OBSERVANDO A REGIÃO: O BANCO DE DADOS REGIONAL DO VALE DO RIO PARDO - RS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBSERVANDO A REGIÃO: O BANCO DE DADOS REGIONAL DO VALE DO RIO PARDO - RS"

Transcrição

1 OBSERVANDO A REGIÃO: O BANCO DE DADOS REGIONAL DO VALE DO RIO PARDO - RS Mizael Dornelles 1 Rogério Leandro Lima da Silveira 2 Adriano Emmel 3 Resumo: O Banco de Dados Regional do Vale do Rio Pardo é um dos projetos prioritários do Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR) e busca organizar e instrumentalizar o acesso a dados sobre distintas variáveis referentes ao território da região do Vale do Rio Pardo, permitindo seu uso para compreender e fomentar o desenvolvimento regional. O projeto do banco de dados se caracteriza por possibilitar analogias e comparações entre as informações estatísticas e as informações espaciais, disponibilizadas e organizadas a partir de eixos temáticos. As características e a estrutura do banco de dados regional, que apresentamos neste texto, convergem em um reservatório de informações estatísticas disponibilizadas na forma de planilhas, gráficos, mapas e textos introdutórios de fácil acesso e interpretação. Palavras Chave: Banco de dados regional, informações estatísticas e informações espaciais. Introdução O presente trabalho apresenta os resultados das atividades desenvolvidas a partir de 2011 do projeto Banco de dados regional do Vale do Rio Pardo, ação realizada no âmbito do Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR). A organização e implantação deste observatório têm o objetivo de promover a articulação, em rede, dos Programas de Pós-Graduação da área existentes em diversas universidades brasileiras. Para tanto, busca à qualificação e integração de grupos de pesquisa de diferentes instituições voltadas ao tema, otimizando o acesso a fontes e dados, bem como a atualização permanente no tocante à produção científica na área de Desenvolvimento Regional. 1 Geógrafo e professor de Geografia na Educação Básica em Santa Cruz do Sul, e integrante do ObservaDR. 2 Doutor em Geografia Humana, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional-UNISC e Coordenador do ObservaDR. 3 Estudante do curso de Geografia-UNISC e bolsista de iniciação científica do ObservaDR.

2 O ObservaDR, enquanto rede interinstitucional de reflexão, de pesquisa e de contribuição teórico-metodológica sobre o desenvolvimento regional, integra o projeto intitulado Qualificação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional M/D PPGDR, aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em dezembro de Dentre as ações desenvolvidas pelo ObservaDR está a criação de banco de dados regionais, contendo informações estatísticas e espaciais em relação aos municípios e às as regiões que são objeto de análise e pesquisa pelos diferentes Programas de Pós-graduação e instituições de pesquisa que integram a rede do ObservaDR. Esta iniciativa pretende possibilitar aos cidadãos em geral e às instituições públicas e privadas, governamentais e não governamentais a seleção e acessibilidade de dados e informações consideradas relevantes para caracterizar, diagnosticar e avaliar potencialidades, limitações, dinâmicas e processos relativos ao desenvolvimento e ao planejamento regional. Nesse contexto, uma equipe de pesquisadores, alunos e bolsistas de iniciação científica vinculada ao PPGDR desenvolveu durante o ano de 2011 as bases conceituais e metodológicas para a criação de um banco de dados relativo à região do Vale do Rio Pardo, pensado e organizado de maneira a possibilitar analises dos municípios pertencentes à região, que nos propomos a discutir neste trabalho. Inicialmente destacamos, brevemente, como entendemos as funcionalidades de um banco de dados e nossas proposições. Em um segundo momento, apontamos a elaboração, organização e construção do banco de dados, bem como, apresentamos alguns dos resultados alcançados além de uma avaliação das atividades já desenvolvidas. Banco de dados Entendemos como banco de dados, (ou bases de dados), conjuntos de dados com uma estrutura regular que organizam informações. Um banco de dados normalmente agrupa informações utilizadas para um mesmo fim. Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dado (SGBD). Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGBD. Num ambiente de base de dados, o recurso primário é a própria base de dados e os recursos secundários são o próprio SGBD e softwares relacionados. (TAKAI, O.K.; ITALIANO, I.C; FERREIRA, J.E., 2005 p.18). Normalmente um SGBD adota um Modelo de Dados, de forma pura, reduzida ou estendida.

3 O modelo de dados mais adotado hoje em dia é o Modelo Relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por linhas e colunas. Quando se acrescenta o termo geográfico ou espacial se aplica àquele que organiza e manipula dados e informações vinculadas a um determinado lugar no espaço cujas feições possam ser representados em um mapa. No caso, um Banco de Dados Geográficos é um SIG (Sistema Gerenciador de Informações Geográficas) ou é parte deste sistema. E um SIG, segundo Smith et all. (1987), trata-se de um banco de dados indexados espacialmente, sobre o qual opera um conjunto de procedimentos para responder a consultas sobre entidades espaciais. Ou ainda, um sistema, com um conjunto de métodos analíticos que permite o acesso a atributos e localização dos objetos geográficos em estudo determinado. Neste sentido, entendemos a necessidade de construção, de um banco de dados que não fosse exclusivamente um SGBD, nem um SIG, que já existem disponíveis com uma imensa quantidade de informações, elaborados em diferentes modelos matemáticos. Mas entendemos que o banco de dados deveria ser construído, assegurando de maneira simplificada a existência das seguintes características: Fácil acessibilidade; a construção de um modelo intuitivo que pode ser definido como simples, um repositório online com informações prontas. Disponibilização de informações numéricas; estas informações devem possibilitar a caracterização e o diagnóstico de potencialidades e limites regionais. Possibilidades de analogias dentro da região; a partir da criação de eixos temáticos, que consideramos relevantes neste primeiro momento, temos uma proposta de organização diferente para um banco dados, onde a variável principal é a região e seu interior, isto é, não o município e suas características, mas a região e as características dos seus municípios. Direcionamento a um público diversificado; informações em diferentes formatos para download. Informações estatísticas disponibilizadas em planilhas e gráficos, no formato xlm. Informações espaciais disponibilizadas sob a forma de mapas no formato JPEG. Apontamentos com uma apresentação geral dos dados disponibilizados, em formato PDF.

4 A Figura 1 procura sintetizar nossa maneira de pensar o Banco de Dados regional do Vale do Rio Pardo. Onde procuramos privilegiar as interações regionais, por isso a organização a partir de eixos temáticos. Figura 1. Formulação do Banco de Dados Regional do Vale do Rio Pardo. Cabe ressaltar que partimos do entendimento de que bancos de dados são conjuntos de dados com uma estrutura regular que organizam informações. Um banco de dados normalmente agrupa informações utilizadas para um mesmo fim e quando se acrescenta o termo geográfico ou espacial, temos informações vinculadas a um determinado lugar no espaço cujas feições podem ser representadas em um mapa. Isto é, um banco de dados que possibilitasse analogias e comparações entre as informações disponibilizadas organizado a partir de eixos temáticos e em diferentes escalas. Contudo, as proposições do banco de dados regional do Vale do Rio Pardo não procuram constituir um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados nem um Sistema de Informações Geográficas, mas um reservatório de informações estatísticas disponibilizadas em planilhas na forma de tabelas e gráficos e informações espaciais através de mapas temáticos disponíveis numa interface interativa.

5 O Banco de dados regional do Vale do Rio Pardo O Banco de Dados está organizado com base no recorte territorial da região de planejamento do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) do Vale do Rio Pardo, com o qual o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional-PPGDR da UNISC, tem interagido e atuado na realização de diagnósticos regionais e na elaboração de planos de desenvolvimento regional. Assim, integram essa base territorial regional os 23 municípios que constituem a região do Vale do Rio Pardo. Já o recorte temporal contemplado é aquele relativo ao período entre 1995 e os anos mais recentes, cujos dados já estão disponibilizados pelas diferentes instituições governamentais que os coletam. O banco de dados foi resultado de um esforço conjunto de diferentes colaboradores que guardam algum vínculo com o PPGDR - UNISC, onde os integrantes do grupo de pesquisa contribuíram com os eixos temáticos mais próximos de suas linhas de pesquisa. O trabalho do grupo de pesquisadores, alunos do PPGDR e de alunos bolsistas de iniciação científica envolveu num primeiro momento a coleta de dados secundários relativos a cada eixo temático definido, e posteriormente, envolveu a redação de breves textos com as apresentações gerais dos dados a serem disponibilizados e das análises prévias das informações já coletadas e dos gráficos e mapas criados em cada eixo temático. Cabe destacar que os textos das apresentações gerais foram produzidos nos softwares BrOffice.org Writer e Microsoft Office Word e estão em formato PDF para download. Na elaboração, preparação e construção das planilhas e gráficos foram utilizados os softwares BrOffice.org Calc e Microsoft Office Excel e estão disponíveis neste último formato. Por fim os mapas foram organizados nos softwares TerraView e Spring e finalizados no Microsoft CorelDraw, estão disponíveis em um formato.jpeg. Organização e construção Conforme já exposto, nosso objetivo foi desenvolver um banco de dados de fácil acesso com informações estatísticas, espaciais e ainda com apresentações gerais sobre as distintas variáveis temáticas relativas à região do Vale do Rio Pardo. No que diz respeito às diferentes escalas espaciais, consideramos inicialmente estratégico e pertinente abordar a realidade do Estado do Rio Grande do Sul, possibilitando a comparação dos dados coletados nas esferas municipal, regional - resultado da soma dos dados dos municípios e estadual.

6 Os eixos temáticos escolhidos inicialmente para organizar e estruturar o banco de dados estão divididos e subdivididos da seguinte maneira: Eixo temático Agropecuária. Este eixo temático reúne dados estatísticos relativos aos principais aspectos do desenvolvimento regional da agropecuária no Vale do Rio Pardo, a saber: Estrutura fundiária; Lavouras temporárias; Lavouras permanentes; Produção animal; Pecuária. Os dados secundários reunidos, referente à produção agropecuária dos municípios que integram a região do Vale do Rio Pardo, foram obtidos junto ao IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, através dos Censos Agropecuários de 1995 e 2006, da Produção Agrícola Municipal de 2000 e 2010, e da Produção Animal Municipal de 2000 e A organização dos dados contempla um conjunto de planilhas, gráficos e mapas temáticos de modo a alcançar ao público distintas formas de apresentação dos dados relativos a essa temática. Eixo temático Demografia Os dados reunidos neste eixo temático são relativos aos principais aspectos da dinâmica populacional no Vale do Rio Pardo. Estão organizados em: População total; População urbana; Taxa de urbanização; População rural; Taxa de ruralização; Densidade demográfica; Nascidos vivos; Taxa de natalidade; Óbitos; Taxa de mortalidade; Óbitos até 1 ano; Taxa de mortalidade infantil. As bases de dados secundários referentes à demografia dos municípios que integram a região do Vale do Rio Pardo foram obtidas junto à Contagem da População de 1996 e 2007 e os Censos Demográficos de 2000 e 2010 (IBGE), MS/SVS/DASIS Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos SINASC e MS/SVS/DASIS Sistema de Informações sobre Mortalidade SIM. Os dados estão disponibilizados em um conjunto de planilhas, gráficos e mapas temáticos possibilitando formas distintas de acesso. Eixo temático Economia

7 Os dados referentes ao eixo temático Economia estão subdivididos em economia dados gerais e estrutura fundiária. Os dados gerais de economia são relativos ao Produto Interno Bruto (PIB), PIB per capita, receitas, despesas Valor Adicionado Bruto (VAB), VAB total, nominal e real da agropecuária, da indústria, e de serviços e as exportações e importações. Estes dados foram pesquisados junto à Fundação de Economia e Estatística (FEE) e estão disponibilizados em tabelas, gráficos, percentuais e mapas. O PIB dos municípios do Vale do Rio Pardo é apresentado como indicador parcial na introdução das discussões sobre o desenvolvimento regional. Desta forma, tornam-se interessantes para análise não apenas os dados municipais, mas comparações com o total da região e dados a nível estadual. As informações sobre a estrutura fundiária da região do Vale do Rio Pardo envolvem o número de estabelecimentos, sua área, estratos por grupo de área e a condição legal da terra. Os dados gerais apresentados sobre economia foram coletados junto a FEE e quanto a estrutura fundiária, são oriundos dos Censos Agropecuários dos anos de 1995 e Eixo Temático Indicadores Sociais Sobre os indicadores sociais foram levantadas informações referentes ao IDESE; indicadores de saúde; e indicadores de educação. O IDESE (Índice de Desenvolvimento Sócio-Econômico) é um índice sintético, apresentado pela FEE e inspirado no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), compreendendo um conjunto amplo de indicadores sociais e econômicos, classificados em quatro blocos: educação; renda; saneamento e domicílios; e saúde. O IDESE varia de zero a um e, assim como o IDH, permite a classificação no Estado dos municípios ou os Coredes em três níveis de desenvolvimento: baixo (índices até 0,499), médio (entre 0,500 e 0,799) ou alto (maiores ou iguais a 0,800). Os indicadores de saúde trazem informações relacionadas ao número de unidades hospitalares, leitos hospitalares, internações, postos de saúde e unidades de apoio a diagnose e terapia. Os dados foram coletados a partir da FEE e do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil CNES.

8 Os dados relativos a educação tem por base a taxa de analfabetismo, o número de matrículas e estabelecimentos na educação básica (ensino fundamental e ensino médio). Estes dados foram obtidos nas páginas eletrônicas da FEE e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) a partir do Censos Escolar de 2000 e Como nos outros eixos temáticos já citados, os dados estão disponíveis em planilhas, gráficos e mapas temáticos. Eixo temático Configuração físico territorial O eixo temático que trata da configuração físico e territorial do COREDE Vale do Rio Pardo é apresentado através de oito mapas temáticos da região: político; rural urbano; multimodal; solos; usos da terra; áreas minerais de interesse; relevo; e hidrografia. Acreditamos que estas variáveis oferecem, a priori, uma visão das características físicas e territoriais presentes, sendo possível o diagnóstico de algumas características e particularidades naturais e de uso do território da região. Destacamos ainda que para cada uma destas variáveis foram utilizadas fontes distintas: o mapa político está fundamentado na base cartográfica definida pelo IBGE para o censo Demográfico de 2010; o mapa População Rural e Urbana aproveita a mesma base cartográfica com todas as unidades urbanas e rurais da região, segundo IBGE, 2010; o mapa Multimodal foi elaborado a partir do mapa oficial do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para o Rio Grande do Sul de 2009; o mapa de Solos traz um recorte espacial do Mapa exploratório de solos do Rio Grande do Sul de 2002 elaborado pelo IBGE; O mapa com as áreas minerais de interesse foi elaborado a partir dos dados espaciais sobre o Rio Grande do Sul, disponibilizados pelo Serviço Geológico do Brasil - CPMR; o mapa de usos da terra é um recorte espacial do mapa Estado do Rio Grande do Sul: cobertura e usos da terra do IBGE de 2009; No mapa de relevo, também são aproveitadas as fontes oficiais disponibilizadas pelo IBGE, no caso o Mapa Físico do Estado do Rio Grande do Sul de 2004; e para hidrografia, foi utilizado como fonte a Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (SEMA-RS): Mapa Interativo de recursos hídricos do Rio Grande do Sul de 2011, onde pode ser verificada a drenagem superficial no território da região.

9 Resultados alcançados A fim de ilustrar a interface e o funcionamento, como resultado, do Banco de Dados do Vale do Rio Pardo a Figura 2 procura expor através de um mosaico de imagens como estão distribuídos os eixos temáticos e seus respectivos arquivos de texto, planilhas e imagens no portal do ObservaDR, através dos seguintes links: ObservaDR < Banco de dados < Banco de dados do Vale do Rio Pardo (UNISC) <

10 Figura 2. Páginas do ObservaDR, do Banco de Dados e do Banco de Dados do Vale do Rio Pardo.

11 A interface citada acima procura ser de fácil acessibilidade, e de forma semelhante estão dispostos os eixos temáticos. A Figura 3 mostra a primeira página do texto de apresentação geral do eixo temático Produção Agropecuária < Todos os eixos temáticos apresentam textos com apontamentos gerais introdutórios e notas técnicas disponibilizados em pdf.

12 Figura 3. Eixo temático Agropecuário, texto de apresentação geral. Na Figura 4 temos a planilha de Demografia que mostra como estão organizadas as informações estatísticas em planilhas. Trata-se de um arquivo com quatro planilhas referentes aos anos de 1996, 2000, 2007 e 2010, onde as unidades territoriais estão representadas nas linhas e as variáveis demográficas ordenadas nas colunas. Ainda é indicado a fonte dos dados secundários organizados na planilha disponível para download

13 em formato.xls < Todos os eixos temáticos apresentam planilhas de dados neste mesmo padrão. Figura 4. Eixo temático Demografia, planilha com dados para A Figura 5 apresenta um gráfico do Produto Interno Bruto indexado, onde podemos observar o desempenho entre os anos de 2001 e 2008 dos municípios pertencentes a região, da região do Vale do Rio Pardo e do Estado do rio grande do Sul. O gráfico está na versão.xls <

14 podendo ser alterado e ou salvo em outro formato. Importante lembrar que todos eixos temáticos apresentam gráficos Arroio do Tigre Boqueirão do Leão Candelária Encruzilhada do Sul Estrela Velha General Câmara Herveiras Ibarama Lagoa Bonita do Sul Mato Leitão Pantano Grande Passa Sete Passo do Sobrado Rio Pardo Santa Cruz do Sul Segredo Sinimbu Sobradinho Tunas Vale do Sol Vale Verde Venâncio Aires Vera Cruz Região VRP Rio Grande do Sul Figura 5. Eixo temático Economia, gráfico PIB indexado. Por fim, a Figura 6 mostra um mapa político do eixo temático Configuração Físico Territorial, onde é possível verificarmos a divisão política e administrativa da região que compreende um conjunto de 23 municípios, onde além da divisão municipal verificamos um total de 85 distritos municipais, com alguns municípios que são constituídos somente pelos

15 distrito sede e ainda as cidades ou sedes municipais < Este eixo temático não apresenta planilhas com dados estatísticos nem gráficos, uma vez que ocupa-se da configuração física do território da região do COREDE Vale do Rio Pardo. Para todos os eixos temáticos foram elaborados mapas em arquivos jpg.. Figura 6. Eixo temático Configuração físico territorial, mapa político do COREDE Vale do Rio Pardo.

16 Junto às figuras apresentadas acima, procuramos esclarecer, auxiliar e apresentar de maneira organizada alguns exemplos das opções segundo cada eixo temático. Neste curto período de tempo em que o Banco de dados está no ar também identificamos algumas lacunas referentes ao trabalho de divulgação e estamos desenvolvendo outras maneiras de expor as representações espaciais dos dados. Considerações finais Estamos trabalhando na melhoria do Banco de Dados do Regional do Vale do Rio Pardo sempre visando a máxima facilidade para acessar os dados e compreender como ele está construindo. A interface intuitiva, com os dados disponíveis para download e possíveis manipulações, foi uma opção para incrementar seu uso. Entendemos que a quantidade de informações possibilita num primeiro momento um panorama geral da região e estamos trabalhando na construção de novos eixos temáticos e na complementação e continuidade das informações já disponibilizadas. Outrossim, novas formas de divulgar e mostrar o banco de dados estão sendo discutidas e difundidas. Duas propostas em construção estão relacionadas a utilização por diferentes instituições: Num primeiro momento o foco será o fomento do uso do banco de dados em escolas, atividades voltadas aos docentes da educação básica e as possibilidades de leituras e interpretações; Posteriormente, o foco será a graduação com atividades voltadas aos cursos de licenciatura. Contudo o Banco de Dados Regional do Vale do Rio Pardo torna-se público cumprindo suas proposições iniciais de otimizar o acesso a informações estatísticas e espaciais, importantes e necessárias, para seleção e acessibilidade de informações consideradas relevantes na caracterização e diagnostico de elementos variados da região. Referências Observatório do Desenvolvimento Regional - ObservaDR. < Acesado em: maio de SPRING: tutorial de geoprocessamento. Disponível em:< Acessado em: agosto de SMITH, T. et all. KBGIS-II, a Knowledge Based Geographical Information System. International Journal of Geographical Information System. Vol 1. N pp

17 TAKAI, O.K.; ITALIANO, I.C; FERREIRA, J.E. Intordução a Banco de Dados. DCC-IME- USP Fevereiro, Disponível em: < Acessado em: Ago. de HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de Banco de Dados. 4 ed. Instituto de informática da UFRGS. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 1998.

OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL. Eixo Temático: Demografia 1

OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL. Eixo Temático: Demografia 1 OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL Eixo Temático: Demografia 1 A variável Demografia do Banco de Dados Regional reúne dados estatísticos relativos aos principais aspectos

Leia mais

Perfil Demográfico da População Idosa do COREDE do Vale do Rio Pardo Anos de 2000 e 2010

Perfil Demográfico da População Idosa do COREDE do Vale do Rio Pardo Anos de 2000 e 2010 Perfil Demográfico da População Idosa do COREDE do Vale do Rio Pardo Anos de 2000 e 2010 Para realizar uma análise dos censos demográficos dos anos de 2000 e 2010, é importante salientar que, de acordo

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL. Variável: Produção Agropecuária 1

OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL. Variável: Produção Agropecuária 1 OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL Variável: Produção Agropecuária 1 A variável Produção Agropecuária do Banco de Dados Regional reúne dados estatísticos relativos aos principais

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL. Eixo temático: Indicadores Sociais 1. Variável: IDESE

OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL. Eixo temático: Indicadores Sociais 1. Variável: IDESE OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL Eixo temático: Indicadores Sociais 1 Variável: IDESE O Idese (Índice de Desenvolvimento Sócio-Econômico) é um índice sintético, inspirado

Leia mais

Caracterização. dos Territórios de Identidade. da Bahia. LidaS. Território 26 - Região Metropolitana de Salvador. instituto

Caracterização. dos Territórios de Identidade. da Bahia. LidaS. Território 26 - Região Metropolitana de Salvador. instituto Caracterização dos Territórios de Identidade da Bahia Território 26 - Região Metropolitana de Salvador instituto LidaS Caracterização dos Territórios de Identidade Território 26 - Metropolitana de Salvador

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 10 - Sertão do São Francisco

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 10 - Sertão do São Francisco Caracterização dos Territórios de Identidade Território 10 - Sertão do São Francisco Municípios Dados Gerais Quantidade de municípios Área Total (km 2 População Total Densidade ) Demográfica 10 61.765,61

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL VALE DO RIO PARDO. Eixo temático: Infraestrutura

OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL VALE DO RIO PARDO. Eixo temático: Infraestrutura OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL VALE DO RIO PARDO Eixo temático: Infraestrutura O eixo temático Infraestrutura do Banco de Dados Regional reúne dados estatísticos secundários

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 06 - Baixo Sul

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 06 - Baixo Sul Caracterização dos Territórios de Identidade Território 06 - Baixo Sul Dados Gerais Quantidade de municípios Área Total (km 2 População Total Densidade ) Demográfica 14 7.141,34 336.624 47,14 Fonte: IBGE.

Leia mais

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade Indicadores da Cidade de /RS 1. COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE SÃO MARCOS COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE

Leia mais

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade Indicadores da Cidade de /RS 1. COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE NOVA PRATA COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE

Leia mais

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade 1. COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE GARIBALDI COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade 0,6383 0,6460

Leia mais

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade Indicadores da Cidade de /RS 1. COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE NOVA ROMA DO SUL COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Índice de Gini da renda domiciliar per capita

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 25 - Piemonte Norte do Itapicuru

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 25 - Piemonte Norte do Itapicuru Caracterização dos Territórios de Identidade Território 25 - Piemonte Norte do Itapicuru Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 9 13.766,67 261.941

Leia mais

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade Indicadores da Cidade de /RS 1. COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE FARROUPILHA COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE

Leia mais

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade Indicadores da Cidade de /RS 1. COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE VERANÓPOLIS COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE

Leia mais

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade Indicadores da Cidade de /RS 1. COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE MONTAURI COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE

Leia mais

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade Indicadores da Cidade de do Prata/RS 1. COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE VISTA ALEGRE DO PRATA COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Índice de Gini da renda domiciliar

Leia mais

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade 1. COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE FLORES DA CUNHA COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade 0,6383

Leia mais

Planejamento Estratégico Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos- 2016

Planejamento Estratégico Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos- 2016 Apêndice B - Coleta de Dados do COREDE Vale do Sinos - Planejamento Estratégico 2016-2026 O presente documento de pesquisa faz parte de uma etapa para a formulação do Planejamento Estratégico do CONSINOS

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 16-Piemonte da Diamantina

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 16-Piemonte da Diamantina Caracterização dos Territórios de Identidade Território 16-Piemonte da Diamantina Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 9 10.247,02 203.321 19,84

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL. Variável: Produto Interno Bruto e Valor Adicionado 1

OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL. Variável: Produto Interno Bruto e Valor Adicionado 1 OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL BANCO DE DADOS REGIONAL Variável: Produto Interno Bruto e Valor Adicionado 1 O Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do Vale do Rio Pardo é apresentado como

Leia mais

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade

Índice de Gini da renda domiciliar per capita - COREDE - Por Cidade Indicadores da Cidade de /RS 1. COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE PROTÁSIO ALVES COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Índice de Gini da renda domiciliar per capita

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 24 - Itaparica

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 24 - Itaparica Caracterização dos Territórios de Identidade Território 24 - Itaparica Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 6 12.171,51 167.144 13,73 Fonte: IBGE.

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 11 - Oeste Baiano

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 11 - Oeste Baiano Caracterização dos Territórios de Identidade Território 11 - Oeste Baiano Municípios Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 14 75.387,76 398.166

Leia mais

OS LIMITES ENTRE O URBANO E O RURAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS DECISÕES NORMATIVAS DA CÂMARA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE LAJEADO-RS

OS LIMITES ENTRE O URBANO E O RURAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS DECISÕES NORMATIVAS DA CÂMARA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE LAJEADO-RS OS LIMITES ENTRE O URBANO E O RURAL: UMA ANÁLISE SOBRE AS DECISÕES NORMATIVAS DA CÂMARA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE LAJEADO-RS Juliana Cristina Franz 1 Carlos Vinícius da Silva Pinto 2 Giancarla Salamoni

Leia mais

Planejamento Estratégico Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos- 2016

Planejamento Estratégico Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos- 2016 Apêndice A- Coleta de Dados dos Municípios do COREDE Vale do Sinos O presente documento de pesquisa faz parte de uma etapa para a formulação do Planejamento Estratégico do CONSINOS 2016. Diante do exposto,

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 19 - Portal do Setão

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 19 - Portal do Setão Caracterização dos Territórios de Identidade Território 19 - Portal do Setão Dados Gerais Quantidade de municípios Área Total (km 2 População Total Densidade ) Demográfica 17 5.796,56 873.000 150,61 Fonte:

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 18 - Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 18 - Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte Caracterização dos Territórios de Identidade Território 18 - Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte Municípios Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 09 - Vale do Jequiriçá

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 09 - Vale do Jequiriçá Caracterização dos Territórios de Identidade Território 09 - Vale do Jequiriçá Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 21 12.415,98 313.678 25,26

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 20 - Vitória da Conquista

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 20 - Vitória da Conquista Caracterização dos Territórios de Identidade Território 20 - Vitória da Conquista Dados Gerais Quantidade de municípios Área Total (km 2 População Total Densidade ) Demográfica 24 26.809,99 694.885 25,92

Leia mais

Diagnóstico Socioterritorial

Diagnóstico Socioterritorial Município: Porto Alegre / RS Apresentação Este Boletim de Diagnóstico Socioterritorial tem o objetivo de apresentar um conjunto básico de indicadores acerca de características demográficas, econômicas

Leia mais

O programa de saúde da família: evolução de sua implantação no Brasil. Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia

O programa de saúde da família: evolução de sua implantação no Brasil. Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia Título do Estudo: O programa de saúde da família: evolução de sua implantação no Brasil Instituição executora: Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia Instituição financiadora: Ministério

Leia mais

Criação de banco de dados estatístico espacial em nível municipal para o estado de Goiás

Criação de banco de dados estatístico espacial em nível municipal para o estado de Goiás Criação de banco de dados estatístico espacial em nível municipal para o estado de Goiás Andressa Rodrigues Santos 1 (IC)*, Silvio Braz de Sousa 2 (PO) 1 - Voluntária do Programa de Iniciação Científica

Leia mais

Demográfica , ,48 Fonte: IBGE. Demográficas Taxa média geométrica de crescimento anual da população em % (2000 a 2010)

Demográfica , ,48 Fonte: IBGE. Demográficas Taxa média geométrica de crescimento anual da população em % (2000 a 2010) Caracterização dos Territórios de Identidade Território 05 - Litoral Sul Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 27 15.153,75 795.304 52,48 Fonte:

Leia mais

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA Graduanda em Geografia, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus

Leia mais

MIGRAÇÕES NA REGIÃO DO COREDE VALE DO RIO PARDO/RS-BRASIL Mizael Dornelles

MIGRAÇÕES NA REGIÃO DO COREDE VALE DO RIO PARDO/RS-BRASIL Mizael Dornelles MIGRAÇÕES NA REGIÃO DO COREDE VALE DO RIO PARDO/RS-BRASIL Mizael Dornelles Resumo As principais constatações a partir da caracterização das migrações na região do COREDE do Vale do Rio Pardo/RS-Brasil

Leia mais

Uso da terra na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai no Brasil

Uso da terra na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai no Brasil 102 Resumos Expandidos: XI Mostra de Estagiários e Bolsistas... Uso da terra na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai no Brasil Cezar Freitas Barros 1 João dos Santos Vila da Silva 2 Resumo: Busca-se

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 17 - Semi-árido Nordeste II

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 17 - Semi-árido Nordeste II Caracterização dos Territórios de Identidade Território 17 - Semi-árido Nordeste II Municípios Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 18 16.379,34

Leia mais

INFORMAÇÕES SOCIAIS DA REGIÃO NORDESTE

INFORMAÇÕES SOCIAIS DA REGIÃO NORDESTE INFORMAÇÕES SOCIAIS DA REGIÃO NORDESTE POPULAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE População recenseada (2000) 47.741.711 Por sexo Homens 23.413.914 Mulheres 24.327.797 Por situação de domicílio Urbana 32.975.425 Rural

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 04 - Sisal

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 04 - Sisal Caracterização dos Territórios de Identidade Território 04 - Sisal Municípios Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 20 20.454,29 582.331 28,44 Fonte:

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 22 - Médio Rio das Contas

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 22 - Médio Rio das Contas Caracterização dos Territórios de Identidade Território 22 - Médio Rio das Contas Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 16 10.034,09 366.627 36,54

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO LEVANTAMENTO, SISTEMATIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PROCESSAMENTO DE DADOS GEOGRÁFICOS...

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO LEVANTAMENTO, SISTEMATIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PROCESSAMENTO DE DADOS GEOGRÁFICOS... 1 2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 5 2. LEVANTAMENTO, SISTEMATIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES... 6 2.1 DESCRIÇÃO DO PRODUTO... 6 2.2 ATIVIDADES REALIZADAS NAS ETAPAS ANTERIORES... 6 2.3 ATIVIDADES REALIZADAS

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO MAPA DA POBREZA E DO MAPA DE OPORTUNIDADES E DE SERVIÇOS PÚBLICOS

A CONSTRUÇÃO DO MAPA DA POBREZA E DO MAPA DE OPORTUNIDADES E DE SERVIÇOS PÚBLICOS GESTÃO DA INFORMAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO MAPA DA POBREZA E DO MAPA DE OPORTUNIDADES E DE SERVIÇOS PÚBLICOS Contextualização: o Plano Brasil Sem Miséria O Plano Brasil Sem Miséria (BSM) é um grande esforço

Leia mais

Indicadores da Cidade de Caxias do Sul/RS

Indicadores da Cidade de Caxias do Sul/RS 1. COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Elaboração: Observa Serra http://fsg.br/pesquisa-extensao/observa-serra/indicadores

Leia mais

ATLAS ESCOLAR FÍSICO DO LITORAL SUL DA BAHIA

ATLAS ESCOLAR FÍSICO DO LITORAL SUL DA BAHIA ATLAS ESCOLAR FÍSICO DO LITORAL SUL DA BAHIA Heibe Santana Da Silva Discente do Curso de Licenciatura em Geografia e bolsista - FAPESB E-mail: heibe.geouesc@hotmail.com Ednice de Oliveira Fontes Profa.

Leia mais

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 01 - Irecê

Caracterização dos Territórios de Identidade Território 01 - Irecê Caracterização dos Territórios de Identidade Território 01 - Irecê Dados Gerais Quantidade de Área Total (km 2 População Total Densidade ) municípios Demográfica 20 26.730,86 403.070 15,08 F onte: IBGE.

Leia mais

Projeto BDG OTSS - Base de Dados Geoespaciais, Geoprocessamento e Disponibilização de Geoinformação

Projeto BDG OTSS - Base de Dados Geoespaciais, Geoprocessamento e Disponibilização de Geoinformação Projeto BDG OTSS - Base de, Geoprocessamento e Disponibilização de Geoinformação Objetivo Geral: Geral: Planejar, desenvolver e implantar a Base de do Projeto OTSS. Linhas de Ação: Desenho e elaboração

Leia mais

OBSERVANDO AS MIGRAÇÕES E DESLOCAMENTOS NA REGIÃO DO VALE DO RIO PARDO/RS

OBSERVANDO AS MIGRAÇÕES E DESLOCAMENTOS NA REGIÃO DO VALE DO RIO PARDO/RS 118 OBSERVANDO AS MIGRAÇÕES E DESLOCAMENTOS NA REGIÃO DO VALE DO RIO PARDO/RS Ana Cristina Rabuske 1 Grazielle Betina Brandt 2 Rogério Leandro Lima da Silveira 3 RESUMO A presente pesquisa busca, através

Leia mais

Indicadores da Cidade de Carlos Barbosa

Indicadores da Cidade de Carlos Barbosa Indicadores da Cidade de 1. - COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE CARLOS BARBOSA COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Elaboração: Observa Serra http://fsg.br/pesquisa-extensao/observa-serra/indicadores

Leia mais

Indicadores da Cidade de Antônio Prado/RS

Indicadores da Cidade de Antônio Prado/RS 1. COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE ANTÔNIO PRADO COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Elaboração: Observa Serra http://fsg.br/pesquisa-extensao/observa-serra/indicadores

Leia mais

NOTA METODOLÓGICA A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO ICH

NOTA METODOLÓGICA A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO ICH NOTA METODOLÓGICA A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DO ICH O ICH é um índice que tenta dar alguma noção sobre a oferta de serviços elementares de saneamento básico. A construção do índice não tem o propósito de

Leia mais

Confresa, Julho de 2018.

Confresa, Julho de 2018. Confresa, Julho de 2018. 1 Equipe de Consultores e Gestão: Prof. Ms. Luis Antonio Soares Coordenador Institucional - UNEMAT Prof. Esp. José Pedro Porrat Coordenador Geral do Plano Diretor Prof. Dr. Edevamilton

Leia mais

Panorama Socioeconômico. Vera Cruz do Oeste

Panorama Socioeconômico. Vera Cruz do Oeste Panorama Socioeconômico Vera Cruz do Oeste FICHA TÉCNICA Pesquisa de Dados e Informações Camila Correa de Oliveira Priscila Paz Ferreira Revisão Técnica Flávio de Matos Rocha Elaboração das Ilustrações

Leia mais

Marcos Vinicio Vieira Vita 2, Sidnei Luís Bohn Gass 3

Marcos Vinicio Vieira Vita 2, Sidnei Luís Bohn Gass 3 ESTRUTURAÇÃO DE UMA BASE DE DADOS GEORREFERENCIADA COM AS REGIONALIZAÇÕES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL 1 STRUCTURING A GEORREFERENCED DATABASE WITH POLITICAL- ADMINISTRATIVE

Leia mais

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE. Etapas. Delimitação 11/4/2012. Diagnóstico de Saúde da Comunidade. Informações Gerais sobre a Área

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE. Etapas. Delimitação 11/4/2012. Diagnóstico de Saúde da Comunidade. Informações Gerais sobre a Área ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE Diagnóstico de da Comunidade Faculdade de Pública Zilda Pereira da Silva 2012 Delimitação São muitos os aspectos e alternativas a considerar na elaboração de

Leia mais

Resumo da Apresentação

Resumo da Apresentação Resumo da Apresentação RELATÓRIO TÉCNICO 01 ATIVIDADES PRELIMINARES Caracterização dos Aspectos Históricos da Ocupação e Organização Social da Bacia Caracterização do Meio Socioeconômico e Demográfico

Leia mais

Agricultura Familiar - Uso e manejo do solo e água na Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, RS, Brasil

Agricultura Familiar - Uso e manejo do solo e água na Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, RS, Brasil Agricultura Familiar - Uso e manejo do solo e água na Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, RS, Brasil Eng. Agr. Luis Fernando Marion, ERNS-I Emater - Sinimbu (lmarion@emater.tche.br). Doutorando do Programa

Leia mais

Construção de bases de dados geográficos em SIG: resultados preliminares do Georreferenciamento da malha viária da cidade de Bambuí-MG

Construção de bases de dados geográficos em SIG: resultados preliminares do Georreferenciamento da malha viária da cidade de Bambuí-MG Construção de bases de dados geográficos em SIG: resultados preliminares do Georreferenciamento da malha viária da cidade de Bambuí-MG João Paulo Lemos Rodrigues (1) ; Ariadne Martins da Silva (1) ; Gabriel

Leia mais

A seguir descrevem-se os procedimentos utilizados na construção da tipologia das CIR s.

A seguir descrevem-se os procedimentos utilizados na construção da tipologia das CIR s. 27/09/2012 Relatório Metodológico da Tipologia das CIR Com o objetivo de elucidar os condicionantes estruturais do processo recente de regionalização nos estados, por meio da construção de uma tipologia

Leia mais

CÁLCULO DA ÁREA DE POLÍGONOS NO SOFTWARE TERRAVIEW

CÁLCULO DA ÁREA DE POLÍGONOS NO SOFTWARE TERRAVIEW , volume 1 fevereiro Revista Eletrônica de Diálogo e Divulgação em Geografia http://www.geografia.blog.br/geodialogos CÁLCULO DA ÁREA DE POLÍGONOS NO SOFTWARE TERRAVIEW Luiz Felipe Rodrigues de Andrade

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCENDGEOCPLIC02 DA PAISAGEM CULTURAL A GEOGRAFIA REGIONAL DA PARAÍBA: PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO ATRAVÉS DE UM PORTAL E DE TUTORIAIS Jefferson José Gonçalves Sales ( 1 ), José Yure Gomes

Leia mais

Indicadores da Cidade de Bento Gonçalves

Indicadores da Cidade de Bento Gonçalves Indicadores da Cidade de Gonçalves 1. COMPARATIVO DO ÍNDICE DE GINI DA RENDA DOMICILIAR PER CAPITA DA CIDADE DE BENTO GONÇALVES COM O RIO GRANDE DO SUL E BRASIL. Elaboração: Observa Serra http://fsg.br/pesquisa-extensao/observa-serra/indicadores

Leia mais

PESQUISA SOCIOLÓGICA SÃO LUIS MA

PESQUISA SOCIOLÓGICA SÃO LUIS MA PESQUISA SOCIOLÓGICA SÃO LUIS MA Pesquisa realizada pelo Projeto Brasil 21 Coordenador de Pesquisa Brasil 21: Pr. Luis André Bruneto Oliveira Prof. Omar Neto Fernandes Barros Localização da cidade INTRODUÇÃO

Leia mais

Panorama Socioeconômico. Foz do Iguaçu

Panorama Socioeconômico. Foz do Iguaçu Panorama Socioeconômico Foz do Iguaçu Dinâmica ECONÔMICA Estrutura SOCIAL Situação DA SAÚDE Setor PÚBLICO Dinâmica ECONÔMICA Dinâmica ECONÔMICA E M P R E G O 150.000 Saldo de Empregos 100.000 50.000 0-50.000

Leia mais

Keywords: Regional Development. Medium Cities. Urban Network. Vale do Rio Pardo-RS.

Keywords: Regional Development. Medium Cities. Urban Network. Vale do Rio Pardo-RS. Doi: 10.17058/rjp.v7i2.9316 99 Rede Urbana do Vale do Rio Pardo: o desenvolvimento e a influência das cidades RESUMO Débora Cristiele Kummer 1 Rogério Leandro Lima da Silveira 2 Este artigo tem como objetivo

Leia mais

Guião Exploração do portal INE Informação Estatística

Guião Exploração do portal INE Informação Estatística Introdução Guião Exploração do portal INE Informação Estatística O portal do Instituto Nacional de Estatística (INE) tem disponível um conjunto de recursos para o apoio aos trabalhos de Geografia, nomeadamente

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (II)

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (II) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 103 CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES "A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em escapar das antigas. John Maynard Keynes A pesquisa orientada à visualização cartográfica visa

Leia mais

EXPANSÃO DO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB

EXPANSÃO DO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB EXPANSÃO DO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB Dr. Joedson Brito dos Santos 1 Universidade Federal do Tocantins Apresentação e justificativa

Leia mais

INDICADORES DO RS POPULAÇÃO. Gráfico 1 População do RS,

INDICADORES DO RS POPULAÇÃO. Gráfico 1 População do RS, INDICADORES DO RS Esta seção tem a nalidade mostrar uma série de indicadores macroeconômicos e índices de desenvolvimento social, com o objetivo de situar o Rio Grande do Sul no contexto nacional, como

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 3/2018

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 3/2018 CHAMADA PÚBLICA - TURMA 3/2018 CURSO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO APLICADAS À SAÚDE Coordenador: Jonas Brant Relatores: Alessandro Lopes, Karina Matos e Patrícia Paiva CHAMADA PÚBLICA - TURMA 3/2018

Leia mais

A dimensão agrícola e agroindustrial da microrregião de Anápolis

A dimensão agrícola e agroindustrial da microrregião de Anápolis A dimensão agrícola e agroindustrial da microrregião de Anápolis Idelmar da Silva Ribeiro, idelmarribeiro5@gmail.com 1 Profa. Dra. Janes Socorro da Luz, jnsluz@hotmail.com 2 RESUMO: O presente estudo tem

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA MÓDULO 1 AS SÉRIES ESTATÍSTICAS / DADOS ABSOLUTOS E RELATIVOS Prof. Rogério Rodrigues

CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA MÓDULO 1 AS SÉRIES ESTATÍSTICAS / DADOS ABSOLUTOS E RELATIVOS Prof. Rogério Rodrigues CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA MÓDULO 1 AS SÉRIES ESTATÍSTICAS / DADOS ABSOLUTOS E RELATIVOS Prof. Rogério Rodrigues 0 1 I) SÉRIES ESTATÍSTICAS : Uma vez feita a coleta de dados de uma pesquisa estatística,

Leia mais

ANÁLISE DO RENDIMENTO DOMICILIAR POR BAIRRO NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS RESUMO

ANÁLISE DO RENDIMENTO DOMICILIAR POR BAIRRO NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS RESUMO ANÁLISE DO RENDIMENTO DOMICILIAR POR BAIRRO NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS Ana Paula Vieira da Silva 1 ; Daniella de Souza Masson 1 ; Orlando Marcos Santos Veroneze 1 ; Joelson Gonçalves Pereira 2 UFGD/FCBA Caixa

Leia mais

Ipeadata. Curso de Economia para Jornalistas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Ipeadata. Curso de Economia para Jornalistas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Ipeadata Curso de Economia para Jornalistas Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada URL Ipeadata http://www.ipeadata.gov.br/ Fontes de dados históricos http://www.memoria.nemesis.org.br/ Referências http://www.nemesis.org.br/

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DA REGIÃO NORTE-FLUMINENSE - RJ. (SIGNO)

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DA REGIÃO NORTE-FLUMINENSE - RJ. (SIGNO) Andreza Rohem Gualberto, Maurício Nunes Lamonica. Instituto Federal Fluminense- Campus Campos Centro, e-mail: andrezarohem@hotmail.com; lamonica@iff.edu.br SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DA

Leia mais

IBGE: Censo Demográfico. Elaboração: RESBR. População no Censo Total de pessoas residentes em domicílios.

IBGE: Censo Demográfico. Elaboração: RESBR. População no Censo Total de pessoas residentes em domicílios. Subdimensões Nome Período Descrição Fonte População no Censo 2000 2000 Total de pessoas residentes em domicílios. : População no Censo Total de pessoas residentes em domicílios. : População 2020 (projeção)

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS SOCIAIS/CCH/UENF PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS

EDITAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS SOCIAIS/CCH/UENF PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS EDITAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS SOCIAIS/CCH/UENF PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS O Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Leia mais

CIR LITORAL NORTE. Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba

CIR LITORAL NORTE. Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba CIR LITORAL NORTE Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba População e Território Em 2016 a população estimada da região é de 308.843 habitantes, com 98% residindo em áreas

Leia mais

CIR DE ITAPEVA. Pertencente ao Departamento Regional de Saúde DRS de Sorocaba

CIR DE ITAPEVA. Pertencente ao Departamento Regional de Saúde DRS de Sorocaba CIR DE ITAPEVA Pertencente ao Departamento Regional de Saúde DRS de Sorocaba Possui 15 municípios: Apiaí, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Guapiara, Itaberá, Itaoca, Itapeva, Itapirapuã Paulista,

Leia mais

Indicadores de capacidade institucional e finanças municipal: apresentação dos resultados para os municípios receptores de rendas petrolíferas 1

Indicadores de capacidade institucional e finanças municipal: apresentação dos resultados para os municípios receptores de rendas petrolíferas 1 Indicadores de capacidade institucional e finanças municipal: apresentação dos resultados para os municípios receptores de rendas petrolíferas 1 Tania Moreira Braga UCAM/Campos Introdução Os indicadores

Leia mais

Tipos de dados. Fonte: Cap. 2 Conceitos Básicos em Ciência da Geoinformação

Tipos de dados. Fonte: Cap. 2 Conceitos Básicos em Ciência da Geoinformação Tipos de dados Fonte: Cap. 2 Conceitos Básicos em Ciência da Geoinformação Geoprocessamento Definição Denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento

Leia mais

COLETA E PRESERVAÇÃO DE AMOSTRAS DE ÁGUA E SEDIMENTO

COLETA E PRESERVAÇÃO DE AMOSTRAS DE ÁGUA E SEDIMENTO COLETA E PRESERVAÇÃO DE AMOSTRAS DE ÁGUA E SEDIMENTO 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 1 PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS... 2 REDE NACIONAL DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA COLETÂNEA DE MAPAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO NEGRO-RS

DESENVOLVIMENTO DA COLETÂNEA DE MAPAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO NEGRO-RS DESENVOLVIMENTO DA COLETÂNEA DE MAPAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO NEGRO-RS 1. INTRODUÇÃO A bacia do rio Negro em território brasileiro (bacia do rio Negro-RS) constituise na unidade hidrográfica U-80,

Leia mais

MUNICÍPIO PASSAGEM FRANCA DO PIAUÍ. 1.1 Caracterização física COORDENADA/DIVISÃO REGIONAL/LIMITE Latitude Longitude

MUNICÍPIO PASSAGEM FRANCA DO PIAUÍ. 1.1 Caracterização física COORDENADA/DIVISÃO REGIONAL/LIMITE Latitude Longitude DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO MUNICÍPIO PASSAGEM FRANCA DO PIAUÍ 1 CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E GEOGRÁFICA 1.1 Caracterização física COORDENADA/DIVISÃO REGIONAL/LIMITE Latitude 05 51 30 Longitude 42 26 23 Microrregião

Leia mais

SUMÁRIO. Pág. LISTA DE FIGURAS... xxi LISTA DE TABELAS... xxv INTRODUÇÃO... 1

SUMÁRIO. Pág. LISTA DE FIGURAS... xxi LISTA DE TABELAS... xxv INTRODUÇÃO... 1 SUMÁRIO Pág. LISTA DE FIGURAS... xxi LISTA DE TABELAS... xxv INTRODUÇÃO... 1 CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO RURAL... 7 1.1 O Panorama Mundial... 7 1.2 O Panorama Brasileiro... 9 1.2.1

Leia mais

Apresentações do evento GGP 2013

Apresentações do evento GGP 2013 Apresentações do evento GGP 2013 Acesse outras apresentações e vídeos das palestras no site: http://www.ggp.uerj.br OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA POLÍTICA REGIONAL

Leia mais

O VGeo, Visualizador de Informações Geográficas do Departamento Nacional. de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é um sistema web de dados espaciais

O VGeo, Visualizador de Informações Geográficas do Departamento Nacional. de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é um sistema web de dados espaciais 1 INTRODUÇÃO O VGeo, Visualizador de Informações Geográficas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é um sistema web de dados espaciais desenvolvido pelo setor de geotecnologias

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO SIAD,

GEOPROCESSAMENTO SIAD, Aplicações do SIG GEOPROCESSAMENTO SIAD, 2005 SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS SIG é um sistema que engloba hardware, software, procedimentos e módulos, ou subsistemas, integrados e projetados para dar

Leia mais

CIR DE VALE DO RIBEIRA

CIR DE VALE DO RIBEIRA CIR DE VALE DO RIBEIRA Possui 15 municípios: Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro

Leia mais

ANÁLISE DA DINÂMICA DOS HOMICÍDIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE UTILIZANDO O GEOPROCESSAMENTO

ANÁLISE DA DINÂMICA DOS HOMICÍDIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE UTILIZANDO O GEOPROCESSAMENTO ANÁLISE DA DINÂMICA DOS HOMICÍDIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE UTILIZANDO O GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE) Priscilla

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

XXVI ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA - UFC TIAGO MAIA MAGALHÃES ORIENTADOR: JÚLIO FRANCISCO BARROS NETO

XXVI ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA - UFC TIAGO MAIA MAGALHÃES ORIENTADOR: JÚLIO FRANCISCO BARROS NETO XXVI ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA - UFC TIAGO MAIA MAGALHÃES ORIENTADOR: JÚLIO FRANCISCO BARROS NETO DEMA - JUNHO DE 2007 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS E ANÁLISE ESPACIAL Caracterizando

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS SOCIAIS/CCH/UENF PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS

EDITAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS SOCIAIS/CCH/UENF PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS EDITAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS SOCIAIS/CCH/UENF PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS O Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA DO PROFESSOR ORIENTADOR. Número do BANPESQ/THALES:

PROJETO DE PESQUISA DO PROFESSOR ORIENTADOR. Número do BANPESQ/THALES: PROJETO DE PESQUISA DO PROFESSOR ORIENTADOR Número do BANPESQ/THALES: 2014990983 Título do projeto: Mapa de inovações e oportunidades no setor eletro-eletrônico no Paraná. Ano de Início do Projeto: 2014

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Censo de Núcleos e Vilas Irregulares Identificação, localização e caracterização das edificações e domicílios.

TERMO DE REFERÊNCIA. Censo de Núcleos e Vilas Irregulares Identificação, localização e caracterização das edificações e domicílios. TERMO DE REFERÊNCIA Censo de Núcleos e Vilas Irregulares Identificação, localização e caracterização das edificações e domicílios. 1. OBJETO Realização de pesquisa em formato censitário para a identificação,

Leia mais

Relatório dados estatísticos: apoio gerencial no processo de melhoria contínua do Hospital das Clínicas

Relatório dados estatísticos: apoio gerencial no processo de melhoria contínua do Hospital das Clínicas Relatório dados estatísticos: apoio gerencial no processo de melhoria contínua do Hospital das Clínicas Ilza Garcia Geronimo, Érica Urias dos Reis Oliveira, Maria do Rosário de Paula, Sílvia Augusta Pinzan

Leia mais

O USO DE ÍNDICES SOCIOECONÔMICOS NA CARACTERIZAÇÃO REGIONAL: ANÁLISE DO IDESE NA REGIÃO FUNCIONAL DE PLANEJAMENTO 7 1

O USO DE ÍNDICES SOCIOECONÔMICOS NA CARACTERIZAÇÃO REGIONAL: ANÁLISE DO IDESE NA REGIÃO FUNCIONAL DE PLANEJAMENTO 7 1 O USO DE ÍNDICES SOCIOECONÔMICOS NA CARACTERIZAÇÃO REGIONAL: ANÁLISE DO IDESE NA REGIÃO FUNCIONAL DE PLANEJAMENTO 7 1 Luiza Fracaro Polleto 2, Eliézer Silveira Prigol 3, Sérgio Luís Allebrandt 4, Airton

Leia mais

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL ANIPES Edição

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL ANIPES Edição ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL ANIPES Edição - 2016 Luiz Omir Cerqueira Leite Ana Lúcia Brito Gustavo Oliveira Coelho de Souza Maria Paula Ferreira Abril/2017 Composição do IDM-Anipes Eixo Componentes

Leia mais