FIBRAS NATURAIS. Algodão (CO) Lã (WO) Seda (CS) Viscose (CV)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FIBRAS NATURAIS. Algodão (CO) Lã (WO) Seda (CS) Viscose (CV)"

Transcrição

1 Revisão das Principais Propriedades das Fibras Têxteis e Compilação de Inovações Geradas Devido ao Uso de Novos Materiais no Design de Moda Review of the Main Properties of the Staple fibres Textiles and Compilation of Innovations Generated Had to the Use of New Materials in the Design de Moda. Wilson Kindlein Junior Doutor em Engenharia Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Coordenador do Núcleo de Design e Seleção de Materiais NdSM/LACOR/DEMAT/EE/UFRGS Gabriela Piageti Cassel Designer / Bolsista DTI/CNPq - NdSM/UFRGS Lizandra Stechman Quintana Kunzler Designer / Mestranda PPGEM / NdSM / UFRGS Sílvia Chytry Bolsista Voluntária NdSM / UFRGS - Bacharelanda em Design ULBRA Palavras Chave: Design, Materiais, Inovação. Este artigo faz uma revisão das principais propriedades das fibras têxteis e compila algumas das inovações tecnológicas geradas devido ao uso de novos materiais que incluem transformações que ampliam as funções protetoras do vestuário. Keywords: Design, Materials, Innovation. This article makes a review of the main properties of textiles staple fibres and compels some of the generated technological innovations had to the use of new materials that include hashings that extend them protective functions of clothes. Fibras Têxteis Fibras têxteis são materiais filamentosos o que permite sua transformação em fios e, posteriormente, em tecido. São caracterizadas por sua flexibilidade e finura, possuindo um comprimento muito maior que sua espessura, o que resulta num produto que pode ser enrolado e desenrolado de forma organizada. As fibras têxteis são classificadas conforme sua origem. Podendo ser naturais, artificiais ou sintéticas. As fibras naturais são provenientes de animais ou de vegetais. As artificiais são fibras que tem origem em materiais naturais e que passam por processos que as modificam. Já as fibras sintéticas são comumente materiais poliméricos, resultando geralmente em filamentos contínuos e padronizados diferentemente das fibras naturais. As fibras podem ser mescladas dependendo das propriedades que são requeridas para o fio ou tecido. Para o processamento de materiais têxteis, é necessário o conhecimento das propriedades físicas, químicas e biológicas das fibras que os compõem. As propriedades químicas, destas fibras, estão relacionadas com a resistência que as mesmas tem à ácidos, álcalis e solventes orgânicos. São propriedades biológicas a resistência a insetos e microorganismos. Tem-se ainda as propriedades físicas e mecânicas tais como: comprimento, elasticidade, morfologia, porosidade, absorção, densidade, flamabilidade, flexibilidade, fiabilidade, cor e espessura. A tabela 1 apresenta as principais fibras têxteis utilizadas, e relaciona as características e propriedades para cada segmento, sejam elas naturais, artificiais ou sintéticas.

2 Tabela 1 Características e propriedades das principais fibras têxteis. Nome / Símbolo Algodão (CO) Lã (WO) Seda (CS) Viscose (CV) Foto FIBRAS NATURAIS Características e propriedades O algodão é a principal fibra têxtil natural em ordem de utilização. Sua forma é de uma fibra irregular por ser uma fibra natural. Principais propriedades: - nível de absorção alto; - tem baixa resiliência ; - peso específico 1,52g/cm 3 ; - alongamento a seco 6 a 10%; - perde resistência quando exposto a intempéries (luz, raios U.V.); - não tem resistência a microorganismos. A lã é uma fibra natural, animal, proveniente da tosquia de ovelhas e carneiros. A fibra de lã, observada no Microscópio Eletrônico de Varredura, apresenta uma estrutura escamosa. - boa resiliência; - baixa resistência; - boa flexibilidade; - absorve bem a umidade; - má condutora de calor; - peso específico 1,32g/cm 3 ; - alongamento a seco 20 a 40%; - perde resistência quando exposta a intempéries (luz, raios U.V.); - não tem resistência a microorganismos. A seda é uma fibra natural, animal. É um filamento contínuo formado pelo bicho da seda em casulo. A seda possui uma aparência macia, transparente, brilhante, irregular. - média resiliência; - boa elasticidade; - peso específico 1,25g/cm 3 ; - alongamento a seco 13 a 25%; - perde resistência quando exposta a intempéries (luz, raios U.V.); - pequena resistência a microorganismos. FIBRAS ARTIFICIAIS A viscose é uma fibra celulósica regenerada, isto a caracteriza como uma fibra artificial. Geralmente é utilizada na composição de misturas com fibras mais resistentes. Sua estrutura física é caracterizada pelas listras que apresenta no sentido do comprimento tendo a sua secção transversal com formato arredondado e com bordas serrilhadas. - baixa resistência quando úmida; - elevado grau de absorção; - peso específico 1,52g/cm 3 ; - alongamento a seco 10 a 30%; - perde resistência quando exposta a intempéries (luz, raios U.V.); - não tem resistência a microorganismos.

3 Acetato (CA) Poliamida 6.6 (PA) Poliéster (PES) Elastano (PUE) Acrílico (PAC) Seu nome foi extraído de um dos produtos químicos utilizados: o ácido acético. A celulose é sua origem, como a viscose, sendo assim, possui muitas características comuns. Esta fibra foi aprimorada para assemelhar-se a seda natural. - é mais repelente à água do que a viscose; - peso específico 1,32g/cm 3 ; - alongamento a seco 25 a 35%; - perde resistência quando exposto a intempéries (luz, raios U.V.); - boa resistência a microorganismos. FIBRAS SINTÉTICAS A fibra de poliamida, mais conhecida por seu nome comercial o nylon, foi a primeira fibra obtida por meio de síntese química. É um material polimérico e possui ótimas características de peso e brilho. - boa resistência; - maciez; - tem baixa capacidade de absorção; - peso específico 1,14g/cm 3 ; - alongamento a seco 16 a 42%; - sensível a raios U.V.; - excelente resistência a microorganismos. O poliéster é uma fibra de obtenção abundante e de custos reduzidos. Permite a produção de microfibras, incapazes de absorver umidade. Pode ser misturado com outras fibras principalmente naturais. - extremamente resistente; - baixa absorção; - peso específico 1,38g/cm 3 ; - alongamento a seco 15 a 70%; - boa resistência a intempéries (luz, raios U.V.); - excelente resistência a microorganismos. O elastano, também conhecido por seu nome comercial lycra, é obtido através de poliuretanos têxteis. É utilizado em composição com outras fibras, tais como, poliéster, lã, viscose e algodão, com o único objetivo de conferir elasticidade onde é empregado. - ótima resiliência; - ductilidade; - peso específico 1,21g/cm 3 ; - alongamento a seco 520 a 610%; - pouco sensível a raios U.V.; - excelente resistência a microorganismos. O acrílico apresenta como características leveza e brilho. - maciez; - alta resistência a solventes; - alta resistência à tração após o estiramento; - baixa estabilidade térmica; - peso específico 1,17g/cm 3 - alongamento a seco 34 a 38% - muito boa resistência a intempéries (luz, raios U.V.) - excelente resistência a microorganismos Imagens realizadas pelo NdSM com o auxílio de um Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Conjunto de fibras de algodão vistas ao MEV.

4 Fios Os fios são materiais constituídos por fibras naturais, artificiais ou sintéticas, e que são processados dentre as diversas operações de fiação. Estes são caracterizados pela origem, processo, regularidade, diâmetro e peso. A classificação dos fios (conforme tabela 2) e os processos que os transformam conferem a estes características próprias e os destinam à tecidos determinados. Um fio pode ser constituído de fibras e filamentos mesclados, ou seja, podem conter em sua composição, materiais distintos e que portanto combinem propriedades das diferentes fibras utilizadas na composição do fio. Tabela 2 Classificação dos fios. FIOS DE FILAMENTOS provenientes de material sintético Mono-filamentos Fio formado por um único filamento. Multi-filamentos Texturizados Retorcidos Fantasia Fios ou cabos formados de vários filamentos. Fio constituído por filamentos, aos quais se dá efeito e aparência de maior volume, aumentando-se o poder de cobertura do tecido. Fio resultante da união de dois ou mais fios de filamentos, com o objetivo de obter maior regularidade, resistência e efeitos dos tecidos por aplicação de torção em sentidos diferentes. É o fio têxtil ao qual são adicionados irregularidades intermitentes em termos de torção, grossura e cor, com a finalidade de conferir um aspecto de fantasia. FIOS DE FIBRAS provenientes de material natural Fio Cardado Fio Penteado Singelo Denominação de um processo. Fios com fibras mais emaranhadas, menos paralelas e com diâmetro menos uniforme, apresenta uma gama mais ampla de comprimentos de fibras e pontas que dão a sensação de maciez. Denominação de um processo onde o material é penteado e as fibras curtas são removidas. Os fios tem diâmetro mais uniforme, torção bem firme, maior paralelismo e menos variação no comprimento das fibras. Resulta em aparência mais regular, toque mais sedoso e fibras mais longas. Fio constituído de um só fio (cabo). A partir de um fio singelo, ou mesmo dentro de um fio singelo, pode-se criar uma infinidade de efeitos no fio. Retorcido Regular Fantasia Fio composto de dois ou mais fios (cabos), retorcidos entre si. São os fios têxteis que apresentam regularidade em termos de espessura e cor. É o fio têxtil ao qual são adicionados irregularidades intermitentes em termos de torção, espessura e cor, com a finalidade de conferir um aspecto de fantasia.

5 Especial (High Bulk) Fio constituído parte por fibras não estiradas e pouco encolhíveis, e parte por fibras estiradas a quente, com índice elevado de encolhimento. Posteriormente ao ser submetido a vapores sem tensão ou ao tingimento as fibras estiradas encolherão em proporção diferente das não estiradas, formando arcos nas fibras e produzindo efeito de encrespamento nos fios. Tecidos Os tecidos são obtidos através do entrelaçamento de fios e podem ser classificados em planos, de malha e de laçada. Os tecidos planos são entrelaçamentos de dois conjuntos de fios que se cruzam, formando duas camadas. Neste processo, a camada longitudinal é denominada urdume e a camada transversal trama. A combinação da trama e do urdume não é necessariamente feita dessa forma, pode-se obter texturas, acabamentos e uma percepção diferente através de combinações diferentes com os mesmos fios. Os tecidos de malha são resultantes da formação de laços que se interpenetram e se apoiam lateral e verticalmente, provenientes de dois ou mais fios. Os tecidos de laçada são mistos, nele se agregam processos de tecido plano e de malha. Já os não-tecidos são estruturas planas, flexíveis e porosas, as quais são obtidas a partir de camadas de fibras que se prendem umas às outras através de produtos químicos, fibras ou filamentos e são consolidados por meios mecânicos, químicos, térmicos, solventes ou combinação destes, formando uma folha contínua. Na produção do não-tecido a orientação das fibras na folha determina a resistência e o alongamento a ruptura das fibras nas diferentes direções. Desenvolvimento de Fibras, Fios e Tecidos Independente da aplicação, algumas propriedades podem inclusive determinar novos usos para fibras, fios e tecidos. Estes fatores tem ocorrido devido ao avanço tecnológico e de pesquisa nesta área, incrementando o que já existe e inovando. Ao longo da história, as funções de proteção térmica, por exemplo, eram obtidas partir das propriedades das matérias-primas naturais e pelas diversas construções em teares e malhas. Entretanto, com as fibras sintéticas surgiram recursos que atendem a uma série de deficiências que as fibras naturais não podem suprir. A alta tecnologia expandiu seus domínios e invadiu a indústria têxtil. Aos poucos, os tecidos de fibras naturais, que encolhem, perdem o vinco e amassam, estão sendo substituídos por tramas capazes de retardar a troca de calor, mudar de cor sob o sol intenso, secar rápido e não amarrotar, além de serem perfumados. Presentes desde que o homem criou sua primeira vestimenta, o algodão e o linho reinaram soberanos até meados do século XIX, quando surgiram as primeiras fibras artificiais, o acetato e a viscose. O primeiro fio de acetato de celulose foi criado na Alemanha em Após as fibras artificiais observou-se o surgimento de fibras sintéticas, em 1938, com o lançamento do nylon fibra em que a substância formadora é a poliamida, material polimérico de cadeia longa. Alguns anos depois apareceu a fibra acrílica, também sintética, que é usada para substituir a lã. Já na década de 50, surgiu a fibra de poliéster que tem como propriedades não amarrotar, não deformar e secar rapidamente. Nos anos 80 a indústria iniciou uma série de pesquisas para o melhoramento das fibras sintéticas, tendo como objetivo principal o aprimoramento das texturas. Em 1992 surgiu uma segunda geração de sintéticos com o lançamento da microfibra. Esta, foi intitulada como o primeiro fio inteligente. Inicialmente os tecidos inteligentes começaram a ser desenvolvidos para resolver problemas específicos de certas atividades físicas no campo industrial ou do esporte competitivo e aos poucos conquistaram um público sedento por novidades e diferenciações, além de permitir experiências arrojadas, estes tecidos facilitam o dia-a-dia. Não amassam, não desbotam, não encolhem e ainda neutralizam os efeitos da transpiração. Tudo isso é possível graças ao aperfeiçoamento, em laboratório, dos fios sintéticos tais como: nylon, poliéster, acrílico e elastano. O avanço da indústria tecnológica revoluciona o sistema de moda atual, que consiste numa visão de tipologia como símbolo, baseado no consumo e no status. As novas tendências trazem a evolução dos modos de vida, adaptando para as fibras a necessidade de multi-funcionalidade, ultrapassando os limites da estética. Não se trata mais de mudanças de padrões ou de produção de fios com características físicas diferentes. Os tecidos inteligentes incluem transformações químicas que ampliam funções protetoras do vestuário. A espessura das fibras, a maticidade, as secções transversais e as cores, aumentam as possibilidades de criação, de mesclas

6 para atender à sofisticação que o homem passou a exigir de suas vestimentas para protegê-lo no meio ambiente em que vive. Estas novas características, necessárias para atender às alterações do meio ambiente, à atribulação da vida moderna e ao desempenho profissional ou esportivo, atingiram um grau de sofisticação que raras vezes é conhecido pelo usuário em geral. Em 1999 foi lançado no mercado o primeiro fio poliamida 6.6 produzido no mundo com função bacteriostática. Altamente tecnológico, é um fio onde as bactérias excessivas que proliferam nos tecidos são atacadas pela ação química, mas as que constituem a flora natural da pele não são afetadas, mantendo assim, o equilíbrio microbiótico necessário. Para conferir resistência à proliferação de microorganismos, as fibras são imersas em uma solução contendo íons metálicos - de prata, zinco ou cobre que possuem características bactericidas de ação prolongada. O bactericida fixa-se à fibra e preenche os espaços vazios entre os fios. Tratamentos desse tipo, mas com compostos químicos diferentes, são usados também para conferir outras características ao tecido, como impermeabilidade a água e gorduras e baixa capacidade de absorção de luz ultravioleta. Existente há quatro anos no mercado, a PAN (Personal Area Networks), trata-se de uma tecnologia que usa a capacidade que o próprio corpo humano tem de conduzir eletricidade graças a água e aos sais minerais presentes no organismo. Assim, esta tecnologia chega a área de moda permitindo que uma roupa também possa ser um artigo utilitário. O corte a laser ocupa o lugar das estamparias tradicionais. O laser permite que os desenhos, vazados e tridimensionais sejam desenvolvidos a partir da fibra do próprio tecido. Os tecidos com memória têm na trama fios de metal que guardam as marcas do último movimento do corpo. O aspecto de uma das fibras metálicas utilizadas pode ser visto na Figura 1. Filó micro é a versão moderna do tule. Possui uma variedade de fios sintéticos e sua textura permite a ventilação do corpo, o que evita a transpiração. A tecnologia também permitiu a evolução do neoprene, a união da poliamida com o elastano resultou num tecido suave ao toque. Já existem fibras que acabam com o incômodo provocado pelo excesso de suor. Ocas (conforme Figura 2), possuem canais microscópicos que drenam a umidade para a superfície das roupas, de onde evapora rapidamente. A passagem do estado líquido para o gasoso gera uma energia que transfere o calor do corpo para o ar. Figura 1 Aspecto morfológico: fibra metálica Figura 2 Aspecto morfológico: fibras ocas 1 Outras iniciativas inovadoras vão no sentido da sustentabilidade. Tem-se como exemplo as fibras recicladas, feitas 100% a partir de garrafas PET que são 20 % mais finas que a fibra de algodão. Suas características permitem aliar os atributos da fibra de poliéster, como durabilidade e resistência, ao conforto, toque e caimento, semelhante aos das fibras naturais. A tendência para o futuro é a intensificação de uso dos novos materiais que têm surgido para confecção. Tecidos especializados desempenharão diversas funções e vários setores já têm se beneficiado de seu uso, pois sua aplicação não estará restrita às áreas operacionais. Tecidos antimicrobiais, bacteriostáticos, tecidos com teflon (repelem gordura e água), tecidos anti-estática, tecidos com memória, antitranspirantes, térmicos, sem costura, etc, serão a tônica para o mundo da moda. Já existe uma proposta de identificação destas características ou propriedades citadas, através do uso de pictogramas que são afixados aos tecidos; a Tabela 3 mostra alguns destes pictogramas que identificam propriedades específicas e algumas vezes multifunções. 1 Fotografia retirada do Folder: World Fashion Première Vision abril/maio, 2000

7 Tabela 3 Alguns pictogramas utilizados para identificação de propriedades específicas. Antibacterianos tratamento químico que se dá a um tecido ou malha para impedir o desenvolvimento de bactérias originadas pela transpiração. Térmico Propriedade de um tecido que consiste em regular a temperatura a fim de otimizar o microclima entre a pele e a roupa. Hidrorepelente Propriedade de um tecido que consiste em bloquear a passagem da água, em uma face, e permitir a passagem de água e do ar originado pela transpiração interna, no outro lado. Refletivo Propriedade de um tecido ou malha que consiste em refletir a luz. Este termo agrupa os tecidos fluorescentes, fosforescentes e retroreflectantes. Anti-U.V. Função adicionada a um tecido ou malha através de um tratamento da fibra ou do tecido, que o capacita a bloquear as radiações ultravioletas nocivas à pele. Dupla-face Tecido ou malha com duas faces diferentes, concebido para ter uma função adaptada a cada face. Impermeável Propriedade de um tecido que lhe permite bloquear a passagem de água. Composite Tecido ou malha obtido por termoaderência de dois ou mais materiais com performances distintas. Desta forma, podemos concluir que a tendência ao aprimoramento das fibras, fios e tecidos é contínua. Isto, além de agregar valor e propriedades aos tecidos, é revertido em conforto, fornecendo aos usuários suas necessidades e também, criando necessidades aos usuários. Estes, passam a requerer tecidos para os usos mais diversos, buscando qualidade e satisfação. Enfim, os novos materiais, as inovações geradas por eles e as propriedades agregadas ao tecidos, vem transformando o design de moda, suprindo necessidades e gerando novos mercados. Bibliografia AGUIAR NETO, Pedro Pita. Fibras Têxteis. Rio de Janeiro, SENAI-DN II : SENAI-CETIQT III, V.1, AGUIAR NETO, Pedro Pita. Fibras Têxteis. Rio de Janeiro, SENAI-DN II : SENAI-CETIQT III, V.2, BARROS, Magda. SANTOS, Sirlei. Fibras Têxteis. Porto Alegre, SENAI, Folder: World Fashion Première Vision abril/maio, 2000 RIBEIRO, Luiz Gonzaga. Introdução à Indústria Têxtil. Rio de Janeiro. CETIQT/SENAI, V.1, RIBEIRO, Luiz Gonzaga. Introdução à Indústria Têxtil. Rio de Janeiro. CETIQT/SENAI, V.2, Textilia Press. Ano VI. Número 34. São Paulo. Setembro/Outubro Revista Textilia. Têxteis Interamericanos. Número 41. São Paulo. Julho/Agosto/Setembro

8 Wilson Kindlein Junior Gabriela Piageti Cassel Lizandra Stechman Quintana Kunzler Sílvia Chytry Este trabalho foi realizado com o apoio da FAPERGS e do CNPq.

FIBRAS SINTÉTICAS. produção e aplicações

FIBRAS SINTÉTICAS. produção e aplicações FIBRAS SINTÉTICAS produção e aplicações Definição Entende-se por Fibra Têxtil, todo elemento de origem química ou natural, constituído de macromoléculas lineares, que apresente alta proporção entre seu

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana Professora: Patrícia Mellero Machado Cardoso MATERIAIS TÊXTEIS

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana Professora: Patrícia Mellero Machado Cardoso MATERIAIS TÊXTEIS Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana Professora: Patrícia Mellero Machado Cardoso MATERIAIS TÊXTEIS Como são produzidos os tecidos das roupas? E sobre as características das fibras

Leia mais

FIBRAS NÃO-NATURAIS OU QUÍMICAS

FIBRAS NÃO-NATURAIS OU QUÍMICAS FIBRAS TÊXTEIS FIBRAS NÃO-NATURAIS OU QUÍMICAS As fibras não-naturais, também chamadas de fibras químicas, diferentemente das fibras naturais que já encontram-se prontas para processamento têxtil, são

Leia mais

As características, formas e composições dos materiais têxteis são conhecidas como propriedades. Aguiar Neto(1996,p29)

As características, formas e composições dos materiais têxteis são conhecidas como propriedades. Aguiar Neto(1996,p29) As características, formas e composições dos materiais têxteis são conhecidas como propriedades. Aguiar Neto(1996,p29) Produto têxtil: Todo produto têxtil possui como propriedades as vantagens e desvantagens

Leia mais

CAPÍTULO 4 PRODUTO. Manual de Normas e Procedimentos Rosa Chá Studio. 4.1 Conhecimento Técnico de Produto Fibras. 4.1.

CAPÍTULO 4 PRODUTO. Manual de Normas e Procedimentos Rosa Chá Studio. 4.1 Conhecimento Técnico de Produto Fibras. 4.1. CAPÍTULO 4 PRODUTO 4.1 Conhecimento Técnico de Produto 4.1.1 Fibras 4.1.2 Malhas 4.1.3 Tecidos planos 4.2 Símbolos: cuidados de conservação 4.3 Descrição Modelagens 2008 Grupo Friedman/Rosa Chá Studio

Leia mais

NANOTECNOLOGIA A REVOLUÇÃO NA INDÚSTRIA TÊXTIL

NANOTECNOLOGIA A REVOLUÇÃO NA INDÚSTRIA TÊXTIL NANOTECNOLOGIA A REVOLUÇÃO NA INDÚSTRIA TÊXTIL É bem provável que você já tenha ouvido falar de tecidos inteligentes, os tecidos que tornaram realidade funções antes inacreditáveis. Tecidos como estes

Leia mais

Poliéster. O Poliéster é uma fibra sintética (produzida pelo homem) É a fibra sintética mais utilizada nos EUA.

Poliéster. O Poliéster é uma fibra sintética (produzida pelo homem) É a fibra sintética mais utilizada nos EUA. II Fibras químicas FIBRAS QUIMICAS São formada de macromoléculas lineares obtidas através de artifícios ou sínteses químicas, logo é um grupo de fibras não naturais que englobam as fibras Artificiais e

Leia mais

REVISTA DE MICROFIBRAS

REVISTA DE MICROFIBRAS REVISTA DE MICROFIBRAS 2016 GUIA ADINA - MICROFIBRAS SUMÁRIO Este guia tem a intenção de auxiliar no entendimento da linha de microfibras da Adina através das suas construções, principais características,

Leia mais

Apresentação de produtos

Apresentação de produtos Apresentação de produtos Sobre a Empresa A Sportxtreme surgiu da vontade de dois amigos, e ciclistas, em ter um negócio voltado ao ciclismo. É possível afirmar que a bicicleta é o meio de locomoção mais

Leia mais

Capítulo 55. Fibras sintéticas ou artificiais, descontínuas

Capítulo 55. Fibras sintéticas ou artificiais, descontínuas Capítulo 55 Fibras sintéticas ou artificiais, descontínuas Nota. 1.- Na acepção das posições 55.01 e 55.02, consideram-se cabos de filamentos sintéticos ou artificiais os cabos constituídos por um conjunto

Leia mais

TRATAMENTO TÉRMICO EM MATERIAIS TÊXTEIS COMPOSTOS DE FIBRAS SINTÉTICAS.

TRATAMENTO TÉRMICO EM MATERIAIS TÊXTEIS COMPOSTOS DE FIBRAS SINTÉTICAS. TRATAMENTO TÉRMICO EM MATERIAIS TÊXTEIS COMPOSTOS DE FIBRAS SINTÉTICAS. J.B.GIORDANO 1 1 Faculdade de Tecnologia de Americana. Departamento de Têxtil E-mail para contato: jbgiordano@uol.com.br RESUMO:

Leia mais

Capítulo 55. Fibras sintéticas ou artificiais, descontínuas

Capítulo 55. Fibras sintéticas ou artificiais, descontínuas Capítulo 55 Fibras sintéticas ou artificiais, descontínuas Nota. 1. Na acepção das posições 55.01 e 55.02, consideram-se cabos de filamentos sintéticos ou artificiais os cabos constituídos por um conjunto

Leia mais

CAPÍTULO 4 PRODUTO. Manual de Normas e Procedimentos Marisol Franchising. 4.1 Conhecimento Técnico de Produto Fibras. 4.1.

CAPÍTULO 4 PRODUTO. Manual de Normas e Procedimentos Marisol Franchising. 4.1 Conhecimento Técnico de Produto Fibras. 4.1. CAPÍTULO 4 PRODUTO 4.1 Conhecimento Técnico de Produto 4.1.1 Fibras 4.1.2 Malhas 4.1.3 Tecidos planos 4.1.4 Acabamentos de costura 4.1.5 Bordados 4.1.6 Lavanderia / Tinturaria 4.1.7 Estamparia 4.2 Produtos

Leia mais

IN VER NO. Revista ADINA - Inverno/19

IN VER NO. Revista ADINA - Inverno/19 IN VER NO Revista ADINA - Inverno/19 A demanda por qualidade e novidades é con nua, por isso a ADINA traz pra você as principais tendências que serão usadas no Inverno/2019. Reunimos nesta revista os produtos

Leia mais

DEFINIÇÃO Fibra Têxtil é o termo utilizado para vários tipos de materiais, naturais ou não naturais, que formam os elementos básicos para fins têxteis

DEFINIÇÃO Fibra Têxtil é o termo utilizado para vários tipos de materiais, naturais ou não naturais, que formam os elementos básicos para fins têxteis FIBRAS TÊXTEIS DEFINIÇÃO Fibra Têxtil é o termo utilizado para vários tipos de materiais, naturais ou não naturais, que formam os elementos básicos para fins têxteis. As fibras têxteis possuem como características:

Leia mais

Agulhas, fios de sutura e bisturi elétrico: As agulhas são os instrumentos utilizados para conduzir o fio de sutura através dos tecidos.

Agulhas, fios de sutura e bisturi elétrico: As agulhas são os instrumentos utilizados para conduzir o fio de sutura através dos tecidos. Agulhas, fios de sutura e bisturi elétrico: As agulhas são os instrumentos utilizados para conduzir o fio de sutura através dos tecidos. São fabricadas em aço carbono e aço inoxidável. As agulhas de sutura

Leia mais

Matéria Prima Trama/Fiação Tecnologia CVBA

Matéria Prima Trama/Fiação Tecnologia CVBA GERAL DE PRODUTOS Matéria Prima Trama/Fiação Tecnologia CVBA Quer saber por que as camisas Dudalina têm o melhor caimento e durabilidade? Muito se deve ao material em que elas são fabricadas e as técnicas

Leia mais

FLEXCUT MAXX FLEXCUT MAXX

FLEXCUT MAXX FLEXCUT MAXX FLEXCUT MAXX FLEXCUT MAXX O FlexCut é um produto exclusivo! Ele foi projetado para máquinas de corte (plotters de corte). O FlexCut é composto 100% de poliuretano e garante projetos com excelente elasticidade

Leia mais

Prof. Heni Mirna Cruz Santos

Prof. Heni Mirna Cruz Santos Prof. Heni Mirna Cruz Santos henimirna@hotmail.com s.f. Ato ou efeito de pintar. Camada de recobrimento de uma superfície, com funções protetora e PINTURA decorativa, obtida pela aplicação de tintas e

Leia mais

Poliéster de alta tecnologia: na fabricação de roupas esportivas. High tecnology polyester: in the manufacturing process of sport wear.

Poliéster de alta tecnologia: na fabricação de roupas esportivas. High tecnology polyester: in the manufacturing process of sport wear. Poliéster de alta tecnologia: na fabricação de roupas esportivas. High tecnology polyester: in the manufacturing process of sport wear. Mariana de Melo Brites (USP) marianabrites@.usp.br Paula Rindeika

Leia mais

LINHO O linho é a mais ecológica das bras têxteis e também o tecido mais antigo do mundo que passa a material de vanguarda, sintetizando não só histór

LINHO O linho é a mais ecológica das bras têxteis e também o tecido mais antigo do mundo que passa a material de vanguarda, sintetizando não só histór LINHO O linho é a mais ecológica das bras têxteis e também o tecido mais antigo do mundo que passa a material de vanguarda, sintetizando não só histórias como o desejo das pessoas de levar para casa produtos

Leia mais

Emcephob NanoPerm. Sistema inovador para proteção de estruturas

Emcephob NanoPerm. Sistema inovador para proteção de estruturas Emcephob NanoPerm Sistema de proteção de estruturas à base de poliuretano Proteção duradoura contra agentes agressivos presentes na atmosfera Sistema aberto a difusão de vapor de água Recomendado para

Leia mais

Bota Bombeiro R2. Descrição: Especificações:

Bota Bombeiro R2. Descrição: Especificações: Descrição: Bota multiuso de alto desempenho antichamas altura média de 225mm considerando ponto mais do cano. Cabedal em couro hidrofugado tipo vaqueta anti-chamas, colarinho revestido em couro tipo napa,

Leia mais

TEMAS E INFORMAÇÕES DA COLEÇÃO

TEMAS E INFORMAÇÕES DA COLEÇÃO TEMAS E INFORMAÇÕES DA COLEÇÃO POLIAMIDA (NYLON) É um polímero termoplástico composto por monômeros de amida conectados por ligações peptídicas, podendo conter outros grupamentos. A primeira poliamida

Leia mais

FIOS CIRÚR Ú GI G C I OS

FIOS CIRÚR Ú GI G C I OS FIOS CIRÚRGICOS Fios cirúrgicos: São materiais usados pelo cirurgião na síntese e reconstrução dos tecidos. Órgãos oficiais e associações normatizadoras: No Brasil: Farmacopéia brasileira. NBR 13904 da

Leia mais

Samil Spinning Co., Ltd.

Samil Spinning Co., Ltd. Samil Spinning Co., Ltd. 0 O que é ECOSIL? ECOSIL é uma marca registrada de fio cru produzido com tecnologia inovadora e avançada da nova máquina rotatória da Samil usando TENCEL, Micro TENCEL, MODAL,

Leia mais

www.cni.org.br http://www.portaldaindustria.com.br/senai/iniciativas/programas/senai-cetiqt/educacao/2014/07/1,40922/cursos-de-extensao-a-distancia.html Cursos de extensão a distância O SENAI CETIQT oferece

Leia mais

Profa. Márcia A. Silva Spinacé

Profa. Márcia A. Silva Spinacé 1º Quadrimestre 2017 Profa. Márcia A. Silva Spinacé AULA 05 Introdução à formulação Componentes de uma formulação Cargas Diferentes tipos de Aditivos e suas características Discussão sobre um tipo específico

Leia mais

O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero.

O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. Polímeros O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. O que são Polímeros? o Polietileno (PE), produzido a partir do monômero etileno

Leia mais

SISTEMA DE ENXOVAL HOSPITALAR INTELIGENTE

SISTEMA DE ENXOVAL HOSPITALAR INTELIGENTE Sistema Inovador O sistema Inovador de Roupas Inteligentes que se propôe a cobrir as principais questões de interesse nas instituições de saúde. ü ü ü ü ü Lavanderia Distribuição de roupa de cama. Estética

Leia mais

PAINEL STONEWOOL COMPOSITE HONEYCOMB DA ARCHICOM TM

PAINEL STONEWOOL COMPOSITE HONEYCOMB DA ARCHICOM TM STONEWOOL COMPOSITE HONEYCOMB ESTAMOS COMPROMETIDOS COM O VALOR E COM A QUALIDADE ARQUITETURA IDENTIDADE CORPORA TIVA EXIBIÇÃO TRANSPORTE INDÚSTRIA SOBRE A SUSTENTABILIDADE RIGIDEZ As estruturas prensadas

Leia mais

Introdução Conteúdo que vai ser abordado:

Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Considerações sobre seleção de materiais; Propriedades dos materiais (metais, polímeros e cerâmicas); Seleção de materiais segundo: Resistência mecânica Resistência

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO PAPEL DE PAREDE

ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO PAPEL DE PAREDE ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO PAPEL DE PAREDE A aplicação do papel de parede geralmente é feita por um aplicador especializado, mas também pode ser feita por clientes que têm interesse em aprender esta

Leia mais

TUBOS DE POLIURETANO (PU), PAVC (ANTI CHAMA), PA12 (NYLON)

TUBOS DE POLIURETANO (PU), PAVC (ANTI CHAMA), PA12 (NYLON) BOLETIM INFORMATIVO Nº 51/2009 REV03 TUBOS DE POLIURETANO (PU), PAVC (ANTI CHAMA), PA12 (NYLON) Visando sempre satisfazer e aperfeiçoar o atendimento às reais necessidades e exigências de nossos clientes,

Leia mais

CORDAS

CORDAS www.taskbr.com CORDAS TIPOS DE CONSTRUÇÃO DE CORDAS 1. Torcidas 2. Trançadas* 3. Contínuas 4. Sobrepostas * Tecnologia Kernmanttel predominante nas cordas semi-estáticas. EN 892 EN 1891 EN 1891 EN 1891

Leia mais

PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI

PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI Ultra Polimeros PEEK Polimeros de Alta-Performance Polimeros de Engenharia PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI SEMI-CRISTALINO PEEK - Poli(éter-éter-cetona) PEEK é um termoplástico de Ultra Performance que

Leia mais

GRAFFITI GRAFFITI. plotters com tinta Eco-Solvente, Solvente, Látex,UV e as novas tintas True Vis.

GRAFFITI GRAFFITI. plotters com tinta Eco-Solvente, Solvente, Látex,UV e as novas tintas True Vis. GRAFFITI GRAFFITI Transfer em poliuretano para impressão e recorte com melhor ajuste entre recorte fácil e toque macio! Graffiti é um filme opaco de alta qualidade em poliuretano. Leve, óptima elasticidade

Leia mais

3 Fibras Nextel MR. Fibras cerâmicas para aplicações industriais em altas temperaturas

3 Fibras Nextel MR. Fibras cerâmicas para aplicações industriais em altas temperaturas 3 Fibras Nextel MR Fibras cerâmicas para aplicações industriais em altas temperaturas Propriedades Físicas 3M Nextel MR, tecidos, fibras e fitas são destinados a atender os requisitos para performance

Leia mais

Associação Brasileira dos Produtores de Fibras Poliolefínicas

Associação Brasileira dos Produtores de Fibras Poliolefínicas Associação Brasileira dos Produtores de Fibras Poliolefínicas Manual Prático de Cordas Manual Prático de Cordas O "Manual Prático de Cordas" foi idealizado pelo Núcleo de Cordoaria da AFIPOL com o objetivo

Leia mais

ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE AVALIATIVA ATIVIDADE AVALIATIVA Valor: 2,0 Tempo para responder: 20min Sabendo que o clima não é algo estático, mas sim, um complexo e intrincado sistema de infinitas variáveis agindo simultaneamente e considerando

Leia mais

CONTROLE DA QUALIDADE NO FIO

CONTROLE DA QUALIDADE NO FIO CONTROLE DA QUALIDADE NO FIO Principais controles no fio: Título, Torção, Regularidade, Resistência e alongamento, Defeitos pouco freqüentes, Aparência, Atrito. Título do fio tex peso em gramas para 1000

Leia mais

2 Exploração e Produção de Petróleo

2 Exploração e Produção de Petróleo 2 Exploração e Produção de Petróleo 2.1 Engenharia de Reservatórios Segundo [5], a Engenharia de Reservatórios é um ramo da atividade petrolífera responsável por apresentar soluções eficientes para a retirada

Leia mais

LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO.

LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO. LINHA DE FORROS ISOVER. IDEAL PARA AMBIENTES QUE PRECISAM DE RESISTÊNCIA ACIMA DE TUDO. Indicados para aplicação em áreas de grande afluência de público, os Forros Isover atendem principalmente a projetos

Leia mais

Cintas de Alta Performance

Cintas de Alta Performance Cintas de Alta Performance Evolução em Elevação Áreas de contato limitadas Temperaturas Elevadas Superfícies Cortantes Capacidades Elevadas Uso Severo Evolução em Elevação O futuro já chegou Aplicações

Leia mais

ACROFIN PKAL PIGMENTS

ACROFIN PKAL PIGMENTS ACROFIN PKAL PIGMENTS Pigmentos Anfóteros A linha Acrofin Pkal contém pigmentos altamente concentrados, não-iônicos, com micro-partículas, totalmente livres de caseína, formaldeídos, metais-pesados e aminas

Leia mais

COLEÇAO INVERNO 18. Apresentação dos novos tecidos

COLEÇAO INVERNO 18. Apresentação dos novos tecidos COLEÇAO INVERNO 18 Apresentação dos novos tecidos Inspiração A coleção de inverno 18 da ITM se inspirou nas tendências de moda da estação: valorização do antigo, com um olhar contemporâneo, étnico globalizado,

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Caracterização de Fibra de Coco Utilizada na Confecção Produtos Compósitos em Matriz

Leia mais

Première Vision São Paulo prepara foco especial nos produtos do universe Fitnesswear

Première Vision São Paulo prepara foco especial nos produtos do universe Fitnesswear Première Vision São Paulo prepara foco especial nos produtos do universe Fitnesswear The Fashion Textile Show for Latin America acontece dias 10 e 11 de julho de 2013 no Expo Center Norte, São Paulo, Brasil

Leia mais

DIVISÃO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DVSMT PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES

DIVISÃO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DVSMT PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES LUVA DE PROTEÇÃO DE ALGODÃO PIGMENTADA CONTRA ABRASIVOS LUV1 Proteção das mãos do usuário contra agentes perfurocortantes. Material: Par de luvas com punho, tricotada 4

Leia mais

Capítulo 54. Filamentos sintéticos ou artificiais; lâminas e formas semelhantes de matérias têxteis sintéticas ou artificiais

Capítulo 54. Filamentos sintéticos ou artificiais; lâminas e formas semelhantes de matérias têxteis sintéticas ou artificiais Capítulo 54 Filamentos sintéticos ou artificiais; lâminas e formas semelhantes de matérias têxteis sintéticas ou artificiais Notas. 1.- Na Nomenclatura, a expressão fibras sintéticas ou artificiais refere-se

Leia mais

APRESENTAÇÃO FATO ANTI-PRESSÃO SKINTOSKIN

APRESENTAÇÃO FATO ANTI-PRESSÃO SKINTOSKIN APRESENTAÇÃO FATO ANTI-PRESSÃO SKINTOSKIN A) IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA/NECESSIDADE; B) FINALIDADE E CARACTERISTICAS FATO ANTI-PRESSÃO; C) MODO DE ACTUAÇÃO; D) ESTUDOS LABORATORIAIS E IN VIVO. Parcerias

Leia mais

Opções do produto. Diametro interno 1/4 5/16 3/8 1/2 5/8 3/ /4 1.1/2 2

Opções do produto. Diametro interno 1/4 5/16 3/8 1/2 5/8 3/ /4 1.1/2 2 Mangueira multiuso óleo/gasolina de borracha Tubo interno:óleo transparente, combustível e gasolina de borracha sintética resistente. reforço:uma trança de alta resistência da fibra sintética. Tubo externo:borracha

Leia mais

C00274 / Ce0274 4CUECAS TRIFIL

C00274 / Ce0274 4CUECAS TRIFIL OUTONO INVERNO 2017 CUECAS TRIFIL C00263 / Ce0263 4CUECAS TRIFIL C00274 / Ce0274 C00294 / Ce0294 micro boxer básica MICROFIBRA SEM COSTURA p/m/g/eg lançamento 001 008 630 mais conforto e fit perfeito.

Leia mais

ATRIBUTOS DEFINIÇÃO IMPORTÂNCIA

ATRIBUTOS DEFINIÇÃO IMPORTÂNCIA ATRIBUTOS DEFINIÇÃO IMPORTÂNCIA ALVURA BRILHO COLAGEM CONTEÚDO DE UMIDADE CORPO ENCANOAMENTO É a porcentagem de luz a um certo comprimento de onda (457 nm) refletida pela superfície do papel. A alvura

Leia mais

ESTÚDIO DE ARQUITETURA. Sustentabilidade ambiental COMPONENTES INDUSTRIALIZADOS BANCADAS MÁRIO LUCAS LOPES ROCHA

ESTÚDIO DE ARQUITETURA. Sustentabilidade ambiental COMPONENTES INDUSTRIALIZADOS BANCADAS MÁRIO LUCAS LOPES ROCHA ESTÚDIO DE ARQUITETURA Sustentabilidade ambiental COMPONENTES INDUSTRIALIZADOS BANCADAS MÁRIO LUCAS LOPES ROCHA TIPOS DE BANCADAS BANCADA DE SOBREPOR BANCADA DE ENCAIXE BANCADA DE SEMI-ENCAIXE DIMENSIONAMENTO

Leia mais

Tecnologia Mecânica Propriedades dos materiais

Tecnologia Mecânica Propriedades dos materiais Propriedades dos materiais Por que o plástico é "plástico"? Por que o alumínio é mais leve que o ferro? Por que a borracha depois de esticada volta a sua forma primitiva? Por que o cobre conduz eletricidade

Leia mais

Almofada para Assento Anatômica e Ergonômica

Almofada para Assento Anatômica e Ergonômica Almofada para Assento Anatômica e Ergonômica Almofada para Assento Anatômica e Ergonômica Absorve a pressão do corpo, estimula a circulação sanguínea, oferece mais conforto para as pessoas que ficam sentadas

Leia mais

LENZING MICRO-MODAL. Recomendações para o acabamento de tecidos e malhas de MICRO-MODAL

LENZING MICRO-MODAL. Recomendações para o acabamento de tecidos e malhas de MICRO-MODAL LENZING MICRO-MODAL Recomendações para o acabamento de tecidos e malhas de MICRO-MODAL 2 A) Introdução A fibra Micro-Modal da empresa Lenzing é uma fibra regenerada de celulose do tipo High-Wet. A produção

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - EPI BOTA WO 1001 Segurança e Ocupacional

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - EPI BOTA WO 1001 Segurança e Ocupacional ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - EPI BOTA WO 1001 Segurança e Ocupacional CÓDIGO REVISÃO 01 DATA 20/09/2017 FOLHA GRH PRODUTO... 2 OBJETIVO...3 REQUISITOS GERAIS Descrição...3 MATÉRIA PRIMA CABEDAL...3 Forro lateral...4

Leia mais

CABOS PARA USO MÓVEL

CABOS PARA USO MÓVEL Cabos PARA Cabos elétricos de potência, controle e instrumentação superflexíveis para uso móvel eventual ou em constante movimento, resistentes a abrasão e a tração para casos em que o cabo sofre arraste

Leia mais

Calçados de Segurança

Calçados de Segurança LINHA WORK WO 1001 MICROFIBRA Descrição Botina de microfibra hidrofugado na cor preta, espessura de 1,8/2,0mm; resistente a rasgamento, resistente óleos e graxos e combustível, resistente a abrasão (fricção)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA TÊXTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA TÊXTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA TÊXTIL EDITAL 01/2017 - PPGET PROCESSO DE SELEÇÃO 2018.1 - MESTRADO Instruções 1. Confira a prova

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA MCC1001 AULA 1

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA MCC1001 AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA MCC1001 AULA 1 Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

13/10/2009. Introdução Características gerais Etapas do Processo de Fabricação Geometria Vantagens Equipamentos Produtos

13/10/2009. Introdução Características gerais Etapas do Processo de Fabricação Geometria Vantagens Equipamentos Produtos 1 Introdução Características gerais Etapas do Processo de Fabricação Geometria Vantagens Equipamentos Produtos 2 1 = PUXAMENTO 3 Introdução: A trefilação é uma operação em que a matériaprima é estirada

Leia mais

(Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs. (Equipamentos de Proteção Individual)

(Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs. (Equipamentos de Proteção Individual) (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) O que são EPIs? EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador,

Leia mais

Como vimos no capítulo anterior, os metais sempre estiveram presentes na história da humanidade, até mesmo, na própria Pré-História, quando o ser

Como vimos no capítulo anterior, os metais sempre estiveram presentes na história da humanidade, até mesmo, na própria Pré-História, quando o ser Como vimos no capítulo anterior, os metais sempre estiveram presentes na história da humanidade, até mesmo, na própria Pré-História, quando o ser humano passou a desenvolver técnicas rudimentares de forja

Leia mais

Sempre que há a necessidade da construção de um elemento orgânico de máquina haverá a necessidade

Sempre que há a necessidade da construção de um elemento orgânico de máquina haverá a necessidade Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade

Leia mais

Livros Grátis. Milhares de livros grátis para download.

Livros Grátis.  Milhares de livros grátis para download. Livros Grátis http://www.livrosgratis.com.br Milhares de livros grátis para download. Quando tratamos das propriedades de

Leia mais

BOTA EN 1007 MICROFIBRA

BOTA EN 1007 MICROFIBRA SEGURANÇA E OCUPACIONAL ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - EPI BOTA EN 1007 MICROFIBRA CÓDIGO REVISÃO DATA FOLHA GRH PRODUTO... 2 OBJETIVO...3 REQUISITOS GERAIS Descrição...3 MATÉRIA PRIMA CABEDAL...3 Forro lateral...4

Leia mais

PVD SPUTTERING. Cr 3+ Cr 6+ GREEN TECHNOLOGY NEW ERA OF CHROME COATING

PVD SPUTTERING. Cr 3+ Cr 6+ GREEN TECHNOLOGY NEW ERA OF CHROME COATING PVD SPUTTERING NEW ERA OF CHROME COATING GREEN TECHNOLOGY Cr 3+ Cr 6+ PROCESSO PVD - DEPOSIÇÃO FÍSICA DE VAPOR A Cromagem é o revestimento ideal para conferir a um produto desempenho mecânico adequado

Leia mais

Soluções em Adesão Estrutural, Fixação e Vedação para Indústria Náutica

Soluções em Adesão Estrutural, Fixação e Vedação para Indústria Náutica Engineered Polymers Soluções em Adesão Estrutural, Fixação e Vedação para Indústria Náutica Polymers Sealants Polymers Adhesives PP&F Asia Polymers South America Aperfeiçoando a produção de barcos com

Leia mais

Coats Fibras Óticas FIOS DE RASGAMENTO FIO DE AMARRAÇÃO ELEMENTOS DE TRAÇÃO BLOQUEADORES DE ÁGUA.

Coats Fibras Óticas FIOS DE RASGAMENTO FIO DE AMARRAÇÃO ELEMENTOS DE TRAÇÃO BLOQUEADORES DE ÁGUA. Coats Fibras Óticas FIOS DE RASGAMENTO FIO DE AMARRAÇÃO ELEMENTOS DE TRAÇÃO BLOQUEADORES DE ÁGUA Saiba mais: brazil.contactus@coats.com Introdução A Coats é pioneira no ramo de linhas industriais por mais

Leia mais

PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO

PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO PRODUTOS & METODOLOGIA SISTEMA DE MEMBRANA DE POLIURETANO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO Linha de Produtos Mantas Asfálticas Reparo e Recuperação de Concreto Membranas Poliméricas Revestimentos protetores químicos

Leia mais

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais.

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais. Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade

Leia mais

FITAS ADESIVAS HOTMELT

FITAS ADESIVAS HOTMELT HOTMELT DE DUPLA FACE MATERIAL DE SUPORTE EM TECIDO DE GAZE DE POLIÉSTER 2310 Hotmelt branco Habana 0.165 20-10 +60 9.1500 Colocação de alcatifas em chão ou superfícies irregulares. Suporte de rasgamento

Leia mais

FUNDIÇÃO ODONTOLÓGICA

FUNDIÇÃO ODONTOLÓGICA FUNDIÇÃO ODONTOLÓGICA DEFINIÇÃO É o processo de se obter objetos vazando líquidos ou metal viscoso em um molde preparado ou forma. O objetivo de uma fundição é o de produzir réplicas de um objeto qualquer.

Leia mais

Processo Seletivo para o Programa de Professor Visitante

Processo Seletivo para o Programa de Professor Visitante Processo Seletivo para o Programa de Professor Visitante Universidade Federal de Campina Grande TÍTULO COMPÓSITOS POLIMÉRICOS REFORÇADOS COM FIBRAS VEGETAIS E/OU CARGAS MINERAIS DE IMPORTÂNCIA REGIONAL:

Leia mais

Conteúdo 5 - Serigrafia e Sublimação. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 5 - Serigrafia e Sublimação. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 5 - Serigrafia e Sublimação professor Rafael Hoffmann No processo coloca-se o suporte por baixo da matriz (tela), coloca-se a tinta por cima e com a ajuda de uma espátula faz-se pressão na tinta

Leia mais

Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades:

Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades: Geotêxtil Bidim Propriedades Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades: Elevada permeabilidade: 10 a 200 vezes mais permeável do que outros

Leia mais

Assista o vídeo de demonstração de montagem

Assista o vídeo de demonstração de montagem :: Principais Vantagens :: Proteção à radiação térmica: reflete 95% do calor por radiação. Maior conforto térmico: impede a entrada de calor no verão e minimiza a saída no inverno. Economia: reduz ou elimina

Leia mais

TECIDOS COM NANOTECNOLOGIA

TECIDOS COM NANOTECNOLOGIA TECIDOS COM NANOTECNOLOGIA INOVAÇÃO Fundada em 1929, a Santista Têxtil têm sua história marcada por um processo de contínua inovação Pioneira no lançamento de lãs para tricô, lençóis confeccionados, tecidos

Leia mais

Proteção as Mãos. Catálogo Luvas para Riscos Mecânicos

Proteção as Mãos. Catálogo Luvas para Riscos Mecânicos Proteção as Mãos Catálogo Luvas para Riscos Mecânicos A chave para proteger as mãos dos trabalhadores, é usar luvas! E suas mãos merecem produtos de qualidade fabricados por especialistas. Com vasta experiência

Leia mais

A A Nanotecnologia como Fator Estratégico de Inovação Competitiva no Setor Têxtil

A A Nanotecnologia como Fator Estratégico de Inovação Competitiva no Setor Têxtil SENAI/CETIQT - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil A A Nanotecnologia como Fator Estratégico de Inovação Competitiva no Setor Têxtil José Maria Simas de Miranda Engenheiro Têxtil do SENAI-CETIQT

Leia mais

CUIDADOS COM O UNIFORME

CUIDADOS COM O UNIFORME CUIDADOS COM O UNIFORME APRESENTAÇÃO Este é seu uniforme. Ele foi especialmente desenvolvido para você, com matérias-primas rigorosamente testadas pelos fabricantes. Para manter seu uniforme sempre em

Leia mais

Resumo: Introdução: Figura 1: Ilustração representando a diferença de massa entre capa e alma do cabo (a) Dupla-Trança e (b) Circular

Resumo: Introdução: Figura 1: Ilustração representando a diferença de massa entre capa e alma do cabo (a) Dupla-Trança e (b) Circular ESTUDO DO COMPORTAMENTO FÍSICO E MECÂNICO DE CABOS DE CONSTRUÇÃO CIRCULAR E DUPLA-TRANÇA FABRICADOS COM POLIAMIDA (NYLON). Leandro Haach, Letícia Sausen Hamester e Marcelo Abu-Jamra Resumo: O cabo de Dupla-Trança

Leia mais

Calçados de de Segurança

Calçados de de Segurança Calçados de de Segurança LINHA WORK WO 1002 MICROFIBRA Descrição Sapato cano baixo para proteção dos pés em microfriba hidrofugado na cor preta, espessura de 1,8/2,0mm; resistente a rasgamento, resistente

Leia mais

Nike Air. Nike Air Max

Nike Air. Nike Air Max Nike Air Nike Air é o ar pressurizado dentro de uma bolsa resistente, porém flexível. As unidades Air Sole são localizadas na entressola abaixo do calcanhar, antepé ou em ambas as áreas. As unidades Air

Leia mais

Estilista Raquel Alvarez assina uniformes Première Vision com tecidos Kalimo

Estilista Raquel Alvarez assina uniformes Première Vision com tecidos Kalimo Estilista Raquel Alvarez assina uniformes Première Vision com tecidos Kalimo The Fashion Textile Show for Latin America acontece dias 10 e 11 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo, SP, Brasil A estilista

Leia mais

ANEXO - I - Especificação Objeto

ANEXO - I - Especificação Objeto CNPJ 78.640489/0/53 -Inscrição Estadual: Isento ALGODÃO Máximo Lote: 44.427,60 41052 5740 PC ALGODÃO HIDRÓFILO,BRANCO POLAR, 100% ALGODÃO, ABSORVENTE, INODORO ALVEJADO, APRESENTAÇÃO EM MANTAS UNIFORMES.

Leia mais

Materiais de Construção II

Materiais de Construção II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Materiais de Construção II Propriedades Mecânicas do Concreto em seu estado ENDURECIDO Professora: Mayara Moraes Propriedades no estado endurecido

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Materiais de Construção Civil Acadêmicos: Flávia: Vagner: Thaynã. Fibrocimento

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Materiais de Construção Civil Acadêmicos: Flávia: Vagner: Thaynã. Fibrocimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul Materiais de Construção Civil Acadêmicos: Flávia: Vagner: Thaynã Fibrocimento fibrocimento Surgimento: 1938 (telhas); Considerado a melhor solução para habitações

Leia mais

Vestimenta de Proteção contra Produtos Químicos Modelo 4520 C.A

Vestimenta de Proteção contra Produtos Químicos Modelo 4520 C.A Vestimenta de Proteção contra Produtos Químicos Modelo 4520 C.A. 30.451 A vestimenta 3M 4520 de proteção contra produtos químicos foi desenvolvida para ajudar a proteger o tronco, membros superiores e

Leia mais

Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos.

Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos. Sistemas de pintura Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos. Sua aplicação resulta em uma película

Leia mais

CONFORTO RESISTÊNCIA DURABILIDADE

CONFORTO RESISTÊNCIA DURABILIDADE CONFORTO RESISTÊNCIA DURABILIDADE O Grupo Pioneira atua no segmento têxtil disponibilizando ao mercado uma ampla linha de impermeáveis, macacões, waders, perneiras, jaquetas. Atualmente a fábrica está

Leia mais

Manutenção EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Manutenção EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO MERCADO Apesar de dispor de legislação específica, Brasil ainda registra um dos maiores índices de acidentes do trabalho ENTREVISTA As tecnologias avançam a todo instante, o que tem levado à evolução também

Leia mais

A MULTIFORM A FABRICANTE

A MULTIFORM A FABRICANTE A MULTIFORM Em 2001 a Multiform foi fundada com um propósito inovador: vestir todos os tipos empresas com uniformes de alta performance de um jeito rápido e inteligente. Para isso foram desenvolvidas coleções

Leia mais

OSB 3 PUR. O painel OSB universal DESCRIÇÃO PROPRIEDADES APLICAÇÕES

OSB 3 PUR. O painel OSB universal DESCRIÇÃO PROPRIEDADES APLICAÇÕES DESCRIÇÃO O OSB 3 é um painel estrutural de elevado desempenho, altamente técnico, fabricado a partir de aparas longas de madeira cortadas de troncos de pequeno diâmetro e aglomeradas com uma cola resistente

Leia mais

COLEÇÃO NOVO D ACQUA

COLEÇÃO NOVO D ACQUA COLEÇÃO NOVO D ACQUA Novo D Acqua O novo D Acqua promete ampliar o portfólio Corttex de soluções inovadoras para decoração. O tecido inteligente possui composição diferenciada, tornando-se uma novidade

Leia mais

EN340 - Requisitos Gerais

EN340 - Requisitos Gerais EN340 - Requisitos Gerais Esta norma contém as exigências essenciais para os artigos de protecção, definida cobrindo ou substituindo o artigo pessoal e concebido para proteger contra um ou vários riscos.

Leia mais