Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Unidades de Entrada e Saída

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Unidades de Entrada e Saída"

Transcrição

1 Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Unidades de Entrada e Saída

2 Arquitetura de Computadores Unidades de Entrada e Saída Agenda: 1. Introdução 2. Função 3. Característica 4. Categorias 5. Formas de Comunicação 6. Formas de Transmissão 7. Tipos de Transmissão 8. Conclusão 9. Exercício cio 10.Trabalho

3 Introdução A unidade de entrada traduz informação (por exemplo, letras, números, n imagens, marcas magnéticas) de uma variedade de dispositivos de entrada em pulsos elétricos de forma que a CPU entenda. A unidade de saída traduz os dados processados, enviados pela CPU em forma de pulsos elétricos, em palavras ou números, que são impressos por impressoras ou mostrados em monitores de vídeo. v

4 Função Comunicação do usuário com o computador. Comunicação do computador com o meio ambiente. Armazenamento (gravação) de dados. Ler e transmitir dados. Coletar informações e introduzi-las na máquina, exibi-las ou imprimir os resultados do processamento, ou ainda controlar dispositivos externos.

5 Característica As características que regem a comunicação de cada um dos dispositivos de E/S (entrada e saída) com o núcleo n do computador (composto de UCP e memória principal) são muito diferentes entre si. Cada dispositivo de E/S se comunica com o núcleo de forma diversa do outro.

6 Característica (cont( Entre outras diferenças, os dispositivos de E/S são muito mais lentos que o computador, característica essa que impõe restrições à comunicação, de vez que o computador precisaria esperar muito tempo pela resposta do dispositivo. Outra diferença a fundamental diz respeito às características das ligações dos sinais dos dispositivos.

7 Característica (cont( A UCP não se comunica diretamente com cada dispositivo de E/S e sim com "interfaces", de forma a compatibilizar as diferentes características. A compatibilização de velocidades é feita geralmente por programa, usando memórias temporárias rias na interface chamadas "buffers" buffers" que armazenam as informações conforme vão chegando da UCP e as libera para o dispositivo à medida que este as pode receber.

8 Característica (cont( Inicialmente, a UCP interroga o dispositivo, enviando o endereço o do dispositivo e um sinal dizendo se quer mandar ou receber dados através da interface. O periférico, rico, reconhecendo seu endereço, responde quando está pronto para receber (ou enviar) os dados. A UCP então transfere (ou recebe) os dados através s da interface, e o dispositivo responde confirmando que recebeu (ou transferiu) os dados (acknowledge( ou ACK) ou que não recebeu os dados, neste caso solicitando retransmissão (not( not-acknowledge ou NAK).

9 Característica (cont( O processo de comunicação ("protocolo") é feito através s de transferência de informações de controle, endereços e dados propriamente ditos. Interface de E/S = Adaptador de Periférico, rico, Controladora de E/S, Processador de Periférico, rico, Canal de E/S.

10 Categoria Dispositivos de blocos: Blocos endereçá çáveis de tamanho fixo Exemplos: discos Dispositivos de caracteres Recebem/enviam fluxo de caracteres (sem estrutura de blocos). Sem endereçamento e sem operação de posicionamento (lseek( lseek). Exemplos: impressoras, interfaces de rede, mouses, teclado, vídeo, v etc.

11 Categoria (cont( Relógios (clocks( clocks): geram interrupções em intervalos bem definidos. Não se classificam em nenhuma das categorias.

12 Formas de Comunicação Paralelo: Na comunicação em paralelo, grupos de bits são transferidos simultaneamente (em geral, byte a byte) através s de diversas linhas condutoras dos sinais. Como vários v bits são transmitidos simultaneamente a cada ciclo, a taxa de transferência de dados ("throughput throughput") é alta. O processo de transferência em paralelo envolve um controle sofisticado e é razoavelmente complexo, o que o torna mais caro.

13 Formas de Comunicação (cont( Paralelo (cont( : Um dos problemas importantes diz respeito à propagação dos sinais no meio físico f (cabo de conexão entre o dispositivo e a interface). Essa propagação deve ocorrer de modo que os sinais (os bits) correspondentes a cada byte cheguem simultaneamente à extremidade oposta do cabo, onde então serão re-agrupados em bytes.

14 Formas de Comunicação (cont( Paralelo (cont( : Os condutores que compõem o cabo usualmente tem pequenas diferenças físicas, f a velocidade de propagação dos sinais digitais nos condutores poderá ser ligeiramente diferente nos diversos fios. O comprimento também m pode influenciar em diferenças de velocidades de condução dos sinais (skew( skew). Caso isso ocorra os bits chegariam fora de ordem e a informação ficaria irrecuperável.

15 Formas de Comunicação (cont( Paralelo (cont( : Há limites para o comprimento do cabo que interliga um dispositivo ao computador, quando se usa o modo paralelo. Essas restrições contribuem para que a utilização da comunicação em paralelo se limite a aplicações que demandem altas taxas de transferência (Ex: HD, CD-ROM, DVD, ou mesmo impressoras) e se situem muito próximo do núcleo n do computador. Em geral, o comprimento dos cabos paralelos é limitado a até um máximo m de 1,5 metro.

16 Formas de Comunicação (cont( Paralelo (cont( :

17 Formas de Comunicação (cont( Serial: Os bits são transferidos um a um, através s de um único par condutor. Os bytes a serem transmitidos são serializados, isto é,, são "desmontados" bit a bit, e são individualmente transmitidos, um a um. Na outra extremidade do condutor, os bits são contados e quando formam 8 bits, são remontados, reconstituindo os bytes originais.

18 Formas de Comunicação (cont( Serial (cont( : Nesse modo, o controle é comparativamente muito mais simples que no modo paralelo e de implementação mais barata. Como todos os bits são transferidos pelo mesmo meio físico, f as eventuais irregularidades afetam todos os bits igualmente. Não é afetada por irregularidades do meio de transmissão e não háh skew. Transmissão mais lenta.

19 Formas de Comunicação (cont( Serial (cont( : Como os bits são transmitidos seqüencialmente encialmente um a um, sua utilização é normalmente indicada apenas para periféricos ricos mais lentos (Ex: teclado, mouse, etc). Como não tem problema de distância médias m ou longas é usado em redes locais e comunicações via linha telefônica usando modems. Tem recebido aperfeiçoamentos importantes (seja de protocolo, de interface e de meio de transmissão) que vem permitindo o aumento da velocidade de transmissão.

20 Formas de Comunicação (cont( Serial (cont( :

21 Formas de Comunicação (cont( Paralela x Serial: A transmissão serial vem aumento de velocidade. A da transmissão paralela tem boa velocidade, mas tem skew.

22 Formas de Transmissão Síncrona: O intervalo de tempo entre dois caracteres subseqüentes entes é fixo. Os dois dispositivos - transmissor e receptor - são sincronizados, pois existe uma relação direta entre tempo e os caracteres transferidos. Quando não háh caracteres a serem transferidos, o transmissor continua enviando caracteres especiais de forma que o intervalo de tempo entre caracteres se mantém m constante e o receptor mantém-se sincronizado.

23 Formas de Transmissão (cont( Síncrona (cont( : No início de uma transmissão síncrona, s os relógios dos dispositivos transmissor e receptor são sincronizados através s de um string de sincronização e então mantém-se sincronizados por longos períodos de tempo. A sincronização depende da estabilidade dos relógios e pode transmitir dezenas de milhares de bits antes de precisar re-sincronizar.

24 Formas de Transmissão (cont( Assíncrona: O intervalo de tempo entre os caracteres não é fixo. Como o fluxo não é homogêneo, não haveria como distinguir a ausência de bits sendo transmitidos de um eventual fluxo de bits zero e o receptor nunca saberia quando viria o próximo caractere, e portanto não teria como identificar o que seria o primeiro bit do caractere. É padronizado que na ausência de caracteres a serem transmitidos o transmissor mantém m a linha sempre no estado 1 (isto é,, transmite ininterruptamente bits 1, o que distingue também de linha interrompida).

25 Formas de Transmissão (cont( Assíncrona (cont( : Quando for transmitir um caractere, para permitir que o receptor reconheça a o início do caractere, o transmissor insere um bit de partida (start( bit) antes de cada caractere. Convenciona-se que esse start bit será um bit zero, interrompendo assim a seqüência de bits 1 que caracteriza a linha livre (idle( idle). Para maior segurança, a, ao final de cada caractere o transmissor insere um (ou dois, dependendo do padrão adotado) bits de parada (stop bits), convencionando-se serem bits 1 para distingüí üí-los dos bits de partida.

26 Formas de Transmissão (cont( Assíncrona (cont( : Os bits de informação são transmitidos em intervalos de tempo uniformes entre o start bit e o(s) stop bit(s). Logo o transmissor e receptor somente estarão sincronizados durante o intervalo de tempo entre os bits de start e stop.. A transmissão assíncrona também é conhecida como "start" start-stop".

27 Formas de Transmissão (cont( Síncrona X Assíncrona:

28 Tipos de Transmissão Simplex: Permite a comunicação apenas em um único sentido, tendo em uma extremidade um dispositivo apenas transmissor (transmitter( transmitter) ) e do outro um dispositivo apenas receptor (receiver( receiver). Não háh possibilidade do dispositivo receptor enviar dados ou mesmo sinalizar se os dados foram recebidos corretamente. Transmissões de rádio r e televisão são exemplos de transmissão simplex.

29 Tipos de Transmissão (cont( Half-Duplex Duplex: É quando existem em ambas as extremidades dispositivos que podem transmitir e receber dados, porém m não simultaneamente. Durante uma transmissão half-duplex duplex,, em determinado instante um dispositivo A será transmissor e o outro B será receptor, em outro instante os papéis podem se inverter. A operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos é chamada de turn-around e o tempo necessário para os dispositivos chavearem entre as funções de transmissor e receptor é chamado de turn-around time.

30 Tipos de Transmissão (cont( Full-Duplex Duplex: É quando os dados podem ser transmitidos e recebidos simultaneamente em ambos os sentidos. É equivalente a duas linhas simplex,, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around around,, uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo (maior throughput) ) que uma linha half- duplex, considerando-se se a mesma taxa de transmissão de dados.

31 Tipos de Transmissão (cont(

32 Metodologia de Comunicação Entrada e Saída Programada (pooling( pooling): A CPU pergunta a cada dispositivo se alguém precisa ser atendido e não checa a prioridade. É simples de implementar, tendo vantagens em algumas aplicações. Entrada e Saída Controlada por Interrupção: Nesse caso a CPU não acessa um dispositivo até que ele precise de atenção. A interrupção ocorre de forma assíncrona,. Não interrompe operação crítica.

33 Metodologia de Comunicação (cont( Acesso direto à memória (DMA): Dispositivo que transfere os dados diretamente da memória para ela mesma em vez de usar a CPU como intermediária. ria.

34 Conclusão Ao contrário rio do que se pensa unidades de E/S não são somente conectores físicos, f são também m responsáveis pela comunicação lógica entre o núcleo, n barramento e a própria pria unidade.

35 Exercício cio 1. Explique para que servem as unidades de entrada e exemplifique. 2. Explique para que servem as unidades de saída e exemplifique. 3. Qual a principal função das unidades de entrada e saída? 4. Cite pelo menos uma característica de comunicação entre as unidades de entrada e saída e o núcleo n do computador.

36 Exercício cio 5. Explique como funcionam as duas categorias de unidades de entrada e saída. 6. Explique como funciona a comunicação em paralelo e serial das unidades de entrada e saída. 7. Explique as diferenças das formas de transmissão síncrona s e assíncrona.

37 Exercício cio 8. Explique os tipos de transmissão abaixo: 1. Simplex; 2. Half-duplex duplex; 3. Full-duplex duplex. 9. Explique como funcionam as metodologias de comunicação abaixo: 1. Entrada e saída programada; 2. Entrada e saída controlada por interrupção; 3. Acesso direto a memória.

38 Trabalho Escrito (2,0 pontos): Resumo de no máximo m 3 páginas p com uma introdução, função, característica (funcionamento, categoria e modo de comunicação entre o núcleo n do computador e a unidade de E/S), conclusão e um exercício cio (mínimo de 3 e máximo de 5 questões). Apresentação (2,0 pontos). Freqüência (1,0 ponto).

CAPÍTULO 2. Características comuns das Interfaces. 2.1 Comunicação Serial x Comunicação Paralela. Interfaces e Periféricos 12

CAPÍTULO 2. Características comuns das Interfaces. 2.1 Comunicação Serial x Comunicação Paralela. Interfaces e Periféricos 12 Interfaces e Periféricos 12 CAPÍTULO 2 Características comuns das Interfaces Neste capítulo estudaremos diversas características comuns de hardware e software encontradas nas interfaces, por exemplo, uma

Leia mais

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Barramento Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Componentes do Computador; Funções dos Computadores; Estrutura de Interconexão; Interconexão de Barramentos Elementos de projeto de barramento;

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

Introdução. Hardware (Parte III) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu.

Introdução. Hardware (Parte III) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação. joseana@computacao.ufcg.edu. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Hardware (Parte III) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br Carga

Leia mais

SSC0611 Arquitetura de Computadores

SSC0611 Arquitetura de Computadores SSC0611 Arquitetura de Computadores 6ª Aula Entrada e Saída Profa. Sarita Mazzini Bruschi sarita@icmc.usp.br Estrutura da máquina de von Neumann Dispositivos Periféricos Interface com o mundo exterior

Leia mais

Arquitetura de Computadores Unidade 2 Organização Funcional dos Sistemas de Computação tópico 2.3 Subsistemas de E/S

Arquitetura de Computadores Unidade 2 Organização Funcional dos Sistemas de Computação tópico 2.3 Subsistemas de E/S Arquitetura de Computadores Unidade 2 Organização Funcional dos Sistemas de Computação tópico 2.3 Subsistemas de E/S Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com TÓPICOS - FUNÇÕES

Leia mais

Organização de Computadores

Organização de Computadores Organização de Computadores Aula 19 Barramentos: Estruturas de Interconexão Rodrigo Hausen 14 de outubro de 2011 http://cuco.pro.br/ach2034 1/40 Apresentação 1. Bases Teóricas 2. Organização de computadores

Leia mais

Entrada e Saída (E/S)

Entrada e Saída (E/S) Organização e Arquitetura de Computadores Entrada e Saída (E/S) Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Baseado no material do prof. Sílvio Fernandes

Leia mais

Aula 09. Módulos de Entrada e Saída

Aula 09. Módulos de Entrada e Saída Aula 09 Módulos de Entrada e Saída Módulo de E/S Se não tivermos como colocar dados nos computadores de que eles servirão? Os barramentos fornecem um meio de mover dados de dentro para fora do sistema.

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Entrada e Saída Slide 1 Entrada e Saída Dispositivos Externos E/S Programada Organização e Arquitetura de Computadores I Sumário E/S Dirigida por Interrupção

Leia mais

Organização de Computadores 1

Organização de Computadores 1 Organização de Computadores 1 3.4 SISTEMA DE ENTRADA E SAÍDA Prof. Luiz Gustavo A. Martins Arquitetura de von Newmann: Computadores atuais Componentes estruturais: Memória Principal Unidade de Processamento

Leia mais

Sistema de entrada e saída (E/S)- Módulos de E/S; tipos de operações de E/S

Sistema de entrada e saída (E/S)- Módulos de E/S; tipos de operações de E/S Sistema de entrada e saída (E/S)- Módulos de E/S; tipos de operações de E/S Explicitar aos alunos os modelos de entrada e saída em um computador e quais barramentos se aplicam a cada componente: memória,

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 1 Conceitos básicos de comunicação Sumário Técnicas de transmissão

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES E A CAMADA FÍSICA

REDES DE COMPUTADORES E A CAMADA FÍSICA CENTRO FEDERAL DE ENSINO TECNOLÓGICO DE SANTA CATARINA UNADE DESCENTRALIZADA DE SÃO JOSÉ NÚCLEO DE TELECOMUNICAÇÕES REDES DE COMPUTADORES E A CAMADA FÍSICA CAPÍTULO 2 Conceitos em Comunicação de Dados

Leia mais

Sistemas de Entrada e Saída

Sistemas de Entrada e Saída Sistemas de Entrada e Saída Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Maio, 2016 1 / 33 Sumário 1 Dispositivos de E/S 2 Interrupções 3 Software de E/S 2

Leia mais

Organização Básica de Computadores (Parte III)

Organização Básica de Computadores (Parte III) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Paraíba Unidade Acadêmica de Informação e Comunicação Curso Superior de Tecnologia em Redes de Organização Básica de (Parte III) Prof.a Maria de Lourdes

Leia mais

Entrada e Saída e Dispositivos

Entrada e Saída e Dispositivos Entrada e Saída e Dispositivos Uma das funções do Sistema Operacional é: - Gerência de dispositivos de E/S. Operações: - Tratamento de interrupções - Tratamento erros - Interfaceamento entre os dispositivos

Leia mais

Cap. 12 Gerência de Dispositivos 1

Cap. 12 Gerência de Dispositivos 1 Arquitetura de Sistemas Operacionais Técnico em Informática MBI-1 e NBI-1 Gerência de Dispositivos Cap. 12 Gerência de Dispositivos 1 Introdução Sumário Acesso ao Subsistema de Entrada e Saída Subsistema

Leia mais

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída

Sistemas Operacionais. Sistema de entrada e Saída Sistemas Operacionais Sistema de entrada e Saída Sistema de Entrada e Saída I/O É uma das principais tarefas de um sistema computacional Como máquina abstrata o S.O. deve oferecer uma visão padronizada

Leia mais

Notas da Aula 14 - Fundamentos de Sistemas Operacionais

Notas da Aula 14 - Fundamentos de Sistemas Operacionais Notas da Aula 14 - Fundamentos de Sistemas Operacionais 1. Dispositivos de E/S Uma operação de entrada e saída é aquela que envolve a leitura ou escrita de dados a partir de dispositivos que estão fora

Leia mais

Capítulo 7 - Interfaces de Entrada e Saída. Conceito

Capítulo 7 - Interfaces de Entrada e Saída. Conceito Conceito Uma das características básicas necessária de um computador é a capacidade de trocar dados com o mundo exterior (dispositivos periféricos). Para tornar os sinais internos à máquina compatíveis,

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Barramento

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Barramento Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Barramento Arquitetura de Computadores Agenda: Barramento 1. Introdução (definição). 2. Função 3. Vantagem e Desvantagem 4. Característica 5. Tipos 6.

Leia mais

Aula 8. Multiplexadores. SEL Sistemas Digitais. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Aula 8. Multiplexadores. SEL Sistemas Digitais. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Aula 8 Multiplexadores SEL 44 - Sistemas Digitais Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira 4. Circuitos Multiplexadores l Circuitos seletores de dados ; l Chave seletora digital; l Seleciona um dos diversos

Leia mais

SISTEMAS DE E/S PORTAS SERIAL E PARALELA Aula 09 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade

SISTEMAS DE E/S PORTAS SERIAL E PARALELA Aula 09 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade SISTEMAS DE E/S PORTAS SERIAL E PARALELA Aula 09 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade O conteúdo deste documento é baseado no livro Princípios Básicos de Arquitetura e Organização de Computadores

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I BARRAMENTO Slide 1 Sumário Introdução Componentes de Computador Funções dos Computadores Estruturas de Interconexão Interconexão de Barramentos Slide 2 Introdução

Leia mais

Sistemas de Entrada e Saídas II

Sistemas de Entrada e Saídas II Sistemas de Entrada e Saídas II José Costa Introdução à Arquitetura de Computadores Departamento de Engenharia Informática (DEI) Instituto Superior Técnico 2013-12-11 José Costa (DEI/IST) Sistemas de Entrada

Leia mais

Sistemas Operacionais. Entrada/Saída

Sistemas Operacionais. Entrada/Saída Sistemas Operacionais Entrada/Saída Atualizado em 28/02/2014 Como ocorre a comunicação de E/S Aplicação Operações de E/S Chamadas de Sistema S.O. Subsistema de E/S Núcleo (Kernel) Drivers HARDWARE Controladoras

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

ET53C - SISTEMAS DIGITAIS

ET53C - SISTEMAS DIGITAIS ET53C - SISTEMAS DIGITAIS Barramentos de Comunicação Serial UART e I 2 C Prof.: Glauber Brante e Profa. Mariana Furucho gbrante@utfpr.edu.br marianafurucho@utfpr.edu.br UTFPR Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Princípios de Comunicação (Sinal) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Modelo Geral de Comunicação A informação é gerada na fonte é transformada (modulada

Leia mais

4 Sistema Computacional:

4 Sistema Computacional: 4 Sistema Computacional: Hardware: são os componentes e dispositivos eletrônicos / eletromecânicos que operando em conjunto com outros componentes ou mesmo individualmente realizam uma das funções de um

Leia mais

Sistemas de entrada/saída

Sistemas de entrada/saída Os dispositivos de E/S são a comunicação do sistema operacional com o mundo externo. Os dispositivos de entrada e saída são controlados pelos sistemas operacionais. O S.O emite comandos para os dispositivos,

Leia mais

Infra-Estrutura de Software

Infra-Estrutura de Software Infra-Estrutura de Software Entrada / Saída Diversidade de dispositivos Hardware de E/S Características de dispositivos Caracter: transferem bytes um a um. Ex.terminal Bloco: transferem bytes em bloco.

Leia mais

Transmissão de dados. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Transmissão de dados. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Transmissão de dados Aluno: Bruno Oliveira Turma: 10º 13ª Disciplina: Redes de Comunicação 2013/2014 Introdução A transmissão

Leia mais

Tiago Guedes 10º 13ª

Tiago Guedes 10º 13ª Tiago Guedes 10º 13ª Introdução A transmissão de dados ou informação consiste na utilização de um suporte de informação para a transportar entre dois pontos fisicamente distantes. Este trabalho apresenta

Leia mais

Problemas com Entrada e Saída

Problemas com Entrada e Saída Problemas com Entrada e Saída Periféricos possuem características diferentes Geram diferentes quantidades de dados Em velocidades diferentes Em formatos diferentes Periféricos são mais lentos que UCP e

Leia mais

Periféricos possuem características diferentes. Periféricos são mais lentos que UCP e Memória Necessita-se de módulos de Entrada/Saída

Periféricos possuem características diferentes. Periféricos são mais lentos que UCP e Memória Necessita-se de módulos de Entrada/Saída Periféricos possuem características diferentes Geram diferentes quantidades de dados Em velocidades diferentes Em formatos diferentes Periféricos são mais lentos que UCP e Memória Necessita-se de módulos

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Periféricos possuem características diferentes Geram diferentes quantidades de dados Em velocidades diferentes Em formatos diferentes Periféricos são mais lentos que

Leia mais

Módulo 3 - Estrutura e configuração de Sistemas Operativos monoposto

Módulo 3 - Estrutura e configuração de Sistemas Operativos monoposto Módulo 3 - Estrutura e configuração de Sistemas Operativos monoposto 20-05-2009 - Aula nº 121,122 Funções de um Sistema Operativo Gestão do processador ao nível da sua planificação Gestão da Memória Gestão

Leia mais

Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado / Luiz Paulo Maia (Material Adaptado)

Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado / Luiz Paulo Maia (Material Adaptado) Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado / Luiz Paulo Maia (Material Adaptado) Capítulo 3 Concorrência Agenda Introdução Interrupções e exceções Operações de Entrada/Saída Buffering

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

Organização de Computadores

Organização de Computadores Organização de Computadores Aula 23 Entrada e Saída (I/O) Rodrigo Hausen 03 de novembro de 2011 http://cuco.pro.br/ach2034 1/62 Apresentação 1. Bases Teóricas 2. Organização de computadores... 2.3. Estruturas

Leia mais

Gerência de Entrada e Saída

Gerência de Entrada e Saída Gerência de Entrada e Saída Dispositivos de Entrada e Saída (1) Constituídos de 2 partes: Mecânica Eletrônica Controladora ou Adaptadora Controladora Placa ligada a um slot livre, ou inserida diretamente

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída Departamento de Ciência da Computação - UFF Dispositivos de Entrada e Saída Prof. Marcos A. Guerine mguerine@ic.uff.br 1 Dipositivos periféricos ou simplesmente periféricos permitem a comunicação da máquina

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2)

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2) Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Sistemas Operacionais (SOP A2) Conceitos de Hardware e Software Referências: Arquitetura de Sistemas Operacionais. F. B. Machado, L. P. Maia. Editora

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída Departamento de Ciência da Computação - UFF Dispositivos de Entrada e Saída Prof. Marcos A. A. Guerine mguerine@ic.uff.br 1 Dipositivos periféricos ou simplesmente periféricos permitem a comunicação da

Leia mais

Arquitectura de Computadores

Arquitectura de Computadores Arquitectura de Computadores Sistema de Entradas e Saídas (14.1 a 14.3) José onteiro Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Departamento de Engenharia Informática (DEI) Instituto Superior

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Organização e Funcionamento

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Organização e Funcionamento Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Organização e Funcionamento Arquitetura de Computadores Organização e Funcionamento Agenda: 1. O que é o computador 2. Como funciona um computador 3.

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

Parte I Multiprocessamento

Parte I Multiprocessamento Sistemas Operacionais I Estrutura dos SO Prof. Gregorio Perez gregorio@uninove.br 2004 Parte I Multiprocessamento Roteiro 1 Multiprocessadores em Sistemas Fortemente Acoplados 1.1 1.2 1.3 Processamento

Leia mais

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição Capítulo 3 Visão de alto nível da função e interconexão do computador slide 1 Conceito de programa Sistemas hardwired são inflexíveis.

Leia mais

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Conceitos básicos de comunicação. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceitos básicos de comunicação A comunicação é um processo de transferência e processamento de informações entre dois pontos por meio

Leia mais

Multiplexação por Divisão de Tempo UNIP. Renê Furtado Felix.

Multiplexação por Divisão de Tempo UNIP. Renê Furtado Felix. Multiplexação por Divisão de Tempo UNIP rffelix70@yahoo.com.br Comunicação Serial Como funciona a comunicação serial? Você sabe que a maioria dos PCs têm portas seriais e paralelas. Você também sabe que

Leia mais

Capítulo 13: Sistemas de E/S. Operating System Concepts with Java 7th Edition, Nov 15, 2006

Capítulo 13: Sistemas de E/S. Operating System Concepts with Java 7th Edition, Nov 15, 2006 Capítulo 13: Sistemas de E/S Capítulo 13: Sistemas de E/S Hardware de E/S Interface de E/S da aplicação Subsistema de E/S do kernel Transformando requisições de E/S em operações de hardware Fluxos Desempenho

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES

SISTEMAS OPERACIONAIS. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES SISTEMAS OPERACIONAIS TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES www.tassiogoncalves.com.br tassiogoncalvesg@gmail.com CONTEÚDO - FUNDAMENTOS Sistema de computação Buffering Spooling DMA (Acesso direto a memória) Hierarquia

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída Departamento de Ciência da Computação - UFF Dispositivos de Entrada e Saída Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br Problemas com Entrada e Saída ü Periféricos possuem características

Leia mais

Sistemas Operativos I/O. Rui Maranhão

Sistemas Operativos I/O. Rui Maranhão Sistemas Operativos I/O Rui Maranhão (rma@fe.up.pt) I/O (E/S)? Parte do SO que permite interagir (convenientemente) com o ambiente que o rodeia Cria canais virtuais entre os programas e os periféricos

Leia mais

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto BARRAMENTOS Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO COMPUTADOR EXEMPLO DE UMA INSTRUÇÃO NA MEMÓRIA CICLO DE BUSCA/EXECUÇÃO DE UM INSTRUÇÃO INTERRUPÇÃO ACESSO DIRETO A MEMÓRIA (DMA DIRECT MEMORY ACESS) BARRAMENTO BARRAMENTO

Leia mais

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Curso: Engenharia Elétrica Período: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que permite

Leia mais

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle

Barramentos. Alguns sistemas reutilizam linhas de barramento para múltiplas funções; Dados Endereços Controle Aula 07 BARRAMENTOS Barramentos Para que as placas de expansão possam ser utilizados em qualquer micro, independentemente do processador instalado, utiliza-se diversos modelos de barramentos de expansão.

Leia mais

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca PCS-2529 Introdução aos Processadores Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca 1 2 Existem 4 esquemas diferentes de E/S possíveis, cada um se aplicando em uma determinada situação. E/S Programada. E/S Acionada

Leia mais

Entrada e Saída Transmissão Serial e Paralela

Entrada e Saída Transmissão Serial e Paralela Infra-Estrutura de Hardware Entrada e Saída Transmissão Serial e Paralela Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Introdução Transmissões Serial (síncrona e assíncrona) e Paralela

Leia mais

MICROCOMPUTADORES. Professor Adão de Melo Neto

MICROCOMPUTADORES. Professor Adão de Melo Neto MICROCOMPUTADORES Professor Adão de Melo Neto Sumário Organização Básica I (base) Organização Básica II (refinamento) Organização Básica III (Microcontrolador 8051) ORGANIZAÇÃO BÁSICA I Composição Unidade

Leia mais

4 Sistema Computacional:

4 Sistema Computacional: 4 Sistema Computacional: Hardware: são os componentes e dispositivos eletrônicos que operando em conjunto com outros componentes ou mesmo individualmente realizam uma das funções de um sistema de computação.

Leia mais

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto BARRAMENTOS Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO COMPUTADOR EXEMPLO DE UMA INSTRUÇÃO NA MEMÓRIA CICLO DE BUSCA/EXECUÇÃO DE UM INSTRUÇÃO INTERRUPÇÃO ACESSO DIRETO A MEMÓRIA (DMA DIRECT MEMORY ACESS) BARRAMENTO BARRAMENTO

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 19. Sistema de Entrada/Saída

Universidade Federal de Minas Gerais. Sistemas Operacionais. Aula 19. Sistema de Entrada/Saída Aula 19 Sistema de Entrada/Saída Sistema de E/S Por que estudar? Essenciais! Muitos tipos: - mouse - discos - impressora - scanner - rede - modem Cada fabricante complica de um jeito diferente. Tempos

Leia mais

Os textos nestas caixas foram adicionados pelo Prof. Joubert

Os textos nestas caixas foram adicionados pelo Prof. Joubert William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição Capítulo 3 Visão de alto nível da função e interconexão do computador Os textos nestas caixas foram adicionados pelo Prof. Joubert

Leia mais

Marcio Marcos Machado Junior. Professor orientador: Sérgio Stringari

Marcio Marcos Machado Junior. Professor orientador: Sérgio Stringari PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA O INTERFACEAMENTO E AQUISIÇÃO DE DADOS DE UMA BALANÇA ATRAVÉS DA RS-232 Marcio Marcos Machado Junior Professor orientador: Sérgio Stringari Roteiro da apresentação Introdução

Leia mais

BARRAMENTO DO SISTEMA. Adão de Melo Neto

BARRAMENTO DO SISTEMA. Adão de Melo Neto BARRAMENTO DO SISTEMA Adão de Melo Neto 1 BARRAMENTOS DO SISTEMA O mecanismo mais comum de interconexão dos componentes de um computador (processador, memória principal e módulos de E/S) usa um barramento

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 14: Entrada e Saída: Dispositivos e Tipos de Acesso Diego Passos Dispositivos de E/S Operação de E/S É qualquer operação que mova dados do contexto do processador

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída. 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída. 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade IV Gerência de Recursos Entrada e Saída 02/12/2014 Prof. Valeria M. Bastos 1 ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Gerência de Entrada e Saída Fundamentos Evolução Estrutura

Leia mais

Aula 03 - Concorrência. por Sediane Carmem Lunardi Hernandes

Aula 03 - Concorrência. por Sediane Carmem Lunardi Hernandes 1 Aula 03 - Concorrência por Sediane Carmem Lunardi Hernandes 2 1. Introdução Sistemas operacionais podem ser vistos como um conjunto de rotinas executadas concorrentemente de forma ordenada Princípio

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Bloco I 11.º Ano Ficha de avaliação sumativa n.º 1 Duração: 50 min. + 50 min.

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Entrada e Saída Norton Trevisan Roman Marcelo Morandini Jó Ueyama Apostila baseada nos trabalhos de Kalinka Castelo Branco, Antônio Carlos Sementille, Luciana A. F. Martimiano e nas

Leia mais

MICROPROCESSADORES. Unidade de Entrada/Saída (I/O) Nuno Cavaco Gomes Horta. Universidade Técnica de Lisboa / Instituto Superior Técnico

MICROPROCESSADORES. Unidade de Entrada/Saída (I/O) Nuno Cavaco Gomes Horta. Universidade Técnica de Lisboa / Instituto Superior Técnico MICROPROCESSADORES (I/O) Nuno Cavaco Gomes Horta Universidade Técnica de Lisboa / Instituto Superior Técnico Sumário Introdução Unidade de Processamento Unidade de Controlo Conjunto de Instruções Unidade

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho, redundância, proteção de dados

Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S Dispositivos de E/S Discos Magnéticos Desempenho, redundância, proteção de dados Sistemas Operacionais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Gerência de Dispositivos Subsistemas de E/S Device Driver Controlador de E/S

Leia mais

Entrada/Saída. Capítulo 5. Sistemas Operacionais João Bosco Junior -

Entrada/Saída. Capítulo 5. Sistemas Operacionais João Bosco Junior - Capítulo 5 Afirmações Entrada/Saída Introdução Processos se comunicam com o mundo externo através de dispositivos de E/S. Processos não querem ou não precisam entender como funciona o hardware. Função

Leia mais

BARRAMENTOS DO SISTEMA FELIPE G. TORRES

BARRAMENTOS DO SISTEMA FELIPE G. TORRES BARRAMENTOS DO SISTEMA FELIPE G. TORRES BARRAMENTOS DO SISTEMA Um computador consiste em CPU, memória e componentes de E/S, com um ou mais módulos de cada tipo. Esses componentes são interconectados de

Leia mais

Camada Física. Professor Ivan Pires. Introdução. Licenciatura Plena em Computação

Camada Física. Professor Ivan Pires. Introdução. Licenciatura Plena em Computação Licenciatura Plena em Computação Professor Ivan Pires Introdução Dígitos binários (bits) para representar dados. Fisicamente utilizam: Corrente elétrica, ondas de rádio ou luz 1 Comunicação Assíncrona

Leia mais

Comunicação Serial X Paralela. Alunos: Hugo Sampaio Dhiego Fernandez Renato Rios Bruno Victor

Comunicação Serial X Paralela. Alunos: Hugo Sampaio Dhiego Fernandez Renato Rios Bruno Victor Comunicação Serial X Paralela Alunos: Hugo Sampaio Dhiego Fernandez Renato Rios Bruno Victor Serial: transmissão de dados mais simples utiliza apenas um canal de comunicação menor velocidade de transmissão.

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES PROF. DEJAIR PRIEBE PROCESSADOR A função de um computador é executar tarefas com a finalidade de resolver problemas. Uma tarefa pode ser executada por meio de

Leia mais

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto

BARRAMENTOS. Adão de Melo Neto BARRAMENTOS Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO COMPUTADOR EXEMPLO DE UMA INSTRUÇÃO NA MEMÓRIA CICLO DE BUSCA/EXECUÇÃO DE UM INSTRUÇÃO BARRAMENTO BARRAMENTO DE DADOS, BARRAMENTO DE ENDEREÇOS E DE CONTROLE PRINCIPAIS

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto

Gerência de Dispositivos. Adão de Melo Neto Gerência de Dispositivos Adão de Melo Neto 1 Gerência de Dispositivos Gerência de Dispositivos Dispositivos de E/S Device Drivers Controladores Subsistema de E/S 2 Gerência de Dispositivos A gerência de

Leia mais

Chips Processadores (2) Nível da Lógica Digital (Aula 9) Barramentos. Chips Processadores (3)

Chips Processadores (2) Nível da Lógica Digital (Aula 9) Barramentos. Chips Processadores (3) Nível da Lógica Digital (Aula 9) Barramentos Roberta Lima Gomes - LPRM/DI/UFES Sistemas de Programação I Eng. Elétrica 2007/2 Chips Processadores (1) Cada processador possui uma pinagem característica.

Leia mais

Nível da Lógica Digital. Barramentos. (Aula 9) Roberta Lima Gomes - LPRM/DI/UFES Sistemas de Programação I Eng. Elétrica 2007/2

Nível da Lógica Digital. Barramentos. (Aula 9) Roberta Lima Gomes - LPRM/DI/UFES Sistemas de Programação I Eng. Elétrica 2007/2 Nível da Lógica Digital (Aula 9) Barramentos Roberta Lima Gomes - LPRM/DI/UFES Sistemas de Programação I Eng. Elétrica 2007/2 Agradecimentos: Camilo Calvi - LPRM/DI/UFES Chips Processadores (1) Cada processador

Leia mais

Modelo de Comunicação

Modelo de Comunicação Modelo de Comunicação Propósito principal A troca de informação entre dois agentes Comunicação de Computadores Comunicação de Dados Transmissão de Sinais Agente Dispositivo de entrada Transmissor Meio

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Bloco I 11.º Ano Ficha de avaliação sumativa n.º 1 Duração: 50 min. + 50 min.

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Sistemas Operacionais Abertos Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Princípios básicos de hardware Periférico é um dispositivo conectado a um computador de forma a possibilitar

Leia mais

Capítulo 5 Entrada/Saída

Capítulo 5 Entrada/Saída Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S 5.2 Princípios do software de E/S 5.3 Camadas do software de E/S 5.4 Discos 5.5 Relógios 5.6 Terminais com base em caracteres 5.7 Interfaces gráficas

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 1-1. ENTRADAS E SAIDAS Uma das principais funções dos sistemas operacionais é controlar os dispositivos de entrada e saída (E/S ou I/O). O Sistema Operacional (SO) deve ser capaz de enviar comando

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Organização e Arquitetura de I Organização e Arquitetura Básicas B de (Parte III)

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Bloco I 11.º Ano Ficha de avaliação sumativa n.º 1 Duração: 50 min. + 50 min.

Leia mais

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição Capítulo 3 Visão de Nível Superior das Funções e Interconexões do Computador Parte 3 Barramentos Conectando Todas as unidades devem

Leia mais

Arquitectura de Computadores MEEC (2013/14 2º Sem.)

Arquitectura de Computadores MEEC (2013/14 2º Sem.) Arquitectura de Computadores MEEC (2013/14 2º Sem.) Unidades de Entrada/Saída (I/O) Prof. Nuno Horta PLANEAMENTO Introdução Unidade de Processamento Unidade de Controlo Arquitectura do Conjunto de Instruções

Leia mais

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace Redes de Computadores II Módulo 1 Introdução e a camada de enlace 1 Comunicação de Dados e Redes de Computadores O problema fundamental da comunicação é reproduzir em um ponto exatamente ou aproximadamente

Leia mais

Arquitectura de Computadores MEEC (2013/14 2º Sem.)

Arquitectura de Computadores MEEC (2013/14 2º Sem.) Arquitectura de Computadores MEEC (2013/14 2º Sem.) Unidades de Entrada/Saída (I/O) Prof. Nuno Horta PLANEAMENTO Introdução Unidade de Processamento Unidade de Controlo Arquitectura do Conjunto de Instruções

Leia mais