O que são exoplanetas?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que são exoplanetas?"

Transcrição

1 EXOPLANETAS

2 O que são exoplanetas? Um exoplaneta (ou planeta extra-solar) é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, portanto, pertence a um sistema planetário diferente do nosso. Hipotetizados por Giordano Bruno em ~1600 (=> aula História), Isaac Newton (século XVIII) detecções alegadas no século XIX mas o primeiro foi encontrado só em Giordano Bruno

3 O que são exoplanetas? Até 14 de Agosto de 2014, haviam 1815 exoplanetas detectados em 1130 sistemas planetários. Deve ter pelo menos um planeta para cada estrela (da Via Láctea), em média. existem sistemas com vários planetas (como o Sistema Solar) estrelas duplas com planetas, orbitando uma ou ambas as estrelas Existem planetas (sub-anãs marrons) flutuando livremente também, q. d. não orbitando alguma estrela (podem ser até trilhões na Via Láctea!).

4 O que são exoplanetas? Definição de planeta no Sistema Solar (IAU, 2006, => aula Asteróides, Cometas): 1. Orbitar uma estrela, i. e. o Sol. 2. Massa alta o suficiente para ter forma esférica pela gravitação própria. 3. Ter esvaziado a vizinhança da órbita. Para exoplanetas ainda falta uma definição clara! Uma definição possível inclui uma massa limite superior, por exemplo a massa limite para fusão nuclear (~13 MJupiter). A partir desta massa se fala de Anãs Marrons. Outra definição possível distingue entre planetas e Anãs Marrons pelo mecanismos de formação (aglomeração de planetesimais num disco protoplanetária vs. colapso de uma nuvem de gás)

5 O que são exoplanetas? O nome de um exoplaneta se compõe do nome da estrela, em torno daquela ele orbita (a estrela mãe ), seguido por uma letra minúscula, dando a ordem de descoberta do planeta no sistema planetário da estrela, começando por b. exemplo: β Pictoris b é o primeiro planeta descoberto em torno da estrela β Pictoris Esta nomenclatura apresenta problemas para planetas em sistemas de estrelas binárias

6 Como se encontra exoplanetas? Existem vários métodos de detecção: - Velocidade Radial Imagem Direta Trânsito Efeito Microlente "Timing" Astrometria e outros... A técnica utilizada para a detecção dos exoplanetas influencia muito no tipo de planetas que conhecemos até a atualidade. Por exemplo, até faz pouco não se conhecia nenhum exoplaneta tão pequeno quanto a Terra. Isso deve-se ao fato de que os métodos favorecem a detecção de planetas de alta massa.

7 Fotografar Exoplanetas (Imagem direta) Fotografar um planeta do Sistema Solar é relativamente fácil, pois eles estão entre os astros mais brilhantes do céu. Isso porque eles estão relativamente próximos, porém, à medida que nos distanciamos, os planetas se tornam cada vez mais fracos. Além de serem pouco brilhantes, os planetas se encontram ao redor de uma estrela que, assim como nosso Sol, é muito brilhante. O planeta tem, em geral, menos que um millionésimo do brilho da sua estrela mãe. Isso faz com que a luz da estrela ofusque o fraco brilho dos planetas e dificulte ainda mais a obtenção de imagens. A dificuldade de se conseguir essa foto é comparável a fotografar uma formiga ao lado de um farol que se encontra a 400 km de distância.

8 Fotografar Exoplanetas (Imagem direta) Apesar da dificuldade, já existem imagens diretas de planetas. Essas imagens foram obtidas utilizando-se de diversas técnicas, como o uso de coronógrafos, instrumentos que realizam eclipses artificiais da estrela. Essas imagens são obtidas em infravermelho. No infravermelho, os planetas são um pouco mais brilhantes e as estrelas um pouco mais fracas, isso ajuda na diminuição do contraste e melhora as condições para obter imagens diretas. HD b

9 Fotografar Exoplanetas (Imagem direta) Por este método, é possível estimar a temperatura (pela cor /espectro) e o tamanho (pelo brilho aparente) do planeta, mas o método não ajuda muito para determinar a massa. O método só serve para encontrar planetas que orbitam as suas estrelas em grandes distâncias (>100 AU).

10 Fotografar Exoplanetas (Imagem direta) Apesar de ser o método mais direto de detecção, poucos exoplanetas foram encontrados por Imagem Direta. β Pictoris b

11 Efeitos gravitacionais Sabe-se que as estrelas exercem uma força gravitacional sobre os planetas, mantendo-os em órbita. Da mesma maneira, os planetas também exercem força gravitacional sobre a estrela, porém, muito mais fraca que aquela exercida pela estrela. Assim, da mesma forma que os planetas realizam órbitas ao redor da estrela, a estrela também realiza pequenas órbitas ao redor de um ponto chamado baricentro ou centro de massa, que é o ponto de equilíbrio entre os dois corpos. Como a estrela é muito maior que o planeta, esse ponto de equilíbrio normalmente localiza-se dentro da própria estrela. Portanto, a estrela realiza órbitas que mais se parecem com um bamboleio. Medir esse bamboleio da estrela requer uma grande precisão instrumental.

12 Velocidade Radial O método de velocidade radial, também conhecido como "método de Doppler" mede variações na velocidade com a qual a estrela se afasta ou se aproxima de nós. Mais especificamente, mede a componente da velocidade estelar ao longo da linha de visada (a linha imaginária que une o observador ao objeto), pelo Efeito Doppler.

13 Velocidade Radial Já que a influencia do planeta sobre a estrela é maior, se o planeta tem massa alta e uma órbita perto da estrela (com raio pequeno), é este o tipo de planeta, às vezes chamado de Júpiters Quentes, que é predominantemente encontrado por este método. O método também favorece a detecção de planetas com órbitas paralelas à linha de visada. O método fornece um limite inferior para a massa do exoplaneta. Até o final do ano passado, a velocidade radial era o método de detecção de planetas estrasolares de maior sucesso. Essa técnica sozinha detectou da ordem de 800 de todos os exoplanetas encontrados.

14 Eclipses Exoplanetários (trânsitos) Uma das técnicas mais utilizadas para detectar exoplanetas é o chamado método de trânsito O "trânsito" em Astronomia refere-se à passagem de um astro em frente de outro. Ele funciona apenas com uma pequena % de planetas cujos planos orbitais estejam perfeitamente alinhados com nossa linha de visada, mas pode ser aplicado mesmo a estrelas muito distantes.

15 Eclipses Exoplanetários (trânsitos) A passagem de um planeta na frente de uma estrela faz com que a estrela pareça estar um pouquinho menos brilhante e dessa forma destacamos o planeta. Assim, quanto maior for o planeta, maior será a diminuição do brilho que esse planeta causa, o que ajuda a estimar o tamanho dele. Por isto também, é muito difícil detectar planetas pequenos (do tamanho da Terra). Combinando os métodos da velocidade radial e de eclipses, dá para determinar massa, raio e raio orbital de um exoplaneta.

16 Eclipses Exoplanetários (trânsitos) Hoje existem dois telescópios especiais que se dedicam a procurar planetas de massa comparável à da Terra por esse método: CoRoT, da ESA e a missão KEPLER da NASA.

17 Kepler Lançado em 2009 Operante desde 2012 monitorando constantemente 145'000 estrelas até 06/2014: 977 exoplanetas confirmados a serem confirmados Levou a estimativas de um número gigantesco de planetas tipo Terra na Via Láctea (até 40 bio.)

18 Microlentes gravitacionais A gravidade de uma estrela ou um planeta curva a luz, assim como fazem as lentes de óculos, por isso o nome microlentes gravitacionais (=> Aula Via Láctea). Mais do que curvar a luz, esta é intensificada, assim, pode-se medir a estrela se tornando mais brilhante devido a esse fenômeno. A presença de um planeta em torno da estrela lente faz com que a luz seja curvada de forma diferente, como se fosse uma lente com pequenos riscos. Isso faz com que a intensidade da luz varie de forma distinta, permitindo detectar o planeta.

19 Microletentes gravitacionais Esse método possui o inconveniente de que ele só acontece uma vez e não se repetirá para aquela estrela, por isso há somente uma oportunidade de realizar a observação.

20 Timing A presença de um exoplaneta pode afetar fenômenos temporais da estrela mãe ou de outros planetas presentes (e talvez já detectados), p. e.: - a órbita do(s) outro(s) planeta(s) - as frequências das pulsações da estrela, caso esta é uma estrela variável - as emissões de pulsos da estrela, caso esta é um pulsar (método não muito produtivo: até hoje forneceu só cinco detecções, mas o primeiro exoplaneta confirmado foi um destes cinco) Existem outros possíveis métodos de detecção, como astrometria (observar o bamboleio da estrela mão diretamente), modulações da reflexão da luz da estrela mãe, polarização da luz refletida, e outros, que até hoje detectaram muito poucos ou nenhum exoplaneta.

21 Descobertas de Exoplanetas por Ano e Método (Junho 2014) Velocidade Radial Trânsito "Timing" Imagem Direta Efeito Microlente

22 Propriedades dos exoplanetas Apesar da pesquisa em exoplanetas ser motivada principalmente pela busca por planetas parecidos com o nosso, os primeiros planetas detectados fora do Sistema Solar possuem característica muito distintas da nossa Terra, mas também de qualquer outro planeta do nosso Sistema Solar. Alguns exoplanetas orbitam suas estrelas a uma distância muito pequena, esses planetas também possuem massas muito grandes, da ordem de algumas vezes a massa de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Esse tipo de planeta não era esperado, uma vez que aqui em nosso sistema planetário, todos os chamados planetas gigantes gasosos residem em órbitas distantes, da ordem de 5 a 30 vezes a distância da Terra ao Sol. Alguns exoplanteas chegam a orbitar a estrela a menos de um centésimo da distância da Terra ao Sol. Isso faz com que esses corpos sejam muito quentes, Júpiters Quentes, bem diferente do que acontece com os planetas gigantes do nosso sistema.

23 Propriedades dos Exoplanetas Nesta figura se vê bem, que o tipo de exoplaneta detectado depende do método usado. Velocidade Radial Trânsito "Timing" Imagem Direta Efeito Microlente

24 Propriedades dos exoplanetas Mas isto foi devido a um viés observacional, já que o método de maior sucesso até então, o da velocidade radial, favorece a detecção de Júpiters Quentes. Hoje, com os dados da missão Kepler, o número de exoplanetas detectados com tamanhos da ordem da da Terra está crescendo.

25 Propriedades dos exoplanetas Dependendo da massa, os exoplanetas podem ser classificados em quatro categorias: Planetas Terrestres (parecidos com os planetas terrestres do Sistema Solar), - Super-Terras : similar, mas maiores - Netunos (como Urano e Netuno) Gigantes Gasosos: Como Saturno ou Júpiter ou com massas maiores ainda

26 Propriedades dos exoplanetas Os primeiras planetas encontrados pelo satéllite Kepler: Tipo de planeta em função da distância até a estrela mãe

27 Propriedades dos exoplanetas! Dependendo da temperatura, que depende fortemente da distância do planeta a sua estrela mãe, as propriedades de exoplanetas podem ser bem diferentes daqueles do Sistema Solar. Exemplo: Os Júpiters Quentes

28 Propriedades dos exoplanetas Estima-se, que ~20 % das estrelas da Via Láctea têm planetas tipo Júpiter e 40 %, tipo Terra Em geral, é em torno de estrelas de alta metalicidade (fração grande de elementos pesados) que planetas são encontrados.

29 Propriedades dos exoplanetas Então, provavelmente, exoplanetas com massas terrestres são muito frequentes

30 Propriedades dos Exoplanetas Exoplaneta mais próximo detectado: α Centauri Bb: 4.4 anos luz daqui Mais distante: talvez encontraram um na galáxia de Andrômeda, a 2.5 mio. anos luz daqui! (a ser confirmado) Massas: 0.02 MTerra 28.5 MJupiter Raios: 0.3 RTerra 2.2 RJupiter Densidades: g/cm3 Semi-eixos das órbitas: AU (em torno de uma estrela binária) Períodos orbitais: 0.24 dias terrestres 163'000 anos terrestres Sistemas com até 9(+2?) planetas detectados

31 Do que são feitos? Quando um planeta passa na frente da sua estrela, podemos ver o espectro da sua atmosfera em absorção, e quando ele está ao lado da estrela, em emissão. Desta maneira deveríamos conseguir determinar a composição da sua atmosfera. O problema é decompor este espectro daquele da estrela, muito mais intenso. Detectar o espectro refletido pela superfície do planeta, para determinar a composição desta superfície, é mais difícil ainda.

32 Do que são feitos? Recentemente detectou-se pela primeira vez o espectro de um exoplaneta. Encontrou-se sódio no espectro de um exoplaneta; Água, monóxido de carbono, gás carbônico e metano na de um outro; e água nas atmosferas de alguns outros exoplanetas. Mas ainda são poucos os resultados.

33 Do que são feitos? A Terra possui uma atmosfera que é constituída principalmente do gás nitrogênio e oxigênio, além de outros gases em menor quantidade. Esses elementos também produzem seus "códigos de barras" no espectro. Acredita-se que a única maneira de se saber se existe vida em outro planeta, é medindo a composição da sua atmosfera e descobrindo gases que são produzidos exclusivamente por processos biológicos. A Terra pode servir como um bom laboratório, uma vez que sabemos que possui vida, e então buscaremos padrões parecidos com aqueles encontrados aqui. Mais sobre estes assuntos nas próximas duas aulas, sobre Vida no Espaço.

34 A variedade de Sistemas com Planetas Múltiplos Dados: Kepler

35 Alguns Sistemas particulares

36 Alguns Sistemas particulares Zona Habitável: => Aula sobre Vida no Espaço! As imagens de exoplanetas neste e outros slides são interpretações artísticas. Não necessáriamente representam bem as aparências verdadeiras.

37 Alguns Sistemas particulares Comparação de tamanhos de planetas do Sistema Kepler-20 com os planetas do Sistema Solar

38 Alguns Sistemas particulares Mesma coisa para Kepler-37

39

40

41 Planetas Possivelmente Habitáveis Mais sobre planetas habitáveis nas aulas sobre Vida no Espaço

42 Planetas Possivelmente Habitáveis Mais sobre planetas habitáveis nas aulas sobre Vida no Espaço

43 Ùltimos e Futuros Avanços Já conseguiram medir o período rotacional de uma exoplaneta: β Pictoris b gira em torno do seu eixo em 8 horas (similar a Júpiter) Com a nova geração de telescópios (prontos em ~2018) conseguirão fazer um mapa da suérfície deste planeta (de muito baixa resolução, claro) Em decembre de 2013 detectaram o primeiro candidato a exo-lua de um planeta flutuando livremente

44 FIM Fontes Slides do Paulo do ano passado The Extrasolar Planets Encyclopaedia: NASA Exoplaner arquive: Wikipedia:

O que são exoplanetas?

O que são exoplanetas? Exoplanetas O que são exoplanetas? α Um exoplaneta (ou planeta extra-solar) é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, portanto, pertence a um sistema planetário diferente do nosso. α Até

Leia mais

Planetas fora do Sistema Solar

Planetas fora do Sistema Solar Planetas fora do Sistema Solar Dep. Astronomia Instituto de Física UFRGS (2018-1) O Sistema Solar Massa do Sol = 2 x 1030 Kg (333 000x a massa da Terra; 1 000 x a massa de Júpiter) Diâmetro do Sol = 1

Leia mais

Planetas fora do Sistema Solar

Planetas fora do Sistema Solar Planetas fora do Sistema Solar José Eduardo Costa Dep. Astronomia Instituto de Física UFRGS (2016-2) O Sistema Solar Massa do Sol = 2 x 1030 Kg (333 000x a massa da Terra; 1 000x a massa de Júpiter) Diâmetro

Leia mais

Planetas fora do Sistema Solar

Planetas fora do Sistema Solar Planetas fora do Sistema Solar Dep. Astronomia Instituto de Física UFRGS (2018-2) O Sistema Solar Massa do Sol = 2 x 1030 Kg (333 000 x a massa da Terra; 1 000 x a massa de Júpiter) Diâmetro do Sol = 1

Leia mais

Exoplanetas. Sistemas Planetários do Nosso Universo. por: Eder Martioli

Exoplanetas. Sistemas Planetários do Nosso Universo. por: Eder Martioli Exoplanetas Sistemas Planetários do Nosso Universo por: Eder Martioli 2009 AIA A história dos planetas Planetas são astros errantes associados a deuses. Século XVII - Com o heliocentrismo, a Terra passa

Leia mais

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Ensino de Astronomia Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC São planetas encontrados fora do sistema solar que orbitam outras estrelas Rochosos Gasosos Muito maiores que Júpiter Tão quentes que

Leia mais

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC

Ensino de Astronomia. Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC Ensino de Astronomia Curso de extensão Ensino de Astronomia no ABC São planetas encontrados fora do sistema solar que orbitam outras estrelas Rochosos Gasosos Muito maiores que Júpiter Tão quentes que

Leia mais

PLANETAS EXTRA-SOLARES

PLANETAS EXTRA-SOLARES PLANETAS EXTRA-SOLARES Rita de Cássia Domingos Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia UNESP Campus de Guaratinguetá rcassia@feg.unesp.br Resumo: Nos últimos anos a descoberta de planetas orbitando estrelas

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 15: Exoplanetas. Alexandre Zabot

Astrofísica Geral. Tema 15: Exoplanetas. Alexandre Zabot Astrofísica Geral Tema 15: Exoplanetas Alexandre Zabot Índice Desafio observacional Técnicas observacionais Quadro de descobertas Exoplanetas exóticos Atmosferas Bibliografia 1 24 Índice Desafio observacional

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 15: Exoplanetas

Astrofísica Geral. Tema 15: Exoplanetas lanetas Outline 1 Desafio observacional 2 Técnicas observacionais 3 Quadro de descobertas 4 Exoplanetas exóticos 5 Atmosferas 6 Bibliografia 2 / 25 Índice 1 Desafio observacional 2 Técnicas observacionais

Leia mais

Os planetas Extrassolares

Os planetas Extrassolares Os planetas Extrassolares Daniel R. C. Mello Observatório do Valongo - UFRJ I Curso de extensão Introdução à Astronomia - 2017 Planetas Extrassolares Como esta aventura começou? Há um infinito número de

Leia mais

Astronomia. O nosso Universo

Astronomia. O nosso Universo Astronomia O nosso Universo O sistema solar Distância entre a Lua e a Terra: 384.000 Km (aprox. 1 seg-luz Velocidade da luz (c) : 300.000 Km/s Distância média entre a Terra e o Sol: 146 milhões Km (aprox.

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA O Sistema Solar O sistema solar é formado pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas, com suas luas e anéis, pelos planetas anões,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo: Juazeiro UNIVASF/MNPEF TIAGO FERRAZ

Leia mais

Laurindo Sobrinho 19 de janeiro de 2013

Laurindo Sobrinho 19 de janeiro de 2013 Exoplanetas Laurindo Sobrinho 19 de janeiro de 2013 http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2009/18/background/ 1 Velocidade radial A estrela e o planeta orbitam em torno do centro de massa do

Leia mais

2.2 Os planetas e as características que os distinguem

2.2 Os planetas e as características que os distinguem Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em torno do seu eixo chama-se período de rotação e corresponde a um dia nesse planeta. Mercúrio Vénus Saturno 59 dias

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 15: Exoplanetas

Astrofísica Geral. Tema 15: Exoplanetas ma 15: Exoplanetas Outline 1 Desafio observacional 2 Técnicas observacionais 3 Quadro de descobertas 4 Atmosferas 5 Bibliografia 2 / 26 (Joinville Recife) Considere a rra do tamanho Outline 1 Desafio observacional

Leia mais

Exoplanetas. Emerson Penedo Kepler-186f Onde a grama é sempre mais vermelha no outro lado.

Exoplanetas. Emerson Penedo Kepler-186f Onde a grama é sempre mais vermelha no outro lado. Exoplanetas Emerson Penedo emersonpenedo42@gmail.com Kepler-186f Onde a grama é sempre mais vermelha no outro lado. Um exoplaneta (ou planeta extra-solar) é um planeta que orbita uma estrela que não seja

Leia mais

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M.

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Físico-Química - 7º ano que os distinguem M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Novo Dimensões dos planetas Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em

Leia mais

O Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP

O Sistema Solar. Roberto Ortiz EACH/USP O Sistema Solar Roberto Ortiz EACH/USP Formação e evolução Há 4,6 bilhões de anos, uma nuvem de gás (basicamente hidrogênio) se contraiu e formou estrelas, entre elas o Sol. Uma parte residual do gás,

Leia mais

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br O Sistema Solar

Leia mais

Estrelas (II) Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP

Estrelas (II)  Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP sistemas múltiplos sistemas binários tipos de binárias determinação de massas estelares tempo de vida na Seq. Principal teorema de Vogt-Russell Estrelas (II) Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP

Leia mais

IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL

IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL - 2018 1. (FUNREI-97) Duas, entre as luas de Júpiter, Têm raios de órbitas que diferem por um fator de 2. Qual a razão entre os seus períodos

Leia mais

FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR. Contração Nebular

FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR. Contração Nebular FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR Contração Nebular Primeiro modelo de contração nebular René Descartes (século XVII) Nuvem grande de gás e poeira começa a se contrair sob a influência de sua própria gravidade

Leia mais

Sistema Solar e nossa Galáxia

Sistema Solar e nossa Galáxia Sistema Solar e nossa Galáxia Galáxia Uma galáxia é um enorme aglomerado de estrelas, planetas, gás e poeiras ligados pela força da gravidade, assim como pela ainda pela pouco conhecida matéria escura.

Leia mais

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo.

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo. Prof. Me. Eduardo de Freitas Sousa # GEO = terra; LOGOS = estudo. # Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do

Leia mais

10 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

10 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 10 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova da eliminatória regional 18 de março de 2015 15:00 (Continente e Madeira) / 14:00 (Açores) Duração máxima 120 minutos Notas: Leia atentamente todas as questões.

Leia mais

Estrelas (II) Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP

Estrelas (II)  Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP sistemas múltiplos sistemas binários tipos de binárias determinação de massas estelares teorema de Vogt-Russell Estrelas (II) Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP www.astro.iag.usp.br/~aga210

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 07: O Sistema Solar, parte 1

Astrofísica Geral. Tema 07: O Sistema Solar, parte 1 stema Solar, parte 1 Índice 1 Sistema Solar 2 Planetas do Sistema Solar 3 Planetas-anões 4 Bibliografia 2 / 39 Índice 1 Sistema Solar 2 Planetas do Sistema Solar 3 Planetas-anões 4 Bibliografia 3 / 39

Leia mais

Lista 1_Gravitação - F 228 1S2010

Lista 1_Gravitação - F 228 1S2010 Lista 1_Gravitação - F 228 1S2010 1) a) Na figura a abaixo quatro esferas formam os vértices de um quadrado cujo lado tem 2,0 cm de comprimento. Qual é a intensidade, a direção e o sentido da força gravitacional

Leia mais

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO AULA 1 ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO CONSTELAÇÃO DE Orion Estrelas são os componentes mais básicos do universo. O universo observável contém tantas estrelas quanto grãos de areia somando

Leia mais

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO

AULA 1. ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO AULA 1 ESCALAS DE DISTÂNCIA e de tamanho NO UNIVERSO CONSTELAÇÃO DE Orion Estrelas são os componentes mais básicos do universo. 100 trilhões de km (10 12 km) Betelgeuse gigante vermelha (velha e massiva)

Leia mais

Sistemas Binários e Parâmetros estelares

Sistemas Binários e Parâmetros estelares AGA093 Astrofísica Estelar Capítulo 7 Sistemas Binários e Parâmetros estelares 7. Classificação de Sistemas Binários 7. Determinação de massa em binárias visuais 7.3 Binárias espectroscópicas eclipsantes

Leia mais

7 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

7 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 7 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova da Eliminatória Regional 13 de Abril de 2012 15:00 (Portugal Continental e Madeira) 14:00 (Açores) Duração máxima 120 minutos Nota: Ler atentamente todas as

Leia mais

Exoplanetas: Análise dos Métodos de Descoberta

Exoplanetas: Análise dos Métodos de Descoberta Exoplanetas: Análise dos Métodos de Descoberta Evellyn Guimarães Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Física e Matemática, Pelotas, Brazil (Dated: 29 de julho de 2017) Desde a descoberta do primeiro

Leia mais

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete)

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) EIXO PRINCIPAL TEXTO GERAL DA MAQUETE Os planetas e planetas anões do Sistema Solar são de longe o mais bem estudado sistema planetário,

Leia mais

o módulo da quantidade de movimento do satélite, em kg m s, é, aproximadamente, igual a: a) b) c) d) e)

o módulo da quantidade de movimento do satélite, em kg m s, é, aproximadamente, igual a: a) b) c) d) e) 1. Considere que um satélite de massa m 5,0 kg seja colocado em órbita circular ao redor da Terra, a uma altitude h 650 km. Sendo o raio da Terra igual a 6.350 km, sua massa igual a 4 5,98 10 kg e a constante

Leia mais

Curso de aprofundamento em Física Assunto: Gravitação Universal; Leis de Kepler Prof: Marcelo Caldas Chaves

Curso de aprofundamento em Física Assunto: Gravitação Universal; Leis de Kepler Prof: Marcelo Caldas Chaves Curso de aprofundamento em Física Assunto: Gravitação Universal; Leis de Kepler Prof: Marcelo Caldas Chaves 01- (Enem 2002) Nas discussões sobre a existência de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte

Leia mais

Introdução à astronomia O Sistema Solar

Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução a astronomia A Lua A Terra Viver na Terra Introdução a Astronomia Astronomia é a ciência que estuda os astros e os fenômenos celestes. Universo é o conjunto

Leia mais

O que vamos estudar? O que é a Via Láctea? Sua estrutura Suas componentes

O que vamos estudar? O que é a Via Láctea? Sua estrutura Suas componentes A Via Láctea O que vamos estudar? O que é a Via Láctea? Sua estrutura Suas componentes A Via-Láctea Hoje sabemos que é a galáxia onde vivemos - Há 100 anos não sabíamos disso! - Difícil estudar estando

Leia mais

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu.

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. SISTEMA SOLAR Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. Permaneceu até o século XV. Modelo heliocêntrico: Sol no

Leia mais

A VIA-LÁCTEA PARTE I. a nossa Galáxia

A VIA-LÁCTEA PARTE I. a nossa Galáxia A VIA-LÁCTEA PARTE I a nossa Galáxia Definição: Uma galáxia é um conjunto de matéria estelar e interestelar - estrelas, gás, poeira, estrelas de nêutrons, buracos negros isolado no espaço e mantido junto

Leia mais

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O nosso sistema solar é constituído por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte,

Leia mais

Luiz Henrique Guimarães dos Santos WORKSHOP - DAS. 8 de abril 2014

Luiz Henrique Guimarães dos Santos WORKSHOP - DAS. 8 de abril 2014 MMNS, migração e formação planetária Luiz Henrique Guimarães dos Santos WORKSHOP - DAS INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais São José dos campos - SP henrique.guima@das.inpe.br 8 de abril 2014

Leia mais

Sistema Solar 2º ano Foco

Sistema Solar 2º ano Foco Sistema Solar 2º ano Foco Teresa Victor Victoria 2º ano Foco ASTRONAUTA BRASILEIRO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO SOL Astronauta Brasileiro O primeiro astronauta brasileiro foi o Marcos Cesar Pontes. Ele foi

Leia mais

CORPOS CELESTES. Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã

CORPOS CELESTES. Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã CORPOS CELESTES Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã Corpo celeste é todo e qualquer astro que se encontra no espaço sideral; Existem inúmeros corpos celestes, porém os principais

Leia mais

13 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

13 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 13 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova da final nacional PROVA TEÓRICA 25 de maio de 2018 Duração máxima 120 minutos Notas: Leia atentamente todas as questões. As primeiras 6 questões são de escolha

Leia mais

Universidade da Madeira. Estrelas. Grupo de Astronomia. Laurindo Sobrinho. 05 janeiro 2015 NASA

Universidade da Madeira. Estrelas. Grupo de Astronomia. Laurindo Sobrinho. 05 janeiro 2015 NASA Estrelas Laurindo Sobrinho 05 janeiro 2015 NASA 1 Luminosidade e brilho aparente Luminosidade (L) - energia emitida por uma estrela por unidade de tempo. Brilho aparente (b) fluxo de energia por unidade

Leia mais

Busca por Luas e Anéis em Órbita de Planetas Extrassolares Utilizando os Telescópios Espaciais Kepler e CoRoT

Busca por Luas e Anéis em Órbita de Planetas Extrassolares Utilizando os Telescópios Espaciais Kepler e CoRoT Instituto Nacional de pesquisas Espaciais Divisão de Astrofísica Workshop da DAS Busca por Luas e Anéis em Órbita de Planetas Extrassolares Utilizando os Telescópios Espaciais Kepler e CoRoT Luis Ricardo

Leia mais

6 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

6 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 6 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova Teórica Final 27 de Maio de 2011 15:00 Duração máxima 120 minutos Nota: Ler atentamente todas as questões. Existe uma tabela com dados no final da prova. Secção

Leia mais

Introdução à Astrofísica. Origem da Vida e Vida Extraterrestre. Rogemar A. Riffel

Introdução à Astrofísica. Origem da Vida e Vida Extraterrestre. Rogemar A. Riffel Introdução à Astrofísica Origem da Vida e Vida Extraterrestre Rogemar A. Riffel Procura de vida fora da Terra O que possibilita que um planeta e sua estrela central abriguem a vida? - Água líquida; - Fonte

Leia mais

9. Galáxias Espirais (II)

9. Galáxias Espirais (II) 9. Galáxias Espirais (II) 1 A estrutura vertical dos discos Os discos das espirais são normalmente finos A espessura é produzida pela dispersão de velocidades na direção perpendicular ao plano do disco,

Leia mais

1. GRAVITAÇÃO PARTE I

1. GRAVITAÇÃO PARTE I 1. GRAVITAÇÃO PARTE I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1- GRAVITAÇÃO 1.1. Lei da Gravitação de Newton; 1.. Energia potencial gravitacional; 1.3. Leis de Kepler; Modelo Geocêntrico Vs Modelo Heliocêntrico Modelo

Leia mais

Estrelas (II) Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP

Estrelas (II)  Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP sistemas múltiplos sistemas binários tipos de binárias determinação de massas estelares teorema de Vogt-Russell Estrelas (II) Gastão B. Lima Neto Vera Jatenco-Pereira IAG/USP www.astro.iag.usp.br/~aga210

Leia mais

CAPÍTULO 03 O Universo..

CAPÍTULO 03 O Universo.. CAPÍTULO 03 O Universo.. 03/03/2016 6º Ano B Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 34 a 40 Itens 01 a 03. Estrutura Temática Astros do universo. Planetas Satélites Estrelas Distâncias no Espaço. Sistemas,

Leia mais

DINÂMICA DO SISTEMA SOLAR

DINÂMICA DO SISTEMA SOLAR ASTRONOMIA DO SISTEMA SOLAR Enos Picazzio (IAGUSP 2006) DINÂMICA DO SISTEMA SOLAR NÃO HÁ PERMISSÃO DE USO PARCIAL OU TOTAL DESTE MATERIAL PARA OUTRAS FINALIDADES. Até o final do século XVII eram conhecidos:

Leia mais

Decima Terceira Aula

Decima Terceira Aula Decima Terceira Aula Introdução à Astrofísica Reinaldo R. de Carvalho (rrdecarvalho2008@gmail.com) pdf das aulas estará em http://cosmobook.com.br/?page_id=440 !! Capítulo 13!! O Sistema Solar! - Descrição

Leia mais

TRAPPIST-1 E SEUS 7 PLANETAS

TRAPPIST-1 E SEUS 7 PLANETAS TRAPPIST-1 E SEUS 7 PLANETAS Natália Palivanas 08 de Abril de 2017 Em Fevereiro de 2017, cientistas anunciaram a descoberta do sistema TRAPPIST-1: 7 exoplanetas em órbita em torno de uma estrela anã vermelha.

Leia mais

Universo 1.1 Constituição do Universo

Universo 1.1 Constituição do Universo Planetas Sol Via láctea Galáxias Estrelas Planetas, estrelas e sistemas planetários Planetas Estrelas ESO/Digitized Sky Survey 2 Sol Alpha Centauri não têm luz própria; movem-se sempre à volta de estrelas;

Leia mais

- Órbitas coplanares - Órbitas quase circulares - Mesmo sentido de translação - Rotação prógrada (maioria) - Momentum angular nos planetas

- Órbitas coplanares - Órbitas quase circulares - Mesmo sentido de translação - Rotação prógrada (maioria) - Momentum angular nos planetas - Órbitas coplanares - Órbitas quase circulares - Mesmo sentido de translação - Rotação prógrada (maioria) - Momentum angular nos planetas Maior parte da massa do sistema está no Sol Maior parte do momento

Leia mais

O ESTUDO DE EXOPLANETAS E O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA

O ESTUDO DE EXOPLANETAS E O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA VIII Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte 18/10/2018 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 O ESTUDO DE EXOPLANETAS E O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA RYAN NEPOMUCENO MONTEMOR 1, RICARDO

Leia mais

Evolução Estelar. Introdução à Astronomia Prof. Alessandro Moisés Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza SBF

Evolução Estelar. Introdução à Astronomia Prof. Alessandro Moisés Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza SBF Evolução Estelar Introdução à Astronomia 2015.2 Prof. Alessandro Moisés Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza SBF http://www.univasf.edu.br/~ccinat.bonfim http://www.univasf.edu.br/~alessandro.moises

Leia mais

MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia.

MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia. MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia. 2º ANO HARMONIA - 2018 SISTEMA SOLAR Gael e Alice 2º ano Harmonia SISTEMA SOLAR O Sistema Solar é formado por

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 12: A morte das estrelas

Astrofísica Geral. Tema 12: A morte das estrelas orte das estrelas Índice 1 Evolução final 2 Morte estelar 3 Cadáveres estelares 4 Supernovas 5 Bibliografia 2 / 29 Índice 1 Evolução final 2 Morte estelar 3 Cadáveres estelares 4 Supernovas 5 Bibliografia

Leia mais

Novas Descobertas sobre o Sistema Solar

Novas Descobertas sobre o Sistema Solar FIS 2009 Explorando o Universo: dos Quarks aos Quasares Novas Descobertas sobre o Sistema Solar Jorge Ricardo Ducati Departamento de Astronomia Universidade Federal do Rio Grande do Sul Planeta Terra:

Leia mais

Universidade da Madeira. A escala do Universo. Grupo de Astronomia. Laurindo Sobrinho. 26 de abril de 2017

Universidade da Madeira. A escala do Universo. Grupo de Astronomia. Laurindo Sobrinho. 26 de abril de 2017 A escala do Universo Laurindo Sobrinho 26 de abril de 2017 1 1 O Sistema Solar Universidade da Madeira 2 Sol Terra http://umbra.nascom.nasa.gov/sdac.html http://www.msss.com/earth/earth.html 700 000 Km

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Gravitação

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Gravitação Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Gravitação 1. (Unicamp 015) A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas

Leia mais

Origem, evolução e morte das estrelas

Origem, evolução e morte das estrelas Origem, evolução e morte das estrelas As estrelas formam-se a partir de nuvens de gás e poeiras, Instabilidades de diversa ordem podem levar ao colapso gravitacional de zonas mais densas... http://www.physics.unc.edu/

Leia mais

Fís. Monitor: Arthur Vieira

Fís. Monitor: Arthur Vieira Fís. Professor: Beto Mafra Monitor: Arthur Vieira Gravitação universal 25 set RESUMO 1ª Lei de Kepler (Leis das Órbitas) A trajetória dos corpos celestes ao redor do Sol são elipses 2ª Lei de Kepler rvalos

Leia mais

FEP-111 Fisica I para Oceanograa. Márcio Katsumi Yamashita. Lista de Exercícios 6 Gravitação

FEP-111 Fisica I para Oceanograa. Márcio Katsumi Yamashita. Lista de Exercícios 6 Gravitação FEP- Fisica I para Oceanograa Márcio Katsumi Yamashita Lista de Exercícios 6 Gravitação . Kepler determinou distâncias no sistema solar, a partir de suas observações. Por exemplo, ele encontrou a distância

Leia mais

A Via LácteaMassa da Galáxia

A Via LácteaMassa da Galáxia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica A Via LácteaMassa da Galáxia Tibério B. Vale http://astro.if.ufrgs.br Meio Interestelar O meio entre as estrelas não é completamente vazio. Tem gás: principalmente

Leia mais

Astrometria O UNIVERSO EM TRÊS DIMENSÕES. R. Teixeira IAG/USP

Astrometria O UNIVERSO EM TRÊS DIMENSÕES. R. Teixeira IAG/USP Astrometria O UNIVERSO EM TRÊS DIMENSÕES R. Teixeira IAG/USP Observação Brilho luminosidade, variabilidade, distância, etc. fotometria Posição sist. referência, movimentos, distância, etc. astrometria

Leia mais

Veja o gabarito em nossa home page

Veja o gabarito em nossa home page 20 a OBA PROVA DO NÍVEL 2-19/05/2017 - (4 o ao 5 o ano se a escola tem ensino fundamental de 9 anos ou 3 a e 4 a séries se a escola ainda tem ensino fundamental de 8 anos) Veja o gabarito em nossa home

Leia mais

A Via LácteaMassa da Galáxia

A Via LácteaMassa da Galáxia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica A Via LácteaMassa da Galáxia Rogério Riffel http://astro.if.ufrgs.br Meio Interestelar O meio entre as estrelas não é completamente vazio. - Tem gás: principalmente

Leia mais

Curso de Iniciação à. Astronomia e Astrofísica. Observatório Astronómico de Lisboa. Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso. Janeiro e Junho de 2013

Curso de Iniciação à. Astronomia e Astrofísica. Observatório Astronómico de Lisboa. Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso. Janeiro e Junho de 2013 Curso de Iniciação à Astronomia e Astrofísica do Observatório Astronómico de Lisboa Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso Janeiro e Junho de 2013 Conteúdo Objectivos e Estrutura do Curso.............................

Leia mais

Movimento próprio de estrelas Formação e evolução Estágios finais na evolução de estrelas Enxames

Movimento próprio de estrelas Formação e evolução Estágios finais na evolução de estrelas Enxames Movimento próprio de estrelas Formação e evolução Estágios finais na evolução de estrelas Enxames João Lima jlima@astro.up.pt Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço Centro de Astrofísica Departamento

Leia mais

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 31 de Outubro de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 31 de Outubro de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 31 de Outubro de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br O Sol Massa 1,989

Leia mais

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar Introdução à Astronomia Fundamental Lua Distância média da Terra: 384 400 km Diâmetro equatorial: 3480 km Massa: 0,012 massa terrestre Gravidade: 1,62 m/s 2 Densidade: 3340 kg/m 3 Rotação: 27,32 dias Período

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 2

Ficha de Avaliação Sumativa 2 Ficha de Avaliação Sumativa 2 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

Evolução Estelar: Pós-Seqüência Principal

Evolução Estelar: Pós-Seqüência Principal Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Evolução Estelar: Pós-Seqüência Principal Rogério Riffel Veja mais em: http://astro.if.ufrgs.br/estrelas/node14.htm Evolução Final das Estrelas O destino final das

Leia mais

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos.

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos. Sumário 3 - Como se formou o Sistema Solar? Constituição do Sistema Solar. - Os planetas do Sistema Solar. - Outros astros do Sistema Solar. Formação do Sistema Solar Considera-se que o Sistema Solar teve

Leia mais

- Planetas e sistemas planetários; - Estrelas, enxame de estrelas - Galáxias e enxames de galáxias - O lugar da Terra no Universo

- Planetas e sistemas planetários; - Estrelas, enxame de estrelas - Galáxias e enxames de galáxias - O lugar da Terra no Universo Físico-química - 7º ano de escolaridade Unidade 1 O UNIVERSO Olá, o Calvin, da banda desenhada Calvin and Hobbes. Ao longo desta apresentação, apareço algumas vezes para te chamar a atenção para alguns

Leia mais

Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B

Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B O Sistema Solar são os planetas que giram em torno do Sol. Os planetas do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. As estrelas

Leia mais

Planetas e exoplanetas

Planetas e exoplanetas Planetas e exoplanetas Rosa M. Ros União Internacional Astronómica Universidade Politécnica de Catalunha, Espanha Objetivos Compreender o significado dos valores numéricos das tabelas de dados referentes

Leia mais

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL Sol Planetas principais (giram diretamente à volta do Sol) Planetas secundários ou satélites (giram à volta de outros planetas) Planetas anões (Plutão, Ceres, Xena)

Leia mais

Quais são os planetas do Sistema Solar? O que são asteroides, cometas e meteoritos? Quais as diferenças entre estrelas e planetas?

Quais são os planetas do Sistema Solar? O que são asteroides, cometas e meteoritos? Quais as diferenças entre estrelas e planetas? Jerry Schad/Photo Researchers, Inc./Latinstock O Sistema Solar é formado pelo Sol e pelos planetas que giram ao redor dele, além de outros corpos celestes menores, como planetas-anões, Luas e asteroides.

Leia mais

Planetas: algumas características

Planetas: algumas características Planetas: algumas características Planetas e planetas anões Planetas são objetos celestes que orbitam em torno do Sol, ou de uma estrela, com gravidade suficiente para terem uma forma quase esférica e

Leia mais

12 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

12 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 12 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova da Final Nacional PROVA TEÓRICA 5 de maio de 2017 Duração máxima 120 minutos Notas: Leia atentamente todas as questões. Todas as respostas devem ser dadas

Leia mais

As propriedades físicas das estrelas: Distância Luminosidade Tamanho Massa. Estrelas são classificadas segundo sua:

As propriedades físicas das estrelas: Distância Luminosidade Tamanho Massa. Estrelas são classificadas segundo sua: As propriedades físicas das estrelas: Distância Luminosidade Tamanho Massa Estrelas são classificadas segundo sua: Cor Temperatura superficial Características espectrais Distâncias dentro do sistema solar

Leia mais

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como?

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como? Atividade: Vida Entregar dia: 11/02/2016 (2 feira) Manuscrito Cabeçalho; Data; Nome O que é vida? O que significa para você estar vivo? O que é um ser vivo? Você acha que só no nosso planeta há vida? Como

Leia mais

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR Físico-química - 7º ano de escolaridade Unidade 2 O SISTEMA SOLAR O Sistema Solar 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Olá, o Calvin, da banda desenhada Calvin and Hobbes. Ao longo

Leia mais

Sistema Solar: a sua origem e os seus astros

Sistema Solar: a sua origem e os seus astros Sistema Solar: a sua origem e os seus astros Origem do Sistema Solar A Terra é um dos planetas do Sistema Solar em cujo o centro se encontra o Sol. Teoria da Nebulosa Solar Os astrónomos acreditam que

Leia mais

Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia - Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul FIS2010 - FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA A 2.a PROVA 2012/1 - TURMA C - Profa. Maria de Fátima Saraiva

Leia mais

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol.

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol. Leandro e João O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O Sistema Solar é composto por 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano

Leia mais

Astronomia para Todos Buracos Negros

Astronomia para Todos Buracos Negros Astronomia para Todos Buracos Negros Oswaldo Duarte Miranda mailto: oswaldo@das.inpe.br INPE 27 de novembro de 2008 Oswaldo Duarte Miranda Buracos Negros Um pouco de História pré Einstein 1687: Isaac Newton

Leia mais

Universidade Federal do ABC Gabriel H. Reis dos Santos Ensino de Astronomia UFABC. Aula: Exoplanetas

Universidade Federal do ABC Gabriel H. Reis dos Santos Ensino de Astronomia UFABC. Aula: Exoplanetas Universidade Federal do ABC Gabriel H. Reis dos Santos gabriel.reis.santos@live.com Ensino de Astronomia UFABC Aula: Exoplanetas Eventos nas Férias 08/07: Palestra do prof. Jiří Borecký, Colonizando o

Leia mais

Evolução Estelar: Pós-Seqüência Principal

Evolução Estelar: Pós-Seqüência Principal Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Evolução Estelar: Pós-Seqüência Principal Tibério B. Vale Veja mais em: http://astro.if.ufrgs.br/estrelas/node14.htm Evolução Final das Estrelas O destino final

Leia mais

Curso Astronomia Básica. O sistema solar. Marcelo Moura. Abril Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais

Curso Astronomia Básica. O sistema solar. Marcelo Moura. Abril Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais Curso Astronomia Básica O sistema solar Marcelo Moura Abril - 2016 Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais O sistema solar 2 Disco de acresção 3 Foto evaporação 4 Foto evaporação 5 Era das grandes

Leia mais

Forças Gravitacionais Diferenciais e Sistema Solar

Forças Gravitacionais Diferenciais e Sistema Solar Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Forças Gravitacionais Diferenciais e Sistema Solar Rogemar A. Riffel e-mail: rogemar@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~rogemar Sala: N101 Livro texto: Astronomia

Leia mais

PLANETAS GIGANTES. Semana dos Planetas Gigantes 2015

PLANETAS GIGANTES. Semana dos Planetas Gigantes 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Observatório do Valongo Semana dos Planetas Gigantes 2015 PLANETAS GIGANTES Gustavo F. Porto de Mello NOSSO SISTEMA SOLAR:

Leia mais