II FECIVALE. Feira de Ciências do Vale do Ribeira IFSP campus Registro REGRAS GERAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "II FECIVALE. Feira de Ciências do Vale do Ribeira IFSP campus Registro REGRAS GERAIS"

Transcrição

1 II FECIVALE Feira de Ciências do Vale do Ribeira IFSP campus Registro REGRAS GERAIS 1. Podem enviar projetos para a II FECIVALE estudantes matriculados nos 8º e 9ºs anos do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio, Técnico e Superior de escolas públicas e particulares durante o ano de desenvolvimento e submissão do projeto. 2. As inscrições devem ser feitas através do formulário de inscrição disponível no site da feira ( entre 1º de setembro e 2 de outubro. Além da inscrição, os candidatos devem fazer o upload do plano de pesquisa (ANEXO I) no site. 3. Os projetos podem ser desenvolvidos por, no máximo, três alunos. Também é obrigatória a participação de um orientador, sendo opcional a participação de um coorientador. Os estudantes podem ser de idades, séries, escolas, cidades ou estados diferentes. Projetos desenvolvidos por mais de 3 estudantes ou sem indicação do orientador serão desclassificados. 4. Todos os projetos devem contar obrigatoriamente com um orientador, podendo ter ainda um coorientador. O orientador deve ter no mínimo uma graduação. O coorientador deve ter no mínimo 18 anos e ter concluído o Ensino Médio. 5. Os projetos podem representar até no máximo 12 meses de desenvolvimento. Os projetos desenvolvidos com duração maior do que 12 meses, devem ser fragmentados em fases de no máximo 12 meses, sendo que a fase mais recente pode ser submetida à FECIVALE, e o projeto deve ser apresentado como uma Continuação de Projeto Anterior. Orientador e coorientador podem participar de múltiplos projetos 6. O estudante deve referenciar e incluir créditos em todo conteúdo inserido em sua pesquisa que não é de sua própria autoria, identificando os autores e as fontes destes materiais. Não devem ser utilizadas as ferramentas copiar e

2 colar. Projetos que possuam conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências são sujeitos a desclassificação. 7. O projeto desenvolvido deve seguir a Metodologia Científica (ANEXO II) ou a Metodologia de Engenharia (ANEXO III), com rigor cientifico, registrando todos os passos tais como: esboços, anotações, coletas, testes, resultados, e análises em um Diário de Bordo do projeto item obrigatório para participação no evento. 8. Todos os projetos inscritos devem apresentar no dia do credenciamento (24/10/2017 das 8:00 às 10:00) no IFSP campus Registro os seguintes itens: a) Relatório do projeto impresso (nível fundamental e médio) ou artigo (nível superior). b) Diário de Bordo (orientações no ANEXO IV); c) Banner ou cartaz na medida: 0,9 m de largura X 1,2 m de altura. 9. Os projetos devem estar enquadrados em uma das seguintes categorias: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Engenharias; e outras. 10. São avaliados apenas projetos que apresentem todos os dados e documentos exigidos e atendam as regras acima. Aqueles que não estejam de acordo com estas regras serão desclassificados. 11. Os projetos submetidos serão pré-avaliados pela Comissão Organizadora, respeitando critérios de qualidade. 12. O projeto não poderá ser apresentado por pessoas que não sejam os estudantes finalistas. O orientador ou o coorientador não poderão apresentar o projeto no lugar dos estudantes. 13. Os estudantes credenciados devem apresentar na Feira, a documentação da realização do seu projeto, incluindo o Plano de Pesquisa, o Relatório e o Diário de Bordo do Projeto. Os estudantes devem preparar também uma apresentação oral e um pôster ou painel explicativo do projeto que também

3 serão avaliados. O funcionamento de protótipos pode ser demonstrado, mas não é obrigatório. O estudante deverá utilizar o espaço disponível de seu estande para expor o material de seu projeto. Se as medidas ocupadas pelo material do projeto (protótipo, maquete ou estrutura) ultrapassarem o espaço disponível do estande, os estudantes deverão buscar soluções alternativas como fotografias, vídeos ou protótipos reduzidos ou enviar solicitação por escrito para a comissão com a explanação e a necessidade de espaço. 14. Não serão permitidos nos estandes dos projetos a presença e utilização de organismos vivos, incluindo plantas. Espécimes mortos, desde que contidos em recipientes hermeticamente fechados, serão permitidos. Espécimes, ou partes dos mesmos, conservados por meio de taxidermia não serão permitidos, assim como o manuseio de qualquer produto químico e fluidos no geral, incluindo água (exceção para água contida dentro de um sistema fechado, sem vazão, que não será manuseado). Não será permitida, nos estandes da feira, a presença e manuseio de substâncias e materiais perigosos, tais como venenos, drogas ilícitas, material inflamável ou bélico. Não será permitida, nos estandes da feira, a utilização de gelo seco ou outros sólidos sublimáveis, bem como de baterias com células abertas. 15. Durante a feira, os estudantes serão avaliados por um Comitê de Avaliação que julgará os estudantes e seus projetos segundo os seguintes critérios: relevância, profundidade, aplicação do método, relatório, Diário de Bordo, banner e apresentação oral. 16. Prêmios de Associações Científicas e patrocinadores poderão ser atribuídos com base nas avaliações do Comitê de Avaliação e nas restrições de cada organização. 17. A classificação para participar da feira brasileira FEBRACE depende do regulamento da mesma. A FEBRACE exige que os estudantes selecionados devem ter até 20 anos, e não poderão completar 21 anos antes de maio de Da mesma forma, somente são aceitos para classificação à FEBRACE trabalhos de ensino fundamental, médio e técnico.

4 18. Os planos de pesquisa que indicarem pesquisa com participação humana, animais vertebrados deverão preencher formulários complementares a serem fornecidos pela Comissão Organizadora. A abordagem metodológica deve obedecer os procedimentos éticos estabelecidos para as pesquisas científicas envolvendo seres humanos e animais vertebrados.

5 ANEXO I Plano de Pesquisa Elabore seu plano de pesquisa que deverá conter os seguintes itens: - título do projeto; - questão ou problema identificado; - hipótese científica ou objetivo de Engenharia; - descrição detalhada dos materiais e métodos (procedimentos) que serão utilizados para verificar a hipótese científica ou para atingir o objetivo de Engenharia e bibliografia (no mínimo três referências importantes).

6 ANEXO II A Metodologia Científica considera os seguintes aspectos: Enunciar o problema ou afirmação Qual é seu objetivo? Qual é a ideia que você está tentando testar? Qual é a pergunta científica que você está tentando responder? Desenvolver uma hipótese Pense como seu projeto pode demonstrar seu propósito ou objetivo. Faça uma previsão dos resultados do experimento. Liste os resultados previstos em termos mensuráveis. Desenvolver um procedimento para testar a hipótese Explique com detalhe como seu experimento será executado e como ele vai testar sua hipótese. Identifique as variáveis (elementos do experimento que mudam para testar a hipótese) e os controles (elementos do experimento que não mudam). Especifique como as medidas dos resultados vão provar ou refutar sua hipótese. Este procedimento deve ser como uma receita: uma outra pessoa deve poder executar o experimento seguindo o procedimento. Teste com um amigo ou parente para verificar que o procedimento está claro e completo. Materiais Liste os materiais e os equipamentos que serão utilizados. Esta lista deve incluir todos os equipamentos necessários para o procedimento.

7 Observar resultados Registre sempre no Diário de Bordo do Projeto todas as observações, os dados e resultados. Estes podem ser medidas ou anotações sobre seu experimento. Fotografe se possível os resultados de seu projeto ou as fases do mesmo. Isto pode ajudar a análise ou a apresentação da pesquisa no relatório. Analisar Explique suas observações, dados e resultados. Liste os pontos principais que você aprendeu. Por que você obteve estes resultados? O que seu experimento provou? Sua hipótese estava correta? Seu experimento provou ou refutou sua hipótese? Explique em detalhes. Concluir Responda ao problema ou à afirmação elaborada. Qual é o valor de seu projeto? Dados os resultados de seu experimento, qual seria a próxima pesquisa a ser desenvolvida? Qual seria a próxima pergunta a ser feita? Se você tivesse que refazer a pesquisa, o que você mudaria? Fonte: Acesso em 16/08/2016.

8 ANEXO III O Método de Engenharia considera os seguintes aspectos: Reconhecer necessidades Observe o mundo ao seu redor. Quais são os problemas de sua comunidade? Quais são as necessidades? O que poderia ser melhorado? Definir o problema Defina o problema escolhido. Descreva o problema em linhas gerais. Reduza o problema focando em um aspecto específico. Propor alternativas de solução Crie alternativas de soluções para resolver o problema. Busque alternativas de soluções para resolver o problema (ou para resolver problemas semelhantes) na literatura (e na Internet). Avaliar alternativas de solução Reflita sobre as soluções que você criou e encontrou. Avalie as alternativas. O que elas têm de bom, o que elas têm de ruim? Qual seria o impacto delas na comunidade? No meio ambiente? Qual seria a dificuldade de implementar estas alternativas?

9 Estabeleça critérios para avaliar as alternativas de solução. Selecionar a alternativa preferida Escolha uma solução. Justifique sua escolha. Especificar a solução e comunicar o projeto Detalhe a solução escolhida. Implementar (fabricar e disponibilizar) a solução Implemente sua solução. Testar Registre sempre no Diário de Bordo do Projeto todas as observações, os dados e resultados. Estes podem ser medidas, descrições ou anotações. Fotografe os resultados de seu projeto ou as fases do mesmo, isto pode ajudar a documentar e a apresentar seu projeto na feira. Analisar Explique as observações, dados e resultados obtidos. Liste os pontos principais que você aprendeu. Por que você obteve estes resultados? A solução implementada é capaz de resolver o problema? Explique em detalhes. Concluir

10 A solução resolve o problema? Qual é o valor de seu projeto? Dados os resultados da implementação da solução escolhida, quais seriam os próximos passos? O que poderia ser feito para melhorar a solução/implementação? Se você tivesse que refazer o projeto, o que você mudaria?

11 ANEXO IV Diário de bordo Todo participante da feira deve elaborar, manter e trazer na FECIVALE o Diário de Bordo do Projeto. O Diário de Bordo é um caderno ou pasta no qual o estudante registra as etapas que realiza no desenvolvimento do projeto. Este registro deve ser detalhado e preciso, indicando datas e locais de todos os fatos, passos, descobertas e indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e respectivas análises. Como o próprio nome diz, este é um Diário que será preenchido ao longo de todo o trabalho, trazendo as anotações, rascunhos, e qualquer ideia que possa ter surgido no decorrer do desenvolvimento do projeto. O Diário não precisa ser realizado no computador, e as anotações podem ser feitas em um caderno de capa dura. O Diário de Bordo não deve ser enviado para a FECIVALE no envio do projeto, mas deverá ser apresentado durante a Feira. O Diário de Bordo deve conter: - o registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas e das novas indagações; - o registro das datas e locais das investigações; - o registro dos testes e resultados alcançados; - as entrevistas conduzidas etc. Adaptado de

REGULAMENTO. 8. Cada aluno participante de projeto selecionado deverá realizar sua inscrição no evento.

REGULAMENTO. 8. Cada aluno participante de projeto selecionado deverá realizar sua inscrição no evento. REGULAMENTO 1. Podem enviar projetos para a MatExpo Escolar equipes de até 5 estudantes matriculados no Ensino Fundamental II ou no Ensino Médio ou Técnico, de escolas públicas e particulares durante o

Leia mais

Regras gerais de participação VII Mostra Tecnológica

Regras gerais de participação VII Mostra Tecnológica Regras gerais de participação VII Mostra Tecnológica 1. Podem enviar projetos para a VII Mostra Tecnológica do IFRN alunos do Ensino Médio, do Ensino Técnico e do Ensino Superior do IFRN e de Instituições

Leia mais

EDITAL SECTI Nº 001/2016

EDITAL SECTI Nº 001/2016 EDITAL SECTI Nº 001/2016 Chamada para a seleção de projetos para a V Feira de Ciências e Engenharia do Espírito Santo (FECIENG-ES) a serem apresentados durante a 13ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia:

Leia mais

23 a 27 de outubro de 2017 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS

23 a 27 de outubro de 2017 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS Semana do Conhecimento IV FECEG Feira de Ciências e de Engenharia de Guarulhos 23 a 27 de outubro de 2017 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS I. A FECEG A FECEG Feira de Ciências e de Engenharia de Guarulhos

Leia mais

V MOSTRA TECNOLÓGICA DO IFRN

V MOSTRA TECNOLÓGICA DO IFRN V MOSTRA TECNOLÓGICA DO IFRN 1. Regras gerais de participação 1. Podem enviar projetos para a V Mostra Tecnológica do IFRN alunos de todas as modalidades de Ensino durante o ano de desenvolvimento e submissão

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA VII EXPOTEC/SC E NA IV SEMANA DE HUMANIDADES

NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA VII EXPOTEC/SC E NA IV SEMANA DE HUMANIDADES NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA VII EXPOTEC/SC E NA IV SEMANA DE HUMANIDADES - 2017 Caros participantes da VII EXPOTEC Campus Santa Cruz, para a submissão de trabalho acesse o link

Leia mais

Este regulamento se destina a normatizar os procedimentos para realização da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia FECETE 2016.

Este regulamento se destina a normatizar os procedimentos para realização da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia FECETE 2016. Este regulamento se destina a normatizar os procedimentos para realização da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia FECETE 2016. A FECETE está prevista para ser realizada nos dias 06 e 07 de outubro de

Leia mais

Edital n. 02/2018-PPGECM/ICE/Unifesspa

Edital n. 02/2018-PPGECM/ICE/Unifesspa Edital n. 02/2018-PPGECM/ICE/Unifesspa A coordenação da I Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará (MOCISSPA), organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA VIII EXPOTEC/SC

NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA VIII EXPOTEC/SC NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA VIII EXPOTEC/SC Caros participantes da VIII EXPOTEC Campus Santa Cruz, para a submissão de trabalho acesse o campo Login no menu principal do site oficial

Leia mais

MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? Por que avaliar os trabalhos? Como os avaliadores devem proceder?

MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? Por que avaliar os trabalhos? Como os avaliadores devem proceder? MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? É uma exposição que divulga os resultados de experimentos ou de levantamentos realizados, com rigor científico, por alunos, sob a orientação de um professor.

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Tema: Luz, Ciência e Vida 11 a 14/04/2016

EDITAL Nº 02/2015. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Tema: Luz, Ciência e Vida 11 a 14/04/2016 EDITAL Nº 02/2015 11 a 14/04/2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento de trabalhos ou atividades a

Leia mais

Orientações para Finalistas da V Mostra Tecnológica

Orientações para Finalistas da V Mostra Tecnológica Orientações para Finalistas da V Mostra Tecnológica 1- Os finalistas deverão trazer uma cópia impressa de seu relatório do projeto, pois é um dos itens que serão avaliados. Este relatório deverá ficar

Leia mais

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE OFICINAS E MINICURSOS

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE OFICINAS E MINICURSOS EDITAL PARA SUBMISSÃO DE OFICINAS E MINICURSOS I Ciclo de Oficinas da V SECITEX IFRN I APRENDER Campus Mossoró, de 16 a 18 de outubro de 2019 APRESENTAÇÃO O I APRENDER faz parte da programação da V SECITEX

Leia mais

XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017

XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017 XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017 A CIÊNCIA VIVA A Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia-MG, aberto

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE ATRAVÉS DA CIÊNCIA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro XXXVII Semana da Química: Sustentabilidade e Diversidade Através

Leia mais

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período 2018-1 CONTEÚDO Conceituação de mídias. Fundamentos de sistemas multimídia. Mídias discretas e contínuas.

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE ATRAVÉS DA CIÊNCIA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro XXXVII Semana da Química: Sustentabilidade e Diversidade Através

Leia mais

1. DIÁRIO DE BORDO E PASTA DE REFERÊNCIAS

1. DIÁRIO DE BORDO E PASTA DE REFERÊNCIAS ORIENTAÇÕES AOS FINALISTAS (2018) 1. DIÁRIO DE BORDO E PASTA DE REFERÊNCIAS 1.1 Todo projeto finalista apresentado na feira deve ter um Diário de Bordo e uma Pasta de Referências e estes deverão sempre

Leia mais

Edital n. 02/2018-PPGECM/ICE/Unifesspa

Edital n. 02/2018-PPGECM/ICE/Unifesspa Edital n. 02/2018-PPGECM/ICE/Unifesspa A coornação da I Mostra Científica do Sul e Suste do Pará (MOCISSPA), organizada pelo Programa Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universida

Leia mais

EDITAL CEET Nº 001/2016 3ª FEIRA DE CURSOS DO CEET TALMO LUIZ SILVA

EDITAL CEET Nº 001/2016 3ª FEIRA DE CURSOS DO CEET TALMO LUIZ SILVA EDITAL CEET Nº 001/2016 3ª FEIRA DE CURSOS DO CEET TALMO LUIZ SILVA O CEET Talmo Luiz Silva torna público o presente Edital de inscrição de projetos de alunos a serem avaliados e expostos na 3ª Feira de

Leia mais

Regulamento Geral da IV FECITI FEIRA DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO IFSUL - CÂMPUS SAPIRANGA

Regulamento Geral da IV FECITI FEIRA DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO IFSUL - CÂMPUS SAPIRANGA Regulamento Geral da IV FECITI FEIRA DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO IFSUL - CÂMPUS SAPIRANGA 1. Definição e finalidade 1.1 A FECITI é uma feira de ciências, tecnologia e inovação que tem por objetivo

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO EDITAL Nº 01/2014 SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento

Leia mais

ORIENTAÇÕES PROCESSO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS

ORIENTAÇÕES PROCESSO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS ORIENTAÇÕES PROCESSO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS Clique no link Inscrições Alunos (Projetos) Um aluno, representante do grupo deverá cadastrar seus dados pessoais, um e-mail e uma senha para o grupo. O e-mail

Leia mais

Regulamento para Exposição de Trabalhos na Feira Regional da 11ª DIREC

Regulamento para Exposição de Trabalhos na Feira Regional da 11ª DIREC 1 Regulamento para Exposição de Trabalhos na Feira Regional da 11ª DIREC A 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, ligada a SEEC/RN realizará a VI Feira de Ciências da 11ª DIREC na Escola Estadual

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS

REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS 1. Definição e finalidade 1.1 A MOCITEC é uma mostra de ciências e tecnologias que está em sua décima primeira

Leia mais

Regulamento Geral da III FECITI FEIRA DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO IFSUL - CÂMPUS SAPIRANGA

Regulamento Geral da III FECITI FEIRA DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO IFSUL - CÂMPUS SAPIRANGA Regulamento Geral da III FECITI FEIRA DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO IFSUL - CÂMPUS SAPIRANGA 1. Definição e finalidade 1.1 A FECITI é uma feira de ciências, tecnologia e inovação que tem por objetivo

Leia mais

MOSTRA DE PROJETOS 2016

MOSTRA DE PROJETOS 2016 MOSTRA DE PROJETOS 2016 22, 23 e 24 de novembro MANUAL DO PARTICIPANTE (ALUNO EXPOSITOR) 1. PROGRAMAÇÃO DATAS ATIVIDADES HORÁRIOS 08/11 a 15/11 Inscrição dos trabalhos 22h30min 22/11 Organização da ETAPA

Leia mais

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS A Comissão Organizadora da Semana de Educação Ciência e Tecnologia (SECITEC) do Instituto Federal de Goiás - Campus Águas Lindas torna público o regulamento

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS A Comissão Organizadora da VI IFCITEC Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

REGULAMENTO FEBRACE 2014 PARA FEIRAS AFILIADAS 1. REGRAS PRINCIPAIS DA FEBRACE

REGULAMENTO FEBRACE 2014 PARA FEIRAS AFILIADAS 1. REGRAS PRINCIPAIS DA FEBRACE REGULAMENTO FEBRACE 2014 PARA FEIRAS AFILIADAS 1. REGRAS PRINCIPAIS DA FEBRACE 1.1. Podem participar da FEBRACE quaisquer estudantes que estejam cursando o 8º ou 9º ano do ensino fundamental, o ensino

Leia mais

7ª BENTOTEC: Feira Cultural e Tecnológica

7ª BENTOTEC: Feira Cultural e Tecnológica 7ª BENTOTEC: Feira Cultural e Tecnológica Regulamento Etapas Entrega do regulamento e modelo de inscrição do projeto para todos os alunos - até 29 de março Entrega por e-mail dos Projetos para avaliação

Leia mais

REGULAMENTO VII MOSTRA IFTec - MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS CAXIAS DO SUL DO IFRS CAPÍTULO I DO EVENTO

REGULAMENTO VII MOSTRA IFTec - MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS CAXIAS DO SUL DO IFRS CAPÍTULO I DO EVENTO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Caxias Do Sul REGULAMENTO VII MOSTRA IFTec

Leia mais

REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO 26 de outubro de 2017

REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO 26 de outubro de 2017 REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO 26 de outubro de 2017 Poderão participar da I Feira de Ciências e Inovação de Afogados da Ingazeira, edição 2017, estudantes, professores e professoras do Ensino

Leia mais

EXPOSIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

EXPOSIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA REGULAMENTO OFICIAL CATEGORIA EXPOSIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA Sumário 1. O Evento... 3 1.1. Participação... 3 1.2. Procedimento de Inscrições... 4 1.3. Credenciamento... 5 1.4. Equipe de Avaliação... 5 2.

Leia mais

REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica

REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da IV Mostra Tecnológica, que será realizada durante o XI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

EDITAL 11/2019 4ª FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR E 2ª MOSTRA PARALELA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR Chamada de projetos

EDITAL 11/2019 4ª FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR E 2ª MOSTRA PARALELA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR Chamada de projetos EDITAL 11/2019 4ª FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR E 2ª MOSTRA PARALELA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR Chamada de projetos I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º Este regulamento estabelece as bases administrativas,

Leia mais

a) A inscrição será realizada pelos NITs locais no site do X CONNEPI por meio do link

a) A inscrição será realizada pelos NITs locais no site do X CONNEPI por meio do link REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica O presente Regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da III Mostra Tecnológica, que será realizada durante o X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO VIII MOSTRA IFTec - MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS CAXIAS DO SUL DO IFRS

REGULAMENTO VIII MOSTRA IFTec - MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS CAXIAS DO SUL DO IFRS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Caxias Do Sul REGULAMENTO VIII MOSTRA IFTec

Leia mais

Eleger um do grupo e senha: 1a. etapa identificação do grupo

Eleger um  do grupo e senha: 1a. etapa identificação do grupo FICHA DE INSCRIÇÃO DO ESTUDANTE PESQUISADOR Abaixo você visualizará as informações que serão solicitadas no ambiente de inscrição da FICIENCIAS. Comece escolhendo seu país de procedência. País: [ ] Argentina

Leia mais

EDITAL 33 / ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2014

EDITAL 33 / ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2014 EDITAL 33 / 2014 11ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL 13 A 19 DE OUTUBRO DE 2014 MOSTRA DE TRABALHOS O IF Sudeste MG Câmpus Barbacena, por meio

Leia mais

EDITAL 40/2014 IV FEIRA CIENTÍFICA DE BARBACENA (IV FECIB)

EDITAL 40/2014 IV FEIRA CIENTÍFICA DE BARBACENA (IV FECIB) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA Rua Monsenhor José Augusto, 204 São José Barbacena MG CEP: 36.205.018 Telefone: (32) 3693 8612 EDITAL 40/2014

Leia mais

Mostra Ceará Faz Ciência 2019 Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

Mostra Ceará Faz Ciência 2019 Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável Mostra Ceará Faz Ciência 2019 Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável Regulamento 1. O presente regulamento trata das regras estabelecidas para participação de estudantes

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS Antes do envio do Resumo, todos os autores dos trabalhos deverão se inscrever no 6º Encontro de Jovens Cientistas através do Sistema GERE da UFBA (acesso:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS CURSO DE ENFERMAGEM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE- PMAIS CRIANÇA EDITAL 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS CURSO DE ENFERMAGEM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE- PMAIS CRIANÇA EDITAL 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS CURSO DE ENFERMAGEM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE- PMAIS CRIANÇA EDITAL 2018 O curso de Enfermagem da Unichristus torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

EDITAL 01/2013 MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG

EDITAL 01/2013 MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG EDITAL 01/2013 MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG 1ª FEBRAT - Feira Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas das Redes Pública e Privada na Semana Nacional de

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA DE RESUMOS PARA A XIX SEMANA DA BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

EDITAL DE CHAMADA DE RESUMOS PARA A XIX SEMANA DA BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EDITAL DE CHAMADA DE RESUMOS PARA A XIX SEMANA DA BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA 1. Informações Preliminares A XIX Semana Acadêmica da Biologia UFSC, organizada por estudantes dos cursos

Leia mais

REGULAMENTO DA FEIRA: DESCRIÇÃO DAS REGRAS E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E PREMIAÇÕES

REGULAMENTO DA FEIRA: DESCRIÇÃO DAS REGRAS E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E PREMIAÇÕES REGULAMENTO DA FEIRA: DESCRIÇÃO DAS REGRAS E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E PREMIAÇÕES 1. Dos Participantes Poderão participar da II FECI-TOO - II Feira de Ciências de Toledo, estudantes da rede pública e particular

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 002/2018

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 002/2018 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 002/2018 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

REGULAMENTO IV MOSTRA DAS CIÊNCIAS DA ULBRA

REGULAMENTO IV MOSTRA DAS CIÊNCIAS DA ULBRA REGULAMENTO IV MOSTRA DAS CIÊNCIAS DA ULBRA 1. APRESENTAÇÃO A Mostra das Ciências é um evento desenvolvido para promover a integração das escolas de Educação Básica com a Universidade, sobretudo dos alunos

Leia mais

EDITAL DE INICAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX- CASTELO 002/2018

EDITAL DE INICAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX- CASTELO 002/2018 EDITAL DE INICAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX- CASTELO 002/2018 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS. Antes de enviar o Resumo confira as informações a seguir:

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS. Antes de enviar o Resumo confira as informações a seguir: INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS Antes de enviar o Resumo confira as informações a seguir: 1. Todos os autores do trabalho devem estar inscritos no 10º Encontro de Jovens Cientistas (EJC)

Leia mais

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa

Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa Orientações para Inscrição do Grupo e Projeto de Pesquisa O primeiro passo é criar um login de acesso que será com um e-mail e uma senha única para o grupo. Ao entrar no ambiente de Inscrição e selecionar

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre REGULAMENTO DA 15ª MOSTRA DE PESQUISA,

Leia mais

I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO

I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO I MOSTRA CIENTIFICA ECOINOVAR REGULAMENTO 1 INTRODUÇÃO A primeira edição da Mostra Científica Ecoinovar: Despertando e estimulando vocações científicas e tecnológicas para a inovação e a sustentabilidade

Leia mais

REGRAS E ORIENTAÇÕES PARA PESQUISAS CIENTÍFICAS

REGRAS E ORIENTAÇÕES PARA PESQUISAS CIENTÍFICAS REGRAS E ORIENTAÇÕES PARA PESQUISAS CIENTÍFICAS Uma pesquisa científica é caracterizada pela por detalhes que nem sempre são categoricamente seguidos. Com o intuito de melhorar a qualidade das pesquisas

Leia mais

Deliberação da Comissão de Graduação da EERP/USP n.01, de 27 de maio de 2013.

Deliberação da Comissão de Graduação da EERP/USP n.01, de 27 de maio de 2013. Deliberação da Comissão de Graduação da EERP/USP n.01, de 27 de maio de 2013. Estabelece o Regulamento para o Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem

Leia mais

1. NORMAS PARA INSCRIÇÃO DOS RESUMOS

1. NORMAS PARA INSCRIÇÃO DOS RESUMOS 1 1. NORMAS PARA INSCRIÇÃO DOS RESUMOS a) Os trabalhos científicos deverão ser originais, ou seja, não podem ter sido apresentados em nenhum outro evento ou publicados em revista científica no momento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Edital n 30/2017 O Diretor Geral Pró-Tempore do Campus

Leia mais

Informações para inscrição de comunicação oral e pôster:

Informações para inscrição de comunicação oral e pôster: Informações para inscrição de comunicação oral e pôster: 1. Serão aceitos textos inéditos de pesquisas concluídas, de pesquisas em andamento e de relatos de experiências com problemática anunciada e desenvolvida

Leia mais

MANUAL DO AVALIADOR O

MANUAL DO AVALIADOR O MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? É uma exposição que divulga os resultados de experimentos ou de levantamentos realizados, com rigor científico, por alunos, sob a orientação de um professor.

Leia mais

E D I TA L 26/ V I I I F E I R A C I E N T Í F I C A D E B A R B A C E N A ( V I I I F E C I B )

E D I TA L 26/ V I I I F E I R A C I E N T Í F I C A D E B A R B A C E N A ( V I I I F E C I B ) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA Rua Monsenhor José Augusto, 204 São José Barbacena MG CEP: 36.205.018 Telefone: (32) 984135393 E D I TA L

Leia mais

REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica

REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica O presente Regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da III Mostra Tecnológica, que será realizada durante o X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DA 4ª OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO

REGULAMENTO DA 4ª OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO DA 4ª OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CATEGORIA 2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL Outubro de 2017 REGULAMENTO CATEGORIA 2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2017 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2017 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2017 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 - APRESENTAÇÃO As Faculdades Integradas da Vitória

Leia mais

2. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

2. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS 1. ORIENTAÇÕES GERAIS 1.1 As submissões dos trabalhos e vídeos deverão ser feitas após inscrição e pagamento de pelo menos um dos autores no XII ENEX. Este autor será responsável pelo preenchimento da

Leia mais

IV SIMPÓSIO DO CIENTISTA APRENDIZ MANUAL DO AVALIADOR

IV SIMPÓSIO DO CIENTISTA APRENDIZ MANUAL DO AVALIADOR IV SIMPÓSIO DO CIENTISTA APRENDIZ -2012 MANUAL DO AVALIADOR BASEADO NO MANUAL DO AVALIADOR DA MOSTRATEC E DA FEBRACE Prezado avaliador, agradecemos muito sua presença neste Simpósio! Durante vários meses,

Leia mais

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1 EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS A Coordenadoria de Ensino Pesquisa e Extensão, COPEX, torna público o presente edital de submissão de trabalhos científicos, visando à seleção de trabalhos

Leia mais

MOSTRA DE CIÊNCIAS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

MOSTRA DE CIÊNCIAS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA MOSTRA DE CIÊNCIAS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - 2017 APRESENTAÇÃO A Semana de Ciência e Tecnologia (SECITEC) é um evento de cunho científico que ocorre anualmente em todo o território nacional.

Leia mais

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS A comissão científica no uso de suas atribuições torna público o edital para submissão de trabalhos para o IV NEUROCIÊNCIAS, comunicando que: Categorias de

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS. Antes do envio do Resumo, todos os autores dos trabalhos deverão se

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS. Antes do envio do Resumo, todos os autores dos trabalhos deverão se INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS Antes do envio do Resumo, todos os autores dos trabalhos deverão se inscrever no 8º Encontro de Jovens Cientistas através do Sistema www.even3.com.br/8encontrodejovenscientistas,

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENVIO DE RESUMOS

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENVIO DE RESUMOS NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENVIO DE RESUMOS 1. A submissão de resumos deverá ser feita até o dia 26/08/2016, através do e-mail: resumoscpcb2016@gmail.com. Cada inscrição dá direito ao envio de dois resumos,

Leia mais

EDITAL Nº 004 DE 20 DE JULHO DE CHAMADA PARA PARTICIPAÇÃO NA FEIRA DE EMPREENDEDORISMO, CIÊNCIAS, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA FECIT.

EDITAL Nº 004 DE 20 DE JULHO DE CHAMADA PARA PARTICIPAÇÃO NA FEIRA DE EMPREENDEDORISMO, CIÊNCIAS, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA FECIT. EDITAL Nº 004 DE 20 DE JULHO DE 2016. CHAMADA PARA PARTICIPAÇÃO NA FEIRA DE EMPREENDEDORISMO, CIÊNCIAS, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA FECIT. A Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Secretaria Municipal

Leia mais

CHAMADA DE RESUMOS PARA O III ENCONTRO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL

CHAMADA DE RESUMOS PARA O III ENCONTRO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL CHAMADA DE RESUMOS PARA O III ENCONTRO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA 1. Informações preliminares O III Encontro da Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental, organizada por estudantes da Pós-Graduação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA RESOLUÇÃO CEPT-06/18, de 30 de maio de 2018. Aprova, ad referendum, o Edital da 28ª META Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações do CEFET-MG. (Referendada na 5ª Reunião Ordinária do CEPT, realizada

Leia mais

Regras para o envio dos Temas Livres

Regras para o envio dos Temas Livres Regras para o envio dos Temas Livres 1 - Serão disponibilizadas duas modalidades de envio dos temas livres: Oral e Pôster, que deverão ser enviados na forma de resumo; 2 - Os resumos deverão ser enviados

Leia mais

Termo aditivo ao Edital N.º 01/2013 (PROEX)

Termo aditivo ao Edital N.º 01/2013 (PROEX) Termo aditivo ao Edital N.º 01/2013 (PROEX) Estabelece normas para a participação no Projeto Feira de Ciências e Mostras Científicas: desenvolvimento: científico e cultural no ambiente semiárido no município

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO Nº 12/I de dezembro de 2014

BOLETIM DE SERVIÇO Nº 12/I de dezembro de 2014 BOLETIM DE SERVIÇO Nº 12/I 2014 01 de dezembro de 2014 Câmpus Barbacena Rua Monsenhor José Augusto, nº 204 - São José CEP: 36.205-018 Barbacena MG BOLETIM DE SERVIÇO Nº 12/I 31/12/2014 Página 1 PRESIDENTE

Leia mais

IV Mostra do Conhecimento Científico - Normas Gerais

IV Mostra do Conhecimento Científico - Normas Gerais IV Mostra do Conhecimento Científico - Normas Gerais 1) Data: 26 de agosto de 2017 das 9h às 13h. 2) Cada trabalho deverá ter, NO MÁXIMO, 3 alunos e, obrigatoriamente, um Professor Orientador. O Coorientador

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENVIO DE RESUMOS

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENVIO DE RESUMOS NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENVIO DE RESUMOS 1. A submissão de resumos deverá ser feita até o dia 06/08/2017. Cada inscrição dá direito ao envio de dois resumos, desde que o inscrito seja autor ou co-autor

Leia mais

REGULAMENTO DA 8ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório

REGULAMENTO DA 8ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório REGULAMENTO DA 8ª MoExP Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS), Campus Osório, representado pela Comissão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NAVAL TCC NAVAL APROVADO NO COLEGIADO EM 07/07/2014 Regulamento

Leia mais

I JORNADA DE HUMANIDADES IFRJ/CAMPUS NILÓPOLIS REGULAMENTO GERAL Nº 01/2017

I JORNADA DE HUMANIDADES IFRJ/CAMPUS NILÓPOLIS REGULAMENTO GERAL Nº 01/2017 Página 1 de 6 I JORNADA DE HUMANIDADES IFRJ/CAMPUS NILÓPOLIS REGULAMENTO GERAL Nº 01/2017 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS 1.1 A I Jornada de Humanidades (JH) é um evento acadêmico organizado pelo Colegiado de

Leia mais

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS 1 DAS NORMAS GERAIS 1.1 A inscrição poderá ser feita até 30/09/2015, exclusivamente pelo endereço eletrônico sep@famam.com.br e deverá ser dirigida a uma das seguintes

Leia mais

EDITAL 01/2014 MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG. II FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas

EDITAL 01/2014 MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG. II FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas EDITAL 01/2014 MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG II FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 Ciência, tecnologia e desenvolvimento

Leia mais

Regulamento Processo Seletivo Projetos de Acessibilidade no Varejo

Regulamento Processo Seletivo Projetos de Acessibilidade no Varejo Regulamento Processo Seletivo Projetos de Acessibilidade no I- O PROCESSO SELETIVO 1. Este processo seletivo é promovido pela IDEATION BRASIL LTDA, com sede na Travessa da Moita Verde, n 321, Rio Tavares,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento

REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento No uso de suas atribuições, a Comissão Organizadora da 7ª Mostra Técnica do IFRS

Leia mais

23 a 27 de outubro de 2017 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS

23 a 27 de outubro de 2017 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS I Semana do Conhecimento VI SEMCITEC Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos 23 a 27 de outubro de 2017 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS I. A SEMCITEC A SEMCITEC - Semana

Leia mais

EDITAL 01/2017 MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG

EDITAL 01/2017 MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG EDITAL 01/2017 MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG V FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 "A Matemática está em tudo" NORMAS DE SUBMISSÃO

Leia mais

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS SELEÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA O 1º PARIS FARM SHOW AGES

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS SELEÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA O 1º PARIS FARM SHOW AGES CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS SELEÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA O 1º PARIS FARM SHOW AGES 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 A Coordenação do curso de Engenharia Agronômica, do Centro Universitário

Leia mais

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS A Liga de Semiologia Médica do Piauí torna público o presente edital de submissão de trabalhos científicos, visando à seleção de trabalhos para serem apresentados

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL 85/2016 26ª META - MOSTRA ESPECÍFICA DE TRABALHOS E APLICAÇÕES CEFET-MG A VICE DIRETORA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS, autarquia federal de regime especial vinculada

Leia mais

4º PRÊMIO ENEC EDITAL

4º PRÊMIO ENEC EDITAL 4º PRÊMIO ENEC EDITAL 1. DISPOSIÇÕES GERAIS O 4º Prêmio ENEC 2017 será atribuído aos ganhadores do concurso, conforme disposto no presente Edital. O concurso tem como principal objetivo estimular e dar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CHAMADA DDC 02/2019 Apresentação de trabalhos na 20ª UFMG Jovem A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

V Jornada Severino Sombra Inclusão Social através do Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia

V Jornada Severino Sombra Inclusão Social através do Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia V Jornada Severino Sombra Inclusão Social através do Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia Normas para Envio de Trabalhos 1. Quanto aos Prazos 1.1. Inscrição/envio de trabalho: 09/02/2015 a

Leia mais

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017 O PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017 Inscrições vão até 12 de fevereiro/17. Vagas limitadas. CONTEÚDO Introdução a abordagem de aprendizagem por projetos investigativos;

Leia mais