DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS COORDENAÇÃO DE DIREITO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS COORDENAÇÃO DE DIREITO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES"

Transcrição

1 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS COORDENAÇÃO DE DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO. CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) constitui-se em atividade acadêmica curricular obrigatória do curso de Direito, consistindo-se de trabalho final de graduação para a obtenção do título de bacharel. 1º A monografia deverá ser elaborada no 10º. Período do curso, abordando temas específicos e concretos das áreas de estudo do Direito, como contribuição e aperfeiçoamento dos estudos. 2º Para a matricula e realização da disciplina Monografia II, é obrigatório que o aluno tenha sido aprovado na disciplina Monografia I, disponibilizada no 9º. Período do curso. 3º. Será obrigatória aprovação na disciplina de Monografia II para colação de grau. 4º A matrícula do discente na disciplina Monografia II é requisito obrigatório para a orientação e consequentemente para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, devendo o aluno cumprir o cronograma definido pela coordenação do curso de Direito para entrega da Monografia. CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS Art. 2º- São objetivos da elaboração da monografia: I proporcionar ao acadêmico a oportunidade de desenvolver suas habilidades e analisar situações; II complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais, bem como incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; III atenuar o impacto da passagem da atividade acadêmica para a vida profissional; IV facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares; V incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais; VI promover a integração da instituição com a comunidade; VII atuar como instrumento de iniciação científica à pesquisa e ao ensino. CAPÍTULO III DA DURAÇÃO Art. 3º - A monografia prevista no projeto pedagógico do curso de Direito será desenvolvida em um semestre letivo. Art. 4º - A monografia resultará do desenvolvimento científico de um tema contido em uma das áreas mencionadas no art. 5º deste regulamento.

2 CAPÍTULO IV DADEFINIÇÃO DA ÁREA DA MONOGRAFIA Art. 5º As áreas de desenvolvimento da monografia são: 01 Direito Civil; 02 Direito Processual Civil; 03 Direito Penal; 04 Direito Processual Penal; 05 Direito do Trabalho; 06 Direito Processual do Trabalho; 07 Direito Constitucional; 08 Direito Administrativo; 09 Direito Tributário; 10 - Direito Financeiro; 11 Direito do Consumidor; 12 Direito Empresarial; 13 Direito, Ecologia e Meio Ambiente; 14 Direito de Informática; 15 Direito Previdenciário; 16 Direito Eleitoral; 17 Direito Internacional Público e Privado; 18 - Direito Agrário; 19 - Direito da Criança e do Adolescente; 20 - Direito Processual Constitucional; 21 - Criminologia Forense; 22 - Mediação e arbitragem; 23 - Direito Econômico; 24 - Direito de Integração; 25 - Direito Bancário; e 26 - Direito Autoral e da Propriedade Industrial; 27 - Sociologia Jurídica; 28 - Filosofia Jurídica; 29 - Psicologia Jurídica; e 30 - Antropologia Jurídica. Art. 6º - Ao acadêmico compete: CAPÍTULO V DO ACADÊMICO I apresentar ao coordenador do trabalho de conclusão do curso, no prazo estipulado, a ficha de apoio para a elaboração da monografia, devidamente preenchida, definindo a área a ser estudada; II elaborar o trabalho de conclusão do curso, sob a supervisão do professor orientador. III cumprir as normas deste regulamento; IV respeitar o cronograma conforme definido pelo coordenador do trabalho de conclusão do curso ; V apresentar, através do orientador, a monografia à coordenação do trabalho de conclusão do curso, para ser avaliada pela banca examinadora; VI apresentar a monografia perante banca examinadora no auditório da instituição, ou outro local determinado pela coordenação do trabalho de conclusão do curso, conforme cronograma definido no início de cada semestre letivo; VII O trabalho deverá seguir o padrão de metodologia do trabalho acadêmico em todas as suas formas.

3 CAPÍTULO VI DO PRAZO DE ENTREGA DA MONOGRAFIA Art.7º - A monografia deverá ser entregue à coordenação no prazo marcado pelo coordenador do trabalho de conclusão do curso. Art. 8º A monografia deverá ser entregue em 03 (três) vias encadernadas em espiral, podendo ser fotocópias, conforme data ou cronograma proposto pelo professor orientador ou coordenador do trabalho de conclusão do curso, com pelo menos 10 (dez) dias de antecedência em relação à data marcada para a sua defesa junto a banca examinadora. 1º Cabe aos orientadores encaminhar as monografias ao coordenador do trabalho de conclusão do curso para a sua apreciação final e confirmar a data para o aluno efetuar a defesa em banca examinadora. 2º Após a aprovação pela banca examinadora, o aluno deverá entregar na coordenação do trabalho de conclusão do curso uma (01) via original da monografia, com encadernação do tipo brochura (capa dura) azul Royal e letras douradas, no prazo máximo de 05 (cinco) dias a contar da data da referida aprovação, devendo a coordenação do trabalho de conclusão do curso efetivar, posteriormente, autorização para colação de grau e obtenção de diploma respectivo. CAPÍTULO VII DA AVALIAÇÃO E DA BANCA EXAMINADORA Art. 9º - A média final do aluno na monografia será atribuída pela banca examinadora, após a sua defesa, sendo aprovado somente se conseguir média igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros), através de média aritmética. 1º Se o aluno não atingir a média para aprovação na sua defesa, este terá um prazo máximo de 10 (dez) dias para reapresentação, se assim o desejar e se o seu orientador recomendar, desde que seja no mesmo período letivo, sob pena de refazer a disciplina Monografia II no semestre posterior, sendo liberado para colar grau somente após a sua aprovação pela banca examinadora. 2º Ao acadêmico com direito à segunda apresentação, observar-se-á permanência dos mesmos membros da banca examinadora inicial, exceto pelo impedimento de algum de seus componentes. 3º Não caberá qualquer tipo de recurso com relação ao resultado do julgamento realizado pela banca examinadora. 4º A banca examinadora será composta por 02 (dois) professores da FESG/FAFICH, preferencialmente os que ministram aulas no décimo período, sendo que o professor orientador será o presidente da banca, reservando-se a possibilidade, em caráter excepcional, de servidores da FESG/FAFICH participarem na condição de membros da banca examinadora, desde que graduados em Direito. 5º Os critérios para a composição da média da monografia serão os seguintes: I apresentação escrita do trabalho (conteúdo e metodologia); II exposição oral. III respostas à argüição efetivada pela banca examinadora.

4 6º O aluno que não depositar a monografia junto à coordenação do trabalho de conclusão do curso, no prazo de dez (10) dias antes da data marcada para a sua defesa junto a banca examinadora, será reprovado na disciplina e não terá os benefícios do 1º deste artigo. CAPÍTULO VIII DA COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO Art O coordenador do trabalho de conclusão do curso será indicado pelo coordenador do curso de Direito, com posterior nomeação efetivada pela direção pedagógica da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba-GO. Art Ao coordenador do trabalho de conclusão do curso compete: I - administrar e supervisionar, de forma global, a elaboração dos trabalhos, de acordo com este regulamento; II homologar os planos de trabalho e respectivos orientadores propostos pelos acadêmicos; III informar ao Departamento de Ciências Gerenciais os nomes dos professores indicados para as atividades de orientação dos trabalhos e suas respectivas horas de atividade e orientação; IV apresentar à Secretaria Geral, ao final de cada semestre, as notas atribuídas aos acadêmicos; V manter contatos com os professores orientadores, visando ao aprimoramento e à solução de problemas relativos ao acompanhamento dos trabalhos; VI dar publicidade as normas deste regulamento; VII coordenar a apresentação das monografias; VIII definir e divulgar as datas, locais e horários de apresentação das monografias, bem como os membros das bancas examinadoras; IX manter arquivo organizado de todos os trabalhos apresentados. CAPÍTULO X DA ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR Art O orientador deverá ser professor da FESGFAFICH, bem como ter disponibilidade de tempo para orientação e acompanhamento dos trabalhos. Art Ao professor orientador será computado o equivalente a carga de 02 (duas) horas-aula por semana, para cada orientando, fora da carga horária. Art Ao professor orientador compete: I assinar o termo de compromisso (ANEXO I); II aprovar o tema do trabalho apresentado pelo acadêmico; III estabelecer os horários e locais de atendimento aos acadêmicos; IV acompanhar o plano de trabalho em todas as suas etapas; V participar, obrigatoriamente, como presidente das bancas examinadoras de seus orientandos, bem como funcionar na condição de membro nas demais bancas, de acordo com as indicações da coordenação do trabalho de conclusão do curso; VI manter contato com a coordenação do trabalho de conclusão do curso para solucionar dúvidas concernentes ao desenvolvimento dos trabalhos. CAPÍTULO XI DA APRESENTAÇÃO À BANCA EXAMINADORA

5 Art A apresentação da monografia perante a banca examinadora será de, no máximo, 40 (quarenta) minutos, assim distribuídos: I 20 (vinte) minutos para a apresentação; II 20 (vinte) minutos para perguntas por parte dos examinadores da banca. CAPÍTULO XII DO PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DOS RELATÓRIOS À BANCA EXAMINADORA Art O período de avaliação da monografia pela banca examinadora será: I mês de junho, para os formandos no primeiro semestre do ano letivo; II mês de novembro ou dezembro, para os formandos no segundo semestre do ano letivo; III - As datas serão estabelecidas pela coordenação do trabalho de conclusão do curso. CAPÍTULO XIII DA APRESENTAÇÃO Art A apresentação da monografia à banca examinadora condicionar-se-á ao cumprimento das datas estabelecidas, bem como às demais normas previstas neste regulamento. CAPÍTULO XV DAS DISPOSIÇÕES GERAIS, TRANSITÓRIAS E FINAIS Art O cronograma e horário de apresentação da monografia serão fixados pela coordenação do trabalho de conclusão do curso, bem como comunicados aos membros da banca examinadora e ao acadêmico, com, pelo menos, vinte dias (20) de antecedência. Parágrafo Único A apresentação da monografia será pública (no auditório da instituição, ou em outro local definido pelo coordenador), permitindo-se a participação de todos os interessados, sem direito de usar a palavra ou apresentar quaisquer manifestações. Art Os casos omissos serão decididos por um órgão colegiado, composto pelo coordenador do curso, pelo coordenador do trabalho de conclusão do curso e pelo orientador do aluno. Art. 20- Este regulamento de monografia entrará em vigor na data de sua publicação no placar e no sítio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba-GO ( Goiatuba-GO, 28 de outubro de CERTIDÃO- Certifico e dou fé que o regulamento para apresentação de monografia do curso de Direito foi publicado no placar e no sítio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba-GO ( no dia 10 de novembro de (Ana Rosa Guimarães Alves- Secretária do curso de Direito da Fafich)

6 COORDENAÇÃO DE DIREITO TERMO DE COMPROMISSO Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso Orientador: Prof. Orientando(a) Matricula: De acordo com o contato mantido com o(a) acadêmico(a) acima identificado, comprometo-me e confirmo a minha disposição em orientá-lo, na elaboração da monografia, conforme disposto no regulamento, em horários disponíveis, previamente combinados com o(a) acadêmico(a), e de acordo com a disponibilização em tabela abaixo: Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Comprometo-me, ainda, a participar da banca examinadora responsável pela avaliação da monografia realizada pelo(a) acadêmico(a), nas datas e horários fixados pela coordenação, quando da apresentação com defesa pública. Goiatuba-GO, de de Assinatura do(a) Orientador(a) Assinatura do(a) discente

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DO CONCEITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DO CONCEITO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA RESOLUÇÃO CCFT N 001/18. O Colegiado do Curso de Fisioterapia revoga a Resolução CCFT 001/2011

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração,

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito RESOLUÇÃO N. 02/2011 CURSO DE DIREITO DA UFG/CAJ Estabelece o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Direito da UFG/CAJ O Colegiado do da Universidade Federal de Goiás, Campus

Leia mais

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA FESG FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FAFICH FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DE GOIATUBA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS COORDENAÇÃO DE DIREITO REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Atendendo a Resolução CNE/CES 10 de 16 de dezembro de 2004, e ao Projeto Pedagógigo do Curso de Ciência Contábeis

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF REGULAMENTO N. 058/2018 REGULAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DA GARÇA/SP Vanessa Zappa, Diretora da FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

a) oportunizar a revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos adquiridos no Curso;

a) oportunizar a revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos adquiridos no Curso; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - BACHARELADO (DIURNO e NOTURNO) NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Curso de Teologia. Associação Educacional Batista Pioneira

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Curso de Teologia. Associação Educacional Batista Pioneira REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Curso de Teologia Associação Educacional Batista Pioneira 2011 CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E FINS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma disciplina

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o TCC do currículo pleno do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade regulamentar

Leia mais

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 02/2013/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

CAPÍTULO I DO CONCEITO OU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DO CONCEITO OU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO Nº 056/2013, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013. Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Engenharia Química. O Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 48/2008, DE 26 DE JUNHO DE 2008

RESOLUÇÃO Nº 48/2008, DE 26 DE JUNHO DE 2008 RESOLUÇÃO Nº 48/2008, DE 26 DE JUNHO DE 2008 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Engenharia Civil, na forma do Anexo. O Vice-Reitor, no exercício da Reitoria da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - Este Regulamento

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA I DA OBRIGATORIEDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º. A Atividade Acadêmica Estágio Supervisionado constitui-se em componente

Leia mais

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018.

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Alvorada REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Aprovado pela Resolução CONSUNI nº 26/16, de 06/07/16. CAPÍTULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º O presente regulamento disciplina

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 A Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, considerando o deliberado

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Esta norma tem como objetivo regulamentar as atividades relacionadas à elaboração do Trabalho de

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Aprovado pela Resolução CONSUNI nº 09/13, de 03/04/13. CAPÍTULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade, fixar as normas técnico-operativas,

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CURSO DE DESIGN MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN São Miguel do Oeste,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM) DOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA FACSUL FACULDADE MATO GROSSO DO SUL

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM) DOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA FACSUL FACULDADE MATO GROSSO DO SUL REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM) DOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA FACSUL FACULDADE MATO GROSSO DO SUL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente regulamento normatiza

Leia mais

UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ( TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA - UNIR - PRESIDENTE MÉDICI-RO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA - UNIR - PRESIDENTE MÉDICI-RO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA - UNIR - PRESIDENTE MÉDICI-RO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA TÍTULO I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de

Leia mais

ANEXO II NORMAS COMPLEMENTARES DE MONOGRAFIA

ANEXO II NORMAS COMPLEMENTARES DE MONOGRAFIA ANEXO II NORMAS COMPLEMENTARES DE MONOGRAFIA Estabelece disposições sobre os procedimentos relativos à Elaboração, Apresentação e Avaliação de Trabalho Monográfico de Conclusão do Curso de Sistemas de

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia Coordenação de Engenharia Ambiental

Universidade Federal de Alagoas Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia Coordenação de Engenharia Ambiental Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Engenharia Ambiental da UFAL Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º - Este regulamento define as diretrizes técnicas, procedimentos

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Este documento estabelece normas para as atividades de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola Politécnica Curso de Engenharia de Computação Campus Curitiba CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação

Leia mais

Universidade Metodista de Piracicaba

Universidade Metodista de Piracicaba FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO DE MONOGRAFIA I INTRODUÇÃO Art. 1º A monografia é atividade curricular do Curso de Ciências Econômicas, desenvolvida sob orientação

Leia mais

REGULAMENTO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (MONOGRAFIA)

REGULAMENTO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (MONOGRAFIA) COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (MONOGRAFIA) Aprovado na reunião do NDE Núcleo Docente Estruturante, do dia 26/09/2012 Fevereiro/2013 2 CITAR

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento visa normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Graduação - Bacharelado em Ciências Econômicas

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 02/2016 - TNI Regulamenta as atividades de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSOS SUPERIORES SUMÁRIO CAPÍTULO I...3 O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO...3 CAPÍTULO II...3 DO COORDENADOR DE CURSO...3

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de elaboração,

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se como atividade facultativa e tem como objetivos: I - Desenvolver

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO DO BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO DO BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA ANEXO D REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO DO BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA 179 CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 Este regulamento normatiza as atividades relacionadas ao Trabalho de

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO CIENTÍFICO)

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO CIENTÍFICO) REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO CIENTÍFICO) É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer. Aristóteles CAPÍTULO I DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO

Leia mais

Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista

Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP MARÍLIA/SP Paulo Luciano Sganzella, Diretor da FACULDADE

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA (Resolução Nº 008/2013 da Pró-Reitoria de Graduação) CAPÍTULO I - DO CONCEITO, DA CARGA HORÁRIA E DA MODALIDADE Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC será o resultado do desenvolvimento de projeto

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Teófilo Otoni 2018 REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DO CURSO DE DIREITO. Título I Do Núcleo de Monografia

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DO CURSO DE DIREITO. Título I Do Núcleo de Monografia REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DO CURSO DE DIREITO Este regulamento destina-se a normatizar as atividades relacionadas com o Projeto de Monografia e a Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

ANEXO I. MINUTA DE REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EaD UNIVASF

ANEXO I. MINUTA DE REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EaD UNIVASF ANEXO I MINUTA DE REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EaD UNIVASF CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 42/2011, DE 26 DE AGOSTO DE 2011

RESOLUÇÃO Nº 42/2011, DE 26 DE AGOSTO DE 2011 RESOLUÇÃO Nº 42/2011, DE 26 DE AGOSTO DE 2011 Aprova o Regulamento de Estágio do Curso de Engenharia de Produção, na forma do Anexo. O Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB, no uso

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Educação Superior para Carreiras Públicas REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 Estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso requisito necessário

Leia mais

Normas e Procedimentos de Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Engenharia de Software

Normas e Procedimentos de Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Engenharia de Software Normas e Procedimentos de Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Engenharia de Software Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1. Este regulamento define as diretrizes técnicas, procedimentos

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Curso de Engenharia Civil

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Curso de Engenharia Civil Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Curso de Engenharia Civil Este regulamento está embasado na Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002 da Câmara de Educação Superior do Conselho

Leia mais

DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MUSEOLOGIA

DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CAPÍTULO I DO TCC 1. O Trabalho de Conclusão do Curso TCC visa ampliar as condições de formação profissional do aluno por meio da integração

Leia mais

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Capítulo I Da Definição Art. 1 o O Trabalho de Conclusão de Curso, doravante denominado TCC, é um componente curricular da formação específica, obrigatório aos

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2016. Capítulo I CONCEITUAÇÃO

RESOLUÇÃO 01/2016. Capítulo I CONCEITUAÇÃO RESOLUÇÃO 01/2016 Normatiza o funcionamento das disciplinas Projeto de TFC e Monografia do Colegiado de Engenharia de Produção da Univasf. Capítulo I CONCEITUAÇÃO Artigo 1 As disciplinas Projeto de TFC

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado consiste num conjunto de atividades profissionais desempenhadas pelos alunos, sendo

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI nº 59/17

RESOLUÇÃO CONSUNI nº 59/17 Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI RESOLUÇÃO CONSUNI nº 59/17 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC do Curso de Ciências Contábeis. O Presidente

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem a finalidade de normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho

Leia mais

UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Campus Grande Florianópolis CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Campus Grande Florianópolis CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA Campus Grande Florianópolis CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Leia mais

Faculdade de Gestão e Negócios - FGN Regulamento das Disciplinas de Monografia I, II e III do Curso de Ciências Econômicas 1 - INTRODUÇÃO

Faculdade de Gestão e Negócios - FGN Regulamento das Disciplinas de Monografia I, II e III do Curso de Ciências Econômicas 1 - INTRODUÇÃO Faculdade de Gestão e Negócios - FGN Regulamento das Disciplinas de Monografia I, II e III do Curso de Ciências Econômicas Res. CONSUN nº 48/06, de 27/09/06 1 - INTRODUÇÃO Art. 1º A monografia é atividade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 01/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA O Colegiado do Curso de Matemática do Instituto de Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Resolução Nº 22/2013 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO Nº 02/2015 CCGSS/CCHLA/UFPB Estabelece normas de regimento para o Trabalho de Conclusão de Curso do BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

REGIMENTO DE TCC DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CAMPUS JOINVILLE

REGIMENTO DE TCC DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CAMPUS JOINVILLE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MATRIZ CURRICULAR 2013 Fabieli Spessatto Coordenadora do Curso Caçador, 2016

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CÂMPUS DE JUSSARA.

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CÂMPUS DE JUSSARA. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CÂMPUS DE JUSSARA. TÍTULO I DEFINIÇÃO, FINALIDADES E OBJETIVOS DO TRABALHO DE CURSO. CAPÍTULO I Da definição Art. 1º No Câmpus de Jussara, adota-se como

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Regula o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) presente na estrutura curricular do Curso Técnico em

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA (Aprovado pelo Departamento de Economia através da reunião extraordinária

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EXIGÊNCIAS LEGAIS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EXIGÊNCIAS LEGAIS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EXIGÊNCIAS LEGAIS Art. 1º Conforme Parecer do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior, do Ministério da Educação Nº CNE/CES 492/2001,

Leia mais

RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013

RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013 RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013 A direção do INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA (IQB) da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), em conjunto com os coordenadores dos cursos de Graduação (Química Bacharelado,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 01 / 2014 - DE 10

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/2016, DE 28 DE ABRIL DE 2016

RESOLUÇÃO Nº 012/2016, DE 28 DE ABRIL DE 2016 RESOLUÇÃO Nº 012/2016, DE 28 DE ABRIL DE 2016 Aprova o Regulamento do Estágio obrigatório do Curso de Administração da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. O Reitor da Fundação Universidade

Leia mais

Programa de Monografias

Programa de Monografias REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA ESUV O Conselho Departamental da Escola de Estudos Superiores de Viçosa ESUV, no uso de suas atribuições, RESOLVE: I - padronizar as normas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS-ESPANHOL / PORTUGUÊS-FRANCÊS / PORTUGUÊS-INGLÊS (Atualizado em agosto

Leia mais

Capítulo I Disposições Preliminares

Capítulo I Disposições Preliminares UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Resolução CGRI/CCSA n o 001/2014 Regulamenta a atividade de Trabalho de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA RESOLUÇÃO/CCGF/CCS Nº. 04/2007 Normatiza o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Farmácia

Leia mais

INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE ASSIS (IMESA) COORDENADORIA DE INFORMÁTICA

INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE ASSIS (IMESA) COORDENADORIA DE INFORMÁTICA INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE ASSIS (IMESA) COORDENADORIA DE INFORMÁTICA REGULAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme Resolução nº 005, de 21 de fevereiro de 2018. CAPÍTULO I REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE (BEGD)

GUIA RÁPIDO DO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE (BEGD) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Colegiado de Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade Coordenação de Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ARTES VISUAIS CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ARTES VISUAIS CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ARTES VISUAIS CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - O presente regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e julgamento

Leia mais

Normas de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Normas de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Normas de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de São Carlos CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Agroecologia REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é uma atividade curricular obrigatória para

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CHAPECÓ Dezembro, 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2/2009 FACULDADE DE LETRAS

RESOLUÇÃO Nº 2/2009 FACULDADE DE LETRAS Universidade Federal de Alagoas Faculdade de Letras - Fale RESOLUÇÃO Nº 2/2009 FACULDADE DE LETRAS Aprovada em Sessão Plenária realizada em setembro de 2009. Setembro de 2009. 2 RESOLUÇÃO Nº 2/2009 FALE,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE GRADUAÇAO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS PORTARIA CGEMAT N. 02/2011 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, disciplina do Curso de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO Art. 1 o - Visando possibilitar a melhor adequação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório e que corresponde

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO

Leia mais