JOGOS INTERNOS DA COPEL 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JOGOS INTERNOS DA COPEL 2016"

Transcrição

1 JOGOS INTERNOS DA COPEL 2016 MODALIDADE: XADREZ POR EQUIPES REGULAMENTO Art. 1º - A modalidade de Xadrez será disputada nas categorias Feminino e Masculino, no formato por equipes, com premiação individual aos 3 (três) melhores atletas por tabuleiro e à equipe vencedora do torneio. Art. 2º - A modalidade de Xadrez será regida pelas regras oficiais da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), no que diz respeito à modalidade de xadrez rápido, no que não estiver disposto neste regulamento, de acordo com o Anexo A. 1º. Em caso de participação de atleta(s) com deficiência visual, serão adotadas as regras e adaptações constantes do Apêndice D das Leis de Xadrez (Anexo B). Art. 3º - Cada delegação regional poderá inscrever e participar com 1 (uma) equipe, composta por 3 (três) atletas em cada categoria. 1º. Por ocasião da reunião técnica que antecederá imediatamente os respectivos torneios, que serão realizados em data e local previamente estabelecidos e divulgados pela Comissão Coordenadora, as delegações deverão confirmar suas participações e apresentar a composição de cada equipe e os atletas ordenados ao primeiro, segundo e terceiro tabuleiros; 2º. A formação oficial de cada equipe deverá ser mantida durante toda a competição, sendo que eventual solicitação de alteração deverá ser justificada e aprovada pelo árbitro. Art. 4º - Ritmo de jogo será de 15' (quinze minutos) a 20 (vinte minutos) nocaute, a depender de escolha por votação entre os inscritos e presentes na reunião técnica. Art.5º - A ordem inicial para o emparceiramento será determinada pela colocação final das equipes/delegações nos últimos JICs de 2015 (Anexo C), sendo que as rodadas subsequentes serão realizadas por sistema definido pelo árbitro (p.ex., swiss-perfect).

2 Art. 6º - A cada rodada, o resultado de cada equipe será composto pela soma dos resultados individuais de cada jogador, decorrente da sua vitória (um ponto), empate (meio ponto) ou derrota (zero ponto). 1º. O emparceiramento obedecerá o sistema round-robin, em que todas as equipes jogarão entre si; 2º. A equipe que ficar de bye na rodada deve comprovar sua presença junto ao árbitro e cada jogador presente receberá uma bonificação de 1,0 (um) ponto; 3º. A equipe definida com a cor branca, receberá essa cor no primeiro tabuleiro, a cor negra no segundo tabuleiro e a cor branca no terceiro tabuleiro. Recebendo a equipe a cor negra, essa sequência será o inverso. Art.7º - A classificação final da equipe será definida pelo total de pontos obtidos no torneio, considerado o somatório de pontos dos jogadores integrantes da equipe. 1º. Ocorrendo igualdade na pontuação, serão utilizados os mesmos critérios de desempate definidos no art.9º, considerada a equipe como equivalente a um jogador, para efeito de cômputo de vitórias. Art.8º - A classificação individual por tabuleiro será definida pelo total de pontos obtidos no torneio, computado 1,0 (um) ponto para vitória (ou bye); 0,5 (meio) ponto para empate e 0,0 (zero) ponto para derrota. Art. 9º - Em caso de empate, o desempate observará o que segue: 1º. Se houver empate individual por tabuleiro, o desempate será feito através do seguinte critério: confronto direto; 2º. Caso permaneça o empate entre os jogadores potencialmente medalhistas, o desempate será definido através de match de xadrez relâmpago (blitz) com 2 rodadas entre os jogadores, e, se persistir o empate, através do sistema armagedon (uma partida, 5 minutos para as brancas e 4 minutos para as pretas, com o empate sendo considerado como vitória para as peças pretas); 3º. Em caso de empate entre as equipes, o desempate será feito pelo critério do confronto direto; 4º. Caso permaneça o empate entre as equipes potencialmente medalhistas, o desempate será definido através de match de xadrez relâmpago (blitz) com 2 rodadas entre as equipes, e, se persistir o empate, através do sistema armagedon (uma partida entre cada tabuleiro, 5 minutos para as brancas e 4 minutos para as pretas, com o empate sendo considerado como vitória para as peças pretas).

3 Art A premiação será a seguinte: I - Troféu para a melhor equipe/delegação na classificação geral; II Medalhas para os 3 (três) melhores jogadores nos 1º, 2º e 3º tabuleiros. Art Será vedado ao jogador durante as partidas: 1º. Comunicar-se com outras pessoas incluindo os outros jogadores da mesma equipe, durante a partida, por meio de palavras, sinais ou por qualquer outra maneira; 2º. Ausentar-se do local da competição, durante o jogo, sem autorização do árbitro; 3º. Utilizar aparelhos eletrônicos durante as partidas, tais como celular, smartphone, MP3, tablet, ou similar; 4º. Utilizar de atitude antidesportiva e desrespeitosa com os adversários ou o árbitro; 5º. Combinar resultados entre equipes, sob pena de perda dos pontos conquistados na rodada. Art Os casos omissos serão resolvidos em consenso entre o árbitro e a coordenação da modalidade nos Jogos.

4 Anexo A: Normas FIDE Xadrez Rápido A.1 A partida de 'Xadrez Rápido' é aquela onde todos os lances devem ser completados em um tempo fixo de mais de 10 minutos, mas inferior a 60 minutos para cada jogador; ou o tempo principal + 60 vezes qualquer incremento é de mais de 10 minutos, mas inferior a 60 minutos para cada jogador. A.2 Os jogadores não precisam anotar os lances. A.3 Serão aplicáveis as seguintes regras: a. Da posição inicial, uma vez completados os dez primeiros lances por ambos os jogadores: 1. nenhuma mudança pode ser feita na configuração dos relógios, a menos que a programação do evento seja desfavoravelmente afetada. 2. nenhuma reclamação pode ser feita relativamente à colocação incorreta das peças, posicionamento do tabuleiro ou acerto do relógio. No caso de troca de posição de rei e dama não é permitido rocar com este rei. No caso de incorreta colocação de torre, não é permitido rocar com esta torre. b. Um lance ilegal está completo assim que o jogador acione seu relógio. Se o árbitro observa o fato deverá declarar a partida perdida para o jogador, desde que o oponente não tenha feito seu próximo lance. Se o árbitro não intervier, o oponente desde que não tenha feito o próximo lance pode reclamar a vitória. Entretanto, a partida está empatada, quando se alcança uma posição em que o oponente não pode dar xeque-mate no rei do adversário por qualquer série de lances legais possíveis. Se o oponente não reclamar e o árbitro não intervier, o lance ilegal permanece e a partida deverá continuar. Uma vez que o oponente efetuou seu próximo lance, um lance ilegal não poderá ser corrigido a menos que haja acordo entre os dois jogadores sem intervenção de um árbitro. c. Para reclamar uma vitória por tempo, o requerente deve parar ambos os relógios e avisar o árbitro. Para a reclamação ser bem sucedida, o reclamante deve ter tempo restante em seu relógio após os relógios terem sido parados. Entretanto, a partida está empatada se o oponente não pode dar xeque-mate no rei por qualquer série de lances legais possíveis. d. Se o árbitro observar que ambos os reis estão em xeque, ou um peão permanece na casa de promoção, deverá aguardar até que o próximo lance seja completado. Então, se a posição ilegal ainda estiver no tabuleiro, ele deverá declarar a partida empatada.

5 Anexo B: Apêndice D/FIDE - Regras de jogo com cegos e jogadores com deficiência visual D.1 O organizador, após consultar o árbitro, deve ter o poder de adaptar as regras abaixo relacionadas de acordo com as circunstâncias locais. No xadrez competitivo entre jogadores videntes e jogadores deficientes visuais (oficialmente cegos) qualquer um dos jogadores pode exigir o uso de dois tabuleiros, os jogadores videntes usando um tabuleiro normal e o jogador deficiente visual usando um tabuleiro especialmente construído. O tabuleiro especialmente construído deve preencher os seguintes requisitos: a. medir pelo menos 20 cm por 20 cm, b. ter as casas pretas levemente em relevo, c. ter um pequeno orifício em cada casa, Os requisitos para as peças são: a. todas devem ter um pequeno pino que se encaixe no orifício das casas b. todas sejam modelo Stauton, sendo as peças pretas, especialmente marcadas. D.2 As seguintes regras deverão regular o jogo: 1. Os lances deverão ser anunciados claramente, repetidos pelo adversário e executados no seu tabuleiro. Quando promover um peão, o jogador deve anunciar qual peça foi escolhida. (...) 17. No tabuleiro do jogador deficiente visual, considera-se tocada a peça quando ela tiver sido retirada do orifício de fixação. 18. Considera-se efetuado um lance quando: a. no caso de uma captura, se a peça capturada tiver sido retirada do tabuleiro do jogador que tenha a vez de jogar; b. uma peça tiver sido colocada em diferente orifício de fixação; c. tiver sido anunciado o lance. Somente então, o relógio do oponente será posto em movimento. 19. Tão logo os pontos 2 e 3 acima estejam consubstanciados as regras normais são válidas para o jogador vidente. 20. É admitida a utilização de um relógio de xadrez especialmente construído para o jogador deficiente visual. O relógio deverá ter inclusive as seguintes características: a. um mostrador ajustado com ponteiros reforçados, com cada cinco minutos marcados por um ponto e cada 15 minutos por dois pontos; e b. uma seta que possa ser facilmente sentida pelo tato; Cuidados especiais devem ser tomados para que as setas sejam bem ajustadas de modo que permitam ao jogador sentir bem as agulhas dos últimos cinco minutos da hora completa. 21. opcionalmente, o anúncio do número de lances de modo audível somente para o jogador deficiente. (...)

6 22. Qualquer engano no anúncio de um lance deverá ser imediatamente corrigido antes que se ponha em movimento o relógio do oponente. 23. Se durante o transcurso da partida surgirem diferentes posições nos dois tabuleiros, elas deverão ser corrigidas com o auxílio do árbitro e consulta das planilhas dos dois jogadores. Se as duas planilhas coincidirem, o jogador que haja escrito o lance corretamente, mas o tenha executado incorretamente, deverá corrigir sua posição para que corresponda com o movimento indicado nas planilhas. Quando tais diferenças ocorrem e nota-se divergência nas duas planilhas, deverá ser reconstituída a posição até o ponto em que as duas planilhas coincidam e o árbitro reajustará adequadamente os relógios se for necessário. 24. O jogador deficiente visual terá o direito de recorrer a um assistente que executará qualquer ou a totalidade das seguintes obrigações: a. fazendo o lance de cada jogador no tabuleiro do adversário; b. anunciando os lances de ambos os jogadores; c. anotando os lances na planilha do jogador deficiente visual e por em movimento o relógio do adversário; d. informando ao jogador deficiente visual, somente a pedido deste, o número de lances executados e o tempo gasto por ambos os jogadores; e. requerendo a vitória caso a seta do relógio do adversário tenha caído e informando ao árbitro quando o jogador vidente tiver tocado uma de suas peças. f. executando as necessárias formalidades no caso de suspensão de partida. 25. Se o jogador deficiente visual não fizer uso de um assistente, o jogador vidente pode pedir a alguém que se responsabilize em executar as obrigações a ele pertinentes.

7 Anexo C: Resultados dos JIC's 2015 XADREZ MASCULINO INDIVIDUAL XADREZ MASCULINO POR EQUIPES Classif Atleta Pts Delegação Classif Delegação Pts 1º Renan Souza dos Santos 4,5 Maringá 1º Maringá 11 2º Josué Ribeiro Teixeira 4 Sede 2º Sede 10,5 Ponta 3º Marcos Weckerlin dos Santos 3,5 Sede 3º Grossa 4,5 4º Juliano Douglas Nunes Pereira 3,5 Maringá 4º Curitiba 3 5º Daniel Cavalcanti Coelho 3 Sede 5º Cascavel 2 6º Jozimar Carpegiane 3 Maringá 6º Usinas 2 7º Divonzir Maciel Cândido 2,5 Ponta Grossa 7º Londrina 2 8º Giovani de Souza 2 Ponta Grossa 9º Ricardo Gomes de Quadros 2 Cascavel 10º Edgar Lourival Pereira 2 Usina 11º Juliano de Souza Scoponi 2 Londrina 12º Geovani Clementino 2 Curitiba 13º Ernani Wille Vidal 1 Curitiba 14º Tiago Skeika 0 Ponta Grossa XADREZ FEMININO INDIVIDUAL XADREZ FEMININO POR EQUIPES Classif Atleta Pts Delegação Classif Delegação Pts 1º Denise Correoa 4 Ponta Grossa 1º Curitiba 10 Ponta 2º Ana Paula Dias Gonçalves 4 Londrina 2º Grossa 9 3º Scheila Gusmão 4 Curitiba 3º Maringá 7 4º Josiane Duarte 3 Maringá 4º Londrina 4 5º Márcia Mores 3 Curitiba 5º Sede 4 6º Nayla de Lima 3 Curitiba 6º Cascavel 1 7º Rubiany Bail 2,5 Ponta Grossa 8º Renata Cardoso 2,5 Ponta Grossa 9º Nádia Premebida 2 Maringá 10º Rebeca Alves 2 Sede 11º Renata do Carmo 2 Ponta Grossa 12º Vera Lucia Mânica 1 Sede 13º Maria Helena Fleischman 1 Sede 14º Catiele Ribeiro 1 Cascavel

Regulamento. Copa Pedro Aleixo de Xadrez 2015

Regulamento. Copa Pedro Aleixo de Xadrez 2015 Regulamento Copa Pedro Aleixo de Xadrez 2015 1 CONTEÚDO 1. Objetivos da Competição... 2 2. Participação... 2 3. Direção e Organização... 3 4. Categorias... 3 5. Das Etapas... 4 Regulamento Técnico das

Leia mais

OLIMPÍADAS COOPERATIVISTAS. Regulamento Técnico. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO

OLIMPÍADAS COOPERATIVISTAS. Regulamento Técnico. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO OLIMPÍADAS COOPERATIVISTAS Regulamento Técnico Regulamento Técnico que traz as diretrizes básicas das sete modalidades esportivas. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO Petrucio.mamede@sescooppb.coop.br

Leia mais

aia REGRAS DE XADREZ DA FIDE Apresentação do Autor do Artigo 1

aia REGRAS DE XADREZ DA FIDE Apresentação do Autor do Artigo 1 GA X aia REGRAS DE XADREZ DA FIDE COM EFEITO A PARTIR DE 1 DE JULHO DE 2017 Apresentação do Autor do Artigo 1 Apresentação do Autor do Artigo Carlos Dias Árbito Internacional Árbitro Internacional A (elite)

Leia mais

O que vigora até 30 de junho de 2017 Aprovada no 84º Congresso da FIDE realizado em Tallinn Estônia out/2013 Em vigor de 01/07/2014 até 30/06/2017

O que vigora até 30 de junho de 2017 Aprovada no 84º Congresso da FIDE realizado em Tallinn Estônia out/2013 Em vigor de 01/07/2014 até 30/06/2017 O que vigora até 30 de junho de 2017 Aprovada no 84º Congresso da FIDE realizado em Tallinn Estônia out/2013 Em vigor de 01/07/2014 até 30/06/2017 4.2 Desde que antes manifeste sua intenção (por exemplo,

Leia mais

Regulamento Específico. Xadrez

Regulamento Específico. Xadrez Regulamento Específico Xadrez 2015 Art. 1º - A competição de xadrez do Programa Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG/2015, será regida pelas regras oficiais da Federação Internacional

Leia mais

REGULAMENTO Jogos Escolares de Massaranduba - JEMA Xadrez

REGULAMENTO Jogos Escolares de Massaranduba - JEMA Xadrez REGULAMENTO Jogos Escolares de Massaranduba - JEMA Xadrez - 2014 DISPOSIÇÕES INICIAIS O presente Regulamento tem por objetivo normalizar as regras de participação e ações referentes aos Jogos Escolares

Leia mais

Campeonato Paulista Interclubes e 21 de fevereiro "Esporte Clube Pinheiros" 27 e 28 "A Hebraica" Regulamento Geral

Campeonato Paulista Interclubes e 21 de fevereiro Esporte Clube Pinheiros 27 e 28 A Hebraica Regulamento Geral Campeonato Paulista Interclubes - 2010 20 e 21 de fevereiro "Esporte Clube Pinheiros" 27 e 28 "A Hebraica" Regulamento Geral O Campeonato Paulista Interclubes destina-se a definir o campeão e vice-campeão

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO 4 JOGOS DO IFRS

REGULAMENTO ESPECÍFICO 4 JOGOS DO IFRS REGULAMENTO ESPECÍFICO 4 JOGOS DO IFRS DO FUTSAL Art.1 - Os jogos de futsal nos 4º JOGOS DO IFRS serão realizados de acordo com as Regras Oficiais da CBFS, pelo regulamento geral e específico. Art.2 -

Leia mais

Regulamento. 1º Torneio Massaranduba de Xadrez

Regulamento. 1º Torneio Massaranduba de Xadrez Regulamento 1º Torneio Massaranduba de Xadrez 1 DISPOSIÇÕES INICIAIS O presente Regulamento tem por objetivo normalizar as regras de participação e ações referentes ao 1º Torneio Massaranduba de Xadrez.

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO XADREZ/2018

REGULAMENTO ESPECÍFICO XADREZ/2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO XADREZ/2018 1 Art. 1º - A competição de xadrez do Programa Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG/2018, obedecerá às regras oficiais da Federação Internacional de

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO SERGIPANO ABSOLUTO DE XADREZ 2016

REGULAMENTO CAMPEONATO SERGIPANO ABSOLUTO DE XADREZ 2016 FEDERAÇÃO SERGIPANA DE XADREZ Filiada à Confederação Brasileira de Xadrez REGULAMENTO CAMPEONATO SERGIPANO ABSOLUTO DE XADREZ 2016 REALIZAÇÃO: FEDERAÇÃO SERGIPANA DE XADREZ (FSX) Diretora do Torneio: Sílvia

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE XADREZ DE PONTA GROSSA AXPG

ASSOCIAÇÃO DE XADREZ DE PONTA GROSSA AXPG O Circuito Municipal de Xadrez 2016 é uma realização da parceria entre a Associação de Xadrez de Ponta Grossa (),Clube Ponta Lagoa e Fundação Municipal de Esportes (FUNDESP). Capitulo I DOS OBJETIVOS Art.

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER SMEL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SMED

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER SMEL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SMED Regulamento Específico Xadrez/2018 Art. 1º - A competição de Xadrez dos Jogos Escolares de Belo Horizonte - JEBH/2018 obedecerá às regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez - FIDE, na modalidade

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO DOMINÓ Art. 1º. O torneio de Dominó do VII JOGOS FENACEF, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela FENACEF no Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, combinado com

Leia mais

Regulamento Específico BASQUETEBOL

Regulamento Específico BASQUETEBOL I Festival Esportivo do Campus Avançado Sombrio Regulamento Específico BASQUETEBOL Art. 1º - A competição de Basquetebol será realizada de acordo com as Regras Oficiais da FIBA e os critérios e normas

Leia mais

31º J O G O S D O S E S I P A R A N Á NOTA OFICIAL 01/2017

31º J O G O S D O S E S I P A R A N Á NOTA OFICIAL 01/2017 31º J O G O S D O S E S I P A R A N Á NOTA OFICIAL 01/2017 Referência: Manutenção de Modalidades Prezados Senhores Curitiba, 10 de abril de 2017. A Coordenação Geral dos XXXI Jogos do SESI, através de

Leia mais

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP DATA / LOCAL: 29 e 30/09/2018 / CECOM - APCEF/SP REGULAMENTO TÉCNICO DAMAS Art. 1º. O torneio de Damas do VIII JOGOS DOS APOSENTADOS será realizado de acordo com as regras estabelecidas

Leia mais

TORNEIO ABERTO DE BILHAR 2017 REGULAMENTO

TORNEIO ABERTO DE BILHAR 2017 REGULAMENTO TORNEIO ABERTO DE BILHAR 2017 REGULAMENTO I - Dos Objetivos: Art. 1 - O evento tem por finalidade promover o intercâmbio social e esportivo entre os associados do Clube Comercial de Lorena e de seus convidados,

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS BASQUETEBOL

NORMAS ESPECÍFICAS BASQUETEBOL NORMAS ESPECÍFICAS BASQUETEBOL ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. DIMENSÕES DO CAMPO E VARIAÇÕES DE JOGO POR ESCALÃO... 3 4. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 3 5. FORMAS DE INSCRIÇÃO... 4 6.

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO 3 JOGOS DO IFRS

REGULAMENTO ESPECÍFICO 3 JOGOS DO IFRS REGULAMENTO ESPECÍFICO 3 JOGOS DO IFRS REGULAMENTO ESPECÍFICO 3 JOGOS DO IFRS DO FUTSAL Art.1 - Os jogos de futsal nos 3º JOGOS DO IFRS serão realizados de acordo com as Regras Oficiais da CBFS, pelo regulamento

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018, DE 04 DE SETEMBRO DE 2018 I CAMPEONATO DE XADREZ DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ

EDITAL Nº 01/2018, DE 04 DE SETEMBRO DE 2018 I CAMPEONATO DE XADREZ DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ EDITAL Nº 01/2018, DE 04 DE SETEMBRO DE 2018 I CAMPEONATO DE XADREZ DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ 1. DOS OBJETIVOS 1.1. Analisar o progresso no raciocínio lógico dos participantes do Projeto

Leia mais

I COPA PRINCESA DOS CAMPOS DE XADREZ RÁPIDO ID. CBX 3333 ID.FIDE

I COPA PRINCESA DOS CAMPOS DE XADREZ RÁPIDO ID. CBX 3333 ID.FIDE DATA LOCAL DE COMPETIÇÃO : 05 de junho de 2016 (domingo). : Colégio Marista Pio XII Rua Rodrigues Alves, 701 Jardim Carvalho OBJETIVO : Possibilitar a movimentação / obtenção de rating FIDE / CBX de Xadrez

Leia mais

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos Regras: Jogo do Xadrez 1. Sorteio: Os confrontos serão definido através de sorteio e relacionados no chaveamento da competição; A ordem de disputa será de acordo com a ordem de retira no sorteio. PS: 2

Leia mais

3 o TORNEIO DE XADREZ ÀS CEGAS DA REGIÃO DO MATO GRANDE

3 o TORNEIO DE XADREZ ÀS CEGAS DA REGIÃO DO MATO GRANDE 3 o TORNEIO DE XADREZ ÀS CEGAS DA REGIÃO DO MATO GRANDE REGULAMENTO 1 DADOS DO TORNEIO O torneio acontecerá no dia 02/02/2013 pela manhã e pela tarde nas dependências do IFRN - Campus João Câmara. As equipes

Leia mais

ITAJUBÁ MASSIVE BLITZ

ITAJUBÁ MASSIVE BLITZ ITAJUBÁ MASSIVE BLITZ Pág. 2/5 Regras gerais _ O torneio será jogado segundo as regras oficiais do jogo de Xadrez Blitz, aceitas internacionalmente pela FIDE, com as exceções e modificações permitidas

Leia mais

Federação de Xadrez do Amapá - FEXAP. Aberto de Xadrez Tiradentes. Regulamento

Federação de Xadrez do Amapá - FEXAP. Aberto de Xadrez Tiradentes. Regulamento Federação de Xadrez do Amapá - FEXAP Aberto de Xadrez Tiradentes 1) Objetivos: Regulamento O Aberto Memorial Tiradentes tem como objetivo principal homenagear o herói brasileiro que tanto lutou por nossa

Leia mais

Boletim Final XADREZ LIVRE

Boletim Final XADREZ LIVRE Boletim Final XADREZ LIVRE Blumenau 2015 Comprometimento Orgulho de representar a empresa Motivação Espírito de equipe Respeito EMPRESAS PARTICIPANTES DO XADREZ LIVRE EMPRESA Nº DE ATLETAS ALTENBURG 01

Leia mais

REGULAMENTO JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC

REGULAMENTO JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC - 2018 REGULAMENTO OFICIAL Ubá, março de 2018 Os Jogos Universitários FAGOC - 2018 é uma competição promovida pelo

Leia mais

I ABERTO FEXPA U2200

I ABERTO FEXPA U2200 I ABERTO FEXPA U2200 19 a 21 de maio REGULAMENTO VALENDO RATING CBX/FIDE CLÁSSICO Exclusivo para atletas com rating FIDE até 2.200 pontos I Aberto FEXPA U2200 R E G U L A M E N T O 1) LOCAL: ANDRADE HOTÉIS

Leia mais

JOGOS INTERNOS DA COPEL 2013 REGULAMENTO DA MODALIDADE ATLETISMO MASCULINO E FEMININO

JOGOS INTERNOS DA COPEL 2013 REGULAMENTO DA MODALIDADE ATLETISMO MASCULINO E FEMININO JOGOS INTERNOS DA COPEL 2013 REGULAMENTO DA MODALIDADE ATLETISMO MASCULINO E FEMININO 1. INSCRIÇÕES 1.1. Poderão ser inscritas as seguintes delegações: Cascavel, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Curitiba,

Leia mais

TORNEIO INTERNO DE BILHAR 2017 REGULAMENTO

TORNEIO INTERNO DE BILHAR 2017 REGULAMENTO TORNEIO INTERNO DE BILHAR 2017 REGULAMENTO I - Dos Objetivos: Art. 1 - O evento tem por finalidade promover o intercâmbio social e esportivo entre os associados do Clube Comercial de Lorena, e desenvolver

Leia mais

CERAP - CIRCUITO ESTADUAL DE XADREZ RÁPIDO CEREL CIRCUITO ESTADUAL DE XADREZ RELÂMPAGO

CERAP - CIRCUITO ESTADUAL DE XADREZ RÁPIDO CEREL CIRCUITO ESTADUAL DE XADREZ RELÂMPAGO CERAP - CIRCUITO ESTADUAL DE XADREZ RÁPIDO CEREL CIRCUITO ESTADUAL DE XADREZ RELÂMPAGO Art. 1º. FINALIDADE a) Incentivar a participação dos enxadristas cadastrados na FESX em torneios abertos, além de

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DOMINÓ CAPÍTULO I CONCEITOS BÁSICOS

REGULAMENTO TÉCNICO DOMINÓ CAPÍTULO I CONCEITOS BÁSICOS P REGULAMENTO TÉCNICO DOMINÓ CAPÍTULO I CONCEITOS BÁSICOS Art. 1º - Para fins de padronização serão considerados os seguintes conceitos: - PEDRA Unidade mínima do jogo de dominó, constituída por um retângulo

Leia mais

Boletim Final XADREZ LIVRE

Boletim Final XADREZ LIVRE Boletim Final XADREZ LIVRE Blumenau / Pomerode 2018 Comprometimento Orgulho de representar a empresa Motivação Espírito de equipe Respeito EMPRESAS PARTICIPANTES DO XADREZ LIVRE EMPRESA CIDADE Nº DE ATLETAS

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS FUTEBOL

NORMAS ESPECÍFICAS FUTEBOL NORMAS ESPECÍFICAS FUTEBOL ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. DIMENSÕES DO CAMPO E VARIAÇÕES DO JOGO POR ESCALÃO... 3 4. CONSTIUIÇÃO DA EQUIPA... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. DIMENSÕES DO CAMPO E VARIAÇÕES DO JOGO POR ESCALÃO... 3 4. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DA PARTE ESPORTIVA

REGULAMENTO TÉCNICO DA PARTE ESPORTIVA REGULAMENTO TÉCNICO DA PARTE ESPORTIVA Das Modalidades Esportivas Art. 1º - A Parte esportiva da gincana conterá as seguintes modalidades: I Futsal II Voleibol Misto III Basquetebol IV Handebol V Tênis

Leia mais

Sede Social Rua Luís Góis, Mirandópolis São Paulo SP Cep: Fone: (11)

Sede Social Rua Luís Góis, Mirandópolis São Paulo SP Cep: Fone: (11) Organização, compromisso e qualidade em prol do esporte universitário paulista www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429 II Desafio

Leia mais

a) VITÓRIA PONTOS b) EMPATE COM GOL PONTOS c) EMPATE SEM GOL PONTO d) DERROTA PONTO

a) VITÓRIA PONTOS b) EMPATE COM GOL PONTOS c) EMPATE SEM GOL PONTO d) DERROTA PONTO REGULAMENTO GERAL DO 1º CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY DA ASSTBM l DA FINALIDADE: Art. 1º O Torneio de Futebol Society, tem por finalidade: A congregação de associados e público em geral, através do esporte.

Leia mais

II CAMPEONATOS NACIONAIS DE JOVENS

II CAMPEONATOS NACIONAIS DE JOVENS 29 a 31 Março 2019 II CAMPEONATOS NACIONAIS DE JOVENS ÉPOCA 2018/19 REGULAMENTO O s Campeonatos Nacionais de Jovens serão organizados pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) em parceria com a Associação

Leia mais

39º. Campeonato Intercubes 2014 FEXERJ - Classes A B - C REGULAMENTO GERAL:

39º. Campeonato Intercubes 2014 FEXERJ - Classes A B - C REGULAMENTO GERAL: 39º. Campeonato Intercubes 2014 FEXERJ - Classes A B - C Realização: Apoio: Direção da Prova: Arbitragem: FEXERJ Tijuca Tênis Clube MF Alberto Mascarenhas FA Marcelo Einhorn e Equipe REGULAMENTO GERAL:

Leia mais

CIRCUITO SESC DE XADREZ 2018

CIRCUITO SESC DE XADREZ 2018 CIRCUITO SESC DE XADREZ 2018 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DA FINALIDADE DO EVENTO Art. 1º. O Circuito SESC de Xadrez tem por finalidade promover e difundir a vivência e a prática do xadrez no Paraná. CAPÍTULO

Leia mais

GOVERNO FEDERAL PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA CAMPUS PORTO VELHO CALAMA JICs 2016

GOVERNO FEDERAL PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA CAMPUS PORTO VELHO CALAMA JICs 2016 MODALIDADE DE ATLETISMO Art. 1º - A Competição de atletismo dos - será regida de acordo com as regras da Confederação Brasileira de Atletismo, pelo regulamento geral e por este regulamento. Art. 2º - Os

Leia mais

Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza Extensão Parajuru Rua: Carmozita Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga Beberibe - CE

Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza Extensão Parajuru Rua: Carmozita Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga Beberibe - CE Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza Extensão Parajuru Rua: Carmozita Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga Beberibe - CE REGULAMENTO DOS JOGOS FM DO FUTSAL O Regulamento Específico de Futsal

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução Escalões Etários e variantes da Modalidade Constituição das Equipas 3

ÍNDICE. 1. Introdução Escalões Etários e variantes da Modalidade Constituição das Equipas 3 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE XADREZ 2017-2018 ÍNDICE 1. Introdução 2 2. Escalões Etários e variantes da Modalidade 3 3. Constituição das Equipas 3 4. Condições de participação/ Inscrição nas provas 4 4.1.

Leia mais

Escrito por Maximo Igor Macedo Sex, 13 de Janeiro de :00 - Última atualização Sex, 13 de Janeiro de :48

Escrito por Maximo Igor Macedo Sex, 13 de Janeiro de :00 - Última atualização Sex, 13 de Janeiro de :48 A Final do Campeonato Potiguar Absoluto de Xadrez 2016 e do Campeonato Potiguar Feminino de Xadrez 2016 estão em andamento no AEROCLUBE do RN sob direção e arbitragem do AF Maximo Igor Macedo. Acompanhe

Leia mais

Regulamento Específico. Luta Olímpica

Regulamento Específico. Luta Olímpica Regulamento Específico Luta Olímpica 2014 2 Art.1º - A Competição de Lutas será regida de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA), reconhecidas pela Confederação

Leia mais

REGULAMENTO FUTSAL

REGULAMENTO FUTSAL REGULAMENTO 2017 - FUTSAL 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a pratica esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores

Leia mais

JOGOS UNIVERSITÁRIOS UNITOLEDO 2015

JOGOS UNIVERSITÁRIOS UNITOLEDO 2015 JOGOS UNIVERSITÁRIOS UNITOLEDO 2015 Os JOGOS UNIVERSITÁRIOS UNITOLEDO JUT são promovidos pelo UniToledo Araçatuba e acontecerão nos dias 30/09, 01 e 02/10/2015, tendo por objetivos desenvolver o intercâmbio

Leia mais

JOGOS INTERNOS DO CAMPUS BOA VISTA

JOGOS INTERNOS DO CAMPUS BOA VISTA 01 - FINALIDADE JOGOS INTERNOS DO CAMPUS BOA VISTA Os JOGOS INTERNOS DO CAMPUS BOA VISTA, Tem por finalidade principal desenvolver o intercambio sócio-esportivo-cultural nas Modalidades de ATLETISMO, BASQUETEBOL,

Leia mais

Boletim Final XADREZ LIVRE

Boletim Final XADREZ LIVRE Boletim Final XADREZ LIVRE Blumenau 2017 Comprometimento Orgulho de representar a empresa Motivação Espírito de equipe Respeito EMPRESAS PARTICIPANTES DO XADREZ LIVRE EMPRESA Nº DE ATLETAS BELLA JANELA

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BOCHA E BOLÃO

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BOCHA E BOLÃO FEDERAÇÃO PAULISTA DE BOCHA E BOLÃO Rua Visconde de Itaboraí, 328 Tatuapé São Paulo 03308-050 (11) 3873-7595 www.fpbb.com.br fpbb@fpbb.com.br IV TAÇA CIDADE DE SÃO PAULO 2018 MODALIDADE DE BOCHA MUNDIAL

Leia mais

TROFÉU: HERMOM FERREIRA DOURADO

TROFÉU: HERMOM FERREIRA DOURADO MASCULINO CHAVE A CHAVE B CHAVE C PROEJA ENG. AMBIENTAL QUÍMICA/SAN. AMBIENTAL CONTABILIDADE AGRONOMIA ADMINISTRAÇÃO AGROPECUÁRIA PÓS-GRADUAÇÕES ENG. ALIMENTOS ENG. CIVIL ZOOTECNIA AGRONEGÓCIO INFORMÁTICA

Leia mais

Regulamento de Prova Oficial Voleibol

Regulamento de Prova Oficial Voleibol ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º - Sistema Competitivo Artigo 3º - Duração dos Jogos Artigo 4º - Período de Aquecimento Artigo 5º - Número de Jogadores

Leia mais

Regulamento Geral. - 1º Torneio de Basquetebol Interclasses ITE Bauru

Regulamento Geral. - 1º Torneio de Basquetebol Interclasses ITE Bauru 1. DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO Art. 1. O campeonato interclasses de basquete obedecerá às disposições deste regulamento, da Declaração do Termo de Responsabilidade constante na Ficha de Inscrição e das demais

Leia mais

FESTIVAL PARANAENSE DE MENORES 2017 (SUB 08 SUB 18) E SUB 20 REGULAMENTO GERAL

FESTIVAL PARANAENSE DE MENORES 2017 (SUB 08 SUB 18) E SUB 20 REGULAMENTO GERAL FESTIVAL PARANAENSE DE MENORES 2017 (SUB 08 SUB 18) E SUB 20 REGULAMENTO GERAL I DA PROMOÇÃO ART. 1.º - O Festival Paranaense de Menores (Sub 08 Sub 18) e Sub 20 é uma prova oficial da Federação de Xadrez

Leia mais

IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018

IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018 IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018 REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL DE CAMPO Art. 1º. O torneio de Futebol de Campo será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do IX Jogos

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução Escalões Etários e variantes da Modalidade Constituição das Equipas 3

ÍNDICE. 1. Introdução Escalões Etários e variantes da Modalidade Constituição das Equipas 3 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE XADREZ 2018-2019 ÍNDICE 1. Introdução 2 2. Escalões Etários e variantes da Modalidade 3 3. Constituição das Equipas 3 4. Condições de participação/ Inscrição nas provas 4 4.1.

Leia mais

Interséries Fema 2017

Interséries Fema 2017 Interséries Fema 2017 CAPITULO I - DA ORGANIZAÇÃO Art. 01 - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem as disputas das Interséries Fema 2017, nas modalidades de handebol masculino e feminino,

Leia mais

HANDEBOL - REGULAMENTO

HANDEBOL - REGULAMENTO HANDEBOL - REGULAMENTO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, REALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Artigo 1º - A Modalidade HANDEBOL de quadra IN DOOR - Categoria Master, é parte integrante do Evento Esportivo denominado GLOBAL

Leia mais

XIII REGULAMENTO GERAL CURITIBA

XIII REGULAMENTO GERAL CURITIBA XIII REGULAMENTO GERAL CURITIBA -2016- COMITÊ ORGANIZADOR Presidente do Círculo Militar do Paraná Ten. Cel. Sérgio Cooper de Almeida Diretora Geral de Esportes Sra. Marisa Krieger Coordenadora Geral de

Leia mais

CAMPUS ARACATI VI JOGOS INTERCURSOS REGULAMENTO GERAL

CAMPUS ARACATI VI JOGOS INTERCURSOS REGULAMENTO GERAL CAMPUS ARACATI VI JOGOS INTERCURSOS REGULAMENTO GERAL Aracati - CE MARÇO - 2019 CAPITULO I - DAS FINALIDADES Art. 1º - Os VI Jogos Intercursos têm por finalidade integrar os alunos do Instituto Federal

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL/2019

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL/2019 REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL/2019 1 Art. 1º - A competição de basquetebol dos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG/2019 obedecerá às regras oficiais da International Basketball Federation FIBA,

Leia mais

REGULAMENTO INTERCLUBES INFANTO JUVENIL 2012

REGULAMENTO INTERCLUBES INFANTO JUVENIL 2012 REGULAMENTO INTERCLUBES INFANTO JUVENIL 2012 1. DO CAMPEONATO Poderá participar do Interclubes Infanto Juvenil toda agremiação que estiver devidamente cadastrada na FPT e com suas obrigações financeiras

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL. Art. 1º - As partidas obedecerão as regras oficiais da FIVB, com as seguintes alterações:

REGULAMENTO ESPECÍFICO VOLEIBOL. Art. 1º - As partidas obedecerão as regras oficiais da FIVB, com as seguintes alterações: VOLEIBOL Art. 1º - As partidas obedecerão as regras oficiais da FIVB, com as seguintes alterações: Inciso I - Os jogos serão realizados em 01 (um) set de 18 (dezoito) pontos. Inciso II - Em caso de empate

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO XADREZ. (Revisto em novembro de 2015)

REGULAMENTO ESPECÍFICO XADREZ. (Revisto em novembro de 2015) REGULAMENTO ESPECÍFICO XADREZ 2013 2017 (Revisto em novembro de 2015) ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO P.2 2. ESCALÕES ETÁRIOS P.3 3. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS P.3 4. REGULAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO P.4 4.1. FASE LOCAL

Leia mais

REGULAMENTO INFANTO JUVENIL FMT 2010

REGULAMENTO INFANTO JUVENIL FMT 2010 REGULAMENTO INFANTO JUVENIL FMT 2010 Considerando: 1. A necessidade de redefinir os critérios para pontuação dos grupos dos torneios; 2. A necessidade de redução do tamanho das chaves para os torneios

Leia mais

CLUBE COMERCIAL DE LORENA

CLUBE COMERCIAL DE LORENA TORNEIO INTERNO DE FUTSAL 2014 I - Dos Objetivos: REGULAMENTO Art. 1 - O evento tem por finalidade promover o intercambio social e esportivo entre os associados do Clube Comercial de Lorena e desenvolver

Leia mais

IX CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA 2014/2015

IX CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA 2014/2015 IX CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA 2014/2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I - Das Finalidades Art. 1º Com a realização do CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA, a Confederação Brasileira

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS ANDEBOL

NORMAS ESPECÍFICAS ANDEBOL NORMAS ESPECÍFICAS ANDEBOL ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. DIMENSÕES DO CAMPO E VARIAÇÕES DE JOGO POR ESCALÃO... 3 4. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO HANDEBOL/2018

REGULAMENTO ESPECÍFICO HANDEBOL/2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO HANDEBOL/2018 1 Art. 1º - A competição de handebol do Programa Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG/2018 obedecerá às Regras Oficiais da Federação Internacional

Leia mais

II ABERTO DE XADREZ DE LARANJEIRAS Laranjeiras-Sergipe

II ABERTO DE XADREZ DE LARANJEIRAS Laranjeiras-Sergipe II ABERTO DE XADREZ DE LARANJEIRAS Laranjeiras-Sergipe O II Aberto de Xadrez de Laranjeiras, promovido e organizado pelo Laranjeiras Clube de Xadrez (LCX), é aberto para todos os enxadristas. ORGANIZAÇÃO:

Leia mais

Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2015. Regulamento Específico Luta Olímpica

Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2015. Regulamento Específico Luta Olímpica Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2015 Regulamento Específico Luta Olímpica Art.1º - A Competição de Lutas dos Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2015 será regida de acordo com as regras oficiais

Leia mais

CIRCUITO BEST GOLF FEMININO 2017 REGULAMENTO

CIRCUITO BEST GOLF FEMININO 2017 REGULAMENTO CIRCUITO BEST GOLF FEMININO 2017 REGULAMENTO 1. APRESENTAÇÃO O Circuito Best Golf Feminino é um torneio cujo objetivo maior é o de confraternização entre as golfistas e os clubes participantes, e de estimular

Leia mais

Escrito por Máximo Igor Macedo Seg, 29 de Janeiro de :00 - Última atualização Seg, 29 de Janeiro de :12

Escrito por Máximo Igor Macedo Seg, 29 de Janeiro de :00 - Última atualização Seg, 29 de Janeiro de :12 Coroando uma grande temporada e grande evolução, o MN Vitor Firmo consagrou-se campeão estadual de 2017, conquistando dessa maneira seu primeiro título no mesmo momento em que também classificou-se para

Leia mais

Boletim Final XADREZ LIVRE

Boletim Final XADREZ LIVRE Boletim Final XADREZ LIVRE Pomerode 2016 Comprometimento Orgulho de representar a empresa Motivação Espírito de equipe Respeito EMPRESAS PARTICIPANTES DO XADREZ LIVRE EMPRESA CIDADE Nº DE ATLETAS BELLOTA

Leia mais

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA REGULAMENTO 2019 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a prática esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores como

Leia mais

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA REGULAMENTO 2019 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a prática esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores como

Leia mais

FESTIVAL PARANAENSE DE MENORES 2019 (SUB 08 SUB 18) REGULAMENTO GERAL

FESTIVAL PARANAENSE DE MENORES 2019 (SUB 08 SUB 18) REGULAMENTO GERAL FESTIVAL PARANAENSE DE MENORES 2019 (SUB 08 SUB 18) REGULAMENTO GERAL I DA PROMOÇÃO ART. 1.º - O Festival Paranaense de Menores (Sub 08 Sub 18) é uma prova oficial da Federação de Xadrez do Paraná Fexpar,

Leia mais

Os atletas deverão se inscrever em um ou duas das categorias relacionadas abaixo de acordo com seus respectivos níveis técnicos de jogo.

Os atletas deverão se inscrever em um ou duas das categorias relacionadas abaixo de acordo com seus respectivos níveis técnicos de jogo. REGULAMENTO DO TORNEIO INTERNO AABB-BH 1. CATEGORIAS: Os atletas deverão se inscrever em um ou duas das categorias relacionadas abaixo de acordo com seus respectivos níveis técnicos de jogo. INFANTO JUVENIL:

Leia mais

REGULAMENTO DA LIGA-X 2018.

REGULAMENTO DA LIGA-X 2018. REGULAMENTO DA LIGA-X 2018. Art. 1 - Podem participar alunos do ensino fundamental ao ensino médio, comprovando a escolaridade de qualquer do mundo. # 1 O objetivo é criar um hábito escolar. # 2 Apontar

Leia mais

Regulamento do 11º Torneio ACESC Charles Miller de Futebol Sub 9, 11, 13 e

Regulamento do 11º Torneio ACESC Charles Miller de Futebol Sub 9, 11, 13 e Regulamento do 11º Torneio ACESC Charles Miller de Futebol Sub 9, 11, 13 e 15-2019 Página 1 Capítulo I DA INSCRIÇÃO Art. 1º. O 11º Torneio ACESC Charles Miller de Futebol Sub 9, 11, 13 e 15-2019 será realizado

Leia mais

REGULAMENTO DOS JOGOS UNIFG CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS:

REGULAMENTO DOS JOGOS UNIFG CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS: REGULAMENTO DOS JOGOS UNIFG 2018 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS: Art.1º. A Coordenação de Cultura, Esporte e Lazer, na pessoa de Aline Prado, o professor e Articulador de Eventos, João Wilker Guimarães

Leia mais

Federação Portuguesa de Xadrez. Regulamento Torneio de Mestres

Federação Portuguesa de Xadrez. Regulamento Torneio de Mestres Federação Portuguesa de Xadrez Regulamento Torneio de Mestres V.N. de Gaia de 5 a 12 de Junho 2011 REGULAMENTO I Organização O Torneio Nacional de Mestres referente à época 2010-2011 é organizado pela

Leia mais

FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL

FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL FEDERAÇÃO DE ANDEBOL DE PORTUGAL REGULAMENTO DESPORTIVO CIRCUITO NACIONAL DE ANDEBOL DE PRAIA 2012 Art.º 1 OBJETO 1. O presente regulamento estabelece as regras e normas aplicáveis ao Andebol de Praia

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL/2018

REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL/2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL/2018 1 Art. 1º - A competição de basquetebol do Programa Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG/2018 obedecerá às regras oficiais da International Basketball

Leia mais

REGULAMENTO Vôlei

REGULAMENTO Vôlei REGULAMENTO 2017 - Vôlei 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a prática esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivências práticas de valores

Leia mais

Boletim Final XADREZ LIVRE

Boletim Final XADREZ LIVRE Boletim Final XADREZ LIVRE Pomerode 2017 Comprometimento Orgulho de representar a empresa Motivação Espírito de equipe Respeito EMPRESAS PARTICIPANTES DO XADREZ LIVRE EMPRESA CIDADE Nº DE ATLETAS BOSCH

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO - BASQUETEBOL JOGOS INTERCAMPI DOS SERVIDORES

REGULAMENTO ESPECÍFICO - BASQUETEBOL JOGOS INTERCAMPI DOS SERVIDORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR REGULAMENTO ESPECÍFICO

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE 3x3

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE 3x3 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE 3x3 1. A competição de Basquete 3x3 será realizada de acordo com este Regulamento. 2. Cada IES poderá inscrever o quantitativo de alunos(as)-atletas e membros da Comissão

Leia mais

ASSEMBLÉIA PARAENSE DIRETORIA DE FUTEBOL COPA DE FUTSAL 2016 REGULAMENTO. 2 Só poderão participar associados da AP de faixa etária acima de 18 anos;

ASSEMBLÉIA PARAENSE DIRETORIA DE FUTEBOL COPA DE FUTSAL 2016 REGULAMENTO. 2 Só poderão participar associados da AP de faixa etária acima de 18 anos; ASSEMBLÉIA PARAENSE DIRETORIA DE FUTEBOL COPA DE FUTSAL 2016 REGULAMENTO 1 A I Copa de Futsal 2016 é uma realização da Diretoria de Futebol da Assembleia Paraense, e os seus jogos serão realizados no ginásio

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2018

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2018 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REGULAMENTO DO VOLEIBOL DE PAVILHÃO... 4 2. INSCRIÇÕES... 4 3. ESCALÕES ETÁRIOS / TEMPO DE JOGO... 4 4. CONSTITUIÇÃO / IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Essas peças são como a seguir: Rei branco. Dama branca. Torres brancas. Bispos brancos. Cavalos brancos. Peões brancos. Rei preto.

Essas peças são como a seguir: Rei branco. Dama branca. Torres brancas. Bispos brancos. Cavalos brancos. Peões brancos. Rei preto. O XADREZ REGRAS Tradução das Leis da *FIDE feita pelo árbitro internacional Antônio Bento de Araújo Lima, de Brasília - DF. O texto extraído do Site www.persocom.com.br/bcx - Brasília Clube de Xadrez.

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER SMEL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SMED

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER SMEL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SMED Regulamento Específico Tênis de Mesa/2018 Art. 1º - A competição de tênis de mesa dos Jogos Escolares de Belo Horizonte - JEBH/2018 obedecerá às regras oficiais da Federação Internacional de Tênis de Mesa

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO - HANDEBOL JOGOS INTERCAMPI DOS SERVIDORES

REGULAMENTO ESPECÍFICO - HANDEBOL JOGOS INTERCAMPI DOS SERVIDORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR REGULAMENTO ESPECÍFICO

Leia mais

X CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA 2015/2016

X CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA 2015/2016 X CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA 2015/2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO CAPÍTULO I - Das Finalidades Art. 1º Com a realização do CIRCUITO BRASILEIRO DE HANDEBOL DE AREIA, a Confederação Brasileira

Leia mais

Troféu Rafael Affonso Leite

Troféu Rafael Affonso Leite DOS OBJETIVOS: Torneio de Futsal 2017 Troféu Rafael Affonso Leite O Einstein Gol é um evento que visa aumentar sociabilizarão e integração entre todos os nossos alunos, funcionários, Corpo Docente e Direção.

Leia mais