Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores"

Transcrição

1 Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 4 Redes Frame Relay

2 Sumário Definições; Circuitos Virtuais Permanentes (PVC); Circuitos Virtuais Chaveados (SVC); Funcionamento Básico do FR; Rede Frame Relay.

3 Definições Frame Relay é um protocolo público de chaveamento por pacotes para redes de longa distância (WAN), que prevê conectividade entre redes locais; Era originalmente parte do ISDN e foi concebido para prover comutação por pacote para tal; Sucessor do X.25 que provia por meio de linhas dedicadas (privadas) um acesso ponto-a-ponto;

4 Definições O que o Frame Relay provê é uma única conexão em uma rede pública, em vez de múltiplas interconexões; Reduzindo o custo e a complexidade proposta nas atuais redes X.25; Facilidade do uso de fibras óticas: X.25 foi projetado para uso com cobre com altas taxas de erro, tais com as linhas analógicas.

5 Definições

6 Definições

7 Definições

8 Definições O que é Frame Relay? Protocolo de nível de enlace com funções adicionais de nível de rede; Originado a partir da estrutura do protocolo LAP-D definido pelo Q.921 do ITU-T para sinalização na RDSI-FE pelo canal D; A função de camada de rede são executadas pela camada de enlace através de atribuição de endereços nível dois (L2) para canais lógicos.

9 Definições O que é Frame Relay? Não pede retransmissão caso o pacote chegue com erro; Possui funções de protocolo conectionless, mas é fim a fim a nível de enlace e rede.

10 Circuitos Frame Relay O Frame Relay é um protocolo orientado por conexões que emprega ligações virtuais; Precisa primeiramente estabelecer uma conexão antes que dois nós possam se comunicar. Em vez de estabelecer e manter uma ligação permanente e dedicada entre a fonte e o destino, o FR se apóia nos Circuitos Virtuais Permanentes (PVC - Permanent Virtual Circuits): Estabelece um comunicação lógica e não física.

11 Circuitos Frame Relay Suporta ainda Circuitos Virtuais Chaveados (SVC - Switched Virtual Circuits), o que permite que circuitos entre nós de destino e de origem sejam estabelecidos dinamicamente;

12 Circuitos Frame Relay Circuitos Virtuais Permanentes (PVC) Parece um circuito privado, mas são virtuais; A largura de banda é compartilhada entre múltiplos sites; Portanto PVCs, proveêm conexões não-dedicadas por um meio comum; Caminhos fixos configurados pelo operador do sistema.

13 Circuitos Frame Relay

14 Taxa Garantida de Informação (CIR) Um CIR (Committes Information Rate) é a quantidade de vazão (throughput) que um provedor de FR garante suportar sob cargas de redes normais; Pode variar de 16Kbps até T3 (44,8 Mbps) e é designado a um PVC como parte da configuração da rede; É o throughput mínimo garantido de um PVC.

15 Taxa Garantida de Informação (CIR) Se um CIR for muito pequeno, quando a rede ficar congestionada, quadros serão perdidos; Em contrapartida, se um CIR for muito alto, você pagará por largura de banda excessiva; Pode ser designado a um PVC simétrico ou assimétrico: CIR simétrico garante o mesmo throughput em cada direção de um PVC; CIR assimétrico não garante. Grande flexibilidade das redes FR!

16 Taxa Garantida de Informação (CIR) Quando a transmissão excede o CIR: Explosão comprometida (Bc Committed Burst), é a quantidade máxima de dados que um provedor garante entregar num período de tempo específico, T. CIR = Bc/T geralmente T = 1s, logo CIR = Bc mas as unidades são bps e bits; Explosão Excedente (Be Excessive Burst), é a quantidade máxima de dados não garantido que um provedor tentará entregar num período específico de tempo;

17 Taxa Garantida de Informação (CIR) Quando a transmissão excede o CIR: Em outras palavras: um provedor garantirá um Explosão Comprometida de Bc bits e tentará entregar (mas não garantirá) um máximo de Bc + Be bits; Por exemplo: Um PVC com um CIR de 128 Kbps poderá ter um Be de 64 Kbps. Isso significa que o provedor tentará suportar transmissões de 192 Kbps.

18 Taxa Garantida de Informação (CIR)

19 Taxa Garantida de Informação (CIR)

20 Taxa Garantida de Informação (CIR)

21 Taxa Garantida de Informação (CIR) A conexão de porta é o circuito local que conecta o nó Frame Relay da rede local ao chaveador do provedor de serviço; A capacidade dessa conexão, chamada velocidade da porta, pode ser menor, igual ou maior que a soma dos CIRs.

22 Circuito Virtual Chaveado (SVC) Além do PVC, o FR suporta os Circuitos Virtuais Chaveados (SVC - Switched Virtual Circuit); Caminhos criados automaticamente por um protocolo de sinalização (Q.933); Os SVC são criados dinamicamente, baseados na requisição feitas por vários usuários; A rede se encarrega de avaliar o uso de banda gerado por cada usuário e cobrar de acordo; A implementação de SVC é mais complexa que PVC, e não foi suportada na primeira geração de equipamentos Frame Relay.

23 Funcionamento Básico do FR O Frame Relay utiliza uma estrutura simples para criação de circuitos virtuais. DLCI DADOS Circuito Virtual Enlace Físico caminho virtual VP

24 Funcionamento Básico do FR DLCI (Data Link Connection Identifier) São endereços de circuitos virtuais designados aos PVCs e SVCs; Permitem que haja múltiplos circuitos virtuais, para serem multiplexados usando uma única ligação de rede; São 10 bits com 2^10 = 1024 possibilidades. Sendo que somente 992 são disponíveis; O DLCI 0 é reservado para controle de chamada e o DLCI 1023 é para troca de informações.

25 Funcionamento Básico do FR DLCI (Data Link Connection Identifier) Para redes grandes podem ser estendidos para endereços de 17 bits até 24 bits; São designados no momento de chamada de configuração ou são pré-mapeados para um nó destino quando os PVCs são inicialmente estabelecidos com o provedor de serviço; A nível local, podem existir DLCIs iguais.

26 Funcionamento Básico do FR

27 Rede Frame Relay H U B FRAD switch switch switch switch HOST PAD HUB roteador

28 Rede Frame Relay FRAD (Frame Relay Access Device) Dispositivo responsável pela integração do frame relay com o protocolo da camada 3, como o IP, por exemplo. Na transmissão o FRAD: Formata as informações na forma de quadros frame relay antes de enviá-los para o switch Na recepção o FRAD: Retira os dados dos quadros recebidos do switch e entrega para o dispositivo do usuário em seu formato original. O FRAD pode ser implementado: Como um dispositivo standalone ou embutido num roteador, switch, multiplexador ou dispositivo similar.

29 Rede Frame Relay

30 Rede Frame Relay

31 Rede Frame Relay

32 Rede Frame Relay Princípios Não aloca banda dos circuitos até que os dados sejam realmente enviados pelo meio físico; Se houver algum erro num quadro recebido, então o quadro é descartado; Não tenta retransmitir informações; Não tenta corrigir erros. Baixo delay de propagação Utiliza a banda disponível de maneira eficiente Não perde tempo na entrega dos quadros.

33 Rede Frame Relay Velocidade O serviço Frame Relay é oferecido normalmente como: Frações de canais T1/E1 Taxas completas de T1/E1 Alguns vendedores oferecem Frame Relay até taxas T3: 45 Mbps.

34 Rede Frame Relay Estratégias de roteamento Princípio: Se houver um problema, descarte os dados. Cada nó da rede frame-relay (switch): 1. Verifica o integridade do quadro através do campo FCS (Frame Check Sequence). Se houver um erro, descarta o quadro; 2. Procura o DLCI do quadro na sua tabela de roteamento interna. Se não encontrar, descarta o quadro; 3. Envia o quadro para o porta do próximo nó frame relay, conforme definido na tabela de roteamento interna.

35 Rede Frame Relay CAMADA 1 CAMADA 2 FRAME VÁLIDO? Testa o campo FCS Não Sim Discarta DLCI conhecido? Não Sim Discarta CAMADA 3 Envia Frame para Camada 3

36 Rede Frame Relay Congestionamento O congestionamento numa rede Frame Relay pode acontecer por duas razões: 1. Receiver Congestion: Um nó recebe mais quadros do que pode processar. 2. Line Congestion: Um nó precisa enviar mais quadros para uma dada linha numa velocidade superior ao que a linha permite. Em ambos os casos os nós descartam os quadros por estouro de buffer.

37 Rede Frame Relay Nó Frame-Relay Os quadros que chegam quando o buffer de recepção está cheio são descartados. BUFFER RECEPÇÃO Nó Frame-Relay BUFFER TRANSMISSÃO Os quadros que precisam ser enviados quando o buffer de transmissão está cheio são descartados. Nó Frame-Relay

38 Rede Frame Relay Mecanismos associados ao controle de congestionamento: Explicit Congestion Notification Implicit Congestion Notification Discard Eligibility

39 Rede Frame Relay Explicit Congestion Notification Utiliza os bits: FECN (forward explicit congestion notification) BECN (backware explicit congestion notification)

40 Rede Frame Relay Suponha que o nó B está entrando em congestionamento: 1. O nó B determina que está entrando em congestionamento seu buffer está ficando cheio. 2. O nó B informa ao nó C que está entrando em congestionamento setando o bit FECN dos quadros que são enviados na direção de C. 3. O nó B informa ao nó A que está entrando em congestionamento setando o bit BECN dos quadros que são enviados na direção de A. O bits FECN e BECN são setados nos quadros de todas as DLCI s que estão passando pelo nó saturado.

41 Rede Frame Relay Implicit Congestion Notification Ao receber as mensagens FECN e BECN: Todos os dispositivos de rede deverão reduzir a geração de informações para evitar o congestionamento; Os equipamentos terminais deverão reduzir a geração de tráfego para evitar congestionamento na rede local.

42 Rede Frame Relay Discard Eligibility No cabeçalho dos quadros frame relay existe um bit denominado Discard Eligibility (DE). Os quadros com DE=1 serão os primeiros a serem descartados em caso de congestionamento.

43 Rede Frame Relay Discard Eligibility Os quadros com DE = 1 são os primeiros a serem descartados. Se o descarte dos quadros com DE=1 não for suficiente, os quadros com DE=0 são descartados indiscriminadamente. bits/s DE=1 CIR DE=0 tempo

Telecomunicações. Prof. André Yoshimi Kusumoto

Telecomunicações. Prof. André Yoshimi Kusumoto Telecomunicações Prof. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Frame Relay É um protocolo de chaveamento por pacotes para redes de longa distância (WAN), que provê conectividade entre redes

Leia mais

Protocolo Frame Relay. Prof. Marcos Argachoy

Protocolo Frame Relay. Prof. Marcos Argachoy REDES II Protocolo Prof. Marcos Argachoy Perfil desse tema Características Modelo de camadas Componentes Formato do Frame Redes Características: Protocolo desenvolvido na década de 80 Utiliza comutação

Leia mais

Protocolo PPP. Principais Componentes: Método para encapsular datagramas em enlaces seriais (Substitui o SLIP). Link Control Protocol (LCP)

Protocolo PPP. Principais Componentes: Método para encapsular datagramas em enlaces seriais (Substitui o SLIP). Link Control Protocol (LCP) Protocolo PPP 1 Protocolo PPP Substitui o protocolo SLIP Em Enlaces Seriais Conexões Síncronas e Assíncronas Controle da configuração de enlace Permite endereços IP dinâmicos Multiplexação de protocolos

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Tecnologias de Interligação de Redes

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Tecnologias de Interligação de Redes Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Tecnologias de Interligação de Redes Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Protocolo Frame Relay

Leia mais

Frame Relay. (C)Tião - Direitos Reservados

Frame Relay. (C)Tião - Direitos Reservados Frame Relay Evolução da técnica de comutação de pacotes, dispensando os mecanismos complexos de detecção e correção de erros em função da melhoria da qualidade dos meios de comunicação (ex: fibras ópticas);

Leia mais

REDES DE TELECOMUNICAÇÕES FRAME RELAY

REDES DE TELECOMUNICAÇÕES FRAME RELAY REDES DE TELECOMUNICAÇÕES T A1 Lembrando... MUX TDM A2 CS B1 C1 C2 CP Canal Principal CS D1 A2 B1 B2 C1 C2 D1 D2 CS B2 CS A1 CP CS CS D2 CS CS A1 B1 C1 D1 A2 B2 C2 D2 T São sempre síncronos no canal principal

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 3 Rede Digital de Serviços Integrados RDSI/ISDN Sumário Premissas;

Leia mais

Redes WAN. Redes de Longa Distância Prof. Walter Cunha

Redes WAN. Redes de Longa Distância Prof. Walter Cunha Redes WAN Frame-Relay Redes de Longa Distância Prof. Walter Cunha Desdobramento da ISDN Alta Velocidade Taxas entre 64 Kbps e 2 Mbps Roteamento na Camada de Enlace Usada p/ interligar: WAN, SNA, Internet

Leia mais

Frame Relay - Fabio Montoro 3-out-2000 FRAME RELAY. Tutorial

Frame Relay - Fabio Montoro 3-out-2000 FRAME RELAY. Tutorial FRAME RELAY Tutorial Fabio Montoro 3 outubro 2000 Frame Relay é um protocolo de comunicação de dados por comutação de pacotes. O esquema prevê dois elementos básicos: os comutadores de pacotes, que formam

Leia mais

Protocolo ATM. Prof. Marcos Argachoy

Protocolo ATM. Prof. Marcos Argachoy REDES II Protocolo Prof. Marcos Argachoy Perfil desse tema Características Componentes Tipos de Serviço CoS / QoS Modelo de camadas Formato da Célula Redes - Asynchronous Transfer Mode O é uma tecnologia

Leia mais

UNIDADE II. congestionamento e policiamento do frame relay. Fonte: SGC Estácio e João Bosco M. Sobral

UNIDADE II. congestionamento e policiamento do frame relay. Fonte: SGC Estácio e João Bosco M. Sobral UNIDADE II Aula 7 Parâmetros de tráfego, de desempenho, controle de congestionamento e policiamento do frame relay Fonte: SGC Estácio e João Bosco M. Sobral Depois de marcar, classificar e priorizar o

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Computação

Faculdade de Engenharia da Computação Faculdade de Engenharia da Computação Disciplina Redes de Computadores - II Protocolo de Comunicação de Dados (Parte-I) Prof. Wagner dos Santos C. de Jesus www1.univap.br/wagner/ec.html 1 Conceito de transmissão

Leia mais

SSC0641 Redes de Computadores

SSC0641 Redes de Computadores SSC0641 Redes de Computadores Capítulo 4 Camada de Rede 4.1 a 4.3 Prof. J ó Ueyama Abril/2011 SSC0641-2011 1 Objetivos do Capítulo 4 Camada de Rede Entender os princípios dos serviços da camada de rede:

Leia mais

PROTOCOLO FRAME RELAY

PROTOCOLO FRAME RELAY PROTOCOLO FRAME RELAY Prof : Hugo Santana Lima ( Universidade Santa Cecília ) 1 O que é Frame Relay? Protocolo de nível de enlace com funções adicionais de nível de rede Originado a partir da estrutura

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

REDES DE TELECOMUNICAÇÕES REDES PRIVADAS FRAME RELAY ATM MPLS

REDES DE TELECOMUNICAÇÕES REDES PRIVADAS FRAME RELAY ATM MPLS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES REDES PRIVADAS FRAME RELAY ATM MPLS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES REDES PRIVADAS FRAME RELAY ATM MPLS Pioneiras, alto custo. REDES PRIVADAS Custeadas por único proprietário Equipamentos

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES II. Ricardo José Cabeça de Souza www.ricardojcsouza.com.br

REDES DE COMPUTADORES II. Ricardo José Cabeça de Souza www.ricardojcsouza.com.br II Ricardo José Cabeça de Souza www.ricardojcsouza.com.br Frame Relay DÉCADA DE 80 Uso do protocolo X.25 (RENPAC) Linhas Analógicas Velocidade baixa Altas taxas de erros Computadores lentos e caros Circuitos

Leia mais

Redes de Computadores. Tecnologias de redes metropolitanas

Redes de Computadores. Tecnologias de redes metropolitanas Redes de Computadores Tecnologias de redes metropolitanas Tecnologias de redes metropolitanas! FDDI Fiber Distributed Data Interface! DQDB Distributed Queue Dual Bus! SDH/SONET Synchronous Digital Hierarchy/Synchronous

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com 2/16 Nível de Rede Comunicação entre dispositivos de uma mesma rede ocorrem de forma direta. Quando a origem e o destino estão

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 1 Conceitos básicos de comunicação Sumário Técnicas de transmissão

Leia mais

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes Tecnologias de rede Ethernet e IEEE 802.3 Token ring ATM FDDI Frame relay Ethernet A Ethernet é uma tecnologia de broadcast de meios compartilhados. Entretanto, nem todos os dispositivos da rede processam

Leia mais

INFORMÁTICA

INFORMÁTICA INFORMÁTICA 01. CMM tem como objetivo ajudar uma organização a conhecer e melhorar seus processos de desenvolvimento de software. Neste contexto, a finalidade do Programa de Treinamento é desenvolver as

Leia mais

Capítulo 5. A camada de rede

Capítulo 5. A camada de rede Capítulo 5 A camada de rede slide slide 1 1 slide 2 Questões de projeto da camada de rede Comutação de pacote: store-and-forward Serviços fornecidos à camada de transporte Implementação do serviço não

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN: gerente de um determinado setor de uma empresa

Leia mais

Atualmente dedica-se à Teleco e à prestação de serviços de consultoria em telecomunicações.

Atualmente dedica-se à Teleco e à prestação de serviços de consultoria em telecomunicações. Frame Relay Este tutorial apresenta os conceitos básicos do protocolo Frame Relay, suas características e aplicações. Huber Bernal Filho Engenheiro de Teleco (MAUÁ 79), tendo atuado nas áreas de Redes

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN-WAN WAN-WAN Repetidores Equipamentos que amplificam

Leia mais

PTC Aula A periferia da Internet 1.3 O núcleo da rede. (Kurose, p. 9-23) (Peterson, p ) 18/02/2016

PTC Aula A periferia da Internet 1.3 O núcleo da rede. (Kurose, p. 9-23) (Peterson, p ) 18/02/2016 PTC 3450 - Aula 02 1.2 A periferia da Internet 1.3 O núcleo da rede (Kurose, p. 9-23) (Peterson, p. 15-35) 18/02/2016 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross, All Rights Reserved

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Nível de Rede Comunicação entre dispositivos de uma mesma rede ocorrem de forma direta. Quando a origem e o destino estão

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais

Técnicas de comutação

Técnicas de comutação Técnicas de comutação Abordagens para a montagem de um núcleo de rede [Kurose] Comutação Alocação de recursos da rede (meio de transmissão, nós intermediários etc.) para transmissão [Soares] Técnicas de

Leia mais

Redes de Computadores Aula 5. Aleardo Manacero Jr.

Redes de Computadores Aula 5. Aleardo Manacero Jr. Redes de Computadores Aula 5 Aleardo Manacero Jr. Tópicos principais IP versões 4 e 6 X.25 Frame relay ATM Redes públicas e redes privadas Protocolo IPv4 Já foi examinado durante o estudo da camada de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Prof. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul brivaldo@facom.ufms.br 10 de maio de 2017 Sumário 1 2 3 Núcleo da rede É um mesclado de roteadores interconectados; encaminhamento de pacotes: dipositivos

Leia mais

Comutação de Circuitos, Pacotes e Células

Comutação de Circuitos, Pacotes e Células Comutação de Circuitos, Pacotes e Células A função da comutação em uma rede de comunicação se refere à alocação dos recursos da rede para possibilitar a transmissão de dados pelos diversos dispositivos

Leia mais

terça-feira, 30 de julho de 13 Equipamentos de Interconexão

terça-feira, 30 de julho de 13 Equipamentos de Interconexão Equipamentos de Interconexão Repetidor Um repetidor ( repeater ) é um dispositivo utilizado para estender o alcance de uma LAN. Atuando na camada física, o repetidor conecta segmentos de rede, amplificando

Leia mais

Introdução ao Frame Relay. Prof. José Marcos Câmara Brito Inatel - 05/99

Introdução ao Frame Relay. Prof. José Marcos Câmara Brito Inatel - 05/99 Introdução ao Frame Relay Prof. José Marcos Câmara Brito Inatel - 05/99 Objetivo Prover o usuário com uma rede privativa virtual (VPN) capaz de suportar aplicações que requeiram altas taxas de transmissão

Leia mais

Prof. Pedro de Alcântara Neto Poli - UPE.

Prof. Pedro de Alcântara Neto Poli - UPE. Prof. Pedro de Alcântara Neto Poli - UPE. 1 Pedro de Alcântara Neto ATM RDSI - FL 2 Pedro de Alcântara Neto ATM RDSI - FL 3 Pedro de Alcântara Neto ATM RDSI - FL 4 Pedro de Alcântara Neto ATM RDSI - FL

Leia mais

Redes X.25. Prof. Monteiro, Emiliano S. - Monteiro, Emiliano S.

Redes X.25. Prof. Monteiro, Emiliano S.  - Monteiro, Emiliano S. Redes X.25 Prof. Monteiro, Emiliano S. www.csecurity.com.br - Monteiro, Emiliano S. X.25 A especificação X.25 surgiu a partir da necessidade de se conectar computadores usando uma rede externa (rede pública)

Leia mais

Prof. Carlos Messani

Prof. Carlos Messani Prof. Carlos Messani A Camada de Enlace Serviços: Encapsulamento HDLC HDLC - o tipo de encapsulamento padrão em conexões point-to-point, links dedicados e conexões com comutação por circuito quando o link

Leia mais

Capítulo 4 Fundamentos das WANs

Capítulo 4 Fundamentos das WANs Capítulo 4 Fundamentos das WANs No capítulo anterior estudamos os fundamentos de LANs na camada física e de enlace do padrão Ethernet. Neste capítulo veremos os mesmos conceitos só que voltados para redes

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle PTC3450 - Redes de Comunicação - 1o semestre 2017 Lista de Exercícios Suplementares 1 1) (2014-P1)

Leia mais

Frame Relay. Serviços de Suporte em Modo Trama FEUP/DEEC/RBL 2005/06. José Ruela. Serviços de Suporte em Modo Trama

Frame Relay. Serviços de Suporte em Modo Trama FEUP/DEEC/RBL 2005/06. José Ruela. Serviços de Suporte em Modo Trama Frame Relay Serviços de Suporte em Modo Trama FEUP/DEEC/RBL 2005/06 José Ruela Serviços de Suporte em Modo Trama A expressão Frame Relay é habitualmente usada, em sentido lato, para designar serviços baseados

Leia mais

Relatório: Desempenho de protocolos HDLC, PPP e Frame Relay

Relatório: Desempenho de protocolos HDLC, PPP e Frame Relay INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. Turma:ENG. DE TELECOMUNICAÇÕES. Disciplina: Redes de Computadores II. Alunos: Fernando M. S.,João V.R., Lucas G., Ronaldo J. B., Stephany

Leia mais

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 4 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Camada aplicação Serviços Requisitos das aplicações Camada transporte Serviços TCP UDP Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE TH AH mensagem

Leia mais

UNIDADE II. Fonte: SGC Estácio e João Bosco M. Sobral

UNIDADE II. Fonte: SGC Estácio e João Bosco M. Sobral UNIDADE II Aula 6 LPCD, Redes IP/MPLS, VPN e Frame Relay Fonte: SGC Estácio e João Bosco M. Sobral MPLS significa Multi Protocol Label Switching. OMPLSé um mecanismo eficiente i de encapsulamento em hardware

Leia mais

O que é ATM? Introdução ao ATM. Essência da Tecnologia. Essência da Tecnologia. Histórico. Quais as Necessidades Atuais?

O que é ATM? Introdução ao ATM. Essência da Tecnologia. Essência da Tecnologia. Histórico. Quais as Necessidades Atuais? 1 2 O que é? Introdução ao Msc. Frank Meylan MSc. Adilson E. Guelfi meylan@lsi.usp.br guelfi@lsi.usp.br www.lsi.usp.br/~meylan Laboratório de Sistemas Integráveis Escola Politécnica da USP Modo de Transferência

Leia mais

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas

CST Redes de Computadores. Comunicação de Dados 2. Aula 13 Planejamento de Redes. Prof. Jéferson Mendonça de Limas CST Redes de Computadores Comunicação de Dados 2 Aula 13 Planejamento de Redes Prof. Jéferson Mendonça de Limas LANs Realizando a Conexão Física Planejamento e Cabeamento de uma Rede LANs Realizando a

Leia mais

Capítulo 5: EVOLUÇÃO DAS REDES

Capítulo 5: EVOLUÇÃO DAS REDES Capítulo 5: EVOLUÇÃO DS REDES Cap.5 Evolução das Redes - 1 FRME RELY Cap.5 Evolução das Redes - 2 FRME RELY Protocolo de Interface para rede de comutação de pacotes Chaveamento (roteamento) no nível de

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Licenciatura em Engenharia Informática 1. Tecnologias WAN.

Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Licenciatura em Engenharia Informática 1. Tecnologias WAN. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Licenciatura em Engenharia Informática 1 Tecnologias WAN (Dezembro 2009) Autor: José Afonso Esteves Janeiro Resumo- Este relatório

Leia mais

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos A camada de Enlace Serviços e Protocolos Camada de Enlace Segunda camada do modelo OSI Primeira Camada do Modelo TCP/IP Modelo OSI Modelo TCP/IP Aplicação Apresentação Aplicação Sessão Transporte Rede

Leia mais

CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica

CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica CCT0023 Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica Placa de rede Placa de rede Preparação dos quadros para que possam ser enviados pelos cabos. A placa de rede gera os bits de um quadro no sentido

Leia mais

Tecnologias e Componentes de Redes

Tecnologias e Componentes de Redes Tecnologias e Componentes de Redes Material de apoio Tecnologias de Redes WAN (X25, Frame Relay, ATM e MPLS) Cap.12 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não

Leia mais

Rede Digital com Integração de Serviços RDIS

Rede Digital com Integração de Serviços RDIS Universidade do Minho Escola de Engenharia Departamento de Electrónica Industrial Rede Digital com Integração de Serviços RDIS Protocolo de Nível 2 da Interface Utilizador-Rede LAPD Link Access Protocol

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Fundamentos de Redes II Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores X.25 Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Comunicação de Dados II Aula 10 Camada de Enlace de Dados Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Função das Camadas Anteriores: Aplicação: fornece a interface com o usuário;

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Fundamentos de Redes II Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Protocolos da camada de enlace de

Leia mais

Redes de Computadores e Telecomunicações - Camada de Transporte

Redes de Computadores e Telecomunicações - Camada de Transporte Redes de Computadores e Telecomunicações - Camada de Transporte Objetivos Motivação Os serviços oferecidos pelo protocolo IP não oferecem garantia de confiabilidade. Problemas como congestionamento, perda

Leia mais

FDDI (Fiber Distributed Data Interface)

FDDI (Fiber Distributed Data Interface) FDDI (Fiber Distributed Data Interface) O padrão FDDI (Fiber Distributed Data Interface) foi desenvolvido pelo ASC X3T9.5 da ANSI nos EUA e adotado pela ISO como padrão internacional (ISO 9314/1/2/3) em

Leia mais

Computadores Digitais II

Computadores Digitais II Computadores Digitais II Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Departamento de Eletrônica e Telecomunicações Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de Computadores

Leia mais

1 Redes de comunicação de dados

1 Redes de comunicação de dados 1 Redes de comunicação de dados Nos anos 70 e 80 ocorreu uma fusão dos campos de ciência da computação e comunicação de dados. Isto produziu vários fatos relevantes: Não há diferenças fundamentais entre

Leia mais

Frame Relay Traffic Shaping para VoIP e VoFR

Frame Relay Traffic Shaping para VoIP e VoFR Frame Relay Traffic Shaping para VoIP e VoFR Índice Introdução Antes de Começar Convenções Pré-requisitos Componentes Utilizados Visão geral de modelagem de tráfego de Frame Relay Diagrama de Rede Exemplo

Leia mais

REDES II. e Heterogêneas. Prof. Marcos Argachoy

REDES II. e Heterogêneas. Prof. Marcos Argachoy Convergentes e Heterogêneas Prof. Marcos Argachoy REDES CONVERGENTES Cont./ Convergência Refere-se a redução para uma única conexão de rede, fornecendo todos os serviços, com conseqüente economia de escala.

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Software de Rede Slide 1 Serviço X Protocolo Serviço: Conjunto de primitivas (operações) que uma camada oferece à camada situada acima dela. [TAN, 03] Protocolo: Conjunto de regras

Leia mais

CCNA 1 Conceitos de Rede. Kraemer

CCNA 1 Conceitos de Rede. Kraemer CCNA 1 Conceitos de Rede Conceitos de Rede Breve história das redes de dados Dispositivos de rede Topologias Protocolos de rede Redes locais Redes de longa distância Redes metropolitanas Redes de área

Leia mais

Redes de Computadores. Comutação de Pacotes. Técnicas de Comutação. Comutação de circuitos (1/3) Comutação de Pacotes. Comutação de Pacotes.

Redes de Computadores. Comutação de Pacotes. Técnicas de Comutação. Comutação de circuitos (1/3) Comutação de Pacotes. Comutação de Pacotes. Comutação de Pacotes Comutação de Pacotes (Cap. do livro texto) Sumário Comutação e Repasse Pontes e Comutadores de LANs Comutação de Células Hardware de Comutadores/Chaves DCC/UFMG Comutação de Pacotes

Leia mais

Este documento não é restrito a versões de software ou hardware específicas.

Este documento não é restrito a versões de software ou hardware específicas. Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Glossário Informações Relacionadas Introdução Este documento define termos comuns do Frame Relay. Pré-requisitos Requisitos

Leia mais

Capítulo 4: Camada de rede

Capítulo 4: Camada de rede Capítulo 4: Camada de Objetivos do capítulo: entender os princípios por trás dos serviços da camada de : modelos de serviço da camada de repasse versus roteamento como funciona um roteador roteamento (seleção

Leia mais

Tecnologia em Sistemas para Internet Redes de Computadores e Aplicações

Tecnologia em Sistemas para Internet Redes de Computadores e Aplicações Tecnologia em Sistemas para Internet e Aplicações Aula 05 Elementos de Interconexões de Redes Objetivos Conhecer os principais dispositivos responsáveis por realizar interconexões em redes de computadores;

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

Configurando o Frame Relay Traffic Shaping em 7200 roteadores e plataformas mais baixas

Configurando o Frame Relay Traffic Shaping em 7200 roteadores e plataformas mais baixas Configurando o Frame Relay Traffic Shaping em 7200 roteadores e plataformas mais baixas Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configurar Diagrama

Leia mais

Protocolos de Redes de Computadores

Protocolos de Redes de Computadores Protocolos de Redes de Computadores Princípios da Comunicação Elementos da comunicação EMISSOR MEIO DE COMUNICAÇÃO RECEPTOR Redes de Computadores A evolução dos Sistemas de Computação Sistemas Compartilhados

Leia mais

Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede. Introdução às Redes de Computadores

Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede. Introdução às Redes de Computadores Noções de Ethernet (enlace) Endereçamento Físico Dispositivos de Rede Nível de enlace Enlace Físico Delimitação da informação Detecção de erros de transmissão Controle de acesso ao Meio Físico Endereçamento

Leia mais

1. MPLS (Multiprotocol Label Switching)

1. MPLS (Multiprotocol Label Switching) 1. MPLS (Multiprotocol Label Switching) O MPLS (Multiprotocol Label Switching) é é uma técnica de encaminhamento de pacotes baseado em label, padronizado pelo IETF em http://www.ietf.org/html.charters/mplscharter.html.

Leia mais

Integrated Services Digital Network (ISDN) Carlos Messani

Integrated Services Digital Network (ISDN) Carlos Messani Integrated Services Digital Network (ISDN) Carlos Messani ISDN - Conceitos ISDN é uma rede que fornece conectividade digital fim-a-fim, oferecendo suporte a uma ampla gama de serviços, como voz e dados.

Leia mais

Capítulo 3 Camada de transporte

Capítulo 3 Camada de transporte Capítulo 3 Camada de transporte slide 1 Introdução e serviços de camada de transporte A camada de transporte fornece comunicação lógica, e não física, entre processos de aplicações: slide 2 Relação entre

Leia mais

Arquitetura da Internet TCP/IP

Arquitetura da Internet TCP/IP Arquitetura da Internet TCP/IP A Internet Internet é a rede mundial de computadores, à qual estão conectados milhões de computadores do mundo todo; A idéia de concepção de uma rede mundial surgiu nos Estados

Leia mais

Capítulo 5 Sumário. Formato das Mensagens ICMP. Tipos de Mensagens ICMP

Capítulo 5 Sumário. Formato das Mensagens ICMP. Tipos de Mensagens ICMP 1 Capítulo 5 Sumário Formato das Mensagens ICMP Tipos de Mensagens ICMP Solicitação de Eco / Resposta de Eco Destino Inatingível Tempo Esgotado (time-out) Source Quench Redirecionamento 2 Aplicação Telnet

Leia mais

Nível de Rede. Modelo de Referência OSI GCAR

Nível de Rede. Modelo de Referência OSI GCAR Nível de Rede Modelo de Referência OSI Camada 1: Física Camada 2: Enlace Camada 3: Rede Camada 4: Transporte Camada 5: Sessão Camada 6: Apresentação Camada 7: Aplicação APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução à Certificação Cisco... 1 Capítulo 2 Redes de Computadores... 21

Sumário Capítulo 1 Introdução à Certificação Cisco... 1 Capítulo 2 Redes de Computadores... 21 Sumário Capítulo 1 Introdução à Certificação Cisco... 1 Por que Ser um Profissional Certificado... 2 CCNA 4... 3 A Carreira de Certificação Cisco... 4 Profissional de Suporte... 6 Engenheiro de Projeto...

Leia mais

Telefonia Fixa e VOIP NGN. Prof. Marco Cazarotto

Telefonia Fixa e VOIP NGN. Prof. Marco Cazarotto Telefonia Fixa e VOIP NGN Prof. Marco Cazarotto NGN Next Generation Network Uma rede de dados convergente, onde as operadoras utilizam sua rede (backbones, acesso DSL, etc.), para não somente prover transporte

Leia mais

Material de Apoio. Equipamentos de Rede HUB

Material de Apoio. Equipamentos de Rede HUB Material de Apoio Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Redes de Computadores e Internet Carga horária: 80 h/a. Período: 2º semestre Turno: Noturno Ano letivo: 2012/2 Professor: Waldemiro

Leia mais

Redes Metro Ethernet. Carlos Gustavo A. da Rocha. Tecnologia para Integração de Serviços

Redes Metro Ethernet. Carlos Gustavo A. da Rocha. Tecnologia para Integração de Serviços Redes Metro Ethernet Carlos Gustavo A. da Rocha Origem da tecnologia ethernet Usada como uma tecnologia de conectividade para LANs (10,100,1000Mbps) Em suas versões mais recentes, já era utilizada para

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Transporte Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda n Parte I n Introdução n Protocolos de Transporte Internet n Multiplexação e n UDP n Parte II n TCP

Leia mais

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I 1- Um dos componentes de um a Rede de Teleprocessamento que tem a função de compatibilizar o sinal digital de dados ao sinal analógico para uso da Rede Pública de Telefonia é: a) UNIDADE CONTROLADORA DE

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella Lista de Exercícios 1 1. Diga com suas palavras o que vem a ser uma rede

Leia mais

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Aplicações de LANs Para computadores pessoais Baixo custo Taxas de transmissão limitadas Para conexão de redes Interconexão de sistemas maiores (grandes servidores e dispositivos

Leia mais

Nível de Rede. Funções do nível de rede GCAR

Nível de Rede. Funções do nível de rede GCAR Nível de Rede Funções do nível de rede Multiplexação Endereçamento Mapeamento entre endereços de rede e de enlace Roteamento Estabeleciment/Liberação conexões de rede Controle de Congestionamento 1 Funções

Leia mais

CAR Componentes Ativos de Rede

CAR Componentes Ativos de Rede Componentes Ativos de Rede 1 Componentes Ativos de Rede Elementos de Rede Repetidores Hub Bridges Switches Roteadores 2 Componentes Ativos de Rede Simbologias Roteador Servidor de acesso remoto Switch

Leia mais

Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores

Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br

Leia mais

Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores

Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

Claudivan C. Lopes

Claudivan C. Lopes Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Modos de transmissão Informação analógica vs digital Transmissão em série vs em paralelo Medidas de desempenho IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Vejamos as nomenclaturas

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Capítulo 3 Camada de transporte

Capítulo 3 Camada de transporte Capítulo 3 Camada de transporte slide 1 Introdução e serviços de camada de transporte A camada de transporte fornece comunicação lógica, e não física, entre processos de aplicações: slide 2 Relação entre

Leia mais

I/O para Dispositivos Externos e Outros Computadores. Redes de Interconexão. Redes de Interconexão. Redes de Computadores Correntes

I/O para Dispositivos Externos e Outros Computadores. Redes de Interconexão. Redes de Interconexão. Redes de Computadores Correntes para Dispositivos Externos e Outros Computadores Processor interrupts Cache Memory - Bus Main Memory Disk Disk Graphics Network ideal: bandwidth alto, baixa latência Redes de Computadores Correntes Objetivos:

Leia mais

Arquitetura de Redes de Computadores

Arquitetura de Redes de Computadores Arquitetura de Redes de Computadores Unidade III Camada de Transporte Apresentado por Prof. Fred Sauer Baseado em Material didático de Prof Sergio Cardoso Objetivos do Capítulo Entender os princípios dos

Leia mais

Desempenho de Redes de Computadores. Ricardo Couto A. da Rocha 2015

Desempenho de Redes de Computadores. Ricardo Couto A. da Rocha 2015 Desempenho de Redes de Computadores Ricardo Couto A. da Rocha 2015 Parâmetros de Desempenho Largura de Banda (bandwidth) Throughput Latência Jitter Escalabilidade parâmetro típico de sistemas distribuídos

Leia mais

Este material sobre MPLS pretende ser um guia introdutório a esta tecnologia que está em constante desenvolvimento.

Este material sobre MPLS pretende ser um guia introdutório a esta tecnologia que está em constante desenvolvimento. 8. Redes MPLS 8. 1 - Introdução Este material sobre MPLS pretende ser um guia introdutório a esta tecnologia que está em constante desenvolvimento. O MPLS surgiu no final dos anos 90 do século passado

Leia mais

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 3 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Começo da Internet Princípios básicos Comutação pacotes x circuitos Protocolos Arquitetura em camadas Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE

Leia mais