Apresentado por Joice Maciel. Universidade Federal do ABC Setembro de 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentado por Joice Maciel. Universidade Federal do ABC Setembro de 2013"

Transcrição

1 Apresentado por Joice Maciel Universidade Federal do ABC Setembro de 2013

2 Hipóteses de como surgiu a vida na Terra Possíveis planetas que possam conter vida (dentro do sistema solar) Zona habitável galáctica Possíveis planetas habitáveis ao longo da Via Láctea.

3 Abiogênese Biogênese Panspermia Neopanspermia

4 Para acontecer a vida, é necessário meio líquido para a realização das reações químicas, moléculas que ajudam a incentivá-las (criação da vida) e energia

5 Abiogênese: - Geração espontânea - Primeira teoria sobre a vida - Defendida por grandes pensadores - Durou cerca de 2000 anos

6 Abiogênese:

7 Queda da Abiogênese: - Foi provada como uma teoria errada com o experimento de Francesco Redi.

8 Queda da Abiogênese

9 Biogênese - Origem dos seres vivos através de outros preexistentes. - Experimento de Pasteur

10 Biogênese

11 E quando surgiu a primeira vida? Charles Darwin acreditava que a vida era gerada a partir de um caldo nutritivo mais luz e calor e eletricidade que gerou princípios de vida que foram se tornando mais complexos.

12 E quando surgiu a primeira vida?

13 E quando surgiu a primeira vida? Hipótese de Oparin-Haldane: através de reações de moléculas simples, ocorreu a formação de moléculas mais complexas e passados milhões de anos formaram bipolímeros que reagindo entre si formaram coacervados.

14 E quando surgiu a primeira vida? Hipótese de Oparin-Haldane:

15 - E quando surgiu a primeira vida? S.L. Miller confirma a hipótese de Oparin- Haldane com um experimento que usava calor e eletricidade mais N2 NH3 CH4 H2 CO2 e obteve-se aminoácidos e bases nucleotídicas.

16 E quando surgiu a primeira vida? Experimento de S.L. Miller

17 E quando surgiu a primeira vida? O experimento de Miller não é completamente válido, pois sabe-se que a atmosfera da Terra primitiva era oxidante e não redutora, assim a quantidade de aminoácidos sintetizados eram menores.

18 Panspermia: - Vida que veio de fora da Terra, veio de qualquer parte do Universo. - Originada na Grécia antiga, por Anaxágoras

19 Panspermia:

20 Neopanspermia: - Ao invés de vida mais complexa, o que veio do espaço foram macromoléculas que deram origem a vida.

21 Neopanspermia: - Em 2004 a sonda espacial Stardust uma série de moléculas no cometa Wild 2 que podem ser os blocos básico do qual a vida se desenvolveu.

22 Neopanspermia: - Em 2004 a sonda espacial Deep Impact descobriu uma mistura de argila e partículas orgânicas no interior do cometa Tempel 1.

23 Mas como o agente biológico pode ter chegado na Terra? - Primeiro que a vida deve ter partido de matéria não-viva - Segundo, ela possivelmente veio de meteoritos na época da Terra Primitiva.

24

25 Dentro do Sistema Solar há tanto planetas como luas de planetas que possam ter algum tipo de vida, não da maneira como vemos, pode ser composto de outras moléculas diferentes das nossas.

26 Estes são: - Marte - Vênus - Europa, Calisto e Ganimedes (Luas de Júpiter) - Encélado e Titã (Luas de Saturno)

27 Marte - Acredita-se que há uma possibilidade de ter havido ou haver vida em Marte. - Desta forma foram mandadas sondas ao longo do anos para verificar se havia indícios de água, metano, microfósseis e moléculas orgânicas.

28 Marte - Sonda espacial Spirit: Lançada em 10 de junho de 2003, posou em Marte em 4 de janeiro de Teve duração de 6 anos - Massa total de 185 kg - Em 26 de dezembro de 2009 ficou atolado em uma armadilha de areias moles e não conseguiram desetolá-lo

29 Marte - Sonda Spirit

30 Marte - O que a Sonda Spirit encontrou? - Em 25 de junho de 2004 detectou a presença de hematita, o que sugere um passado aquoso em Marte. - E detectou redemoinhos

31 Marte - O que a Sonda Spirit encontrou?

32 Marte - Sonda espacial Opportunity: - Foi lançada em 7 de julho 2003 e aterrissou em Marte em 24 de janeiro de Veículo idêntico ao Spirit, a diferença estava apenas em onde ambos aterrissaram, ou seja em lados opostos.

33 Marte - Sonda espacial Opportunity

34 Marte - O que a sonda espacial Opportunity encontrou? A sonda percorreu diversas crateras ao longo do tempo que estava em operação. Também encontrou hematita ao longo das crateras além de alguns afloramentos rochosos com que demonstraram ter sofrido ação da água.

35 Marte - Sonda espacial Opportunity e sua trajetória ao longo do tempo que operou em Marte.

36 Marte - Sonda espacial Curiosity : Foi lançado em 26 de novembro de 2011 e aterrissou em 6 de agosto de Sua massa era de 900kg - Essa massa era devido a quantidade de equipamentos de analise afim de descobrir se o planeta poderia ser habitável.

37 Marte - Sonda espacial Curiosity : Tinha como objetivo investigar a possibilidade de vida em Marte, além de tentar descobrir alguns elementos químicos que podem originar a vida.

38 Marte - Sonda espacial Curiosity e suas descobertas: Primeiramente descobriu vestígios de um riacho. E recentemente não encontrou nenhum indício de metano em Marte.

39 Vênus - Acredita-se que pode existir vida microbiana em Vênus, em sua densa e nebulosa atmosfera protegida por uma fina camada composta de enxofre.

40 Vênus - Há a suposição de que Vênus e a Terra teriam se originado da mesma forma onde havia água em Vênus e muito gás carbônico na Terra.

41 Júpiter: - Devido ter várias Luas em sua órbita, cientistas acreditam que em alguma delas possam haver algum tipo de vida, estas podem não ser como conhecemos aqui na Terra.

42 Júpiter: - Lua Europa: há suposições de que a gravidade de Júpiter influencie atividade tectônica e vulcânica para aquecimento. - Os riscos que vemos são fissuras de gelo - Não há atmosfera - Condições semelhantes a fontes hidrotermais nos oceanos da Terra

43 Júpiter: - Lua Europa

44 Júpiter: - Lua Calisto: Uma provável existência de um oceano abaixo de sua camada de gelo, deixa aberta a possibilidade de haver vida microbiana nesse oceano.

45 Júpiter: - Lua Calisto:

46 Júpiter: - Lua Ganimedes: Por ser composto por rocha, silicatos e gelo sobre uma camada de água lamacenta, além de ter uma fina atmosfera.

47 Júpiter: - Lua Ganimedes

48 Saturno: - Lua Encélado: É considerado uma Lua de gelo, possui calor gerado por forças de Maré, água líquida e matéria orgânica.

49 Saturno: - Lua Encélado

50 Saturno: - Lua Titã: Possui atmosfera densa, temperaturas baixas, mas possui líquidos, lagos, rios, marés chuva, abundância de matéria orgânica e há a hipótese de química pré-biótica similar ou mesma da Terra.

51 Saturno: - Lua Titã

52

53 Primeiramente é importante a galáxia ter um formato diferentes das elípticas, pois estas não possuem uma zona habitável.

54 Para a formação de planetas telúricos e assim desenvolver vida complexa, é necessário que o sistema estelar esteja suficientemente próximo ao centro da galáxia assim tendo um nível de metalicidade maior.

55 Além de permitir a formação de planetas rochosos, os elementos mais pesados são a base para as complexas moléculas da vida como conhecemos.

56 Ao mesmo tempo que é importante ter uma proximidade do centro da galáxia, também é importante manter uma distância para não sofrer com os efeitos gravitacionais perturbadores e a radiação nociva vinda de nebulosas com gás ionizados.

57 Gliese 581 c: Está na órbita da anã vermelha Gliese 581 na constelação de Libra, aparenta orbitar em uma zona habitável, pode possuir água em estado líquido e é o primeiro planeta extrassolar descoberto possivelmente habitável.

58 Gliese 581 c: Pode estar sempre com a mesma face voltada para sua estrela, causando variação de temperatura considerável. Mas a parte entre as faces pode conter vida.

59 Gliese 581 d: está dentro da zona habitável da estrela Gliese 581, sua atmosfera de CO2 é densa o bastante para ter um clima estável abrigando oceanos, nuvens e chuvas

60

61 HD69830 d : Acredita-se que esteja na zona habitável de sua estrela ( anã HD 69830), assim podendo manter a água em estado líquido. Porém é um planeta que há a possibilidade de não ser rochoso e sim gasoso.

62 No verão de 1977 duas sondas Voyager partiram de Cabo Canaveral com a missão de explorar o espaço exterior ao sistema solar.

63 A sonda Voyager 1 leva alguns objetos atemporais. É o caso da Quinta Sinfonia de Beethoven ou de Johnny B. Goode, de Chuck Berry. Ou os sons de trovões, vulcões e terramotos, de hienas e elefantes, do vento, da chuva, do riso

64 Em 1977, as Voyager levaram várias imagens, sons, música e mensagens em 55 línguas incluindo do Presidente norte-americano Jimmy Carter na época,e o austríaco Kurt Waldheim secretário geral da ONU na época. A seleção foi feita por um comitê encabeçado por Carl Sagan.

65

66

67 Fim

Requisitos para uma definição de vida; Hipóteses de como surgiu a vida na Terra; Possíveis planetas que possam conter vida (dentro do sistema solar);

Requisitos para uma definição de vida; Hipóteses de como surgiu a vida na Terra; Possíveis planetas que possam conter vida (dentro do sistema solar); Daniele Benício Requisitos para uma definição de vida; Hipóteses de como surgiu a vida na Terra; Possíveis planetas que possam conter vida (dentro do sistema solar); Zona habitável galáctica; Possíveis

Leia mais

Dia 03/10 das 9h às 11h. Palestra Limite: o céu de Santo André

Dia 03/10 das 9h às 11h. Palestra Limite: o céu de Santo André Daniele Benício Dia 03/10 das 9h às 11h. Palestra Limite: o céu de Santo André Transporte sai da Universidade às 8h30 (chegar antes) Preencher o formulário até HOJE às 23h59. Relembrando Vida no Espaço

Leia mais

Condições da Terra que permitem a existência da vida

Condições da Terra que permitem a existência da vida Condições da Terra que permitem a existência da vida Sol Estrela do Sistema Solar, fonte de luz e de energia Mercúrio Atmosfera: ausente Temperatura: 180 C (noite) a +330 C (dia) Sem água no estado líquido

Leia mais

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo.

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo. Prof. Me. Eduardo de Freitas Sousa # GEO = terra; LOGOS = estudo. # Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do

Leia mais

Aristóteles aC

Aristóteles aC Aristóteles 384 322aC Abiogênese X Biogênese A geração espontânea para seres considerados simples foi admitida desde a Antiguidade até o final do século XIX. ABIOGÊNESE Postula que os seres vivos surgem

Leia mais

ASTROBIOLOGIA Habitabilidade Planetária

ASTROBIOLOGIA Habitabilidade Planetária ASTROBIOLOGIA Habitabilidade Planetária Centro de Extensão Universitária - SP C. A. Wuensche 19 de junho de 2006 Habitabilidade planetária O que torna um planeta habitável? Por que a Terra é habitável

Leia mais

VIDA NO ESPAÇO. Victoria Arantes Aula 20

VIDA NO ESPAÇO. Victoria Arantes Aula 20 VIDA NO ESPAÇO Victoria Arantes Aula 20 A ciência que estuda a vida no espaço é chamada de Astrobiologia. Mas afinal, o que significa astrobiologia? Origem da palavra: στρον ( ἄ astron), "constelação,

Leia mais

Componente Curricular: Astronomia Prof. Sérgio Mittmann dos Santos Turma: LCN 1 Nomes: Daniele Homem dos Santos Gabriela Dipicoli Brasil Jhonny B.

Componente Curricular: Astronomia Prof. Sérgio Mittmann dos Santos Turma: LCN 1 Nomes: Daniele Homem dos Santos Gabriela Dipicoli Brasil Jhonny B. Componente Curricular: Astronomia Prof. Sérgio Mittmann dos Santos Turma: LCN 1 Nomes: Daniele Homem dos Santos Gabriela Dipicoli Brasil Jhonny B. Silveira Livania dos Santos da Silva Introdução...3 O

Leia mais

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL Sol Planetas principais (giram diretamente à volta do Sol) Planetas secundários ou satélites (giram à volta de outros planetas) Planetas anões (Plutão, Ceres, Xena)

Leia mais

ORIGEM DA TERRA 4,6 BILHÕESDE ANOS AMBIENTE INÓSPITO PARA OS SERES VIVOS

ORIGEM DA TERRA 4,6 BILHÕESDE ANOS AMBIENTE INÓSPITO PARA OS SERES VIVOS ORIGEM DA TERRA 4,6 BILHÕESDE ANOS AMBIENTE INÓSPITO PARA OS SERES VIVOS Condições Climáticas desfavoráveis a vida: Altas temperaturas; Intensa atividades vulcânicas; Ausência de oxigênio; Constante queda

Leia mais

PLANETAS GIGANTES. Semana dos Planetas Gigantes 2015

PLANETAS GIGANTES. Semana dos Planetas Gigantes 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Observatório do Valongo Semana dos Planetas Gigantes 2015 PLANETAS GIGANTES Gustavo F. Porto de Mello NOSSO SISTEMA SOLAR:

Leia mais

Sistema Solar: a sua origem e os seus astros

Sistema Solar: a sua origem e os seus astros Sistema Solar: a sua origem e os seus astros Origem do Sistema Solar A Terra é um dos planetas do Sistema Solar em cujo o centro se encontra o Sol. Teoria da Nebulosa Solar Os astrónomos acreditam que

Leia mais

Novas Descobertas sobre o Sistema Solar

Novas Descobertas sobre o Sistema Solar FIS 2009 Explorando o Universo: dos Quarks aos Quasares Novas Descobertas sobre o Sistema Solar Jorge Ricardo Ducati Departamento de Astronomia Universidade Federal do Rio Grande do Sul Planeta Terra:

Leia mais

Biologia Origem e expansão do Universo

Biologia Origem e expansão do Universo Biologia Origem e expansão do Universo Testes Páginas 5 7 01, 02, 03, 04, 07 ORIGEM E EXPANSÃO DO UNIVERSO ABIOGÊNESE GERAÇÃO ESPONTÂNEA Defendia que a matéria inorgânica se transformava em matéria viva

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 27: Detecção de vida

Astrofísica Geral. Tema 27: Detecção de vida cção de vida Índice 1 Perguntas fundamentais 2 Bioassinaturas 3 Bioassinaturas sondas 4 Bioassinaturas luz 5 Bibliografia 2 / 32 Índice 1 Perguntas fundamentais 2 Bioassinaturas 3 Bioassinaturas sondas

Leia mais

CAPÍTULO 03 O Universo..

CAPÍTULO 03 O Universo.. CAPÍTULO 03 O Universo.. 03/03/2016 6º Ano B Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 34 a 40 Itens 01 a 03. Estrutura Temática Astros do universo. Planetas Satélites Estrelas Distâncias no Espaço. Sistemas,

Leia mais

Hipóteses: Oparin e Haldane. a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia)

Hipóteses: Oparin e Haldane. a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia) Professora Catarina Hipóteses: a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia) c) Origem por evolução química: a hipótese de Oparin e Haldane. Antiguidade - séc. XIX.

Leia mais

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57)

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Astros do Sistema Solar: a sua origem e os seus astros (Pp. 64 a 70) Objetos celestes do Sistema Solar Teoria da Nebulosa Solar Sistema Solar Sol Planetas

Leia mais

Como Surgiu o Primeiro Ser Vivo

Como Surgiu o Primeiro Ser Vivo Como Surgiu o Primeiro Ser Vivo Dentre as muitas hipóteses formuladas, uma delas admitia que microrganismos, que possivelmente existissem flutuando no espaço cósmico, teriam caído sobre o solo fértil da

Leia mais

Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA

Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA Teorias da vida - Abiogênese Abiogênese Formas vivas podem surgir a partir da matéria bruta em determinadas circunstâncias, desde que essa matéria

Leia mais

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar Introdução à Astronomia Fundamental Lua Distância média da Terra: 384 400 km Diâmetro equatorial: 3480 km Massa: 0,012 massa terrestre Gravidade: 1,62 m/s 2 Densidade: 3340 kg/m 3 Rotação: 27,32 dias Período

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A Geografia Levada a Sério

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS.  A Geografia Levada a Sério INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS 1 Respeitar as leis da natureza é prolongar a existência das espécies, inclusive a nossa. Tibério Mendonça 2 3 Introdução ao Ensino de Ciências As ciências naturais se

Leia mais

Júpiter. Rotação: 9h55m30s (Terra=23h56m) Rotação + rápida do sistema solar Translação: 11,87 anos Inclinação: 3,13 graus

Júpiter. Rotação: 9h55m30s (Terra=23h56m) Rotação + rápida do sistema solar Translação: 11,87 anos Inclinação: 3,13 graus PLANETAS EXTERNOS Rotação: 9h55m30s (Terra=23h56m) Rotação + rápida do sistema solar Translação: 11,87 anos Inclinação: 3,13 graus Júpiter Devido a rotação rápida, o planeta não é totalmente esférico:

Leia mais

Vamos entender como. surgiu o primeiro ser vivo no nosso planeta!

Vamos entender como. surgiu o primeiro ser vivo no nosso planeta! A ORIGEM DA VIDA ORIGEM DA VIDA Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Vamos entender como Saturno surgiu o primeiro ser vivo no nosso planeta! Urano Neptuno Plutão Uma pequena história... O Big Bang foi

Leia mais

A Terra como um sistema

A Terra como um sistema A Terra como um sistema Subsistemas fundamentais Geosfera Atmosfera Hidrosfera Biosfera Os subsistemas constituintes do sistema Terra são a atmosfera, a hidrosfera, a geosfera e a biosfera, que interagem

Leia mais

ORIGEM DA VIDA TEORIAS. A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada.

ORIGEM DA VIDA TEORIAS. A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada. TEORIAS ORIGEM DA VIDA A) ABIOGÊNESE (GERAÇÃO ESPONTÂNEA) à Até meados do século XIX à Seres vivos surgem espontaneamente da matéria inanimada. Van Helmont: receita para produção de ratos. B) BIOGÊNESE

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA O Sistema Solar O sistema solar é formado pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas, com suas luas e anéis, pelos planetas anões,

Leia mais

A Terra no Sistema Solar

A Terra no Sistema Solar A Terra no Sistema Solar Sistema Solar Via Láctea A Via Láctea é uma galáxia constituída por milhões de estrelas, planetas, gases, poeiras e uma infinidade de outros corpos celestes. Terra A Terra é o

Leia mais

Biodiversidade 07/09/2016. A História da Terra e a Origem da Vida. O que é universo?

Biodiversidade 07/09/2016. A História da Terra e a Origem da Vida. O que é universo? FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS A História da Terra e a Origem da Vida Biodiversidade Prof. Me. Cássio Resende de Morais O que é universo? Universo

Leia mais

Origem da vida. Os primeiros seres vivos

Origem da vida. Os primeiros seres vivos Origem da vida Os primeiros seres vivos 1ª ideias sobre o aparecimento dos seres vivos CRIACIONISMO (Design inteligente) Nesta corrente de estudiosos acreditava-se que a vida foi criada por uma força divina.

Leia mais

Planetas: algumas características

Planetas: algumas características Planetas: algumas características Planetas e planetas anões Planetas são objetos celestes que orbitam em torno do Sol, ou de uma estrela, com gravidade suficiente para terem uma forma quase esférica e

Leia mais

Quais são os planetas do Sistema Solar? O que são asteroides, cometas e meteoritos? Quais as diferenças entre estrelas e planetas?

Quais são os planetas do Sistema Solar? O que são asteroides, cometas e meteoritos? Quais as diferenças entre estrelas e planetas? Jerry Schad/Photo Researchers, Inc./Latinstock O Sistema Solar é formado pelo Sol e pelos planetas que giram ao redor dele, além de outros corpos celestes menores, como planetas-anões, Luas e asteroides.

Leia mais

Origem da vida na Terra. CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano

Origem da vida na Terra. CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano Origem da vida na Terra CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano http://www.escolavirtual.pt/epad-media/9789720851604/9789720851604- TE-1/assets/resources/video/cn7_01_02_swf_01.mp4 Vídeo/animação escola virtual

Leia mais

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete)

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) EIXO PRINCIPAL TEXTO GERAL DA MAQUETE Os planetas e planetas anões do Sistema Solar são de longe o mais bem estudado sistema planetário,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A Geografia Levada a Sério

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS.  A Geografia Levada a Sério INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS 1 Não São as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças. Charles Darwin 2 3 Introdução ao Ensino de Ciências As

Leia mais

Pg. 1 TÍTULO: EM JÚPITER DURAÇÃO: 60 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: GEOGRAFIA, CIÉNCIAS SOCIAIS E FÍSICA DESCRIÇÃO;

Pg. 1 TÍTULO: EM JÚPITER DURAÇÃO: 60 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: GEOGRAFIA, CIÉNCIAS SOCIAIS E FÍSICA DESCRIÇÃO; TÍTULO: EM JÚPITER DURAÇÃO: 60 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: GEOGRAFIA, CIÉNCIAS SOCIAIS E FÍSICA DESCRIÇÃO; Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar, é suficientemente grande para conter todos os outros

Leia mais

ORIGEM DA VIDA TÉRCIO CÂMARA PAZ NA ESCOLA BIOLOGIA

ORIGEM DA VIDA TÉRCIO CÂMARA PAZ NA ESCOLA BIOLOGIA TÉRCIO CÂMARA BIOLOGIA ORIGEM DA VIDA PAZ NA ESCOLA 19.03.2019 A principal diferença entre esta atmosfera primitiva e a atmosfera atual, reside no fato de a primeira não possuir Oxigênio (O 2 ). Atmosfera

Leia mais

O que é que defende a teoria da geração espontânea?

O que é que defende a teoria da geração espontânea? O que é que defende a teoria da geração espontânea? Até ao século XIX: ausência de Formulada primeiramente por Aristóteles (filósofo explicações grego). científicas para a origem da vida, persistindo Defende

Leia mais

Unidade 1.1. Condições da Terra favoráveis à existência...

Unidade 1.1. Condições da Terra favoráveis à existência... Unidade 1.1. ondições da Terra favoráveis à existência... 1. O Sistema Solar é constituído por... Via Láctea, planetas principais, planetas anões e Sol Planetas principais, planetas secundários, corpos

Leia mais

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão.

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Uma parte da humanidade acredita na teoria criacionista. Essa teoria não é científica,

Leia mais

Planetas são:

Planetas são: Características dos planetas (Pp. 71 a 78) Planetas do Sistema Solar Planeta Planeta anão Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano Neptuno Atenção às Páginas do MANUAL Manual Espaço Manual Pg.

Leia mais

Pg. 1 TÍTULO: EM JÚPITER DURAÇÃO: 60 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: GEOGRAFIA, CIÉNCIAS SOCIAIS E FÍSICA DESCRIÇÃO;

Pg. 1 TÍTULO: EM JÚPITER DURAÇÃO: 60 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: GEOGRAFIA, CIÉNCIAS SOCIAIS E FÍSICA DESCRIÇÃO; TÍTULO: EM JÚPITER DURAÇÃO: 60 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: GEOGRAFIA, CIÉNCIAS SOCIAIS E FÍSICA DESCRIÇÃO; Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar, é suficientemente grande para conter todos os outros

Leia mais

Método Científico: Etapas Básicas

Método Científico: Etapas Básicas Método Científico Método Científico: Etapas Básicas Observação de um FATO Galinhas com beribéri Questionamento de um PROBLEMA O que causa o beribéri? Proposição de uma HIPÓTESE Carência de algum fator

Leia mais

PANSPERMIA. Evidências em meteoritos encontrados na Austrália e na Antártica durante o século XX sustentam essa discussão.

PANSPERMIA. Evidências em meteoritos encontrados na Austrália e na Antártica durante o século XX sustentam essa discussão. ORIGEM DA VIDA PANSPERMIA Sugere que as formas de vida encontradas na Terra possuem alguma relação extraterrena. Seja pela chegada de microrganismos ou de moléculas orgânicas como aminoácidos e nucleotídeos.

Leia mais

Planetas fora do Sistema Solar

Planetas fora do Sistema Solar Planetas fora do Sistema Solar Dep. Astronomia Instituto de Física UFRGS (2018-1) O Sistema Solar Massa do Sol = 2 x 1030 Kg (333 000x a massa da Terra; 1 000 x a massa de Júpiter) Diâmetro do Sol = 1

Leia mais

Biologia I ORIGEM DA VIDA. Professora: Eduarda de Souza

Biologia I ORIGEM DA VIDA. Professora: Eduarda de Souza Biologia I ORIGEM DA VIDA Professora: Eduarda de Souza BIOLOGIA?? Biologia Ciência que estuda a vida; Sociedade Alimentos transgênicos, efeito estufa, aquecimento global, exames de DNA... Zoologia Botânica

Leia mais

(Parte extraída de texto redigido por Ney Gastal a partir de entrevista com José Lutzenberger publicada nojornal RS, em janeiro de 1989.

(Parte extraída de texto redigido por Ney Gastal a partir de entrevista com José Lutzenberger publicada nojornal RS, em janeiro de 1989. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Biologia Questão 1 A vida surgiu em uma atmosfera bem diferente da atual. Não havia oxigênio na atmosfera. Era uma atmosfera redutora, ou seja, que não oxidava

Leia mais

Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4

Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4 Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4 Trabalho realizado por : Rodrigo Sambento Miguel Ângelo O que é a Teoria do Big Bang? O Big Bang é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo.

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos de Física e Química do 7ºAno Data: outubro 2012 Professora: Paula Melo Silva

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos de Física e Química do 7ºAno Data: outubro 2012 Professora: Paula Melo Silva Página1 1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos de Física e Química do 7ºAno Ano Letivo: 2012/2013 Data: outubro 2012 Professora: Paula Melo Silva Critérios de Correção 1. 11 pontos 1.1. Opção A 1.2. Opção

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia. Vida Fora da Terra. Rogério Riffel

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia. Vida Fora da Terra. Rogério Riffel Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia Vida Fora da Terra Rogério Riffel Inúmeros sóis existem; inúmeras Terras giram ao redor destes sóis de maneira similar a que os sete

Leia mais

I. Espaço. 2.1 Astros do Sistema Solar. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza

I. Espaço. 2.1 Astros do Sistema Solar. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Físico-Química - 7º ano M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Novo O Sistema Solar formou-se, segundo se pensa, pela contração de uma nuvem de matéria em rotação, há cerca de 4,6 mil milhões de anos.

Leia mais

A ORIGEM DOS SERES VIVOS. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

A ORIGEM DOS SERES VIVOS. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS A ORIGEM DOS SERES VIVOS Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS ABIOGÊNESE X BIOGÊNESE Abiogênese > geração espontânea, dizia que todo ser vivo era originado da matéria inanimada, da força vital; Sapos e

Leia mais

Origem da vida primeiras ideias

Origem da vida primeiras ideias Origem da vida primeiras ideias Geração espontânea ou abiogênese Aristóteles; Redi (1626 1697) experimento com moscas; Surgimento e desenvolvimento do microscópio micro- organismos; Joblot (1645 1723)

Leia mais

ORIGEM DA VIDA NA TERRA

ORIGEM DA VIDA NA TERRA ORIGEM DA VIDA NA TERRA NO PRINCÍPIO NADA EXISTIA, NEM VIDA, NEM TERRA, SOL OU ESTRELAS. NO PRINCÍPIO, APENAS O VERBO DE DEUS EXISTIA E DEUS DISSE: FAÇA-SE A LUZ. E A LUZ SE FEZ. Assim passou DEUS a DISSE:

Leia mais

Sistema Solar e nossa Galáxia

Sistema Solar e nossa Galáxia Sistema Solar e nossa Galáxia Galáxia Uma galáxia é um enorme aglomerado de estrelas, planetas, gás e poeiras ligados pela força da gravidade, assim como pela ainda pela pouco conhecida matéria escura.

Leia mais

Júpiter. Devido a rotação rápida, o planeta não é totalmente esférico: diâmetro(equat.): 11,2 Terras diâmetro(polar): 10,5 Terras

Júpiter. Devido a rotação rápida, o planeta não é totalmente esférico: diâmetro(equat.): 11,2 Terras diâmetro(polar): 10,5 Terras PLANETAS EXTERNOS Júpiter Rotação diferencial Júpiter é gasoso Período de rotação (altas latitudes ): 9h55m30s (Terra=23h56m) Período de rotação (equador): 9h50m Rotação + rápida do sistema solar Translação:

Leia mais

CORPOS CELESTES. Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã

CORPOS CELESTES. Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã CORPOS CELESTES Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã Corpo celeste é todo e qualquer astro que se encontra no espaço sideral; Existem inúmeros corpos celestes, porém os principais

Leia mais

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS

O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS O SISTEMA SOLAR: PLANETAS EXTERNOS RELEMBRANDO O SISTEMA SOLAR O Sistema solar é constituído do sol que possui 99,85% da massa do sistema. Dos Planetas Interiores: Mercúrio, Venus, Terra e Marte. Dos Planetas

Leia mais

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu.

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. SISTEMA SOLAR Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. Permaneceu até o século XV. Modelo heliocêntrico: Sol no

Leia mais

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 12 de Setembro de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br O Sistema Solar

Leia mais

O ÚNICO LUGAR EM QUE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO. (ALBERT EISNTEIN)

O ÚNICO LUGAR EM QUE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO. (ALBERT EISNTEIN) O ÚNICO LUGAR EM QUE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO. (ALBERT EISNTEIN) ORIGEM DA VIDA ABIOGÊNESE X BIOGÊNEGE Abiogênese Geração espontânea Aristóteles; René Descartes; Isaac Newton; John

Leia mais

O movimento dos planetas, visto da Terra

O movimento dos planetas, visto da Terra O movimento dos planetas, visto da Terra Quando são visíveis da Terra, os planetas não acompanham as estrelas (a palavra planeta vem da palavra grega vagabundo ). Em relação às estrelas, os planetas não

Leia mais

Como tudo começou... A origem do universo, da Terra e da vida. Natália Paludetto

Como tudo começou... A origem do universo, da Terra e da vida. Natália Paludetto Como tudo começou... A origem do universo, da Terra e da vida Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com A origem do Universo Teoria mais aceita: Big Bang (George Gamow e Georges Lemaître 1948) Apoia-se,

Leia mais

ORIGEM DOS PRIMEIROS SERES VIVOS TEORIAS MODERNAS

ORIGEM DOS PRIMEIROS SERES VIVOS TEORIAS MODERNAS ORIGEM DOS PRIMEIROS SERES VIVOS TEORIAS MODERNAS IDÉIAS MODERNAS SOBRE ORIGEM DA VIDA 1869 THOMAS HUXLEY: SERES VIVOS SURGIRAM DE LENTA EVOLUÇÃO MOLECULAR. 1920 J.B.S. HALDANE E A. I. OPARIN: SERES VIVOS

Leia mais

A Terra, um planeta muito especial

A Terra, um planeta muito especial Biologia e Geologia 10º ano Tema 2 A Terra, um planeta muito especial 2015 Provável Origem do Sol e dos Planetas Teorias Catastrofistas Colisão entre duas estrelas (Buffon 1749) Aproximação entre duas

Leia mais

O que é uma sonda espacial?

O que é uma sonda espacial? Sondas Espaciais O que é uma sonda espacial? Essencialmente, uma sonda espacial é um satélite que se destina a estudar outros corpos celestes. Existem 4 tipos de sonda, atmosférica, orbiter, lander e rover.

Leia mais

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea NÓS E O UNIVERSO 1 O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia A Via Láctea VIA LÁCTEA OUTRAS GALÁXIAS Andrómeda Grande Nuvem de Magalhães Pequena Nuvem de Magalhães SISTEMA SOLAR S M V T M J S U N

Leia mais

TEORIAS E ORIGEM DA VIDA

TEORIAS E ORIGEM DA VIDA BIOLOGIA 9º ANO TEORIAS E ORIGEM DA VIDA PROFESSOR Teorias da vida - Abiogênese Aristóteles (384 322 a.c) Filósofo grego Rãs surgiam a partir de lodo. Jan Baptist Van Helmont (1577-1644) Médico cientista

Leia mais

Organização. Resposta ao ambiente. Adaptação evolutiva. Regulação. Reprodução Crescimento e desenvolvimento. Processamento de energia

Organização. Resposta ao ambiente. Adaptação evolutiva. Regulação. Reprodução Crescimento e desenvolvimento. Processamento de energia Crédito: ESA Crédito: Pearson Education Organização Resposta ao ambiente Adaptação evolutiva Regulação Processamento de energia Reprodução Crescimento e desenvolvimento Crédito: Pearson Education Biosfera

Leia mais

Origem da vida BIOGÊNESE ABIOGÊNESE. Aristóteles Isaac Newton René Descartes Helmont Needham. Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur

Origem da vida BIOGÊNESE ABIOGÊNESE. Aristóteles Isaac Newton René Descartes Helmont Needham. Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur Origem da Vida Origem da vida ABIOGÊNESE Aristóteles Isaac Newton René Descartes Helmont Needham BIOGÊNESE Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur (...)coloca-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas

Leia mais

Astrobiologia Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia

Astrobiologia Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia Astrobiologia Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia Prof. Dr. Sergio Pilling Aluno: Alexandre Bergantini de Souza Evelyn Cristine. F. M. Martins Víctor de Souza Bonfim Aula 8 - Zona de Habitabilidade:

Leia mais

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão.

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Até meados do século XIX acreditava-se que os seres vivos podiam surgir da matéria

Leia mais

Origem da Terra e da Vida

Origem da Terra e da Vida Origem da Terra e da Vida A Terra se origina (aproximadamente há 4,5 bilhões de anos) através de colisões entre meteoritos que são atraídos pela gravidade do Sol. Essa série de colisões dá origem a uma

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia. Vida Fora da Terra. Rogério Riffel

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia. Vida Fora da Terra. Rogério Riffel Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Astronomia Vida Fora da Terra Rogério Riffel Inúmeros sóis existem; inúmeras Terras giram ao redor destes sóis de maneira similar a que os sete

Leia mais

Planetas fora do Sistema Solar

Planetas fora do Sistema Solar Planetas fora do Sistema Solar Dep. Astronomia Instituto de Física UFRGS (2018-2) O Sistema Solar Massa do Sol = 2 x 1030 Kg (333 000 x a massa da Terra; 1 000 x a massa de Júpiter) Diâmetro do Sol = 1

Leia mais

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA O MODERNO SISTEMA SOLAR. Rui J. Agostinho.

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA O MODERNO SISTEMA SOLAR. Rui J. Agostinho. CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA NO OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA O MODERNO SISTEMA SOLAR MÓDULO: CAOAL SS Rui J. Agostinho Setembro de 2014 Conteúdo Objectivos e Estrutura do Curso..............................

Leia mais

ORIGEM DA VIDA. Profª. Luciana Araújo

ORIGEM DA VIDA. Profª. Luciana Araújo ORIGEM DA VIDA Profª. Luciana Araújo TEORIAS DA VIDA - ABIOGÊNESE Aristóteles (384 322 a.c) Filósofo grego Rãs surgiam a partir de lodo. Jan Baptist Van Helmont (1577-1644) Médico cientista Belga Camisas

Leia mais

das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje

das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje O planeta Terra é, entre os planetas do Sistema Solar, o único em que há todas as condições para haver seres vivos. Um dos motivos é que o nosso planeta não possui temperaturas tão extremas, a média é

Leia mais

Astrônomos descobrem sistema com 7 exoplanetas, e eles podem ter água

Astrônomos descobrem sistema com 7 exoplanetas, e eles podem ter água Astrônomos descobrem sistema com 7 exoplanetas, e eles podem ter água Maria Júlia Marques Do UOL, em São Paulo 22/02/2017 15h00 m n H { Ouvir texto J Imprimir F Comunicar erro "Não, nós não encontramos

Leia mais

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR Físico-química - 7º ano de escolaridade Unidade 2 O SISTEMA SOLAR O Sistema Solar 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Olá, o Calvin, da banda desenhada Calvin and Hobbes. Ao longo

Leia mais

Decima Terceira Aula

Decima Terceira Aula Decima Terceira Aula Introdução à Astrofísica Reinaldo R. de Carvalho (rrdecarvalho2008@gmail.com) pdf das aulas estará em http://cosmobook.com.br/?page_id=440 !! Capítulo 13!! O Sistema Solar! - Descrição

Leia mais

Alguns Equipamentos de Exploração Espacial

Alguns Equipamentos de Exploração Espacial Geologia 10.ºAno Alguns Equipamentos de Exploração Espacial Telescópios Radiotelescópio Satélites Estação espacial Vaivém espacial Foguetões Sonda espacial SISTEMA SOLAR Formado por SOL PLANETAS PRINCIPAIS

Leia mais

Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017

Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017 Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017 Teorias sobre origem da vida Geração espontânea ou abiogênese. Algumas formas de vida poderiam se originar a partir de matéria não viva a partir de um princípio

Leia mais

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M.

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Físico-Química - 7º ano que os distinguem M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Novo Dimensões dos planetas Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em

Leia mais

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA SISTEMAS PLANETÁRIOS: O NOSSO E OS OUTROS. Rui J.

CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA SISTEMAS PLANETÁRIOS: O NOSSO E OS OUTROS. Rui J. CURSO AVANÇADO EM ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA NO OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA SISTEMAS PLANETÁRIOS: O NOSSO E OS OUTROS MÓDULO: CAOAL SS Rui J. Agostinho Setembro de 2014 Conteúdo Objectivos e Estrutura

Leia mais

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos.

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos. Sumário 3 - Como se formou o Sistema Solar? Constituição do Sistema Solar. - Os planetas do Sistema Solar. - Outros astros do Sistema Solar. Formação do Sistema Solar Considera-se que o Sistema Solar teve

Leia mais

Sistema Solar. Origem do Sistema Solar

Sistema Solar. Origem do Sistema Solar Sistema Solar Até o século XVI, acreditava-se que a Terra era o centro do universo. Que tudo, inclusive o Sol, girava em torno do eixo de nosso planeta. Mais tarde, com Nicolau Copérnico, foi considerada

Leia mais

O Sistema Solar. Os Astros do Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar. Os Astros do Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 2 O SISTEMA SOLAR O Sistema Solar 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Os Astros do Sistema Solar 2 1 Competências a desenvolver:

Leia mais

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol.

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol. Leandro e João O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O Sistema Solar é composto por 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano

Leia mais

Introdução à astronomia O Sistema Solar

Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução a astronomia A Lua A Terra Viver na Terra Introdução a Astronomia Astronomia é a ciência que estuda os astros e os fenômenos celestes. Universo é o conjunto

Leia mais

* Maria Julia e Helena

* Maria Julia e Helena * Maria Julia e Helena A constelação Cruzeiro do Sul é uma das mais importantes para os povos do hemisfério Sul. O cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas: Rubídea, Pálida, Mimosa,

Leia mais

Espaço. 1. Universo. Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes

Espaço. 1. Universo. Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes Espaço 1. Universo Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes Corpos celestes 1.1 Distinguir vários corpos celestes. Estrela Astro

Leia mais

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Sumário Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Breve história. Composição média da atmosfera atual. Agentes de alteração da concentração de. - Contaminação e toxicidade.

Leia mais

Introdução à Astrofísica. Origem da Vida e Vida Extraterrestre. Rogemar A. Riffel

Introdução à Astrofísica. Origem da Vida e Vida Extraterrestre. Rogemar A. Riffel Introdução à Astrofísica Origem da Vida e Vida Extraterrestre Rogemar A. Riffel Procura de vida fora da Terra O que possibilita que um planeta e sua estrela central abriguem a vida? - Água líquida; - Fonte

Leia mais

Marcos Paulo Ribeiro Marte de perto. LNA Laboratório Nacional de Astrofísica

Marcos Paulo Ribeiro Marte de perto. LNA Laboratório Nacional de Astrofísica Marcos Paulo Ribeiro mribeiro@lna.br Platô Naukluft Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS Marte de perto LNA Laboratório Nacional de Astrofísica Marte Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a partir do Sol.

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Prof. Tibério B. Vale

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Prof. Tibério B. Vale Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Tibério B. Vale Busca de vida em Marte O que possibilita

Leia mais

RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA

RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA 01. (Prof. Fernando) Segundo a hipótese atualmente aceita sobre a origem e evolução da vida na Terra, os primeiros seres surgidos seriam heterotróficos por absorção (saprobiontes),

Leia mais

Propriedades fundamentais da vida

Propriedades fundamentais da vida Origem da Vida O que é vida? Propriedades fundamentais da vida Movimento incluindo citoplasmático Sensibilidade resposta a estímulos Complexidade organização celular Metabolismo ciclo de energia e matéria

Leia mais

Origem da vida ANEXO. Figura 1. Figura 2

Origem da vida ANEXO. Figura 1. Figura 2 Origem da vida ANEXO Figura 1 Figura 2 Figura 3 Figura 4 Figura 5 Figura 6 Figura 8 Figura 7 Figura 9 Figura 10 Figura 11 Figura 12 Figura 13 Figura 14 Figura 15 Exercícios 1- (Uel) Charles Darwin, além

Leia mais