileiro foi o Marcos Cesar Pontes. Ele foi

Leia mais

O PLANETA TERRA: ORIGEM, ESTRUTURA E DINÂMICA. Geografia Professor: André

O PLANETA TERRA: ORIGEM, ESTRUTURA E DINÂMICA. Geografia Professor: André O PLANETA TERRA: ORIGEM, ESTRUTURA E DINÂMICA Geografia Professor: André UNIVERSO FORMADO POR BILHÕES DE GALÁXIAS Galáxias: gigantesco conjunto de estrelas, poeiras e gás, que aparece isolada no espaço

Leia mais

A Terra como um sistema

A Terra como um sistema A Terra como um sistema Subsistemas fundamentais Geosfera Atmosfera Hidrosfera Biosfera Os subsistemas constituintes do sistema Terra são a atmosfera, a hidrosfera, a geosfera e a biosfera, que interagem

Leia mais

Curso de aprofundamento em Física Assunto: Gravitação Universal; Leis de Kepler Prof: Marcelo Caldas Chaves

Curso de aprofundamento em Física Assunto: Gravitação Universal; Leis de Kepler Prof: Marcelo Caldas Chaves Curso de aprofundamento em Física Assunto: Gravitação Universal; Leis de Kepler Prof: Marcelo Caldas Chaves 01- (Enem 2002) Nas discussões sobre a existência de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte

Leia mais

Meio interestelar. Roberto Ortiz EACH/USP

Meio interestelar. Roberto Ortiz EACH/USP Meio interestelar Roberto Ortiz EACH/USP Noções intuitivas A observação do céu noturno a olho nu propicia a detecção de cerca de 6000 estrelas. Diversas regiões parecem estar desprovidas de estrelas. Essas

Leia mais

Hipóteses: Oparin e Haldane. a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia)

Hipóteses: Oparin e Haldane. a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia) Professora Catarina Hipóteses: a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia) c) Origem por evolução química: a hipótese de Oparin e Haldane. Antiguidade - séc. XIX.

Leia mais

(Parte extraída de texto redigido por Ney Gastal a partir de entrevista com José Lutzenberger publicada nojornal RS, em janeiro de 1989.

(Parte extraída de texto redigido por Ney Gastal a partir de entrevista com José Lutzenberger publicada nojornal RS, em janeiro de 1989. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Biologia Questão 1 A vida surgiu em uma atmosfera bem diferente da atual. Não havia oxigênio na atmosfera. Era uma atmosfera redutora, ou seja, que não oxidava

Leia mais

O que é uma sonda espacial?

O que é uma sonda espacial? Sondas Espaciais O que é uma sonda espacial? Essencialmente, uma sonda espacial é um satélite que se destina a estudar outros corpos celestes. Existem 4 tipos de sonda, atmosférica, orbiter, lander e rover.

Leia mais

Lista de exercícios Gravitação

Lista de exercícios Gravitação Lista de exercícios Gravitação Aron Maciel Problema 1 (Curso de Física Básica 1 Mecânica - Nussenzveig) Em 1968, a nave espacial Apollo 8 foi colocada numa orbita circular em torno da Lua, a uma altitude

Leia mais

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010 CAPÍTULOS 11 E 12 Origem da Vida e Vida Extraterrestres. Escala do Universo. Galáxias. Universo e Cosmologia. Recapitulando a aula anterior: Capítulos 9 e 10. O Nosso Sistema Solar. Sol nossa Estrela.

Leia mais

2.2 Os planetas e as características que os distinguem

2.2 Os planetas e as características que os distinguem Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em torno do seu eixo chama-se período de rotação e corresponde a um dia nesse planeta. Mercúrio Vénus Saturno 59 dias

Leia mais

Marcos Paulo Ribeiro Marte de perto. LNA Laboratório Nacional de Astrofísica

Marcos Paulo Ribeiro Marte de perto. LNA Laboratório Nacional de Astrofísica Marcos Paulo Ribeiro mribeiro@lna.br Platô Naukluft Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS Marte de perto LNA Laboratório Nacional de Astrofísica Marte Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a partir do Sol.

Leia mais

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como?

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como? Atividade: Vida Entregar dia: 11/02/2016 (2 feira) Manuscrito Cabeçalho; Data; Nome O que é vida? O que significa para você estar vivo? O que é um ser vivo? Você acha que só no nosso planeta há vida? Como

Leia mais

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O nosso sistema solar é constituído por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte,

Leia mais

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS INTERNOS

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS INTERNOS O SISTEMA SOLAR: PLANETAS INTERNOS RELEMBRANDO O SISTEMA SOLAR O Sistema solar é constituído do sol que possui 99,85% da massa do sistema. Dos Planetas Interiores: Mercúrio, Venus, Terra e Marte. Dos Planetas

Leia mais

'Frutas' encontradas em Marte indicam existência de vida microbiana

'Frutas' encontradas em Marte indicam existência de vida microbiana Terra - SP 09/01/2014-08:50 'Frutas' encontradas em Marte indicam existência de vida microbiana Terra AP A Opportunity encontrou esse conjunto de "mirtilo" na cratera Eagle e logo analisou a composição

Leia mais

* Maria Julia e Helena

* Maria Julia e Helena * Maria Julia e Helena A constelação Cruzeiro do Sul é uma das mais importantes para os povos do hemisfério Sul. O cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas: Rubídea, Pálida, Mimosa,

Leia mais

O que é que defende a teoria da geração espontânea?

O que é que defende a teoria da geração espontânea? O que é que defende a teoria da geração espontânea? Até ao século XIX: ausência de Formulada primeiramente por Aristóteles (filósofo explicações grego). científicas para a origem da vida, persistindo Defende

Leia mais

Tópicos em Astrobiologia

Tópicos em Astrobiologia Tópicos em Astrobiologia Giordano Bruno (1548 1600 d.c.) Existem incontáveis sóis e incontáveis Terras, todos girando em volta de seus sóis do mesmo jeito que os seis planetas de nosso sistema solar. Nós

Leia mais

Aristóteles aC

Aristóteles aC Aristóteles 384 322aC Abiogênese X Biogênese A geração espontânea para seres considerados simples foi admitida desde a Antiguidade até o final do século XIX. ABIOGÊNESE Postula que os seres vivos surgem

Leia mais

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO AULA 1 ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO CONSTELAÇÃO DE Orion Estrelas são os componentes mais básicos do universo. O universo observável contém tantas estrelas quanto grãos de areia somando

Leia mais

Júpiter. Devido a rotação rápida, o planeta não é totalmente esférico: diâmetro(equat.): 11,2 Terras diâmetro(polar): 10,5 Terras

Júpiter. Devido a rotação rápida, o planeta não é totalmente esférico: diâmetro(equat.): 11,2 Terras diâmetro(polar): 10,5 Terras PLANETAS EXTERNOS Júpiter Rotação diferencial Júpiter é gasoso Período de rotação (altas latitudes ): 9h55m30s (Terra=23h56m) Período de rotação (equador): 9h50m Rotação + rápida do sistema solar Translação:

Leia mais

2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA Wesley e Victor ASTRONAUTA BRASILEIRO Marcos Pontes é um astronauta brasileiro e foi o primeiro a ir ao espaço. Ele foi para o espaço no dia

Leia mais