XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017"

Transcrição

1 XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017 A CIÊNCIA VIVA A Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia-MG, aberto a estudantes da educação básica (fundamental, médio, profissionalizante e da educação de jovens e adultos - EJA) das instituições de ensino público e privado do município e completará 22 anos em O objetivo da Ciência Viva é promover o desenvolvimento da criatividade, da capacidade inventiva e investigativa, tendo a construção do conhecimento como forma de trabalho, contribuindo para despertar vocações, revelar capacidades e formar estudantes comprometidos com o desenvolvimento e o bem estar da sociedade. OBJETIVOS - Divulgar e popularizar a Ciência. - Promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa na construção do conhecimento como forma de trabalho, capaz de despertar vocações e de revelar capacidades, contribuindo ainda para a formação cidadã dos estudantes.

2 OS TRABALHOS O tema da feira corresponde ao tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A Matemática está em tudo. Desta forma os trabalhos a serem apresentados devem possuir algum tipo de relação com a matemática, apesar de não ser necessário que a matemática seja o foco principal. Os trabalhos serão divididos em 04 grupos. Grupo 1: Ciências exatas e da terra, Engenharia e tecnologia. Grupo 2: Ciências Agrarias, Biológicas e da Saúde. Grupo 3: Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas e linguagens. Grupo 4: Multidisciplinar. O grupo ao qual o trabalho pertença (grupo de 1 a 4) deve ser informado no momento da inscrição. A relação com a matemática será um dos quesitos utilizados na avaliação, tanto no momento da seleção quanto no momento da apresentação. Poderão participar da apresentação de trabalho científico os grupos de estudantes pertencentes às categorias: A Ensino fundamental 1 e EJA (2º ao 5º ano) B Ensino fundamental 2 e EJA (6º ao 9º ano) C Ensino Médio, tecnológico e EJA (1º ao 3º ano)

3 Os autores deverão informar a qual categoria de ensino o trabalho pertence no momento da inscrição. INSCRIÇÕES As inscrições das equipes deverão obedecer às datas estabelecidas no cronograma constante no anexo II. Todas as inscrições deverão ser realizadas por meio do site As inscrições poderão ser realizadas de duas maneiras: a) Inscrição por feira afiliada, ou b) Inscrição por projeto, conforme descrito a seguir. a) INSCRIÇÃO POR FEIRA DE CIÊNCIA AFILIADA Caso a instituição escolar desenvolva feira de ciências ou mostra científica ou mostra de conhecimento ou atividade similar poderá se inscrever como feira afiliada a CIÊNCIA VIVA. Cada feira afiliada poderá submeter um único projeto de trabalho científico, indicando o grupo e a categoria em que o projeto se enquadra. Obs. O fato da instituição escolar ser filiada a CIÊNCIA VIVA, e, portanto, já possuir o direito de indicar um trabalho, não impede que possa concorrer com mais trabalhos. Outros trabalhos podem ser inscritos pelo modo indicado abaixo: Inscrição por projeto.

4 O projeto deverá ser elaborado por uma equipe de até 03 (três) estudantes, sob a orientação de um professor da escola, ou um adulto responsável, sendo que cada equipe poderá participar de apenas uma categoria. As equipes poderão contar ainda com a participação de orientadores ou coorientadores de instituições de ensino ou de outras entidades do setor público ou privado. A afiliação da feira a CIÊNCIA VIVA e a inscrição das equipes deverão obedecer às datas estabelecidas no cronograma constante no anexo II. Os trabalhos inscritos por meio das feiras afiliadas não passarão pela pré-seleção e estão automaticamente classificados para apresentação na CIÊNCIA VIVA. b) INSCRIÇÃO POR PROJETO As inscrições por projeto ocorrem independente do trabalho ter sido apresentado ou premiado previamente em algum evento de feira de ciência ou similar. Para participar e se inscrever, a equipe deverá submeter o trabalho, indicando o grupo e a categoria em que o projeto se enquadra. Cada projeto deverá ser elaborado por uma equipe de até 03 (três) estudantes, sob a orientação de um professor da

5 escola, ou um adulto responsável, sendo que cada equipe poderá participar de apenas uma categoria. As equipes poderão contar ainda com a participação de orientadores de instituições de ensino ou de outras entidades do setor público ou privado. A inscrição das equipes deverão obedecer às datas estabelecidas no cronograma constante no anexo II. Os trabalhos inscritos nesta modalidade passarão por uma pré-seleção. SUBMISSÃO DOS TRABALHOS Os projetos, tanto os inscritos por feira de ciência afiliada a CIÊNCIA VIVA, quanto os inscritos por projeto, deverão ser encaminhados em texto elaborado em um arquivo digital formato.doc ou.docx, por meio eletrônico, em link apropriado disponível no site do Museu DICA ( O texto deverá ter entre 2 e 7 páginas. A formatação requerida e o modelo no qual o trabalho deve estar escrito está disponível no site onde as inscrições são realizadas. Os projetos que forem inscritos sem serem sido indicados por feiras afiliadas, serão avaliados por uma comissão julgadora constituída por professores do meio acadêmico, seguindo os critérios apresentado no Anexo I.

6 O texto enviado no momento da inscrição subsidiará a préseleção e a avaliação dos projetos. Sugere-se que o texto a ser enviado contenha: a) Título. b) Autores, separados em estudantes e orientadores. c) Escola dos participantes e de contato. d) Resumo do trabalho contendo entre 100 e 200 palavras. e) Introdução. f) Metodologia utilizada. g) Resultados obtidos. h) Discussão dos resultados. i) Conclusão. j) Bibliografia utilizando as normas ABNT. O texto enviado será utilizado para a publicação dos anais do evento, disponível eletronicamente no site Os textos dos projetos selecionados para apresentação, que necessitarem de ajustes, de acordo com apontamentos feitos pela comissão avaliadora, terão um período disponível para essa finalidade, o qual será comunicado no momento do aceite.

7 PRÉ-SELEÇÃO DOS TRABALHOS PARA EXPOSIÇÃO A pré-seleção tem objetivo de adequar os textos submetidos para a publicação nos anais do evento e adequar a quantidade de projetos para apresentação na CIÊNCIA VIVA ao espaço físico disponível. Os critérios utilizados para a pré-seleção dos trabalhos são os mesmos utilizados no julgamento dos trabalhos durante a exposição. O anexo I possui uma tabela com os critérios e a pontuação máxima admitida. A pré-seleção será efetuada com base nos documentos submetidos no momento da inscrição. Os projetos serão classificados por ordem decrescente de nota e por grupo escolhido, sendo selecionados, para expor no evento principal, os trabalhos melhores classificados, até o limite que o espaço físico suportar, sendo este total disponibilizado oportunamente. A comissão responsável pela pré-seleção também observará a quantidade de trabalhos inscritos por instituição educacional, de modo que todas as escolas que tiverem trabalhos inscritos tenham pelo menos um trabalho selecionado para apresentação, desde que o mesmo esteja adequado as regras de inscrição.

8 Os trabalhos inscritos por meio das feiras afiliadas não passarão pela pré-seleção e estão automaticamente classificados para apresentação na CIÊNCIA VIVA. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS Cada trabalho aceito na pré-seleção ou indicado por feira afiliada para participação no CIÊNCIA VIVA, disporá de um stand particular (1,5mx1,5m) para a sua montagem, divisórias, uma tomada de energia elétrica (220V), três cadeiras ou bancos. Não haverá fontes de água. Qualquer material adicional, necessário à montagem do stand e do respectivo trabalho, deverá ser providenciado pela equipe participante. Isso inclui extensão, fita adesiva, etc. (não serão aceitos projetores do tipo data-show e uso de materiais não recicláveis) Os stands estarão disponíveis para montagem dos respectivos trabalhos, sob a responsabilidade dos seus próprios coordenadores a partir das 8h do primeiro dia do evento. A não montagem do trabalho acarretará na desclassificação sumária do respectivo trabalho e a desocupação do stand. As montagens que dependerem da utilização de energia elétrica deverão considerar a tensão 220 V, a fim de evitar danos às lâmpadas, tomadas, transformadores,

9 aparelhos elétricos e outros equipamentos. Não serão fornecidos, pela comissão organizadora, transformadores, extensões, etc. Os trabalhos serão avaliados pelos critérios constantes no ANEXO I, sendo que o grupo fará a apresentação para pelo menos 02 avaliadores. Cada escola será responsável pelo comportamento, acompanhamento e segurança dos alunos e demais participantes dos stands e dos trabalhos. A Comissão Organizadora, soberanamente e em qualquer momento, poderá desclassificar trabalhos que, ao seu critério, não se enquadrem aos objetivos da exposição, inclusive nos aspectos ético, estético e moral. JULGAMENTO E PREMIAÇÃO Todos os estudantes e professores orientadores participantes receberão certificados de participação que poderão ser impressos a partir do site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/UFU ( Todos os estudantes receberão medalhas de participação. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora e receberão notas de pelo menos dois avaliadores diferentes, para cada um dos critérios estabelecidos e

10 constantes no ANEXO I. Após a avaliação os trabalhos serão classificados em ordem crescente do total das notas atribuídas, sendo que os melhores classificados por grupo de subtemas e por categoria fará jus a premiação de acordo com a tabela abaixo. Categoria A Ensino fundamental 1 e EJA (2º ao 5º ano) 1º, 2º e 3º lugares independente do grupo escolhido. trabalhos do grupo 1 Categoria B Ensino fundamental 2 e EJA (6º ao 9º ano) trabalhos do grupo 2 trabalhos do grupo 3 trabalhos do grupo 4 trabalhos do grupo 1 Categoria C Ensino Médio, tecnológico e EJA (1º ao 3º ano) trabalhos do grupo 2 trabalhos do grupo 3 trabalhos do grupo 4

11 Os estudantes participantes dos grupos dos trabalhos premiados receberão certificados da classificação, além de um troféu para a escola. Dependendo da disponibilidade de recursos, o trabalho melhor classificado, independente do grupo escolhido, e elaborado por estudantes que cursam séries do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, poderá receber ajuda de custo para participação em uma feira de ciência de âmbito nacional, na forma de diárias e passagens. Caso haja recursos disponíveis, as passagens serão adquiridas observando a melhor relação custobenefício, podendo ser por via terrestre ou via aérea. A ajuda de custo está vinculada ao aceite do trabalho pela feira de ciência escolhida, sendo sugerida a FEBRACE, onde a CIÊNCIA VIVA é uma feira afiliada e a disponibilidade de recursos financeiros. O processo de inscrição do trabalho e de adequação do mesmo ao regulamento da feira que irá participar é de responsabilidade da equipe, sendo que a organização da CIÊNCIA VIVA fica a disposição para auxílios necessários, caso solicitado. Dentre os estudantes dos trabalhos melhores classificados, haverá a indicação de bolsas de Iniciação Científica Júnior, do CNPq, devendo os mesmos, dentro de prazo hábil apresentar os documentos que serão solicitados. Somente farão jus as bolsas estudantes de escola pública e que

12 estejam cursando do 8º ano do ensino fundamental ao 2º ano do Ensino Médio (Regra do CNPq). CASOS OMISSOS Os casos omissos a este regulamento serão avaliados e decididos pela comissão organizadora.

13 ANEXO I CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Item de Avaliação Texto submetido no momento da inscrição Pontuação Criatividade e caráter de inovador da proposta Trabalho em equipe (cooperação e interação dos integrantes da equipe) Apresentação e domínio do conteúdo e diário de bordo¹ Metodologia utilizada e viabilidade ênfase para o uso de metodologia científica. Profundidade e abrangência no desenvolvimento do tema Abordagem do tema e relação do tema com a matemática Referências bibliográficas utilizadas Banners, protótipos e organização do stand 1 O diário de bordo corresponde a um caderno, ou qualquer outro dispositivo, que relata e registra as etapas realizadas no desenvolvimento do projeto. Este registro deve ser detalhado e preciso, indicando datas e locais de todos os fatos, passos, descobertas e indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e respectivas análises. Como o próprio nome diz, este é um Diário que será preenchido ao longo de todo o trabalho, trazendo as anotações, rascunhos, e qualquer ideia que possa ter surgido no decorrer do desenvolvimento do projeto. O Diário não precisa ser realizado no computador, e as anotações podem ser feitas em um caderno de capa dura. O Diário de Bordo deve ser apresentado durante a Feira.

14 ANEXO II CRONOGRAMA Atividade Divulgação da Ciência Viva às escolas Data ou período A partir de maio de 2017 Início da Assessoria pelo Museu Dica para Maio de 2017 confecção de Projeto para a CIÊNCIA VIVA Disponibilização de informações no site do Junho 2017 Museu DICA Acompanhamento das feiras realizadas nas escolas de Educação Básica Curso dirigido aos professores sobre Educação por pesquisa Período de afiliação das feiras a Ciência Viva A partir de junho de 2017 Julho e/ou Agosto de junho a 30 de setembro Inscrição dos Projetos 01 a 30 de setembro Data final para a realização das feiras afiliadas 30 setembro e Inscrição dos Projetos Análise dos Projetos (pré-seleção) Outubro de 2017 Resultado dos Projetos na pré-seleção Até 20 de outubro Correção dos textos para elaboração do livro de anais Realização da Ciência Viva Até 30 de Outubro 21 e 22 de Novembro Premiação dos trabalhos vencedores A definir

15 CONTATOS: Museu Dica: Telefone: (34)

EDITAL 11/2019 4ª FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR E 2ª MOSTRA PARALELA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR Chamada de projetos

EDITAL 11/2019 4ª FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR E 2ª MOSTRA PARALELA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR Chamada de projetos EDITAL 11/2019 4ª FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR E 2ª MOSTRA PARALELA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR Chamada de projetos I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º Este regulamento estabelece as bases administrativas,

Leia mais

V MOSTRA TECNOLÓGICA DO IFRN

V MOSTRA TECNOLÓGICA DO IFRN V MOSTRA TECNOLÓGICA DO IFRN 1. Regras gerais de participação 1. Podem enviar projetos para a V Mostra Tecnológica do IFRN alunos de todas as modalidades de Ensino durante o ano de desenvolvimento e submissão

Leia mais

Regulamento para Exposição de Trabalhos na Feira Regional da 11ª DIREC

Regulamento para Exposição de Trabalhos na Feira Regional da 11ª DIREC 1 Regulamento para Exposição de Trabalhos na Feira Regional da 11ª DIREC A 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, ligada a SEEC/RN realizará a VI Feira de Ciências da 11ª DIREC na Escola Estadual

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS

REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS 1. Definição e finalidade 1.1 A MOCITEC é uma mostra de ciências e tecnologias que está em sua décima primeira

Leia mais

18ª FEICIT - Feira Interna de Ciências e Tecnologia ORIENTAÇÕES GERAIS

18ª FEICIT - Feira Interna de Ciências e Tecnologia ORIENTAÇÕES GERAIS 18ª FEICIT - Feira Interna de Ciências e Tecnologia 1 OBJETIVO ORIENTAÇÕES GERAIS Apresentar à comunidade a produção de trabalhos científicos e/ou de investigação dos alunos da Instituição, nas diversas

Leia mais

Termo aditivo ao Edital N.º 01/2013 (PROEX)

Termo aditivo ao Edital N.º 01/2013 (PROEX) Termo aditivo ao Edital N.º 01/2013 (PROEX) Estabelece normas para a participação no Projeto Feira de Ciências e Mostras Científicas: desenvolvimento: científico e cultural no ambiente semiárido no município

Leia mais

XIX Ciência Viva. Tema: Ciência, tecnologia e desenvolvimento social. 06 e 07 de Novembro de 2014

XIX Ciência Viva. Tema: Ciência, tecnologia e desenvolvimento social. 06 e 07 de Novembro de 2014 XIX Ciência Viva Tema: Ciência, tecnologia e desenvolvimento social 06 e 07 de Novembro de 2014 A CIÊNCIA VIVA A Ciência Viva é uma exposição anual aberta ao público, em que estudantes da educação básica

Leia mais

III Congresso Regional de Emergências Médicas (CREMED-CO)

III Congresso Regional de Emergências Médicas (CREMED-CO) III Congresso Regional de Emergências Médicas (CREMED-CO) EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Este edital é referente ao envio de trabalhos para o III Congresso Regional de Emergências

Leia mais

REGULAMENTO GERAL SEMINÁRIO INTERNO DE AVALIAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS

REGULAMENTO GERAL SEMINÁRIO INTERNO DE AVALIAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS REGULAMENTO GERAL SEMINÁRIO INTERNO DE AVALIAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS O Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Edital PROEXT nº 24 de 24 de Agosto de 2018 EDITAL DE INSCRIÇÃO DE ATIVIDADES DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT/ 2018)

Leia mais

CRONOGRAMA DO XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPESQ/UFRGS INSCRIÇÕES - 06/05 A 18/06. AUTORIZAÇÃO DAS IES EXTERNAS 19 a 28/06

CRONOGRAMA DO XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPESQ/UFRGS INSCRIÇÕES - 06/05 A 18/06. AUTORIZAÇÃO DAS IES EXTERNAS 19 a 28/06 CRONOGRAMA DO PROPESQ/UFRGS INSCRIÇÕES - 06/05 A 18/06 AUTORIZAÇÃO DAS IES EXTERNAS 19 a 28/06 ANÁLISE DOS TRABALHOS INSCRITOS - 02 A 22/07 DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS 23/07 SUBMISSÃO DO PÔSTER VIRTUAL

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA TÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS

REGULAMENTO DA MOSTRA TÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS REGULAMENTO DA MOSTRA TÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTO AUGUSTO Da característica, dos objetivos e da abrangência Art. 1º O presente Regulamento estabelece

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA REGULAMENTO 1

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA REGULAMENTO 1 FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA REGULAMENTO 1 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada

Leia mais

EDITAL 30/2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Ref.: FEIRA DE CIÊNCIA JÚNIOR DA PUCPR REGULAMENTO

EDITAL 30/2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Ref.: FEIRA DE CIÊNCIA JÚNIOR DA PUCPR REGULAMENTO EDITAL 30/2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Ref.: FEIRA DE CIÊNCIA JÚNIOR DA PUCPR REGULAMENTO 3ª. FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR 1ª. MOSTRA PARALELA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR CONCURSO

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre REGULAMENTO DA 15ª MOSTRA DE PESQUISA,

Leia mais

1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS

1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS 1º Seminário Estadual sobre Territorialidade RS UNIDADE EM BAGÉ CAMPUS REGIONAL IV PERÍODO DE REALIZAÇÃO 19 a 21 de OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE ABERTURA O Pró-Reitor de Extensão, Prof. Ernane Ervino Pfüller,

Leia mais

I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO

I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO 1 INTRODUÇÃO A primeira edição da Mostra Científica Ecoinovar: Despertando e estimulando vocações científicas e tecnológicas para a inovação e a sustentabilidade

Leia mais

Regulamento da VI FECITEC-BONFIM

Regulamento da VI FECITEC-BONFIM Regulamento da VI FECITEC-BONFIM VI Feira de Ciências e Tecnologia do Município de Senhor do Bonfim e do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru 09 de novembro de 2018 Regulamento para

Leia mais

I CONCURSO DE POESIA (RE) INVENÇÕES DE ALAGOAS

I CONCURSO DE POESIA (RE) INVENÇÕES DE ALAGOAS I CONCURSO DE POESIA (RE) INVENÇÕES DE ALAGOAS REGULAMENTO O Concurso de poesia intitulado: (Re) Invenções de Alagoas, desenvolvido pelo I Seminário de Dinâmicas Territoriais e Culturais do Nordeste tem

Leia mais

Campus Vacaria REGULAMENTO I SALÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS VACARIA DO IFRS

Campus Vacaria REGULAMENTO I SALÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS VACARIA DO IFRS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Vacaria REGULAMENTO I SALÃO DE ENSINO,

Leia mais

Mostra Ceará Faz Ciência 2019 Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

Mostra Ceará Faz Ciência 2019 Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável Mostra Ceará Faz Ciência 2019 Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável Regulamento 1. O presente regulamento trata das regras estabelecidas para participação de estudantes

Leia mais

REGULAMENTO DA 14ª MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE: Práticas e Interações

REGULAMENTO DA 14ª MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE: Práticas e Interações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Câmpus Porto Alegre REGULAMENTO DA 14ª MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE:

Leia mais

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2017, é organizada pela Fundação Escola

Leia mais

Curso de Educação Continuada e Atualização em Imunologia 2018 EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Curso de Educação Continuada e Atualização em Imunologia 2018 EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Curso de Educação Continuada e Atualização em Imunologia 2018 EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Este edital é referente ao envio de trabalhos para Curso de Educação Continuada

Leia mais

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2017, é organizada pela Fundação Escola

Leia mais

IV SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2016

IV SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2016 IV SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2016 A Universidade Federal Fluminense realizará a Agenda Acadêmica UFF 2016, no período de 17 a 23 de outubro de 2016. Este evento anual tem como objetivo

Leia mais

EDITAL NÚMERO 001 DE 26 DE AGOSTO DE 2016

EDITAL NÚMERO 001 DE 26 DE AGOSTO DE 2016 EDITAL NÚMERO 001 DE 26 DE AGOSTO DE 2016 CHAMADA PARA PARTICIPAÇÃO NA XIII SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, II FEIRA DE CIÊNCIAS, II ENCONTRO DA PESQUISA DO A Gerência de Ensino, a Chefia da Unidade

Leia mais

MEPERG 7ª MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (7ª MPCT) 6º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO (6º SEMEX) 2º SEMINÁRIO DE ENSINO (2º SEN)

MEPERG 7ª MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (7ª MPCT) 6º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO (6º SEMEX) 2º SEMINÁRIO DE ENSINO (2º SEN) MEPERG 7ª MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (7ª MPCT) 6º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO (6º SEMEX) 2º SEMINÁRIO DE ENSINO (2º SEN) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO Os trabalhos deverão ser submetidos em formato de Resumo simples, conforme modelo em anexo. Somente serão aceitos trabalhos que obedeçam às normas de formatação

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA DE RESUMOS PARA A XIX SEMANA DA BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

EDITAL DE CHAMADA DE RESUMOS PARA A XIX SEMANA DA BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL DE CHAMADA DE RESUMOS PARA A XIX SEMANA DA BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA 1. Informações Preliminares A XIX Semana Acadêmica da Biologia UFSC, organizada por estudantes dos cursos

Leia mais

MOSTRA DE CIÊNCIAS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

MOSTRA DE CIÊNCIAS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA MOSTRA DE CIÊNCIAS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - 2017 APRESENTAÇÃO A Semana de Ciência e Tecnologia (SECITEC) é um evento de cunho científico que ocorre anualmente em todo o território nacional.

Leia mais

a) A inscrição será realizada pelos NITs locais no site do X CONNEPI por meio do link

a) A inscrição será realizada pelos NITs locais no site do X CONNEPI por meio do link REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica O presente Regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da III Mostra Tecnológica, que será realizada durante o X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DA FEIRA: DESCRIÇÃO DAS REGRAS E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E PREMIAÇÕES

REGULAMENTO DA FEIRA: DESCRIÇÃO DAS REGRAS E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E PREMIAÇÕES REGULAMENTO DA FEIRA: DESCRIÇÃO DAS REGRAS E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E PREMIAÇÕES 1. Dos Participantes Poderão participar da II FECI-TOO - II Feira de Ciências de Toledo, estudantes da rede pública e particular

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DDC nº 07

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DDC nº 07 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DDC nº 07 A Diretoria de Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais

Leia mais

REGULAMENTO FEBRACE 2014 PARA FEIRAS AFILIADAS 1. REGRAS PRINCIPAIS DA FEBRACE

REGULAMENTO FEBRACE 2014 PARA FEIRAS AFILIADAS 1. REGRAS PRINCIPAIS DA FEBRACE REGULAMENTO FEBRACE 2014 PARA FEIRAS AFILIADAS 1. REGRAS PRINCIPAIS DA FEBRACE 1.1. Podem participar da FEBRACE quaisquer estudantes que estejam cursando o 8º ou 9º ano do ensino fundamental, o ensino

Leia mais

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EDITAL DE SELEÇÃO DE PÔSTER A Comissão Organizadora do XXIX Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina (COBREM) composta por estudantes de medicina

Leia mais

EDITAL 08/2018/IFMT/CNPq

EDITAL 08/2018/IFMT/CNPq EDITAL 08/2018/IFMT/CNPq EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA A VI FEIRA DE CIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - CAMPUS CONFRESA VI FEIRA DE CIÊNCIAS DO IFMT

Leia mais

10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (PROPESP) 10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A 10ª Jornada de Iniciação

Leia mais

REGULAMENTO DA 8ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório

REGULAMENTO DA 8ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório REGULAMENTO DA 8ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS), Campus Osório, representado pela Comissão

Leia mais

REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica

REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da IV Mostra Tecnológica, que será realizada durante o XI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

III SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2015

III SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2015 III SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2015 A Universidade Federal Fluminense realizará a Agenda Acadêmica UFF 2015, no período de 5 a 8 de outubro de 2015. Este evento anual tem como objetivo

Leia mais

REGULAMENTO DO IX SIMPÓSIO DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO & TECNOLOGIA

REGULAMENTO DO IX SIMPÓSIO DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO & TECNOLOGIA Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Av. Dr. José Sebastião da Paixão, s/nº. Lindo Vale Cx. Postal 45 - Rio Pomba MG 36180-000 Tel. Geral: (32) 3571-5700 Gabinete: (32) 3571-5715 e-mail: dppg.riopomba@ifsudestemg.edu.br

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS CURSO DE ENFERMAGEM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE- PMAIS CRIANÇA EDITAL 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS CURSO DE ENFERMAGEM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE- PMAIS CRIANÇA EDITAL 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS CURSO DE ENFERMAGEM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE- PMAIS CRIANÇA EDITAL 2018 O curso de Enfermagem da Unichristus torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

REGULAMENTO DO VI SIMPÓSIO DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO & TECNOLOGIA

REGULAMENTO DO VI SIMPÓSIO DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO & TECNOLOGIA Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Av. Dr. José Sebastião da Paixão, s/nº. Lindo Vale Cx. Postal 45 - Rio Pomba MG 36180-000 Tel. Geral: (32) 3571-5700 Gabinete: (32) 3571-5715 e-mail: dppg.riopomba@ifsudestemg.edu.br

Leia mais

XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Unidade de Canoas 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2019

XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Unidade de Canoas 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2019 XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Unidade de Canoas 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2019 1. Apresentação O Salão de Iniciação Científica e Tecnológica constitui-se em um espaço para

Leia mais

Universidade do Extremo Sul Catarinense Semana de Ciência e Tecnologia Feira da Inovação

Universidade do Extremo Sul Catarinense Semana de Ciência e Tecnologia Feira da Inovação FEIRA DA INOVAÇÃO UNESC: DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES INOVADORAS Edital n 013/2017 PROPEX/UNESC A Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC, mantida pela Fundação Educacional de Criciúma - FUCRI, pessoa

Leia mais

REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO 26 de outubro de 2017

REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO 26 de outubro de 2017 REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO 26 de outubro de 2017 Poderão participar da I Feira de Ciências e Inovação de Afogados da Ingazeira, edição 2017, estudantes, professores e professoras do Ensino

Leia mais

11ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

11ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (PROPESP) 11ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A 11ª Jornada de Iniciação

Leia mais

Centro Universitário UNIVATES. Curso de Fisioterapia

Centro Universitário UNIVATES. Curso de Fisioterapia Centro Universitário UNIVATES Curso de Fisioterapia III Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Fisioterapia: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/Univates Coordenação: professores Alessandra

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS A Comissão Organizadora da VI IFCITEC Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

XX Ciência Viva. Tema: Luz, ciência e vida. 12 e 13 de Novembro de 2015

XX Ciência Viva. Tema: Luz, ciência e vida. 12 e 13 de Novembro de 2015 XX Ciência Viva Tema: Luz, ciência e vida 12 e 13 de Novembro de 2015 A CIÊNCIA VIVA A Ciência Viva é uma exposição anual aberta ao público, em que estudantes da educação básica das instituições de ensino

Leia mais

ADITAMENTO DE EDITAL Nº 004/2008 FAPEMA I FEIRA DE CIÊNCIAS DA FAPEMA

ADITAMENTO DE EDITAL Nº 004/2008 FAPEMA I FEIRA DE CIÊNCIAS DA FAPEMA ADITAMENTO DE EDITAL Nº 004/2008 FAPEMA I FEIRA DE CIÊNCIAS DA FAPEMA O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE AMPARO Á PESQUISA E A DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO ESTADO DO MARANHÃO no uso de suas atribuições

Leia mais

LOCAL: CAMPUS REGIONAL II UNIDADE EM VACARIA

LOCAL: CAMPUS REGIONAL II UNIDADE EM VACARIA LOCAL: CAMPUS REGIONAL II UNIDADE EM VACARIA PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 24 a 26 de setembro de 2014 EDITAL DE ABERTURA A Pró-Reitora de Extensão, Presidente da Comissão Central do 4º Siepex, no uso de suas

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS. Antes de enviar o Resumo confira as informações a seguir:

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS. Antes de enviar o Resumo confira as informações a seguir: INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS Antes de enviar o Resumo confira as informações a seguir: 1. Todos os autores do trabalho devem estar inscritos no 10º Encontro de Jovens Cientistas (EJC)

Leia mais

Edital nº 01 de 20 de outubro de 2017.

Edital nº 01 de 20 de outubro de 2017. Edital nº 01 de 20 de outubro de 2017. EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS CIMA - 1 Congresso Internacional Multidisciplinar da Amazônia Normas para submissão de trabalhos científicos 1. Da submissão 1.1. Os

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017/PRPI - III ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCA

EDITAL Nº 02/2017/PRPI - III ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCA EDITAL Nº 02/2017/PRPI - III ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCA A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO CHAMADA DA 6ª MOSTRA DE PRÁTICAS INTEGRADORAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO CHAMADA DA 6ª MOSTRA DE PRÁTICAS INTEGRADORAS CHAMADA DA 6ª MOSTRA DE PRÁTICAS INTEGRADORAS O Centro Universitário Tiradentes (Unit-AL) vem a partir da presente chamada tornar pública as normas que regem a organização da sua 6ª Mostra de Práticas

Leia mais

23 a 27 de outubro de 2017 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS

23 a 27 de outubro de 2017 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS Semana do Conhecimento IV FECEG Feira de Ciências e de Engenharia de Guarulhos 23 a 27 de outubro de 2017 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS I. A FECEG A FECEG Feira de Ciências e de Engenharia de Guarulhos

Leia mais

1. DO EVENTO. 09/08/2018 VII Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais

1. DO EVENTO. 09/08/2018 VII Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA VII FEIRA DE CIÊNCIAS DO NORTE DE MINAS GERAIS CHAMADA ICA nº 02/2018 O Instituto de Ciências Agrárias

Leia mais

XXII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CIC a 22 de novembro de 2013 REGULAMENTO GERAL

XXII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CIC a 22 de novembro de 2013 REGULAMENTO GERAL XXII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CIC 2013 18 a 22 de novembro de 2013 REGULAMENTO GERAL 1 QUEM PODE SUBMETER TRABALHOS PARA O XXII CIC Podem submeter trabalhos para o XXII CIC alunos de instituições

Leia mais

Instituto Educacional Santo Agostinho Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas II FASATEC

Instituto Educacional Santo Agostinho Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas II FASATEC EDITAL PARA O DESENVOLVIMENTO, SUBMISSÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA O PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA AMBIENTAL E

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Edital n 30/2017 O Diretor Geral Pró-Tempore do Campus

Leia mais

REGULAMENTO XIII SEMANA CIENTÍFICA DA UNILASALLE

REGULAMENTO XIII SEMANA CIENTÍFICA DA UNILASALLE REGULAMENTO XIII SEMANA CIENTÍFICA DA UNILASALLE A Universidade La Salle UNILASALLE desenvolve atividades de pesquisa nos diversos níveis e modalidades de ensino por meio de diversas ações. Neste sentido,

Leia mais

3. MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO PIBIC, PIBIC-Af, PIBIC-EM, PIBITI e PIVIC: comunicação oral ou no formato pôster;

3. MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO PIBIC, PIBIC-Af, PIBIC-EM, PIBITI e PIVIC: comunicação oral ou no formato pôster; 1. APRESENTAÇÃO O 8º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (8º SICT/2014) promoverá um espaço para apresentação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos servidores e discentes que participam

Leia mais

I Mostra Científica de Projetos Escolares de Presidente Prudente: Difusão da Ciência e sua Interdisciplinaridade (CNPq/MCTIC/SECIS Nº 24/2016)

I Mostra Científica de Projetos Escolares de Presidente Prudente: Difusão da Ciência e sua Interdisciplinaridade (CNPq/MCTIC/SECIS Nº 24/2016) I Mostra Científica de Projetos Escolares de Presidente Prudente: Difusão da Ciência e sua Interdisciplinaridade (CNPq/MCTIC/SECIS Nº 24/2016) O Projeto de Extensão Show da Química Trupe Quimiatividade,

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS SIMPLES

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS SIMPLES I COLÓQUIO ACADÊMICO: Atitudes Sustentáveis De 20 a 22 de Novembro de 2017 Bacabal Maranhão NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS SIMPLES BACABAL 2017 P á g i n a 2 I COLÓQUIO ACADÊMICO NORMAS PARA SUBMISSÃO

Leia mais

Edital n. 02/2018-PPGECM/ICE/Unifesspa

Edital n. 02/2018-PPGECM/ICE/Unifesspa Edital n. 02/2018-PPGECM/ICE/Unifesspa A coordenação da I Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará (MOCISSPA), organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL 4º PRÊMIO UNA DE INCENTIVO AO CONHECIMENTO

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL 4º PRÊMIO UNA DE INCENTIVO AO CONHECIMENTO REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL 4º PRÊMIO UNA DE INCENTIVO AO CONHECIMENTO Este Adendo altera o Calendário do 4º Prêmio Una de Incentivo ao Conhecimento e se torna parte integrante do regulamento próprio.

Leia mais

REGULAMENTO XXII SALÃO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

REGULAMENTO XXII SALÃO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA REGULAMENTO XXII SALÃO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA I. OBJETIVO Este evento oportuniza a apresentação dos trabalhos de

Leia mais

EDITAL 01/ DESAFIO DE IDEIAS E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

EDITAL 01/ DESAFIO DE IDEIAS E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS EDITAL 01/2018 - DESAFIO DE IDEIAS E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O Instituto Cais Digital é uma associação sem fins lucrativos que visa praticar e desenvolver ações e projetos

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS O VIII Congresso Acadêmico da UNCISAL (CACUN 2018) realizar-se-á no período de 25 a 28 de setembro de 2018. Contamos com a presença e participação de todos! Para tanto,

Leia mais

Ciência para um desenvolvimento sustentável: III Feira de Ciências da Educação Básica do Mucuri Edital 01/2012

Ciência para um desenvolvimento sustentável: III Feira de Ciências da Educação Básica do Mucuri Edital 01/2012 III FECBAM SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO DO ESTADO DE MINAS GERAIS REGIONAL TEÓFILO OTONI SECRETARIA MUNICIPAL DE TEÓFILO OTONI PREFEITURA MUNICIPAL DE TEÓFILO OTONI UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA

Leia mais

EDITAL CEET Nº 001/2016 3ª FEIRA DE CURSOS DO CEET TALMO LUIZ SILVA

EDITAL CEET Nº 001/2016 3ª FEIRA DE CURSOS DO CEET TALMO LUIZ SILVA EDITAL CEET Nº 001/2016 3ª FEIRA DE CURSOS DO CEET TALMO LUIZ SILVA O CEET Talmo Luiz Silva torna público o presente Edital de inscrição de projetos de alunos a serem avaliados e expostos na 3ª Feira de

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS

CHAMADA DE TRABALHOS SECITEX 2017 V SIMPÓSIO DE EXTENSÃO CHAMADA DE TRABALHOS O Simpósio de Extensão teve início em 2013 com a finalidade reunir a comunidade acadêmica para discutir as temáticas da extensão no âmbito dos Institutos

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento

REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento No uso de suas atribuições, a Comissão Organizadora da 7ª Mostra Técnica do IFRS

Leia mais

Chamada 01/2019. Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha

Chamada 01/2019. Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha Chamada 01/2019 Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha I FECIHUNE - Feira de Ciências de Hulha Negra Chamada de Inscrição de Trabalhos Tema: 50 anos da chegada do homem à lua 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

SECITEX 2019 VII SIMPÓSIO DE EXTENSÃO CHAMADA DE TRABALHOS

SECITEX 2019 VII SIMPÓSIO DE EXTENSÃO CHAMADA DE TRABALHOS SECITEX 2019 VII SIMPÓSIO DE EXTENSÃO CHAMADA DE TRABALHOS A Secitex possui uma série de eventos que em conjunto buscam materializar a união dos três pilares institucionais: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Leia mais

Concurso Feira de Startups Jataí REGULAMENTO

Concurso Feira de Startups Jataí REGULAMENTO Concurso Feira de Startups Jataí - 2018 REGULAMENTO 1. Apresentação A Prefeitura Municipal de Jataí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Beetech - Centro de Empreendedorismo e Incubação

Leia mais

4.3 O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores.

4.3 O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores. 1. DISPOSIÇÕES GERAIS A Comissão Organizadora do I ETEM, por meio de sua Comissão Científica, torna público o presente Edital de submissão de trabalhos científicos, objetivando a seleção de trabalhos para

Leia mais

REGULAMENTO DA IX MOSTRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

REGULAMENTO DA IX MOSTRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA REGULAMENTO DA IX MOSTRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA Da característica, dos objetivos e da abrangência Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO IV MOSTRA DAS CIÊNCIAS DA ULBRA

REGULAMENTO IV MOSTRA DAS CIÊNCIAS DA ULBRA REGULAMENTO IV MOSTRA DAS CIÊNCIAS DA ULBRA 1. APRESENTAÇÃO A Mostra das Ciências é um evento desenvolvido para promover a integração das escolas de Educação Básica com a Universidade, sobretudo dos alunos

Leia mais

EDITAL 20/2019, DE 01 DE ABRIL DE ª META - MOSTRA ESPECÍFICA DE TRABALHOS E APLICAÇÕES CEFET-MG

EDITAL 20/2019, DE 01 DE ABRIL DE ª META - MOSTRA ESPECÍFICA DE TRABALHOS E APLICAÇÕES CEFET-MG EDITAL 20/2019, DE 01 DE ABRIL DE 2019 29ª META - MOSTRA ESPECÍFICA DE TRABALHOS E APLICAÇÕES CEFET-MG O DIRETOR-GERAL DO, autarquia federal de regime especial vinculada ao Ministério da Educação, por

Leia mais

Campus Vacaria. EDITAL 25/2018 II SALÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS VACARIA DO IFRS

Campus Vacaria. EDITAL 25/2018 II SALÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS VACARIA DO IFRS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Vacaria EDITAL 25/2018 II SALÃO DE ENSINO,

Leia mais

REGULAMENTO XXIV SALÃO INICIAÇÃO DE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

REGULAMENTO XXIV SALÃO INICIAÇÃO DE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA REGULAMENTO XXIV SALÃO INICIAÇÃO DE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA I. OBJETIVO Este evento oportuniza a apresentação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos professores pesquisadores e pelos alunos de graduação

Leia mais

II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO. IFPR campus CASCAVEL. 01 e 02 setembro de 2016

II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO. IFPR campus CASCAVEL. 01 e 02 setembro de 2016 II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO IFPR campus CASCAVEL 01 e 02 setembro de 2016 O Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná campus Cascavel constitui-se

Leia mais

V Fórum de Pesquisa e Extensão da Universidade de Marília 21 a 23 de novembro de Regulamento

V Fórum de Pesquisa e Extensão da Universidade de Marília 21 a 23 de novembro de Regulamento Regulamento A Comissão Organizadora do V FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA tem a grata satisfação em convidá-los para apresentação de trabalhos no período de 21 a 23 de novembro de

Leia mais

EDITAL II MOSTRA DE SAUDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS. 30/10/2017 e 31/10/2017

EDITAL II MOSTRA DE SAUDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS. 30/10/2017 e 31/10/2017 EDITAL II MOSTRA DE SAUDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS 30/10/2017 e 31/10/2017 A II Mostra de Saúde Coletiva da FCM-MG tem como objetivo ampliar as discussões sobre o campo da saúde coletiva,

Leia mais

9º CONCURSO DE SOFTWARE Curso Sistemas de Informação - UEMG Unidade Passos Centro Acadêmico Itbit.

9º CONCURSO DE SOFTWARE Curso Sistemas de Informação - UEMG Unidade Passos Centro Acadêmico Itbit. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 9º CONCURSO DE SOFTWARE REGULAMENTO Art. 1º O desenvolvimento de software tem, crescentemente, ocupado papel de destaque nas grandes economias mundiais. O mercado para essa atividade

Leia mais

Centro Universitário Doutor Leão Sampaio Coordenação de Fisioterapia. Comissão Científica II SIFAMPC

Centro Universitário Doutor Leão Sampaio Coordenação de Fisioterapia. Comissão Científica II SIFAMPC Centro Universitário Doutor Leão Sampaio Coordenação de Fisioterapia Comissão Científica II SIFAMPC II Simpósio de Fisioterapia e Atenção Multidisciplinar ao Paciente Cardiopata Edital 02/2018 Dispõe sobre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL PRODUTO EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL PRODUTO EDUCACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL PRODUTO EDUCACIONAL UM TUTORIAL PARA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES NA FEIRA CIÊNCIA VIVA

Leia mais

XIX CIC II MOSTRA CIENTÍFICA

XIX CIC II MOSTRA CIENTÍFICA XIX CIC II MOSTRA CIENTÍFICA - 2010 I - REGULAMENTO GERAL 1.1. Quem pode participar do XIX CIC (CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA) e da II MC (MOSTRA CIENTÍFICA) Alunos de instituições de ensino superior,

Leia mais

cada inscrição dará direito ao apresentador de submeter até dois trabalhos, sendo:

cada inscrição dará direito ao apresentador de submeter até dois trabalhos, sendo: Regulamento I - REGULAMENTO GERAL 1.1. Quem pode participar no XVIII CIC/XI ENPOS/I MC Alunos de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, nacionais e do exterior; membros de órgãos de pesquisa,

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 EDITAL PARADA SUSTENTÁVEL

EDITAL Nº 01/2017 EDITAL PARADA SUSTENTÁVEL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO CAMPUS FLORIANO PROGRAMA

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE REDAÇÃO 2018

REGULAMENTO CONCURSO DE REDAÇÃO 2018 REGULAMENTO CONCURSO DE REDAÇÃO 2018 O Concurso de Redação 2018, é sobre a importância do leite para a saúde de crianças, jovens e adultos. O concurso é destinado para alunos do ensino fundamental, médio

Leia mais

II FECIVALE. Feira de Ciências do Vale do Ribeira IFSP campus Registro REGRAS GERAIS

II FECIVALE. Feira de Ciências do Vale do Ribeira IFSP campus Registro REGRAS GERAIS II FECIVALE Feira de Ciências do Vale do Ribeira IFSP campus Registro REGRAS GERAIS 1. Podem enviar projetos para a II FECIVALE estudantes matriculados nos 8º e 9ºs anos do Ensino Fundamental, alunos do

Leia mais

Chamada de trabalhos para o III SIMEPE

Chamada de trabalhos para o III SIMEPE Chamada de trabalhos para o III SIMEPE 1. Disposições preliminares 1.1. O III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - III SIMEPE, por meio de sua Comissão de Trabalhos Técnico-científicos, torna pública

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA XIV UFMG Jovem EDITAL DDC nº 01/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA XIV UFMG Jovem EDITAL DDC nº 01/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA XIV UFMG Jovem EDITAL DDC nº 01/2013 A Diretoria de Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão da

Leia mais

REGULAMENTO DA IVJEPEX JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO IFRS CAMPUS ERECHIM

REGULAMENTO DA IVJEPEX JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO IFRS CAMPUS ERECHIM REGULAMENTO DA IVJEPEX JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO IFRS CAMPUS ERECHIM REGULAMENTO DA IV JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (JEPEx) DO IFRS CAMPUS ERECHIM O presente documento institui

Leia mais