Propriedade Intelectual. Horário de atendimento aos alunos:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Propriedade Intelectual. Horário de atendimento aos alunos:"

Transcrição

1 1 Professor responsável: Anne Cristine Chinellato Horário de atendimento aos alunos: sextas 10h-12h Sala: 310 Bloco Delta SBC Duração em semanas: 12 Distribuição da carga: (Teoria-Prática-Estudo) Recomendação: Estude!!!!! Turma: DAESTG025-17SB Site:

2 2

3 3 Propriedade Intelectual - Definições É o conjunto de direitos que incidem sobre as criações do intelecto humano. Sistema criado para garantir a propriedade ou exclusividade resultante da atividade intelectual nos campos industrial, científico, literário e artístico. Possui diversas formas de proteção: patentes, marcas, desenhos industriais, modelos de utilidade, direitos de autor, indicações geográficas, programas de computador e segredos industriais dentre outros.

4 4 Formas de proteção: - Know-how Relacionado com o conhecimento tácito. - Segredo Industrial Relacionado ao modelo de negócio de sigilo de negociações entre as partes.

5 5 Direito Autoral Proteções Sui Generis

6 6 Formas de proteção: Direito de Exclusão Reconhecimento do direito de excluir terceiros de usar, vender ou fabricar por um tempo determinado. Contrato Social entre inventor e sociedade - Estímulo ao avanço tecnológico: decorrente da exclusividade: investimento + lucro; revelação da informação.

7 7 Formas de proteção: Direito territorial! Só vale no país onde está protegido

8 8 Propriedade Intelectual: definições Propriedade Intelectual a) Direitos Autorais b) Proteção Sui Generis c) Propriedade Industrial

9 9 Formas de proteção: Direito Autoral DIREITO AUTORAL (LEI 9.610/98) Tem como principal objetivo a proteção da expressão de ideias, reservando para seus autores o direito exclusivo sobre a reprodução de seus trabalhos.

10 10 Direito de autor Direito Autoral - São direitos concedidos aos autores de obras intelectuais tais como obras artísticas, artigos científicos, livros, composições musicais, programas de computador (legislação específica - Lei 9.609/98 - Lei do Software). Objeto da Proteção obras intelectuais expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte; Concessão do Direito nasce com a criação da obra; Registro facultativo, não sendo constitutivo de direito. É um meio de se provar a autoria; Validade do Direito 70 anos após morte autor ou 50 anos (software), contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte à data de criação ou publicação (ou falecimento).

11 11 Formas de proteção: Direito Autoral Programas de Computador (softwares) Lei 9.609/98 é a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural e codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza [...], para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados. Proteção: a parte textual, a redação do programa de computador (código fonte, objeto); NÃO abrange o conteúdo técnico e funcional. Aqui no Brasil! Em outros países pode ser diferente!!!!!!!

12 12 Formas de proteção: Direito Autoral Tirinha de Ravick, blog os amorais

13 Formas de proteção: Proteção sui generis: Propriedade Intelectual 13 Proteção sui generis Proteção de cultivares Plantas geneticamente modificadas (novas variedades de plantas) UPOV (International Union for the Protection of New Varieties of Plants) e TRIPS (Trade-related aspects of intellectual property rights) Topografia de Circuito Integrado Limitado ao desenho do circuito integrado.

14 14 Formas de proteção: Conhecimentos Tradicionais Envolvem saberes empíricos, práticas, crenças e costumes passados de pais para filhos das comunidades indígenas ou de comunidade local quanto ao uso de vegetais, microorganismos ou animais cujas amostras contêm informações de origem genética. O acesso é controlado, no território nacional, para evitar usos indevidos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou bioprospecção. A propriedade desses conhecimentos é geralmente mantida coletivamente. No Brasil existe o DECRETO Nº 8.772/16, que regulamenta o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado. Proteção sui generis

15 Formas de proteção: Propriedade Intelectual 15 Propriedade Industrial Propriedade Industrial: são direitos concedidos ao titular de tecnologias industriais e marcas. Marcas Indicação Geográfica Desenho Industrial Patentes de Invenção de Modelo de Utilidade

16 Formas de proteção: Propriedade Intelectual 16 Propriedade Industrial Propriedade Industrial: Marcas São palavras ou símbolos que identificam um produto e/ou serviço; Servem para a diferenciação do produto e/ou serviço; Indicação de qualidade e/ou serviços: ISO, INMETRO; Proteção da qualidade do produto e/ou serviços e da empresa; Agregação de valor ao produto e/ou serviço; Criação de mercado de marca (licenciamento, cessão e franquia).

17 Formas de proteção: Propriedade Intelectual 17 Propriedade Industrial Propriedade Industrial: Indicação Geográfica Identificação de um produto de uma certa cidade ou região; Possibilidade de aumento da competitividade dos produtos; Diferenciação de produtos; Discussão entre preservar a qualidade e reputação de bens tradicionais. IG: Concessão do governo aos produtores de uma determinada região. Pertence a uma entidade jurídica (associação, cooperativa...) ligada aos produtores.

18 Formas de proteção: Propriedade Intelectual 18 Propriedade Industrial Propriedade Industrial: Desenho Industrial Forma plástica ornamental de um objeto ou conjunto ornamental de linhas e cores aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na configuração externa e que sirva de tipo de fabricação industrial. Diferenciação de produto; Geração de inovação; Setores: automobilístico, vestuário, eletrônico.

19 19 Formas de proteção: Propriedade Industrial: Patentes - Patente de Invenção e de Modelo de Utilidade Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgados pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação para fazer uso comercial de suas invenções. Patentes: Motivação à invenção; Incentivo ao uso das invenções; Criação de mercado de tecnologia: venda, cessão; Verificação de rotas tecnológicas. Propriedade Industrial

20 Formas de proteção: Propriedade Intelectual Propriedade Industrial: Invenção 20 Propriedade Industrial Solução nova para um problema técnico existente dentro de um determinado campo tecnológico e que possa ser fabricada. As invenções podem ser referentes a produtos industriais (compostos, composições, objetos, aparelhos, dispositivos, etc.) e a atividades industriais (processos, métodos, etc.). As Patentes de Invenção conferem proteção às criações de caráter técnico, visando um efeito técnico peculiar.

21 Formas de proteção: Propriedade Intelectual 21 Propriedade Industrial Propriedade Industrial: Modelo de utilidade - Nova forma ou disposição conferida em objeto, envolvendo ato inventivo que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.

22 Formas de proteção: Propriedade Intelectual 22 Propriedade Industrial

23 Formas de proteção: Propriedade Intelectual Período de duração 23 Propriedade Industrial

24 24 Propriedade Industrial Foco da primeira parte do curso!

25 25 Propriedade Intelectual - Definições Capital Intelectual - soma de conhecimentos em uma organização, sendo o principal responsável pela vantagem competitiva da mesma. Ativos Bens econômicos, com a propriedade de manter ou ampliar a riqueza, possuindo capacidade de produzir valor para seus proprietários Ativos oferecem retorno e risco: variação de valor ao longo do tempo; Ativos possuem níveis diferentes de liquidez: condições de serem comercializados.

26 26 Propriedade Intelectual - Definições Configuração dos Ativos

27 27 A Importância dos ativos intangíveis Segundo estudo conjunto feito pelo Citibank e a empresa de consultoria Interbrand, as maiores empresas do mundo concentram grande parte de seu capital nos Ativos Intangíveis (patentes, marcas, desenho industrial...): IBM - 89% do seu valor patrimonial; COCA-COLA - 95% do seu valor patrimonial; KELLOGS - 94% do seu valor patrimonial; AMERICAN EXPRESS - 81% do seu valor patrimonial; Na MICROSOFT e APPLE o valor dos ativos intangíveis é cerca de 12 vezes maior do que o dos ativos tangíveis.

28 28 A Importância dos ativos intangíveis CAPITAL INTELECTUAL Em 1994 a IBM passou a licenciar as patentes que não transformava em produto. Em 2003, a receita gerada pelo licenciamento de patentes alcançou 1,1 bilhão de dólares. A IBM ficou na primeira posição pelo 24º ano consecutivo, com patentes concedidas a seus inventores em 2016.

29 29 Exportações americanas e propriedade intelectual Em 1947, menos de 10% das exportações eram cobertas por proteção de propriedade intelectual. Em 1986, essa participação havia crescido para 37%. Em 1994, mais de 50% das exportações americanas possuíam conexão com direitos de Propriedade Intelectual. Fonte: U. S. Department of Commerce, Relatórios Estatísticos Anuais, in "Patent Wars".

30 30 Propriedade Intelectual: governança sob perspectiva jurídica Instrumento legal (título outorgado pelo Estado); Efetividade de gerenciamento; Disponibilidade de mecanismos de aplicação de sanções; Monopólio temporário concedido pelo Estado; Definir as regras do jogo (concessão, uso, direito de exploração...) Direito de propriedade intelectual baseado na lei nacional. Registrabilidade do direito de propriedade intelectual em cada país.

31 31 Propriedade Intelectual: governança sob perspectiva econômica Apropriação do investimento em conhecimento e inovação: retorno do investimento. Barreira à entrada: proteção comercial. Incentivo e difusão do conhecimento tecnológico: Diferenciação e diversificação de produto e/ou serviço; Estímulo a concorrência entre os players.

32 32 Custo Propriedade Intelectual: governança sob perspectiva econômica Manutenção do registro do direito no escritório nacional e de outros países; Sobre investimento em P&D&I; Variável de acordo com o gap tecnológico de cada país (ou empresa). Benefícios Indução à invenção e ao desenvolvimento tecnológico; Incentivo à comercialização da propriedade intelectual.

33 33 Determinantes dos Regimes de Propriedade Intelectual Variação do sistema de país para país; Deliberação segundo a política de desenvolvimento econômico do país; Abrangência mais efetiva de proteção sobre os direitos: Proteção de todos os tipos de direito de propriedade intelectual, Extensão do direito, Extensão do período de proteção, One size fits all: regime único. Proteção fragilizada: Procedimentos administrativos rudimentares; Mecanismos legais frágeis: fiscalização e sanções.

34 34 Convergência da Operacionalização Internacional da Propriedade Intelectual Uniformidade. - Diminuição de custo de transação; - Necessidade de conformidade mínima; - Delineamento de tratados internacionais: Convenção da União de Paris Acordo de Madrid Marca Convenção de Berna Direito de Autor Tratado de Cooperação em Matéria de Patente (PCT)

35 35 Convergência da operacionalização internacional da Propriedade Intelectual Gerenciamento pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) ou World Intellectual Property Organization (WIPO). Relações Comerciais Organização Mundial do Comércio (OMC) ou World Trade Organization (WTO): Rodada Uruguai ( ): Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) na OMC. Acordo de Marrakech (1994) Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPS)

36 36 Ambiente da Propriedade Intelectual e Industrial no Brasil Geração Locus da geração (agentes econômicos e não econômicos); Fomento; Consultoria e informação tecnológica; Agentes intervenientes: Geração Concessão Mercado NITs (Núcleo Inovação Tecnológica ou Agências de Inovação): gerenciamento.

37 37 Ambiente da Propriedade Intelectual e Industrial no Brasil Concessão Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) Fundado em 1970; Autarquia subordinado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Concessão de direitos de propriedade industrial e averbação/registro de contratos de transferência de tecnologia; Disponibilização de informação tecnológica;

38 38 Mercado Ambiente da Propriedade Intelectual no Brasil Concorrência Desleal; Contrafação (produtos iguais sem pagamento de royalties ) Defesa da Concorrência; Manutenção de Direito; Averbação de Contratos de Transferência de Tecnologia, licenciamento de direitos de propriedade intelectual.

39 39 Mercado Ambiente da Propriedade Intelectual no Brasil Averbação de Contratos de Transferência de tecnologia, licenciamento de direitos de propriedade intelectual Tipos de contratos: Serviços de Assistência Técnica Fornecimento de tecnologia Licenciamento de patentes Licenciamento de Desenho Industrial Licenciamento de Marcas Franquia

40 40 Ambiente da Propriedade Intelectual no Brasil Marco Regulatório da Propriedade Intelectual Lei de franquias - Lei 8.955/1994 Regulamentação das franquias Defesa da Concorrência - Lei 8.884/1994 Estabelece os parâmetros da defesa da concorrência no Brasil Lei de Propriedade Industrial - Lei 9279/1996 Regulamentação dos direitos de propriedade industrial e de averbação de contratos de transferência de tecnologia

41 Ambiente da Propriedade Intelectual no Brasil 41 Marco Regulatório da Propriedade Intelectual Lei de Cultivares - Lei 9.456/1997 Regulamenta a proteção para plantas; Lei de Programa de Computador (Software) - Lei 9609/1998 Regulamenta a proteção de software Lei de Direitos Autorais Lei 9610/1998 Regulamenta o direito de autor no Brasil

42 42 Ambiente da Propriedade Intelectual no Brasil Marco Regulatório da Propriedade Intelectual Lei de Inovação - Lei 10973/2004 Incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo; Estímulo à inovação nas empresas; Estímulo ao inventor independente; Estímulo à participação das Instituições de Ciência e Tecnologia no processo de inovação das empresas. Lei do Bem - Lei 11196/2005 Incentivos fiscais à investimentos de P&D e inovação tecnológica.

43 43 Breve Histórico da C&T no Brasil

44 44 Contexto do desenvolvimento científico, tecnológico e inovação O Brasil aparece no mapa da ciência mundial, mas é quase inexistente no mapa da tecnologia mundial resultado direto do pequeno número de profissionais ativos em P&D nas empresas. Ou seja, o pequeno número de cientistas que trabalha no setor de negócios afeta diretamente o número de patentes originadas no Brasil.

45 45

46 46 Fonte(s): Elaboração: Atualizada em: 01/09/2015 Organisation for Economic Co-operation and Development, Main Science and Technology Indicators, 2015/1 e Brasil: Coordenação-Geral de Indicadores (CGIN) - ASCAV/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Coordenação-Geral de Indicadores (CGIN) - ASCAV/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

47 47

48 48

49 49

50 50

51 51

52 52 Fonte(s): Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês). Acessado em 20/05/ ; Elaboração: Coordenação-Geral de Indicadores (CGIN) - ASCAV/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Nota(s): período ano calendário (01/01 a 31/12). Atualizada em: 28/06/2016

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS PROPRIEDADE INTELECTUAL

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS PROPRIEDADE INTELECTUAL INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS PROPRIEDADE INTELECTUAL INSTITUTO FEDERA DE ALAGOAS. Núcleo de Inovação Tecnológica. Propriedade Intelectual. Maceió. 2014. 11 p. 03 O QUE É PROPRIEDADE INTELECTUAL A propriedade

Leia mais

Noções Básicas de Propriedade Intelectual

Noções Básicas de Propriedade Intelectual Noções Básicas de Propriedade Intelectual São Cristóvão SE 2017 O que é Propriedade Intelectual? O que é Propriedade Intelectual? É o conjunto de direitos que incidem sobre a criação do intelecto humano.

Leia mais

Ferramentas de Prospecção Tecnológica Busca de Anterioridade. Foco em Patentes. pode ser melhorada. ( Deming)

Ferramentas de Prospecção Tecnológica Busca de Anterioridade. Foco em Patentes. pode ser melhorada. ( Deming) Ferramentas de Prospecção Tecnológica Busca de Anterioridade Foco em Patentes ANTONINI Toda atividade é um LIEDE processo e pode ser melhorada. ( Deming) Os maiores problemas que enfrentamos não podem

Leia mais

Open Innovation e Propriedade Intelectual

Open Innovation e Propriedade Intelectual Open Innovation e Propriedade Intelectual Juliana Krieger de Oliveira Doutoranda PPGPI São Cristóvão SE 2017 O que é Propriedade Intelectual? O que é Propriedade Intelectual? É o conjunto de direitos que

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL. Profa. Geciane Porto https://www.facebook.com/pages/ingtec/ ?

PROPRIEDADE INTELECTUAL. Profa. Geciane Porto  https://www.facebook.com/pages/ingtec/ ? PROPRIEDADE INTELECTUAL Profa. Geciane Porto geciane@usp.br www.usp.br/ingtec https://www.facebook.com/pages/ingtec/162479043891320?ref=hl Propriedade Intelectual Sistema criado para garantir a propriedade

Leia mais

O caminho para negociação das tecnologias geradas pelas ICTs

O caminho para negociação das tecnologias geradas pelas ICTs O caminho para negociação das tecnologias geradas pelas ICTs Mauro Luz Coordenação Geral de Contratos de Tecnologia (CGTEC) Diretoria de Contratos, Indicações Geográficas e Registros (DICIG) agenda 1.

Leia mais

Direito Empresarial e Trabalhista

Direito Empresarial e Trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani Direito Empresarial e Trabalhista Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani A PROPRIEDADE INTELECTUAL O QUE É soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas

Leia mais

Juliana Krieger de Oliveira

Juliana Krieger de Oliveira Noções de Gestão de Propriedade Intelectual Juliana Krieger de Oliveira Doutoranda PPGPI São Cristóvão SE 2018 O que é Propriedade Intelectual? O que é Propriedade Intelectual? É o conjunto de direitos

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL NA UTFPR. Gilberto Branco/ Carina Rau

PROPRIEDADE INTELECTUAL NA UTFPR. Gilberto Branco/ Carina Rau PROPRIEDADE INTELECTUAL NA UTFPR Gilberto Branco/ Carina Rau Agência de Inovação Tecnológica A Agência de Inovação da UTFPR é responsável pela Propriedade Intelectual e Empreendedorismo na universidade,

Leia mais

1ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia: interfaces entre ICT, empresários e investidores

1ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia: interfaces entre ICT, empresários e investidores Arranjo de NITs da Amazônia Ocidental (Amoci) 1ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia: interfaces entre ICT, empresários e investidores Caminhos para negociação de tecnologias geradas nas

Leia mais

PATENTE DE INVENÇÃO E PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE

PATENTE DE INVENÇÃO E PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE PATENTE DE INVENÇÃO E PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE Caio Cesar Jacob SILVA Discente do curso de Mestrado em Automação e Controle de Processos IFSP/Campus São Paulo Osíris Sobral TORRES Discente do curso

Leia mais

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NIT-UNESP

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NIT-UNESP NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NIT-UNESP Fabíola Spiandorello DESENVOLVIMENTO SOCIAL do saber e da cultura Fortalecimento da sociedade do conhecimento Entraves: - economia sustentada em commodities; -

Leia mais

Ítalo Mateus Oliveira Barreto

Ítalo Mateus Oliveira Barreto Ítalo Mateus Oliveira Barreto São Cristovão SE Junho de 2017 O que é Propriedade Intelectual? O que é Propriedade Intelectual? É o conjunto de direitos que incidem sobre a criação do intelecto humano.

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL INPI PROGRAMA DE COMPUTADOR IRPC DOCUMENTOS QUE CONSTITUEM O PEDIDO

ÍNDICE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL INPI PROGRAMA DE COMPUTADOR IRPC DOCUMENTOS QUE CONSTITUEM O PEDIDO Manual Registro de Programa de Computador ÍNDICE INTRODUÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL INPI PROGRAMA DE COMPUTADOR IRPC DOCUMENTOS QUE CONSTITUEM O PEDIDO REGISTRO NA AINTEC BIBLIOGRAFIA

Leia mais

REGISTRO PROGRAMA DE COMPUTADOR

REGISTRO PROGRAMA DE COMPUTADOR REGISTRO PROGRAMA DE COMPUTADOR INTRODUÇÃO A Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec) possui entre suas atribuições, disseminar e estimular a cultura da Propriedade Intelectual. O Escritório de

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS. Conceitos e Aplicações de Propriedade Intelectual (PI) - (NIT900)

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS. Conceitos e Aplicações de Propriedade Intelectual (PI) - (NIT900) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Conceitos e Aplicações de Propriedade Intelectual (PI) - (NIT900) Introdução à PI. Evolução Histórica. Marcos legais e acordos internacionais. Tipos de PI: direito autoral; propriedade

Leia mais

Propriedade Intelectual

Propriedade Intelectual Propriedade Intelectual A Propriedade Intelectual é uma parte do Direito que proteja as criações humanas. Assim, tudo que é criado por alguém e que possa ser explorado comercialmente, pode ser protegido.

Leia mais

Manual Registro de Programa de Computador

Manual Registro de Programa de Computador Manual Registro de Programa de Computador ÍNDICE INTRODUÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL INPI PROGRAMA DE COMPUTADOR IRPC DOCUMENTOS QUE CONSTITUEM O PEDIDO REGISTRO NA AINTEC BIBLIOGRAFIA

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA DA POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO UNIFESO

PROPOSTA DE EMENDA DA POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO UNIFESO PROPOSTA DE EMENDA DA POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO UNIFESO CONSIDERANDO: a) Que a integração do UNIFESO com a sociedade loco - regional é fator fundamental para a criação de oportunidades para

Leia mais

PATENTE: COMO PROTEGER

PATENTE: COMO PROTEGER PATENTE: COMO PROTEGER UMA INVENÇÃO Camila Raposo 08 de março de 2017 Agenda Introdução; Propriedade Industrial; de Invenção e Modelo de Utilidade; Como proteger uma invenção; como fonte de informação.

Leia mais

I Workshop de Inovação Núcleo de Inovação Tecnológica NIT. Milton de Freitas Chagas Jr. 25/08/2016

I Workshop de Inovação Núcleo de Inovação Tecnológica NIT. Milton de Freitas Chagas Jr. 25/08/2016 I Workshop de Inovação Núcleo de Inovação Tecnológica NIT Milton de Freitas Chagas Jr. 25/08/2016 Inovação LEI DE INOVAÇÃO nº 13.243/2016 Art. 2 o A Lei n o 10.973, de 2 de dezembro de 2004, passa a vigorar

Leia mais

Inovação Tecnológica

Inovação Tecnológica Inovação Tecnológica CEFET-MG CAMPUS NEPOMUCENO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA 1- O QUE É INOVAÇÃO TECNOLÓGICA É a introdução de novidade ou aperfeiçoamento

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Pg. 1/8 AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CADERNO DE QUESTÕES 1. Esta prova contém 16 (dezesseis questões), cada uma com 5 (cinco) alternativas. 2. A

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL

PROPRIEDADE INTELECTUAL PROPRIEDADE INTELECTUAL Renato Dolabella Melo Mestre em Direito Econômico pela UFMG. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI. Pós-graduado em Direito de Empresa pelo CAD/Universidade Gama

Leia mais

Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia: Interfaces entre Academia, Empresas e Investidores Araken Alves de Lima

Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia: Interfaces entre Academia, Empresas e Investidores Araken Alves de Lima Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia: Interfaces entre Academia, Empresas e Investidores Araken Alves de Lima Chefe da Seção de Difusão Regional em Santa Catarina - SEDIR-SC/INPI Manaus,

Leia mais

CARTILHA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

CARTILHA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CARTILHA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Avenida Treze de Maio, 2081 Benfica CEP: 60040-531 Tel: (85) 3307-3744 E-mail: nit@ifce.edu.br 2 Sumário APRESENTAÇÃO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2015 - PPGPI Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado e Mestrado do PPGPI, conforme Resolução nº 62/2014/CONEPE. ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO I -

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ PPGPI INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2017 - PPGPI Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado e Mestrado do PPGPI, conforme Resolução nº 62/2014/CONEPE. ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO ACADÊMICO I -

Leia mais

A Importância da Propriedade Intelectual nas atividades de pesquisa e inovação. Agência de Inovação INOVA UNICAMP

A Importância da Propriedade Intelectual nas atividades de pesquisa e inovação. Agência de Inovação INOVA UNICAMP A Importância da Propriedade Intelectual nas atividades de pesquisa e inovação Agência de Inovação INOVA UNICAMP Campinas, 2009 Reflexão inicial??? Considere a seguinte situação: Um pesquisador da Unicamp

Leia mais

Ponto 9 PROPRIEDADE INTELECTUAL

Ponto 9 PROPRIEDADE INTELECTUAL Ponto 9 PROPRIEDADE INTELECTUAL uma questão de nomenclatura CONCEITO DE PROPRIEDADE Código Civil - Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 11 Planejamento Empresarial na Propriedade Industrial. Professor Doutor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 11 Planejamento Empresarial na Propriedade Industrial. Professor Doutor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 11 Planejamento Empresarial na Propriedade Industrial Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

Propriedade Intelectual. Noções preliminares para empreendedores

Propriedade Intelectual. Noções preliminares para empreendedores O ESCRITÓRIO Fundado em 2004, o Baptista Luz Advogados traz, desde o início, uma visão inovadora para o papel do Direito moderno, buscando respostas para as questões jurídicas complexas que surgem com

Leia mais

P&D EM NÚMEROS. Prof. Dra. Simone V. R. Galina

P&D EM NÚMEROS. Prof. Dra. Simone V. R. Galina P&D EM NÚMEROS Investimentos em P&D por setores/indústrias Indicadores de C&T Comparação entre países Indicadores Brasileiros Investimentos em P&D por setores/indústrias Investimento por setor (Top 2.500

Leia mais

PROPRIEDADE INDUSTRIAL: Uma porta para o futuro IFB. Março 2016

PROPRIEDADE INDUSTRIAL: Uma porta para o futuro IFB. Março 2016 PROPRIEDADE INDUSTRIAL: Uma porta para o futuro IFB Março 2016 É o órgão responsável pelo Sistema Brasileiro de Propriedade Industrial: Concessão e garantia de direitos; Aperfeiçoamento; Disseminação;

Leia mais

O papel do INPI na proteção à propriedade intelectual das invenções implementadas por computador

O papel do INPI na proteção à propriedade intelectual das invenções implementadas por computador O papel do INPI na proteção à propriedade intelectual das invenções implementadas por computador Matheus Souza Pinto Engel Tecnologista em Propriedade Industrial DIPTO / CEPIT / DIRPA / INPI Rio de Janeiro,

Leia mais

III Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia

III Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia III Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia Propriedade Intelectual, Inovação e Ambiente Regulatório Diana Jungmann, MSc. PhD. Novembro 2016 Você já se deu conta de que a fonte de matéria

Leia mais

G stão o d a d P r P op o r p ie i da d de d In I t n ele l ctua u l

G stão o d a d P r P op o r p ie i da d de d In I t n ele l ctua u l Gestão da Propriedade Intelectual Rodolfo Politano AGENDA Intangíveis e a Propriedade Intelectual Processo Decisório em Propriedade Intelectual O Valor da Propriedade Intelectual Intangíveis e a Propriedade

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO - PROPI NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - NIT EDITAL Nº 05/2018 PROPI/IFRN APOIO INSTITUCIONAL

Leia mais

Propriedade Intelectual no Campo

Propriedade Intelectual no Campo Propriedade Intelectual no Campo Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária /DEPTA/ SDC/MAPA Roberto Lorena B. Santos Grãos Produção Se o Brasil mantivesse a mesma tecnologia

Leia mais

A PROTEÇÃO DOS PROGRAMAS DE COMPUTADOR

A PROTEÇÃO DOS PROGRAMAS DE COMPUTADOR A PROTEÇÃO DOS PROGRAMAS DE COMPUTADOR Divisão de Registro de Programa de Computador Victor Pimenta M. Mendes REPICT Rio de Janeiro - RJ Março - 2008 Como posso patentear meu software? PROPRIEDADE INTELECTUAL

Leia mais

RESOLUÇÃO UNIV N o 27 DE 20 DE JUNHO DE 2008.

RESOLUÇÃO UNIV N o 27 DE 20 DE JUNHO DE 2008. RESOLUÇÃO UNIV N o 27 DE 20 DE JUNHO DE 2008. Aprova o Regulamento da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, no uso de suas atribuições

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Pg. 1/8 AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CADERNO DE QUESTÕES 1. Esta prova contém 16 (dezesseis questões), cada uma com 4 (quatro) alternativas. 2. A duração

Leia mais

A importância da proteção das novas tecnologias através da Lei da Propriedade Industrial como meio para obtenção de resultados econômicos

A importância da proteção das novas tecnologias através da Lei da Propriedade Industrial como meio para obtenção de resultados econômicos A importância da proteção das novas tecnologias através da Lei da Propriedade Industrial como meio para obtenção de resultados econômicos Palestrante: Dr. Ricardo Piragini II SEMINÁRIO PARA ESTUDO DE NOVAS

Leia mais

MANUAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO

MANUAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO MANUAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO ÍNDICE INTRODUÇÃO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE A COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO FINALIDADE OBJETIVO ATUAÇÃO AÇÕES Propriedade Intelectual Formas de proteção

Leia mais

Propriedade Intelectual. Horário de atendimento aos alunos:

Propriedade Intelectual. Horário de atendimento aos alunos: 1 Professor responsável: Anne Cristine Chinellato Horário de atendimento aos alunos: sextas 10h-12h Sala: 310 Bloco Delta SBC Duração em semanas: 12 Distribuição da carga: 4-0-4 (Teoria-Prática-Estudo)

Leia mais

Propriedade Intelectual. Horário de atendimento aos alunos:

Propriedade Intelectual. Horário de atendimento aos alunos: 1 Professor responsável: Anne Cristine Chinellato Horário de atendimento aos alunos: Sexta 10h-12h Sala: 310 Bloco Delta SBC Duração em semanas: 12 Distribuição da carga: 4-0-4 (Teoria-Prática-Estudo)

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina AINTEC/EPI Rod. Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380 CP: 6001 Campus Universitário CEP , Londrina, PR

Universidade Estadual de Londrina AINTEC/EPI Rod. Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380 CP: 6001 Campus Universitário CEP , Londrina, PR Universidade Estadual de Londrina AINTEC/EPI Rod. Celso Garcia Cid, PR 445, Km 380 CP: 6001 Campus Universitário CEP 860551-980, Londrina, PR Fone/Fax: +55(43)3371-5812 E-mail:aintecpi@uel.br Site: www.aintec.com.br

Leia mais

ERRATA RESOLUÇÃO ConsUni Nº 131, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013.

ERRATA RESOLUÇÃO ConsUni Nº 131, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Conselho Universitário - ConsUni Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4437.8541 secretaria.geral@ufabc.edu.br

Leia mais

João Roberto Loureiro de Mattos

João Roberto Loureiro de Mattos III SEMINÁRIO BRASIL EM NÚMEROS 2014 UFMG 10/OUT/2014 TEMA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA João Roberto Loureiro de Mattos TEMAS INTERESSE: INOVAÇÃO E ENERGIA JOÃO ROBERTO LOUREIRO DE MATTOS Engenheiro Mecânico

Leia mais

POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Instituto Santos Dumont

POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Instituto Santos Dumont POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Instituto Santos Dumont Maio - 2016 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO ISD Miguel Angelo Laporta Nicolelis (Presidente) Antonio Simões Silva Glauco Antonio Truzzi Arbix Hélio

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DETRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DETRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA CADERNO DE QUESTÕES Pg. 1/8 AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DETRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA CADERNO DE QUESTÕES 1. Esta prova contém 20 (vinte questões), cada uma com 5 (cinco) alternativas. 2. A

Leia mais

Propriedade intelectual

Propriedade intelectual Propriedade intelectual A convenção da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) define como propriedade intelectual: a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e cientificas,

Leia mais

Direitos Autorais algumas orientações. Diretoria de Educação a Distância 2017

Direitos Autorais algumas orientações. Diretoria de Educação a Distância 2017 Direitos Autorais algumas orientações Diretoria de Educação a Distância 2017 1 Apresentação Olá! É um prazer revê-los! Hoje estaremos aprendendo sobre Direitos Autorais, assunto muito importante para não

Leia mais

PATENTES. O que é Patente PROPRIEDADE INTELECTUAL PROTEÇÃO INTELECTUAL NA UNIVERSIDADE. Reitoria

PATENTES. O que é Patente PROPRIEDADE INTELECTUAL PROTEÇÃO INTELECTUAL NA UNIVERSIDADE. Reitoria PROPRIEDADE INTELECTUAL PROTEÇÃO INTELECTUAL NA UNIVERSIDADE Def.: conjunto de direitos imateriais que incidem sobre o intelecto humano e que são possuidores de valor econômico. Reitoria Carlos Roberto

Leia mais

Cenário brasileiro do sistema de propriedade intelectual na promoção da inovação. Mauro Catharino Vieira da Luz

Cenário brasileiro do sistema de propriedade intelectual na promoção da inovação. Mauro Catharino Vieira da Luz Cenário brasileiro do sistema de propriedade intelectual na promoção da inovação Mauro Catharino Vieira da Luz Diretriz Política (missão) O INPI existe para criar um sistema de Propriedade Intelectual

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CADERNO DE QUESTÕES Pg. 1/9 AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CADERNO DE QUESTÕES 1. Esta prova contém 16 (dezesseis questões), cada uma com 5 (cinco) alternativas. 2. A

Leia mais

ASPECTOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

ASPECTOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL ASPECTOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL São Paulo, 3 de abril de 2013 José Henrique Vasi Werner jhwerner@dannemann.com.br PI e DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL & DIREITO AUTORAL = PROPRIEDADE INTELECTUAL OU IMATERIAL

Leia mais

A Propriedade Intelectual como fator de desenvolvimento tecnológico

A Propriedade Intelectual como fator de desenvolvimento tecnológico First WIPO Interregional Meeting on South-South Cooperation on Intellectual Property (IP) Governance; Genetic Resources, Traditional Knowledge and Folklore (GRTKF) and Copyright and Related Rights A Propriedade

Leia mais

POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP)

POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP) POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA (EBMSP) Este documento estabelece os princípios, orientações e bases normativas da Política de Propriedade Intelectual

Leia mais

Propriedade Intelectual. Horário de atendimento aos alunos:

Propriedade Intelectual. Horário de atendimento aos alunos: 1 Professor responsável: Anne Cristine Chinellato Horário de atendimento aos alunos: sextas 10h-12h Sala: 310 Bloco Delta SBC Duração em semanas: 12 Distribuição da carga: 4-0-4 (Teoria-Prática-Estudo)

Leia mais

Líderes de Propriedade Intelectual nos Países de Língua Portuguesa e Espanhola

Líderes de Propriedade Intelectual nos Países de Língua Portuguesa e Espanhola INOVA EGISTA EAGIR Anabela Teixeira de Carvalho Agente Oficial de Propriedade Industrial e European Patent Attorney 3 de Dezembro de 2013 Líderes de Propriedade Intelectual nos Países de Língua Portuguesa

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CADERNO DE QUESTÕES 1/10 AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CADERNO DE QUESTÕES 1. Esta prova contém 20 (vinte questões), cada uma com 5 (cinco) alternativas. 2. A duração

Leia mais

Noções básicas de tecnologias verdes

Noções básicas de tecnologias verdes Noções básicas de tecnologias verdes São Cristóvão SE 2018 O que é Propriedade Intelectual? O que é Propriedade Intelectual? Se refere a tipos de propriedade que resultem da criação do intelecto humano.

Leia mais

REGULAMENTA A POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)

REGULAMENTA A POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) (Portaria ou Resolução?) n.º XXXX de XXXXX de 2016 REGULAMENTA A POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) A Magnífica Reitora da Universidade Federal

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie DIREITO CIVIL Contratos em Espécie Parte 3 Prof. Rafael da Mota Mendonça c) Negócios Afins c.1 Licensing -Conceito: Caracteriza-se pela simples autorização de uso de bens intelectuais industriais (marca,

Leia mais

A Protecção das Invenções

A Protecção das Invenções INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial Apresentado por Lígia Gata Departamento de s e Modelos de A Protecção das Invenções s e Modelos de Aspectos Gerais Direcção de Marcas e s Objectivos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CINTTEC MINICURSOS Noções Básicas de Propriedade Intelectual e Mecanismos para sua Proteção

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CINTTEC MINICURSOS Noções Básicas de Propriedade Intelectual e Mecanismos para sua Proteção UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CINTTEC MINICURSOS 2017 Noções Básicas de Propriedade Intelectual e Mecanismos para sua Proteção Professor Adriano Bof de Oliveira Departamento de Química da Universidade

Leia mais

OPEN INNOVATION ASPECTOS LEGAIS 19 DE OUTUBRO DE 2015

OPEN INNOVATION ASPECTOS LEGAIS 19 DE OUTUBRO DE 2015 OPEN INNOVATION ASPECTOS LEGAIS 19 DE OUTUBRO DE 2015 OPEN INNOVATION DEFINIÇÃO Henry Chesbrough: Open innovation is the use of purposive inflows and outflows of knowledge to accelerate internal innovation,

Leia mais

P A T E N T E S 12/11/2015

P A T E N T E S 12/11/2015 P A T E N T E S 12/11/2015 " I W O R K S H O P D E P R O D U Ç Ã O C I E N T Í F I C A E M P E S Q U I S A E I N O V A Ç Ã O D A UFG - R E G I O N A L C A T A L Ã O " C A S O 1 C A S O 2 C A S O 3 C

Leia mais

BUSCA PATENTÁRIA. Apresentação: DAPI/PPPGI/UFMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.

BUSCA PATENTÁRIA. Apresentação: DAPI/PPPGI/UFMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO. BUSCA PATENTÁRIA Apresentação: DAPI/PPPGI/UFMA O que é Propriedade Intelectual (PI)? É o conjunto de direitos que incidem sobre as criações do intelecto. É a área do Direito que, por meio de leis, garante

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO PATENTÁRIO: MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA QUEBRA DE PATENTES

PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO PATENTÁRIO: MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA QUEBRA DE PATENTES PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO PATENTÁRIO: MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA QUEBRA DE PATENTES Ítalo Mateus Oliveira Barreto Direito UFS Estagiário do Ministério Público do Estado de Sergipe Bolsista CINTTEC/2016

Leia mais

Workshop sobre Propriedade Industrial

Workshop sobre Propriedade Industrial Workshop sobre Propriedade Industrial João Amaral Chefe do Departamento de Relações Externas PROPRIEDADE INDUSTRIAL ASPETOS GERAIS Aveiro 17 de Setembro de 2014 Num mercado cada vez mais concorrencial......

Leia mais

Noções básicas de Propriedade Intelectual e Mecanismos para sua proteção

Noções básicas de Propriedade Intelectual e Mecanismos para sua proteção Noções básicas de Propriedade Intelectual e Mecanismos para sua proteção Juliana Krieger de Oliveira Doutoranda PPGPI São Cristóvão SE 2017 O que é Propriedade Intelectual? O que é Propriedade Intelectual?

Leia mais

Uso estratégico de patentes em projetos de P&D e Negócios Foco em informações tecnológicas

Uso estratégico de patentes em projetos de P&D e Negócios Foco em informações tecnológicas Uso estratégico de patentes em projetos de P&D e Negócios Foco em informações tecnológicas Henry Suzuki Axonal Consultoria Tecnológica CBMRI Rio de Janeiro, RJ 22 de Novembro de 2016 www.facebook.com/clevercaps

Leia mais

Sistema Nacional de Registro de Patentes INPI. Luciane Tomio Favero Wiviane Caroline Maneira

Sistema Nacional de Registro de Patentes INPI. Luciane Tomio Favero Wiviane Caroline Maneira Sistema Nacional de Registro de Patentes INPI Luciane Tomio Favero Wiviane Caroline Maneira Sobre o INPI O INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, foi criado em 1970. É responsável pela concessão

Leia mais

PI - Apresentação.

PI - Apresentação. 01 PI - Apresentação http://www.ltc.eesc.usp.br/images/ensino/disciplinas/dtm1_purquerio/2016_aula_patente_bmp.pdf PROPRIEDADE INTELECTUAL PI x PI Propriedade intelectual, segundo a Organização Mundial

Leia mais

Uso Estratégico de Propriedade Intelectual e Informações Tecnológicas Foco no Setor Farmacêutico

Uso Estratégico de Propriedade Intelectual e Informações Tecnológicas Foco no Setor Farmacêutico Uso Estratégico de Propriedade Intelectual e Informações Tecnológicas Foco no Setor Farmacêutico Henry Suzuki Axonal Consultoria Tecnológica Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil II Simpósio FCE-ANF

Leia mais

AVANÇOS DO MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS NO BRASIL

AVANÇOS DO MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS NO BRASIL 1º Simpósio de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas maio/2011 AVANÇOS DO MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS NO BRASIL Daniela de Moraes Aviani Coordenadora do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES DA PROPRIEDADE INTELECTUAL NAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADA

ASPECTOS RELEVANTES DA PROPRIEDADE INTELECTUAL NAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADA INOVAÇÃO NA ÁREA FARMACÊUTICA ASPECTOS RELEVANTES DA PROPRIEDADE INTELECTUAL NAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADA Empresa Universidade Governo @Neide Bueno Consultora em gestão de Propriedade Intelectual neidebueno09@gmail.com

Leia mais

Direitos de propriedade intelectual nos acordos de comércio

Direitos de propriedade intelectual nos acordos de comércio Direitos de propriedade intelectual nos acordos de comércio Fabrizio Panzini Gerente de Negociações Internacionais Gerência Executiva de Assuntos Internacionais Agenda Internacional da Indústria: guia

Leia mais

In tro du ção. O que é. Intelectual

In tro du ção. O que é. Intelectual In tro du ção Todo mundo já ouviu falar em Propriedade Intelectual. Tratase de um daqueles termos que frequentemente nos deparamos, mas raramente paramos para pensar sobre ele. Faça um teste: tente definir

Leia mais

Noções Gerais de Propriedade Industrial

Noções Gerais de Propriedade Industrial Noções Gerais de Propriedade Industrial Tiago Leitão Examinador de Patentes Universidade de Aveiro 05.Abril.2017 AGENDA I. O que é a Propriedade Industrial? II. Onde e como posso proteger as minhas invenções?

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT EDITAL Nº 05/2017 PROPI/IFRN APOIO INSTITUCIONAL A PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL O

Leia mais

III Seminário Internacional de IGs e MCs

III Seminário Internacional de IGs e MCs III Seminário Internacional de IGs e MCs Liliana Mendes OMPI Brasil Florianópolis 31 / Agosto 2016 OMPI Agência da ONU Fundada em 1970 188 Estados membros Missão: desenvolver um sistema internacional de

Leia mais

Manual. Desenho Industrial

Manual. Desenho Industrial Manual Desenho Industrial INTRODUÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL INPI DESENHO INDUSTRIAL REQUISITOS DE PROTEÇÃO O QUE NÃO É REGISTRÁVEL COMO DESENHO INDUSTRIAL BUSCA DE ANTERIORIDADE COMPOSIÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO SOBRE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO INTELECTUAL DA UNIFEI SEÇÃO PRIMEIRA DA CRIAÇÃO INTELECTUAL SEÇÃO SEGUNDA DAS DEFINIÇÕES

REGULAMENTO SOBRE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO INTELECTUAL DA UNIFEI SEÇÃO PRIMEIRA DA CRIAÇÃO INTELECTUAL SEÇÃO SEGUNDA DAS DEFINIÇÕES REGULAMENTO SOBRE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO INTELECTUAL DA UNIFEI SEÇÃO PRIMEIRA DA CRIAÇÃO INTELECTUAL Art. 1º - A propriedade e a estão dos direitos sobre a criação intelectual no âmbito da Universidade

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Pg. 1/8 AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA CONCEITOS E APLICAÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL CADERNO DE QUESTÕES 1. Esta prova contém 16 (dezesseis questões), cada uma com 4 (quatro) alternativas. 2. A duração

Leia mais

ASPECTOS JURÍDICOS PARTE I PROTEJA A SUA IDEIA

ASPECTOS JURÍDICOS PARTE I PROTEJA A SUA IDEIA Elaborado por: Apoio: ASPECTOS JURÍDICOS PARTE I PROTEJA A SUA IDEIA O MERCADO DA BELEZA EXIJE CONSTANTES INOVAÇÕES. ESTAS, ATRIBUEM O PRINCIPAL DIFERENCIAL COMPETITIVO ENTRE AS EMPRESAS. POR ISSO, É IMPRESCINDÍVEL

Leia mais

Patentes. Workshop de Inovação e Transferência de Tecnologia UFMA-Empresa. São Luis/MA-2010

Patentes. Workshop de Inovação e Transferência de Tecnologia UFMA-Empresa. São Luis/MA-2010 Workshop de Inovação e Transferência de Tecnologia UFMA-Empresa São Luis/MA-2010 Proteção da Produção Científica e Inovação nas Universidades Alberto Rocha Divisão Regional no Ceará Coord-Geral de Articulação

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Propriedade Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, XXV, CF/88: no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade

Leia mais

Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação

Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato Coordenador Foco da Apresentação: Sobre a Agência USP de Inovação; Por que

Leia mais

MAPEAMENTO DAS TECNOLOGIAS DO SETOR DE CORANTES E TINTAS POR MEIO DE DOCUMENTOS PATENTÁRIOS DEPOSITADOS NO BRASIL

MAPEAMENTO DAS TECNOLOGIAS DO SETOR DE CORANTES E TINTAS POR MEIO DE DOCUMENTOS PATENTÁRIOS DEPOSITADOS NO BRASIL P á g i n a 1 13 a 15 outubro de 2015 Transamerica Expo Center São Paulo SP Sustentabilidade é a questão-chave no Congresso de Tintas MAPEAMENTO DAS TECNOLOGIAS DO SETOR DE CORANTES E TINTAS POR MEIO DE

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS Fundação Dom Cabral - 04/10/2012 ELZA FERNANDES DE ARAÚJO - ASSESSORA ADJUNTA DE INOVAÇÃO - FAPEMIG FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Leia mais

FIAM 2015 Processos Inovativos na Amazônia Interfaces ICT, empresários e investidores. José Roberto da Cunha

FIAM 2015 Processos Inovativos na Amazônia Interfaces ICT, empresários e investidores. José Roberto da Cunha FIAM 2015 Processos Inovativos na Amazônia Interfaces ICT, empresários e investidores Caminhos para Negociação de Tecnologias Geradas nas ICTs José Roberto da Cunha www.vilage.com.br 0800 703 9009 PESQUISA

Leia mais

INOVAÇÃO. Conceitos básicos relacionados às atividades de pesquisa científica e tecnológica

INOVAÇÃO. Conceitos básicos relacionados às atividades de pesquisa científica e tecnológica INOVAÇÃO Conceitos básicos relacionados às atividades de pesquisa científica e tecnológica Descoberta Invenção Inovação DESCOBERTA: revelação para a sociedade de alguma coisa existente. Exemplo: descobertas

Leia mais

OTIC. Programa de Promoção do 18:00. Empreendedorismo no Politécnico do Porto 2.ª EDIÇÃO 13 DE DEZEMBRO DE 2016 POLITÉCNICO DO PORTO

OTIC. Programa de Promoção do 18:00. Empreendedorismo no Politécnico do Porto 2.ª EDIÇÃO 13 DE DEZEMBRO DE 2016 POLITÉCNICO DO PORTO Programa de Promoção do 18:00 Empreendedorismo no Politécnico do Porto 2.ª EDIÇÃO 13 DE DEZEMBRO DE 2016 Propriedade Industrial Politécnico do Porto Rafael Pedrosa OTIC P.PORTO 2 Propriedade Intelectual

Leia mais

CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA Pascale Chaise da Veiga Bacharel Administração Hab. Comércio Exterior Pós-graduação Ciências Políticas Advogada OAB/RS 96568 Manaus (AM), novembro de 2017. ONDE

Leia mais

Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação:

Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação: Agência USP de Inovação A Promoção e a Utilização do Conhecimento Científico em Inovação: principais atividades e resultados da Agência USP de Inovação. Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato Coordenador

Leia mais