Determinação experimental da permeabilidade intrínseca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Determinação experimental da permeabilidade intrínseca"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORATÓRIO DE MEIOS POROSOS E PROPRIEDADES TERMOFÍSICAS AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO - ANP RELATÓRIO SEMESTRAL Determinação experimental da permeabilidade intrínseca Bolsista: Rafael Luiz Albiero Spagnuolo Orientador: Paulo César Philippi Florianópolis, fevereiro de 2001.

2 1 - INTRODUÇÃO O relatório que se segue apresenta uma descrição das atividades desenvolvidas pelo bolsista no periodo de janeiro a fevereiro de 2001 em substituição ao projeto anterior. Devido ao pouco tempo de vigência do projeto apenas uma das atividades especificadas no plano de trabalho pode ser efetivada, essa atividade desenvolvida foi a medição de permeabilidade em rochas sedimentares utilizando líquido e gás.

3 2 PLANO DE TRABALHO O plano de trabalho se intitula Caracterização microestrutural e propriedades petrofísicas de rochas reservatório e as atividades que serão desenvolvidas ao longo do período de vigência da bolsa são: Medição de permeabilidade em rochas sedimentares utilizando líquido e gás; Obtenção da porosidade, distribuição de poros e curvas principal e secundária de intrusão e extrusão de mercúrio; Análise de imagens de lâminas finas de rochas, adquiridas por microscopia ótica e tratamento com o software IMAGO. 3 DISCIPLINAS CURSADAS E RESPECTIVOS CONCEITOS Nenhuma disciplina foi cursada ainda desde a implementação da bolsa.

4 4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS As atividades desenvolvidas até agora tiveram como objetivo usar um método experimental para a obtenção da permeabilidade em meios porosos, tipo rocha reservatorio. A permeabilidade pode ser definida como uma propriedade que mede a facilidade de escoamento de um fluido em um meio poroso. De acordo com a lei de Darcy, Q = k. A. P, onde k é a permeabilidade de um meio poroso p/ escoamentos unidimensionais, constantes e de baixa velocidade. Alguns métodos para cálculo de permeabilidade usam líquidos ou gases, sendo que no uso de líquidos deve haver um cuidado especial, porque estes podem causar mais facilmente uma mudança na estrutura dos poros, rearranjo de algumas particulas, reações químicas, etc. Nesses 2 meses o trabalho resumiu-se em montar um experimento capaz de descobrir valores para a permeabilidade de um meio poroso. A começar com a montagem de uma bancada de experimento como se pode ver na foto ( 1 ), onde uma amostra de material devidamente preparada é montada num suporte onde é causado uma diferença de pressão obrigando o fluido utilizado a atravessar a amostra, medindo-se em seguida a vazão em função do tempo. De posse dos dados de vazão, viscosidade do fluido e algumas caracteristicas da amostra, como comprimento e area da seção, é possivel calcular a permeabilidade usando a lei de Darcy.

5 O procedimento deste experimento tem sido: Preparo da amostra, fixando, isolando-a e polindo sua superficie. Foto ( 2 ). Limpeza da amostra no ultra-som. Determinação da área da seção transversal da amostra e o comprimento da mesma. Saturação da amostra com o fluido usado. Este processo consiste em fazer vácuo na amostra por 3 horas e coloca-la sob o fluido para que o fluido preencha todos os poros, eliminando assim gases que poderiam impedir a passagem. Montagem no suporte e pressurização do fluido de um lado da amostra, usando um cilindro de nitrogênio comprimido a pressão de aproximadamente 30 psi. Foto ( 3 e 4 ). Do outro lado da amostra a pressão atmosférica mede-se a vazão observando-se o deslocamento do menisco no capilar montado e previamente calibrado e o respectivo tempo de deslocamento. A diferença de pressão é obtida através de um transdutor de pressão na tubulação de nitrogênio e a coluna conhecida de fluido na mangueira. Foto ( 5 ). A temperatura é tambem medida para o calculo da viscosidade do fluido. Os fluidos utilizados até agora foram etanol e água destilada. Os resultados obtidos No experimento foram utilizados como fluido água destilada e etanol

6 Foto ( 1 ) bancada do experimento. Foto ( 2 ) amostras prontas. Foto ( 3 ) amostra montada no suporte ligado ao tubo capilar.

7 Foto ( 4 ) cilindro de nitrogênio comprimido. Foto ( 5 ) transdutor de pressão.

8

9 Porous Media and Thermophysical Properties Laboratory Mechanical Engineering Department Federal University of Santa Catarina PB Florianópolis SC Brazil Phone: 55 0xx Fax: 55 0xx CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL, FABRICAÇÃO DE LEITOS DE ESFERAS DE VIDRO E VISUALIZAÇÃO DE DESLOCAMENTOS IMISCÍVEIS Bolsista: Rafael Luiz Albiero Spagnuolo Orientador: J. A. Bellini da Cunha Neto Florianópolis, agosto de 2001.

10 1 - INTRODUÇÃO O relatório que se segue apresenta uma resumo das atividades desenvolvidas pelo bolsista no período de fevereiro a agosto de 2001, no qual a maior parte dos esforços foram no sentido de confeccionar um meio poroso artificial para possibilitar a análise dos fenômenos de escoamento bifásico de fluidos em uma estrutura porosa. Todas as demais atividades visaram o meio poroso, seja na determinação de propriedades especificas do meio, na visualização do comportamento de fluidos em escoamento na estrutura porosa, etc. Sempre com o objetivo de conhecer melhor o que acontece no fenômeno de extração do petróleo em rochas reservatório. 2 PLANO DE TRABALHO O trabalho se intitula Caracterização Microestrutural e Propriedades Petrofísicas de Rochas Reservatório e as atividades que serão desenvolvidas ao longo do período de vigência da bolsa são: Medição de permeabilidade em rochas sedimentares utilizando líquido e gás; Obtenção da porosidade, distribuição de poros e curvas principal e secundária de intrusão e extrusão de mercúrio; Fabricação de lâminas finas de rochas, análise de imagens adquiridas por microscopia óptica e tratamento com o software IMAGO; confecção de um meio poroso artificial para a visualização dos fenômenos de invasão e drenagem no escoamento de fluidos bifásicos. 3 DISCIPLINAS CURSADAS E RESPECTIVOS CONCEITOS Sem. Disciplina Nome Nota Men H.A. Freq Tipo Rev Turma EMC5121 Fadiga FS Ob 0639A EMC5241 Conformação Mecânica dos Metais FS Ob 0639A EMC5281 Circ. Eletr. Aplic. a Eng. Mec FS Ob EMC5403 Transmissão de Calor I FS Ob 0639A EMC5429 Maquinas de Fluxo FS Ob 0639A EMC5446 Mecânica de Fluidos II FS Op EMC5482 Escoamento de Fluidos em Meios Porosos FS Op 1039 IA: 8.18 IAA: 7.55 IAP: 7.55 H.A. (total= 2466 aprovadas= 2466 ) 4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Diversas atividades foram desenvolvidas neste período em continuação a atividade descrita no relatório anterior, determinação experimental da permeabilidade em meios porosos, onde seguiu-se a calibração do transdutor de pressão utilizado. Em seguida iniciou-se a atividade de preparo de lâminas com amostras de meios porosos, onde foram tomadas imagens com um microscópio óptico para serem analisadas e determinadas algumas de suas propriedades, como a porosidade, utilizando o software Imago. A atividade foi interrompida temporariamente, por falta de amostras de meio poroso, tipicamente rochas reservatório. A partir daí, começou-se um trabalho no sentido de construir um meio poroso artificial para que pudessemos registrar os fenômenos de invasão e deslocamento de fluidos e tirarmos daí informações necessárias para o aperfeiçoamento dos modelos de simulação de escoamento bifásico em rochas reservatório.

11 Este trabalho não foi concluido ainda, e este relatório mostra os passos das atividades até aqui desenvolvidas. Síntese das atividades desenvolvidas neste período: - Calibração do transdutor de pressão; - Preparo de lâminas com amostras de meio poroso; - Construção de um meio poroso artificial; - Registro dos fenômenos de invasão e deslocamento de fluidos. 4.1 CALIBRAÇÃO DO TRANSDUTOR DE PRESSÃO: Ao utilizarmos o transdutor de pressão no experimento de determinação de permeabilidade intrínseca do meio poroso foi constatado que o sinal fornecido para uma pressão correspondente variava em função da tensão de alimentação, necessitando de uma calibração para obtenção dos valores de pressão. Montou-se uma bancada para executar a calibração, com o objetivo de achar a relação entre a variação da tensão de alimentação e o sinal emitido pelo transdutor para uma faixa de medição de pressão. A calibração foi feita para alimentações de 10, 12 e 14 V DC, variando a pressão em uma linha de N 2 comprimido de 0 até 934mmHg (pressão manométrica), em valores crescentes e depois em valores decrescentes. A voltagem de alimentação foi controlada através do multímetro, assim como o sinal captado em cada ponto de leitura do manômetro. Os pontos foram tomados a cada variação de 5mm na coluna de mercúrio. A temperatura também foi controlada para se calcular a diferença de pressão lida através do manômetro. De posse destes dados montamos uma planilha e traçamos um gráfico relacionando a pressão com o sinal emitido para cada uma das tensões de alimentação. Observando ser um comportamento linear, determinamos a equação para a reta que melhor se ajustava a cada gráfico. Notou-se que o sinal aumentava junto com a tensão para uma dada pressão. Com as funções pressão x sinal para cada alimentação, ajustamos os coeficientes para as tensões de alimentação, aproximando a relação entre eles a um polinômio do segundo grau. Resultando em uma equação que relaciona a diferença de pressão com o sinal e a tensão de alimentação. Com esta equação podemos calcular a pressão, lendo o sinal e a tensão com que está sendo alimentado o transdutor. Foto ( 1 ) transdutor de pressão.

12 4.2 - PREPARO DE LÂMINAS COM AMOSTRAS DE MEIO POROSO: O objetivo desta atividade foi o de confeccionar lâminas com amostras de rocha reservatório para que, após a aquisição de imagens com o microscópio óptico, pudessem ser analisadas no software Imago, obtendo assim propriedades como: porosidade óptica, função distribuição de tamanho de poros, etc. Em função da dificuldade de obtenção de amostras de rocha reservatório, iniciamos o trabalho com amostras de um polímero. Etapas da atividade: - Corte da amostra com serra diamantada, no laboratório de materiais da UFSC. Foram cortadas algumas seções da amostra com diferentes espessuras; - Tentativa de impregnação da amostra com resina e corante. Vários materiais foram testados na utilização como corante para resina epoxi até a compra do corante azul de ceres; - Fixação da amostra na lâmina de vidro utilizando resina epoxi; - Montagem de um suporte com resina para fixação da lâmina durante o polimento da mesma; - Polimento da lâmina e análise ao microscópio; Pudemos observar que a porosidade do polímero utilizado era muito baixa, como foi constatado num teste de intrusão de mercúrio que realizamos aqui no LMPT. A atividade foi interrompida até a obtenção de rochas, já que nossa intenção era a confecção de lâminas de rocha reservatório para serem utilizadas no software Imago. Figura ( 2 ): imagem de uma amostra de polímero, obtida com microscópio óptico. 4.3 CONSTRUÇÃO DE UM MEIO POROSO ARTIFICIAL O objetivo desta atividade é construir um meio poroso artificial, representativo das rochas reservatório, que possibilite a visualização do escoamento bifásico em seu interior utilizando uma câmera CCD. Os meios porosos construidos até agora são constituídos por leitos bidimensionais de esferas de vidro, em dimensões pouco maiores que as encontradas em rochas reservatório. Desenvolvimento do trabalho: - Preparo de lâminas com pó de diamante para a observação da frente de secagem e deslocamento do menisco. - Peneiramento e selecionamento das esferas de vidro a serem utilizadas. - Preparo de lâminas com microesferas de vidro. - Confecção de lâminas com três arestas coladas com resina epoxi e a outra aresta aberta. Folga entre a lâmina e a lamínula variando entre um a três diâmetros de esferas. - Confecção de lâminas com dois lados colados com resina epoxi e os outros dois lados abertos. Folga entre a lâmina e a lamínula variando entre um a três diâmetros de esferas.

13 - Confecção de lâminas com dois lados colados com resina epoxi e os outros dois lados abertos para uma camâra cada um. Camâras estas que possuem tubos de alimentação de fluidos, para simular os fenômenos de invasão e deslocamento de fluidos. Folga entre a lâmina e a lamínula variando entre um a três diâmetros de esferas. - Confecção de lâminas com as camâras preenchidas por esferas. A intenção deste modelo foi diminuir o problema de movimento das esferas durante o experimento. - Ensaio DST para a determinação de algumas propriedades do material, como a temperatura de amolecimento. Para desenvolver um meio poroso sinterizado de esferas de vidro. - Fabricação de um molde em aço inox, usinado, para a sinterização do leito de esferas de vidro. Durante a construção destes modelos, diversos problemas foram identificados e solucionados. Dificuldades como: tipo de cola ou resina utilizada, método de fixação das esferas ( com papel ou camâras com maior volume de esferas ), meio de alimentação do leito de esferas, etc. Outro problema foi o deslocamento preferencial do fluido na região de interface entre as esferas e a lâmina de vidro, ainda não completamente solucionado. O ultimo modelo que esta sendo construído envolve a sinterização das esferas de vidro. Pretendendo assim solucionar o problema do movimento das esferas durante o escoamento, obtendo uma matriz porosa rígida. Figura ( 3 ): modelos artificiais de meio poroso. Figura ( 4 ): leito de esferas de vidro, vistas no microscópio óptico. 4.4 REGISTRO DOS FENÔMENOS DE INVASÃO E DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NA ESTRUTURA POROSA Após construído o meio poroso artificial, o utilizamos para visualizar o escoamento de fluidos imiscíveis em seu interior. E a partir daí retirarmos informações qualitativas para fornecer subsídio ao desenvolvimento de modelos numéricos de simulação, como o de gás em rede desenvolvido aqui no LMPT. Para visualizar adequadamente o escoamento bifásico, testamos vários tipos de material como corante, em alguns tipos de líquidos como a água e óleo, água raz e água, álcool e óleo, etc. Alguns dos corantes testados foram o azul de ceres, tinta solúvel em água, tinta solúvel em álcool. O par de fluidos escolhidos foi água e água raz com tinta, de coloração azul, solúvel em água. O óleo não pôde ser utilizado devido sua alta viscosidade que exigia altas pressões para deslocá-lo, o que não foi possível pelo modelo ser muito frágil. Para captar as imagens dos fenômenos de drenagem e embebição, usamos uma câmera CCD com lentes de zoom, que foi montada em um suporte especial devidamente iluminado, interligada a um

14 computador que faz a aquisição das imagens em tempo real, permitindo assim a montagem de um filme do evento. Um dos problemas encontrados foi a impossibilidade da visualização do meio em uma escala maior com a câmera no suporte montado e de uma escala menor quando a câmera estava conectada ao microscópio óptico. O que nos obrigou a escolher entre uma escala em nível das esferas e outra em nível da lâmina, onde optamos por visualizar em uma escala menor, nos impossibilitando ver o deslocamento dos meniscos, mas em compensação nos permitindo ver os fingers formados. Uma sequência de imagens feitas com água em azul deslocando a água raz, transparente, é mostrada abaixo. 5 RESULTADOS Os resultados que obtivemos até agora foram: - calibração do transdutor de pressão; maior dominio da técnica de fabricação de lâminas com amostras de rocha; visualização do escoamento bifásico no interior de meios porosos artificiais. 6 CONCLUSÕES Figura ( 5 ) : sequência de imagens, fenômeno de deslocamento de um fluido por outro em uma matriz O foco principal da atividade neste período foi a visualização do escoamento em um meio poroso para que pudessemos comprêende-lo e assim desenvolver os métodos numéricos de simulação, como o de gás em rede. Os resultados esperados ainda não foram totalmente alcançados devido a dificuldade de fabricação de um meio poroso artificial que seja representativo e pemita a visualização do escoamento em seu interior. Espera-se que dentro em breve com o avanço dos nossos modelos artificiais possamos atingir nosso objetivo. Quanto ao resultado da atividade de confecção de lâminas finas de meio poroso, foi

15 satisfatório e espera-se que se confirme na fabricação das lâminas com rochas reservatório, onde novos problemas terão que ser superados.

16 Porous Media and Thermophysical Properties Laboratory Mechanical Engineering Department Federal University of Santa Catarina PB Florianópolis SC Brazil Phone: 55 0xx Fax: 55 0xx CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL FABRICAÇÃO DE LEITOS DE ESFERAS DE VIDRO E VISUALIZAÇÃO DE DESLOCAMENTOS IMISCÍVEIS: Parte II Bolsista: Rafael Luiz Albiero Spagnuolo Orientador: J. A. Bellini da Cunha Neto Florianópolis, dezembro de 2001.

17 1 - INTRODUÇÃO O presente relatório apresenta um resumo das atividades desenvolvidas pelo bolsista no segundo semestre do ano de 2001, e tenta relatar os conhecimentos adquiridos neste periodo. Os esforços permaneceram em confeccionar um meio poroso artificial que possibilitasse a análise dos fenômenos de escoamento bifásico de fluidos em uma estrutura porosa. Todas as demais atividades se concentraram neste objetivo, tais como a confecção de um molde para a fabricação de um meio poroso sinterizado, determinação da molhabilidade de um par de fluidos, visualização do comportamento de fluidos em escoamento na estrutura porosa, sempre com o objetivo de conhecer melhor o que acontece no fenômeno de extração do petróleo em rochas reservatório. 2 PLANO DE TRABALHO O trabalho se intitula Caracterização Microestrutural e Propriedades Petrofísicas de Rochas Reservatório e as atividades que foram ou serão desenvolvidas ao longo do período de vigência da bolsa são: Medição de permeabilidade em rochas sedimentares utilizando líquido e gás; Obtenção da porosidade, distribuição de poros e curvas principal e secundária de intrusão e extrusão de mercúrio; Fabricação de lâminas finas de rochas, análise de imagens adquiridas por microscopia óptica e tratamento com o software IMAGO; confecção de um meio poroso artificial para a visualização dos fenômenos de invasão e drenagem no escoamento de fluidos bifásicos; utilização dos experimentos realizados para a validação dos métodos de simulação de escoamento em meios porosos através de comparação. 3 DISCIPLINAS CURSADAS E RESPECTIVOS CONCEITOS Devido a interrupção no calendario letivo, por consequência da greve que ocorreu nas universidades federais, as disciplinas cursadas não puderam ser concluidas. Fica assim aqui citado apenas as disciplinas que estavam sendo cursadas antes da greve. DISCIP. NA TURMA NOME DA DISCIPLINA DIR Nocoes Gerais de Direito EMC B Controle de Vibracoes EMC B Tecnologia de Soldagem EMC A Elementos de Maquinas I EMC B Transmissao de Calor II EMC A Fund. de Sist. Hidr. e Pneumat. EPS Economia e Organ. Industrial ECZ B Conservacao dos Rec. Naturais 4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS As atividades que se desenvolveram neste periodo, em continuação as atividades descritas no relatorio anterior, se concentraram em aperfeiçoar os meios porosos artificiais. Um molde em aço inox foi solicitado para que se pudesse realizar a sinterização do leito de esferas, no objetivo de solucionar o problema da rigidez da estrutura porosa, pois até o momento foi utilizado uma estrutura de esferas compactadas. A sinterização não pode ocorrer ainda, pois o molde só ficou pronto uma semana antes da entrega deste relatório.

18 A atividade de confecção de lâminas de meios porosos continuou com uma amostra de meio poroso formado pelas microesferas de vidro compactadas, onde após a fabricação da lâmina foi possível obter fotos para a determinação da porosidade e outras caracteristicas utilizando o software IMAGO. Os fenômenos de embebição e drenagem de fluidos continuaram a ser observados. Buscou-se visualizar as diferentes formas de escoamento, como o finger viscoso, o finger capilar e o deslocamento estável PREPARO DE LÂMINAS COM AMOSTRAS DE MEIO POROSO: O objetivo desta atividade é o de confeccionar lâminas com amostras de rocha reservatório para que, após a aquisição de imagens com o microscópio óptico, possam ser analisadas no software Imago, obtendo assim propriedades como: porosidade óptica, função distribuição de tamanho de poros, etc. Em função da dificuldade de obtenção de amostras de rocha reservatório, iniciamos o trabalho com amostras de um polímero e agora com um meio poroso formado pela compactação das microesferas de vidro. Etapas da atividade: - impregnação da amostra com resina epoxi e corante azul de ceres; - Corte da amostra com serra diamantada, no laboratório de materiais da UFSC. Foram cortadas algumas seções da amostra com diferentes espessuras; - Fixação da amostra na lâmina de vidro utilizando resina epoxi; - Polimento da lâmina e análise ao microscópio; As imagens registradas com o microscópio óptico foram utilizadas para a determinação da porosidade da amostra, representando o leito esferas do meio poroso artificial. A porosidade óptica total da amostra, obtida com o uso do software IMAGO, foi de 62%. Essa porosidade pode ser assumida como sendo a do leito de esferas utilizados na visualização do escoamento, fornecendo assim mais uma informação sobre o meio poroso artificial que utilizamos. Figura ( 1 ) : lâmina com amostra do leito poroso utilizado. Figura ( 2 ): imagem obtida com microscópio óptico da lâmina de amostra do meio poroso.

19 4.3 CONSTRUÇÃO DE UM MEIO POROSO ARTIFICIAL O objetivo desta atividade é construir um meio poroso artificial, representativo das rochas reservatório, que possibilite a visualização do escoamento bifásico em seu interior utilizando uma câmera CCD. Os meios porosos construidos até agora são constituídos por leitos bidimensionais de esferas de vidro, em dimensões pouco maiores que as encontradas em rochas reservatório. A evolução dos meios porosos artificiais utilizados tem sido constante, diversos problemas encontrados foram solucionados. O meio poroso tornou-se mais resistente para suportar as elevadas pressões necessárias no deslocamento de óleo, devido a sua alta viscosidade. A foto abaixo mostra a sequência de evolução dos modelos. Figura (3 ) : tipos de meio poroso artificial, na sequência de evolução. Figura ( 4 ): leito de esferas de vidro, vistas no microscópio óptico. Figura ( 5 ) : molde para confecção do leito de esferas sinterizados. Atualmente estamos tentando solucionar o problema do deslocamento preferencial dos fluidos pelas bordas do meio poroso. Estamos também tentando construir um meio poroso sinterizado.

20 4.4 REGISTRO DOS FENÔMENOS DE INVASÃO E DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NA ESTRUTURA POROSA Após construído o meio poroso artificial, o utilizamos para visualizar o escoamento de fluidos imiscíveis em seu interior. E a partir daí retirarmos informações qualitativas para fornecer subsídio ao desenvolvimento de modelos numéricos de simulação, como o de gás em rede desenvolvido aqui no LMPT. Para captar as imagens dos fenômenos de drenagem e embebição, usamos uma câmera CCD com lentes de aproximação, que foi montada em um suporte especial devidamente iluminado, interligada a um computador que faz a aquisição das imagens em tempo real, permitindo assim a montagem de um filme do evento. Diversos fluidos são utilizados: água, óleo, ar, água raz. Assim como diferentes corantes, azul de ceres, tinta solúvel em água. Conseguimos registrar os diferentes padrões de escoamento para o caso da drenagem, como o deslocamento estável, o finger capilar e o finger viscoso. 5 RESULTADOS Figura ( 6 ) : imagens de fingering viscoso. Os resultados obtidos foram a realização dos três diferentes tipos de escoamento para o caso da drenagem, o deslocamento estável, o fingering capilar e o fingering viscoso, confirmando a existência destes padrões em um meio poroso artificial mais representativo, diferentemente dos meios porosos constituídos por uma rede de capilares interconectados como haviamos visto em artigos sobre o assunto.

21 6 CONCLUSÕES O foco principal da atividade neste período foi a visualização do escoamento em um meio poroso para que pudessemos compreendê-lo e assim desenvolver os métodos numéricos de simulação, como o de gás em rede. Os resultados já são satisfatórios e nos estimulam a continuar com o desenvolvimento destes meios porosos. Em breve deveram ser comparados com a simulação do escoamento em um meio reconstruido utilizando os softwares desenvolvidos aqui no LMPT. Quanto ao resultado da atividade de confecção de lâminas finas de meio poroso, foi satisfatório e espera-se que se confirme na fabricação das lâminas com rochas reservatório, as quais ainda não foram realizadas e onde novos problemas terão que ser superados.

4 Caracterização do Corpo de prova e dos Fluidos

4 Caracterização do Corpo de prova e dos Fluidos 4 Caracterização do Corpo de prova e dos Fluidos Neste Capítulo, serão mostrados os procedimentos experimentais utilizados para determinar as propriedades do corpo de prova e dos fluidos que serão utilizados

Leia mais

Deslizamento aparente no escoamento de fluidos viscoplásticos através de um canal de placas paralelas

Deslizamento aparente no escoamento de fluidos viscoplásticos através de um canal de placas paralelas Deslizamento aparente no escoamento de fluidos viscoplásticos através de um canal de placas paralelas Aluno: Ricardo Teixeira Leite Orientador: Paulo Roberto de Souza Mendes Introdução Devido a sua aplicação

Leia mais

Um Estudo Comparativo Aplicado à Segmentação de Imagens de Rochas Reservatório ENEIDA ARENDT REGO

Um Estudo Comparativo Aplicado à Segmentação de Imagens de Rochas Reservatório ENEIDA ARENDT REGO Um Estudo Comparativo Aplicado à Segmentação de Imagens de Rochas Reservatório ENEIDA ARENDT REGO 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO IMAGENS DE ROCHAS RESERVATÓRIO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA APLICAÇÃO BINARIZAÇÃO DE IMAGENS

Leia mais

PERMEABILIDADE DAS ROCHAS

PERMEABILIDADE DAS ROCHAS Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo PERMEABILIDADE DAS ROCHAS PMI 1673 - Mecânica de Fluidos Aplicada a Reservatórios Prof. Eduardo César Sansone

Leia mais

2.2 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: CONFORMAÇÃO

2.2 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: CONFORMAÇÃO SLIP CASTING SLIP CASTING SLIP CASTING Fatores Importantes Reologia - grau de defloculação da barbotina; Viscosidade; ph; Concentração de sólidos; Granulometria Vantagens Produção de componentes de forma

Leia mais

ESTUDO DA TRANSIÇÃO ENTRE ESCOAMENTO LAMINAR E TURBULENTO EM TUBO CAPILAR

ESTUDO DA TRANSIÇÃO ENTRE ESCOAMENTO LAMINAR E TURBULENTO EM TUBO CAPILAR ESTUDO DA TRANSIÇÃO ENTRE ESCOAMENTO LAMINAR E TURBULENTO EM TUBO CAPILAR M. H. MARTINS 1, A. KNESEBECK 1 1 Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Química E-mail para contato: marcellohmartins@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ENGENHARIA MECÂNICA (Currículo em implantação progressiva a partir de 2006.1) 1ª FASE Código Disciplina h-a sem. h-a Pré-Req. Equivalente MTM5161 Cálculo A 4 72 MTM5512

Leia mais

Propriedades das rochas Aula 3

Propriedades das rochas Aula 3 Propriedades das rochas Aula 3 PMI-1712 Engenharia de Reservatórios I Ricardo Cabral de Azevedo Sumário da Aula Relação com aulas anteriores Introdução Propriedades das rochas Conclusões Referências sobre

Leia mais

5 Análise Paramétrica

5 Análise Paramétrica Capítulo 5 Análise Paramétrica 50 5 Análise Paramétrica As simulações apresentadas neste capítulo refletem o objetivo deste trabalho em avaliar o comportamento dos fluidos da fase dispersa e contínua na

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DOS SOLOS E INTERAÇÃO COM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DOS SOLOS E INTERAÇÃO COM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DOS SOLOS E INTERAÇÃO COM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS 2 Vagner R. Elis Produção e destinos de resíduos urbanos: problemas de contaminação ambiental 2.1 Introdução 2.2 Propriedades físicas

Leia mais

EDITAL DOS TRABALHOS DA DISCIPLINA MEDIÇÕES TÉRMICAS Trocador de calor Edição

EDITAL DOS TRABALHOS DA DISCIPLINA MEDIÇÕES TÉRMICAS Trocador de calor Edição UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA ENG03108 Medições Térmicas (Energia e Fenômenos de Transporte) Profs.. Alexandre Vagtinski de Paula, Cirilo

Leia mais

7 RESULTADOS EXPERIMENTAIS

7 RESULTADOS EXPERIMENTAIS 7 RESULTADOS EXPERIMENTAIS No presente capítulo, é apresentada a aplicação efetiva da metodologia desenvolvida para medição de campos de deformações. Imagens coletadas durante ensaios de tração são analisadas,

Leia mais

2 Exploração e Produção de Petróleo

2 Exploração e Produção de Petróleo 2 Exploração e Produção de Petróleo 2.1 Engenharia de Reservatórios Segundo [5], a Engenharia de Reservatórios é um ramo da atividade petrolífera responsável por apresentar soluções eficientes para a retirada

Leia mais

Análise experimental de aneurismas em artérias humanas

Análise experimental de aneurismas em artérias humanas Departamento de Engenharia Civil Análise experimental de aneurismas em artérias humanas Aluno: Guilherme R. de Paula Orientadora: Djenane Pamplona Introdução: Esta pesquisa abrange as análises numérica

Leia mais

Laboratório de Mecânica dos Solos. Primeiro Semestre de 2017

Laboratório de Mecânica dos Solos. Primeiro Semestre de 2017 Laboratório de Mecânica dos Solos Primeiro Semestre de 2017 Aula 8 Permeabilidade 1. A água no solo Problemas práticos envolvendo percolação: Barragens: Vazões infiltradas, piping, dimensionamento de filtros

Leia mais

4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados

4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados 4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados Com o objetivo de avaliar e complementar a análise das equações matemáticas desenvolvidas no capítulo 2, faz-se necessário realizar práticas experimentais. Com

Leia mais

Medição de vazão mássica de um motor dois tempos

Medição de vazão mássica de um motor dois tempos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA Medição de vazão mássica de um motor dois tempos RELATÓRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

PROJETO DE BANCADA EXPERIMENTAL PARA ANALISAR O ESCOAMENTO BIFÁSICO LÍQUIDO-GÁS EM UMA TUBULAÇÃO HORIZONTAL

PROJETO DE BANCADA EXPERIMENTAL PARA ANALISAR O ESCOAMENTO BIFÁSICO LÍQUIDO-GÁS EM UMA TUBULAÇÃO HORIZONTAL PROJETO DE BANCADA EXPERIMENTAL PARA ANALISAR O ESCOAMENTO BIFÁSICO LÍQUIDO-GÁS EM UMA TUBULAÇÃO HORIZONTAL ANDRADE, Carlos Alberto Coelho de (IC²-Engenharia Mecânica-Unibrasil) MUREN, Maurício (IC²-Engenharia

Leia mais

ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA

ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA Aluno: Pedro Delbons Duarte de Oliveira Orientador: Carlos Valois Maciel Braga Introdução Em virtude da frequente

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Química 2

Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Química 2 ELABORAÇÃO DE FERRAMENTA DE CÁLCULO PARA A DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE CONVECTIVO EM EXPERIMENTOS DE CONVECÇÃO FORÇADA AO REDOR DE UM CORPO SUBMERSO E ALETAS TORRES, F. C. O. 1, BARBOSA NETO, A. M. 2 1

Leia mais

4 Análise experimental

4 Análise experimental 4 Análise experimental Neste capítulo é apresentada a análise experimental do processo que simula a expansão da pele. A parte experimental foi desenvolvida no Laboratório de Membranas e Biomembranas do

Leia mais

TRABALHO PRÁTICO 2 GASES: DETERMINAÇÃO DA RELAÇÃO DO VOLUME COM A PRESSÃO DE UMA AMOSTRA DE AR EM TEMPERATURA CONSTANTE VERIFICAÇÃO DA LEI DE BOYLE

TRABALHO PRÁTICO 2 GASES: DETERMINAÇÃO DA RELAÇÃO DO VOLUME COM A PRESSÃO DE UMA AMOSTRA DE AR EM TEMPERATURA CONSTANTE VERIFICAÇÃO DA LEI DE BOYLE TRABALHO PRÁTICO 2 GASES: DETERMINAÇÃO DA RELAÇÃO DO VOLUME COM A PRESSÃO DE UMA AMOSTRA DE AR EM TEMPERATURA CONSTANTE VERIFICAÇÃO DA LEI DE BOYLE 1. Introdução A Lei de Boyle, verificada experimentalmente,

Leia mais

As equações governantes do problema poroelástico têm duas parcelas:

As equações governantes do problema poroelástico têm duas parcelas: 4 POROELASTICIDADE 4.1. Introdução Esta teoria que descreve o comportamento acoplado entre os fluidos e sólidos em meios porosos foi primeiramente descrita por Biot que teve início com uma série de artigos

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS

ESTUDO NUMÉRICO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS ESTUDO NUMÉRICO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS Aluno: Thiago Ferrão Moura Cruz Orientadora: Mônica Feijó Naccache Introdução Na extração de petróleo, ao se injetar um fluido para deslocar o

Leia mais

3 Equipamento de Cisalhamento Direto com Sucção Controlada da PUC-Rio

3 Equipamento de Cisalhamento Direto com Sucção Controlada da PUC-Rio 3 Equipamento de Cisalhamento Direto com Sucção Controlada da PUC-Rio 3.1. Aspectos Históricos e Generalidades O estudo das características de resistência ao cisalhamento de solos não saturados tem sido

Leia mais

3 Análise experimental

3 Análise experimental 3 Análise experimental Apesar de um crescente número de artigos publicados sobre aneurismas nos últimos anos, encontrar as propriedades físicas e mecânicas do material da aorta tem se mostrado uma tarefa

Leia mais

Calcule a pressão p 1

Calcule a pressão p 1 Calcule a pressão p 1 (1) (2) (4) (3) h = 0 h precisa corrigir p = p m + gh não precisa corrigir p = p m Dado p m, H, h 2, h 1, g água e g Hg, calcule p 1 (pela hidrostática) Esta foi a primeira atividade

Leia mais

Tabela 4.1: Parâmetros reológicos do Carbopol 0,1 %

Tabela 4.1: Parâmetros reológicos do Carbopol 0,1 % 4 Resultados 4.1 Teste com óleo Lubrax GL5 Sae 140 Os primeiros testes nesta etapa do trabalho foram feitos com óleo Lubrax GL5 140 deslocando Carbopol 0, 1%. Devido ao fato que a metodologia para a preparação

Leia mais

Escoamentos Bifásicos

Escoamentos Bifásicos multifásicos são encontrados em inúmeros processos industriais, como plantas de geração de energia, sistemas de combustão e produção de petróleo. No caso da indústria de petróleo, o escoamento em mais

Leia mais

4º Laboratório de EME 502 MEDIDAS DE VAZÃO

4º Laboratório de EME 502 MEDIDAS DE VAZÃO Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Engenharia Mecânica 4º Laboratório de EME 502 MEDIDAS DE VAZÃO Profa. Ana Lúcia Fernandes de Lima e Silva http://www.iem.unifei.edu.br/labtc/ana.html Objetivos

Leia mais

Prof. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade UnB Gama

Prof. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade UnB Gama Prof. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade UnB Gama Pressão: Não é uma grandeza física fundamental; Derivada da medição de força e área; Força é derivada da : massa, comprimento e tempo; Área

Leia mais

EDITAL DE TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA MEDIÇÕES TÉRMICAS Edição

EDITAL DE TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA MEDIÇÕES TÉRMICAS Edição UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA ENG 03108 Medições Térmicas (Energia e Fenômenos de Transporte) Prof. Paulo Smith Schneider EDITAL DE TRABALHO

Leia mais

Segunda lista de exercícios de FT para a segunda parte da D1

Segunda lista de exercícios de FT para a segunda parte da D1 Segunda lista de exercícios de FT para a segunda parte da D1 Exercício 51: Achar p1 do sistema a seguir Os dados deste exercício foram coletados na bancada de laboratório e podem ser obtidos no meu canal

Leia mais

5 Resultados de Campo

5 Resultados de Campo 5 Resultados de Campo O modelo desenvolvido e testado no capítulo anterior foi utilizado para realizar a previsão de depósito de parafina em um poço produtor da Petrobras. Utilizando informações de geometria,

Leia mais

Primeiro semestre de 2012 Mecânica dos Fluidos para a engenharia química Aula 4 de teoria

Primeiro semestre de 2012 Mecânica dos Fluidos para a engenharia química Aula 4 de teoria Primeiro semestre de 01 Mecânica dos Fluidos para a engenharia química Aula 4 de teoria Escolha da bomba para um fluido viscoso. Vamos evocar o exercício desenvolvido na segunda aula de teoria. Uma empresa

Leia mais

5 Concepção e Projeto da Bancada

5 Concepção e Projeto da Bancada 5 Concepção e Projeto da Bancada 5.1 Introdução O principal objetivo no projeto da bancada é simular o fenômeno da instabilidade em um rotor. O rotor foi desenvolvido a partir de um preexistente no Laboratório

Leia mais

peneira abertura Peneiramento Pó A Pó B # μm Intervalos % % #

peneira abertura Peneiramento Pó A Pó B # μm Intervalos % % # Lista de exercícios Ao produzir uma peça de pó de ferro de diâmetro 20mm e altura 20mm, numa prensa de dupla ação, qual a densidade obtida na linha neutra da peça quando a força aplicada era de 18,8 toneladas.

Leia mais

ESTUDO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS EM POÇOS DE PETRÓLEO

ESTUDO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS EM POÇOS DE PETRÓLEO ESTUDO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS EM POÇOS DE PETRÓLEO Introdução Aluna: Hannah Alves Pinho Orientador: Mônica F. Naccache e Aline Abdu Foram realizados testes experimentais utilizando fluidos modelos

Leia mais

1 Introdução 1.1 Definição do Problema

1 Introdução 1.1 Definição do Problema 1 Introdução 1.1 Definição do Problema A engenharia de perfuração é uma das áreas na indústria que envolve o estudo da iteração entre a rocha e o cortador. Muitos estudos nesta área têm sido desenvolvidos

Leia mais

GASES: DETEMINAÇÃO DA RELAÇÃO DO VOLUME COM A PRESSÃO DE UMA AMOSTRA DE AR À TEMPERATURA CONSTANTE (LEI DE BOYLE)

GASES: DETEMINAÇÃO DA RELAÇÃO DO VOLUME COM A PRESSÃO DE UMA AMOSTRA DE AR À TEMPERATURA CONSTANTE (LEI DE BOYLE) GASES: DETEMINAÇÃO DA RELAÇÃO DO VOLUME COM A PRESSÃO DE UMA AMOSTRA DE AR À TEMPERATURA CONSTANTE (LEI DE BOYLE) 1. Introdução 1.1) Lei de Boyle: à temperatura constante, o volume ocupado por uma determinada

Leia mais

Permeabilidade e Fluxo Unidimensional em solos

Permeabilidade e Fluxo Unidimensional em solos e Fluxo Unidimensional em solos GEOTECNIA II SLIDES 0 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Propriedade do solo que indica a facilidade com que um fluido poderá passar através

Leia mais

4 Resultados e Discussões

4 Resultados e Discussões 4 Resultados e Discussões 4.1. Porosidade As medidas de comprimento e de diâmetro da amostra de rocha foram feitas cada uma três vezes com o plano de orientação sendo alterado em aproximadamente 120 para

Leia mais

PME/EP/USP. Prof. Antonio Luiz Pacífico

PME/EP/USP. Prof. Antonio Luiz Pacífico Exercícios PME 3230 - Mecânica dos Fluidos I PME/EP/USP Prof. Antonio Luiz Pacífico 2 Semestre de 2016 PME 3230 - Mecânica dos Fluidos I (EP-PME) Exercícios 2 Semestre de 2016 1 / 20 Conteúdo da Aula 1

Leia mais

EDITAL DO TRABALHO DA DISCIPLINA MEDIÇÕES TÉRMICAS Torre de resfriamento Edição 2017/2

EDITAL DO TRABALHO DA DISCIPLINA MEDIÇÕES TÉRMICAS Torre de resfriamento Edição 2017/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA ENG03108 Medições Térmicas (Energia e Fenômenos de Transporte) Profs. Alexandre V. de Paula, Cirilo S. Bresolin

Leia mais

% % 40

% % 40 5 Simulação Física O comportamento da corrente de turbidez foi avaliado segundo as observações dos experimentos conduzidos juntamente com o Núcleo de Estudos de Correntes de Densidade, NECOD, do Instituto

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 1º SEMESTRE 2013 UNIDADE 04 Prof. Dr. Fernando Ciriaco Dias Neto - Engenharias - 1º Sem. / 2013-1 - Pág. 185 Unidade IV Simulação Conteúdo da Unidade: O que é a simulação Tipos

Leia mais

UFPR - Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM Laboratório de Engenharia Térmica Data : / / Aluno :

UFPR - Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM Laboratório de Engenharia Térmica Data : / / Aluno : UFPR - Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM-58 - Laboratório de Engenharia Térmica Data : / / Aluno : Tabela de controle de presença e entrega de relatórios Data Assinatura Entrega

Leia mais

MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA

MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA Biopdi Equipamentos para ensaio de materiais Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA São Carlos 2017 :: MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁUILICA 20kN - VERSÃO DIDÁTICA Figura

Leia mais

Resultados 6.1. Teste de Deformação

Resultados 6.1. Teste de Deformação 6 Resultados 6.1 Teste de Deformação O teste foi realizado com a montagem mostrada na Figura 41. No centro da circunferência branca (moldura de nylon) encontra-se a região ativa com duas linhas pretas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENERGIA E FENÔMENOS DE TRANSPORTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENERGIA E FENÔMENOS DE TRANSPORTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENERGIA E FENÔMENOS DE TRANSPORTE CONSTRUÇÃO DE UM MEDIDOR DE VAZÃO UTILIZANDO UMA RESISTÊNCIA ELÉTRICA

Leia mais

Métodos Experimentais em Eng. Mecânica

Métodos Experimentais em Eng. Mecânica INTRODUÇÃO Objetivo : Capacitar o aluno a realizar medições das principais grandezas mecânicas e a projetar experimentos. Ementa : Introdução: definições, padrões, unidades. Análise de incertezas experimentais.

Leia mais

5 Análise dos Resultados

5 Análise dos Resultados Análise dos Resultados 75 5 Análise dos Resultados Neste capítulo, os resultados obtidos pelos métodos MPS e SPH serão analisados. Num primeiro momento, será realizada uma análise de acurácia entre os

Leia mais

Viscosimetria. Anselmo E. de Oliveira. Instituto de Química, UFG, , Goiânia, GO

Viscosimetria. Anselmo E. de Oliveira. Instituto de Química, UFG, , Goiânia, GO Viscosimetria Anselmo E. de Oliveira Instituto de Química, UFG, 74690-900, Goiânia, GO Resumo Essa aula prática tem como objetivo avaliar as variações da viscosidade de soluções hidroalcoólicas. 1. Viscosidade

Leia mais

3 MÉTODOS EXPERIMENTAIS

3 MÉTODOS EXPERIMENTAIS 3 MÉTODOS EXPERIMENTAIS Este capítulo foi dividido em quatro partes. Inicialmente foi realizada a caracterização reológica dos fluidos de trabalho, em seguida foram medidos o ângulo de contato e a rugosidade

Leia mais

MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO

MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO Autores: Pedro Henrique Gwiggner SERIGHELLI 1, Cristiano José TURRA 2, David Roza JOSÉ 3. 1 Graduando

Leia mais

3 MÉTODOS EXPERIMENTAIS

3 MÉTODOS EXPERIMENTAIS 3 MÉTODOS EXPERIMENTAIS 3.1 Montagem Experimental A planta experimental projetada e construída por Dutra (18) no laboratório para representar o espaço anular de um poço e permitir a visualização da interface

Leia mais

Capítulo 1 Introdução 13

Capítulo 1 Introdução 13 Capítulo 1 Introdução 13 1 Introdução 1.1. Motivação Emulsão é a mistura de no mínimo dois fluidos imiscíveis, onde uma fase contínua passa a conter uma ou mais fases dispersas. Sem a interferência de

Leia mais

Conceitos de Engenharia de Reservatório

Conceitos de Engenharia de Reservatório Conceitos de Engenharia de Reservatório Rodrigo Iglesias Café com Ciência e Sapiência CEPAC - 04/09/2009 22/9/2009 Rodrigo Iglesias 1 Engenharia de reservatório: ramificação da engenharia de petróleo aplicada

Leia mais

3 Procedimento Experimental

3 Procedimento Experimental 3 Procedimento Experimental No presente capítulo são tratados os aspectos relacionados ao estudo experimental proposto neste trabalho de pesquisa, como também a montagem da bancada experimental e a calibração

Leia mais

PEF3305 Mecânica dos Solos e das Rochas I Experimento P Laboratório

PEF3305 Mecânica dos Solos e das Rochas I Experimento P Laboratório Areias e filtros-drenos (com caracterização) 1. Proposição do problema Na construção de uma barragem de terra está prevista a necessidade de utilização de filtrosdrenos de areia para proteger o corpo da

Leia mais

AUTORA: Letícia Xavier Corbini. ORIENTADOR: Nilson Romeu Marcílio

AUTORA: Letícia Xavier Corbini. ORIENTADOR: Nilson Romeu Marcílio AUTORA: Letícia Xavier Corbini ORIENTADOR: Nilson Romeu Marcílio INTRODUÇÃO O Brasil possui reservas significativas de carvão mineral. Este combustível representa 6 % da demanda total de energia no país.

Leia mais

Laboratório de Engenharia Química I Aula Prática 05. Medidas de vazão em líquidos mediante o uso da Placa de Orifício, Venturi e Rotâmetro.

Laboratório de Engenharia Química I Aula Prática 05. Medidas de vazão em líquidos mediante o uso da Placa de Orifício, Venturi e Rotâmetro. Laboratório de Engenharia Química I Aula Prática 05 Medidas de vazão em líquidos mediante o uso da Placa de Orifício, Venturi e Rotâmetro. Prof. Dr. Gilberto Garcia Cortez - Introdução O experimento consiste

Leia mais

EDITAL DO TRABALHO DA DISCIPLINA MEDIÇÕES TÉRMICAS Secador de tambor rotativo Edição 2019/1. Figura 1 Secador de tambor rotativo [1]

EDITAL DO TRABALHO DA DISCIPLINA MEDIÇÕES TÉRMICAS Secador de tambor rotativo Edição 2019/1. Figura 1 Secador de tambor rotativo [1] UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA ENG03108 Medições Térmicas Cirilo S. Bresolin, Guilherme Fiorot http://www.ufrgs.br/medterm EDITAL DO TRABALHO

Leia mais

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS Permeabilidade do Solo SUMÁRIO

LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS Permeabilidade do Solo SUMÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO de MECÂNICA dos SOLOS Permeabilidade do Solo SUMÁRIO 1. Introdução 2. Conceito

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS

ESTUDO NUMÉRICO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS ESTUDO NUMÉRICO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS Aluno: Thiago Ferrão Moura Cruz Orientadora: Mônica Feijó Naccache e Aline Abdu Introdução Com o objetivo de estudar o comportamento do cimento

Leia mais

MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING. Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD.

MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING. Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD. MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA MOLDAGEM EM AREIA Vantagens 1. A moldagem por areia verde é o mais barato dentre todos os métodos de

Leia mais

FENÔMENO DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL

FENÔMENO DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL FENÔMENO DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL Prof. MSc.. Sérgio S R. Montoro 1º semestre de 2013 EMENTA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL Experimento 1: Estudo do tempo de escoamento de líquidos l em função

Leia mais

Capítulo 7. Permeabilidade. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt GEOTECNIA I SLIDES 08.

Capítulo 7. Permeabilidade. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt GEOTECNIA I SLIDES 08. Capítulo 7 Permeabilidade GEOTECNIA I SLIDES 08 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Propriedade do solo que indica a facilidade com que um fluido poderá passar através de

Leia mais

3 Análise experimental

3 Análise experimental 3 Análise experimental A parte experimental foi dividida em dois grupos: no primeiro foram utilizados tubos cilíndricos de látex, com raio e espessura constantes ao longo de seu comprimento; no segundo

Leia mais

Processamento de Cerâmicas I COLAGEM 20/6/17

Processamento de Cerâmicas I COLAGEM 20/6/17 Processamento de Cerâmicas I COLAGEM 20/6/17 Umidade (%) 100 0 Líquido Plástico Semi-Sólido Sólido Índice de Plasticidade - IP Limite de Liquidez - LL Limite de Plasticidade - LP Limite de Contração -

Leia mais

Experiência 6 - Perda de Carga Distribuída ao Longo de

Experiência 6 - Perda de Carga Distribuída ao Longo de Experiência 6 - Perda de Carga Distribuída ao Longo de Tubulações Prof. Vicente Luiz Scalon 1181 - Lab. Mecânica dos Fluidos Objetivo: Medida de perdas de carga linear ao longo de tubos lisos e rugosos.

Leia mais

3 Metodologia Experimental

3 Metodologia Experimental 3 Metodologia Experimental Neste capítulo será descrito o desenvolvimento e construção da bancada experimental (Figura 3.1). Além disso, serão apresentados os resultados das duas etapas de validação da

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 44 3 Material e Procedimento Experimental 3.1 Material O material adotado neste trabalho foi um aço estrutural de alta resistência mecânica e baixa liga, classificado pela IACS (International Association

Leia mais

AJUSTE DE HISTÓRICO PELO MÉTODO HIPERCUBO LATINO

AJUSTE DE HISTÓRICO PELO MÉTODO HIPERCUBO LATINO AJUSTE DE HISTÓRICO PELO MÉTODO HIPERCUBO LATINO Leticia Steckel (1); Valmir Francisco Risso (2) ¹ Universidade Federal de Pelotas letisteckel@hotmail.com ² Universidade Federal de Pelotas vfrisso@gmail.com

Leia mais

Roteiro - Aula Prática Perda de carga:

Roteiro - Aula Prática Perda de carga: Laboratório de Hidráulica - Aula Prática de Perda de Carga 1 Roteiro - Aula Prática Perda de carga: 1. Objetivo do experimento: Estudo de perda de carga distribuída e localizada. Medição de velocidade

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 3 Material e Procedimento Experimental 3.1. Material Para este estudo foi utilizado um tubo API 5L X80 fabricado pelo processo UOE. A chapa para a confecção do tubo foi fabricada através do processo de

Leia mais

7 Conclusão. 7.1 Principais Contribuições Originais

7 Conclusão. 7.1 Principais Contribuições Originais 97 7 Conclusão Uma metodologia eficiente e segura é proposta para prever a propagação de trincas de fadiga sob carregamento de amplitude variável em estruturas bidimensionais com geometria 2D complexa.

Leia mais

ESTUDO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS EM POÇOS DE PETRÓEO. Aluna: Hannah Alves Pinho Orientador: Mônica F. Naccache e Aline Abdu

ESTUDO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS EM POÇOS DE PETRÓEO. Aluna: Hannah Alves Pinho Orientador: Mônica F. Naccache e Aline Abdu ESTUDO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS EM POÇOS DE PETRÓEO Aluna: Hannah Alves Pinho Orientador: Mônica F. Naccache e Aline Abdu Introdução Na indústria de petróleo, processos como os de perfuração, cimentação

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENVELHECIMENTO DE DUTOS COMPÓSITOS

AVALIAÇÃO DO ENVELHECIMENTO DE DUTOS COMPÓSITOS AVALIAÇÃO DO ENVELHECIMENTO DE DUTOS COMPÓSITOS Aluna:Luiza Gabriela Araujo da Silva Professor: José Roberto Moraes d Almeida Objetivo O objetivo da fase inicial deste projeto é a caracterização do material

Leia mais

PMI3915 Lista de Exercıćios 22 de abril de Questão 5 Desenhar uma linha de fornecimento de vapor e anexar o indicador de vazão na linha.

PMI3915 Lista de Exercıćios 22 de abril de Questão 5 Desenhar uma linha de fornecimento de vapor e anexar o indicador de vazão na linha. PMI3915 Lista de Exercıćios 22 de abril de 2017 Questão 1 Um sensor de fluxo tem um range de 0 a 25 m/s e uma precisão de fundo de escala de ± 4,5%. Qual é a precisão absoluta? Questão 2 Um sensor transmissor

Leia mais

4 Análise de Resultados

4 Análise de Resultados 4 Análise de Resultados 4.1 Medição de vazão com extensômetro Inicialmente, a resistência de cada extensômetro foi medida com um multímetro Agilent 34970 A, para cada valor de vazão, na faixa de 0 a 14

Leia mais

Biopdi. Equipamentos para ensaio de materiais. Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA

Biopdi. Equipamentos para ensaio de materiais. Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA Biopdi Equipamentos para ensaio de materiais Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA Modelo: Semiautomático e Automático São Carlos 2017 :: MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁUILICA

Leia mais

EDITAL DE TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA MEDIÇÕES TÉRMICAS edição

EDITAL DE TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA MEDIÇÕES TÉRMICAS edição UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA ENG 03108 Medições Térmicas (Energia e Fenômenos de Transporte) Prof. Paulo Smith Schneider e Cristiano Frandalozo

Leia mais

Prova experimental. Quinta-feira, 25 de Julho de 2002

Prova experimental. Quinta-feira, 25 de Julho de 2002 Prova experimental Quinta-feira, 25 de Julho de 2002 Por favor, ler estas instruções antes de iniciar a prova: 1. O tempo disponível para a prova experimental é de 5 horas. 2. Utilizar apenas o material

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO CAMPO DE VELOCIDADE EM UMA SEÇÃO RISER PELA TÉCNICA DE VELOCIMETRIA POR IMAGEM DE PARTÍCULA

DETERMINAÇÃO DO CAMPO DE VELOCIDADE EM UMA SEÇÃO RISER PELA TÉCNICA DE VELOCIMETRIA POR IMAGEM DE PARTÍCULA DETERMINAÇÃO DO CAMPO DE VELOCIDADE EM UMA SEÇÃO RISER PELA TÉCNICA DE VELOCIMETRIA POR IMAGEM DE PARTÍCULA A. R. FERNANDO 1, G. J. CASTILHO 1 1 Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia

Leia mais

Experiência de Reynolds.

Experiência de Reynolds. Experiência de Reynolds. 1 0 - Objetivo: determinar a vazão de forma direta e calcular a velocidade média do escoamento através dela. O Maurício está comigo determinando a vazão de forma direta e mostrando

Leia mais

Décima aula de FT. Segundo semestre de 2013

Décima aula de FT. Segundo semestre de 2013 Décima aula de FT Segundo semestre de 2013 Vamos eliminar a hipótese do fluido ideal! Por que? Simplesmente porque não existem fluidos sem viscosidade e para mostrar que isto elimina uma situação impossível,

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE ENGENHARIA

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE ENGENHARIA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE ENGENHARIA LISTA DE EXERCÍCIOS PRÉ-PROVA (2) PROF. FELIPE CORRÊA 1. Determine a taxa de escoamento e a altura máxima do sifão

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=aiymdywghfm

https://www.youtube.com/watch?v=aiymdywghfm Exercício 106: Um medidor de vazão tipo venturi é ensaiado num laboratório, obtendose a curva característica abaixo. O diâmetro de aproximação e o da garganta são 60 mm e 0 mm respectivamente. O fluido

Leia mais

Escoamento Interno Viscoso

Escoamento Interno Viscoso Escoamento Interno Viscoso Escoamento Laminar e Turbulento Número de Reynolds Re VD ρ --> massa específica ou densidade V --> velocidade D --> comprimento característico μ --> viscosidade numero de Reynolds

Leia mais

1 o Seminário do Grupo de Escoamento Multifásico Líquido-líquido-gás

1 o Seminário do Grupo de Escoamento Multifásico Líquido-líquido-gás PROJETO DE PESQUISA: Modelagem e Experimentação de Escoamentos Bifásico Líquido-Líquido e Trifásico Líquido- Líquido-Gás 1 o Seminário do Grupo de Escoamento Multifásico Líquido-líquido-gás NETeF-EESC-USP

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 26/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 08:48:10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 26/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 08:48:10 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 26/07/2017 Currículo de Cursos Hora: 08:48:10 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Documento de Autorização: Engenharia Mecânica

Leia mais

Disciplina: Camada Limite Fluidodinâmica

Disciplina: Camada Limite Fluidodinâmica Disciplina: Camada Limite Fluidodinâmica Escoamento em Canais 2ª Parte Prof. Fernando Porto Condições Críticas e de Estagnação de Referência para Escoamento Isentrópico Já que o escoamento em estudo é

Leia mais

EDITAL DE TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA MEDIÇÕES TÉRMICAS Edição

EDITAL DE TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA MEDIÇÕES TÉRMICAS Edição UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA ENG 03108 Medições Térmicas (Energia e Fenômenos de Transporte) Prof. Paulo Smith Schneider EDITAL DE TRABALHO

Leia mais

Experiência de Reynolds

Experiência de Reynolds Experiência de Reynolds Esquema da bancada idealizada por Reynolds Reproduziremos a sua experiência em nossas bancadas Aonde visualizamos os escoamentos laminar e turbulento Além de visualizar o deslocamento

Leia mais

Exercício 136 Dado: Exercício 137

Exercício 136 Dado: Exercício 137 Exercício 136: O trecho da instalação de bombeamento representado a seguir, transporta óleo com uma vazão de 19,6 m³/h. Na temperatura de escoamento o óleo apresenta massa específica igual a 936 kg/m³;

Leia mais

7. APLICAÇÃO DE MODELOS PARA PREVISAO DA FORÇA DE CONTATO PIG / TUBO E COMPARAÇÃO COM RESULTADOS EXPERIMENTAIS

7. APLICAÇÃO DE MODELOS PARA PREVISAO DA FORÇA DE CONTATO PIG / TUBO E COMPARAÇÃO COM RESULTADOS EXPERIMENTAIS 7. APLICAÇÃO DE MODELOS PARA PREVISAO DA FORÇA DE CONTATO PIG / TUBO E COMPARAÇÃO COM RESULTADOS EXPERIMENTAIS O objetivo principal deste trabalho era fazer uma comparação entre os valores de forças de

Leia mais

EXPERIMENTO 02. Estudo da influência da perda de carga e da rugosidade de tubos no escoamento forçado de líquidos. Prof.

EXPERIMENTO 02. Estudo da influência da perda de carga e da rugosidade de tubos no escoamento forçado de líquidos. Prof. EXPERIMENTO 02 Estudo da influência da perda de carga e da rugosidade de tubos no escoamento forçado de líquidos Prof. Lucrécio Fábio Atenção: As notas destinam-se exclusivamente a servir como roteiro

Leia mais