CIDADE LABORATÓRIO. Festival Marista de Robótica 16 DE SETEMBRO DE 2016 COLÉGIOS E UNIDADES SOCIAIS DA REDE MARISTA PUCRS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIDADE LABORATÓRIO. Festival Marista de Robótica 16 DE SETEMBRO DE 2016 COLÉGIOS E UNIDADES SOCIAIS DA REDE MARISTA PUCRS"

Transcrição

1 CIDADE LABORATÓRIO Festival Marista de Robótica 16 DE SETEMBRO DE 2016 COLÉGIOS E UNIDADES SOCIAIS DA REDE MARISTA PUCRS

2 A Cidade Laboratório traz como tema o Entendimento Global, com o intuito de despertar nos estudantes o interesse em investigar soluções para os problemas locais. O Ano Internacional do Entendimento Global, segundo a Unesco, tem a finalidade de proporcionar uma compreensão profunda da maneira com que os povos devem conviver para garantir a sustentabilidade. O documento norteador divulgado pela entidade reforça a necessidade de refletir a partir de uma perspectiva mundial e intervir no plano local, bem como convoca a cada um de nós a aprofundar nosso conhecimento dos contextos socioculturais, melhorar a aceitação social e cultural dos conhecimentos científicos e encontrar vias diferenciadas em função das culturas para alcançar a sustentabilidade mundial. A competição é aberta à participação de escolas públicas e privadas e fará parte do Festival Marista de Robótica que ocorrerá no prédio 40 da PUCRS como parte da programação do Open Campus. O festival terá, além da Cidade Laboratório, o 8º Desafio de Robôs e o 2º Desafio de Drones. INFORMAÇÕES GERAIS Tema: Entendimento Global Inscrições: 15 de junho a 15 de julho de 2015 Endereço para inscrições: Público-alvo: estudantes de escolas públicas e privadas do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental. para dúvidas e informações: silvio.langer@maristas.org.br Data: 16 de setembro de 2016 Local: prédio 40, PUCRS Credenciamento: 8h30 Início das apresentações: 9h30 Premiação: 17h Limite de vagas: 30 REGRAS 1. A Cidade Laboratório é uma atividade que estará vinculada as turmas de 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental. 2. A participação nesta atividade não está vinculada às equipes de robótica da escola, podendo esta inscrever-se mesmo que não participe do Desafio de Robôs.

3 3. O produto da Cidade Laboratório tanto pode ser um protótipo ou a maquete de uma cidade, que satisfaça o tema Entendimento Global É obrigatório o acompanhamento da equipe pedagógica ou de um professor da turma participante a fim de orientar a turma para o seu melhor desempenho na construção da maquete e na hora da apresentação. SOBRE A MAQUETE DA CIDADE LABORATÓRIO: 5. A maquete deverá ter tamanho mínimo de 0,80 m X 0,80 m e no máximo de 1,50 m X 1,50 m. 6. Para construção da maquete será permitido material reciclável, cola, papel, madeira, fios de cobre, plásticos, cano de PVC, componentes eletrônicos, entre outros elementos. 7. A maquete deverá ser uma criação exclusiva dos estudantes e não de profissionais, pais ou professores da área, que apenas auxiliarão. 8. A Cidade Laboratório deverá apresentar uma situação-problema associada ao tema Entendimento Global, com uma justificativa plausível que expresse a necessidade de abordagem do tema no cotidiano. 9. Para a construção do protótipo será permitido material reciclável, cola, papel, madeira, fios de cobre, plásticos, cano de PVC, componentes eletrônicos, entre outros elementos. 10. As dimensões do protótipo não poderão ultrapassar as dimensões da maquete. 11. A justificativa deverá ser plausível e expressar a necessidade de abordagem do tema no cotidiano. 12. A situação-problema 2 deverá ser um enigma a ser solucionando envolvendo a maior quantidade de componentes curriculares possíveis. Além disso, o projeto deverá contemplar o desenvolvimento de pelo menos duas das quatro categorias de competências: Acadêmica, Política, Tecnológica e Éticoestética. a. Competência Acadêmica 3 : O projeto deverá possibilitar que o estudante mobilize os conteúdos dos componentes curriculares para a resolução da situação-problema e construção do produto. 1 Para ler o documento norteador proposto pela Unesco acesse: 2 Ser desafiadora para o estudante. Representar um enigma a ser resolvido. Ir além do conhecimento dos estudantes. Ser um problema aberto. Proporcionar o desenvolvimento de competências. Tudo aquilo que sabemos a resposta não é situação-problema; é indagação. A solução não é uma simples resposta, ela é uma construção individual, inédita. Deve partir de situações reais e concretas: reportagens, fatos, filmes, etc. A resposta é sempre um conjunto de ações, promove o debate científico. Estimula a aprendizagem por meio do debate científico, o aluno precisa pesquisar e estudar para responder as perguntas que emanam da situaçãoproblema. 3 Diz respeito à construção, investigação, sistematização e comunicação de saberes, conhecimentos, linguagens e tecnologias.

4 b. Competência Política 4 : O projeto deverá proporcionar ao estudante a participação crítica de processos de negociação e de decisão em diferentes âmbitos. c. Competência Tecnológica 5 : O projeto deverá incentivar que o estudante faça uso de diferentes artefatos e produções culturais. d. Competência Ético-estética 6 : O projeto deverá oportunizar a construção de valores e atitudes, fundamentados no desenvolvimento de uma cultura do cuidado, da solidariedade e da paz e na luta pela promoção e defesa dos direitos humanos. 13. A metodologia escolhida deverá evidenciar uma pesquisa bibliográfica que dará subsídios para a construção e a forma de elaboração dos produtos solicitados: maquete ou protótipo. 14. No processo de elaboração do projeto, as fontes de consulta deverão ser diversificadas, evitando o uso de apenas um autor ou fonte. As fontes deverão ser citadas no final do projeto. 15. O produto deve responder à situação-problema que está associada ao tema proposto. SOBRE A PONTUAÇÃO: 16. São quesitos da avaliação: Situação-problema, Metodologia, Produto e Apresentação Oral, nesta ordem. 17. Todos os itens da avaliação possuem o mesmo peso. 18. Cada item de avaliação terá uma pontuação entre 0 e As salas serão divididas por categorias: Iniciante e Avançado 20. A banca avaliadora poderá inspecionar a maquete, realizando medições e conferência de materiais. 21. É obrigatória a permanência de no mínimo 3 estudantes no pit, onde se encontra a maquete. 22. A turma deverá escolher 3 integrantes para apresentar sua maquete à banca avaliadora. Tempo máximo de apresentação: 4 minutos. Perguntas dos avaliadores: 1 minuto. 23. Em caso de empate, sem a obtenção da pontuação máxima, prevalecerá como critério de desempate a pontuação do quesito Situação-Problema. Permanecendo o empate, os demais critérios serão avaliados na seguinte ordem: Metodologia, Produto e Apresentação Oral. 24. Em caso de empate com pontuação máxima, a comissão organizadora juntamente com a Banca Avaliadora elegerá entre as equipes empatadas, os vencedores. PREMIAÇÃO Os três melhores trabalhos serão premiados. 4 Relativa à mobilização de conhecimentos, habilidades e valores. Compreende também a capacidade de participar criticamente de processos de negociação e de decisão em diferentes âmbitos. 5 Referente à apropriação e manejo de diversos artefatos e produções culturais que geram e articulam significados. 6 Diz respeito à construção de valores e atitudes, fundamentados no desenvolvimento de uma cultura do cuidado, da solidariedade e da paz e na luta pela promoção e defesa dos direitos humanos.

5 ANEXO I SUBSÍDIO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS A elaboração de um projeto prevê que se verifiquem determinadas etapas e que se tenha conhecimento de algumas normas técnicas. Deve-se, inicialmente, responder às seguintes perguntas: O quê? Por quê? Para quê? Como? Com quê? Com quem? Em quanto tempo? A escolha do tema ou do assunto da pesquisa que responde à pergunta o quê? deverá estar relacionada ao tema Entendimento Global, especificamente a um dos seus eixos (sobreviver, habitar, pertencer, interagir, preservar e recuperar) a respeito do qual você deseja pesquisar e que será seu tema de estudo. Para desenvolver a pesquisa você deverá partir de uma situação-problema da qual se originam as questões geradoras da pesquisa (expressas em forma de perguntas), que deverão ser respondidos ao longo do desenvolvimento da pesquisa e na busca de possíveis soluções para a situação-problema proposta. Resolvido o tema e expressadas as perguntas (as questões geradoras da pesquisa), você vai justificar as escolhas feitas, respondendo à pergunta por quê?, cuja resposta será a justificativa e que poderá abranger uma explicação a respeito do seu interesse, seus conhecimentos acerca do tema escolhido e a relação com outros temas, que, por sua vez, referem o tema Entendimento Global. Na justificativa, você pode, ainda, especificar o que já conhece ou que materiais você já tem a respeito desse tema (textos, sites, imagens, etc.). Você pode, a seguir, esclarecer os objetivos do projeto, respondendo à pergunta, para quê? A seguir, você pode explicar como vai realizar a pesquisa e que recursos vai utilizar, respondendo as perguntas com quem? ou com o que?. Além desses elementos, você deve indicar quando vai fazer o trabalho, estabelecendo o cronograma de execução da pesquisa. Você já pode escolher o título da pesquisa, o que é muito importante e deve ser escolhido com muito cuidado, pois ele pode ser revelador do seu conteúdo e da sua relevância. Você deve selecionar algumas palavras (no mínimo três) que caracterizem o tema e que serão as palavraschave. As palavras-chave revelam brevemente os tópicos principais a serem abordados, tendo a função de esclarecer ao leitor, o tema da pesquisa. Deve constar do projeto da pesquisa uma bibliografia inicial que esclareça e contenha os materiais consultados para a elaboração do projeto e outros que o autor pretenda consultar ao longo do seu desenvolvimento ou no seu relatório.

6 ANEXO II ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO Para elaborar o pré-projeto, inicialmente, você deverá responder as perguntas: 1. O que você se propõe a pesquisar? 2. Por que você quer fazer esta pesquisa? 3. Para que você quer fazer esta pesquisa? 4. Como você pretende realizá-la? 5. Com que ou com quem? 6. Quando? 7. Expresse a situação-problema e proponha uma ou mais questões de pesquisa em forma de pergunta. 8. Elabore o esboço de um cronograma que indique o tempo que você pretende realizar a pesquisa indicando a data de início e a previsão de sua conclusão.

7 ANEXO III ROTEIRO DO PRÉ-PROJETO Nome da equipe: Categoria (Iniciante ou Avançado): Dados dos alunos (nomes e turma): Dados do professor orientador (nome e área de atuação): Eixo (do curta ou da pesquisa): Título (do curta ou da pesquisa pode ser provisório): Justificativa da escolha do tema: Situação-problema: Questão ou questões desencadeadoras ou geradoras (em forma de perguntas): Objetivo (s): Metodologia (descrição do desenvolvimento ou etapas da produção (curta ou pesquisa), incluindo sujeitos, recursos, especificação do trabalho de campo realizado, forma (s) de coleta de dados, temas de fundamentação teórica, cronograma, conforme o tipo de produção). Tipo de produto (curta ou pesquisa): Palavras-chave (no mínimo três): Bibliografia inicial: Observação: Esse documento deve se adaptado para ser apresentado, inclusive, retirando-se esta observação e as orientações em vermelho.

8 ANEXO IV CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1 SITUAÇÃO-PROBLEMA Coerência do tema Justificativa Abrangência da situação-problema Presença da Competência Acadêmica Presença da Competência Política Presença da Competência Tecnológica Presença da Competência Ético-estética 5 2 METODOLOGIA Descrição, etapas, passo a passo Diversidade de fontes Indicação da fonte 5 3 PRODUTO Responde a situação-problema Originalidade na construção do produto Inovação e impacto social Proposta de intervenção Materiais utilizados na solução do problema 5 4 APRESENTAÇÃO ORAL Domínio do assunto Clareza e desenvoltura Capacidade de síntese Apresentação em equipe Tempo de apresentação Indicação de uma aprendizagem 5 PONTUAÇÃO TOTAL 95

Edital versão 001 Publicado em 26/6/2017

Edital versão 001 Publicado em 26/6/2017 Edital versão 001 Publicado em 26/6/2017 Durante as próximas semanas, o presente regulamento poderá receber melhorias pelos participantes. Toda sexta-feira será lançado um release com as modificações propostas.

Leia mais

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas.

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Edital versão 004 Publicado em 15/9/2017 APRESENTAÇÃO A Cidade Laboratório, no ano de 2017, traz como tema o Turismo sustentável para o Desenvolvimento conforme proposta da Unesco 1 que proclamou a importância

Leia mais

LABORATÓRIO Edital 2018

LABORATÓRIO Edital 2018 CIDADE LABORATÓRIO Edital 2018 Versão 001, atualizada em 25/6/2018 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 1.1. O FESTIVAL MARISTA DE ROBÓTICA... 3 1.2. TEMA DO FESTIVAL... 3 1.3. CIDADE-LABORATÓRIO... 4 2. INFORMAÇÕES

Leia mais

4ª MOSTRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CONHECIMENTO.

4ª MOSTRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CONHECIMENTO. 4ª MOSTRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CONHECIMENTO. O conhecimento nos faz responsáveis. (Che Guevara) É preciso força pra sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê. (Los Hermanos) OBJETIVOS 1. Valorizar

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO EDITAL Nº 01/2014 SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento

Leia mais

EDITAL 01/2012 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS E FEIRA DO CONHECIMENTO

EDITAL 01/2012 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS E FEIRA DO CONHECIMENTO EDITAL 01/2012 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS E FEIRA DO CONHECIMENTO A Universidade Federal de Viçosa Campus UFV Florestal, a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal CEDAF

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO O Centro Universitário Católico de Vitória promoverá, no período de 11 a 16 de dezembro de 2017, a 21ª Semana de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPEX. O principal

Leia mais

1. DO EDITAL 2. DO OBJETIVO E DAS DEFINIÇÕES. Edital 33/2018 II Concurso de Ideias Faça Acontecer ITMO/IFRN - 1 -

1. DO EDITAL 2. DO OBJETIVO E DAS DEFINIÇÕES. Edital 33/2018 II Concurso de Ideias Faça Acontecer ITMO/IFRN - 1 - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ENSINO MÉDIO E TECNOLÓGICO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MOSSORÓ COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO Rua Raimundo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO SUL Campus Bento Gonçalves

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO SUL Campus Bento Gonçalves MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO SUL Campus Bento Gonçalves REGULAMENTO SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Capítulo I Dos objetivos e da abrangência Art.-1

Leia mais

PRÊMIO DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO

PRÊMIO DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO PRÊMIO DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO 1. OBJETIVO O Prêmio de Incentivo à Educação, iniciativa das empresas do Polo Industrial de Camaçari, através do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari COFIC, em parceria

Leia mais

EDITAL CAMPUS AVANÇADO VERANÓPOLIS Nº 030/2018 REGULAMENTO DA II MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS VERANÓPOLIS - II MEPE

EDITAL CAMPUS AVANÇADO VERANÓPOLIS Nº 030/2018 REGULAMENTO DA II MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS VERANÓPOLIS - II MEPE EDITAL CAMPUS AVANÇADO VERANÓPOLIS Nº 030/2018 REGULAMENTO DA II MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS VERANÓPOLIS - II MEPE A DIRETORA-GERAL substituta do Campus Veranópolis do Instituto Federal

Leia mais

22ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

22ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 22ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - A Católica de Vitória Centro Universitário promoverá, no período de 25 a 27 de julho de 2018, a 22ª Semana

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS A Comissão Organizadora da VI IFCITEC Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

8ª MOSTRA EMPREENDEDORA IFRS CAMPUS RESTINGA

8ª MOSTRA EMPREENDEDORA IFRS CAMPUS RESTINGA 8ª MOSTRA EMPREENDEDORA IFRS CAMPUS RESTINGA REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DA ABRANGÊNCIA Art. 1 o O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da 8ª Mostra

Leia mais

23ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

23ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 23ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - A Católica de Vitória Centro Universitário promoverá, no período de 19 a 21 de novembro de 2018, a 23ª Semana

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE ATRAVÉS DA CIÊNCIA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro XXXVII Semana da Química: Sustentabilidade e Diversidade Através

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO DIREÇÃO DE ENSINO

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO DIREÇÃO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DE HORIOZNTE V FÓRUM UNIVERSITÁRIO DE HORIZONTE: OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

FACULDADE METROPOLITANA DE HORIOZNTE V FÓRUM UNIVERSITÁRIO DE HORIZONTE: OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EDITAL nº 03/2018 A Faculdade Metropolitana de Horizonte (FMH) torna pública a abertura das inscrições para o que será realizado nos dias 19, 20 e 21 de novembro do presente ano, conforme programação preliminar

Leia mais

REGULAMENTO. Comissão Organizadora: Professore(a)s de Seminário Integrado e alguns membros da Direção;

REGULAMENTO. Comissão Organizadora: Professore(a)s de Seminário Integrado e alguns membros da Direção; Realização: Escola Técnica Estadual Portão Período de Realização: 19 de março a 11 de setembro de 208 Comissão Organizadora: Marcelo, Josiane, Juliana Max, Tatiele e Vera. REGULAMENTO 1. JUSTIFICATIVA

Leia mais

1ª. CIRCULAR E CHAMADA DE TRABALHOS

1ª. CIRCULAR E CHAMADA DE TRABALHOS V ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE Niterói, 15 a 18 de maio de 2018 1ª. CIRCULAR E CHAMADA DE TRABALHOS O Comitê Organizador do V ENECiências e o Programa Stricto Sensu em

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação EDITAL Nº 16/2017 Prêmio de Empreendedorismo Inovador PROPI/IFRN O Pró-Reitor de Pesquisa

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação EDITAL Nº 016/2017 Prêmio de Empreendedorismo Inovador PROPI/IFRN O Pró-Reitor de Pesquisa

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE ATRAVÉS DA CIÊNCIA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro XXXVII Semana da Química: Sustentabilidade e Diversidade Através

Leia mais

Campus Vacaria REGULAMENTO I SALÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS VACARIA DO IFRS

Campus Vacaria REGULAMENTO I SALÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS VACARIA DO IFRS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Vacaria REGULAMENTO I SALÃO DE ENSINO,

Leia mais

REGULAMENTO. 2.2 O proponente poderá inscrever-se individualmente ou formar equipe de, no máximo, 4 (quatro) pessoas;

REGULAMENTO. 2.2 O proponente poderá inscrever-se individualmente ou formar equipe de, no máximo, 4 (quatro) pessoas; REGULAMENTO Este regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à participação no Planeta Bots, que será realizado no Universo IFMA, no período de 29 de maio a 1 de junho de 2017, no IFMA Campus Imperatriz.

Leia mais

REGULAMENTO DA 14ª MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE: Práticas e Interações

REGULAMENTO DA 14ª MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE: Práticas e Interações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Câmpus Porto Alegre REGULAMENTO DA 14ª MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE:

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 04/2018 EDITAL DE PROJETOS DA VIII SEMANA DE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA DO SUL FLUMINESE

EDITAL INTERNO Nº 04/2018 EDITAL DE PROJETOS DA VIII SEMANA DE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA DO SUL FLUMINESE EDITAL INTERNO Nº 04/2018 EDITAL DE PROJETOS DA VIII SEMANA DE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA DO SUL FLUMINESE O campus Volta Redonda do IFRJ, representado pela Diretoria de Apoio Técnico ao Ensino

Leia mais

3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL

3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL APRESENTAÇÃO A 3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL é um projeto que desperta a pesquisa científica de maneira interdisciplinar. Por ser um evento cultural, a Mostra de Conhecimento oportuniza

Leia mais

I FESTIVAL DE DANÇA DA ESCOLA FRANCISCO PAZ ARAGÃO

I FESTIVAL DE DANÇA DA ESCOLA FRANCISCO PAZ ARAGÃO PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS EEF FRANCISCO PAZ ARAGÃO DISTRITO SÃO JOSÉ I FESTIVAL DE DANÇA DA ESCOLA FRANCISCO PAZ ARAGÃO REGULAMENTO 01 - DAS FINALIDADES: O I festival de danças da EEF Francisco

Leia mais

EXPOSIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

EXPOSIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA REGULAMENTO OFICIAL CATEGORIA EXPOSIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA Sumário 1. O Evento... 3 1.1. Participação... 3 1.2. Procedimento de Inscrições... 4 1.3. Credenciamento... 5 1.4. Equipe de Avaliação... 5 2.

Leia mais

REGULAMENTO EXPOCOL CANOAS, 2018

REGULAMENTO EXPOCOL CANOAS, 2018 REGULAMENTO EXPOCOL CANOAS, 2018 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º A EXPOCOL (Exposição do Colégio La Salle Canoas) é um evento interno que ocorrerá no período de 01 a 05 de outubro de 2018 a fim de divulgar

Leia mais

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS A Liga de Semiologia Médica do Piauí torna público o presente edital de submissão de trabalhos científicos, visando à seleção de trabalhos para serem apresentados

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA REGULAMENTO 1

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA REGULAMENTO 1 FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA REGULAMENTO 1 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada

Leia mais

REGULAMENTO. Comissão Organizadora: Professore(a)s de Seminário Integrado e Coordenações dos Cursos;

REGULAMENTO. Comissão Organizadora: Professore(a)s de Seminário Integrado e Coordenações dos Cursos; Realização: Escola Técnica Estadual Portão Período de Realização: 25 a 27 de setembro de 2017 Comissão Organizadora: Carlena, Carlos, Cristina, Daiana, Fabiana, Guilherme, Josiane e Mara Angélica. REGULAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CEUMA UniCEUMA CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAC

UNIVERSIDADE DO CEUMA UniCEUMA CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAC Universidade CEUMA, campus Renascença São Luís/Ma, 06 de junho de 2017. EDITAL NAC nº07/2017 REGULAMENTO PARA ENVIO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS CAPITULO I - Das disposições gerais Art. 1 - O

Leia mais

I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO

I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO 1 INTRODUÇÃO A primeira edição da Mostra Científica Ecoinovar: Despertando e estimulando vocações científicas e tecnológicas para a inovação e a sustentabilidade

Leia mais

Pró-Reitoria de Extensão Agência de Estágios Encontros Universitários º Encontro de Estágios da UFC Edital nº 01/2017

Pró-Reitoria de Extensão Agência de Estágios Encontros Universitários º Encontro de Estágios da UFC Edital nº 01/2017 Pró-Reitoria de Extensão Agência de Estágios Encontros Universitários 2017 1º Encontro de Estágios da UFC Edital nº 01/2017 A Agência de Estágios, ligada à Pró-Reitoria de Extensão, torna pública a abertura

Leia mais

REGULAMENTO DA FEIRA DE NOVOS PRODUTOS, PROCESSOS E SERVIÇOS 2017 DO CAMPUS UBERLÂNDIA CENTRO

REGULAMENTO DA FEIRA DE NOVOS PRODUTOS, PROCESSOS E SERVIÇOS 2017 DO CAMPUS UBERLÂNDIA CENTRO REGULAMENTO DA FEIRA DE NOVOS PRODUTOS, PROCESSOS E SERVIÇOS 2017 DO CAMPUS UBERLÂNDIA CENTRO I. DISPOSIÇÕES GERAIS 1) A Feira de Novos Produtos, Processos e Serviços (FNPPS 2017) é uma das ações do Instituto

Leia mais

PRÊMIO MELHOR TCC EDITAL Nº 01/2017, DE 27 DE SETEMBRO DE º EDIÇÃO

PRÊMIO MELHOR TCC EDITAL Nº 01/2017, DE 27 DE SETEMBRO DE º EDIÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS AVANÇADO CABEDELO CENTRO PRÊMIO MELHOR TCC EDITAL Nº 01/2017,

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO

JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental 2013, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2013, é organizada pela Fundação

Leia mais

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS A Sociedade de Acadêmicos de Medicina do Piauí (SAMPI) e a Associação Médica Brasileira Seccional Piauí (AMB-PI) tornam público o presente edital de submissão

Leia mais

1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS

1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS 1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS UNIDADE EM BAGÉ CAMPUS REGIONAL IV PERÍODO DE REALIZAÇÃO 19 a 21 de OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE ABERTURA O Pró-Reitor de Extensão, Prof. Ernane Ervino Pfüller,

Leia mais

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS A Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil(AEMED-BR) e a Associação do Estudantes de Medicina do Rio de Janeiro(AEMED-RJ) tornam público o presente edital

Leia mais

NORMAS PARA A SUBMISSÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TRABALHOS - VI SECITEC

NORMAS PARA A SUBMISSÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TRABALHOS - VI SECITEC NORMAS PARA A SUBMISSÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TRABALHOS - VI SECITEC A VI Semana de Ciência e Tecnologia do IFC Campus Luzerna (SECITEC) tem como tema central a Contribuição ao Desenvolvimento Científico

Leia mais

Campus Vacaria. EDITAL 25/2018 II SALÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS VACARIA DO IFRS

Campus Vacaria. EDITAL 25/2018 II SALÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS VACARIA DO IFRS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Vacaria EDITAL 25/2018 II SALÃO DE ENSINO,

Leia mais

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo 2018 São Paulo Equipe Responsável Carlos Eduardo Ribeiro Tiago Jesus de Souza Regulamento da Competição Robocode 2018 Este projeto tem como objetivo usar a plataforma Robocode e Naval Robocode como ferramentas

Leia mais

20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - O Centro Universitário Católico de Vitória promoverá, no período de 12 a 15 de julho de 2017, a 20ª Semana

Leia mais

REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica

REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da IV Mostra Tecnológica, que será realizada durante o XI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - O Centro Universitário Católico de Vitória promoverá, entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2016, a 19º Semana

Leia mais

Resolução n 279, de 09 de agosto de 2017.

Resolução n 279, de 09 de agosto de 2017. Resolução n 279, de 09 de agosto de 2017. O Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC, no uso de suas atribuições, e em conformidade com decisão unânime registrada

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre REGULAMENTO DA 15ª MOSTRA DE PESQUISA,

Leia mais

ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O

ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O O QUE É UM PROJETO DE INTERVENÇÃO? Na perspectiva do desenvolvimento das habilidades e competência do eixo do Programa de Aprendizagem em Atenção

Leia mais

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO O 1 Simpósio Científico do Colégio Sagrado Coração de Maria (Brasília) é um evento que tem o objetivo de apresentar o saber

Leia mais

REGULAMENTO DO IX SIMPÓSIO DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO & TECNOLOGIA

REGULAMENTO DO IX SIMPÓSIO DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO & TECNOLOGIA Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Av. Dr. José Sebastião da Paixão, s/nº. Lindo Vale Cx. Postal 45 - Rio Pomba MG 36180-000 Tel. Geral: (32) 3571-5700 Gabinete: (32) 3571-5715 e-mail: dppg.riopomba@ifsudestemg.edu.br

Leia mais

III JAI-Jovem 23 de outubro de 2018 Das 14 às 19 horas

III JAI-Jovem 23 de outubro de 2018 Das 14 às 19 horas III JAI-Jovem 23 de outubro de 2018 Das 14 às 19 horas 1 APRESENTAÇÃO A Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria é um evento de apresentação de trabalhos de iniciação científica,

Leia mais

REGULAMENTO - 6º SEMTEC 2019 Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico

REGULAMENTO - 6º SEMTEC 2019 Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico REGULAMENTO - 6º SEMTEC 2019 Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico OBJETIVOS E ATIVIDADES O 6º Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico do Centro Paula Souza tem como objetivo proporcionar

Leia mais

XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017

XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017 XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017 A CIÊNCIA VIVA A Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia-MG, aberto

Leia mais

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2017, é organizada pela Fundação Escola

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIADO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIADO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, CHAMADA INTERNA 03/2019 PROPPG IFPA A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPA torna pública a CHAMADA INTERNA 03/2019 PROPPG/IFPA Meninas na Ciência que constará na programação do XI

Leia mais

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2017, é organizada pela Fundação Escola

Leia mais

VIII MOSTRA CIENTÍFICA

VIII MOSTRA CIENTÍFICA Edital da VIII MOSTRA CIENTÍFICA Mineiros, 01 de Fevereiro de 2017 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO DA VIII MOSTRA CIENTÍFICA... 2 1.1 Evento... 2 1.2 Público alvo... 2 2 DATA E LOCAL... 3 3 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS...

Leia mais

EDITAL 33 / ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2014

EDITAL 33 / ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2014 EDITAL 33 / 2014 11ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2014 MOSTRA DE TRABALHOS O IF Sudeste MG Câmpus Barbacena, por meio

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Tema: Luz, Ciência e Vida 11 a 14/04/2016

EDITAL Nº 02/2015. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Tema: Luz, Ciência e Vida 11 a 14/04/2016 EDITAL Nº 02/2015 11 a 14/04/2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento de trabalhos ou atividades a

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DIREÇÃO DE EXTENSÃO

INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DIREÇÃO DE EXTENSÃO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DIREÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL NÚMERO 21 DE 06 DE OUTUBRO DE 2016 CHAMADA PARA PARTICIPAÇÃO NA IV FEIRA DE CIÊNCIAS

Leia mais

PRÊMIO DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO

PRÊMIO DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO PRÊMIO DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO 1. OBJETIVO O Prêmio de Incentivo à Educação é uma iniciativa das empresas do Polo Industrial, através do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - COFIC. Tem por objetivo

Leia mais

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS A Liga de Semiologia Médica do Piauí torna público o presente edital de submissão de trabalhos científicos, visando à seleção de trabalhos para serem apresentados

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Introdução

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Introdução REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Introdução O presente regulamento constitui um documento interno do curso de Ciências Contábeis e tem por objetivo reger as atividades relativas ao Estágio Supervisionado.

Leia mais

a) A inscrição será realizada pelos NITs locais no site do X CONNEPI por meio do link

a) A inscrição será realizada pelos NITs locais no site do X CONNEPI por meio do link REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica O presente Regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da III Mostra Tecnológica, que será realizada durante o X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

OLIMPÍADA DE HUMANIDADES REGULAMENTO

OLIMPÍADA DE HUMANIDADES REGULAMENTO OLIMPÍADA DE HUMANIDADES REGULAMENTO ÂMBITO O Governo de Estado de GOIÀS, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte SEDUCE disponibiliza o regulamento para a seleção de projetos que integrarão

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018 INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018 A Direção do Campus Pinhais, por intermédio da sua Direção de Ensino,

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

REGULAMENTO DA IX MOSTRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

REGULAMENTO DA IX MOSTRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA REGULAMENTO DA IX MOSTRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA Da característica, dos objetivos e da abrangência Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

EDITAL 08/2018/IFMT/CNPq

EDITAL 08/2018/IFMT/CNPq EDITAL 08/2018/IFMT/CNPq EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA A VI FEIRA DE CIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - CAMPUS CONFRESA VI FEIRA DE CIÊNCIAS DO IFMT

Leia mais

XIX SALÃO DE EXTENSÃO. Regulamento

XIX SALÃO DE EXTENSÃO. Regulamento 2018 XIX SALÃO DE EXTENSÃO Regulamento Apresentação O 19º SALÃO DE EXTENSÃO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul faz parte do SALÃO UFRGS 2018, que acontecerá no período de 15 a 19 de outubro de

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento

REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento No uso de suas atribuições, a Comissão Organizadora da 7ª Mostra Técnica do IFRS

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA DE RESUMOS PARA A XIX SEMANA DA BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

EDITAL DE CHAMADA DE RESUMOS PARA A XIX SEMANA DA BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL DE CHAMADA DE RESUMOS PARA A XIX SEMANA DA BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA 1. Informações Preliminares A XIX Semana Acadêmica da Biologia UFSC, organizada por estudantes dos cursos

Leia mais

II JAI JOVEM. 24 de outubro de 2017 Das 14 às 19 horas

II JAI JOVEM. 24 de outubro de 2017 Das 14 às 19 horas II JAI JOVEM 24 de outubro de 2017 Das 14 às 19 horas 1 APRESENTAÇÃO A Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria é um evento de apresentação de trabalhos de iniciação científica,

Leia mais

Edital nº 02/2017 Edital de Fluxo Contínuo para Projetos de Extensão, Pesquisa e Cursos FIC Campus Avançado Três Corações

Edital nº 02/2017 Edital de Fluxo Contínuo para Projetos de Extensão, Pesquisa e Cursos FIC Campus Avançado Três Corações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS IFSULDEMINAS CAMPUS AVANÇADO TRÊS CORAÇÕES Edital nº 02/2017 Edital de Fluxo Contínuo para Projetos de

Leia mais

ORIENTAÇÕES - PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO INDIVIDUAL TURMA VII PERIODO PEDAGOGIA - NOTURNO

ORIENTAÇÕES - PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO INDIVIDUAL TURMA VII PERIODO PEDAGOGIA - NOTURNO DISCIPLINA - MONOGRAFIA I DOCENTE RAIMUNDA MARIA BARBOSA DE SÁ ORIENTAÇÕES - PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO INDIVIDUAL 2010.2 TURMA VII PERIODO PEDAGOGIA - NOTURNO OBJETIVOS: 1- Elaborar um projeto de leitura

Leia mais

Edital nº 01 de 20 de outubro de 2017.

Edital nº 01 de 20 de outubro de 2017. Edital nº 01 de 20 de outubro de 2017. EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS CIMA - 1 Congresso Internacional Multidisciplinar da Amazônia Normas para submissão de trabalhos científicos 1. Da submissão 1.1. Os

Leia mais

I MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR CÂMPUS PINHAIS

I MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR CÂMPUS PINHAIS I MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR CÂMPUS PINHAIS Edital 003/2015 A Direção do Câmpus Pinhais, por intermédio da sua Coordenadoria

Leia mais

CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Manhuaçu - MG 2018 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Título I Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

EDITAL 01/2018 AGÊNCIA DE ESTÁGIOS/PREX/UFC

EDITAL 01/2018 AGÊNCIA DE ESTÁGIOS/PREX/UFC EDITAL 01/2018 AGÊNCIA DE ESTÁGIOS/PREX/UFC A Agência de Estágios, ligada à Pró-Reitoria de Extensão, torna pública a abertura das inscrições para o II Encontro de Estágios da UFC, que será realizado no

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2017

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2017 REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2017 1. Objetivos 1.1 Incentivar a produção artístico-cultural por meio da elaboração e da execução de peças teatrais, de dança, de obras

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

NORMAS PARA A SUBMISSÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TRABALHOS - V SECITEC

NORMAS PARA A SUBMISSÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TRABALHOS - V SECITEC NORMAS PARA A SUBMISSÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TRABALHOS - V SECITEC A V Semana de Ciência e Tecnologia do IFC Campus Luzerna (SECITEC), tem como tema central a Contribuição ao Desenvolvimento Científico

Leia mais

ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR ARHTE]

ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR ARHTE] EAETI - UNIFACS [MANUAL DO PROGRAMA ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR ARHTE] [O documento define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos do Programa Acadêmico Interdisciplinar ARHTE da Escola de

Leia mais

CALENDÁRIO ECOLÓGICO Uma história em evolução

CALENDÁRIO ECOLÓGICO Uma história em evolução PREFEITURA DE CAXIAS CONCURSO CALENDÁRIO ECOLÓGICO 2017 Uma história em evolução Inscrições de 04 de abril a 07 de outubro de 2016 Informações na Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMMA: Av. Ruben

Leia mais

EDITAL 15/2016 NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO - 1º CAFÉ COM EMPRESAS - DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA

EDITAL 15/2016 NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO - 1º CAFÉ COM EMPRESAS - DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA EDITAL 15/2016 NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO - 1º CAFÉ COM EMPRESAS - DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA O IFSUDESTEMG - Campus Barbacena, comunica a abertura do processo

Leia mais

XI ENPEC de julho de Primeira Circular

XI ENPEC de julho de Primeira Circular Apresentação XI ENPEC 03-06 de julho de 2017 20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência Primeira Circular O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um

Leia mais

REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica

REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica O presente Regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da III Mostra Tecnológica, que será realizada durante o X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DA 4ª OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO

REGULAMENTO DA 4ª OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO DA 4ª OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATEGORIA 2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL Outubro de 2017 REGULAMENTO CATEGORIA 2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA CÂMPUS ITUMBIARA. DOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA CÂMPUS ITUMBIARA. DOS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS Câmpus Itumbiara ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

REGULAMENTO- SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I SIMPÓSIO DE MEDICINA DA FASB

REGULAMENTO- SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I SIMPÓSIO DE MEDICINA DA FASB REGULAMENTO- SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I SIMPÓSIO DE MEDICINA DA FASB O I Simpósio de Medicina da FASB é um espaço destinado a apresentação e discussão de temas e palestras de cunho didático cientifico

Leia mais

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS É necessário que um dos autores esteja com a inscrição efetuada para poder submeter o trabalho à avaliação. Atender o período de submissão dos trabalhos

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Engenharia EDITAL

Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Engenharia EDITAL Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia EDITAL 2º Semestre 2013 1. Disposições gerais 1.1 Tema do concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada,

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL CATEGORIA LEGO

REGULAMENTO OFICIAL CATEGORIA LEGO REGULAMENTO OFICIAL CATEGORIA LEGO Sumário 1. O Evento... 3 1.1. Participação... 3 1.2. Procedimento de Inscrições... 4 1.3. Credenciamento... 5 1.4. Equipe de Avaliação... 5 2. LEGO... 6 2.1. Obrigatoriedades...

Leia mais

EDITAL 008/2016 FVJ 1 DOS OBJETIVOS

EDITAL 008/2016 FVJ 1 DOS OBJETIVOS FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE FVJ COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE LETRAS E DE PEDAGOGIA PROJETO DE EXTENSÃO ACADÊMICA CAMINHOS DA PROFISSÃO: ENSINANDO PARA APRENDER EDITAL 008/2016 FVJ Seleção de alunos dos

Leia mais