Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá"

Transcrição

1 Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá Automação Industrial Porto Alegre, Outubro de 2014 Revisão: C

2 Conhecer a utilidade de uma IHM e seu funcionamento; Conhecer principais pontos necessários para estabelecer uma rede industrial; Ser capaz de criar telas utilizando os recursos da IHM; Ser capaz de estabelecer comunicação entre equipamentos em uma rede ponto a ponto RS-232;

3 INTRODUÇÃO

4 É um equipamento destinado para o controle ou supervisão de determinado processo ou máquina. O significado dessa sigla é Interface Homem Máquina, por dar a possibilidade de comunicação entre homem e máquina onde a máquina pode fornecer dados ao homem e vice-versa.

5 Display + teclado de Texto Gráfica 2X20 4X20 Diversos Tamanhos Monocromática Colorida Com botões Monocromática Touch Screen Diversos Tamanhos Tons de Azul Sem botões Colorida

6 Objetos de tela: Displays numéricos e de texto; Sinalizadores que mudam de cor pela mudança de estado; Entrada de dados; Texto Estático; Imagens estáticas; Tamanhos: De 3 a 15 dependendo do fabricante.

7 Siemens; Rockwell; Schneider Eletric; Beijer;

8 REDES INDUSTRIAIS

9 É a interligação de dois ou mais equipamentos industriais, com o objetivo da troca de dados entre os mesmos a fim de centralizar a informação do sistema. Para seu funcionamento, é necessário definir alguns pontos importantes para a comunicação entre os equipamentos, como meio físico, protocolo de comunicação e parâmetros de comunicação.

10 É por onde os dados de uma conexão em rede irão trafegar. Cada meio físico de comunicação deve ter características mecânicas (comprimento da conexão, tipo de conexão, etc.), elétricas (valores de sinais elétricos, etc.) e sua função, que deve ser transmitir os dados pela rede sem a preocupação do que está sendo transmitido, garantindo apenas que o mesmo sinal que foi emitido pela sua origem, chegue ao seu destino sem interferências.

11 Simplicidade; Ponto-a-ponto; Dois equipamentos; Comprimento total da rede depende da capacitância do cabo, no entanto, cada fabricante define a distância máxima garantida para seus produtos, o que é recomendável seguir; Conexão normalmente através de conector DB9; Conversor USB/Serial.

12

13 Multipontos; Até 32 equipamentos; Comprimento total da rede 1200m; Topologia Mestre e Escravo;

14

15 Conversor; Download do programa do usuário; Extinção das portas seriais.

16 Futuro; Velocidade; 100m de cabo contínuo com possibilidade de aumento pelo acréscimo de roteadores, hubs e switchs; Possibilidade de conexão com a internet através de webgates.

17 ETHERNET Prof Vander Campos

18 É uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. Fonte:

19 No âmbito das redes seriais, como 232, 485 e até mesmo o 422, se faz necessário configurar alguns parâmetros de comunicação, sendo eles: Velocidade de transmissão = Baud Rate; Bits de dados = Data Bits; Bits de paragem = Stop Bits; Paridade = Parity.

20 O Baud Rate é a velocidade em que os dados irão trafegar. A velocidade escolhida em um dos equipamentos deve ser igual a do outro equipamento. A velocidade do tráfego de dados é medida em bps que significa bytes por segundo. A velocidade mais usual é 9600, porém podemos encontrar 2400, 4800, 9600, 19200, 38400, , entre outras.

21 A paridade, os bits de dados e os bits de paragem, devem ser igualmente parametrizados em ambos os equipamentos que se quer comunicar. Paridade pode ser: None, Odd ou Even ( Nenhuma, Par ou ímpar). O parâmetro bits de dados ou Data Bits, é a quantidade de bits que se quer utilizar. Assim como nos outros parâmetros, os Data Bits devem ser iguais 7 ou 8. E por último e não menos importante o parâmetro Stop Bits, também deve ser igual em ambos os equipamentos e pode ser definido como 1 ou 2.

22 DIP SWITCHS

23 São chaves dispostas atrás da IHM H-K30m que realizam algumas configurações conforme tabela ao lado. Prof Vander Campos

24 PROGRAMAÇÃO

25 Antes de iniciar um projeto, deve-se definir a arquitetura desse projeto. No nosso caso, iremos utilizar o S7-200/CPU224, comunicando-se via RS-232 com a IHM H- K30m. Definido o meio físico, escolheremos o protocolo de comunicação que será o SIMATIC S7-200 (via PPI; 1- to -1), protocolo proprietário da SIEMENS.

26 2 TXD 3 RXD 5 GND Cabo pino a pino DB9M DB9M

27 A IHM H-K30m, através de drivers, possui a opção de utilização de diversos protocolos de comunicação, utilizaremos o SIMATIC S7-200 (via PPI; 1- to -1) por ser o protocolo do CLP que será utilizado. Isso facilita a utilização dos endereços na IHM, que serão os mesmos utilizados no CLP. Exemplo: I0.0, Q0.0, C1, VW0, MW10...

28 O H-Designer é o software de programação da IHM Série H da Beijer Electronics, empresa Sueca. Essa IHM é revendida pela Altus que também dá todo o suporte técnico e assistência técnica. O modelo que iremos utilizar é a H-K30, que é uma IHM Monocromática com tela de 3 e com teclado. A partir de agora iremos estudar o H-Designer e a IHM H-K30m.

29 Esse software é gratuito e pode ser baixado em na aba downloads:

30 Após instalá-lo, deve ser aberto através do ícone:

31 Após aberto, deve ser criado um novo projeto em: File/New... Application Name: Nome da aplicação; Panel: Modelo da IHM; Controller: Protocolo de comunicação.

32 Na aba connection devem ser definidos os parâmetros de comunicação, conforme imagem ao lado.

33 Na aba connection Tela da IHM: devem ser definidos Onde serão os parâmetros criados objetos de que aparecerão comunicação, na tela. conforme imagem ao lado. Draw: Objetos de desenhos estáticos. Basic Objects: Objetos básicos para animação da tela da IHM.

34 Obs.: Os objetos de tela apresentados aqui, são os mais importantes para IHMs de teclado. Nas IHMs touch, os objetos chamados botões, como o Goto Screen, o Momentary e o Maintained, são de extrema importância para os projetos desenvolvidos para tal IHM. Multistate Indicator: Indicador de estados. Indica estado de um dado, ex. um bit, através da troca de cores ou até mesmo troca de texto. Numeric Entry: Campo para entrada de valores. Numeric Display: Campo para mostrar valores contidos em uma determinada memória. Como já diz o nome: Display.

35 Mais funcionalidades sobre o H-Designer podem ser encontradas no site na aba Downloads/Tutoriais.

36 Para atribuir funções às teclas da IHM, deve-se acessar o menu Screen Attributes, clicando com o botão direito do mouse sobre a tela em questão.

37 Deve-se também selecionar a aba Auxilary Keys. Note que teremos todas as teclas da IHM No function. Note também que isso é uma propriedade da tela sendo necessário configurar a função da tecla para cada tela utilizada.

38 Clicando no botão Function... Abrirá a tela ao lado onde deverá ser escolhida a função da tecla.

39 Depois de selecionada a função da tecla, deve ser selecionados os atributos da função, que irão depender da função escolhida.

40 Após finalizada a aplicação, devemos salvar o projeto, compilar ( na opção Application/Compile ) e depois enviar para a IHM (na opção Download Application).

41 Vamos fazer nossa aplicação? Para isso, você deverá utilizar os slides aqui passados, os tutoriais da Altus e os ensinamentos da aula expositiva com o software H-Designer... Exercício 6.1 da apostila. Bom trabalho!

42 REVISÃO: C 01/10/2014

Comunicação IHMs Beijer Electronics com CLPs Altus

Comunicação IHMs Beijer Electronics com CLPs Altus Nota de Aplicação Comunicação IHMs Beijer Electronics com CLPs Altus Altus Sistemas de Informática S.A. Página: 1 Sumário 1 Descrição... 3 2 Introdução... 3 3 Definição da Arquitetura de Referência...

Leia mais

INFORMAÇÃO TÉCNICA Nº: 0013/B

INFORMAÇÃO TÉCNICA Nº: 0013/B IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE: CLPs Omron OCORRÊNCIA: Procedimento de Comunicação com CLPs Omron. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA Os modelos de CLP Omron utilizados atualmente são CJ1M, CPM2C, CQM1H e CP1L. Os modelos

Leia mais

Tutorial 132 CP DUO Configuração MODBUS Escravo

Tutorial 132 CP DUO Configuração MODBUS Escravo Tutorial 132 CP DUO Configuração MODBUS Escravo Este documento é propriedade da ALTUS Sistemas de Informática S.A., não podendo ser reproduzido sem seu prévio consentimento. Altus Sistemas de Informática

Leia mais

Integração do Arduíno com Elipse Scada para aplicações de força

Integração do Arduíno com Elipse Scada para aplicações de força Integração do Arduíno com Elipse Scada para aplicações de força Com intuito obter uma ferramenta visual para demonstrar as forças exercidas em um sensor de força resistivo. Foi integrado o Arduíno a um

Leia mais

Nota de aplicação. Atos Expert BF em comunicação Modbus RTU com DM6200. Bruno Oliveira de Souza Data: 28/06/17 Versão: V1.0

Nota de aplicação. Atos Expert BF em comunicação Modbus RTU com DM6200. Bruno Oliveira de Souza Data: 28/06/17 Versão: V1.0 Nota de aplicação Atos Expert BF em comunicação Modbus RTU com DM6200. Bruno Oliveira de Souza Data: 28/06/17 Versão: V1.0 Especificações técnicas Especificações técnicas Hardware Firmware 2450.10 BF003R0016

Leia mais

Multimedidores Inteligentes ETE30 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun

Multimedidores Inteligentes ETE30 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun Multimedidores Inteligentes ETE30 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf ABB Automação Hartmann & Braun Índice 1. IBIS_BE_CNF - DEFINIÇÃO... 3 2. INSTALAÇÃO... 3 2.1. PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3 3.

Leia mais

Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado

Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado Este documento é propriedade da ALTUS Sistemas de Informática S.A., não podendo ser reproduzido sem seu prévio consentimento. Altus Sistemas de

Leia mais

Nota Técnica. Configurações para teleassistência via porta serial do REX 300 e CLP Vision 120.

Nota Técnica. Configurações para teleassistência via porta serial do REX 300 e CLP Vision 120. Nota Técnica Assunto: Configurações para teleassistência via porta serial do REX 300 e CLP Vision 120. Objetivo: Realizar assistência remota do CLP Unitronics Vision 120 via portal myrex24h e porta serial

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Gerenciamento. Multimedidor de Grandezas Elétricas. Self Control

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Gerenciamento. Multimedidor de Grandezas Elétricas. Self Control MANUAL DO USUÁRIO Software de Gerenciamento Multimedidor de Grandezas Elétricas Self Control ÍNDICE 1.0 INTRODUÇÃO 4 1.1 Aplicações 4 2.0 CARACTERÍSTICAS 4 2.1 Compatibilidade 4 3.0 INSTALAÇÃO 4 4.0 INICIALIZAÇÃO

Leia mais

NT SK-01 Comunicação Modbus TCP-IP IHM Dakol Série K e CLP Allen Bradley Micro Data: 16/10/2015 Versão 0 Autor: FTadeu.

NT SK-01 Comunicação Modbus TCP-IP IHM Dakol Série K e CLP Allen Bradley Micro Data: 16/10/2015 Versão 0 Autor: FTadeu. Nota Técnica Assunto: Objetivo: Comunicação Modbus TCP/IP IHM Dakol Série K e CLP Allen Bradley Micro820 Descrever a funcionalidade e as configurações da Comunicação ModBus TCP/IP da IHM Dakol Série K

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO DESCRIÇÃO DO PRODUTO... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 CONFIGURAÇÃO USB... 4 CONFIGURAÇÃO... 5 PÁGINA

Leia mais

NT UN Comunicação RS485 ModBus entre Vision e Indicadores de Pesagem Linha 3100C.S Data: 26/10/2015 Versão 0 Autor: FTadeu.

NT UN Comunicação RS485 ModBus entre Vision e Indicadores de Pesagem Linha 3100C.S Data: 26/10/2015 Versão 0 Autor: FTadeu. Nota Técnica Assunto: Objetivo: Comunicação RS485 ModBus entre CLP com IHM Vision e Indicadores de Pesagem Linha Descrever a funcionalidade e as configurações dos comandos utilizadas na aplicação da comunicação

Leia mais

Multimedidores Inteligentes ETE300 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun

Multimedidores Inteligentes ETE300 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun Multimedidores Inteligentes ETE300 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf ABB Automação Hartmann & Braun Índice 1. IBIS_BE_CNF - DEFINIÇÃO... 3 2. INSTALAÇÃO... 3 2.1. PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3

Leia mais

INFORMAÇÃO TÉCNICA Nº: 0002/C

INFORMAÇÃO TÉCNICA Nº: 0002/C IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE: Softwares para instalação em computador OCORRÊNCIA: Autoclaves, Termodesinfectoras e Esterilizadores SPS. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA Os computadores utilizados pelos técnicos de campo

Leia mais

Magelis. Configuração da função Set Terminal Clock da linha Magelis XBT N/R/RT via CLP Twido

Magelis. Configuração da função Set Terminal Clock da linha Magelis XBT N/R/RT via CLP Twido Magelis Configuração da função Set Terminal Clock da linha Magelis XBT N/R/RT via CLP Twido Comunicação entre XBT N401 e TWDLCAE40DRF Arquitetura da rede XBT N401 XBT Z968 TWDLCAE40DRF 2 Comunicação entre

Leia mais

COMUNICAÇÃO SERIAL. Prof. Clayrton Henrique Microprocessadores Aula 30 Rev.02

COMUNICAÇÃO SERIAL. Prof. Clayrton Henrique Microprocessadores Aula 30 Rev.02 COMUNICAÇÃO SERIAL Prof. Clayrton Henrique Microprocessadores Aula 30 Rev.02 Roteiro Introdução EIA RS232 UART Arquitetura Registradores Especiais Configuração Exemplo Referências Introdução Serial É o

Leia mais

Nota Técnica. Podemos fazer a comunicação OPC de duas formas: através da porta serial ou pela porta Ethernet.

Nota Técnica. Podemos fazer a comunicação OPC de duas formas: através da porta serial ou pela porta Ethernet. Nota Técnica Assunto: Utilizar o recurso UniOPC com o Elipse E3. Objetivo: Descrever o procedimento para utilizarmos o UniOPC com o Vision 570 e o Elipse E3. 1 INTRODUÇÃO Podemos fazer a comunicação OPC

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

FICHA TÉCNICA M07TSC-ET / M07TSC-NN

FICHA TÉCNICA M07TSC-ET / M07TSC-NN 1. Características Gerais: IHM Série M 7-24 VDC. CPU de alta velocidade incorporado (800MHZ). Gerencia os dados do projeto pelo ActiveSync ( Windows XP) ou Mobile Device Center(Windows 7). Fácil download

Leia mais

DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65. Manual

DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65. Manual DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65 Manual Apresentação DGA21 Sistema Fixo com Supervisório para Detecção de Gases Nocivos e Amônia foi desenvolvido para atender

Leia mais

Manual de procedimentos de utilização da porta RS232 dos osciloscópios Tektronix para efeitos de registo de formas de onda

Manual de procedimentos de utilização da porta RS232 dos osciloscópios Tektronix para efeitos de registo de formas de onda Manual de procedimentos de utilização da porta RS232 dos osciloscópios Tektronix para efeitos de registo de formas de onda Nome: Nuno Santos Funções: Técnico Superior Nºmec.: 1863 Área departamental: ADEEEA

Leia mais

DEPARTAMENTO DATA ABRANGÊNCIA NÚMERO REVISÃO SAT 28/12/2006 GERAL 501/06 0 PLT-5070: ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE

DEPARTAMENTO DATA ABRANGÊNCIA NÚMERO REVISÃO SAT 28/12/2006 GERAL 501/06 0 PLT-5070: ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE INFORMATIVO TÉCNICO DEPARTAMENTO DATA ABRANGÊNCIA NÚMERO REVISÃO SAT 28/12/2006 GERAL 501/06 0 PLT-5070: ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE Estamos disponibilizando a atualização do software do PLT-5070. Esse software

Leia mais

Roteiro do 3º Experimento: Programação do CLP Siemens S7-1200

Roteiro do 3º Experimento: Programação do CLP Siemens S7-1200 Escola de Engenharia de São Carlos - Engenharia Elétrica Disciplina: SEL 0430 Laboratório de Automação Profs. Dennis Brandão e Adriana 1º Semestre/2016 Roteiro do 3º Experimento: Programação do CLP Siemens

Leia mais

Manual DETECTOR NH (11) (62) (11) (62)

Manual DETECTOR NH (11) (62) (11) (62) Manual DETECTOR NH3 1 APRESENTAÇÃO PHANTOM 2000 Sistema Detector Digital de NH3 foi desenvolvido para atender a NR 36 promovendo assim a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades

Leia mais

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP 1 Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como configurar equipamentos em redes Ethernet com os protocolos TCP/IP.

Leia mais

3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 3.2 CARACTERÍSTICAS DE SOFTWARE 1. CARACTERÍSTICAS O CLG535R é um controlador programável que integra os principais recursos empregados em uma automação industrial. Dispõe integrado

Leia mais

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael Modbus, Profibus, Devicenet Prof. Regis Isael Redes Modbus Redes Modbus A princípio era um protocolo proprietário criado pela MODICON em 1978 visando o uso em seus próprios dispositivos. Atualmente a MODICON

Leia mais

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM Instruções FDT/DTM 1 Instalação 2 Instalar o Pactware. Este aplicativo pode ser obtido no site: https://www.vega.com/en/home_br/downloads Instalar o DTM de comunicação PROFIBUS da Vivace. O pacote de DTM

Leia mais

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial PROXSYS Conversor USB/RS485 ou USB/RS232

Leia mais

Manual de Configuração Rápida. Magellan 2200 VS Magellan 2300 HS Linha Magellan 8300 / RE:

Manual de Configuração Rápida. Magellan 2200 VS Magellan 2300 HS Linha Magellan 8300 / RE: Manual de Configuração Rápida Magellan 2200 VS Magellan 2300 HS Linha Magellan 8300 / 8400 3474270 RE: 03-04-16 Índice INTRODUÇÃO... 2 CONFIGURAÇÕES BÁSICAS... 3 RETORNAR PARA A CONFIGURAÇÃO DE FÁBRICA...

Leia mais

AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais.

AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais. AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais. 6.1 Objetivo: O objetivo desta aula é mostrar aos alunos o que é e como funciona o Arduino e seus

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Manual Técnico PM32T1-U

Manual Técnico PM32T1-U Manual Técnico PM32T1-U Descrição do Módulo: CPU da série PM com 16 Entradas Digitais 24 Vdc, 16 Saídas Digitais 24Vdc (PNP), 1 porta Serial RS232. Alimentação 24 Vdc. 1- Conexão Física 1.1 Portas de Comunicação

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa Cerne Connect PLUS suporte@cerne-tec.com.br Cerne Kits Didáticos e Gravadores da Cerne Tecnologia A Cerne tecnologia têm uma linha completa de aprendizado

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO CONVERSOR SERIAL / ETHERNET SE1F

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO CONVERSOR SERIAL / ETHERNET SE1F MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO CONVERSOR SERIAL / ETHERNET SE1F Abr/14 Sumário Introdução... 3 Conexão... 4 Painel frontal... 4 Interface RS-232... 5 Chave de Reset... 6 Configuração... 6 Informações

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS PAINEL ELETRÔNICO SGS 10 SERVIÇOS

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS PAINEL ELETRÔNICO SGS 10 SERVIÇOS MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS PAINEL ELETRÔNICO SGS 10 SERVIÇOS 2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 Menu Painel 6 Submenu Programador 7 Submenu Configurador

Leia mais

Revisão: Projeto e síntese de Circuitos Digitais em FPGA

Revisão: Projeto e síntese de Circuitos Digitais em FPGA Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Revisão: Projeto e síntese de Circuitos Digitais em FPGA DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

Manual de Configuração.

Manual de Configuração. O NX WiFi é um conversor de Serial e Ethernet para WiFi, com isso eliminando o cabeamento em suas instalações e deixando-os equipamentos com mais mobilidade. NX WiFi Modo STA Modo STA Neste modo o NXWiFi

Leia mais

INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÃO ESPECIFICAÇÕES. TRANSMISSOR TXMINI-M / TXMINI-485 MANUAL DE OPERAÇÃO V1.0x D

INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÃO ESPECIFICAÇÕES. TRANSMISSOR TXMINI-M / TXMINI-485 MANUAL DE OPERAÇÃO V1.0x D TRANSMISSOR TXMINI-M12-485 / TXMINI-485 MANUAL DE OPERAÇÃO V1.0x D INTRODUÇÃO O TxMini-M12-485 é um transmissor de temperatura compacto para montagem interna na saída de sensores de temperatura do tipo

Leia mais

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS. Funções: Qualquer função que utilize o módulo LPCT current input connector ou CCA 670

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS. Funções: Qualquer função que utilize o módulo LPCT current input connector ou CCA 670 Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: Schneider Modelo: SEPAM T42 Funções: Qualquer função que utilize o módulo LPCT current input connector ou CCA 670 Ferramenta Utilizada: CE-

Leia mais

Comunicação MPC4004 e TWIDO. Este exemplo pode ser utilizado nos seguintes equipamentos:

Comunicação MPC4004 e TWIDO. Este exemplo pode ser utilizado nos seguintes equipamentos: Comunicação MPC4004 e TWIDO Este exemplo pode ser utilizado nos seguintes equipamentos: PLC MPC4004: MPC4004 (exceto MPC4004.xx BF) EXPERT Código do Expert 1752P12 1752P22 1752P32 1752P42 1752B51 1752B56

Leia mais

Kit Teclado TS 4x4 v1..0 Manual do usuário

Kit Teclado TS 4x4 v1..0 Manual do usuário Kit Teclado TS 4x4 v1..0 Manual do usuário 1 Apresentação O Kit Teclado TS 4x4 v1.0 foi desenvolvido pela VW Soluções utilizando-se como base o microcontrolador PIC16F886 da Microchip. Ele possui 16 teclas

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO CONVERSOR SERIAL / ETHERNET

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO CONVERSOR SERIAL / ETHERNET MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO CONVERSOR SERIAL / ETHERNET SE Maio/13 O SE é um conversor de interface Serial para Ethernet (10/100 baset), permitindo a conversão de até quatro interfaces RS232 / RS-485

Leia mais

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL

ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATUALIZANDO O MIKROTIK VIA CABO SERIAL ATENÇÃO!! ESTE É UM PROCEDIMENTO TÉCNICO SIMPLES, POREM DE ALTA RESPONSABILIDADE. CASO O EQUIPAMENTO SEJA DESLIGADO DURANTE ESTE PROCESSO, ELE PODERÁ TER DANOS IRREVERSÍVEIS.

Leia mais

Módulo de Conversão Serial-Ethernet

Módulo de Conversão Serial-Ethernet Descrição do Produto O módulo de comunicação é a interface de comunicação da Série FBs que realiza a conversão Serial- Ethernet. Realizando a conversão destes sinais de uma rede RS-485 para Ethernet este

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.4.0 SERVIDOR Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 16 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

TUTORIAL DO SOFTWARE MASTERTOOL 4.01 DA ALTUS

TUTORIAL DO SOFTWARE MASTERTOOL 4.01 DA ALTUS Fundação Universidade Federal do Rio Grande Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati Divisão de Ensino de Eletrotécnica Módulo III Automação TUTORIAL DO SOFTWARE MASTERTOOL 4.01 DA ALTUS Após aparecerá

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP 1. INFORMAÇÕES DO PRODUTO 1.1 INTRODUÇÃO Bem vindo ao manual do usuário do app RoIP. Neste você encontrará instruções de como configurar e colocar em operação o MoniVox app RoIP. 1.2 DIREITOS AUTORAIS

Leia mais

Manual de Operação VT100

Manual de Operação VT100 Manual de Operação VT100 Anexo ao Manual de Operação do TSW200E1 Versão: 1 Revisão: 4 Dezembro/2008 Direitos de edição Este manual foi elaborado pela equipe da Wise Indústria de Telecomunicações. Nenhuma

Leia mais

LME-210. Gateway Ethernet Modbus/RTU. Manual do usuário

LME-210. Gateway Ethernet Modbus/RTU. Manual do usuário Gateway Ethernet ModBus/RTU LME-210 Gateway Ethernet Modbus/RTU Manual do usuário MAN-PT-DE-LME210-01.00_16 Introdução Obrigado por ter escolhido nosso Gateway Ethernet Modbus/RTU LME-210. Para garantir

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL WIRECAST 6 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL DE INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E TRANSMISSÃO COM WIRECAST 6 OBS: Este tutorial tem como intuito auxiliar os clientes da SiteHosting, a fazerem a instalação

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

APRESENTAÇÃO. opcional para acionamentos digitais (controle de bombas)

APRESENTAÇÃO. opcional para acionamentos digitais (controle de bombas) SIISTEMA DE MONIITORAMENTO E CONTROLE 900 MHZ APRESENTAÇÃO A linha de equipamentos RD900 é composta de um rádio Spread Spectrum na faixa dos 900 MHz e opcionais que permitem atuar na área de telecomando

Leia mais

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM Instruções FDT/DTM 1 Instalação 2 Instalar o Pactware. Este aplicativo pode ser obtido no site: https://www.vega.com/en/home_br/downloads Instalar o DTM de comunicação HART Driver Version 1.0.52. Esse

Leia mais

Métodos de Transmissão. Padrões RS

Métodos de Transmissão. Padrões RS Métodos de Transmissão Padrões RS O padrão RS A Eletronics Industry Association (EIA) foi quem produziu os padrões RS232, RS422 e RS485. EIA Standards eram antes marcados com o prefixo RS para indicar

Leia mais

Nota de aplicação. Modicon M221 e Magelis Alterando valores de blocos de função via IHM. Douglas Pereira da Silva Data: 07/11/16 Versão: V1.

Nota de aplicação. Modicon M221 e Magelis Alterando valores de blocos de função via IHM. Douglas Pereira da Silva Data: 07/11/16 Versão: V1. Nota de aplicação Modicon M221 e Magelis 3500 - Alterando valores de blocos de função via IHM Douglas Pereira da Silva Data: 07/11/16 Versão: V1.0 Especificações técnicas Especificações Técnicas Hardware

Leia mais

NTP-001. Acessando o Master ou Master Expander com Cabos Serial-Serial ou Cabos Serial-Serial e USB-Serial PATCHVIEW V2.0

NTP-001. Acessando o Master ou Master Expander com Cabos Serial-Serial ou Cabos Serial-Serial e USB-Serial PATCHVIEW V2.0 Acessando o Master ou Master Expander com Cabos Serial-Serial ou Cabos Serial-Serial e USB-Serial PATCHVIEW V2.0 1. Objetivo No ambiente PatchView, é necessário acessar os equipamentos Master e Master

Leia mais

Alcance o CLI através da massa de vidraceiro usando uma conexão de console no Switches controlado 300 e 500 Series

Alcance o CLI através da massa de vidraceiro usando uma conexão de console no Switches controlado 300 e 500 Series Alcance o CLI através da massa de vidraceiro usando uma conexão de console no Switches controlado 300 e 500 Series Objetivo O Switches pode ser alcançado e configurado através do comando line interface(cli).

Leia mais

Copyright 2014 VW Soluções

Copyright 2014 VW Soluções 1. Especificações técnicas 2. Hardware 3. Software 4. Protocolo de transmissão 5. Garantia 6. Isenção de responsabilidade Índice 1. Especificação técnicas: Dimensões da frente do gabinete: 10,3 cm x 10,3

Leia mais

Tutorial: Configuração do CLP Citrino

Tutorial: Configuração do CLP Citrino Tutorial: Configuração do CLP Citrino Abrir o software Citrino Tools Clicar em: Criar projeto, a tela abaixo é a tela de configuração do CLP. Cada aba refere-se a um tipo de configuração. Clicar em: Arquivo

Leia mais

TCI 7300-U. Cabo de programação MPI-PC p/ interface USB. Manual de Instalação

TCI 7300-U. Cabo de programação MPI-PC p/ interface USB. Manual de Instalação TCI 7300-U Cabo de programação MPI-PC p/ interface USB Manual de Instalação O cabo de programação TCI 7300-U atende as famílias de PLC s Siemens S7-300 e S7-400 utilizando o protocolo MPI, suporta as taxas

Leia mais

Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros

Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros Prof. Dr. Edval Rodrigues de Viveiros LAquis Softwares: SCADABr OPC QEletroTech (projetos) QEletroTech Interface Homem- Máquina (IHM) Matéria originalmente publicada na revista Mecatrônica

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO CONVERSOR CSSM CONVERSOR RS-232/RS-485 PARA FIBRA MONOMODO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO CONVERSOR CSSM CONVERSOR RS-232/RS-485 PARA FIBRA MONOMODO MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO CONVERSOR CSSM CONVERSOR RS-232/RS-485 PARA FIBRA MONOMODO Out/14 INTRODUÇÃO O CSSM foi projetado para fornecer a mais versátil conexão possível entre equipamentos assíncronos

Leia mais

Introdução: É um sistema de barramento de comunicação baseado na norma EN e que utiliza o protocolo de comunicação DP.

Introdução: É um sistema de barramento de comunicação baseado na norma EN e que utiliza o protocolo de comunicação DP. Profibus DP Configuração da ET200S PROFIBUS DP Introdução: É um sistema de barramento de comunicação baseado na norma EN 50170 e que utiliza o protocolo de comunicação DP. Este protocolo garante uma cíclica,

Leia mais

MPC Exemplo de comunicação Ethernet-Modbus TCP entre MPC6006 e Zelio Logic (SR3NET01BD), utilizando Bridge TSXETG100

MPC Exemplo de comunicação Ethernet-Modbus TCP entre MPC6006 e Zelio Logic (SR3NET01BD), utilizando Bridge TSXETG100 MPC 6006 Exemplo de comunicação Ethernet-Modbus TCP entre MPC6006 e Zelio Logic (SR3NET01BD), utilizando Bridge TSXETG100 Comunicação Ethernet Arquitetura da rede SR3B101BD SR3NET01BD ETHERNET (MODBUS

Leia mais

Terminal de Operação Cimrex 90

Terminal de Operação Cimrex 90 Descrição do Produto O Cimrex 90 agrega as mais novas tecnologias e a mais completa funcionalidade de terminais de operação. Possui visor de cristal líquido gráfico colorido com matriz ativa de 10,4. O

Leia mais

TCI 120 Conversor de interface USB RS232

TCI 120 Conversor de interface USB RS232 TCI 120 Conversor de interface USB RS232 Manual de Instalação O conversor modelo TCI 120 é um conversor de interface USB - RS232 desenvolvido para emular uma porta serial RS232 à partir da interface USB

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Tecnologia e Treinamento Tutorial para Testes na Placa MODBUS I/O RS485 (21)3062-1711 (11)4063-1877 Skype: suporte.cerne-tec MSN: suporte.cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Kits Didáticos e Gravadores

Leia mais

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA EDUCACIONAL CONJUNTO PARA ESTUDO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS E IHM Características Gerais Composto por hardware, software e sistema de aprendizagem tecnológica de sistemas automatizados

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO

MANUAL PARA INSTALAÇÃO DG-1000 MANUAL PARA INSTALAÇÃO EPM TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS LTDA. Avenida Comendador Gumercindo Barranqueiros, 285 Jardim Samambaia Jundiaí - SP Tel. - (0xx11) 4582-5533 www.epmtec.com.br MANUAL DE INSTALAÇÃO

Leia mais

Dispositivos Externos Guia do Usuário

Dispositivos Externos Guia do Usuário Dispositivos Externos Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Modbus Wireless. Site: - V 1.0 IEEE REV

Modbus Wireless. Site:  -   V 1.0 IEEE REV Modbus Wireless V 1.0 IEEE 802.15.4 REV 01-02082016 Fractum Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA - Av. Antônio Américo Junqueira 335 Pôr do Sol - Santa Rita do Sapucaí-MG - CEP 37540-000

Leia mais

INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÃO ESPECIFICAÇÕES. TRANSMISSOR TXMINI-M MANUAL DE OPERAÇÃO V1.0x C

INTRODUÇÃO CONFIGURAÇÃO ESPECIFICAÇÕES. TRANSMISSOR TXMINI-M MANUAL DE OPERAÇÃO V1.0x C TRANSMISSOR TXMINI-M12-485 - MANUAL DE OPERAÇÃO V1.0x C INTRODUÇÃO O TxMini-M12-485 é um transmissor de temperatura compacto para montagem interna na saída de sensores de temperatura do tipo termorresistência

Leia mais

FUNCIONALIDADE TIME ACTION GOT1000 (GT14) No. DAP-GOT-02. rev. 0

FUNCIONALIDADE TIME ACTION GOT1000 (GT14) No. DAP-GOT-02. rev. 0 FUNCIONALIDADE TIME ACTION GOT1000 (GT14) No. DAP-GOT-02 rev. 0 Revisões Data da Nome do Arquivo Revisão Revisão Ago/2013 DAP-GOT-02 2008_TimeAction Primeira edição 1. OBJETIVO O objetivo deste documento

Leia mais

Gps Datalogger. Guia do usuário

Gps Datalogger. Guia do usuário Gps Datalogger Guia do usuário 1 1 Descrição do produto Cabo para descarga de dados no computador e recarga de bateria Tecla ON : Liga ou desliga Tecla PI : Registro de pontos de interesse Tecla TX : Inativa

Leia mais

Configurações de Rede Para Servidores DVR E Configuração de Usuários SEKRON DIGITAL

Configurações de Rede Para Servidores DVR E Configuração de Usuários SEKRON DIGITAL Configurações de Rede Para Servidores DVR E Configuração de Usuários SEKRON DIGITAL - CONFIGURAÇÃO DA REDE LOCAL Para que o Técnico possa efetuar a configuração de rede, terá que seguir os seguintes procedimentos.

Leia mais

Manual do Usuário Revisão

Manual do Usuário Revisão Conteúdo Gateway IP Multi-Interface Modelo GIP-06-v Manual do Usuário. Informações Gerais..... Apresentação do Gateway..... Características Técnicas..... Painéis Frontal e Traseiro....4. Montagem do Gateway

Leia mais

AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS

AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS AULA 12 SISTEMAS SUPERVISÓRIOS Prof. Fabricia Neres São sistemas digitais de monitoração e operação da planta que gerencia as variáveis do processo. Estas informações são atualizadas continuamente e armazenadas

Leia mais

Módulo Conversor RS-232/RS-485

Módulo Conversor RS-232/RS-485 Descrição do Produto O módulo de comunicação é um conversor bidirecional RS-232/RS-485 ou RS-232/RS-422 da Série FBs. Pode ser utilizado como interface com outros modelos de controladores ou aplicações,

Leia mais

CAPÍTULO 3 Interfaces Seriais RS-232 e RS-485

CAPÍTULO 3 Interfaces Seriais RS-232 e RS-485 Interfaces e Periféricos 22 CAPÍTULO 3 Interfaces Seriais RS-232 e RS-485 A Porta serial RS-232 Com o passar dos anos, a porta de comunicação serial RS-232 veio sendo gradualmente suprimida pela USB para

Leia mais

Datalogger 75/75. Kit software e base

Datalogger 75/75. Kit software e base Datalogger 75/75 Kit software e base *quando a carga da bateria estiver fraca, desligue o aparelho e coloque uma bateria nova. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE Insira o Software do datalogger no PC e o procedimento

Leia mais

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS11/4DO4DI

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS11/4DO4DI Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS11/4DO4DI PROXSYS 1- Instalação de de softwares para o controlador CP-WS11/4DO4DI-OEM

Leia mais

MANUAL CONVERSOR NETBOX Acima da Versão 2.1.1

MANUAL CONVERSOR NETBOX Acima da Versão 2.1.1 MANUAL CONVERSOR NETBOX Acima da Versão 2.1.1 Estes equipamentos operam em caráter secundário, isto é, não tem direito a proteção contra Interferência prejudicial, mesmo de estações do mesmo tipo, e não

Leia mais

Manual Coleta de Dados Hyperterminal

Manual Coleta de Dados Hyperterminal Manual Coleta de Dados Hyperterminal Objeto: DATABOOK Maio 2016 Coleta_de_Dados_Hyperterminal Pág. 1 De 14 Página em Branco Sumário 1. Conectando o equipamento no Computador:...4 2. Utilizando o Software

Leia mais

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas).

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas). Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: Siemens Modelo: 7SA Função: 21- Distância (Impedância) Ferramenta Utilizada: CE-6006 Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell

Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell Criando um programa para controle de um semáforo Curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell AULA EXEMPLO SEMÁFORO Curso de automação utilizando o CLP Haiwell - Aula Conteúdo da aula Na aula

Leia mais

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM Instruções FDT/DTM 1 Instalação 2 Instalar o Pactware. Este aplicativo pode ser obtido no site: https://www.vega.com/en/home_br/downloads Instalar o DTM de comunicação PROFIBUS da Vivace. O pacote de DTM

Leia mais

Laboratório 1 Topologias de Rede / Utilizando o Packet Tracer

Laboratório 1 Topologias de Rede / Utilizando o Packet Tracer Rede de Computadores Laboratório 1 Topologias de Rede / Utilizando o Packet Tracer Objetivo Demonstrar o funcionamento da ferramenta Packet Tracer para simulações de rede e utilizá-la para descrever o

Leia mais

Tutorial: Programação do CLP Siemens S Ambiente do software TIA Portal V11 da Siemens

Tutorial: Programação do CLP Siemens S Ambiente do software TIA Portal V11 da Siemens Tutorial: Programação do CLP Siemens S7-1200 Ambiente do software TIA Portal V11 da Siemens Criando um novo projeto 1 Abrir o software TIA Portal V11. Iniciar - > Programas - > TIA Portal V11 2 Clique

Leia mais

Manual de instrução e instalação MÓDULO WIFI VECTRA EX204 V5 VER 1.5

Manual de instrução e instalação MÓDULO WIFI VECTRA EX204 V5 VER 1.5 Manual de instrução e instalação MÓDULO WIFI VECTRA EX204 V5 VER 1.5 Versão: 05.2016 IMPORTANTE!!! - Ao configurar a posição do cabo interno do módulo WiFi para alterar o modo de funcionamento, sempre

Leia mais

CS-MaxPoint. Figura I - Chave seletora CS-MaxPoint. Manual da Chave Seletora CS-MaxPoint

CS-MaxPoint. Figura I - Chave seletora CS-MaxPoint. Manual da Chave Seletora CS-MaxPoint I - INTRODUÇÃO A chave seletora CS-MaxPoint é destinada à monitoração de 1 a 12 entradas de sinais analógicos (4-20mA, 0-10Vcc e Pt-100 (0 a 500 C), a chave seletora CS-MaxPoint pode centralizar e mostrar

Leia mais

FLEXIO 8.8 DIGITAL AUDIO ROUTER MATRIX. Nome do Cliente: Endereço: Nr.: Compl.: Bairro: Cidade: Estado: CEP: - Data da aquisição: / / Nota Fiscal:

FLEXIO 8.8 DIGITAL AUDIO ROUTER MATRIX. Nome do Cliente: Endereço: Nr.: Compl.: Bairro: Cidade: Estado: CEP: - Data da aquisição: / / Nota Fiscal: Modelo Lote Número FLEXIO 8.8 DIGITAL AUDIO ROUTER MATRIX Certificado de garantia A Sankya do Brasil Eletrônica Ltda. assegura, ao primeiro proprietário deste aparelho, garantia contra defeitos de matéria

Leia mais

INFORMAÇÃO TÉCNICA Nº: 0002

INFORMAÇÃO TÉCNICA Nº: 0002 INFORMAÇÃO TÉCNICA Nº: 0002 COMPONENTE: Softwares de utilização da AT OCORRÊNCIA: Instalação de softwares nos computadores da AT DESCRIÇÃO DO PROBLEMA Os computadores utilizados pelos técnicos de campo

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

Princípio de Funcionamento

Princípio de Funcionamento Treinamento Princípio de Funcionamento Programa Teclados Chaves Botoeiras IHM s Fins de Curso Sensores etc... Protocolos Padrões Elétricos Tensão Corrente etc... Relés Contatores etc... SKIP BK Descrição

Leia mais