O FORMATO MARC 21: principais vantagens para bibliotecários, bibliotecas e usuários para a recuperação da informação. 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O FORMATO MARC 21: principais vantagens para bibliotecários, bibliotecas e usuários para a recuperação da informação. 1"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão, e Ciência da Informação Os desafios do profissional da informação frente às tecnologias e suportes informacionais do século XXI: lugares de memória para a biblioteconomia 18 a 24 de julho de 2010 O FORMATO MARC 21: principais vantagens para bibliotecários, bibliotecas e usuários para a recuperação da informação. 1 Elvina Maria de Sousa Barbosa* Joelson Ramos Eduvirges* Resumo: Este artigo abordará as características do formato MARC 21 a partir do contexto histórico do seu surgimento, seu conceito, quem o utiliza e porquê e quais as principais vantagens e benefícios de sua utilização para os bibliotecários, os usuários e as bibliotecas. O objetivo deste trabalho é tentar desmistificar a ideia de que o MARC é um produto complexo e de difícil utilização. Vivemos tempos acelerados, repletos de mudanças e inovações onde a informação é um bem precioso e urgente e em que a sociedade (da informação, do consumo, da tecnologia e da comunicação) exige respostas rápidas e precisas. O uso de sistemas informatizados, padronizados e disponibilizados aos usuários é uma característica desses novos tempos da qual não podemos fugir ou evitar, e requer profissionais preparados, infraestrutura adequada, atualização periódica e investimentos constantes. O MARC 21 é uma ferramenta que agrega valor aos serviços bibliotecários e está inserido nessas novas tendências que a sociedade da informação exige. Como metodologia para a realização deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica, numa pretensão de exibir o que há de mais atualizado sobre o assunto: desde publicações científicas a manuais e livros. O tema deste artigo oferece diversas possibilidades de estudo e os resultados alcançados refletem essa infinidade de campos a explorar, pois é um tema que não se esgota facilmente. Palavras-chave:MARC. Tecnologia da informação. Catalogação. Bibliotecários. 1 Comunicação oral apresentada ao GT-03 Representação da Informação no XXXIII Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação em João Pessoa/PB, * Alunos do quinto bloco do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí UESPI. elvinabarbosa@hotmail.com; joelsom-ramos@hotmail.com.

2 1 INTRODUÇÃO Na história da gestão da informação sempre existiram buscas pela excelência, pela rapidez e pela acessibilidade. Em algumas épocas essa acessibilidade dizia respeito tão somente aos gestores, aos bibliotecários. Nos últimos anos tem ocorrido um direcionamento para o usuário e nessa nova visão, a gestão da informação passou por diversas mudanças. A sociedade da informação, expressão em moda atualmente, promete igualdade, transparência e liberdade no acesso à informação. Com essas novas noções surgiram novos formatos de classificação e catalogação da informação. Mattelart (2006, p.11) citando as origens dos programas de informatização diz que a idéia de uma sociedade regida pela informação está, por assim dizer, inscrita no código genético do projeto de sociedade inspirado pela mística do número. Afirma também que através da lógica (matemática, especialmente) é possível uma máquina (neste caso, o computador) manifestar o pensamento (raciocinar). E foi com esse propósito que o filósofo e matemático Leibniz elaborou a aritmética binária, ponto de partida essencial para todos os softwares hoje existentes. Ainda segundo Mattelart (idem, p.7) a uniformização do mundo começa com a padronização da língua que nos serve para designar. E é essa busca por padronização que tem mobilizado estudiosos de todas as áreas, especialmente no que diz respeito à informação, numa tentativa de criar uma linguagem universal do conhecimento. 2 HISTÓRICO DO MARC Desde o final da década de 1950 a comunidade biblioteconômica, especialmente a Library of Congress (LC), estuda modelos para implementação de um sistema automatizado e padronizado para a descrição bibliográfica. Para Mey (2009, p. 94) a descrição bibliográfica, também chamada representação descritiva, é a parte da catalogação responsável pela caracterização do recurso bibliográfico. Essa descrição, vale lembrar, significa tornar único o recurso a ser caracterizado, a fim de facilitar o seu uso, localização e recuperação. Para falar sobre descrição bibliográfica é importante ressaltar em que consiste o trabalho do bibliotecário. Para Mey e Silveira (2009, p.1), é tarefa do bibliotecário organizar, tratar e disseminar conhecimentos registrados para diferentes universos de usuários, a partir dos interesses, necessidades, demandas e potencialidades de cada um desses universos. Ou

3 seja, a matéria-prima com a qual o bibliotecário deverá trabalhar é o conhecimento registrado. Por registro entende-se anotação de ato ou fato com o fim específico de preservá-lo. Todo registro pode gerar um documento e/ou nele estar contido (Thesaurus Brasileiro da Educação INEP). Uma biblioteca, um centro de documentação ou um arquivo terá em seu acervo diversos registros de conhecimentos, em variadas formas e suportes. Caberá ao bibliotecário promover o acesso às informações e da melhor maneira possível. O uso da tecnologia tornou-se imprescindível para a evolução da atividade de catalogação. Influem diretamente nesta atividade as tecnologias de comunicação, com suas mídias variadas, e as tecnologias da informação, diretamente vinculadas à informática e a internet e o universo virtual. Esses recursos provocaram nas bibliotecas a necessidade de interação e cooperação, permitindo também a redução de trabalho e de custos. Mas isto só se alcança através de uma linguagem comum, padronizada, que permita às bibliotecas o reconhecimento dos registros de maneira correta e confiável, ou seja, a catalogação cooperativa. A busca por essa padronização universal teve início em 1961, com a realização da Conferência Internacional sobre Princípios de Catalogação e a aprovação da Declaração de Princípios. Muitos dos códigos de catalogação desenvolvidos em todo o mundo seguiram esses princípios, no todo ou em parte (IFLA, 2009). Com os recursos e avanços tecnológicos, a preocupação maior dos catalogadores é a padronização dos catálogos de bibliotecas em linha e similares. Foi nesse contexto que surgiu, em 1969, o formato MARC II, da LC. Esse formato deu origem a vários outros, posteriormente adaptados por diversos países. A palavra MARC é uma sigla em inglês que significa Machine Readable Cataloging, que se traduz literalmente para catalogação legível por computador e foi concebido tendo como principal objetivo permitir a comunicação de descrições bibliográficas, num formato que pudesse ser legível por computadores, fazendo com que todos os registros fossem formatados para atender qualquer necessidade, em qualquer lugar do mundo, por qualquer biblioteca ou usuário. Retoma-se então a ideia de Leibniz, de uma máquina capaz de ler e interpretar o pensamento. Quando o Formato MARC foi criado, eram utilizados números, letras e símbolos dentro do registro bibliográfico, identificando diversos tipos de informação, conforme as implementações da Library of Congress. Esse formato se caracterizava por sua extensabilidade, flexibilidade e pelo intercâmbio de informações de uma maneira universal e ágil.os objetivos do MARC visavam principalmente ao seu uso para todo tipo de material, produção de diferentes aplicativos e utilização por diferentes sistemas automatizados. (MEY; SILVEIRA, 2009, p.77).

4 No Brasil o formato MARC começou a ser discutido a partir de 1972, quando Alice Príncipe Barbosa apresentou o projeto CALCO Catalogação Legível por Computador, da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Em 1980 o projeto CALCO foi alterado para Bibliodata/CALCO e, algum tempo depois, para Rede Bibliodata, já utilizando o formato USMARC e os padrões AACR2 e MARC 21. O Catálogo Coletivo Bibliodata é a maior base em MARC 21 no Brasil, sendo provedor de registros MARC pra muitas bibliotecas. Em 1990, foi realizado em Estocolmo o Seminário sobre Registros Bibliográficos, objetivando o estabelecimento de registros bibliográficos compatíveis com a realidade dos centros de catalogação e com as necessidades dos usuários. Ao longo do tempo e após diversos estudos e pesquisas, surgiram os Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR), ou seja, requisitos funcionais para registros bibliográficos. Melhorias foram sendo incorporadas a esses recursos até chegarmos ao MARC (21), ao International Standard Bibliographic Description (ISBD) e aos novos códigos de catalogação. Esses processos objetivavam alcançar um modelo de registro bibliográfico absoluto, universal, que pudesse ser entendido em qualquer biblioteca, em qualquer parte do mundo. Em 1999 surgiu o MARC 21, ou seja, o MARC para o século XXI, voltado ao uso internacional. A família MARC é composta de vários desdobramentos: bibliográfico (completo, conciso e LITE), MARC XML, de autoridades, de coleções, de classificação e de informação comunitária, além das tabelas de codificação para áreas geográficas, países e idiomas. Todo esse contexto histórico justifica-se pela necessidade de explicar, através das várias formas e tentativas de registro e recuperação da informação, como e por quê o MARC foi concebido e qual o seu papel e importância para a atividade catalográfica. 3 O USO DO FORMATO MARC 21 O MARC 21 foi idealizado para servir de condutor de informações bibliográficas sobre diversos suportes, desde material textual impresso ou manuscrito, arquivo de computador, mapas, música, recurso contínuo, material visual e material misto. Na catalogação os registros são feitos a partir do objeto e sua descrição. Nisto consiste também o MARC 21: ele inclui títulos, nomes, assuntos, notas, dados de publicação e descrição física. Cientes das vantagens no processo de recuperação da informação, muitos bibliotecários já utilizam o Formato MARC, mas devido ao alto grau de complexidade que ele

5 possui, aliada à carência de capacitação e formação profissional, há ainda grande desinteresse na adesão a esse formato. Para Hübner Apesar de já terem passado mais de vinte anos desde a introdução do MARC, ou MARC compatível, no Brasil, a adesão a este padrão ainda encontra resistências por parte de muitas bibliotecas e bibliotecários, bem como fornecedores de software de automação de bibliotecas. Isto acontece, talvez, por acharem o MARC muito complexo e difícil de implementar, ou por desconhecerem os benefícios diretos e indiretos que a adesão a um padrão como este poderá trazer. (2005, p.6). O uso do Formato MARC 21 acelera o processo de descrição bibliográfica ao oferecer mais opções para registros, principalmente registros tirados da internet. Apresenta uma transição mais flexível para formatos que não são MARC, realizando a recuperação da informação de forma mais rápida e satisfatória para o usuário, além de padronizar a representação descritiva automatizada, obtendo melhores resultados no processo de busca. Essas e outras características o tornam um padrão a nível internacional. 4 AS VANTAGENS DO SISTEMA MARC PARA OS BIBLIOTECÁRIOS, USUÁRIO E AS BIBLIOTECAS Permite múltiplos registros e todos os campos ou subcampos podem repetir-se de acordo com a necessidade e os critérios estabelecidos. Serve como veículo para todos os tipos de dados bibliográficos, de todas as organizações. Revisões de dados, designações de conteúdo e transcrição de informações bibliográficas podem ser feitas mediante revisão do campo específico, de acordo com as respectivas responsabilidades. Grupos de usuários também podem ter acesso aos dados a fim de verificar a consistência dos mesmos. Portabilidade dos dados: garante a integridade dos dados na migração de um sistema para outro. Possibilidade de catalogação cooperativa: catalogação por meio de cópia de um registro já catalogado por outro profissional. Possibilita maior eficiência na recuperação e exibição da informação.

6 Dizer que o MARC é complexo e trabalhoso pode ser verdade, e isto se explica pela sua capacidade de previsão de todos os tipos de materiais e recursos, além de todos os detalhes necessários à catalogação bibliográfica, mas também se pode dizer que a sua efetiva utilização permite uma comunicação, intercâmbio e recuperação da informação mais rápida e confiável. Além disso, como foi dito anteriormente, ao usar o MARC 21 garante-se a portabilidade dos dados e sua integridade quando da necessidade de realizar mudanças de sistema. Segundo Mey e Silveira (2009, p.77) existem três pontos a considerar: [...] [...] O MARC é um formato, um padrão para entrada e manuseio de informações bibliográficas em computador, não um programa de gerenciamento computacional destas informações. Assim, um computador pode ler e interpretar os dados de um registro bibliográfico através do formato MARC, pois cada informação presente em uma ficha catalográfica é identificada de maneira singular, para que o computador possa ler e interpretar corretamente a mesma. Sendo a base bibliográfica o único componente permanente do sistema de automação de bibliotecas, esse uso de campos padronizados permite a leitura correta dos dados em qualquer lugar em que se faça a busca da informação. Em tempos de grandes e variados avanços tecnológicos, principalmente da informática, as bibliotecas precisam se adequar às inovações relativas à automação da catalogação. Para que isto ocorra, é preciso seguir padrões preestabelecidos, do contrário, a comunicação sofrerá limitações, impedindo a circulação da informação. Como afirma Mey (2005) a catalogação gera produtos que servem como veículo de comunicação entre os acervos, reais ou virtuais, e os usuários [...] precisamos usar normas internacionais, legíveis, inclusive, por outros bancos de dados. Por esta razão o Formato MARC 21 é de grande importância para a representação e troca de informações bibliográficas. Com os avanços tecnológicos constantes, as bibliotecas tiveram que se adaptar e incorporar-se às tecnologias de recuperação da informação. Os recursos tecnológicos que mais se implantaram nas bibliotecas foram os relacionados à catalogação descritiva. Le Coadic (2004, p. 107) discorrendo sobre a evolução da ciência da informação, cita que desde os anos 1960, estamos vivendo uma quarta revolução do ciclo informacional: a revolução tecnológica, que promoveu a substituição do suporte de papel pelo suporte eletrônico. Vivemos uma época em que gerenciar informação consiste em captar aquilo que é

7 relevante dentro de um dilúvio de dados que recebemos initerruptamente. Na dinamicidade dos processos criativos, tanto em papel quanto em meio virtual ou eletrônico, é imprescindível absorver a essência da informação, a fim de atender às necessidades dos diversos usuários, no momento que for preciso. O profissional que adere ao Formato MARC tem seu trabalho facilitado, principalmente para um catalogador. A maior vantagem é a rapidez na execução dos serviços e na padronização, pois erros de digitação são evitados e assim, é possível recuperar a informação de forma mais rápida e eficaz. Outra vantagem para o bibliotecário é a facilidade de satisfazer o usuário na sua busca por uma informação no acervo das bibliotecas. O formato MARC consegue dar respostas rápidas e satisfatórias ao usuário, através de sistemas que identificam cada elemento que o usuário inserir na busca. Com o novo catálogo eletrônico, é possível que a informação seja encontrada por qualquer palavra ou elemento que esteja representado descritivamente. Para as bibliotecas, as vantagens do Formato MARC 21 se referem à importância do registro bibliográfico, pois a representação descritiva tradicional era mais complicada e consumia muito tempo, exigindo profissionais bem qualificados (e melhor remunerados) em catalogação. Outra vantagem refere-se à catalogação cooperativa (cópia), pois alguns livros que já foram catalogados em outras bases de dados podem ter seus registros importados por outras bibliotecas, diminuindo o trabalho e eliminando erros. Hübner afirma que Embora nem todas as bases permitam a cópia gratuita de registros, existem muitas em que isto é possível e outros a um custo relativamente baixo, de forma que sempre é melhor copiar do que fazer uma catalogação original. A catalogação cooperativa tem como ideal que um livro seja catalogado uma única vez na sua origem e todas as bibliotecas que vierem a adquiri-lo, copiem seu registro bibliográfico de alguma fonte disponível. (2005, p.9-10). E a maior vantagem para as bibliotecas é a sua informatização, pois uma biblioteca informatizada atrai mais usuários. Pelo simples fato de estar utilizando tecnologias de informação, que recupera a informação mais rápida para o usuário, ele terá a informação em suas mãos de maneira mais fácil e sem perder tempo, e os bibliotecários poderão facilitar o acesso eficiente aos usuários. Para Levacov É importante que bibliotecários participem do desenvolvimento de metaferramentas que permitam a estes usuários (com diferentes habilidades computacionais) recuperar eficientes as informações desejadas em um ambiente informacional cada vez mais complexo. (1997.p.3).

8 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O Formato MARC tem ainda um longo caminho a percorrer, no processo de recuperação da informação. Mesmo já existindo outros formatos, sua utilização é vantajosa e necessária. É preciso que ocorram reformulações nos currículos de Biblioteconomia, para capacitar os bibliotecários nas atividades relacionadas aos formatos MARC existentes e os que ainda vão surgir. Um exemplo da utilização do MARC 21, no Brasil, é o da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) que desde 1984 vem se adequando às mudanças técnicas e tecnológicas, visando ampliar a busca e a recuperação da informação. Assim, numa iniciativa ousada, iniciou em 1997 o estudo e implantação do formato MARC a fim de racionalizar os processos de tratamento e organização da informação e oferecer aos usuários serviços mais ágeis e eficazes. A PUC-RIO também inovou ao criar um curso à distância sobre o MARC 21, destinado a bibliotecários e profissionais da informação e ao disponibilizar em seu site todo o material utilizado nas aulas. Este exemplo poderia ser seguido por outras instituições semelhantes, principalmente pelas bibliotecas, que precisam estar preparadas para lidar com as novas tecnologias que estão sendo incorporadas. A complexidade de informações exige meios que as tornem mais acessíveis para que as mesmas sejam recuperadas de maneira mais rápida. Vale mencionar Paranhos, para quem a percepção das vantagens na aderência a padrões como prática biblioteconômica é que leva, inevitavelmente, a avaliações mais favoráveis de sistemas aplicativos apresentando funcionalidades que propiciem a importação, a edição e a exportação de registros bibliográficos em formato MARC (2004, p.12). Outro ponto de elevada importância no contexto da descrição bibliográfica e citado também por Paranhos (idem, p.15) refere-se à elevação da auto-estima dos bibliotecários e usuários porque propicia a oferta de serviços mais amplos e qualificados e contribui para a maior visibilidade da instituição no cenário local, regional, nacional e internacional. Como pode ser visto, o formato MARC 21, por se tratar de ferramenta computacional, oferece diversas vantagens: além de prover elementos de identificação e interpretação de registros bibliográficos, ele recupera as informações de maneira mais rápida, e representa grande avanço no desenvolvimento dos serviços de catalogação, inserindo as vantagens já

9 mencionadas e, especialmente, a condição intrínseca ao sistema: sua capacidade de compartilhar as informações entre os interessados de forma confiável e legível em qualquer parte do mundo. Essa vantagem faz cumprir o princípio maior da catalogação, segundo a IFLA: servir a conveniência dos usuários (utilizadores) do catálogo. REFERÊNCIAS BIBLIOTECA DO CONGRESSO. Manual Marc 21: registros bibliográficos. Versão portuguesa abrev. e adaptada por Paula Maria Fernandes Martins. Coimbra: Documento em pdf. FORMATO MARC 21 Conciso para registros bibliográficos: introducción general. Disponível em: < Acesso em: 05 nov FORMATO MARC. Wikipédia. Disponível em: < Acesso em: 06 nov HÜBNER, EDWIN. IsisMARC: uma solução que faltava. Disponível em <:http//:www2.fgv.br/bibliodata/geral/docs/artigo_edwin.pdf.>. Acesso em: 18 nov IFLA. Declaração de Princípios Internacionais de Catalogação Disponível em:< Acesso em 05 nov LE COADIC, IVES-FRANÇOIS. A ciência da informação. Tradução de Maria Yêda F. S. de F. Gomes. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, LEVACOV, MARÍLIA. Bibliotecas Virtuais: (r)evolução?. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 26, n. 2, Disponível em: < Acesso em: 20 nov MATTELART, ARMAND. História da sociedade da informação. Tradução de Nicolas Nyimi Campanário. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Ed. Loyola, 2002.

10 MEY, ELIANE SERRÃO ALVES. Algumas questões sobre o ensino da representação descritiva, ou a catalogação na berlinda. Disponível em: < Acesso em: 31 mar MEY, ELIANE SERRÃO ALVES; SILVEIRA, NAIRA CHRISTOFOLETTI. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, MEY, ELIANE SERRÃO ALVES. Não brigue com a catalogação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, MORENO, FERNANDA PASSINI; BRASCHER, MARISA. MARC, MARC XML E FRBR: relações encontradas na literatura. João Pessoa, v.17, n.3, 2007, p Disponível em: >. acesso em: 19 nov OLIVEIRA, NIRLEI M. et al. Compact Disc Cataloging - CatCD: análise de um instrumento para conversão retrospectiva no Sistema de Bibliotecas da UNICAMP. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.3, n.1, 1998, p Disponível em: <http// Acesso em: 17 nov PUC-RJ. MARC 21: Formato bibliográfico. Rio de Janeiro, 2010.Disponível em: < Acesso em: 31 mar RIBEIRO, R.M.R.; PASSOS JUNIOR, J.F.G. Catalogação automatizada comercial: padrão MARC21. In: SNBU-SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2002, Recife. Anais... Recife: UFPE, Disponível em: <http//: Acesso em: 20 nov SANTOS, D.L; VENTURA, P; SANTOS, A.C. Estudos dos cincos formatos MARC 21 (Bibliográfico, Autoridade, comunidade, coleção e Classificação). São Paulo Disponível em:< Acesso em: 22 nov 2009.

História da catalogação no século

História da catalogação no século História da catalogação no século XX 1901 Impressão e vendas de fichas pela Libraryof Congress LC Bastava apenas acrescentar os cabeçalhos (entradas secundárias) que eram indicadas pela LC 1908 A AmericanLibraryAssociation(ALA)

Leia mais

1 Base de Dados, são conjuntos de registros similares entre si e que contém relações entre esses registro.(jennifer Rowley.)

1 Base de Dados, são conjuntos de registros similares entre si e que contém relações entre esses registro.(jennifer Rowley.) I Ao longo da existências das bibliotecas, é seus respectivos serviços, sempre obteve-se de base de dados,catálogos,arquivos e lista de leitores assim todos tipos de base de dados. 1951 - Bases de dados

Leia mais

Descrição bibliográfica: a construção de um guia

Descrição bibliográfica: a construção de um guia Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Descrição bibliográfica: a construção de um guia Clemilda Santana dos Reis de Jesus (UEFS) - clereis@uefs.br Rejane Maria Rosa Ribeiro (UEFS) - rribeiro@uefs.br Solange

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2019)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2019) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2019) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA CURSO PROFESSOR REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA II

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Biblioteconomia Departamento Responsável: Departamento de Biblioteconomia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

Comunicação e Documentos

Comunicação e Documentos Habilidades e Qualificações do Bibliotecário em Ciências da Saúde Informe Técnico Grupo de Bibliotecários da Área da Saúde A área da Biblioteconomia foi e, continua sendo, uma das mais impactadas pela

Leia mais

Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico

Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico Grupo de Bibliotecários em Ciências da Saúde A área da Biblioteconomia foi, e continua sendo, uma das mais impactadas

Leia mais

A CATALOGAÇÃO EM RDA: PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DOS BIBLIOTECÁRIOS(AS) DE SANTA CATARINA

A CATALOGAÇÃO EM RDA: PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DOS BIBLIOTECÁRIOS(AS) DE SANTA CATARINA A CATALOGAÇÃO EM RDA: PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DOS BIBLIOTECÁRIOS(AS) DE SANTA CATARINA Joviane Sedosvki Borin Faculdade de Educação Superior de Chapecó jovianes@unochapeco.edu.br Orestes Trevisol Neto

Leia mais

Artigos Critérios para a Seleção de um Software

Artigos Critérios para a Seleção de um Software M. Racy 40 Artigos Marina Racy Representante de Vendas América do Sul Follett International Estados Unidos Resumo: Devido ao avanço da tecnologia e ao rápido acesso à informação, a demanda por uma resposta

Leia mais

Resource Description

Resource Description XII Encontro Nacional de Usuários da Rede Pergamum Curitiba, 7 de junho de 2013 Resource Description and Access (RDA) Introdução e panorama atual Fabrício Silva Assumpção fabricioassumpcao.com assumpcao.f@gmail.com

Leia mais

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Sistema de Bibliotecas PLANEJAMENTO ANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAM

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Sistema de Bibliotecas PLANEJAMENTO ANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAM Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Sistema de Bibliotecas 2018 PLANEJAMENTO ANUAL DO DA UFAM 1 SUMÁRIO Apresentação... 4 Dimensões... 5 Programa Usuários... 5 Programa

Leia mais

Resource Description and Access Fabrício Silva Assumpção Mestrando em Ciência da Informação Bolsista CAPES UNESP, Marília, 11 de maio de 2012

Resource Description and Access Fabrício Silva Assumpção Mestrando em Ciência da Informação Bolsista CAPES UNESP, Marília, 11 de maio de 2012 Resource Description and Access Fabrício Silva Assumpção Mestrando em Ciência da Informação Bolsista CAPES UNESP, Marília, 11 de maio de 2012 fabricioassumpcao.blogspot.com.br assumpcao.f@gmail.com Sumário

Leia mais

1.1 Definição. Exigência legal, definida por lei, que exige a entrega a um órgão público (geralmente a Biblioteca Nacional) de um ou mais

1.1 Definição. Exigência legal, definida por lei, que exige a entrega a um órgão público (geralmente a Biblioteca Nacional) de um ou mais Sumário 1 Depósito legal 1.1 Definição 1.1.1 Artigo 1 da Lei nº10.994/2004 1.2 Recomendações da UNESCO (1977) 1.3 Objetivos (UNESCO 1977) 1.4 Depositária 1.5 Outros aspectos 2 Bibliografia Nacional 2.1

Leia mais

A perspectiva da educação continuada em catalogação: um estudo em bibliotecas universitárias em Sergipe

A perspectiva da educação continuada em catalogação: um estudo em bibliotecas universitárias em Sergipe A perspectiva da educação continuada em catalogação: um estudo em bibliotecas universitárias em Sergipe Sandra Vieira Santos Bibliotecária Universidade Federal de Sergipe Prof. Dr. Fabiano Ferreira de

Leia mais

CONVERSÃO RETROSPECTIVA DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS FABIANO FERREIRA DE CASTRO 1. Universidade Estadual Paulista - UNESP

CONVERSÃO RETROSPECTIVA DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS FABIANO FERREIRA DE CASTRO 1. Universidade Estadual Paulista - UNESP CONVERSÃO RETROSPECTIVA DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS FABIANO FERREIRA DE CASTRO 1 Universidade Estadual Paulista - UNESP RESUMO As novas tecnologias permitem o acesso à informação de maneira rápida e impulsionam

Leia mais

Repensando questões políticas e tecnológicas em tempos de RDA. Fabrício Silva Assumpção Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Repensando questões políticas e tecnológicas em tempos de RDA. Fabrício Silva Assumpção Universidade Federal do Paraná (UFPR) Repensando questões políticas e tecnológicas em tempos de RDA Fabrício Silva Assumpção Universidade Federal do Paraná (UFPR) assumpcao.f@gmail.com Política de catalogação Traz princípios, confrontando-os

Leia mais

Resumo: Palavras-chave: Gestão; Catalogação; Biblioteca Universitária

Resumo: Palavras-chave: Gestão; Catalogação; Biblioteca Universitária Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Controle no fluxo de processos na catalogação: um estudo de caso na Biblioteca Central Ir. José Otão, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Marcelo Votto

Leia mais

1 Formatos de registro

1 Formatos de registro Sumário 1 Formatos de registro bibliográficos 1.1 Introdução 1.2 Formato MARC 1.3 Formato comum de comunicação (FCC) 1.3.1 ISO 2709 1.3.1.1 Registro para FCC 1.3.1.1 Exemplos 2 Metadados 2.1a Definições

Leia mais

INOVANDO O SERVIÇO DE REFERENCIA ATRAVES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

INOVANDO O SERVIÇO DE REFERENCIA ATRAVES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) INOVANDO O SERVIÇO DE REFERENCIA ATRAVES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rejane Maria Rosa Ribeiro (UEFS) - rribeiro@uefs.br Resumo: O trabalho aborda

Leia mais

Sumário da aula. 2 Declaração De Princípios Internacionais De Catalogação. 1 tipos de catálogos. 3 Glossário básico. 4 Referências

Sumário da aula. 2 Declaração De Princípios Internacionais De Catalogação. 1 tipos de catálogos. 3 Glossário básico. 4 Referências Sumário da aula 1 tipos de catálogos 1.1a Internos ou auxiliares 1.1b Internos ou auxiliares 1.1.1 Catálogo de identidade 1.1.1.1 Exemplo de registro para de Catálogo de identidade 1.1.1.2 Exemplo de registro

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO BIBFRAME PARA VISIBILIDADE DOS DADOS BIBLIOGRÁFICOS

A INFLUÊNCIA DO BIBFRAME PARA VISIBILIDADE DOS DADOS BIBLIOGRÁFICOS A INFLUÊNCIA DO BIBFRAME PARA VISIBILIDADE DOS DADOS BIBLIOGRÁFICOS Ma. Priscilla Lüdtke Espíndola priscillaludtke@gmail.com CONTEXTUALIZAÇÃO Atualmente, o perfil dos usuários está mais voltado à utilizar

Leia mais

forma legível por máquina

forma legível por máquina 1964 Financiamento de um estudo sobre os possíveis métodos para a conversão de fichas catalográficas da Library of Congress para uma forma legível por máquina com o objetivo de utilizar computadores na

Leia mais

Informatização das bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Informatização das bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Informatização das bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) Carmem Elisa Magalhães Ferreira Queiroz (IFFar) - carmem.queiroz@iffarroupilha.edu.br

Leia mais

CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO. Versão 2.0

CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO. Versão 2.0 CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.0 Brasília, maio de 1998 SUMÁRIO I APRESENTAÇÃO...3 II REDE CCN...4 2.1 Introdução...4 2.2 Objetivos...5 2.3 Conceitos...5

Leia mais

FRBR como ferramenta para a descoberta de informação

FRBR como ferramenta para a descoberta de informação Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) FRBR como ferramenta para a descoberta de informação Karyn Munyk Lehmkuhl (UFSC) - karyn.lehmkuhl@ufsc.br Liliane Vieira Pinheiro (UFSC) - liliane.pinheiro@ufsc.br Resumo:

Leia mais

Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação

Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação Instituto de Ciência da Informação Biblioteconomia e Documentação Disciplinas Obrigatórias CÓDIGO ICI 014 TÌTULO Introdução à Biblioteconomia e à Ciência da Informação Ementa: Biblioteconomia, Documentação

Leia mais

ANEXO I. DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD:

ANEXO I. DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD: ANEXO I DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD: DISCIPLINAS Ambientes, Serviços e Sistemas Informacionais Análise de Imagens (30h) Análise da Informação (30h) Bases Teóricas da Administração de Ambientes

Leia mais

SINDICATO DOS BANCARIOS DO MARANHÃO PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECA

SINDICATO DOS BANCARIOS DO MARANHÃO PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECA SINDICATO DOS BANCARIOS DO MARANHÃO PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECA São Luís 2017 1IDENTIFICAÇÃO Projeto para Implantação de Biblioteca Instituição: Sindicato dos Bancários do Maranhão Endereço:

Leia mais

CONVERSÃO RETROSPECTIVA DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS

CONVERSÃO RETROSPECTIVA DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS CONVERSÃO RETROSPECTIVA DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS CASTRO, F. F. SANTOS, P. L. V. A. C. Departamento de Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista E-mail: fabianounesp@gmail.com RESUMO As novas

Leia mais

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes.

Metodologia LILACS. Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Metodologia LILACS Objetivo: Conhecer a metodologia LILACS e seus componentes. Conteúdo desta aula Definição de Metodologia LILACS Normas, manuais, guias Aplicativos e ferramentas Importância de aplicar

Leia mais

A Catalogação no Brasil

A Catalogação no Brasil A Catalogação no Brasil Década de 30 1934: Primeiro código de catalogação: Regras bibliográficas: ensaios de consolidação Autoria de Jorge Duarte Ribeiro. Entrada por nomes de pessoas 1936: Primeiro curso

Leia mais

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total.

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total. INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões. 1. Caderno de Questões Verifique se este Caderno de Questões contém a prova de Conhecimentos Específicos referente ao cargo

Leia mais

DISCIPLINA DE REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA II APOSTILA DE AULA. São Paulo Versão 2007

DISCIPLINA DE REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA II APOSTILA DE AULA. São Paulo Versão 2007 CBD/ECA/USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO DISCIPLINA DE REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA II APOSTILA DE AULA Catalogação, cooperação e

Leia mais

Projeto para Informatização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes com a implantação do software Pergamum

Projeto para Informatização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes com a implantação do software Pergamum Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciência da Educação Curso de Biblioteconomia CIN 5018 - Informatização de Unidades de Informação Acadêmica: Maíza dos Santos Projeto para Informatização

Leia mais

Gerenciamento de conteúdo semântico ECI/UFMG. Eduardo Ribeiro Felipe.

Gerenciamento de conteúdo semântico ECI/UFMG. Eduardo Ribeiro Felipe. Gerenciamento de conteúdo semântico ECI/UFMG Eduardo Ribeiro Felipe www.erfelipe.com.br Proposta Trabalhar com tecnologias ligadas à gestão da informação com enfoque computacional utilizando a Ciência

Leia mais

Editoração de periódicos científicos: a experiência da Biblioteca da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Editoração de periódicos científicos: a experiência da Biblioteca da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Editoração de periódicos científicos: a experiência da Biblioteca da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Solange Alves Santana (EEFE-USP) -

Leia mais

Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES)

Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES) 1. Introdução 1.1 Propósito Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES) O propósito deste documento de especificação de requisitos é definir os requisitos do sistema SAPES - Sistema de Apoio

Leia mais

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS COMUNS ÀS MATRIZES LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes

Leia mais

Middleware para trilhas sonoras dinâmicas. em jogos digitais

Middleware para trilhas sonoras dinâmicas. em jogos digitais Middleware para trilhas sonoras dinâmicas em jogos digitais Nome: Lucas Dário Supervisor: Prof. Dr. Marcelo Queiroz MAC0499 - Trabalho de Conclusão de Curso Abril, 2015 1 1 Introdução Com o desenvolvimento

Leia mais

Bases de dados. Conceitos, estrutura e sistemas de gestão

Bases de dados. Conceitos, estrutura e sistemas de gestão Bases de dados Conceitos, estrutura e sistemas de gestão Sumário 1 Primeira definição 2 Segunda definição 3 Dois elementos básicos 4 Outra definição 5 Características das bases de dados 6 Estrutura 7 Resultados

Leia mais

STJ RONALDO VIEIRA I I EDITORA INTERCIÊNCIA. Rio de Janeiro

STJ RONALDO VIEIRA I I EDITORA INTERCIÊNCIA. Rio de Janeiro RONALDO VIEIRA I I I I EDITORA INTERCIÊNCIA Rio de Janeiro - 2014 Copyright 2014, by Ronaldo da Mota Vieira Direitos Reservados em 2014 por Editora Interciência Ltda. Diagramação:Wilma Gesta de Andrade

Leia mais

ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL ATRAVÉS DO USO DE UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: uma proposta para implantação

ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL ATRAVÉS DO USO DE UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: uma proposta para implantação Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL ATRAVÉS DO USO DE UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: uma proposta para implantação Maria Aparecida Jacques de Arruda

Leia mais

CONTEÚDO ESPECÍFICO AO CARGO DE NÍVEL E

CONTEÚDO ESPECÍFICO AO CARGO DE NÍVEL E CONTEÚDO ESPECÍFICO AO CARGO DE NÍVEL E BIBLIOTECÁRIO/DOCUMENTALISTA 1. Conceitos básicos de Biblioteconomia e Ciência da Informação; 2. Ética profissional, legislação; 3. Organização e administração de

Leia mais

Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA

Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA A Biblioteca da UNA é gerenciada em suas rotinas pelo software Pergamum, programa desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Leia mais

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: 19.412.711/0001-30 POLITICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO TAGUAÍ SP 2015 POLITICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO CEP 18.890-000 - Taguaí SP 2 POLITICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO OBJETIVO

Leia mais

7. O controle de autoridade sob a norma RDA: análise da aplicação e implicações na construção de registros de autoridade.

7. O controle de autoridade sob a norma RDA: análise da aplicação e implicações na construção de registros de autoridade. 7. O controle de autoridade sob a norma RDA: análise da aplicação e implicações na construção de registros de autoridade e suas interações com o controle de autoridade. Discorre sobre o modelo conceitual

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014 1 XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU 2014 CATALOGAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS FOTOGRÁFICOS DO LABORATÓRIO DO NÚCLEO INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO DA UVV Danielly Crystine Peixoto Marcileia

Leia mais

Representação descritiva

Representação descritiva Representação descritiva Conceitos principais e conceitos relacionados Representação descritiva Chamada usualmente de catalogação, a representação descritiva consiste: No estudo, preparação e organização

Leia mais

A QUESTÃO DAS PALAVRAS- CHAVE E A PROPOSTA DO USO DE VOCABULÁRIO CONTROLADO PARA AS REVISTAS CIENTÍFICAS DA UNESP

A QUESTÃO DAS PALAVRAS- CHAVE E A PROPOSTA DO USO DE VOCABULÁRIO CONTROLADO PARA AS REVISTAS CIENTÍFICAS DA UNESP I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Unesp A QUESTÃO DAS PALAVRAS- CHAVE E A PROPOSTA DO USO DE VOCABULÁRIO CONTROLADO PARA AS REVISTAS CIENTÍFICAS DA UNESP Fábio Sampaio Rosas Rosane Rodrigues

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O SISTEMA PERGAMUM DA BIBLIOTECA UFC CAMPUS CARIRI

UM OLHAR SOBRE O SISTEMA PERGAMUM DA BIBLIOTECA UFC CAMPUS CARIRI UM OLHAR SOBRE O SISTEMA PERGAMUM DA BIBLIOTECA UFC CAMPUS CARIRI Andrea Ruth Machado Silva 1 Ana Karolyne Nogueira de Sousa 2 Agenor Leandro de Sousa Filho 3 Maria Danyelly da Silva Sousa 4 Elieny do

Leia mais

O trabalho bibliotecário em rede: a cooperação em jogo

O trabalho bibliotecário em rede: a cooperação em jogo XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) Belo Horizonte, 16-21 nov. 2014 O trabalho bibliotecário em rede: a cooperação em jogo Cristina Dotta Ortega Escola de Ciência da Informação

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa. Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho

Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa. Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho Pró - Reitor de Pós Graduação Maria de Fátima Dias Costa Diretora do Sistema de Bibliotecas Maria das

Leia mais

Fontes de informação científica em meio eletrônico

Fontes de informação científica em meio eletrônico Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Fontes de informação científica em meio eletrônico Patrícia Severiano Barbosa de Souza (UFRN) - patricias_barbosa@hotmail.com Carla Beatriz Marques Felipe (UFRN) - kbeatriz_13@hotmail.com

Leia mais

EMENTAS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA VERSÃO 2009/1 1º PERÍODO

EMENTAS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA VERSÃO 2009/1 1º PERÍODO ATIVIDADE ACADÊMICA: Administração TGA EMENTAS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA VERSÃO 2009/1 1º PERÍODO CÓDIGO: CAD-103 Princípios de administração. Funções administrativas. Evolução da teoria das organizações.

Leia mais

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005 http://www.bvs.br/ 19 de janeiro de 2005 Introdução Este documento descreve o projeto para continuidade do programa de desenvolvimento de um conjunto de dissertações e teses na área de saúde pública através

Leia mais

BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1

BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1 BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1 CELEM SILVA 2, JOSÉ F. MARTINS 3, HERNANDA TONINI 4 RESUMO: O acesso a informações é um dos principais instrumentos na atualidade para o crescimento profissional

Leia mais

Mudanças e desafios na utilização do RDA Fabrício Silva Assumpção

Mudanças e desafios na utilização do RDA Fabrício Silva Assumpção Mudanças e desafios na utilização do RDA Fabrício Silva Assumpção fabricioassumpcao.com assumpcao.f@gmail.com Curso online Porto Alegre 28 de maio de 2015 Necessidade de mudanças Novos tipos de documentos

Leia mais

Oaperfeiçoamento dos serviços nas bibliotecas tem buscado eficiência e

Oaperfeiçoamento dos serviços nas bibliotecas tem buscado eficiência e Compact Disc Catalonging - CatCD: análise de um instumento para conversão retrospectiva no Sistema de Bibliotecas da UNICAMP¹ Nirlei M. Oliveira/ M. das Dores R. Alves/ Valkiria S. Vicente Gilmar Vicente/

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS BIBLIOTECÁRIO - DOCUMENTALISTA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS BIBLIOTECÁRIO - DOCUMENTALISTA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS BIBLIOTECÁRIO - DOCUMENTALISTA 26. No contexto da sociedade da informação e do conhecimento, as unidades de informação assumem um importante papel social, sobretudo quando se

Leia mais

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul 1 INFORMATIZAÇÃO DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul A Biblioteca ESPM-Sul utiliza o sistema de gerenciamento da informação Pergamum o qual facilita a descrição, o armazenamento e a recuperação da informação.

Leia mais

Catalogação. Introdução. Porque a fazemos?

Catalogação. Introdução. Porque a fazemos? Catalogação Introdução A Catalogação é a representação de todas as informações primárias sobre os objetos de uma coleção. São armazenadas em registos. Estes podem estar disponíveis numa base de dados,

Leia mais

TemaTres e a construção de tesauros: aspectos de aplicabilidade para o profissionald a informação

TemaTres e a construção de tesauros: aspectos de aplicabilidade para o profissionald a informação Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) TemaTres e a construção de tesauros: aspectos de aplicabilidade para o profissionald a informação Rejane Galdino (IFSP) - rejanegaldino@gmail.com Deise Maria Antonio Sabbag

Leia mais

GESTÃO DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO DIGITAL. Profª Sueli Angelica do Amaral

GESTÃO DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO DIGITAL. Profª Sueli Angelica do Amaral GESTÃO DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO DIGITAL Profª Sueli Angelica do Amaral samaral@unb.br Relato de uma viagem de estudos aos Estados Unidos Participação na Virtual Reference Desk Conference 2003, em San

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 2016.1 DISCIPLINA: Representação

Leia mais

1.1 META VEM DO PREFIXO GREGO E SIGNIFICA JUNTO A, DEPOIS DE, ENTRE, COM PREFIXO QUE INDICA ALGO QUE SE APLICA A SI MESMO

1.1 META VEM DO PREFIXO GREGO E SIGNIFICA JUNTO A, DEPOIS DE, ENTRE, COM PREFIXO QUE INDICA ALGO QUE SE APLICA A SI MESMO SUMÁRIO 1 Metadados? 1.1 Meta 1.2 Dado 1.3 Primeira definição 1.4 Segunda definição 1.4 Metabuscador 1.5 Metaetiquetas 1.6 Um pouco de história 1.7 Um pouco de história 2 1.8 Outras definições 1.9 Quem

Leia mais

Registros de autoridades em RDA na Universidade Federal de Juiz de Fora: o controle de autoridades pessoais do corpo docente da instituição.

Registros de autoridades em RDA na Universidade Federal de Juiz de Fora: o controle de autoridades pessoais do corpo docente da instituição. Registros de autoridades em RDA na Universidade Federal de Juiz de Fora: o controle de autoridades pessoais do corpo docente da instituição. Fabíola Rubim Silva e Uiara Gonçalves Soares Universidade Federal

Leia mais

Fontes de Informação Referencial na BVS: estado atual e perspectivas

Fontes de Informação Referencial na BVS: estado atual e perspectivas Fontes de Informação Referencial na BVS: estado atual e perspectivas Luciano Soares Duarte FIR/AFI/BIREME/OPAS/OMS Salvador, 22 de outubro de 2006. O que será apresentado: LILACS: 20 anos Estado atual

Leia mais

ENSINO DO CÓDIGO RDA: processos e desafios na implantação no curso de Biblioteconomia da UFG. Filipe Reis UFMG Luciana Candida UNESP/UFG

ENSINO DO CÓDIGO RDA: processos e desafios na implantação no curso de Biblioteconomia da UFG. Filipe Reis UFMG Luciana Candida UNESP/UFG ENSINO DO CÓDIGO RDA: processos e desafios na implantação no curso de Biblioteconomia da UFG Filipe Reis UFMG Luciana Candida UNESP/UFG SUMÁRIO 01 INTRODUÇÃO 02 ENSINO DO RDA NA UFG 03 CONSIDERAÇÕES 04

Leia mais

A GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES ACADÊMICOS: o caso do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos da UFSCar

A GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES ACADÊMICOS: o caso do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos da UFSCar A GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES ACADÊMICOS: o caso do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos da UFSCar INFORMATION MANAGEMENT IN ACADEMIC ENVIRONMENTS: a case of Post-Graduate

Leia mais

Catalogação: da teoria à prática

Catalogação: da teoria à prática XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 2007 ÁREA: GESTÃO SUB-ÁREA: O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO: FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA Catalogação: da teoria à prática

Leia mais

TEMA 6 O FORMATO UNIMARC

TEMA 6 O FORMATO UNIMARC TEMA 6 O FORMATO UNIMARC O termo MARC, abreviatura de Machine Readable Catalogue or Cataloguing, não define um método de catalogação mas sim um formato com uma estrutura normalizada que permite a troca

Leia mais

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO. Cintia Almeida da Silva Santos IFSP Câmpus Araraquara

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO. Cintia Almeida da Silva Santos IFSP Câmpus Araraquara REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO Cintia Almeida da Silva Santos IFSP Câmpus Araraquara 2 7 DE OUTUBRO DE 2017 AGENDA Apresentação Movimento de Acesso Aberto Educação Aberta = Ciência

Leia mais

PLANO DE INFORMÁTICA

PLANO DE INFORMÁTICA PLANO DE INFORMÁTICA ITAPEVI 2019 1 PLANO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO E SEGURANÇA NA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E/OU INFORMAÇÃO Independente da área de atuação de um bom profissional nos dias atuais a FAEESP

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR FACULDADE UNA DE DIVINÓPOLIS RESOLUÇÃO Nº 01 DE 08 DE ABRIL DE 2015

CONSELHO SUPERIOR FACULDADE UNA DE DIVINÓPOLIS RESOLUÇÃO Nº 01 DE 08 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO SUPERIOR FACULDADE UNA DE DIVINÓPOLIS RESOLUÇÃO Nº 01 DE 08 DE ABRIL DE 2015 Dispõe sobre o regulamento da Biblioteca da Faculdade UNA de Divinópolis O Presidente do Conselho Superior da Faculdade

Leia mais

FERRAMENTA DE MIGRAÇÃO DE BASE DE DADOS CDS/ISIS PARA O REPOSITÓRIO DIGITAL PATUÁ, DO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS

FERRAMENTA DE MIGRAÇÃO DE BASE DE DADOS CDS/ISIS PARA O REPOSITÓRIO DIGITAL PATUÁ, DO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) FERRAMENTA DE MIGRAÇÃO DE BASE DE DADOS CDS/ISIS PARA O REPOSITÓRIO DIGITAL PATUÁ, DO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS Clarice Pereira Barros da Silva Neta (iec) - clariceneta@hotmail.com

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS ICHCA/ CURSO DE BIBLIOTECONOMIA INFORMÁTICA APLICADA À BIBLIOTECONOMIA I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS ICHCA/ CURSO DE BIBLIOTECONOMIA INFORMÁTICA APLICADA À BIBLIOTECONOMIA I UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS ICHCA/ CURSO DE BIBLIOTECONOMIA INFORMÁTICA APLICADA À BIBLIOTECONOMIA I Professor:Ronaldo Ferreira de Araujo ronaldfa@gmail.com Aula 12/03 O QUE É INFORMÁTICA? O QUE É

Leia mais

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITOS 1ª FASE Antropologia Cultural

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITOS 1ª FASE Antropologia Cultural CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA HABILITAÇÃO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 26/2001 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 847/2011 renovado pelo Decreto Estadual nº 1050/2017

Leia mais

FACULDADE DE PATO BRANCO - FADEP REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL FADEP

FACULDADE DE PATO BRANCO - FADEP REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL FADEP FACULDADE DE PATO BRANCO - FADEP REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL FADEP Pato Branco Janeiro/ 2018 1 APRESENTAÇÃO A Associação Patobranquense de Ensino Superior, instituição mantenedora da Faculdade de Pato Branco

Leia mais

Clemilda Santana dos Reis Bibliotecária na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Clemilda Santana dos Reis Bibliotecária na Universidade Estadual de Feira de Santana. Clemilda Santana dos Reis Bibliotecária na Universidade Estadual de Feira de Santana. E-mail: clereis@uefs.br Rejane Maria Rosa Ribeiro Bibliotecária na Universidade Estadual de Feira de Santana. E-mail:

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA Aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Administração Superior (CAS) em 14 de dezembro de 2017, Processo 046/2017 e Parecer 044/2017.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ANTÔNIO VIEIRA ASAV UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS BIBLIOTECA

ASSOCIAÇÃO ANTÔNIO VIEIRA ASAV UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS BIBLIOTECA 1 ASSOCIAÇÃO ANTÔNIO VIEIRA ASAV UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS BIBLIOTECA POLÍTICAS: ATUALIZAÇÃO, INFORMATIZAÇÃO, ACESSO E UTILIZAÇÃO SÃO LEOPOLDO, 2019 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 DESCRIÇÃO

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Regulamento de Estágio FaBCI São Paulo Outubro de 2016 CAPÍTULO I DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Art.

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Flavia Geane dos Santos (IFMT) - flavia.santos@vgd.ifmt.edu.br Resumo: O presente relato

Leia mais

As influências de Seymour Lubetzky na catalogação descritiva no século XXI

As influências de Seymour Lubetzky na catalogação descritiva no século XXI As influências de Seymour Lubetzky na catalogação descritiva no século XXI Alessandra Atti Mestranda em Ciência da Informação na Universidade de São Paulo alessandraatti@usp.br Dr. José Fernando Modesto

Leia mais

Resumo: Palavras-chave: Coleção especial; Preservação; Preservação digital. Catalogação.

Resumo: Palavras-chave: Coleção especial; Preservação; Preservação digital. Catalogação. Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Coleção Memória da Enfermagem e Nutrição da Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição (BSEN) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO): Preservação

Leia mais

Artigo original. Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur): análises e perspectivas

Artigo original. Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur): análises e perspectivas Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur): análises e perspectivas 1 Artigo original Analisa a evolução da Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur),

Leia mais

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA CRISAN SIMINÉIA

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA CRISAN SIMINÉIA GOVERNO DE ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY BIBLIOTECA CRISAN SIMINÉA DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA CRISAN SIMINÉIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 2016.2 DISCIPLINA Automação de Unidades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL. Manual para elaboração das referencias do PPP dos cursos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL. Manual para elaboração das referencias do PPP dos cursos UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL Manual para elaboração das referencias do PPP dos cursos Maceió, agosto de 2016 1 GESTÃO UFAL (2016 2019) Reitora Professora Dra.

Leia mais

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles.

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles. Web Services Web Service é um componente de software identificado por uma URI que independe de implementação ou de plataforma e pode ser descrito, publicado e invocado sobre uma rede por meio de mensagens

Leia mais

Ensino Superior: aspectos

Ensino Superior: aspectos I Seminário Gestão de Dados de Pesquisa Preservação Digital nas Instituições de Ensino Superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos José Carlos Abbud Grácio Preservação digital na Unesp Política

Leia mais

FBN/SEBP-MT - CADASTRO DE BIBLIOTECA DE PUBLICAS

FBN/SEBP-MT - CADASTRO DE BIBLIOTECA DE PUBLICAS FBN/SEBP-MT - CADASTRO DE BIBLIOTECA DE PUBLICAS DADOS GERAIS Pessoa Jurídica Pessoa Física Inscrição Estadual Nome da Biblioteca: Nome Fantasia Natureza Jurídica Telefone Geral E-mail Geral Site Logim

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO 7 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA PLANO DE ENSINO 2017.1 1 IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Automação de

Leia mais

BIBLIOTECA DO CÂMPUS EXPERIMENTAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA DA UNESP: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

BIBLIOTECA DO CÂMPUS EXPERIMENTAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA DA UNESP: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES BIBLIOTECA DO CÂMPUS EXPERIMENTAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA DA UNESP: PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - 2016 SÃO JOÃO DA BOA VISTA 2016 Biblioteca do Câmpus Experimental de São João da Boa Vista da Unesp: plano

Leia mais

SEMINÁRIO EIXO INFRAESTRUTURA. Jonatan Soares Biblioteca Universitária 31 de outubro de 2017

SEMINÁRIO EIXO INFRAESTRUTURA. Jonatan Soares Biblioteca Universitária 31 de outubro de 2017 SEMINÁRIO EIXO INFRAESTRUTURA Jonatan Soares Biblioteca Universitária 31 de outubro de 2017 Missão BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA Organizar, preservar e disseminar a informação para a produção do conhecimento,

Leia mais

Cíntia de Azevedo Lourenço Doutora em Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais Contato:

Cíntia de Azevedo Lourenço Doutora em Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais Contato: Cíntia de Azevedo Lourenço Doutora em Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais Contato: cal@eci.ufmg.br 1 INTRODUÇÃO A palavra representação remete a inúmeras noções: Lingüística e Semiótica:

Leia mais

E-BOOKS, LIVRO ELETRÔNICO OU LIVRO DIGITAL: ANÁLISE DE USO NA ÁREA DA SAÚDE.

E-BOOKS, LIVRO ELETRÔNICO OU LIVRO DIGITAL: ANÁLISE DE USO NA ÁREA DA SAÚDE. Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) E-BOOKS, LIVRO ELETRÔNICO OU LIVRO DIGITAL: ANÁLISE DE USO NA ÁREA DA SAÚDE. Vilma Aparecida Feliciano de Jesuz (UEL) - vilmajesuz@hotmail.com Eliane M. S. Jovanovich (UEL)

Leia mais

BIBLIOTECA PARA TODOS: IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE UM SETOR PARA SOCIALIZAR O CONHECIMENTO PARA O ALUNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

BIBLIOTECA PARA TODOS: IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE UM SETOR PARA SOCIALIZAR O CONHECIMENTO PARA O ALUNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) BIBLIOTECA PARA TODOS: IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE UM SETOR PARA SOCIALIZAR O CONHECIMENTO PARA O ALUNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Elizabeth de Oliveira Costa (UFMG) -

Leia mais