Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores"

Transcrição

1 Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 1 Conceitos básicos de comunicação

2 Sumário Técnicas de transmissão de dados; Modos de transmissão de dados; Métodos de transmissão de dados; Sinais analógicos e digitais.

3 Técnicas de transmissão de dados Técnicas de Transmissão de Dados Comunicação Serial Comunicação Paralela Síncrona Assíncrona

4 Técnicas de transmissão de dados Comunicação Paralela transmissão simultânea, por diferentes canais, dos bits representando um caracter: Canal de comunicação mais complexo; Utilizada entre sistemas próximos;

5 Técnicas de transmissão de dados Comunicações Serial método de transmissão de dados em que os bits representando um caracter são transmitidos em sequência, por um canal de comunicações Um bit por vez, consequentemente mais lenta; Limitada pela velocidade da linha; Novas tecnologias de comunicação serial: USB e Firewire.

6 Técnicas de transmissão de dados Comunicação Síncrona os nós envolvidos na transmissão (emissor e receptor) são sincronizados para que o receptor sempre saiba quando um novo caracter estiver sendo enviado: Transmissão passa a ser monitorada pelos dois nós; Taxas e tamanhos ordenados de dados; As linhas de comunicação ficam ociosas até que o sistema esteja pronto para transmitir.

7 Técnicas de transmissão de dados Comunicação Assíncrona os dados envolvidos na transmissão recebem um bit especial de início e fim de transmissão: O receptor não precisa saber quando uma sequência de dados será enviada, nem o tamanho da mensagem; Também denominada transmissão início-parada; O sistema precisa estar sempre pronto.

8 Técnicas de transmissão de dados Analogia: Cena de suspense em um programa de televisão. Se a cena é assíncrona, você sabe que a personagem será atacada e se prepara para isso, mas você não sabe quando irá ocorrer. Se a cena é síncrona, você não apenas sabe que a personagem será atacada, mas também quando, e assim você novamente está preparado para isso.

9 Técnicas de transmissão de dados Cenário: De um emissor para um receptor ocorre a transmissão de um caractere E e logo em seguida ocorre a transmissão de outro caractere, A, por exemplo, como o receptor vai identificar onde termina E e começa A? (bits)

10 Técnicas de transmissão de dados Resolução 1: Comunicação Síncrona: Sincronismo de transmissão entre o ponto de envio e o ponto de recepção baseado em um tempo na rede e em taxas e tamanhos ordenados de dados. Resolução 2: Comunicação Assíncrona: Uso de bits especiais que demarcam o início e o fim de um caractere (encapsulamento).

11 Modos de transmissão de dados Modos de Transmissão de Dados Simplex Half-Duplex Full-Duplex

12 Modos de transmissão de dados Comunicação Simplex os dados fluem em apenas uma direção, um dispositivo assume o papel de transmissor e o outro de receptor. Esses papéis não podem ser invertidos. Ex1: Transmissão televisiva, há um envio de sinal sem aguardo de resposta; Ex2: Radio difusão. Somente Transmissor Somente Receptor

13 Modos de transmissão de dados Comunicação Half-Duplex os dados podem fluir em ambas as direções, mas somente uma unidade pode enviar dados de cada vez. Quando um nó está em modo de envio, o outro fica em modo de recepção. Ex: Rádio amador, os usuários podem ser transmissores ou receptores, mas nunca os dois ao mesmo tempo. Ex2:? Transmissor ou Receptor Um sentido por vez Receptor ou Transmissor

14 Modos de transmissão de dados Comunicação Full-Duplex ocorre em uma ligação com envio e recepção simultâneos de dados em ambas as direções. Ex: Imagine duas pessoas falando ao telefone, ao mesmo tempo, mas uma entendendo a outra perfeitamente. Acrescente a essa ideia o benefício de não precisar falar do mesmo assunto. Transmissor e Receptor Simultaneamente Receptor e Transmissor

15 Multiplexação possibilita que dados de múltiplos canais de transmissão compartilhem uma ligação comum. Na sua forma mais simples, a multiplexação combina dados de diversos canais de entrada de baixa velocidade e os transmite através de um circuito de alta velocidade.

16 Multiplexador MUX Circuito único de Alta velocidade Demultiplexador DeMUX Circuitos independentes e separados de baixa velocidade Circuitos independentes e separados de baixa velocidade

17 Multiplexação Componentes Multiplexador (multiplexor, mux) Dispositivo ou mecanismo; Aceita dados de várias fontes; Envia os dados através de um canal compartilhado. Demultiplexador (demultiplexor, demux) Dispositivo ou mecanismo; Extrai dados do canal compartilhado; Envia para o destino correto.

18 Multiplexação Técnicas Divisão de Frequência (Frequency Division Multiplexing) FDM Divisão de Tempo (Time Division Multiplexing) TDM

19 Multiplexação Técnicas Frequency Division Multiplexing FDM Características: É a técnica de multiplexação mais antiga; É própria para sinais analógicos (broadband); Banda Passante dividida em vários canais de frequências distintas. Suporta distâncias geográficas

20 Multiplexação Técnicas Frequency Division Multiplexing FDM Desvantagem: Dificuldade de expansão; É caro e de difícil implementação; É pouco eficiente (exige muita banda de resguardo) Exige hardware (filtros) próprios para cada canal lógico. Ex. Telefonia cada canal faixa de 4 KHz.

21 Multiplexação Técnicas Frequency Division Multiplexing FDM Funcionamento Filtrar sinal somente deixar faixa relativa; Multiplexador deslocar faixa relativa para faixa de transmissão; Transmitir; Demultiplexador Deslocar faixa relativa da transmissão para frequência original; Filtrar sinal somente conter sinal original.

22 Multiplexação Técnicas Frequency Division Multiplexing FDM

23 Multiplexação Técnicas Frequency Division Multiplexing FDM

24 Métodos de transmissão de dados Multiplexação Técnicas Frequency Division Multiplexing FDM

25 Multiplexação Técnicas Frequency Division Multiplexing FDM

26 Multiplexação Técnicas Time Division Multiplexing TDM Características: Técnica própria para sinais digitais (baseband); É eficiente, exige pouco ou nenhum tempo de resguardo; Pode ser implementado por software ou hardware; É simples e de fácil implementação.

27 Multiplexação Técnicas Time Division Multiplexing TDM

28 Multiplexação Técnicas Time Division Multiplexing TDM

29 Multiplexação Técnicas Time Division Multiplexing TDM

30 Comutação é um processo para estabelecer um caminho apropriado para uma mensagem seguir através da rede partindo de uma origem em direção a um destino.

31 Podem ser: Comutação por Circuito Um circuito físico dedicado deve ser estabelecido entre nós fonte e destino antes de ocorrer a transmissão de dados. Esse circuito precisa persistir durante toda a transmissão. Possui 3 fases: Estabelecimento do circuito, transferência de dados, desconexão do circuito Ex: Sistema de telefonia pública.

32 Podem ser: Comutação por Circuito

33 Vantagens e desvantagens

34 Podem ser: Comutação por Mensagem A mensagem é encaminhada em estágios. Cada parte do circuito a mensagem é transmitida para liberar a parte do canal; As mensagens são armazenadas em espaços temporários a cada transmissão e quanto maior a mensagem e/ou o número de saltos, maior o atraso.

35 Podem ser: Comutação por Pacotes É um caso especial da comutação por mensagem; Nesta os nós compartilham um canal de comunicação através de uma conexão não dedicada denominada circuito virtual. Um circuito virtual é criado pela multiplexação de uma ligação física para que ela possa ser compartilhada por múltiplos programas de rede ou transmissões de dados. Os pacotes são armazenados em memória a cada salto.

36 Podem ser: Comutação por Pacotes As mensagens são subdivididas em mensagens menores denominadas pacotes; Os pacotes podem conter centenas de bytes de dados, acompanhadas de informação sobre endereçamento e números de sequência; Os pacotes são enviados ao nó de destino um de cada vez, a qualquer momento, não obedecendo ordem específica;

37 Podem ser: Comutação por Pacotes Cabe ao nó de destino reorganizar os pacotes na ordem correta; As redes de comunicação de dados são em sua maioria comutadas por pacotes.

38 Podem ser: Comutação por Pacotes

39

40 Chaveamento por Circuitos 1. Largura de banda alocada a priori e garantida durante toda a transmissão 2. Uma vez estabelecido o circuito, a capacidade total dele fica disponível. A capacidade do circuito nunca diminui devido à atividade na rede. 3. Custos dos circuitos são independentes da quantidade de dados; transmitidos assim a largura de banda não utilizada é desperdiçada. Chaveamento por Pacotes 1. Largura de banda reservada e liberada dinamicamente de acordo com a necessidade. 2. Diversas comunicações podem ocorrer entre nós concorrentes usando as ligações virtuais através do mesmo canal físico. 3. Quando as redes chaveadas por pacotes ficam sobrecarregadas, com muito tráfego, surgem atrasos e congestionamentos. 4. São mais baratas e apresentam melhor desempenho que as redes chaveadas por circuitos.

41 Sinais analógicos e digitais Continua na aula 2... Boa noite!

Parte 2 - Comunicação de Dados

Parte 2 - Comunicação de Dados 0 Roteiro: Sinais Parte 2 - Comunicação de Dados Sinais Analógicos Sinais Digitais Modos de Operação Tipos de transmissão Formas de transmissão serialb Largura de Banda Capacidade de um Canal Modulação

Leia mais

Capítulo 6 e 8. Comutação Circuitos/Pacotes/Mensagens Multiplexação FDM/TDM/WDM

Capítulo 6 e 8. Comutação Circuitos/Pacotes/Mensagens Multiplexação FDM/TDM/WDM Capítulo 6 e 8 Comutação Circuitos/Pacotes/Mensagens Multiplexação FDM/TDM/WDM Prof. Esp. Rodrigo Ronner rodrigoronner@gmail.com rodrigoronner.blogspot.com Copyright The McGraw-Hill Companies, Inc. Permission

Leia mais

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação A comunicação é um processo de transferência e processamento de informações entre dois pontos por meio

Leia mais

Transmissão de Informação

Transmissão de Informação Transmissão de Informação 1.Multiplexação e Modulação Sempre que a banda passante de um meio físico for maior ou igual à banda passante necessária para um sinal, podemos utilizar este meio para a transmissão

Leia mais

Multiplexação. Multiplexação. Multiplexação - FDM

Multiplexação. Multiplexação. Multiplexação - FDM Multiplexação É a técnica que permite a transmissão de mais de um sinal em um mesmo meio físico. A capacidade de transmissão do meio físico é dividida em fatias (canais), com a finalidade de transportar

Leia mais

Prof. Rafael Gross.

Prof. Rafael Gross. Prof. Rafael Gross rafael.gross@fatec.sp.gov.br Repetidor Usado basicamente em redes de topologia em barramento, o repetidor permite que a extensão do cabo seja aumentada, criando um novo segmento de rede.

Leia mais

Tiago Guedes 10º 13ª

Tiago Guedes 10º 13ª Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com 2/16 Nível de Rede Comunicação entre dispositivos de uma mesma rede ocorrem de forma direta. Quando a origem e o destino estão

Leia mais

Transmissão de dados. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Transmissão de dados. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Transmissão de dados Aluno: Bruno Oliveira Turma: 10º 13ª Disciplina: Redes de Comunicação 2013/2014 Introdução A transmissão

Leia mais

2. Conceitos de Comunicação de Dados Simetria; Comutação; Multiplexers; Controlo de fluxo.

2. Conceitos de Comunicação de Dados Simetria; Comutação; Multiplexers; Controlo de fluxo. 2. Conceitos de Comunicação de Dados Simetria; Comutação; Multiplexers; Controlo de fluxo. Redes de Comunicações/Computadores I Secção de Redes de Comunicação de Dados Conceitos básicos de comunicações

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Princípios de Comunicação (Sinal) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Modelo Geral de Comunicação A informação é gerada na fonte é transformada (modulada

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Software de Rede Slide 1 Serviço X Protocolo Serviço: Conjunto de primitivas (operações) que uma camada oferece à camada situada acima dela. [TAN, 03] Protocolo: Conjunto de regras

Leia mais

Aula 8. Multiplexadores. SEL Sistemas Digitais. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Aula 8. Multiplexadores. SEL Sistemas Digitais. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Aula 8 Multiplexadores SEL 44 - Sistemas Digitais Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira 4. Circuitos Multiplexadores l Circuitos seletores de dados ; l Chave seletora digital; l Seleciona um dos diversos

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Nível de Rede Comunicação entre dispositivos de uma mesma rede ocorrem de forma direta. Quando a origem e o destino estão

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 4 - INTERFACES E SERVIÇOS Definições: Serviços: Cada camada fornece serviços para camada superior. O modelo especifica o que cada camada faz, não como o serviço é implementado ou acessado. Interfaces:

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Parte II: Camada Física Dezembro, 2012 Professor: Reinaldo Gomes reinaldo@computacao.ufcg.edu.br Espectro eletromagnético Terminologia A transmissão de dados ocorre entre um transmissor

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Camada Física Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Setembro de 2011 1 / 32 Pilha TCP/IP A B M 1 Aplicação Aplicação M 1 Cab M T 1 Transporte Transporte

Leia mais

Multiplexação por Divisão de Tempo UNIP. Renê Furtado Felix.

Multiplexação por Divisão de Tempo UNIP. Renê Furtado Felix. Multiplexação por Divisão de Tempo UNIP rffelix70@yahoo.com.br Comunicação Serial Como funciona a comunicação serial? Você sabe que a maioria dos PCs têm portas seriais e paralelas. Você também sabe que

Leia mais

Transmissão de Sinais Digitais

Transmissão de Sinais Digitais Transmissão de Sinais Digitais Pedro Alípio pma@di.uminho.pt CC-DI Universidade do Minho Transmissão de Sinais Digitais p.1/19 Sumário Transmissão de sinais digitais Largura de banda Meios de Transmissão

Leia mais

UNIDADE III Aula 2 Multiplexação Em Redes De Comutação Por Circuitos. Fonte: Webaula

UNIDADE III Aula 2 Multiplexação Em Redes De Comutação Por Circuitos. Fonte: Webaula UNIDADE III Aula 2 Multiplexação Em Redes De Comutação Por Circuitos Fonte: Webaula Multiplexação A Multiplexação pode ser definida como uma técnica que permite o envio de mais de um sinal em um único

Leia mais

Modulação. Modulação e Codificação. Modulação. Modulação. Técnicas de Modulação

Modulação. Modulação e Codificação. Modulação. Modulação. Técnicas de Modulação Modulação e Codificação Modulação Dados analógicos Sinais analógicos Dados digitais Sinais analógicos Codificação Dados analógicos Sinais digitais Dados digitais Sinais digitais Modulação Processo pelo

Leia mais

Técnicas de comutação

Técnicas de comutação Técnicas de comutação Abordagens para a montagem de um núcleo de rede [Kurose] Comutação Alocação de recursos da rede (meio de transmissão, nós intermediários etc.) para transmissão [Soares] Técnicas de

Leia mais

Controle de acesso ao meio

Controle de acesso ao meio Controle de acesso ao meio Protocolos de múltiplo acesso usados em canais de difusão Coordenação de transmissores e de receptores em um canal de difusão compartilhado Exemplos de canais de múltiplo acesso

Leia mais

Transmissão de dados REDES 18/05/2016. Transmissão em paralelo e em série. Ninguém vive sozinho no mundo.

Transmissão de dados REDES 18/05/2016. Transmissão em paralelo e em série. Ninguém vive sozinho no mundo. Ninguém vive sozinho no mundo. REDES Atualmente até os computadores têm direito a uma rica vida social dentro das redes locais e da Internet. A necessidade comum é compartilhar arquivos e conexão a internet.

Leia mais

Estação controladora envia mensagens a outras estações. Convidando-as a transmitir dados

Estação controladora envia mensagens a outras estações. Convidando-as a transmitir dados Varredura Estação controladora envia mensagens a outras estações Convidando-as a transmitir dados Estações ao serem consultadas podem transmitir dados Ordem das consultas-convites é estabelecida por uma

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES E A CAMADA FÍSICA

REDES DE COMPUTADORES E A CAMADA FÍSICA CENTRO FEDERAL DE ENSINO TECNOLÓGICO DE SANTA CATARINA UNADE DESCENTRALIZADA DE SÃO JOSÉ NÚCLEO DE TELECOMUNICAÇÕES REDES DE COMPUTADORES E A CAMADA FÍSICA CAPÍTULO 2 Conceitos em Comunicação de Dados

Leia mais

Transmissão de Informação

Transmissão de Informação Transmissão de Informação Prof. Alexandre Beletti Ferreira Sinal Ondas que se propagam através de algum meio físico, seja ele o ar, um par de fios telefônicos, etc. Os sinais podem possuir, por exemplo,

Leia mais

Redes Modo Circuito: Visão Geral e Multiplexação

Redes Modo Circuito: Visão Geral e Multiplexação Artigo nº 1 Redes Modo Circuito: Visão Geral e Multiplexação Pretendo escrever uma série de pequenos artigos sobre redes de telecomunicações. Vamos começar com artigos estabelecendo alguns conceitos fundamentais,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TELECOMUNICAÇÕES 1 MULTIPLEXAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TELECOMUNICAÇÕES 1 MULTIPLEXAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE TELECOMUNICAÇÕES 1 MULTIPLEXAÇÃO A multiplexação é uma operação que consiste em agrupar

Leia mais

Redes de Computadores I Conceitos Básicos

Redes de Computadores I Conceitos Básicos Redes de Computadores I Conceitos Básicos Prof. Luís Rodrigo lrodrigo@lncc.br http://lrodrigo.lncc.br 2009/1 v2-2009.03.11 Histórico Anos 50-60 Computadores Grandes Porte Sistemas Batch Anos 60-70 Time-sharing

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

Multiplexadores e Demultiplexadores

Multiplexadores e Demultiplexadores Multiplexadores e Demultiplexadores Multiplexador (MUX) é um circuito combinacional dedicado com a finalidade de selecionar, por meio de variáveis de seleção, uma de suas entradas, conectando-a à uma saída.

Leia mais

AULA 6 - ENLACE SEM FIO. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 6 - ENLACE SEM FIO. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 6 - ENLACE SEM FIO Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da aula anterior Redes sem fio Categorias Infraestrutura Ad hoc Vantagens/desvantagens Camada Física Principais características Camada de Enlace

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Tecnologias de Interligação de Redes

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Tecnologias de Interligação de Redes Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Tecnologias de Interligação de Redes Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Comutação de Circuitos,

Leia mais

Computadores Digitais II

Computadores Digitais II Computadores Digitais II Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Departamento de Eletrônica e Telecomunicações Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de Computadores

Leia mais

Transmissão da Informação - Multiplexação

Transmissão da Informação - Multiplexação Volnys B. Bernal (c) 1 Transmissão da Informação - Multiplexação Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Volnys B. Bernal (c) 2 Agenda Sinal de Voz Multiplexação Técnicas de

Leia mais

Revisão: técnicas simplificação

Revisão: técnicas simplificação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA DIGITAL - ET75C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes Lembrar de levar para sala o encoder Aula 5 Multiplexadores

Leia mais

Transmissão de dados REDES 07/05/2018. Transmissão em paralelo e em série. Ninguém vive sozinho no mundo.

Transmissão de dados REDES 07/05/2018. Transmissão em paralelo e em série. Ninguém vive sozinho no mundo. Ninguém vive sozinho no mundo. REDES Atualmente até os computadores têm direito a uma rica vida social dentro das redes locais e da Internet. A necessidade comum é compartilhar arquivos e conexão a internet.

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 3 Rede Digital de Serviços Integrados RDSI/ISDN Sumário Premissas;

Leia mais

Comutação de Circuitos, Pacotes e Células

Comutação de Circuitos, Pacotes e Células Comutação de Circuitos, Pacotes e Células A função da comutação em uma rede de comunicação se refere à alocação dos recursos da rede para possibilitar a transmissão de dados pelos diversos dispositivos

Leia mais

Comutação Volnys Borges Bernal

Comutação Volnys Borges Bernal Volnys B. Bernal (c) 1 Comutação Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Volnys B. Bernal (c) 2 Agenda? Comutação? Comutação de circuitos? Comutação de mensagens? Comutação

Leia mais

Comparação dos Sistemas STDM x TDM Determinísticos e não Determinísticos

Comparação dos Sistemas STDM x TDM Determinísticos e não Determinísticos Comparação dos Sistemas STDM x TDM Determinísticos e não Determinísticos UERJ-FEN-DETEL Comparação dos Sistemas TDM e STDM Serão avaliados os sistemas de transmissão do tipo TDM (Time Division Multiplexing)

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE OLIVEIRA LUCAS HENRIQUE LIMA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS UTILIZANDO ARDUINO E MÓDULO RF 433 MHz BRASÍLIA 2017 MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE

Leia mais

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros

Classificações. Alberto Felipe Friderichs Barros Classificações Alberto Felipe Friderichs Barros Década de 1950 Surgimento dos primeiros computadores comerciais; Maneira com que estes computadores eram utilizados obrigava que os usuários submetessem

Leia mais

1 Redes de comunicação de dados

1 Redes de comunicação de dados 1 Redes de comunicação de dados Nos anos 70 e 80 ocorreu uma fusão dos campos de ciência da computação e comunicação de dados. Isto produziu vários fatos relevantes: Não há diferenças fundamentais entre

Leia mais

Camada Física. Professor Ivan Pires. Introdução. Licenciatura Plena em Computação

Camada Física. Professor Ivan Pires. Introdução. Licenciatura Plena em Computação Licenciatura Plena em Computação Professor Ivan Pires Introdução Dígitos binários (bits) para representar dados. Fisicamente utilizam: Corrente elétrica, ondas de rádio ou luz 1 Comunicação Assíncrona

Leia mais

A subcamada de controle de acesso ao meio

A subcamada de controle de acesso ao meio A subcamada de controle de acesso ao meio Introdução Iremos abordar redes de difusão e seus protocolos. A questão fundamental é determinar quem tem direito de usar o canal quando há uma disputa por ele

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Prof. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul brivaldo@facom.ufms.br 10 de maio de 2017 Sumário 1 2 3 Núcleo da rede É um mesclado de roteadores interconectados; encaminhamento de pacotes: dipositivos

Leia mais

Claudivan C. Lopes

Claudivan C. Lopes Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Modos de transmissão Informação analógica vs digital Transmissão em série vs em paralelo Medidas de desempenho IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Vejamos as nomenclaturas

Leia mais

que, em geral, têm algumas centenas ou alguns milhares de bytes

que, em geral, têm algumas centenas ou alguns milhares de bytes Modelo OSI Vantagens do modelo OSI (Open Systems Interconnection, Interconexão de Sistemas Abertos): Reduz a complexidade; Padroniza as interfaces; Simplifica o ensino e o aprendizado. 1-) Camada Física

Leia mais

Nível Físico. Tipos de Sinal. Sinais. Utilização dos Meios Físicos. Sinal Analógico

Nível Físico. Tipos de Sinal. Sinais. Utilização dos Meios Físicos. Sinal Analógico Graduação em Engenharia de Telecomunicações Nível Físico Utilização dos Meios Físicos Profa. Débora Christina Muchaluat aade deborams@telecom.uff.br br inal Analógico Variação Contínua Tipos de inal inais

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 4 Camada Física Camada Física - Sinais Funções Características físicas (mecânicas e elétricas) das interfaces e dos meios. Define quais os tipos

Leia mais

TELEFONIA IP. Fernando Rodrigues Santos

TELEFONIA IP. Fernando Rodrigues Santos TELEFONIA IP Fernando Rodrigues Santos fernando.rodrigues@ifsc.edu.br 2016-1 Tópicos Rede Telefônica.. O crescimento da demanda por serviços de telefonia tornou inviável um sistema que funcionasse apenas

Leia mais

SSC512 Elementos de Lógica Digital. Mux / Demux. GE4 Bio

SSC512 Elementos de Lógica Digital. Mux / Demux. GE4 Bio Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Elementos de Mux / Demux GE4 Bio GE4Bio Grupo de Estudos em Sinais Biológicos Prof.Dr.

Leia mais

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 4 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Camada aplicação Serviços Requisitos das aplicações Camada transporte Serviços TCP UDP Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE TH AH mensagem

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

MULTIPLEXADOR E DEMULTIPLEXADOR

MULTIPLEXADOR E DEMULTIPLEXADOR MULTIPLEXADOR E DEMULTIPLEXADOR Organização Básica de Computadores - LAB 2 OBJETIVOS: Adquirir conhecimentos em dispositivos de lógica programável; Estudo do circuito multiplexador; Estudo do circuito

Leia mais

Organização de Computadores

Organização de Computadores Organização de Computadores Aula 19 Barramentos: Estruturas de Interconexão Rodrigo Hausen 14 de outubro de 2011 http://cuco.pro.br/ach2034 1/40 Apresentação 1. Bases Teóricas 2. Organização de computadores

Leia mais

Refere-se à alocação dos recursos da rede para a transmissão pelos diversos dispositivos conectados.

Refere-se à alocação dos recursos da rede para a transmissão pelos diversos dispositivos conectados. COMUTAÇÃO Comutação Refere-se à alocação dos recursos da rede para a transmissão pelos diversos dispositivos conectados. Tipos de Comutação: Comutação de Circuitos Comutação de Mensagens Comutação de Pacotes

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 4 Redes Frame Relay Sumário Definições; Circuitos Virtuais Permanentes

Leia mais

Multiplexadores e Demultiplexadores. Aplicações Produto canônico Noções de Multiplexadores Noções de Demultiplexadores Funcionamento Exemplos

Multiplexadores e Demultiplexadores. Aplicações Produto canônico Noções de Multiplexadores Noções de Demultiplexadores Funcionamento Exemplos Multiplexadores e Demultiplexadores Aplicações Produto canônico Noções de Multiplexadores Noções de Demultiplexadores Funcionamento Exemplos Imagine de um lado um número de fontes geradores de informações

Leia mais

Introdução à Informática Aulas 35 e 36

Introdução à Informática Aulas 35 e 36 Introdução à Informática Aulas 35 e 36 FAPAN SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SI Prof. Roberto Tikao Tsukamoto Júnior Cáceres, 9 de maio de 2011. Comunicação e Redes de Computadores COMUNICAÇÃO A COMUNICAÇÃO pode

Leia mais

Nível Físico. Sinais. Tipos de Sinal. Banda Passante. Espectro de um Sinal. Sinal Analógico

Nível Físico. Sinais. Tipos de Sinal. Banda Passante. Espectro de um Sinal. Sinal Analógico Departamento de Ciência da Computação - UFF Nível Físico Nível Físico Função principal transmitir sinais, que representam informações, através de um canal de comunicação em um meio físico de transmissão

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

Informática I. Aula 20. Aula 20-26/06/06 1

Informática I. Aula 20.  Aula 20-26/06/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-26/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Redes de Computadores I Internet - Conceitos

Redes de Computadores I Internet - Conceitos Redes de Computadores I Internet - Conceitos Prof. Luís Rodrigo lrodrigo@lncc.br http://lrodrigo.lncc.br 2009/1 v1-2009.03.11 Parte I: Introdução Visão Geral: O que é a Internet O que é um protocolo? Bordas

Leia mais

DIGITALIZAÇÃO. Redes de Computadores. Digitalização de Sinais. Teorema da Amostragem. Digitalização Multiplexação

DIGITALIZAÇÃO. Redes de Computadores. Digitalização de Sinais. Teorema da Amostragem. Digitalização Multiplexação Redes de Computadores Digitalização Multiplexação DIGITALIZAÇÃO Teorema da Amostragem Prof. Sérgio Colcher colcher@inf.puc-rio.br 2 Teorema da Amostragem Digitalização de Sinais Sinal Transmitido 15 14

Leia mais

Telecomunicações. Prof. André Yoshimi Kusumoto

Telecomunicações. Prof. André Yoshimi Kusumoto Telecomunicações Prof. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Frame Relay É um protocolo de chaveamento por pacotes para redes de longa distância (WAN), que provê conectividade entre redes

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Conceitos Básicos de Eletrônica Digital (Parte III) Prof. a Joseana Macêdo Fechine joseana@computacao.ufcg.edu.br

Leia mais

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Curso: Engenharia Elétrica Período: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que permite

Leia mais

MULTIPLEX E DEMULTIPLEX

MULTIPLEX E DEMULTIPLEX MULTIPLEX E DEMULTIPLEX MULTIPLEX E DEMULTIPLEX Os circuitos de multiplex e demultiplex são largamente utilizados na transmissão de dados, tendo vasta aplicação em telefonia. Os multiplexadores caracterizam-se

Leia mais

Sistemas de Entrada e Saídas II

Sistemas de Entrada e Saídas II Sistemas de Entrada e Saídas II José Costa Introdução à Arquitetura de Computadores Departamento de Engenharia Informática (DEI) Instituto Superior Técnico 2013-12-11 José Costa (DEI/IST) Sistemas de Entrada

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE Questão 01 O sistema operacional gerencia o sistema de arquivos, que irá armazenar as informações/arquivos. Para esta tarefa, durante a formatação do disco rígido, são criados

Leia mais

Circuito combinacional

Circuito combinacional Circuito combinacional É todo circuito cuja saída depende única e exclusivamente das várias combinações das variáveis de entrada. Estudando os circuitos combinacionais podemos entender o funcionamento

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Fundamentos de Redes II Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores X.25 Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Redes de Computadores Controle de fluxo ula. Carissimi -4-mars-8 Comunicação em um enlace envolve a coordenação entre dois dispositivos, o emissor e o receptor Serviço de entrega confiável ou

Leia mais

Comunicação de Dados e Teleprocessamento. Estrutura de um Rede de Comunicações. Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação

Comunicação de Dados e Teleprocessamento. Estrutura de um Rede de Comunicações. Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação Comunicação de Dados e Teleprocessamento Profa.. Cristina Moreira Nunes Estrutura de um Rede de Comunicações Tarefas realizadas pelo sistema de comunicação Utilização do sistema de transmissão Geração

Leia mais

Modelo de Comunicação

Modelo de Comunicação Modelo de Comunicação Propósito principal A troca de informação entre dois agentes Comunicação de Computadores Comunicação de Dados Transmissão de Sinais Agente Dispositivo de entrada Transmissor Meio

Leia mais

Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace. Prof. Rone Ilídio

Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace. Prof. Rone Ilídio Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace Prof. Rone Ilídio Tópicos 5.1 Camada de Enlace: introdução e serviços 5.1.1 Os serviços fornecidos pela Camada de Enlace 5.3 Protocolos de acessos múltiplos

Leia mais

MULTIPLEXADOR E DEMULTIPLEXADOR (Unidade 4)

MULTIPLEXADOR E DEMULTIPLEXADOR (Unidade 4) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: ELETRÔNICA

Leia mais

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos -

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos - - Principais elementos - Equipamento terminal: o telefone na rede convencional Equipamento de transmissão: meio de transmissão, e.g. cabos de pares simétricos, cabo coaxial, fibra óptica, feixes hertzianos,

Leia mais

Organização de Computadores Sistema de Interconexão. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Sistema de Interconexão. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Sistema de Interconexão Professor: Francisco Ary Como já sabemos, um computador é constituído basicamente por: processador; memória; e dispositivo de entrada e de saída. O comportamento

Leia mais

Teoria das Comunicações

Teoria das Comunicações 1 - Introdução Enlace de um Sistema de Comunicação fonte mensagem transdutor Transmissor Modulador canal ruído receptor transdutor destino mensagem (estimada) sinal de entrada sinal com distorção sinal

Leia mais

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Barramento Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Componentes do Computador; Funções dos Computadores; Estrutura de Interconexão; Interconexão de Barramentos Elementos de projeto de barramento;

Leia mais

Capítulo 5: A camada de enlace

Capítulo 5: A camada de enlace Capítulo 5: A camada de enlace Objetivos do capítulo: entender os princípios por trás dos serviços da camada de enlace de dados: detecção e correção de erro Compartilhamento de um canal de broadcast: acesso

Leia mais

Modelo de Comunicação

Modelo de Comunicação Modelo de Comunicação ropósito principal A troca de informação entre dois agentes Comunicação de Computadores Comunicação de Dados Transmissão de Sinais Agente Dispositivo de entrada Transmissor Meio de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Camada Física Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Setembro de 2011 1 / 46 Pilha TCP/IP A B M 1 Aplicação Aplicação M 1 Cab M T 1 Transporte Transporte

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Princípios de Comunicações Aulas 27 e 28 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE) 1 4.1 Introdução

Leia mais

Mestrado em Engenharia de Telecomunicações. Redes de Computadores I. Nível FísicoF. Christina Muchaluat Saade.

Mestrado em Engenharia de Telecomunicações. Redes de Computadores I. Nível FísicoF. Christina Muchaluat Saade. Mestrado em Sistemas de Telecomunicações Nível FísicoF Profa. Débora D Christina Muchaluat Saade deborams@telecom.uff.br br 1 Utilização dos Meios Físicos 2 1 Tipos de Sinal Sinal Analógico Variação Contínua

Leia mais

Organização de Computadores 1

Organização de Computadores 1 Organização de Computadores 1 3.4 SISTEMA DE ENTRADA E SAÍDA Prof. Luiz Gustavo A. Martins Arquitetura de von Newmann: Computadores atuais Componentes estruturais: Memória Principal Unidade de Processamento

Leia mais

ET53C - SISTEMAS DIGITAIS

ET53C - SISTEMAS DIGITAIS ET53C - SISTEMAS DIGITAIS Barramentos de Comunicação Serial UART e I 2 C Prof.: Glauber Brante e Profa. Mariana Furucho gbrante@utfpr.edu.br marianafurucho@utfpr.edu.br UTFPR Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Curso: Redes de Computadores I capítulo 2. Prof. Rubens Freire Rosa

Curso: Redes de Computadores I capítulo 2. Prof. Rubens Freire Rosa Curso: Redes de Computadores I capítulo 2 Prof. Rubens Freire Rosa 1 Sumário Formas de utilização do meio físico Tipos de Ligação no meio físico Arquitetura de redes, conceito de redes Classificação de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução Rede O que é?? 1 O que é uma rede É a conexão de duas ou mais máquinas com o objetivo de compartilhar recursos entre uma máquina e outra. Recursos Podem ser físicos ou

Leia mais

Redes de Computadores. Tecnologias de redes metropolitanas

Redes de Computadores. Tecnologias de redes metropolitanas Redes de Computadores Tecnologias de redes metropolitanas Tecnologias de redes metropolitanas! FDDI Fiber Distributed Data Interface! DQDB Distributed Queue Dual Bus! SDH/SONET Synchronous Digital Hierarchy/Synchronous

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Unidades de Entrada e Saída

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Unidades de Entrada e Saída Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Unidades de Entrada e Saída Arquitetura de Computadores Unidades de Entrada e Saída Agenda: 1. Introdução 2. Função 3. Característica 4. Categorias 5.

Leia mais

Parte I: Introdução. O que é a Internet. Nosso objetivo: Visão Geral:

Parte I: Introdução. O que é a Internet. Nosso objetivo: Visão Geral: Parte I: Introdução Tarefa: ler capítulo 1 no texto Nosso objetivo: obter contexto, visão geral, sentimento sobre redes maior profundidade e detalhes serão vistos depois no curso abordagem: descritiva

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Comunicação de Dados II Aula 10 Camada de Enlace de Dados Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Função das Camadas Anteriores: Aplicação: fornece a interface com o usuário;

Leia mais

Capítulo 4: Camada de rede

Capítulo 4: Camada de rede Capítulo 4: Camada de Objetivos do capítulo: entender os princípios por trás dos serviços da camada de : modelos de serviço da camada de repasse versus roteamento como funciona um roteador roteamento (seleção

Leia mais