10º Guia de Laboratório de ECA412 Introdução ao Processamento Digital de Imagens

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "10º Guia de Laboratório de ECA412 Introdução ao Processamento Digital de Imagens"

Transcrição

1 10º Guia de Laboratório de ECA412 Introdução ao Processamento Digital de Imagens Nome Nº de Matrícula: Nome Nº de Matrícula: Nome Nº de Matrícula: Descrição geral Este laboratório tem como objetivo exemplificar alguns tópicos relacionados a processamento digital de imagens. Será empregado um toolbox MatLab, onde as funções utilizadas têm seus códigos disponíveis para serem empregadas em outros ambientes de programação. Também será empregada uma ferramenta do LabView que possibilita aplicações em tempo real, cujos aplicativos desenvolvidos podem ser compilados em arquivos executáveis independentes do ambiente de desenvolvimento em questão. - Representações de Pixels de uma Imagem: p = f(x,y) Formulário - Expressão Típica de um Filtro de Imagem: - Exemplo de regiões de pixels (p i ) de imagens e de máscaras (w i ) de filtros digitais: p1 p2 p3 w1 w2 w3 p4 p5 p6 w4 w5 w6 p7 p8 p9 w7 w8 w9 p p = q i= 1 w. p i i - Exemplo de máscara 3 x 3 de Sobel: Expressão de Filtro de Média: - Realce por Histograma: g m s = T ( r); 1 =. M r = T M i= 1 1 g ( x, y) i ( s); s k = K j= 0 n j. np

2 - Contraste por Stretch: T(r) = Função de Segmentos de Retas, entre outras. Parte I Exemplos de Processamento de Imagens 1) Usar os comandos abaixo para carregar um arquivo de uma imagem digital (neste exemplo, monocromática) e exibi-la na tela do computador: I=imread('pout.tif'); <Enter> imshow(i) <Enter> a) Para ter a informação do número de pixels da imagem usar o comando size(i) <Enter> e anotar a dimensão da matriz de dados correspondente. Resposta:. b) A graduação de cada pixel em nível de cor (neste exemplo em 256 níveis de cinza) pode ser obtida por I(n,m) <Enter>. Anotar os valores dos pixels relativos a I(1,1) e I(291,240).. 2) Este exemplo mostrará a aplicação do método de equalização por histograma para melhorar a qualidade de uma imagem. A imagem utilizada será a mesma da questão anterior. Empregar os comandos seguintes: Ih=histeq(I); figure <Enter> imshow(ih) <Enter> a) A qualidade da imagem processada melhorou? Justificar. b) Anotar os valores da graduação Ih(1,1) e Ih(291,240) da imagem processada. Em relação aos valores do item (b) da questão anterior, houve alterações? Por que? 3) Usar os comandos seguintes para carregar uma imagem com ruídos (chuviscos) agregados. I=imread(eight.tif'); <Enter> Ir=imnoise(I, salt & pepper,0.02); imshow(ir) <Enter> a) A imagem contém pontos ( chuviscos ) caracterizando um determinado ruído na mesma? Resposta:. b) Neste exemplo será mostrado o método de filtragem pelo processamento da média objetivando limpar os chuviscos. Usar os comandos abaixo com o emprego de máscara 3x3.

3 Ip=medfilt2(Ir,[3 3]); figure <Enter> imshow(ip) <Enter> c) Os pontos de ruído da imagem original foram removidos? Justificar a resposta. 4) Carregar e exibir a figura do exemplo a seguir por meio dos comandos abaixo. I=imread(moon.tif'); <Enter> imshow(i) <Enter> a) Este exemplo trata da extração de contornos de uma imagem usando a técnica de detecção por edge. A finalidade no exemplo seria facilitar a visualização de crateras na superfície da Lua. Usar os comandos seguintes, onde foi empregada uma máscara de Sobel: Ie=edge(I,'sobel'); figure <Enter> imshow(ie) <Enter> b) Os contornos das crateras foram destacados da imagem original? Justificar o motivo. 5) A seguir será mostrado como destacar da figura da questão anterior informações referentes a superfície da imagem com a finalidade da computação da sua área planar, por exemplo. Para isto é empregada a função filter2 conforme ilustrado nos comandos a seguir: f=fspecial('unsharp'); <Enter> Ip=filter2(f,I);figure <Enter> imshow(ip) (Enter> a) A área visível ficou mais realçada? Por que? 6) Usar os comandos abaixo para carregar o arquivo de uma imagem digital colorida e exibila na tela. I = imread('westconcordaerial.png'); <Enter> imshow(i) <Enter> a) Para ter a informação do número de pixels da imagem usar o comando size(i) <Enter>, anotar a dimensão da matriz de dados correspondente. Resposta:.

4 b) Notar que em relação a imagens monocromáticas, a matriz de pixels de uma imagem colorida possui uma dimensão adicional. A graduação de cada pixel em nível de cor (neste exemplo em 256 níveis de vermelho, verde e azul) pode ser obtida por I(n,m,l) <Enter>. Anotar os valores para I(1,1,1), I(1,1,2) e I(1,1,3) referentes ao primeiro pixel f(1,1) da imagem colorida.. c) Este exemplo mostrará a aplicação da técnica Stretch objetivando a equalização de cores de uma imagem, melhorando o seu contraste, por exemplo. Usar os comandos abaixo: Is = imadjust(i,stretchlim(i)); figure <Enter> imshow(is) <Enter> d) Em relação à imagem anterior houve melhoria na nitidez da mesma? Por que? 7ª) Este exemplo mostra a utilização de um toolbox do MatLab para auxílio ao projeto de filtros tipo janela (window) para processamento de imagens. Para executar a ferramenta digitar Demo <Enter> na área de trabalho. Será aberta uma janela onde deve ser selecionada a opção Toolboxes acionando o mouse sobre a mesma. Acionar a biblioteca Image Processing e a opção 2-D Filtering and Filter Design. Aparecera a janela com o título 2-D FIR Filtering. a) No campo Select an Image selecionar a imagem Saturn. Uma imagem do planeta Saturno será mostrada. Verificar no canto inferior direito da foto se está visível algum ponto claro representando outro possível astro (talvez uma estrela) no plano de fundo da figura? Resposta:. b) No campo Type of filter selecionar a opção highpass. No campo Design Method escolher fwind1. O gráfico espacial é relativo às características de um filtro passa-altas de imagens. c) Acionar com o mouse o botão Apply Filter. Verificar a imagem filtrada correspondente. Verificar se agora surgiu um ponto claro na parte inferior esquerda da foto processada indicando um possível astro? Justificar a resposta. Parte II Experiências de Processamento de Imagens Nas experiências a seguir é empregado uma webcam e o ambiente LabView para exemplificar processamentos de imagem em tempo real. É utilizada uma ferramenta (Vision Assistant) do ambiente para realizar os processamentos relacionados às experiências.

5 1ª) Esta experiência exemplifica o processamento de uma imagem colorida (por exemplo, o rosto de uma pessoa) adquirida pela câmera acoplada ao computador da bancada. A imagem é realçada alterando-se o seu contraste, brilho e nitidez por meio de filtragens correspondentes ao bloco da função utilizada. O processamento inclui ainda uma detecção da linha lateral esquerda do objeto (por exemplo, da face da pessoa em frente à câmera), e uma indicação visual da inclinação desta. a) Abrir o programa Ex_Proc_Imag_I na pasta correspondente a experiência. Executar (=>) o aplicativo e observar na tela do computador o processamento efetuado conforme descrito, posicionando a face esquerda do rosto próximo da lateral esquerda da grade quadricular (em cor verde e azul) que aparece da tela. Mantendo a face nesta posição (indicado por linha reta de cor vermelha), suspender ou abaixar parcialmente o rosto em relação à grade quadricular, verificando a indicação do movimento da face conforme uma linha de cor amarela que aparece transversalmente a imagem. b) Parar o programa mantendo uma imagem (do rosto) na tela do aplicativo. c) Abrir o diagrama de blocos do aplicativo (Window => Show Block Diagram). Abrir o bloco Vision Assistant por meio de dois clicks no mouse. Nos blocos (ligados em linha) indicados na parte inferior desta ferramenta, o primeiro deles indica a imagem original adquirida pela câmera utilizada. O segundo bloco (Brightness) constitui funções de filtros que realizam processamentos que alteram o brilho, o contraste e a nitidez da imagem. Os blocos restantes detectam a linha lateral (Find Edge) do objeto sobre a tela do aplicativo e a inclinação (Adv. Straigh) desta em relação à linha de tangencia do objeto. d) Abrir o bloco (Brightness) referente ao processamento do contraste, brilho e nitidez da imagem. Alterar os cursores referentes aos valores destas três características no sentido de melhorar (realçar) a imagem adquirida. e) Fechar o bloco (Ok) e finalizar o assistente (Finish). f) Executar o aplicativo novamente verificando o processamento resultante. g) Parar e fechar o aplicativo em questão. 2ª) Esta experiência exemplifica processamentos de imagens com o objetivo de detectar e alertar (sem o contato físico de um sensor como uma chave final de curso), se um objeto não metálico, por exemplo, de plástico ou madeira (onde sensores capacitivos ou indutivos não são efetivos) se aproxima a uma certa distância de uma dada referência. Inicialmente a imagem adquirida é convertida em branco e preto. A seguir a imagem é filtrada com a finalidade de destacar os contornos do objeto. Depois é realizado um processamento objetivando detectar linhas verticais do objeto dentro de uma área quadricular do aplicativo. Finalmente, a informação correspondente à posição do objeto, em relação a uma referência, é medida e comparada com um dado de comparação do programa, acionando ou não um alarme visual na tela de supervisão do aplicativo.

6 a) Abrir o programa Ex_Proc_Imag_II na pasta correspondente a experiência. Executar o aplicativo, posicionando a câmera do sistema em direção à parede (em frente à bancada utilizada), até que se tenha no meio da grade quadricular do aplicativo uma linha de referência vertical (em cor vermelha) que será definida por um contorno de uma ripa de madeira da parede ou por um cano de fiação, etc. b) Posicionar um objeto como uma caneta ou lapiseira à esquerda da câmera e a um palmo de distância desta. Deslocar lentamente (simplesmente para poder observar o processamento) o objeto no sentido da esquerda para a direita em relação à câmera, verificando que a linha vertical e outra perpendicular a esta se movimentam em relação ao objeto. Quando a linha perpendicular que define a medição estiver aproximadamente a ¼ da lateral esquerda da grade quadricular do aplicativo, um alarme visual (em cor vermelha) será ativado. c) Parar o programa mantendo uma imagem (do objeto) na tela do aplicativo. d) Abrir o diagrama de blocos do aplicativo. Abrir o bloco Vision Assistant. Nos blocos (ligados em linha) indicados na parte inferior desta ferramenta, o primeiro deles indica a imagem original adquirida pela câmera utilizada. O segundo bloco constitui a função de filtragem. O terceiro bloco detecta linhas verticais da imagem e mostra a grade quadricular, e o quarto bloco (Clamp) realiza uma medição correspondente à posição do objeto que é comparado com o valor do dado de comparação do programa. Abrir o bloco Filter e anotar a mascará (3x3) correspondente ao filtro de imagem em questão. Resposta: e) Finalizar o assistente e fechar o aplicativo em questão. Parte III Questões complementares OBS: Incluir no relatório final as figuras resultantes das questões complementares deste guia. 1) Explicar o conceito de processamento digital de imagens. 2) Explicar o conceito do método de equalização por histograma aplicado na segunda questão da primeira parte. 3) Resolver a sétima questão usando comandos de linha para um filtro passa-altas de imagens. Incluir a figura filtrada no relatório.

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Tópicos Detecção de Pontos Isolados Detecção de Linhas Prof. Sergio Ribeiro 2 Operações lógicas e aritméticas orientadas a vizinhança utilizam o conceito

Leia mais

SEL5886 Visão Computacional Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

SEL5886 Visão Computacional Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL5886 Visão Computacional Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Prática 2 Processamento no Domínio do Espaço Instruções: Essa prática consiste de 12 exercícios (E_1 a E_12). Deve ser gerado um arquivo

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Objetivos Melhoria

Leia mais

Televisão Digital. Trabalho prático nº1. Filtragem espacial de imagem fixa e manipulação de histogramas. 2 de Novembro de 2006

Televisão Digital. Trabalho prático nº1. Filtragem espacial de imagem fixa e manipulação de histogramas. 2 de Novembro de 2006 Televisão Digital Trabalho prático nº1 Filtragem espacial de imagem fixa e manipulação de histogramas 2 de Novembro de 2006 José Carlos Costa Pinto Ribeiro 000503044 Rui Miguel Barbosa da Costa Gonçalves

Leia mais

Uso do Easy Interactive Tools

Uso do Easy Interactive Tools Uso do Easy Interactive Tools Inicialização do Easy Interactive Tools Para iniciar o Easy Interactive Tools no seu computador, siga um destes passos: Windows: Clique duas vezes no ícone do Easy Interactive

Leia mais

10 - Classificação não automática

10 - Classificação não automática 10 - Classificação não automática 1. Carregar na tela do SPRING uma de suas imagens que servirá de referência para gerar as classes temáticas. Na barra de ferramenta, clicar em Modelo de Dados (Fig.1).

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam.

O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam. CamGuard O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam. Para ativar o CamGuard, clique em no console do aplicativo da webcam da Kworld. A interface do CamGuard é exibida e apresenta

Leia mais

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha Filtragem As técnicas de filtragem são transformações da imagem "pixel" a "pixel", que dependem do nível de cinza de um determinado "pixel" e do valor dos níveis de cinza dos "pixels" vizinhos, na imagem

Leia mais

Processamento de Imagens

Processamento de Imagens Processamento de Imagens Introdução Prof. Dr. Márcio Sarroglia Pinho Histogramas Histogramas w Equalização alpha = 255 / numpixels for each pixel g(x,y) = cumulativefrequency[f(x,y)] * alpha end for http://www.generation5.org/content/24/histogramequalization.asp

Leia mais

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

O nome do CAPI deverá constar em todas as publicações originadas de trabalhos nele realizado

O nome do CAPI deverá constar em todas as publicações originadas de trabalhos nele realizado CAPI Centro de Aquisição e Processamento de Imagens ICB-UFMG - Bloco O 2, sala 299 31270-901, Belo Horizonte, MG Coordenação da área: Dawidson Assis Gomes (31) 3409-2647 Gregory Thomas Kitten (31)3409-2806

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

(INFORMAÇÕES PARA LABORATÓRIOS VIRTUAIS) Nome do laboratório: Laboratório de Programação (INFORMAÇÕES PARA FERRAMENTA)

(INFORMAÇÕES PARA LABORATÓRIOS VIRTUAIS) Nome do laboratório: Laboratório de Programação (INFORMAÇÕES PARA FERRAMENTA) (INFORMAÇÕES PARA LABORATÓRIOS VIRTUAIS) Nome do laboratório: Laboratório de Programação (INFORMAÇÕES PARA FERRAMENTA) Ferramenta 1 -NetBeans 8.1 GUI Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição

Leia mais

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS

COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmcommand.com COMO COMEÇAR Guia de Referência Rápida MAPAS www.farmersedge.com.br MAPAS Você pode gerenciar e visualizar sua fazenda através do Gerenciados de Mapas. Por padrão, sua fazenda irá aparecer

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela

Leia mais

T4.1 Processamento de Imagem

T4.1 Processamento de Imagem T4.1 Processamento de Imagem Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra Resumo 1. Manipulação ponto a ponto 2. Filtros espaciais 3. Extracção de estruturas geométricas 4.

Leia mais

Operações Pontuais. 1 operando. 2 operandos. Processamento e Análise de Imagem - A. J. Padilha - v ac

Operações Pontuais. 1 operando. 2 operandos. Processamento e Análise de Imagem - A. J. Padilha - v ac Operações Pontuais 1 operando T OP 2 operandos Pré-Processamento - 1 Operações Pontuais Nas operações pontuais, cada ponto da imagem-resultado - g(i,j) - é obtido por uma transformação T do ponto de coordenadas

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO. Fazendo este tutorial você criará a seguinte montagem:

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO. Fazendo este tutorial você criará a seguinte montagem: SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Assembly e introduzir conceitos básicos de montagem. É importante que

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Capítulo III Processamento de Imagem

Capítulo III Processamento de Imagem Capítulo III Processamento de Imagem Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra Resumo 1. Manipulação ponto a ponto 2. Filtros espaciais 3. Extracção de estruturas geométricas

Leia mais

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

O nome do CAPI deverá constar em todas as publicações originadas de trabalhos nele realizado

O nome do CAPI deverá constar em todas as publicações originadas de trabalhos nele realizado CAPI Centro de Aquisição e Processamento de Imagens ICB-UFMG - Bloco O 2, sala 299 31270-901, Belo Horizonte, MG Coordenação da área: Dawidson Assis Gomes (31) 3409-2647 Gregory Thomas Kitten (31)3409-2806

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização Para a utilização do sistema, podem ser usados tanto controles de XBOX 360 ligados ao computador, ou então por um teclado convencional. Ao abrir o sistema, a janela de configuração

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS PARA VISÃO ROBÓTICA. Digital Image Processing for Robotic Vision

PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS PARA VISÃO ROBÓTICA. Digital Image Processing for Robotic Vision PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS PARA VISÃO ROBÓTICA Digital Image Processing for Robotic Vision Luiz Ferreira MENEZES Jr. Faculdade de Jaguariúna Resumo: Este trabalho descreve quatro métodos para converter

Leia mais

Palavras-chave: v18, Editor de Critérios, recursos, edição de critérios.

Palavras-chave: v18, Editor de Critérios, recursos, edição de critérios. Palavras-chave: v18, Editor de Critérios, recursos, edição de critérios. Antigamente, até a versão 17 do CAD/TQS, os critérios eram editados individualmente, ou seja, cada tipo de arquivo de critério era

Leia mais

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Página 1 de 16 Índice DonD - Sistema para Teste de Acuidade Visual...3 Componentes do Produto...4 Instalação...5 Abrindo o sistema do DonD...5 Configuração...6

Leia mais

7. Color Image Processing

7. Color Image Processing Transformação de níveis de cinza para cor a idéia por trás desta técnica é executar 3 transformações independentes sobre níveis de cinza dos pixels de uma imagem de entrada. Cada cor é transformada independentemente

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Técnicas de Modificação do Histograma Compressão de Histograma 2 Veremos a definição e utilização do conceito de histograma.

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

Os blocos de desenho usados em arquitetura são mantidos em duas bibliotecas independentes:

Os blocos de desenho usados em arquitetura são mantidos em duas bibliotecas independentes: Arquitetura O menu de arquitetura destina-se a pequenos trabalhos de desenho de plantas de arquitetura que podem ocorrer mesmo em escritórios de cálculo estrutural. Estão disponíveis facilidades de desenho

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II VISTAS ORTOGRÁFICAS Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio Grande do Sul

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Informática. Fundamentos de Computação Gráfica

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Informática. Fundamentos de Computação Gráfica 1. Imagens sísmicas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Informática Fundamentos de Computação Gráfica Aluno: Stelmo Magalhães Barros Netto Relatório do trabalho Imagens Sísmicas

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II DESENHO DE CORTES DE PEÇAS EM CAD Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio

Leia mais

MANUAL IMPORTAÇÃO DE FRETES ELETRÔNICOS.

MANUAL IMPORTAÇÃO DE FRETES ELETRÔNICOS. MANUAL IMPORTAÇÃO DE FRETES ELETRÔNICOS. Procedimentos de importação dos CTE (conhecimento de frete eletrônico), para alimentar o financeiro e posteriormente participar do rateio de custo quando ocorrer

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Módulo Processamento de Imagens

Módulo Processamento de Imagens Módulo Processamento de Imagens Objetivo Conteúdo 1. Acesso a Imagens no Catálogo Selecionar Imagens CBERS de Brasília CBERS2B Brasília Executar Selecionar Município Brasília Selecionar Cena Órbita 157

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens 1 Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Introdução Espectro Eletromagnético Aquisição e de Imagens Sensoriamento Remoto 2 Introdução Espectro Eletromagnético

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Introdução Espectro Eletromagnético Aquisição e Digitalização de Imagens Efeitos da Digitalização Digitalização Sensoriamento

Leia mais

Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels. Tabelas

Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels. Tabelas Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels Tabelas Sumário Alinhamento de conteúdo Autoformatação Barra suspensa Como criar uma tabela Como excluir elementos Como inserir elementos

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

78. A Área de Transferência do MS-Office 2016 permite que dados sejam transferidos entre os diversos aplicativos. Suponha que um usuário tenha aberto

78. A Área de Transferência do MS-Office 2016 permite que dados sejam transferidos entre os diversos aplicativos. Suponha que um usuário tenha aberto 77. No sistema operacional Windows 10, em sua configuração padrão, um usuário aciona o Explorador de Arquivos, seleciona um arquivo e pressiona a tecla F3. Em seguida, (A) o arquivo será deletado definitivamente.

Leia mais

SEL Visão Computacional. Aula 2 Processamento Espacial

SEL Visão Computacional. Aula 2 Processamento Espacial Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-5895 - Visão Computacional Aula 2 Processamento Espacial Prof. Dr. Adilson Gonzaga Prof. Dr. Evandro Linhari Rodrigues Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Segmentação Os algoritmos

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO FICHA 1 Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO 1. Criar nova Pasta de Trabalho No Windows Explore criar uma pasta "ALUNO" dentro do diretório C:\Posicao\Demos, onde

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró 01 de 08 PROCEDIMENTO 1. Abrir o software QCAPPRO51. O ícone está localizado na área de trabalho. 2. Clique no 1º ícone (abrir pasta) para abrir uma imagem feita neste programa de captura. 3. Com a imagem

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais

TELEVISÃO DIGITAL LEEC 2006/2007

TELEVISÃO DIGITAL LEEC 2006/2007 TELEVISÃO DIGITAL LEEC 2006/2007 DETECÇÃO DE CONTORNOS GRUPO 6: Hugo Miguel Rodrigues Gonçalves Dinis Guedes Afonso ee01171 ee01148 Introdução Este trabalho tem como objectivo a implementação de métodos

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

Processamento de Imagens

Processamento de Imagens Processamento de Imagens Prof. Julio Arakaki Ciência da Computação 1 Imagem Digital Full Color Image (Matriz de Pixels) RGB (24 bits): Red (8 bits) Green (8 bits) Blue (8 bits) 2 Imagem Digital Um modelo

Leia mais

Senstar Face Recognition. 1.6 Guia do Usuário

Senstar Face Recognition. 1.6 Guia do Usuário Senstar Face Recognition 1.6 Guia do Usuário Índice Índice Face Recognition... 3 Instalação... 4 Requisitos...4 Instalar Face Recognition... 4 Atualizar modelos de rostos... 4 Configuração... 5 Configurar

Leia mais

Como melhorar suas fotos no Photoshop. Confira sete dicas para retocar imagens no programa gráfico da Adobe (por André Cardozo, ig São Paulo)

Como melhorar suas fotos no Photoshop. Confira sete dicas para retocar imagens no programa gráfico da Adobe (por André Cardozo, ig São Paulo) Como melhorar suas fotos no Photoshop Confira sete dicas para retocar imagens no programa gráfico da Adobe (por André Cardozo, ig São Paulo) Com a quantidade cada vez maior de celulares com câmera no mercado,

Leia mais

Processamento de Imagens Filtragem Digital

Processamento de Imagens Filtragem Digital Filtragem Digital Consiste na aplicação de técnicas de transformação (operadores máscaras) com o objetivo de corrigir, suavizar ou realçar determinadas características de uma imagem dentro de uma aplicação

Leia mais

Processamento de imagem a cores

Processamento de imagem a cores A cor é um poderoso descritor que frequentemente simplifica a identificação e extracção de objectos de uma cena Os humanos podem discernir milhares de cores, mas apenas duas dezenas de cinzentos O processamento

Leia mais

Lembre-se: Estes testes garantirão que os sistemas TQS estão apresentando os resultados

Lembre-se: Estes testes garantirão que os sistemas TQS estão apresentando os resultados Madeira Tour Para abrir o programa que permite o acesso ao sistema TQS-Madeira, dê dois cliques sobre o ícone de atalho CAD TQS para Windows disponível na Área de trabalho do Windows. Então o TQS será

Leia mais

Projeto de Mestrado desenvolvido pela aluna Eveline Batista Rodrigues, no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo São

Projeto de Mestrado desenvolvido pela aluna Eveline Batista Rodrigues, no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo São Projeto de Mestrado desenvolvido pela aluna Eveline Batista Rodrigues, no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo São Carlos, sob orientação do Prof Dr Homero Schiabel. SUMÁRIO

Leia mais

O MICROSOFT OFFICE WORD 2010

O MICROSOFT OFFICE WORD 2010 O MICROSOFT OFFICE WORD 2010 APRESENTAÇÃO DE INTERFACE Curso Técnico de Nível Médio Objetivo Apresentar a interface do Microsoft Word 2010. Processador de texto O Microsoft office Word 2010 é um aplicativo

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

Introdução ao Processamento de Imagens. Profa. Dra. Soraia Raupp Musse Thanks to Prof. Dr. Cláudio Rosito Jung

Introdução ao Processamento de Imagens. Profa. Dra. Soraia Raupp Musse Thanks to Prof. Dr. Cláudio Rosito Jung Introdução ao Processamento de Imagens Profa. Dra. Soraia Raupp Musse Thanks to Prof. Dr. Cláudio Rosito Jung Introdução Processamento de Imagens: processamento de sinais bidimensionais (ou n-dimensionais).

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

DynaPredict Web MANUAL DESCRITIVO. Data Logger Bluetooth Low Energy (BLE)

DynaPredict Web MANUAL DESCRITIVO. Data Logger Bluetooth Low Energy (BLE) DynaPredict Web MANUAL DESCRITIVO Data Logger Bluetooth Low Energy (BLE) Sumário 1 2 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7 2.8 2.9. Introdução Telas Login Menu Início DMA Dados Contínuos Análise Espectral Últimos

Leia mais

Laboratório - Configuração do Firewall no Windows 7 e no Vista

Laboratório - Configuração do Firewall no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você explorará o Firewall do Windows e definirá algumas configurações avançadas. Equipamentos Recomendados Dois computadores conectados diretamente ou através de uma rede

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Processamento de Imagem. A Imagem digital Professora Sheila Cáceres

Processamento de Imagem. A Imagem digital Professora Sheila Cáceres Processamento de Imagem A Imagem digital Professora Sheila Cáceres Visão Humana Processamento de Imagens 2 Semelhança entre o sistema visual humano e uma câmera fotográfica Várias semelhanças podem ser

Leia mais

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Usando a Tabela Dinâmica e o Assistente de Tabela Dinâmica Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Mostrar

Leia mais

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML MANUAL DO USUÁRIO Horussoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br MENU: -Contas à pagar - Registro de Entrada de Mercadorias com

Leia mais

Relatório de Experimentos: Processamento de Imagens em Alimentos

Relatório de Experimentos: Processamento de Imagens em Alimentos Relatório de Experimentos: Processamento de Imagens em Alimentos Saulo Martiello Mastelini 12 de Julho de 2016 Para realização das operações requeridas, a ferramenta ImageJ foi utilizada. Após cada passo

Leia mais

2. Configurações Básicas

2. Configurações Básicas 2. Configurações Básicas 2.1 Inserção das barras de ferramentas Para ativar ou desativar as barras de ferramentas, devemos acessar: no menu superior, TOOL >> Toolbars >>> AutoCAD ou simplesmente clicar

Leia mais

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Após efetuar a compra do Bentley topograph, você receberá um email com um arquivo PDF anexado. Guarde esse arquivo, pois ele contém as informações

Leia mais

1 - Obter as séries temporais de um ponto (pág. 1/2)

1 - Obter as séries temporais de um ponto (pág. 1/2) 1 - Obter as séries temporais de um ponto (pág. 1/2) As séries podem ser obtidas: Clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o mapa do Google Maps em qualquer local da América do Sul ; Fornecendo as

Leia mais

Pré-requisitos. Para começar

Pré-requisitos. Para começar Pré-requisitos Windows Live Movie Maker; Arquivos de vídeo, fotos e músicas (o que você preferir). Para começar Abrir o Windows Live Movie Maker, clique no Botão INICIAR do seu computador Preparando o

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice Solid Edge ST6 Tutorial 13 Modelando uma Hélice Neste tutorial serão introduzidos os conceitos de modelação, onde você verá a aplicação prática de features 3D através do comando Lofted Protrusion e a divisão

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Tópicos Abordagem Contínua da Equalização Equalização Exemplo de Equalização Prof. Sergio Ribeiro 2 Técnica que procura redistribuir os valores de

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli Clique em Format Units; Georreferenciamento de 2 2º altere para Graus/minutos/segundos 1º altere para duas casas decimais 3º altere para precisão de segundos

Leia mais

Realce de Imagens. Realce de Imagens

Realce de Imagens. Realce de Imagens T Objetivo: Melhorar a qualidade visual da imagem. g 1 g 2 Contraste entre dois objetos pode ser definido como a diferença entre os níveis de cinza médios dos objetos. Observando as imagens g 1 e g 2 é

Leia mais

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP 1. Introdução A tarefa em si, de converter um arquivo.dwg para.shp, é simples utilizando o software AutoCadMap. O grande

Leia mais

Realce de Imagens. Objetivo: Melhorar a qualidade visual da imagem.

Realce de Imagens. Objetivo: Melhorar a qualidade visual da imagem. T Objetivo: Melhorar a qualidade visual da imagem. g 1 g 2 Contraste entre dois objetos pode ser definido como a diferença entre os níveis de cinza médios dos objetos. Observando as imagens g 1 e g 2 é

Leia mais

Imagem Digital. Claudio Carvilhe

Imagem Digital. Claudio Carvilhe Imagem Digital Claudio Carvilhe Imagem Digital Roteiro Introdução. Pixel. Resolução espacial. Cor. Processamento de imagens. Introdução Informação Visual: Imagem vista na tela. Informação Descritiva: Modelo

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Introdução A Microsoft apresentou uma nova maneira de proteger os arquivos de dados no Windows 8: o Histórico de Arquivos, que

Leia mais

Parte I. Tela inicial

Parte I. Tela inicial Manual do Usuário Índice Parte I Tela inicial Parte II Visão geral das ferramentas de navegação Ferramenta de zoom automático Ferramenta de zoom in e zoom out com escolha de centro Ferramenta de zoom window

Leia mais

A verificação de ortografia funciona da mesma forma que funciona no Word. Vamos supor que você tenha resultados quase prontos:

A verificação de ortografia funciona da mesma forma que funciona no Word. Vamos supor que você tenha resultados quase prontos: Unidade 31: Revisão 31.0 Introdução Uma vez que é fácil fazer alterações no Excel, é também fácil cometer erros; então é aconselhável verificar seu trabalho uma vez que este esteja concluído. A guia Revisão

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

T4 Processamento de Imagem

T4 Processamento de Imagem T4 Processamento de Imagem Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Hélder Filipe Pinto de Oliveira Resumo 1. Manipulação ponto a ponto 2. Conetividade 3. Filtros espaciais 4. Extração de estruturas

Leia mais

Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido O PROGRAMA OTB

Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido O PROGRAMA OTB Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido 48 3. O PROGRAMA O primeiro programa para cálculo dos esforços internos de pontes protendidas de madeira foi desenvolvido por Joe Murphy,

Leia mais

Como configurar o computador para impressão de etiquetas e formulário de 40 colunas

Como configurar o computador para impressão de etiquetas e formulário de 40 colunas DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB APLICATIVO IMPETIQ Procedimento Gestor PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº Versão do Documento Nº 1.0 Data da Revisão 06/09/2016 Data de Publicação 06/09/2016

Leia mais

Utilização e visão geral dos aplicativos de Ensino Digital EvoBooks

Utilização e visão geral dos aplicativos de Ensino Digital EvoBooks Guia do usuário Como utilizar os aplicativos da EvoBooks? A metodologia de Ensino Digital EvoBooks utiliza uma série de aplicativos com conteúdos e aulas digitais estruturados. Vamos aprender como utilizar

Leia mais

Computação Gráfica. Visao Computacional. Visão Huma na e Compuacional

Computação Gráfica. Visao Computacional. Visão Huma na e Compuacional Computação Gráfica Visao Computacional Prof. Rodrigo Rocha Prof.rodrigorocha@yahoo.com Visão Huma na e Compuacional Visão Computacional Área que é a combinação de conceitos, técnicas e idéias do processamento

Leia mais

fig.1 Programa implementado durante a realização do trabalho

fig.1 Programa implementado durante a realização do trabalho 1- INTRODUÇÃO Com este trabalho pretendia-se fazer a extracção de contornos de imagens. Para se poder atingir os objectivos aos quais era proposto, foram implementadas diversas estratégias de detecção

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI CERTIDÃO DE ENCARGOS SETOR V1. Atualizado em

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI CERTIDÃO DE ENCARGOS SETOR V1. Atualizado em MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI CERTIDÃO DE ENCARGOS SETOR V1. Atualizado em 30.05.18 SUMÁRIO Manual Passo Atividade Página(s) 1 Entrar no SEI 2 2 Receber e Abrir Processo 2 Manual Simplificado 3 Documento

Leia mais

2. Para completar a grade de horário, você poderá selecionar outras disciplinas de seu interesse, através dos blocos Obrigatórias, Optativas, Estágio

2. Para completar a grade de horário, você poderá selecionar outras disciplinas de seu interesse, através dos blocos Obrigatórias, Optativas, Estágio 2. Para completar a grade de horário, você poderá selecionar outras disciplinas de seu interesse, através dos blocos Obrigatórias, Optativas, Estágio e Extra Curricular. Basta clicar no botão, que serão

Leia mais