Prof. MURER, EVANDRO INTRODUÇÃO AO TÊNIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. MURER, EVANDRO INTRODUÇÃO AO TÊNIS"

Transcrição

1 Prof. MURER, EVANDRO INTRODUÇÃO AO TÊNIS

2 O Ténis é um desporto de origem francesa, que é disputado em diferentes tipos de quadras, que podem ser de terra batida(saibro), piso rápido (lisonda) ou lento (grama). Joga-se feminino e masculino, pode ser singulares e pares e até mesmo mistos.

3 Regras do Tênis Uma quadra oficial de tênis deve medir 23,77 metros de comprimento por 10,97 metros de largura paras as partidas de duplas (as linhas externas ver figura acima) e de 8,23 metros de largura para o jogo de simples (linhas internas). A rede deve ter altura de 1,06 metros e a área de saque onde a bola deve pingar na execução de um saque é de 6,40 metros de comprimento por 4,11 metros de largura.

4 Regras do Tênis

5 Bolinha de Tênis A bolinha de tênis deve ter uma superfície externa uniforme e ter as cores branca ou amarela. Se houver qualquer junta, esta não pode apresentar costura. Seu diâmetro está entre 6,35 a 6,67 centímetros e seu deve ser maior do que 56,7 e menor do que 58,5 gramas.

6 Raquete de Tênis Dentro de um padrão rígido de normas, a raquete de tênis deve ter sua superfície plana e não é permitido mais de um padrão de cordas na face de uma mesma raquete. Este padrão deve ser uniforme e não menos denso no centro do que em outras áreas. A raquete não pode exceder o tamanho de 73,66 centímetros no seu comprimento, incluindo o cabo, e também não pode exceder os 31,75 centímetros de largura total. A sua superfície encordoada não deve exceder os 39,37 centímetros no seu comprimento e os 29,21 centímetros na sua largura.

7 Raquete de Tênis

8 Os Juízes no Tênis Em uma partida oficial de tênis, há no total cerca de 12 juízes divididos em Juiz de cadeira, juiz de rede, juizes de linha laterais e central, juizes de serviço e juizes de saque.

9 Os Juízes e suas funções: Juiz de cadeira: É responsável por comandar a partida. Ele anuncia o placar e tem o poder de reverter as decisões dos demais árbitros. Aplica penalizações, como advertência, perda de ponto e suspensão. Juiz de rede: Fiscaliza se a bola toca ou não na rede durante um saque. Um dispositivo eletrônico pode auxiliá-lo. Juiz de saque: São dois em quadra. São responsáveis por cuidar se o saque dado pelo tenista adversário não saiu da linha de saque.

10 Os Juízes e suas funções: Juiz de serviço: São dois. Observam se o atleta não pisa na linha na hora do saque. Juízes de linha: São quatros os juízes de linha, dois de cada lado da quadra. Eles são responsáveis por identificar se o saque entrou ou não na área de serviço e orientam o juiz de cadeira em relação as faltas. Juiz central de linha: São dois também. Observam se a bola atinge o lado correto da quadra na hora do saque.

11 Os Juízes e suas funções: Juiz de fundo de quadra: Ele pode suspender o jogo por causa do mau tempo, por exemplo. Além disso, pode desclassificar um atleta por conduta antidesportiva. Pegador de bola: É o responsável por apanhar as bolas na quadra e alcança-las aos tenistas.

12 Principais Regras do Tênis O objetivo: O objetivo do Jogo de Tênis é fazer com que a bolinha passa por cima da rede e quique dentro da quadra adversária. Os jogadores devem rebater a bolinha em direção ao adversário antes ou depois dela pingar uma única vez. Se a bola quicar duas vezes, para na rede ou for rebatida para fora da quadra, o ponto será concedido ao adversário. Um sorteio define quem inicia a partida.

13 A Partida A partida é dividida em sets, games e pontos. Vence quem ganhar dois sets. Algumas competições realizam partidas com melhor de cinco sets, ou seja, ao invés de vencer dois sets, o jogador precisa vencer três.

14 O Set O atleta que ganhar seis games, com uma diferença mínima de dois games em relação ao adversário, vence o set. Se o placar ficar em 5 a 5, dois novos games são jogados. Com novo empate, joga-se o tie break.

15 O Game Os pontos são contados em 0, 15, 30, 40 e um game. Se houver empate por 40 a 40, vence quem fizer dois pontos seguidos.

16 O Tie Break É o desempate do set. Nele, cada jogada vale um ponto. Após um tenista sacar a primeira bola, os jogadores alternam dois saques. Quem fizer sete pontos ou mais, sendo eles dois de diferença, vence o set.

17 O Saque Os saques, ou serviços, são alternados a cada game. Quem saca tem duas chances para acertar o serviço. Cada serviço, o tenista deve lançar a bola por cima da rede e atingir o solo dentro da área de saque diagonal oposta. Se o adversário não conseguir rebater a bola, o sacador ganha o ponto chamado de ace. Já quando um jogador vence o game enquanto o outro está sacando, ocorre a conhecida quebra de serviço. Em cada saque, ou serviço, o jogador deve se posicionar alternadamente do lado direito e esquerdo da quadra, começando sempre o game pelo lado direito.

18 O Sistema de Pontos O sistema de pontos 0, 15, 30, 40 e game tem origem européia, e tem como base as medidas do sextante, ou seja, a sexta parte de um círculo. Um sextante, tem 60 graus. No passado, para vencer o adversário, um jogador deveria ganhar seis sets compostos de quatro games, cada um valendo 15 pontos. A pontuação total chegava ao resultado de 360 graus, que corresponde a um círculo completo. Com o passar do tempo, a progressão geométrica 15, 30, 45 foi modificada e o terceiro ponto passou a ser 40. O número foi modificado para facilitar o anúncio do marcador.

19 Bola Dentro Se a bola tocar na linha é considerada dentro da quadra. Portanto é ponto.

20 Troca de Quadra Os jogadores devem trocar de lado no fim do primeiro, do terceiro e de cada game ímpar subsequente de cada set e no final de cada set, a menos que o total de games naquele set seja par, caso em que a troca não é feita até o fim do primeiro game do set seguinte.

21 Linguagem do Tênis Ace - Serviço que, bem colocado ou batido com muita eficácia, não dá hipóteses ao adversário de pegar a bola na tentativa de resposta. Approach / Aproximação - O approach é o golpe que propicia ao tenista que o executou chegar à rede para tentar um voley, feito próximo ao T do court. Backhand - Pancada de esquerda (ou, para canhotos, de direita), batida com as costas da mão viradas para a frente. Break - Ganhar o game em que foi o adversário quem serviu. Break point - Ponto que favorece o recebedor e assim pode conduzir ao break. Challenger - Categoria de torneio profissional masculino ( 2º nível do ténis profissional ) Deuce - Palavra de origem francesa, que significa igualdade no placard de um game depois de ele atingir 40/40. Drive - Qualquer golpe dado no fundo da quadra. Amortie - É um golpe dado com efeito cortado (underspin) ou lateral (sidespin) para que a bola aterre perto da rede do lado adversário. Falta - Um erro no serviço (por servir a bola para rede, para fora da área permitida, ou por pisar a linha de fundo do court). A dupla falta, fazem o servidor dar um ponto ao oponente. ITF - Sigla da Federação Internacional de Ténis (International Tennis Federation)

22 Linguagem do Tênis Forehand: Pancada de direita (ou, para canhotos, de esquerda), batida com a palma da mão virada para fora. Net - Lance no qual durante a execução do serviço, a bola toca a fita da rede (net) e cai dentro da área de serviço, resultando em um novo primeiro ou segundo serviço. Lob - Golpe dado sobre o adversário quando ele está próximo da rede. Tecnicamente, o lob é uma passada só que a bola passa por cima dele (passing shot). Match point - Ponto que permite encerrar a partida. Passing Shot - Golpe dado sobre o adversário quando este está próximo da rede, em que a bola lhe passa pela esquerda ou direita. Set - Parte da contagem do ténis. A série termina quando um dos tenistas atingir 6 games vencidos, desde que haja dois games de diferença. Há jogos em melhor de três ou cinco sets. Set point - Ponto que permite encerrar um set. Smash - Golpe dado por sobre a cabeça, quando a bola vem alta do adversário. Topspin Volley - Ato de golpear a bola antes que a mesma toque a quadra. Geralmente é feito perto da rede. Winner - Ponto vencedor. Bola lançada em local indefensável para o adversário.

23 Os Principais Torneios Australian Open Meados de Janeiro Roland Garros Fim de Maio e início de Junho Wimbledon- Início de Julho Us Open Final de Agosto e Início de Setembro

24 Ranking ATP Masculino 1. Novak DjokovicSRB Rafael NadalESP Roger FedererSUI Stan WawrinkaSUI Tomas BerdychCZE David FerrerESP Milos RaonicCAN Grigor DimitrovBUL Andy MurrayGBR Jo-Wilfried TsongaFRA2910

25 Ranking ATP Feminino 1. Serena WilliamsUSA Simona HalepROU Na LiCHN Petra KvitovaCZE Agnieszka RadwanskaPOL Maria SharapovaRUS Angelique KerberGER Eugenie BouchardCAN Jelena JankovicSRB Victoria AzarenkaBLR

26 Associação dos Tenistas Profissionais ATP Estatisticas Jogadores:6768 Jogadoras:3113 Torneios ATP:1950Jogos ATP Tour:64946 Torneios WTA:1233Jogos WTA Tour:31339

27 O melhor jogador de todos os tempos é o Suiço Roger Federer. Apesar de atualmente o número 1º mundial ser o Sérvio Novak Djokovic.

28 Mini Tênis O Mini-Tênis é uma maneira ativa e divertida de iniciar as crianças no jogo de tênis. Pode ser jogado em qualquer superfície plana, como quadra poliesportiva de dimensões reduzidas. Os alunos têm a possibilidade de aprender brincando e praticar desde o primeiro momento uma atividade que tem todas as características do jogo de tênis.

29 OBJETIVO GERAL Desenvolver todas as técnicas de base e secundária para o jogo de tênis; Aperfeiçoar a coordenação dinâmica geral; Desenvolver as qualidades físicas básicas como: força, velocidade e resistência; Desenvolver a estrutura espacial ( localização, direção, orientação e noção de distância ); Proporcionar melhor qualidade de vida desportiva.

30 Metodologia da Atividade I. Reunir os participantes; II. Realizar o aquecimento; III. Demonstrar e praticar os golpes,(atividade sem raquete); IV. Determinar tarefas e práticas, ( atividade com raquete); V. Jogos e atividades.

31

32 Atividade: Grupos de 5 ou 6 Alunos Com Base nas informações sobre Mini Tênis elaborar uma atividade prática com: nome: Metodologia: Objetivo: Atividade prática para a próxima aula Serão sorteados alguns grupos que apresentaram para a turma a atividade.

Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis

Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis Para começar a jogar Conheça as medidas oficiais da quadra e as regras do Beach Tennis Por Marcela Evangelista HÁ MAIS DE 30 ANOS, quando o Beach Tennis surgiu nas areias da Itália, tratava-se de uma atividade

Leia mais

REGRAS BÁSICAS DE TÊNIS REGULAMENTO DO TÊNIS PAULISTA KIDS

REGRAS BÁSICAS DE TÊNIS REGULAMENTO DO TÊNIS PAULISTA KIDS Tênis Paulista Kids Cartilha dos Pais REGRAS BÁSICAS DE TÊNIS REGULAMENTO DO TÊNIS PAULISTA KIDS Regras Básicas de Tênis ANTES DO JOGO o Fale baixinho quando estiver perto de uma quadra onde houver pessoas

Leia mais

DICIONÁRIO DE TÊNIS A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

DICIONÁRIO DE TÊNIS A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z DICIONÁRIO DE TÊNIS A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z Abuso de equipamento - quando um jogador joga a raquete no chão, por exemplo. Vale

Leia mais

TÉNIS DE PRAIA REGRAS

TÉNIS DE PRAIA REGRAS TÉNIS DE PRAIA REGRAS 1. O campo O campo será composto por um retângulo de 16 metros de comprimento e 8 metros de largura. Será dividido pela sua metade por uma rede sustentada por postes que, na sua parte

Leia mais

TÊNIS DE CAMPO COMPETIÇÃO INFANTO-JUVENIL. Profa.Ms. Cláudia Perrella Teixeira

TÊNIS DE CAMPO COMPETIÇÃO INFANTO-JUVENIL. Profa.Ms. Cláudia Perrella Teixeira TÊNIS DE CAMPO COMPETIÇÃO INFANTO-JUVENIL Profa.Ms. Cláudia Perrella Teixeira jeu de paume - tênis de campo - séc. XI - passatempo da nobreza - idade média - competições estudantis séc. XIX - profissionalismo

Leia mais

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar:

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: O campo Acessórios permanentes Bola e raquete Servidor e recebedor Escolha de lado e serviço Serviço Falta de pé Execução do serviço Falta no serviço Segundo serviço

Leia mais

REGRAS OFICIAIS (simplificadas) O CAMPO O MATERIAL OS JOGADORES O SORTEIO. O campo deve ser traçado como mostra o diagrama. O volante e a raqueta

REGRAS OFICIAIS (simplificadas) O CAMPO O MATERIAL OS JOGADORES O SORTEIO. O campo deve ser traçado como mostra o diagrama. O volante e a raqueta REGRAS OFICIAIS (simplificadas) O CAMPO O campo deve ser traçado como mostra o diagrama. O MATERIAL O volante e a raqueta OS JOGADORES O jogo pode ser disputado por dois jogadores de cada lado (pares Homens,

Leia mais

Badminton. badminton. badminton. badminton. badminton 3/27/2014. Caraterização. Caraterização. O Campo. Duração do Jogo

Badminton. badminton. badminton. badminton. badminton 3/27/2014. Caraterização. Caraterização. O Campo. Duração do Jogo Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização O Campo O é um jogo desportivo de raquetes cujo objectivo é marcar pontos e evitar que o adversário

Leia mais

Badminton. Badminton

Badminton. Badminton Badminton Badminton Badmínton História da Modalidade Atualmente, acredita-se que o jogo da poona, de origem indiana e trazido para a Europa pelos oficiais ingleses, esteja na origem do badmínton. Em 1873,

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! TÉNIS! Caraterização É um desporto disputado em campos geralmente descobertos e de super3ícies sintéticas, terra

Leia mais

DOCUMENTO ORIENTADOR BADMINTON COLÉGIO TERESIANO BRAGA 1. O CAMPO

DOCUMENTO ORIENTADOR BADMINTON COLÉGIO TERESIANO BRAGA 1. O CAMPO COLÉGIO TERESIANO BRAGA DOCUMENTO ORIENTADOR BADMINTON 1. O CAMPO O jogo realiza-se num campo retangular com 13,40 m x 5,18 metros para jogos de singulares e 13,40 m x 6,10 m para jogos de pares, limitados

Leia mais

Regulamento da categoria Profissional

Regulamento da categoria Profissional SUMÁRIO 1. PARTICIPAÇÃO... 1 2. FAIXA ETÁRIA... 1 3. FORMA DE DISPUTA... 1 4. REGRAS... 1 5. PISO DA QUADRA E TIPO DE BOLAS... 1 6. WO... 2 7. CLASSES DE TORNEIOS... 2 8. CHAVES... 2 8.1. Número de participantes

Leia mais

R E G R A S D E T Ê N I S

R E G R A S D E T Ê N I S R E G R A S D E T Ê N I S Regra 1 A QUADRA (Antiga 1 e 34) A quadra deve ser um retângulo de 23,77 m de comprimento por 8,23 m de largura, para os jogos de simples. Para os jogos de duplas e quadra deve

Leia mais

Textos para leitura e exploração. 8º Ano Ensino Fundamental II

Textos para leitura e exploração. 8º Ano Ensino Fundamental II COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA Textos para leitura e exploração Badminton 8º Ano Ensino Fundamental II Professor: Alexandre Damazio/Raisa Prado 2º Bimestre / 2016 INDICE Histórico ------------------------------------------------------3

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO TÊNIS DE MESA

REGULAMENTO TÉCNICO TÊNIS DE MESA Art. 1º - As competições de Tênis de Mesa dos III JOIAPOF serão regidas pelas Regras Simplificadas de Tênis de Mesa em anexo, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral. Art. 2º -

Leia mais

REGULAMENTO BEACH TENNIS

REGULAMENTO BEACH TENNIS JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA 2017 - FORTALEZA/CE CAPÍTULO I DO CAMPEONATO REGULAMENTO BEACH TENNIS Art. 1º. O torneio de Beach Tennis, modalidade dos Jogos Nacionais da Magistratura 2017 AMB, reger-se-á

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. COSTA MATOS. Campo de badminton

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. COSTA MATOS. Campo de badminton BADMINTON Caracterização: O badminton é um jogo que pode ser disputado em singulares (individualmente) ou em par (pares), não tendo qualquer limitação temporal, isto é, o jogo termina assim que um jogador/par

Leia mais

REGULAMENTO BEACH TÊNIS

REGULAMENTO BEACH TÊNIS CAPÍTULO I DO CAMPEONATO REGULAMENTO BEACH TÊNIS Art. 1º. O torneio de Beach Tênis, modalidade dos Jogos Comemorativos AMB 70 anos, reger-se-á pelo presente regulamento, de acordo com as regras e procedimentos

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO TÊNIS DE MESA

REGULAMENTO TÉCNICO TÊNIS DE MESA TÊNIS DE MESA Art. 1º - As competições de Tênis de Mesa dos XIII JOIDS serão regidas pelas Regras Simplificadas de Tênis de Mesa em anexo, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral.

Leia mais

PREFEITURA DE IMPERATRIZ SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER XXXVII JOGOS ESCOLARES DE IMPERATRIZ REGULAMENTO TÉCNICO

PREFEITURA DE IMPERATRIZ SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER XXXVII JOGOS ESCOLARES DE IMPERATRIZ REGULAMENTO TÉCNICO REGULAMENTO TÉCNICO Regra nº 1 - Da quadra, suas dimensões e equipamentos 1.1 - A quadra tem a dimensão de 13.40 metros por 6.10 metros para o jogo de duplas. 1.2 - O piso da quadra, quando for de cimento,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ITAJAIENSE DE TENIS DE MESA CNPJ: / END: RUA: Aristides Francisco Palumbo nº. 387, Bairro: Dom Bosco.

ASSOCIAÇÃO ITAJAIENSE DE TENIS DE MESA CNPJ: / END: RUA: Aristides Francisco Palumbo nº. 387, Bairro: Dom Bosco. REGULAMENTO VI LIGA ESCOLAR DE TÊNIS DE MESA DA CIDADE DE ITAJAÍ. Art. 1 º - A competição será realizada de acordo com as Regras da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Confederação Brasileira

Leia mais

R E G R A S D E T Ê N I S D E P R A I A (PROVISÓRIA)

R E G R A S D E T Ê N I S D E P R A I A (PROVISÓRIA) R E G R A S D E T Ê N I S D E P R A I A (PROVISÓRIA) PREFÁCIO A ITF é o órgão internacional de Tênis, que incluindo o Tênis de Praia. Destina-se a apresentar, promover e desenvolver oportunidades a homens,

Leia mais

CURSO DE REGRAS TÊNIS DE MESA

CURSO DE REGRAS TÊNIS DE MESA CURSO DE REGRAS TÊNIS DE MESA JUNHO 2017 EQUIPAMENTOS A MESA O que é a superfície da mesa e quais linhas ela contém? Se uma bola bater na lateral da mesa, o ponto é válido? Qual a principal função da linha

Leia mais

CURSO DE REGRAS TÊNIS DE MESA

CURSO DE REGRAS TÊNIS DE MESA CURSO DE REGRAS TÊNIS DE MESA JUNHO 2016 EQUIPAMENTOS A MESA O que é a superfície da mesa e quais linhas ela contém? Se uma bola bater na lateral da mesa, o ponto é válido? Qual a principal função da linha

Leia mais

Os atletas deverão se inscrever em um ou duas das categorias relacionadas abaixo de acordo com seus respectivos níveis técnicos de jogo.

Os atletas deverão se inscrever em um ou duas das categorias relacionadas abaixo de acordo com seus respectivos níveis técnicos de jogo. REGULAMENTO DO TORNEIO INTERNO AABB-BH 1. CATEGORIAS: Os atletas deverão se inscrever em um ou duas das categorias relacionadas abaixo de acordo com seus respectivos níveis técnicos de jogo. INFANTO JUVENIL:

Leia mais

REGULAMENTO PARA TORNEIOS KIDS

REGULAMENTO PARA TORNEIOS KIDS Sumário 1. QUANTO ÀS IDADES... 2 2. DO SISTEMA DE DISPUTA... 3 3. CRITÉRIOS DE DESEMPATE EM GRUPOS DE TRÊS TENISTAS... 3 4. DO NÚMERO DE SETS E GAMES... 4 5. DO TAMANHO DE QUADRA, ALTURA DA REDE... 4 6.

Leia mais

Regulamento da categoria Infanto-Juvenil

Regulamento da categoria Infanto-Juvenil SUMÁRIO 1. PARTICIPAÇÃO... 1 2. FAIXA ETÁRIA... 1 3. FORMA DE DISPUTA... 2 4. REGRAS PARA DISPUTA... 2 5. PISO DA QUADRA E TIPO DE BOLAS... 2 6. WO... 2 7. CLASSES DE TORNEIOS... 2 8. CHAVES... 3 8.1.

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE REGRAS TÊNIS DE CAMPO PROF. PATRICIA MEDRADO

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE REGRAS TÊNIS DE CAMPO PROF. PATRICIA MEDRADO CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE REGRAS PROF. PATRICIA MEDRADO Ao ensinar as regras do esporte é importante situar o jogo como um embate amigável, onde estarão presentes a oposição e a cooperação, bem como frisar

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL CAPÍTULO I - NORMAS TÁTICAS MIRIM MASCULINO E FEMININO 1997-98: Sistema de Jogo: 6 X 0 ou 4 X 2, sem infiltração de jogadores em qualquer momento do rally;

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO TÊNIS DE MESA JOGOS INTERCAMPI DOS SERVIDORES

REGULAMENTO ESPECÍFICO TÊNIS DE MESA JOGOS INTERCAMPI DOS SERVIDORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR REGULAMENTO ESPECÍFICO

Leia mais

Todos os testes para pulo, tamanho e deformação devem ser feitos segundo os regulamentos da ITF.

Todos os testes para pulo, tamanho e deformação devem ser feitos segundo os regulamentos da ITF. Regras Gerais REGRAS DO TÊNIS E INTERPRETAÇÕES O JOGO DE SIMPLES Regra 1 A Quadra A quadra deve ser um retângulo de 23,77 m de comprimento por 8,23 m de largura. Deve ser dividida ao meio por uma rede

Leia mais

PREFACIO REGRAS DE SQUASH RESUMIDAS (Traduzidas por Nelson Neto e Karen Redfern)

PREFACIO REGRAS DE SQUASH RESUMIDAS (Traduzidas por Nelson Neto e Karen Redfern) PREFACIO REGRAS DE SQUASH RESUMIDAS (Traduzidas por Nelson Neto e Karen Redfern) Esta VERSÃO RESUMIDA das Regras Mundiais do Squash Individual existe para auxiliar a compreensão do básico. Todos os jogadores

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS 2001/02 GCDE- Regulamento Especifico de Ténis 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CAMPO...3 Jogo de singulares... 3 Jogo de pares...

Leia mais

BADMINTON LEIS DE JOGO

BADMINTON LEIS DE JOGO BADMINTON LEIS DE JOGO 1 O CAMPO 1.1. O campo deverá ser um rectângulo e disposto como consta no diagrama A (excepto no caso previsto na Lei 1.5) e com as medidas aí constantes, definidas por linhas de

Leia mais

1º TORNEIO AMADOR DE DUPLAS ABERTO DO OÁSIS CLUBE FICHA DE INSCRIÇÃO

1º TORNEIO AMADOR DE DUPLAS ABERTO DO OÁSIS CLUBE FICHA DE INSCRIÇÃO FICHA DE INSCRIÇÃO Valor para a dupla: R$ 70,00 Atleta 1: Celular: E-mail: Identidade: Local aonde joga: Tamanho Camisa: Atleta 2: Celular: E-mail: Identidade: Local aonde joga: Tamanho Camisa: Categoria:

Leia mais

REGULAMENTO PARA TORNEIOS KIDS

REGULAMENTO PARA TORNEIOS KIDS Sumário 1. QUANTO ÀS IDADES...2 2. DA COMPOSIÇÃO DAS CHAVES...3 3. DO SISTEMA DE DISPUTA...3 4. CRITÉRIOS DE DESEMPATE EM GRUPOS DE TRÊS TENISTAS...3 5. DO NÚMERO DE SETS E GAMES...4 6. PONTUAÇÕES PARA

Leia mais

REGULAMENTO PARA TORNEIOS KIDS

REGULAMENTO PARA TORNEIOS KIDS Sumário 1. QUANTO ÀS IDADES... 2 2. DA COMPOSIÇÃO DAS CHAVES... 3 3. DO SISTEMA DE DISPUTA... 3 4. CRITÉRIOS DE DESEMPATE EM GRUPOS DE TRÊS TENISTAS... 3 5. DO NÚMERO DE SETS E GAMES... 4 6. PONTUAÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO PARA TORNEIOS KIDS

REGULAMENTO PARA TORNEIOS KIDS Sumário 1. QUANTO ÀS IDADES... 2 2. DA COMPOSIÇÃO DAS CHAVES... 3 3. DO SISTEMA DE DISPUTA... 3 4. CRITÉRIOS DE DESEMPATE EM GRUPOS DE TRÊS TENISTAS... 3 5. DO NÚMERO DE SETS E GAMES... 4 6. PONTUAÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO TÊNIS DE MESA

REGULAMENTO TÉCNICO TÊNIS DE MESA TÊNIS DE MESA Art. 1º - As competições de Tênis de Mesa dos XIII JOIDS serão regidas pelas Regras Simplificadas de Tênis de Mesa em anexo, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral.

Leia mais

REGULAMENTO DO TORNEIO 2018 Crossminton para todas as idades. Editor

REGULAMENTO DO TORNEIO 2018 Crossminton para todas as idades. Editor REGULAMENTO DO TORNEIO 2018 Crossminton para todas as idades Editor Conteúdo: Explicação do conceito... 3 A. Condições Básicas... 4 1 - Estrutura da Quadra e a quadra...4 2 Quadra Inferior e Qualidade

Leia mais

XVIII JOGOS AFFEMG Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais 2018 REGULAMENTO PETECA

XVIII JOGOS AFFEMG Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais 2018 REGULAMENTO PETECA XVIII JOGOS AFFEMG Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais 2018 REGULAMENTO PETECA 1 - DO LOCAL 1.1 - Os jogos acontecerão em quadras com dimensões oficiais, de cimento. 2 - DAS INSCRIÇÕES

Leia mais

A Física e suas Aplicações ao Tênis

A Física e suas Aplicações ao Tênis A Física e suas Aplicações ao Tênis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA Curso: Engenharia Elétrica Turma: 2013.1 Alunos: Ana Gédia, Bruna Galvão, Emmanuel Lucas. q O jogo

Leia mais

R E G R A S D E T Ê N I S

R E G R A S D E T Ê N I S R E G R A S D E T Ê N I S INTRODUÇÃO A Federação Internacional de Tênis (ITF) é o órgão máximo do jogo de tênis e seus deveres e responsabilidades incluem a determinação das Regras de Tênis. Para atender

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA OS TIMES E TENISTAS!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA OS TIMES E TENISTAS! INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA OS TIMES E TENISTAS! Qualifying Dia 8 de Novembro ATENÇÃO! Os times inscritos no Futebol Masculino categoria livre e os tenistas inscritos no Tênis categoria A disputarão o

Leia mais

R E G R A S D E T Ê N I S

R E G R A S D E T Ê N I S R E G R A S D E T Ê N I S INTRODUÇÃO A Federação Internacional de Tênis (ITF) é o órgão máximo do jogo de tênis e seus deveres e responsabilidades incluem a determinação das Regras de Tênis. Para atender

Leia mais

Guias de Treinamento Regras e Protocolo do Tênis

Guias de Treinamento Regras e Protocolo do Tênis Guias de Treinamento Special Olympics Regras do Tênis Ensinando as Regras do Tênis Regras da Unified Sports Procedimentos de protesto Quadra de Tênis com Dimensões Protocolo do Tênis Senso esportivo Glossário

Leia mais

31º J O G O S D O S E S I P A R A N Á NOTA OFICIAL 01/2017

31º J O G O S D O S E S I P A R A N Á NOTA OFICIAL 01/2017 31º J O G O S D O S E S I P A R A N Á NOTA OFICIAL 01/2017 Referência: Manutenção de Modalidades Prezados Senhores Curitiba, 10 de abril de 2017. A Coordenação Geral dos XXXI Jogos do SESI, através de

Leia mais

Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza Extensão Parajuru Rua: Carmozita Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga Beberibe - CE

Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza Extensão Parajuru Rua: Carmozita Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga Beberibe - CE Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza Extensão Parajuru Rua: Carmozita Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga Beberibe - CE REGULAMENTO DOS JOGOS FM DO FUTSAL O Regulamento Específico de Futsal

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS REGULAMENTO GERAL PARA 2018

COPA DAS FEDERAÇÕES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS REGULAMENTO GERAL PARA 2018 COPA DAS FEDERAÇÕES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS REGULAMENTO GERAL PARA 2018 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações de Tênis em Cadeira de

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. Capítulo II Das Inscrições e Participação

REGULAMENTO GERAL. Capítulo II Das Inscrições e Participação REGULAMENTO GERAL Capítulo I Das Disposições Gerais Art. 1. Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem o 2º Torneio Municipal de Tênis de Mesa Seletiva JASC 2015. Art. 2. - O 2º Torneio Municipal

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! Voleibol! Caraterização Voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, separadas por uma

Leia mais

na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018

na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018 na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018 A equipa de arbitragem árbitro secretariado juízes de linha cronometrista marcadores (pontuação) O campo Divisões/Categorias Divisão Individual José Macedo

Leia mais

na Escola um jogo para todos

na Escola um jogo para todos na Escola um jogo para todos Arbitragem Este documento encontra-se: 2018/2019 www.motricidade.com/boccia https://motricidade.com/yourls/d A equipa de arbitragem árbitro secretariado juízes de linha cronometrista

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DE TÊNIS DE MESA by Túlio Fagundes

REGRAS OFICIAIS DE TÊNIS DE MESA by Túlio Fagundes REGRAS OFICIAIS DE TÊNIS DE MESA by Túlio Fagundes MESA 1.1. A parte superior da mesa, chamada superfície de jogo, deve ser retangular, com 2,74 m de comprimento por 1,525 m de largura, e situar-se em

Leia mais

Ténis de Mesa. adaptado

Ténis de Mesa. adaptado Ténis de Mesa adaptado ITTF Para Table Tennis Leis & Regulamentos para Ténis de Mesa Adaptado 2 1 Atletas portadores de deficiência Independentemente das suas deficiências, os jogos de atletas em pé e

Leia mais

REGULAMENTO DOS CIRCUITO REGIONAL

REGULAMENTO DOS CIRCUITO REGIONAL REGULAMENTO DOS CIRCUITO REGIONAL 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS A MTA BRAZIL Tour elaborou este regulamento que descreve as normas dos torneios regionais e interclubes, dos critérios para elaboração do Ranking

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS DE MESA

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS DE MESA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS DE MESA 2001/2002 INDICE INTRODUÇÃO...2 1. A MESA...3 2. A REDE...3 3. A BOLA...3 4. A RAQUETA...3 5. UM JOGO...4 6. UMA PARTIDA...4

Leia mais

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES TAPABOL 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de quadra. Vencerá a equipe que

Leia mais

Drop-shot - O mesmo que deixada. Drop-volley - Deixada executada antes que a bola pique na quadra.

Drop-shot - O mesmo que deixada. Drop-volley - Deixada executada antes que a bola pique na quadra. Glossário Ace - Saque veloz e/ou colocado, o qual o recebedor não consegue sequer tocar a bola com sua raquete. Alley - Corredor da quadra de duplas. Alta - Bola que não atinge os limites da quadra do

Leia mais

Escola Secundária de Alfredo dos Reis Silveira

Escola Secundária de Alfredo dos Reis Silveira Escola Secundária de Alfredo dos Reis Silveira UNIDADE DIDÁCTICA DE BADMINTON NÚCLEO DE ESTÁGIO 2001/2002 CRISTÓVÃO SILVA RUI VIEIRA ÍNDICE ÍNDICE... 1 INTRODUÇÃO... 2 NOTA METODOLÓGICA... 3 DEFINIÇÃO

Leia mais

GERAIS. O calendário 2018 já tem algumas etapas confirmadas (consultar o site da CAASP para maiores informações)

GERAIS. O calendário 2018 já tem algumas etapas confirmadas (consultar o site da CAASP para maiores informações) GERAIS Os Abertos de Tênis OAB/CAASP são torneios exclusivos para advogados e tem a duração estimada de (2) dias, sempre aos finais de semana, e contam pontos para o ranking anual. O calendário 2018 já

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS DE MESA

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS DE MESA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE TÉNIS DE MESA 2001/2002 INDICE INTRODUÇÃO...1 1. A MESA...2 2. A REDE...3 3. A BOLA...3 4. A RAQUETA...3 5. UM JOGO...4 6. UMA PARTIDA...4

Leia mais

REGULAMENTO GERAL 1º JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO 2017

REGULAMENTO GERAL 1º JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO 2017 REGULAMENTO GERAL 1º JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO 2017 Os Jogos Internos do Ensino Médio, que acontecem pela primeira no Colégio Antônio Vieira no ano de 2017, integram as atividades de Educação Física

Leia mais

Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES TAPABOL 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de quadra. Vencerá

Leia mais

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS 1 ÁREA DE JOGO A área de jogo compreende a quadra de jogo e a zona livre. 1.1 - DIMENSÕES a) A quadra de jogo é retangular, medindo 18 m x 9m, circundada por uma zona livre,

Leia mais

VOLEIBOL 8º Ano. Voleibol. Origem e Evolução: 07/05/2013. William Morgan 1895 ACM s. Tênis Minonette

VOLEIBOL 8º Ano. Voleibol. Origem e Evolução: 07/05/2013. William Morgan 1895 ACM s. Tênis Minonette VOLEIBOL 8º Ano Profª SHEILA - Prof. DANIEL Origem e Evolução: William Morgan 1895 ACM s Tênis Minonette Brasil 1915 Pernambuco Colégio Marista ou ACM s São Paulo 1916 1954 CBV 1982 afirmação brasileira

Leia mais

Área eventos e infraestruturas - Projetos sócio educativos 1

Área eventos e infraestruturas - Projetos sócio educativos 1 Área eventos e infraestruturas - Projetos sócio educativos 1 A atividade desportiva Desporto em Família deverá ser o corolário de todas as atividades lúdicas e desportivas que os alunos realizaram nas

Leia mais

BADMINTON FEDERAÇÃO PARANAENSE LEIS DO BADMINTON DEFINIÇÕES 1. QUADRA E EQUIPAMENTO DE QUADRA. Folha nº 1/9 Revisão BWF: 05 Junho 14

BADMINTON FEDERAÇÃO PARANAENSE LEIS DO BADMINTON DEFINIÇÕES 1. QUADRA E EQUIPAMENTO DE QUADRA. Folha nº 1/9 Revisão BWF: 05 Junho 14 Folha nº 1/9 DEFINIÇÕES Jogador Jogo Simples Duplas Lado de Serviço Lado de Recepção Rally Golpe (Batida) Qualquer pessoa jogando Badminton. A disputa básica no Badminton entre lados opostos, cada qual

Leia mais

As 11 técnicas fundamentais dos golpes de fundo de quadra

As 11 técnicas fundamentais dos golpes de fundo de quadra As 11 técnicas fundamentais dos golpes de fundo de quadra VERSÃO RESUMIDA Introdução do manual É feito para quem quer resultados, tenistas ou professores! 1 Simples e completo! 11 fundamentos que tratam

Leia mais

REGULAMENTO INFANTO JUVENIL FMT 2010

REGULAMENTO INFANTO JUVENIL FMT 2010 REGULAMENTO INFANTO JUVENIL FMT 2010 Considerando: 1. A necessidade de redefinir os critérios para pontuação dos grupos dos torneios; 2. A necessidade de redução do tamanho das chaves para os torneios

Leia mais

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE TÊNIS

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE TÊNIS REGULAMENTO TÉCNICO BEACH TENNIS 2016 1. REGISTRO E FILIAÇÃO DE ATLETAS Para participar das competições oficiais do calendário, os atletas deverão fazer seu cadastro no site da FGT (www.fgtenis.com.br).

Leia mais

Regulamento do Circuito das Estações para o 7º Open de Beach Tennis ASBT primavera e 11 de setembro

Regulamento do Circuito das Estações para o 7º Open de Beach Tennis ASBT primavera e 11 de setembro Regulamento do Circuito das Estações para o 7º Open de Beach Tennis ASBT primavera 2016 10 e 11 de setembro As inscrições para o 7º OPEN DE BEACH TENNIS ASBT PRIMAVERA 2016 deverão ser feitas através do

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS REGULAMENTO GERAL 2019

COPA DAS FEDERAÇÕES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS REGULAMENTO GERAL 2019 COPA DAS FEDERAÇÕES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS REGULAMENTO GERAL 2019 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas,

Leia mais

Jogos Desportivos da União das Freguesias de Caparica e Trafaria Torneio de Ténis de Mesa

Jogos Desportivos da União das Freguesias de Caparica e Trafaria Torneio de Ténis de Mesa Jogos Desportivos da União das Freguesias de Caparica e Trafaria 2014 Torneio de Ténis de Mesa Regulamento 1. Disposições iniciais Este Regulamento define as normas de organização do Torneio de Ténis de

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. I Open Sindilegis de Racketlon

REGULAMENTO GERAL. I Open Sindilegis de Racketlon REGULAMENTO GERAL I Open Sindilegis de Racketlon Data: 30 de junho, 1º, 7 e 8 de julho de 2012. Local: ASCADE (Tênis de Mesa e Badminton), MDO Squash Club (Squash) e Clube Naval de Brasília (Tênis de Campo).

Leia mais

Casa do Povo do Reguengo do Fetal. Regulamento. 3º Torneio de Ténis de Mesa. Casa do Povo de Reguengo do Fetal 2014

Casa do Povo do Reguengo do Fetal. Regulamento. 3º Torneio de Ténis de Mesa. Casa do Povo de Reguengo do Fetal 2014 Regulamento 3º Torneio de Ténis de Mesa Casa do Povo de Reguengo do Fetal 2014 Ténis de Mesa Secção de Desporto Página 1/5 ARTIGO PRIMEIRO (Estrutura e inscrições) 1. O presente Regulamento estrutura o

Leia mais

Escrito por Andreza Viana de Oliveira Seg, 13 de Maio de :26 - Última atualização Seg, 27 de Maio de :12

Escrito por Andreza Viana de Oliveira Seg, 13 de Maio de :26 - Última atualização Seg, 27 de Maio de :12 Empunhadura ( forehand ) Em geral a raquete deve ser empunhada como se o jogador estivesse apertando a mão com ela. Isso pode não parecer natural, mas com paciência e prática se tornará um hábito. Empunhadura

Leia mais

A Abordagem do Badminton na Escola Núcleo de Estágio da Escola Básica de Leça da Palmeira. 11 de Janeiro de 2012

A Abordagem do Badminton na Escola Núcleo de Estágio da Escola Básica de Leça da Palmeira. 11 de Janeiro de 2012 A Abordagem do Badminton na Escola Núcleo de Estágio da Escola Básica de Leça da Palmeira 11 de Janeiro de 2012 Badminton e a História Badminton e a História! As origens do Badminton pensa-se que estão

Leia mais

Regras de arbitragem do Crossminton Editor - Internacional Crossminton Organization -

Regras de arbitragem do Crossminton Editor - Internacional Crossminton Organization - Regras de arbitragem do Crossminton 2018 Editor - Internacional Crossminton Organization - Versão revisada: Janeiro 2018, por Franke Tradução: Crossminton de São Paulo, por Mickael Thievent e Rodrigo Alvares,

Leia mais

BOCCIA COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS CARACTERIZAÇÃO

BOCCIA COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS CARACTERIZAÇÃO ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS /// BOCCIA BOCCIA CARACTERIZAÇÃO O boccia é uma modalidade paralímpica que pode ser desenvolvida em quatro áreas de intervenção: terapêutica, recreativa, educativa e competitiva.

Leia mais

REGULAMENTO LBTESP 1. REGRAS GERAIS DOS TORNEIOS

REGULAMENTO LBTESP 1. REGRAS GERAIS DOS TORNEIOS REGULAMENTO LBTESP A Liga de Beach Tennis do Estado de São Paulo (LBTESP) tem por objetivo promover e desenvolver oportunidades para todos participarem de forma recreativa e competitiva dessa modalidade

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2016

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2016 COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2016 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações, para definir o Estado o Brasileiro. A Copa das Federações

Leia mais

Prof. Maick da Silveira Viana

Prof. Maick da Silveira Viana Regras do Handebol Prof. Maick da Silveira Viana REGRA 1 A quadra do jogo REGRA 2 - A duração da partida A partida de handebol consiste em dois tempos divididos por um intervalo de 10 minutos. A duração

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Jogos Olímpicos Rio 2016 Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Mascotes da Olimpíadas de Pequim 2008 Beibei,Jingjing, Haunhaun, Yingying e Nini Mascotes dos Jogos Olímpicos Londres

Leia mais

VOLEIBOL PROF. FRANCINE CRUZ GRISON

VOLEIBOL PROF. FRANCINE CRUZ GRISON VOLEIBOL PROF. FRANCINE CRUZ GRISON O CAMPO/ QUADRA ROTAÇÃO/RODÍZIO A ordem de rotação é determinada pela formação inicial da equipe e controlada através da ordem de saque e posição dos jogadores durante

Leia mais

REGRAS DO JOGO PRINCIPAIS MODIFICAÇÕES NA REDAÇÃO VÔLEI DE PRAIA

REGRAS DO JOGO PRINCIPAIS MODIFICAÇÕES NA REDAÇÃO VÔLEI DE PRAIA REGRAS DO JOGO PRINCIPAIS MODIFICAÇÕES NA REDAÇÃO VÔLEI DE PRAIA TEXTO EXISTENTE NOVO TEXTO 6.1.7. Durante o jogo, ambos os jogadores estão autorizados a conversar com os árbitros quando a bola está fora

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS 2018

REGULAMENTO CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS 2018 REGULAMENTO CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS 2018 DA COMPETIÇÃO O Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis em Cadeira de Rodas é formado por torneios independentes, que

Leia mais

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE TÊNIS REGULAMENTO BEACH TENNIS

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE TÊNIS REGULAMENTO BEACH TENNIS FEDERAÇÃO CATARINENSE DE TÊNIS REGULAMENTO BEACH TENNIS 1. FILIAÇÃO 1.1. VALOR 1.2. BENEFÍCIOS 2. RANKING 2.1. VALIDAÇÃO 2.2. PONTUAÇÃO PARA JOGADOR 2.3. PONTUAÇÃO NO RANKING ESTADUAL 3. TORNEIOS HOMOLOGADOS

Leia mais

Regras do Voleibol. Prof. Ddo. Maick da Silveira Viana

Regras do Voleibol. Prof. Ddo. Maick da Silveira Viana Regras do Voleibol Prof. Ddo. Maick da Silveira Viana Instalações e Equipamentos DIMENSÕES A quadra de jogo é um retângulo medindo 18m x 9m, circundada por uma zona livre de no mínimo 3m de largura em

Leia mais

Regulamento específico das modalidades

Regulamento específico das modalidades Festival de Jogos 6ª a 8ª séries 2013 Regulamento específico das modalidades Colégio Santa Dorotéia TAPABOL (MASC./ FEM.) 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de

Leia mais

DIAGRAMA 1a-1: ÁREA DA COMPETIÇÃO / CONTROLE (Sem Mídia)

DIAGRAMA 1a-1: ÁREA DA COMPETIÇÃO / CONTROLE (Sem Mídia) Regras Relevantes: 1, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, 4.2.3.1, 15.4.4, 19.3.2.7, 21.3.2.1, 21.3.3.1, 23.1, 24.1, 25.1, 26.1 Área de Controle Estatística da Equipe V I S V I S 18.50 m à 20.50 m Team Statistician Zona

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2009

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2009 COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2009 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações, para definir o Estado Campeão Brasileiro. A Copa das

Leia mais

A Copa das Federações será realizada nas seguintes categorias: -Profissional - Amador: A B C - Até 14 anos anos

A Copa das Federações será realizada nas seguintes categorias: -Profissional - Amador: A B C - Até 14 anos anos COPA DAS FEDERAÇÕES DE BEACH TENNIS REGULAMENTO GERAL PARA 2016 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações de Beach Tennis, para definir o Estado

Leia mais

RANKING DE TENIS 2016

RANKING DE TENIS 2016 RANKING DE TENIS 2016 REGULAMENTO 1- NORMAS GERAIS Poderão participar das etapas somente associados (funcionários e dependentes) maiores de 18 anos. O Ranking será composto terá categoria única e poderá

Leia mais

REGULAMENTO - JOGOS CARIOCAS DE VERÃO BEACH TENNIS

REGULAMENTO - JOGOS CARIOCAS DE VERÃO BEACH TENNIS Brasil, 08 de março de 2017 REGULAMENTO - JOGOS CARIOCAS DE VERÃO BEACH TENNIS 1 LIGA NACIONAL DE BT (LNBT) 1.1) Torneios e Chancela Os Jogos Cariocas de Verão receberão a chancela da LNBT graduação G2

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DO FUNDÃO GRUPO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 09_10 PRINCIPIOS BÁSICOS DA MODALIDADE. Badminton

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DO FUNDÃO GRUPO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 09_10 PRINCIPIOS BÁSICOS DA MODALIDADE. Badminton ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DO FUNDÃO GRUPO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 09_10 PRINCIPIOS BÁSICOS DA MODALIDADE Badminton FUNDÃO, MARÇO DE 2010 Professor Frederico Dias APRESENTAÇÃO / CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

DESPORTO NA ESCOLA 2017/2018 TORNEIO CONCELHIO DO JOGO DO MATA REGULAMENTO

DESPORTO NA ESCOLA 2017/2018 TORNEIO CONCELHIO DO JOGO DO MATA REGULAMENTO Area do Piolho A DESPORTO NA ESCOLA 2017/2018 Data: 15 e 16 de Janeiro Apuramento - Pavilhão Desportivo Guilherme Pinto Basto 18 e 19 de Janeiro Apuramento - Clube Futebol de Sassoeiros 27 de Janeiro Final

Leia mais

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, / /2018. 8º ano Turma: Nome do (a) Aluno (a): Professora: Raquel Louredo RODÍZIO DE POSIÇÕES Apostila do 1º trimestre - Disciplina:

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO PARANAENSE INTEREQUIPES 2017

REGULAMENTO CAMPEONATO PARANAENSE INTEREQUIPES 2017 REGULAMENTO CAMPEONATO PARANAENSE INTEREQUIPES 2017 1. DO TORNEIO O Campeonato Paranaense Interequipes será disputado no formato Copa Davis, onde as equipes serão formadas por no mínimo dois tenistas e

Leia mais