MANUAL DE PROCEDIMENTOS - INSTITUTO CAMARGO CORREA. Relatório Parcial de Atividades Pág. 1 / 9

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE PROCEDIMENTOS - INSTITUTO CAMARGO CORREA. Relatório Parcial de Atividades Pág. 1 / 9"

Transcrição

1 Relatório Parcial de Atividades Pág. 1 / 9 Programa ICC: Programa Escola Ideal Projeto: LER: PRAZER E SABER Meta do Projeto: Formar 80 profissionais da educação de 6 municípios da Paraíba, para que atuem como mediadores de leitura junto a seus alunos e ainda como disseminadores das propostas do Projeto junto a seus pares. Organização (ões) Proponente(s): CENPEC- Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária. Empresa do Grupo: Período de Execução: de agosto a dezembro de 2009 Parceiros do Projeto: Identificação do parceiro Assinaturas Instituto Alpargatas

2 Relatório Parcial de Atividades Pág. 2 / 9 1. Ficha Técnica 1.1 Dados da Entidade Proponente Entidade: Cenpec- Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária CNPJ: Endereço: Rua Dante Carraro, 68 CEP: Cidade: São Paulo UF: SP TEL: (11) FAX: (11) annahelena@cenpec.org.br Site: Representante(s) Legal(is): Maria Alice Setúbal Maria do Carmo Brant de Carvalho Maria Amabile Mansutti Maria Ângela Leal Rudge Walter Kufel Junior Função(ões) / Cargos(s): Presidente Superintendente Coordenadora Técnica Coordenadora de Documentação Coordenador administrativo 1.2 Responsáveis Técnicos pelo Projeto Nome(s): 1. Anna Helena Altenfelder 2. Maria Alice Armelin Cargo(s): 1. Gerente de Projetos Apoiados 2. Líder de Projeto RG: CPF: RG: CPF: annahelena@cenpec.org.br armelin@cenpec.org.br Telefone: (11) (11) Fax: (11)

3 Relatório Parcial de Atividades Pág. 3 / 9 2. Apresentação Resumo descritivo das ações no período (Em 1 página, faça um breve descritivo do projeto, indicando os itens que serão relatados na seqüência do relatório). Formação Conforme proposta inicial, o desenvolvimento do Projeto foi realizado em dois polos, centralizando as oficinas de formação nos municípios de Campina Grande e Ingá. No primeiro grupo, reuniram-se educadores de Campina Grande e Alagoa Nova; no segundo, educadores de Ingá, Mogeiro, Serra Redonda e Guarabira. Para cada um dos grupos foram desenvolvidas 32 horas de formação presencial por meio de 4 oficinas de 8 horas, 2 em outubro e 2 em novembro. Nelas foram abordados os seguintes conteúdos: o conto moderno preparo de rodas de leitura a partir de narrativas curtas a importância do planejamento das atividades de leitura adequação do texto à faixa etária o conto clássico semelhanças e diferenças entre gêneros da ordem do narrar forma de apresentação do texto em função do público das rodas ambientação do espaço como motivação para a leitura breve estudo dos elementos da narrativa importância das rodas de apreciação e empréstimo estratégias para apresentação de textos curtos e longos textos informativos/ de divulgação científica as finalidades da leitura e a importância dos gêneros (informativo/ div. científica) na formação de leitores texto jornalístico diferença entre os textos jornalísticos e literários importância do trabalho com textos jornalísticos nas rodas de leitura. A cada oficina foram disponibilizados para os participantes: pautas dos encontros, instrumentais de avaliação e textos básicos (teóricos e representativos dos gêneros trabalhados) para o desenvolvimento das atividades propostas. Na última oficina também foram entregues instrumentos de coleta de dados a serem preenchidos pelos diferentes profissionais (professores, gestores de escola e gestores de secretaria de educação).

4 Relatório Parcial de Atividades Pág. 4 / 9 Gestão compartilhada Foi realizada em novembro a segunda reunião de gestão compartilhada, com a presença da representante do ICC, da equipe do Cenpec e um responsável pelo Projeto de cada município (gestor de Secretaria Municipal de Educação), com o objetivo de: levantar informações mais precisas sobre a estrutura de funcionamento das escolas em cada município (composição da equipe de gestão, docente, horários de trabalho coletivo etc.) retomar as metas propostas e fazer considerações sobre o cumprimento das mesmas em cada município realizar a avaliação da formação e dos impactos do Projeto nas escolas representadas, a partir do posicionamento dos interlocutores das 6 Secretarias de Educação envolvidas discutir o acompanhamento às ações realizadas nas escolas discutir as perspectivas de irradiação do projeto dentro das escolas e a continuidade das ações para Previsto x Realizado Preencher o quadro Relatório de Atividades apresentado no Anexo 1 a este documento, de acordo com as seguintes orientações: a) Resgatar a meta do projeto, descrevendo-a no campo META ; b) Preencher o período de acompanhamento a que se refere o Relatório de Atividades; c) No item Ações Planejadas, resgatar as ações que constam do cronograma de atividades do projeto, preenchendo-as na coluna correspondente; d) Dentro do item Ações Executadas, para cada ação planejada no período, aponte quais foram: (i) completamente realizadas, (ii) em execução ou (iii) não foram realizadas; e) No item Resultados, relatar os resultados ligados a cada ação executada e relatar os resultados no período referentes aos Indicadores de Resultados relativos às Metas que se encontram identificados no formulário de projeto correspondente; f) No item Pontos de Atenção, relatar observações relevantes relativa a cada ação (caso houver problemas na execução) e relatar eventuais causas de não atingimento de resultados esperados para o período; g) Dentro do item Encaminhamentos, relatar, para cada observação identificada no item Pontos de Atenção, os principais encaminhamentos tomados ou planejados.

5 Relatório Parcial de Atividades Pág. 5 / 9 4. Objetivos do projeto Em que medida as atividades realizadas no período contribuíram para alcançar os objetivos do projeto? As oficinas continuaram repercutindo positivamente sobre os educadores, conforme as avaliações realizadas a cada encontro e as respostas aos instrumentos de coleta. Houve grande envolvimento e participação ativa de todos nas atividades práticas (vivências de rodas de leitura, de contação, de apreciação e de empréstimo) e nas discussões teóricas sobre temas voltados para o trabalho com a leitura e para a importância dos gêneros trabalhados na formação de leitores. A coleta de dados e as visitas a algumas escolas confirmaram a realização de atividades de leitura orientadas pelo Projeto com alunos e até mesmo a disseminação das propostas para outros educadores de algumas escolas. 5. Aprendizagem Descreva, em 1 página, os principais aprendizados colhidos durante o período considerado De acordo com o instrumento de coleta de dados, respondido e devolvido por 44 professores participantes, na 8ª oficina, o projeto teve grande influência em sua prática de trabalho. Nesse sentido, apontam que: - ampliou seu conhecimento sobre os diferentes gêneros (36) - passou a conhecer mais obras e autores (35) - passou a selecionar melhor os textos para o seu trabalho com os alunos (32) - despertou/aumentou seu interesse pela leitura (30) - passou a dispor o acervo de forma a torná-lo mais acessível ao usuário (na biblioteca/ sala de leitura ou mesmo em sala de aula) (18) - passou a se sentir mais à vontade para ler em público (14) - conseguiu melhorar e/ou ampliar o acervo (8) - Outras (5) Ex: Passei a acreditar mais no potencial dos alunos através da leitura ; Vou sugerir para que se crie cantinhos aconchegantes para a leitura ; Minha visão sobre a necessidade da leitura por prazer no cotidiano escolar agora é ampla. Indicam também impactos positivos do trabalho que desenvolveram a partir das orientações do Ler: Prazer e Saber sobre os alunos: - maior interesse, curiosidade e gosto pela leitura; - melhora na atenção e na expressão oral; - maior conhecimento de autores, obras e gêneros; - maior capacidade para comentar, recontar e dramatizar histórias; - aumento de empréstimos; - mais criatividade na produção de textos; - melhora na aprendizagem; - maior integração professor/ aluno e aluno/aluno; Os dados apontados pelos professores no instrumento de coleta de dados foram confirmados pela observação das atividades realizadas nas escolas visitadas pela equipe do Cenpec e representante do ICC.

6 Relatório Parcial de Atividades Pág. 6 / 9 6. Comentários Faça quaisquer comentários, observações ou reflexões que considerar pertinente (caso houver) De forma geral, professores, gestores de escola e de secretaria, avaliaram positivamente o projeto LER: PRAZER E SABER e apontaram os benefícios e impactos trazidos para eles, como profissionais e para seus alunos. Todavia, reconhecem que ainda são necessários esforços para se chegar a melhores e mais consistentes resultados. Apesar de ter observado alguns progressos (meus e dos alunos), percebo que é um processo lento. Quando falo que as crianças estão levando livros para casa, esse nº de alunos é bem pequeno. Em relação à escola, tenho abertura para realizar as rodas, mas atendo aos alunos todos os dias, sempre estou na sala de leitura com uma turma completa, sem intervalo. Acredito que é necessário um tempo livre para a organização do trabalho (selecionar os livros a serem trabalhados... ler...). Ainda existem professores que não veem a importância da leitura prazerosa nas suas vidas nem na vida de seus alunos. Assim, se tornam resistentes e acreditam que os alunos estão perdendo tempo e conteúdo. Na escola onde trabalho a maioria dos profissionais e pais acreditam e valorizam o trabalho de leitura realizado por mim e pelas professoras. Mas ainda é preciso convencer a todos sobre a importância de ler por prazer.

7 Relatório Parcial de Atividades Pág. 7 / 9 ANEXO 1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES META: Realizar: 8 oficinas de formação divididas em 4 momentos de agosto a novembro 3 visitas de acompanhamento em novembro 2 gestões compartilhadas (agosto e novembro) PERÍODO DE ACOMPANHAMENTO: outubro e novembro de 2009 Ações Planejadas Ações Executadas Resultados Pontos de Atenção Encaminhamentos Oficinas de formação: 2 em outubro/09 (19 e 20) 2 em novembro/09 (17 e 18) Completamente realizadas Quantitativos: Nos 2 polos tivemos a participação de 85* educadores, dos quais: 70 presentes na 5ª oficina 67 presentes na 6ª oficina 69 presentes na 7ª oficina 70 presentes na 8ª oficina Média de frequência Outubro/novembro: 81% Inicialmente foram inscritos 100 educadores, mas, já em agosto/setembro, houve substituições e depois, confirmaram-se algumas desistências. Qualitativos: - incorporação, na rotina de trabalho de 86% dos professores participantes, das atividades de leitura propostas pelo Projeto, com a aplicação da metodologia sugerida. Ausência ou insuficiência de horários de trabalho coletivo, comprometem a disseminação das propostas do Projeto dentro das escolas. Falta de planejamento que garanta efetivamente o acompanhamento sistemático da implementação do projeto nas escolas. Esses aspectos constituíram o foco da 2ª reunião de gestão compartilhada, realizada em novembro. Para superar essas dificuldades, seria necessário dar continuidade ao processo já iniciado, focando, sobretudo, o aspecto da multiplicação.

8 Relatório Parcial de Atividades Pág. 8 / 9 - realização, pelos técnicos de Secretaria, de ações de divulgação do Projeto e de suas propostas para outras escolas da rede. - realização, por alguns técnicos de secretaria, de ações de acompanhamento aos projeto. - realização, por gestores de escola, de ações de divulgação do projeto dentro da escola e ainda, apoio e acompanhamento ao trabalho dos professores participantes do projeto. Gestão compartilhada: 2ª reunião realizada em: 16/11 Polo 1 19/11 Polo 2 Visitas de acompanhamento Em16/11: Pólo 1 Campina Grande Pólo 2 Guarabira e Serra Redonda Em 19/11 Pólo 1 Alagoa Nova e Campina Grande Pólo 2 Mogeiro e Ingá Completamente realizada Completamente Realizada - Em alguns municípios a Secretaria já pensa num plano de ação para 2010 e tenta articular com as escolas a integração do L:PS ao projeto pedagógico. Pensa também em instituir de leitura no calendário escolar. - Nas escolas visitadas em cada município constatou-se que os professores participantes realizam principalmente rodas de leitura e incentivam os alunos a fazer empréstimos (acervo ainda precário, salvo pela biblioteca móvel, entregue pelo ICC). - Falta, de modo geral, às Secretarias um planejamento mais coeso e consistente para apoiar as escolas e os educadores na implementação do Projeto - A atuação dos professores ainda é frágil e carece de mais formação voltada para o trabalho com a leitura. - Em caso de continuidade das ações, pensar a formação com o foco na multiplicação e na gestão do processo de implementação, envolvendo mais as Secretarias nesse processo. - Em caso de continuidade das ações, a formação deve atender aos aspectos de formação para o trabalho com leitura, de acompanhamento e de multiplicação do projeto.

9 Relatório Parcial de Atividades Pág. 9 / 9

LER: PRAZER E SABER. 1ª Oficina de formação PAUTA

LER: PRAZER E SABER. 1ª Oficina de formação PAUTA 1ª Oficina de formação Objetivos do encontro: - Apresentar o Projeto - Levantar as expectativas do grupo em relação à formação - Vivenciar uma roda de leitura - Realizar um diagnóstico das práticas de

Leia mais

INCUBADORAS DE EMPRESAS EDITAL 01/ SEBRAE

INCUBADORAS DE EMPRESAS EDITAL 01/ SEBRAE INCUBADORAS DE EMPRESAS EDITAL 01/ 2014 - SEBRAE Anexo II ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO Modalidade 2 Implantação do CERNE 2 Brasília, 2014 Código da Proposta: (Uso do Sebrae): 1. DADOS DA ENTIDADE

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019.

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019. PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Período: de a abril de. Porto Alegre, 18 de janeiro de. SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Diretrizes e Plano de Metas...

Leia mais

IV Edital FNA 2019 A LEITURA CONECTA E DESPERTA

IV Edital FNA 2019 A LEITURA CONECTA E DESPERTA IV Edital FNA 2019 A LEITURA CONECTA E DESPERTA A Fundação Negro Amor - FNA é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 2008, e tem como eixo prioritário de ação o fortalecimento da educação

Leia mais

Edital de Chamada Pública para Modernização de Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura

Edital de Chamada Pública para Modernização de Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura Diretoria do Livro, Leitura e Literatura e Bibliotecas Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas de Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura - 2013 ANEXO I FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA Nome

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA ORIGEM, DEFINIÇÃO E FINALIDADES

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA ORIGEM, DEFINIÇÃO E FINALIDADES NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA ORIGEM, DEFINIÇÃO E FINALIDADES Art. 1 O presente regulamento interno disciplina a organização, regulamentação e critérios para

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

III Edital FNA 2018 A Leitura Irmana e Amplia

III Edital FNA 2018 A Leitura Irmana e Amplia III Edital FNA 2018 A Leitura Irmana e Amplia A Fundação Negro Amor - FNA é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 2008, e tem como eixo prioritário de ação a Educação. Esta opção advém

Leia mais

EDITAL N.º 02/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO NARRATIVAS LITERÁRIAS

EDITAL N.º 02/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO NARRATIVAS LITERÁRIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS Jaguaribe EDITAL N.º 02/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO NARRATIVAS

Leia mais

EDITAL Nº VI - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENSINO MÉDIO 2018/2019

EDITAL Nº VI - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENSINO MÉDIO 2018/2019 EDITAL Nº VI - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENSINO MÉDIO 2018/2019 A COORDENADORA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, Profa.

Leia mais

Formador Escolar: acompanhamento do uso coletivo do material Trilhas

Formador Escolar: acompanhamento do uso coletivo do material Trilhas Instrumento para acompanhar o uso coletivo do conjunto de material TRILHAS, as práticas de leitura realizadas e o acesso das crianças aos livros. Verificar a circulação dos materiais na escola, o planejamento

Leia mais

EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENSINO MÉDIO 2016/2017

EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENSINO MÉDIO 2016/2017 EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENSINO MÉDIO 2016/2017 A COORDENADORA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, Profa. Dra. Ieda

Leia mais

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE PROJETO OU ATIVIDADE DE EXTENSÃO. Projetos Culturais, Artísticos e Esportivos Empreendedorismo e Cooperativismo

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE PROJETO OU ATIVIDADE DE EXTENSÃO. Projetos Culturais, Artísticos e Esportivos Empreendedorismo e Cooperativismo ANEXO III FORMULÁRIO DE REGISTRO DE PROJETO OU ATIVIDADE DE EXTENSÃO 1 IDENTIFICAÇÃO GERAL Título: Campus/Unidade proponente: 2 NÍVEL DA AÇÃO DE EXTENSÃO Isolada Multicampi/Multissetor: Continuada 3 -

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: Universidade

Leia mais

LEI MUNICIPAL 7.850/97

LEI MUNICIPAL 7.850/97 LEI MUNICIPAL 7.850/97 (Nome do Projeto) (Código do Projeto) Pág. 1/11 PROCESSO: CARIMBO PROTOCOLO/SEJEL 1 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: NOME DO PROJETO E CÓDIGO DO PROJETO:(consultar Tabela Classificatória

Leia mais

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE EVENTO DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE EVENTO DE EXTENSÃO ANEXO V FORMULÁRIO DE REGISTRO DE EVENTO DE EXTENSÃO 1 IDENTIFICAÇÃO GERAL Título: Campus/Unidade proponente: 2 NÍVEL DA AÇÃO DE EXTENSÃO Isolada 3 CLASSIFICAÇÃO DO EVENTO Ciclo de debates Conferência

Leia mais

A gratificação da função foi implementada pela Lei Complementar nº de 15/10/2007 e pela Lei Complementar nº de 01/07/2013.

A gratificação da função foi implementada pela Lei Complementar nº de 15/10/2007 e pela Lei Complementar nº de 01/07/2013. A Diretora da EE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, em Guarujá com fundamento na Resolução SE 75 de 30/12/2014, torna público o processo para seleção de docente para a função gratificada de Professor Coordenador

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet Normas complementares do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet - para as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Toledo, 2016 Sumário 1 AS CARACTERÍSTICAS 2 2 O TCC 1 4

Leia mais

EDITAL REVISADO EM 12/03/2019 EDITAL DE SELEÇÃO PARA CHAMADA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA ESCOLA DE INOVADORES

EDITAL REVISADO EM 12/03/2019 EDITAL DE SELEÇÃO PARA CHAMADA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA ESCOLA DE INOVADORES EDITAL REVISADO EM 12/03/2019 EDITAL DE SELEÇÃO PARA CHAMADA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA ESCOLA DE INOVADORES 1. OBJETIVO A Faculdade de Tecnologia de Botucatu - FATEC, juntamente com a Agência INOVA Paula

Leia mais

PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: TUTORIA. Programa Ensino Integral

PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: TUTORIA. Programa Ensino Integral PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: TUTORIA Programa Ensino Integral PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: TUTORIA VERSÃO 04 02 15 Definição: a Tutoria é uma das metodologias do Programa que tem como finalidade atender

Leia mais

Quantidade de Vagas Cursos CH 01 Educação no Campo História Ciências da Computação e/ou áreas afins (*) Pedagogia (**) 20

Quantidade de Vagas Cursos CH 01 Educação no Campo História Ciências da Computação e/ou áreas afins (*) Pedagogia (**) 20 EDITAL N. 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSA PARA PROMOVER A PERMANÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL O Núcleo de Acessibilidade (NA) e a Coordenação de

Leia mais

Processo de melhoria. Informação escolar. Processo de avaliação. Relatório de execução do plano de melhoria

Processo de melhoria. Informação escolar. Processo de avaliação. Relatório de execução do plano de melhoria Processo de melhoria Relatório de execução do plano de melhoria 2013-2014 Recomendações do conselho pedagógico -- Data de apresentação à direção/ conselho pedagógico 2015/7/14 Informação escolar Designação

Leia mais

EDITAL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 01/ Probext I/2012 CONCESSÃO DE BOLSAS A PROJETOS DE EXTENSÃO

EDITAL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO 01/ Probext I/2012 CONCESSÃO DE BOLSAS A PROJETOS DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Extensão Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone/Fax: (35) 3299-1077 extens@unifal-mg.edu.br

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ABAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ABAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ABAÇÃO Projeto Assertividade e Cidadania 2013/2014 Projeto Educativo Crescer a Aprender Sob o lema Crescer a Aprender, o Projeto Educativo do Agrupamento pretende ser um elemento

Leia mais

EDITAL N. 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSA PARA ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

EDITAL N. 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSA PARA ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL N. 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSA PARA ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL O Núcleo de Acessibilidade (NA) e a Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária

Leia mais

O propósito geral do trabalho é investigar a percepção de professores - estudantes do curso de Pedagogia do PARFOR / UFPI com relação à contribuição

O propósito geral do trabalho é investigar a percepção de professores - estudantes do curso de Pedagogia do PARFOR / UFPI com relação à contribuição A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COM PROFESSORES-ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR / UFPI Fhernanda de Araújo Silva Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí E-mail:

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE INICIATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS

CHAMADA PÚBLICA DE INICIATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS 1 CHAMADA PÚBLICA DE INICIATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS (DIST Campinas Residenciais Sirius, Abaeté e Jardim Bassoli) Queremos ideias que apoiem a transformação do

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Desafios para implementação ANNA HELENA ALTENFELDER Presidente do Conselho de Administração do CENPEC As formações do CENPEC buscam: Construir, em parceria com as redes, um capital profissional nas redes

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares DOCUMENTO 2 Regulamento das Atividades Complementares Art. 1º Da Conceituação São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e préprofissional, que se articulam com o processo

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA OPERACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE

Leia mais

Reunião Ordinária UNDIME-SP

Reunião Ordinária UNDIME-SP Reunião Ordinária UNDIME-SP 8 de Abril de 2019 São Paulo / SP Agenda de Formação de Parceiros Institucionais Cristiana Berthoud Secretária de Articulação Celso Iversen Vice-presidente do Interior Parceiros

Leia mais

PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO )

PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO ) SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE CAMPINAS OESTE Rua Candido Mota, 186 Fundação Casa Popular Campinas-SP 1. Identificação da Unidade Escolar PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO 2015-2018)

Leia mais

SELEÇÃO DE PROJETOS DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO DO CACHOEIRADOC 2017

SELEÇÃO DE PROJETOS DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO DO CACHOEIRADOC 2017 SELEÇÃO DE PROJETOS DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO DO CACHOEIRADOC 2017 O Festival de Documentários de Cachoeira CachoeiraDoc abre inscrições para projetos de ações de sensibilização e formação

Leia mais

Relatório de Conclusão de Parceria

Relatório de Conclusão de Parceria Relatório de Conclusão de Parceria Nome da Organização: Associação Vaga Lume Nome do Projeto: Expedição Vaga Lume I. Dados sobre a Instituição Nome completo: Associação Vaga Lume CNPJ: 04.711.157/0001-86

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DO ENSINO MÉDIO

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR DO ENSINO MÉDIO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE SANTOS EE MARECHAL DO AR EDUARDO GOMES Av. Castelo Branco s/nº Jd. Enguaguaçu - Vicente de Carvalho/Guarujá-S.P.

Leia mais

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba PLANEJAMENTO 2017 Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Pauta OBJETIVOS Apresentar os materiais oferecidos pela CGEB para o Planejamento e cronograma para início de 2018; Analisar os indicadores

Leia mais

REDE DE PONTOS DE CULTURA DE GOVERNADOR VALADARES - MG

REDE DE PONTOS DE CULTURA DE GOVERNADOR VALADARES - MG TÍTULO DO PROJETO Área Predominante: (Marque um x nas áreas que seu projeto mais se identifica) CULTURAS POPULARES ( ) Tradição Oral ( ) Artesanato ( ) Manifestações culturais ( ) Contador de Histórias

Leia mais

Comprovar residência no Estado para o qual está se candidatando;

Comprovar residência no Estado para o qual está se candidatando; TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2013, de 09 de agosto de 2013 Seleção de Orientadores de Aprendizagem do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL EDITAL Nº 01/2018 Estabelece normas do Processo Seletivo Simplificado (PSS) a Bolsistas para o Programa Institucional de Acesso, Participação e Aprendizagem de Estudantes Público Alvo da Educação Especial,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO GERÊNCIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO GERÊNCIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO GERÊNCIA DE EXTENSÃO EDITAL N 05, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2018 A GERÊNCIA DE EXTENSÃO, no uso de

Leia mais

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Programa para o apoio a secretarias de educação na gestão pedagógica e formação de educadores. I. Contexto A Fundação Lemann acredita que alcançar a excelência

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS - CUR INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - ICHS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PACTO NACIONAL

Leia mais

convocatória programa

convocatória programa convocatória programa recode 2017 1. Sobre a ONG Recode Somos uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA ADESÃO AO PROGRAMA DE LEITORES FRANCESES CONIF/AI Nº 01/

CHAMADA PÚBLICA PARA ADESÃO AO PROGRAMA DE LEITORES FRANCESES CONIF/AI Nº 01/ CHAMADA PÚBLICA PARA ADESÃO AO PROGRAMA DE LEITORES FRANCESES CONIF/AI Nº 01/2019 2019-2020 O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Conif

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I ARQUITETURA E URBANISMO TCC I

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I ARQUITETURA E URBANISMO TCC I CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2018.1 ARQUITETURA E URBANISMO TCC I Atividade Encontro de acadêmicos e professores para as orientações gerais quanto ao semestre 2018/1, relativo ao TCC

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO FIC OFICINAS SISTEMÁTICAS DE ESPORTE E LAZER ATLETISMO FEMININO. EDITAL Nº 12/2018

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO FIC OFICINAS SISTEMÁTICAS DE ESPORTE E LAZER ATLETISMO FEMININO. EDITAL Nº 12/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO FIC OFICINAS SISTEMÁTICAS DE ESPORTE E LAZER ATLETISMO FEMININO. EDITAL Nº 12/2018 1. DISPOSIÇÕES GERAIS I. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO PROEX CAPACITASUAS UFAL EDITAL N 02/2018, DE 31 DE JANEIRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO PROEX CAPACITASUAS UFAL EDITAL N 02/2018, DE 31 DE JANEIRO DE 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO PROEX CAPACITASUAS UFAL EDITAL N 02/2018, DE 31 DE JANEIRO DE 2018 SELEÇÃO DE FACILITADORES PARA O CAPACITASUAS NO ESTADO DE ALAGOAS A Pró-Reitoria

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

EDITAL Nº 18/2016 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES

EDITAL Nº 18/2016 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS CABO DE SANTO AGOSTINHO COORDENAÇÃO DO CENTRO DE LIBRAS E LÍNGUAS

Leia mais

Edital Grafitagem Sua Arte no Muro

Edital Grafitagem Sua Arte no Muro Edital Grafitagem Sua Arte no Muro I. Apresentação A Cabo Telecom torna público os procedimentos para apresentação do projeto artístico na linguagem de grafite para a pintura de uma superfície predial

Leia mais

Edital nº 002 / 2016

Edital nº 002 / 2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE DIADEMA E. E. Profª. MARIE NADER CALFAT Rua Olmeiro, nº 241 Jd. Amália CEP 09931-370 Fone / Fax 4091-7323- 4091-9108 Edital nº 002 / 2016 EDITAL

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UHE RISOLETA NEVES

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UHE RISOLETA NEVES EDITAL 006 2015 SELEÇÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UHE RISOLETA NEVES 1. OBJETIVO O presente edital tem por objetivo incentivar projetos que visem a estimular a formação de

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

EDITAL/Nº PIBIAC

EDITAL/Nº PIBIAC UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO PROPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ARTÍSTICO- CULTURAL (PIBIAC) Vigência 2006/2007 EDITAL/Nº 003 - PIBIAC A

Leia mais

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O que é? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Da Conceituação Art. 1º São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e pré-profissional, que se articulam com o processo formativo do

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE NA MODALIDADE PRESENCIAL

CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE NA MODALIDADE PRESENCIAL CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE NA MODALIDADE PRESENCIAL Parceria Institucional Coordenação: Luciano Medeiros de Toledo Jussara Rafael Angelo

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS Autoavaliação Institucional 2014 Foram realizadas oito enquetes institucionais durante o ano de 2014 para avaliar a qualidade dos serviços prestados e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da (FE), em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE "SUPERVISOR DA FORMAÇÃO" PARA O PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leia mais

Rio de Janeiro, 30 de maio de Edital de Seleção de Tutores para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

Rio de Janeiro, 30 de maio de Edital de Seleção de Tutores para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana 1 Rio de Janeiro, 30 de maio de 2008 Edital de Seleção de Tutores para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO COORDENADOR DE ÁREA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO COORDENADOR DE ÁREA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO COORDENADOR DE ÁREA Chamada Interna nº 015/2018 de 04 de setembro de 2018. O Coordenador Geral do Núcleo de Educação a Distância

Leia mais

Data da Visita / / 1.1 Polo de Apoio Presencial. Nome: Município: UF: 1.2 Endereço do Polo

Data da Visita / / 1.1 Polo de Apoio Presencial. Nome: Município: UF: 1.2 Endereço do Polo 1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR Capes DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DED Coordenação-Geral de Infraestrutura de Polo e Núcleos CGIP Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO por PROFª Ms. Maria Rosa Silva Lourinha Rio de Janeiro, MARÇO / 2013 1 MANUAL DE ESTÁGIO

Leia mais

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA Apresentação na 406 a reunião do CONSUN 24-8-2006 CONTEXTO NACIONAL DOS PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS DE Envolvendo Conselho Nacional de Educação, Secretaria

Leia mais

EDITAL Nº 475, DE 03 DE AGOSTO DE 2016

EDITAL Nº 475, DE 03 DE AGOSTO DE 2016 EDITAL Nº 475, DE 03 DE AGOSTO DE 2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (PRX), tendo em vista o estabelecido na Portaria

Leia mais

TREVISAN ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS REGULAMENTO. Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP

TREVISAN ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS REGULAMENTO. Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP TREVISAN ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS REGULAMENTO Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP SÃO PAULO 2015 4 Sumário 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 5 2. FINALIDADE E OBJETIVOS DO NAP... 5 3. ATUAÇÃO DO NAP...

Leia mais

DE SEXTA BALANÇO DE 2011 SEXTA-FEIRA, DEZEMBRO DE Olá Coordenadoras e equipe dos Centros de Formação!

DE SEXTA BALANÇO DE 2011 SEXTA-FEIRA, DEZEMBRO DE Olá Coordenadoras e equipe dos Centros de Formação! Leitura em voz alta em Venda Nova do Imigrante (ES) E-MAIL DE SEXTA SEXTA-FEIRA, DEZEMBRO DE 2011. Olá Coordenadoras e equipe dos Centros de Formação! Para fechar o ano de 2011 com chave de ouro, o E-mail

Leia mais

Rua: Padre de Conde, S/N - Suarão - Itanhaém - SP CEP: TEL/FAX: (013) TEL: (013)

Rua: Padre de Conde, S/N - Suarão - Itanhaém - SP CEP: TEL/FAX: (013) TEL: (013) Rua: Padre de Conde, S/N - Suarão - Itanhaém - SP CEP: 11740-000 TEL/FAX: (013) 3422-4975 TEL: (013) 3422-4985. EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA PROFESSOR OORDENADOR A Diretora da Escola Estadual

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO. AÇÃO BRINCANDO COM ESPORTE 1. Identificação do Evento

DOCUMENTO TÉCNICO. AÇÃO BRINCANDO COM ESPORTE 1. Identificação do Evento DOCUMENTO TÉCNICO AÇÃO BRINCANDO COM ESPORTE 1. Identificação do Evento Apresentação do pleito com a proposição da parceria. 2. Identificação da Entidade Proponente Nome da entidade: CNPJ da entidade:

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL (PMMB)

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL (PMMB) FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL (PMMB) NUSAU Edital nº 06/2017/DEPMED/NUSAU, de 30 de outubro de 2017 PROCESSO DE

Leia mais

EVIDÊNCIAS SOBRE O JORNAL ESCOLAR NO BRASIL. 06 Avaliações 44 Estudos e pesquisas

EVIDÊNCIAS SOBRE O JORNAL ESCOLAR NO BRASIL. 06 Avaliações 44 Estudos e pesquisas EVIDÊNCIAS SOBRE O JORNAL ESCOLAR NO BRASIL 06 Avaliações 44 Estudos e pesquisas jornalescolar.org.br Primeira parte AVALIAÇÕES (extratos) 2015 Seis municípios de dois estados. Avaliação realizada pelo

Leia mais

O Lúdico na Educação Ambiental 1ª ed.

O Lúdico na Educação Ambiental 1ª ed. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - FORPROF FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS EDITAL 001/2014 DATAS RETIFICADAS PROCESSO DE SELEÇÃO DE CURSITAS/ALUNOS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 153-CS, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 153-CS, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2017. Avenida João da Mata, nº 256 Bairro Jaguaribe João Pessoa Paraíba CEP: 515-2 (3) 3612-73 conselhosuperior@ifpb.edu.br RESOLUÇÃO Nº 153-CS, DE 17 DE NOVEMBRO DE 217. Dispõe sobre o Regulamento do Conselho

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS MG SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ABERTURA DE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N 01 /2017 INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE FORMADOR LOCAL DO PROGRAMA PACTO NACIONAL

Leia mais

EDITAL N.º 05/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO EM CURSO DE EXTENSÃO DO CAMPUS CAUCAIA

EDITAL N.º 05/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO EM CURSO DE EXTENSÃO DO CAMPUS CAUCAIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE CAMPUS CAUCAIA EDITAL N.º 05/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO EM CURSO DE EXTENSÃO DO CAMPUS CAUCAIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4996.7983 gabinete.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS - PRÁTICA PROFISSIONAL -

ORIENTAÇÕES GERAIS - PRÁTICA PROFISSIONAL - ORIENTAÇÕES GERAIS - PRÁTICA PROFISSIONAL - A Prática Profissional dos Cursos no âmbito da Diretoria de Ensino Superior das Licenciaturas é constituída das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC),

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Niterói, em 19 de julho de 2018. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GERÊNCIA DE UNIDADES BÁSICAS

Leia mais

ANEXO I. Ofício de encaminhamento de projeto da Entidade Gestora do APL

ANEXO I. Ofício de encaminhamento de projeto da Entidade Gestora do APL ANEXO I Ofício de encaminhamento de projeto da Entidade Gestora do APL 1 1 - Identificação do Projeto: Nome do APL: Título do Projeto: Entidade Gestora do APL: Valor total das contribuições das empresas

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FMIG 2016

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FMIG 2016 ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FMIG 2016 Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação do idoso, os dados

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS EDITORA DA UFGD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS EDITORA DA UFGD MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS EDITORA DA UFGD EDITAL 03/2018/EDUFGD OBRA TEMÁTICA SELEÇÃO DE TEXTOS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UFGD PARA PUBLICAÇÃO EM OBRA TEMÁTICA

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades. PLANO DE PROMOÇÃO DA LEITURA Quadriénio

Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades. PLANO DE PROMOÇÃO DA LEITURA Quadriénio Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades PLANO DE PROMOÇÃO DA LEITURA Quadriénio 2014-18 Aprender a ler e ler para aprender é uma questão central no ensino e na aprendizagem. Os programas e metas do

Leia mais

1. PREÂMBULO 2. PROGRAMA

1. PREÂMBULO 2. PROGRAMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (MESTRADO) - UEPB/EMBRAPA ALGODÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS DO PPGCA

Leia mais

EDITAL 01/ FAPESQ/PB MCT/CNPq

EDITAL 01/ FAPESQ/PB MCT/CNPq EDITAL 01/2010 - FAPESQ/PB MCT/CNPq A FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO ESTADO DA PARAÍBA FAPESQ, torna público o lançamento do presente edital e convida alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS NÍVEIS BÁSICO E TÉCNICO

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS NÍVEIS BÁSICO E TÉCNICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS NÍVEIS BÁSICO E A Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Educação a Distância do IFCE, convida os professores efetivos de todos

Leia mais

Manual de Atividades Complementares (2º semestre letivo de 2017) Administração Geral e Comércio Exterior. EGD Escola de Gestão e Direito

Manual de Atividades Complementares (2º semestre letivo de 2017) Administração Geral e Comércio Exterior. EGD Escola de Gestão e Direito Manual de Atividades Complementares (2º semestre letivo de 2017) Administração Geral e Comércio Exterior EGD Escola de Gestão e Direito Sumário: 1. Ementa... 3 2. Objetivo... 3 3. Definições... 3 4. Cumprimento

Leia mais

EDITAL N.º 03/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS CAUCAIA

EDITAL N.º 03/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS CAUCAIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE CAMPUS CAUCAIA EDITAL N.º 03/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS

Leia mais

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Futuro Integral Mostra Local de: Apucarana (Municípios do Vale do Ivaí) Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Cidade:

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 4 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA nº. 02/2014 SERVIÇO DE PESSOA JURÍDICA / SISTEMA WEB

COTAÇÃO PRÉVIA nº. 02/2014 SERVIÇO DE PESSOA JURÍDICA / SISTEMA WEB Rua Francílio Dourado, 11 - Sala 10 Água Fria - Fortaleza, Ceará, Brasil CEP: 60813-660 Telefone: +55 (85) 3114.9658 http://abraca.autismobrasil.org/ COTAÇÃO PRÉVIA nº. 02/2014 SERVIÇO DE PESSOA JURÍDICA

Leia mais

Chamada Pública nº 07/2017 PROEXT/IFAP. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA PROGRAMA LEITORES FRANCESES 2017/2018 (CONIF/AI nº 03/2016)

Chamada Pública nº 07/2017 PROEXT/IFAP. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA PROGRAMA LEITORES FRANCESES 2017/2018 (CONIF/AI nº 03/2016) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA PROGRAMA LEITORES FRANCESES 2017/2018 (CONIF/AI nº 03/2016) O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria

Leia mais