Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Informática. Fundamentos de Computação Gráfica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Informática. Fundamentos de Computação Gráfica"

Transcrição

1 1. Imagens sísmicas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Informática Fundamentos de Computação Gráfica Aluno: Stelmo Magalhães Barros Netto Relatório do trabalho Imagens Sísmicas São imagens geradas a partir da reflexão de ondas sonoras nas diversas camadas do terreno geológico a ser analisado. Tais ondas são geradas artificialmente por explosivos ou qualquer outra fonte de ondas sonoras que são capitadas por sensores especializados nesta função. Uma imagem ilustrativa do processo de geração das imagens sísmicas gerada por estas ondas pode ser vista na Figura 1. Figura 1 - Processo de geração de imagens sísmicas. As imagens geradas por este processo de aquisição são extremamente ruidosas e muita das vezes, dependendo do objetivo da interpretação sísmica, é necessário o emprego de técnicas de processamento de imagem ou de processamento de sinais, quando os sinais do traço são analisados, que realcem as características necessárias para a análise. Dependendo das características dos elementos utilizados no processo de aquisição de imagens, a imagem gerada possui os seguintes aspectos apresentados na Figura 2, onde podemos visualizar alguns elementos destacados de principal interesse quando este tipo de imagem está sendo analisada, como os horizontes e falhas, que podem ser melhor interpretados quando vistos na representação dada na imagem da Figura 3.

2 Figura 2 - Imagem sísmica gerada pelo processo de aquisição, com seus principais elementos destacados, como horizontes e falha. Figura 3 - Representação simplificada dos elementos de interesse nas imagens sísmicas. Os objetivos deste trabalho são a criação de uma tabela de cor que possa realçar horizontes e possivelmente as falhas, e a segmentação de horizontes de maneira semiautomática, isto é, que possam ser segmentados com a mínima interação com o usuário. 2. Metodologia Para a aplicação de cores nas imagens sísmicas, os seguintes passos foram tomados: 1. Abrir a imagem sísmica, a partir da biblioteca provida pelo professor da disciplina; 2. Análise das características da imagem: Comportamento dos pixels da imagem (Intervalo de variação, frequência e etc.), dimensões da imagem, textura e comportamento do traço (valores dos pixels em uma coluna da imagem); 3. A partir da análise do histograma da imagem, verificou-se que o mesmo possuía comportamento gaussiano, característica fundamental para a aplicação do algoritmo para aplicação das cores na imagem. Partindo desta informação, fica fácil extrair os parâmetros que definem a gaussiana (Média u e desvio - d); 4. Observamos que muito das informações das imagens sísmica, principalmente horizontes de alta densidade (Alto valor do pixel), estava concentrada dentro da

3 média da curva do histograma de comportamento gaussiano, como podemos visualizar na Figura 5; 5. A partir das informações encontradas nos passos de 2 4 podemos quantizar a imagem em qualquer número de valores, definindo grupos, com intervalo definido em 3 vezes o valor do desvio em torno da média encontrada, conforme a Figura 5. Valores fora deste intervalo foram considerados um grupo de fundo (background); 6. Uma vez definido a quantidade de grupos, uma tabela de cores (Palheta) é criada dinamicamente em igual número e desta forma, cada pixel da imagem que se encontra em um determinado grupo recebe uma cor em RGB. A partir da aplicação da palheta à imagem, vários dos seus aspectos ficam realçados, como podemos verificar pela Figura 8. O segundo objetivo do trabalho consiste em segmentar o horizonte de maneira semiautomática, que compreende a escolha do horizonte a ser segmentado a partir de alguma interação com o programa. A interação utilizada foi realizada através de uma simples interface gráfica com o usuário - GUI. Para a exibição da imagem sísmica e a segmentação do horizonte na janela, a imagem teve que ser re-escalada linearmente para valores de exibição em um monitor, isto é, para 256 níveis, fazendo o menor valor encontrado nos pixels da imagem sísmica o valor 0 e o máximo encontrado para 255. A segmentação do horizonte foi realizada utilizando um simples algoritmo de crescimento por região com vizinhança 3, isto é, apenas pixels das posições à direita da semente, conforme podemos visualizar na Figura 4, onde a posição central é a semente, isto é, o primeiro ponto escolhido pela GUI. A métrica (característica) de semelhança foi simplesmente a distância entre o par de valores de pixel em módulo, conforme a Equação 1. Para melhorar a detecção do horizonte, a métrica de semelhança tem como um dos operandos um valor fixo do pixel da primeira semente na métrica de semelhança. Isto quer dizer que o segundo operando na métrica de semelhança é o único variável, pois depende do vizinho (i) à corrente semente (s). Logo, a próxima semente no algoritmo de crescimento de região será aquele vizinho da corrente semente mais próximo da primeira semente. Cada semente recebeu para um valor padrão realçando a segmentação. =, ={3. } (1) 3. Resultados Figura 4 - Pixel e a sua vizinhança - 3.

4 A partir da biblioteca de imagens sísmicas disponibilizada juntamente uma imagem de exemplo, podemos perceber que os pixels da imagem sísmica possuíam valor em ponto flutuante no intervalo de a As dimensões da imagem eram de 951 x 462 pixels. O histograma dos pixels para a imagem de exemplo pode ser visto na Figura 5. Figura 5 - Histograma da imagem sísmica de exemplo com sua média definida pela linha vertical em vermelho e o intervalo utilizado no agrupamento. Com o objetivo de verificar o comportamento do traço na imagem, uma única coluna foi extraída da imagem sísmica e transformada em uma imagem sinal, fazendo a largura da imagem sinal ser a altura da imagem sísmica e o seu valor do pixel a altura na imagem sinal, produzindo a seguinte imagem na Figura 6, mas a altura foi re-escalada para ficar na mesma dimensão da largura da imagem sinal. Figura 6 - Imagem sinal gerado a partir da primeira coluna da imagem sísmica (traço). Foi criada uma classe com métodos estáticos para as funcionalidades descritas na metodologia e uma simples GUI em wxwidgets 1 para execução das operações desejadas. Uma imagem de exemplo da GUI está na Figura 7, onde seu objetivo inicial é apenas exibir a imagem de sísmica. 1 wxwidgets API para criação de GUI s. Disponível em:

5 Figura 7 - GUI criada para interação com as funcionalidades de aplicação de cor na imagem e segmentação. As funcionalidades de aplicação de cor na imagem sísmica e segmentação do horizonte são acessadas via clique do mouse. Para aplicação de cor, basta um clique com o botão direito do mouse sobre a janela e a imagem exibida mudará para o resultado da metodologia descrita acima, como podemos visualizar na Figura 8, onde um número de grupos é igual a 4 foi utilizado, mas alterável com o mesmo clique do mouse de um valor unitário. Nela podemos perceber que muitos horizontes de alta densidade foram realçados e outros de baixa densidade também. Entretanto, como podemos perceber pela mesma imagem, muito dos horizontes de baixa densidade foram classificados como fundo. Figura 8 - Aplicação da palheta de cor à imagem sísmica com 4 cores. Explorando a característica da criação dinâmica da palheta de cor, um resultado semelhante da aplicação de cor pode ser vista na Figura 9 onde um número maior de grupos (igual a 8) foi utilizado.

6 Figura 9 - Aplicação da palheta de cor à imagem sísmica com 8 cores. A segmentação do horizonte inicia com um clique com o botão esquerdo do mouse sobre a imagem exibida na janela, independente se ela é a imagem original ou a resultante da aplicação da cor. Entretanto, para exibir os pixels segmentados na imagem que estão na cor mais próxima do branco, a imagem é transformada na imagem de visualização original em nível de cinza com os valores da semente ajustados para um valor padrão igual 15000, indicando que aquele pixel foi segmentado pela técnica de crescimento de região descrita na metodologia. A imagem é então re-escalada para 256 níveis para ser visualizada. A métrica de semelhança de pixel inicialmente tinha ambos os operados variáveis na Equação 1. Isto fazia com que o vizinho sempre fosse mais semelhante à corrente semente, fazendo com que o valor da próxima semente se diferenciasse do valor da primeira semente escolhida na GUI ao longo das sementes escolhidas pelo algoritmo de crescimento, pois o erro era propagado de semente a semente. Como podemos visualizar na Figura 10, isto provocava uma migração para outros horizontes na imagem.

7 Figura 10 - Segmentação do horizonte com crescimento de região. Na imagem superior a foi utilizado a métrica de distância com ambos os operandos variáveis resultando em uma migração de horizontes. Na imagem inferior, a métrica de distância da metodologia teve melhor resultado. Utilizando a métrica de semelhança descrita na metodologia, podemos notar uma pequena melhora na segmentação do horizonte, pois sempre o vizinho à corrente semente era comparado com o valor do pixel da primeira semente, produzindo o resultado da Figura 10. A implementação do algoritmo de crescimento é simples e foi realizado de forma recursiva, logo, quando um número de vizinhos da semente considerados era maior que 4, ocorria o estouro da pilha, fato esse que pode ser facilmente contornado com uma implementação do algoritmo de crescimento de região onde a pilha pode ser simulada com uma estrutura de dados semelhante à pilha. Entretanto, essa estratégia não foi tomada pois o resultado desejado foi obtido e a implementação fica mais fácil de entender. 4. Conclusão Podemos aprender um pouco sobre as imagens sísmicas e quais os principais problemas de interesse encontrados quando se analisa este tipo de imagem.

8 5. Bibliografia Figueiredo, Aurélio Moraes. Mapeamento automático de horizontes e falhas em dados sísmicos 3D baseado no algoritmo de gás neural evolutivo. Dissertação (Mestrado em Informática) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

INF Fundamentos da Computação Gráfica Professor: Marcelo Gattass Aluno: Rogério Pinheiro de Souza

INF Fundamentos da Computação Gráfica Professor: Marcelo Gattass Aluno: Rogério Pinheiro de Souza INF2608 - Fundamentos da Computação Gráfica Professor: Marcelo Gattass Aluno: Rogério Pinheiro de Souza Trabalho 02 Visualização de Imagens Sísmicas e Detecção Automática de Horizonte Resumo Este trabalho

Leia mais

Realce de imagens parte 1: operações pontuais SCC0251 Processamento de Imagens

Realce de imagens parte 1: operações pontuais SCC0251 Processamento de Imagens Realce de imagens parte 1: operações pontuais SCC0251 Processamento de Imagens Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2013/1 Moacir Ponti Jr.

Leia mais

Mapeamento Automático de Horizontes e Falhas em Dados Sísmicos 3D baseado no algoritmo de Gás Neural Evolutivo

Mapeamento Automático de Horizontes e Falhas em Dados Sísmicos 3D baseado no algoritmo de Gás Neural Evolutivo Aurélio Moraes Figueiredo Mapeamento Automático de Horizontes e Falhas em Dados Sísmicos 3D baseado no algoritmo de Gás Neural Evolutivo Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial

Leia mais

Falhas sísmicas podem ser definidas como uma quebra na continuidade original dos horizontes. São fraturas que causam um deslocamento relativo das

Falhas sísmicas podem ser definidas como uma quebra na continuidade original dos horizontes. São fraturas que causam um deslocamento relativo das 11 1 Introdução A descoberta de novas jazidas de petróleo envolve longa análise dos dados geofísicos e geológicos da área sendo estudada. Somente depois que boas estimativas do comportamento geológico

Leia mais

SISTEMA GUARDIÃO. Manual de Usuário

SISTEMA GUARDIÃO. Manual de Usuário SISTEMA GUARDIÃO Manual de Usuário Resumo Neste documento é apresentada uma breve descrição das funcionalidades e da utilização do sistema integrado de detecção de anomalias em redes GUARDIÃO. Versão 1.0

Leia mais

Detalhes do método proposto e da sua implementação são descritos nas

Detalhes do método proposto e da sua implementação são descritos nas 4 Método Proposto 4.1. Descrição geral do método O objetivo do método proposto consiste em avaliar o potencial dos FERNS para detecção das características faciais, em tempo real, em uma seqüência de imagens

Leia mais

Determinação de vícios refrativos oculares utilizando Support Vector Machines

Determinação de vícios refrativos oculares utilizando Support Vector Machines Determinação de vícios refrativos oculares utilizando Support Vector Machines Giampaolo Luiz Libralão, André Ponce de Leon F. de Carvalho, Antonio Valerio Netto, Maria Cristina Ferreira de Oliveira Instituto

Leia mais

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

4 Resultados Exemplo 1 Reprodução da Opacidade 2D

4 Resultados Exemplo 1 Reprodução da Opacidade 2D Resultados 47 4 Resultados Neste capítulo serão apresentados os testes feitos com a opacidade 3D. Nestes testes reproduzimos, inicialmente, os resultados obtidos pela opacidade 2D em Silva[30]. Serão apresentados

Leia mais

Roteiro de Construção de Gráficos Análise de Experimentos Virtuais

Roteiro de Construção de Gráficos Análise de Experimentos Virtuais Roteiro de Construção de Gráficos Análise de Experimentos Virtuais Nos experimentos virtuais, pede-se a construção de gráficos baseados nos dados obtidos a partir dos quadros. O Microsoft Office Excel

Leia mais

Mapeamento automático de horizontes e falhas em volumes sísmicos 3D baseado no algoritmo de Gás Neural Evolutivo

Mapeamento automático de horizontes e falhas em volumes sísmicos 3D baseado no algoritmo de Gás Neural Evolutivo Mapeamento automático de horizontes e falhas em volumes sísmicos 3D baseado no algoritmo de Gás Neural Evolutivo Aurélio Moraes Figueiredo, 29 de Junho de 2007 Introdução Para a descoberta de novas jazidas

Leia mais

Respostas do Teste de Analise de Imagens :

Respostas do Teste de Analise de Imagens : Respostas do Teste de Analise de Imagens - 2004: 1Diga com suas palavras o que é: (Valor total da questão: 12) Filtragem passa alta (valor deste item até 0,3) - importante falar que apesar do nome ser

Leia mais

Processamento digital de imagens

Processamento digital de imagens Processamento digital de imagens Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 6 de outubro de 2016 Segmentação de imagens A segmentação

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Análise Quantitativa de Tecidos em Úlceras de Perna

Análise Quantitativa de Tecidos em Úlceras de Perna 49 5 Análise Quantitativa de Tecidos em Úlceras de Perna A avaliação das áreas proporcionais de cada tecido interno das úlceras fornece informações importantes sobre seu estado patológico [BERRISS, 2000],

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Tópicos Abordagem Contínua da Equalização Equalização Exemplo de Equalização Prof. Sergio Ribeiro 2 Técnica que procura redistribuir os valores de

Leia mais

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO Versão 2.00 Junho de 2016 Índice 1 Introdução... 3 2 Viewer Edition... 3 2.1 Barra de menu... 4 2.2 Curva ABC... 11 2.3 Áreas de pivoteamento... 12 3 Personal Edition... 12 3.1 Barra de menu... 13 www.bxbsoft.com.br

Leia mais

CAPÍTULO 4 SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS SAR

CAPÍTULO 4 SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS SAR CAPÍTULO 4 SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS SAR Segundo Gonzales e Wintz (1987), um dos primeiros passos do processo de análise de uma imagem digital consiste em particioná-la em seus elementos constituintes. O

Leia mais

Apostila de estatística básica Minitab Organizador: Daniel Magalhães Lima. Autores:

Apostila de estatística básica Minitab Organizador: Daniel Magalhães Lima. Autores: Apostila de estatística básica Minitab Organizador: Daniel Magalhães Lima Autores: Sumário Importando dados... 3 Explorando dados Tendência central, dispersão e gráficos... 3 Teste de normalidade... 3

Leia mais

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND.

Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. Título: Configuração para emissão das Certidões Negativas de Débito - CND. 1 LIBERAÇÃO DE USUÁRIOS DO ESCRITÓRIO: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO, opção CONTROLE, opção USUÁRIOS e clique em USUÁRIOS DO

Leia mais

Ubiratam Carvalho de Paula Junior Rafaelli de Carvalho Coutinho

Ubiratam Carvalho de Paula Junior Rafaelli de Carvalho Coutinho Universidade Federal Fluminense Pólo Universitário de Rio das Ostras Faculdade Federal de Rio das Ostras Bacharelado em Ciência da Computação Ubiratam Carvalho de Paula Junior Rafaelli de Carvalho Coutinho

Leia mais

DEFEITOS EM IMAGENS RADIOGRÁFICAS DE JUNTAS SOLDADAS EM TUBULAÇÕES: SEGMENTAÇÃO E EXTRAÇÃO DE DEFEITOS

DEFEITOS EM IMAGENS RADIOGRÁFICAS DE JUNTAS SOLDADAS EM TUBULAÇÕES: SEGMENTAÇÃO E EXTRAÇÃO DE DEFEITOS DEFEITOS EM IMAGENS RADIOGRÁFICAS DE JUNTAS SOLDADAS EM TUBULAÇÕES: SEGMENTAÇÃO E EXTRAÇÃO DE DEFEITOS * Aluno do curso Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações da UTFPR jvrsschaid@gmail.com ** Aluno

Leia mais

1.1. Trabalhos Realizados na Área

1.1. Trabalhos Realizados na Área 1 1 Introdução Várias formas de tratamento de lesões de úlceras de perna têm sido empregadas hoje em dia. O método de tratamento dependerá da origem da úlcera bem como de seu estado patológico. Com o objetivo

Leia mais

Realce de Imagens. Objetivo: Melhorar a qualidade visual da imagem.

Realce de Imagens. Objetivo: Melhorar a qualidade visual da imagem. T Objetivo: Melhorar a qualidade visual da imagem. g 1 g 2 Contraste entre dois objetos pode ser definido como a diferença entre os níveis de cinza médios dos objetos. Observando as imagens g 1 e g 2 é

Leia mais

Realce de Imagens. Realce de Imagens

Realce de Imagens. Realce de Imagens T Objetivo: Melhorar a qualidade visual da imagem. g 1 g 2 Contraste entre dois objetos pode ser definido como a diferença entre os níveis de cinza médios dos objetos. Observando as imagens g 1 e g 2 é

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Tópicos Detecção de Pontos Isolados Detecção de Linhas Prof. Sergio Ribeiro 2 Operações lógicas e aritméticas orientadas a vizinhança utilizam o conceito

Leia mais

4 Sistema Computacional

4 Sistema Computacional 78 4 Sistema Computacional Este trabalho está inserido na linha de Pesquisa Computação Gráfica Aplicada do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio e do laboratório Tecgraf (Grupo de Tecnologia em Computação

Leia mais

PMR2560 Visão Computacional Conversão e Limiarização. Prof. Eduardo L. L. Cabral

PMR2560 Visão Computacional Conversão e Limiarização. Prof. Eduardo L. L. Cabral PMR2560 Visão Computacional Conversão e Limiarização Prof. Eduardo L. L. Cabral Objetivos Processamento de imagens: Conversão de imagens; Histograma; Limiarização. Imagem digital Uma imagem é uma matriz

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3 Pessoal, Apresento uma lista de exercícios (CESPE) complementar à aula 3 sobre o Windows. Ainda pretendo criar uma lista com exercícios específicos para Windows 7, pois não encontrei exercícios recentes

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

DynaPredict Web MANUAL DESCRITIVO

DynaPredict Web MANUAL DESCRITIVO DynaPredict Web MANUAL DESCRITIVO Data logger Bluetooth Low Energy (BLE) Sumário 1 2 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.5.1 2.5.2 2.6 2.7 2.8 2.9 2.10 2.11 Introdução Telas Login Menu DMA Dados Contínuos Análise Espectral

Leia mais

Morfologia Matemática: algumas aplicações. Rosana Gomes Bernardo Universidade Federal Fluminense

Morfologia Matemática: algumas aplicações. Rosana Gomes Bernardo Universidade Federal Fluminense Morfologia Matemática: algumas aplicações Rosana Gomes Bernardo Universidade Federal Fluminense Introdução Aplicações Motivadoras - Consumo de Gás Natural Roteiro - Placas de Veículos Referências - Cartografia

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

Desenvolvimento de um método para segmentação de imagens histológicas da rede vascular óssea

Desenvolvimento de um método para segmentação de imagens histológicas da rede vascular óssea Desenvolvimento de um método para segmentação de imagens histológicas da rede vascular óssea Pedro Henrique Campos Cunha Gondim Orientador: André Ricardo Backes Coorientador: Bruno Augusto Nassif Travençolo

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III. Posicionamento e edição de módulos

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III. Posicionamento e edição de módulos COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III Posicionamento e edição de módulos Inserção de módulos: A inserção de módulos no projeto pode ser realizada de duas maneiras: por arraste ou duplo clique. Por arraste basta

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Segmentação

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Segmentação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba Segmentação A separação dos pixeis relativos a cada objeto, ou região, é uma etapa fundamental para o sucesso do processo de análise da imagem. Embora

Leia mais

2 Gráficos customizados

2 Gráficos customizados 2016/11/10 06:23 1/5 2 Gráficos customizados 2 Gráficos customizados Visão geral Os gráficos customizados, como o próprio nome sugere, oferecem possibilidades de customização. Os gráficos simples são bons

Leia mais

Fundamentos de Processamento Gráfico. Aula 3. Introdução ao Processamento de Imagens. Profa. Fátima Nunes

Fundamentos de Processamento Gráfico. Aula 3. Introdução ao Processamento de Imagens. Profa. Fátima Nunes Fundamentos de Processamento Gráfico Aula 3 Introdução ao Processamento de Imagens Profa. Fátima Nunes AULA 3 / 1 Definições Sobre o pixel são definidas algumas relações básicas: vizinhança, conectividade,

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Segmentação Os algoritmos

Leia mais

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015 Introdução a Computação Gráfica [5COP100] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL 1 o Semestre de 2015 Assunto Aula 6 Histograma de Imagem Digital 2 de 18 Sumário Conceitos Sistema de

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL (abril/2018)

MANUAL OPERACIONAL (abril/2018) Sumário Introdução... 2 Requisitos Técnicos... 2 Informação ao usuário... 2 Visão geral... 2 TRANSMITIR ARQUIVOS DA GIA / NFE / CTE... 3 Seleção do município... 3 Adicionar arquivos... 4 Exibição dos arquivos...

Leia mais

Como capturar imagens de alta resolução?

Como capturar imagens de alta resolução? Perguntas frequentes sobre captura de imagens com câmeras de alta resolução que utilizam conexão USB. O Laudo & Imagem oferece a opção de captura de imagens de câmeras de alta resolução que utilizam a

Leia mais

5 Resultados, Conclusões e Trabalhos Futuros

5 Resultados, Conclusões e Trabalhos Futuros 47 5 Resultados, Conclusões e Trabalhos Futuros Este capítulo apresenta os resultados obtidos com a técnica proposta de chromaless, bem como são apresentadas as conclusões e as sugestões para trabalhos

Leia mais

Tratamento da Imagem Transformações (cont.)

Tratamento da Imagem Transformações (cont.) Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Tratamento da Imagem Transformações (cont.) Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/33 Transformações Geométricas 3 Transformações Geométricas

Leia mais

SEMINÁRIO DOS ARTIGOS:

SEMINÁRIO DOS ARTIGOS: SEMINÁRIO DOS ARTIGOS: Text Detection and Character Recognition in Scene Images with Unsupervised Feature Learning End-to-End Text Recognition with Convolutional Neural Networks Fernanda Maria Sirlene

Leia mais

FILTRAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL. Daniel C. Zanotta 10/06/2016

FILTRAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL. Daniel C. Zanotta 10/06/2016 FILTRAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL Daniel C. Zanotta 10/06/2016 Passa-Baixas O efeito visual de um filtro passa-baixa é o de suavização da imagem e a diminuição de mudanças abruptas de níveis de cinza. As altas

Leia mais

Excel 2010 Faixas de opções

Excel 2010 Faixas de opções Noções de Informática MTE Intensivo Aula 11 Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções PowerPoint 2010 - Ambiente PowerPoint 2010 Faixa de Opções PowerPoint 2010

Leia mais

Propriedades da Imagem Amostragem & Quantização (Quantificação) Histograma Imagem Colorida x Imagem Monocromática. Propriedades da Imagem

Propriedades da Imagem Amostragem & Quantização (Quantificação) Histograma Imagem Colorida x Imagem Monocromática. Propriedades da Imagem Proc. Imagem Prof. Júlio C. Klafke [1] TÓPICOS DESENVOLVIDOS NESTE MÓDULO PROCESSAMENTO DE IMAGEM #02 Propriedades da Imagem Amostragem & Quantização (Quantificação) Histograma Imagem Colorida x Imagem

Leia mais

5 Avaliação Experimental

5 Avaliação Experimental 5 Avaliação Experimental Neste capítulo são apresentados os resultados obtidos neste trabalho, os protótipos desenvolvidos e avaliações objetivas do método. Além disso os casos de baixa performance são

Leia mais

Sensoriamento Remoto

Sensoriamento Remoto LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE GEOPROCESSAMENTO Sensoriamento Remoto Classificação Supervisionada de Imagens de Sensoriamento Remoto Elaboração: Cláudia Soares Machado Mariana Giannotti Rafael Walter de Albuquerque

Leia mais

TUTORIAL Módulo de Objetivos

TUTORIAL Módulo de Objetivos TUTORIAL Módulo de Objetivos Versão 1.0 ÍNDICE Finalidade do documento... 3 Acessando o módulo... 3 Selecionando o ciclo de Objetivos... 4 O que são Objetivos / Indicadores... 5 Criando um novo Objetivo...

Leia mais

MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera

MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera Introdução ao Processamento de Imagens COS756 PESC/COPPE/UFRJ 2013 1 Renan Garrot garrot@cos.ufrj.br 1. Introdução O processo de tracking por vídeo consiste

Leia mais

RPPA. Coordenador. (51)

RPPA. Coordenador. (51) RPPA Coordenador (51) 3330 7771 suporte@qualitin.com 1 Capítulo Página 0 Fazendo seu login 4 0.1 Menu de navegação 9 1 Dashboard 12 2 Monitores 18 3 Agenda 24 4 Histórico 28 5- Análise 37 6 Pendências

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOME: DATA: / / Software GeoGebra 5.0 versão desktop 1ª Parte Conhecendo

Leia mais

Descritores de Imagens

Descritores de Imagens Descritores de Imagens André Tavares da Silva PPGCA/UDESC Outubro de 2017 André Tavares da Silva (PPGCA/UDESC) Descritores de Imagens Outubro de 2017 1 / 18 Descritores Locais e Frameworks SIFT SURF Viola-Jones

Leia mais

DO USUÁRIO. Relatórios de Atividades da Lei Pilhas e Baterias Fabricante Nacional

DO USUÁRIO. Relatórios de Atividades da Lei Pilhas e Baterias Fabricante Nacional MANUAL DO USUÁRIO Relatórios de Atividades da Lei 10.165 Pilhas e Baterias Fabricante Nacional IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATU- RAIS RENOVAVÉIS Elaborado por Priscila Pivante

Leia mais

Figura 1 - Obtenção da cor no sistema XYZ com base na curva do iluminante e de reflexão do objeto.

Figura 1 - Obtenção da cor no sistema XYZ com base na curva do iluminante e de reflexão do objeto. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Informática Fundamentos de Computação Gráfica Aluno: Stelmo Magalhães Barros Netto Relatório do trabalho Gamut de cores 1. Espaço de cores

Leia mais

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Microsoft PowerPoint A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Dica: O botão, localizado, no lado direito do zoom, na barra de status, ajusta o slide à janela atual. E

Leia mais

Exibe configurações do otimizador que podem ser editas pelo usuário. Cada otimizador possui configurações diferentes.

Exibe configurações do otimizador que podem ser editas pelo usuário. Cada otimizador possui configurações diferentes. 1. Configuraço es Exibe configurações do otimizador que podem ser editas pelo usuário. Cada otimizador possui configurações diferentes. 1. Criar primeira linha com cabeçalho: define se o arquivo gerado

Leia mais

VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO. Ver /06/2017

VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO. Ver /06/2017 VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO Ver 2.0 23/06/2017 R. Rita de Carvalho Monteiro, 140 - Sorocaba - SP - CEP 18085-750 Fone (15) 3218-1326 Sumário Aspectos Gerais... 3 Funcionalidades... 3 Requerimentos

Leia mais

Interpretação de um ensaio de campo e criação de um modelo geológico

Interpretação de um ensaio de campo e criação de um modelo geológico Manual de Engenharia No. 38 Atualização: 11/2018 Interpretação de um ensaio de campo e criação de um modelo geológico Programa: Arquivo: Introdução Estratigrafia Demo_manual_38.gsg O objetivo deste manual

Leia mais

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015 Introdução a Computação Gráfica [5COP100] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL 1 o Semestre de 2015 Assunto Aula 6 Histograma de Imagem Digital 2 de 32 Sumário Conceitos Sistema de

Leia mais

1º Passo: acesse o site da FPG ( passe o mouse sobre o menu ÁREA DO ALUNO e logo em seguida clique em Portal RM.

1º Passo: acesse o site da FPG (  passe o mouse sobre o menu ÁREA DO ALUNO e logo em seguida clique em Portal RM. TUTORIAL PORTAL RM ( Requerimento Online ) 1º Passo: acesse o site da FPG (http://www.fpg.edu.br), passe o mouse sobre o menu ÁREA DO ALUNO e logo em seguida clique em Portal RM. 2º Passo: efetuar o login

Leia mais

5 Configurações 3D (5.1) onde (5.2) (5.3)

5 Configurações 3D (5.1) onde (5.2) (5.3) 5 Configurações 3D Neste capítulo, o modelo proposto descrito no capítulo 2 será usado para analisar os efeitos do terreno irregular. O terreno irregular, representando configurações tridimensionais hipotéticas,

Leia mais

Consulta Estoque de Veículos

Consulta Estoque de Veículos Consulta Estoque de Veículos Introdução Com o objetivo de melhorar o processo de consulta do estoque de veículos e tornando o processo mais adaptável ao fluxo de atendimento do salão de vendas, será disponibilizada

Leia mais

PACOTE DE ATUALIZAÇÕES 2015

PACOTE DE ATUALIZAÇÕES 2015 PACOTE DE ATUALIZAÇÕES 2015 Apresentamos abaixo as novas funcionalidades que estão sendo disponibilizadas na versão 3.05 de 2015 do Produto Legem. NOVAS FUNCIONALIDADES 1. Aba Histórico de e-mail do Módulo

Leia mais

5 Protótipo e Resultados Obtidos

5 Protótipo e Resultados Obtidos 5 Protótipo e Resultados Obtidos 5.1. Introdução Este capítulo apresenta de forma minuciosa o protótipo desenvolvido durante este trabalho, que é uma ferramenta capaz de realizar o treinamento e a detecção

Leia mais

O site para acesso ao portal do aluno é: HTTPS://meu.ifmg.edu.br/corpore.net/login.aspx

O site para acesso ao portal do aluno é: HTTPS://meu.ifmg.edu.br/corpore.net/login.aspx Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais 1. Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: HTTPS://meu.ifmg.edu.br/corpore.net/login.aspx No campo usuário e senha devem

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Propriedades de Imagem Digital Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Propriedades de uma Imagem Digital Vizinhança Conectividade Operações Lógicas e Aritméticas

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Propriedades de Imagem Digital Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Propriedades de uma Imagem Digital Vizinhança e Aritméticas Efeitos de em Pixel a Pixel

Leia mais

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti Introdução à Computação Gráfica Preâmbulo Adaptação: Autoria: João Paulo Pereira António Costa Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Computação Gráfica Modelos Matemáticos Análise (reconhecimento de

Leia mais

Exercício Área - SPRING

Exercício Área - SPRING Exercício Área - SPRING Figura 01 - Visualização dos dados contidos no projeto ativo. Comentários - Nesta etapa foi aberto o banco de dados, neste caso denominado São Paulo e foi definido o projeto, também

Leia mais

LAB 1 - GEOPROCESSAMENTO Introdução à imagem multiespectral e assinatura espectral de alvos

LAB 1 - GEOPROCESSAMENTO Introdução à imagem multiespectral e assinatura espectral de alvos LAB 1 - GEOPROCESSAMENTO Introdução à imagem multiespectral e assinatura espectral de alvos Neste laboratório, você começará a trabalhar com imagens multiespectrais. O objetivo do laboratório é desenvolver

Leia mais

Classificação supervisionada

Classificação supervisionada Classificação supervisionada 1. Semi-automatic Classification Plugin (SCP) O SCP é um plugin do QGIS desenvolvido por Luca Congedo e utilizado para a classificação semiautomática de imagens de sensoriamento

Leia mais

Processamento de Imagens

Processamento de Imagens Processamento de Imagens Prof. Julio Arakaki Ciência da Computação 1 Imagem Digital Full Color Image (Matriz de Pixels) RGB (24 bits): Red (8 bits) Green (8 bits) Blue (8 bits) 2 Imagem Digital Um modelo

Leia mais

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO PLANO DE TRABALHO. 1. Justificativa

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO PLANO DE TRABALHO. 1. Justificativa INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO Nome: Kleber Padovani de Souza Curso: Engenharia de Computação Semestre: R.A.: Título do plano de trabalho: Extração de atributos da imagem através de momentos de imagem. Nome

Leia mais

Desenvolvimento da Ferramenta de Auxílio ao Diagnóstico Médico

Desenvolvimento da Ferramenta de Auxílio ao Diagnóstico Médico 49 Capítulo 8 Desenvolvimento da Ferramenta de Auxílio ao Diagnóstico Médico Está em desenvolvimento, dentro do Grupo de Visão Computacional do Departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP, uma Ferramenta

Leia mais

VISUALIZAÇÃO DE DADOS MÉDICOS

VISUALIZAÇÃO DE DADOS MÉDICOS VISUALIZAÇÃO DE DADOS MÉDICOS Aluno: Charles Kubudi Cordeiro Orientador: Marcelo de Andrade Dreux Introdução A visualização de dados médicos tem como objetivo organizar de forma coerente uma massiva quantidade

Leia mais

Faculdade de Tecnologia e Ciências Vitória da Conquista - BA

Faculdade de Tecnologia e Ciências Vitória da Conquista - BA 1 Faculdade de Tecnologia e Ciências Vitória da Conquista - BA Descrição de um exemplo numérico fictício de como se constrói um modelo matemático através do programa Excel 2010 Helio Marcos Fernandes Viana

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono. Prof. Herondino

Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono. Prof. Herondino Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono Prof. Herondino Edição Vetorial A edição de dados vetoriais no SPRING é executada sobre mapas temáticos, cadastrais, redes e de MNT (modelos numéricos de terreno).

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO...

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO... SIG-PCJ Sumário APRESENTAÇÃO...3 SIG-PCJ... 3 ACESSO AO SISTEMA...4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4... 4 FUNCIONALIDADES...5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO DO MAPA...5 FERRAMENTAS DE

Leia mais

Excel BÁSICO Aula 4 Tratamento de Dados. Prof. Cassiano Isler Turma 4

Excel BÁSICO Aula 4 Tratamento de Dados. Prof. Cassiano Isler Turma 4 Excel BÁSICO 4 Tratamento de Dados Prof. Cassiano Isler 2016.2 - Turma 4 Prof. Cassiano Isler Excel BÁSICO - 4 2 / 36 GÓMEZ, Luis Alberto. Excel para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 1. Disponível

Leia mais

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY]

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] [GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] O Sway é uma ferramenta para a criação de materiais online, funcionando como um painel em que podem ser colocados elementos dinâmicos e interativos. Ele se baseia no conceito

Leia mais

4 Análise de Dados. 4.1.Procedimentos

4 Análise de Dados. 4.1.Procedimentos 4 Análise de Dados 4.1.Procedimentos A idéia inicial para a comparação dos dados foi separá-los em series de 28 ensaios, com a mesma concentração, para depois combinar esses ensaios em uma única série.

Leia mais

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO ÍNDICE EXPORTANTO EM COREL DRAW 1 - definindo o tamanho pág. 3 2 - padrão (sistema de cores - cmyk) pág. 3 3 - resolução pág. 4 4 - convertendo em curvas

Leia mais

Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR) Visão Computacional Alessandro L. Koerich Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR) Processamento da Informação Capturei uma Imagem! E agora? Assumindo que

Leia mais

PETRILAB GUIA DO USUÁRIO V1.0 PETRILAB CRIADO POR ANDERSON LINHARES DE UFRJ

PETRILAB GUIA DO USUÁRIO V1.0 PETRILAB  CRIADO POR ANDERSON LINHARES DE UFRJ PETRILAB GUIA DO USUÁRIO V1.0 PETRILAB HTTP://SOURCEFORGE.NET/PROJECTS/PETRILAB/ CRIADO POR ANDERSON LINHARES DE SOUZA @ UFRJ Sumário 1. Download e instalação... 1 2. Interface... 2 3. Inserir elementos...

Leia mais

QGIS CONCEITOS BÁSICOS *

QGIS CONCEITOS BÁSICOS * QGIS CONCEITOS BÁSICOS * Laboratório de Geotecnologias da UPM 1. Introdução O QGIS é um Sistema de Informações Geográficas (SIG) gratuito e de código aberto (GNU General Public License) desenvolvido pela

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Transformações Geométricas

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Transformações Geométricas UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba Transformações Geométricas .(x,y, P).(x,y, P) Imagem fonte Imagem transformada Deve-se notar que, como uma imagem digital é representada por uma matriz

Leia mais

PRODUÇÃO AGRÍCOLA MUNICIPAL (PAM) 1. Introdução

PRODUÇÃO AGRÍCOLA MUNICIPAL (PAM) 1. Introdução PRODUÇÃO AGRÍCOLA MUNICIPAL (PAM) 1. Introdução O objetivo desse tutorial é apresentar os dados disponibilizados e orientar a navegação no Painel Interativo (dashboard/bi) da Produção Agrícola Municipal

Leia mais

Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV

Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV Izadora Aparecida RAMOS 1,3,4 ; Servílio Souza de ASSIS 1,3,4 ; Bruno Alberto Soares OLIVEIRA

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Esta lição tem como objetivo demonstrar às ferramentas disponíveis dentro do Lantek Sharp relacionadas às tecnologias de corte e funções auxiliares.

Esta lição tem como objetivo demonstrar às ferramentas disponíveis dentro do Lantek Sharp relacionadas às tecnologias de corte e funções auxiliares. 1 SUMÁRIO 1. Objetivos da lição... 3 2. Corte e acabamento... 4 2.1. Aba corte... 4 2.1.1. Barra de Ferramentas: Mecanizar... 4 2.1.1.2. Automático... 4 2.1.1.3. Regenerar... 5 2.1.1.4. Apagar instruções...

Leia mais

Aplicação do Estimador de densidade por Kernel

Aplicação do Estimador de densidade por Kernel LABORATÓRIO 1: ANÁLISE DE PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS O objetivo deste laboratório é ilustrar as várias formas de analisar padrão de pontos, a partir de alguns conjuntos de dados. As ferramentas

Leia mais

API para transformação de imagem em cartum utilizando plataforma ios. Acadêmico Christian Hess Orientador Dalton Solano dos Reis

API para transformação de imagem em cartum utilizando plataforma ios. Acadêmico Christian Hess Orientador Dalton Solano dos Reis API para transformação de imagem em cartum utilizando plataforma ios Acadêmico Christian Hess Orientador Dalton Solano dos Reis Roteiro da apresentação Introdução Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

7 Extração de Dados Quantitativos

7 Extração de Dados Quantitativos Capítulo 7 - Extração de Dados Quantitativos 119 7 Extração de Dados Quantitativos A técnica de medição desenvolvida e descrita nos capítulos anteriores produz como resultado a variação temporal da espessura

Leia mais

Leandro Moraes V. Cruz. 25 de novembro de Instituto de Matemática Pura e Aplicada VISGRAF. Modelagem de Terrenos baseada em Fotograas

Leandro Moraes V. Cruz. 25 de novembro de Instituto de Matemática Pura e Aplicada VISGRAF. Modelagem de Terrenos baseada em Fotograas Leandro Moraes V. Cruz Instituto de Matemática Pura e Aplicada VISGRAF 25 de novembro de 2010 Como a e a podem se relacionar? Primeiro Passo: Criar base de dados. Classicar elementos presentes nas imagens.

Leia mais

Gerenciador USB B.L.U.E. Som Maior Pro. Versão 4.1

Gerenciador USB B.L.U.E. Som Maior Pro. Versão 4.1 Gerenciador USB B.L.U.E. Som Maior Pro Versão 4.1 O Gerenciador é um Software para ambiente Windows que trabalha em conjunto com o B.L.U.E. Som Maior Pro, através de uma conexão USB ou por uma rede Wireless

Leia mais