Título do Projeto: ANÁLISE DA RENTABILIDADE DE UMA CARTEIRA DO SEGMENTO IMOBILIÁRIO, APLICANDO AS TEORIAS DE MARKOWITZ E SHARPE (2010 A 2016)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Título do Projeto: ANÁLISE DA RENTABILIDADE DE UMA CARTEIRA DO SEGMENTO IMOBILIÁRIO, APLICANDO AS TEORIAS DE MARKOWITZ E SHARPE (2010 A 2016)"

Transcrição

1 Título do Projeto: ANÁLISE DA RENTABILIDADE DE UMA CARTEIRA DO SEGMENTO IMOBILIÁRIO, APLICANDO AS TEORIAS DE MARKOWITZ E SHARPE (2010 A 2016) Área de Conhecimento - Grande área: Ciências Sociais Aplicadas - Área de conhecimento: Administração Justificativa A aplicação de recursos no mercado financeiro nos coloca à disposição uma série de produtos desde caderneta de poupança, fundos de investimentos, ações, entre outros ativos. As carteiras de investimentos são um dos principais produtos existentes no mercado, por conta de suas diferentes classes, Setor, subsetor e Segmentos. Atendem um amplo leque de necessidade dos clientes, uma regulamentação rígida e o aumento do número de instituições administradoras que representam uma maior profissionalização cada vez maior neste segmento, oferecendo aos investidores acesso ao que há de mais moderno em administração de recursos. Para poder elaborar este atendimento qualificado ao investidor, faz-se necessário o conhecimento de todo um contexto do mercado financeiro e das técnicas de composição e avaliação de carteiras e fundos de investimentos. Diante desse cenário, um trabalho de identificação, mensuração e utilização de ferramentas de controle e mitigação dos riscos assume vital importância. Considerando o contexto, apesar das diversas formas e estratégias existentes para gerir carteiras de fundos, muitos optam por duas posturas: uma gestão passiva, buscando retornos mais próximos possíveis de índices tomados como referência, cobrando uma taxa de administração baixa de seus cotistas,ou adotar uma gestão ativa e tentar obter resultados superiores ao índice de referência e,assim, cobrar mais por isso. Segundo Vasconcellos (2010), foi a partir do desenvolvimento do modelo apresentado por Markowitz que Sharpe desenvolveu um processo bem mais simplificado e que foi chamado de Modelo de Índice Único (ou modelo diagonal) para explicar os benefícios da diversificação. Trata-se de um modelo estatístico que procura estimar as duas variáveis de riscos inerentes a um ativo, ou carteira de ativos: o fator de risco sistemático (ou macroeconômico, que afeta todos os títulos) e o fator de risco não sistemático (ou especifico de uma organização ou Segmento Imobiliário produtivo). A justificativa deste trabalho baseia-se na busca de evidências de que se podem elaborar metodologias mais simples a serem utilizadas para os investidores, permitindo mostrar opções para a confecção de carteira de investimento, de modo a minimizar os riscos inerentes à aplicação nesta modalidade. BRUM (2008) Não se pode esquecer que esta pesquisa trata-se de um estudo de caso do Segmento Imobiliário. Logo, os resultados, considerações finais, bem como metodologia aplicada estão intrinsicamente associados a características da

2 organização em estudo, base de dados utilizadas e o período estudado. A utilização deste método em outras pesquisas talvez requeiram adaptações. Qual das teorias de Carteiras (Markowitz e Sharpe) apresenta a melhor opção de investimento no segmento rodoriário, considerando a minimização do risco e a maximização do retorno? Objetivos Objetivo Geral Elaborar uma carteira do Segmento Imobiliário e analisar a rentabilidade obtida, comparando a recomendação da Teoria de Markowitz, Teoria Sharpe, com a distribuição igualitária do valor investido, com o Ibovespa, Caderneta de Poupança e Taxa Selic. Objetivos específicos Efetuar uma revisão da literatura acerca dos conceitos pertinentes ao tema; Classificar atualmente os ativos do Segmento Imobiliário por peso percentual no Ibovespa; Elaborar uma carteira do Segmento Imobiliário com os três ou mais ativos de maior peso de participação percentual no Ibovespa e aplicar de forma igualitária; Construir a carteira de ações de acordo com a Teoria de Markowitz e Teoria do Sharpe;. Obter os valores dos dividendos e/ou juros sobre capital de cada um dos ativos selecionados, que foram distribuídos aos acionistas, no período do investimento para o cálculo dos retornos; Analisar a rentabilidade dos dois investimentos; Comparar os resultados obtidos com os investimentos nos índices Ibovespa, Taxa Selic, distribuição igualitária, teoria de Markowitz, teoria de Sharpe e na Caderneta de Poupança; Publicar artigo científico a partir do resultado do trabalho.

3 Metodologia Este estudo tem como objetivo elaborar uma carteira do Segmento Imobiliário Financeiro que possua maior participação percentual no Ibovespa e analisar a rentabilidade obtida, comparando a recomendação da Teoria de Markowitz, Sharpe, com a distribuição igualitária do valor investido com o Ibovespa, Caderneta de Poupança e taxa SELIC. Além disso, a avaliação de retorno da carteira do Segmento Imobiliário financeiro proposta pela Teoria de Markowitz e pela Teoria de Sharpe será analisada e comparada frente a índices bastante utilizados, como a caderneta de poupança, índice do Segmento Imobiliário Financeiro e Ibovespa, descontada a taxa de inflação oficial (IPCA Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Esta pesquisa pode ser classificada por vários ângulos, conforme segue: Pesquisa descritiva: esta forma de pesquisa pode ser enquadrada, metodologicamente, quanto aos objetivos, como uma pesquisa descritiva. Gil (2008) descreve que o principal objetivo desse tipo de estudo é descrever características de determinado fenômeno ou de uma população ou ainda estabelecer relações entre variáveis.. Abrangência: esta pesquisa terá como população as empresas do Segmento Imobiliário com ações negociadas na Bolsa de Valores dos últimos seis anos. (2010 a 2016) A amostra será intencional, com no mínimo três ou mais ativos que apresentarem maior participação percentual no Ibovespa. 1.Levantamento bibliográfico: nessa etapa será levantado o material existente sobre Teoria de Carteiras de Markowitz e Sharpe. 2. Selecionar os ativos do Índice do Segmento Imobiliário 3. Selecionar os cinco ativos com maior peso percentual no Ibovespa; 4. Aplicar o Modelo de formação de Carteira de Markowitz e de Sharpe 5. Simular a rentabilidade dos referidos ativos com distribuição igualitária; 6. Comparar a rentabilidade com a Caderneta de Poupança, Ibovespa, e Taxa Selic 7. Elaborar relatório 8. Publicação de artigo científico. Resultados esperados Com o presente estudo, pretende-se contribuir com a tríade do ensino, da pesquisa e da extensão.

4 Identificar, dentre as possiblidades de investimentos elencadas, o modelo de maior rentabilidade. Contribuir com a difusão do conhecimento que permita tomar decisões de investimentos, minimizando o risco do investidor. Produzir um artigo científico através do resultado da pesquisa. Cronograma Meses ETAPAS Revisão bibliográfica (aluno) Seleção de empresas do Segmento Imobiliário Financeiro Relatório Trimestral. (aluno e professor) Seleção das empresas do Segmento Imobiliário Financeiro com maior peso percentual no Ibovespa na Bolsa (aluno e professor) Pesquisar os valores de dividendos e/ou juros sobre capital distribuídos aos acionistas de cada um dos ativos selecionados no período do investimento (professor e aluno) Elaboração da carteira de investimento do Segmento Imobiliário Financeiro partir do Modelo de Markowitz e de Sharpe empresas. (aluno) Simular a rentabilidade dos referidos ativos com distribuição igualitária; (professor e aluno) Relatório Trimestral.

5 Comparar a rentabilidade com a Caderneta de Poupança, Ibovespa e Taxa Selic (professor e aluno) Análise e divulgação dos resultados (professor e aluno) Elaboração de um artigo e de um Poster com os resultados deste trabalho. (professor e aluno ) Infraestrutura Infraestrutura já existente na UNISUL Esta atividade de pesquisa será desenvolvida, utilizando-se infraestrutura da própria UNISUL, contando com um computador com acesso à internet e da biblioteca. Laboratório da Empresa Modelo do Curso de Administração da UNISUL. Infraestrutura não existente na UNISUL Não há. Referências Bibliográficas ANDREZO, A. F., LIMA I. S. Mercado Financeiro: aspectos históricos e conceituais. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, ASSAF NETO, A. Mercado financeiro. São Paulo, Editora Atlas 7. Ed ÁVILA, G. Análise de desempenho de fundos de investimento em ações no período de Faculdade de ciências econômicas UFRGS. Porto Alegre, BRUM, F. M. Aplicação da teoria de Markowitz e índice de Sharpe em um clube de investimento. Conclusão de especialização em Mercado de capitais. Porto Alegre, UFRGS, CAVALCANTE, F. Mercado de capitais: o que é? Como funciona? Rio de Janeiro. Editora Campus: FERNANDES, J. B. L. Principais elementos nas opções de investimento financeiro para pessoa física. Curso de ciências contábeis, UFSC, Florianópolis FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro: produtos e serviços. 6. Ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, INVESTIDOR, Portal CVM. Disponível em < Acesso em 23 de maio de LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

6 LEITE, H. de. P., SANVICENTE, A Z. Índice Bovespa: um padrão para os investimentos brasileiros. São Paulo: Atlas, LEMES Jr, Antônio Barbosa et al. Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. Rio de Janeiro: Elsevier, MISUMI, Jorge Yoshio, CAVALCANTE, Francisco. Mercado de capitais: o que é como funciona. 6ª. Ed. Rio de Janeiro: Campus, PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: fundamentos e técnicas. São Paulo: Atlas, ROCCO, Lucas Urbano Uma análise de desempenho dos fundos multimercado com renda variável e alavancagem no Brasil durante o período entre Programa de graduação em Economia da UFSC, Florianópolis, ROSS, Stephen A, et al. Administração financeira. São Paulo: Atlas, SANVICENTE, Antônio Zoratto et al. Mercado de capitais e estratégias de Investimentos. São Paulo: Atlas, TOSTES, V. S. Taxa de performance em fundos de investimentos. PUC RIO, 2011.

ANÁLISE FUNDAMENTALISTA, TÉCNICA E TEÓRIA DE MARKOWITZ:

ANÁLISE FUNDAMENTALISTA, TÉCNICA E TEÓRIA DE MARKOWITZ: Título do Projeto: ANÁLISE FUNDAMENTALISTA, TÉCNICA E TEÓRIA DE MARKOWITZ: Um comparativo do retorno de uma carteira de ações do setor elétrico que participou, ininterruptamente, do Ibovespa, no período

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O AGORA BOLSA FIC DE FIA 08.909.429/0001-08. Informações referentes a Abril de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O AGORA BOLSA FIC DE FIA 08.909.429/0001-08. Informações referentes a Abril de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O AGORA BOLSA FIC DE FIA 08.909.429/0001-08 Informações referentes a Abril de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o ÁGORA BOLSA FUNDO

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: MERCADO DE CAPITAIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: MERCADO DE CAPITAIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: MERCADO DE CAPITAIS Código: CTB 000 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2016.1 Professor:

Leia mais

CEP:

CEP: Serviço Público Federal Universidade Federal de Santa Catarina Centro Sócio-Econômico Departamento de Ciências da Administração Coordenadoria do Curso de Graduação em Administração Fone/Fax: 331-9374 -

Leia mais

Data da Elaboração: 10/11/2009. Vigência a partir de: 01/03/2017. Elaborado por: Certificação ANBIMA

Data da Elaboração: 10/11/2009. Vigência a partir de: 01/03/2017. Elaborado por: Certificação ANBIMA PROGRAMA de ATUALIZAÇÃO da Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10) Controle: D.04.10.06 Data da Elaboração: 10/11/2009 Data da Revisão: 19/11/2015 Vigência a partir de: 01/03/2017 Elaborado

Leia mais

A área de finanças é recheada de termos que precisam ser conhecidos por aqueles que desejam se aventurar no ramo dos investimentos.

A área de finanças é recheada de termos que precisam ser conhecidos por aqueles que desejam se aventurar no ramo dos investimentos. Zig Zag dos Investimentos 1 A área de finanças é recheada de termos que precisam ser conhecidos por aqueles que desejam se aventurar no ramo dos investimentos. Este artigo tem como objetivo apresentar

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72hs TEORIA: 72hs PRÁTICA:

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72hs TEORIA: 72hs PRÁTICA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: DCC PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: MERCADO DE CAPITAIS SIGLA: MCP

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI GAS SELEÇÃO DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI GAS SELEÇÃO DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI GAS SELEÇÃO DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 12.287.682/0001-44 Informações referentes a Julho de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

PLANO DE ENSINO PRÉ-REQUISITOS: ADF

PLANO DE ENSINO PRÉ-REQUISITOS: ADF UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: MERCADO DE CAPITAIS

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ADM324 Mercado de Capitais

Programa Analítico de Disciplina ADM324 Mercado de Capitais 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Administração e Contabilidade - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO Conteúdo Programático 1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO 1.1 Funções Básicas 1.1.1 Função dos intermediários financeiros e definição de intermediação financeira 1.2 Estrutura 1.2.1

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40 1. Ementa (sumário, resumo) A política de Estágio

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72hs TEORIA: 72hs PRÁTICA: PRÉ-REQUISITOS: ADF

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72hs TEORIA: 72hs PRÁTICA: PRÉ-REQUISITOS: ADF UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: DCC PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: MERCADO DE CAPITAIS SIGLA: MCP

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF:

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF: Lâmina de Informações Essenciais do Informações referentes à Janeiro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o TÍTULO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO - LONGO PRAZO (Título

Leia mais

DOUTOR MAURÍCIO CARDOSO-RS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

DOUTOR MAURÍCIO CARDOSO-RS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS RPPS Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor FAPS DOUTOR MAURÍCIO CARDOSO-RS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 2013 1. FINALIDADE DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Este documento estabelece o modelo de investimentos

Leia mais

Estratégias para a elaboração da Política de Investimentos

Estratégias para a elaboração da Política de Investimentos Estratégias para a elaboração da Política de Investimentos 33º Encontro Regional APEPREM Marília - SP Política de Investimento Os RPPS possuem obrigação legal de elaborar anualmente sua política de investimentos;

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA:

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Mercado de Capitais PROFESSOR: Daniel

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

Resultados R$ Milhões

Resultados R$ Milhões 1 Lucro Líquido e Rentabilidade s/pl Médio Resultados R$ Milhões 2 R$ Milhões Patrimônio Líquido CAGR: 31,1%aa CAGR: 11,3%aa 3 Ativos Totais R$ Milhões CAGR: 20,3%aa CAGR: 22,5%aa 4 Títulos e Valores Mobiliários

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 Capítulo 1 Sistema Financeiro Nacional, 3 1.1 Funções básicas do Sistema Financeiro Nacional, 4 1.2 Principais participantes do mercado, 4 1.2.1 Introdução, 4 1.2.2 Órgãos de regulação,

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2013 ALTERAÇÃO DO QUADRO DE ALOCAÇÕES EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2013 Fortalecendo o Futuro! 1 INTRODUÇÃO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES A presente

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA:

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Mercado de Capitais PROFESSOR: Daniel

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL 3/ /10/2017. Regime Próprio de Previdência Social do município de ALTA FLORESTA MT IPREAF

RELATÓRIO TRIMESTRAL 3/ /10/2017. Regime Próprio de Previdência Social do município de ALTA FLORESTA MT IPREAF RELATÓRIO TRIMESTRAL 3/2017 17/10/2017 Regime Próprio de do município de ALTA FLORESTA MT IPREAF Prezado(a) Diretor Executivo, Sr(a). Valmir Guedes Pereira; Atendendo a necessidade do Instituto Previdenciário

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL 2/ /07/2017. Regime Próprio de Previdência Social do município de ALTA FLORESTA MT IPREAF

RELATÓRIO TRIMESTRAL 2/ /07/2017. Regime Próprio de Previdência Social do município de ALTA FLORESTA MT IPREAF RELATÓRIO TRIMESTRAL 2/2017 14/07/2017 Regime Próprio de do município de ALTA FLORESTA MT IPREAF Prezado(a) Diretor Executivo, Sr(a). Valmir Guedes Pereira; Atendendo a necessidade do Instituto Previdenciário

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 02 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Fundamentos de Finanças 0760.052 1.2

Leia mais

PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador

PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador de referência (BENCH); DESPESAS (encargos do fundo):

Leia mais

Política Anual de Investimentos (PAI)

Política Anual de Investimentos (PAI) Política Anual de Investimentos (PAI) 2011 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS... 3 2.1 OBJETIVO GERAL... 3 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 3 3 VIGÊNCIA... 3 4 MODELO DE GESTÃO... 4 5 PROCESSO DE SELEÇÃO

Leia mais

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO)

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO) Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC Plano de Trabalho PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI GAS SELEÇÃO DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI GAS SELEÇÃO DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI GAS SELEÇÃO DIVIDENDOS FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 12.287.682/0001-44 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA AÇÕES PREMIUM - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA AÇÕES PREMIUM - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA AÇÕES PREMIUM - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES Informações referentes à Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o ALFA

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC RENDA FIXA SIMPLES 22.918.245/0001-35 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC RENDA FIXA SIMPLES 22.918.245/0001-35 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC RENDA FIXA SIMPLES 22.918.245/0001-35 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BBM SMID CAPS VALOR FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BBM SMID CAPS VALOR FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BBM SMID CAPS VALOR FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 08.892.340/0001-86 Informações referentes a Agosto de 2016 Esta lâmina contém

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL 3/ /11/2017. Regime Próprio de Previdência Social do município de JUAZEIRO DO NORTE CE PREVIJUNO

RELATÓRIO TRIMESTRAL 3/ /11/2017. Regime Próprio de Previdência Social do município de JUAZEIRO DO NORTE CE PREVIJUNO RELATÓRIO TRIMESTRAL 3/2017 01/11/2017 Regime Próprio de do município de JUAZEIRO DO NORTE CE PREVIJUNO Prezado(a) DIRETOR, Sr(a). MARIA DAS GRAÇAS ALVES SILVA; Atendendo a necessidade do Instituto Previdenciário

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL 4/ /02/2018. Regime Próprio de Previdência Social do município de JUAZEIRO DO NORTE CE PREVIJUNO

RELATÓRIO TRIMESTRAL 4/ /02/2018. Regime Próprio de Previdência Social do município de JUAZEIRO DO NORTE CE PREVIJUNO RELATÓRIO TRIMESTRAL 4/2017 14/02/2018 Regime Próprio de do município de JUAZEIRO DO NORTE CE PREVIJUNO Prezado(a) DIRETOR, Sr(a). MARIA DAS GRAÇAS ALVES SILVA; Atendendo a necessidade do Instituto Previdenciário

Leia mais

3.2 Comunicação científica O ciclo da informação na pesquisa Os canais da comunicação científica: formais e informais

3.2 Comunicação científica O ciclo da informação na pesquisa Os canais da comunicação científica: formais e informais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CEP: 88040-970 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA Fone: (048) 3721-4075 Email: cin@contato.ufsc.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO SIGLA:51MCP. E-MAIL: rubens.staloch@udesc.br PRÉ-REQUISITOS: 31MAF II

PLANO DE ENSINO SIGLA:51MCP. E-MAIL: rubens.staloch@udesc.br PRÉ-REQUISITOS: 31MAF II UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Mercado de Capitais PROFESSOR: Rubens

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA JUROS E MOEDAS - FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CNPJ: /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA JUROS E MOEDAS - FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CNPJ: / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA JUROS E MOEDAS - FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO Informações referentes à Outubro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

ICATU VANGUARDA GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

ICATU VANGUARDA GESTÃO DE RECURSOS LTDA. GESTÃO DE RECURSOS LTDA. 1 DIVIDENDOS FIA 2 GESTÃO 3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL RENDA VARIÁVEL Roberto Lira Head Renda Variável Portfolio Manager Head Research Research Pleno Research Pleno Research Júnior

Leia mais

Ações e títulos públicos, os mais rentáveis nos últimos sete anos

Ações e títulos públicos, os mais rentáveis nos últimos sete anos Veículo: AE Investimentos Data: 18/11/09 Ações e títulos públicos, os mais rentáveis nos últimos sete anos Pesquisa identifica as melhores e as piores aplicações desde 2002, quando surgiu o Tesouro Direto

Leia mais

Política Anual de Investimentos

Política Anual de Investimentos Política Anual de Investimentos Sumário 1. Introdução...3 2. Objetivos...4 3. Equilíbrio Atuarial...5 4. Modelo de Gestão:...5 4.1. Acompanhamento da Gestão dos recursos garantidores:... 5 5. Estratégia

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O RIO MACRO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O RIO MACRO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O RIO MACRO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 22.504.083/0001-99 Informações referentes a Outubro de 2016 Esta lâmina contém um

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ÍNDICE BOVESPA AÇÕES / Informações referentes a Dezembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ÍNDICE BOVESPA AÇÕES / Informações referentes a Dezembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ÍNDICE BOVESPA AÇÕES 06.084.858/0001-68 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento PESQUISAS TEÓRICA PRÁTICA UNIVERSO GERAL DAS PESQUISAS ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS - Quantitativa

Leia mais

PROGRAMA CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PERÍODO: 6º PROFESSOR: ALEXANDRE WERNERSBACH NEVES SEMESTRE: 2015/1

PROGRAMA CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PERÍODO: 6º PROFESSOR: ALEXANDRE WERNERSBACH NEVES SEMESTRE: 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

FATOR DEBENTURES INCENTIVADAS FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO - CNPJ: /

FATOR DEBENTURES INCENTIVADAS FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO - CNPJ: / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FUNDO FATOR DEBENTURES INCENTIVADAS FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO CNPJ: 20.584.638/0001-24 Informações referentes a Maio/2017 Esta lâmina contém

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES IBOVESPA PLUS 03.394.711/0001-86

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES IBOVESPA PLUS 03.394.711/0001-86 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES IBOVESPA PLUS 03.394.711/0001-86 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ÁGORA LIQUIDEZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ÁGORA LIQUIDEZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ÁGORA LIQUIDEZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 07.287.126/0001-38 Informações referentes a Março de 2018 Esta lâmina contém

Leia mais

Fundo de Investimento em Ações - FIA

Fundo de Investimento em Ações - FIA Renda Variável Fundo de Investimento em Ações - FIA Fundo de Investimento em Ações O produto O Fundo de Investimento em Ações (FIA) é um investimento em renda variável que tem como principal fator de risco

Leia mais

Mercados e Instrumentos Financeiros I

Mercados e Instrumentos Financeiros I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Graduação em Ciências Contábeis Mercados e Instrumentos Financeiros I Prof. Dr. Marcelo Augusto

Leia mais

Relatório Anual 2009

Relatório Anual 2009 Relatório Anual 2009 ÍNDICE Introdução 1. Demonstração Patrimonial e de Resultados 2. Política de Investimentos 2010 3. Distribuição de Investimentos 4. Parecer Atuarial 5. Parecer dos Auditores Independentes

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES SELECTION 03.660.879/0001-96. Informações referentes a Abril de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES SELECTION 03.660.879/0001-96. Informações referentes a Abril de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES SELECTION 03.660.879/0001-96 Informações referentes a Abril de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO I MULTIMERCADO FI / Informações referentes a Junho de 2019

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO I MULTIMERCADO FI / Informações referentes a Junho de 2019 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO I MULTIMERCADO FI 10.361.876/0001-17 Informações referentes a Junho de 2019 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI INTERNACIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI INTERNACIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI INTERNACIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO 19.587.174/0001-20 Informações referentes a Maio de 2018 Esta lâmina contém

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ:

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES Informações referentes à Maio de 2018 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Informações referentes a Dezembro de 2017

Informações referentes a Dezembro de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SOLANA LONG AND SHORT FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 18.772.290/0001-57 Informações referentes a Dezembro de 2017 Esta lâmina

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FIC REF DI LP EMPRESA 04.044.634/0001-05 Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FIC REF DI LP EMPRESA 04.044.634/0001-05 Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO REFERENCIADO DI LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem

Leia mais

Investimentos na Duprev

Investimentos na Duprev Investimentos na Duprev Plano de Aposentadoria Duprev CD Contribuições Participantes + Contribuições da empresa = Saldo para aposentadoria Patrimônio Investido Perfis de Investimento Alternativas de aplicação

Leia mais

Apresentação Institucional & de Resultados (até Julho)

Apresentação Institucional & de Resultados (até Julho) Apresentação Institucional & de Resultados 2011 (até Julho) 1 Dados RS e Brasil Rio Grande do Sul Brasil Dados Demográficos População (Em milhões de Habitantes) 10,7 190,7 5,6% da população do Brasil Área

Leia mais

3.1 Leitura e Interpretação de Textos Técnicos e Científicos

3.1 Leitura e Interpretação de Textos Técnicos e Científicos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CEP: 88040-970 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA Fone: (048) 3721-4075 Email: cin@contato.ufsc.br

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o FIQ FI RF MAGLIANO BRASIL PLURAL HIGH YIELD CRÉDITO PRIVADO, administrado e gerido por MAGLIANO S/A CORRETORA DE CÂMBIO E VALORES MOBILIÁRIOS.

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O 5024 - GF ACOES GENIAL FIC FIA Informações referentes a 01/2019 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o GERAÇÃO FUTURO AÇÕES GENIAL FUNDO

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ:

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES Informações referentes à Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

Ensaio III: Classes de Investimentos

Ensaio III: Classes de Investimentos Ensaio III: Classes de Investimentos Daqui para frente, ficar na mesmice nos investimentos (poupança e CDI) não será suficiente para atingir as metas de retornos necessárias para alcançar os objetivos

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O IBIUNA LONG BIASED FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O IBIUNA LONG BIASED FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O IBIUNA LONG BIASED FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 17.554.200/0001-99 Informações referentes a Abril de 2018 Esta lâmina contém

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI INTERNACIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI INTERNACIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI INTERNACIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO 19.587.174/0001-20 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais Sobre o BTG PACTUAL TESOURO IPCA CURTO FI RF / Informações referentes a Junho de 2017

Lâmina de Informações Essenciais Sobre o BTG PACTUAL TESOURO IPCA CURTO FI RF / Informações referentes a Junho de 2017 Lâmina de Informações Essenciais Sobre o BTG PACTUAL TESOURO IPCA CURTO FI RF 07.539.298/0001-51 Informações referentes a Junho de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BTG

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES DIVIDENDOS / Informações referentes a Março de 2018

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES DIVIDENDOS / Informações referentes a Março de 2018 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES DIVIDENDOS 06.916.384/0001-73 Informações referentes a Março de 2018 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BAHIA AM FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BAHIA AM FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BAHIA AM FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 09.528.698/0001-97 Informações referentes a Janeiro de 2019 Esta lâmina contém um

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER YIELD VIP REFERENCIADO DI CRÉDITO PRIVADO 01.615.744/0001-83 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER YIELD VIP REFERENCIADO DI CRÉDITO PRIVADO 01.615.744/0001-83 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER YIELD VIP REFERENCIADO DI CRÉDITO PRIVADO 01.615.744/0001-83 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BAHIA AM MARAÚ FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BAHIA AM MARAÚ FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BAHIA AM MARAÚ FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 17.087.932/0001-16 Informações referentes a Agosto de 2017 Esta lâmina contém

Leia mais

ARX Elbrus Debêntures Incentivadas FIM Credito Privado

ARX Elbrus Debêntures Incentivadas FIM Credito Privado ARX Elbrus Debêntures Incentivadas FIM Credito Privado Maio 2019 Material de divulgação ARX Elbrus Debêntures Incentivadas FIM CP Características Gerais Classificação Multimercado Fundo isento de IR para

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL 1/ /02/2017. Regime Próprio de Previdência Social do município de CAROLINA MA IMPRESEC

RELATÓRIO MENSAL 1/ /02/2017. Regime Próprio de Previdência Social do município de CAROLINA MA IMPRESEC RELATÓRIO MENSAL 1/2017 22/02/2017 Regime Próprio de Previdência Social do município de CAROLINA MA IMPRESEC Prezado(a) PRESIDENTE, Sr(a). ALEXANDRE AUGUSTO BRINGEL; Atendendo a necessidade do Instituto

Leia mais

O que é um fundo de índice?

O que é um fundo de índice? O que é um fundo de índice? Um fundo de índice é um produto financeiro que buscará, como estratégia de gestão, replicar a carteira de um determinado índice de mercado. Um índice é um indicador utilizado

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 12.440.825/0001-06 Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

PROGRAMA CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PERÍODO: 6º PROFESSOR: ALEXANDRE WERNERSBACH NEVES SEMESTRE: 2015/2

PROGRAMA CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PERÍODO: 6º PROFESSOR: ALEXANDRE WERNERSBACH NEVES SEMESTRE: 2015/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO FATOR HEDGE ABSOLUTO MULTIMERCADO - CNPJ: /

FUNDO DE INVESTIMENTO FATOR HEDGE ABSOLUTO MULTIMERCADO - CNPJ: / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FUNDO FUNDO DE INVESTIMENTO FATOR HEDGE ABSOLUTO MULTIMERCADO CNPJ: Informações referentes a Fevereiro/2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais Sobre o CAPTALYS FI MULT CRED PRIV / Informações referentes a Novembro de 2016

Lâmina de Informações Essenciais Sobre o CAPTALYS FI MULT CRED PRIV / Informações referentes a Novembro de 2016 Lâmina de Informações Essenciais Sobre o CAPTALYS FI MULT CRED PRIV 05.583.449/0001-43 Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o CAPTALYS

Leia mais

Derivativos agropecuários: excelente alternativa para diversificar risco e rentabilidade

Derivativos agropecuários: excelente alternativa para diversificar risco e rentabilidade Derivativos agropecuários: excelente alternativa para diversificar risco e rentabilidade Wilson Motta Miceli Os contratos futuros agropecuários proporcionam oportunidades de arbitragens entre diferentes

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE INVESTIMENTOS

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE INVESTIMENTOS REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA / IPREAF RELATÓRIO TRIMESTRAL DE INVESTIMENTOS 1º TRIMESTRE 2018 17 de abril de 2018 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS EXERCÍCIO DE 2013

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS EXERCÍCIO DE 2013 POLÍTICA DE INVESTIMENTOS EXERCÍCIO DE 2013 1. INTRODUÇÃO A presente política de investimentos estabelece os princípios e diretrizes que devem reger os investimentos dos recursos, de acordo com o Art.

Leia mais

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS DE RENDA FIXA OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE RENDA FIXA PERFIL DE RISCO DO INVESTIDOR Quais são as diferenças básicas entre Renda Fixa

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Relatório - Plano de Ensino 06/02/ :21

Relatório - Plano de Ensino 06/02/ :21 Página: 1/5 MERCADO FINANCEIRO EMENTA Sistema Financeiro Nacional. Mercados Financeiros: Monetário, Crédito, Capitais e Cambial. Produtos Financeiros. Risco da Taxa de Juros na Carteira de Títulos de Renda.

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI VALOREM FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO / Informações referentes a Maio de 2018

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI VALOREM FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO / Informações referentes a Maio de 2018 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI VALOREM FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 13.396.703/0001-22 Informações referentes a Maio de 2018 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

BRB FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM RENDA FIXA GOVERNO - CNPJ: /

BRB FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM RENDA FIXA GOVERNO - CNPJ: / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FUNDO BRB FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM RENDA FIXA GOVERNO CNPJ: 04.272.487/0001-12 Informações referentes a Maio/2018 Esta lâmina

Leia mais

ESTRUTURA DE CAPITAL PARTE 1. t d f r a n z o t g m a i l. c o m

ESTRUTURA DE CAPITAL PARTE 1. t d f r a n z o t g m a i l. c o m ESTRUTURA DE CAPITAL PARTE 1 Tatiane Del Arco Franzotti t d f r a n z o t ti @ g m a i l. c o m AGENDA Contexto Estrutura de capital e a teoria da pizza Maximização de valor Alavancagem financeira Modigliani

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BB Previd RF TP IPCA V FI / Informações referentes a Dezembro de 2018

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BB Previd RF TP IPCA V FI / Informações referentes a Dezembro de 2018 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BB Previd RF TP IPCA V FI 19.515.016/0001-65 Informações referentes a Dezembro de 2018 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BB Previdenciário

Leia mais

Relatório do 2º Trimestre de 2018 (Consolidando o 1º Semestre de 2018)

Relatório do 2º Trimestre de 2018 (Consolidando o 1º Semestre de 2018) Relatório do 2º Trimestre de 2018 (Consolidando o 1º Semestre de 2018) Este relatório tem por finalidade apresentar a evolução patrimonial e os principais aspectos dos investimentos dos recursos financeiros

Leia mais